Faz um vídeo sobre death note, analisando o light yagami, dando opinião se ele é vilão ou anti herói, considero ele um vilão, mas seria interessante a sua opinião.
Jurandir teria alguma chance do cinema nacional e internacional sofrerem uma revolução, talvez voltando com câmeras um pouco menos full HD, câmeras mas simples histórias mais simples sem exagerar naquilo que entregar, mostrar o que tem mostrar? Como os filmes anos 2000 e anos 80 e 70, sem ideologias de nenhum lado, mostrar como e a realidade crianças que gostam de, jovens que querem sair tomar uma bebidinha, adultos que querem algum sentido a mais ou controlar ou ter mais poder e idosos que vêem a não uma vida acabando ou algo romântico mas com pensamentos filosóficos
Você podia fazer um vídeo sobre como aquelas bombinhas (spray) para asma são retratadas em Hollywood. Sempre usadas quando querem mostrar que o personagem é um perdedor. Perpetuando um estigma de um problema de saúde que não tem absolutamente nada a ver com a personalidade. 99% das vezes é assim. Acho que só lembro de uma cena recente que não.
Sim, é verdade. Seria interessante também falar sobre o assunto do tipo. Como o cinema cria certos esteriótipos que não condizem ou deturpão um pouco a realidade com efeito negativo. Ex: Cicatrizes. Muitos personagens vilões tem cicatrizes como característica. Isso cria a descriminação em pessoas que possuem cicatrizes semelhantes na vida real, mas são pessoas normais.
@ChadSuave ih, amigão, se encantou com teu estudo de semiótica, foi? Falou várias besteiras. Clássico estudante que leu um livro sobre o assunto e acha que entende todas as funções da ficção e seu papel no imaginário e na representação da realidade. O que o colega falou tem fundamento. O próprio Jurandir concordou. Deixa de ser boçal!
Após passar em Tela Quente, foi o assunto principal na escola. Todos queriam ser Ferris Butler, todos cantavam Twist and Shout e todos queriam viver a vida com mais leveza. Um filme para ver e rever e ser feliz. Parabéns pela análise!
"Clube dos cinco" também é muito bom!!!! 5 adolescentes representando 5 estilos de vidas diferentes, com seus conflitos pessoais, escolares, familiares.... Enfim, roteiro simples, mas brilhante ao mesmo tempo!
Que honra ver o DH sendo citado em uma produção de altíssimo nível como essa 🤩 Quando via esse filme na sessão da tarde na adolescência nem fazia ideia de toda essa profundidade rs Mas a sua análise profissional me fez até querer reassistir essa pérola de novo... Parabéns pelo vídeo cara, maravilhoso como sempre! E muito obrigada pela menção ❤️
Juras, acabei de me tornar membro do canal e minha tristeza é não poder ser produtor executivo devido às minhas limitações financeiras. Seu canal merece todo patrocínio possível, pois o valor que você nos entrega é inestimável! Continue com esse excepcional trabalho! Sobre o vídeo, nunca pensei que esse filme, que sempre achei superficial, guardasse mensagens humanas tão interessantes e estudos de personagens tão valiosos. Incrível!
Já eu discordo. Não pra querer me gabar ou parecer mais perspicaz que sou, pra quê isso, né? Mas sempre achei esse filme algo além de um mero filme bobo ou qualquer adjetivo que o valha. Porém não sabia explicar porque o percebia assim. Mas após ver o vídeo com o rigor de detalhes, entendo o(s) porquê(s) dele não ser "mais um besteirol americano". Valeu,@@JurandirGouveia!
@JoaoLGdeSousa a regra número 1 do produtor executivo é jamais colocar seu próprio dinheiro, portanto seu problema não está nas suas limitações financeiras.
Tudo isso que vc falou é função dos pais, não da escola. A escola PODE proporcionar coisas desse tipo caso esteja dentro da necessidade para algum aprendizado específico. Mas o DEVER (como você disse) dessas coisas que você citou são muito mais dos pais.
Eu matava aula pra ir à praia jogar futebol com os colegas de turma. Que sensação maravilhosa!!!! (Mas não tinha como esconder dos meus pais por conta da cor da pele bronzeada! kkkkkkk)
Jurandir, muitas pessoas associam seu canal única e exclusivamente a cinema, mas ele é muito mais profundo do que isso! Acima de tudo, seu canal é literário! Sou autor independente e, como tal, tenho aprendido demais com você por aqui! Você é um professor nato! Que Deus abençoe sempre seu talento! 😉👍🏻🙏🏻
Quando esse filme passou pela primeira vez na tela quente, não somente eu assisti, mas toda galera da escola também. Ficamos comentando as cenas e as falas durante todo aquele ano. É o típico filme genial que vc vê e revê e não enjoa.
Curtindo a vida adoidado sempre me deixou meio constrangido: é um dos melhores filmes para mim, mas sempre tive tive a sensação de que a obra me induzia a ser simpático a um cara malandro. Esse vídeo do Jurandir me fez ter um novo olhar sobre o longa.
Que vídeo sensacional ... Fiz uma viagem a minha adolescência. Vi esse filme pela primeira vez com 13 anos de idade ... E minha vida mudou completamente. Parabéns. Seu canal é indispensável.
O mais interessante é que todo mundo já teve professores iguais aos do filme, conheceu um cara igual ao CAMERON ou ao FERRIS, apaixonou-se por uma garota igual à SLOANE, pais e irmã mais velha iguais aos do FERRIS e assim por diante. Embora eu o tenha assistido bem depois dos 20 anos, é um dos meus filmes favoritos. A cena do desfile com o FERRIS dublando OS BEATLES é icônica, inesquecível. E a análise do JURANDIR é fantástica.
Trabalhando com alunos do fundamental 1, quinto ano, anos atrás passei esse filme para meus alunos, toda sexta feira tinha filme. Levava o data show, colocava lona nas janelas e fazia um verdadeiro cinema em sala de aula. Algum tempo depois um ex aluno me adicionou no Facebook e disse que foi o melhor filme que passei para eles naquele ano. Bom saber que gostou, e realmente o filme prendeu a atenção da maioria até o final, o motivo de passar filmes, animados ou não era para entreter não tinha um motivo ou vies político, era simplesmente para relaxar depois de uma semana cansativa de atividades de matemática, português, história, geografia e todas as outras atividades coorelacionadas as tarefas diárias.
Eu tinha 15 anos quando esse filme foi lançado. Posso dizer com propriedade que muitas atitudes que tomei na vida foram parecidas com as vividas pelos personagens. Um filme inesquecível e genial!!
Twist and Shout passou a ter um novo significado depois de ver uma das cenas mais icônicas e alto astral da 7ª arte. Ao lado de Conta Comigo é o meu filme "adolescente" favorito dos anos 80, até porque eu sou da Geração X,vi Curtindo a Vida Adoidado no cinema e saí da sessão com uma sensação de leveza querendo viver intensamente. É um filme que até hoje ao vê-lo vou ter a mesma sensação de leveza,mas além disso agora me faz lembrar de todos os bons momentos que tive. Rever esse pérola traz sempre aquela sensação maravilhosa de nostalgia que nos enche de lembranças felizes.
Jurandir Sugestão de tema: porque quase nunca ou nunca temos a mesma sensação boa quando vemos um bom filme (ou série) pela segunda vez. Muitos filmes eu "estraguei" a minha boa memória afetiva dele ao vê-lo novamente.😮
Muito obrigada pelo vídeo. Você não faz ideia de como essa análise me ajudou na composição de uma personagem. Destravou minha mente bloqueada. Obrigada mesmo!
Jurandir! POR FAVOR! Faça uma série de episódios com os filmes do Hughes. Ou um grande episódio falando sobre a obra dele. Tenho 46 anos e sou um produto dos seus filmes. E, novamente, parabéns!
Nossa amei este video. Já começava a ter vergonha de reconhecer que curtia este filme, pois hoje com a maturidade só se ouve que Ferris é um Fanfarrão e mal exemplo. E você trouxe toda uma riqueza para além da superficialidade deveras interessante. Vou até repensar em comprar aquela camiseta cool com referência a este filme, numa loja com camisetas referentes a series , filmes e animes. E muito bom o estilo dos seus videos . Parabéns!
Quando assisti a esse filme pela primeira vez, minha reação foi: "que filme ruim!". Depois de um tempo, eu me lembrava de algumas cenas e pensava: "até que esse filme tem umas cenas boas". Por fim, depois de muito tempo, resolvi ver de novo e achei excelente!!
Seu trabalho é incrível Jurandir, aprendo muito com seu canal. Não é a primeira vez que tenho a impressão que você alterou o título e a thumbnail do vídeo, isso só mostra o quão esforçado e comprometido você é.Tudo de bom pra ti e sua família!
E lá vou eu sugerir mais uma vez: um vídeo falando sobre "Contemporary Western" (faroeste contemporâneo). Como algumas obras pegam arquétipos e temas de westerns e os trazem para um cenário moderno ou que se passem durante o meio do século XX. Obras como Damnation (série), Yellowstone (série), No Country For Old Mens (filme), Hell or High Water (filmaço), Logan (filme) entre outras obras. Acho que seria um tema legal. Até porquê você citou o Taylor Sheridan há alguns vídeos atrás e as obras dele são ótimos exemplos desse subgênero.
Mais um clássico para alegrar e trazer boas lembranças, cultura. Ah, e o filme também, é claro! 😅 Jurandir, uma das coisas que admiro no teu canal, e por extensão em ti, é como você consegue colocar em palavras o que a gente sente. Lembro especialmente quando você disse algo como “o diretor é tudo aquilo que o Ferris odiaria ser” - captou exatamente o que eu sentia na época, mesmo que fosse subconscientemente e não conseguisse expressar. Nunca tinha parado para refletir que a “rebeldia” de Ferris, ao invés do esperado fracasso por suas escolhas duvidosas, é, na verdade, um grito autêntico por liberdade e pela busca de um propósito na vida. É sobre ser protagonista, não apenas um espectador passivo da própria vida. Perfeito, Jurandir. Simplesmente perfeito! Não consigo assistir todos os teus vídeos assim que são postados, mas saiba que estive/estou aqui.
Eu vi esse filme no cinema ( sim, rss ). O filme era tão cativante que Huges sabia que poderia colocar uma cena pós créditos em que o Ferris quebra a quarta parede e pergunta para a plateia " Vocês ainda estão aí? ". E realmente estava todo mundo no cinema assistindo ainda!
Que canal bom. Procurei um vídeo depois de assistir o Protetor 3, alguém que tivesse entendido o simbolismo cristão (católico pra ser mais específico), e pra surpresa de zero pessoas não encontrei nenhum dos grandes canais falando sobre isso. Foi aí que eu conheci o Jurandir. Daí pra frente foi maratona; dando ênfase ao vídeo de Drive e Sound of Freedom, sensacionais. Continue o bom trabalho meu caro. Deus te abençoe!
Esse filme é sobre Cameron, que naquele dia teve que sair de seu "casulo" e mudou seu modo de encarar a vida (lidar com o pai). Ferris é carismático, rouba toda a cena, mas, no fundo, ele é um impostor, que não se sente mal ao enganar as "autoridades" (próprios pais).
homem, por favor, não pare NUNCA de fazer vídeos!! seus vídeos são entretenimento puro, muito bem escritos e cheios de conteúdo, 1 vídeo seu consegue me deixar pensando por dias, muito obrigado por esse trabalho 🙌
Minha nossa senhora! Jurandir fez esse filme ficar maravilhoso! Ou melhor mais maravilhoso ainda. Muito obrigado!🎉 Assisti esse vídeo sem arredar do lugar! 🔺
Cara... Nunca parei pra analisar por uma semiótica e puta merda, é um baita exemplo de como fazer uma comédia e ainda assim trazer uma reflexão, agora me arrependo por não ter dado essa atenção nas entrelinhas até que bem evidentes na real KKKKKKK. Mas Jura, parabéns pelo seu trampo, teus vídeos são verdadeiros diamantes nesse site, tu é um exemplo de oratória e um bom professor sobre escrita criativa, só voa meu mano!!!
Filmaço! Marcou minha vida. Sempre que sinto que estou desperdiçando tempo com brigas, ideias ruins, sentimentos ruins, eu lembro que o tempo é a única coisa que somos incapazes de recuperar.
Mesmo nos filmes mais falados e já analisados da internet, você consegue um frescor e um novo vigor de interpretação!! Fantástico mestre Jurandir!! 👏👏👏 Parabéns!! Continue com o bom trabalho 😉
Eu sou jovem, assisti esse filme quando era pequeno e gostei, na adolescência assisti de novo e gostei mais ainda, há um mês atrás assisti de novo e continuei amando. Que filme incrível.
Quando vejo video novo neste canal, já sei que meu tempo será empregado com qualidade. Esta análise foi enriquecedora, assisti ao filme quando criança mas jamais havia trabalhado todas questões abordadas como pude fazer agora nesta verdadeira aula do nosso Jurandir Gouveia!
Esse é um dos meus filmes preferidos da vida. Tb nasci em 86, tb cresci assistindo-o na Sessão da Tarde (com a dublagem clássica do Nizzo Neto) e o amo demais kkk. Um dia desses, meu primo de 15 anos assistiu e adorou. É um clássico atemporal
Sabe, fiquei impressionado, pois sempre te assisti pensando que você interpretava muito bem os filmes; mas ficou claro pra mim que é uma analise, você nos conta exatamente o que está na obra, através de uma análise atenta. Que baita ferramenta esse olhar, ver os filmes com atenção, entender a construção dos personagens, ter começado a te asssitir com certeza vai mudar minha maneira de ver filmes.
Famoso "Rei da salsicha de Chicago" rsrs. Esse filme é uma obra de arte, daquelas que vc assiste até hoje e não cansa. Quem nunca quis ter um amigo como Ferris?
Eu já vi esse filme umas 3x e confesso que ainda não havia entendido o motivo por ele ser tão famoso e reverenciado. Achava ele, no máximo, divertidinho. Mas agora consigo vê-lo de outra forma completamente diferente e mais aprofundado graças a você, cara. Obrigado por nos mostrar as várias camadas e subtextos que o cinema pode oferecer. Valeu!
Tenho aprendido muito com vc, Jurandir! Mudei totalmente a forma de contar histórias no meu canal. O mais legal é que tenho me aprofundado mais em storytelling por seus ensinamentos. Que Deus abençoe a sua vida!
Confesso que sempre tive ranço de canais que falam de cinema, principalmente da parte mais técnica. Entretanto, seu canal à muito bom, Jurandir. Muito bom mesmo, principalmente por focar na parte técnica e não passar pano pra laceração. Sucesso, irmao.
Caro Jurandir. Seria extremamente prazeroso assistir a sua análise sobre estes outros filmes dos anos 89-90: 1 - O Cadilac Azul (Coupe de Ville); 2 - Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China); 3 - Meus Vizinhos são um Terror (The Burbs); e 4 - Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love).
Esse é o filme da minha vida, aquele cujo compromisso nunca rompi: assisti-lo sempre que possível, sempre que fosse anunciado na televisão, custe o que custar! Um comentário: não sei se o Ferris era um bom aluno, pois o filme mostra ele mudando as notas dele com o computador que ele ganhou! Seguirei por aqui!
Nesses dias eu estava revendo outro clássico da Sessão da Tarde que é Construindo Uma Carreira (1991) que também foi escrito por John Hughes. Antes eu achava o filme divertidinho, mas agora depois de ter visto quase toda filmografia dele ficou decepcionante. Construindo Uma Carreira o Hughes praticamente pegou vários elementos de seus filmes que fizeram sucesso, tentou misturar e o resultado ficou bem vazio. Eu vou citar os tais elementos que foram tirados de determinado filme: - Rapaz carismático tentando ser Ferris Bueller (Curtindo a Vida Adoidado); - Garota linda que é rejeitada pelos pais (Gatinhas e Gatões); - Casal de protagonistas recém saídos da escola e tentando encarar a vida adulta (Ela Vai Ter Um Bebê); - A história se passar na maior parte do tempo em um local (Clube dos Cinco); e - Dois ladrões invasores (Esqueceram de Mim).
Uma das frases que eu levei pra minha vida desse filme é: “A vida passa rápido demais e se você não parar de vez em quando para vivê-la, acaba perdendo seu tempo.” Salve Ferris.
Engraçado você ter chamado a minha atenção para esse detalhe: assisti a esse filme sei lá quantas vezes (a última, em novembro do ano passado), mas nunca tinha percebido que é o Cameron que faz a chamada "Jornada do Herói", o chamado Monomito, do Joseph Campbell. Já sigo teu canal faz um tempo. Foi minha esposa que me mostrou. Parabéns. Adoro os teus vídeos. Conteúdo de excelência.
USE O CUPOM JURANDIR12 E GANHE 12% DE DESCONTO EM TODO O SITE DA INSIDER: www.insiderstore.com.br/JurandirGouveia
Faz um vídeo sobre death note, analisando o light yagami, dando opinião se ele é vilão ou anti herói, considero ele um vilão, mas seria interessante a sua opinião.
Jurandir teria alguma chance do cinema nacional e internacional sofrerem uma revolução, talvez voltando com câmeras um pouco menos full HD, câmeras mas simples histórias mais simples sem exagerar naquilo que entregar, mostrar o que tem mostrar? Como os filmes anos 2000 e anos 80 e 70, sem ideologias de nenhum lado, mostrar como e a realidade crianças que gostam de, jovens que querem sair tomar uma bebidinha, adultos que querem algum sentido a mais ou controlar ou ter mais poder e idosos que vêem a não uma vida acabando ou algo romântico mas com pensamentos filosóficos
Jurandir é o canal de cinema que estava faltando no UA-cam BR.
Idem
Certamente
@@ernestoribeiro2226 Amigo, faz o favor de não estragar o filme 😠
(Na zueira, por favor)
Não me enganei quando encontrei esse canal com 10k, seguidor fiel aqui, obrigado Jurandir
@@YuriMedeirosFilmes valeu, Yuri!
Você podia fazer um vídeo sobre como aquelas bombinhas (spray) para asma são retratadas em Hollywood. Sempre usadas quando querem mostrar que o personagem é um perdedor. Perpetuando um estigma de um problema de saúde que não tem absolutamente nada a ver com a personalidade. 99% das vezes é assim. Acho que só lembro de uma cena recente que não.
Verdade, desde os anos 80 vemos esse estereótipo.
Sim, é verdade. Seria interessante também falar sobre o assunto do tipo. Como o cinema cria certos esteriótipos que não condizem ou deturpão um pouco a realidade com efeito negativo.
Ex: Cicatrizes.
Muitos personagens vilões tem cicatrizes como característica. Isso cria a descriminação em pessoas que possuem cicatrizes semelhantes na vida real, mas são pessoas normais.
O mesmo com os óculos.
Lembrei do Sean Astin em Goonies. Acho que ele foge dessa regra.
@ChadSuave ih, amigão, se encantou com teu estudo de semiótica, foi? Falou várias besteiras. Clássico estudante que leu um livro sobre o assunto e acha que entende todas as funções da ficção e seu papel no imaginário e na representação da realidade.
O que o colega falou tem fundamento. O próprio Jurandir concordou. Deixa de ser boçal!
Após passar em Tela Quente, foi o assunto principal na escola. Todos queriam ser Ferris Butler, todos cantavam Twist and Shout e todos queriam viver a vida com mais leveza. Um filme para ver e rever e ser feliz. Parabéns pela análise!
Kkkkkkkkkkkkkkk
E prestamos atenção a cada detalhe. No último instante, ele joga a bola de baseball no som, desliga o áudio e a bola cai bem em cima da luva. Boy...
Chamada "INÉDITO" na _"Tela Quente":_
ua-cam.com/video/F2MAWaB3vaM/v-deo.html
"Clube dos cinco" também é muito bom!!!! 5 adolescentes representando 5 estilos de vidas diferentes, com seus conflitos pessoais, escolares, familiares.... Enfim, roteiro simples, mas brilhante ao mesmo tempo!
Que honra ver o DH sendo citado em uma produção de altíssimo nível como essa 🤩
Quando via esse filme na sessão da tarde na adolescência nem fazia ideia de toda essa profundidade rs Mas a sua análise profissional me fez até querer reassistir essa pérola de novo... Parabéns pelo vídeo cara, maravilhoso como sempre! E muito obrigada pela menção ❤️
Obrigado por contribuir com tanto conhecimento e qualidade! Vocês merecem todo sucesso! ❤️
Assistam aqui: ua-cam.com/video/Yz__WgtGopg/v-deo.htmlsi=t6V6TXfwoDFqozih
Estou velho, assisti esse filme no cinema kkkkk. Esse filme é genial, tem ao mesmo tempo uma simplicidade que só os gênios conseguem.
Juras, acabei de me tornar membro do canal e minha tristeza é não poder ser produtor executivo devido às minhas limitações financeiras. Seu canal merece todo patrocínio possível, pois o valor que você nos entrega é inestimável! Continue com esse excepcional trabalho!
Sobre o vídeo, nunca pensei que esse filme, que sempre achei superficial, guardasse mensagens humanas tão interessantes e estudos de personagens tão valiosos. Incrível!
Fala, João! Poxa, agradeço demais pelo carinho e pelo seu apoio como membro, significa muito para o crescimento do canal! Um forte abraço
Já eu discordo. Não pra querer me gabar ou parecer mais perspicaz que sou, pra quê isso, né? Mas sempre achei esse filme algo além de um mero filme bobo ou qualquer adjetivo que o valha. Porém não sabia explicar porque o percebia assim. Mas após ver o vídeo com o rigor de detalhes, entendo o(s) porquê(s) dele não ser "mais um besteirol americano". Valeu,@@JurandirGouveia!
@JoaoLGdeSousa a regra número 1 do produtor executivo é jamais colocar seu próprio dinheiro, portanto seu problema não está nas suas limitações financeiras.
Esse filme é muito bom, acabando ele sempre ficamos com aquela sensação de "devo aproveitar melhor minha vida "
A mais famosa matada de aula de todos os tempos😆😆😆
Ele matou aula pra fazer aquilo que a escola deveria proporcionar, ir a pontos turísticos , ir a museus , uma parada cívica conhecer a cidade.
Tudo isso que vc falou é função dos pais, não da escola. A escola PODE proporcionar coisas desse tipo caso esteja dentro da necessidade para algum aprendizado específico. Mas o DEVER (como você disse) dessas coisas que você citou são muito mais dos pais.
A analise do "Guilherme analisa" sobre esse filme também é muito boa
Falar o quê? Simplesmente esse filme é maravilhoso!!! Quem não queria ser como O Ferris nos anos 80 e 90?!
Eu matava aula pra ir à praia jogar futebol com os colegas de turma. Que sensação maravilhosa!!!!
(Mas não tinha como esconder dos meus pais por conta da cor da pele bronzeada! kkkkkkk)
Jurandir, muitas pessoas associam seu canal única e exclusivamente a cinema, mas ele é muito mais profundo do que isso! Acima de tudo, seu canal é literário! Sou autor independente e, como tal, tenho aprendido demais com você por aqui! Você é um professor nato! Que Deus abençoe sempre seu talento! 😉👍🏻🙏🏻
Só digo uma coisa: AMO esse filme. E digo mais: Jurandir, obrigada mestre.
Bom lembrar que ainda temos cena pós crédito no filme, algo inédito na época
@@epm9mm ah legal, inédito que falo pq era incomum
Queria ver um dia você falando sobre o filme whiplash de Damien Chazelle, acho esse filme basicamente perfeito. Acaba no momento exato, sem mais.
Filme excelente em todos os sentidos, música, roteiro, atores, tudo deu certo naquele filme.
Quando esse filme passou pela primeira vez na tela quente, não somente eu assisti, mas toda galera da escola também. Ficamos comentando as cenas e as falas durante todo aquele ano. É o típico filme genial que vc vê e revê e não enjoa.
Curtindo a vida adoidado sempre me deixou meio constrangido: é um dos melhores filmes para mim, mas sempre tive tive a sensação de que a obra me induzia a ser simpático a um cara malandro. Esse vídeo do Jurandir me fez ter um novo olhar sobre o longa.
O maior clássico da sessão da tarde produzido nos anos 80!! Parabéns mais uma vez pelo Excelente vídeo!
Que vídeo sensacional ... Fiz uma viagem a minha adolescência. Vi esse filme pela primeira vez com 13 anos de idade ... E minha vida mudou completamente. Parabéns. Seu canal é indispensável.
O mais interessante é que todo mundo já teve professores iguais aos do filme, conheceu um cara igual ao CAMERON ou ao FERRIS, apaixonou-se por uma garota igual à SLOANE, pais e irmã mais velha iguais aos do FERRIS e assim por diante. Embora eu o tenha assistido bem depois dos 20 anos, é um dos meus filmes favoritos. A cena do desfile com o FERRIS dublando OS BEATLES é icônica, inesquecível. E a análise do JURANDIR é fantástica.
Trabalhando com alunos do fundamental 1, quinto ano, anos atrás passei esse filme para meus alunos, toda sexta feira tinha filme. Levava o data show, colocava lona nas janelas e fazia um verdadeiro cinema em sala de aula. Algum tempo depois um ex aluno me adicionou no Facebook e disse que foi o melhor filme que passei para eles naquele ano. Bom saber que gostou, e realmente o filme prendeu a atenção da maioria até o final, o motivo de passar filmes, animados ou não era para entreter não tinha um motivo ou vies político, era simplesmente para relaxar depois de uma semana cansativa de atividades de matemática, português, história, geografia e todas as outras atividades coorelacionadas as tarefas diárias.
Eu tinha 15 anos quando esse filme foi lançado. Posso dizer com propriedade que muitas atitudes que tomei na vida foram parecidas com as vividas pelos personagens. Um filme inesquecível e genial!!
Twist and Shout passou a ter um novo significado depois de ver uma das cenas mais icônicas e alto astral da 7ª arte.
Ao lado de Conta Comigo é o meu filme "adolescente" favorito dos anos 80, até porque eu sou da Geração X,vi Curtindo a Vida Adoidado no cinema e saí da sessão com uma sensação de leveza querendo viver intensamente.
É um filme que até hoje ao vê-lo vou ter a mesma sensação de leveza,mas além disso agora me faz lembrar de todos os bons momentos que tive.
Rever esse pérola traz sempre aquela sensação maravilhosa de nostalgia que nos enche de lembranças felizes.
O filme dá minha infância e adolescência.
Jurandir
Sugestão de tema: porque quase nunca ou nunca temos a mesma sensação boa quando vemos um bom filme (ou série) pela segunda vez.
Muitos filmes eu "estraguei" a minha boa memória afetiva dele ao vê-lo novamente.😮
Que saudade de assistir boas histórias sendo bem contatadas! Obrigada pelo conteúdo Juras! 😊
Eu que agradeço o apoio, Laís!
Muito obrigada pelo vídeo. Você não faz ideia de como essa análise me ajudou na composição de uma personagem. Destravou minha mente bloqueada. Obrigada mesmo!
Que bom que ajudou!!
Jurandir! POR FAVOR! Faça uma série de episódios com os filmes do Hughes. Ou um grande episódio falando sobre a obra dele. Tenho 46 anos e sou um produto dos seus filmes. E, novamente, parabéns!
Boa sugestão! Recomendo tbm meu vídeo sobre Ritos de passagens, caso não tenha assistido.
Já assisti todos seus vídeos, Jura! Vc é o cara.
Jurandir sempre fui um cinéfilo mas depois de conhecer seu canal eu me tornei seu aluno. Ow capitão meu capitão. 🎖
Que honra! Valeu pelo incentivo
Nossa amei este video. Já começava a ter vergonha de reconhecer que curtia este filme, pois hoje com a maturidade só se ouve que Ferris é um Fanfarrão e mal exemplo. E você trouxe toda uma riqueza para além da superficialidade deveras interessante. Vou até repensar em comprar aquela camiseta cool com referência a este filme, numa loja com camisetas referentes a series , filmes e animes. E muito bom o estilo dos seus videos . Parabéns!
Esse filme deveria ser uma obrigação para todo ser humano em suas vidas
De longe um dos filmes favoritos, lembro de como ficava feliz de vê-lo sendo reprisado na Sessão da Tarde..
Quando assisti a esse filme pela primeira vez, minha reação foi: "que filme ruim!". Depois de um tempo, eu me lembrava de algumas cenas e pensava: "até que esse filme tem umas cenas boas". Por fim, depois de muito tempo, resolvi ver de novo e achei excelente!!
Sempre me diverti com esse filme, nunca perdia quando passava na sessão da tarde
Várias coisas vemos o valor apenas em uma segunda visita ou mais.
Acho que isso tem haver com a maturidade.
Eu via incansavelmente na sessão da tarde. A maioria dos filmes desse mesmo diretor me moldaram aqueles áureos anos da infância e juventude. ❤❤❤❤
Seu trabalho é incrível Jurandir, aprendo muito com seu canal. Não é a primeira vez que tenho a impressão que você alterou o título e a thumbnail do vídeo, isso só mostra o quão esforçado e comprometido você é.Tudo de bom pra ti e sua família!
Expliquei sobre isso nos stories. Obrigado pelo carinho!
O filme da minha infância e inspiração pra quando quero sempre curtir a minha vida.
E lá vou eu sugerir mais uma vez: um vídeo falando sobre "Contemporary Western" (faroeste contemporâneo).
Como algumas obras pegam arquétipos e temas de westerns e os trazem para um cenário moderno ou que se passem durante o meio do século XX.
Obras como Damnation (série), Yellowstone (série), No Country For Old Mens (filme), Hell or High Water (filmaço), Logan (filme) entre outras obras.
Acho que seria um tema legal. Até porquê você citou o Taylor Sheridan há alguns vídeos atrás e as obras dele são ótimos exemplos desse subgênero.
Jura, de longe, esse foi o melhor episódio do seu canal. Acho difícil ser superado. Abraços
Show de bola o vídeo, Jurandir, mas fiquei ainda mais feliz em saber que você é "Bicho do Paraná" assim como eu. Sucesso na caminhada!
Mais um clássico para alegrar e trazer boas lembranças, cultura. Ah, e o filme também, é claro! 😅
Jurandir, uma das coisas que admiro no teu canal, e por extensão em ti, é como você consegue colocar em palavras o que a gente sente. Lembro especialmente quando você disse algo como “o diretor é tudo aquilo que o Ferris odiaria ser” - captou exatamente o que eu sentia na época, mesmo que fosse subconscientemente e não conseguisse expressar.
Nunca tinha parado para refletir que a “rebeldia” de Ferris, ao invés do esperado fracasso por suas escolhas duvidosas, é, na verdade, um grito autêntico por liberdade e pela busca de um propósito na vida. É sobre ser protagonista, não apenas um espectador passivo da própria vida.
Perfeito, Jurandir. Simplesmente perfeito! Não consigo assistir todos os teus vídeos assim que são postados, mas saiba que estive/estou aqui.
Esse filme é mágico demais hahahha❤ deu até vontade de assistir novamente.
Sou viciado nesse filme, assisto todo sábado desde 2011
Eu vi esse filme no cinema ( sim, rss ). O filme era tão cativante que Huges sabia que poderia colocar uma cena pós créditos em que o Ferris quebra a quarta parede e pergunta para a plateia " Vocês ainda estão aí? ". E realmente estava todo mundo no cinema assistindo ainda!
Que canal bom. Procurei um vídeo depois de assistir o Protetor 3, alguém que tivesse entendido o simbolismo cristão (católico pra ser mais específico), e pra surpresa de zero pessoas não encontrei nenhum dos grandes canais falando sobre isso. Foi aí que eu conheci o Jurandir. Daí pra frente foi maratona; dando ênfase ao vídeo de Drive e Sound of Freedom, sensacionais. Continue o bom trabalho meu caro. Deus te abençoe!
Esse filme é sobre Cameron, que naquele dia teve que sair de seu "casulo" e mudou seu modo de encarar a vida (lidar com o pai). Ferris é carismático, rouba toda a cena, mas, no fundo, ele é um impostor, que não se sente mal ao enganar as "autoridades" (próprios pais).
Parabéns, Jurandir. Além do conteúdo de altíssimo nível, gosto de ouvir vc falar com calma, pausas, ênfase... Parabéns!
Tenho 53 anos. E assisti muitas vezes, durante minha adolescência. E nunca imaginei que se tornaria um clássico do cinema.
homem, por favor, não pare NUNCA de fazer vídeos!! seus vídeos são entretenimento puro, muito bem escritos e cheios de conteúdo, 1 vídeo seu consegue me deixar pensando por dias, muito obrigado por esse trabalho 🙌
Obrigado pelo carinho e incentivo, Lucas! Não pararei!! ☺️
Esse filme é excelente e também um dos meu preferidos.
Minha nossa senhora!
Jurandir fez esse filme ficar maravilhoso! Ou melhor mais maravilhoso ainda.
Muito obrigado!🎉
Assisti esse vídeo sem arredar do lugar! 🔺
numa era de shorts e reels, seus videos eu não consigo parar de ver, parabéns
Que honra!
Sou de 1985, assim como o Jurandir, passei minha infância assistindo este filme na sessão da tarde.
eu nunca to esperando o comercial da insider; tipo, eu dou risada porque eu nunca to esperando.
aprendo com você. sua escrita é surpreendente.
Cara... Nunca parei pra analisar por uma semiótica e puta merda, é um baita exemplo de como fazer uma comédia e ainda assim trazer uma reflexão, agora me arrependo por não ter dado essa atenção nas entrelinhas até que bem evidentes na real KKKKKKK. Mas Jura, parabéns pelo seu trampo, teus vídeos são verdadeiros diamantes nesse site, tu é um exemplo de oratória e um bom professor sobre escrita criativa, só voa meu mano!!!
Canal excelente e você tem uma ótima narrativa! Ganhou mais um inscrito.
Filmaço! Marcou minha vida. Sempre que sinto que estou desperdiçando tempo com brigas, ideias ruins, sentimentos ruins, eu lembro que o tempo é a única coisa que somos incapazes de recuperar.
Mesmo nos filmes mais falados e já analisados da internet, você consegue um frescor e um novo vigor de interpretação!!
Fantástico mestre Jurandir!! 👏👏👏
Parabéns!!
Continue com o bom trabalho 😉
Eu sou jovem, assisti esse filme quando era pequeno e gostei, na adolescência assisti de novo e gostei mais ainda, há um mês atrás assisti de novo e continuei amando. Que filme incrível.
As coisas simples são as mais extraordinárias.
Eu sempre curti esse filme, mas nunca parei para pensar na profundidade dele!
Obrigado por esse vídeo! ❤
Olá a todos!
Sempre gostei desse filme!
Hoje vou assistir novamente....... Com um olhar ainda mais profundo!
Saúde, paz e prosperidade
Quando vejo video novo neste canal, já sei que meu tempo será empregado com qualidade. Esta análise foi enriquecedora, assisti ao filme quando criança mas jamais havia trabalhado todas questões abordadas como pude fazer agora nesta verdadeira aula do nosso Jurandir Gouveia!
Amo a trilha sonora desse filme,tudo perfeito nele.
Esse é um dos meus filmes preferidos da vida. Tb nasci em 86, tb cresci assistindo-o na Sessão da Tarde (com a dublagem clássica do Nizzo Neto) e o amo demais kkk. Um dia desses, meu primo de 15 anos assistiu e adorou. É um clássico atemporal
Sabe, fiquei impressionado, pois sempre te assisti pensando que você interpretava muito bem os filmes; mas ficou claro pra mim que é uma analise, você nos conta exatamente o que está na obra, através de uma análise atenta. Que baita ferramenta esse olhar, ver os filmes com atenção, entender a construção dos personagens, ter começado a te asssitir com certeza vai mudar minha maneira de ver filmes.
Esse roteiro e o dia dos sonhos de um adolescente 80/90! É magnético.
Famoso "Rei da salsicha de Chicago" rsrs. Esse filme é uma obra de arte, daquelas que vc assiste até hoje e não cansa. Quem nunca quis ter um amigo como Ferris?
Amei esse filme. Foi um dos melhores filmes de comédia. E o personagem principal é muito inteligente.
Jurandir já foi professor? Sem dúvida era o melhor!
Eu já vi esse filme umas 3x e confesso que ainda não havia entendido o motivo por ele ser tão famoso e reverenciado. Achava ele, no máximo, divertidinho. Mas agora consigo vê-lo de outra forma completamente diferente e mais aprofundado graças a você, cara. Obrigado por nos mostrar as várias camadas e subtextos que o cinema pode oferecer. Valeu!
incrivel como vc consegue ver tanta coisa, quando apenas eu consigo ver só um filme. Parabéns pela explanação.
Tenho aprendido muito com vc, Jurandir! Mudei totalmente a forma de contar histórias no meu canal. O mais legal é que tenho me aprofundado mais em storytelling por seus ensinamentos. Que Deus abençoe a sua vida!
Parabéns, Jurandir. Conseguiu conseguiu contar uma história lindamente.
Curtindo a Vida Adoidado é realmente um dos melhores filmes de todos os tempos. Muito bom o vídeo.
Reassisti esses dias, é um filme atemporal ♥️
So o Jurandir, pra me fazer reassistir um filme dos anos 80, pq qnd passava na seção da tarde eu era uma mera criança cabeça pipa avuada.
🤣
Cara, que alegria que eu tive em descobrir teu canal, já faz algum tempo que assisto, mas ainda não tinha falado, tu é o PH santos que deu certo
Confesso que sempre tive ranço de canais que falam de cinema, principalmente da parte mais técnica. Entretanto, seu canal à muito bom, Jurandir. Muito bom mesmo, principalmente por focar na parte técnica e não passar pano pra laceração. Sucesso, irmao.
Caro Jurandir. Seria extremamente prazeroso assistir a sua análise sobre estes outros filmes dos anos 89-90: 1 - O Cadilac Azul (Coupe de Ville); 2 - Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China); 3 - Meus Vizinhos são um Terror (The Burbs); e 4 - Namorada de Aluguel (Can't Buy Me Love).
Valeu pelo apoio e pelas sugestões, Daniel!!
Maravilhosa analise deste filme que realmente ajudou a moldar a mente de muitos jovens na década de 80, e me incluo nestes.
Valeu, amigo, um clássico da minha infância, que assisti aos 12 anos, obrigado pelo resumo.
❤❤❤❤❤❤
CURTINDO A VIDA ADOIDADO, é uma obra prima, um filme praticamente perfeito , um dos meus filmes favoritos , já assisti inúmeras vezes !
A melhor análise que já vi sobre o filme. Parabéns!
Na moral, o Jurandir sabe fazer uma ótima transação de video oara comercial. Parabéns!! 🎉
Faz um vídeo sobre laranja mecânica.
Que vídeo massa! Quanta profundidade! Tô com saudade depois que acabou.
Fala sobre o Clube dos 5! Parabéns pela análise.🎉
Clube do 5!! ❤
Amo o Clube dos Cinco
Agora que estou velho, esse filme é um gatilho para mim, por não ter sido o Ferris que almejei ser.
Esse é o filme da minha vida, aquele cujo compromisso nunca rompi: assisti-lo sempre que possível, sempre que fosse anunciado na televisão, custe o que custar!
Um comentário: não sei se o Ferris era um bom aluno, pois o filme mostra ele mudando as notas dele com o computador que ele ganhou!
Seguirei por aqui!
Nesses dias eu estava revendo outro clássico da Sessão da Tarde que é Construindo Uma Carreira (1991) que também foi escrito por John Hughes. Antes eu achava o filme divertidinho, mas agora depois de ter visto quase toda filmografia dele ficou decepcionante. Construindo Uma Carreira o Hughes praticamente pegou vários elementos de seus filmes que fizeram sucesso, tentou misturar e o resultado ficou bem vazio. Eu vou citar os tais elementos que foram tirados de determinado filme:
- Rapaz carismático tentando ser Ferris Bueller (Curtindo a Vida Adoidado);
- Garota linda que é rejeitada pelos pais (Gatinhas e Gatões);
- Casal de protagonistas recém saídos da escola e tentando encarar a vida adulta (Ela Vai Ter Um Bebê);
- A história se passar na maior parte do tempo em um local (Clube dos Cinco); e
- Dois ladrões invasores (Esqueceram de Mim).
Meu filme favorito! Não canso de assistir.
Outro exemplo de personagem principal estático que faz os outros evoluírem é o Luffy de One Piece!
liga nerdola aqui. hehehe
Caraaa, seus vídeos são sensacionais. Sempre uma aula incrível e proveitosa de assistir.
Uma das frases que eu levei pra minha vida desse filme é: “A vida passa rápido demais e se você não parar de vez em quando para vivê-la, acaba perdendo seu tempo.” Salve Ferris.
Obrigado Jurandir, não imagino como seria meu dia sem um vídeo seu kkkkkkkk❤
É um dos meus preferidos também.
Engraçado você ter chamado a minha atenção para esse detalhe: assisti a esse filme sei lá quantas vezes (a última, em novembro do ano passado), mas nunca tinha percebido que é o Cameron que faz a chamada "Jornada do Herói", o chamado Monomito, do Joseph Campbell. Já sigo teu canal faz um tempo. Foi minha esposa que me mostrou. Parabéns. Adoro os teus vídeos. Conteúdo de excelência.