POR ISSO USO CORDA 009 AFINADA 1/2 TOM ABAIXO | Artur Menezes | Starling Cast

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • "TEM ESSA LENDA DE QUE CORDA MAIS PESADA É MELHOR"
    Veja o episódio completo aqui: • CARREIRA INTERNACIONAL...
    Contato para publicidade: MateusStarling@gmail.com
    -----------------------
    A maior escola virtual para guitarrista do Brasil: www.StarlingAc...
    -----------------------
    Sobre Artur Menezes:
    Radicado nos Estados Unidos desde 2016 em Los Angeles, Califórnia, o guitarrista, cantor e compositor Artur Menezes vem deixando sua marca na cena Blues Rock mundial.
    Seu estilo psicodélico, pesado e groovado, mesclado às suas raízes brasileiras nordestinas, adicionam um sabor único à mistura e distinguem ainda mais sua forma de tocar das de seus contemporâneos.
    Em 2023, Artur foi indicado pela revista Guitar Player EUA nos “21 Melhores Novos Guitarristas de Blues”, sendo o único brasileiro na lista. No mesmo ano lançou seu novo trabalho “AM/FM” através do selo Round Hill Records e fez turnês na Europa, Estados Unidos e Brasil.
    Agora em 2024, Artur vem excursionando os EUA ao lado de Eric Gales, Christone "Kingfish" Ingram, Buddy Guy e Kenny Wayne Shepherd e acabou de chegar de sua headliner turnê na Europa, apresentando o seu mais recente show e repertório do album “AM/FM”.
    Instagram Artur Menezes: / art_menezes

КОМЕНТАРІ • 52

  • @charlyssonsousapereira9444
    @charlyssonsousapereira9444 7 місяців тому +15

    tive a oportunidade de ver um show do Artur aqui na minha cidade ( Quixadá CE ) Tem uns anos já, mas fiquei fã de cara do cara.

  • @LeurisonSantanaCosta
    @LeurisonSantanaCosta 7 місяців тому +5

    Esse cara é uma enciclopédia do blues slc

  • @pbgoncalves4
    @pbgoncalves4 7 місяців тому +4

    As escalas com raio 7 1/4 (Vintage specs) são naturalmente mais difíceis de regular, e ficam com os saddles naquele formato da escala arredondado , porém todos na horizontal, como podem notar ... e também a ponte dele está apenas um pouco mais elevada, pouca coisa (flutuante), e não apoiada ao corpo (Deck) evitando trastejamento da miizinha. Tenho uma parecida, mas depois que vc acostuma é show de bola. Varias custom shop tem raio 9,5 ou composto para facilitar o ajuste. A Fender lançou a linha Vintera 2 que tem raio 7 1/4 é a mesma coisa

  • @andrebpt
    @andrebpt 7 місяців тому +4

    Artur toca muito

  • @HelinhoDuka
    @HelinhoDuka 7 місяців тому +3

    Muito legal o que ele fala sobre a definição das notas com cordas mais leves e FUZZ!!!

  • @f-guitar1630
    @f-guitar1630 7 місяців тому

    Matou a pau Arthur!!!! Mestre dos mestres !!! Tooooop demais!❤❤🙏🙏🙌🙌🙌🙌🙌👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @emanoelmirandadasilva8593
    @emanoelmirandadasilva8593 6 місяців тому

    Essa questão da ferrugem de corda por causa do suor, creio que deva estar relacionado ao ácido úrico, conheço uma pessoa que tinha o mesmo problema.

  • @alexandrecaxito9101
    @alexandrecaxito9101 7 місяців тому +1

    sensacional, gente fina o Arthur

  • @canastracast
    @canastracast 7 місяців тому

    O cara é muito sensato. Não sou guitarrista, mas entendi os conceitos

    • @patrikmetal9375
      @patrikmetal9375 7 місяців тому

      Uma coisa é entender os conceitos, outra coisa é ser músico, guitarrista e testar durante muito tempo vários tipos de cordas. Experiência é muito diferente de conceitos.

  • @MarkoFrey
    @MarkoFrey 7 місяців тому

    Eu uso .010 afinada um tom abaixo na minha Memphis MG-52, e .011 afinado um tom e meio abaixo na minha Memphis MGM-100.

  • @helseygouveia6416
    @helseygouveia6416 7 місяців тому +1

    Sensacional.

  • @belem653
    @belem653 7 місяців тому +1

    rapaz e uma guerra esse assunto hein, sou 011, mas queria me liberta disso...rsrs...com certeza esse assunto de bitola de cordas vai entrar em todas as pautas do programa, e necessário que haja esse amadurecimento...na verdade eu acredito que quando Steve Vai aparecer no seu programa e falar sobre esse tema, com certeza teria mais aceitação... '' os de casas não tem tanta honra'''...mas acredito em tudo que foi mencionado nesse trecho da entrevista

  • @marcelmarcioni5215
    @marcelmarcioni5215 7 місяців тому

    FALOU TUDO !!!

  • @giambarbaa100
    @giambarbaa100 7 місяців тому +1

    Essa pegada que ele diz do SRV, o Bend, se ele fizer numa de raio 14", ficará top, pq eu faço na minha Yamaha Strato( Pacífica) e sai bacana e sem esforço........

  • @eigonguitartech
    @eigonguitartech 7 місяців тому

    Encordaento 0.09 meio tom abaixo... como moda pega rápido!

    • @iagobroxado
      @iagobroxado 7 місяців тому +1

      Como pode ser moda se esse tipo de encordoamento existe à décadas?

    • @eigonguitartech
      @eigonguitartech 7 місяців тому

      @@iagobroxado Sobre a moda eu me refiro a essa onda de que esses encordamentos são iguais ou melhores as bitolas maiores e isso é mentira, é fisica pura! O que rola é que muita marca nacional esta com milhoes de encordamentos nessas bitolas estocadas e ficam fazendo os artistas patrocinados baterem na tecla que essas bitolas são o quehá de melhor; abre o olho amigo, o comércio não perdoa ninguém!

    • @iagobroxado
      @iagobroxado 7 місяців тому

      @@eigonguitartech Entendi a conspiração

  • @iagobroxado
    @iagobroxado 7 місяців тому

    Seymour Duncan: é a MJ (Maricela Juarez) quem faz parte dos captadores custom shop (Junto com o próprio Seymour).

  • @maxcavalera2006
    @maxcavalera2006 7 місяців тому +5

    Arthur tocando blues nós EUA é igual um americano tocando cavaquinho em roda de samba no Brasil.

    • @helviscelulares9774
      @helviscelulares9774 7 місяців тому

      vc tem coragem de criticar um =mostro desse, vc é muito sem noção , ou muito idiota

    • @tigeri9384
      @tigeri9384 6 місяців тому

      Se sabe tocar, ta jóia

  • @PedroEvil12
    @PedroEvil12 7 місяців тому +1

    MJ o nome da senhora que enrola na Seymour Duncan

  • @gabrielnava1885
    @gabrielnava1885 7 місяців тому +1

    Lembrando que a strato do stevie tinha o raio 12 ou 14

  • @pbgoncalves4
    @pbgoncalves4 7 місяців тому +1

    Raio 12 são as modernas Ultra, para quem quer fritar na guitarra ..., nada a ver com a proposta dessa guitarra vintage 60, inclusive na sonoridade e estilo Blues!! ótima entrevista !! Parabéns aos dois !!! ABS Paulo

    • @tigeri9384
      @tigeri9384 6 місяців тому +1

      Exatamente, me dá uma dor no coração ver Review de guitarras vintage originais ou reedições, e os caras fritando nelas, ao invés de tocar algo mais melódico e condizente com a Era da guitarra.

  • @brunofigueiredo6697
    @brunofigueiredo6697 7 місяців тому +9

    Interessante a nova moda das cordas finas, parece que tem alguém querendo convencer os guitarristas que o bom e o certo é tocar com calibre fino. A questão da fundamental deveria ser o contrário do que foi exposto, quanto mais grosso o calibre mais fundamental você ouvirá e menos brilho haverá. Quanto mais fina a corda mais a ação precisa ser alta para que as cordas tenham espaço físico para vibrar, então é um meio termo entre a facilidade e a sonoridade desejada. Use cordas 08 em uma archtop jazz e ficará nítido que o instrumento soa magro e sem sustain, já em ma guitarra sólida isso varia dependendo do estilo e necessidade de se fazer bends. Tommy Emmanuel toca com 012 em violão corda de aço, e não consegue tocar com nada abaixo disso. Joe Bonamassa toca com 011 ou 010 dependendo se é escala Gibson ou Fender. E por aí vai...

    • @nevadacorretor
      @nevadacorretor 7 місяців тому +6

      Uma coisa é certa, do ponto de vista do conforto é mais fácil tocar com corda fina, mas do ponto de vista do equilibrio e controle, não.
      Um guitarrista menos experimentado se dará melhor com cordas de maior calibre, mas um guitarrista com a mão mais apurada consegue ter boa performance com calibre leve, porque não precisa do "freio" de uma corda pesada. É o benefício da técnica em nome do conforto, uma justa premiação pra quem estudou mais.

    • @brunofigueiredo6697
      @brunofigueiredo6697 7 місяців тому +1

      @@nevadacorretor Claro, agora tudo faz sentido! O Stevie tocava com 013 porque era ainda iniciante e não tinha estudo o suficiente, aí com o passar do tempo foi se aprimorando e baixou o calibre. Já o BB King coitado nunca se se aprimorou e continuou em 010, o Tommy precisa de muito freio por isso toca com 012, imagine se baixar o calibre... Não tinha pensado nisso, valeu!

    • @brunofigueiredo6697
      @brunofigueiredo6697 7 місяців тому +2

      @@CaioAlves-vk1xf Bobagem... Esse assunto é internacional, pergunta pro Mateus de onde ele tirou a ideia de usar 08. Ninguém usa corda pesada para provar coisa nenhuma, no passado não havia nem calibres leves pra se usar. Dificilmente um jazista usa cordas mais leves que 011, veja o Martin Taylor ou o Tim Lerch, veja o Scofield, de 011 pra cima. E sobre afinação é muito mais fácil afinar com calibres mais pesados, aqui temos o inverso, o sujeito querendo provar que consegue afinar com cordas finas.

    • @nevadacorretor
      @nevadacorretor 7 місяців тому +3

      @@brunofigueiredo6697 Eles tocavam com calibre alto porque gostavam da sonoridade, nada a ver com saber mais ou menos. Seja como for, não desmente o que eu falei, tocar com corda leve exige uma mão mais apurada, goste você ou não.

    • @brunofigueiredo6697
      @brunofigueiredo6697 7 місяців тому +2

      @@nevadacorretor Lógico que tocavam assim porque gostavam, isto é o óbvio. A conexão que você faz é sem sentido pois um iniciante conseguirá tocar com muito mais facilidade com cordas leves do que pesadas. Quem começa a tocar não tem desenvolvimento muscular ainda o que torna muito mais fácil começar com calibre leve e gradualmente subir caso deseje.

  • @abnerhassenbelleicherene6750
    @abnerhassenbelleicherene6750 7 місяців тому +2

    Calibre menor distorce mais. E guitarra braço claro fica boa c cordas grossas

  • @gustavopinha233
    @gustavopinha233 7 місяців тому

    8:39 - Deve ter algum parentesco com o Rory Gallagher

  • @fredaxtpor
    @fredaxtpor 7 місяців тому +3

    só entendi o fuzz depois dos 40 de idade!

    • @thiagossouza2580
      @thiagossouza2580 7 місяців тому +3

      Estou com 40 e ainda não entendi. Hehehe

    • @fredaxtpor
      @fredaxtpor 7 місяців тому +2

      @@thiagossouza2580 o fuzz dá uma "cremosidade" no som. E quando o volume não está no máximo, a guitarra ganha uma dinâmica interessante.

  • @diegosilvavasco
    @diegosilvavasco 7 місяців тому +2

    Então é berimbau

  • @mourablues
    @mourablues 7 місяців тому +1

    Me perdoem a sinceridade, mas a galera que usa cordas leves andam com muito mimimi.