@Renan Alves, que bom que você curtiu minha narração e interpretação. Eu tenho um carinho especial por esse conto. Assim como o da Criatura Dócil. Obrigado por teu incetivo e comentário. Um grande abraço.
De longe (mas de muito longe mesmo) a melhor narração de um dos textos mais brilhantes da literatura. Fez jus à grandeza de texto de Dostoievski. Parabéns!
A leitura de Dostoievski deveria ser obrigatória nas escolas do mundo! Certa vez Machado Assis disse aos amigos: "vocês me elogiam, mas não chego nem a 10% daquele louco russo." Reza a lenda que durante as gravações do filme Uma Odisseia no Espaço, Kubrick (diretor) estava lendo Crime e Castigo de forma descompromissada mas ele teve que atrasar as gravações em uma semana porque não conseguia parar de ler o livro. Durante a primeira guerra mundial muitos soldados russos, mortos em combate, foram encontrados com uma edição de bolso do livro O Crocodilo.
Nossa! Pensava exatamente nessa relação poderosa entre os mestres do romance. Não dá pra definir a exposição dos personagens de Machado, ou Dostoievsky como meras descrições. Vai muiiitooo além!
Confesso que nunca fui admirador de Literatura Brasileira. Após Dostoiévski e, depois, Camus, não li mais autores brasileiros. Com todo o respeito: a diferença é brutal.
@@cesardaia4912, espero que leias no idioma de origem, porque traduções, muitas vezes, podem ser bem diferentes dos originais. Existe a subjetividade do tradutor. Eu cheguei a lei um livro anos atrás, que todos diziam ser maravilhoso. Eu li depois de muito tempo. Nunca foi tão difícil ler um livro onde o tradutor compunha as frases tal qual o idioma original em alemão. Eu precisava voltar e reler muitas vezes, porque a construção frasal era bastante complicada para mim. O livro que todos diziam ser maravilhoso, para mim não significou nada. A não ser um livro chato e cansativo de ler.
@Marlon, cara, obrigado por teu comentário. Na época em que foi gravada, faz uns bons 6 anos aproximadamente, foi feita em casa. Eu estava aprendendo a utilizar softwares e equipamentos de áudio. Foi o meu segundo audiobook. Vc dizer isso pra mim é um baita elogio. Só posso mesmo agradecer do fundo do coração. Mesmo sendo um estúdio improvisado e sendo um iniciante, ainda aprendendo como agora, acho que consegui um bom resultado. Quando consegui recuperá-lo da plataforma em que ele estava, tentei dar uma melhorada tanto na edição do áudio em si, como na parte técnica. Um grande abraço e um ótimo 2021.
@@marcopolo1765, fico tremendamente agradecido. Na época que gravei, não entendi nada das questões que envolvem a pós produção de áudios. Assim fico contente demais com teu comentário. Um grande abraço.
Um dos melhores escritores que já li. A obra de Fiódor Dostoiévski é apaixonante, não li toda ainda. A primeira foi Crime e Castigo, depois O Jogador, Os Irmãos Karamázov...recomendo a todo ser humano que gosta de ler...parabéns ao Canal pela iniciativa...
Confesso que há tanto tempo queria ter lido este livro, mas ainda não terminei outra leitura grande que faço e não quis começar este livro antes de terminar a outra, no entanto com dias ociosos sem o livro grande do qual estava lendo etampouco sem esta obra em mão, resolvi então pesquisar se havia o áudiobook desta obra. Que achado maravilhoso, que voz de tão profunda e eloquente me guiou de forma fenomenal pela história. Dostoievski têm se tornado um autor predileto das minhas última leituras. Grata sou pelo seu imenso e belo trabalho!
@wilzabarreto6892 o mais fácil é via PIX. Por menor que o valor seja, o que vale é a intenção e o valor vem integral pra mim. As outras formas sempre vai um bom percentual para o UA-cam. Se vc der um VALEU DEMAIS (que é o símbolo de um coração) quase 50% vai para a plataforma. O pix é meu e-mail. Tem tanto no banner de canal como no card de contato antes do áudiobook começar. Mas só vc curtir, deixar seu comentário já é de grande valia para mim. Por isso, não se preocupe. Só essa sua intenção é de enorme valia para mim, Wilma. Grande abraço e obrigado mesmo.
Da a impressão que Dostoievsiky era depressivo, tão bem ele a descreve nesse conto .... mas é muito mais que simplesmente isso, ele é intenso e profundo.... trecho: “Como é difícil ser o único que entende ... quanto mais eu aprendia, mais completamente eu entendia que era ridículo”
@Sueli Aguiar, talvez até fosse. De qualquer forma, ele é um grande conhecedor da alma do ser humano. Realmente intenso e profundo. Eu gosto demais do que ele escreve. Muito obrigado por teu comentário. Um grande abraço. obs. se puder, escute Uma Criatura Dócil.
@@SueliAguiarH , Criatura Dócil foi meu começo como narrador de audiobooks. Foi o primeiro. Tenho um carinho especial por ele. O Homem Ridículo foi o segundo trabalho. O carinho é tão grande quanto. Obrigado mais uma vez.
Sueli, comecei a ler ontem um livro dele e agora encontrei essa narração e senti a mesma coisa. Me parece que ela tinha essa "tendencia" a tristeza e depressão. Ainda nao conheço tão bem o escritor até porque comecei ontem, mas vamos ver até o final.
@Veruska Literal, Dostoiévski é realmente impressionante dentro conhecimento do ser humano. Quanto a narração, muito obrigado pelo teu elogio e comentário. Aliás, os comentários aqui no canal são super importantes pro crescimento dele. Fico muito contente que vc tenha gostado. Um grande abraço.
Bom dia ou boa boite Carlos, gostaria de te agradecer por esse trabalho incrivel, tenho passado por algum processo depressivo eu não sei exatamente oque é, mas tudo tem sido custoso, escovar os dentes... lavar o rosto. Entao passo maior parte do meu tempo deitado, e então acabo ouvindo muitos podcasts e acabei encontrando esse, o seu. Demorei uns 3 dias pra ouvir por inteiro esse em especifico, pois sempre acabava dormindo ou seila, mas enfim, quando terminei foi umas das poucas coisas que me permitiram se sentir vivo, lembro que naquele momento pensei como podia ter vivido tanto tempo se ouvir isso, agora um pouco melhor, sempre volto quando quero revisitar aquele sentimento. Muito obrigado mesmo pelo trabalho.
@jhontravo13, espero que estejas melhor. buscar um acompanhamento psicológico sempre pode ajudar. essas coisas são portas para a depressão e temos que nos cuidar emocionalmente, pois acaba afetando o nosso físico igualmente. sei bem o que sentes. consigo pereber poi, vezenquando, me sinto assim. mas tento luttar contra e me fortalecer emocional e espiritualmente. que bom que esse audiobook te ajudou e fico feliz que minha narração deste conto tenha te deixado melhor. é dia a dia mesmo, meu querido, e é preciso que nos esforcemos para melhorar mais e mais, dia a dia. obrigado pelas tuas palavras e pela confiança em se expor. a vida é mais, saiba disso. apesar dos percalços que ela nos oferece de tempos em tempos. sigamos em frente. não podemos ficar parados. força pra ti. um grande e fraterno abraço.
O seu canal é um grande achado. Uso muito audiobooks, pois dirijo na estrada todos os dias. É uma forma de me relacionar com a literatura. É difícil encontrar narrações de qualidade como a sua. Parabéns!!!
@Rafael Martins Nascimento, coisa mais boa saber disso. Você nem imagina o quanto. Obrigado pelo elogio em relação à qualidade do meu trabalho. Um grande abraço pra você.
@@CarlosEduardoValente Ele só disse a verdade ...Amo audiobook e narrações com voz humana desse nível são raríssimas Prefiro até as eletrônicas Acho que encontrei uma menina ......essa aqui ua-cam.com/video/6QO9LRMVaiY/v-deo.html
@Emanuelle Almeida, muito obrigado. estufei o peito agora com teu elogio. estou brincando) mas retornos assim me deixam muito contente. obrigado de coração.
Obrigado. Eu curei minha depressão com esse conto. Curei quando entendi assim como o homem ridículo que eu sou meu próprio demônio. Meu Deus como pode um conto dá tanto conforto. Obrigado
Nunca pensei que fosse curtir tanto Dostoiévski em forma de audiobook como aconteceu. Fico imensamente grato por experimentar doces arrepios provocados pelo belo trabalho de locução. Sucesso para todos os envolvidos. Sintan-se abraçados.
Li esse conto mas com a voz do Carlos com o recurso audio visual a tornou mais emocinante , a anarrativa com muito mais emoção, principalmente no trecho da gatotinha, o paraíso , quando o protagonista acorda do sonho.🥲 Parabêns Carlos, só a arte da literatura e sua linda voz para no tirar da nossa realidade que muitas não tão boa, que nos transporta para o transcedental.
@FAMILIA VALENTE, eu quem agradeço por esse comentário. talvez até sejamos da mesma família, não é mesmo? embora tem muitos VALENTE que nem são parentes. Que bom que vc gostou. Mais uma vez, obrigado.
O senhor deve mesmo editar uma chave Pix, pois tão valioso é seu trabalho.Quando Realizo tarefas que não preciso empregar muito raciocínio, são horas perfeitas para ouvir audiolivros. Meus agradecimentos a todos narradores.
@user-wy6he2hr4r, muito obrigado pelas tuas palavras. agora, eu não sei o que seria editar uma chave PIX, meu pix é meu email: carlao50@gmail.com. Creio que nesses audiobooks mais antigos ela não apareça. Nem pix existia na época heheheh Nos mais atuais ele aparece no banner o canal e no car onde aparece meu contato. um grande abraço pra você.
A narração mais perfeita da internet, trabalho PRIMOROSO! Um dos livros mais brilhantes do amado Dostô! 😍 " Pois, se você uma vez conhece a verdade e a enxerga, então sabe que ela é a verdade e que não há outra e nem pode haver, esteja você dormindo ou vivendo". [...] “Levantei as mãos para o alto e evoquei a verdade eterna; nem cheguei a fazer isso, e comecei a chorar; um êxtase, um êxtase desmedido elevava todo o meu ser. Sim, a vida e-a pregação! Naquele mesmo minuto decidi que iria pregar, e é claro que pelo resto da minha vida!” [...] “Porque eu vi a verdade, eu a vi e sei que as pessoas podem ser belas e felizes, sem perder a capacidade de viver na terra. Não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos homens. E eles, ora, continuam rindo justamente dessa minha fé. Mas como vou deixar de acreditar: eu vi a verdade-não é que a tenha inventado com a mente, eu vi, vi, e a sua imagem viva me encheu a alma para sempre. Eu a vi numa plenitude tão perfeita que não posso acreditar que ela não possa existir entre os homens”. Tem muitas citações maravilhosas!
Dostoiévski provavelmente ficaria lisongeado vendo sua obra sendo narrada de uma forma tão bela e emocionante. Parabéns pelo seu ótimo trabalho. Conheci seu maravilhoso canal esses dias já sou mais um inscrito e, com certeza, irei maratonar esse canal. Obrigado!
@adrian86, uau! que sinto honrado com tuas palavras nesse comentário que deixaste. só posso agradecer e igualmente por teres descoberto o canal e que tenhas gostado do conteúdo que trago pra vocês. volto a dizer, muito obrigado e um forte abraço pra ti.
Quero expressar aqui meu sincero agradecimento pela oportunidade de conhecer essa magnífica obra, e também parabenizar essa locução perfeita e que realmente nos envolve ,nos transportando ao mundo do : sonho de um homem ridículo ! Muito obrigada mesmo
@lucfernandess, que bom, meu querido. este conto mexe com a gente nesmo. fico imensamente feliz que, vezenquando, voltes ao canal para refletires. Feliz Natal e um ótimo ano de 2025. Grande e forte abraço.
@Ogmios Seaculum, muito obrigado por teu comentário. Que bom que você curtiu e deixou seu comentários. Sempre muito importante ter retornos como o teu. Um grande abraço.
@Isabelle Santos, enquanto psicólogo (sou formado em Psicologia) tenho que concordar contigo. Sempre digo que Dostoeivski é um grande conhecedor da alma humana. Muito obrigado por teu comentário. Um grande abraço.
@Gilson Melo, obrigado de coração pelo teu retorno. Sempre importante pra mim. livro é realmente muito bom. Narrar o mesmo foi de um prazer imenso. Só uma coisa: não sou professor (risos). pode me chamar de Carlão. Grande abraço.
@@helderalbertodebritto1479 , realmente não sou professor. artista... é! até dizem que sim. eu, às vezes, me digo que já fui. risos. muito obrigado mais uma vez. um grande abraço.
Nada supera a leitura, porque o leitor tem o privilégio de viver cada personagem da obra, porém sua interpretação é impecável e digna de aplausos, parabéns!!!
@Edson Clemente Filho, muito obrigado por teu comentário. Tens toda a razão quando falas da leitura de uma obra. Porém, cabe lembrar, que as narrações são feitas, igualmente, para aquelas pessoas que tem dificuldades parciais ou inteiras de visão. Por isso, me esforço ao máximo para promover um imersão na narração e interpretação dos texto que narro. Eu agradeço imensamente os teus elogios e espero que mais comentários teus apareçam em outros textos que narrei. Um grande abraço e Feliz 2022.
parabéns, que narrativa linda, me emocionei. pessoas que dedicam seu tempo para nós agracia com esse poema lindo. muito obrigado, parabéns pelo seu trabalho. fala aqui um cara sem muita cultura, com sede de aprender, as eu sou esse ser ridículo.
@Isac Jedi, somos todos um pouco esse homem ridículo. teu comentário é muito importante. que bom que te emocionaste. cultura todos temos: a nossa, a do nosso círculo familiar, do nosso entorno social. isso é cultura igualmente. aforma, o jeito que aprendemos a fazer as coisas, a comida que nos ensinam a fazer, as histórias que são contadas e perpetuadas boca à boca. isso é a nossa cultura. o resto é aprendizado. e se tu tens sede de aprender, melhor ainda, meu querido. não se subestime tanto. fico feliz demais que posso servir de instrumento para aumentar esse teu saber e aprender. um grande e forte abraço.
@Davi Kawakami, só posso te agradecer e muito por esse teu comentário e saber que os audiobooks estão chegando aí, do outro lado do mundo. Sempre bom demais sabermos o alcance do nosso trabalho. Mais uma vez, muito obrigado, Davi.
Não sei como começar a expressar tudo o que está fervilhando em mim. Nossa. Já li alguns livros do Dostoiévski, mas esse? Poeta, sonhador, utópico? Sempre o vi como um realista, um escritor da alma humana. Isso me chocou e deu muito o que pensar. Minha nossa, que maravilha de texto. Se eu gostava dele, agora mais ainda. Emocionou e causou uma confusão de sentimentos nessa leitura, ouvir essa narração completou a confusão de sentimentos. Muito bem barato, elevação da voz, dramatização extrema, temperou o texto na medida certa. Muito obrigado pela experiência. E Dostoiévski? Quem sou eu pra falar dele, falo de forma errônea, o que sinto através da leitura do que ele escreveu, não me atrevo a dizer mais que isso, seria injusto e supérfluo. Só tenho a dizer, parabéns pelo bom conteúdo. Combinação perfeita, texto bem escrito e narração bem feita.
@Robson Matreiro, fico também sem saber como me expressar após este teu comentário. Só consigo te agradecer muito por tuas palavras tão intensas. Fico feliz demais. Um grande abraço.
Se der pra ter o disparate de imaginar a voz na cabeça do Dostoiévski acho que seria esse tom da narração, raiva, desdenho, surpresa e medo com o novo e sensibilidade de pressentir que aquilo na verdade não é tão estranho assim. Essa mistura de passado presente e futuro, como era bom, como foi mudando e como estão tão ruim as coisas. Esses laços, essas conexões, causam espanto e uma leve ponta de realidade que é impossível não ver verdade nisso. Estamos falando dum texto de quase 150 anos, muito antigo, e serve como realidade hoje. Nunca tive a experiência de ouvir uma leitura dos textos do Dostoiévski, essa foi a primeira e muito boa experiência por sinal. Não falo com demagogia, quando digo que a narração temperou na medida certa o texto.... Parabéns.
@@robsonmarreiro1395 , eu penso que ele é atualíssimo nas colocações dele.Como vc disse e eu costumo dizer, Dostoiebisly é um profundo conhecedor da alma do seu povo e do ser humano como um todo. Acredito que, por isso, nos toca tão profundamente. É! As coisas estão ruins. A impressão que ele anteviu, porque se evoluiu muito tecnologicamento desde esse 150 ano passados. Mas o ser humano, esse é difícil de mudar. Mas seguimos em frente, tentando fazer a nossa parte, tentando mudar nossos paradigmas, ainda acreditando que se possa mudar para melhor. Mais uma vez, muito obrigado.
Muito obrigado pelo momento " a sós". Esta foi a minha primeira experiência com Dostoievski e de facto ele foi um verdadeiro tradutor da condição humana, fiquei entusiasmado por mais.
@Diogo Alves, que lindo este teu comentário. Gostei demais. E que bom o que este momento "a sós" com ele te propiciou. Muito obrigado e um grande abraço.
@thiagofernando2733, que maravilha. daqui a pouco saberás o conto de cor e salteado, como se dizia quando eu era criança. fico muito contente, Thiago, em saber que voltas a escutar sempre que podes. muito obrigado de todo o coração. Feliz Natal pra ti. Grande e forte abraço.
@diario_medieval, ele mexe mesmo muito com a gente. ficamos sem ter o que dizer mesmo. que bom que vc gostou e deixou seu comentário. fico muito contente com isso. um grande abraço.
Tenho tantos livros para ler para a faculdade que já estava ficando louco, até encontrar o canal no Spotify. Estais salvando-me de mim mesmo. Belo trabalho, obrigado!
@Breno Reis, tanto no Spotfy como aqui. Só que lá é AUDIOBOOKS Livros Contos Poemas. Só que por aqui eu mantenho uma maior intereação com as pessoas. É uma pena que o Spotfy não faça essa interação. Que eu gosto demais. Porque aqui fico sabendo realmente quem escuta por causa de comentários como teu e também fico sabendo quem escuta por lá. Que bom que estás acompanhando e que bom que estou te salvando de ti mesmo. Risos. Obrigado pelo teu comentário. Nem sabes como ele é importante para mim. Estou um pouco parado, mas já estou providenciando um novo audiobook, um conto da minha terra, uma lenda compilada por Simôes Lopes Neto, O Negrinho do Pastoreio. Coisas que me dizem muito e me tocam o coração acima de tudo, como esse Sonho de Um Home Ridículo, o segundo audiobook que narrei. O primeiro foi Uma Criatura Dócil, que tenho um carinho especial. Pelos dois, por terem sido os primeiros, ainda lá em 2014/2015. Mais uma vez, obrigado, Tu também me salvas de mim. G|rande e forte abraço.
Depois de escutar todo o audiobook essa noite. Confesso que refleti e chorei, não poderia imaginar que exista algo tão vivo na literatura como essa obra.
@yukine san, que coisa mais linda este teu comentário. quem bom que o compartilhaste comigo e com todos os inscritos. muito obrigado de todo o coração. um grande abraço.
@@yukinesan3994 , bem qu eu gostaria, mas é muuuuuuuuito longo e demoraria muuuuuito tempo o processo de narração e pós produção. quem sabe um dia tendo uma equipe pra ajudar a fazer todo o processo.
@Angleython Fernando, muito obrigado por teu comentário, por teu elogio. Sempre bom saber que estou fazendo um bom trabalho. Fico contente demais. Outro abraço grande pra ti.
O professor Ricardo Vassoler explicando e o Carlos Eduardo narrando, é o esplendor!!!! Obrigada, curti e me inscrevi no canal e espero que todos o façam, vale imenso !!
Nossa, que conto lindo e que narração maravilhosa. Espero por mais audiolivros com a sua narração, principalmente por livros do Dostoiévski. Creio que a sua voz combina perfeitamente com todas as histórias e o estilo de Dostoiévski. Parabéns!!
Obrigado Carlos Eduardo Valente. Muito boa narração! Na real foi a primeira vez que de fato ouvi uma obra inteira de Dostoiévski uma porque não consigo ler todos os livros que gostaria por ser um baita preguiçoso. O audiolivro foi uma boa pois, trabalho e escuto ao mesmo tempo. E verdadeiramente esse texto mexeu demais comigo assim como o poema tabacaria de Fernando Pessoaque me fez lúcido por alguns segundos. Muito obrigado!
@Filipe nas Estrelas, eu que te agradeço, principalmente por teres a humildade de reconhecer essa "preguiça". Risos. Tenhas certeza que não és o único nesta questão. Ao mesmo tempo te digo que já recebi comentários de pessoas que me disseram que, por causa dos audiobooks, conseguiram voltar a desenvolver o hábito da leitura. Mas o mais importante é que, ao escutares, estás tomando conhecimento da obra e ela te agrada e te faz viajar na imaginação, mesmo sendo a minha voz te levando e guiando à ela. Mas, é a minha interpretação. Outros narradores já leram e narraram Tabacaria e O Sonho de Um Homem Ridículo. Tem aqui no UA-cam, Fico muito contente que o escolhido tenha sido eu. Risos. Espero que outros audiobooks narrados por mim te façam ter lucidez por mais tempo. Curti demais este teu comentário. Mais uma vez, muito obrigado por ele. Gande e forte abraço.
@Anderson González, muito obrigado pelo teu comentário. Dostoievski é o cara. Super especial pra mim. Gosto desses contos que são praticamente monólogos. Permitem uma narração/interpretação mais intensa. Um grande abraço e mais uma vez obrigado.
Que livro incrivel e profundo, simplismente surreal, me fez chorar varios momentos l kkkk q aula esse livro, pareceu uma sessao de entoegenos kkkk muito obrigado, narração incrivel
@Lucas, meu muito obrigado pelo teu comentário. Que bom que vc gostou. Fico muito contente com isso. Compartilhe com que vc ache que pode vir a gostar. Isso faz o canal crescer cada vez mais. Um grande abraço.
@Solange, muito obrigado por teu comentário. Essa questão do fundo musical sempre me inquieta um pouco. Muitas vezes penso que um fundo poderia dar mais vida à narração. Em outros instantes, penso que não, que bastaria a voz somente. Teu feedback está sendo muito importante nesta questão. Um grande abraço e feliz 2021.
@@CarlosEduardoValente Eu nao consigo ouvir por muito tempo qdo há música. Acabo desistindo da leitura. E qdo a música tenta gerar emoção no ouvinte aí nem fico pra ouvir. A emoçao e a atenção do ouvinte, penso, devem vir da qualidade da leitura e da voz da pessoa q faz a leitura.
@@TheSolpessoa isso é muito importante pra mim. Nem sabes o quanto, Porque penso semelhante. Creio que a voz - e aí está o grande trabalho do narrador - deveria ser suficiente para gerar essa imersão na narrativa. Eu tento e muito conseguir isso somente com a voz. O fundo seria apenas um acessório. Em algumas narrativas até coloco. mas tento deixar bem baixo para que não sobrepuje a narração. Em alguns errei feio. Ficou mais alto ou no mesmo nível da voz. Mas venho pensando seriamente em deixar isso de lado. Mais uma vez, obrigado pela tua observação.
@Silvestre Trajano,que bom que você curtiu a narração e, claro, o conteúdo deste conto maravilhoso de Dostoievski. Muito contente com o seu comentários. Super importando para mim e para o canal. Obrigado de todo o coração.
Estou maravilhada. Pensativa, satisfeita. Sua voz encheu minha cabeça, minha casa, eu era o próprio homem ridículo, e com certeza terei para sempre sua sombra. Obrigada.
Agradeço demais, esta viagem literária...literalmente...ouvi em uma viagem de Campinas a SP, maravilhoso o texto e excelente e cuidadosa narração. Muito obrigado!
@ronaldobarbosa7822, eu te agradadeço por me permitires te fazer companhia nesta viagem de Campinas a SP. risos. e te agradeço por demais esse teu comentário. que bom que gostastes, que curtiste, e que tua viagem tenha sido boa, gostosa, ouvindo Dostoiéviski pela minha voz. um grande e forte abraço.
@Kati Cardoso, independente da minha narração, O Sonho de Um Homem Ridículo é emocionante por si só. Assim como outros contos do Dostoievski. De qualquer forma, que bom que meu jeito de narrar e interpretar tenha te emocionado. Muito obrigado mesmo. Um grande abraço.
@@abreufaria muito obrigado, meu caro. Fico muito contente que tenhas curtido, gostado desse conto/livro que é o carro chefe do canal. É o mais visualizado. Foi meu segundo trabalho como narrador de audiolivros. Por favor, escute o primeiro: Uma Criatura Dócil. hehehehehe Um grande abraço pra vc e mais uma vez obrigado.
@Souj0y, que bom que vc gostou. Crime e Castigo é um livro muito lindo. muitas adapatações cinematográficas se originaram do seu princípio: o da culpa. e muito outros livros foram escritos a partir da ideia do mesmo. um grande e forte abraço.
Valeu!
@Dj_junquira, muito, mas muito obrigado mesmo. Grande e forte abraço.
Incorporou o personagem literalmente. Belíssima narração.
@Renan Alves, que bom que você curtiu minha narração e interpretação. Eu tenho um carinho especial por esse conto. Assim como o da Criatura Dócil. Obrigado por teu incetivo e comentário. Um grande abraço.
@@CarlosEduardoValente a
@@carlosalbertoteixeiraalves5911 , não sei o que vc ia escrever, pois saiu somente o "a". Mesmo assim, muito obrigado. Um grande abraço.
Exatamente ! Encarnou o personagem.
Verdade!!
De longe (mas de muito longe mesmo) a melhor narração de um dos textos mais brilhantes da literatura. Fez jus à grandeza de texto de Dostoievski. Parabéns!
@Carlos T., muito obrigado por teu comentário. Sempre um grande incentivo ter retornos como o teu. Grande abraço.
Se alguém quiser dar um VALEU a esse audiobook que tem o maior número de visualizações no canal, vou gostar e muito. Desde já agradeço.
@Otávio Gonçalves dos Santos , muito obrigado. que bom que vc gostou. fico muito contente. grande abraço, Otávio.
Narração muito boa parabéns
@@torneariadokareca6453 muito obrigado. Bom que você gostou
Grande abraço.
Excelente... parabéns 👏👏👏👏... já ouvi mais de 3 vezes e li o livro duas vezes hahahah
@@wisleysantos9147 , muito obrigado. Que bom que vc curtiu. Fico imensamente feliz. Um grande abraço.
Gente o que é isso? Soneto do céu? Perfeição é que se chama? Maravilho! Esplêndido! Fiquei perplexo com tanta eloquência! Único! Colosso! Parabéns!
@ROBSON SILVA, que intensidade nestas tuas palavras. Só posso agradecer do fundo do meu coração. Obrigado.
Parece que tá elogiando minha pika
A leitura de Dostoievski deveria ser obrigatória nas escolas do mundo!
Certa vez Machado Assis disse aos amigos: "vocês me elogiam, mas não chego nem a 10% daquele louco russo."
Reza a lenda que durante as gravações do filme Uma Odisseia no Espaço, Kubrick (diretor) estava lendo Crime e Castigo de forma descompromissada mas ele teve que atrasar as gravações em uma semana porque não conseguia parar de ler o livro.
Durante a primeira guerra mundial muitos soldados russos, mortos em combate, foram encontrados com uma edição de bolso do livro O Crocodilo.
@Rodrigo, realmente ele é impressionante. Conhecedor da alma humana como ninguém. Muito obrigado por teu comentário. Um grande abraço.
Nossa! Pensava exatamente nessa relação poderosa entre os mestres do romance. Não dá pra definir a exposição dos personagens de Machado, ou Dostoievsky como meras descrições. Vai muiiitooo além!
@@thiagopergentino7777 com toda a certeza. Um grande abraço.
Confesso que nunca fui admirador de Literatura Brasileira. Após Dostoiévski e, depois, Camus, não li mais autores brasileiros. Com todo o respeito: a diferença é brutal.
@@cesardaia4912, espero que leias no idioma de origem, porque traduções, muitas vezes, podem ser bem diferentes dos originais. Existe a subjetividade do tradutor. Eu cheguei a lei um livro anos atrás, que todos diziam ser maravilhoso. Eu li depois de muito tempo. Nunca foi tão difícil ler um livro onde o tradutor compunha as frases tal qual o idioma original em alemão. Eu precisava voltar e reler muitas vezes, porque a construção frasal era bastante complicada para mim. O livro que todos diziam ser maravilhoso, para mim não significou nada. A não ser um livro chato e cansativo de ler.
Essa narração é digna de um estúdio...
parabéns!
@Marlon, cara, obrigado por teu comentário. Na época em que foi gravada, faz uns bons 6 anos aproximadamente, foi feita em casa. Eu estava aprendendo a utilizar softwares e equipamentos de áudio. Foi o meu segundo audiobook. Vc dizer isso pra mim é um baita elogio. Só posso mesmo agradecer do fundo do coração. Mesmo sendo um estúdio improvisado e sendo um iniciante, ainda aprendendo como agora, acho que consegui um bom resultado. Quando consegui recuperá-lo da plataforma em que ele estava, tentei dar uma melhorada tanto na edição do áudio em si, como na parte técnica. Um grande abraço e um ótimo 2021.
@@CarlosEduardoValente amigo, a gravacao esta perfeita. Muito bom mesmo. Para mim nao há defeito algum... parabens pelo trabalho.
@@marcopolo1765, fico tremendamente agradecido. Na época que gravei, não entendi nada das questões que envolvem a pós produção de áudios. Assim fico contente demais com teu comentário. Um grande abraço.
Pra que Estudio? Tá perfeito.
Um dos melhores escritores que já li. A obra de Fiódor Dostoiévski é apaixonante, não li toda ainda. A primeira foi Crime e Castigo, depois O Jogador, Os Irmãos Karamázov...recomendo a todo ser humano que gosta de ler...parabéns ao Canal pela iniciativa...
Muito obrigado por suas palavras. Grande abraço.
Narração impecável! Promoveu um acréscimo de cultura e conhecimento gigantesco! Muito obrigado!
@jalhcosta, que maravilha saber disso. muito obrigado igualmente. grande abraço.
Confesso que há tanto tempo queria ter lido este livro, mas ainda não terminei outra leitura grande que faço e não quis começar este livro antes de terminar a outra, no entanto com dias ociosos sem o livro grande do qual estava lendo etampouco sem esta obra em mão, resolvi então pesquisar se havia o áudiobook desta obra. Que achado maravilhoso, que voz de tão profunda e eloquente me guiou de forma fenomenal pela história. Dostoievski têm se tornado um autor predileto das minhas última leituras. Grata sou pelo seu imenso e belo trabalho!
@harinadixty, que bom que vc me achou e curtiu a minha narração. muito obrigado de todo o coração. grande abraço.
Sua voz é incrivelmente melancólica, aqueceu meu coração, eu amo a minha melancolia
@Anny Lisboa, muito obrigado pelo teu comentário. Que bom que você gostou. Um grande abraço.
Alma sensível
Voz maravilhosa, narração explendida, e interpretação fenomenal! Gratidão! Sucesso sempre!!
@wilzabarreto6892, que bom saber que vc gostou e deixou seu comentário. é sempre muito bom. obrigado pelos elogios. grande e forte abraço.
Carlos Eduardo,como faço para dar uma doação ao canal?
@wilzabarreto6892 o mais fácil é via PIX. Por menor que o valor seja, o que vale é a intenção e o valor vem integral pra mim. As outras formas sempre vai um bom percentual para o UA-cam. Se vc der um VALEU DEMAIS (que é o símbolo de um coração) quase 50% vai para a plataforma. O pix é meu e-mail. Tem tanto no banner de canal como no card de contato antes do áudiobook começar. Mas só vc curtir, deixar seu comentário já é de grande valia para mim. Por isso, não se preocupe. Só essa sua intenção é de enorme valia para mim, Wilma. Grande abraço e obrigado mesmo.
Da a impressão que Dostoievsiky era depressivo, tão bem ele a descreve nesse conto .... mas é muito mais que simplesmente isso, ele é intenso e profundo....
trecho:
“Como é difícil ser o único que entende ... quanto mais eu aprendia, mais completamente eu entendia que era ridículo”
@Sueli Aguiar, talvez até fosse. De qualquer forma, ele é um grande conhecedor da alma do ser humano. Realmente intenso e profundo. Eu gosto demais do que ele escreve. Muito obrigado por teu comentário. Um grande abraço. obs. se puder, escute Uma Criatura Dócil.
@@CarlosEduardoValente Vou ouvir sim, obrigada por indicar!
@@SueliAguiarH , Criatura Dócil foi meu começo como narrador de audiobooks. Foi o primeiro. Tenho um carinho especial por ele. O Homem Ridículo foi o segundo trabalho. O carinho é tão grande quanto. Obrigado mais uma vez.
Sueli, comecei a ler ontem um livro dele e agora encontrei essa narração e senti a mesma coisa. Me parece que ela tinha essa "tendencia" a tristeza e depressão. Ainda nao conheço tão bem o escritor até porque comecei ontem, mas vamos ver até o final.
Gente, como pode o Dostoiévski ser tão certeiro e perfeito? E com uma narração perfeitamente maravilhosa.
@Veruska Literal, Dostoiévski é realmente impressionante dentro conhecimento do ser humano. Quanto a narração, muito obrigado pelo teu elogio e comentário. Aliás, os comentários aqui no canal são super importantes pro crescimento dele. Fico muito contente que vc tenha gostado. Um grande abraço.
Eu coloco na velocidade 0,85X e fica mais que perfeito. Parabéns pelo trabalho magnífico. Virei fã.
@andresampaio137, que bom que você gostou e virou fã. muito obrigado de todo o coração. grande abraço.
Dostoievski é sempre uma viagem às profundezas da consciência humana. Ele é um gênio e o sr. é uma inspiração. Parabéns pelo belo trabalho!
@SobreviventeRacional, nossa! muito obrigado por seu comentário. um grande e forte abraço.
Bom dia ou boa boite Carlos, gostaria de te agradecer por esse trabalho incrivel, tenho passado por algum processo depressivo eu não sei exatamente oque é, mas tudo tem sido custoso, escovar os dentes... lavar o rosto. Entao passo maior parte do meu tempo deitado, e então acabo ouvindo muitos podcasts e acabei encontrando esse, o seu. Demorei uns 3 dias pra ouvir por inteiro esse em especifico, pois sempre acabava dormindo ou seila, mas enfim, quando terminei foi umas das poucas coisas que me permitiram se sentir vivo, lembro que naquele momento pensei como podia ter vivido tanto tempo se ouvir isso, agora um pouco melhor, sempre volto quando quero revisitar aquele sentimento. Muito obrigado mesmo pelo trabalho.
@jhontravo13, espero que estejas melhor. buscar um acompanhamento psicológico sempre pode ajudar. essas coisas são portas para a depressão e temos que nos cuidar emocionalmente, pois acaba afetando o nosso físico igualmente. sei bem o que sentes. consigo pereber poi, vezenquando, me sinto assim. mas tento luttar contra e me fortalecer emocional e espiritualmente. que bom que esse audiobook te ajudou e fico feliz que minha narração deste conto tenha te deixado melhor. é dia a dia mesmo, meu querido, e é preciso que nos esforcemos para melhorar mais e mais, dia a dia. obrigado pelas tuas palavras e pela confiança em se expor. a vida é mais, saiba disso. apesar dos percalços que ela nos oferece de tempos em tempos. sigamos em frente. não podemos ficar parados. força pra ti. um grande e fraterno abraço.
Foi a melhor interpretação de uma leitura que eu já vi. Já escutei umas 3 vezes.
Assustadoramente bom.
O seu canal é um grande achado. Uso muito audiobooks, pois dirijo na estrada todos os dias. É uma forma de me relacionar com a literatura. É difícil encontrar narrações de qualidade como a sua. Parabéns!!!
@Rafael Martins Nascimento, coisa mais boa saber disso. Você nem imagina o quanto. Obrigado pelo elogio em relação à qualidade do meu trabalho. Um grande abraço pra você.
@@CarlosEduardoValente Ele só disse a verdade ...Amo audiobook e narrações com voz humana desse nível são raríssimas Prefiro até as eletrônicas Acho que encontrei uma menina ......essa aqui ua-cam.com/video/6QO9LRMVaiY/v-deo.html
A Delicadeza e a Firmeza se misturam na narração. Impecável
@Wagner Gondim, muito obrigado por teu comentário. Nem sabes como ele é importante para mim. Um grande abraço.
Nossaaa que maravilhoso!Melhor audiobook que já ouvi! MUITO OBRIGADA!❤
@mariazevedo4448, eu que agradeço pelo teu comentário. um grande abraço.
Melhor que audiobooks do Audible e vários do Librevox, parabéns pelo seu trabalho!! Narração excelente.
@Emanuelle Almeida, muito obrigado. estufei o peito agora com teu elogio. estou brincando) mas retornos assim me deixam muito contente. obrigado de coração.
Obrigado. Eu curei minha depressão com esse conto. Curei quando entendi assim como o homem ridículo que eu sou meu próprio demônio. Meu Deus como pode um conto dá tanto conforto. Obrigado
Profundos pensamentos.
@@alexandrelopesoliveira9815 que maravilha saber disso. Muito obrigado.
@@jessicagarcia4551 com toda a certeza.
Gente, nunca tinha lido Dostoievski! Que coisa maravilhosa!!! Perfeito! E nunca tinha ouvido livro em áudio, muito bom também! Perfeito!
@Érica Steffen Borges, que bom que vc gostou da experiência. que curtiu. fico muito agradecido.
Érica Steffen Borges você não leu ainda , não. Ler é diferente de ouvir. Cognitivamente.
Nunca pensei que fosse curtir tanto Dostoiévski em forma de audiobook como aconteceu. Fico imensamente grato por experimentar doces arrepios provocados pelo belo trabalho de locução. Sucesso para todos os envolvidos. Sintan-se abraçados.
muito obrigado, João Carlos Gonçalves. É sempre um incentivo receber comentários como o seu.
Uma hora de audição passou como se fossem 10 minutos, mas o tempo de viagem nessa história não tem limite
Parabéns pela leitura
@Ana Elisa, que coisa mais boa saber disso. Muito obrigado e um grande abraço.
Li esse conto mas com a voz do Carlos com o recurso audio visual a tornou mais emocinante , a anarrativa com muito mais emoção, principalmente no trecho da gatotinha, o paraíso , quando o protagonista acorda do sonho.🥲 Parabêns Carlos, só a arte da literatura e sua linda voz para no tirar da nossa realidade que muitas não tão boa, que nos transporta para o transcedental.
Parabéns! Excelente essa narração . Impecável.
@roberlygrama6299, muito obrigado, grande e forte abraço.
Que maravilhos! Sem palavras! Profundo, humano, sensivel !
@Deusmefezluz. muito obrigado pelass tuas palavras. grande abraço.
Excelente trabalho, meu amigo. Duas feras reunidas aqui - Dostoiévski e Carlão. Só nos cabe o aplauso. 👏🏽👏🏽👏🏽
@professorfabriciomalavasi9279, meu querido amigo Fabrício, muito obrigado por tuas palavras e, também, pelos aplausos. heheheh grande e forte abraço.
Meu Deus! Obrigada por não deixar obras como essa não caírem no esquecimento! E pelo narrador com esse dom maravilhoso!
@FAMILIA VALENTE, eu quem agradeço por esse comentário. talvez até sejamos da mesma família, não é mesmo? embora tem muitos VALENTE que nem são parentes. Que bom que vc gostou. Mais uma vez, obrigado.
O senhor deve mesmo editar uma chave Pix, pois tão valioso é seu trabalho.Quando Realizo tarefas que não preciso empregar muito raciocínio, são horas perfeitas para ouvir audiolivros. Meus agradecimentos a todos narradores.
@user-wy6he2hr4r, muito obrigado pelas tuas palavras. agora, eu não sei o que seria editar uma chave PIX, meu pix é meu email: carlao50@gmail.com. Creio que nesses audiobooks mais antigos ela não apareça. Nem pix existia na época heheheh Nos mais atuais ele aparece no banner o canal e no car onde aparece meu contato. um grande abraço pra você.
A narração mais perfeita da internet, trabalho PRIMOROSO! Um dos livros mais brilhantes do amado Dostô! 😍
" Pois, se você uma vez conhece a verdade e a enxerga, então sabe que ela é a verdade e que não há outra e nem pode haver, esteja você dormindo ou vivendo".
[...]
“Levantei as mãos para o alto e evoquei a verdade eterna; nem cheguei a fazer isso, e comecei a chorar; um êxtase, um êxtase desmedido elevava todo o meu ser. Sim, a vida e-a pregação! Naquele mesmo minuto decidi que iria pregar, e é claro que pelo resto da minha vida!”
[...]
“Porque eu vi a verdade, eu a vi e sei que as pessoas podem ser belas e felizes, sem perder a capacidade de viver na terra. Não quero e não posso acreditar que o mal seja o estado normal dos homens. E eles, ora, continuam rindo justamente dessa minha fé. Mas como vou deixar de acreditar: eu vi a verdade-não é que a tenha inventado com a mente, eu vi, vi, e a sua imagem viva me encheu a alma para sempre. Eu a vi numa plenitude tão perfeita que não posso acreditar que ela não possa existir entre os homens”.
Tem muitas citações maravilhosas!
@Renata Sampaio, muitas mesmo! Pra mim um grande conhecedor da alma humana.
ouvindo em 2023, que obra de arte !!!
Parabéns
@jessicaandrade6429, muito obrigado, Jéssica. Um grande abraço. Obrigado pelo seu comentário. Sempre é bom e ajuda o canal a crescer.
Dostoiévski provavelmente ficaria lisongeado vendo sua obra sendo narrada de uma forma tão bela e emocionante. Parabéns pelo seu ótimo trabalho. Conheci seu maravilhoso canal esses dias já sou mais um inscrito e, com certeza, irei maratonar esse canal. Obrigado!
@adrian86, uau! que sinto honrado com tuas palavras nesse comentário que deixaste. só posso agradecer e igualmente por teres descoberto o canal e que tenhas gostado do conteúdo que trago pra vocês. volto a dizer, muito obrigado e um forte abraço pra ti.
Narração espetacular
@MatheusSilva-ms2vk, muito obrigado. grande abraço.
Quero expressar aqui meu sincero agradecimento pela oportunidade de conhecer essa magnífica obra, e também parabenizar essa locução perfeita e que realmente nos envolve ,nos transportando ao mundo do : sonho de um homem ridículo ! Muito obrigada mesmo
@Sonia Regina, eu quem agradeço. Que bom que vc gostou. Seu comentário é de suma importância para mim e para o canal. Um grande abraço pra vc.
Sua iniciativa faz a diferença! Abençoado seja! Repassando muito.
@Deslok 137, muito obrigado de tdo o coração. Grande abraço.
Excelente trabalho!
Há possibilidade de fazer mais trabalhos envolvendo Dostoiévski e Machado?
Muito bom mesmo!
@Aliócha Karamazov, obrigado por tuas palavras. Existe, sim, a possibilidade. Estou estudando Notas do Subsolo.
Recomendo esse curta, baseado no livro: m.ua-cam.com/video/TFQbYTQoqrQ/v-deo.html
@@tretasdobrasil2866 eu conheço. muito lindo esse curta.
Essa narração ficou tão boa que tenho sentido a necessidade de escutar esse conto como um escape reflexivo em alguns momentos.
@lucfernandess, que bom, meu querido. este conto mexe com a gente nesmo. fico imensamente feliz que, vezenquando, voltes ao canal para refletires. Feliz Natal e um ótimo ano de 2025. Grande e forte abraço.
BRAVO!!! ESTE É UM DOS MAIORES CONTOS QUE EU JA LI NA MINHA VIDA. O LI NA DÉCADA DE 1980. 👏🏻👏🏿👏🏾🐴🐕🐈🐓🎼📖🎨📽🕊💍🌞
@Ogmios Seaculum, muito obrigado por teu comentário. Que bom que você curtiu e deixou seu comentários. Sempre muito importante ter retornos como o teu. Um grande abraço.
Todos deveriam ler Dostoiévski, principalmente os estudantes de psicologia. Os escritos dele ensinam mais do que a faculdade de psicologia!
@Isabelle Santos, enquanto psicólogo (sou formado em Psicologia) tenho que concordar contigo. Sempre digo que Dostoeivski é um grande conhecedor da alma humana. Muito obrigado por teu comentário. Um grande abraço.
Impressionante interpretação....parabéns é pouco
@luizpintomatos, muito obrigado de todo o coração. grande abraço.
Professor Carlos Eduardo, sua narrativa foi apropriada para o livro. Parabéns. O livro é sensacional.
@Gilson Melo, obrigado de coração pelo teu retorno. Sempre importante pra mim. livro é realmente muito bom. Narrar o mesmo foi de um prazer imenso. Só uma coisa: não sou professor (risos). pode me chamar de Carlão. Grande abraço.
@@CarlosEduardoValente não é professor???
Mas é um artista ..
Parabéns ....
@@helderalbertodebritto1479 , realmente não sou professor. artista... é! até dizem que sim. eu, às vezes, me digo que já fui. risos. muito obrigado mais uma vez. um grande abraço.
Muito obrigado por postar esse audiobook, foi muito emocionante te escutar.
@Eliever Junior, muuuuuito obrigado por tuas palavras. um grande incentivo. gosto demais deste conto.
@@CarlosEduardoValente 11
@@adrianaribeirodacconceicao4014 , muito obrigado. Um grande abraço.
Nada supera a leitura, porque o leitor tem o privilégio de viver cada personagem da obra, porém sua interpretação é impecável e digna de aplausos, parabéns!!!
@Edson Clemente Filho, muito obrigado por teu comentário. Tens toda a razão quando falas da leitura de uma obra. Porém, cabe lembrar, que as narrações são feitas, igualmente, para aquelas pessoas que tem dificuldades parciais ou inteiras de visão. Por isso, me esforço ao máximo para promover um imersão na narração e interpretação dos texto que narro. Eu agradeço imensamente os teus elogios e espero que mais comentários teus apareçam em outros textos que narrei. Um grande abraço e Feliz 2022.
Sendo eu uma leitora compulsiva e estando com a visão fraca sou muito grata pelos áudios livros.🙏💚
Que áudio excelente!!♥️
@najarapiccinno2613, muito obrigado. grande abraço pra você.
Que pérola essa leitura ❤❤❤❤
Parece que eu estou vendo ele 😊
@Beatriz Jorge, muito obrigao por teu comentário. Fico muito feliz por ele. Um grande abraço.
Excelente audiobook! Parabéns pelo trabalho 👏🏻
@chisanakittsunee, muito obrigado. que bom que você gostou e deixou seu comentário. um grande abraço.
parabéns, que narrativa linda, me emocionei.
pessoas que dedicam seu tempo para nós agracia com esse poema lindo.
muito obrigado, parabéns pelo seu trabalho.
fala aqui um cara sem muita cultura, com sede de aprender, as eu sou esse ser ridículo.
@Isac Jedi, somos todos um pouco esse homem ridículo. teu comentário é muito importante. que bom que te emocionaste. cultura todos temos: a nossa, a do nosso círculo familiar, do nosso entorno social. isso é cultura igualmente. aforma, o jeito que aprendemos a fazer as coisas, a comida que nos ensinam a fazer, as histórias que são contadas e perpetuadas boca à boca. isso é a nossa cultura. o resto é aprendizado. e se tu tens sede de aprender, melhor ainda, meu querido. não se subestime tanto. fico feliz demais que posso servir de instrumento para aumentar esse teu saber e aprender. um grande e forte abraço.
Perfeita narração! Parabéns por seu trabalho e por compartilhar conosco! 🎉🙌🏽💛
@millefreire, muito obrigado pelo seu comentário. que bom que você gostou. é bom demais saber disso. grande abraço.
Eu não tenho palavras pra expressar a gratidão e o deleite que eu senti ao ouvir esse texto! Só Muito Obrigada ❤
@am_2395, eu que agradeço do fundo do coração. um grande abraço. fico muito feliz que vc tenha gostado.
Excelente meu amigo, grande Carlos. Vou te mandar um "valeu demais", tu é top meu amigo, continue com esses trabalhos.
Simplesmente.................... PERFEITO! Excelente narração!!!! Parabéns!!!!!!!!
@Plácido Santos, muito.... OBRIGADO. Nada como receber comentário assim como o teu. Um grande abraço! De todo o coração.
Obrigado, tio! Narração espetacular e faz meus ouvidos "ler" com prazer.
Linda narração, alguém mais ouvindo em 06/02/2021
Obrigada por compartilhar sua narração.
@Ana Franca, coisa mais boa do mundo saber que vc está ouvindo e gostando. Eu quem agradeço. Sempre. Um grande abraço e bom final de semana.
@@CarlosEduardoValente
Oiii amei a sua narração.
@@anafranca6621 muito obrigado. fico muito contente com isso, vc não imagina o quanto. abração.
Em 06/02/2021 não.
Mas em 04/05/2021 sim...hoje sou eu!
@@tugsarena5703 que coisa mais boa. Fico muito contente. Muito obrigado e grande abraço.
Grato por sua narração incrível e emocionante, não conhecia Fiódor Dostoiévski. Me interessei profundamente.
Estou viciado no canal...amo Dostoïevski! Obrigado Carlos !! Estou no Japão e os áudios tem me sido de consolo... abraço
@Davi Kawakami, só posso te agradecer e muito por esse teu comentário e saber que os audiobooks estão chegando aí, do outro lado do mundo. Sempre bom demais sabermos o alcance do nosso trabalho. Mais uma vez, muito obrigado, Davi.
Parabéns pelo trabalho! Narração ficou maravilhosa. Escutei dirigindo e consegui fazer parte da história como se eu realmente estivesse lendo! 👏🏽👏🏽👏🏽
@Dj_junquira, muito obrigado. que bom que você gostou. Tambem muito legal essa imersão que vc teve. Grande abraço
Ótima narração. Parabéns com desejo de devorar o conteúdo do canal
Obrigada por ter feito essa narracao, maravilhoso!
@brunalusser1974, eu que agradeço. obrigado pelo comentário igualmente. grande abraço.
Não sei como começar a expressar tudo o que está fervilhando em mim. Nossa. Já li alguns livros do Dostoiévski, mas esse? Poeta, sonhador, utópico? Sempre o vi como um realista, um escritor da alma humana. Isso me chocou e deu muito o que pensar. Minha nossa, que maravilha de texto. Se eu gostava dele, agora mais ainda. Emocionou e causou uma confusão de sentimentos nessa leitura, ouvir essa narração completou a confusão de sentimentos. Muito bem barato, elevação da voz, dramatização extrema, temperou o texto na medida certa. Muito obrigado pela experiência. E Dostoiévski? Quem sou eu pra falar dele, falo de forma errônea, o que sinto através da leitura do que ele escreveu, não me atrevo a dizer mais que isso, seria injusto e supérfluo. Só tenho a dizer, parabéns pelo bom conteúdo. Combinação perfeita, texto bem escrito e narração bem feita.
@Robson Matreiro, fico também sem saber como me expressar após este teu comentário. Só consigo te agradecer muito por tuas palavras tão intensas. Fico feliz demais. Um grande abraço.
Se der pra ter o disparate de imaginar a voz na cabeça do Dostoiévski acho que seria esse tom da narração, raiva, desdenho, surpresa e medo com o novo e sensibilidade de pressentir que aquilo na verdade não é tão estranho assim. Essa mistura de passado presente e futuro, como era bom, como foi mudando e como estão tão ruim as coisas. Esses laços, essas conexões, causam espanto e uma leve ponta de realidade que é impossível não ver verdade nisso. Estamos falando dum texto de quase 150 anos, muito antigo, e serve como realidade hoje. Nunca tive a experiência de ouvir uma leitura dos textos do Dostoiévski, essa foi a primeira e muito boa experiência por sinal. Não falo com demagogia, quando digo que a narração temperou na medida certa o texto.... Parabéns.
@@robsonmarreiro1395 , eu penso que ele é atualíssimo nas colocações dele.Como vc disse e eu costumo dizer, Dostoiebisly é um profundo conhecedor da alma do seu povo e do ser humano como um todo. Acredito que, por isso, nos toca tão profundamente. É! As coisas estão ruins. A impressão que ele anteviu, porque se evoluiu muito tecnologicamento desde esse 150 ano passados. Mas o ser humano, esse é difícil de mudar. Mas seguimos em frente, tentando fazer a nossa parte, tentando mudar nossos paradigmas, ainda acreditando que se possa mudar para melhor. Mais uma vez, muito obrigado.
Parabéns! Passarei a seguir. A Literatura merece. Vamos nos esforçar para que "Fahrenheit 451" não vire verdade...
Muito obrigado pelo momento " a sós". Esta foi a minha primeira experiência com Dostoievski e de facto ele foi um verdadeiro tradutor da condição humana, fiquei entusiasmado por mais.
@Diogo Alves, que lindo este teu comentário. Gostei demais. E que bom o que este momento "a sós" com ele te propiciou. Muito obrigado e um grande abraço.
Faço de suas palavras minhas. Amei esse livro, parece que Eu estava pronta p receber essa obra como alimento para o meu espírito
@@anapaulamendes7901 muito obrigado. Tudo tem um momento certo, não é mesmo? Um grande abraço.
Muito obrigada pela maravilhosa leitura de uma obra tão espetacular.
@taniabuenodoprado8262, eu quem agradeço sempre ter pessoas como tu, Tania, que se encantam com a narradão desde conto. um grande abraço.
Simplesmente, excelente!! Obrigado por esta obra.
@Enio D. Borges, muito obrigado por teu comentário. Um grande abraço.
Essa é só a 5 vês que ouço, e quero ouvir de novo e de novo. É bom demais, parabéns 🎉🎉🎉
@thiagofernando2733, que maravilha. daqui a pouco saberás o conto de cor e salteado, como se dizia quando eu era criança. fico muito contente, Thiago, em saber que voltas a escutar sempre que podes. muito obrigado de todo o coração. Feliz Natal pra ti. Grande e forte abraço.
Parabéns, Carlos, e obrigado. Emocionante a sua leitura. Bravos, bravos!!! Viva Dostoievski!
@Ivan Iovision , muito obrigado por tuas palavras. que bom que consegui te emocionar. Viva o cara. Curto demais.
Uma das melhores narrações que já vi, muito obrigado por colocar sua voz nos dos meus personagens favoritos.
@capitao1251, muito obrigado. sempre muito bom saber dessas coisas. um grande e forte abraço.
Já ouvi mais de cinco vezes esse Audiobook.... sempre que termino fico sem palavras. Só suspiros...
@diario_medieval, ele mexe mesmo muito com a gente. ficamos sem ter o que dizer mesmo. que bom que vc gostou e deixou seu comentário. fico muito contente com isso. um grande abraço.
Livro excelente. Narrador talentosissímo.
@Maria Castro, muito obrigado pelo teu comentário. Fico muito contente. Um grande abraço.
Livro top, Eduardo! Parabéns
@danielelias6774, obrigado, Daniel. grande abraço. que bom que gostaste.
Tenho tantos livros para ler para a faculdade que já estava ficando louco, até encontrar o canal no Spotify. Estais salvando-me de mim mesmo. Belo trabalho, obrigado!
@Breno Reis, tanto no Spotfy como aqui. Só que lá é AUDIOBOOKS Livros Contos Poemas. Só que por aqui eu mantenho uma maior intereação com as pessoas. É uma pena que o Spotfy não faça essa interação. Que eu gosto demais. Porque aqui fico sabendo realmente quem escuta por causa de comentários como teu e também fico sabendo quem escuta por lá. Que bom que estás acompanhando e que bom que estou te salvando de ti mesmo. Risos. Obrigado pelo teu comentário. Nem sabes como ele é importante para mim. Estou um pouco parado, mas já estou providenciando um novo audiobook, um conto da minha terra, uma lenda compilada por Simôes Lopes Neto, O Negrinho do Pastoreio. Coisas que me dizem muito e me tocam o coração acima de tudo, como esse Sonho de Um Home Ridículo, o segundo audiobook que narrei. O primeiro foi Uma Criatura Dócil, que tenho um carinho especial. Pelos dois, por terem sido os primeiros, ainda lá em 2014/2015. Mais uma vez, obrigado, Tu também me salvas de mim. G|rande e forte abraço.
Narrativa phodastica gratidão
@izauraterra3860, muito obrigado. que bom que você gostou e deixou seu comentário. super importante pra mim e pro canal. um grande abraço.
Salvou minha quarentena. Que leitura agradável!
@John Lennon, muito obrigado. Teu comentário só me incentiva a narrar mais textos. Grande abraço.
Estou feliz em conhecer essa obra em audiobook narrada por sua bela voz. Gratidão 😃🙌🏽
@deborasantos9508, feliz fico eu em saber disso. muito obrigado pelo teu comentário. grande abraço.
Depois de escutar todo o audiobook essa noite.
Confesso que refleti e chorei, não poderia imaginar que exista algo tão vivo na literatura como essa obra.
@yukine san, que coisa mais linda este teu comentário. quem bom que o compartilhaste comigo e com todos os inscritos. muito obrigado de todo o coração. um grande abraço.
@@CarlosEduardoValente Por favor, faz um Audiobook de Crime e Castigo
@@yukinesan3994 , bem qu eu gostaria, mas é muuuuuuuuito longo e demoraria muuuuuito tempo o processo de narração e pós produção. quem sabe um dia tendo uma equipe pra ajudar a fazer todo o processo.
@@CarlosEduardoValente tudo bem, eu espero
@@yukinesan3994 maravilha!
Parabéns pelo brilhantismo. Dostoiévski ecoa, ganha vida em sua narração. Abraço fraterno.
@Angleython Fernando, muito obrigado por teu comentário, por teu elogio. Sempre bom saber que estou fazendo um bom trabalho. Fico contente demais. Outro abraço grande pra ti.
@@angleythonfernando205
Bom dia, realmente uma narração notável
Simplesmente perfeito. Se aceitar sugestão, poderia narrar "O cemitério de Praga" de Umberto Eco
@André Luís, muito obrigado pelo elogio e pela sugestão. Vou procurar. Grande abraço.
O professor Ricardo Vassoler explicando e o Carlos Eduardo narrando, é o esplendor!!!! Obrigada, curti e me inscrevi no canal e espero que todos o façam, vale imenso !!
@liliandias5443, Vassoler é expert. que bom que vc gostou de minha narração. fico lisojeado. muito obrigado de todo o coração.
Nossa, que conto lindo e que narração maravilhosa. Espero por mais audiolivros com a sua narração, principalmente por livros do Dostoiévski. Creio que a sua voz combina perfeitamente com todas as histórias e o estilo de Dostoiévski. Parabéns!!
@lucas eduardo, muito obrigado por teu comentário. vc já ouviu Uma Criatura Dócil? Um grande abraço.
Muito bom! Obrigado!
@marcosrobertonascimento3863, eu quem agradeço. que bom que você gostou. grande abraço.
PARABÉNS, imprimiu alma ao personagem .
@Vera Anita Bifulco, muito obrigado. Sempre muito bom receber comentários como o teu. Um grande abraço.
Obrigado Carlos Eduardo Valente. Muito boa narração! Na real foi a primeira vez que de fato ouvi uma obra inteira de Dostoiévski uma porque não consigo ler todos os livros que gostaria por ser um baita preguiçoso. O audiolivro foi uma boa pois, trabalho e escuto ao mesmo tempo. E verdadeiramente esse texto mexeu demais comigo assim como o poema tabacaria de Fernando Pessoaque me fez lúcido por alguns segundos. Muito obrigado!
@Filipe nas Estrelas, eu que te agradeço, principalmente por teres a humildade de reconhecer essa "preguiça". Risos. Tenhas certeza que não és o único nesta questão. Ao mesmo tempo te digo que já recebi comentários de pessoas que me disseram que, por causa dos audiobooks, conseguiram voltar a desenvolver o hábito da leitura. Mas o mais importante é que, ao escutares, estás tomando conhecimento da obra e ela te agrada e te faz viajar na imaginação, mesmo sendo a minha voz te levando e guiando à ela. Mas, é a minha interpretação. Outros narradores já leram e narraram Tabacaria e O Sonho de Um Homem Ridículo. Tem aqui no UA-cam, Fico muito contente que o escolhido tenha sido eu. Risos. Espero que outros audiobooks narrados por mim te façam ter lucidez por mais tempo. Curti demais este teu comentário. Mais uma vez, muito obrigado por ele. Gande e forte abraço.
Muito show a forma que você narra Dostoievski, deu ainda mais vida e arte a essa obra. Parabéns Carlão.
@Anderson González, muito obrigado pelo teu comentário. Dostoievski é o cara. Super especial pra mim. Gosto desses contos que são praticamente monólogos. Permitem uma narração/interpretação mais intensa. Um grande abraço e mais uma vez obrigado.
Um casamento de voz e de escritor. Muito grata pela narracao tao expressiva da obra maravilhosa de Dostoieviski.
@Cris CBC, muito obrigado por seu comentário e elogio. Muito obrigado messsmo. Um grande abraço.
@@CarlosEduardoValente um grande abraço e mais uma vez, obrigada!
@@ccummings4892 , nem tem que agradecer. Por favor, mostre o canal a outras pessoas que venha a se interessar por ele. Grande abraço.
Maravilhoso, ótima narração! Estou encantado pelos livros do Dostoiévski! Continue assim. 👏👏
@Pain Bota, muito obrigado por teu comentário. Que bom que vc está gostando do conteúdo do canal. Um grande abraço.
Que voz 👏👏👏👏
@ellenmaria3864, muito obrigado, Ellen. que bom que vc gostou. grande e forte abraço.
Que livro incrivel e profundo, simplismente surreal, me fez chorar varios momentos l kkkk q aula esse livro, pareceu uma sessao de entoegenos kkkk muito obrigado, narração incrivel
@Lucas, meu muito obrigado pelo teu comentário. Que bom que vc gostou. Fico muito contente com isso. Compartilhe com que vc ache que pode vir a gostar. Isso faz o canal crescer cada vez mais. Um grande abraço.
Lindo!!!!!!
@leticia-zr4gm, muito obrigado, Letícia. que bom que vc gostou. um grande abraço.
Excelente leitura. Obrigada por nao pôr fundo musical. Sua voz e o conteúdo sao a melodia única e necessária.
@Solange, muito obrigado por teu comentário. Essa questão do fundo musical sempre me inquieta um pouco. Muitas vezes penso que um fundo poderia dar mais vida à narração. Em outros instantes, penso que não, que bastaria a voz somente. Teu feedback está sendo muito importante nesta questão. Um grande abraço e feliz 2021.
@@CarlosEduardoValente Eu nao consigo ouvir por muito tempo qdo há música. Acabo desistindo da leitura. E qdo a música tenta gerar emoção no ouvinte aí nem fico pra ouvir.
A emoçao e a atenção do ouvinte, penso, devem vir da qualidade da leitura e da voz da pessoa q faz a leitura.
@@TheSolpessoa isso é muito importante pra mim. Nem sabes o quanto, Porque penso semelhante. Creio que a voz - e aí está o grande trabalho do narrador - deveria ser suficiente para gerar essa imersão na narrativa. Eu tento e muito conseguir isso somente com a voz. O fundo seria apenas um acessório. Em algumas narrativas até coloco. mas tento deixar bem baixo para que não sobrepuje a narração. Em alguns errei feio. Ficou mais alto ou no mesmo nível da voz. Mas venho pensando seriamente em deixar isso de lado. Mais uma vez, obrigado pela tua observação.
Melhor narração de um áudiobook.
@MarcosGomes-gy2vgmuito obrigado. que bom que você gostou. grande e forte abraço.
muito bom essse conto, narração impecável. Depois que li, escutei esse conto meu dia não foi o mesmo, muito bom mesmo, eu recomendo ...
@Silvestre Trajano,que bom que você curtiu a narração e, claro, o conteúdo deste conto maravilhoso de Dostoievski. Muito contente com o seu comentários. Super importando para mim e para o canal. Obrigado de todo o coração.
Estou maravilhada. Pensativa, satisfeita. Sua voz encheu minha cabeça, minha casa, eu era o próprio homem ridículo, e com certeza terei para sempre sua sombra. Obrigada.
@Julie Passos, maravilhado estouu eu com teu comentário. Lindo demais saber disso tudo. Eu quem agradeço. Um grande abraço pra ti.
Agradeço demais, esta viagem literária...literalmente...ouvi em uma viagem de Campinas a SP, maravilhoso o texto e excelente e cuidadosa narração. Muito obrigado!
@ronaldobarbosa7822, eu te agradadeço por me permitires te fazer companhia nesta viagem de Campinas a SP. risos. e te agradeço por demais esse teu comentário. que bom que gostastes, que curtiste, e que tua viagem tenha sido boa, gostosa, ouvindo Dostoiéviski pela minha voz. um grande e forte abraço.
Muito bom 😃... Li em pdf e agora tô ouvindo aqui...
@Rodrigo, que bom que vc gostou. Muito obrigado pelo teu comentário.
Que narração maravilhosa e que obra sublime de Dostoiévski ❤ obrigada!
@suzalamoreirareis5429, muito obrigado. que bom que vc gostou. fico imensamente contente. um grande abraço.
Parabéns!! Sua narração me emocionou. Excelente trabalho.
@Kati Cardoso, independente da minha narração, O Sonho de Um Homem Ridículo é emocionante por si só. Assim como outros contos do Dostoievski. De qualquer forma, que bom que meu jeito de narrar e interpretar tenha te emocionado. Muito obrigado mesmo. Um grande abraço.
Valeu!
@Samira El Ferzli, valeu mesmooooo! muuuuuuuito obrigado. de todo o coração.
eu que agradeço pelo excelente trabalho
@@samiraelferzli9754 , fico feliz demais que vc tenha gostado. eu tento me aprimorar cada vez mais.
Thanks!
@Diego de Abreu Faria, muito obrigado por esse seu Valeu Demais. Um grande abraço pra vc. Isso sempre me incentiva a continuar.
@@CarlosEduardoValente sensacional tua narração e história
Continue firme nos presenteando com teu talento.
Grande abraço
@@abreufaria muito obrigado, meu caro. Fico muito contente que tenhas curtido, gostado desse conto/livro que é o carro chefe do canal. É o mais visualizado. Foi meu segundo trabalho como narrador de audiolivros. Por favor, escute o primeiro: Uma Criatura Dócil. hehehehehe Um grande abraço pra vc e mais uma vez obrigado.
Maravilha! Obrigada!
@@fatimasoares293 . vi somente agroa teu comentário. peço desculpas e, ao mesmo tempo, te agradeço e muito. grande abraço.
Belíssima narração! É o primeiro conto que ouço de Fiódor Dostoiévski. Agora sigo na saga e lerei Crime e Castigo.
@Souj0y, que bom que vc gostou. Crime e Castigo é um livro muito lindo. muitas adapatações cinematográficas se originaram do seu princípio: o da culpa. e muito outros livros foram escritos a partir da ideia do mesmo. um grande e forte abraço.