Se não há mais diálogo, não tem muito uma relação mais, né. Se vc aluga uma casa e começa a ter goteira e o dono não cuida da goteira..... vc desiste de conversar e aguenta a goteira? Vai aguentando aí então.
@@HelgaCavoli Estamos falando de relações e não de casas. Com certeza, cada pessoa sente a situação de uma forma diferente e não se pode julgar, penso eu.
Todos somos imaturos em diferentes aspectos da vida. Eu tenho dificuldade em me comunicar pelo histórico de negligência e abuso emocional. A diferença é quem está procurando amadurecer e quem já acha que amadureceu tudo que precisa!
...EXATAMENTE ! nem ele ou ela é palhaço pra tá sempre se queixando das mesmas coisas . o silência é sinal do final concretizado . comigo é assim, vou embora com meu silêncio .
Justamente isso. Ficamos nos explicando toda vez e nunca se tem entendimento. E quando achamos que foi tudo entendido e esclarecido, basta um novo desentendimento e lá vem a pessoa despejar tudo de novo do que aconteceu anteriormente que já foi conversado. Nossa isso é extremamente cansativo.
Passei por tempos difíceis, deprimida, de 95 k. Cheguei a 120 k. Chorava até dormir e acordava pra chorar. E depois que te descobri é VOCÊ meu piscicólogo que tem né ensinado a viver feliz. Obrigado por vc existir.
Aprender a me corrigir ✅ pois sou dono apenas de mim ✅ que as pessoas que eu amo estejam ao meu lado por vontade própria ✅ Não mendigar afeto ✅ Se amar ✅
Com ajuda de terapia, eu aprendi que ninguém pode fazer pouco de mim. Quando vivi uma relação assim, em determinado momentos eu perguntava o que ele tinha. E ele dizia" nada". Até o dia que fui dormir chorando. Nessa noite " caiu" a minha ficha que eu não merecia aquilo. Coloquei um ponto final na relação. E digo, foi um livramento 🙌
É homem assim não vale a pena ter para relacionamento, ainda mais sendo frio com a pessoa, acabar e o melhor a fazer do que vive infeliz com um infeliz não dá isso
Se for seu parceiro( a) você é bem infantil....e outra coisa de doido e louco temos um pouco, inclusive você mesmo deve ser um narcisista,pois em uma rede social, são os que mais mentem e os outros ainda concordam
Conheci um cara de 38 anos e ele fazia isso comigo. Eu perguntava o porque e ele não dizia, o silêncio dele era cruel. Se estava em um momento ruim dentro de si e não queria conversar seria só dizer “não estou bem, não quero conversar agora”, mas não, fazia um silêncio nojento! Até que me afastei, sofri bastante mas isso não é para mim. Sou madura e odeio pessoas que agem com imaturidade.
O silêncio vem de pessoas imaturas , infantilizadas e soberbas, mas a vida é tão curta pra gente ficar perdendo tempo com esses tipos de pessoas, não podemos diminuir pra caber no mundo de ninguém, há sempre uma oportunidade de ser feliz.
Verdade! O silêncio além de infantil, demonstra frieza e insensibilidade com o outro, por fim, acaba esfriando e distanciando a relação, muitas coisas acabam não sendo esclarecidas e não resolvidas, com isso só caminham para o fim do relacionamento, principalmente quando a pessoa opta pelo silêncio ao invés de dialogar!
Isso mesmo! E isso é tão triste! É tão mais fácil ambos chegarem e conversarem para tentarem resolver as situações ruins do que ficar calado sem resolver nada, os dois sofrem assim!
As vezes tem duas crianças na relação. Uma em silencio e a outra gritando esperneando... Obrigada pelas orientações. Que possamos aprender sempre a amar e não se odiar.
Muitas vezes esse silêncio é para evitar abrir a boca e despejar todas as mágoas, todas as tristezas. Com a cabeça quente, no descontrole, agindo irracionalmente, podemos dizer e fazer coisas que nos arrependeremos por toda a vida.
Depois que descobri dessa tática alheia, eu dou é risada e me afasto. Sabe quando a gente aprende todos os truques do mágico? Pois é- não me afeta mais e acho uma atitude infantil.
Às vezes não é tática, mas às vezes a pessoa fica chateada mesmo e aí não quer nem olhar na cara da outra pessoa, enquanto ela não pede desculpa. Mas tb tem pessoas que fazem isso de propósito para castigar o outro, e muitas vezes por bobagem.
Tanto Num caso quanto noutro , esse tipo de atitude ou é infantilidade ou é estupidez. Em qq uma das situações a pessoa não está preparada para se relacionar. Melhor largar de mão.
A minha ex, passava 15 dias sem falar comigo dentro de casa. E ela entendia isso como uma virtude, se vangloriava por isso. Chegou o dia que coloquei ponto final e sai de casa.
Eu passei anos por isso. Simplesmente orrivel. Hj estou só esperando uma pessoa adulta q queira um relacionamento de verdade...Deus é bom não merecemos viver infelizes.
Acho que sempre tem uma mágoa por trás, e isso precisa ser conversado, senão a relação fica insuportável. E quando o outro mantém essa postura imatura, o problema é do outro, então o melhor é cair fora. Muitas vezes essa opção é o que vai deixar a gente feliz.
Meu esposo faz isso direto. E pune de outras formas sutis também. O amor que eu tinha por ele está quase no final. Acabamos vivendo sozinhos na mesma casa e unimos para cuidar dos nossos filhos. Enfim
O meu marido do mesmo jeito, tudo fica emburrado,já estou cansada, além de nunca me dar nada, eu trabalho ajudo em casa ,quer mas o que , não posso cobra nada que emburra ,já tô cansada disso
A maioria dos narcisistas fazem o castigo do silêncio quando são contrariados ou descobertos. Tenho uma amiga que fez isso cmg por muitos anos, ficava sem falar comigo por até 6 meses, não me bloqueava em nada. Recebia as minhas mensagens, lia e não respondia. Sim, cheguei a pedir desculpas pelo q não fiz (era muito nova e inexperiente). Sou amiga dela até hoje, mas a indiferença é recíproca quando ela se super valoriza. Me afasto, não pergunto nada e principalmente, não me sinto culpada. Eu realmente não tô nem aí. Agora ela desceu do pedestal. Já tive muito afeto e apego por ela, hoje em dia trato como uma pessoa comum, que a qualquer momento pode partir e eu não tô nem aí kkk O jogo vira e as coisas mudam. Hoje ela mudou muito. O outro muda quando a gente se dá o respeito. Um abraço ❤ *aprendam a ser um pouco indisponíveis, as pessoas passam a valorizar mais a nossa presença. Infelizmente as pessoas se acostumam quando elas nos tem o tempo todo. E não compartilhem tudo da suas vidas, os amigos vão perdendo o respeito por nós. ❤❤❤❤❤
estou passando pela mesma coisa tenho uma amiga que falava muito muito mesmo sempre e eram conversas reciprocas de um dia pro outro começo a ignora cada vez mais minhas mensagens e agora ignora por completo, e nao fala direito o motivo, apenas diz que nao tem vontade de falar, que eu era muito intenso e mais nada, ja mandei mensagem querendo conversar sobre o que a chateou e nem se quer visualiza, tambem ja mandei mensagem pedindo desculpas mesmo sem saber direito os motivos e nao visualiza, so disse o que disse e que queria um tempo e so, mas nao falo quanto tempo e nem converso direito sobre o que a chateou mais, ai eu e aquela coisa so imaginando que foi que tanto a chateou, esse tempo que falo sera que e verdade, sera que depois de um tempo volta a falar comigo de novo? fica esse montão de pensamentos na cabeça ai
É extremamente violento conviver com alguém assim. Já passei por isso, tentei desenvolver táticas diversas para não me sentir tão afetada, porém todas falharam. Até que um dia estava determinada a colocar um ponto final e, surpreendente, a infantilidade acabou! Não é a gente que precisa se adaptar a essa crueldade e sim o outro que precisa mudar, e se não conseguir por conta própria, que busque ajuda. Mas viver em uma guerra fria, não dá!
Querido Marcos, assistindo a este vídeo, vi que lidei de forma correta com quem me castigava com silêncios dolorosos e, às vezes, por motivos ridículos que, quando eu descobria, até ria. Denunciei mil vezes a tática, aprendi a ignorar as birras, mas era tarde: o processo é cansativo demais! Dói, corrói, nos tira a alma, a alegria de viver. Fui ficando "cinza", cheguei ao fundo do poço emocional e lá, descobri que havia uma mola. Percebi que há mais sorrisos fora de um relacionamento que castiga, do que dentro, há mais palavras aqui do lado de fora. Agradeço imensamente pelo seu trabalho, que tanto nos traz reflexão e cura!
Bom dia . Estou ouvindo esse vídeo bem longe do meu , vim romper o ano com umas amigas e fiquei, não tenho nem vontade de volta p casa , detalhe ; fiz 50 anos de casada no dia que viajei . CANSEIIIIIIIII. 😔
Meu deus como isso é ruim p relacionamento, só serve p afastar a pessoa da outra, se quem tá punindo acha q é castigo pode ter certeza q o máximo q vai conseguir é destruir o relacionamento, digo p experiência
Passei por isso também e estou separada há quase 5 anos. Vivo hoje com meu filho de 6 anos e estou realmente feliz, como nunca pensei que voltaria a ser.
Dr. O silêncio nem sempre é infantil, é sim protecionista. Qdo um se sente abusado, desrespeitado como a mulher por trás da cortina, o silêncio é a forma mais digna de sair duma de perto de um indivíduo que simplesmente brinca com as tuas emoções (qdo este te diz que , "não te quer ferir) mas desperta o teu amor sem a mínima intenção de te amar.
Esse vídeo é pra mim. Me calo quando algo me chateia e trato com frieza pra tentar causar o mesmo sentimento que eu tô sentindo... Em terapia reconheci que eu estou agindo com os outros da mesma forma que minha mãe age comigo
Esse vídeo foi pra mim. Convivo há 38 anos com uma pessoa que do nada fecha a cara. Cansei de perguntar. Hoje passo por uma TAG após um câncer que passei sem o mínimo de apoio de familiares
Os seus ensinamentos são preciosos. Tenho 73 anos. Pena não ter visto este vídeo há cerca de 30 anos. Era o meu segundo companheiro. Saberia lidar com ele em vez de me ter encharcado em antidepressivos, engordado que nem uma baleia, para poder continuar a viver com ele. E pergunta o Marcos: porque não se separaram? Ele não tinha casa para onde ir. Felizmente já foi ser silencioso com as minhocas da terra há 7 anos. Eu deixei os antidepressivos e emagreci. É a vida… Agora vivo com 4 gatos que adoro e que nunca amuam. 💖💖😸😸💖💖
Pode ser imaturidade,mais nem sempre,tem pessoas que se vc for falar o que está te incomodando a pessoa se irrita e acha que o erro é so seu , pessoas reativas e donas da razão o silêncio conserteza será a melhor escolha!
Sei que ele não vai ver, mas Marcos Lacerda, eu te amo!!!!! Não sabe o quanto está me ajudando muito mais que outros psicólogos que já procurei. Foram muitos e juntado todos não dá nem metade de Marcos Lacerda!!!!!!!!!!!!!!!
Sabe, Marcos, eu estava num relacionamento com uma pessoa que não adiantava pontuar o que havia me irritado ou magoado. Então passei a me calar, porque eu simplesmente não conseguia formular uma frase sem ser interrompida. Não valia a pena falar. Me calei até conseguir me separar e me mudar. Estou há alguns meses na terapia para lidar com tudo o que vivi. Não acho que meu silêncio foi falta de maturidade e sim autopreservação.
Aprendi a gostar de mim,me sinto realizada por isso,não sou mais uma dependente sexual acho que nunca fui o que eu gostava mesmo era de ser ridícula, hoje pago um preço muito alto por isso,sinto raiva do quanto fui ridícula...
Sexo é uma coisa ridícula Não quero mais fazer Me sinto muito bem por não querer mais praticar sexo,estou numa fase muito feliz da minha vida, o que eu quero agora é beber muita água praticar exercício físico dormir bem me rejuvenescer me sentir inteligente ser agradável com as pessoas,ser respeitada ...
Pode ser que esteja correta a forma como lidou com seu silêncio e também pode ser que não esteja correto. Muitas das vezes o silêncio de um é confundido pelo outro como aceitação daquela atitude ou comportamento.....daí......ser claro, franco, sincero com gentileza e amor nas palavras, sempre na hora e medida certa (exercício difícil né), pode pelo menos esclarecer ao seu parceiro(a) que esse ou aquele comportamento te incomoda etc...
Existem pessoas com tantas dificuldades emocionais que nos desgastam , esgotam a paciência. E tão fácil conversar com educação e paciência de forma que o outro entenda exatamente o que precisa ser compreendido.
Nem sempre se resume a essas situações. O silêncio às vezes não é com intenção de punição, mas de evitar conflitos, de evitar aborrecimento quando o outro não vai aceitar debater as razões que te colocaram nesse estado.
Esse vídeo é ouro. Costumo ser do grupo do silêncio. Fico com autopiedade por ter sido maltratada e, no lugar de expressar que não gostei de algo, me calo. Vou tentar colocar em prática seus ensinamentos, Marcos. Obrigada por tanto!
Eu tb sou assim. Esse comportamento me faz sofrer demais, pois me fere tb ficar longe da pessoa, o isolamento, ao mesmo tempo eu não sei conversar calmamente no calor da raiva e prefiro abandonar a relação momentaneamente. Meu silêncio é por autoprotecao.
O Silêncio é horrivel.Diz q o calado vence pode ser em um discução.Mas numa relação😢vai enfraquecendo e magoando.Essa é minha opinião. ❤As vezes as pessoas nem responde parece q vivemos em um mundo óbvio 😊
Eu sofro de um silêncio que não entendo, tenho um namorado que não sei o motivo, enquanto estamos juntos, isso acontece uma vez por semana, está tudo muito bem, porém quando não estamos juntos ele mal fala comigo, mando mensagem e demora muito pra visualizar, às vezes responde, às vezes não, fico ansiosa aguardando resposta, ligo e ele não atende, não retorna, quando finalmente consigo falar vejo que para ele está tudo bem, não tem nenhum problema. Essa agonia de ficar aguardando um oi, uma resposta, me deixa mal, fico angustiada. Tento me controlar mas o sentimento não passa. O que será que devo fazer?
Eu sou a pessoa que se silencia. Quando percebi que fazia isso e vi a respeito do tratamento de silêncio, eu tive mais consciência do quanto aquilo era horrível para o outro. Eu sempre me coloquei no lugar do outro, sentia dor ao ver a outra pessoa preocupada, mas existiam alguns momentos que eu não conseguia parar com esse silêncio. Eu simplesmente estava machucada e não conseguia botar para fora. Hoje quero aprender a melhorar isso.
Em março desse ano eu cometi o.grande.erro de ficar em.silencio com uma pessoa que era especial p mim. Depois de perder a pessoa e de passar por dor e sofrimento, eu enxerguei que além de ter sido uma atitude infantil da minha parte foi pior ainda, foi autosabotagem. Não foi um tiro no pé, foi no peito. Isso me causou arrependimento grande.
Verdade iracional, me vi numa situação assim, me sentia excluída de tudo, achava que eu era a culpada de tudo e o outro sempre me fazia sentir que eu era sempre a culpada. E somente agora que depois de tantos despezos e que vi que tinha um relacionamento abusivo. 😢😢. Hoje tenho consciência disso. E este canal realmente foi pra mim uma terapia. Marcos tenho muita gratidão ❤
Eu fico em silêncio no meu trabalho, para evitar interagir com pessoas que são bipolares (uma hora estão brincando e depois me dão patadas do nada). Cansada, muito cansada... Confio em Deus para sair dessa situação 🙏
Minha mãe fazia isso comigo demais. Desde criança ela faz isso. Cresci cheia de problemas de estima e etc, mas fui aprendendo. Hoje ela já quase não faz isso, porque além de me afastar bastante, aprendi a não dar mais confiança, não me importar. Pronto, diminuiu demais isso e quando ela tenta fazer não dá certo. É vida que segue.
Fui casada por 26 anos com uma pessoa que era desnecessariamente calado, nunca foi meu amigo, parceiro, nunca manifestou carinho ou afeto, apenas desejo sexual, virava pro lado e tchau. Existem silêncios patológicos e cruéis. Eu me sentia um nada.
@@fernandamelo3086 Não sei ao certo, tinha dois filhos menores de idade, gostava muito dele mesmo assim, estou fazendo terapia pra sair da dependência emocional mas ainda está muito difícil. E o mais difícil é entender porque eu gosto de uma pessoa que me rejeitou durante esse tempo todo.
Dois Marcos Lacerda em um só vídeo!❤️❤️ Rir alto com o tal "infeliz". Aprendi a me silenciar quando, percebo que se falar, posso ser grosseira.. Quando fico calada aviso ao outro que preciso filtrar as coisas, para depois conversamos. Aprendi com você❤❤
Depende da situação, se for frequente, sim é infantilidade, mas se o silêncio vem sem ser parte da rotina, é devido ao esgotamento mental. Tem hora q cansa, falar, ajudar, arrumar e ouvir desaforo, isso vai roubando nossa energia, nosso psicológico. E é nesse momento de exaustão q prefiro me silenciar. Não uso e nem ajo como castigo, mas sim pra me reestabelecer emocionalmente.
É compressível. Talvez se chame embotamento emocional ou afetivo, onde simplesmente deixamos de comunicar e responder a estímulos sociais ou comunicativos por um momento.
Isso magoa a nossa alma, já passei por relacionamento assim.... Mas vc tem que se valorizar e se amar em primeiro lugar, e agindo assim vc logo atrai pessoas melhores, e esquece o passado, viva o presente, vc é maravilhosa🤩🙏🙏🙏
Vou comentar pois esse vídeo foi bastante significativo para mim, meu marido é assim, não gosta de dialogar, não pede opinião, e quando discorda de alguma coisa, no lugar de dizer fica emburrado; a mãe dele era assim. Conclusão, é um relacionamento cansativo, um desgaste emocional imenso, num tempo muito grande de convivência, sei que deveria terminar a relação, mas por vários motivos, me falta coragem e força.
Muito bom seu vídeo Dr. Tenho sofrido com isso há 33Anos. E como tem me feito mal. Chamo pra conversa para resolver e não adianta porque eu sempre tenho culpa de tudo. É muito complicado. Obrigada por seu canal. Valeu.
Dr Lacerda... eu praticamente ESCOLHI me relacionar com os outros somente dentro do necessário exatamente por que não consigo lidar com crianças mimadas em corpos de adultos. Estou agora lidando com a MINHA criança interna, que precisa muito mais dos meus cuidados. Embora, de vez em quando, sinta falta de alguém, confesso que a cada dia descubro algo novo nos meus próprios "eus" e, assim, vou construindo meu ser integral. E com esta sensação de integralidade, quem sabe eu não esbarro com alguém também em processo de integralização pessoal pra sermos dois ADULTOS juntos, construindo juntos e avançando juntos na vida?
Eu fui uma criança e uma adolescente meio agressiva. Utilizava o tratamento do silêncio em várias situações. Mas eu tinha fortemente a sensação de punir o outro e de que todo mundo era obrigado a saber oq estava me contrariando apenas pelas minha cara feia. Fiz muitas pessoas sofrerem e perdi amizades por isso. Graças a Deus com a terapia me ajudou a mudar e aprender a me comunicar melhor, mostrar o que estou sentindo de forma mais serena e resolver mais diretamente. Infelizmente hj estou do outro lado, recebendo o tratamento de silêncio de uma pessoa de mais de 30 anos q se comporta como eu me comprava com 15.
Discordo que o silencio seja sobre castigo. As vezes as pessoas dialogam uma, duas, três vezes e nada muda. Então, em minha opinião o melhor é o silêncio. O dialogo não é a chave de tudo, a compreensao é. Voce pode falar, falar, e falar se a pessoa nao tiver disposto(a) a compreender e buscar metodos pra resolver, voce vai esta apenas gastando toda sua energia e saude mental. Então, as vezes o silêncio é uma forma de proteção. Assim como ir embora tambem!
Gosto muito dos seus vídeos. Acredito que quando duas pessoas que vivem um relacionamento, chega a edte ponto de se calar, já estao deixando de estar apaixonadas um pelo outro. O dialogo esclarece, e pode salvar uma relação., é melhor que arrastar um silrncio por dias, de forma improdutiva. Muito bom tema.
Meu marido faz isso comigo, antes eu chorava ficava fazendo perguntas, hj eu fico na minha e trato ele bem, e ele volta como se nada tivesse acontecido 😅
Eu ficava em silêncio quando havia discussão e eu queria refletir no que houve de errado que chegou aquela situação pra depois pedir desculpas ou reconhecer meus erros. Era um silêncio de reflexão (momento ficar comigo pra refletir e não falar coisas que pudesse magoar ou levar ao extremo). Mais ele nunca respeitou e ficava me impondo o tempo todo que eu pedisse desculpas e falasse que eu quem havia errado e que ele me tratou daquele jeito pq a culpa foi minha e que eu tinha que aguentar os xingamentos e acusações pq eu merecia ser tratada assim pela culpa ser minha. Dai que eu não sentia vontade de falar com ele ou admitir que errei em algo e etc pq ele ficava me perturbando pra validar a culpa em mim e ele inflar o EGO e se sentir o certo em tudo, era cansativo demais. Nunca conseguia deixar o passado para trás dentro de um desentendimento que muitas das vezes o problema foi conversado e explicado.. Pq ao que parecia ele nunca fazia nada pra que eu chegasse a um ponto limite de aceitar certas coisas. Ou seja eu quem sempre errada, a culpa era minha dele ter errado e ter me tratado mal e me agredido verbalmente todas as vezes ao ponto que fiquei doente severamente com crises de ansiedade pesadas. Eu estou tentando me encontrar até hoje. E o pior é que me sinto culpada e mesmo revisando toda a situação num relacionamento de 11 anos fico tentando entender pq todo diálogo sempre acabava em fúrias agressivas verbais vinda dele ao invés de entender que ele tbm teve erros e pedir desculpas e nos entendermos. Mais ele se comportava como se não tivesse defeito algum e que eu quem era a louca da relação. Nossa choro toda vez que lembro dos xingamentos e acusações infundadas!
O melhor desse canal é o humor 😅😅😅❤ pq além do ensinamento ainda levanta nossa auto estima. Obrigada Dr Marcos vc é uma dádiva de Deus na vida das pessoas q Deus te abençoe sempre ❤🎉 Seus conselhos me ajudam muito 😊
Vivi esse inferno no meu casamento por 10 anos, a maioria do tempo ele de cara fechada, não falava comigo, não tinha, bom dia, boa noite, nada... Pros outros ria de orelha a orelha, mas pra mim só tinha desprezo, era horrível, me sentia um verme, sem valor algum, estava definhando, com muito sofrimento e dor no coração consegui sair disso, hoje vivo só com meu filho, depois da separação descobri que ele era pior do que eu imaginava!!!
E as pessoas sempre achando que a gente é a errada e achando que o alecrim dourado é muito gente boa..mal sabem o que aconteçe dentro de uma casa.entendo muito bem.😊
@@entremulheres8597 Passei por isso no meu casamento pois tbm tenho ansiedade e eu tbm sempre preferir o diálogo. Agora de um tempo pra cá q tenho ansiedade me sinto mal com esse tratamento. Agora estou separada
Fiquei por anos e anos sendo castigada pelo silêncio e pirraça alheia, tinha crise de ansiedade e uma angústia terrível. Me libertei disso e hoje estou numa plena paz!!
Gostei demais desse vídeo! Eu me reconheço uma pessoa que evita conversas que vão me colocar em lugar de desconforto e muitas vezes optava por esse tratamento de silêncio por causa disso. Graças à terapia e vídeos como este seu, eu tenho me policiado em relação à isso e comunicado mais aos outros sobre como estou me sentindo ☺️😘
É o meu caso, nas RELAÇÕES de afeto, amizade, sociedade, eu sempre precisei e preciso do meu espaço simplesmente, somente e exclusivamente para colocar minhas idéias no lugar, não pra chamar atenção, nada disso, o problema é que as pessoas não entendem, e as relações ficam pesadas, demandam muito da agente. ❤GRATIDÃO PELA OPORTUNIDADE!❤
Querido Marcos Lacerda, que bom ter tido a oportunidade de ouvir todos os seus ensinamentos. O seu canal é uma verdadeira ajuda a quem quer crescer emocionalmente. E eu que pensava que era forte emocionalmente e conseguia lidar com tudo o que me magoava. Mal eu sabia que estava somente a deitar para debaixo do tapete....e mais tarde tudo viria em forma de turbilhão e magoaria muito mais. O Marcos com o seu trabalho faz-nos pensar sobre as coisas . Muitas vezes depois de o ouvir, dou por mim a reflectir sobre os assuntos abordados e a traçar rumos. Muito obrigada por tudo o que tem feito. O seu canal, é autêntico serviço público. Não canso de direcionar as minhas amigas para lá.❤❤
" Até o teu silêncio toca em mim. " Fiz um poema no qual coloquei essa frase. Descobri que o silêncio pode ser também uma forma de identificar sentir a indiferença do e desespero do outro, que na verdade tá pedindo socorro e chamando a atenção.
Sou fã dos seus vídeos Marcos o que você ensina é o que realmente aprendeu e isso é muito importante para mim que tenho aprendido muito com você, só lhe tenho gratidão pela sabedoria que vem me passando. Obrigada por compartilhar seu maravilhoso trabalho comigo ❤❤❤❤❤
Maaaaaarcos!!!! Sou generalista do audiovisual, edito, filmo, ilumino, carrego tripé... a lasqueira toda! Amo seu conteúdo, e principalmente me divirto demais com suas inserções criativas!!!! Tá precisando de alguém na equipe aqui em São Paulo não???? VAMO JUNTO!!!!
Nem sempre o silêncio é para castigar o outro. Às vezes, depois de tanto falar e não ser ouvido; depois de falar e ouvir frases que invalidam nossos sentimentos, como "não precisava ficar assim", "não foi nada demais"; depois de falar e ser taxada como louca/surtada/exagerada, a gente aprende a ficar em silêncio, curar a ferida que foi causada, ressignificar a pessoa do agressor em nossa vida, sair de tela e não olhar para trás, e dane-se o castigo do outro. Silêncio não se confunde com imaturidade, não. Muitas vezes silêncio é sabedoria e autocuidado.
Esses castigos são tão cansativos, vai criando uma distância entre as pessoas fica um clima bem chato, e a gente fica tentando adivinhar oq está acontecendo e nada se resolve.
Eu já fiz de tudo.Falei,discuti,pedi,cheguei até suplicar,não resolveu nada!Então,cansei.não falo mais nada.Não é castigo,não é punição,simplesmente desisti da minha relação com meu marido.Moramos juntos por causa das despesas da casa e por minha filha.
Estou vivendo isso.Estou casada uma semana e não dormi junto, estou na minha casa e fui falar dessa realidade e ele se calou, continua dormir com o cachorro e eu estou na minha casa...ele é mais velho que eu 65 anos, eu com 54... Então acho que estraguei minha vida porque eu canto na igreja e ele sabia que o sacramento é minha vida e casei só na igreja por causa das nossas pensões... então estou pensativa, porque ele é um homem bom,mas muito difícil...sigo meus dias cuidando da mãe que ficou cega... tenho 2 filhos adultos terminando a faculdade e eu sou uma pessoa alegre, carismática, faço academia pra ficar bem e eu queria não estar vivendo isso...tantas pessoas falaram pra eu não casar porque existe uma diferença de personalidade entre nós muito grande..moral da história: Vou continuar a sonhar com alguém que queira viver os meus sonhos comigo. Obrigado querido por tanto.e ajudou muito ouvir suas palavras ❤
O pior quando vc é ferido pela pessoa, vc diz que está em um momento de inflexão e quando está pronto a conversar a pessoa, mesmo após te ferir devolve com o silencio da mesma forma.
Entendo que é impossível tratar as razões/origens de todos os tipos de silêncios existentes nas relações em minutos... Ótimo vídeo! Minha mãe sempre usou de silêncio comigo e minhas irmãs... Quando criança e adolescente, eu entendia aquele silêncio como "ela está brava comigo ou com meu pai" ou "fiz algo errado"! O tempo passa, a gente vai amadurecendo, estudando, lendo, observando os outros e a si mesmo com maior capacidade crítica embasada... Sempre achei minha mãe estranha (e comentava com minhas irmãs), mas nunca soube dizer o que exatamente era aquilo. Foi durante a pandemia que descobri sozinho que minha mãe é narcisista oculta: fiquei 1 ano pesquisando o assunto diariamente por 4/5 horas: é um.choque! Desde 2020 estudo o narcisismo patológico e continuo estudando. Logo começo terapia e espero que minhas irmãs também. Avisei minhas irmãs o que descobri e, tanto pra mim quanto pra elas, os silêncios da nossa mãe (genitora) faz sentido agora... conseguimos nomear o que vivemos! Minha mãe continua com o mesmo comportamento aos 70 anos. Hoje vejo o quão cruel é tratar uma criança com silêncio: é como vc colocar uma venda nela e rodopia-lá: ela não vê o que está acontecendo e perde a noção/referência de onde está e sobre o que está acontecendo... Vejo minha mãe tratando meus sobrinhos (os próprios netos dela) de 7, 5 e 3 anos com um nível de silêncio cruel que nem um adulto entende e saberia lidar. Hoje minhas irmãs sabem que é saudável manter distância da mãe (e avó) porque narcisismo patológico é um transtorno de personalidade e não um transtorno mental... ou seja, o narcisista patológico não tem "cura" e, provavelmente, o narcisista não aceitará entrar em terapia... quem tem um pai ou uma mãe assim sabe o labirinto de dor que é e sabe do peso das sequelas que ficam. Infelizmente a nossa sociedade (mundialmente falando) romantiza a maternidade, mas nem toda mãe é amorosa e acolhe as emoções dos filhos (e netos). É difícil d+ pq vc, estudando, entende que o adulto narcisista patológico desenvveu essa personalidade por conta da forma que foi criada... minha avó, mãe da minha mãe, é a clássica narcisista perversa... Tudo bem complexo! Mesmo que vc não tenha um pai ou uma mãe com TPN (Transtorno de Personalidade Narcisista), pesquise sobre o tema... é válido e vc poderá identificar outras pessoas assim ao seu redor e alertar quem convive com elas. Cuide-se... acolha sua criança interna e melhore seu amor-próprio... Existe vida pra ser vivida! Feliz 2024 pra quem lê esse desabafo! Procure e viva a paz... e não permitam nenhum tipo de injustiça (principalmente com as crianças)...
Excelente reflexão!! A pior coisa é ter que ficar implorando pro outro dizer o que está pensando. E assim, a gente acaba implorando pra ouvir críticas e insatisfações muitas vezes injustas. O mal de cada pessoa é não esforçar-se pra amadurecer. Há que se ter muita inteligência emocional numa relação! P.S. amei sua camiseta, Marcos!!🐶
Às vezes já se cansou de tentar o diálogo e só ser respondido com palavras duras que machucam no fundo da alma, e não tenta se colocar no seu lugar.
Se não há mais diálogo, não tem muito uma relação mais, né.
Se vc aluga uma casa e começa a ter goteira e o dono não cuida da goteira..... vc desiste de conversar e aguenta a goteira? Vai aguentando aí então.
@@HelgaCavoli Estamos falando de relações e não de casas. Com certeza, cada pessoa sente a situação de uma forma diferente e não se pode julgar, penso eu.
O duro é a gente ter que ter técnicas e táticas para lidar com o adulto imaturo.
Euzinha meu marido 39 anos de casado ele surtou e estava me torturando agora estou bem
Adulto minado ninguém aguenta 🙄
Exato.
Todos somos imaturos em diferentes aspectos da vida. Eu tenho dificuldade em me comunicar pelo histórico de negligência e abuso emocional. A diferença é quem está procurando amadurecer e quem já acha que amadureceu tudo que precisa!
Exise uma técnica ótima; distância com adeus.
O silêncio é sinal de ponto final num relacionamento. Qdo não sentimos mais necessidade de um retorno .
Também acho
Exatamente, por isso cansei, estou agindo como ele e agora é ele quem pede atenção…já era
@@lu_luz46quando a pessoa cansa... Não tem santo que dê jeito.
...EXATAMENTE ! nem ele ou ela é palhaço pra tá sempre se queixando das mesmas coisas . o silência é sinal do final concretizado . comigo é assim, vou embora com meu silêncio .
Exatamente, eu aguentei 5 anos desse jeito,então percebi que eu não era mais querida e importante, e fui embora
Nem sempre é silêncio punitivo. Às vezes só estamos exaustas de conversar a mesma coisa milhares de vezes sem mudanças.
Isso
Concordo com vc...às vezes a gente sente que nem adianta nsis conversar
Exatamente.
vdd no meu caso foi assim também. cansei d tentar conversar e pedir alguma coisa.
Justamente isso. Ficamos nos explicando toda vez e nunca se tem entendimento. E quando achamos que foi tudo entendido e esclarecido, basta um novo desentendimento e lá vem a pessoa despejar tudo de novo do que aconteceu anteriormente que já foi conversado. Nossa isso é extremamente cansativo.
Passei por tempos difíceis, deprimida, de 95 k. Cheguei a 120 k. Chorava até dormir e acordava pra chorar. E depois que te descobri é VOCÊ meu piscicólogo que tem né ensinado a viver feliz. Obrigado por vc existir.
Adoro vc pra mim um excelente profissional. São colocações que nos levam a reflexões maravilhosas!! Adoro o seu "Para bebê"...kkk abraço!
Muito boa essa reflexão!!!
O que é 95k , 120 k ?????????????????????????????????????????????
Aprender a me corrigir ✅
pois sou dono apenas de mim ✅
que as pessoas que eu amo estejam ao meu lado por vontade própria ✅
Não mendigar afeto ✅
Se amar ✅
❤
Com ajuda de terapia, eu aprendi que ninguém pode fazer pouco de mim. Quando vivi uma relação assim, em determinado momentos eu perguntava o que ele tinha. E ele dizia" nada". Até o dia que fui dormir chorando. Nessa noite " caiu" a minha ficha que eu não merecia aquilo. Coloquei um ponto final na relação. E digo, foi um livramento 🙌
💛💛💛💛💛
Amém eu passei por isso
Atitude muito racional. Parabéns 👏
Graças a Deus! 🙏
É homem assim não vale a pena ter para relacionamento, ainda mais sendo frio com a pessoa, acabar e o melhor a fazer do que vive infeliz com um infeliz não dá isso
O silêncio é a melhor resposta pra narcisistas e manipuladores.
Verdade
Se for seu parceiro( a) você é bem infantil....e outra coisa de doido e louco temos um pouco, inclusive você mesmo deve ser um narcisista,pois em uma rede social, são os que mais mentem e os outros ainda concordam
Er un narcisista,pois todos somos
Na verdade o deixe ir é realmente a solução. Testa!
Nossa tudo nessa vida e narcisista 😊
Conheci um cara de 38 anos e ele fazia isso comigo. Eu perguntava o porque e ele não dizia, o silêncio dele era cruel. Se estava em um momento ruim dentro de si e não queria conversar seria só dizer “não estou bem, não quero conversar agora”, mas não, fazia um silêncio nojento! Até que me afastei, sofri bastante mas isso não é para mim. Sou madura e odeio pessoas que agem com imaturidade.
Você é maravilhoso, Lacerda!!!! 👏🏻
O silêncio vem de pessoas imaturas , infantilizadas e soberbas, mas a vida é tão curta pra gente ficar perdendo tempo com esses tipos de pessoas, não podemos diminuir pra caber no mundo de ninguém, há sempre uma oportunidade de ser feliz.
Gostei desta frase " não diminuir pra caber na vida do outro", vlw!
excelente 😃😄😄😄
Perfeita orientação
Concordo aqui casa minha mãe é meu irmão gosta de fazer essa coisa ficar sem falar
Soberba é esse seu achismo
Até quem faz o "tô de mau", está avisando. Até uma criança se comunica
Verdade! O silêncio além de infantil, demonstra frieza e insensibilidade com o outro, por fim, acaba esfriando e distanciando a relação, muitas coisas acabam não sendo esclarecidas e não resolvidas, com isso só caminham para o fim do relacionamento, principalmente quando a pessoa opta pelo silêncio ao invés de dialogar!
Isso mesmo! E isso é tão triste! É tão mais fácil ambos chegarem e conversarem para tentarem resolver as situações ruins do que ficar calado sem resolver nada, os dois sofrem assim!
As vezes tem duas crianças na relação. Uma em silencio e a outra gritando esperneando...
Obrigada pelas orientações.
Que possamos aprender sempre a amar e não se odiar.
Meu casamento
Muitas vezes esse silêncio é para evitar abrir a boca e despejar todas as mágoas, todas as tristezas. Com a cabeça quente, no descontrole, agindo irracionalmente, podemos dizer e fazer coisas que nos arrependeremos por toda a vida.
Mas é isso que ele fala no vídeo p ser comunicado ao outro...que a intenção do silêncio é p evitar esse despejo...
Depois que descobri dessa tática alheia, eu dou é risada e me afasto. Sabe quando a gente aprende todos os truques do mágico? Pois é- não me afeta mais e acho uma atitude infantil.
Às vezes não é tática, mas às vezes a pessoa fica chateada mesmo e aí não quer nem olhar na cara da outra pessoa, enquanto ela não pede desculpa. Mas tb tem pessoas que fazem isso de propósito para castigar o outro, e muitas vezes por bobagem.
Tanto Num caso quanto noutro , esse tipo de atitude ou é infantilidade ou é estupidez. Em qq uma das situações a pessoa não está preparada para se relacionar. Melhor largar de mão.
Também saio de perto.
Sinto nojo de atitudes assim.
Preferi me afastar de pessoas mentirosas e falsas isso para mim não é amigo
Eu sei realmente com quem vale a pena
A minha ex, passava 15 dias sem falar comigo dentro de casa. E ela entendia isso como uma virtude, se vangloriava por isso. Chegou o dia que coloquei ponto final e sai de casa.
Narcisista. Contato zero
Ela falou com vc depois?
Eu passei anos por isso. Simplesmente orrivel. Hj estou só esperando uma pessoa adulta q queira um relacionamento de verdade...Deus é bom não merecemos viver infelizes.
Êeeee😂😂😂
O tratamento de silêncio, não é só isso infantil..... e muita maldade, crueldade!!!
Esse silêncio é uma forma de manipulação, é algo passivo agressivo e nenhuma relação vive bem dessa forma por muito tempo... Bora crescer meu povo 😉
sim, é doentio e quem viveu ou vive isso sabe
Toda vez que fazem isso comigo tenho menos vontade de viver com essa pessoa , e isso é o começo do fim
Com ctz. Invalida emoções, cria distancias e não resolve nada
Acho que sempre tem uma mágoa por trás, e isso precisa ser conversado, senão a relação fica insuportável. E quando o outro mantém essa postura imatura, o problema é do outro, então o melhor é cair fora. Muitas vezes essa opção é o que vai deixar a gente feliz.
Meu esposo faz isso direto. E pune de outras formas sutis também. O amor que eu tinha por ele está quase no final. Acabamos vivendo sozinhos na mesma casa e unimos para cuidar dos nossos filhos. Enfim
As vezes sinto o mesmo por aqui....é tanta coisa q ele me cobra e critica...q penso meu Deus ...essa pessoa quer o quê de mim? Nunca esta bom...
O meu marido do mesmo jeito, tudo fica emburrado,já estou cansada, além de nunca me dar nada, eu trabalho ajudo em casa ,quer mas o que , não posso cobra nada que emburra ,já tô cansada disso
@@raianecosta2021 pior que digo que é melhor divorciamos , que já deu. Mas ele faz de conta que nada aconteceu e que isso é bobagem.
A maioria dos narcisistas fazem o castigo do silêncio quando são contrariados ou descobertos.
Tenho uma amiga que fez isso cmg por muitos anos, ficava sem falar comigo por até 6 meses, não me bloqueava em nada.
Recebia as minhas mensagens, lia e não respondia.
Sim, cheguei a pedir desculpas pelo q não fiz (era muito nova e inexperiente).
Sou amiga dela até hoje, mas a indiferença é recíproca quando ela se super valoriza.
Me afasto, não pergunto nada e principalmente, não me sinto culpada.
Eu realmente não tô nem aí.
Agora ela desceu do pedestal.
Já tive muito afeto e apego por ela, hoje em dia trato como uma pessoa comum, que a qualquer momento pode partir e eu não tô nem aí kkk
O jogo vira e as coisas mudam.
Hoje ela mudou muito.
O outro muda quando a gente se dá o respeito.
Um abraço ❤
*aprendam a ser um pouco indisponíveis, as pessoas passam a valorizar mais a nossa presença. Infelizmente as pessoas se acostumam quando elas nos tem o tempo todo. E não compartilhem tudo da suas vidas, os amigos vão perdendo o respeito por nós.
❤❤❤❤❤
estou passando pela mesma coisa tenho uma amiga que falava muito muito mesmo sempre e eram conversas reciprocas de um dia pro outro começo a ignora cada vez mais minhas mensagens e agora ignora por completo, e nao fala direito o motivo, apenas diz que nao tem vontade de falar, que eu era muito intenso e mais nada, ja mandei mensagem querendo conversar sobre o que a chateou e nem se quer visualiza, tambem ja mandei mensagem pedindo desculpas mesmo sem saber direito os motivos e nao visualiza, so disse o que disse e que queria um tempo e so, mas nao falo quanto tempo e nem converso direito sobre o que a chateou mais, ai eu e aquela coisa so imaginando que foi que tanto a chateou, esse tempo que falo sera que e verdade, sera que depois de um tempo volta a falar comigo de novo? fica esse montão de pensamentos na cabeça ai
Verdade
É extremamente violento conviver com alguém assim. Já passei por isso, tentei desenvolver táticas diversas para não me sentir tão afetada, porém todas falharam. Até que um dia estava determinada a colocar um ponto final e, surpreendente, a infantilidade acabou! Não é a gente que precisa se adaptar a essa crueldade e sim o outro que precisa mudar, e se não conseguir por conta própria, que busque ajuda. Mas viver em uma guerra fria, não dá!
Querido Marcos, assistindo a este vídeo, vi que lidei de forma correta com quem me castigava com silêncios dolorosos e, às vezes, por motivos ridículos que, quando eu descobria, até ria. Denunciei mil vezes a tática, aprendi a ignorar as birras, mas era tarde: o processo é cansativo demais! Dói, corrói, nos tira a alma, a alegria de viver. Fui ficando "cinza", cheguei ao fundo do poço emocional e lá, descobri que havia uma mola. Percebi que há mais sorrisos fora de um relacionamento que castiga, do que dentro, há mais palavras aqui do lado de fora. Agradeço imensamente pelo seu trabalho, que tanto nos traz reflexão e cura!
Coisa linda de se ler! Poesia no caos! Amei!
Bom dia . Estou ouvindo esse vídeo bem longe do meu , vim romper o ano com umas amigas e fiquei, não tenho nem vontade de volta p casa , detalhe ; fiz 50 anos de casada no dia que viajei . CANSEIIIIIIIII. 😔
Meu deus como isso é ruim p relacionamento, só serve p afastar a pessoa da outra, se quem tá punindo acha q é castigo pode ter certeza q o máximo q vai conseguir é destruir o relacionamento, digo p experiência
Passei por isso também e estou separada há quase 5 anos. Vivo hoje com meu filho de 6 anos e estou realmente feliz, como nunca pensei que voltaria a ser.
O silêncio muitas vezes é um sinal de que não nos importamos mais, salvo em situações que precisamos ficar em silêncio para nos apaziguar.
Dr. O silêncio nem sempre é infantil, é sim protecionista. Qdo um se sente abusado, desrespeitado como a mulher por trás da cortina, o silêncio é a forma mais digna de sair duma de perto de um indivíduo que simplesmente brinca com as tuas emoções (qdo este te diz que , "não te quer ferir) mas desperta o teu amor sem a mínima intenção de te amar.
Esse vídeo é pra mim. Me calo quando algo me chateia e trato com frieza pra tentar causar o mesmo sentimento que eu tô sentindo... Em terapia reconheci que eu estou agindo com os outros da mesma forma que minha mãe age comigo
Nem sempre é imaturidade. Às vezes, quando você tá chateado é difícil tentar se forçar a falar.
É só explicar como ele disse; estou chateado, quando passar minha raiva, falo de novo, simples assim.
Existe maturidade só exercer.
Perfeito comentário
Às vezes é maldade msm
@@DaniCFiE na maioria das vezes é.
Infelizmente é imaturidade. O imaturo não consegue enxergar isso!
Esse vídeo foi pra mim. Convivo há 38 anos com uma pessoa que do nada fecha a cara. Cansei de perguntar. Hoje passo por uma TAG após um câncer que passei sem o mínimo de apoio de familiares
😢
Força e que Deus te dê forças e abençoe.
🥺 vou orar
Sinto muito. Se quiser conversar estou aqui
@@Aurorayin obrigada de coração. Já estou superando e fazendo terapia. Gracas a Deus encontrei amigos que me ajudaram a superar. Gratidão
Os seus ensinamentos são preciosos. Tenho 73 anos. Pena não ter visto este vídeo há cerca de 30 anos. Era o meu segundo companheiro. Saberia lidar com ele em vez de me ter encharcado em antidepressivos, engordado que nem uma baleia, para poder continuar a viver com ele. E pergunta o Marcos: porque não se separaram? Ele não tinha casa para onde ir. Felizmente já foi ser silencioso com as minhocas da terra há 7 anos. Eu deixei os antidepressivos e emagreci. É a vida… Agora vivo com 4 gatos que adoro e que nunca amuam. 💖💖😸😸💖💖
Nossa! sério?vcs tiveram filhos.
Pode ser imaturidade,mais nem sempre,tem pessoas que se vc for falar o que está te incomodando a pessoa se irrita e acha que o erro é so seu , pessoas reativas e donas da razão o silêncio conserteza será a melhor escolha!
Sei que ele não vai ver, mas Marcos Lacerda, eu te amo!!!!! Não sabe o quanto está me ajudando muito mais que outros psicólogos que já procurei. Foram muitos e juntado todos não dá nem metade de Marcos Lacerda!!!!!!!!!!!!!!!
Ele é sensacional mesmo. Somos priveligiados😊
Eu conheci ele , abraçou todos numa fila de espera gigante por esse abraço mas valeu a pena as horas de pé kkklk ele merece o sucesso que tem
@@roseliamiguel2694 show de bola ...sou outra pessoa depois ouvir ele ...
"se você me da silencio, eu te dou a eternidade."
Boa, essa
Meu dono ser assim kkk
Sabe, Marcos, eu estava num relacionamento com uma pessoa que não adiantava pontuar o que havia me irritado ou magoado. Então passei a me calar, porque eu simplesmente não conseguia formular uma frase sem ser interrompida. Não valia a pena falar. Me calei até conseguir me separar e me mudar. Estou há alguns meses na terapia para lidar com tudo o que vivi. Não acho que meu silêncio foi falta de maturidade e sim autopreservação.
Mas depois que você se separou a pessoa falou com você?
Aprendi a gostar de mim,me sinto realizada por isso,não sou mais uma dependente sexual acho que nunca fui o que eu gostava mesmo era de ser ridícula, hoje pago um preço muito alto por isso,sinto raiva do quanto fui ridícula...
Sexo é uma coisa ridícula
Não quero mais fazer
Me sinto muito bem por não querer mais praticar sexo,estou numa fase muito feliz da minha vida, o que eu quero agora é beber muita água praticar exercício físico dormir bem me rejuvenescer me sentir inteligente ser agradável com as pessoas,ser respeitada ...
Pode ser que esteja correta a forma como lidou com seu silêncio e também pode ser que não esteja correto. Muitas das vezes o silêncio de um é confundido pelo outro como aceitação daquela atitude ou comportamento.....daí......ser claro, franco, sincero com gentileza e amor nas palavras, sempre na hora e medida certa (exercício difícil né), pode pelo menos esclarecer ao seu parceiro(a) que esse ou aquele comportamento te incomoda etc...
Te entendo muito. Estou passando por isso.
Existem pessoas com tantas dificuldades emocionais que nos desgastam , esgotam a paciência. E tão fácil conversar com educação e paciência de forma que o outro entenda exatamente o que precisa ser compreendido.
Nem sempre se resume a essas situações. O silêncio às vezes não é com intenção de punição, mas de evitar conflitos, de evitar aborrecimento quando o outro não vai aceitar debater as razões que te colocaram nesse estado.
Esse vídeo é ouro. Costumo ser do grupo do silêncio. Fico com autopiedade por ter sido maltratada e, no lugar de expressar que não gostei de algo, me calo. Vou tentar colocar em prática seus ensinamentos, Marcos. Obrigada por tanto!
Oieee, você é ótimo. Aprendo muito com vc.😂😂😂❤
Eu tb sou assim. Esse comportamento me faz sofrer demais, pois me fere tb ficar longe da pessoa, o isolamento, ao mesmo tempo eu não sei conversar calmamente no calor da raiva e prefiro abandonar a relação momentaneamente. Meu silêncio é por autoprotecao.
O Silêncio é horrivel.Diz q o calado vence pode ser em um discução.Mas numa relação😢vai enfraquecendo e magoando.Essa é minha opinião. ❤As vezes as pessoas nem responde parece q vivemos em um mundo óbvio 😊
❤@@mariadelourdesdaveracruz9053
Eu sofro de um silêncio que não entendo, tenho um namorado que não sei o motivo, enquanto estamos juntos, isso acontece uma vez por semana, está tudo muito bem, porém quando não estamos juntos ele mal fala comigo, mando mensagem e demora muito pra visualizar, às vezes responde, às vezes não, fico ansiosa aguardando resposta, ligo e ele não atende, não retorna, quando finalmente consigo falar vejo que para ele está tudo bem, não tem nenhum problema. Essa agonia de ficar aguardando um oi, uma resposta, me deixa mal, fico angustiada. Tento me controlar mas o sentimento não passa. O que será que devo fazer?
Eu sou a pessoa que se silencia. Quando percebi que fazia isso e vi a respeito do tratamento de silêncio, eu tive mais consciência do quanto aquilo era horrível para o outro. Eu sempre me coloquei no lugar do outro, sentia dor ao ver a outra pessoa preocupada, mas existiam alguns momentos que eu não conseguia parar com esse silêncio. Eu simplesmente estava machucada e não conseguia botar para fora. Hoje quero aprender a melhorar isso.
Nossa eu infelizmente tenho esse hábito de me calar quando algo me incomoda.Vou repensar e muito sobre o que vc disse!!
A pior coisa pra mim é lidar com alguém que eu não sei o que está pensando… nunca sei o que está acontecendo na cabeça dele.. 🤦🏻♀️🤦🏻♀️
Você é fantástica simplesmente
É tao melhor falar, a magoa se desfaz, mesmo que a relação não continue, são pessoas que seguirão a vida em paz.
Super ! É o melhor falar tudo, em tom calmo, manso ...e tudo fica bem
Mas aí vc não fica presa a ele. O que ele quer é nutrir uma obsessão.
Difícil é quando a pessoa não se importa de agir como uma criança
Em março desse ano eu cometi o.grande.erro de ficar em.silencio com uma pessoa que era especial p mim. Depois de perder a pessoa e de passar por dor e sofrimento, eu enxerguei que além de ter sido uma atitude infantil da minha parte foi pior ainda, foi autosabotagem. Não foi um tiro no pé, foi no peito. Isso me causou arrependimento grande.
Eu prefiro ficar em silêncio quando estou convivendo com gente ignorante...
Verdade.
Já passei por isso.
Só existia 3 palavras no meu relacionamento, era sim, não e porquê.
Fiquei traumatizada😢
É triste, muito triste.😢😢😢😢
Verdade iracional, me vi numa situação assim, me sentia excluída de tudo, achava que eu era a culpada de tudo e o outro sempre me fazia sentir que eu era sempre a culpada. E somente agora que depois de tantos despezos e que vi que tinha um relacionamento abusivo. 😢😢. Hoje tenho consciência disso. E este canal realmente foi pra mim uma terapia. Marcos tenho muita gratidão ❤
Eu fico em silêncio no meu trabalho, para evitar interagir com pessoas que são bipolares (uma hora estão brincando e depois me dão patadas do nada). Cansada, muito cansada... Confio em Deus para sair dessa situação 🙏
Ja fiz muito isso! Graças a Deus saí dessa situação. Boa sorte! Logo você também sairá dessa.
Eu faço o mesmo, aí querem nos culpar. Se mantenha firme e não dê informações sobre sua vida!
@@larirodrigues580ele não está falando de situações assim e sim quem usa o silêncio como tratamento para punir, o que é de uma infantilidade imensa.
Mas no trabalho, o melhor é só falar sobre trabalho mesmo. Infelizmente os ambientes corporativos estão muito adoecidos e adoecendo...
É o orgulho das pessoas que as fazem colocar o orgulho à frente do amor.
Minha mãe fazia isso comigo demais. Desde criança ela faz isso. Cresci cheia de problemas de estima e etc, mas fui aprendendo. Hoje ela já quase não faz isso, porque além de me afastar bastante, aprendi a não dar mais confiança, não me importar. Pronto, diminuiu demais isso e quando ela tenta fazer não dá certo. É vida que segue.
Fui casada por 26 anos com uma pessoa que era desnecessariamente calado, nunca foi meu amigo, parceiro, nunca manifestou carinho ou afeto, apenas desejo sexual, virava pro lado e tchau. Existem silêncios patológicos e cruéis. Eu me sentia um nada.
26 anos ? Porque tanto tempo??
@@fernandamelo3086 Não sei ao certo, tinha dois filhos menores de idade, gostava muito dele mesmo assim, estou fazendo terapia pra sair da dependência emocional mas ainda está muito difícil. E o mais difícil é entender porque eu gosto de uma pessoa que me rejeitou durante esse tempo todo.
Dois Marcos Lacerda em um só vídeo!❤️❤️ Rir alto com o tal "infeliz". Aprendi a me silenciar quando, percebo que se falar, posso ser grosseira.. Quando fico calada aviso ao outro que preciso filtrar as coisas, para depois conversamos. Aprendi com você❤❤
Depende da situação, se for frequente, sim é infantilidade, mas se o silêncio vem sem ser parte da rotina, é devido ao esgotamento mental. Tem hora q cansa, falar, ajudar, arrumar e ouvir desaforo, isso vai roubando nossa energia, nosso psicológico. E é nesse momento de exaustão q prefiro me silenciar. Não uso e nem ajo como castigo, mas sim pra me reestabelecer emocionalmente.
É compressível. Talvez se chame embotamento emocional ou afetivo, onde simplesmente deixamos de comunicar e responder a estímulos sociais ou comunicativos por um momento.
Exacto
Às vezes dá preguiça de discutir!A gente se cala por pura procura por paz interior!
Mas ele não tá falando desses casos, gente. Está falando de quem fica calado pra punir o outro, em vez de comunicar o que lhe feriu
Meu casamento acabou pela falta de diálogo,eu falava sozinha até que cansei 😔
Isso magoa a nossa alma, já passei por relacionamento assim.... Mas vc tem que se valorizar e se amar em primeiro lugar, e agindo assim vc logo atrai pessoas melhores, e esquece o passado, viva o presente, vc é maravilhosa🤩🙏🙏🙏
O meu acabou sábado, fui questionar e tudo saiu do controle, ele pegou e foi embora.
Muita imaturidade! Adulto q n sabe lidar com suas frustrações
Com certeza ninguém aguenta uma múmia sentada no sofá, qdo abre a boca é pra criticar
@@thayanalisboa9394 Ele foi embora, feliz dele.
Fique triste não, nesse caso foi livramento de mas traumas e doenças psicológicas e até mesmo física
Vou comentar pois esse vídeo foi bastante significativo para mim, meu marido é assim, não gosta de dialogar, não pede opinião, e quando discorda de alguma coisa, no lugar de dizer fica emburrado; a mãe dele era assim. Conclusão, é um relacionamento cansativo, um desgaste emocional imenso, num tempo muito grande de convivência, sei que deveria terminar a relação, mas por vários motivos, me falta coragem e força.
Tamu junta
Muito bom seu vídeo Dr.
Tenho sofrido com isso há 33Anos.
E como tem me feito mal.
Chamo pra conversa para resolver e não adianta porque eu sempre tenho culpa de tudo. É muito complicado.
Obrigada por seu canal. Valeu.
Dr Lacerda... eu praticamente ESCOLHI me relacionar com os outros somente dentro do necessário exatamente por que não consigo lidar com crianças mimadas em corpos de adultos.
Estou agora lidando com a MINHA criança interna, que precisa muito mais dos meus cuidados.
Embora, de vez em quando, sinta falta de alguém, confesso que a cada dia descubro algo novo nos meus próprios "eus" e, assim, vou construindo meu ser integral.
E com esta sensação de integralidade, quem sabe eu não esbarro com alguém também em processo de integralização pessoal pra sermos dois ADULTOS juntos, construindo juntos e avançando juntos na vida?
Eu fui uma criança e uma adolescente meio agressiva. Utilizava o tratamento do silêncio em várias situações. Mas eu tinha fortemente a sensação de punir o outro e de que todo mundo era obrigado a saber oq estava me contrariando apenas pelas minha cara feia. Fiz muitas pessoas sofrerem e perdi amizades por isso. Graças a Deus com a terapia me ajudou a mudar e aprender a me comunicar melhor, mostrar o que estou sentindo de forma mais serena e resolver mais diretamente. Infelizmente hj estou do outro lado, recebendo o tratamento de silêncio de uma pessoa de mais de 30 anos q se comporta como eu me comprava com 15.
Discordo que o silencio seja sobre castigo. As vezes as pessoas dialogam uma, duas, três vezes e nada muda. Então, em minha opinião o melhor é o silêncio. O dialogo não é a chave de tudo, a compreensao é. Voce pode falar, falar, e falar se a pessoa nao tiver disposto(a) a compreender e buscar metodos pra resolver, voce vai esta apenas gastando toda sua energia e saude mental. Então, as vezes o silêncio é uma forma de proteção. Assim como ir embora tambem!
Exato
Penso que se não há mais como dialogar,então talvez seja hora de repensar se faz sentindo continuar o relacionamento.
Gosto muito dos seus vídeos. Acredito que quando duas pessoas que vivem um relacionamento, chega a edte ponto de se calar, já estao deixando de estar apaixonadas um pelo outro. O dialogo esclarece, e pode salvar uma relação., é melhor que arrastar um silrncio por dias, de forma improdutiva. Muito bom tema.
Não vou ficar em silêncio, pq não consigo,mas adoro seus comentários, vc é maravilhoso
Meu marido faz isso comigo, antes eu chorava ficava fazendo perguntas, hj eu fico na minha e trato ele bem, e ele volta como se nada tivesse acontecido 😅
Faço parte dos silenciosos até hj. Tomei consciência disso através deste vídeo e encontrarei uma forma saudável de lidar com isso. Obrigado amigo.
Eu ficava em silêncio quando havia discussão e eu queria refletir no que houve de errado que chegou aquela situação pra depois pedir desculpas ou reconhecer meus erros. Era um silêncio de reflexão (momento ficar comigo pra refletir e não falar coisas que pudesse magoar ou levar ao extremo). Mais ele nunca respeitou e ficava me impondo o tempo todo que eu pedisse desculpas e falasse que eu quem havia errado e que ele me tratou daquele jeito pq a culpa foi minha e que eu tinha que aguentar os xingamentos e acusações pq eu merecia ser tratada assim pela culpa ser minha. Dai que eu não sentia vontade de falar com ele ou admitir que errei em algo e etc pq ele ficava me perturbando pra validar a culpa em mim e ele inflar o EGO e se sentir o certo em tudo, era cansativo demais. Nunca conseguia deixar o passado para trás dentro de um desentendimento que muitas das vezes o problema foi conversado e explicado.. Pq ao que parecia ele nunca fazia nada pra que eu chegasse a um ponto limite de aceitar certas coisas. Ou seja eu quem sempre errada, a culpa era minha dele ter errado e ter me tratado mal e me agredido verbalmente todas as vezes ao ponto que fiquei doente severamente com crises de ansiedade pesadas. Eu estou tentando me encontrar até hoje. E o pior é que me sinto culpada e mesmo revisando toda a situação num relacionamento de 11 anos fico tentando entender pq todo diálogo sempre acabava em fúrias agressivas verbais vinda dele ao invés de entender que ele tbm teve erros e pedir desculpas e nos entendermos. Mais ele se comportava como se não tivesse defeito algum e que eu quem era a louca da relação. Nossa choro toda vez que lembro dos xingamentos e acusações infundadas!
O silencio me ajudou muito, por estas nao estou preso hj e ela resolveu procurar a felicidade bem longe de mim mas nao cair em suas taticas.
O melhor desse canal é o humor 😅😅😅❤ pq além do ensinamento ainda levanta nossa auto estima.
Obrigada Dr Marcos vc é uma dádiva de Deus na vida das pessoas q Deus te abençoe sempre ❤🎉
Seus conselhos me ajudam muito 😊
Vivi esse inferno no meu casamento por 10 anos, a maioria do tempo ele de cara fechada, não falava comigo, não tinha, bom dia, boa noite, nada...
Pros outros ria de orelha a orelha, mas pra mim só tinha desprezo, era horrível, me sentia um verme, sem valor algum, estava definhando, com muito sofrimento e dor no coração consegui sair disso, hoje vivo só com meu filho, depois da separação descobri que ele era pior do que eu imaginava!!!
E as pessoas sempre achando que a gente é a errada e achando que o alecrim dourado é muito gente boa..mal sabem o que aconteçe dentro de uma casa.entendo muito bem.😊
O pior é que isso me leva aí limite. Sou ansiosa então eu sofro muito e explodo e brigo. Brigo muito!
@@entremulheres8597 Passei por isso no meu casamento pois tbm tenho ansiedade e eu tbm sempre preferir o diálogo. Agora de um tempo pra cá q tenho ansiedade me sinto mal com esse tratamento. Agora estou separada
Passo por isso há 20 anos...
Gostei
Silencio pra castigar é relação tóxica!!
Nem sempre o silêncio é para punir , as vezes temos que nos calar, para tentar buscar uma saída, e entender o processo
Porém lembre se de que o outro não tem uma bola de cristal.
Eu uso o silêncio pois cansei de lutar
Fiquei por anos e anos sendo castigada pelo silêncio e pirraça alheia, tinha crise de ansiedade e uma angústia terrível. Me libertei disso e hoje estou numa plena paz!!
😮 Misericordia! Meu filho vive me punindo! E o pior ê que sempre acabo caindo na armadilha dele.😢
Gostei demais desse vídeo! Eu me reconheço uma pessoa que evita conversas que vão me colocar em lugar de desconforto e muitas vezes optava por esse tratamento de silêncio por causa disso. Graças à terapia e vídeos como este seu, eu tenho me policiado em relação à isso e comunicado mais aos outros sobre como estou me sentindo ☺️😘
É o meu caso, nas RELAÇÕES de afeto, amizade, sociedade, eu sempre precisei e preciso do meu espaço simplesmente, somente e exclusivamente para colocar minhas idéias no lugar, não pra chamar atenção, nada disso, o problema é que as pessoas não entendem, e as relações ficam pesadas, demandam muito da agente. ❤GRATIDÃO PELA OPORTUNIDADE!❤
Querido Marcos Lacerda, que bom ter tido a oportunidade de ouvir todos os seus ensinamentos. O seu canal é uma verdadeira ajuda a quem quer crescer emocionalmente. E eu que pensava que era forte emocionalmente e conseguia lidar com tudo o que me magoava. Mal eu sabia que estava somente a deitar para debaixo do tapete....e mais tarde tudo viria em forma de turbilhão e magoaria muito mais. O Marcos com o seu trabalho faz-nos pensar sobre as coisas . Muitas vezes depois de o ouvir, dou por mim a reflectir sobre os assuntos abordados e a traçar rumos. Muito obrigada por tudo o que tem feito. O seu canal, é autêntico serviço público. Não canso de direcionar as minhas amigas para lá.❤❤
Amo esse cara, passei por um momento difícil , e meu professor mandou o link dele, foi amor a primeira vista.
Gosto da forma que "pontua" as reflexões. São claras e precisas...😊🤗
Percebo que estar em um relacionamento não basta sentimentos, e sim sabedoria pra lidar..com as diferenças do outro e principalmente com o silencio.
Se a pessoa for um narcisista nem adianta vc ter essa tal de sabedoria. Você tem é que largar de mão e ir embora.
" Até o teu silêncio toca em mim. " Fiz um poema no qual coloquei essa frase. Descobri que o silêncio pode ser também uma forma de identificar sentir a indiferença do e desespero do outro, que na verdade tá pedindo socorro e chamando a atenção.
Verdade.
Quando isso acontece aqui, faço de conta que a pessoa não existe pra mim!
Marcos ,eu quero lhe agradecer por todos os seus vídeos, tem me ajudado muito em todas as áreas da minha vida. Vc é ótimo!parabéns!
Sou fã dos seus vídeos Marcos o que você ensina é o que realmente aprendeu e isso é muito importante para mim que tenho aprendido muito com você, só lhe tenho gratidão pela sabedoria que vem me passando. Obrigada por compartilhar seu maravilhoso trabalho comigo ❤❤❤❤❤
O universo foi bom comigo em se tratando de relacionamento amoroso 🙌
Os relacionamentos as vezes podem ser complidos mas o dialogo sempre é uma boa opção mesmo que para explicar o silencio, parabens pelo video.
Esse canal está como vinho, cada dia que passa só melhora. Parabéns Marcos e equipe. E muito obrigada por tudo! ❤
Muito bom vídeo...👍😍🥰🙋♀️🇵🇹
Maaaaaarcos!!!!
Sou generalista do audiovisual, edito, filmo, ilumino, carrego tripé... a lasqueira toda!
Amo seu conteúdo, e principalmente me divirto demais com suas inserções criativas!!!!
Tá precisando de alguém na equipe aqui em São Paulo não????
VAMO JUNTO!!!!
Acho esse silêncio do castigo, agressivo, maldoso, desgosto logo logo antes de me culpar
Quem ama cuida, não maltrata
Nem sempre o silêncio é para castigar o outro. Às vezes, depois de tanto falar e não ser ouvido; depois de falar e ouvir frases que invalidam nossos sentimentos, como "não precisava ficar assim", "não foi nada demais"; depois de falar e ser taxada como louca/surtada/exagerada, a gente aprende a ficar em silêncio, curar a ferida que foi causada, ressignificar a pessoa do agressor em nossa vida, sair de tela e não olhar para trás, e dane-se o castigo do outro.
Silêncio não se confunde com imaturidade, não. Muitas vezes silêncio é sabedoria e autocuidado.
Esses castigos são tão cansativos, vai criando uma distância entre as pessoas fica um clima bem chato, e a gente fica tentando adivinhar oq está acontecendo e nada se resolve.
Até quando eu mandei p inferno mesmo😂 depois de 45 anos😂
Nunca tente entender, a pessoa que faz isso não importa nem um um pouquinho com vc.
Adoro seu conselhos , vc me inspira melhorar obrigada
Amei a cena. Você sabe tudo, porisso que sou sua fã. 😘👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sou grata a Deus pela sua existência...aprendo e vivo seus conselhos...❤❤❤
Tem gente louca. O dia todo amaldiçoando e reclamando. O silêncio pode ser para sobreviver .
Eu já fiz de tudo.Falei,discuti,pedi,cheguei até suplicar,não resolveu nada!Então,cansei.não falo mais nada.Não é castigo,não é punição,simplesmente desisti da minha relação com meu marido.Moramos juntos por causa das despesas da casa e por minha filha.
Estou na mesma situação.
Estou vivendo isso.Estou casada uma semana e não dormi junto, estou na minha casa e fui falar dessa realidade e ele se calou, continua dormir com o cachorro e eu estou na minha casa...ele é mais velho que eu 65 anos, eu com 54... Então acho que estraguei minha vida porque eu canto na igreja e ele sabia que o sacramento é minha vida e casei só na igreja por causa das nossas pensões... então estou pensativa, porque ele é um homem bom,mas muito difícil...sigo meus dias cuidando da mãe que ficou cega... tenho 2 filhos adultos terminando a faculdade e eu sou uma pessoa alegre, carismática, faço academia pra ficar bem e eu queria não estar vivendo isso...tantas pessoas falaram pra eu não casar porque existe uma diferença de personalidade entre nós muito grande..moral da história: Vou continuar a sonhar com alguém que queira viver os meus sonhos comigo. Obrigado querido por tanto.e ajudou muito ouvir suas palavras ❤
Mario você e um presente de Deus com sabedoria na terra. Pra ajudar muitos
O pior quando vc é ferido pela pessoa, vc diz que está em um momento de inflexão e quando está pronto a conversar a pessoa, mesmo após te ferir devolve com o silencio da mesma forma.
Conclusão: melhor ficar em casa sozinha do que lidar com os outros.
😂
😂@@patidaudt3991
😂😂😂😂
Entendo que é impossível tratar as razões/origens de todos os tipos de silêncios existentes nas relações em minutos... Ótimo vídeo! Minha mãe sempre usou de silêncio comigo e minhas irmãs... Quando criança e adolescente, eu entendia aquele silêncio como "ela está brava comigo ou com meu pai" ou "fiz algo errado"! O tempo passa, a gente vai amadurecendo, estudando, lendo, observando os outros e a si mesmo com maior capacidade crítica embasada... Sempre achei minha mãe estranha (e comentava com minhas irmãs), mas nunca soube dizer o que exatamente era aquilo. Foi durante a pandemia que descobri sozinho que minha mãe é narcisista oculta: fiquei 1 ano pesquisando o assunto diariamente por 4/5 horas: é um.choque! Desde 2020 estudo o narcisismo patológico e continuo estudando. Logo começo terapia e espero que minhas irmãs também. Avisei minhas irmãs o que descobri e, tanto pra mim quanto pra elas, os silêncios da nossa mãe (genitora) faz sentido agora... conseguimos nomear o que vivemos! Minha mãe continua com o mesmo comportamento aos 70 anos. Hoje vejo o quão cruel é tratar uma criança com silêncio: é como vc colocar uma venda nela e rodopia-lá: ela não vê o que está acontecendo e perde a noção/referência de onde está e sobre o que está acontecendo... Vejo minha mãe tratando meus sobrinhos (os próprios netos dela) de 7, 5 e 3 anos com um nível de silêncio cruel que nem um adulto entende e saberia lidar. Hoje minhas irmãs sabem que é saudável manter distância da mãe (e avó) porque narcisismo patológico é um transtorno de personalidade e não um transtorno mental... ou seja, o narcisista patológico não tem "cura" e, provavelmente, o narcisista não aceitará entrar em terapia... quem tem um pai ou uma mãe assim sabe o labirinto de dor que é e sabe do peso das sequelas que ficam. Infelizmente a nossa sociedade (mundialmente falando) romantiza a maternidade, mas nem toda mãe é amorosa e acolhe as emoções dos filhos (e netos). É difícil d+ pq vc, estudando, entende que o adulto narcisista patológico desenvveu essa personalidade por conta da forma que foi criada... minha avó, mãe da minha mãe, é a clássica narcisista perversa... Tudo bem complexo! Mesmo que vc não tenha um pai ou uma mãe com TPN (Transtorno de Personalidade Narcisista), pesquise sobre o tema... é válido e vc poderá identificar outras pessoas assim ao seu redor e alertar quem convive com elas. Cuide-se... acolha sua criança interna e melhore seu amor-próprio... Existe vida pra ser vivida! Feliz 2024 pra quem lê esse desabafo! Procure e viva a paz... e não permitam nenhum tipo de injustiça (principalmente com as crianças)...
Mds!😢...a violência, abuso, em várias formas...
Vc foi valente e inteligente pra procurar estudar e entender....será libertador pra vc e suas irmãs! Parabéns!
Oi Marcos eu assisto muito vc e aprendo aprendo muito vc não imagina o quanto vc me ajuntou
Excelente reflexão!!
A pior coisa é ter que ficar implorando pro outro dizer o que está pensando. E assim, a gente acaba implorando pra ouvir críticas e insatisfações muitas vezes injustas. O mal de cada pessoa é não esforçar-se pra amadurecer. Há que se ter muita inteligência emocional numa relação!
P.S. amei sua camiseta, Marcos!!🐶