Cabe mencionar que en los años 60, 70 y 80 los clubes argentinos y uruguayos tuvieron relevancia, pues ganaban a base de intimidación, violencia y con mucha ayuda de los árbitros. Además, fue un torneo que pagó poco. Bastó con la mejora de los premios y la aparición del VAR para que los equipos brasileños dieran relevancia a la disputa. ¡Abre los ojos, el mundo ha evolucionado!
Os reservas é que disputavam a maioria dos jogos de times brasileiros na Libertadores. E os árbitros não tinham o menor pudor de roubar descaradamente contra os times brasileiros. Por causa dos árbitros e da violência, o Santos desistiu. Os outros times também não queriam submeter seus craques à violência totalmente impune dos times da Argentina, Uruguai e Chile, principalmente. Além disso, os campeonatos regionais eram considerados muito mais importantes.
O Brasil é um continente e, nos anos 50 e 60, as distâncias eram "maiores" tanto por questão de mobilidade como de comunicação. Até meados dos anos 70, os estaduais eram a competição mais importente dos clubes brasileiros, bem mais que o Brasileiro e a muito mais que a Libertadores.
Acho que até os anos 80 os estaduais eram mais importantes do que o resto, pelo menos é isso que eu lembro da época (amigos e vizinhos acompanhando e comemorando).
Até o Brasileiro virar pontos corridos os estaduais ainda ocupavam mais da metade do ano. Em 96, por exemplo, o Palmeiras foi campeão estadual (o Palmeiras dos 100 gols) jogando 30 partidas (turno e returno) e só não precisou jogar a final pq ganhou os dois turnos. Então o campeão estadual jogava de 30 a 32 partidas. Enquanto isso o Campeonato Brasileiro de 96 tinha 24 clubes, sendo jogado um turno único de 23 partidas e os 8 melhores se classificavam para o mata-mata. O campeão foi o Grêmio jogando 29 partidas totais, ou seja, o campeão brasileiro (time que jogava a maior quantidade possível de jogos) jogava um jogo a menos do que o mínimo possível para ser campeão paulista. E era assim em todos os estados. Por isso é importante não desprezar os campeonatos estaduais pela história que eles possuem e o peso que tiveram durante 100 anos.
@@RafitoOoO E mais ou menos até 2015 o campeonato carioca era o mais legal de assistir, mesmo com menos poder financeiro que o paulista. Essa época se caracterizou por um bicampeonato do Vasco, o último suspiro de 'respeito' do Eurico Miranda e a Globo começou a se desinteressar até largar os direitos na mão da Band, Record, SBT, canais fechados e streaming.
Eu me lembro de ver meu time jogar Libertadores com time reserva no começo dos anos 90 porque na mesma semana tinha jogo do Paulistão. A Libertadores naquela época tinha menos importância pra nós que a Sulamericana tem hoje.
Até o início do anos 1990 ainda se discutia a “primazia” dos estaduais. Parece estúpido hoje em dia, mas a logística do país e os custos de deslocamento tornavam inviaveis a nacionalização que existe hoje. Que dirá a internacionalização…
Ele nem mencionou os roubos e trapaças que os maiores vencedores dessa competição faziam antigamente, penãrol, independiente, estudiantes, nacional, boca, etc.., a partir do momento que a conmebol passou a tentar deixar esse torneio focado apenas no futebol, aí sim começou a valer a pena levar a sério esse torneio, não antigamente onde os times e torcida ameaçavam os jogadores adversários fora do estádio, compravam juizes e faziam de tudo pra prejudicar o adversário, peñarol e independiente são campeões nisso, não é a toa que um tem 5 e o outro 7 mas tudo oxidadas, o boca roubou bastante nos anos 2000 mas eles também jogavam um bom futebol e tinham Riquelme, Palermo, Biachi, etc...
O roubo bizarro que favoreceu o Boca contra o Corinthians em 2013. Aquele Corinthians tinha tudo pra ganhar sua segunda liberta, mas a máfia do apito argentino não permitiu.
@@Roger_Oliveira122 Nunca que a Conmebol iria deixar o Corinthians ganhar aquela Libertadores, principalmente pelo incidente que aconteceu com o menino boliviano, na primeira oportunidade a Conmebol meteu a mão no Corinthians, senão fosse o Boca, outro time seria beneficiado contra o Corinthians.
@@renansantos8149 Isso mostra a índole desse competição de merd@. O clube não tem culpa de um imbecil da torcida ter feito aquela tragédia. Aí vc vem e sabota o clube? N sei não. É que boca juniors e roubo são duas coisas que combinam muito.
É verdade a maior prova disso sobre a violência é que os europeus que jogaram intercontinental contra uruguaios e argentinos nos anos 60 se deram conta que não valia a pena jogar contra esses times violentos e nos anos seguintes alguns times europeus se negaram a jogar a final intercontinental mas contra times brasileiros eles nunca se negaram de jogar porque os times brasileiros entravam em campo pra jogar futebol não pra dar patada
@@arlindoquiroga7787 E até na primeira libertadores o Flamengo em 81 teve muito problema pra ganhar contra os chilenos do Cobreloa. Polícia, vestiários com tinta fresca, cachorros, pedrada, torcida racista, juiz comprado, gramado horrível, jogadores dopados e violência generalizada.
Me lembro bem do final dos anos 80 a te final dos anos 90 onde os estaduais eram o que passava na tv. libertadores não se falava muito. Tinha vez que meu time Vasco jogava na libertadores eu nem sabia do resultado.
Ô loco, meu caro, meu Grêmio jogou diversas edições da Libertadores nos anos 90 e sempre eram transmitidas as partidas. Bom, quando a globo não passava, a RBS TV, emissora gaúcha, responsável pela primeira transmissão de imagens á cores no Brasil, passava os jogos.
@@Edw_RS Isso é um fenômeno do Sul, que está mais próximo dos outros países sulamericanos do que os outros estados. No Rj, SP, MG, Nordeste, centro-oeste, norte,a libertadores não tinha o mesmo peso e transmissão.
O passado da Libertadores é uma vergonha!! Arbitragem favorecendo os clubes argentinos, a torcida com pedras, nos intervalos dos jogos, os jogadores ameaçando o juiz.
Em 1994 o São Paulo foi totalmente assaltado pelo juiz, pênaltis claríssimos não foram marcados, impedimentos até de lateral forma marcados contra o São Paulo e o Vélez foi campeão.
O problema dos argentinos é que não admitem que houve muitas trapaças para os times da argentina serem campeões desse torneio, e vários roubos contra equipes brasileiras. Esse hegemonia acabou após equipes do brasil aumentar seu nível financeiro e investimentos, e esse peso passou a ser sentido na América do Sul desde 2019 onde de lá para cá só deu Brasil.
Se eles admitirem isso verão que seus "grandes" não são tão grandes como eles pensam,isso também vale para os uruguaios. Um clube como Independiente ter 7 Libertadores é uma aberração,Estudiantes ter 4 é outra aberração....e sabemos muito bem como eles ganharam boa parte dessas Libertadores. Estudiantes tri campeão da América por exemplo fez um dos jogos mais vergonhosos da história do futebol e foi o responsável principal para os europeus terem virado as costas de vez para a Copa Intercontinental nos anos 70,só voltando a jogar regularmente nos anos 80 quando passou a ser jogado em partida única no Japão com patrocínio da Toyota.
O Santos só passou a priorizar amistosos internacionais nos anos 60 depois dos esquemas de roubos contra o time na Libertadores a partir de 64, tá mais que provado.
Verdade!, Júlio Grandona ainda quando estava vivo confirmou que ele pagou os árbitros para roubar o Santos em 64 contra o Independiente na final da libertadores.
Não foi só por isso. As viagens pra jogar a Libertadores custavam mais do o clube ganhava participando do torneio. Era um custo alto para um campeonato que tinha quase nenhum valor para o brasileiro e numa época em que o futebol não gerava dinheiro como hoje.
Antes a roubalheira era imensa. Sou testemunha ocular disso. Os juízes eram todos de língua espanhola e sempre contra os times brasileiros. Com o passar do tempo com transmissão da TV às coisas foram melhorando e agora com o var, eles não ganham fácil. A desculpa da grana é um disfarce. Simples assim
Tudo que o narrador falou é verdade. Mas faltou falar sobre as longas viagens, as manipulações dos jogos (como jogos muitos violentos, erros grotescos de arbitragem e o favorecimento dos times de língua espanhola pela comembol.
Mas pelo menos a partir do Cruzeiro fazer duas finais seguidas, 1976 e 1977, Libertadores virou o objeto do desejo dos 12 grandes do Brasil. E nem se fala, a partir de 80 ou 81 quando a final passou a ser 1 único jogo disputado no Japão
Hasta hoy es difícil locomover por Sul de América, imaginen en los años 60, 70 y incluso 80? Quitando Russia, se puede poner a todos los países de Europa dentro de Brasil. Sin tV e internet, era más importante los estaduales.
Teníamos campeonatos locales. Río tenía Flamengo, América, Vasco, Fluminense, Botafogo entre otros. Era un campeonato importante para los cariocas. SP tenia Santos, Palmeiras, Guarani, Corinthians… es esto. Para Argentina Libertadores siempre ha sido importante.
No era que no daba importancia era que los juegos eran guerra en campo y fuera de ellos. Eran faltas duras y peleas en campo. Piedras lanzadas de las arquibancadas.jueces con miedo de marcar falta a favor de los equipos brasileros. Repasen los juegos en Argentina Uruguay y Paraguay era pura pelea.
Sou daquela época. O Brasil nunca deu importância alguma à Libertadores. Nem a ela e nem à Copa América. Além de levarem times cheios de reservas ou mistos com muita má vontade. O próprio Pelé disputou apenas uma única Copa América (no início da carreira - foi vice-campeão e artilheiro isolado dela). Geralmente se levavam jogadores jovens e promissores, mas nunca os principais. Tudo começou a mudar a partir dos anos 90 com a força da globalização.
Amigo, sou palmeirense! E palmeiras sempre enviou reservas ou jogos treinos, nao era pela violência, ou roubo, era porque era um campeonato muito fraco pra nós!
Los títulos de Peñarol y Nacional fueron con jueces comprados en casi todos. Vivo en Montevideo y se bien lo que digo. También cuando la Conmebol da más plazas a los equipos de Brasil y Argentina ( algo lógico ya que tienen muchos equipos grandes) empezaron los brasileños a ganarla más seguido. Los mejores equipos están en Argentina y Brasil sin dudas
Aquí en Brasil nuestro fútbol se ha vuelto más profesional en los últimos años, por supuesto que ni siquiera estamos al nivel de las competiciones europeas en términos de organización, todavía hay mucho que mejorar.
¡Muy bien! Excelente análisis. Sólo agregaré una cosa más: en el pasado, los campeonatos estatales de Brasil eran más importantes para los clubes que la Copa Libertadores. Saludos desde Brasil
O Botafogo podia ter ganhando muito mais títulos que hj são valorizados se não desse tanta importância as excursões internacionais, fomos o primeiro carioca campeão nacional, até os anos 70 éramos o segundo clube em títulos do Rio só perdia pro Flu que tinha mais cariocas, excursionávamos por toda Europa como clube sensação, éramos base da seleção e depois fomos "sequestrados" ano a ano por bandidos travestidos de dirigentes que assaltavam os cofres do clube! Vamos voltar o topo, estamos de volta ao game!
Antes só valorizavam o Brasileirão, quando o São Paulo ganhou em 92 e 93 a libertadores e mundiais ganhando admiração, visibilidade, dinheiro, atraiu patrocínio, atraiu a inveja dos outros clubes e a atenção por mostrar um novo caminho a seguir, a partir daí todos seguiram o exemplo.
@@AndréLuiz-n2b com certeza, mas não mudou nada nos clubes brasileiros após isso, só mudou o pensamento nos anos 90 e não foi o fato só do São Paulo ter sido campeão, foi o que o São Paulo fez nesse período, planejamento, gestão, prioridades, enfim o modo de gerir o futebol como um todo.
@@AndréLuiz-n2b Ninguém está falando que os títulos do Santos, Flamengo e Grêmio não valeram. O que ficou marcado, e mudou a visão do futebol brasileiro, torcida, mídia, patrocínios, foi o título do São Paulo FC em 92. Depois disso, virou obsessão para todos.
Esses times sempre foi fraco por que ganhavam no grito no roubo , os torcedores jogavam pedras paus em jogadores que ia bater escanteio e nunca era punidos.
Se recuar no tempo, todos vão perceber as equipes do Uruguai Nacional e Penarol, chegando sempre nas finais da Libertadores. Até 1988, onde se mudam a forma de jogar a competição, colocando as melhores equipes em mata - matas, com a regra de 2 Clubes do mesmo país tendo que se matar antes das finais. Penarol até 1987 tinha chegado em 9 finais ( 60, 61, 62, 65, 66, 70, 82, 83 e 87), o que não se vê mais. Independiente, chegou 7 vezes e ganhou as sete, todas nas décadas de 60 e 70. Nacional do Uruguai, ganhou 3 Libertadores e chegava com frequência nas finais ( 64, 67, 69, 71, 80, 88), até mudar o regulamento, mais câmeras nos jogos, mais interesse econômico por parte das equipes que não ligavam para a Libertadores. É notável que nenhuma dessas equipes que dominavam no passado, passaram, depois das mudanças, a só participarem, sem nem chegar numa final sequer ( o último uruguaio que chegou nas finais foi o Penarol em 2011). Por que isso acontece? Das equipes tradicionais da competição, desde de seu princípio, somente River Plate e Boca Juniors, continuaram se apresentando fortes, com espasmos de conquistas, em algumas delas. Boca juniors, até 2000, tinha 2 Libertadores em 4 finais. River Plate até 1996, tinha só uma conquista em 3 finais, mesmo jogando seguidamente ela. Hoje, Indepiendente tem 40 anos sem Libertadores, Penarol tem 37 anos e Nacional do Uruguai tem 36 anos sem levantar uma Taça Libertadores. Coincidência ou não, foi depois que a TV, a internet, recentemente, se interessaram a mostrar a maior competição do Continente, que esses Clubes dominantes, desapareceram. Curioso isso!? O Olímpia do Paraguai, 7 vezes finalista ( 60, 79, 89, 90, 91, 2002 e 2013), com 3 Libertadores, não consegue percormar como fazia nos tempos de escuros da competição, onde poucas câmeras e fotografias, contam a história da Taca Libertadores da América.
a virada para a midia e os brasileiros gostarem da libertadores, se deve a uma pessoa. Tele Santana, aquele time de 92 e 93 na minha opinião foi o maior time da história do São Paulo! Batia no palmeiras com ou sem parmalat, até no milionario corintia com a exel economico! A audiencia da final de 92, até hoje é uma das maiores da hstória da tv brasileira. Digna de final de copa do mundo! Detalhe, em 92 a globo nem transmitiu o tornei, tem essa tbm! Dahe pra frente a midia começou a acordar e dar valor pra liberta! O resto é historia. Pra mim qualquer clube brasileiro pode ganhar, eu nao to nem ahe p rivalidade, só pelo prazer de saber que falta pouco p passar esse argentinos!
Sou Torcedor do Santos e é verdade. O Santos dava mais importância a torneios na Europa do que da America do Sul. Na verdade o Santos era convidado pelos europeus todo ano. Hoje acho que o Santos errou feio porque estaríamos liderando com muita folga o cenário de títulos do Brasil. Hoje Libertadores é o terceiro torneiro mais importante depois do Mundial e do Brasileirão.
O Brasil também não gostava, porque uruguaios e argentinos desciam o porrete, podiam quebrar a perna dos brasileiros q os árbitros faziam vistas grossas.
A verdade foi dita no vídeo: até 1992 ninguém queria jogar um torneio de bosta que não dava lucro nenhum. Sem falar que a Libertadores eram só coices e juízes tendenciosos. A coisa começou a mudar depois que o São Paulo ganhou: todos queriam o prestígio do título da Libertadores. Hoje os clubes brasileiros jogam a morrer por causa da exposição, pela grana e pelo prestígio.
Atualmente grande parte do clubes da série A do Brasil, participam da Libertadores ou da Sulamericana e as receitas são excelentes e isso possibilitou os clubes brasileiros de contratarem grandes jogadores. No passado só tinha a Libertadores e com a participação dos campeões de cada país.
TENHO 45 ANOS DE IDADE E POSSO AFIRMAR 100% QUE ANTES REALMENTE OS TIMES BRASILEIROS NAO TINHAM INTERESSE NENHUM NESSE TORNEIO, APÓS SAO PAULO GANHAR 3 VEZES, COMEÇARAM A DAR UM CERTO INTERESSE MAIOR, MAS NAO 100%, E SE PASSOU ALGUNS ANOS A FRENTE, E AGORA SIM, HOJE O FOCO É 100% LIBERTADORES
Só esqueceu de pesquisar que o Brasil ficou de várias edições pq eram roubados na cara de pau, inclusive por conta da Argentina ganhar aquela copa do mundo comprada, os caras deram milhões de reais por uma copa do mundo! Libertadores era comprada, além do Brasil não ter interesse em ganhar uma merreca, o Brasil é o país que mais fica longe dos outros América Latina, então com tudo isso, agr o Brasil tem ainda mais dinheiro, a libertadores agr e rentável graças ao Brasil, e vamos ganhar mais uma e fdc
O Santos msm dps dos dois titulos da libertadores, comecou a fazer excursões para jogar na Europa.. então tinha q deixar algum campeonato de lado.. e não poderia deixar o brasileiro que é o titulo principal pra nos.. e o q na época era o segundo mais importante que eram os campeonatos estaduais.. já q era onde se tinha disputa com os principais rivais..
Times argentinos ganhavam muito a libertadores antes por serem violentos e extremamente favorecidos pela conmebol. Pelo menos metade dos títulos do boca foram na mão grande.
Os clubes brasileiros só passaram a dar importância à libertadores por causa do INTERCONTINENTAL, devido o sucesso do São Paulo contra Barcelona e Milan, o que fez o número de torcedores crescer muito e dispertando nas outras equipes a obrigação de ser campeão mundial. Porém para isso precisavam ganhar a libertadores e nossos times passaram a dar mais impprtância à esta competição.
Nessa época que meu botafogo era um dos melhores times do mundo e nao deu importância para libertadores 😅 hoje ta difícil até pra levantar taça do estadual kkkkk
A verdade é que os estaduais eram mais importantes para os clubes brasileiros... depois quando o brasileirão foi criado em 71. foi estadual/brasileirão. a libertadores começou ser olhada com outros olhos de 1992 pra cá.. mas só em 2005 quando o são paulo virou o único tri é que os clubes deram maior importancia a competição... sem falar nas roubalheiras em favor dos times argentinos que faziam os clubes brasileiros não darem importancia também..
O Brasileirão só se equiparou ao estadual (pelo menos em São Paulo) no final dos anos 80. Até então, o estadual era o título mais cobiçado pelos clubes e torcedores.
não, meu parceiro. Grêmio e Palmeiras davam muita importância pra competição nos anos 90. Deixa de ser clubista. Á partir do meio dos anos 90, os times brasileiros começaram á dar mais atenção pra Libertadores.
Amigo, informa-te mejor. ¡En el pasado, esta competición la decidía el equipo más violento! Jugadores argentinos y uruguayos incluso entravan al campo con piedras entre los dedos para herir y provocar a los jugadores brasileños que, al reaccionar, ¡eran expulsados! Y también hubo mucha parcialidad por parte de los jueces que favorecieron descaradamente a los equipos en los que los jugadores hablaban español. La violencia entre las selecciones argentina y uruguaya fue tan pronunciada que los equipos europeos que iban a competir en la copa intercontinental ya no quisieron venir a Sudamérica, y por eso, este partido empezó a jugarse en Tokio. Debido a la violencia, los equipos brasileños optaron por no participar en el torneo por un tiempo. Volver al torneo no tiene nada que ver con la democracia conrintiana como dijiste. Este regreso fue impulsado por el efecto de la victoria de Flamengo, de Zico, a principios de la década de 1980, cuando ese equipo también ganó la copa intercontinental, venciendo al Liverpool por 3-0 en 1981.
Concordo com ele ante era um torneio sem muita importância, a ambição era so de participar do mundial de clubes no final de ano no Japão. Se a Fifa criar o mundial sem precisar passar pela libertadores será mais interessante para os clubes brasileiros.
NO PASSADO OS CLUBES BRASILEIROS NÃO DAVAM MUITA IMPORTANCIA P/ ESSE TIPO DE TORNEIO, SÓ PASSARAM A DAR MAIS ATENÇÃO DEPOIS QUE O SÃO PAULO FOI CAMPEÃO E A REPERCUSÃO FOI TAO GRANDE QUE CHAMOU A ATENÇÃO DOS DEMAIS CLUBES BRASILEIROS.
Na verdade no momento atual você tem duas equipes financeiramente muito forte no Brasil,Palmeiras e Flamengo que estão acima das demais,Atlético Mineiro,Fluminense e São Paulo completam as equipes competitivas,mas Boca e River também competem
sabe que eles estao errados, so agora que os brasileiros dominam pq antes tinha 2 vagas e era difícil entrar na libertadores, hj tem 6 a 8 vagas e o nivel do futebol deles piorou e o nosso melhorou e algumas outras coisas tipo a crise economia do pais deles...tem 15 anos de problemas econômicos e assim os times deles nao evoluíram
Cadê a violência dos times hispanos contra os nossos, a preocupação era sabe o quão lesionado as equipes brasileiras ao final de cada jogo, era certeza que lesões ocorreriam pois para as equipes hispana era mais importante ver as equipes brazucas sangrar em vez de tentar vencer no jogo limpo. A final do flamengo no jogo do chile quebraram o nariz do zico, e o cara que fez tal proeza antes tinha dito que a melhor maneira de para o zico era entrar em campo com uma pedra em cada mão, que assim o murro ficava mas potente. E por causa dessa mentalidade ficamos sem participar de varias edições e em muitas das que disputamos não priorizamos pois o brasileirão alem de mais rentável era menos oneroso também com relação ao deslocamento, além do capital humano pois as lesões sofrida em nossas competições era infinitamente menor que as que sofríamos nas competições internacionais da américa do sul. Nem falemos dos roubos, pois esses eram verdadeiros assaltos a mão armada contra qualquer equipe tupiniquim.
A verdade é que os hispânicos sul-americanos sempre foram invejosos contra o nosso pais é povo porque somos diferentes tivemos um processo civilizatório melhor do que a deles além de sermos os únicos que participa da libertadores que não "Habla" como o futebol é uma forma de manifestação socio-cultural eles tramitem todo o ódio é amargura que eles tem contra nos no esporte. Fora que no passado as equipes argentinas e uruguaias eram muito beneficiados pela CONMEBOL com erros grotescos de arbitragens e o jogo sujo e violento, é a hostilidade das torcidas, e também a influencia dos dirigentes argentinos é uruguaios nos bastidores da Conmebol no extra campo. Por trás destes "misticismos" sempre teve uma interferência artificial externa da CONMEBOL contra os times brasileiros sem contar que a CONMEBOL não pagava muito bem, e gerava muito custo para os times brasileiros por causa de questões de infraestrutura é logísticas dos países vizinhos que acabava desmotivando os clubes brasileiros.
o principal motivo é que nosso campeonato nacional começou muito mais tarde, enquanto na argentina e no uruguai se joga o campeonato argentino desde o inicio dos anos 1900, aqui demorou mais de 60 anos pra sair um campeonato nacional num país cujo campeonato nacional ainda está engatinhando, já que os estaduais eram infinitamente mais tradicionais a epoca, a ideia de ser campeão nacional ainda não é tão forte, e se ser campeão nacional ainda não é tão relevante, ser campeão internacional é menos ainda.
O Brasil é muito grande... Um campeonato nacional, que demanda viagens longas, só ficou viável quando as viagens aéreas se popularizaram e baratearam. Até os anos 60, sequer estradas suficientes nós tínhamos, era impossível para os clubes conseguirem jogar uma liga nacional. Imagine como seria, nos anos 40 por exemplo, um Grêmio sair de Porto Alegre pra jogar contra o Bahia em Salvador. Uma viagem dessa levava mais de uma semana de estrada... Por isso nossos estaduais foram tão fortes, fazia sentido que fosse assim.
Sou santista tenho 55 anos na verdade os times Brasileiros nao davam importância pois eram muitos gatos e pouco dinheiro.... é sem dúvida nenhuma isso mudou após o advento da internet
Todo mundo falando dos roubos dos argentinos, mas esquecem que os do centro do país aqui, sempre eram favorecidos pela arbitragem e também ganhavam títulos roubados em Brasileirões (vide gol do gremio defendido com as mãos pelo Andrade, em cima da linha do gol, de frente pro juíz e sem nenhum jogador impedindo a visão do juíz), Copa do Brasil, na própria Llibertadores (vide flamengo e atlético-mg em 81), mundial de clubes (até hoje não se sabe como o corinthians conseguiu participar daquele torneio), manipulação de resultados para impedir a queda dos grandes e querer dar títulos pra outros (vide 87 (era qual time?) e vide o título roubado do inter em 2005 á favor do corinthians e agora em 2022, quando num inter x corinthians, o colorado teve TRÊS GOLS ANULADOS, empatando o jogo e favorecendo o título do flamengo (flamengo de novo?🤔🤔) . Nossa cbf é tão podre quanto á conmebol e, muitos grandes do centro do país, já foram tão podres quanto os times argentinos e uruguaios eram, e alguns ainda continuam sendo até hoje. Grêmio, cruzeiro, Galo e Inter, os 4 de fora do centro que sempre estavam disputando e desafiando de igual pra igual, já foram muito roubados por aqui.
O pessoal foca sempre nesse discurso simplista. Pra mim, eu elencaria como principal fator a questão econômica e a Argentina aproveitou a sua fase. É histórico. Enquanto a Argentina foi perdendo espaço econômico, o Brasil foi ganhando, se profissionalizando e o cenário começou a mudar. No decorrer do tempo, outros estímulos foram surgindo, como os títulos do São Paulo combinados - Libertadores/Mundial - em sequência(92/93 em especial e depois 2005), que acordaram, claro, a concorrência, rs. O que ocorre entre Brasil e Argentina, economicamente, é a mesma coisa que entre Europa e Brasil. Poder econômico/profissionalização, só que na Europa estão anos-luz à nossa frente, além da super valorização do pessoal daqui mesmo que menospreza, em muitas das oportunidades, o potencial dos próprios brasileiros. O próprio Real Madrid é um exemplo de concentração de poder econômico. Parabéns à eles por conquistarem esse espaço, mas quando olho para o lado financeiro, sim, não consigo dizer que o time em si seja tudo que dizem, pois a concorrência acaba, de certa forma, sendo desequilibrada. Um país com grande economia e apenas dois clubes ganham os títulos nacionais, na essência. Como ir para os demais estados do Brasil onde o mesmo ocorre, mas também o fator econômico e a concentração histórica explicam. Hoje para um player novo se destacar nesses lugares é bem mais difícil, e seria por plena competência, supondo o quase milagre de o time não ser desmantelado por ofertas milionários aos jogadores, que tem o direito de seguir o melhor caminho. Difícil!
Também oque sessou os argentinos e uruguaios, além do poderio financeiro como eles falam, obviamente o super talento brasileiro no futebol que detém a melhor técnica habilidade do futebol mundial.. Mas atualmente existe o VAR imposibilitando fraudes como gol de mão de alguns argentinos por ai por exemplo kkk 😅😬🤪 NUNCA MAIS UM TIME ARGENTINO IRÁ GANHAR UM CAMPEONATO COM A AJUDA DA ARBRITAGEM KKKK DIME COMO TE SIENTES 🤣👏
Antigamente a Libertadores dava prejuízo aos times brasileiros. Não interessava jogá-la. Qualquer campeonato aqui dava mais dinheiro, a Libertadores dava prejuízo.
Os brasileiros não davam tanta importância à Libertadores por causa, principalmente, da violência dos jogadores dos clubes argentinos e uruguaios, e, pior, a roubalheira dos juízes pros times argentinos. Santos, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro e outros grandes clubes brasileiros foram vítimas da violência e roubalheira nas décadas de 60 e 70 na Libertadores. Por isso os brasileiros só conseguiram ganhar cinco das trinta e duas primeiras Libertadores da América. Se houvesse justiça os brasileiros teriam ganham mais de dez Libertadores neste período de 1960 a 1991.
7. 35 BRASIL TIENE 13 GRANDES TE ENSEÑO Y GRATIS SAO PAULO CORINTHIANS PALMEIRAS SANTOS FLAMENGO PARANAENSE FLUMINENESE BOTAFOGO VASCO DA GAMA INTER GREMIO MINEIRO CRUZEIRO ok la me jor LIGA DEL MUNDO saludos desde QUITO LUZ de america
O cara falou certíssimo. Faltou só dizer as roubalheiras dos argentinos e uruguaios!!! No reasto, é isso mesmo. Daqui a 32 anos , o Brasil ganhará mais umas 18 ou 20 liberado libertadores. Saúde e paz a todos!!!!!
Antes, os clubes brasileiros viam a libertadores como um torneio feito para argentinos e uruguaios, os jogos na argentina costumavam ter muita violênicIa por parte dos jogadores das equipes argentinas, os árbitros eram omissos e nada faziam, os inchas jogavam pedras no campo, era um terror para qualquer equipe brasileira. Os clubes brasileiros não conseguiam jogar seu futebol nessas condições e isso causou desinteresse na competição, que ao mesmo tempo pagava muito pouco em prêmios e não era tão vantagiosa para os clubes do Brasil, mas depois que o São Paulo voltou a vencer a libertadores, os outros clubes passatam a desejar também e partir daí houve uma valorização da libertadores no Brasil.
Eu acho que a virada ocorre com a primeira vitória do Flamengo na Libertadores, devido a grande torcida do Flamengo e a inveja dos demais clubes, que sempre tentam ser melhor que o Flamengo 😂😂😂😂
Cabe mencionar que en los años 60, 70 y 80 los clubes argentinos y uruguayos tuvieron relevancia, pues ganaban a base de intimidación, violencia y con mucha ayuda de los árbitros. Además, fue un torneo que pagó poco. Bastó con la mejora de los premios y la aparición del VAR para que los equipos brasileños dieran relevancia a la disputa. ¡Abre los ojos, el mundo ha evolucionado!
Os reservas é que disputavam a maioria dos jogos de times brasileiros na Libertadores. E os árbitros não tinham o menor pudor de roubar descaradamente contra os times brasileiros. Por causa dos árbitros e da violência, o Santos desistiu. Os outros times também não queriam submeter seus craques à violência totalmente impune dos times da Argentina, Uruguai e Chile, principalmente. Além disso, os campeonatos regionais eram considerados muito mais importantes.
O Brasil é um continente e, nos anos 50 e 60, as distâncias eram "maiores" tanto por questão de mobilidade como de comunicação. Até meados dos anos 70, os estaduais eram a competição mais importente dos clubes brasileiros, bem mais que o Brasileiro e a muito mais que a Libertadores.
Acho que até os anos 80 os estaduais eram mais importantes do que o resto, pelo menos é isso que eu lembro da época (amigos e vizinhos acompanhando e comemorando).
Até o Brasileiro virar pontos corridos os estaduais ainda ocupavam mais da metade do ano. Em 96, por exemplo, o Palmeiras foi campeão estadual (o Palmeiras dos 100 gols) jogando 30 partidas (turno e returno) e só não precisou jogar a final pq ganhou os dois turnos. Então o campeão estadual jogava de 30 a 32 partidas. Enquanto isso o Campeonato Brasileiro de 96 tinha 24 clubes, sendo jogado um turno único de 23 partidas e os 8 melhores se classificavam para o mata-mata. O campeão foi o Grêmio jogando 29 partidas totais, ou seja, o campeão brasileiro (time que jogava a maior quantidade possível de jogos) jogava um jogo a menos do que o mínimo possível para ser campeão paulista. E era assim em todos os estados. Por isso é importante não desprezar os campeonatos estaduais pela história que eles possuem e o peso que tiveram durante 100 anos.
@@RafitoOoO E mais ou menos até 2015 o campeonato carioca era o mais legal de assistir, mesmo com menos poder financeiro que o paulista. Essa época se caracterizou por um bicampeonato do Vasco, o último suspiro de 'respeito' do Eurico Miranda e a Globo começou a se desinteressar até largar os direitos na mão da Band, Record, SBT, canais fechados e streaming.
Eu me lembro de ver meu time jogar Libertadores com time reserva no começo dos anos 90 porque na mesma semana tinha jogo do Paulistão. A Libertadores naquela época tinha menos importância pra nós que a Sulamericana tem hoje.
Até o início do anos 1990 ainda se discutia a “primazia” dos estaduais. Parece estúpido hoje em dia, mas a logística do país e os custos de deslocamento tornavam inviaveis a nacionalização que existe hoje. Que dirá a internacionalização…
Ele nem mencionou os roubos e trapaças que os maiores vencedores dessa competição faziam antigamente, penãrol, independiente, estudiantes, nacional, boca, etc.., a partir do momento que a conmebol passou a tentar deixar esse torneio focado apenas no futebol, aí sim começou a valer a pena levar a sério esse torneio, não antigamente onde os times e torcida ameaçavam os jogadores adversários fora do estádio, compravam juizes e faziam de tudo pra prejudicar o adversário, peñarol e independiente são campeões nisso, não é a toa que um tem 5 e o outro 7 mas tudo oxidadas, o boca roubou bastante nos anos 2000 mas eles também jogavam um bom futebol e tinham Riquelme, Palermo, Biachi, etc...
O roubo bizarro que favoreceu o Boca contra o Corinthians em 2013. Aquele Corinthians tinha tudo pra ganhar sua segunda liberta, mas a máfia do apito argentino não permitiu.
@@Roger_Oliveira122 acho que esse foi o último grande roubo dos hermanos na Liberta
@@AndreVlaamsValle Sim, e olha que coincidência, foi só ou roubos diminuírem que os brasileiros começaram a dominar a libertadores.
@@Roger_Oliveira122 Nunca que a Conmebol iria deixar o Corinthians ganhar aquela Libertadores, principalmente pelo incidente que aconteceu com o menino boliviano, na primeira oportunidade a Conmebol meteu a mão no Corinthians, senão fosse o Boca, outro time seria beneficiado contra o Corinthians.
@@renansantos8149 Isso mostra a índole desse competição de merd@. O clube não tem culpa de um imbecil da torcida ter feito aquela tragédia.
Aí vc vem e sabota o clube? N sei não. É que boca juniors e roubo são duas coisas que combinam muito.
A violência e os árbitros comprados eles não mencionam kkk
e o doping kkk. teve libertadores que o indepiendente jogou 5 jogos pra ser campeao kkkkk era uma palhaçadinha
É verdade a maior prova disso sobre a violência é que os europeus que jogaram intercontinental contra uruguaios e argentinos nos anos 60 se deram conta que não valia a pena jogar contra esses times violentos e nos anos seguintes alguns times europeus se negaram a jogar a final intercontinental mas contra times brasileiros eles nunca se negaram de jogar porque os times brasileiros entravam em campo pra jogar futebol não pra dar patada
@@feliperea3024 Numa época que não existia exame anti-doping 🤣 os caras jogavam babando kkk
@@arlindoquiroga7787 E até na primeira libertadores o Flamengo em 81 teve muito problema pra ganhar contra os chilenos do Cobreloa. Polícia, vestiários com tinta fresca, cachorros, pedrada, torcida racista, juiz comprado, gramado horrível, jogadores dopados e violência generalizada.
Antigamente até os estaduais eram mais importantes que a Libertadores que só foi começar a ser relevante a partir dos anos 90
Só se falou em Libertadores no Brasil, após o título do São Paulo FC em 92. Aí virou obsessão.
Me lembro bem do final dos anos 80 a te final dos anos 90 onde os estaduais eram o que passava na tv.
libertadores não se falava muito.
Tinha vez que meu time Vasco jogava na libertadores eu nem sabia do resultado.
Ô loco, meu caro, meu Grêmio jogou diversas edições da Libertadores nos anos 90 e sempre eram transmitidas as partidas. Bom, quando a globo não passava, a RBS TV, emissora gaúcha, responsável pela primeira transmissão de imagens á cores no Brasil, passava os jogos.
@@Edw_RS Isso é um fenômeno do Sul, que está mais próximo dos outros países sulamericanos do que os outros estados. No Rj, SP, MG, Nordeste, centro-oeste, norte,a libertadores não tinha o mesmo peso e transmissão.
O passado da Libertadores é uma vergonha!! Arbitragem favorecendo os clubes argentinos, a torcida com pedras, nos intervalos dos jogos, os jogadores ameaçando o juiz.
Acontece que com o var os árbitros não conseguem roubar e com o crescimento da transmissão não conseguem ameaçar os jogadores com armas de fogo
Em 1994 o São Paulo foi totalmente assaltado pelo juiz, pênaltis claríssimos não foram marcados, impedimentos até de lateral forma marcados contra o São Paulo e o Vélez foi campeão.
Amigo niguem ligava pra isso! Nem na tv passava!
@@robson8796 A inveja sempre nos rivais. Como assim não passava na TV zé inveja?
@@Raierildonao passava em canais principais, pois competições nacionais era mais relevantes! Cansei de ver times enviando reserva p libertadores!
O problema dos argentinos é que não admitem que houve muitas trapaças para os times da argentina serem campeões desse torneio, e vários roubos contra equipes brasileiras. Esse hegemonia acabou após equipes do brasil aumentar seu nível financeiro e investimentos, e esse peso passou a ser sentido na América do Sul desde 2019 onde de lá para cá só deu Brasil.
Isso começou em 1992 não em 2019!
Se eles admitirem isso verão que seus "grandes" não são tão grandes como eles pensam,isso também vale para os uruguaios.
Um clube como Independiente ter 7 Libertadores é uma aberração,Estudiantes ter 4 é outra aberração....e sabemos muito bem como eles ganharam boa parte dessas Libertadores.
Estudiantes tri campeão da América por exemplo fez um dos jogos mais vergonhosos da história do futebol e foi o responsável principal para os europeus terem virado as costas de vez para a Copa Intercontinental nos anos 70,só voltando a jogar regularmente nos anos 80 quando passou a ser jogado em partida única no Japão com patrocínio da Toyota.
O Santos só passou a priorizar amistosos internacionais nos anos 60 depois dos esquemas de roubos contra o time na Libertadores a partir de 64, tá mais que provado.
Verdade!, Júlio Grandona ainda quando estava vivo confirmou que ele pagou os árbitros para roubar o Santos em 64 contra o Independiente na final da libertadores.
Não foi só por isso. As viagens pra jogar a Libertadores custavam mais do o clube ganhava participando do torneio. Era um custo alto para um campeonato que tinha quase nenhum valor para o brasileiro e numa época em que o futebol não gerava dinheiro como hoje.
A taça libertadores além de ter apito amigo na época , alguns casos eram violentas , parecendo batalha medieval .
Antes a roubalheira era imensa. Sou testemunha ocular disso. Os juízes eram todos de língua espanhola e sempre contra os times brasileiros. Com o passar do tempo com transmissão da TV às coisas foram melhorando e agora com o var, eles não ganham fácil. A desculpa da grana é um disfarce. Simples assim
só ver o quanto o arbrito de fluminense x boca foi tendencioso o jogo todo. mesmo no MARACANA
Santos, Cruzeiro, São Paulo, Atlético-MG, Inter, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e, pasmem, até o corinthians foram assaltados em Libertadores.
Tudo que o narrador falou é verdade.
Mas faltou falar sobre as longas viagens, as manipulações dos jogos (como jogos muitos violentos, erros grotescos de arbitragem e o favorecimento dos times de língua espanhola pela comembol.
Mas pelo menos a partir do Cruzeiro fazer duas finais seguidas, 1976 e 1977, Libertadores virou o objeto do desejo dos 12 grandes do Brasil. E nem se fala, a partir de 80 ou 81 quando a final passou a ser 1 único jogo disputado no Japão
Hasta hoy es difícil locomover por Sul de América, imaginen en los años 60, 70 y incluso 80?
Quitando Russia, se puede poner a todos los países de Europa dentro de Brasil. Sin tV e internet, era más importante los estaduales.
Teníamos campeonatos locales. Río tenía Flamengo, América, Vasco, Fluminense, Botafogo entre otros. Era un campeonato importante para los cariocas. SP tenia Santos, Palmeiras, Guarani, Corinthians… es esto. Para Argentina Libertadores siempre ha sido importante.
Até não muito pouco tempo atrás lembro-me que jornalista esportivo chamar a Sul Americana uma competição subalterna. Mesma coisa.
No era que no daba importancia era que los juegos eran guerra en campo y fuera de ellos. Eran faltas duras y peleas en campo. Piedras lanzadas de las arquibancadas.jueces con miedo de marcar falta a favor de los equipos brasileros. Repasen los juegos en Argentina Uruguay y Paraguay era pura pelea.
Era tudo menos futebol !!
Sou daquela época. O Brasil nunca deu importância alguma à Libertadores. Nem a ela e nem à Copa América. Além de levarem times cheios de reservas ou mistos com muita má vontade. O próprio Pelé disputou apenas uma única Copa América (no início da carreira - foi vice-campeão e artilheiro isolado dela). Geralmente se levavam jogadores jovens e promissores, mas nunca os principais. Tudo começou a mudar a partir dos anos 90 com a força da globalização.
@@paniconaacademia4821 Mas eles (principalmente argenchinos) chamam isso de "garra" 😂🤣
y el juego brasileño nunca fue de muchas faltas, peleas. brasil juega de manera divertida, mismo que sería.
Amigo, sou palmeirense! E palmeiras sempre enviou reservas ou jogos treinos, nao era pela violência, ou roubo, era porque era um campeonato muito fraco pra nós!
Tinha a questão de violência da libertadores que também prejudicava o futebol brasileiro no passado
DEPOIS QUE BOTARAM O VAR A ARGENTINA NÃO GANHOU MAIS NADA KKKKKKKKKKKK
Argentina era o Rei de cavar pênaltis,goals que não existem..kkkkk
Mas o VAR ainda rouba de vez em quando (murro de Otamendi no Raphinha dentro da área)
Los títulos de Peñarol y Nacional fueron con jueces comprados en casi todos. Vivo en Montevideo y se bien lo que digo. También cuando la Conmebol da más plazas a los equipos de Brasil y Argentina ( algo lógico ya que tienen muchos equipos grandes) empezaron los brasileños a ganarla más seguido. Los mejores equipos están en Argentina y Brasil sin dudas
Aquí en Brasil nuestro fútbol se ha vuelto más profesional en los últimos años, por supuesto que ni siquiera estamos al nivel de las competiciones europeas en términos de organización, todavía hay mucho que mejorar.
¡Muy bien! Excelente análisis.
Sólo agregaré una cosa más: en el pasado, los campeonatos estatales de Brasil eran más importantes para los clubes que la Copa Libertadores. Saludos desde Brasil
Nós anos 60 , 70 , 80 havia muito roubo pancadaria , essa e a verdade os estaduais no Brasil era mais importante até mesmo que campeonato brasileiro
O Botafogo podia ter ganhando muito mais títulos que hj são valorizados se não desse tanta importância as excursões internacionais, fomos o primeiro carioca campeão nacional, até os anos 70 éramos o segundo clube em títulos do Rio só perdia pro Flu que tinha mais cariocas, excursionávamos por toda Europa como clube sensação, éramos base da seleção e depois fomos "sequestrados" ano a ano por bandidos travestidos de dirigentes que assaltavam os cofres do clube! Vamos voltar o topo, estamos de volta ao game!
Antes só valorizavam o Brasileirão, quando o São Paulo ganhou em 92 e 93 a libertadores e mundiais ganhando admiração, visibilidade, dinheiro, atraiu patrocínio, atraiu a inveja dos outros clubes e a atenção por mostrar um novo caminho a seguir, a partir daí todos seguiram o exemplo.
Cara, Flamengo e Grêmio foram campeões da Libertadores e campeões mundiais muito antes do São Paulo!
@@AndréLuiz-n2b com certeza, mas não mudou nada nos clubes brasileiros após isso, só mudou o pensamento nos anos 90 e não foi o fato só do São Paulo ter sido campeão, foi o que o São Paulo fez nesse período, planejamento, gestão, prioridades, enfim o modo de gerir o futebol como um todo.
É verdade, antes dos títulos do São Paulo, as equipes brasileiras davam mais importância aos estaduais do que a Taça Libertadores.
@@AndréLuiz-n2b Ninguém está falando que os títulos do Santos, Flamengo e Grêmio não valeram. O que ficou marcado, e mudou a visão do futebol brasileiro, torcida, mídia, patrocínios, foi o título do São Paulo FC em 92. Depois disso, virou obsessão para todos.
@AndréLuiz-n2b flamengo nem tem mundial
Esses times sempre foi fraco por que ganhavam no grito no roubo , os torcedores jogavam pedras paus em jogadores que ia bater escanteio e nunca era punidos.
Se recuar no tempo, todos vão perceber as equipes do Uruguai Nacional e Penarol, chegando sempre nas finais da Libertadores. Até 1988, onde se mudam a forma de jogar a competição, colocando as melhores equipes em mata - matas, com a regra de 2 Clubes do mesmo país tendo que se matar antes das finais. Penarol até 1987 tinha chegado em 9 finais ( 60, 61, 62, 65, 66, 70, 82, 83 e 87), o que não se vê mais. Independiente, chegou 7 vezes e ganhou as sete, todas nas décadas de 60 e 70. Nacional do Uruguai, ganhou 3 Libertadores e chegava com frequência nas finais ( 64, 67, 69, 71, 80, 88), até mudar o regulamento, mais câmeras nos jogos, mais interesse econômico por parte das equipes que não ligavam para a Libertadores. É notável que nenhuma dessas equipes que dominavam no passado, passaram, depois das mudanças, a só participarem, sem nem chegar numa final sequer ( o último uruguaio que chegou nas finais foi o Penarol em 2011). Por que isso acontece? Das equipes tradicionais da competição, desde de seu princípio, somente River Plate e Boca Juniors, continuaram se apresentando fortes, com espasmos de conquistas, em algumas delas. Boca juniors, até 2000, tinha 2 Libertadores em 4 finais. River Plate até 1996, tinha só uma conquista em 3 finais, mesmo jogando seguidamente ela. Hoje, Indepiendente tem 40 anos sem Libertadores, Penarol tem 37 anos e Nacional do Uruguai tem 36 anos sem levantar uma Taça Libertadores. Coincidência ou não, foi depois que a TV, a internet, recentemente, se interessaram a mostrar a maior competição do Continente, que esses Clubes dominantes, desapareceram. Curioso isso!? O Olímpia do Paraguai, 7 vezes finalista ( 60, 79, 89, 90, 91, 2002 e 2013), com 3 Libertadores, não consegue percormar como fazia nos tempos de escuros da competição, onde poucas câmeras e fotografias, contam a história da Taca Libertadores da América.
Perfeitamente amigo
a virada para a midia e os brasileiros gostarem da libertadores, se deve a uma pessoa. Tele Santana, aquele time de 92 e 93 na minha opinião foi o maior time da história do São Paulo! Batia no palmeiras com ou sem parmalat, até no milionario corintia com a exel economico! A audiencia da final de 92, até hoje é uma das maiores da hstória da tv brasileira. Digna de final de copa do mundo! Detalhe, em 92 a globo nem transmitiu o tornei, tem essa tbm! Dahe pra frente a midia começou a acordar e dar valor pra liberta! O resto é historia. Pra mim qualquer clube brasileiro pode ganhar, eu nao to nem ahe p rivalidade, só pelo prazer de saber que falta pouco p passar esse argentinos!
Sou Torcedor do Santos e é verdade. O Santos dava mais importância a torneios na Europa do que da America do Sul. Na verdade o Santos era convidado pelos europeus todo ano. Hoje acho que o Santos errou feio porque estaríamos liderando com muita folga o cenário de títulos do Brasil. Hoje Libertadores é o terceiro torneiro mais importante depois do Mundial e do Brasileirão.
Copa do Brasil também
Ele nao quis falar o principal que era a violência desmedida sem punição e a arbitragem tendenciosa
Papo Furado : os times brasileiros sempre foram ROUBADOS nas libertadores , agora , com o VAR ficou mais difícil 😥 roubar pros hermanos
Gente, alguém pode levantar quais times participaram as copas Libertadores das décadas 60, 70 e 80?
O Brasil também não gostava, porque uruguaios e argentinos desciam o porrete, podiam quebrar a perna dos brasileiros q os árbitros faziam vistas grossas.
E conforme a comunicação com outros países e o dinheiro aumentou ... hoje a libertadores é o desejo principal para todos os clubes
A verdade foi dita no vídeo: até 1992 ninguém queria jogar um torneio de bosta que não dava lucro nenhum. Sem falar que a Libertadores eram só coices e juízes tendenciosos.
A coisa começou a mudar depois que o São Paulo ganhou: todos queriam o prestígio do título da Libertadores.
Hoje os clubes brasileiros jogam a morrer por causa da exposição, pela grana e pelo prestígio.
dinheiro e patrocinadores , que ja colocam na clausuras de contrato premios etc.. caso vençam o torneio
Os argentinos e uruguaios ganhavam na mão grande agora com toda tecnologia das tevês vai ficar mais difícil
Atualmente grande parte do clubes da série A do Brasil, participam da Libertadores ou da Sulamericana e as receitas são excelentes e isso possibilitou os clubes brasileiros de contratarem grandes jogadores. No passado só tinha a Libertadores e com a participação dos campeões de cada país.
Boa colocação é por ai mesmo.
O Campeonato brasileiro mais importante que a libertadores
TENHO 45 ANOS DE IDADE E POSSO AFIRMAR 100% QUE ANTES REALMENTE OS TIMES BRASILEIROS NAO TINHAM INTERESSE NENHUM NESSE TORNEIO, APÓS SAO PAULO GANHAR 3 VEZES, COMEÇARAM A DAR UM CERTO INTERESSE MAIOR, MAS NAO 100%, E SE PASSOU ALGUNS ANOS A FRENTE, E AGORA SIM, HOJE O FOCO É 100% LIBERTADORES
Só esqueceu de pesquisar que o Brasil ficou de várias edições pq eram roubados na cara de pau, inclusive por conta da Argentina ganhar aquela copa do mundo comprada, os caras deram milhões de reais por uma copa do mundo! Libertadores era comprada, além do Brasil não ter interesse em ganhar uma merreca, o Brasil é o país que mais fica longe dos outros América Latina, então com tudo isso, agr o Brasil tem ainda mais dinheiro, a libertadores agr e rentável graças ao Brasil, e vamos ganhar mais uma e fdc
Sim, em 94 São Paulo foi assaltado na final, Corinthians em 2013 e etc...
O Santos msm dps dos dois titulos da libertadores, comecou a fazer excursões para jogar na Europa.. então tinha q deixar algum campeonato de lado.. e não poderia deixar o brasileiro que é o titulo principal pra nos.. e o q na época era o segundo mais importante que eram os campeonatos estaduais.. já q era onde se tinha disputa com os principais rivais..
Times argentinos ganhavam muito a libertadores antes por serem violentos e extremamente favorecidos pela conmebol. Pelo menos metade dos títulos do boca foram na mão grande.
Os clubes brasileiros só passaram a dar importância à libertadores por causa do INTERCONTINENTAL, devido o sucesso do São Paulo contra Barcelona e Milan, o que fez o número de torcedores crescer muito e dispertando nas outras equipes a obrigação de ser campeão mundial. Porém para isso precisavam ganhar a libertadores e nossos times passaram a dar mais impprtância à esta competição.
Excelente reportagem feita pelo argentino.
Nessa época que meu botafogo era um dos melhores times do mundo e nao deu importância para libertadores 😅 hoje ta difícil até pra levantar taça do estadual kkkkk
6 meses depois, o Botafogo é finalista da Libertadores. hahaha
@AllanAlmeida07 oooooo Glória
Ainda levantou duas taças 😂😂😂😂😂
A verdade é que os estaduais eram mais importantes para os clubes brasileiros... depois quando o brasileirão foi criado em 71. foi estadual/brasileirão. a libertadores começou ser olhada com outros olhos de 1992 pra cá.. mas só em 2005 quando o são paulo virou o único tri é que os clubes deram maior importancia a competição... sem falar nas roubalheiras em favor dos times argentinos que faziam os clubes brasileiros não darem importancia também..
O Brasileirão só se equiparou ao estadual (pelo menos em São Paulo) no final dos anos 80. Até então, o estadual era o título mais cobiçado pelos clubes e torcedores.
não, meu parceiro. Grêmio e Palmeiras davam muita importância pra competição nos anos 90. Deixa de ser clubista. Á partir do meio dos anos 90, os times brasileiros começaram á dar mais atenção pra Libertadores.
@@cptbrito vicente mateus ex presidente do corinthias disse isso tambem.que o estadual era mais lucrativo.
Amigo, informa-te mejor. ¡En el pasado, esta competición la decidía el equipo más violento! Jugadores argentinos y uruguayos incluso entravan al campo con piedras entre los dedos para herir y provocar a los jugadores brasileños que, al reaccionar, ¡eran expulsados! Y también hubo mucha parcialidad por parte de los jueces que favorecieron descaradamente a los equipos en los que los jugadores hablaban español. La violencia entre las selecciones argentina y uruguaya fue tan pronunciada que los equipos europeos que iban a competir en la copa intercontinental ya no quisieron venir a Sudamérica, y por eso, este partido empezó a jugarse en Tokio. Debido a la violencia, los equipos brasileños optaron por no participar en el torneo por un tiempo. Volver al torneo no tiene nada que ver con la democracia conrintiana como dijiste. Este regreso fue impulsado por el efecto de la victoria de Flamengo, de Zico, a principios de la década de 1980, cuando ese equipo también ganó la copa intercontinental, venciendo al Liverpool por 3-0 en 1981.
Faltou falar tambem que os melhores jogadores de cada pais, ainda jogavam no seus maiores clubes.
A libertadores de 92 foi um divisor no futebol brasileiro
Sim, nem passou na tv! Niguem ligava pra isso amigo! Estadual tinha maiores expressões, brasileiros enviavam times reservas ou jogo treino!
Concordo com ele ante era um torneio sem muita importância, a ambição era so de participar do mundial de clubes no final de ano no Japão. Se a Fifa criar o mundial sem precisar passar pela libertadores será mais interessante para os clubes brasileiros.
tinha as arbitragens escandalosas contra os brasileiros.
Só ganhavam com a ajuda de arbitragem o futebol Argentino Uruguai agora acabou 😂
NO PASSADO OS CLUBES BRASILEIROS NÃO DAVAM MUITA IMPORTANCIA P/ ESSE TIPO DE TORNEIO, SÓ PASSARAM A DAR MAIS ATENÇÃO DEPOIS QUE O SÃO PAULO FOI CAMPEÃO E A REPERCUSÃO FOI TAO GRANDE QUE CHAMOU A ATENÇÃO DOS DEMAIS CLUBES BRASILEIROS.
A Libertadores não eram tão importante financeiramente para os clubes, a logística não favorecia, muita cara para pouco retorno
Muito bom!
Manda link do video original
Libertadores entrou definitivamente no radar dos clubes brasileiros após o título do São Paulo em 1992
Os mejores jogadores Brasileños jogam nos clubes da Europa Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda.
Na verdade no momento atual você tem duas equipes financeiramente muito forte no Brasil,Palmeiras e Flamengo que estão acima das demais,Atlético Mineiro,Fluminense e São Paulo completam as equipes competitivas,mas Boca e River também competem
sabe que eles estao errados, so agora que os brasileiros dominam pq antes tinha 2 vagas e era difícil entrar na libertadores, hj tem 6 a 8 vagas e o nivel do futebol deles piorou e o nosso melhorou e algumas outras coisas tipo a crise economia do pais deles...tem 15 anos de problemas econômicos e assim os times deles nao evoluíram
15 anos? 🤔🤣 Argentina vive em crise desde a época do ditador Perón KKK🤣🤡
💪🇧🇷💪
Cadê a violência dos times hispanos contra os nossos, a preocupação era sabe o quão lesionado as equipes brasileiras ao final de cada jogo, era certeza que lesões ocorreriam pois para as equipes hispana era mais importante ver as equipes brazucas sangrar em vez de tentar vencer no jogo limpo. A final do flamengo no jogo do chile quebraram o nariz do zico, e o cara que fez tal proeza antes tinha dito que a melhor maneira de para o zico era entrar em campo com uma pedra em cada mão, que assim o murro ficava mas potente. E por causa dessa mentalidade ficamos sem participar de varias edições e em muitas das que disputamos não priorizamos pois o brasileirão alem de mais rentável era menos oneroso também com relação ao deslocamento, além do capital humano pois as lesões sofrida em nossas competições era infinitamente menor que as que sofríamos nas competições internacionais da américa do sul. Nem falemos dos roubos, pois esses eram verdadeiros assaltos a mão armada contra qualquer equipe tupiniquim.
A verdade é que os hispânicos sul-americanos sempre foram invejosos contra o nosso pais é povo porque somos diferentes tivemos um processo civilizatório melhor do que a deles além de sermos os únicos que participa da libertadores que não "Habla" como o futebol é uma forma de manifestação socio-cultural eles tramitem todo o ódio é amargura que eles tem contra nos no esporte. Fora que no passado as equipes argentinas e uruguaias eram muito beneficiados pela CONMEBOL com erros grotescos de arbitragens e o jogo sujo e violento, é a hostilidade das torcidas, e também a influencia dos dirigentes argentinos é uruguaios nos bastidores da Conmebol no extra campo. Por trás destes "misticismos" sempre teve uma interferência artificial externa da CONMEBOL contra os times brasileiros sem contar que a CONMEBOL não pagava muito bem, e gerava muito custo para os times brasileiros por causa de questões de infraestrutura é logísticas dos países vizinhos que acabava desmotivando os clubes brasileiros.
"Tupiniquim e brazuca" não existe, existe equipes brasileiras.
@@laudemar-A.B.6386 é louco? trate-se pf o é crentino isso ta com cara de crente.
o principal motivo é que nosso campeonato nacional começou muito mais tarde, enquanto na argentina e no uruguai se joga o campeonato argentino desde o inicio dos anos 1900, aqui demorou mais de 60 anos pra sair um campeonato nacional
num país cujo campeonato nacional ainda está engatinhando, já que os estaduais eram infinitamente mais tradicionais a epoca, a ideia de ser campeão nacional ainda não é tão forte, e se ser campeão nacional ainda não é tão relevante, ser campeão internacional é menos ainda.
O Brasil é muito grande... Um campeonato nacional, que demanda viagens longas, só ficou viável quando as viagens aéreas se popularizaram e baratearam. Até os anos 60, sequer estradas suficientes nós tínhamos, era impossível para os clubes conseguirem jogar uma liga nacional. Imagine como seria, nos anos 40 por exemplo, um Grêmio sair de Porto Alegre pra jogar contra o Bahia em Salvador. Uma viagem dessa levava mais de uma semana de estrada...
Por isso nossos estaduais foram tão fortes, fazia sentido que fosse assim.
Sou santista tenho 55 anos na verdade os times Brasileiros nao davam importância pois eram muitos gatos e pouco dinheiro.... é sem dúvida nenhuma isso mudou após o advento da internet
Só esqueceu de mencionar os roubos favorecendo os argentinos, se não fosse isso, já estaríamos na frente a anos
E abram alas para o Botafogo chegando pesado , SRN❤🖤
enquanto isso . boca e river deitava e rolava.e acreditando que sempre seria assim kkkk só q não
Sacanagem ter não ter o Furacão do Paraná, que já ganhou duas se não me engano, pois acompanho pouco.
Brasil gigante 🇧🇷
Faltou falar sobre a violência e a arbitragem contra times brasileiros.
Os times só veio a ter interesse do meados 80 praca os estaduais e brasileirão em maus importantes do a libertadores isso um fato
Todo mundo falando dos roubos dos argentinos, mas esquecem que os do centro do país aqui, sempre eram favorecidos pela arbitragem e também ganhavam títulos roubados em Brasileirões (vide gol do gremio defendido com as mãos pelo Andrade, em cima da linha do gol, de frente pro juíz e sem nenhum jogador impedindo a visão do juíz), Copa do Brasil, na própria Llibertadores (vide flamengo e atlético-mg em 81), mundial de clubes (até hoje não se sabe como o corinthians conseguiu participar daquele torneio), manipulação de resultados para impedir a queda dos grandes e querer dar títulos pra outros (vide 87 (era qual time?) e vide o título roubado do inter em 2005 á favor do corinthians e agora em 2022, quando num inter x corinthians, o colorado teve TRÊS GOLS ANULADOS, empatando o jogo e favorecendo o título do flamengo (flamengo de novo?🤔🤔) . Nossa cbf é tão podre quanto á conmebol e, muitos grandes do centro do país, já foram tão podres quanto os times argentinos e uruguaios eram, e alguns ainda continuam sendo até hoje. Grêmio, cruzeiro, Galo e Inter, os 4 de fora do centro que sempre estavam disputando e desafiando de igual pra igual, já foram muito roubados por aqui.
Estou aqui na frente ja
O pessoal foca sempre nesse discurso simplista. Pra mim, eu elencaria como principal fator a questão econômica e a Argentina aproveitou a sua fase. É histórico. Enquanto a Argentina foi perdendo espaço econômico, o Brasil foi ganhando, se profissionalizando e o cenário começou a mudar. No decorrer do tempo, outros estímulos foram surgindo, como os títulos do São Paulo combinados - Libertadores/Mundial - em sequência(92/93 em especial e depois 2005), que acordaram, claro, a concorrência, rs. O que ocorre entre Brasil e Argentina, economicamente, é a mesma coisa que entre Europa e Brasil. Poder econômico/profissionalização, só que na Europa estão anos-luz à nossa frente, além da super valorização do pessoal daqui mesmo que menospreza, em muitas das oportunidades, o potencial dos próprios brasileiros. O próprio Real Madrid é um exemplo de concentração de poder econômico. Parabéns à eles por conquistarem esse espaço, mas quando olho para o lado financeiro, sim, não consigo dizer que o time em si seja tudo que dizem, pois a concorrência acaba, de certa forma, sendo desequilibrada. Um país com grande economia e apenas dois clubes ganham os títulos nacionais, na essência. Como ir para os demais estados do Brasil onde o mesmo ocorre, mas também o fator econômico e a concentração histórica explicam. Hoje para um player novo se destacar nesses lugares é bem mais difícil, e seria por plena competência, supondo o quase milagre de o time não ser desmantelado por ofertas milionários aos jogadores, que tem o direito de seguir o melhor caminho. Difícil!
Antigamente o campeonato paulista era mais importante que a libertadores
Sempre que um brasileiro perder e roubado
A Libertadores no Brasil, se define antes e despois do São Paulo FC. 1992 foi épico! 🔴⚪⚫
Também oque sessou os argentinos e uruguaios, além do poderio financeiro como eles falam, obviamente o super talento brasileiro no futebol que detém a melhor técnica habilidade do futebol mundial.. Mas atualmente existe o VAR imposibilitando fraudes como gol de mão de alguns argentinos por ai por exemplo kkk 😅😬🤪
NUNCA MAIS UM TIME ARGENTINO IRÁ GANHAR UM CAMPEONATO COM A AJUDA DA ARBRITAGEM KKKK
DIME COMO TE SIENTES 🤣👏
E dinheiro tbm se monta time com Rossi Alan Franco Victor cuesta Emanuel do América mg galopo garro Benites caleri vegetii ganhava liberta
Antigamente a Libertadores dava prejuízo aos times brasileiros. Não interessava jogá-la. Qualquer campeonato aqui dava mais dinheiro, a Libertadores dava prejuízo.
Su territorio y su población son la mitad de Sudamérica. ¿Qué esperaban?
O Brasil jogava com reservas a Libertadores pq a premiação era muito pouca!!!! O Brasil não se importava nem com a Copa América!!!!
top
Hoje existe o VAR (não dá mais pra roubar)…
ua-cam.com/video/4GAAhrIhyF8/v-deo.htmlsi=O6Mdnfg6un7GeIxd Vídeo original família
Botafogo tomou de graça ali kkkkkkk
Onde? Coitados😂😂
Antigamente os times brasileiros eram descaradamente roubados
O var tbm né não tem como roubar mais
E os casos de violência e racismo que sempre teve desses Hispânicos 🤡 desde os tempos de Pelé 🤔
Os brasileiros não davam tanta importância à Libertadores por causa, principalmente, da violência dos jogadores dos clubes argentinos e uruguaios, e, pior, a roubalheira dos juízes pros times argentinos. Santos, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro e outros grandes clubes brasileiros foram vítimas da violência e roubalheira nas décadas de 60 e 70 na Libertadores. Por isso os brasileiros só conseguiram ganhar cinco das trinta e duas primeiras Libertadores da América. Se houvesse justiça os brasileiros teriam ganham mais de dez Libertadores neste período de 1960 a 1991.
A libertadores da América só ficará completa quando um time nordestino for campeão.
e digo mais 2024 vai dá Brasil de novo na libertadores pôde ter certeza, palmeiras flamengo atlético mineiro acho que cruzeiro escapa ainda
DJALMINHA, ALEX ,DECO ,DÔDO , ETC...
7. 35 BRASIL TIENE 13 GRANDES TE ENSEÑO Y GRATIS SAO PAULO CORINTHIANS PALMEIRAS SANTOS FLAMENGO PARANAENSE FLUMINENESE BOTAFOGO VASCO DA GAMA INTER GREMIO MINEIRO CRUZEIRO ok la me jor LIGA DEL MUNDO saludos desde QUITO LUZ de america
A maioria dos titulos na trapaça
O cara falou certíssimo. Faltou só dizer as roubalheiras dos argentinos e uruguaios!!! No reasto, é isso mesmo. Daqui a 32 anos , o Brasil ganhará mais umas 18 ou 20 liberado libertadores. Saúde e paz a todos!!!!!
Antes, os clubes brasileiros viam a libertadores como um torneio feito para argentinos e uruguaios, os jogos na argentina costumavam ter muita violênicIa por parte dos jogadores das equipes argentinas, os árbitros eram omissos e nada faziam, os inchas jogavam pedras no campo, era um terror para qualquer equipe brasileira. Os clubes brasileiros não conseguiam jogar seu futebol nessas condições e isso causou desinteresse na competição, que ao mesmo tempo pagava muito pouco em prêmios e não era tão vantagiosa para os clubes do Brasil, mas depois que o São Paulo voltou a vencer a libertadores, os outros clubes passatam a desejar também e partir daí houve uma valorização da libertadores no Brasil.
Amigo nao valoriza o São Paulo kkkkk, era um campeonato merda! Foram dar valor la pra 98 e 99! EU ACOMPANHEI ESSA EPOCA
Vd
Eu acho que a virada ocorre com a primeira vitória do Flamengo na Libertadores, devido a grande torcida do Flamengo e a inveja dos demais clubes, que sempre tentam ser melhor que o Flamengo 😂😂😂😂
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk