"Não é animadora a colheita da soja no Mato Grosso", diz produtor rural
Вставка
- Опубліковано 5 лют 2025
- A Aprosoja-MT voltou para a estrada e agora a segunda temporada do MT Clima e Mercado acompanha como está a colheita da soja nas lavouras do Estado, após a falta de chuva somada às altas temperaturas.
Na abertura, o presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, que é agricultor em Nova Mutum relata sua experiência nessa safra 23/24 que já tem contabilizado uma queda de 21% na produtividade.
Confira o novo episódio da série.
Produção: Aprosoja-MT
Apoio: Portal SouAgro.net
Aprosoja está em diversos estados brasileiros. Isso é muito bom ! Seria interessante adoção de apoio a medidas para diminuir o endividamento rural cronico como fazer a PL 8 676 de 2017 ser aprovada e com o direito de alongamento ser do produtor e não do sistema financeiro.
É impressionante ouvir o cara falar em plantar milho com esse preço, aqui no Sul o preço do trigo é horrível e portanto não vamos plantar e o pessoal do centro oeste mesmo tendo um prejuízo grande ano passado vão insistir em plantar milho safrinha fazendo a alegria dos compradores.
Por favor, explica pra nós porque algum tempo atrás teve alguns meio de comunicação (canal rural ) anunciando que seria um recorde de colheita de soja ? Porque fazem isso ? É pra prejudicar o mercado ou oque ?
Eu tenho que me atualiza nesse assunto, pois não consigo entender essa conta, pelo que me consta, a produção de soja dentro da normalidade dessas regiões pode ultrapassar fácil 60 sacas, porém, segundo os relatos nesse vídeo, tem produtor com 15, 20, 25 sacas de produção, mas a estimativa relata polo pessoal da Aprossoja, a redução da produção gira em torno de 20%, a conta não fecha. 20% de redução foi relatado em plantio em pivôs com umidade controlada. Num tô intendendo mais mais nada.
É não dá pra entender mesmo, se estão colhendo 15, 20 sacas , como as perdas fica em 20%, qual a matemática que vcs usam ai na região de vcs, se a média era de 60 sacas ano passado, ai não fecha.
Acho que muita gente não esta por dentro da realidade... Clima adverso no país todo. Quebra grande.
Esse ano tá difícil para todas culturas.
Preços baixos para todas culturas.
Monocultura da nisso quando da prejuízo é grande..seca de 20 dias .onde isso é seca kkk . estiagem isso sim mas vamos ver, 6000 hectares dividido tudo em propriedade de 50 halqueires .com varios produtores seria outra coisa .mais leite .mais carne de frango, porco, gado .milho .arroz etc .o mato grosso seria outro .o latifúndio é isso . aguenta agora
Diante dessas informações relatadas pelos agricultores do MT a quebra de safra será superior a 20% !!!
Penso que 25% de quebra seria mais justo!
Relatos de produtividade de 25 a 35 sacos por has é comum!
Triste