Essa palestra é extremamente elucidativa, o professor aborda com muita felicidade pontos que muitas vezes não são fáceis de compreender e que em muitas ocasiões fazemos confusão. Parabéns professor Cosme , e obrigado a quem disponibilizou o vídeo.
Pela primeira vez, ouço você Cosme e passei a admirá-lo no mesmo instante, pelas suas colocações, altamente didáticas e compreensíveis! Parabéns!!! Gratidão.
Agradecemos imensamente ao irmão Cosme por facilitar-nos os ensinamentos de KARDEC. Encanta o raciocínio e eleva a alma. Deus lhe abençoe com Saúde e Amor para prosseguir no seu trabalho de pesquisa, estudo e divulgação da Doutrina. Abraço fraterno.
Excelente palestra! Muito valiosas as definições de fluidos e pensamentos. Ajudam a melhor entender o Espiritismo nas questões relativas ao laboratório do mundo espiritual, onde interagem encarnados e desencarnados.
Que palestra maravilhosa! Nos ajuda muito a entender um pouco mais sobre o Espiritismo. Parabéns Cosme Massi, são ensinamentos preciosos. Precisamos nos apropriar dos conhecimentos transmitidos por Kardec nas Revistas Espíritas.
Companheiros de espiritismo, com o Cosme estamos nos conscientizando de que sem estudarmos a Codificação não chegamos a lugar nenhum, em matéria de conhecimento das leis Divinas.
MAGNIFICA MATÉRIA!....O ESPIRISTIMO É A PEDRA DE ROSETA QUE FALTAVA PARA EXPLICAR OS EQUÍVOCOS DOS CIENTÍSTAS!....Ambas as disciplinas juntas é o futuro do Homem
Lindo !!! Lembro de uma vez em que perguntei ao professor de Psicologia, na Universidade, se existia alguma experiência "científica" que "provasse" que o cérebro era o gerador de "pensamentos" ..... se "coçou" e andou pela sala gaguejando e não explicou nada !! Creio que tenha levado um tremendo "susto", ou "surto", com a minha pergunta ..... Foi interessante, porém nada engraçado, pois se ele tivesse a "compreensão espírita" , a aula seria magistralmente maravilhosa, pelo menos para mim, (rsrs), e, acrescento que, se as Universidades procurassem conhecer essas possibilidades, contribuiriam em muito, para a nova era que se aproxima não mais lentamente como alguns supõe ..... Bela palestra, alías, como são, normalmente as de muitos trabalhadores e estudiosos do pensamento original de Hipólite Leon Denizard Rivail, nosso amado Allan Kardec !! Pedro Pail
Professor fraco esse seu, hein? Ele devia saber que não, que não existe qualquer experiência científica que prove que o cérebro físico produz pensamentos. A psicologia parte uma hipótese já muito testada por mais de século de observações e nunca refutada, portanto, plenamente corroborada pela ciência: a hipótese de que no mundo natural só existe matéria e suas propriedades. Sendo assim, assume-se que o pensamento é somente uma propriedade da matéria. Em ciência, até que a hipótese materialista seja empiricamente refutada, não há outra alternativa de trabalho. Os Espíritas acreditam que a hipótese materialista foi empiricamente refutada já no tempo de Kardec. Infelizmente, isso não ocorreu naquela época e continua longe de ocorrer. Kardec, e até cientistas mais qualificados que ele, se enganaram ao concluir a refutação empírica da hipótese. Com a onda dos chamados fenômenos mediúnicos da segunda metade do século XIX, realmente parecia que a hipótese seria refutada, entretanto, explicações muito simples, e hoje plenamente corroboradas, mantiveram e até reforçaram a validade da hipótese.
Bom dia senhor Cosme. Por que percepção é pensamento por gentileza gosto de ler as obras de Kardec me chama muito atenção gostaria de ter uma resposta gosto de ouvir as suas palestras também
Aprendi muito com sua palestra. Gratidão! Mas uma fala confesso me deixou contrariado... Que Einstein não disse que materia é energia concentrada. Que Energia é uma propriedade da matéria. Fiquei pensando nos fótons que se comportam como onda (energia) ou como corpo (matéria). Lembrei dos aceleradores de partículas que usam energias violentas para observar novas partículas (matéria). Vou ter que pesquisar a respeito, não consegui concordar a princípio com sua afirmação. Talvez literalmente seja um preconceito meu. Mas fluido como você muito bem colocou era a palavra mais correta para a época, mesmo porque muitos tipos de energia não se tinha ideia do que era naquela época. Mas confesso que sempre achei o termo fluido confuso e que energia seria muito mais fácil de entender hoje em dia.
Há uma dificuldade na proposição porque já alguns anos os físicos estão dizendo que a matéria é composta de energia, e que tudo é na verdade , energia. E agora tem um monte de gente falando, sem saber direito do que se trata em energias quânticas...
Olá prof. Cosme, o senhor perguntou, e respondo. Eu assisti sua resposta ao Pondé. Foi o único que respondeu ao Pondé, o senhor o contestou, educadamente e com conteúdo, a deselegância do Pondé com o Espiritismo. O único. Outros espíritas que sempre estão na mídia, simplesmente se calaram.
Acho que os demais palestrantes que conhecemos, com exceção do prof. Chibeni, não possuem o alcance da filosofia do espiritismo para poder contestar filósofos materialistas. Cosme é diferenciado. Cosme é um presente para os nossos dias.
🔹️🦋🔹️ Por favor, envie isso que vou escrever ao senhor Cosme Massi? Em O Livro dos Espíritos, Kardec insistia com a palavra "alma" e os Espíritos Superiores deram o assunto por encerrado dizendo a Kardec que ele se entendesse com o vocabulário do mundo, porque para eles, Espíritos Superiores, "tudo bem". Assim é que a CONCLUSÃO é que Espírito e Alma é a mesma coisa, sendo a Alma a condição de estar o Espírito ENCARNADO. Alma é o Espírito no período em que se encontra ENCARNADO. 🤷♀️
@@alpsacra Sim. Foi exatamente isso o que eu disse. Os dois são a mesma coisa. E, sinceramente, eu acho que para o Espiritismo, bastava "Espírito". Deixasse a nomenclatura "alma" para os religiosos ou para outras filosofias. Mas Kardec insistiu demais com esse termo, querendo empregá-lo de alguma maneira, e ficou assim: alma é a condição de encarnado do Espírito: a alma é o Espírito encarnado. Puro excesso de retórica. Sim, em definitivo: os dois são a mesma coisa. 🤗 🙂
@Lucia Cleide De Araújo veja o Livro O que é o Espiritismo, Capítulo II item 14. "a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito" (com a letra "E" maiúscula). No Livro dos Espiritos LE23: Que é (e)spírito? (com a letra "e" minúscula) e LE76: Que definição se pode dar dos (E)spiritos? (com a letra "E" maiúscula). Logo (e)spírito e (E)spírito são coisas diferentes. Resumindo: a alma é igual ao (e)spírito (com a letra "e" minúscula); mas alma não é igual ao (E)spírito (com a letra "E" maiúscula). O (e)spírito (com a letra (e) minúscula) junto com seu perispírito forma ser individualizado chamado (E)spírito. Espero ter esclarecido sua dúvida.
A explicação sobre paixão não ficou clara, pois o exemplo dado é de reação de dor física. Gostaria demelhor explicação sobre o assunto, pois o termo paixão é utilizado para reações emocionais. Acho também que falou pouco sobre a qualidade dos fluidos, que era o tema da palestra.
Cosmi,fiquei com uma dúvida : Se há um período de perturbação, como kardec,ao evocar o Espírito de um encarnado para provar que a memória está nele (espírito) ,este espírito evocado também não sofreria o período de perturbação?
Posso estar falando uma grande bobagem e, caso seja este o caso, já peço desculpas antecipadamente. Porém o que entendo sobre essa situação é que: todos nós podemos entrar em estágio de desdobramento quando estamos dormindo ou quando temos a capacidade de ficar num estado letárgico visando este objetivo. Com isso temos a capacidade de se desvencilhar dos efeitos da matéria e temos consciência (mesmo que quando acordamos não nós lembramos de nada) do que se trata toda aquela situação que está ocorrendo, tendo acesso a todo tipo de memória, etc. Agora, quando desencarnamos, muitos de nós não entendem o que está acontecendo por se tratar de uma realidade (igual como você está aí agora acordado) e entram neste estado de perturbação, pois ainda se encontram muito ligados à matéria, ficam confusos/desesperados pela situação desconhecida em que vivem e por isso não conseguem acessar tais memórias. Por isso, alguns irmãos necessitam de mais tempo e auxílio para sair desta perturbação enquanto outros passam dessa fase em poucas horas ou até mesmo minutos. Não tenho pleno conhecimento, mas foi isso que entendi quando me explicaram. Espero que alguém mais esclarecido possa esclarecer com mais certeza e espero que possa ter te ajudado de alguma forma.
Neste contexto, ou seja, num mundo em que a matéria, os tais fluidos, podem ser completamente moldados e percebidos subjetivamente, tudo pode acontecer. Mesmo bizarras situações como as tais colônias espirituais, tipo Nosso Lar, podem existir neste mundo caótico. O que é preciso para criar, neste mundo, uma cidade e uma localidade com prédios, ruas, árvores, jardins e tudo o mais que André Luiz diz existir lá? Basta, por exemplo, uma comunidade de Espíritos, através de seus sentimentos, anseios e necessidades psicológicas, moldar os tais fluidos à volta deles de forma a atender tais anseios psicológicos comuns. Nada impede, até mesmo, que isso possa ser feito de forma inconsciente e, portanto, até certa medida, compulsória. Nada impede que, em tal colônia, tais Espíritos sintam fome e tenham que comer para evitar sofrimento. Nada impede que tais espíritos sofram ferimentos nos corpos que moldaram para si, que sangrem, que sejam mutilados, que adoeçam e que sintam dores de qualquer intensidade. É um mundo caótico, sem leis universais, um mundo em que tudo pode ocorrer, pois tudo é subjetivo.
Contribuo com dois trechos do livro Alquimia da mente / Herminio C. Miranda. - 2a ed. para maiores reflexões sobre o assunto! Herminio C. Miranda escreve: "... A Study in Consciouness, publicado em 1904. A edição que me serve de apoio para estas reflexões é a oitava, datada de 1980..." "...Para começar com uma definição para os termos: consciência e vida são idênticas, dois nomes para uma só coisa quando considerada de dentro ou de fora. Não há vida sem consciência: não há consciência sem vida" (p. 25). Já vimos, em rápidas tomadas de seu texto, que Annie Besant identifica um componente psíquico em qualquer partícula material, até mesmo na matéria considerada inerte. Apoio para essa postura ela encontra nas pesquisas científicas do professor Chandra Bose, de Calcutá, sobre a resposta ao estímulo por parte da chamada matéria inorgânica. "Um germe de psiquismo" - lê-se em A Grande Síntese (p. 197) - "já existe, conforme vimos, na complexa estrutura cinética dos motos vorticosos." No entender do autor desse livro, as condições para que a vida seja eventualmente criada e daí passe a cuidar de sua própria expansão consciencial começa com um movimento que envolve certas partículas em vórtices embrionariamente individualizados. É a sua "teoria cinética da origem da vida" (p. 162) Matéria e espírito constituiriam, portanto, partes inseparáveis de uma "dualidade que se manifesta no tempo e no espaço", dado que uma não existe sem o outro. Interessado nesses mesmos aspectos da realidade, o prof. Rivail (Kardec) perguntou, certa vez, aos seus instrutores invisíveis, se seria "certo dizer-se que os espíritos são imateriais": Imaterial não é bem o termo - ensinam -; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos. (1, questão 82. O destaque é meu.) Quando Besant escreveu seu texto, no início do século X X , Einstein e outros gênios da física e da matemática começavam a questionar os conceitos vigentes de matéria, tempo e espaço. Ainda estavam por se decifrar os enigmas do binômio matéria/energia, cujo conhecimento viria subverter a física newtoniana. Caracteristicamente, as entidades que dialogavam com o prof. Rivail, cerca de meio século antes, queixam-se da dificuldade em expor verbalmente conceitos para os quais ainda não haviam sido criadas as palavras necessárias nem uma estrutura de pensamento e de experiência que as sustentassem. Uma vez admitido o dualismo matéria/energia, como pólos de uma só realidade substancial, parece ficar mais fácil entender o que deseja dizer Besant ao escrever que não estava, com suas idéias, cuidando de "materializar a consciência", mas simplesmente "reconhecer o fato de que os dois pólos primários, consciência e matéria, encontram-se estreitamente acoplados um ao outro, nunca à parte, nem mesmo no mais elevado ser". Podemos até admitir que ela tenha assumido, nesse ponto, postura algo radical, mas não há como ignorar que "o espírito há de ser alguma coisa". Talvez se pudesse dizer, agora, que ele constitui um campo energético, o que seria uma alternativa revisionista para o conceito de "matéria quintessenciada", a única expressão que os instrutores espirituais tinham à sua disposição àquela altura, no meado do século X I X ..."
Interessante caro Filipe. Esse é o tipo de texto que eu tenho que reler para maior assimilação. Sobre a "partícula" de psiquismo o físico Fran De Aquino tem uma abordagem original e explicada em seu livro A Física do Espírito, disponível em pdf. Também disponível em pdf é o livro de Wolfgang Smith, traduzido pelo físico Rafael de Paola, titulado O Enigma Quântico. Nesse livro Smith, que é filósofo e físico, aborda as várias interpretações da mecânica quântica como consequência da divisão forçada por Descarte entre a res extensa e a res cogita. Assim ele, Smith, retoma a metafísica aristotélica e tomista onde o mundo corpóreo é percebido por suas potências que se actualizam continuamente. Vida longa e próspera 🖖
Apenas uma questão para pensar: O que é a Alma senão o Espírito encarnado, associado à matéria? Outra, a questão de Kardec em relação natureza dos espíritos, quando pergunta se são imateriais e obtém como resposta: "Imaterial não é bem o termo - ensinam -; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o espírito há de ser alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos." Matéria e espírito constituiriam, portanto, partes inseparáveis de uma "dualidade que se manifesta no tempo e no espaço", dado que uma não existe sem o outro. Obs.: Trechos extraídos do livro Alquimia da Mente de Hermínio C. Miranda!
Na França onde as pessoas são culta e onde nasceu o espiritismo . Caros espíritas da época de Kardec chegaram a ser presos e desmascarados . E hoje o espiritismo tem apenas mil seguidores
A dificuldade de compreendermos a diferença entre a matéria quintessenciada da Alma, com a matéria que conhecemos, é que a matéria quintessenciada não sofre nenhum tipo de transformação jamais, é sempre a mesma matéria, segundo os espíritos que deram informações a respeito desse assunto na codificação de Allan Kardec, e a matéria que conhecemos está sempre em transformação, então a nossa compreensão não consegue imaginar um tipo de matéria que não sofre transformação. Seguindo um exemplo para termo de comparação, dentro da nossa Compreensão, é impossível raciocinar e compreender Deus; Deus é eterno e imutável, não teve início e não tem fim, e com isso, provando que há muito a ser estudado, e ainda há muitas coisas que nesta vida, não temos como compreender na sua totalidade. Discordar de um ponto de vista que uma pessoa falou, é muito bom para estudarmos aquele assunto, e ver se tem realmente alguma divergência. Espíritas, amai-vos e instruí-vos.
Sim, verdade. A ciência humana não tem condições para se estudar a alma. Mas através da experimentação e da experiência e claro, do estudo profundo, se chega a compreender. Desde que o faça sem ideias preconcebidas.
Vejam canis de cientista e se informem antes de acreditar cegamente . Sugiro MARCELO GLEISER ( cientista )E MÁRIO SÉRGIO PORTELA ( filósofo) . Faço a diferença entre ciência e pseudociência . Pesquisem esses pseudo cientistas , esses nomes que existem no espiritismo como autoridades incontestáveis e que na verdade algum foram até presos
Oi P.A com todo respeito a sua opinião vejo que você esta muito equivocado Cosme é Doutor em Filosofia da Ciência sabe muito bem distinguir uma Ciência de pseudociência, além de ser físico e conhecer como ninguém a Ciência Espírita.Marcelo Gleiser e Mário Sergio Portela não tem conhecimento de Filosofia da Ciência e muito menos conhecimento de Espiritismo portanto ambos não tem conhecimento para abordar sobre o assunto.
UMA MARAVILHA QUALQUER AULA DE COSME MASSI! VAMOS ESTUDAR, É SÓ O QUE ME VEM À MENTE! GRATIDÃO A QUEM ESTUDA E SE DEDICA COMO ELE À DOUTRINA ESPÍRITA!
Uma inteligência admirável!
Gratidão, Cosme Massi , por compartilhar ensinamentos nesse processo de transformação moral.
❤
Essa palestra é extremamente elucidativa, o professor aborda com muita felicidade pontos que muitas vezes não são fáceis de compreender e que em muitas ocasiões fazemos confusão. Parabéns professor Cosme , e obrigado a quem disponibilizou o vídeo.
Que palestra maravilhosa, (aula). Estou estudando esse tema na casa espírita! Gratidão professor!!
Muito bom, Cosme!
Gratidão pela ótima palestra!
Pela primeira vez, ouço você Cosme e passei a admirá-lo no mesmo instante, pelas suas colocações, altamente didáticas e compreensíveis! Parabéns!!! Gratidão.
Oi. Muito grato professor!!!!!!!!!! Deus é contigo!!!!!!!!!
Só vendo hj. Mas que surpreendente .. entendi.
Parabéns Cosme! Muito bom
Que Deus abençoe o trabalho desse Espírito, muito instrutivo, de uma profundidad absurda!
Gente! Que palestra maravilhosa! Muito didático. Amei.
Kardec explica e explica RACIONALMENTE.
Parabéns Sr. Cosme Massi
Em dado momento, subi degraus. EXCELENTE!!!!!!!!!!!!!! SOUGRATA.
Gratidão Cosme Massi pelo maravilhoso estudo e por compartilhar os seus conhecimentos que Deus te abençoe sempre Londrina Pr gratidão sempre ❤🙏👐
Excelente palestra. !!! Parabéns e muito obrigada por compartilhar. Deus continue te iluminando.
Parabéns pela sua palestra. Bem esclarecedor sobre a Doutrina Espírita! Gratidão
Boa tarde e muita luz no coração de todos irmãos
Maravilhosa Palestra gratidão!!
Max Duarte Gonçalves da Costa que Deus ilumine sempre a palavra de Deus amém 🙏🙏🙏🙏🙏💯
Belas explicações. Parabéns Cosme!
Agradecemos imensamente ao irmão Cosme por facilitar-nos os ensinamentos de KARDEC. Encanta o raciocínio e eleva a alma. Deus lhe abençoe com Saúde e Amor para prosseguir no seu trabalho de pesquisa, estudo e divulgação da Doutrina. Abraço fraterno.
Gratidão 💓
Perfeita explicação clara e didática! Gratidão.🙏
Excelente palestra! Muito valiosas as definições de fluidos e pensamentos. Ajudam a melhor entender o Espiritismo nas questões relativas ao laboratório do mundo espiritual, onde interagem encarnados e desencarnados.
Sensacional!!! Que aula!!!!Gratidão!
Gratidão pela aula!
Muito esclarecedor essa palestra, amei
Sem palavras!!!!! Excelente palestra!!!!
Ótimo, Cosme. Excelente exposição.
Que palestra maravilhosa! Nos ajuda muito a entender um pouco mais sobre o Espiritismo. Parabéns Cosme Massi, são ensinamentos preciosos. Precisamos nos apropriar dos conhecimentos transmitidos por Kardec nas Revistas Espíritas.
Que banquete espiritual abençoado 🙏🏼✨💫 Gratidão
Doc you are really great on lecturing, thank you doc, very important material for my class.
muito gratificante poder estudar com o Cosme.
Ótimos ensinamentos , postura de mestre . Muito bom. Obrigado.
Companheiros de espiritismo, com o Cosme estamos nos conscientizando de que sem estudarmos a Codificação não chegamos a lugar nenhum, em matéria de conhecimento das leis Divinas.
Que felicidade em ser dotrinaria do Massi
Aos irmãos e amigos, para entender melhor recomendo assistir novamente! Estão fazendo muitas perguntas que ele responde nessa palestra!!
Fantastico estudo. gratidao
Obrigado Prof. Cosme, vc é um irmão valioso para todos os Espíritos.
Ótima.palestra. Parabéns
Sensacional!!!! 🙏🏻❤️
MAGNIFICA MATÉRIA!....O ESPIRISTIMO É A PEDRA DE ROSETA QUE FALTAVA PARA EXPLICAR OS EQUÍVOCOS DOS CIENTÍSTAS!....Ambas as disciplinas juntas é o futuro do Homem
Não, não é assim.
@@laerteoliveira7923 hum hum
@@azazelfukuda Não, não é assim, você está redondamente enganado.
Lindo !!! Lembro de uma vez em que perguntei ao professor de Psicologia, na Universidade, se existia alguma experiência "científica" que "provasse" que o cérebro era o gerador de "pensamentos" ..... se "coçou" e andou pela sala gaguejando e não explicou nada !! Creio que tenha levado um tremendo "susto", ou "surto", com a minha pergunta ..... Foi interessante, porém nada engraçado, pois se ele tivesse a "compreensão espírita" , a aula seria magistralmente maravilhosa, pelo menos para mim, (rsrs), e, acrescento que, se as Universidades procurassem conhecer essas possibilidades, contribuiriam em muito, para a nova era que se aproxima não mais lentamente como alguns supõe ..... Bela palestra, alías, como são, normalmente as de muitos trabalhadores e estudiosos do pensamento original de Hipólite Leon Denizard Rivail, nosso amado Allan Kardec !! Pedro Pail
Professor fraco esse seu, hein?
Ele devia saber que não, que não existe qualquer experiência científica que prove que o cérebro físico produz pensamentos. A psicologia parte uma hipótese já muito testada por mais de século de observações e nunca refutada, portanto, plenamente corroborada pela ciência: a hipótese de que no mundo natural só existe matéria e suas propriedades. Sendo assim, assume-se que o pensamento é somente uma propriedade da matéria. Em ciência, até que a hipótese materialista seja empiricamente refutada, não há outra alternativa de trabalho.
Os Espíritas acreditam que a hipótese materialista foi empiricamente refutada já no tempo de Kardec. Infelizmente, isso não ocorreu naquela época e continua longe de ocorrer. Kardec, e até cientistas mais qualificados que ele, se enganaram ao concluir a refutação empírica da hipótese. Com a onda dos chamados fenômenos mediúnicos da segunda metade do século XIX, realmente parecia que a hipótese seria refutada, entretanto, explicações muito simples, e hoje plenamente corroboradas, mantiveram e até reforçaram a validade da hipótese.
Maravilhoso
ASSISTINDO EM 2022 ESTUDOS DO PERISPIRITO E ME DEPAREI COM ESSA MARAVILHOSO AULA. GRATIDÃO 🙏🙏
Gratidão
Excelente
Bom dia senhor Cosme. Por que percepção é pensamento por gentileza gosto de ler as obras de Kardec me chama muito atenção gostaria de ter uma resposta gosto de ouvir as suas palestras também
Excelente!
Aprendi muito com sua palestra. Gratidão! Mas uma fala confesso me deixou contrariado... Que Einstein não disse que materia é energia concentrada. Que Energia é uma propriedade da matéria. Fiquei pensando nos fótons que se comportam como onda (energia) ou como corpo (matéria). Lembrei dos aceleradores de partículas que usam energias violentas para observar novas partículas (matéria). Vou ter que pesquisar a respeito, não consegui concordar a princípio com sua afirmação. Talvez literalmente seja um preconceito meu.
Mas fluido como você muito bem colocou era a palavra mais correta para a época, mesmo porque muitos tipos de energia não se tinha ideia do que era naquela época. Mas confesso que sempre achei o termo fluido confuso e que energia seria muito mais fácil de entender hoje em dia.
Referir-se a um aluno como múmia não é fala de professor, não nos comprometa. Quanto a palestra muito esclarecedora.
Geração mimimi
Há uma dificuldade na proposição porque já alguns anos os físicos estão dizendo que a matéria é composta de energia, e que tudo é na verdade , energia. E agora tem um monte de gente falando, sem saber direito do que se trata em energias quânticas...
Olá prof. Cosme, o senhor perguntou, e respondo. Eu assisti sua resposta ao Pondé. Foi o único que respondeu ao Pondé, o senhor o contestou, educadamente e com conteúdo, a deselegância do Pondé com o Espiritismo. O único. Outros espíritas que sempre estão na mídia, simplesmente se calaram.
O Pondé é um filósofo de terceira categoria. Fala bobagens demais.
Acho que os demais palestrantes que conhecemos, com exceção do prof. Chibeni, não possuem o alcance da filosofia do espiritismo para poder contestar filósofos materialistas. Cosme é diferenciado. Cosme é um presente para os nossos dias.
Parfeito
🔹️🦋🔹️ Por favor, envie isso que vou escrever ao senhor Cosme Massi? Em O Livro dos Espíritos, Kardec insistia com a palavra "alma" e os Espíritos Superiores deram o assunto por encerrado dizendo a Kardec que ele se entendesse com o vocabulário do mundo, porque para eles, Espíritos Superiores, "tudo bem". Assim é que a CONCLUSÃO é que Espírito e Alma é a mesma coisa, sendo a Alma a condição de estar o Espírito ENCARNADO. Alma é o Espírito no período em que se encontra ENCARNADO. 🤷♀️
Sim, mas Alma quando se está encarnado. É isso que conosco. Mas Espírito e Alma são uma e mesma coisa.
@@alpsacra Sim. Foi exatamente isso o que eu disse. Os dois são a mesma coisa. E, sinceramente, eu acho que para o Espiritismo, bastava "Espírito". Deixasse a nomenclatura "alma" para os religiosos ou para outras filosofias. Mas Kardec insistiu demais com esse termo, querendo empregá-lo de alguma maneira, e ficou assim: alma é a condição de encarnado do Espírito: a alma é o Espírito encarnado. Puro excesso de retórica. Sim, em definitivo: os dois são a mesma coisa. 🤗 🙂
@Lucia Cleide De Araújo veja o Livro O que é o Espiritismo, Capítulo II item 14. "a alma e o perispírito separados do corpo constituem o ser chamado Espírito" (com a letra "E" maiúscula). No Livro dos Espiritos LE23: Que é (e)spírito? (com a letra "e" minúscula) e LE76: Que definição se pode dar dos (E)spiritos? (com a letra "E" maiúscula). Logo (e)spírito e (E)spírito são coisas diferentes. Resumindo: a alma é igual ao (e)spírito (com a letra "e" minúscula); mas alma não é igual ao (E)spírito (com a letra "E" maiúscula). O (e)spírito (com a letra (e) minúscula) junto com seu perispírito forma ser individualizado chamado (E)spírito. Espero ter esclarecido sua dúvida.
@Lucia Cleide De Araujo
Aqui em Minas tudo é trem. Não estamos errados
Eu assisti seu vídeo para Pondé.....
A explicação sobre paixão não ficou clara, pois o exemplo dado é de reação de dor física. Gostaria demelhor explicação sobre o assunto, pois o termo paixão é utilizado para reações emocionais. Acho também que falou pouco sobre a qualidade dos fluidos, que era o tema da palestra.
Quer dizer que ele está dizendo que Kardec usou o conceito de Descartes sobre pensamento, para usar na Doutrina Espírita?
Sobre as paixões, sim.
Cosmi,fiquei com uma dúvida : Se há um período de perturbação, como kardec,ao evocar o Espírito de um encarnado para provar que a memória está nele (espírito) ,este espírito evocado também não sofreria o período de perturbação?
Posso estar falando uma grande bobagem e, caso seja este o caso, já peço desculpas antecipadamente. Porém o que entendo sobre essa situação é que: todos nós podemos entrar em estágio de desdobramento quando estamos dormindo ou quando temos a capacidade de ficar num estado letárgico visando este objetivo. Com isso temos a capacidade de se desvencilhar dos efeitos da matéria e temos consciência (mesmo que quando acordamos não nós lembramos de nada) do que se trata toda aquela situação que está ocorrendo, tendo acesso a todo tipo de memória, etc.
Agora, quando desencarnamos, muitos de nós não entendem o que está acontecendo por se tratar de uma realidade (igual como você está aí agora acordado) e entram neste estado de perturbação, pois ainda se encontram muito ligados à matéria, ficam confusos/desesperados pela situação desconhecida em que vivem e por isso não conseguem acessar tais memórias. Por isso, alguns irmãos necessitam de mais tempo e auxílio para sair desta perturbação enquanto outros passam dessa fase em poucas horas ou até mesmo minutos.
Não tenho pleno conhecimento, mas foi isso que entendi quando me explicaram. Espero que alguém mais esclarecido possa esclarecer com mais certeza e espero que possa ter te ajudado de alguma forma.
alma não é matéria certo, e o pensamento é matéria?
Pensamento é uma propriedade da alma.
@@JorgeMereiros - Saudações de Tupã SP. Grande Jorge.
Não. Reveja a palestra!
Não. Pensamento não é matéria.
Pensamento não é matéria.
Neste contexto, ou seja, num mundo em que a matéria, os tais fluidos, podem ser completamente moldados e percebidos subjetivamente, tudo pode acontecer. Mesmo bizarras situações como as tais colônias espirituais, tipo Nosso Lar, podem existir neste mundo caótico.
O que é preciso para criar, neste mundo, uma cidade e uma localidade com prédios, ruas, árvores, jardins e tudo o mais que André Luiz diz existir lá? Basta, por exemplo, uma comunidade de Espíritos, através de seus sentimentos, anseios e necessidades psicológicas, moldar os tais fluidos à volta deles de forma a atender tais anseios psicológicos comuns. Nada impede, até mesmo, que isso possa ser feito de forma inconsciente e, portanto, até certa medida, compulsória. Nada impede que, em tal colônia, tais Espíritos sintam fome e tenham que comer para evitar sofrimento. Nada impede que tais espíritos sofram ferimentos nos corpos que moldaram para si, que sangrem, que sejam mutilados, que adoeçam e que sintam dores de qualquer intensidade.
É um mundo caótico, sem leis universais, um mundo em que tudo pode ocorrer, pois tudo é subjetivo.
Contribuo com dois trechos do livro Alquimia da mente / Herminio C. Miranda. - 2a ed. para maiores reflexões sobre o assunto!
Herminio C. Miranda escreve:
"... A Study in Consciouness, publicado em 1904. A edição que me serve de apoio para
estas reflexões é a oitava, datada de 1980..."
"...Para começar com uma definição para os termos: consciência e vida são
idênticas, dois nomes para uma só coisa quando considerada de dentro ou de
fora. Não há vida sem consciência: não há consciência sem vida" (p. 25).
Já vimos, em rápidas tomadas de seu texto, que Annie Besant identifica um
componente psíquico em qualquer partícula material, até mesmo na matéria
considerada inerte. Apoio para essa postura ela encontra nas pesquisas científicas
do professor Chandra Bose, de Calcutá, sobre a resposta ao estímulo
por parte da chamada matéria inorgânica.
"Um germe de psiquismo" - lê-se em A Grande Síntese (p. 197) - "já
existe, conforme vimos, na complexa estrutura cinética dos motos vorticosos."
No entender do autor desse livro, as condições para que a vida seja
eventualmente criada e daí passe a cuidar de sua própria expansão consciencial
começa com um movimento que envolve certas partículas em vórtices embrionariamente
individualizados. É a sua "teoria cinética da origem da vida"
(p. 162)
Matéria e espírito constituiriam, portanto, partes inseparáveis de uma
"dualidade que se manifesta no tempo e no espaço", dado que uma não existe
sem o outro. Interessado nesses mesmos aspectos da realidade, o prof. Rivail
(Kardec) perguntou, certa vez, aos seus instrutores invisíveis, se seria "certo
dizer-se que os espíritos são imateriais":
Imaterial não é bem o termo - ensinam -; incorpóreo seria mais exato,
pois deves compreender que, sendo uma criação, o espírito há de ser
alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós
outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos.
(1, questão 82. O destaque é meu.)
Quando Besant escreveu seu texto, no início do século X X , Einstein e
outros gênios da física e da matemática começavam a questionar os conceitos
vigentes de matéria, tempo e espaço. Ainda estavam por se decifrar os enigmas
do binômio matéria/energia, cujo conhecimento viria subverter a física newtoniana.
Caracteristicamente, as entidades que dialogavam com o prof. Rivail,
cerca de meio século antes, queixam-se da dificuldade em expor verbalmente
conceitos para os quais ainda não haviam sido criadas as palavras necessárias
nem uma estrutura de pensamento e de experiência que as sustentassem.
Uma vez admitido o dualismo matéria/energia, como pólos de uma só
realidade substancial, parece ficar mais fácil entender o que deseja dizer Besant
ao escrever que não estava, com suas idéias, cuidando de "materializar a
consciência", mas simplesmente "reconhecer o fato de que os dois pólos
primários, consciência e matéria, encontram-se estreitamente acoplados um
ao outro, nunca à parte, nem mesmo no mais elevado ser".
Podemos até admitir que ela tenha assumido, nesse ponto, postura algo
radical, mas não há como ignorar que "o espírito há de ser alguma coisa".
Talvez se pudesse dizer, agora, que ele constitui um campo energético, o que
seria uma alternativa revisionista para o conceito de "matéria quintessenciada",
a única expressão que os instrutores espirituais tinham à sua disposição
àquela altura, no meado do século X I X ..."
Interessante caro Filipe. Esse é o tipo de texto que eu tenho que reler para maior assimilação. Sobre a "partícula" de psiquismo o físico Fran De Aquino tem uma abordagem original e explicada em seu livro A Física do Espírito, disponível em pdf. Também disponível em pdf é o livro de Wolfgang Smith, traduzido pelo físico Rafael de Paola, titulado O Enigma Quântico. Nesse livro Smith, que é filósofo e físico, aborda as várias interpretações da mecânica quântica como consequência da divisão forçada por Descarte entre a res extensa e a res cogita. Assim ele, Smith, retoma a metafísica aristotélica e tomista onde o mundo corpóreo é percebido por suas potências que se actualizam continuamente.
Vida longa e próspera 🖖
Apenas uma questão para pensar: O que é a Alma senão o Espírito encarnado, associado à matéria?
Outra, a questão de Kardec em relação natureza dos espíritos, quando pergunta se são imateriais e obtém como resposta:
"Imaterial não é bem o termo - ensinam -; incorpóreo seria mais exato, pois deves compreender que, sendo uma criação, o espírito há de ser
alguma coisa. É a matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros, e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance dos vossos sentidos."
Matéria e espírito constituiriam, portanto, partes inseparáveis de uma "dualidade que se manifesta no tempo e no espaço", dado que uma não existe sem o outro.
Obs.: Trechos extraídos do livro Alquimia da Mente de Hermínio C. Miranda!
Pois é. Aristóteles ou Descartes?
Na França onde as pessoas são culta e onde nasceu o espiritismo . Caros espíritas da época de Kardec chegaram a ser presos e desmascarados . E hoje o espiritismo tem apenas mil seguidores
Isso, isso.
A dificuldade de compreendermos a diferença entre a matéria quintessenciada da Alma, com a matéria que conhecemos, é que a matéria quintessenciada não sofre nenhum tipo de transformação jamais, é sempre a mesma matéria, segundo os espíritos que deram informações a respeito desse assunto na codificação de Allan Kardec, e a matéria que conhecemos está sempre em transformação, então a nossa compreensão não consegue imaginar um tipo de matéria que não sofre transformação.
Seguindo um exemplo para termo de comparação, dentro da nossa Compreensão, é impossível raciocinar e compreender Deus; Deus é eterno e imutável, não teve início e não tem fim, e com isso, provando que há muito a ser estudado, e ainda há muitas coisas que nesta vida, não temos como compreender na sua totalidade.
Discordar de um ponto de vista que uma pessoa falou, é muito bom para estudarmos aquele assunto, e ver se tem realmente alguma divergência.
Espíritas, amai-vos e instruí-vos.
Isso não tem comprovação nenhuma científica
Caiu de paraquedas e está querendo criticar,
Sim, verdade. A ciência humana não tem condições para se estudar a alma. Mas através da experimentação e da experiência e claro, do estudo profundo, se chega a compreender. Desde que
o faça sem ideias preconcebidas.
Pesquisem sobre neurociência de verdade.
Estudem Parapsicologia
Pra quê? Pra conhecer o Espiritismo?
@@alpsacra também
Vejam canis de cientista e se informem antes de acreditar cegamente . Sugiro MARCELO GLEISER ( cientista )E MÁRIO SÉRGIO PORTELA ( filósofo) . Faço a diferença entre ciência e pseudociência . Pesquisem esses pseudo cientistas , esses nomes que existem no espiritismo como autoridades incontestáveis e que na verdade algum foram até presos
Oi P.A com todo respeito a sua opinião vejo que você esta muito equivocado Cosme é Doutor em Filosofia da Ciência sabe muito bem distinguir uma Ciência de pseudociência, além de ser físico e conhecer como ninguém a Ciência Espírita.Marcelo Gleiser e Mário Sergio Portela não tem conhecimento de Filosofia da Ciência e muito menos conhecimento de Espiritismo portanto ambos não tem conhecimento para abordar sobre o assunto.
@@maisgourmetclub747 perfeito
Vai estudar para criticar.
Excelente