Tudum Festival NETFLIX - Papo com Rafael Mantesso sobre a série Atypical

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 лют 2025
  • Cursos Online: bit.ly/cursosM...
    Oi Pessoal! Continuando nossa programação sobre o festival Tudum da Netflix, hoje vamos conversar com o querido Rafael Mantesso sobre a série Atypical. O Rafael foi diagnosticado com asperger aos 30 anos, como uma das nossas pautas mais pedidas no canal é autismo em adultos, creio que esse papo com o Rafael seja de fundamental importância para nossos espectadores jovens e adultos.
    Espero que gostem
    Sigam o Rafael no instagram: @rafaelmantesso
    *****
    Facebook: / mayragaiato
    Instagram: / mayragaiato
    Contato: contato@institutosingular.org
    Site: institutosingu...
    *****
    Olá pessoal, tudo bem? Sou Mayra Gaiato, psicóloga especializada em Autismo Infantil e criei este canal para conseguir levar às pessoas, conteúdo especializado sobre Autismo e outras questões importantes para o desenvolvimento infantil.
    Busco me especializar em diferentes formas de intervenção e tratamentos para o Autismo, já que, cada criança precisa de uma abordagem individualizada e podemos desenvolver várias técnicas.
    Tenho Mestrado em Análise de Comportamento pela PUC e estou concluindo minha especialização em neurociência pela Faculdade de Medicina da USP. Fiz cursos intensivos acadêmicos internacionais em diferentes metodologias de tratamento para o Autismo nas universidades de Estocolmo (Suécia), Els for Autism na Flórida e Aprimoramento no Modelo Denver de Intervenção Precoce no Mind Institute na Califórnia. Atualmente, curso a Pós-Graduação "Infant Parent Health" na Universidade de Massachussetts em Boston.
    Nossas clínicas ficam em São Paulo onde, junto a um time multidisciplinar e formado por profissionais com formação em psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia e neurologia, atendemos crianças e familiares e traçando o melhor plano de tratamento para cada criança. As terapias podem envolver aplicação de testes específicos como: atendimento feito por especialistas no consultório, atendimento domiciliar, acompanhamento na escola e coaching parental.
    Ajude a divulgar o canal para que mais pessoas tenham acesso a estas informações! Beijos e muito obrigada!

КОМЕНТАРІ • 46

  • @priscillasabino2812
    @priscillasabino2812 Рік тому +1

    Incrível

  • @kmilabasilio2961
    @kmilabasilio2961 5 років тому +5

    Fantástico o ponto vista do Rafael! Quem é "normal" afinal?!
    Recentemente a psicóloga do meu filho de 7 anos nos alertou para a possibilidade dele ser asperger e estamos atrás do fechamento definitivo do diagnóstico, e foi sensacional conhecer um pouco mais do mundo do Rafael!

  • @bergalmeida8698
    @bergalmeida8698 5 років тому +5

    Muito bom! Adoro a série, e esse papo foi bem bacana.
    Parabéns por nos proporcionar tanto conhecimento.😘❤️👏

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  5 років тому +1

      Obrigada Lindemberg ❤️

  • @guisantoslobo6857
    @guisantoslobo6857 3 роки тому +1

    Eu sempre tive dificuldade em entender como alguém "vira a chave" como o Rafael disse. É algo que nunca sairia de dentro da minha mente.

  • @valdirgabriel9841
    @valdirgabriel9841 5 років тому +11

    Mayra, por favor fale sobre psicólogos que são autistas. Como o autismo pode impactar na atuação da profissão.

  • @PauloSergio-xp1fo
    @PauloSergio-xp1fo 5 років тому +2

    Adorei!
    Não tenho laudo, mas me encaixo em muitas características autistas, identifico-me muito com pessoas neurodiversas, e adoro meus alunos neurodiversos, beijos!

  • @Amandasmv
    @Amandasmv 4 роки тому

    Gostei muito da serie Atypical e recentemente assisti na Netflix “amor no espectro” fala sobre relacionamento entre jovens autistas. Gosto muito dos seus vídeos Mayra!

  • @LeandroRodriguesdePaula
    @LeandroRodriguesdePaula 10 місяців тому +1

    Muito interessante pensar na forma que as pessoas se comportam longe da gente. Realmente é uma dificuldade do autista entender isso

  • @sanimanuela
    @sanimanuela 5 років тому +8

    Bom, eu também sou TEA, Asperger, e ao contrário dele amei a série desde o primeiro episódio, no qual inclusive, ri muito. Me identifiquei com o Sam em algumas situações sim, outras não. Simplesmente adorei o trabalho do ator.
    Esperei a segunda temporada ansiosamente, e assim também a terceira. Que por sinal não me agradou tanto o desfecho, pela quantidade de mudanças... (fácil não?! rsrs)
    Quase absurdo o que alguns personagens fizeram, em minha opinião. Mas...
    O maior interesse dele pela mãe do Sam, a meu ver é absolutamente natural. Os neuro típicos, tidos normais, querem ver da nossa óptica, enquanto nós nos espantamos com a "normalidade".
    Partilho do mesmo raciocínio... que isso... Representar papéis para cada situação vivida, cada ambiente? Ser adaptável ao gosto da ocasião? E aí? Como você confia? Como sabe a representação que vem dessa vez? E mais, a minha resposta deve variar de acordo com a representação que vier?! Ninguém sabe quem é quem de verdade?! Parece um jogo que causa preguiça e desinteresse. Daqueles que veria na prateleira e não levaria.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  5 років тому +3

      Que interessante seu relato Sani, essa coisa de interpretar papeis na vida é realmente estranho para os portadores de TEA que são pessoas tão concretas. Obrigada pelo seu relato ❤️

    • @sanimanuela
      @sanimanuela 5 років тому +1

      @@mayragaiato eu agradeço pelo seu trabalho. Me ajuda muito, muito mesmo. Sou mãe de três meninos, um de quase 20 anos TEA, diagnóstico tardio, um com 18 anos TDAH, e um de 4 anos TEA diagnóstico precoce. Coloco a família toda pra te ver. Seu jeito de falar é ótimo, prático, limpo, sem afetação, de maneira clara e direta. Divulgo muito. Obrigada!

  • @diaadiasurdezeautismo4579
    @diaadiasurdezeautismo4579 5 років тому +1

    Muito legal ver adultos assim , tenho um filho de 4 anos surdo e autista . E sempre nos preocupamos com o futuro. Seus vídeos e vc são sensacionais

  • @MaisPsicologos
    @MaisPsicologos 5 років тому +2

    Muito bacana o bate papo. Parabéns.

  • @alinevb12
    @alinevb12 2 роки тому

    👏👏👏👏

  • @ludmilafortunato1245
    @ludmilafortunato1245 5 років тому +2

    Adorei a série! 😍

  • @janissurreal5777
    @janissurreal5777 4 роки тому +1

    Eu penso que eles focam bastante nas dificuldades ou diferenças peculiariares do Sam para mostrar o que as vezes pode passar com mais frequência desapercebido ... ou ate mesmo focam nas diferenças invisiveis para mostrar alternativas (como a familia agi com o diagnóstico por exemplo, ou com a sociedade contribui pra a inclusão da do Sam ou de qualquer outro neuro à tipico na vida real) no desenrolar da vida.

  • @jucinaiamachado6918
    @jucinaiamachado6918 5 років тому +2

    💙

  • @silvanacorrea7558
    @silvanacorrea7558 5 років тому +1

    Ótimo vídeo

  • @dryanlem
    @dryanlem 4 роки тому +3

    Olá, gosto muito dos seus vídeos. Parabéns. Por favor, preciso de uma indicação de psiquiatra que trabalha com autismo em adulto para fechar meu diagnóstico. Muito obrigado.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  4 роки тому +1

      Olá! Que bom que você irá buscar uma avaliação/ tratamento com um médico. O psiquiatra que tenho para te indicar é o Dr. Rodrigo (48) 99163-8088. Ele também realiza atendimento on-line

  • @dandromeda6676
    @dandromeda6676 5 років тому +5

    A parte do problema de escola infelizmente eu passei por isso.
    Sempre diziam que eu era diferente (e sou), devido ao fato de eu também ter diagnóstico de síndrome de asperger ( desculpe se eu estiver repetindo demais, é pq há alguns que não sabem). Então não diria que minha infância foi boa, foi HORRÍVEL!

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  4 роки тому +2

      Que triste!! :(

    • @dandromeda6676
      @dandromeda6676 4 роки тому

      @@mayragaiato verdade! Isso mesmo acarretou em problemas depressivos e busquei a ajuda de uma psicóloga que me diagnosticou tbem com TDAH

  • @amandamedeiros6737
    @amandamedeiros6737 3 роки тому

    Olá, amo seus videos, e me conforta muito em saber sobre o tema, acredito veementemente que sou asperger, a alguns anos ja. gostaria muito de saber se voce trabalha com diagnosticos em adultos ou teria alguem para indicar.

  • @jovinaribeiro6624
    @jovinaribeiro6624 5 років тому +5

    Queria saber se o San na realidade tem autismo.

    • @sanimanuela
      @sanimanuela 5 років тому +1

      O ator que faz o Sam Gardner não é autista.

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  5 років тому +1

      Não Jovina, ele é uma pessoa típica.

  • @fabricionicoloso1105
    @fabricionicoloso1105 5 років тому +2

    Para mim é muito difícil entender o comportamento típico...

    • @mayragaiato
      @mayragaiato  4 роки тому +2

      Para pessoas com autismo é difícil mesmo!

  • @ricardocanteiro4898
    @ricardocanteiro4898 2 роки тому

    Eu não tenho ninguém

  • @veramarques74
    @veramarques74 3 роки тому

    Meu filho achou a série uma porcaria rsrs

  • @priscillasabino2812
    @priscillasabino2812 Рік тому

    A mãe do Sam e completamente doida. Aforo a irma dele e o pai.