Mestre Bule Bule no Rede Capoeira 2025

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2025
  • Rede Capoeira 2025
    Puxa linha, puxa linha. Puxa linha eu também sei puxar...
    "Mais uma vez eu quero deixar claro, aliás voces já sabem. A minha história é com a viola e o pandeiro para trazer samba, alegria para fazer mexer com os quadris, e escrevendo literatura de cordel. Na Capoeira, a minha intimidade é a admiração pelos Mestres com quem convivi e com os capoeiristas que ainda não são, mas são mestres por natureza, por fazer um ofício tão delicado e tão misterioso. Eu acho que criar verso na hora é um mistério e criar defesa instantânea sem imaginar de onde vem o ataque é mais misterioso ainda. Portanto, eu acho que é bendita essa arte que todos os senhores (as) fazem com tamanha maestria. Só me resta respeitar e agradecer a Deus de tanta 'gente' eficiente", define Antônio Ribeiro da Conceição, conhecido por Bule-Bule nasceu em 22 de outubro de 1947 em Antônio Cardoso, no sertão da Bahia.
    Sobre a especificidade de cada cultura em particular, o Mestre esmiuçou sobre os tipos de samba na sua própria região. "O samba na minha região, eu sou de Antonio Cardoso, que não é tão longe e nem tão perto. E foi distrito de São Gonçalo. Um tipo de gente que não foi aceito por essa cidade, foi jogado num 'nesga' de terra que vinha depois do Rio Jacuí e às margens do Rio Paraguassú e lá ficou essa comunidade que depois desenvolveu virou a cidade chamada Antonio Cardoso. Era Vila das Umburanas, mas hoje é Antônio Cardoso. E, lá, acomodou o povo, que o municipio não é tão grande mas tem dois tipos de samba. E o samba é assim mesmo, é muito regional. É muito desta comunidade que faz! Daqui a seis léguas, ou cinco ou quatro ou talvez menos tem outra comunidade com outra origem de outros povos que vieram de muitos lugares e trouxeram os seus costumes. Aqui, pode estar assentado de uma comunidade que veio de uma região da África que samba 'desse jeito' . Mas a quatro ou cinco léguas foi alojado outro povo que tem outra origem", separa.
    Bule Bule um dos dez Heróis Populares pelo Rede Capoeira 2025, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de janeiro em Salvador,e tem por tradição homenagear as mestras e mestres da cultura popular anualmente.
    Texto e imagens: @LeandroCouri
    #RedeCapoeira #Capoeira #Tradicao #CulturaPopular

КОМЕНТАРІ •