MORENA, PARDA, MULATA... O QUE É A MISTURA ENTRE BRANCO/AS E NEGRO/AS NO BRASIL?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 4 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 161

  • @paulorobertodesouza2500
    @paulorobertodesouza2500 3 місяці тому +4

    Parabéns pelos ensinamentos, aprendi muito. Sou pardo e um dos meus irmãos é preto retinto,varias vezes perguntaram a minha mãe,que tambem é parda(filha de um branco com uma parda)se éramos irmãos e ela sempre respondia chateada que eramos filhos do mesmo pai(que era caboclo).

  • @AhbaruzAhfaractuz
    @AhbaruzAhfaractuz 5 місяців тому +8

    Alguém que é misturado de branco e negro, não é negro nem branco, porém pode ser as duas coisas!

  • @Yung.Derrick
    @Yung.Derrick 2 роки тому +11

    eu sou pardo, as vezes me indentifico como mestiço. principalmente pelo meu cabelo e outros traços, nariz e boca. minha pele não é retinta mas é aquela pele que bronzeia muito facilmente, eu por muitas vezes tentei me encaixar no padrão alisando meu cabelo queria ter traços mais finos e não aceitava outraa características físicas minhas, até ver que estava tentando me embranquecer sem nem ao menos perceber, hoje em dia eu cuido da maneira correta do meu cabelo e também aprendi muita coisa sobre minha etnia e sobre a história que não foi ensinada no brasil bastante coisa que agregou muito no meu conhecimento, realmente é foda ter um não lugar e estou aqui sempre ao lado do povo preto,você sabe. a beleza mestiça é a que vende é a que encanta mas só quando é favorável ao sistema.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  2 роки тому +3

      Oloookoooo arrasou no comentário!!!! Querem nos embranquecer, querem nos apagar, mas continuaremos a resistir ✊🏾

    • @Yung.Derrick
      @Yung.Derrick 2 роки тому +6

      @@CanalHipocondria sim, quando eu era mais novo eu ficava tipo porque as pessoas com as mesma tonalidade de pele que a minha são loiros, ruivos e tem um cabelo tão liso e eu não... eu até tentei me encaixar nesse padrãozinho mas sei lá acho meu cabelo 3c mas bonito hoje vejo que eu estava acabando com a identidade do nosso povo, espero que sejamos a resistência que faltava. vamos mudar essa parada de que só o padrão eurocentrista é bonito, legal.

    • @netoferreira034
      @netoferreira034 10 місяців тому +2

      Caraio mano, cê contou praticamente a minha história aí, lembro que em 2009 eu tava começando a sair com amigos e tal, e eu nunca me adequava aqueles padrões, cheguei até alisar o cabelo também, é curioso, pq nunca me sentia bem, então eu deixava o cabelo natural e era alvo de piadas e apelidos, até eu irritar e deixar somente cortado, hoje que eu aprendi mais sobre questão racial eu tô bem mais tranquilo enquanto a minha identidade, cabelão 3c tbm, volumão e boa..

  • @raissaribeiro9240
    @raissaribeiro9240 4 роки тому +3

    De verdade! Muito obrigada por isso. Me identifiquei bastante. Você é incrível e uma fonte de inspiração 😍

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  4 роки тому

      Ola!! Grata pelo retorno! Continue acompanhando pois voltaremos com o tema por aqui :)

  • @thay6765
    @thay6765 4 роки тому +9

    Vá! Me identifiquei muito com a sua fala. Eu nunca tinha conseguido me encontrar nesse mundo aí. Queria ser branca. Alisava o cabelo, pintava de loiro, queria parecer branca.
    Mas não tinha e nunca tive esse lugar de privilégio. E parecia errado ter os “privilégios” de pessoas pretas (como cotas por exemplo).
    Quando mais nova fui orientada pela minha mãe a encontrar um homem branco de olhos claros, essa é uma outra pauta, mas não deixa de falar do embranquecimento de nossas cores.
    Hj tenho me reconhecido como mulher preta sim. E aos poucos tomado o meu papel social real.
    A título de curiosidade, se não estou enganada, 43% da população paranaense se considera parda/negra. Muita gente, ao Meu ver. E que normalmente não estão no meu trabalho ou no seu.
    Aí entramos em outro problema social Tbm.
    Em resumo, haha, seu vídeo foi muito esclarecedor e acolhedor. Obrigada e continue a nadar!
    Beijo

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  4 роки тому +4

      ah lindona!!!! Que bom ouvir sua experiencia!!! o dado que eu tinha do Parana era 28% de pop negra... de qualquer modo acredito que no proximo censo va mudar considerando que mta gente nem se reconhecia enquanto parda ou preta... e a gente acha que é menos porque infelizmente tem apartheid, ja que pessoas brancas e negras nao estao nos mesmos espaços :/

    • @AhbaruzAhfaractuz
      @AhbaruzAhfaractuz 5 місяців тому +1

      Ser pardo não é ser negro!

  • @naram.m9442
    @naram.m9442 Рік тому +4

    Muito bom vídeo, sou assim como vc , negra de pele clara, percebi que quando eu alisava o cabelo eu não sofria tanto racismo mas depois que eu assumi meu cabelo crespo aí eu sou vista mais rapidamente como negra e sofro racismo...

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +3

      É bem assim mesmo! Que bom que hoje você tem consciência de quem é e a liberdade para demonstrar isso (mas sabemos que há um custo nos olhares e comentários impróprios)

  • @blimp100
    @blimp100 8 місяців тому +1

    Olá Vanessa Cristine! Estou muito feliz em encontrar um canal como o seu no UA-cam. Ultimamente tenho notado uma certa movimentação de alguns canais em direção a uma dita "partitude" ou movimento pardo. De certa forma vejo isso com certa preocupação, pois noto que estes movimentos tendem a enaltecer uma suposta "etnia parda" baseando-se no mito da democracia racial. Ou seja, de que o povo brasileiro é uma mistura de etnias e que supostamente os pardos não são negros e baseando-se somente na cor da pele, sem levar em conta as característica negróides como: formato do nariz, queixo, formato e consistência do cabelo, arcada facial, formato da cabeça dentre outros. Vejo com muita desconfiança este movimentos de "partitude" e esse desespero em querer dissociar o pardo do negro ainda mais num país onde a discriminação é feita muitas vezes de modo sutil e baseado na aparência (fenótipo=expressão visual de seus gens) e não no genótipo (que seria o percentual de gens de cada etnia). Portanto quanto mais negróide é a sua aparência maior será sua identificação com os negros e por consequência maior será a discriminação que você sofrerá. Eu tenho bastante orgulho de ser negro, mas muitas vezes, quando jovem, gostaria de não ser tão obviamente detectado pelos racistas. Já tentei alisar o cabelo, mas nunca clareamento de pele, por não ter encontrado tratamento estético suficientemente efetivo. As pessoas brancas ou aquelas passáveis como tal não imaginam o sofrimento e o incômodo de passar por situações de desrespeito diário somente por existir e não ter como esconder isso. Não preciso abrir a boca ou me movimentar. Somente estar parado em um local e ser imediatamente classificado. Posso estar bem vestido ou ter muito dinheiro. Não adianta! Sempre estarei marcado como negro (como se ser negro fosse algo ruim). Já não sou tão jovem e espero que as dificuldades que tive na vida devido ao preconceito não ocorram com os nossos filhos e netos e que tenhamos uma distribuição de renda, educação e saúde muito melhor para o nosso povo negro que foi sequestrado, explorado, vendido, preterido por séculos.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  8 місяців тому

      Concordo plenamente com tuas colocações!!! Espero que hoje você esteja mais tranquilo com tua ancestralidade e tenha orgulho de quem é e da aparência que tem!! Para mim é clara uma divisão entre brancos e não brancos no Brasil. O termo “pardo”, na minha opinião, não ajuda no resgate da nossa origem, da nossa história de exploração e apagamento, a qual tem reflexos diretos em nossa vida hoje, ao contrário! Mesmo dentre “pardos” sabemos que há um tratamento diferente se você é pardo com ascendência negra, indígena ou outra. Cabelo crespo ou liso, ainda que tua pele seja mais escura. Os marcadores negroides carregam um estigma ainda muito forte em função do racismo “científico”.

  • @vanessadcliff243
    @vanessadcliff243 8 місяців тому +5

    Poderia me responder por favor, moreno claro é pardo? Estou em dúvida.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  8 місяців тому

      Depende do conceito que a pessoa tem…. Mas no geral pardo se refere a mistura de pessoas pretas com brancos ou indígenas

  • @KeyanaZaRya
    @KeyanaZaRya Рік тому +6

    Moreno (a) representa uma mestiço de ascendência indígena, e também uma pessoa caucasiana, cigana, arabe e judia (ou descendente dos mesmos) que tenha pele morena.
    Por exemplo, a Irina Shayk, russa, tem pele morena, logo é uma.
    Luciano Szafir, descendente de judeus asquenazes polacos, tem a pele morena, logo é um.
    William Bonner é descendente de libaneses, e tem a pele morena, logo é um.
    Ivete Sangalo é descendente de espanhóis e tem a pele morena, logo é uma.
    Sylvester Stallone é descendente de italianos, e tem a pele morena, logo é um.
    Kim Kardashian, é descendente de armênios (fora ingleses, escoceses, holandeses e franceses) logo tem a pele morena.
    Johnny Deep tb, descendente dos mesmo da Kim, exceto armênios, e tem a pele morena, logo é um.
    Fora os mestiços, Mariana Rios, Bruna Marquezine, Taylor Lautner, Megan Fox, Oscar Isaac.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +2

      Concordo, essas pessoas são morenas (cabelos escuros, pele clara, sem traços de descendência africana). Mas durante muito tempo "moreno" foi usado para evitar falar que a pessoa é negra, como se isso fosse algo ruim.

    • @KeyanaZaRya
      @KeyanaZaRya Рік тому

      @@CanalHipocondria
      Exato, assim como usavam mulato tb, por acharem que preto ou negro era algo negativo, moreno é uma pessoa que não tem nada aver com brancos nem com pretos.

    • @KeyanaZaRya
      @KeyanaZaRya Рік тому +1

      @@CanalHipocondria
      Eles não tem a pele clara não, a pele é morena, porém mt diferente de pele branca, preta e do tom de pele de uma pessoa birracial parda (preto + branco)

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому

      Com brancos eu discordo... Porque a gente chama popularmente de "moreno" pessoas lidas como brancas na nossa cultura brasileira (ainda que o tom de pele seja um pouco mais escuro). Essa identificação racial aqui é bem complexa mesmo

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому

      No Brasil é engraçado que mesmo uma pessoa com pele mais escura se tiver "traços finos", cabelo liso e as vezes olho claro será lida como branca, no sentido de que não sofrerá as barreiras raciais que pessoas de ascendência africana sofrem

  • @katiamariasg
    @katiamariasg 6 місяців тому +3

    Negro é fazer parte de um povo, raça tem conotações de divisão , classificação, preconceito.. Negro ´´e incluir e aceitar , como a referencia como Branco também Então prefiro o termo Povo negro e povo Branco se o objetivo e falar das diferenças lembra algo menos racistas e serve ao proposito da diferenciação e inclusão de outros. Essa for de falar e de expresão não importam preconceitos de outros países perfitindo que . negros e Branco coexitam, sem historia pejorativa das elites, dos intelectuais e dos preconceituosos.

  • @bleachgx1
    @bleachgx1 3 роки тому +7

    4:45 Eu mesma. Não me sinto branca, apesar de ter pele mais clara por ser filha de pais miscigenados (meu pai com tom de pele mais escuro e minha mãe tom mais claro) e ter alguns traços como cabelo cacheado 3b/c, nariz não ser afilado, lábios mais grossos. Me considero parda por n me encaixar em outros grupos étnicos, mas entro em crise existencial quando dizem q pardo n existe kkk

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  3 роки тому +2

      Super te entendo Marcela!! Por isso que mais do que o que te dizem ser negro ou negra é uma decisão política!! Aproveita e veja o vídeo aqui do canal sobre lugar de fala que também discuto essas questões!!

    • @bleachgx1
      @bleachgx1 3 роки тому +1

      @@CanalHipocondria vou ver simm. Acho essa temática muito importante e como é abordada de forma dinâmica nos seus vídeos 😊

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  3 роки тому +1

      Bom saber!!! Fica ligada que sempre teremos esse tema por aqui!!

    • @cricrituttie9203
      @cricrituttie9203 9 місяців тому

      Porque é como se a gente não existisse.

  • @mariaaparecidasartorisalle2470
    @mariaaparecidasartorisalle2470 14 днів тому +1

    Sou mestiça de pele mais clara ,porem com traços negros , principalmente os cabelos ,sofri muito preconceito durante toda minha vida por não me encaixar como branca ou negra Para os negros eu era branca e pra os brancos eu era a negrinha sarará como minha finada avó dizia Enfim até hoje não sei o que realmente sou rsrs

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  10 днів тому

      Vai pesquisando, vendo vídeos, lendo a respeito que tenho ctza de que você encontrará seu lugar e como se identificar!

  • @marciagoncalves6498
    @marciagoncalves6498 3 місяці тому +4

    Negros não tem cabelos cacheados e sim crespos. Você é mestiça ( mulata) eu sou mestiça (cabocla).

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  2 місяці тому

      Não utilizamos termo mulato ou mulata. Para o IBGE, a terminologia é “raça cor negra” para a soma de pretos e pardos

    • @marciagoncalves6498
      @marciagoncalves6498 2 місяці тому

      @@CanalHipocondria Porém nem todo pardo tem ancestralidade africana, muitos de nós pardos somos frutos da miscigenação de branco x povos originários.

  • @WesleySantos-kh8ud
    @WesleySantos-kh8ud 11 місяців тому +1

    Olá Vanessa, vc já participou de alguma seletiva de Heteroidentificação.? Qual foi o resultado.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  11 місяців тому +2

      Olá Wesley! Nunca participei, mas considero uma etapa importante dos processos seletivos para tentar coibir fraudes (o que infelizmente ocorre)

  • @perolachap5357
    @perolachap5357 Рік тому +10

    No Brasil, cada pessoa se declara,conforme se identifica. Tem branco, que se identifica como negro. Não a vejo com fenotipo de negra ou preta... mas, o que priorizo, sem dúvidas, é o respeito. O ser humano, está acima de qualquer militância, ideologia, bandeira etc.

    • @FãdaqueridaSlip
      @FãdaqueridaSlip Рік тому +2

      Ela tem alguns traços negroides sim, como o cabelo, nariz, boca e provavelmente sombrancelha (ela faz, então não se sabe como é realmente), e a pele dela não se parece clara (eu acho que o video distorce as cores, iluminação e luz também).
      Os fenótipos dela aparecem bastante, apesar da pele aparecer mais clara. Ela tem aescendencia negra com certeza.

  • @DouglasMartins-h6m
    @DouglasMartins-h6m 3 місяці тому +4

    Você é negra de pele clara! 😊

  • @tiagomichael2703
    @tiagomichael2703 5 місяців тому +3

    Bom na verdade o mulato é negro mesmo que tenha características muito forte de branco é como raça de cachorro por exemplo existem as raças porém se misturar aí já virou vira lata o branco é branco e o negro se for misto passa a ser negro tbm minha esposa o avô dela é negro a pena o avô o resto todo mundo é branco mas eu vejo ela como negra por mais que ela tenha muitas características de branco já eu sou moreno claro e na minha família tem muitos assim como eu tipo meu pai e minha mãe são brancos e eu sou moreno claro isso não faz de mim ser mestiço até por q eu tenho a arvore genealógica da minha família inteira tenho primos negros por q tinha minha ou tio casaram com negros porém eu não tenho avós nem tios negros ambos da árvore genealógica descendentes de portugueses posso até citar minha família toda do lado de pai e mãe pereira de Brito Rodrigues de Carvalho ou seja não sou pardo mesmo parecendo q sou kkkk

  • @nairapequi
    @nairapequi Рік тому +1

    Parabéns pelo vídeo.

  • @andremardegan1753
    @andremardegan1753 Рік тому +2

    Concordo plenamente ❤❤

  • @Marsandri
    @Marsandri 4 роки тому +6

    Fui em uma festa na minha família esses dias e fiquei me perguntando , como o brasileiro ainda consegue ter preconceito ? Eu sou preto , meu irmão é branco , minha mãe é índia , meu avô é italiano , minha tia é branca , meu cunhado é ruivo , meu sobrinho é loiro , minha prima é Brunet , meu outro primo é preto com cabelo liso já o outro prime é branco de olho claro mas tem o cabelo crespo. Viva a mistura.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  4 роки тому +4

      O preconceito está internalizado... Às vezes não se expressa nas palavras mas ocorre ao não contratar pessoas negras, ao vigiar pessoas negras nas lojas, ao achar que elas são funcionários nos lugares etc precisamos parar de achar que racismo é só quando ocorre o xingamento

    • @Marsandri
      @Marsandri 4 роки тому

      Concordo discordando , o racismo hoje é mais social que racial , colocando em foco Brasil , uma vez que é impossível dividir as pessoas por raça. Fique em um ponto de ônibus as 22hras , se por acaso passar dois jovens em uma moto , com certeza vc e qualquer no ponto um vão ficar com receio e medo deles, independente se forem dois brancos de olhos azuis. Pede um corrida de app em um bairro pobre as 23hras e vê se algum motorista vai pegar sua corrida ? Pede um Ifood na favela neste mesmo horário e fique esperando , agora será que o motorista e motoqueiro tem receio de ir lá por que o cliente é preto ? Acho que não né , é por que é bairro pobre . Entre em um comércio vestido como jovem de periferia ( não sei se periferia é a palavra adequada a situação), e entre depois no mesmo comércio usando roupas mais formais, vai ver o quanto muda os olhares dos que estão naquele ambiente , seja vc preto , branco ou índio . A sociedade mudou e o preconceito tbm , hoje somos taxados pelo que parecemos ser ou pelo que aparentemente temos. Em resumo todos nós pobres de alguma forma somos discriminados e não pela nossa cor mas pela nossa forma de vestir , jeito de falar ou pelo lugar que moramos .

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  3 роки тому

      @@Marsandri gostaria mesmo que fosse "apenas" uma questão de classe social... Mas se fosse não veríamos com frequência episódios de racismo contra ricos e famosos não é mesmo? O fato de existir uma concentração de pessoas negras nas periferias e não nas universidades por exemplo é também reflexo de uma sociedade racista que oferece mais oportunidades e pessoas brancas que negras...

    • @ivodellariva5945
      @ivodellariva5945 9 місяців тому

      Meu bisavô era negro casou com uma mulher branca e a nasceu minha mulata, que também casou com um homem branco, veio meu pai com a pele clara , porém com os traços negro, no EUA seria negro kkk, mas no Brasil é registrado como branco , eu costumo dizer sem vergonha que sou mestiço.

  • @carlosvieira9301
    @carlosvieira9301 Рік тому +5

    Muito bom no meu registro de nascimento tá como cor parda.

    • @Ahinácia
      @Ahinácia 7 місяців тому

      Aí no Brasil, no registro de nascimento tem que colocar a cor da pessoa???

    • @carlosvieira9301
      @carlosvieira9301 7 місяців тому

      @@Ahinácia Sim.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  7 місяців тому +2

      @aniaahmaior8249 tem sim!! Não só no registro, mas também em todos os registros do sistema de saúde (desde 2019 raça/cor é um item obrigatório) até para elaboração de estatísticas e políticas públicas

  • @dennysricardo6155
    @dennysricardo6155 2 роки тому +3

    Bom,minha amiga apresentou a namorada dela,e ela é muito branca,com cabelos escuros,daí ela chama ela de morena,isso tá certo?

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  2 роки тому +3

      Ola!! Muitos casais se apelidam de "nega" "morena" "preta" etc e não vejo problema nessa atitude específica. O problema, na minha opinião, é o processo de embranquecimento que sofremos em nosso país que não permite às pessoas com ascendência negra se identificarem como tal, pois se assumir negro seria algo "ruim". Felizmente essa visão está mudando e estamos entendendo que somos pretos e pretas sim, com orgulho e com consciência da raça e classe a que pertencemos (classe trabalhadora)

    • @nesthablackbeak6545
      @nesthablackbeak6545 Рік тому

      ​@@CanalHipocondriaUma mulher morena seria uma mulher branca com o cabelo escuro???

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому

      Na minha visão, sim

  • @crimsonglory_br
    @crimsonglory_br 11 днів тому

    Branco é só branco. Preto é só preto. A união dos dois gera o mulato. É só isso. As pessoas, hoje em dia, é que complicam. Há tantos termos hoje que a gente já nem sabe mais o que usar. Esta confusão, inclusive, é fruto dessa complicação.

  • @elizeudamaceno4529
    @elizeudamaceno4529 Рік тому +1

    Interessante! Tinha a impressão de que Curitiba só tinha brancos , a pesar de ter namorado uma linda morena daí de Curitiba.

  • @floralmeida82
    @floralmeida82 Рік тому +2

    Sou morena clara com trassos finos nariz afilado, cabelo fino, pai do meu filho e branco olho claro e meu filho nasceu bem moreno só que com trassos finos como o meu, aí as pessoas diziam assim, seu filho é tão moreno e vocês são claros...

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +1

      Está mto enraizado na nossa cultura ficar comparando a cor de pele e os traços… se fulano é mais claro, mais escuro, etc… mas isso tem relação com essa tentativa histórica de embranquecer o país

  • @JoseCruz-bh4fk
    @JoseCruz-bh4fk 11 місяців тому +2

    Se não ouvisse não acreditava. Isso já acabou no séc. XX

  • @fernandx5889
    @fernandx5889 Рік тому +3

    Não entendi, a pessoa que é a mistura de branco com indígena é o que? Jogador Firmino, Simone e Samaria são negros?

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +1

      Olá Fernandx! A autodeclaração racial no Brasil traz vários desafios, tanto pela miscigenação como pelo racismo e política de embranquecimento. Segundo o movimento negro e o IBGE, a população negra seria a soma de pretos e pardos. Nesse caso, os pardos com fenótipo que remete à raça negra, a partir de cor de pele, cabelo, formato de nariz etc… mas concordo que há pessoas que não se encaixam nessa classificação, nem são consideradas “brancas”… mas por não ter uma classificação definida costumamos falar em “não brancas” que podem ser descendentes de indigenas com brancos dentre outros

    • @Andy-oe5sx
      @Andy-oe5sx Рік тому +3

      Pardo é pardo. E negro é negro e branco é branco.
      Pardo não é negro.

    • @maestralconsultoria7514
      @maestralconsultoria7514 11 місяців тому +1

      ​@@Andy-oe5sxPardo e preto são negros, a diferença é que cada um tem sua cor

    • @AhbaruzAhfaractuz
      @AhbaruzAhfaractuz 5 місяців тому

      @@Andy-oe5sx Falou tudo sabiamente, amigo!

  • @OLimaMts
    @OLimaMts 10 місяців тому +3

    Eu não me considero um homem negro, porque , porque sou indígena , tenho meu tom de pele escuro mas isso difere dos pretos, o Brasil é um país extremamente miscigenado , não existe só o preto e o branco aqui, na realidade vocês chegaram aqui depois . A ideia de preto e branco veio do colonizador e isso não se atribui a pessoas como eu e minha etnia , embora sejamos miscigenados .

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  10 місяців тому

      Perfeito! Concordo! E acho super importante reivindicar sua ancestralidade, sua origem identificando-se como indígena e da etnia "tal".... Infelizmente pelo passado comum de extermínio e apagamento, muitas pessoas "pardas" sequer sabem de sua ascendência indígena

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  10 місяців тому

      Por outro lado acredito que "não brancos" e aqui incluo descendentes de africanos e indígenas, tenham mto mais em comum e muitas lutas a travarem unidos do que separados

    • @OLimaMts
      @OLimaMts 10 місяців тому +2

      @@CanalHipocondria sim a luta continua, é nescessário que enxerguemos a ancestralidade para poder construir um futuro mais justo a todos mas acima de tudo que possamos relembrar das nuances e riquezas do nosso povo , porque muitas vezes lutamos para enxergar o negro mas apagamos o indígena e toda e qualquer outra etnia existente só por conta do fenótipo e da cor de pele e isso cria uma imagem de sociedade dividida em dois setores sendo que na realidade abrange a muitas etnias. E isso é ruim também porque cria esteriótipos que não deveriam existir, por exemplo , há pessoas que não me enxergam como indígena só porque eu falo e escrevo bem ( um esteriótipos de que o indígena é aquele bicho do mato que não conhece ou entende nada) mas não é assim que a banda toca, estamos ocupando todos os lugares e ascendendo na sociedade, eu não descendo , EU SOU, nascido e vindo da aldeia para a cidade , e essa é a diferença.

    • @marciamariadosreis3016
      @marciamariadosreis3016 3 місяці тому +1

      Eu tenho o tom de pele escuro, e cabelos ondulados meu pai branco ,minha mãe de pele escura e cabelos cacheados , me considero mestica​@@CanalHipocondria

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  3 місяці тому

      @marciamariadosreis3016 o termo “mestiço” não traz muita informação em termos políticos e de direitos sociais… é importante a consciência racial e se entender enquanto pessoa racializada (negra, indígena, etc) para compreender que há diferenças de acesso a espaços em função do racismo e lutar por seus direitos

  • @PedroGregor
    @PedroGregor 4 місяці тому +1

    60 E aqui está uma mulher etíope diante de um homem anglo-saxão, encontrando-se pela primeira vez na vida; o que chamamos de mulher de cor, homem branco. Quando essa questão foi levantada lá, na segregação, diante de Jesus, Ele os fez saber bem rápido: não há diferença na cor das pessoas. Todos viemos de uma árvore, Adão e Eva. Exatamente. As regiões em que vivíamos mudaram a nossa cor; não tinha nada a ver com isto. Deus morreu por todas as criaturas: o homem branco, o negro, o amarelo, o moreno, o vermelho, e todos. São todos criaturas de Deus.
    59-0329E - O Sinal do Messias
    Rev. William Marrion Branham

  • @raphario5501
    @raphario5501 Місяць тому +1

    Minha querido o que vc aprendeu na escola entao??

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Місяць тому

      Que “trouxeram escravos da África” como se fosse um processo natural. Que a miscigenação no Brasil foi um processo pacífico e democrático. Que no Brasil não tem racismo.

  • @anna-md8ve
    @anna-md8ve Рік тому +3

    Minha pele é escura para ser branca mais tbm é muito clara para ser negra ,cabelos q bate na bund* e cacheado ,nariz fino e olhos castanhos medio ja meus pais são brancos de calos lizo e meus avos são negros de cabelo crespo em fim nao sei minha cor até hj kkkkk

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +3

      A miscigenação e negação de racismo no Brasil trazem essa dificuldade mesmo de saber quem é negro ou não é…. Mas no fundo fica aquela máxima: a polícia sempre sabe 😪

  • @ElieltonSantos1
    @ElieltonSantos1 8 місяців тому +5

    É tanta "ciência" pra definir uma coisa óbvia! A mistura do preto com um branco será sempre uma mistura. Isso dá pessoa não ser branca e dizer que é negra porque não tem pele branca, embora também não tenha herdado a pele preta, é uma negação da realidade. Eu sou pardo. Sou uma mistura. Se há uma mistura então não há origem única, logo, dizer que se deve decidir ser "negro" por causa da luta contra o racismo é bobagem; um pardo que sofre racismo pode combatê-lo como pardo que é.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  8 місяців тому +2

      O ponto é que pardos com traços “negroides” são tão destratados pelo sistema racista quanto uma pessoa preta retinta… especialmente quando falamos de homens jovens (veja a cor das pessoas nas prisões). Acredito que temos muito ainda a evoluir nesse debate racial no Brasil, mas essa aproximação com nossa origem escravizada e africana por meio da luta do movimento negro tem sua importância pra levantar a discussão sobre o tema

    • @ElieltonSantos1
      @ElieltonSantos1 8 місяців тому +1

      @@CanalHipocondria Eu também acho importante, mas o que me incomoda é ter que se reconhecer como uma pessoa que não somos. Eu sou uma mistura, várias pessoas que conheço são, mas tem gente falando em estar em situação diaspórica, como se fossem africanos que foram tirados da África e isso não é verdade. Somos brasileiros descendentes desses africanos e também de europeus, indígenas etc. O preconceito é um fato, mas se um pardo o sofre, por que não lutar como pardo que é? Por que tem que assumir apenas a parte africana em nós por conta do preconceito? Mas uma coisa horrível que tem acontecido é a hostilidade com que as pessoas que se declaram pretas têm agido com as que se declaram pardas na universidade. Isso me faz crer que essas pessoas não são contra a violência porque praticam-na contra quem se vê no direito de se assumir como pardo.

  •  9 місяців тому +2

    ...e o seu pai branco o que diz?

  • @rudineibasei8322
    @rudineibasei8322 10 місяців тому +4

    O engraçado é que os pardos do Brasil sofreriam preconceito na Africa!

    • @blimp100
      @blimp100 8 місяців тому +1

      Sei lá. Sofreriam?

    • @Ahinácia
      @Ahinácia 7 місяців тому

      ​@@blimp100 Não, sou africana e moro em África.

  • @reice7174
    @reice7174 4 роки тому +3

    E bem isso o pardo ele tá num local e branco esta em outro e preto e até retinto!

  • @aurelioraimundohuo7529
    @aurelioraimundohuo7529 Рік тому +11

    Pra me branco é branco negro é negro.agora mistura de branco e negro é mestiço ou mulato outra coisa são invenções pra tentar minimizar uma coisa que não tem nada ver.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +1

      O mulato, “moreninho” etc é que são tentativas de embranquecer e negar/apagar a raça negra

    • @Jonathan-ue1it
      @Jonathan-ue1it Рік тому +4

      @@CanalHipocondria Nunca leu a história do Brasil? Mulatos vivem aqui desde a época colonial, nós somos parte da história desse país.

    • @wilsondaguardamiranda834
      @wilsondaguardamiranda834 Рік тому

      ​​@@CanalHipocondriavocê esta te esquecendo que a maioria dos pardos no Paraná, são mistura de brancos com indígenas, assim como em todo o sul do país, sendo que este caboclos nao tem uma gota de sangue africano, a mistura de brancos com indígenas viraram negros, sendo que negros é pretos são sinônimos,

    • @wilsondaguardamiranda834
      @wilsondaguardamiranda834 Рік тому +3

      ​​@@Jonathan-ue1itnão adianta você querer explicar para gente ignorante, ela não conhece a história do Brasil. Não saber que existe mestiço de brancos com o indígenas, e o fim da picada.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +1

      Na verdade o problema está no quase extermínio e apagamento dos povos indígenas e seus descendentes. Nesse sentido quem tem ascendência indígena também sofre com o apagamento, a aniquilação de costumes e cultura. Nesse vídeo me refiro aos pardos descendentes de africanos, inclusive já aqueles com ascendência indígena E africana, e ambas são apagadas com um sobrenome e cultura "brasileira" mas que é europeia. Quantos descendentes de indígenas sabem sua etnia? Pretos e indígenas passaram pelo embranquecimento e só resgatando essa consciência, essa origem é que podemos reencontrar nosso lugar e nos orgulhar disso

  • @angelnivel1
    @angelnivel1 Рік тому +2

    O vídeo é bom mas continuo na dúvida

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому

      A dúvida faz parte... Não há resposta pronta, a proposta é gerar reflexão mesmo!

  • @GilmarTrindade-f2b
    @GilmarTrindade-f2b Рік тому +2

    Eu acho engraçado, q o filho de branco com negro , diz q é negro, porque só puxa pro negro se é filho das duas raça, eu sou filho de mulher branca com pai moreno jambo, eu sou negro ou moreno, branco não sou , mas é muito engraçado isto

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +2

      É no Brasil esses termos e identificação racial geram bastante confusão mesmo... Mas a máxima permanece: a polícia sempre sabe

  • @JoãoVitor-s5d9t
    @JoãoVitor-s5d9t Місяць тому

    E mais fácil dizer q e negra pq se vc disser q e branca vc vai ser taxada d q n se aceita q e racista agora dizer. Q e negro sem ser a tudo bem

  • @alexsandroalvesartecultura5116
    @alexsandroalvesartecultura5116 9 місяців тому +3

    Você está inteiramente imbuída de pensamentos racialistas.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  9 місяців тому +1

      O que você quer dizer com pensamento racialista? Porque se for o entendimento de que vivemos em uma sociedade racializada é isso mesmo! Geneticamente não há diferenças, mas do ponto sociológico é fundamental compreender que há raças diferentes sim... Para que as pessoas possam ser atendidas em suas necessidades e desigualdades históricas

    • @alexsandroalvesartecultura5116
      @alexsandroalvesartecultura5116 9 місяців тому +1

      e desde quando o conceito de raça é levado em consideração na sociologia? @@CanalHipocondria

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  9 місяців тому +1

      Procure por Kabenguele Munanga, doutor em Antropologia pela USP

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  9 місяців тому +1

      Para quem estuda as questões raciais no Brasil considerar a existência de raça do ponto de vista social não é novidade

  • @nm6763
    @nm6763 10 місяців тому +5

    Você é parda, miga

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  10 місяців тому +1

      Exatamente, mas o termo pardo para mim não traz nenhum cunho político e de origem racial. Além disso, a classificação do IBGE coloca pretos e pardos na categoria "negros". Esse reconhecimento é importante porque temos diferenças sociais, econômicas, educacionais, de saúde e renda entre brancos e não brancos no Brasil

    • @nm6763
      @nm6763 10 місяців тому +3

      IBGE não condiz com a verdade. Pardo é o mesmo que mestiço. Pardo é a mistura de duas os mais etnias em uma mesma pessoa.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  10 місяців тому +1

      Mas enquanto não temos outra definição mais apurada continuo defendendo que o reconhecimento das diferenças entre brancos e não brancos seja explicitada (na soma de pretos e pardos por exemplo na categoria população negra) para permitir políticas públicas adequadas às necessidades de nossa população

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  10 місяців тому +1

      O que falta também é uma consciência racial (que só virá a partir da mobilização e organização dos grupos interessados - pretos, povos indígenas, miscigenados, não brancos em geral) para reconhecerem que muitas desigualdades econômicas por exemplo têm origem no racismo

    • @nm6763
      @nm6763 10 місяців тому

      Não adianta colocar pardo como preto porque não são a mesma coisa. Criar binaridade em algo que não é binário torna inválida a existência de pessoas pardas (que são maioria no Brasil), inclusive, você mesma que é uma. Além de deslegitimizar quem é preto (filho de pai e mãe pretos) de fato.

  •  9 місяців тому +1

    Mas vc é lindíssima.....

  • @Feioso16298
    @Feioso16298 8 місяців тому +2

    Eu acho que sou pardo kkkk mais

  • @geovanaamaral5664
    @geovanaamaral5664 7 місяців тому +2

    Vc não é preta more 😂

  • @ioriyagami6251
    @ioriyagami6251 Рік тому +2

    ☑️☑️👏👏💗💗

  • @gabrieldosanjos5242
    @gabrieldosanjos5242 Рік тому +2

    Preto e Mulato é a mesma coisa?

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +2

      Mulato era o termo que se usava para pessoas nascidas da mistura entre uma pessoa preta e uma pessoa branca. Consideramos esse termo pejorativo.
      Preto é sinônimo de “pessoa negra”, tendo ela pele mais ou menos escura

    • @aurelioraimundohuo7529
      @aurelioraimundohuo7529 Рік тому +3

      Não é! branco é branco,black e black.agora mistura de branco com preto nunca vai ser branco nem negro mas sim uma outra raça que é mulato😂😂😂

    • @Andy-oe5sx
      @Andy-oe5sx Рік тому +1

      ​@@aurelioraimundohuo7529Exatamente 👏👏

    • @Jonathan-ue1it
      @Jonathan-ue1it Рік тому

      @@aurelioraimundohuo7529 Sim está certo

  • @WalmirDejesus-w7u
    @WalmirDejesus-w7u 3 місяці тому +1

    Sou parda, tenho irmãos negros , Banco , e amarela, com todos respeito , vc nao e preta l vejo vc nos vídeo branca3

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  3 місяці тому

      A identificação racial no Brasil é algo que pode variar muito mesmo de região para região, sofre influência de aspectos culturais e até de classe socioeconômica! Mas a minha vivência é de uma pessoa lida como negra na maioria dos espaços que frequento (nesse caso uma pessoa parda, não negra retinta)

  • @Andy-oe5sx
    @Andy-oe5sx Рік тому +4

    Pardo não é negro.

    • @CanalHipocondria
      @CanalHipocondria  Рік тому +1

      Politicamente falando pode ser sim, se tiver o fenótipo comum às pessoas negras

  • @douglasmarcelo4568
    @douglasmarcelo4568 Рік тому +1

    Eu sou parda nem ligo para isso