🔴 A GENTE QUER SABER A SUA OPINIÃO SOBRE O NOSSO CANAL!🔴 Te convidamos a responder o nosso formulário e contribuir para que possamos fazer um trabalho cada vez mais relevante e que alcance ainda mais pessoas. Leva apenas 3 minutinhos! Acesse: forms.gle/ef8Ljsi7bFoaPVML6
Tenho que agradecer ao Politize pela minha aprovação na Facens ^^ O tema da redação foi o sistema prisional brasileiro, e eu estava lendo sobre isso no site no dia anterior hahaha Não deu pra segurar um sorriso na hora da prova! Ganhei 75% de bolsa! o/
A questão da lei de drogas é apontada como uma das causas para o aumento da população carcerária, mas há algumas imprecisões: antes, a lei punia igualmente usuário e traficante (ambos eram presos) - Art. 16 da Lei 6368 (revogada). Ou seja, antes a lei era mais dura que a atual (se houve aumento de prisões, não foi por conta da lei). Além disso, não é correto afirmar que, apenas pelo relato policial e sem a presença do advogado, o juiz condena subjetivamente aquela que poderia ser usuário por tráfico - o direito à defesa é cláusula pétrea constitucional; sem a presença de advogado, o processo penal é nulo (não existe condenação penal sem o direito a defesa - se o réu não tiver recursos, a defensoria pública é nomeada). Além disso, há atualmente mais de 600 mil mandados de prisão em aberto (ou seja, mais de meio milhão de foragidos da justiça!)... e mesmo assim, o índice de reincidência é de 70% (7 em cada 10 presos voltam a delinquir) - sem falar que a taxa de resolução de crimes no Brasil é inferior a 10% (de cada cem crimes, menos de dez são solucionados)... Então (antes que esse texto fique ainda maior)... o problema é o sistema carcerário ou houve nos últimos tempos uma explosão criminal - mais pessoas praticando crimes, sem que o sistema judicial (incluindo policial e penitenciário) consiga dar conta da demanda excessiva?
Essa é uma ótima reflexão, Ageu! Como colocamos no vídeo, os fatores apresentados não esgotam a questão, existindo outras circunstâncias que refletem na crise. O ponto levantado referente a nova lei é de muita relevância, mas destacamos que a nova lei também aumentou a pena mínima para traficantes, que ficariam, portanto, por mais tempo nas prisões, o que pode ser um novo fator de inchaço do sistema. Quanto a questão do juiz, buscamos colocar o ponto de que, por não haver uma especificação clara na lei sobre a diferença entre usuário e traficante (quantidade de droga, quais antecedentes ou circunstâncias seriam determinantes, entre outros), há mais espaço para que a decisão do juiz seja mais subjetiva. A (falta de) presença do advogado a que nos referimos seria no momento da prisão, não durante o processo. Muito obrigado por sua contribuição, através do debate e compartilhamento de informações construímos novos conhecimentos! Pedimos desculpas se em algum dos pontos levantados não fomos claros no vídeo :)
Não há nada com que se desculpar, vocês apresentaram quatro pontos de vista sobre um assunto extremamente polêmico e que não possui solução mágica (não é fazendo isso ou aquilo que se resolverá, mas um conjunto de ações interligadas). Como sempre, o Politize! sempre nos brinda com temas que demandam atenção especial e nos forçam ao debate plural e democrático - por estão de parabéns, como sempre!
Ageu Rodrigues isso ae, as pessoas na maioria das vezes apresentam soluções teóricas, que na verdade na prática é completamente diferente. Infelizmente a sua visão, ou poucos têm ou muitos não querem admiti-las.
➡️ Você sabia que o Politize! é uma organização sem fins lucrativos? Há todo um trabalho e uma equipe por trás de cada conteúdo produzido e, para continuarmos a oferecer tudo isso de forma gratuita, precisamos da ajuda de pessoas como você (sim, você!). Veja aqui como você pode colaborar para que esta troca não deixe de acontecer: doe.politize.com.br/ ✨
Não é preciso defender bandidos, mas sim apontar as causas da realidade atual do sistema carcerário, movendo soluções para sanar os problemas incluindo uma análise desde a condenação até a libertação do detento. Gostei.
Adrielly Santos De Sousa Essa política doutrinadora das nossas universidades é uma lástima. Para conseguir 1000 na redação tenho que pensar de acordo com a esquerda... Triste realidade, um país que não existe respeito as posições políticas...
Depende da forma que você interpreta, né? Você em momento algum precisa defender bandido. Só precisa usar a cabeça pra pensar e respeitar os direitos humanos. Só isso. Isso é defender bandido?
O problema é muita gente que não sabe nada de Direito penal e também não pesquisa, falando sobre algo que sequer conhece, partindo do próprio achismo pra brincar com a vida dos outros... dá até desânimo de atuar nessa área!
Esqueceram de comentar que de 2000 e 2014 abriram-se muito menos presídios do que a evolução populacional para o intervalo ( no Brasil todo ano nascem 2 milhões de pessoas). Na primeira crise, isso iria acontecer. País que tem foco exclusivamente em caridade, vai esbarrar nessas problemáticas.
Oi Antonio! Como explicitamos no vídeo, citamos somente algumas das causas para a crise. A que você citou também é muito válida, agradecemos a contribuição!
Mesmo que o juiz considere em vários casos que um usuário deverá sofrer a pena de um tráficante, ainda há casos em que a lei funcione corretamente, se antigamente a lei era mais rigida pois encaixava tanto usuário quanto tráficante na mesma pena o número de detentos antigamente não deveria ser maior, já que a lei se tornou mais branda e agora um usuário tem a oportunidade de sofrer uma pena mais leve, o que na teoria deveria diminuir a quantidade de presos
O delegado relata no inquérito o fato, o criminoso deixa a droga armazenada em algum local próximo , claramente sera pego com pouca quantidade, o Juiz só aplica a tipificação de trafico depois de analisar a situação probatória do fato , sem provas ele não condena ... então não concordo com seu ponto de vista , lembrando também que inquérito policial é uma peça instrumental administrativa e não juridica, ou seja o juiz nem pode levar em conta somente os fatos do inquérito, ele precisa ouvir vitima , testemunhas e etc....
Concordo em número, genero e grau, ademais as audiências de custódia que vieram para fazer uma triagem de quem deveria aguardar preso, funciona muito mal, vivencio isso todos os dias.
UA-cam me forçou a assistir 3'51'' de publicidade, para assistir a esse video do Politize. Acabei de descobrir uma profissão: consultor de comportamento,exclusivo para o UA-cam. Geração y e z não assistem mais do que 0'30'' de publicidade #Cazzo.
Os usuários tambem devem ser punidos! Porque seria crime vender drogas quando não se é crime compra-las? A criação de presídios com o foco no tratamento de usuários poderia resolver o problema.
Usuário alimenta ao tráfico, que alimenta homícidio, alimenta exploração infantil, prostituição, e estes alimentam um ao outro e assim esta sociedade vai se destruindo
o negócio é que a dependência deveria ser tratada como questão de saúde publica e o tráfico como criminalidade (ao meu ver). As pessoas consomem a droga pelo vício, investimento em cuidados para viciados ajudaria, na minha opinião, a diminuir o índice de consumo. A polícia assim poderia focar mais no tráfico.
ressocialização é o detento ser acordado às 6 horas da manhã como qualquer homem de bem da sociedade e trabalhar para pagar o seu alimento, a sua estadia. por que o homem de bem tem que trabalhar e o detento não,,,
a sociedade vê o preso como alguém sem valor um marginal e muitas empresas não querem associadas ao seu nome uma cadeia e outro fator importante é q muitas prisões não tem espaço necessário para a criação de uma oficina q gere emprego para os presos e como vc disse "pq o trabalhador de bem pode trabalhar e o preso não" e isso é bem simples a sociedade como um todo não permite isso
Pra pobre e preto, o peso do martelo é diferente quem são esses juízes? de onde vieram ?quais são seus preconceitos?São racistas? A lei é pra todos?com a justiça reformulada à madame vai levar sacola pro marido .
Tudo na vida tem seus pontos negativos e positivos. Se caso a mão de obra de um ser humano fossem mais adequada e não o insuportável salário tão mesquinho que a maioria das pessoas de bem vegeta no seu dia a dia, e que outros nem isso tem, poderia mudar os pensamentos positivo de um povo. Tem países que já fecharam as portas de suas cadeias por falta de prisioneiros. que esses países fizeram de bom para acabar com essas tragedias humanas!. Será que controlaram a natalidade! Será que foram mais justo com o povo da sua terra! Será que se preocuparam mais com a evolução humana em vez das evoluções das máquinas!Quando um dos lados começa, o outro lado deixa de existir.Não sou contra as evoluções desde que não prejudica a vida de um ser humano. O ser humano quando joga sua sabedoria para melhorar a vida de um outro ser humano, tudo bem, mas vendo que a sua ação só vai prejudicar a sua própria classe, tem que por as suas mão nas consciência e rever os fatos para não causar os fatores negativos que destroem toda a humanidade.
Se colocasse a pena de trabalhar obrigatoriamente seria um terror pra maioria desses caras. Safados querem vida boa às custas de pai de família e agente tem que pagar imposto pra sustentar esse sistema corrupto e imoral pra com a sociedade.
Ponto de vista interessante cheio de estatísticas, mas na prática vc poderia conhecer de perto e ver se realmente existe ressocialização. Vc ficando opinando e não vendo tudo é fácil. Essas opiniões igual a sua é porque não tem conhecimento de causa na prática da vida desses marginais do qual eles mesmos nem querem sair da vida do crime e muitos deles gostam dessa vida e pouco se importam com nossas vidas.
Oq preciso é preciso fazer e separar o joio do trigo ou seja separar os bandidos de auta periculosidade daqueles q cometeram um furto crimes não violentos em fim qm sabe não resolver um pouco essa situação
🔴 A GENTE QUER SABER A SUA OPINIÃO SOBRE O NOSSO CANAL!🔴
Te convidamos a responder o nosso formulário e contribuir para que possamos fazer um trabalho cada vez mais relevante e que alcance ainda mais pessoas.
Leva apenas 3 minutinhos! Acesse: forms.gle/ef8Ljsi7bFoaPVML6
Tenho que agradecer ao Politize pela minha aprovação na Facens ^^ O tema da redação foi o sistema prisional brasileiro, e eu estava lendo sobre isso no site no dia anterior hahaha Não deu pra segurar um sorriso na hora da prova! Ganhei 75% de bolsa! o/
Que felicidade saber disso! Parabéns!
Politize! Obrigada
A questão da lei de drogas é apontada como uma das causas para o aumento da população carcerária, mas há algumas imprecisões: antes, a lei punia igualmente usuário e traficante (ambos eram presos) - Art. 16 da Lei 6368 (revogada). Ou seja, antes a lei era mais dura que a atual (se houve aumento de prisões, não foi por conta da lei). Além disso, não é correto afirmar que, apenas pelo relato policial e sem a presença do advogado, o juiz condena subjetivamente aquela que poderia ser usuário por tráfico - o direito à defesa é cláusula pétrea constitucional; sem a presença de advogado, o processo penal é nulo (não existe condenação penal sem o direito a defesa - se o réu não tiver recursos, a defensoria pública é nomeada). Além disso, há atualmente mais de 600 mil mandados de prisão em aberto (ou seja, mais de meio milhão de foragidos da justiça!)... e mesmo assim, o índice de reincidência é de 70% (7 em cada 10 presos voltam a delinquir) - sem falar que a taxa de resolução de crimes no Brasil é inferior a 10% (de cada cem crimes, menos de dez são solucionados)...
Então (antes que esse texto fique ainda maior)... o problema é o sistema carcerário ou houve nos últimos tempos uma explosão criminal - mais pessoas praticando crimes, sem que o sistema judicial (incluindo policial e penitenciário) consiga dar conta da demanda excessiva?
Essa é uma ótima reflexão, Ageu! Como colocamos no vídeo, os fatores apresentados não esgotam a questão, existindo outras circunstâncias que refletem na crise. O ponto levantado referente a nova lei é de muita relevância, mas destacamos que a nova lei também aumentou a pena mínima para traficantes, que ficariam, portanto, por mais tempo nas prisões, o que pode ser um novo fator de inchaço do sistema. Quanto a questão do juiz, buscamos colocar o ponto de que, por não haver uma especificação clara na lei sobre a diferença entre usuário e traficante (quantidade de droga, quais antecedentes ou circunstâncias seriam determinantes, entre outros), há mais espaço para que a decisão do juiz seja mais subjetiva. A (falta de) presença do advogado a que nos referimos seria no momento da prisão, não durante o processo. Muito obrigado por sua contribuição, através do debate e compartilhamento de informações construímos novos conhecimentos! Pedimos desculpas se em algum dos pontos levantados não fomos claros no vídeo :)
Não há nada com que se desculpar, vocês apresentaram quatro pontos de vista sobre um assunto extremamente polêmico e que não possui solução mágica (não é fazendo isso ou aquilo que se resolverá, mas um conjunto de ações interligadas). Como sempre, o Politize! sempre nos brinda com temas que demandam atenção especial e nos forçam ao debate plural e democrático - por estão de parabéns, como sempre!
Muito obrigado pelo interesse e pelas valiosas contribuições
Ageu Rodrigues isso ae, as pessoas na maioria das vezes apresentam soluções teóricas, que na verdade na prática é completamente diferente. Infelizmente a sua visão, ou poucos têm ou muitos não querem admiti-las.
Ageu Rodrigues Mais um ponto a se pensar: e por que voltam a delinquir? Por que essa reincidência??
➡️ Você sabia que o Politize! é uma organização sem fins lucrativos? Há todo um trabalho e uma equipe por trás de cada conteúdo produzido e, para continuarmos a oferecer tudo isso de forma gratuita, precisamos da ajuda de pessoas como você (sim, você!). Veja aqui como você pode colaborar para que esta troca não deixe de acontecer: doe.politize.com.br/ ✨
Não é preciso defender bandidos, mas sim apontar as causas da realidade atual do sistema carcerário, movendo soluções para sanar os problemas incluindo uma análise desde a condenação até a libertação do detento. Gostei.
Sinceramente pessoal, eu me sinto mau fazendo uma dissertação defendendo os bandidos...
wilton souza dos santos Não é só você não.
Adrielly Santos De Sousa Essa política doutrinadora das nossas universidades é uma lástima. Para conseguir 1000 na redação tenho que pensar de acordo com a esquerda... Triste realidade, um país que não existe respeito as posições políticas...
Depende da forma que você interpreta, né? Você em momento algum precisa defender bandido. Só precisa usar a cabeça pra pensar e respeitar os direitos humanos. Só isso. Isso é defender bandido?
Nem me fale..tenho que fazer uma hoje mas não consigo nem começar
kkkkk nao é so vc amg
O problema é muita gente que não sabe nada de Direito penal e também não pesquisa, falando sobre algo que sequer conhece, partindo do próprio achismo pra brincar com a vida dos outros... dá até desânimo de atuar nessa área!
Esqueceram de comentar que de 2000 e 2014 abriram-se muito menos presídios do que a evolução populacional para o intervalo ( no Brasil todo ano nascem 2 milhões de pessoas). Na primeira crise, isso iria acontecer. País que tem foco exclusivamente em caridade, vai esbarrar nessas problemáticas.
Oi Antonio! Como explicitamos no vídeo, citamos somente algumas das causas para a crise. A que você citou também é muito válida, agradecemos a contribuição!
8
Aonde tá essa caridade ? Até hoje não vi!
O país tem é desigualdade :(
Mesmo que o juiz considere em vários casos que um usuário deverá sofrer a pena de um tráficante, ainda há casos em que a lei funcione corretamente, se antigamente a lei era mais rigida pois encaixava tanto usuário quanto tráficante na mesma pena o número de detentos antigamente não deveria ser maior, já que a lei se tornou mais branda e agora um usuário tem a oportunidade de sofrer uma pena mais leve, o que na teoria deveria diminuir a quantidade de presos
Excelente!
Muito obrigado! Continue acompanhando para mais conteúdos :D
O delegado relata no inquérito o fato, o criminoso deixa a droga armazenada em algum local próximo , claramente sera pego com pouca quantidade, o Juiz só aplica a tipificação de trafico depois de analisar a situação probatória do fato , sem provas ele não condena ... então não concordo com seu ponto de vista , lembrando também que inquérito policial é uma peça instrumental administrativa e não juridica, ou seja o juiz nem pode levar em conta somente os fatos do inquérito, ele precisa ouvir vitima , testemunhas e etc....
Concordo em número, genero e grau, ademais as audiências de custódia que vieram para fazer uma triagem de quem deveria aguardar preso, funciona muito mal, vivencio isso todos os dias.
Olá, estou estudando sobre. Poderia explicar o porque essas audiências funcionam muito mal?
UA-cam me forçou a assistir 3'51'' de publicidade, para assistir a esse video do Politize. Acabei de descobrir uma profissão: consultor de comportamento,exclusivo para o UA-cam. Geração y e z não assistem mais do que 0'30'' de publicidade #Cazzo.
Os usuários tambem devem ser punidos! Porque seria crime vender drogas quando não se é crime compra-las? A criação de presídios com o foco no tratamento de usuários poderia resolver o problema.
PS: Mas nós provavelmente "não temos verba" para isso, o que transforma essa ideia em uma utopia.
Usuário alimenta ao tráfico, que alimenta homícidio, alimenta exploração infantil, prostituição, e estes alimentam um ao outro e assim esta sociedade vai se destruindo
o negócio é que a dependência deveria ser tratada como questão de saúde publica e o tráfico como criminalidade (ao meu ver). As pessoas consomem a droga pelo vício, investimento em cuidados para viciados ajudaria, na minha opinião, a diminuir o índice de consumo. A polícia assim poderia focar mais no tráfico.
Olá!Boa tarde! Esse número 40% dos presos provisórios ainda é atual?😊
ressocialização é o detento ser acordado às 6 horas da manhã como qualquer homem de bem da sociedade e trabalhar para pagar o seu alimento, a sua estadia. por que o homem de bem tem que trabalhar e o detento não,,,
a sociedade vê o preso como alguém sem valor um marginal e muitas empresas não querem associadas ao seu nome uma cadeia e outro fator importante é q muitas prisões não tem espaço necessário para a criação de uma oficina q gere emprego para os presos e como vc disse "pq o trabalhador de bem pode trabalhar e o preso não" e isso é bem simples a sociedade como um todo não permite isso
Gostei muito, mas essa musiquinha de fundo incomodou um pouco, fora isso, show
Muito obrigado pelo retorno! Vamos tentar abaixar mais o volume nos próximos ;)
😊
Pra pobre e preto, o peso do martelo é diferente quem são esses juízes? de onde vieram ?quais são seus preconceitos?São racistas? A lei é pra todos?com a justiça reformulada à madame vai levar sacola pro marido .
Cleiton De Oliveira França Pois é!!
Tudo na vida tem seus pontos negativos e positivos. Se caso a mão de obra de um ser humano fossem mais adequada e não o insuportável salário tão mesquinho que a maioria das pessoas de bem vegeta no seu dia a dia, e que outros nem isso tem, poderia mudar os pensamentos positivo de um povo. Tem países que já fecharam as portas de suas cadeias por falta de prisioneiros. que esses países fizeram de bom para acabar com essas tragedias humanas!. Será que controlaram a natalidade! Será que foram mais justo com o povo da sua terra! Será que se preocuparam mais com a evolução humana em vez das evoluções das máquinas!Quando um dos lados começa, o outro lado deixa de existir.Não sou contra as evoluções desde que não prejudica a vida de um ser humano. O ser humano quando joga sua sabedoria para melhorar a vida de um outro ser humano, tudo bem, mas vendo que a sua ação só vai prejudicar a sua própria classe, tem que por as suas mão nas consciência e rever os fatos para não causar os fatores negativos que destroem toda a humanidade.
Se colocasse a pena de trabalhar obrigatoriamente seria um terror pra maioria desses caras. Safados querem vida boa às custas de pai de família e agente tem que pagar imposto pra sustentar esse sistema corrupto e imoral pra com a sociedade.
Impunidade oxigênio do crime
Cadeia não é para resocializar, é apenas para retirar o marginal da sociedade por um tempo!
Não pro direito penal, meu caro!
Por isso que ele volta a delinquir e o problema não se resolve.
@@karinasbarros volta por falta de moral.
Ponto de vista interessante cheio de estatísticas, mas na prática vc poderia conhecer de perto e ver se realmente existe ressocialização.
Vc ficando opinando e não vendo tudo é fácil.
Essas opiniões igual a sua é porque não tem conhecimento de causa na prática da vida desses marginais do qual eles mesmos nem querem sair da vida do crime e muitos deles gostam dessa vida e pouco se importam com nossas vidas.
Assista pessoal: ua-cam.com/video/7GK_XEaO-Zg/v-deo.html
Oq preciso é preciso fazer e separar o joio do trigo ou seja separar os bandidos de auta periculosidade daqueles q cometeram um furto crimes não violentos em fim qm sabe não resolver um pouco essa situação
Eu quero 10% da enteligençia della
Deve ter tido aula em faculdade federal, desinformada ou procurando em livros de professor de filosofia.
Se matasse dezafogaria bastante