Há tempos venho acompanhando o movimento do mercado cervejeiro brasileiro. Sou cervejeiro artesanal e criei um movimento chamado "Cerveja Independente". Quando uma marca de cerveja artesanal começa a se destacar no Brasil as grandes companhias compram essas cervejarias e adequam as receitas em estilos totalmente flat para que a grande massa possa compreender e consumir em maiores quantidades. Isso é um retrocesso para o verdadeiro mercado de cerveja que precisa se desenvolver e começar a se expandir levando os brasileiros a experienciar "cervejas de verdade". No caso da Baden, padronizaram, nivelaram por baixo a qualidade, inferiorizaram o potencial dessa marca que poderia se tornar um dos grandes faróis em nosso país. Fizeram o mesmo com a Colorado e calaram um ícone nacional, apesar de entender que, diferentemente da Baden, eles aparentemente se empenham para fazer algo relativamente "decente" com o legado que adquiriram. Vejo esses movimentos das grandes cervejarias como ferramentas de manipulação usada com o intuito de barrar o crescimento inevitável do movimento das cervejarias menores em busca de manter o market share. O tempo é o senhor das mudanças e será inevitável barrar todas as nano e micro cervejarias locais que se propõem a expressar a verdadeira cultura cervejeira milenar. Enquanto isso o brasileiro bebe Brahma e Skol, preso a uma cultura de massa imposta por décadas de decadência de qualidade visando lucros. Adoro o canal de vocês. Parabéns pelo trabalho. Grande abraço. Estamos de olho!
Não tenha medo das grandes cervejarias. Elas não vão afetar o mercado até porquê quem o define é o consumidor. E uma vez que vá para o artesanal, não volta mais. E as grandes não querem acabar com o mercado artesanal e sim abocanhar parte dele. Mas não vai competir diretamente com o cervejeiro artesanal. Este é muito mais "personalizado" e direcionado, enquanto as grandes vão para algo mais padronizado
Bela análise Bruno, acho o seguinte, "beba local " beba cerveja do vizinho cervejeiro caseiro, do pequeno fabricante do seu bairro/cidade e por aí vai...aqui em campinas temos a Landel, cervejaria fundada em 2013, sempre inovando, e melhorando, inclusive eles tem uma das melhores session ipa do brasil.
Gostei muito de ler os argumentos de vocês, galera. Super legal vez uma galera assim super engajada. Na minha opinião, não vejo problema dessas marcas existirem e serem compradas pelas grandes. Sim, me chateia porque parece que perdemos um soldado... mas no final das contas, é mais uma porta de entrada para novos consumidores que acaba se abrindo. A verdadeira cultura artesanal sempre foi tocada pelos caseiros e micro cervejarias do país. E isso vai continuar sendo assim. Então é uma marca que se perde, e outras várias que nascem pra carregar a verdadeira essência da diversidade cervejeira. Na minha opinião, está tudo certo. Graças a Ninkasi, opções não faltam e a cena cervejeira não para de crescer. Então bora lá fazer nossa parte. Grande abraço a todos. Saúde!!
Muito utopico, pouco pratico. Quem você acha que difunde cervejas artesanais para locais perifericos? Cervejas artesanais são luxo pra muitos brasileiros, as grandes cervejarias ajudam a difundir o mercado e popularizar os preços. Essa mentalidade além de elitista é totalmente prejudicial as pequenas cervejarias, pois com o impulsionamento feito pelas grandes marcas das cervejas artesanais, as portas das micro cerevjarias vao abrindo
Sempre costumo tomar a Baden Witbier, no meu paladar ela ainda se encaixa bem, sempre compro a de garrafa, de lata nunca experimentei! Ótimo vídeo 👏🏿👏🏿👏🏿
Essa IPA de maracujá é muito boa. Preço dela muito bom aqui na minha cidade, paguei 4.50 na latinha. Mais barato que Heineken, inclusive tá com um preço absurdo. 6 reais a long neck em alguns mercados.
Bleed, concordo plenamente contigo. A Wit e a IPA estão artificiais demais. A Golden mudou bem, ficou bem mais límpida e perdeu muito em sensação de boca (principalmente corpo). Adorava esse rótulo há bons anos atrás. Recentemente provei e também achei que trás uma certa artificialidade que me incomodou. As melhores eram de fato a 1999, a Stout, a Bock e a Red Ale. Não fazem parte mais do portfólio pelo business. São estilos que giram pouco e não conseguem brigar por espaço em tanque e linha de produção em uma operação grande. Ainda são uma ótima proposta de entrada para pescar bebedores iniciantes. Abraço!
Cara, ótima "resenha" dos estilos apresentados. Com honestidade e propriedade de quem entende do que está falando. E quanto a tradicional Baden Baden Weiss? Ela também saiu de linha? Das cervejas de trigo nacionais, era minha favorita. Agora, não sinto mais tanto prazer em comprar um rótulo desse estilo para poder apreciar em casa. Estou tentando chegar numa receita caseira que me agrade, pois as tradicionais de mercado estão todas remetendo a Tutti-fruti e isso eu já consigo em casa. Tenho saudades daquele aroma (e sabor) de cravo e banana que ela proporcionava.
Muito obrigado pelas palavras, cervejeiro. Fico feliz que curtiu o vídeo!! Sobre a Baden Weiss, pelo que entendi ela saiu de linha em termos de produtos envasados, sim. Pelo que entendi ela só estará disponível agora em barril, de forma sazonal e no bar da BadenBaden em Campos. Nos mercados acho que não iremos mais acha-la. Uma pena. Muitas cervejas boas da baden não serão mais encontradas no mercado. Pelo que entendi, só essas do vídeo que ficarão mesmo. Grande abraço. Saúde!
Baden Baden Red Ale foi a primeira Cerveja "artesanal" que tomei, lembro que não conhecia nada e foi difícil terminar a garrafa, era muito forte! Hehehe... Semana passada revisitei a IPA, agora em lata, e realmente o dulçor e o maracujá artificial incomoda muito... Eu ia pegar a Witbier, mas quando li que eles usam extrato eu desisti de pegar (não vamos estragar a boa lembrança que eu tinha dela... Kkkkkkkk) . Mas estas cervejas são uma ótima porta de entrada e tem um lugar especial em nossos corações! Saúde!!!
Vim.até aqui para saber da sua opinião antes de comprar, já q agora é possível enontrar no mercado a preço de banana, o que me pensar se a qualidade talvez tenha diminuido
Baden Baden IP tem o sabor da lembrança boa de começar à experimentar IPA, mas hj em dia o dulçor e a falta de sabor de lúpulo acaba não sendo mais uma experiência boa!! hehehehe... mas vale pela lembrança afetiva. Excelente review, como sempre!
Witbier antiga do rótulo azul claro, meados de 2015, era muito melhor que a atual... na minha opinião. A Golden eu ainda não bebi dessas novas, mas a antiga era minha paixão.
Ao lado da Colorado, a Baden Baden fez parte da minha inserção nesse universo cervejeiro. Gostava muito dessa Golden, mas mudou a qualidade ! Parabéns pelo trampo Xará!
Uma cerveja que tomei, nunca tinha tomada antes, a Black Princess, no caso a Let's Hop, minha primeira English IPA, na época achei melhor que as da Baden, poderia fazer uma análise?
1999, bock, stout e red ale eram as melhores (na minha opinião) e todas saíram de linha... infelizmente. Uma pena, mas faz parte. Graças a Ninkasi, boas opções cervejeiras não faltam no mercado. Grande abraço. Saúde!!
Traz a degustação de uma das cervejas da cervejaria louvada da cidade de Cuiabá aqui do meu querido Mato Grosso. Provei todos os rótulos deles, mas oq mais me chamou atenção foi o mais barato e o único que vende em long neck, que é a hop lager, o aroma pra mim é superior a própria IPA deles, muito saborosa, amargor na medida, desce seco e bom drinkability, e o melhor de tudo é que aquela na minha cidade ela está pelo mesmo valor que a long neck de heineken nos supermercados (R$ 7,50), tenho tomado com frequência.
Estou entrando no mundo artesanal das cervejas e a Baden Baden IPA com maracujá foi umas das minhas primeiras artesanais. Eu particularmente gosto dela. Gosto de cervejas com gosto de frutas mesmo. hahahah
Nossa, sobre a Witbier eu concordo plenamente com você... eu achei bem artificial na primeira vez que tomei (nem quis tomar muitas outras vezes) achei até um pouco parecida com aquele sucão concentrado de laranja/frutas cítricas. A Cristal e Golden também gosto bastante!
Eu comecei com a Baden e com a Therezópolis, a IPA da Baden nunca me agradou mas a cristal é redonda, a Therezópolis foi a grande responsável por iniciar minha paixão, até hoje ainda curto a witbier deles e a Gold é muito boa também, a IPA mudaram a fórmula e ficou boa, um abraço.
Poxa xará, fiquei até triste com a notícia, a 1999 era minha favorita da Baden Baden! Não tenho acompanhado o mercado aí mas esperava voltar e poder beber dela ainda, inaceitável tirar essa cerveja da linha...
Não sei se saiu de vez, mas que saiu de linha saiu. Acredito que vire exclusividade do bar em Campos ou rótulo sazonal da marca... realmente uma pena. Era minha favorita deles! Grande abraço. Saúde!!
Ótimo vídeo Bleed! Sobre essa IPA de maracujá, nunca consegui encontrar maracujá nela rsrs, passou longe! Mas tbm gosto bastante da Baden Baden alguns estilos! Não curto esses aromas artificiais, existem muitos extratos bons, q se bem usados nem se percebe que é extrato! Mas é isso aí, saúde! Abraço.
Simmmm, inclusive os Belgas utilizam muitos extratos e ninguém critica negativamente. De toda forma, pra ficar bom (como nas cervejas belgas que levam extrato) tem que usar o extrato certo e da forma correta neh? E, com todo respeito, a Baden não está mandando bem nesse sentido não... acho muuuuito sabor de Tanjal nessas brejas. Grande abraço. Saúde!!
A 1999 não encontra nem em Campos do Jordão? Iremos mês que vem e tava querendo tomar ela... essas chegam em SP e sigo mais ou menos com a sua opiniao sobre elas Mas vou aproveitar a ida para lá e tentar ir na Cerveja Campos do Jordão, Gard e Caras de Malte
Na verdade, em relação a custo/benefício, acredito que as cervejas da Baden Baden atende, e muito o mercado nacional. Eu particularmente, não sou muito das cervejas deles (gosto muito da Stout, red ale e 1999 que tiraram de circulação), mas para quem está começando a experimentar cervejas artesanais, atende e muito. Uma latinha de 350 ml, eu encontro nos mercados aqui da Grande São Paulo, por menos de R$ 3,00. As vezes até me arrisco tomar uma ou outra, e sem qualquer constrangimento. Abraços
As minhas favoritas eram essas também: 1999, bock, stout e red ale... mas infelizmente foram exatamente os rótulos escolhidos pela marca pra saírem de linha... De todo modo, fica o carinho por tudo que eles já fizeram e representaram na cena cervejeira do BRasil. Grande abraço. Saúde!!
Concordo que a wit é artificial, mas sempre acho ele com preços incríveis aqui no Sam's Club a última comprei 2 caixa por 5,99. Agora a Golden eu achei muito exagerada na canela, não a recomendo. Mais um vídeo show parabéns
Há uns 2 meses que noto que a IPA está com sabor diferente. Houve um lote que consumi que houve erro na fabricação, eu entrei em contato, trocaram os produtos, mas não senti tanta diferença no novo lote. Mas acho que eles diminuíram o sabor do maracujá na nova fabricação.
Paulaner Weiss, servida na pressão (barril) em Campos do Jordão, em 2005. Quando a experiência marca a gente nunca mais esquece. hehehehe. Grande abraço. Saúde!!
Não sei se é pela cerveja ou pela memória, mas antigamente várias deles me agradavam: 1999, red Ale, 5 grãos, stout, Bock, celebration. Gostava de todas. É uma pena que não estejam mais no portifólio da empresa...
Postei sobre a Golden, anteontem, no grupo Cerveja Artesanal no Facebook. Que ela mudou, ahh isso mudou e pra pior... A Witbier concordo plenamente contigo, está ruim...nem dá pra comparar com a Hoegaarden. Só a Cristal e a IPA....no meu gosto A Lagunitas é top demais!!!!
DOUTOR BREJA... BEM QUE VOCÊ PODERIA FAZER UM VIDEO, PARA QUEM QUER COMEÇAR A TOMAR IPA TIPO ASSIM, INTRODUZINDO AS IPA Igual fez sobre as cervejas artesanais
Muito bom Bleed! Eu e minha esposa gostamos muito da Golden, mas somos muito fãs de canela, o que para alguns pode ser até um empecilho. Mas confesso que é a única da Baden que consumimos. Vamos dar mais uma chance para a Cristal dps desse vídeo. Obg Irmão! TMJ
Esse gosto artificial de laranja tem na , Cacilds, Na Colorado Ribeirão ( que diz ter casca de laranja) , Skol puro malte e Bohemia, já senti o mesmo gosto nessas, sabor bem artificial puxado pra laranja com maracujá e oque seria aceitável é só na ribeirão que na lista é menos pior
caraaaa, bastante gente pedindo... mas infelizmente não tenho mais achado aqui na minha cidade... uma pena. Quando achar vou trazer sim! Grande abraço. Saúde!!
Estava fora do Brasil... Nao tinha tomado a Baden após a venda. Que tragédia! Mudou demais!!! Não compro nunca mais, nada a ver com as cervejas que eu tanto amava e fazia propaganda fora do Brasil como a melhor cerveja nacional.
Também fui inserido no mundo das cervejas especiais pela Baden Baden. Entrei direto com a IPA deles kkkk... Obs: Tomei uma latinha de IPA 350 ml nesse final de semana, paguei R$ 3,99. Mas, pessoalmente, a Tupiniquin e Roleta Russa são melhores e tem custo semelhante aonde moro.
Mudaram? Sim. E acho que pegou leve com a golden, e principalmente com a wit, que está desequilibrada. Mas o pior foi o que fizeram com a Red Ale e a 1999, as duas melhores, desde o começo.
É isso aí, avaliação técnica é diferente de gosto pessoal. Por ex, o meu gosto é sempre o contrário da maioria das suas avaliações kkkkkkkk E é isso mesmo, cada vai no que mais agrada. Ainda bem! Assim teremos sempre cervejas para todos os paladares.
A wit é até " bebivel " e um suco de laranja, nem se compara com uma wit artesanal...... A ipa está gostosa, mas fico na mesma opinião, acho que usam extrato de fruta algo assim, que com ctz deve ser mais barato que um lúpulo bom......
Eu vou ser bem honesto, uma Dama Tupi ou uma fortíssima e deliciosa Coruja que agradam muito os consumidores mais avançados de cerveja artezanal também me agradam muito. Mas também devo admitir que essa IPA com Maracujá da Baden Baden também me agrada, gosto é gosto 😁
Esse suco de maracujá na IPA nao seria para baratear? É muito mais fácil trazer essas características enchendo de maracujá/xarope do que com lúpulos americanos.
A única coisa boa quando uma grande empresa adquire uma marca, é o fator distribuição. A Colorado por exemplo, era dificílima de encontrar aqui no Nordeste, depois que a AmBev comprou encontro ela facilmente...
Hoje realmente ela esta horrível, e muito artificial, mas anos atrás ela era muito boa, a receita original da Badem nao era artificial igual esta agora, essa marcar depois que a Heineken comprou acabou, é tudo artificial e industrial, nao tem mais nada de artesanal nelas.
Cara, não diria que tem um bom custo benefício, pois pelo menos onde eu moro ela não é uma breja tão barata. Mas ela é gostosa sim. Dependendo do preço pode valer a pena. Grande abraço. Saúde!
@@PedroLucas-vg4iq Essa é mais uma cervejaria que começou como artesanal, mas hoje já não considero mais artesanal por fazer parte de um grande grupo, no caso o grupo Heineken. Sobre a pergunta, eh uma questão de gosto mesmo… entre as duas eu prefiro a Colorado. Grande abraço, saúde!
Tão longe de serem cervejas referências em seus respectivos estilos, principalmente a Wit e a IPA, como mostrado ai no vídeo, mas, são boas cervejas pra iniciantes no mundo das cervejas artesanais. Até mesmo pra quem já conhece, já bebe artesanais a bastante tempo, vale a pena uma baden baden dessa de vez em quando, principalmente quando naquele precinho bom, em promoção. Uma que gosto bastante é a Weiss. Agora Bled, falando em IPA com maracuja, você ai diz não ser muito fã, essa da baden baden é meio artificial realmente mas, já provou a MaracujIPA ? Uma IPA com maracujá da cervejaria 2 cabeça... Muito boa, maracujá bem inserido e com cara de IPA realmente, diferente dessa baden.... Saude!
"É uma cerveja que faz lembrar da juventude" Lhe entendo bem meu caro, bebi muito dela a muito tempo atrás. Não era tão fácil encontrar, comprava de dúzia já. Pena que saiu de linha a 1999, ótima cerveja. Gostava muito daquela Doppelbock deles, celebration eu acredito, rótulo tinha umas estrelas azuis. Heineken tá tirando de linha as melhores de suas marcas, na Eisenbahn já se foi a Weizenbock, a 5 :/
Nem me fala, as minhas preferidas da Baden sairam de linha. Minhas preferidas da Eisenbahn sairam de linha. Acho que vou mandar meu currículo lá e chegar invertendo tudo que fizeram hahahahaha. Grande abraço. Saúde!!
Concordo, está muito artificial, não compro mais, desce parecendo um gatinho... custo beneficio pra mim é a Terezopolis Jade, mas é uma ipa classica (escola inglesa) e não americana com a baden baden tenta se passar.
Bleed, acho que essa adição de ingredientes que "potencializam" (ou artificializam) os estilos são mais pra conectar as cervejas artesanais com o grande público, trazer aquela sensação de "esse estilo é desse jeito" e mostrar a diferença de uma cerveja de massa pra cerveja artesanal. Talvez fique um pouco caricato, mas quem ainda não tá tão ligado nesse universo acaba sentindo essa diferença e, por consequência, vai buscando mais e experimentando coisas diferentes
É um bom ponto, Alcides. Mas eu não acho que isso seja positivo, pois muita gente não gosta dessa artificialidade e aí vai ficar com má impressão das cervejas artesanais. Esse é meu medo... massss... espero que no final das contas ajude mais do que atrapalhe. Grande abraço. Saúde!!
@@DoutorBreja Eu concordo contigo, não sou fã dessa abordagem, mas é a estratégia da empresa. Aí fica a cargo do cliente escolher o que acha melhor. Forte braço, meu amigo
Eu acho que mudou. Eu curtia a cerveja com canela, mas agora já estou achando exagerado. A IPA com maracujá achei muito pior, sem amargor e muito artificial
Honestamente, nenhum desses rótulos me agrada, principalmente a IPA. Ela é bem enjoativaa, e pra quem gosta do estilo e toma com bastante frequência, como é meu caso, não acha interessante esse rótulo. A 1999 da Baden Baden era a fodona da cervejaria hehe. A Red Ale é uma cerveja muito boa também, mas a 1999 era especial! Um abraço Bleed, saúde!
Grandes empresas não querem trabalho. Querem apenas o lucro rápido. Tiram qualidade do mercado é oferecem o mais do mesmo. Entre a linha mais acessível produzem a mesma cerveja e fazem o engarrafamento em rótulos diferentes e vendem aos trouxas com diferentes preços.
Oloco, fruta em cerveja norte americana é legal demais. Não concordo que lúpulo seria mais interessante, acho que no caso da baden baden esta mal inserido, porém a liberdade criativa ta ai. Um cervejeiro com uma boa mão é capaz de tirar resultados incríveis de frutas em conjunto com o lúpulo.
Tranquilo. Podemos concordar em discordar, João. Eu adoro frutas em cervejas, mas em estilos em que o frutado dos lúpulos e da fermentação já são destaques, eu acredito que a adição de frutas mais confunde/atrapalha do que agrega. Mas é aquilo... só minha opinião e o bom é que tem cervejas pra todos os gostos atualmente. heheheh. Grande abraço. Saúde!!
@@DoutorBreja entendo, acho que não existe ponto certo ou errado, até pq a experiência sensorial é algo extremamente relativo, mas enfim, já tive várias experiências sensacionais com frutas, tanto na produção caseira quanto em cervejas comerciais. Sei que é um rótulo clichê, mas não deixa de ser um exemplar incrível para esse exemplo, que é a cacau ipa da bodebrown. Não vejo como reproduzir aquele resultado sensorial de outra forma. Agora imagina as inúmeras possibilidade que deixamos passar devido a um certo preciosismo com um insumo.
O maior "crime" da Baden Baden foi tirar de linha a 1999 e a Red Ale. Eu adorava essas cervejas!
Pra mim eram as únicas que realmente valiam à pena
Verdade meu velho.. Os dois rótulos eram fodas mesmo!
Red Ale era bão tomar 02 ou 03 juntas kkkkkkkkk já chapava kkkkkkk
saudades da Red Ale também!
pra mim o crime foi ter tirado a weiss, a melhor que eu ja tomei..., guardo até a recordação dessa que eu tomei rtsrsrsrsr
Há tempos venho acompanhando o movimento do mercado cervejeiro brasileiro. Sou cervejeiro artesanal e criei um movimento chamado "Cerveja Independente". Quando uma marca de cerveja artesanal começa a se destacar no Brasil as grandes companhias compram essas cervejarias e adequam as receitas em estilos totalmente flat para que a grande massa possa compreender e consumir em maiores quantidades. Isso é um retrocesso para o verdadeiro mercado de cerveja que precisa se desenvolver e começar a se expandir levando os brasileiros a experienciar "cervejas de verdade". No caso da Baden, padronizaram, nivelaram por baixo a qualidade, inferiorizaram o potencial dessa marca que poderia se tornar um dos grandes faróis em nosso país. Fizeram o mesmo com a Colorado e calaram um ícone nacional, apesar de entender que, diferentemente da Baden, eles aparentemente se empenham para fazer algo relativamente "decente" com o legado que adquiriram. Vejo esses movimentos das grandes cervejarias como ferramentas de manipulação usada com o intuito de barrar o crescimento inevitável do movimento das cervejarias menores em busca de manter o market share. O tempo é o senhor das mudanças e será inevitável barrar todas as nano e micro cervejarias locais que se propõem a expressar a verdadeira cultura cervejeira milenar. Enquanto isso o brasileiro bebe Brahma e Skol, preso a uma cultura de massa imposta por décadas de decadência de qualidade visando lucros. Adoro o canal de vocês. Parabéns pelo trabalho. Grande abraço. Estamos de olho!
Exatamente. Ótimos pontos!
Não tenha medo das grandes cervejarias. Elas não vão afetar o mercado até porquê quem o define é o consumidor. E uma vez que vá para o artesanal, não volta mais. E as grandes não querem acabar com o mercado artesanal e sim abocanhar parte dele. Mas não vai competir diretamente com o cervejeiro artesanal. Este é muito mais "personalizado" e direcionado, enquanto as grandes vão para algo mais padronizado
Bela análise Bruno, acho o seguinte, "beba local " beba cerveja do vizinho cervejeiro caseiro, do pequeno fabricante do seu bairro/cidade e por aí vai...aqui em campinas temos a Landel, cervejaria fundada em 2013, sempre inovando, e melhorando, inclusive eles tem uma das melhores session ipa do brasil.
Gostei muito de ler os argumentos de vocês, galera. Super legal vez uma galera assim super engajada. Na minha opinião, não vejo problema dessas marcas existirem e serem compradas pelas grandes. Sim, me chateia porque parece que perdemos um soldado... mas no final das contas, é mais uma porta de entrada para novos consumidores que acaba se abrindo. A verdadeira cultura artesanal sempre foi tocada pelos caseiros e micro cervejarias do país. E isso vai continuar sendo assim. Então é uma marca que se perde, e outras várias que nascem pra carregar a verdadeira essência da diversidade cervejeira. Na minha opinião, está tudo certo. Graças a Ninkasi, opções não faltam e a cena cervejeira não para de crescer. Então bora lá fazer nossa parte. Grande abraço a todos. Saúde!!
Muito utopico, pouco pratico. Quem você acha que difunde cervejas artesanais para locais perifericos? Cervejas artesanais são luxo pra muitos brasileiros, as grandes cervejarias ajudam a difundir o mercado e popularizar os preços. Essa mentalidade além de elitista é totalmente prejudicial as pequenas cervejarias, pois com o impulsionamento feito pelas grandes marcas das cervejas artesanais, as portas das micro cerevjarias vao abrindo
Parabéns pelo vídeo achei sensacional vou experimentar as quatro boas degustas tudo de bom
Sempre costumo tomar a Baden Witbier, no meu paladar ela ainda se encaixa bem, sempre compro a de garrafa, de lata nunca experimentei!
Ótimo vídeo 👏🏿👏🏿👏🏿
Tomei há anos atrás ainda qdo era da Schin e aí achei que estava muito ruim. Vou experimentar outra vez
Se achou ruim no passado, provável que achará pior ainda hoje em dia. Acho que pra você eu não indicaria não. Grande abraço. Saúde!
Essa IPA de maracujá é muito boa. Preço dela muito bom aqui na minha cidade, paguei 4.50 na latinha. Mais barato que Heineken, inclusive tá com um preço absurdo. 6 reais a long neck em alguns mercados.
Cerveja gostosa da Baden é a 1999
Estilo ESB ... Bastante honesta!!! Saude
Era neh? Infelizmente virou rótulo sazonal da marca. Saiu de linha! Triste... Grande abraço. Saúde!!
Bleed, concordo plenamente contigo. A Wit e a IPA estão artificiais demais. A Golden mudou bem, ficou bem mais límpida e perdeu muito em sensação de boca (principalmente corpo). Adorava esse rótulo há bons anos atrás. Recentemente provei e também achei que trás uma certa artificialidade que me incomodou. As melhores eram de fato a 1999, a Stout, a Bock e a Red Ale. Não fazem parte mais do portfólio pelo business. São estilos que giram pouco e não conseguem brigar por espaço em tanque e linha de produção em uma operação grande.
Ainda são uma ótima proposta de entrada para pescar bebedores iniciantes. Abraço!
Cara, ótima "resenha" dos estilos apresentados. Com honestidade e propriedade de quem entende do que está falando.
E quanto a tradicional Baden Baden Weiss? Ela também saiu de linha?
Das cervejas de trigo nacionais, era minha favorita. Agora, não sinto mais tanto prazer em comprar um rótulo desse estilo para poder apreciar em casa. Estou tentando chegar numa receita caseira que me agrade, pois as tradicionais de mercado estão todas remetendo a Tutti-fruti e isso eu já consigo em casa. Tenho saudades daquele aroma (e sabor) de cravo e banana que ela proporcionava.
Muito obrigado pelas palavras, cervejeiro. Fico feliz que curtiu o vídeo!! Sobre a Baden Weiss, pelo que entendi ela saiu de linha em termos de produtos envasados, sim. Pelo que entendi ela só estará disponível agora em barril, de forma sazonal e no bar da BadenBaden em Campos. Nos mercados acho que não iremos mais acha-la. Uma pena. Muitas cervejas boas da baden não serão mais encontradas no mercado. Pelo que entendi, só essas do vídeo que ficarão mesmo. Grande abraço. Saúde!
Obrigada pela aula. 😉🍻
Eu gosto muito de cerveja e tenho adotado tomar um cerveja um pouco mais encorpada
Oque você acha sobre as Black Princess
Amigo... aquela Baden Baden Weiss cravo e banana era sensacional. Hoje, qual a marca que posso encontrar mais parecida?
Quando comprei a Baden cristal foi amor a primeira vista na límpides e leveza lembra muito a velha e antiga Kaiser🍺 ❤
Baden Baden Red Ale foi a primeira Cerveja "artesanal" que tomei, lembro que não conhecia nada e foi difícil terminar a garrafa, era muito forte! Hehehe... Semana passada revisitei a IPA, agora em lata, e realmente o dulçor e o maracujá artificial incomoda muito... Eu ia pegar a Witbier, mas quando li que eles usam extrato eu desisti de pegar (não vamos estragar a boa lembrança que eu tinha dela... Kkkkkkkk) . Mas estas cervejas são uma ótima porta de entrada e tem um lugar especial em nossos corações! Saúde!!!
Vim.até aqui para saber da sua opinião antes de comprar, já q agora é possível enontrar no mercado a preço de banana, o que me pensar se a qualidade talvez tenha diminuido
Simplesmente o melhor Juiz e sommelier de cervejas do Brasil ... Parabens pelo trabalho 👏👏👏 sou seu fã
Baden Baden IP tem o sabor da lembrança boa de começar à experimentar IPA, mas hj em dia o dulçor e a falta de sabor de lúpulo acaba não sendo mais uma experiência boa!! hehehehe... mas vale pela lembrança afetiva. Excelente review, como sempre!
Valeuuuu, Romulo!! Grande abraço. Saúde!!
Witbier antiga do rótulo azul claro, meados de 2015, era muito melhor que a atual... na minha opinião. A Golden eu ainda não bebi dessas novas, mas a antiga era minha paixão.
Ao lado da Colorado, a Baden Baden fez parte da minha inserção nesse universo cervejeiro. Gostava muito dessa Golden, mas mudou a qualidade ! Parabéns pelo trampo Xará!
Uma cerveja que tomei, nunca tinha tomada antes, a Black Princess, no caso a Let's Hop, minha primeira English IPA, na época achei melhor que as da Baden, poderia fazer uma análise?
Uma boa pedida. Valeu pela mensagem, Reginaldo. Grande abraço. Saúde!!
Se não me engano a Golden tb foi minha porta de entrada para o mundo de cervejas artesanais. E confesso q é a q mais gosto das 4 avaliadas.
Tamo junto nessa, Thiago! Grande abraço. Saúde!!
Mudaram bastante, a qualidade era bem melhor mesmo, a primeira que provei foi uma red Ale que era muito boa.
Só encontro esses 4 rótulos, a Bock, a stout, a de chocolate e a red Ale valiam muito a pena.
1999, bock, stout e red ale eram as melhores (na minha opinião) e todas saíram de linha... infelizmente. Uma pena, mas faz parte. Graças a Ninkasi, boas opções cervejeiras não faltam no mercado. Grande abraço. Saúde!!
Sao somente esse 4 rotulos sendo produzidos atualmente?
Me lembro de uma que se chamava 5 graos e a stout com chocolate tb
acho a witbier da baden muito boa, mas realmente não sente nada de coentro, mas ela é muito boa no verão
Traz a degustação de uma das cervejas da cervejaria louvada da cidade de Cuiabá aqui do meu querido Mato Grosso. Provei todos os rótulos deles, mas oq mais me chamou atenção foi o mais barato e o único que vende em long neck, que é a hop lager, o aroma pra mim é superior a própria IPA deles, muito saborosa, amargor na medida, desce seco e bom drinkability, e o melhor de tudo é que aquela na minha cidade ela está pelo mesmo valor que a long neck de heineken nos supermercados (R$ 7,50), tenho tomado com frequência.
Estou entrando no mundo artesanal das cervejas e a Baden Baden IPA com maracujá foi umas das minhas primeiras artesanais. Eu particularmente gosto dela. Gosto de cervejas com gosto de frutas mesmo. hahahah
Melhor cerveja,junto com a Antartica ❤️❤️❤️❤️❤️❤️,So falta eu experimentar a frutas vermelhas
Sinto falta da Weiss! Nao sei se não fazem mais, mas tem anos que não encontro em lugar nenhum, nem na internet! Era uma das minhas Weiss preferidas
Acho que foi mais uma que saiu de linha. Talvez seja uma exclusividade do Bar em Campos do JOrdão agora... uma pena. Grande abraço. Saúde!!
Cheguei aqui procurando ela pra ver se achava. Era a minha cerveja favorita =(
São artesanais ? A Baden Baden cristal é Boa?
Nossa, sobre a Witbier eu concordo plenamente com você... eu achei bem artificial na primeira vez que tomei (nem quis tomar muitas outras vezes) achei até um pouco parecida com aquele sucão concentrado de laranja/frutas cítricas. A Cristal e Golden também gosto bastante!
Exatamente, lembra um tanjal!! hahahaha. Mas tem gente que curte, então tá tudo certo. Grande abraço. Saúde!!
Eu comecei com a Baden e com a Therezópolis, a IPA da Baden nunca me agradou mas a cristal é redonda, a Therezópolis foi a grande responsável por iniciar minha paixão, até hoje ainda curto a witbier deles e a Gold é muito boa também, a IPA mudaram a fórmula e ficou boa, um abraço.
Valeu pela mensagem, Claudio! Concordo que a Cristal ainda é bem gostosa. Grande abraço. Saúde!!
Poxa xará, fiquei até triste com a notícia, a 1999 era minha favorita da Baden Baden! Não tenho acompanhado o mercado aí mas esperava voltar e poder beber dela ainda, inaceitável tirar essa cerveja da linha...
Não sei se saiu de vez, mas que saiu de linha saiu. Acredito que vire exclusividade do bar em Campos ou rótulo sazonal da marca... realmente uma pena. Era minha favorita deles! Grande abraço. Saúde!!
Ótimo vídeo Bleed! Sobre essa IPA de maracujá, nunca consegui encontrar maracujá nela rsrs, passou longe! Mas tbm gosto bastante da Baden Baden alguns estilos! Não curto esses aromas artificiais, existem muitos extratos bons, q se bem usados nem se percebe que é extrato! Mas é isso aí, saúde! Abraço.
Simmmm, inclusive os Belgas utilizam muitos extratos e ninguém critica negativamente. De toda forma, pra ficar bom (como nas cervejas belgas que levam extrato) tem que usar o extrato certo e da forma correta neh? E, com todo respeito, a Baden não está mandando bem nesse sentido não... acho muuuuito sabor de Tanjal nessas brejas. Grande abraço. Saúde!!
Caí de "PARA-QUEDAS" nesse vídeo ja estou inscrito. Muito bom suas análises
A 1999 não encontra nem em Campos do Jordão? Iremos mês que vem e tava querendo tomar ela... essas chegam em SP e sigo mais ou menos com a sua opiniao sobre elas
Mas vou aproveitar a ida para lá e tentar ir na Cerveja Campos do Jordão, Gard e Caras de Malte
Acredito que em Campos deve rolar sim. Mas no mercado (cervejas envasdas) realmente elas não existem mais, infelizmente. Grande abraço. Saúde!
Aqui em Campos tem uma pousada que está produzindo sua própria cerveja, o nome da pousada é Caminho das Pedras e a cerveja é Vivah.
Conheço o lugar e acho fantáaaastico!! O cervejeiro de lá é gente finíssima!! Assino embaixo, Alex. Grande abraço. Saúde!
Na verdade, em relação a custo/benefício, acredito que as cervejas da Baden Baden atende, e muito o mercado nacional. Eu particularmente, não sou muito das cervejas deles (gosto muito da Stout, red ale e 1999 que tiraram de circulação), mas para quem está começando a experimentar cervejas artesanais, atende e muito. Uma latinha de 350 ml, eu encontro nos mercados aqui da Grande São Paulo, por menos de R$ 3,00.
As vezes até me arrisco tomar uma ou outra, e sem qualquer constrangimento.
Abraços
As minhas favoritas eram essas também: 1999, bock, stout e red ale... mas infelizmente foram exatamente os rótulos escolhidos pela marca pra saírem de linha... De todo modo, fica o carinho por tudo que eles já fizeram e representaram na cena cervejeira do BRasil. Grande abraço. Saúde!!
As minhas preferidas eram a 1999 e a 5 grãos, pena que pararam de fabricar
Concordo que a wit é artificial, mas sempre acho ele com preços incríveis aqui no Sam's Club a última comprei 2 caixa por 5,99. Agora a Golden eu achei muito exagerada na canela, não a recomendo. Mais um vídeo show parabéns
Gosto da Cristal e da Golden, as demais não são ruins, mas fogem muito das características dos seus estilos.
Showwww!!!
Baden ipa muito maracujá!!!!
Witbier excesso de citrico tbm!!!!!
Há uns 2 meses que noto que a IPA está com sabor diferente. Houve um lote que consumi que houve erro na fabricação, eu entrei em contato, trocaram os produtos, mas não senti tanta diferença no novo lote.
Mas acho que eles diminuíram o sabor do maracujá na nova fabricação.
Venho dizer que cerveja deliciosa,
Vcs tem que ter uma fábrica em cada cidade dó Brasil, cv's estão de parabéns
Qual foi a primeira artesanal que tomou?
Paulaner Weiss, servida na pressão (barril) em Campos do Jordão, em 2005. Quando a experiência marca a gente nunca mais esquece. hehehehe. Grande abraço. Saúde!!
Ribeirão Preto sp na audiência
Ooo saudade dessa terra maravilhosa!! Ribeirão é bom demais!! Grande abraço. Saúde!!
A primeira vez que tomei esta wite bier eu disse que estava muito artificial, me lembra uma bala.
Parabéns pelo vídeo.
Não sei se é pela cerveja ou pela memória, mas antigamente várias deles me agradavam: 1999, red Ale, 5 grãos, stout, Bock, celebration. Gostava de todas. É uma pena que não estejam mais no portifólio da empresa...
Postei sobre a Golden, anteontem, no grupo Cerveja Artesanal no Facebook. Que ela mudou, ahh isso mudou e pra pior...
A Witbier concordo plenamente contigo, está ruim...nem dá pra comparar com a Hoegaarden.
Só a Cristal e a IPA....no meu gosto
A Lagunitas é top demais!!!!
Lagunitas é imbatível quando o assunto é IPA custo benefício né? Assino embaixo!! Grande abraço. Saúde!!
DOUTOR BREJA...
BEM QUE VOCÊ PODERIA FAZER UM VIDEO, PARA QUEM QUER COMEÇAR A TOMAR IPA TIPO ASSIM, INTRODUZINDO AS IPA
Igual fez sobre as cervejas artesanais
Boa pedida, Erick.!! Vou pensar em algo do tipo. Grande abraço. Saúde!!
Muito bom Bleed! Eu e minha esposa gostamos muito da Golden, mas somos muito fãs de canela, o que para alguns pode ser até um empecilho. Mas confesso que é a única da Baden que consumimos. Vamos dar mais uma chance para a Cristal dps desse vídeo.
Obg Irmão! TMJ
Showww! Valeu pela mensagem, Allan. Grande abraço. Saúde!!
O Bleed foi muito educado com a Wit! Não tem nem como sentir coentro, só o aroma artificial de laranja! Horrível e não é wit!
Esse gosto artificial de laranja tem na , Cacilds, Na Colorado Ribeirão ( que diz ter casca de laranja) , Skol puro malte e Bohemia, já senti o mesmo gosto nessas, sabor bem artificial puxado pra laranja com maracujá e oque seria aceitável é só na ribeirão que na lista é menos pior
@@SAM098. boêmia e ribeirão são ótimas e Boêmia não tem cheiro de laranja não é sim de manga verde .....
@@thiagoleite3421 eu odeio manga, se lembrasse manhã eu não tomava mais kkk, fato é que caiu muito a qualidade
@@SAM098. exagero por sua parte sendo que ela se refez a tempos atrás
@@SAM098. pera aí vc tá falando da bela rosa ou da boêmia comum ????
Faz um vídeo com as cervejas da cervejaria campinas vai ser top
Opa!! Entrou um vídeo da IPA Zero deles agorinha mesmo. Aproveite! Grande abraço. Saúde!
Já experimentou as Cervejas Leopoldina?
Show Bled.
Aprendi esses sobre estilos
Traga um vídeo sobre a Colorado Vixnu (Imperial IPA)
caraaaa, bastante gente pedindo... mas infelizmente não tenho mais achado aqui na minha cidade... uma pena. Quando achar vou trazer sim! Grande abraço. Saúde!!
Estava fora do Brasil... Nao tinha tomado a Baden após a venda.
Que tragédia!
Mudou demais!!!
Não compro nunca mais, nada a ver com as cervejas que eu tanto amava e fazia propaganda fora do Brasil como a melhor cerveja nacional.
Realmente a Lagunitas é muito boa e tem um ótimo custo benefício!
Também fui inserido no mundo das cervejas especiais pela Baden Baden. Entrei direto com a IPA deles kkkk...
Obs: Tomei uma latinha de IPA 350 ml nesse final de semana, paguei R$ 3,99.
Mas, pessoalmente, a Tupiniquin e Roleta Russa são melhores e tem custo semelhante aonde moro.
Assino embaixo. Por aqui acho que o custo benefício de uma Tupiniquim ou Roleta Russa hoje em dia acaba sendo melhor também. Grande abraço. Saúde!!
Mudaram? Sim. E acho que pegou leve com a golden, e principalmente com a wit, que está desequilibrada.
Mas o pior foi o que fizeram com a Red Ale e a 1999, as duas melhores, desde o começo.
Essa cervejaria e muito boaaaaaa pena que não acho mais aqui perto de casa nos mercado a cerveja de chocolate bom de mais
Mano, nego é tão louco que o cara precisa pedir para os caras não matarem ele porque ele por ter uma opinião divergente...
Excelente review, Dr!
Infelizmente hoje tem muita gente que não consegue concordar em discordar... então tive que pedir, hehehe. Valeu, Fabio! Grande abraço. Saúde!
Bleed, fale sobre as Patagônias
Mais um show amigo! Cara a favorita pra mim é aquela que eu mesmo faço kkkk Abraços.
Boaaaa! Grande abraço. Saúde!!
Gosto da Baden Baden,minha preferida era a Red Ale, só me tira uma dúvida: Qual era a música da Porn beer desse vídeo?
Fala Marco, é uma música da biblioteca do próprio UA-cam para os criadores. Grande abraço. Saúde!!
Outro rótulo que nunca mais achei foi a Bock... Era muito boa tbm!
Beeeem lembrado!! Era bem massa mesmo! Boa breja. Assino embaixo. Grande abraço. Saúde!!
É isso aí, avaliação técnica é diferente de gosto pessoal. Por ex, o meu gosto é sempre o contrário da maioria das suas avaliações kkkkkkkk
E é isso mesmo, cada vai no que mais agrada. Ainda bem! Assim teremos sempre cervejas para todos os paladares.
Tenho 55anos sou seu fa valeu Araçatuba sp capital do paramotor voti vei 😎🇧🇷💯
A wit é até " bebivel " e um suco de laranja, nem se compara com uma wit artesanal...... A ipa está gostosa, mas fico na mesma opinião, acho que usam extrato de fruta algo assim, que com ctz deve ser mais barato que um lúpulo bom......
Eu vou ser bem honesto, uma Dama Tupi ou uma fortíssima e deliciosa Coruja que agradam muito os consumidores mais avançados de cerveja artezanal também me agradam muito. Mas também devo admitir que essa IPA com Maracujá da Baden Baden também me agrada, gosto é gosto 😁
É isso aí. Gosto é gosto e podemos concordar em discordar. O importante é não deixa de amar as cervejas. Grande abraço. Saúde!!
Dessas a que mais me agrada é a de Canela com frutas vermelhas!
Faz a degustação da Trooper do Iron Maiden versão BR e gringa
Eu gosto da baden baden, tomei uma vez uma de chocolate deles, mas não vi mais esse rótulo a venda aqui na minha cidade.
Acho que a Baden Chocolate foi uma das que saiu de linha... Grande abraço. Saúde!!
Cara, essa wit é literalmente extrato de laranja artificial com água tônica. Péssimo.
Esse suco de maracujá na IPA nao seria para baratear? É muito mais fácil trazer essas características enchendo de maracujá/xarope do que com lúpulos americanos.
É uma possibilidade sim. Mas afirmar isso eu não posso, pois não trabalho lá. As vezes extratos também são bem caros. Grande abraço. Saúde!!
A única coisa boa quando uma grande empresa adquire uma marca, é o fator distribuição. A Colorado por exemplo, era dificílima de encontrar aqui no Nordeste, depois que a AmBev comprou encontro ela facilmente...
Assino embaixo. Ótimo ponto, José!! Grande abraço. Saúde!!
@@DoutorBreja SEMPRE!!!
Faz um da Baden Peach 🙏
Até que enfim vi alguém que não curte essa Baden Baden Wit, pra mim é tão artificial que me remete a sabão em pó
Hoje realmente ela esta horrível, e muito artificial, mas anos atrás ela era muito boa, a receita original da Badem nao era artificial igual esta agora, essa marcar depois que a Heineken comprou acabou, é tudo artificial e industrial, nao tem mais nada de artesanal nelas.
A cristal é Boa Baden Baden ? Tem no mercado aqui !!!
Cara, não diria que tem um bom custo benefício, pois pelo menos onde eu moro ela não é uma breja tão barata. Mas ela é gostosa sim. Dependendo do preço pode valer a pena. Grande abraço. Saúde!
@@DoutorBreja ela é artesanal amigo ? Qual você considera melhor ela ou a colorado ?
@@PedroLucas-vg4iq Essa é mais uma cervejaria que começou como artesanal, mas hoje já não considero mais artesanal por fazer parte de um grande grupo, no caso o grupo Heineken. Sobre a pergunta, eh uma questão de gosto mesmo… entre as duas eu prefiro a Colorado. Grande abraço, saúde!
@@DoutorBreja - obrigado !!!!
A witbeer da Baden Baden realmente parece bem forte, mas eu amei.
a melhor
Tão longe de serem cervejas referências em seus respectivos estilos, principalmente a Wit e a IPA, como mostrado ai no vídeo, mas, são boas cervejas pra iniciantes no mundo das cervejas artesanais.
Até mesmo pra quem já conhece, já bebe artesanais a bastante tempo, vale a pena uma baden baden dessa de vez em quando, principalmente quando naquele precinho bom, em promoção. Uma que gosto bastante é a Weiss.
Agora Bled, falando em IPA com maracuja, você ai diz não ser muito fã, essa da baden baden é meio artificial realmente mas, já provou a MaracujIPA ? Uma IPA com maracujá da cervejaria 2 cabeça... Muito boa, maracujá bem inserido e com cara de IPA realmente, diferente dessa baden....
Saude!
Opa! Já provei sim e realmente a MaracujIPA é bem melhor. Gosto da 2cabeças. Muito bem lembrado! Grande abraço. Saúde!!
1999, Red Ale e a 5 grãos fazem muita falta!!!
"É uma cerveja que faz lembrar da juventude" Lhe entendo bem meu caro, bebi muito dela a muito tempo atrás. Não era tão fácil encontrar, comprava de dúzia já.
Pena que saiu de linha a 1999, ótima cerveja.
Gostava muito daquela Doppelbock deles, celebration eu acredito, rótulo tinha umas estrelas azuis.
Heineken tá tirando de linha as melhores de suas marcas, na Eisenbahn já se foi a Weizenbock, a 5 :/
Eu tb adorava a 1999...É uma pena...infelizmente aconteceu com a Baden o mesmo que aconteceu com a Eisenbahn...a dunkel deixar saudades...
Nem me fala, as minhas preferidas da Baden sairam de linha. Minhas preferidas da Eisenbahn sairam de linha. Acho que vou mandar meu currículo lá e chegar invertendo tudo que fizeram hahahahaha. Grande abraço. Saúde!!
Minha cerveja prédileta da Atualidade é a Baden Baden
Golden !!!
Essa Ipa é uma tragédia, muito artficiaĺ, mas compro pelo custo-benefício...
Concordo, está muito artificial, não compro mais, desce parecendo um gatinho...
custo beneficio pra mim é a Terezopolis Jade, mas é uma ipa classica (escola inglesa) e não americana com a baden baden tenta se passar.
Comecei com Baden Baden e Colorado...respeito a galera que gosta, mas nunca mais comprei nenhuma. Apareceram outras cevas melhores no meio do caminho.
Até hoje a melhor cerveja que tomei foi a baden baden de laranja
Bleed, acho que essa adição de ingredientes que "potencializam" (ou artificializam) os estilos são mais pra conectar as cervejas artesanais com o grande público, trazer aquela sensação de "esse estilo é desse jeito" e mostrar a diferença de uma cerveja de massa pra cerveja artesanal. Talvez fique um pouco caricato, mas quem ainda não tá tão ligado nesse universo acaba sentindo essa diferença e, por consequência, vai buscando mais e experimentando coisas diferentes
É um bom ponto, Alcides. Mas eu não acho que isso seja positivo, pois muita gente não gosta dessa artificialidade e aí vai ficar com má impressão das cervejas artesanais. Esse é meu medo... massss... espero que no final das contas ajude mais do que atrapalhe. Grande abraço. Saúde!!
@@DoutorBreja Eu concordo contigo, não sou fã dessa abordagem, mas é a estratégia da empresa. Aí fica a cargo do cliente escolher o que acha melhor. Forte braço, meu amigo
Tomei a Wit e estranhei também, senti um gosto artificial...a IPA gostei só achei ela muito caramelada, mas uma que mudou...
Eu acho que mudou. Eu curtia a cerveja com canela, mas agora já estou achando exagerado. A IPA com maracujá achei muito pior, sem amargor e muito artificial
Honestamente, nenhum desses rótulos me agrada, principalmente a IPA. Ela é bem enjoativaa, e pra quem gosta do estilo e toma com bastante frequência, como é meu caso, não acha interessante esse rótulo. A 1999 da Baden Baden era a fodona da cervejaria hehe. A Red Ale é uma cerveja muito boa também, mas a 1999 era especial! Um abraço Bleed, saúde!
Valeuuuu, Andre! Grande abraço. Saúde!!
A Wit infelizmente tem o cheiro idêntico ao protetor solar australian gold :( desde que percebi isso não consegui mais tomar ela
hahahahahaha essa ainda não tinha ouvido! Vou tentar achar um desse pra cheirar na farmácia. Grande abraço. Saúde!!
Comprei a witbier apenas uma vez e na minha opinião não achei boa. Não vale a pena. Aliás não compraria de novo mesmo em promoção.
Nunca bebi dessa cerveja,mas a servi várias vezes
Grandes empresas não querem trabalho. Querem apenas o lucro rápido. Tiram qualidade do mercado é oferecem o mais do mesmo. Entre a linha mais acessível produzem a mesma cerveja e fazem o engarrafamento em rótulos diferentes e vendem aos trouxas com diferentes preços.
Oloco, fruta em cerveja norte americana é legal demais. Não concordo que lúpulo seria mais interessante, acho que no caso da baden baden esta mal inserido, porém a liberdade criativa ta ai. Um cervejeiro com uma boa mão é capaz de tirar resultados incríveis de frutas em conjunto com o lúpulo.
Tranquilo. Podemos concordar em discordar, João. Eu adoro frutas em cervejas, mas em estilos em que o frutado dos lúpulos e da fermentação já são destaques, eu acredito que a adição de frutas mais confunde/atrapalha do que agrega. Mas é aquilo... só minha opinião e o bom é que tem cervejas pra todos os gostos atualmente. heheheh. Grande abraço. Saúde!!
@@DoutorBreja entendo, acho que não existe ponto certo ou errado, até pq a experiência sensorial é algo extremamente relativo, mas enfim, já tive várias experiências sensacionais com frutas, tanto na produção caseira quanto em cervejas comerciais. Sei que é um rótulo clichê, mas não deixa de ser um exemplar incrível para esse exemplo, que é a cacau ipa da bodebrown. Não vejo como reproduzir aquele resultado sensorial de outra forma. Agora imagina as inúmeras possibilidade que deixamos passar devido a um certo preciosismo com um insumo.
Orra, aqui no Paraná chega super cansada, super oxidada e sem sabor, bem diferente do que tá na sua avaliação
Carambaaaa, que pena. Achei que a logística deles estava melhor. Valeu a mensagem, Alex. Grande abraço. Saúde!!
Abraço
Consumia e parei de consumir, tem rótulos melhores atualmente. Na época gostava da Golden e da 1999.
A 1999 deixou saudades em muita gente pelo que observo. hehehehe. Grande abraço. Saúde!!
Essa IPA também é muito ruim! Tudo é IPA agora! Até fruit beer com IBU de 33!
hahahahaha tá ficando complicado mesmo. Grande abraço. Saúde!!