Hola amigos de Brasil.!! Yo creo que Brasil acertó con el Gripen, ta que es un exelente avión y acá en la Argentina estaríamos felices si nuestra Fuerza Aérea Argentina tendría la posibilidad de comprar Exelente avión. Saludos y fuerza y pa delante Brasil.!! 🇦🇷🇧🇷
Infelizmente pra vcs hoje só Russo , chinês ou indiano.. depois da treta de seu país com o Reino Unido já era... Praticamente todos os caças avançados de hoje tem peças e outros componentes de países que fazem parte da Otan. Inclusive o Gripen tem mais de 60 países fornecedores de algum tipo de peças e outros componentes.. um verdadeiro queijo suíço e não sueco..kkkk
Conheço os suecos. Trabalhei 20 anos na indústria sueca. São focados, inteligentes e tem grande admiração pelo Brasil. Foi a melhor escolha sem dúvida, pois além da transferência de tecnologia tem características técnicas muito interessantes como por exemplo decolar e pousar em pistas improvisadas nas estradas o que certamente nenhum desses custosos projetos dos concorrentes faz.
@@mxblyxky Então sua experiência foi muito ruim pois fui muito bem tratado todas as oportunidades que tive de trabalhar na Suécia tanto em Estocolmo como em Katrinehölm. Azar o seu que pense assim. Falo inglês e alemão, se foi por isso não sei mas fui tratado de igual para igual.
O que o Brasil estava procurando nesta novas aeronaves para aquisição, além da qualidade, era a transferência de tecnologia, o que as outras aeronaves (países)não ofereciam. Abração.
Sou português, mas acho que sendo o Brasil um país independente e pacífico, fez um óptimo negócio até porque é um óptimo avião na relação de preço e qualidade! Penso que Portugal também poderia optar por este avião para substituir os F-16.
Política A Suécia e o Brasil não têm o poder político, econômico diplomático dos americanos, Russos e Franceses. Por isso não chegam a concorrer. Ter ex-colonias faz a diferença. O Brasil já levou algumas porradas assim ao tentar concorrer com os americanos ao vender outros tipos de armas.
Acho que não amigo !!! O super Tucano por exemplo existem diversos países dispostos a adquirir em um novo modelo atualizado pelo custo - benefício e pela versatilidade do super Tucano... outro que merece destaque e é bem visto no exterior é o nosso cargueiro KC- 390 da Embraer
@@di862 Super tucano se tornou sucesso de vendas depois que a Embraer se juntou com a Sierra Nevada, empresa americana, isso abriu as portas, e com relação ao KC390, apesar de ser uma excelente plataforma, está sendo um fracasso de vendas. Pode ter certeza que isso tem dedo dos EUA e Europeus.
Vejo perfeito sentido na sua abordagem. Como sou velho, tenho simpatia por aviões antigos... em especial, por um que se chamava Delta Dagger, da finada CONVAIR. A tecnologia aplicada nessa aeronave na época, foi admirável mas, o resultado não foi bom pela limitação da capacidade de aplicar os conceitos. O Gripen é ao meu ver, muito semelhante ao Dagger, no que tange à abordagem de conceito. Só que com os recursos de realização atuais. Aeronave simples, capaz e belíssima. Tudo que o Dagger poderia ter sido na época dele. O próprio Mirage, na sua evolução, ganhou canards. Dentro da minha condição de leigo, me sinto no direito de dar a minha visão da coisa toda. Provavelmente terei falado coisas sem fundamento, mas, que vem do senso de observação de um velho que sempre admirou essas fabulosas máquinas! Saudações a todos os que compartilham isso. en.wikipedia.org/wiki/Convair_F-102_Delta_Dagger
A versão que vem para o Brasil é bem melhor que as outras, o custo benefício é fantástico e a cereja do bolo é a transferência de tecnologia e autorização para Embraer fabricar e vender.
A escolha pelo greepen foi uma ótima sacada, quanto menos países o comprar menos nação sabe o poder de fogo e como se defender, além do mais a Embraer se não me engano tem participação na montagem o q nós da uma vantagem enorme
@@pauloandrade3821 vc está equivocado, tem sim investidores americanos e não são poucos, mas a infraestrutura e tecnologia é brasileira, isso q importa, mas eu entendi seu ponto de vista
@@pauloandrade3821 o importante é a tecnologia está no Brasil, e os engenheiros aqui também. Em caso de guerra com o nosso país nos tem total capacidade de construí várias aeronaves é só o país investir que é bem mais importante que investimento de empresários americanos.
Foi uma compra muito acertada. Custo beneficio maravilhoso. E atende a nossa necessidade, espero que venhamos a comprar mais e mais unidades. Não adianta comprar aeronaves com custos elevados de operação.
Para o Brasil foi uma excelente compra com transferência de tecnologia ficou perfeito , agora porque ele vende pouco , talvez porque a Suécia não tem tanta tradição nesse mercado militar competir com França , Inglaterra , EUA , Rússia , India , fica difícil pra Suécia mas para o Brasil foi perfeito .
Também concordo! Neste momento o mais importantes e estar junto neste grupo da frente e depois que ganharmos musculatura no desenvolvimento de aviões de combate desenvolvermos nossos próprios avioes!
Da mesma forma que, vendo por outro lado segue uma tecnologia desconhecida por outros, portanto estratégias inesperadas. Enfim, em termos econômicos não pode ser o mais vendido, mas se pensar na tecnologia e estratégia com a máquina brasileira, inimigos acabam o "subestimando". Quero ver a próxima geração totalmente montada no país. Confio demais na capacidade de engenharia do país.
@@765vasco humm e porque será que existem caças com motores americanos na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, no Catar, no Kuwait, no Iraque, no Egito, na Jordânia, na Turquia, no Bayrem, ... Não tem Gripadinho porque ninguém quer. Motor não é desculpa. Vai arrumar desculpa melhor meu filho.
@@archive4059 por isso que o gripen não é tão comprado. Pois a Suécia é consideravelmente fraca. É melhor pra alguns países comprar um caça americano ou russo
@@MrTenrraba realmente, o país que investiu bilhões de dólares no desenvolvimento do avião realmente não quer usar né kkkkk, a escolha do governo de recuar nas compras do KC390 tem nada a ver com querer e sim com financeiro, simplesmente vale mais a pena deixar o avião ser vendido para outros países e ganhar no royalties do que ficar comprando várias unidades sem necessidade.
Excelente aquisição, no meu modo de ver 👍👍. Aliás, a melhor! Pq? Brasil é semelhante ao Canadá ao q se refere a geopolítica. Precisamos de caças avançados para proteger nosso território, evoluir tecnologicamente (transferência de tecnologia), e assim foi feito; sem escolher um lado (vermelho ou azul). Parabéns Brasil; fazendo negócio com todos os lados e ficando de fora dos barracos. Top 👏👏👏👏
Nossa defesa aérea tem que ser compatível com nossa situação geopolítica. Precisamos estar em condições de enfrentar ameaças dos vizinhos ou de aeronaves vindas de porta-aviões. Nesse sentido o Gripen nos deixa atualizados e com excelente custo benefício além da transferência tecnológica.
Pessoal se ilude muito com essa frase "transferência de tecnologia" os principais componentes o Brasil vai seguir importando pra íntegra Los ao avião aqui
Infelizmente o Brasil nunca colocará as mãos no projeto completo do gripen. Só iremos aprender a montar determinadas áreas do mesmo e só. Por mim nem perderíamos tempo com isso e começariamos logo a planejar o nosso de sexta geração logo.
@@Izi-k1v Tecnologia de um caça não é só motor e radar, é toda um conjunto de dados específicos e muito detalhados. Quase nada no mundo e 100% fabricado de um país. São poucas as exceções.
Os países que estão comprando hoje são países que mantém tensões elevadas em campo geopolítico , com muito dinheiro então caças pesados e custosos não serão problemas ,questão da influência pesa muito mais
@@quandovcestivernoyoutube i que o Bolsonaro fez foi responder uma atitude de desrespeito por parte do Biden. Nenhum governo do mundo teria feito diferente.
@@quandovcestivernoyoutube é verdade, mas em geopolítica vc nunca deixa sem resposta, nem mesmo um cão latindo, ou passará a mensagem de que é fraco, e o cão que só latia pode acabar pensando que pode fazer mais do que latir, além disso atrair outros cães. Imagina um bando de leões! Esse bando tem um líder, um outro leão qualquer de fora do grupo resolve rugir e aparenta ameaçar o grupo, se o líder não rugir também, esse leão que não pertence ao grupo pode se sentir confortável em ameaçar o grupo, e outros leões também terão essa impressão. Geopolítica é exatamente como o comportamento de bando de leões ou de outros animais.
@@quandovcestivernoyoutube além do mais, o cão que latiu aqui, foi nada mais nada menos que o cão com os melhores dentes do mundo. Os EUA já latiram para países que depois ocuparam, ou seja, esse cão já demonstrou que late e que morde.
Eu gostaria muito de ver essa incrível aeronave no Redflag. Está aí uma ótima dica de vídeo. Participação do Brasil em exercícios conjunto com outros países, incluindo o Redflag.
Qualquer coisa que você saiba fazer sozinho, sem precisar da ajuda de ninguém, é melhor que qualquer outra coisa do mundo. Mas isso só é um valor, para quem ambiciona soberania, quem não deseja soberania SEMPRE vai preferir comprar pronto...
Sua análise é perfeita. O fracasso comercial é igual ao de outras aeronaves e armamentos de qualidade. Outro ê a relevância geopolítica da Suêcia. Muito baixa. A aeroave não foi testada em combate,pra mim é preocupante...daí minha preferência pelo F/A-18.
@@rafaeltardelle Muito difícil. Um fracasso de vendas. Avião sueco? Ninguém conhece. Nossa vantagem são,nossos pilotos,e caso o avião venha a ser fabricado aqui também. Por hora...não diz nada,só promessas. Pra que avião sueco?
@@marcelogartner9450 Gripen é um avião desenvolvido nos anos 80 e as evoluções trouxeram muitas melhorias e novas tecnologias, respeito sua opinião mas é bastante questionável.
@@macedo7289 Você,tem todo direito de questionar,espero,que ele seja maravillhoso. Confio na FAB. Mesmo porque temos nosso F-5 que se desenvolveu. Mas é uma aeronave americana,com tradição e experiência de combate. Mesmo não transferindo tecnologia. Tínhamos a oferta do F/A-18,muito melhor,testado em combate,muito do nosso equipamento aeronáutico,armamento...é americano. O que temos de sueco? Os helicópteros russos tiveram que parar de operar. Grippen é uma aposta. Está aí. Agora é rezar e torcer. Fracasso comercial. O Rafale,que é inferior,vende como água. E é muito mais caro!
Evaldo, o F-35 além de ser mais moderno, vem seguido de um lobby por parte dos americanos, sem contar que muitos países parceiros investiram no projeto. Mas o nosso Grippen foi uma ótima escolha custo/benefício.
A decisão de uma país comprar armamentos ou plataformas de armamentos como um caça, nem sempre é o melhor (em sua categoria ou não), que é escolhido. Esse tipo de compra tem um peso geopolítico enorme, influência política e economicamente e questões doutrinárias das Forças Armadas de cada país. Excelente vídeo. Muito bem explicado.
Resumindo: a aquisição do Gripen foi uma demonstração de independência de nossa estratégia militar. Escolhemos o que era melhor para nós, sem interferência dos lobbies.
Se você retornar um pouco, vai se lembrar que no governo Roussef, já se dava certa a escolha do F/A 18 Super Hornet, porém houve o escândalo de espionagem dos EUA. Logo após, declararam Gripen como vencedor. Se retornar um pouco mais, vai se lembrar que Lula chegou a anunciar o Rafale como vencedor.
@@7Maxy ainda bem que mesmo com todas essas sinalizações a Dilma escolheu o melhor para o Brasil que era Gripen. Se fosse feita essa compra hoje já sabemos que seria escolhido qualquer avião americano sem nenhuma análise
@@AntonioCarlos-yc6uu ah é? Ela escolheu o F-18? Mas gente, eu jurava que ela tinha assinado a ordem de compra do Gripen... Cada coisa que temos que ler por sermos alfabetizados...
@@AntonioCarlos-yc6uu A tecnologia militar russa tem uma tendência de 'pacote' e incompatibilidade, estilo Apple. São equipamentos excelentes, mas focados numa certa 'comunidade de clientes'. Não sou especialista nisso, mas pode ser essa a causa da recusa. Até porque nossas relações diplomáticas com a Rússia são boas.
O vídeo já é explicativo. Ou seja política pura. Eu acho bom. Assim podemos ter aeronaves de excelência e que são substimadas. Isso me lembra àquela máxima, para surpreender seus adversários. Se você for FORTE, finja-se de FRACO. Se for FRACO, finja-se de FORTE!☝🏻
na minha opinião, eu nem vi o vídeo ainda, mas respondendo a pergunta, acredito que seja pela forte influencia dos EUA q é o que mais vende caças e tbm pelo fato do F35 ser um quinta geração, o único disponível pra comercialização, já que o Russo su57 ainda não comprovou suas reais capacidades até pq já faz 10 anos e a Rússia adquiriu apenas duas unidades, oq não dá muita credibilidade ao Sukoi Su57
@@ronalddavidleite6127 Então todos os comandos das forças aéreas dos países que compraram esta 'bomba' são compostos só de idiotas, que gostam de gastar dinheiro do contribuinte?
A resposta é simples, o governo Sueco não quer, tem no mínimo 2 Europeus sendo um a Alemanha que compraria uma soma centenária de caças só que não vai pelo simples fato de não poder integrar armas Atômicas ao caça por determinação do governo Sueco... Assim como ela existem outras nações poderosas, aí fica difícil. 🤔
O Gripen nunca venderá muito enquanto continuar a baixa capacidade de produção da Saab. Veja o caso do Brasil, com 4 aviões "entregues" em novembro de 2021 na Suécia e chegando apenas 2 no início de abril, demonstrando que a Saab não tem condições de produzir quantidades maiores dentro de prazos propostos.
O suíço Piranha nos anos 80 e depois o sueco Gripen, foi a melhor escolha do Brasil. Um avião de combate multifuncional de geração 4,5 e custo operacional menor que modelos mais antigos como o F18 e o Su27 por ex. Que a aquisição dos Sea Harrier da UsNavy avance e se concretize também. Por um Brasil mais direito em outubro. 🇧🇷⛪🇧🇷
O Gripen é excelente, contudo todos os outros caças são excelentes também. O Gripen foca no custo benefício, porém não é o que os países estão buscando nesse momento.
Prefiro que continuem menosprezando o Gripen, assim ele se torna cada vez mais um caça único do Brasil. Em breve teremos nosso próprio caça de 5° geração.
Quando (e principalmente se) desenvolvermos um caça de 5ª geração, o mundo vai estar operando a 6ª geração. Desenvolver caça de 5ª geração agora é besteira, melhor se unir a outros países e pular uma geração. É o que os europeus estão fazendo agora. 5ª geração só se for comprar uma aeronave pronta. Ou isso ou partimos pro desenvolvimento de um caça de 6ª geraçao
E verdade. Nosso Brasil ta certo um avião deste já e caro e esses gringos só querem venha nós vosso reino nada. Esse gripen nos parece uma boa arma de defesa ultra moderna e preço saudável para o Brasil. Se nos a nação investirmos com honestidade e competência sairemos ganhando país tão rico como o Brasil tem tirar lucros como por exemplo cobrar uma grande tacha sobre o oxigênio produzido pela nossa amazonia já que só nos temos e eles só sabem poluir o planeta.
Os caras na europa já querem fazer os caças de 6° geração kkk Sei que não e errado comentar coisas tolas e sem sentido, mas vamos fazer um esforço ai pra não falar tanta besteira?
Olhando apenas para o caça em si, achei uma excelente escolha, ainda mais se levarmos em conta a transferência total de tecnologia onde poderemos construir outros Gripens aqui mesmo em terras tupiniquins, coisa que os concorrentes não ofereciam. Em questão de possíveis acordos futuros com outros países, aí já é um caso a se pensar se foi realmente a melhor escolha.
Já esqueceram da famosa história de nosso tanque Osório, que em testes no oriente médio foi superior aos veículos franceses, americanos e ingleses e nem por isso foi o escolhido e devido a isso acabou não entrando em produção...pouco tempo depois caças americanos de última geração e outros equipamentos americanos foram vendidos na região...
O blindado Osório não foi pra frente, pq a manutenção era um terro, utilizava peças de vários países diferentes! Agora imagine em situação de guerra ficar dependente de meia dúzia de países pra receber peças sobressalentes, seria um desastre!
Nosso gripen é de longe um do melhores vetores do mercado. Ele tem hoje o melhor custo x beneficio apresentando recursos tecnologicos de ponta. Mas a concorrência é cara. Muito cara. E o lobby americano é gigante.Fizemos a escolha certa: a que cabe em nosso bolso.
Olá Evaldo, tudo bem? Eu sou oficial R/2 da FAB, engenheiro químico pelo QCOA. Você poderia, após "ex-militar de carreira", incluir que é oficial R/2? Estamos desenvolvendo um projeto de Associação dos Oficiais da Reserva da Aeronáutica e seria muito positivo popularizarmos o contexto de Oficial R/2, pois muitos são os profissionais competentes iguais a você egressos da AFA, EEAr e CIAAR dessa categoria de reserva que podem contribuir com a cultura e ciência aeronáutica do Brasil. Forte abraço e parabéns pelo belo trabalho!
...seus próprios aviões, carros, motos, trens, navios e reformular a indústria política, aquela dos produtos ultrapassados, baixa tecnologia, alto consumo, qualidade duvidosa, de "primeira geração" e movida a bandalheira.
O QUE IMPORTA É QUE O BRASIL ESTÁ FAZENDO SUA PARTE, EM NÃO FICAR PRA TRÁS, PELO MENOS NA QUARTA GERAÇÃO. TEMOS MUITAS CAPACIDADES, MAS DESPENDE DO FATOR político.
Imagino que se tivesse escrito sem caixa alta teria soado muito melhor, hain?! Rs!! Caixa alta corresponde a falar alto, então fica a dica, nobre colega! :))
El problema con el Gripen es que no es enteramente sueco tiene varios componentes de EEUU. Diferente del Rafale que solo es francés o el Eurifighter que es europeo.
Sucesso de vendas é o F-16 que já vendeu mais de 4.600 unidades, enquanto o "gripado" não vendeu nem 10% do total retromencionado. Além do que o Gripen não participou de batalha ou operação aérea alguma. Hoje, aproximadamente, 26 países utilizam o F-16.
@@rogeriomorais8748 Sério mesmo! Mas se você sabe de uma batalha na qual o Grippen esteve envolvido, me avise. Também, além da Suécia "isentona", que não participou de conflito algum, me informe qual outro país com força área robusta que opera o Grippen. Ma , por favor, nada de Tailândia, África do Sul etc.
O Brasil deveria fazer seus próprios caças pra vender e não ter brasileiro torcendo pela economia de outro país. Obs: não quero saber mimimi! País potência mundial é o que tem industrialização e desenvolve tecnologias de ponta enquanto os periféricos só vendem comodites sem cor agregado
@@emersongamaado9178 Concordo que o Brasil deveria ter o seu próprio desenvolvimento e produção de aeronaves militares, de maneira muito mais ampla, pois capacidade ele têm como o KC-390 e o próprio AMX. Capacidade de sobra por sinal. Mas temos sempre a "boa" e velha política que sempre foi e ainda é um obstáculo para a expansão dessa área, além de outros fatores. E não há mau algum em admirar ou torcer por um projeto que seja de outro país. Isso é uma grande ignorância e uma visão medíocre das coisas. O projeto Sueco do Gripen é impressionante, assim como o projeto americano do F-22, assim como é o projeto brasileiro do KC-390.
Cresci com a promessa de um caça nacional, sentia muito por não ter visto isso ocorrer quando o F22 saiu para suas primeiras operações. Porem hoje isso mudou, custou tudo que tínhamos mas
Há uma grande confusão na cabeça das pessoas...... pois são aviões completamente diferentes e de categorias tb...... o Rafale e o Typhoon são bimotores e de um espectro estratégico...... o F35 nem se fala, é o supra sumo...... já o Gripen é monomotor e de espectro tático, seria melhor compara-lo ao F16 que têm características "parecidas"!!!!
PARA MIM E PARA MUITA GENTE O DESCREDITO QUANTO AO GRIPEN , É A FALTA DE EMPENHO DA SAAB NAS PRODUÇÕES , DOS SEUS EQUIPAMENTOS COMO OS AVIÕES DO BRASIL ESTÁ DEIXANDO A DESEJAR A FALTA DE EMPENHO NA PRODUÇÃO !
Na epoca da escolha do Brasil. Para mim o resto era resto. A palavra magica foi transferencia de tecnologia. É mais util uma baionet. Do que uma metralhadora sem balas.
parabens! o Gripen feito no Brasil vai ser uma boã alternativa para Chile (reemplazo dos F5, y apoyo a la flota de F16 y Super Tucano) espero que sea una realidad, porque ademas de ser una optima nave en relacion costo-beneficio fortalece las relaciones con Brasil, que debe ser una de las prioridades de la geopolitica nacional! saludos desde Patagonia, Chile
Quanto ao Gripen E/F, outra questão é que até bem pouco tempo, o caça não existia de fato, a não ser como projeto. Mesmo agora, com o primeiro entregue à FAB, ainda é um caça em processo de certificação, o que dificulta sua avaliação por países que fazem concorrência onde disputa com outros caças já maduros e, por isso, com todos os dados de sistemas já consolidados. Por conta disso, foi desclassificado na concorrência da Suíça.
O não alinhamento geopolítico é muitas vezes mais importante que a tecnologia. Não é preciso fazer muito esforço para constatar quem são os potenciais invasores da Amazônia....
Passa aí, prezado, a origem dessa sua declaração para as Forças Armadas do nosso país, assim, evitaremos que num futuro próximo, todos escapemos de se tornar colônia de potências estrangeiras novamente. Te agradeço de coração se puder fazer isso, por mim, por todos os brasileiros, e principalmente por sua família. Shalom!!
@@G1e2r3s4o5n6 A origem é minha mesma, feita a partir do noticiário da imprensa e das informações das redes sociais. A França e os EUA são as maiores potências interessadas na Amazônia. Por sinal, a França perdeu uma parte considerável da Guiana para o Brasil no conflito chamado Tomada de Caiena. Boa parte da Guiana Francesa, hoje departamento ultramarino daquele país, faz parte do Brasil atualmente...
O Brasil não comprou um avião, comprou um projeto de modernização de uma aeronave à época. Totalmente inadequado para as condições brasileiras citando apenas uma delas a autonomia o projeto não tinha reabastecimento de vôo. Essa aeronave ainda está em testes e com certeza receberá ainda muitas modificações. mas o erro da FAB ainda persistirá baseando a aeronave em Brasília qdo as aeronaves de combate e interceptação devem ficar nas fronteiras não no centro do Brasil.
É uma ótima aeronave o Gripen, mas o fraco desempenho comercial pode comprometer sua viabilidade futura e por falta de produção em larga escala, comparativamente aos concorrentes aumentar seus custos de manutenção e mesmo do produto em si.
Foi o mesmo que aconteceu com nosso Tanque Engesa o OSÓRIO os EUA mesmo o Osório sendo melhor fizeram com que os outros países escolhessem o tanque americano mesmo inferior.
Acredito que essas aeronaves são uma boa aquisição! Vale a pena lembrar que A destreza de um bom piloto faz toda diferença! Alguns jatos Russos que estão classificados entre os melhores foram abatidos por jatos inferiores na Ucrânia.
Eu acho que o maior motivo pra não ser um sucesso de vendas é o tempo de entrega o Brasil comprou 36 unidades em 2009 depois de 12 anos foi entregue apenas um nesse ritmo vai levar um século quem vai querer comprar um avião pra esperar tanto tempo
Recentemente a Suécia vai aderir à OTAN e a influência americana para o país comprar o F-35 e padronizar seus equipamentos militares para os definidos pela OTAN. Pergunta: a Suécia continuará a produzir o Gripen? Se não continuar com sua linha de produção, o que ela fará com esse excelente caça? O Brasil poderia ser o destino de mais unidades ou quem sabe desenvolver um Gripen naval para porta aviões. Obrigado pelo vídeo! Sucesso ao canal! Até breve!
Hola amigos de Brasil.!!
Yo creo que Brasil acertó con el Gripen, ta que es un exelente avión y acá en la Argentina estaríamos felices si nuestra Fuerza Aérea Argentina tendría la posibilidad de comprar Exelente avión. Saludos y fuerza y pa delante Brasil.!! 🇦🇷🇧🇷
Dios lo bendiga hermano. Grande Argentina!
Saludos de Belo Horizonte. El selecionado argentino jugó en mi ciudad en la Copa de 2014.
Infelizmente pra vcs hoje só Russo , chinês ou indiano.. depois da treta de seu país com o Reino Unido já era... Praticamente todos os caças avançados de hoje tem peças e outros componentes de países que fazem parte da Otan. Inclusive o Gripen tem mais de 60 países fornecedores de algum tipo de peças e outros componentes.. um verdadeiro queijo suíço e não sueco..kkkk
Que a Argentina consiga escapar das "más companhias" asiáticas e volte a trilhar a senda do trabalho e progresso! 🤝
Preferiría una Argentina armada con algunos puntos de fricción, que mi vecino con su fuerza aérea en tierra. Quiero que escapes de este boicot inglés.
Conheço os suecos. Trabalhei 20 anos na indústria sueca. São focados, inteligentes e tem grande admiração pelo Brasil. Foi a melhor escolha sem dúvida, pois além da transferência de tecnologia tem características técnicas muito interessantes como por exemplo decolar e pousar em pistas improvisadas nas estradas o que certamente nenhum desses custosos projetos dos concorrentes faz.
- José Inácio Andrade é Verdade e o Grippen é Muito Versátil !!!! É Um Grande Absurdo a não - Compra dos Caças Grippens ...
@@mxblyxky vc conhece eles de onde ? Trabalhei 21 anos em empresa sueca. Visitei o país várias vezes. E vc? Fala aí sua experiência se é que tem.
@@mxblyxky Então sua experiência foi muito ruim pois fui muito bem tratado todas as oportunidades que tive de trabalhar na Suécia tanto em Estocolmo como em Katrinehölm. Azar o seu que pense assim. Falo inglês e alemão, se foi por isso não sei mas fui tratado de igual para igual.
@@mxblyxky além do mais guarde sua frustração pra vc. Se é tão ruim aí e vc é tão menosprezado volta pro Brasil
Ouvi dizer que os suecos produzem coisas que DUREM o tempo mais longo o possível.
O que o Brasil estava procurando nesta novas aeronaves para aquisição, além da qualidade, era a transferência de tecnologia, o que as outras aeronaves (países)não ofereciam. Abração.
Ao meu ver, foi uma ótima escolha, na compra do Gripen! 🇧🇷 🇸🇪
Sou português, mas acho que sendo o Brasil um país independente e pacífico, fez um óptimo negócio até porque é um óptimo avião na relação de preço e qualidade! Penso que Portugal também poderia optar por este avião para substituir os F-16.
Nossos patrícios portugueses podem ser literais, mas são inteligentes. Nosso amigo Miguel é um bom exemplo.
Já encheu o saco essa história de "país pacífico"
Devolve o ouro
@@strikebr Os portugues sao bem mais inteligentes que os brasileiros.
@@laurent720 não acho muito não, vocês tem bastante problema assim como os brasileiros
Política
A Suécia e o Brasil não têm o poder político, econômico diplomático dos americanos, Russos e Franceses. Por isso não chegam a concorrer.
Ter ex-colonias faz a diferença.
O Brasil já levou algumas porradas assim ao tentar concorrer com os americanos ao vender outros tipos de armas.
Nós ja fomos mais influentes, atualmente somos paria.
Acho que não amigo !!! O super Tucano por exemplo existem diversos países dispostos a adquirir em um novo modelo atualizado pelo custo - benefício e pela versatilidade do super Tucano... outro que merece destaque e é bem visto no exterior é o nosso cargueiro KC- 390 da Embraer
Isso mesmo! Basta ver o nosso Tanque de guerra como foi neutralizado pelos EUA.
@@di862 Super tucano se tornou sucesso de vendas depois que a Embraer se juntou com a Sierra Nevada, empresa americana, isso abriu as portas, e com relação ao KC390, apesar de ser uma excelente plataforma, está sendo um fracasso de vendas. Pode ter certeza que isso tem dedo dos EUA e Europeus.
@@di862 sugiro que você pesquise melhor meu amigo, o setor de defesa , é um setor puramente político. E não poderia ser diferente.
Vejo perfeito sentido na sua abordagem.
Como sou velho, tenho simpatia por aviões antigos... em especial, por um que se chamava Delta Dagger, da finada CONVAIR.
A tecnologia aplicada nessa aeronave na época, foi admirável mas, o resultado não foi bom pela limitação da capacidade de aplicar os conceitos.
O Gripen é ao meu ver, muito semelhante ao Dagger, no que tange à abordagem de conceito. Só que com os recursos de realização atuais.
Aeronave simples, capaz e belíssima. Tudo que o Dagger poderia ter sido na época dele.
O próprio Mirage, na sua evolução, ganhou canards.
Dentro da minha condição de leigo, me sinto no direito de dar a minha visão da coisa toda.
Provavelmente terei falado coisas sem fundamento, mas, que vem do senso de observação de um velho que sempre admirou essas fabulosas máquinas!
Saudações a todos os que compartilham isso.
en.wikipedia.org/wiki/Convair_F-102_Delta_Dagger
A versão que vem para o Brasil é bem melhor que as outras, o custo benefício é fantástico e a cereja do bolo é a transferência de tecnologia e autorização para Embraer fabricar e vender.
Já se soube que o gripen vendido ao Brasil é mais fraco que o sueco
@@archive4059
Não, não é fraco não !
Somente o sistema de radar que é inferior.
@@cbahms O radar é o componente mais importante num caça...
@@archive4059
Sim amigo mas não é tudo, pois ele (radar) pode ser trocado, e no Gripen BR tem muitas coisas melhoradas e superiores ao sueco.
@@cbahms Então os suecos entregam um caça melhor para o Brasil do que aqueles que eles têm, brasileiro é mesmo um ser humano especial hahah
A escolha pelo greepen foi uma ótima sacada, quanto menos países o comprar menos nação sabe o poder de fogo e como se defender, além do mais a Embraer se não me engano tem participação na montagem o q nós da uma vantagem enorme
@@pauloandrade3821 vc está equivocado, tem sim investidores americanos e não são poucos, mas a infraestrutura e tecnologia é brasileira, isso q importa, mas eu entendi seu ponto de vista
@@pauloandrade3821 o importante é a tecnologia está no Brasil, e os engenheiros aqui também. Em caso de guerra com o nosso país nos tem total capacidade de construí várias aeronaves é só o país investir que é bem mais importante que investimento de empresários americanos.
@@pauloandrade3821 O setor de defesa é diferente da operação comercial da Embraer.
Consegui filmar a chegada deles aqui na Embraer GPX, ao lado de Araraquara. Foi fantástico. Quem quiser visualizar está nesse canal que vos fala!!!!!
Foi uma compra muito acertada.
Custo beneficio maravilhoso.
E atende a nossa necessidade, espero que venhamos a comprar mais e mais unidades.
Não adianta comprar aeronaves com custos elevados de operação.
O mais importante é que o BRASIL está participando no desenvolvimento deste avião.
Mas é bom lembrar que o Bostil tem histórico em cagadas
@@jonaw2008 😶 tá doido
Um grande passo!!!
Isso mesmo!
@@juarezsilveira5912 Vc saberia quais delas são reservadas? Tenho muita curiosidade. Pensei que não houvesse restrições no projeto...
Para o Brasil foi uma excelente compra com transferência de tecnologia ficou perfeito , agora porque ele vende pouco , talvez porque a Suécia não tem tanta tradição nesse mercado militar competir com França , Inglaterra , EUA , Rússia , India , fica difícil pra Suécia mas para o Brasil foi perfeito .
A Suécia é um grande fabricante de armamentos. O que pesa de fato é realmente a geopolítica mundial.
Like 14 .
Também concordo! Neste momento o mais importantes e estar junto neste grupo da frente e depois que ganharmos musculatura no desenvolvimento de aviões de combate desenvolvermos nossos próprios avioes!
Se seguisse sua lógica os EUA não teriam comprado o super tucano.
Da mesma forma que, vendo por outro lado segue uma tecnologia desconhecida por outros, portanto estratégias inesperadas. Enfim, em termos econômicos não pode ser o mais vendido, mas se pensar na tecnologia e estratégia com a máquina brasileira, inimigos acabam o "subestimando". Quero ver a próxima geração totalmente montada no país. Confio demais na capacidade de engenharia do país.
Eu sempre tive esse questionamento. Gostei da explicação.
Sempre um excelente trabalho. *Sugestão de Vídeo:* detalhe os motivos que impedem o Gripen de ser vendido as nações do Oriente médio.
Motor americano!!!! Só vendem se o congresso americano aprovar a venda!!!!
@@765vasco Obrigado!!!
@@marcosviniciosdemoraes2114 acento ejetavel inglês tbm
@@cassiocarvalho2575 o do acento eu lembrava. Isto que é ruim quando a nossa indústria não é autossuficiente =/
@@765vasco humm e porque será que existem caças com motores americanos na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, no Catar, no Kuwait, no Iraque, no Egito, na Jordânia, na Turquia, no Bayrem, ...
Não tem Gripadinho porque ninguém quer. Motor não é desculpa. Vai arrumar desculpa melhor meu filho.
Quem compra um caça não compra apenas um caça, compra tb toda uma geopolítica de proteção.
Bem colocado
Proteção da Suécia?
@@archive4059 por isso que o gripen não é tão comprado.
Pois a Suécia é consideravelmente fraca.
É melhor pra alguns países comprar um caça americano ou russo
Então fizemos um péssimo negócio 😂😂
É que alguns países comprar casas para ganhar guarda costas, já que comprar gripen ng compra para se defender.
O Brasil está bem colocado em ajudar na sua fabricação.... parabéns ao canal por este vídeo 👏👏💪👍🇧🇷
Acho que o mesmo ocorre com o C-390. Apesar de ser um excelente avião, eles preferem alianças políticas com os Eua.
Se nem o próprio país onde ele é feito o quer porque outros vão querer.
@@MrTenrraba realmente, o país que investiu bilhões de dólares no desenvolvimento do avião realmente não quer usar né kkkkk, a escolha do governo de recuar nas compras do KC390 tem nada a ver com querer e sim com financeiro, simplesmente vale mais a pena deixar o avião ser vendido para outros países e ganhar no royalties do que ficar comprando várias unidades sem necessidade.
Excelente aquisição, no meu modo de ver 👍👍. Aliás, a melhor! Pq? Brasil é semelhante ao Canadá ao q se refere a geopolítica. Precisamos de caças avançados para proteger nosso território, evoluir tecnologicamente (transferência de tecnologia), e assim foi feito; sem escolher um lado (vermelho ou azul). Parabéns Brasil; fazendo negócio com todos os lados e ficando de fora dos barracos. Top 👏👏👏👏
Ótimo comentário!!!
Mas o gripen usa componentes americanos e britânicos
Sim... O problema é depender dos motores e peças americana se conseguir nacionalizar essas peças o Brasil ficará cada dia mais independente...
@@heliomaraguiar5259 creio que fabricando aqui, aos poucos poderemos desenvolver tecnologia própria. Veremos...
O Canadá é membro da OTAN e vizinho dos EUA.
Portanto, em tese, não tem inimigos.
Nossa defesa aérea tem que ser compatível com nossa situação geopolítica. Precisamos estar em condições de enfrentar ameaças dos vizinhos ou de aeronaves vindas de porta-aviões. Nesse sentido o Gripen nos deixa atualizados e com excelente custo benefício além da transferência tecnológica.
Não citou a transferência de tecnologia, que por si só já torna o negócio mais atraente...
Pessoal se ilude muito com essa frase "transferência de tecnologia" os principais componentes o Brasil vai seguir importando pra íntegra Los ao avião aqui
O Brasil vai fabricar aqui menos de 50% dos componentes o resto vai continuar sendo importado dos EUA, Inglaterra, frança, Alemanha etc etc
Infelizmente o Brasil nunca colocará as mãos no projeto completo do gripen. Só iremos aprender a montar determinadas áreas do mesmo e só.
Por mim nem perderíamos tempo com isso e começariamos logo a planejar o nosso de sexta geração logo.
@@Izi-k1v Tecnologia de um caça não é só motor e radar, é toda um conjunto de dados específicos e muito detalhados. Quase nada no mundo e 100% fabricado de um país. São poucas as exceções.
@@ctbazoa Em base de?????
Os países que estão comprando hoje são países que mantém tensões elevadas em campo geopolítico , com muito dinheiro então caças pesados e custosos não serão problemas ,questão da influência pesa muito mais
Resumindo, o Brasil ao comprar o Gripen, mandou duas mensagens, continuamos neutros, e "sempre" faremos o que acharmos melhor para nós.
Mas com bozo ameaçando com pólvora os EUA, fica difícil ser neutro.
@@quandovcestivernoyoutube i que o Bolsonaro fez foi responder uma atitude de desrespeito por parte do Biden. Nenhum governo do mundo teria feito diferente.
@@AdilsonNeuburguer Cão que ladra não morde.
@@quandovcestivernoyoutube é verdade, mas em geopolítica vc nunca deixa sem resposta, nem mesmo um cão latindo, ou passará a mensagem de que é fraco, e o cão que só latia pode acabar pensando que pode fazer mais do que latir, além disso atrair outros cães. Imagina um bando de leões! Esse bando tem um líder, um outro leão qualquer de fora do grupo resolve rugir e aparenta ameaçar o grupo, se o líder não rugir também, esse leão que não pertence ao grupo pode se sentir confortável em ameaçar o grupo, e outros leões também terão essa impressão.
Geopolítica é exatamente como o comportamento de bando de leões ou de outros animais.
@@quandovcestivernoyoutube além do mais, o cão que latiu aqui, foi nada mais nada menos que o cão com os melhores dentes do mundo. Os EUA já latiram para países que depois ocuparam, ou seja, esse cão já demonstrou que late e que morde.
Eu gostaria muito de ver essa incrível aeronave no Redflag. Está aí uma ótima dica de vídeo. Participação do Brasil em exercícios conjunto com outros países, incluindo o Redflag.
Mesma coisa do KC 390, se tivesse feito pelo EUA ja tinha vendido mais 500 unidade, prova disso é alguns paises adquirindo o C130 em pleno 2021
Se a EMBRAER fosse americana, jamais eles abririam mão de sua Golden share! Aqui só tem entreguista!!!
Democracia nada representativa
O kc 390 não é nosso é dos EUA ja que o moto radar os mais importantes n ser nos que fabrica.
@@joandersoncarlosdossantos4656 é a tecnologia mais sensível! Mas não quer dizer que com um motor é um radar qualquer um monte um avião…
@@eduardosimoes6 E Flamenguista tb !!!
Qualquer coisa que você saiba fazer sozinho, sem precisar da ajuda de ninguém, é melhor que qualquer outra coisa do mundo. Mas isso só é um valor, para quem ambiciona soberania, quem não deseja soberania SEMPRE vai preferir comprar pronto...
Tbm levaram em conta a capacidade de junto a SAAB em reconfigurá-lo sempre que necessário......uma boa sacada
Parabéns pelo conteúdo e a explicação, tirou muitas dúvidas,,,,,
Sua análise é perfeita. O fracasso comercial é igual ao de outras aeronaves e armamentos de qualidade. Outro ê a relevância geopolítica da Suêcia. Muito baixa. A aeroave não foi testada em combate,pra mim é preocupante...daí minha preferência pelo F/A-18.
O Gripen vai superar Hornet, Rafale, F-16, F-35, F-22, os Sukois e o que vc imaginar, só esperar pra ver
@@rafaeltardelle Muito difícil. Um fracasso de vendas. Avião sueco? Ninguém conhece. Nossa vantagem são,nossos pilotos,e caso o avião venha a ser fabricado aqui também. Por hora...não diz nada,só promessas. Pra que avião sueco?
@@marcelogartner9450 Gripen é um avião desenvolvido nos anos 80 e as evoluções trouxeram muitas melhorias e novas tecnologias, respeito sua opinião mas é bastante questionável.
@@macedo7289 Você,tem todo direito de questionar,espero,que ele seja maravillhoso. Confio na FAB. Mesmo porque temos nosso F-5 que se desenvolveu.
Mas é uma aeronave americana,com tradição e experiência de combate. Mesmo não transferindo tecnologia. Tínhamos a oferta do F/A-18,muito melhor,testado em combate,muito do nosso equipamento aeronáutico,armamento...é americano. O que temos de sueco? Os helicópteros russos tiveram que parar de operar. Grippen é uma aposta. Está aí. Agora é rezar e torcer. Fracasso comercial. O Rafale,que é inferior,vende como água. E é muito mais caro!
Be
Gostei do video . Clareza na explicação ..muito bom.
Evaldo, o F-35 além de ser mais moderno, vem seguido de um lobby por parte dos americanos, sem contar que muitos países parceiros investiram no projeto. Mas o nosso Grippen foi uma ótima escolha custo/benefício.
Além de transferência de tecnologia
BBB.
Só espero q não parem nos 36 🤦 versão naval junto com portaavioes seria interessante 🤔
Sem dúvida o Gripen foi a melhor escolha.
@@dornelas8591 Esquece versão naval e porta aviões pelos próximos 20 anos.
Ótimo vídeo! Esclarecedor e ao mesmo tempo motivador!
Foi a melhor compra, principalmente pelo fato de trocar tecnologia. Podendo a embraer no futuro fabricar e projetar seus próprios modelos
A decisão de uma país comprar armamentos ou plataformas de armamentos como um caça, nem sempre é o melhor (em sua categoria ou não), que é escolhido. Esse tipo de compra tem um peso geopolítico enorme, influência política e economicamente e questões doutrinárias das Forças Armadas de cada país. Excelente vídeo. Muito bem explicado.
O nosso Brasil está de parabéns por essa excelente aquisição.
O acordo abre a possibilidade de uma associação interessante para o Brasil assimilar a tecnologia e desenvolver dia indústria. Gostei
Tipo de combustível influencia muito quando tens outros aviões na frota... Gripen tem um combustível diferente de todos os mencionados
Parabéns pelos vídeos Evaldo.
E qdo vem com aquela trilha sonora clássica,senta aí que vem coisa boa.
Acho que depende da realidade de cada país/região. Pra o Brasil é excelente, principalmente na Amazônia
Nossa esse novo formato de video tá muito show parabens cara e sucesso
Mais um excelente vídeo. Geopolítica.
Muito bom, parabéns pelo trabalho desse exelente canal!
O importante também é a transferência de tecnologia do Gripen
Muita coisa não está sendo transferida. Apenas a linha de montagem. Então não é esse ganho todo.
Excelente comentário, parabéns.
Resumindo: a aquisição do Gripen foi uma demonstração de independência de nossa estratégia militar. Escolhemos o que era melhor para nós, sem interferência dos lobbies.
Se você retornar um pouco, vai se lembrar que no governo Roussef, já se dava certa a escolha do F/A 18 Super Hornet, porém houve o escândalo de espionagem dos EUA. Logo após, declararam Gripen como vencedor. Se retornar um pouco mais, vai se lembrar que Lula chegou a anunciar o Rafale como vencedor.
Durante governo petista
@@7Maxy ainda bem que mesmo com todas essas sinalizações a Dilma escolheu o melhor para o Brasil que era Gripen. Se fosse feita essa compra hoje já sabemos que seria escolhido qualquer avião americano sem nenhuma análise
@@AntonioCarlos-yc6uu ah é? Ela escolheu o F-18? Mas gente, eu jurava que ela tinha assinado a ordem de compra do Gripen... Cada coisa que temos que ler por sermos alfabetizados...
@@AntonioCarlos-yc6uu A tecnologia militar russa tem uma tendência de 'pacote' e incompatibilidade, estilo Apple. São equipamentos excelentes, mas focados numa certa 'comunidade de clientes'. Não sou especialista nisso, mas pode ser essa a causa da recusa. Até porque nossas relações diplomáticas com a Rússia são boas.
O vídeo já é explicativo. Ou seja política pura. Eu acho bom. Assim podemos ter aeronaves de excelência e que são substimadas. Isso me lembra àquela máxima, para surpreender seus adversários. Se você for FORTE, finja-se de FRACO. Se for FRACO, finja-se de FORTE!☝🏻
na minha opinião, eu nem vi o vídeo ainda, mas respondendo a pergunta, acredito que seja pela forte influencia dos EUA q é o que mais vende caças e tbm pelo fato do F35 ser um quinta geração, o único disponível pra comercialização, já que o Russo su57 ainda não comprovou suas reais capacidades até pq já faz 10 anos e a Rússia adquiriu apenas duas unidades, oq não dá muita credibilidade ao Sukoi Su57
F35 é bomba cheio de defeitos pesado fraco em baixas altitudes
Outra coisa se comprar su e certeza de embargo
@@ronalddavidleite6127
Então todos os comandos das forças aéreas dos países que compraram esta 'bomba' são compostos só de idiotas, que gostam de gastar dinheiro do contribuinte?
A resposta é simples, o governo Sueco não quer, tem no mínimo 2 Europeus sendo um a Alemanha que compraria uma soma centenária de caças só que não vai pelo simples fato de não poder integrar armas Atômicas ao caça por determinação do governo Sueco... Assim como ela existem outras nações poderosas, aí fica difícil. 🤔
@@elciocaixeiro3515 pode ser politicagem deles né
este video me fez gostar ainda mais da escolha pelo gripen!! obrigado
O Gripen nunca venderá muito enquanto continuar a baixa capacidade de produção da Saab. Veja o caso do Brasil, com 4 aviões "entregues" em novembro de 2021 na Suécia e chegando apenas 2 no início de abril, demonstrando que a Saab não tem condições de produzir quantidades maiores dentro de prazos propostos.
Faz o L kkkkkkkkkk
O suíço Piranha nos anos 80 e depois o sueco Gripen, foi a melhor escolha do Brasil.
Um avião de combate multifuncional de geração 4,5 e custo operacional menor que modelos mais antigos como o F18 e o Su27 por ex.
Que a aquisição dos Sea Harrier da UsNavy avance e se concretize também.
Por um Brasil mais direito em outubro.
🇧🇷⛪🇧🇷
O Gripen é excelente, contudo todos os outros caças são excelentes também. O Gripen foca no custo benefício, porém não é o que os países estão buscando nesse momento.
Como sempre um excelente vídeo! Obrigado
Prefiro que continuem menosprezando o Gripen, assim ele se torna cada vez mais um caça único do Brasil. Em breve teremos nosso próprio caça de 5° geração.
ai voce acorda
Quando (e principalmente se) desenvolvermos um caça de 5ª geração, o mundo vai estar operando a 6ª geração.
Desenvolver caça de 5ª geração agora é besteira, melhor se unir a outros países e pular uma geração.
É o que os europeus estão fazendo agora.
5ª geração só se for comprar uma aeronave pronta. Ou isso ou partimos pro desenvolvimento de um caça de 6ª geraçao
Kkkkkkk com a nossa política ? Kkkkkkkkkkk
E verdade. Nosso Brasil ta certo um avião deste já e caro e esses gringos só querem venha nós vosso reino nada. Esse gripen nos parece uma boa arma de defesa ultra moderna e preço saudável para o Brasil. Se nos a nação investirmos com honestidade e competência sairemos ganhando país tão rico como o Brasil tem tirar lucros como por exemplo cobrar uma grande tacha sobre o oxigênio produzido pela nossa amazonia já que só nos temos e eles só sabem poluir o planeta.
Os caras na europa já querem fazer os caças de 6° geração kkk
Sei que não e errado comentar coisas tolas e sem sentido, mas vamos fazer um esforço ai pra não falar tanta besteira?
Parabéns pela explicação.
Olhando apenas para o caça em si, achei uma excelente escolha, ainda mais se levarmos em conta a transferência total de tecnologia onde poderemos construir outros Gripens aqui mesmo em terras tupiniquins, coisa que os concorrentes não ofereciam. Em questão de possíveis acordos futuros com outros países, aí já é um caso a se pensar se foi realmente a melhor escolha.
Transferencia de technologia é decisivo já q o Brasil ESTA desenvolvendo independencia no sector militar..
Parabéns pela matéria.
Já esqueceram da famosa história de nosso tanque Osório, que em testes no oriente médio foi superior aos veículos franceses, americanos e ingleses e nem por isso foi o escolhido e devido a isso acabou não entrando em produção...pouco tempo depois caças americanos de última geração e outros equipamentos americanos foram vendidos na região...
O blindado Osório não foi pra frente, pq a manutenção era um terro, utilizava peças de vários países diferentes! Agora imagine em situação de guerra ficar dependente de meia dúzia de países pra receber peças sobressalentes, seria um desastre!
Que analise clara, pontual, bem feita, demonstrando o forte poder da política das "panelinhas" de países e suas jogatinas
Nosso gripen é de longe um do melhores vetores do mercado. Ele tem hoje o melhor custo x beneficio apresentando recursos tecnologicos de ponta. Mas a concorrência é cara. Muito cara. E o lobby americano é gigante.Fizemos a escolha certa: a que cabe em nosso bolso.
Porque a Suíça não comigo?
Parabéns pelo conteúdo.
Admiro a Suécia, e sou fã do Gripen desde pequeno. Alguns países como a Suécia, Itália, Ucrânia, etc, sempre foram bons parceiros...
Olá Evaldo, tudo bem? Eu sou oficial R/2 da FAB, engenheiro químico pelo QCOA. Você poderia, após "ex-militar de carreira", incluir que é oficial R/2? Estamos desenvolvendo um projeto de Associação dos Oficiais da Reserva da Aeronáutica e seria muito positivo popularizarmos o contexto de Oficial R/2, pois muitos são os profissionais competentes iguais a você egressos da AFA, EEAr e CIAAR dessa categoria de reserva que podem contribuir com a cultura e ciência aeronáutica do Brasil. Forte abraço e parabéns pelo belo trabalho!
Brasil Tem que aprender fazer seus próprios aviões.
...seus próprios aviões, carros, motos, trens, navios e reformular a indústria política, aquela dos produtos ultrapassados, baixa tecnologia, alto consumo, qualidade duvidosa, de "primeira geração" e movida a bandalheira.
Não duvido que esse país compre até papel higiênico de fora
Nem o motor turbo hélice do super tucano é feito aqui kkk
Valeu , boas explicações amigo
O QUE IMPORTA É QUE O BRASIL ESTÁ FAZENDO SUA PARTE, EM NÃO FICAR PRA TRÁS, PELO MENOS NA QUARTA GERAÇÃO. TEMOS MUITAS CAPACIDADES, MAS DESPENDE DO FATOR político.
Imagino que se tivesse escrito sem caixa alta teria soado muito melhor, hain?! Rs!! Caixa alta corresponde a falar alto, então fica a dica, nobre colega! :))
@@tiagogobbi3610 , CADA QUAL COM SUA OPINIÃO CIDADÃO!
👏👏👏👏👏🎉🎉🎉🎉🎉
Parabéns
susseso a todos os envolvidos.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
El problema con el Gripen es que no es enteramente sueco tiene varios componentes de EEUU. Diferente del Rafale que solo es francés o el Eurifighter que es europeo.
Um vídeo sem dúvidas muito informativo.
obrigado!!
Sucesso de vendas é o F-16 que já vendeu mais de 4.600 unidades, enquanto o "gripado" não vendeu nem 10% do total retromencionado. Além do que o Gripen não participou de batalha ou operação aérea alguma.
Hoje, aproximadamente, 26 países utilizam o F-16.
Serio mesmo especialista!
@@rogeriomorais8748 Sério mesmo! Mas se você sabe de uma batalha na qual o Grippen esteve envolvido, me avise. Também, além da Suécia "isentona", que não participou de conflito algum, me informe qual outro país com força área robusta que opera o Grippen. Ma , por favor, nada de Tailândia, África do Sul etc.
Vc é bolsonarista, né?
@@gilmardepaula9832 E se você souber de alguma batalha que o F35 esteve envolvido, nos avise.
@@quandovcestivernoyoutube Eu sou brasileiro mesmo!
Rafale, tb não vendia nada e hj vende muito.
O Gripen merece ter um destaque maior internacionalmente !
O Brasil deveria fazer seus próprios caças pra vender e não ter brasileiro torcendo pela economia de outro país.
Obs: não quero saber mimimi! País potência mundial é o que tem industrialização e desenvolve tecnologias de ponta enquanto os periféricos só vendem comodites sem cor agregado
@@emersongamaado9178 Concordo que o Brasil deveria ter o seu próprio desenvolvimento e produção de aeronaves militares, de maneira muito mais ampla, pois capacidade ele têm como o KC-390 e o próprio AMX. Capacidade de sobra por sinal.
Mas temos sempre a "boa" e velha política que sempre foi e ainda é um obstáculo para a expansão dessa área, além de outros fatores.
E não há mau algum em admirar ou torcer por um projeto que seja de outro país. Isso é uma grande ignorância e uma visão medíocre das coisas.
O projeto Sueco do Gripen é impressionante, assim como o projeto americano do F-22, assim como é o projeto brasileiro do KC-390.
@@lucianowasser8238 AMX, projeto Ítalo-Brasileiro
@@jhonnytotall Correto 👍
O gripe é lindo!
10, 10, 10, pela aquisição Brasil.
Cresci com a promessa de um caça nacional, sentia muito por não ter visto isso ocorrer quando o F22 saiu para suas primeiras operações. Porem hoje isso mudou, custou tudo que tínhamos mas
Um fator muito importante também é a capacidade do fornecimento de crédito para as aquisições.
Há uma grande confusão na cabeça das pessoas...... pois são aviões completamente diferentes e de categorias tb...... o Rafale e o Typhoon são bimotores e de um espectro estratégico...... o F35 nem se fala, é o supra sumo...... já o Gripen é monomotor e de espectro tático, seria melhor compara-lo ao F16 que têm características "parecidas"!!!!
Entendo seria um avião com propósito diferente .
Sensacional o seu canal. Seguidor das antigas !!!
PARA MIM E PARA MUITA GENTE O DESCREDITO QUANTO AO GRIPEN , É A FALTA DE EMPENHO DA SAAB NAS PRODUÇÕES , DOS SEUS EQUIPAMENTOS COMO OS AVIÕES DO BRASIL ESTÁ DEIXANDO A DESEJAR A FALTA DE EMPENHO NA PRODUÇÃO !
O vídeo foi perfeito na análise!
Na epoca da escolha do Brasil. Para mim o resto era resto. A palavra magica foi transferencia de tecnologia. É mais util uma baionet. Do que uma metralhadora sem balas.
parabens! o Gripen feito no Brasil vai ser uma boã alternativa para Chile (reemplazo dos F5, y apoyo a la flota de F16 y Super Tucano) espero que sea una realidad, porque ademas de ser una optima nave en relacion costo-beneficio fortalece las relaciones con Brasil, que debe ser una de las prioridades de la geopolitica nacional! saludos desde Patagonia, Chile
Quase caímos nas mãos dos franceses. Tomara que o Brasil consiga realmente toda a transferência da tecnologia deste avião e possa produzi-lo aqui.
O mais importante é termos adquirido tecnologia de ponta!
Quanto ao Gripen E/F, outra questão é que até bem pouco tempo, o caça não existia de fato, a não ser como projeto. Mesmo agora, com o primeiro entregue à FAB, ainda é um caça em processo de certificação, o que dificulta sua avaliação por países que fazem concorrência onde disputa com outros caças já maduros e, por isso, com todos os dados de sistemas já consolidados. Por conta disso, foi desclassificado na concorrência da Suíça.
Muito interessante seu vídeo!
O não alinhamento geopolítico é muitas vezes mais importante que a tecnologia. Não é preciso fazer muito esforço para constatar quem são os potenciais invasores da Amazônia....
Exatamente!
Passa aí, prezado, a origem dessa sua declaração para as Forças Armadas do nosso país, assim, evitaremos que num futuro próximo, todos escapemos de se tornar colônia de potências estrangeiras novamente. Te agradeço de coração se puder fazer isso, por mim, por todos os brasileiros, e principalmente por sua família. Shalom!!
@@G1e2r3s4o5n6 A origem é minha mesma, feita a partir do noticiário da imprensa e das informações das redes sociais. A França e os EUA são as maiores potências interessadas na Amazônia. Por sinal, a França perdeu uma parte considerável da Guiana para o Brasil no conflito chamado Tomada de Caiena. Boa parte da Guiana Francesa, hoje departamento ultramarino daquele país, faz parte do Brasil atualmente...
E o que exatamente o EUA faria com a Amazônia, se tomada militarmente, que ele não possa fazer em 'tempos de paz'?
@@paulosergiopires1341 obrigado pela forma educada que respondeu, Paulo. Saúde e paz a vc e sua família.
O Brasil não comprou um avião, comprou um projeto de modernização de uma aeronave à época. Totalmente inadequado para as condições brasileiras citando apenas uma delas a autonomia o projeto não tinha reabastecimento de vôo. Essa aeronave ainda está em testes e com certeza receberá ainda muitas modificações. mas o erro da FAB ainda persistirá baseando a aeronave em Brasília qdo as aeronaves de combate e interceptação devem ficar nas fronteiras não no centro do Brasil.
Não vende tanto talvez porque não seja tão bom como muitos pensam.
Muito boa a questão e a explicação
É uma ótima aeronave o Gripen, mas o fraco desempenho comercial pode comprometer sua viabilidade futura e por falta de produção em larga escala, comparativamente aos concorrentes aumentar seus custos de manutenção e mesmo do produto em si.
É O improvável fazendo sucesso e certamente crescerá ainda mais no cenário mundial.
Foi o mesmo que aconteceu com nosso Tanque Engesa o OSÓRIO os EUA mesmo o Osório sendo melhor fizeram com que os outros países escolhessem o tanque americano mesmo inferior.
Se o osorio era assim tão bom porquê o exercício brasileiro não comprou.
@@MrTenrraba pq o projeto Osório dependia das vendas que os EUA tirou dele. Só as vendas para o EB na época não bancária o projeto.
Acredito que essas aeronaves são uma boa aquisição! Vale a pena lembrar que A destreza de um bom piloto faz toda diferença! Alguns jatos Russos que estão classificados entre os melhores foram abatidos por jatos inferiores na Ucrânia.
Eu acho que o maior motivo pra não ser um sucesso de vendas é o tempo de entrega o Brasil comprou 36 unidades em 2009 depois de 12 anos foi entregue apenas um nesse ritmo vai levar um século quem vai querer comprar um avião pra esperar tanto tempo
Isso porque o brasil comprou ainda na fase de desenvolvimento, diferente dos outros caças que muitos já estão em operação
@@Err0rSystem404 Sempre uma desculpa....
Sim.
Totalmente inadequada.
Se tivesse comprado f18 já os teria funcionando a no mínimo 6 anos .
Os gripen ainda vão levar 4 anos para chegar todos.
Excelente conteúdo 👏🏻👏🏻👏🏻
Recentemente a Suécia vai aderir à OTAN e a influência americana para o país comprar o F-35 e padronizar seus equipamentos militares para os definidos pela OTAN. Pergunta: a Suécia continuará a produzir o Gripen? Se não continuar com sua linha de produção, o que ela fará com esse excelente caça? O Brasil poderia ser o destino de mais unidades ou quem sabe desenvolver um Gripen naval para porta aviões. Obrigado pelo vídeo! Sucesso ao canal! Até breve!
Tb não vi o vídeo mas um caça sueco tem muitas partes vindas de outros países, logo.............
Ou seja, foi perfeito o Brasil escolher o Gripen, a gnt poderia perder a chance de ter um excelente caça já q poucos países o possui
o Brasil só optou pelo Gripen por que rolou uma propinazinha!
O importante é o brasil ter bons caça independente de quem os fábrica . Preço , custo e benefícios é o que interessa .