Olá gostaria que explicasse sobre um paciente de traqueostomia uso de bipap mas o HD Ella ,sua explicação é maravilhosa se puder grata será útil a vários profissionais obrigada !!!
Olá Vivian. Tudo bem? Para mim será um prazer; é que neste canal não costumo fazer vídeos longos e este tema requer inclusive a necessidade de tirar algumas duvidas do profissionais. Não sei se você é Fisioterapeuta. Nestes casos temos cursos para Fisioterapeutas que são específicos, referentes a Traqueostomia, Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia. Inclusive estou iniciando um Aprimoramento na próxima semana, e será online. Você já me acompanha no Instagram? @ricardoname Grande abraço.
Bom dia, uso bastante pressão positiva pra reversão de atelectasias, desmame de o2 e até mobilização de secreção em pediatria, porém prefiro na maioria das vezes usar bipap por ser mais confortável, não ter fluxo contínuo, e gerar um volume melhor, com isso eu posso usar uma ipap (5)menor e uma epap maior, (7), gerando uma drive pressure menor e preservando o pulmão da criança, porém meu bipap não aceita uma epap menor que a ipap. Porque?
Olá Ana. Tudo bem? Respondi seu questionamento no Instagram. Mas vamos lembrar que existe uma diferença entre a clinica do meu paciente em uma UTI e na residência. Não terei paciente mais graves no domicilio, mas pacientes que devem ser monitorados e ventilados de forma adequada. No caso dos aparelhos domiciliares, trabalhamos com modos ventilatórios mais simples em função da clínica que exemplifiquei (S, S/T ou T). Se quero trabalhar uma reversão de atelectasia, vou pensar em ganho de volume pulmonar (IPAP) , associado a manutenção de uma PEEP ou EPAP que não necessariamente deve ser maior que meu IPAP. Vamos pensar que meus pacientes domiciliares são acima de tudo, mais estáveis que em uma UTI. Além disso, os Softwares e algoritmos dos aparelho domiciliares não me permitem realizar este tipo de manobra que você sugere. É do aparelho essa limitação. Sendo assim, me coloco a disposição no meu Instagram para discutir a clinica do seu paciente e te ajudar a resolver qualquer situação clinica que possa ser necessária em sua conduta. Grande abraço.☺
Olá Ricardo. Parabéns pelos vídeos que nos ajudam tanto! Qual a diferença entre Bipap e o ventilador mecânico? Meu irmão está com ventilador mecânico hospitalar, pressão controlada 9 e peep 7, mas pra ir para casa, precisa de ventilador domiciliar 24h. Ele tem doença neuromuscular, mas não precisa de suplemento de oxigênio. Um fisioterapeuta faltou que o Bipap atende e outro disse que somente o ventilador. Não entendi ainda a diferença. Pode esclarecer? Obrigada!
Olá. Tudo bem? Existe realmente uma diferença entre Ventilador Mecânico e BIPAP. Os dois são ótimos e sem risco ao paciente, uma vez que o Fisioterapeuta saiba mexer. No caso, o BIPAP é um modo de ventilação. O Respirador Mecânico é um aparelho mais complexo, que possui entre seus modos de ventilação, o modo BIPAP. É comum levarmos o paciente para casa em BIPAP somente. Mas em alguns casos, e particularmente um deles são os paciente Neuromusculares, é indicado o uso de um Respirador mecânico, ou o que chamamos de "Suporte de Vida". Se o seu irmão é um Neuromuscular, indico um "Suporte de Vida". Grande abraço.
Muito obrigada, Ricardo! Perfeito, isso mesmo, é um caso de suporte de vida. Parabéns pelos vídeos esclarecedores e por nos ajudar todos com seu conhecimento!
Boa noite Ricardo . Sou fisioterapeuta. Vou admitir uma paciente 70 Anos, com paralisia supra nuclear progressiva na fase intermediária da doença. Se comunicar apenas em gestos, deglutição afetada, porém parabéns motora preservada, consciente quase o tempo todo. Sem força para realizar exercícios respiratórios com nenhum dispositivo auxiliar, difícil até para avaliar peakflow. Início com Cpap ou Bipap ? Obrigado
Olá. Tudo bem? Sem duvida nenhuma um que tenha modo BIPAP. E digo mais. Você tem que pedir um Respirador Domiciliar que chamamos de "Suporte de Vida", que tem todos os modos ventilatórios, todos os alarmes e caso o seu paciente piorem pode mantê-lo no respirador. Grand abraço.
Prezado, obrigado pela lúcida explicação. Não me habituei com a pressão contínua do CPAP, dificuldade para expirar. É legítimo em casos assim o paciente fazer uma tentativa com o BiPAP? Embora seja leigo no assunto, o fato do BiPAP possuir 2 níveis, um para inspiração e outro para expiração, me parece ser algo mais natural e condizente com a própria natureza de dupla via da respiração humana.
Olá Davi. Tudo bem? Correto. Esse é um dos motivos para o uso do BIPAP. Mas é preciso conversar com seu medico ou Fisioterapeuta para esta mudança, inclusive que parâmetros colocar, uma vez que agora você terá dois níveis de pressão. Grande abraço.
Bom dia. Perguntei dos aparelhos porque pensei que a dpoc tivesse problemas caracteristicos, como fortalecer ou os musculos inspiratorios ou os expiratorios. Aí compraria o que atendesse aos problemas da dpoc. Obrigado.
Olá Celso. DPOC eu recomendo BIPAP. Fortalecimento de musculo respiratório não se faz com Pressão Positiva. Para isso temos outros procedimentos e técnicas. Se for para isso que está comprando o BIPAP, sugiro que não o faça. Grande abraço.
Boa noite Ricardo, tudo bem? Gostei do vídeo, explicação muito boa. Eu tenho obstrução das boas aéreas fazendo apneia, quando tento dormir, o que entendi e que no meu caso o bipap e o mais indicado?
Olá Carlos. Tudo bem? A primeira coisa a fazer antes de escolher um aparelho é uma avaliação com um medico do sono e se avaliar se realmente vc tem apnéia, que tipo de apneia é e o que utilizar. Existe um exame que se chama Polissonografia. É ele quem vai definir tudo isso. Procure um medico do sono antes de gastar dinheiro. Grande abraço.
Bom dia. Tenho dpoc e asma. Qual aparelho devo usar: therapep, acapella, thershold ou powerbreathe medic plus? Para DPOC, qual exercício é o mais indicado: expiratorio ou inspiratorio? Obrigado.
Olá Celso. Tudo bem? Excelentes perguntas. Cada aparelho que você mencionou tem uma função específica. Mas as respostas vão depender de sua história clinica, exames e necessidades neste momento. Para isso você deve ser avaliado de forma presencial. Minha sugestão é que faça esta avaliação por dois motivos: Primeiro, não piorar sua condição clinica atual. Segundo, não jogar dinheiro fora com um aparelho que não vai resolver o seu problema. Grande abraço.
Olá Marya. Temos cursos a respeito. Se você é fisioterapeuta tenho um curso presencial em Outubro aqui em São Paulo, inclusive com aparelhos para manipulação. Participe! Me siga no Instagram: @ricardoname Grande abraço.
Bom dia. Para criança traqueostomizada, que durante o dia respira em ar ambiente e a noite a familia usa o trilogy com pressão até de 26, qual seria a indicação de uma pressão tão alta ao meu ver?
Olá Ana. Tudo bem? Um IPAP de 26 cmH2O já é considerado um pouco alto para quem já fica o dia todo fora do aparelho. Mas é preciso conhecer toda a história do paciente e o porquê de estar utilizando estas pressões. Não posso dar minha opinião pois não conheço o caso. Mas questione os profissionais da casa. Acredito que podem te ajudar. Grande abraço.
Olá Matheus. Tudo bem? Exatamente. Mas as pressões são individualizadas, de acordo com a patologia, clinica do paciente, anatomia, objetivo do tratamento e até a altura! Por isso dizemos que não existe "receita de bolo" para estes parâmetros. Cada paciente deve ser avaliado para se saber o que é melhor a ele. Grande abraço.
Oi dr Ricardo meu irmão sofreu um acidente de carro e está usando respirador bipap a cinco meses .ele pode precisar usar a vida inteira ou existe alguma possibilidade dele parar de usar .obg.
Olá Arlete. Tudo bem? Infelizmente não posso dar minha opinião, pois não acompanho o caso. Mas me estranha o seu questionamento pois ele deve estar sendo acompanhado por um medico e um fisioterapeuta. Eles devem dar estas respostas a vocês. Procure conversar com eles a respeito pois eles conhecem melhor a história clinica do seu irmão e as possibilidades, frente ao tratamento realizado. Grande abraço.
Realmente seria necessário muito tempo para explicações mais minuciosas. Considerando também que cada caso é um caso.Eu particularmente enfrento um caso mais complicado, pois enfrento uma apneia neurológica. Uso Cpap na pressão 14, que não tem sido suficiente para uma ventilação adequada. Preciso de consulta para quem sabe passar para o Bipap, com oxigênio.
Olá Jonas. Tudo bem? Realmente o seu caso deve ser avaliado com mais atenção. Acredito que temos uma série de fatores a serem considerados. Desde a causa desta sua Apnéia Central (que você diz ter), até o modo ventilatório, parâmetros e a interface a ser utilizada. Sugiro que procure o seu médico para uma nova avaliação. Grande abraço.
Olá. Tudo bem? Entenda que CPAP ou qualquer tipo de pressão positiva para apnéia é preciso se realizar uma avaliação presencial e em alguns casos, exames especificos. Saber se você realmente precisa deste aparelho, se realmente você tem uma apnéia central, em que momento ocorre e de que forma ocorre. Será que um CPAP vai resolver o seu problema? Usar um aparelho como este é como fazer uso de uma medicação. Somente quem realmente precisa deve utilizar. Procure uma clinico geral para uma avaliação a respeito. Grande abraço.
Olá Marcos. Tudo bem? Me estranha o seu questionamento. Quem tem que lhe dizer que pressões utilizar e se realmente você precisa utilizar é o profissional que lhe indicou o aparelho. Onde está o seu médico ou fisioterapeuta? Outra coisa, não é todo paciente em pos covid que necessita de pressão positiva. Mais uma vez, você precisa de um acompanhamento especializado. Te dou um conselho de amigo...não é na internet que você vai resolver o seu problema. Pressão possitiva (BIPAP) é coisa séria. Não é "receita de bolo". Procure um profissional especializado de forma presencial. Grande abraço.
@@isabersaude ok obrigado pela atenção, mais estou usando desde dia que saí de alta do hospital, foi recomendação médica hoje estou com trinta 30% do pulmão comprometido estou usando com uma pressão de 14, por este motivo que fiz essa pergunta, mas tenho acompanhando algumas publicações sobre esse tipos de equipamentos.
@@marcosbessa7731 desculpe insistir na questão, mas ainda cho que você precisa de um acompanhamento presencial de um Fisioterapeuta respiratório. Não so para avaliar as pressões utilizadas e os parametros do aparelho (sim, dependendo do BIPAP existem outros parametros a serem analisados), mas acima de tudo o desmame gradual deste procedimento, frente sua evolução clinica. Grande abraço.
Olá Dayane. Tudo bem? Não sei se você é da área da saúde, mas é preciso entender um pouco de Fisiologia e Mecânica Respiratória, que aprendemos na Faculdade. Aqui fica um pouco difícil de explicar tudo, mas de forma prática, quem usa um CPAP respira de forma espontânea. O este modo ventilatório não altera a respiração. O paciente vai respirar junto com o aparelho. Grande abraço.
Olá Edney. Tudo bem? Infelizmente é preciso levar o aparelho em uma assistência técnica ou empresa que faça essa leitura, pois é preciso um software e conhecimento no programa para ler o histórico. Minha sugestão? Procure na internet empresas que alugam ou vendem este tipo de aparelho na sua região. Grande abraço.
Olá Veronica. Tudo bem? Normalmente, medido em um cufometro, de 20 a 30 cmH2O. Mas vai depender muito de cada paciente. Alguns as vezes precisam de mais. Quem vai decidir é o Médico e o Fisioterapeuta que atendem, pois pressões erradas podem levar a lesões na traqueia. Grande abraço.
Olá Silvia. Tudo bem? Sim e não. Vai depender de dois fatores. Da patologia do seu paciente, pois se ele for retentor terá mais pré-disposição; e dos parâmetros que você vai colocar no aparelho. Existe esta possibilidade; não é comum na maioria dos pacientes, mas existe. Grande abraço.
Eu sou idosa obesa eu uso o cepap a dez anos no começo eu era magra com pressao maxima de oito. Eu engordei muito e andava com sono e cansada ,entao fiz uma polissonografia que indicou uma pressao maxima de dezoito a vinte ,entao o medico indicou o bipap mas eu fui em outro medico e fiz outra polissonografia que indicou a mesma pressao e uso de cepap automatico. Entao comprei o cepap por ser mais barato,melhorei do sono mas continuo com estonteamento e mau estar.Sera que tem que ser o bipap mesmo?
Olá Maria. Tudo bem? Então, não posso afirmar isso a você, pois não estou acompanhando o seu caso, mas se você está seguindo as orientações deste segundo médico, acho que deveria voltar lá e conversar com ele. Ele precisa saber que você não está bem fazendo uso deste aparelho e tomar a conduta necessária. Se você não retorna ele acha que está tudo bem e você não melhora. Boa sorte. Grande abraço.
@@josejoaquimferreira8643 todos cpap atingem uma pressão máxima de 20 cm de h2o, mas nenhum paciente suporta acima de 15 ou até 16, já que a partir daí produz-se aerofagia, ou seja, ele engole ar, passa para o sistema digestivo, portanto, sugere-se que se o paciente precisar de pressões maiores que 16, ele deve usar bpap
4 роки тому+1
Ricardo, qdo vemos a necessidade de ventilação mecânica no tratamento p covid19, se refere ao bpap, certo? O uso de cpap caseiro pode evitar ou retardar a ida de pacientes ao hospital em caso de covid19?
Olá Clistenes. Tudo bem? Desculpe mas você está errado. Quando falamos de VM em COVID, é um paciente que está em franca insuficiencia respiratória e terá de ser entubado e mantido em UTI. O BIPAP não vai resolver nestes casos. E mesmo em sintomas leves, existem proceidmentos a serem seguidos. Minha sugestão é que procure um médico se começar a sentir desconforto respiratório. Não tome atitudes sem uma avaliação. Grande abraço.
4 роки тому+1
@@isabersaude Obrigado! Eu estou bem.. rsrsr. Estou apenas tentando entender melhor a necessidade da VM na COVID19. Vi que na Itália pacientes estavam usando uma bolsa na cabeça, ligada a um aparelho, que ao meu ver, me parece muito mais acessível. Você saberia do que se trata?
@ eu sei do que se trata, mas me estranha seu interesse. Não é você quem vai decidir isto em sua casa. Não são atitudes como esta que vão salvar voce ou alguem de sua familia. Pelo contrario. Dependendo da situação, vai piorar. Para usar qualquer aparelho ou procedimento é preciso uma avaliação criteriosa para se saber o que realmente vc precisa, os parametros a serem utilizados e a forma de como utilizar. Entendo que ninguem quer ir para o hospital, mas em caso de desconforto respiratório, é uma obrigação. Grande abraço.
4 роки тому+1
@@isabersaude Fico feliz com sua preocupação. Meu interesse é analisar a possibilidade de produzir isso em baixa escala. Depois do álcool em gel, vemos a disputa por máscaras N95. Acredito q a próxima seja por vagas de UTI e respiradores, porém essa, é bem mais complicada. Por isso estou estudando a respeito. Acho q posso produzir respiradores não invasivos. E estou estudando sobre. Por isso perguntei. Acha q um posto de saúde com alguns VM contíuos não invasivos poderiam ser úteis?
@ a ventilção não invasiva para pacientes em COVID ainda está sendo estudada. Por hora está contra-indicada. Mas se te interessa fazer um aparelho, usamos em outras patologias também. Sempre é valido. Grande abraço.
Olá Andrey. Tudo bem? É muito utilizado em ambinte hospitalar para se tentar evitar a intubação e estamos tendo sucesso em alguns casos. Mas é preciso ter critério e indicação quando se fala em ambiente domiciliar. Não são todos os pacientes que necessitam. O importante é uma boa avaliação do quadro. Grande abraço.
Olá eu já fiz a poli com apineia moderada, com prescrição eu comprei e uso o Respironics SystenOne Bipap Auto com humid e marcará oronasal confortplus, Modo Cpap/Flex com 4,5 ramp e 11cmh2o já , faz uns 6 meses. Mas observei mais conforto esta semana passando o SystenOne para o modo Bilevel = I - 11cmh2o e E - 5,0... Biflex, ramp 4,5... , meu IAH no realatorio do SystenOne esta em 3,1.... sob controle. O que você sugere?
Olá Jass. Tudo bem? Então, para quem não conhece, o IAH seria o Índice de Apneia e Hipopnéia por hora de sono. Com ele avaliamos se sua Apneia é Leve, Moderada ou Grave. Você refere 3,1 espero que não seja 31, rsrsrsrsrs. Mas se realmente é 3,1 é considerada leve. Costumamos usar o BIPAP em paciente que não se adaptam ao fluxo continuo do CPAP ou para pacientes que utilizam Pressão acima de 12 cmH2O. No seu caso, você pode até utilizar, mas sugiro informar o seu médico a respeito, pois ele pode estar monitorando seu caso e vc o alterou. Lembre-se que um acompanhamento médico deve existir. Boa sorte. Grande abraço.
Olá. Tudo bem? A questão não é a utilização, mas o porquê. Não é porque o meu vizinho usa, que eu vou usar. Questione o seu Médico ou Fisioterapeuta a respeito. Em alguns casos, usamos sim e tem bons resultados. Mas em outros, não é o modo indicado. A avaliação da necessidade é fundamental para o êxito. Grande abraço.
Boa noite faco uso de um aparelho cpap com pressao de 8 mas por ser automatico esta pressao sobe algumas vezes ate 18 e isso e quase e quase insuportável .Voce me aconselharia usa um bipap
Olá Pedro. Tudo bem? Duas coisas importantes; primeiro você precisa ser avaliado para se saber que aparelho utilizar. Se esta avaliação foi feita e se decidiu pelo CPAP, tudo bem? Mas se foi uma escolha aleatória, precisa ser avaliado novamente. Segundo, não existe isso de aparelho automatico que está em 8 e sobe para 18. No caso, deve estar ajustado para 18 de pressão final e inicia em rampa de 8. Deve ser parametrizado de forma correta. É preciso se rever isso. Grande abraço.
@@isabersaude obrigado pela atencao.A questao e que o tratamento incia no 4 tem a rampa de 60 minutos e o tratamento e 8 .A e o aparelho tem a pressao livre para almetar se preciso por isso esta chegando a 18
@@pedrovieira3393 mas está errado. Na verdade está parametrizado errado. Ele tem que começar em 4 e terminar em 8. Não pode ultrapassar isso. Tem alguma coisa errada aí. Veja com quem regulou o aparelho e peça para alterar. Não é comum deixar assim. Grande abraço.
Olá Getreds. Tudo bem? A Hiperinsuflação pode até ocorrer , mas em menor grau. Efetivamente ocorre mais em situações em que eu tenho um sistema respiratório fechado , onde ocorre pressurização efetiva. Não é o caso do uso da máscara nasal. Somente em mascara Facial, Total Face ou Traqueostomizados, ok? Grande abraço.
Olá Solange. Tudo bem? Você não vai esquecer mais, é só lembrar da primeira letra da sigla: IPAP: Pressão Inspiratória EPAP: Pressão Expiratória Agora, se você quer saber qual pressão colocar, somente com um curso especifico para isso. Não existe uma "receita de bolo". Cada paciente tem sua particularidade e sua necessidade. É preciso ter conhecimento de Fisiologia Respiratória e Ventilação Mecânica. Grande abraço.
Olá Nilson. Se você tem Apnéia de Sono e realizou a Polissonografia com indicação para CPAP, fique tranquilo. Apnéia de Sono é uma coisa, ventilação pulmonar é outra. Posso usar um CPAP e ventilar pulmão, como posso usar um CPAP e inibir somente a Apnéia. Quem vai decidir o que vai ser feito e de que forma será, é seu médico ou o Fisioterapeuta, mediante o exame realizado. Existem técnicas e procedimentos para isso; mas só se necessário. Fique tranquilo. Acredito que está bem assistido. Grande abraço.
isabersaude .Tudo bem .Gostaria de saber se paciente em ventilação mecanica invasiva ,usando tqt ,ele pode fazer uso do bipap ou cpap ,ou nesse caso precisa ser outro tipo de ventilação .È possivel usar o bipap ou cpap de modo continuo .
olá, tudo bem? muitos falam que é mito CPAP na traqueostomia, creio que é utilizado para realizar exercício, realmente tem efeito em um paciente prostrado mais com drive espontâneo e boa saturação? seria melhor outras alternativas?
Olá Maycsuel. Tudo bem? Tudo vai depender do que o seu paciente precisa e do parâmetro a ser ventilado. Eu confesso que já usei muito e deu certo. Não é porque ele é traqueostomizado, que não posso utilizar o modo CPAP. Mas não são em todos os casos. A avaliação do seu paciente e do que você está objetivando é fundamental. Entenda que não existe uma receita de bolo ou um protocolo para isso. Grande abraço.
Olá Paulo. Tudo bem? Sim, o CPAP é recomendado. Mas não basta simplesmente alugar ou comprar o aparelho. É preciso que se realize um exame chamado Polissonografia. Com ele se avalia se realmente você tem Apnéia, o grau do distúrbio, se será preciso utilizar algum tipo de aparelho e o tipo de aparelho a ser utilizado. Grande abraço.
Doutor estou usando o cpap a 2 anos ,estou tendo 7,8,9,11 apneia ? E algum problema Aqui na minha cidade não tem especialista do sono Trato com a otorrino que me indicou o cpap Tenho DPOC O cpap e o ideal ? Gratidão
Olá Geny. Tudo bem? Sinto muito, mas você terá de ir em uma cidade proxima e realizar um "Polissonografia". com este exmae podemos saber se realmente você está tendo apnéias, quantas são, em que intensidade e que aparelho você deve utilizar. Infelizmente este é o momento em que temos que "ter certezas", para efetivamente saber o que você precisa e o que não precisa, também. Grande abraço.
Olá Hallyson. Tudo bem? O CPAP é indicado, mas nem sempre. Entenda que todo e qualquer procedimento ou aparelho deve ser utilizado com critérios clínicos e científicos. Caso contrário não só pode não resolver o problema, com pode até piorar o quadro do seu paciente. Como estudante você deve saber que explicar a Fisiologia Respiratória "aqui"será um pouco difícil; mas com o estudo você verá que cada patologia e momento clinico irá pedir uma medicação e um aparelho; e que não existe receita de bolo, mas um profissional capacitado para diagnosticar a necessidade do momento. Convido você a assistir outros videos de nosso canal e participar de nosso Webnários quinzenais. Acredito que teremos mais tempo de conversar. Grande abraço.
O irmão da minha cunhada utiliza o VPAP III ST- A mas o aparelho parou de funcionar, não está ligando! Pesquisei na internet e não encontrei muita coisa sobre, alguém poderia me ajudar??
Olá Siney. Tudo bem? O aparelho é seu ou alugado? Se for alugado, entre em contato com a empresa e peça suporte técnico. Se for seu, ligue para onde comprou ou entre em contato com o Fisioterapeuta que acompanha sua cunhada para que ele avalie o aparelho. Em alguns casos pode ser um problema de configuração, mas na maioria das vezes, é necessário entrar em contato com a Assistência Técnica. Grande abraço.
isabersaude Na verdade o aparelho foi fornecido pelo estado, eles estavam até querendo recolher o aparelho, mas a criança precisa do aparelho e comprar um novo é caro, neste caso o que você me aconselha? Obrigado!
Se ele foi fornecido pelo Estado, teoricamente deve ter uma etiqueta no corpo do aparelho de quem fornece ao Estado para os pacientes. Procure no corpo do aparelho, que deve ter algum telefone de contato. Se não tiver, sinto muito mas você vai precisar de algum técnico para avaliar. Aí são duas situações, ou você entra em contato de forma particular para alguma empresa especializada (existe um custo) ou vai ter que entrar em contato com o setor que forneceu o aparelho para pedir a manutenção. Sei que sua preocupação é de ligar e ao invés de trocarem, levarem embora de vez, mas se não tiver como fazer, vai acabar ficando com um aparelho que não funciona. Procure pelo profissionais que acompanham sua cunhada e veja se eles não podem avaliar o aparelho. Ás vezes um deles pode ter uma experiência maior e pode ajudar.
Olá Flavio. Tudo bem? Você pode usar, mas deve ter uma avaliação para se saber qual o parâmetro adequado a sua clinica. Não tem "receita de bolo". É preciso uma avaliação presencial. Caso contrario, você não vai se adaptar ao aparelho e vai piorar ao invés de melhorar. Grande abraço.
Oi Flavio. Não, necessariamente. Por isso é importante ser avaliado presencialmente e um Fisioterapeuta que entende de Ventilação Mecânica realizar os ajustes. Grande abraço.
Gostei 🙏🏻🙏🏻
Melhor explicação sobre CPAP e BiPAP principalmente, que já assisti. Parabéns pela didática, muito boa!
Ótima explicação
Muito bom 👏
salvou um Fisioterapeuta, valeu Ricardo
Valeu, XARA!
Simples e objetivo. Quanto mais se fala, mas se confunde. Ganhou o aluno, Parabéns!
Obrigada pelas informações
Show de bola 👏👏👏
Olá gostaria que explicasse sobre um paciente de traqueostomia uso de bipap mas o HD Ella ,sua explicação é maravilhosa se puder grata será útil a vários profissionais obrigada !!!
Olá Vivian.
Tudo bem?
Para mim será um prazer; é que neste canal não costumo fazer vídeos longos e este tema requer inclusive a necessidade de tirar algumas duvidas do profissionais.
Não sei se você é Fisioterapeuta.
Nestes casos temos cursos para Fisioterapeutas que são específicos, referentes a Traqueostomia, Ventilação Mecânica e Oxigenoterapia.
Inclusive estou iniciando um Aprimoramento na próxima semana, e será online.
Você já me acompanha no Instagram?
@ricardoname
Grande abraço.
Excelente explicação
Show
Muito bacana Ricardo! Continue simplificando nossas vidas, meu joinha ja ta la!
Bom dia, uso bastante pressão positiva pra reversão de atelectasias, desmame de o2 e até mobilização de secreção em pediatria, porém prefiro na maioria das vezes usar bipap por ser mais confortável, não ter fluxo contínuo, e gerar um volume melhor, com isso eu posso usar uma ipap (5)menor e uma epap maior, (7), gerando uma drive pressure menor e preservando o pulmão da criança, porém meu bipap não aceita uma epap menor que a ipap. Porque?
Olá Ana.
Tudo bem?
Respondi seu questionamento no
Instagram.
Mas vamos lembrar que existe uma diferença entre a clinica do meu paciente em uma UTI e na residência.
Não terei paciente mais graves no domicilio, mas pacientes que devem ser monitorados e ventilados de forma adequada.
No caso dos aparelhos domiciliares, trabalhamos com modos ventilatórios mais simples em função da clínica que exemplifiquei (S, S/T ou T).
Se quero trabalhar uma reversão de atelectasia, vou pensar em ganho de volume pulmonar (IPAP) , associado a manutenção de uma PEEP ou EPAP
que não necessariamente deve ser maior que meu IPAP.
Vamos pensar que meus pacientes domiciliares são acima de tudo, mais estáveis que em uma UTI.
Além disso, os Softwares e algoritmos dos aparelho domiciliares não me permitem realizar este tipo de manobra que você sugere.
É do aparelho essa limitação.
Sendo assim, me coloco a disposição no meu Instagram para discutir a clinica do seu paciente e te ajudar a resolver qualquer situação clinica que possa ser necessária em sua conduta.
Grande abraço.☺
Olá Ricardo. Parabéns pelos vídeos que nos ajudam tanto! Qual a diferença entre Bipap e o ventilador mecânico? Meu irmão está com ventilador mecânico hospitalar, pressão controlada 9 e peep 7, mas pra ir para casa, precisa de ventilador domiciliar 24h. Ele tem doença neuromuscular, mas não precisa de suplemento de oxigênio. Um fisioterapeuta faltou que o Bipap atende e outro disse que somente o ventilador. Não entendi ainda a diferença. Pode esclarecer? Obrigada!
Olá.
Tudo bem?
Existe realmente uma diferença entre Ventilador Mecânico e BIPAP.
Os dois são ótimos e sem risco ao paciente, uma vez que o Fisioterapeuta saiba mexer.
No caso, o BIPAP é um modo de ventilação.
O Respirador Mecânico é um aparelho mais complexo, que possui entre seus modos de ventilação, o modo BIPAP.
É comum levarmos o paciente para casa em BIPAP somente.
Mas em alguns casos, e particularmente um deles são os paciente Neuromusculares, é indicado o uso de um Respirador mecânico, ou o que chamamos de "Suporte de Vida".
Se o seu irmão é um Neuromuscular, indico um "Suporte de Vida".
Grande abraço.
Muito obrigada, Ricardo! Perfeito, isso mesmo, é um caso de suporte de vida. Parabéns pelos vídeos esclarecedores e por nos ajudar todos com seu conhecimento!
Boa noite Ricardo . Sou fisioterapeuta. Vou admitir uma paciente 70 Anos, com paralisia supra nuclear progressiva na fase intermediária da doença. Se comunicar apenas em gestos, deglutição afetada, porém parabéns motora preservada, consciente quase o tempo todo. Sem força para realizar exercícios respiratórios com nenhum dispositivo auxiliar, difícil até para avaliar peakflow. Início com Cpap ou Bipap ? Obrigado
Olá.
Tudo bem?
Sem duvida nenhuma um que tenha modo BIPAP.
E digo mais.
Você tem que pedir um Respirador Domiciliar que chamamos de "Suporte de Vida", que tem todos os modos ventilatórios, todos os alarmes e caso o seu paciente piorem pode mantê-lo no respirador.
Grand abraço.
Muito bom... mais...mais...mais...
Prezado, obrigado pela lúcida explicação. Não me habituei com a pressão contínua do CPAP, dificuldade para expirar. É legítimo em casos assim o paciente fazer uma tentativa com o BiPAP? Embora seja leigo no assunto, o fato do BiPAP possuir 2 níveis, um para inspiração e outro para expiração, me parece ser algo mais natural e condizente com a própria natureza de dupla via da respiração humana.
Olá Davi.
Tudo bem?
Correto.
Esse é um dos motivos para o uso do BIPAP.
Mas é preciso conversar com seu medico ou Fisioterapeuta para esta mudança, inclusive que parâmetros colocar, uma vez que agora você terá dois níveis de pressão.
Grande abraço.
@@isabersaude Muito obrigado pela gentileza da resposta. Um grande abraço!
Muito boas as explicações do canal!
Bom dia.
Perguntei dos aparelhos porque pensei que a dpoc tivesse problemas caracteristicos, como fortalecer ou os musculos inspiratorios ou os expiratorios. Aí compraria o que atendesse aos problemas da dpoc.
Obrigado.
Olá Celso.
DPOC eu recomendo BIPAP.
Fortalecimento de musculo respiratório não se faz com Pressão Positiva.
Para isso temos outros procedimentos e técnicas.
Se for para isso que está comprando o BIPAP, sugiro que não o faça.
Grande abraço.
Boa noite Ricardo, tudo bem? Gostei do vídeo, explicação muito boa. Eu tenho obstrução das boas aéreas fazendo apneia, quando tento dormir, o que entendi e que no meu caso o bipap e o mais indicado?
Olá Carlos.
Tudo bem?
A primeira coisa a fazer antes de escolher um aparelho é uma avaliação com um medico do sono e se avaliar se realmente vc tem apnéia, que tipo de apneia é e o que utilizar.
Existe um exame que se chama Polissonografia.
É ele quem vai definir tudo isso.
Procure um medico do sono antes de gastar dinheiro.
Grande abraço.
Muito bom!
Bom dia.
Tenho dpoc e asma. Qual aparelho devo usar: therapep, acapella, thershold ou powerbreathe medic plus?
Para DPOC, qual exercício é o mais indicado: expiratorio ou inspiratorio?
Obrigado.
Olá Celso.
Tudo bem?
Excelentes perguntas.
Cada aparelho que você mencionou tem uma função específica.
Mas as respostas vão depender de sua história clinica, exames e necessidades neste momento.
Para isso você deve ser avaliado de forma presencial.
Minha sugestão é que faça esta avaliação por dois motivos:
Primeiro, não piorar sua condição clinica atual.
Segundo, não jogar dinheiro fora com um aparelho que não vai resolver o seu problema.
Grande abraço.
muito bom. parabéns pelo canal
Gracias Ricardo por la colaboración.
Por nada. Hasta la próxima.
Seria maravilhoso um vídeo mais aprofundado sobre esse assunto!
Olá Marya.
Temos cursos a respeito.
Se você é fisioterapeuta tenho um curso presencial em Outubro aqui em São Paulo, inclusive com aparelhos para manipulação.
Participe!
Me siga no Instagram:
@ricardoname
Grande abraço.
Excelente explicação !
ajudou muito! sou grata!
Bom dia. Para criança traqueostomizada, que durante o dia respira em ar ambiente e a noite a familia usa o trilogy com pressão até de 26, qual seria a indicação de uma pressão tão alta ao meu ver?
Olá Ana.
Tudo bem?
Um IPAP de 26 cmH2O já é considerado um pouco alto para quem já fica o dia todo fora do aparelho.
Mas é preciso conhecer toda a história do paciente e o porquê de estar utilizando estas pressões.
Não posso dar minha opinião pois não conheço o caso.
Mas questione os profissionais da casa.
Acredito que podem te ajudar.
Grande abraço.
ótimo. .sério. .muito explicativo
Na cpap, a pressão de inspiração e expiração é a mesma e no bipap a pressão da ins é diferente da ex, sendo a ins maior.
Olá Matheus.
Tudo bem?
Exatamente.
Mas as pressões são individualizadas, de acordo com a patologia, clinica do paciente, anatomia, objetivo do tratamento e até a altura!
Por isso dizemos que não existe "receita de bolo" para estes parâmetros.
Cada paciente deve ser avaliado para se saber o que é melhor a ele.
Grande abraço.
Oi dr Ricardo meu irmão sofreu um acidente de carro e está usando respirador bipap a cinco meses .ele pode precisar usar a vida inteira ou existe alguma possibilidade dele parar de usar .obg.
Olá Arlete.
Tudo bem?
Infelizmente não posso dar minha opinião, pois não acompanho o caso.
Mas me estranha o seu questionamento pois ele deve estar sendo acompanhado por um medico e um fisioterapeuta.
Eles devem dar estas respostas a vocês.
Procure conversar com eles a respeito pois eles conhecem melhor a história clinica do seu irmão e as possibilidades, frente ao tratamento realizado.
Grande abraço.
Realmente seria necessário muito tempo para explicações mais minuciosas. Considerando também que cada caso é um caso.Eu particularmente enfrento um caso mais complicado, pois enfrento uma apneia neurológica. Uso Cpap na pressão 14, que não tem sido suficiente para uma ventilação adequada. Preciso de consulta para quem sabe passar para o Bipap, com oxigênio.
Olá Jonas.
Tudo bem?
Realmente o seu caso deve ser avaliado com mais atenção.
Acredito que temos uma série de fatores a serem considerados. Desde a causa desta sua Apnéia Central (que você diz ter), até o modo ventilatório, parâmetros e a interface a ser utilizada.
Sugiro que procure o seu médico para uma nova avaliação.
Grande abraço.
Meu caso é apneia central, por uma causa emocional. Essa causa emocional não vai resolver com psiquiatria, posso mesmo assim usar cpap?
Olá.
Tudo bem?
Entenda que CPAP ou qualquer tipo de pressão positiva para apnéia é preciso se realizar uma avaliação presencial e em alguns casos, exames especificos.
Saber se você realmente precisa deste aparelho, se realmente você tem uma apnéia central, em que momento ocorre e de que forma ocorre.
Será que um CPAP vai resolver o seu problema?
Usar um aparelho como este é como fazer uso de uma medicação.
Somente quem realmente precisa deve utilizar.
Procure uma clinico geral para uma avaliação a respeito.
Grande abraço.
Eu tive problema respiratória de 99% devido covid-19 meu respirador bipap synchrony II qual a pressão ideal para inspiração e respiração
Olá Marcos.
Tudo bem?
Me estranha o seu questionamento.
Quem tem que lhe dizer que pressões utilizar e se realmente você precisa utilizar é o profissional que lhe indicou o aparelho.
Onde está o seu médico ou fisioterapeuta?
Outra coisa, não é todo paciente em pos covid que necessita de pressão positiva.
Mais uma vez, você precisa de um acompanhamento especializado.
Te dou um conselho de amigo...não é na internet que você vai resolver o seu problema.
Pressão possitiva (BIPAP) é coisa séria.
Não é "receita de bolo".
Procure um profissional especializado de forma presencial.
Grande abraço.
@@isabersaude ok obrigado pela atenção, mais estou usando desde dia que saí de alta do hospital, foi recomendação médica hoje estou com trinta 30% do pulmão comprometido estou usando com uma pressão de 14, por este motivo que fiz essa pergunta, mas tenho acompanhando algumas publicações sobre esse tipos de equipamentos.
@@marcosbessa7731 desculpe insistir na questão, mas ainda cho que você precisa de um acompanhamento presencial de um Fisioterapeuta respiratório.
Não so para avaliar as pressões utilizadas e os parametros do aparelho (sim, dependendo do BIPAP existem outros parametros a serem analisados), mas acima de tudo o desmame gradual deste procedimento, frente sua evolução clinica.
Grande abraço.
Como é o mecanismo da expiração no uso do cpap? Não consigo entender como o ar consegue sair num espaço onde só entra.
Olá Dayane. Tudo bem? Não sei se você é da área da saúde, mas é preciso entender um pouco de Fisiologia e Mecânica Respiratória, que aprendemos na Faculdade. Aqui fica um pouco difícil de explicar tudo, mas de forma prática, quem usa um CPAP respira de forma espontânea. O este modo ventilatório não altera a respiração. O paciente vai respirar junto com o aparelho. Grande abraço.
Muito legal!!
Bom dia comprei um cpap usado e não tenho especialista pra tirar a leitura do aparelho q faço ?
Olá Edney.
Tudo bem?
Infelizmente é preciso levar o aparelho em uma assistência técnica ou empresa que faça essa leitura, pois é preciso um software e conhecimento no programa para ler o histórico.
Minha sugestão?
Procure na internet empresas que alugam ou vendem este tipo de aparelho na sua região.
Grande abraço.
Qual a pressão ideal do cuff na traqueo, para criança e adulto?
Olá Veronica. Tudo bem? Normalmente, medido em um cufometro, de 20 a 30 cmH2O. Mas vai depender muito de cada paciente. Alguns as vezes precisam de mais. Quem vai decidir é o Médico e o Fisioterapeuta que atendem, pois pressões erradas podem levar a lesões na traqueia. Grande abraço.
Excelente vídeo. Gostaria de sugerir tema sobre afasia e disfagia na demência em fase final
Olá Rosana. Tudo bem?
Ok. Vamos fazer um vídeo a respeito. Grande abraço.
Fiquei com numa dúvida, na troca gasosa, bipap, fazendo na inspiração maior que a ex, não corre risco de reter Co2?
Olá Silvia. Tudo bem? Sim e não. Vai depender de dois fatores. Da patologia do seu paciente, pois se ele for retentor terá mais pré-disposição; e dos parâmetros que você vai colocar no aparelho. Existe esta possibilidade; não é comum na maioria dos pacientes, mas existe. Grande abraço.
Eu sou idosa obesa eu uso o cepap a dez anos no começo eu era magra com pressao maxima de oito. Eu engordei muito e andava com sono e cansada ,entao fiz uma polissonografia que indicou uma pressao maxima de dezoito a vinte ,entao o medico indicou o bipap mas eu fui em outro medico e fiz outra polissonografia que indicou a mesma pressao e uso de cepap automatico. Entao comprei o cepap por ser mais barato,melhorei do sono mas continuo com estonteamento e mau estar.Sera que tem que ser o bipap mesmo?
Olá Maria. Tudo bem? Então, não posso afirmar isso a você, pois não estou acompanhando o seu caso, mas se você está seguindo as orientações deste segundo médico, acho que deveria voltar lá e conversar com ele. Ele precisa saber que você não está bem fazendo uso deste aparelho e tomar a conduta necessária. Se você não retorna ele acha que está tudo bem e você não melhora. Boa sorte. Grande abraço.
maria de lourdes barbosa cracco de
@@josejoaquimferreira8643 todos cpap atingem uma pressão máxima de 20 cm de h2o, mas nenhum paciente suporta acima de 15 ou até 16, já que a partir daí produz-se aerofagia, ou seja, ele engole ar, passa para o sistema digestivo, portanto, sugere-se que se o paciente precisar de pressões maiores que 16, ele deve usar bpap
Ricardo, qdo vemos a necessidade de ventilação mecânica no tratamento p covid19, se refere ao bpap, certo?
O uso de cpap caseiro pode evitar ou retardar a ida de pacientes ao hospital em caso de covid19?
Olá Clistenes. Tudo bem? Desculpe mas você está errado. Quando falamos de VM em COVID, é um paciente que está em franca insuficiencia respiratória e terá de ser entubado e mantido em UTI. O BIPAP não vai resolver nestes casos. E mesmo em sintomas leves, existem proceidmentos a serem seguidos. Minha sugestão é que procure um médico se começar a sentir desconforto respiratório. Não tome atitudes sem uma avaliação. Grande abraço.
@@isabersaude Obrigado! Eu estou bem.. rsrsr. Estou apenas tentando entender melhor a necessidade da VM na COVID19. Vi que na Itália pacientes estavam usando uma bolsa na cabeça, ligada a um aparelho, que ao meu ver, me parece muito mais acessível. Você saberia do que se trata?
@ eu sei do que se trata, mas me estranha seu interesse. Não é você quem vai decidir isto em sua casa. Não são atitudes como esta que vão salvar voce ou alguem de sua familia. Pelo contrario. Dependendo da situação, vai piorar. Para usar qualquer aparelho ou procedimento é preciso uma avaliação criteriosa para se saber o que realmente vc precisa, os parametros a serem utilizados e a forma de como utilizar. Entendo que ninguem quer ir para o hospital, mas em caso de desconforto respiratório, é uma obrigação. Grande abraço.
@@isabersaude Fico feliz com sua preocupação. Meu interesse é analisar a possibilidade de produzir isso em baixa escala. Depois do álcool em gel, vemos a disputa por máscaras N95. Acredito q a próxima seja por vagas de UTI e respiradores, porém essa, é bem mais complicada.
Por isso estou estudando a respeito.
Acho q posso produzir respiradores não invasivos. E estou estudando sobre. Por isso perguntei. Acha q um posto de saúde com alguns VM contíuos não invasivos poderiam ser úteis?
@ a ventilção não invasiva para pacientes em COVID ainda está sendo estudada. Por hora está contra-indicada. Mas se te interessa fazer um aparelho, usamos em outras patologias também. Sempre é valido. Grande abraço.
Pode usar cpap e bipap pra tratamento em covid para suporte de oxigénio?
Olá Andrey.
Tudo bem?
É muito utilizado em ambinte hospitalar para se tentar evitar a intubação e estamos tendo sucesso em alguns casos.
Mas é preciso ter critério e indicação quando se fala em ambiente domiciliar.
Não são todos os pacientes que necessitam.
O importante é uma boa avaliação do quadro.
Grande abraço.
Olá eu já fiz a poli com apineia moderada, com prescrição eu comprei e uso o Respironics SystenOne Bipap Auto com humid e marcará oronasal confortplus, Modo Cpap/Flex com 4,5 ramp e 11cmh2o já , faz uns 6 meses. Mas observei mais conforto esta semana passando o SystenOne para o modo Bilevel = I - 11cmh2o e E - 5,0... Biflex, ramp 4,5... , meu IAH no realatorio do SystenOne esta em 3,1.... sob controle. O que você sugere?
Olá Jass. Tudo bem? Então, para quem não conhece, o IAH seria o Índice de Apneia e Hipopnéia por hora de sono. Com ele avaliamos se sua Apneia é Leve, Moderada ou Grave. Você refere 3,1 espero que não seja 31, rsrsrsrsrs. Mas se realmente é 3,1 é considerada leve. Costumamos usar o BIPAP em paciente que não se adaptam ao fluxo continuo do CPAP ou para pacientes que utilizam Pressão acima de 12 cmH2O. No seu caso, você pode até utilizar, mas sugiro informar o seu médico a respeito, pois ele pode estar monitorando seu caso e vc o alterou. Lembre-se que um acompanhamento médico deve existir. Boa sorte. Grande abraço.
CPAP também pode ser usado por asmática?
Olá. Tudo bem? A questão não é a utilização, mas o porquê. Não é porque o meu vizinho usa, que eu vou usar. Questione o seu Médico ou Fisioterapeuta a respeito. Em alguns casos, usamos sim e tem bons resultados. Mas em outros, não é o modo indicado. A avaliação da necessidade é fundamental para o êxito. Grande abraço.
Boa noite faco uso de um aparelho cpap com pressao de 8 mas por ser automatico esta pressao sobe algumas vezes ate 18 e isso e quase e quase insuportável .Voce me aconselharia usa um bipap
Olá Pedro. Tudo bem? Duas coisas importantes; primeiro você precisa ser avaliado para se saber que aparelho utilizar. Se esta avaliação foi feita e se decidiu pelo CPAP, tudo bem? Mas se foi uma escolha aleatória, precisa ser avaliado novamente. Segundo, não existe isso de aparelho automatico que está em 8 e sobe para 18. No caso, deve estar ajustado para 18 de pressão final e inicia em rampa de 8. Deve ser parametrizado de forma correta. É preciso se rever isso. Grande abraço.
@@isabersaude obrigado pela atencao.A questao e que o tratamento incia no 4 tem a rampa de 60 minutos e o tratamento e 8 .A e o aparelho tem a pressao livre para almetar se preciso por isso esta chegando a 18
@@pedrovieira3393 mas está errado. Na verdade está parametrizado errado. Ele tem que começar em 4 e terminar em 8. Não pode ultrapassar isso. Tem alguma coisa errada aí. Veja com quem regulou o aparelho e peça para alterar. Não é comum deixar assim. Grande abraço.
@@isabersaude muito obrigado.
Esse ''hiper insuflando'' não ocorre nas máscara navais ,só nas macaras oronasal ?
Olá Getreds. Tudo bem? A Hiperinsuflação pode até ocorrer , mas em menor grau. Efetivamente ocorre mais em situações em que eu tenho um sistema respiratório fechado , onde ocorre pressurização efetiva. Não é o caso do uso da máscara nasal. Somente em mascara Facial, Total Face ou Traqueostomizados, ok? Grande abraço.
não entendi sobre epap e ipap
Olá Solange.
Tudo bem?
Você não vai esquecer mais, é só lembrar da primeira letra da sigla:
IPAP: Pressão Inspiratória
EPAP: Pressão Expiratória
Agora, se você quer saber qual pressão colocar, somente com um curso especifico para isso.
Não existe uma "receita de bolo".
Cada paciente tem sua particularidade e sua necessidade.
É preciso ter conhecimento de Fisiologia Respiratória e Ventilação Mecânica.
Grande abraço.
Boa tarde!
Ricardo, gostaria de saber se o CPAP ventila via aérea inferior. Pois meu médico falou que é utilizado apenas para apneia do sono.
Olá Nilson. Se você tem Apnéia de Sono e realizou a Polissonografia com indicação para CPAP, fique tranquilo. Apnéia de Sono é uma coisa, ventilação pulmonar é outra. Posso usar um CPAP e ventilar pulmão, como posso usar um CPAP e inibir somente a Apnéia. Quem vai decidir o que vai ser feito e de que forma será, é seu médico ou o Fisioterapeuta, mediante o exame realizado. Existem técnicas e procedimentos para isso; mas só se necessário. Fique tranquilo. Acredito que está bem assistido. Grande abraço.
isabersaude .Tudo bem .Gostaria de saber se paciente em ventilação mecanica invasiva ,usando tqt ,ele pode fazer uso do bipap ou cpap ,ou nesse caso precisa ser outro tipo de ventilação .È possivel usar o bipap ou cpap de modo continuo .
Olá Viviane. Tudo bem? Sim. Pode ser utilizado. Mas vai depender da avaliação do Fisioterapeuta ou do Médico que acompanha o paciente.
Grande abraço.
Normalmente é o bipap
olá, tudo bem? muitos falam que é mito CPAP na traqueostomia, creio que é utilizado para realizar exercício, realmente tem efeito em um paciente prostrado mais com drive espontâneo e boa saturação? seria melhor outras alternativas?
Olá Maycsuel. Tudo bem? Tudo vai depender do que o seu paciente precisa e do parâmetro a ser ventilado. Eu confesso que já usei muito e deu certo. Não é porque ele é traqueostomizado, que não posso utilizar o modo CPAP. Mas não são em todos os casos. A avaliação do seu paciente e do que você está objetivando é fundamental. Entenda que não existe uma receita de bolo ou um protocolo para isso. Grande abraço.
Ricardo, gratidão!!!!Aprendo muito contigo.Deus o proteja
E quando se trata de uma apneia do sono, o CPAP é recomendado?
Olá Paulo. Tudo bem? Sim, o CPAP é recomendado. Mas não basta simplesmente alugar ou comprar o aparelho. É preciso que se realize um exame chamado Polissonografia. Com ele se avalia se realmente você tem Apnéia, o grau do distúrbio, se será preciso utilizar algum tipo de aparelho e o tipo de aparelho a ser utilizado. Grande abraço.
Doutor estou usando o cpap a 2 anos ,estou tendo 7,8,9,11 apneia ? E algum problema
Aqui na minha cidade não tem especialista do sono
Trato com a otorrino que me indicou o cpap
Tenho DPOC
O cpap e o ideal ?
Gratidão
Olá Geny.
Tudo bem?
Sinto muito, mas você terá de ir em uma cidade proxima e realizar um "Polissonografia".
com este exmae podemos saber se realmente você está tendo apnéias, quantas são, em que intensidade e que aparelho você deve utilizar.
Infelizmente este é o momento em que temos que "ter certezas", para efetivamente saber o que você precisa e o que não precisa, também.
Grande abraço.
Boa noite, bom tenho uma dúvida, sou estudante e vejo casos que paciente DPOC, é utilizado CPAP, esse seria o indicado? e pq, em termo fisiológico?
Olá Hallyson. Tudo bem? O CPAP é indicado, mas nem sempre. Entenda que todo e qualquer procedimento ou aparelho deve ser utilizado com critérios clínicos e científicos. Caso contrário não só pode não resolver o problema, com pode até piorar o quadro do seu paciente. Como estudante você deve saber que explicar a Fisiologia Respiratória "aqui"será um pouco difícil; mas com o estudo você verá que cada patologia e momento clinico irá pedir uma medicação e um aparelho; e que não existe receita de bolo, mas um profissional capacitado para diagnosticar a necessidade do momento. Convido você a assistir outros videos de nosso canal e participar de nosso Webnários quinzenais. Acredito que teremos mais tempo de conversar. Grande abraço.
obrigado!!
O irmão da minha cunhada utiliza o VPAP III ST- A mas o aparelho parou de funcionar, não está ligando! Pesquisei na internet e não encontrei muita coisa sobre, alguém poderia me ajudar??
Olá Siney. Tudo bem? O aparelho é seu ou alugado? Se for alugado, entre em contato com a empresa e peça suporte técnico. Se for seu, ligue para onde comprou ou entre em contato com o Fisioterapeuta que acompanha sua cunhada para que ele avalie o aparelho. Em alguns casos pode ser um problema de configuração, mas na maioria das vezes, é necessário entrar em contato com a Assistência Técnica. Grande abraço.
isabersaude Na verdade o aparelho foi fornecido pelo estado, eles estavam até querendo recolher o aparelho, mas a criança precisa do aparelho e comprar um novo é caro, neste caso o que você me aconselha? Obrigado!
Se ele foi fornecido pelo Estado, teoricamente deve ter uma etiqueta no corpo do aparelho de quem fornece ao Estado para os pacientes. Procure no corpo do aparelho, que deve ter algum telefone de contato. Se não tiver, sinto muito mas você vai precisar de algum técnico para avaliar. Aí são duas situações, ou você entra em contato de forma particular para alguma empresa especializada (existe um custo) ou vai ter que entrar em contato com o setor que forneceu o aparelho para pedir a manutenção. Sei que sua preocupação é de ligar e ao invés de trocarem, levarem embora de vez, mas se não tiver como fazer, vai acabar ficando com um aparelho que não funciona. Procure pelo profissionais que acompanham sua cunhada e veja se eles não podem avaliar o aparelho. Ás vezes um deles pode ter uma experiência maior e pode ajudar.
isabersaude Vou ver como resolvo isso.. muito obrigado, me ajudou muito!
Boa tarde. Tenho apineia obstrutiva severa. Ganhei um bipap. Posso usá-lo ou tenho que comprar um cepap?
Olá Flavio. Tudo bem? Você pode usar, mas deve ter uma avaliação para se saber qual o parâmetro adequado a sua clinica. Não tem "receita de bolo". É preciso uma avaliação presencial. Caso contrario, você não vai se adaptar ao aparelho e vai piorar ao invés de melhorar. Grande abraço.
@@isabersaude Tudo bem. Minha preocupação é o bipap fazer mal para mim porque pelos que eu entendi, ele é para pessoas com mais dificuldades. Obrigado
@@isabersaude Excelente video
Oi Flavio. Não, necessariamente. Por isso é importante ser avaliado presencialmente e um Fisioterapeuta que entende de Ventilação Mecânica realizar os ajustes. Grande abraço.
Nem CPAP nem BIPAP ! O negócio agora é o WhatsApp !