A CTC do solo é como um COPO (Entenda a relação com o manejo de Adubação)
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- 👉 Receba PDF de vídeos gratuitamente + Aulão: canalagrobrasi...
✅ Escola de Adubação e Fertilidade (EsAFertil) 8 cursos da área de adubação: esafertil.com/
🌾 Consultoria personalizada canal AgroBrasil (Chama no whatsapp) 👉 canalagrobrasi...
👉 Treinamentos profissionais esafertil.com/...
A CTC (Capacidade de troca de cations) é um importante parâmetro para se entender melhor a fertilidade dos solo. Solos mais arenosos tendem a ter uma CTC mais baixa, solos mais argilosos mais alta.
A CTC poderia ser entendida como um copo, quanto mais baixa, menos nutrientes ou cations "Cabem" nesse solo. É possível ainda aumentar a CTC naturalmente através do incremento de matéria orgânica do solo.
Praticas agrícolas como plantio direto, adubação orgânica e Adubação verde, podem contribuir, se bem implementadas, com o aumento da CTC natural do solo.
👉 Se inscreva no canal
👉Porque CAMA DE FRANGO é o melhor adubo orgânico • Porque CAMA DE FRANGO ...
👉Cama de Frango ou Pó de Rocha? Qual é melhor? • Cama de Frango ou Pó d...
👉O que é a CTC do solo e como ela influencia na ADUBAÇÃO • O que é a CTC do solo ...
👉5 cálculos FUNDAMENTAIS da análise de solo (SB, CTC t e T, V%, m%) • 5 cálculos FUNDAMENTAI...
É importante salientar que cada caso seja especificamente pensado e planejado com o acompanhamento preferencial de um engenheiro agrônomo
Apoie esse projeto sendo membro do canal, clique no link abaixo / @agrobrasil
👉 Receba PDF de vídeos gratuitamente + Aulão: canalagrobrasil.com/conteudos
✅ Escola de Adubação e Fertilidade (EsAFertil) 8 cursos da área de adubação: esafertil.com/
🌾 Consultoria personalizada canal AgroBrasil (Chama no whatsapp) 👉 canalagrobrasil.com/consultoriaagro
Top demais
De Ipojuca-Pe, tive que assistir um pouco atrasado, estava sem internet. 👍👍👍👍
Quissamã-rj
Parabéns professor pela aula sempre trazendo conhecimento a todos nós obrigado amigo
Muito bom a comparação
Aquí aprendendo no Paraguay
Obrigado pelo conteúdo. Acompanhando de bom Jardim Pernambuco
Muito bom, obrigado!
Muito bom a aula, dá muito bem pra entender
Boa noite sempre vejo seu vídeos parabéns, quero ser tem herbicida para feijão de corda para planta daninha? Sou de canhotinho Pe
Boa noite
Quando o sr. Fala de minimo revolvimento no solo o sr. se refere ao solo arenoso e seria apenas uma grade pós milho safrinha?
Parabéns professor muito bem explicado.
Gostaria se possível me responder se colocar folhas de árvores, folhas de uma floresta podem servir de cobertura verde.
Não vai servir como cobertura verde, as folhas vão realizar a mesma função que a palhada realizaria.