Sermão de Santo António aos Peixes | Parte 4/4 - Capítulos 5 e 6 | Padre António Vieira | voz humana

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • #livros #audiolivro #audiolivros #audiobook #contos #literatura #literaturaportuguesa
    Ouça os clássicos!
    💜 Apoie o Liberaudiolivro: apoia.se/liber...
    🔹Chave de PIX: avatarsbygio@gmail.com
    🔸 Adquira meu romance "Malvina": amzn.to/43ZKee9
    🔸 Obras do autor - Livros Impressos
    Sermões (Capa comum): amzn.to/4bvtyxf
    Sermões do Padre Vieira (Capa comum): amzn.to/45LUasF
    Os mais belos sermões do Padre Antônio Vieira (Capa dura): amzn.to/3W5GtRT
    🔸 Dispositivos Amazon (caso você também goste de livros digitais)
    Kindle 11ª Geração (lançamento 2022): amzn.to/3KhpoOv
    Kindle Paperwhite 16 GB: amzn.to/4dPSLVs
    Kindle Paperwhite Signature Edition: amzn.to/3Ve6bDr
    Kindle Oasis 32GB: amzn.to/3V2wlYD
    🔸 OBS: Links comissionados! Comprando qualquer item dos links acima, você ajuda a manter o canal! Muito obrigada!
    **Capítulos**
    01:14 Capítulo 5
    25:25 Capítulo 6
    ** Sobre este vídeo **
    No quinto capítulo deste Sermão, Padre António Vieira critica os peixes roncadores, comparando-os a pessoas arrogantes, que se gabam antes de falhar. No sexto e último capítulo, aborda a exclusão dos peixes dos sacrifícios no Levítico, enfatizando que, ao contrário dos outros animais, os peixes não podem ser sacrificados vivos. Conclui com uma reflexão sobre a pureza dos peixes e a superioridade de sua naturalidade em relação à complexidade humana.
    ** Sobre a Obra **
    O Sermão de Santo António aos Peixes é uma alegoria, onde os peixes representam os homens, destacando a imaginação, a habilidade oratória e o poder satírico de Vieira. No texto, ele usa os peixes como símbolos das virtudes humanas e, principalmente, dos vícios dos colonos brasileiros, que são duramente criticados.
    Esta é uma das mais conhecidas obras do Padre António Vieira. O sermão foi pregado em São Luís do Maranhão, Brasil, em 13 de junho de 1654. Foi proferido durante os conflitos entre colonos brasileiros e jesuítas, ordem à qual Vieira pertencia, devido à oposição dos jesuítas à escravidão indígena.
    Poucos dias após o sermão, Vieira embarcou secretamente para Lisboa, buscando obter leis do rei D. João IV que protegessem os índios da exploração colonial. Ele teve sucesso, embora os colonos, que dependiam da mão-de-obra indígena, tenham resistido.
    ** Sobre o Autor **
    vídeo:
    • António Vieira | Breve...
    António Vieira, conhecido como Padre António Vieira, nasceu em Lisboa, Portugal, em 6 de fevereiro de 1608 e faleceu em 18 de julho de 1697. Foi filósofo, missionário jesuíta, escritor e orador português da Companhia de Jesus.
    Vieira é amplamente reconhecido por suas habilidades retóricas e sua coragem em enfrentar as questões políticas e sociais de sua época. Ele passou a maior parte de sua vida no Brasil, onde foi um fervoroso defensor dos direitos dos povos indígenas, muitas vezes entrando em conflito com as autoridades coloniais e até mesmo com membros de sua própria ordem religiosa.
    Como escritor, Vieira é conhecido por sua vasta produção de sermões, cartas, ensaios e tratados teológicos. Seus sermões são especialmente celebrados por sua eloquência, profundidade filosófica e habilidade em abordar temas contemporâneos.
    Entre suas obras mais famosas estão os "Sermões" e "História do Futuro", onde ele especula sobre o destino da humanidade e faz previsões sobre o futuro.

КОМЕНТАРІ • 2