Lembro que quando criança sonhava com a vida adulta e meus pais falando que era horrível e blá, cheguei na adolescência e o que eu mais queira era a vida adulta. E hoje digo, eu amo ser adulto, mesmo com todos os problemas, mesmo tendo dias que eu acho que não vou dar conta, ainda assim eu amo. E para mim é mais fácil lidar com os problemas de ser adulto do que lidar com minha família tóxica e abusiva, com meus traumas de infância.
A vida é muito louca né?! Tenho 24 anos e ainda me vejo fantasiando e terceirizando muita das minhas responsabilidades... Além disso venho sofrendo crises de ansiedade por não estar sabendo encarar isso tudo. Só Deus e muita terapia nessa causa mesmo.
Que vídeo maravilhoso Fred, tenho meus 28 anos e é isso mesmo, fiquei esse tempo todo esperando a fada madrinha pra correr atrás das coisas que sonhei, depois de terapia aprendi isso que só eu posso fazer, mas sempre soube que era imatura e relutei muito contra a vida adulta . Abraço, seus vídeos são maravilhosos!! 👏👏
Excelente vídeo! Tenho 26 e estou morando sozinha e me sinto exatamente assim, que não tem pra onde correr e que se eu não fizer as coisas ninguém vai fazer, que eu tenho que me organizar e me impor na vida profissional e continuar, superar, mesmo que eu não entenda. Me virar mesmo tendo medo ou não sabendo lidar. Obrigada!
Perfeito! Você é demais! O que mais assusta é vc estar com 26 anos e a sua família ficar te "lembrando" que os 30 está chegando. Meus pais nunca me deram nenhum tipo de suporte (emocional e educacional) e hoje cobram a minha prosperidade a ferro e fogo. "Vai sair quando de casa?" "Você ainda nem tem carro" etc .... Difícil. Vejo que a minha família desempenha o papel de forma errada. Mas, cá estou eu: um adulto. O jeito é aceitar a falta de apoio e encarar a realidade. Esse malabarismo de emoções e cobrança é tenso. Pelo vídeo, vejo que estou na fase do cinismo. Ficar apático à vida não resolve nada.
Quando eu morava com meus país e tinha feito 18 anos, eles já me cobravam não vai sair de casa? Vc já está morando aqui de favor, fez maior idade é caçar seu rumo. Tchau!
Tenho 51, moro sozinha desde os 32, pago minhas contas, tenho um trabalho estável caminhando para a aposentadoria. Infelizmente partes de mim não cresceram, às vezes tenho comportamento infantil e fico insegura, pedindo opinião dos amigos e da minha mãe. Isso só pode ser um problema. Acho que preciso de terapia
O problema é que a vida é muito curta. Quando ficamos mais idosos é que temos uma melhor compreensão e clareza das coisas, mas e aí? Serve pra quê se já está tudo acabando, e não temos mais energia e saúde pra fazer o que queremos? Fazemos tudo cedo, aos 20, 30, corrido, porque a vida é curta e não queremos perder tempo, mas estamos despreparados pra várias coisas, a não ser que tenhamos uma educação dos pais impecável, e outras boas influências, e isso é raro.
Exato, Fred, chega um ponto que a ficha cai... Ou deveria cair... vamos estar sozinhos em nossas decisões, na busca da realizaçao dos nossos projetos, na execução de pequenas e grandes coisas e tendo que nos sustentar nos nossos posicionamentos, sem aquele respaldo e presença dos nossos pais que até então eram tão reconfortantes. Me dei conta disso tudo quando saí da casa dos meus pais pra casar... Que baque! É... crescer (internamente) dói, mas ao mesmo tempo é libertador. Bjs e obrigada por mais esse vídeo!
Meu maior desafio é que eu sempre me senti muito atrasada no meu desenvolvimento. Aos 7 anos larguei a mamadeira, aos 13 ainda brincava de boneca, só saí de casa aos 25 anos para estudar fora e vivi com essa idade o que deveria ter vivido aos 18-22 anos. Hoje com 37 anos, sou casada e tenho vontade de ir pra barzinhos, socializar, viajar.... vontade NENHUMA de ter filhos. Me sinto pouco preparada pra vida. A chegada física da idade me incomoda MUITO! Me sentir cansada mais cedo, não aguentar bebida, rugas, cabelo branco... Também a dificuldade de fazer amizades na fase pós estudantil também é muito difícil, já que com colegas de trabalho não é a mesma coisa...
Acredito que a idade 22-25 ainda é relativamente a mesma.. muda a partir disso...na minha percepção. Talvez para mulheres seja diferente. Quanto a sair pare shows e bares é um direito seu.
Sair da dependência da criança para interdependência do adulto. Estamos sempre imersos numa rede de relações e ser adulto é ser mais colaborativo a meu ver.🤝
Tenho 19 anos e estou fazendo graduação em uma federal, tempo integral. Minha família é apenas eu, minha mãe e minha irmã de 10 anos. Sinto me num dilema de me dedicar inteiramente a faculdade e deixar somente minha mãe sustentando a casa, me vejo em conflito e agora percebo que talvez tenha que trocar de curso, por um que não era exatamente meu sonho, para poder trabalhar também e não deixar somente o peso para minha mãe. Aberto a conversas!
Olá. Você já procurou a assistência estudantil da universidade? Imagino que todas as federais tenham. A bolsa não é alta, mas pode ser a diferença entre conseguir se manter ou não no curso.
Exponha esse seu sentimento pra sua mãe, converse com ela sobre, pergunte como ela se sente. Eu como mãe garanto que isso vai te ajudar. Tudo oq uma mãe quer é ver os filhos felizes e realizados.
Eu penso que você deve terminar o curso dos seus sonhos. Entendo que você quer ajudar sua mãe, porém, não está tão fácil assim conseguir um emprego, sua vida vai ficar mais difícil somada a frustração de você não estar fazendo o que você gostaria.
O seu dever é estudar pois se não fizer isso não vai conseguir tirar o peso de sua mãe, apenas dividir. Minha mãe estudou muito e pode cuidar da minha vó como cuida de uma uma rainha. Estude muito e ofereça o mundo para a sua mãe.
Só acharia uma decisão dessas razoável se a situação na sua casa estivesse MUITO insustentável. Por exemplo, sua mãe doente, ou desempregada, sem condições de seguir mantendo o básico para a sobrevivência de vcs. Do contrário, acho que o tempo de uma graduação passa mais rapidamente do que supomos quando somos muito jovens. Logo vc estará formado e com condições de encontrar um bom trabalho. Além do mais, nada garante que uma mudança de curso seja suficiente para te dar alguma oportunidade de trabalho no curto prazo. Você talvez acabasse largando a faculdade e se limitando a empregos medianos, sem muita perspectiva de melhorar sua posição profissional. Do contrário, um curso numa federal, ainda mais sendo integral, deve te proporcionar uma formação muito boa que vai te abrir algumas portas interessantes logo mais. Acho que vcs podem ver como estão as finanças, fazer economias, essas coisas. E talvez vc consiga algum estágio, assistência ou mesmo bico para ajudar, se for muito necessário. Acho que a gente tende a dramatizar demais certas coisas nessa etapa da vida, eu mesma fiz muito isso. Quando na verdade 4 anos passam com certa rapidez, ou então quando na verdade sua mãe ainda está em condições de fazer o que faz pelos próprios filhos.
Há muito tempo que não comentava aqui no canal!! Adoro os seus vídeos! Sou jovem adulta, estou com 19 anos e estou a passar por tudo isso, soa muito familiar tudo o que vc disse nesse vídeo. Está a ser complicado e é ainda mais assustador ver que na verdade mesmo os adultos mais velhos do que eu, aqueles que eu pensava que estavam sempre "acima de mim", a quem eu podia recorrer, são muitas vezes imaturos emocionalmente e por vezes agem de forma mais imatura do que eu em determinadas situações. Estou na faculdade a estudar Psicologia e adoro ver que há pessoas com vocação genuína como vc, Fred, porque alguns não têm essa vocação... Beijo de Portugal 💕
Adorei este vídeo. É verdade…. A vida adulta é muito complexa porque existem muitas variáveis que não são previsíveis e também estão totalmente fora do nosso controle, comrelação à relacionamentos- demorei pra perceber isso é quando a ficha caiu a sensação foi de que não consegui construir o que eu queria…. Há muito que aprender. Obrigada
Fred,creio que este tema foi focado na geração atual, e tb, nas condições sócio econômicas da família. Acho incrível criança ser criança e não pularmos fases da vida mas a nossa cultura em "proteger, não mostrar" o mundo real e não darmos responsabilidade alguma desde cedo, viramos este adulto sem ferramentas para lidar com a vida adulta.
Tenho 21 anos, as vezes acho que sou maduro, daí do nada percebo que não, vivo criando e imaginando fantasias pra ser mais suportável, só que isso me atrapalha demais, inclusive nas relações! Terapia em falta aqui, obrigado pelo conteúdo.
Ai como eu simplesmente odeio esse começo de ser "adulta" e principalmente escutar a frase direto "você já tem 18 anos " como se fosse me tornar responsavel, indepente etc num passe de mágica E escutar isso o tempo todo fosse me ajudar..
Nossa, às vezes é frustante estar adulto por idade e descubrir assuntos, informações e perspectivas que nunca tivemos antes. Não digo que eu me considerava conhecedor de tudo, pelo contrário, depois que estudamos muitos, fazemos uma faculdade, pós etc., atingimos idade e passamos por diversos problemas na vida, naturalmente a gente vê que sabe muito pouco e que nunca saberemos muito sobre a ciência ou mesmo a vida. E como se saber pouco já não fosse frustante, me vem um Fred da vida e fala mais coisas que fiquei surpreendido como nunca enxerguei nesta perspectiva e suas informações foram muito enriquecedoras para esta minha fase de vida, ainda mais quando estamos passando por mais um problema na vida. Muito obrigado por compartilhar seus estudos e conhecimento. Esperamos que haja mais profissionais de diversas áreas que torne o conhecimento mais democrático e acessível a fim de que um dia as guerras internas das pessoas se findem. Meus parabéns a todos os profissionais que se engajam neste propósito e em outros que pornventurar eu não conheça, já que nunca saberemos de tudo nesta vida.
Não me identifiquei com nada disso. Acredito que porque seja de outra geração. Nasci no início da década de 1960. Não lembro de meus amigos também terem passado por essas situações. Acho que nossas ambições, cobranças, exigências eram bem menores.
Eu tenho 43 anos, não sou adulta e nunca fui. E não acho isso uma coisa ruim, um defeito, não acho. Eu assisto desenhos animados até hoje, adoro. Moro sozinha,tenho minhas responsabilidades, pago contas, como todo mundo, mas não deixei morrer minha criança interior. Eu não sou uma adulta chata e amargurada. Não consigo de jeito nenhum gostar de coisas que a maioria dos adultos adora, por exemplo, vinho seco, cerveja, bebidas alcoólicas em geral.
Oi! Eu entendo o que está a dizer mas esse vídeo não é sobre ser um adulto chato, sem tempo para diversões e que não sonha nem ri. Esse vídeo é sobre o desenvolvimento da maturidade emocional e como ser o nosso próprio ajudante, resolver os nossos problemas sem esperar que alguém nos venha salvar. Vc tem todo o direto a ver desenhos animados (eu tbm gosto), tem todo o direito a não querer beber bebidas alcoólicas (que eu tbm não gosto) e faz muito bem em não ser chata nem amargurada!
Acho que você tem uma concepção errada (imatura?) do que seja "ser adulto". Ser adulto não é ser amargurado nem matar a criança interior. Muito menos ser alcoólatra. Tem a ver com autorresponsabilidade, certo autoconhecimento, proatividade, interdependência. Eu tenho 35 anos, já fiz doutorado, banco a casa sozinha e ao mesmo tempo jogo videogame todo dia, adoro desenho e faço brincadeiras bobas o tempo todo. Mas não digo que sou criança nem desejo ser criança. Ser imaturo é péssimo para nós mesmos e nossas relações. Crianças não sabem resolver impasses, não sabem se impor em situações difíceis, não têm muita capacidade analítica, não sabem muito bem reconhecer nem gerenciar suas emoções. Crianças num mundo adulto são um desastre. O que não tem a ver com matar a criança anterior: a criança anterior (assim como o adolescente interior) tem que existir junto ao adulto, senão a coisa fica um tanto disfuncional.
Essa jeito de criar, eu vou gradativamente aumentando as responsabilidades. No meu caso meus pais tacavam esses pesos em mim, então eu vivia sobrecsrregada mesmo quando criança.
Obrigado doutor. São tantos dilemas e incertezas que permeiam a vida adulta. Mas sem duvidas, a procrastinação pela espera de que alguem nos ampare. Desisti de duas faculdades e ambas havia cursado um ano...Toda essa frustração acumulada somada a experiencias traumaticas me estagnou. Estou em processo de me reecontrar e redefinir sonhos e metas, mas está dificil.
Cobrança até vale, mas abuso não, mas provavelmente irão acontecer, ainda tenho um certo medo do mundo real. De qualquer forma pareço um pouco despreocupado, isso pode atrapalhar. Minhas neuroses são bravas, passam rápido, mas sempre voltam.
Hoje em dia estão considerando que algumas adolescentes são maduras, sabem que querem, é certo considerar que uma garota só por querer namorar já é madura?
Fred, excelente vídeo (como sempre)! Eu fiquei pensando sobre a parte em que você fala dos jovens adultos que ficam amargurados, até porque isso acontece quando eles aceitam que não é como na cabeça deles (se todos unirem forças pra fazer algo, aquilo vai acontecer). Minha pergunta é a seguinte: e se esses jovens adultos simplesmente vivem em uma bolha em que nenhum deles consegue aceitar esse fato? Será que não faz com que uma geração de pessoas imaturas cresça e se fortaleça como um padrão de normalidade? Você vê isso acontecendo? Ou não faz sentido? Mais uma vez, excelente vídeo! Extremamente reflexivo! Parabéns pelo serviço público que você faz aqui no canal! Abraços!
Também acho. Não me identifiquei com nada; Sou da geração que nasceu no início na década de 1960. Acredito que as cobranças eram menores, talvez outras...
Lembro que quando criança sonhava com a vida adulta e meus pais falando que era horrível e blá, cheguei na adolescência e o que eu mais queira era a vida adulta. E hoje digo, eu amo ser adulto, mesmo com todos os problemas, mesmo tendo dias que eu acho que não vou dar conta, ainda assim eu amo. E para mim é mais fácil lidar com os problemas de ser adulto do que lidar com minha família tóxica e abusiva, com meus traumas de infância.
Concordoooooo
Idem
A vida é muito louca né?! Tenho 24 anos e ainda me vejo fantasiando e terceirizando muita das minhas responsabilidades... Além disso venho sofrendo crises de ansiedade por não estar sabendo encarar isso tudo. Só Deus e muita terapia nessa causa mesmo.
Que vídeo maravilhoso Fred, tenho meus 28 anos e é isso mesmo, fiquei esse tempo todo esperando a fada madrinha pra correr atrás das coisas que sonhei, depois de terapia aprendi isso que só eu posso fazer, mas sempre soube que era imatura e relutei muito contra a vida adulta . Abraço, seus vídeos são maravilhosos!! 👏👏
Excelente vídeo! Tenho 26 e estou morando sozinha e me sinto exatamente assim, que não tem pra onde correr e que se eu não fizer as coisas ninguém vai fazer, que eu tenho que me organizar e me impor na vida profissional e continuar, superar, mesmo que eu não entenda. Me virar mesmo tendo medo ou não sabendo lidar. Obrigada!
Muito bom
Que bom Lisa Simpson
Amadurecimento pra mim parece ser uma questão permanente. Já na meia idade e a luta continua...
Vdd.
Perfeito! Você é demais! O que mais assusta é vc estar com 26 anos e a sua família ficar te "lembrando" que os 30 está chegando. Meus pais nunca me deram nenhum tipo de suporte (emocional e educacional) e hoje cobram a minha prosperidade a ferro e fogo. "Vai sair quando de casa?" "Você ainda nem tem carro" etc .... Difícil. Vejo que a minha família desempenha o papel de forma errada. Mas, cá estou eu: um adulto. O jeito é aceitar a falta de apoio e encarar a realidade. Esse malabarismo de emoções e cobrança é tenso.
Pelo vídeo, vejo que estou na fase do cinismo. Ficar apático à vida não resolve nada.
Quando eu morava com meus país e tinha feito 18 anos, eles já me cobravam não vai sair de casa? Vc já está morando aqui de favor, fez maior idade é caçar seu rumo. Tchau!
Eu tenho 3.5, pago minhas contas, sou independente, tenho cabelo branco e não sou tão adulta assim 😬
Eu tenho 35 anos e ainda n sei o q fazer da vida
Você colocou um ponto na sua idade, demorei para entender do que se tratava.
@@simyao7054 Me conte como aprendeu?
Tenho 51, moro sozinha desde os 32, pago minhas contas, tenho um trabalho estável caminhando para a aposentadoria. Infelizmente partes de mim não cresceram, às vezes tenho comportamento infantil e fico insegura, pedindo opinião dos amigos e da minha mãe. Isso só pode ser um problema. Acho que preciso de terapia
O problema é que a vida é muito curta. Quando ficamos mais idosos é que temos uma melhor compreensão e clareza das coisas, mas e aí? Serve pra quê se já está tudo acabando, e não temos mais energia e saúde pra fazer o que queremos?
Fazemos tudo cedo, aos 20, 30, corrido, porque a vida é curta e não queremos perder tempo, mas estamos despreparados pra várias coisas, a não ser que tenhamos uma educação dos pais impecável, e outras boas influências, e isso é raro.
Exato, Fred, chega um ponto que a ficha cai... Ou deveria cair... vamos estar sozinhos em nossas decisões, na busca da realizaçao dos nossos projetos, na execução de pequenas e grandes coisas e tendo que nos sustentar nos nossos posicionamentos, sem aquele respaldo e presença dos nossos pais que até então eram tão reconfortantes. Me dei conta disso tudo quando saí da casa dos meus pais pra casar... Que baque! É... crescer (internamente) dói, mas ao mesmo tempo é libertador. Bjs e obrigada por mais esse vídeo!
Os traumas que tive na infância faz minha vida Adulta parecer um paraíso, a vida adulta pra mim está sendo de boa.
Meu maior desafio é que eu sempre me senti muito atrasada no meu desenvolvimento. Aos 7 anos larguei a mamadeira, aos 13 ainda brincava de boneca, só saí de casa aos 25 anos para estudar fora e vivi com essa idade o que deveria ter vivido aos 18-22 anos. Hoje com 37 anos, sou casada e tenho vontade de ir pra barzinhos, socializar, viajar.... vontade NENHUMA de ter filhos.
Me sinto pouco preparada pra vida.
A chegada física da idade me incomoda MUITO! Me sentir cansada mais cedo, não aguentar bebida, rugas, cabelo branco...
Também a dificuldade de fazer amizades na fase pós estudantil também é muito difícil, já que com colegas de trabalho não é a mesma coisa...
Acredito que a idade 22-25 ainda é relativamente a mesma.. muda a partir disso...na minha percepção. Talvez para mulheres seja diferente. Quanto a sair pare shows e bares é um direito seu.
Sair da dependência da criança para interdependência do adulto. Estamos sempre imersos numa rede de relações e ser adulto é ser mais colaborativo a meu ver.🤝
Tenho 19 anos e estou fazendo graduação em uma federal, tempo integral. Minha família é apenas eu, minha mãe e minha irmã de 10 anos. Sinto me num dilema de me dedicar inteiramente a faculdade e deixar somente minha mãe sustentando a casa, me vejo em conflito e agora percebo que talvez tenha que trocar de curso, por um que não era exatamente meu sonho, para poder trabalhar também e não deixar somente o peso para minha mãe. Aberto a conversas!
Olá. Você já procurou a assistência estudantil da universidade? Imagino que todas as federais tenham. A bolsa não é alta, mas pode ser a diferença entre conseguir se manter ou não no curso.
Exponha esse seu sentimento pra sua mãe, converse com ela sobre, pergunte como ela se sente. Eu como mãe garanto que isso vai te ajudar. Tudo oq uma mãe quer é ver os filhos felizes e realizados.
Eu penso que você deve terminar o curso dos seus sonhos. Entendo que você quer ajudar sua mãe, porém, não está tão fácil assim conseguir um emprego, sua vida vai ficar mais difícil somada a frustração de você não estar fazendo o que você gostaria.
O seu dever é estudar pois se não fizer isso não vai conseguir tirar o peso de sua mãe, apenas dividir. Minha mãe estudou muito e pode cuidar da minha vó como cuida de uma uma rainha. Estude muito e ofereça o mundo para a sua mãe.
Só acharia uma decisão dessas razoável se a situação na sua casa estivesse MUITO insustentável. Por exemplo, sua mãe doente, ou desempregada, sem condições de seguir mantendo o básico para a sobrevivência de vcs. Do contrário, acho que o tempo de uma graduação passa mais rapidamente do que supomos quando somos muito jovens. Logo vc estará formado e com condições de encontrar um bom trabalho. Além do mais, nada garante que uma mudança de curso seja suficiente para te dar alguma oportunidade de trabalho no curto prazo. Você talvez acabasse largando a faculdade e se limitando a empregos medianos, sem muita perspectiva de melhorar sua posição profissional. Do contrário, um curso numa federal, ainda mais sendo integral, deve te proporcionar uma formação muito boa que vai te abrir algumas portas interessantes logo mais.
Acho que vcs podem ver como estão as finanças, fazer economias, essas coisas. E talvez vc consiga algum estágio, assistência ou mesmo bico para ajudar, se for muito necessário. Acho que a gente tende a dramatizar demais certas coisas nessa etapa da vida, eu mesma fiz muito isso. Quando na verdade 4 anos passam com certa rapidez, ou então quando na verdade sua mãe ainda está em condições de fazer o que faz pelos próprios filhos.
Há muito tempo que não comentava aqui no canal!! Adoro os seus vídeos! Sou jovem adulta, estou com 19 anos e estou a passar por tudo isso, soa muito familiar tudo o que vc disse nesse vídeo. Está a ser complicado e é ainda mais assustador ver que na verdade mesmo os adultos mais velhos do que eu, aqueles que eu pensava que estavam sempre "acima de mim", a quem eu podia recorrer, são muitas vezes imaturos emocionalmente e por vezes agem de forma mais imatura do que eu em determinadas situações. Estou na faculdade a estudar Psicologia e adoro ver que há pessoas com vocação genuína como vc, Fred, porque alguns não têm essa vocação...
Beijo de Portugal 💕
Adorei este vídeo.
É verdade…. A vida adulta é muito complexa porque existem muitas variáveis que não são previsíveis e também estão totalmente fora do nosso controle, comrelação à relacionamentos- demorei pra perceber isso é quando a ficha caiu a sensação foi de que não consegui construir o que eu queria…. Há muito que aprender. Obrigada
Fred,creio que este tema foi focado na geração atual, e tb, nas condições sócio econômicas da família. Acho incrível criança ser criança e não pularmos fases da vida mas a nossa cultura em "proteger, não mostrar" o mundo real e não darmos responsabilidade alguma desde cedo, viramos este adulto sem ferramentas para lidar com a vida adulta.
Eu escutei uma vez esse conselho, aquilo que eu não consigo resolver é porque já estão resolvidas, só precisam ser aceitas.
Tenho 21 anos, as vezes acho que sou maduro, daí do nada percebo que não, vivo criando e imaginando fantasias pra ser mais suportável, só que isso me atrapalha demais, inclusive nas relações! Terapia em falta aqui, obrigado pelo conteúdo.
Eu não acho problemas e sim desafios - melhor coisa ter uma mente adulta!
Ai como eu simplesmente odeio esse começo de ser "adulta" e principalmente escutar a frase direto "você já tem 18 anos " como se fosse me tornar responsavel, indepente etc num passe de mágica
E escutar isso o tempo todo fosse me ajudar..
Temos que saber lidar com nossa própria vida obrigada Fred Mattos.
Nossa, às vezes é frustante estar adulto por idade e descubrir assuntos, informações e perspectivas que nunca tivemos antes. Não digo que eu me considerava conhecedor de tudo, pelo contrário, depois que estudamos muitos, fazemos uma faculdade, pós etc., atingimos idade e passamos por diversos problemas na vida, naturalmente a gente vê que sabe muito pouco e que nunca saberemos muito sobre a ciência ou mesmo a vida. E como se saber pouco já não fosse frustante, me vem um Fred da vida e fala mais coisas que fiquei surpreendido como nunca enxerguei nesta perspectiva e suas informações foram muito enriquecedoras para esta minha fase de vida, ainda mais quando estamos passando por mais um problema na vida. Muito obrigado por compartilhar seus estudos e conhecimento. Esperamos que haja mais profissionais de diversas áreas que torne o conhecimento mais democrático e acessível a fim de que um dia as guerras internas das pessoas se findem. Meus parabéns a todos os profissionais que se engajam neste propósito e em outros que pornventurar eu não conheça, já que nunca saberemos de tudo nesta vida.
Nossa é bem isso a Vida não é uma reta ela é cheia de curvas e muutas vezes nào entendemos é Dificil Ser Gente Grande Deus Abençoe Bj
Eu acho que a pessoa só é adulta depois dos 30... Antes ainda é bem novinha mesmo... Não digo em relação ao corpo mas sim em relação a mente...
Que ser humano sensacional. Bom poder te ouvir.
Fred, vídeo para a vida! Muito bom. Parabéns
Seus vídeos são ótimos! Parabébs Fred.!
Não me identifiquei com nada disso. Acredito que porque seja de outra geração. Nasci no início da década de 1960.
Não lembro de meus amigos também terem passado por essas situações.
Acho que nossas ambições, cobranças, exigências eram bem menores.
Obrigada pelos seus vídeos, gosto demais dos assuntos abordados e me ajudam a compreender algumas questões.
Eu tenho 43 anos, não sou adulta e nunca fui. E não acho isso uma coisa ruim, um defeito, não acho.
Eu assisto desenhos animados até hoje, adoro. Moro sozinha,tenho minhas responsabilidades, pago contas, como todo mundo, mas não deixei morrer minha criança interior. Eu não sou uma adulta chata e amargurada. Não consigo de jeito nenhum gostar de coisas que a maioria dos adultos adora, por exemplo, vinho seco, cerveja, bebidas alcoólicas em geral.
Oi! Eu entendo o que está a dizer mas esse vídeo não é sobre ser um adulto chato, sem tempo para diversões e que não sonha nem ri. Esse vídeo é sobre o desenvolvimento da maturidade emocional e como ser o nosso próprio ajudante, resolver os nossos problemas sem esperar que alguém nos venha salvar. Vc tem todo o direto a ver desenhos animados (eu tbm gosto), tem todo o direito a não querer beber bebidas alcoólicas (que eu tbm não gosto) e faz muito bem em não ser chata nem amargurada!
Acho que você tem uma concepção errada (imatura?) do que seja "ser adulto". Ser adulto não é ser amargurado nem matar a criança interior. Muito menos ser alcoólatra. Tem a ver com autorresponsabilidade, certo autoconhecimento, proatividade, interdependência. Eu tenho 35 anos, já fiz doutorado, banco a casa sozinha e ao mesmo tempo jogo videogame todo dia, adoro desenho e faço brincadeiras bobas o tempo todo. Mas não digo que sou criança nem desejo ser criança. Ser imaturo é péssimo para nós mesmos e nossas relações. Crianças não sabem resolver impasses, não sabem se impor em situações difíceis, não têm muita capacidade analítica, não sabem muito bem reconhecer nem gerenciar suas emoções. Crianças num mundo adulto são um desastre. O que não tem a ver com matar a criança anterior: a criança anterior (assim como o adolescente interior) tem que existir junto ao adulto, senão a coisa fica um tanto disfuncional.
muito bom Fred. ❤
Essa jeito de criar, eu vou gradativamente aumentando as responsabilidades. No meu caso meus pais tacavam esses pesos em mim, então eu vivia sobrecsrregada mesmo quando criança.
Estava precisando desse vídeo, irei comprar o livro 🙏🏻 obrigada pelo vídeo
Obrigado doutor. São tantos dilemas e incertezas que permeiam a vida adulta. Mas sem duvidas, a procrastinação pela espera de que alguem nos ampare. Desisti de duas faculdades e ambas havia cursado um ano...Toda essa frustração acumulada somada a experiencias traumaticas me estagnou. Estou em processo de me reecontrar e redefinir sonhos e metas, mas está dificil.
Fred , mais claro... impossível! Estou com seu livro aqui, mas é sempre muitooo gratificante te ouvir. Gratíssima 🙌😘
Excelente tema, obrigada! ♥️😉👏
A sensação que se tem é que a gente ainda não está pronto...ou preparado para vida...
Obrigada pelo conteúdo! Sempre aprendendo com o Fred! ♥♥♥♥ #gratidao
Fiz a compra do livro.. agora só esperar chegar 😊❤️
Muito importante te ouvir, Fred.
Gratidão.
Espero que em breve eu esteja com seu livro em mãos.😊
Muito obrigada!! 🌟
Muito Bom!
Legal vídeo!
Verdade, Fred.
Obrigada pelos vídeos 🌹
Grata Fred! Fica Bem!💫
obrigado pelo vídeo Fred
Obrigada Fred por mais essa aula!
Eu precisava desse vídeo! Muito obrigada, sempre muito certeiro e gentil!
Seus videos são muitos bons.
Muito bom !
E ainda por cima vivemos numa sociedade que infantiliza os adultos.
Cobrança até vale, mas abuso não, mas provavelmente irão acontecer, ainda tenho um certo medo do mundo real. De qualquer forma pareço um pouco despreocupado, isso pode atrapalhar. Minhas neuroses são bravas, passam rápido, mas sempre voltam.
Hoje em dia estão considerando que algumas adolescentes são maduras, sabem que querem, é certo considerar que uma garota só por querer namorar já é madura?
E quando se tem 37 anos trabalha , mora na casa dos pais e tem seus passos controlados? O que fazer?
Talvez, se possível financeiramente, sair da casa dos pais.
Ser independente e ir viver sua vida. Saia de casa.
Só saindo de casa e sendo firme pra manter suas escolhas
E de preferência morar. Tipo, nem tão perto que dá para eles irem de chinelos e nem tão longe que seja preciso ir de malas.
47 com 2 idosos dependentes e sem renda ...como ser adulto independente 🤔
💚
Fred, vc usa medicamentos para ansiedade, ou já tomou algo parecido?
9:10
Fred, excelente vídeo (como sempre)!
Eu fiquei pensando sobre a parte em que você fala dos jovens adultos que ficam amargurados, até porque isso acontece quando eles aceitam que não é como na cabeça deles (se todos unirem forças pra fazer algo, aquilo vai acontecer).
Minha pergunta é a seguinte: e se esses jovens adultos simplesmente vivem em uma bolha em que nenhum deles consegue aceitar esse fato? Será que não faz com que uma geração de pessoas imaturas cresça e se fortaleça como um padrão de normalidade?
Você vê isso acontecendo? Ou não faz sentido?
Mais uma vez, excelente vídeo! Extremamente reflexivo! Parabéns pelo serviço público que você faz aqui no canal!
Abraços!
Oiii
Não sei Fred, mas parece que esse assunto é a questão da nossa geração, de quem tem entre os 30 e 45 anos, a geração dos millenials.
Também acho. Não me identifiquei com nada; Sou da geração que nasceu no início na década de 1960.
Acredito que as cobranças eram menores, talvez outras...
Direto e reto hahahahah.