Concordo bastante com a visão deísta, entre elas a ausência de um Deus exercendo influência atualmente sobre o universo e, consequetemente, a inexistência de milagres. Acho que aos poucos vou me encontrando.
@@deistatop Boa. Gosto do Espinosa, mas não estou de acordo 100% com os pensamentos dele, já que ele era um ateu não declarado. O filósofo que teve pensamentos mais relacionados ao deísmo foi Voltaire e por mais que eu também não concorde com todas as teorias dele, pelo menos a relação de crença sobre o criador está mais alinhada com a nossa.
@@ignotalibertas Bem..., tem um cara que eu respeito muito e que "fechou" com Spinoza dizendo: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”. Então Spinoza não era ateu. Muitos concordam que ele era panteísta ou pandeísta. Mas ateu ele não era.
@@deistatop A recomendação de Espinosa para a leitura de obras do passado era que deveria ser analisado o que foi escrito pelo autor de acordo com o contexto em que essa pessoa vivia. Um de seus seguidores, Koerbagh, publicou um livro precocemente, antes mesmo de Bento publicar Tratado Teológico-Político, sendo preso e morrendo na prisão por maus tratos. Naquela época se declarar ateu era praticamente suicídio. "Deus sive Natura" foi a última "dica" pra quem fosse ler suas obras, que tentasse ler a mensagem correta. Tanto ele quanto Einstein, o cara que fechou com ele, pra mim são ateus e usaram um "eufemismo" pra amenizar críticas, já que a maioria das pessoas no mundo sempre foram crentes.
Deus Criou todas as coisas pelo Poder de sua palavra, Deus é Soberano e está no controle de tudo e todos. Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, assim fez o Senhor Criador dos Céus e da terra.
Eu também, e digo mais, nenhuma religião tem a verdade absoluta, porém é mais fácil todas as religiões estarem erradas do que só um grupo ser privilegiado como o dono da verdade absoluta. São muitas discrepâncias em nome de um mesmo Deus.
Parabéns. Trouxe um assunto muito interessante, com abordagem clara. A Doutrina Espírita afirma que Deus e a inteligência suprema do universo, causa primária de tudo, mas também que Deus não interfere na matéria , utilizando Espíritos, criados por Ele, para agir na natureza, não criando, mas co-criando. Interessante
Irmão peço oração por uma doença incuravel que tenho, pois percebo que és um homem de boa conduta, e oração para eu esteja bem de saúde pois hoje tive um problema respiratório devido a alteração de pressão do corpo que realmente deveria está alta, posso não ter a mesma crença mas ainda sim creio no poder da oração como poder de energias positivas como estímulos positivos que pode ajudar no humor e com poderes curativos só em pensar que podes ser curado e que tens pessoas orando pela sua saúde com palavras amigas já é um passo até psíquico comprovado por Freud que ajudar no tratamento do paciente dando um ânimo a pessoa.
Nossa! Achei este vídeo por acaso e achei sensacional sua metodologia e explicação pelo assunto. Acabei de me escrever, quero aprender mais sobre o assunto e acho que achei a pessoa certa para isso! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Me considero uma manifestação de uma Consciência Superior que por não sei qual motivo decidiu passar experiências nos planos densos da matéria. Logo eu não acredito em Deus eu sou uma parte desta Consciência, logo não fui criado simplesmente existo ,mas sofri transformações para viver na matéria.
Um assunto muito interessante. Eu creio que Deus já interagiu muito com os humanos, porém atualmente não interage mais, se milagres ainda existissem seria difícil pra mim compreender pq Deus escolhe apenas algumas pessoas pra receberem sua benção. Acredito num Deus que é puro amor e por isso não escolhe apenas alguns, bem esse é o meu humilde entendimento. Parabéns por mais um vídeo maravilhoso.
Deus sempre escolheu algumas pessoas para receber sua bênção. Os relatos estão na Bíblia Tora e Alcorão... é um grupo seleto da humanidade... as vezes uma nação, uma família ou um só homem. Pelo meu conhecimento, apenas Jesus deu acesso democrático a Deus.
Olá Taise Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal Para o teísmo, não é apenas acreditar na existência de Deus, vai um pouco além disso. É acreditar em Deus e na relação deste Deus com a sua criação. Neste sentido entra a revelação de Deus por meio de sua Palavra e por meio de Jesus Cristo, envolvendo questões como a encarnação de Deus, tornando-se humano (Jesus Cristo) etc. Quanto ao universo, o teísmo também afirma que o universo (criado por Deus) foi estabelecido em leis pelo próprio Deus, leis estas que perduram até hoje.
Eu sou provavelmente PANDEÍSTA, mas acredito muito em Deus que pra mim é um só, o Pai do Cristo, e acredito em Jesus como modelo da humanidade, não como Deus
Olá Primeiramente muito obrigado por sua participação por aqui. Além de todos os "ismos" que nos rodeiam e de todo credo ou formalismo religioso que nos assediam, o bom mesmo é conhecer uma pessoa. Assim, quando conhecemos alguém, tudo o que se ouviu acerca dela está muito distante de quem realmente ela é. Pois o conhecer desfaz todo o mito, a superficialidade e as cascas que criam em torno de alguém. Logo, conhecer Jesus Cristo como pessoa é uma experiência única. Um grande abraço, e tenha uma ótima semana.
Dizemos que, se você é grato por algo em sua vida, demonstre retribuindo ao teu semelhante. Deus fica mais feliz assim, do que quando você Lhe agradece. Como disse Baruch Spinoza: "Pare de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra você acredita que eu seja? Aborrece-me que me louvem. Cansa-me que me agradeçam. Você se sente grato? Demonstre-o cuidando de você, da sua saúde, das suas relações, do mundo. Sente-se olhado, surpreendido? Expresse sua alegria! Esse é um jeito de me louvar."
Não me identifiquei só com uma, encontrei divergências e convergências entre ambas, pois acredito tanto no acaso, como no controle divino, pois Deus interagi quando quer... Ele tem liberdade de fazer e não fazer... Ele pode agir ou simplesmente deixar ao acaso. Prefiro ser neutro, sem rótulos e partidos, sem engessamentos teológicos. Afinal estamos em constante aprendizado... conceitos podem mudar... na vida estamos sempre construindo e desconstruindo o que aprendemos a medida que aprendemos algo superior, que traga lógica e racionalidade e principalmente fé.
Eu acredito em um criador, mas não o da Bíblia, esse é um ponto importante. Impossível ser tudo um "acidente", são cada detalhes perfeitos, nao podem ser do nada.
Eu não creio em Deus ou Deuses das religiões, não acho que eles existam. Mas acredito que ha uma explicação para nossas perguntas (vida, criação, etc) seja lá qual ela seja ou quem seja, mas nós seres humanos tão pequenos comparados a um universo imensuravelmente gigante não possamos comprovar. Teria alguma vertente na qual me encaixo, seria agnóstica?
Olá Evelyn Boa pergunta Para responder é necessário saber outras coisas que você crê como vida após a morte, julgamento ou recompensa, mundo espiritual (anjos, demônios etc.), a Pessoa de Jesus Cristo como Deus e humano, a Bíblia Sagrada e etc. Pois o universo dos credos é vasto e muitas vezes alguns credos se aproximam um do outro devido a crerem em coisas comuns.
Boa noite Professor!!! Parabéns pelos vídeos, me tira uma dúvida, creio em Deus, mais não na vida eterna, tenho uma crença de que apos a morte há reencarnação em qualquer outro ser desse mundo, imagino Deus como uma energia, sou Deísta?
Olá Paulo Ricardo Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal O teísmo, entre muitas coisas, afirma a existência de Deus e a relação deste Deus com toda a criação. E neste relacionamento de Deus com a criação temos a Palavra de Deus (a Bíblia Sagrada), pois um relacionamento exige comunicação. Além disso há o envolvimento de Deus em favor da criação, ou seja, Ele mesmo se fez humano (Jesus Cristo) para "arrumar" o que o homem tinha feito. O Teísmo também afirma que, toda a ação de Deus é um ato sobrenatural, pois está fora do nosso mundo natural, logo, temos a existência de milagres. Revelação, inspiração, iluminação, encarnação (Jesus, Deus feito homem), o ser de Deus, a pessoa de Jesus Cristo, a pessoa do Espírito Santo, Trindade, salvação, vida eterna, etc., são pontos defendidos pelo teísmo. Por outro lado, dentre alguns ponto defendidos pelo deísmo, é a existência de Deus como Deus, ou seja, um ser divino que embora a criação tenha surgido por iniciativa dele, no entanto, este mesmo Deus não está mais interessado no curso da história. Ou seja, sua ação limita-se à criação, e não no relacionamento com a criação (como é defendido pelo teísmo). Consequentemente, se Deus não se relaciona mais com aquilo que ele criou, logo, não existe mais a questão de revelação, milagres, salvação e eternidade. Basicamente, de uma maneira muito simples, a diferença entre teísmo e deísmo se dá pelo entendimento acerca de Deus. Mas tanto o teísmo quanto o deísmo afirmam Deus como ser divino e criador. No seu caso, como você afirmou "Deus como uma energia", creio que não se caracterizaria como teísmo ou deísmo, mas com outro tipo de credo. Quanto não crer na "vida eterna", alguns segmentos deístas, afirmam não existir a vida eterna. Finalmente, quanto a crença na reencarnação e a relação com o deísmo eu não saberia te responder se dentro do pensamento deísta existe a possibilidade de reencarnação. Sei que o teísmo descarta o pensamento reencarnacionista. Um abraço
Meu amigo Paulo Ricardo ja que você disse que ver Deus como uma energia e Completou dizendo Que nao creêm em reencarnação posso lhe dizer que voce nao é um Deísta mais que você tem uma visão de panteísmo e uma crença da testemunha de jeová que creêm no aniquilamento e nao na vida eterna.
Professor eu ainda não sei a denominação do que eu acredito, já pesquisei mas não achei, o único que chega próximo é no entanto o Deísmo. Gostaria que o senhor me ajudasse a descobrir por favor. Eu acredito no universo, e que ele é infinito e é uma fonte de desejos e de criação para nós, assim mostrando que nada é impossível, basta crer nele ou não. No entanto acredito que o universo interfere em nossas vidas como diz no Deísmo, mas acredito que Deus é o criador do universo e sim ele também interfere em nossas vidas de diversos modos.
Olá Kayky Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal. Vamos por partes. Crer no universo como criação de Deus é uma coisa, e crer no universo como fonte de desejos e de criação é outra coisa. Crer que o universo foi criado por Deus (Deus cristão) dá o crédito da criação a Deus, isto é Deus como criador. Agora, crer que o universo é uma fonte (origem) de alguma coisa, não saberia te responder a que credo isso diz respeito. Tanto o deísmo quanto o teísmo afirmam que o universo se originou (foi criado) em Deus. Deus é a origem do universo. Você também afirmou que "Deus é o criador do universo" e além disso, este Deus "interfere em nossas vidas de diversos modos". Isso diz respeito ao teísmo, pois o pensamento teísta afirma exatamente isso, Deus é o criador e também interage com a sua criação. Assim, estando nós e um plano natural, e Deus num plano além do natural (sobrenatural), logo, a interação de Deus é sobrenatural. Uma ação sobrenatural é chamada no teísmo de milagre. E é este o ponto que mais distingue o teísmo do deísmo. Enquanto o teísmo afirma a existência de milagres (ação de Deus em nosso mundo natural), o deísmo afirma que Deus, embora seja o criador do universo, ele não mais interagem com a criação, isto é, milagres não acontecem. Claro, que não se pode definir o que uma pessoa crê apenas por duas ou três frases. Isso é bem mais profundo. Outras coisas são importantes também analisar como: existe uma vida após a morte? Existe um caminho que nos leva até Deus? E que caminho é este? O Deus criador um dia se fez ser humano? O ser humano se distanciou de Deus? Enfim, são estas e outras diversas questões que, conforme vamos respondendo, vão apresentando a nossa forma de crer teísta ou deísta, ou outra forma dentre os mais diversos credos hoje existentes. É importante salientar que o deísmo e teísmo dizem respeito ao Deus afirmado pelo cristianismo. Já outras formas de crer nas mais diversas religiões apresentam outras questões acerca de Deus.
Existe Agnóstico Deísta? Creio apenas em Deus, Jesus Cristo pra mim foi um grande filósofo revolucionário, o Agnóstico é referente ao nascimento de Jesus e milagres, estou me encontrando, gratidão sempre!!!!!
Olá Paulo Ricardo Boa pergunta. Na verdade não saberia te responder se existe um agnóstico deísta. É bom saber que você está se encontrando, e que esta caminhada se aprofunde cada vez mais tanto no encontro com Deus quanto consigo mesmo. Um abraço.
Professor eu tenho uma dúvida, eu acredito na existência de apenas um Deus, que criou o mundo e todas as coisas, acredito que Deus dê alguma forma interage com a humanidade, acredito em milagres, mas não acredito em religião nenhuma, no que a religião impõe, nas "regras" que eles acreditam então posso ser o que no caso, teísta?
A religião""" que vc se refere é algo muito amplo; Vou me ater a uma forma prática para que vc entenda; Existe no novo testamento existe pelo menos 13( treze) cartas de Paulo e isso sem citar outros escritos, nos quais ele traz um tratado teológico de como proceder ( "regras que de forma pejorativa vc se referiu) segundo a fé ( novo nascimento) Portanto ignorar os tratados jamais foi aceito pela Igreja do Senhor* Inclusive está doutrina do diabo de que não precisa ir a igreja ( somos igreja e devemos ir a igreja" comunhão dos santos) Portanto sabemos que existem denominações cristãs que exageram nas regras- doutrinas assim como os fariseus, todavia sabemos que existem denominações cristãs que vivem na libertinagem como os estoicos. Cabe a você buscar a Deus em oração jejum e Bíblia, e buscar uma comunidade ( igreja) para crescer em graça e conhecimento) pois os 5 ministérios foram dadas a igreja para o aperfeiçoamento do corpo de Cristo ( ou seja vc não é mão fora do corpo; ou vc vai ficar podre) precisa fazer parte do corpo para ser edificada e também edificar. Concluindo tome cuidado ao não aceitar " regras" Cristo não te libertou para viver conforme seu umbigo; Em hebreus diz que o próprio Cristo foi obediente até a morte; Aliás os movimentos anarquista como movimento feminista e companhia ( jamais serão igreja) se não serem obedientes
Boa noite professor, sou nova no canal. sempre tive curiosa sobre minha religião, acredito na existência de Deus mas não acredito muito no que tá escrito na Bíblia tenho minhas dúvidas, porque ao mesmo tempo acredito na força do universo. Algum palpite sobre qual pode ser minha religião ?
Olá Kayanne Temos o entendimento acerca de Deus por meio do que está escrito na Bíblia Sagrada, e por meio da encarnação deste mesmo Deus. Ou seja, por meio da Bíblia conhecemos alguma coisa sobre Deus, mas em Jesus (encarnação de Deus) temos acesso a este Deus. Assim, não há como crer no Deus afirmado na Bíblia e não crer na Bíblia, pois é ela que fala acerca deste Deus. Agora, não saberia lhe dizer que tipo de segmento religioso você se enquadraria. Mas, procure em Deus ter respostas a estes questionamentos, e certamente ele te surpreenderá .
louvado seja Deus por tua vida e sublime missão, professor. Parabéns pelo canal e cada vídeo de didática profunda, porém, de fácil entendimento e assimilação
Professor, me diz uma coisa: Creio na existência do Deus criador, porém de uma forma particular, apenas existencial!! Não faço parte de religião alguma e nem quero fazer! Nunca me identifiquei com nenhuma! .. Essas coisas! Eu sou deísta??
Olá Diego Primeiramente, muito obrigado por sua participação por aqui. O deísmo afirma a existência de Deus e esse mesmo Deus é o criador, isto é, a origem de toda as coisas parte deste Deus. Mas, agora é importante saber se você crê que este mesmo Deus interage com a sua criação. Aí é que está o diferencial entre o deísmo e o teísmo. Pois todos dois acreditam em Deus como criador. No entanto para o deísmo, Deus não se relaciona mais com a criação, enquanto o teísmo afirma o relacionamento de Deus com a sua criação ao ponto de se tornar um ser humano (Jesus Cristo), a fim de reestabelecer um relacionamento rompido por causa do pecado. Agora quanto a pertencer ou não à uma determinada religião não se caracteriza como um deísta. Já para o teísmo é requerido a manifestação da religiosidade (que todo ser humano tem) dentro do pensamento cristão, ou seja, segundo a religião cristã (católicos romanos, católicos orientais e protestantes).
Olá Alicia Para o teísmo a morte é a passagem para uma outra realidade. Isto é, o início de um período chamado eternidade, seja em Deus ou eternamente longe de Deus e tudo aquilo que diz respeito ao ser de Deus. Quanto ao deísmo, Thomas Paine, deísta, dizia: "Eu acredito em um Deus e nada mais e espero felicidade além desta vida".
Olá Zyon O deísmo apresenta algumas interpretações quanto à vida após a morte. Alguns não acreditam na vida após a morte. No entanto, para outros deístas a alma sobrevive após a morte, pois ela é imortal. Outros acreditam até no possibilidade de reencarnação e até mesmo na ressurreição da alma. Contudo, não há uma unanimidade quanto ao tema.
de onde você tirou essas informações? mais uma coisa mesmo que Deus tenha criado o universo pra ser independente ele ainda existe logo ele sabe a verdade absoluta. mas mesmo que ele não exista faz muito sentido que a vdd absoluta exista mesmo que não sabemos qual seja.
Olá Lorrany Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal. As informações são com base obras teológicas como as teologias sistemáticas, principalmente as obras de Norman Geisler (Enciclopédia de Apologética).
Eu não sei o que sou. Vejo a Bíblia como um livro que teve inspiração divina, mas não uma verdade absoluta, e vejo Jesus como um modelo para nós, mas acredito que ele não é Deus. Acredito em um único Deus, que governa o mundo e nos ama, mas não sigo nenhuma religião. Eu me enquadro em alguma categoria? Rsrs
Kkkkkk Interessante, não somente você, mas outras diversas pessoas pensam assim também. Mas vamos por partes: Primeiro, como você disse, a Bíblia foi inspirada por Deus, logo, ela é uma verdade, e por ser uma verdade ela é absoluta. Toda verdade é uma verdade absoluta. Por exemplo, 2 + 2 sempre serão 4 em qualquer tempo e qualquer lugar. A verdade é a descrição de uma realidade. Não adiante alguém tentar convencer você ao contrário da realidade que você está recebendo, seja pela razão, pelos sentidos, o até mesmo pela experiência religiosa, no caso a fé. Voltando, toda verdade é absoluta. Um Deus verdadeiro, "veraz" como é chamado, pois cumpre o que prometeu e faz o que disse que iria fazer, tem uma palavra que também é verdadeira. Pois não há como um Deus verdadeiro ter uma palavra não verdadeira, no sentido de absoluta (toda verdade é absoluta). Jesus é o nosso modelo para todas as situações da vida. Não uma paradigma, mas um arquétipo, o padrão do qual se derivam muitos modelos. Quanto a afirmação de que ele é Deus, isso é uma das mais importantes doutrinas (dogmas) dos cristianismo. Ele é Deus tomando a forma humana, isto é, plenamente divino e plenamente humano. É Deus sentido o que o homem sente, e o homem indo em direção aos sentimento de Deus. Quanto em acreditarem um único Deus, que governa tudo e nos ama, isso faz parte do pensamento cristão. E, de maneira mais clara, esse Deus que governa tudo, manifestou o seu amor de maneira prática, afinal, o amor, embora inicie com um sentimento mas sempre será traduzido em alguma ação. Então, esse Deus que ama, tomou a iniciativa para conosco, tomou a forma de homem. Ou seja, Deus se encarnou - Jesus Cristo. Embora a religião, falo pelo cristianismo, no decorrer de suas história praticou muita violência em nome da fé, algo completamente antagônico ao Evangelho de Jesus que é o fundamento do cristianismo, mesmo assim, nosso exercício de fé e experiência com o divino se expressa em atitudes práticas que estão dentro de um pensamento religioso. Um abraço
@@moisesbrasilmaciel, muito gentil da sua parte me responder. 😊 Concordo que toda verdade é absoluta, só que é possível que alguém diga que 2 + 2 = 4 e que 3 + 3 = 5. Ou seja, existe uma verdade e uma mentira nessa mesma fala. De igual maneira, penso ser possível que existam verdades e equívocos na Bíblia.
Olá! Acredito em um criador que criou o universo e os seres vivos. Mas, acredito que a religião foi criada pelos homens, inclusive por existir várias, através de cada livro sagrado e regionalismo. Portanto, eu meu pensamento o livro sagrado de cada religião é filosofia humana. Também não denomino que esse criado chamasse "Deus", tanto pelos vários idiomas, quanto por não termos contato direto, ou seja ele nunca disse em alto e bom sou seu nome. Respeito todas as religiões, pois cada região, cada país, cada família, cada costume é passado pelas gerações seguintes. Acreditar apenas em Deus me torno o que? Já que pelo vídeo teísmo e deísmo são "baseadas" no cristianismo. Posso não ter certeza que a bíblia foi o criador, ou seja. Tenho minhas dúvidas, pois pode ser apenas um livro filosófico muito bom escrito por um homem.
Olá Joyce Sim, o vídeo diz respeito ao pensamento cristão, exatamente isso. Quanto a sua pergunta: "acreditar apenas em Deus me torno o que?" Partindo de um princípio que acreditar apenas em Deus, talvez diga respeito a algum tipo de monoteísmo, pois são vários credos que acreditam ou afirmam a existência de um único Deus. Por exemplo, judaísmo, islamismo e cristianismo, afirma a existência de um único Deus. Contudo, para o cristianismo, não basta crer em um único Deus, requer também um acesso a este Deus - Jesus Cristo. Pois a manifestação de Deus se dá por meio de revelação. Isto é, Deus, por iniciativa própria, se revela à sua criação, se faz conhecido de maneira natural - por meio das coisas criadas -, e de maneira especial - por meio da sua Palavra e de Cristo Jesus. Além disso, o acesso a Deus que se revela, se dá por meio de mediação, isto é, Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens.
Joyce, não sou Teólogo, sou simplesmente um apaixonado por Jesus Cristo, crendo que Ele é Deus. Entendo seu posicionamento e suas dúvidas. Mas quando você acredita que existe um Criador, esse Criador é sim Deus. Quando começamos a buscar esse entendimento lendo a Bíblia um pouco mais à fundo, buscando algumas literaturas de suporte, fica mais fácil entender essa verdade. Além do mais, quando começamos a buscar o "entendimento" de: -Existe Deus mesmo? - Acredite, um agir diferente nos ajuda a entender. Esse agir é muito particular e simples, pois o Espírito Santo é educado e age quando deixamos, permitimos. Quanto à religião, sim, foi o homem, cada grupo com a sua determinada fé, quem criou. Maaasss, porém, contudo, todavia... Rssss, a Igreja, essa foi Cristo quem criou, na realidade, o Cristianismo nos incentiva a sermos igreja( dá uma olhada no livro de Atos dos apóstolos, de início os capítulos 1 e 2). E, sendo igreja, temos que viver igreja. Mas, o que é viver igreja? É estarmos juntos nos alegrando na comunhão, todos entendendo e vivendo Jesus. Espero poder ter ajudado, e que Deus te ilumine na compreensão do quê eu considero a maior riqueza dessa vida: a.vida eterna, e essa eternidade ao lado de Deus, do Senhor Jesus, Salvador e Criador do Universo. Deus te abençoe Joyce!
Muitos são as comprovações que o Cristianismo é real, é a Bíblia é a Palavra de Deus. Uma dass comprovações é que as passagens Bíblicas são confirmadas pelo próprio homem (muitos não cristãos). Passagens Bíblicas confirmadas pela ciência, arqueólogos, geólogos, etc... O Criatianismo tem FATOS HISTÓRICOS. Nas outras religiões há muitas filosofias, poucas comprovações, poucos fatos historicos.
Olá Nah Primeiramente, muito obrigado por sua participação por aqui Interessante sua forma de crer. Na verdade, o deísmo atribui a Deus a criação, no caso o Deus cristão. Além disso, este Deus deísta não é apenas uma força ou alguma forma de energia, mas um ser. Assim, acredito que a sua forma de crer não diz respeito ao deísmo, mas, a algum outro credo.
acredito que deus sempre esta conosco quando vamos ao sol para ficar sobre a luz do sol ganhamos interacao com a pele que vai gerar a vitamina D o vacuo sempre puxa energia nos estamos sempre buscando energia seja no alimento ou no universo sei que o tema nao e esse mais deu vontade de colocar
Sim, quanto mais nos aproximamos dele mais nos alimentamos dele, até sabermos quem realmente somos (identidade) e para onde estamos indo (destino). Um abraço, e muito obrigado por sua participação aqui no canal
Olá Manu Ruiz. Primeiramente, muito obrigado pela sua participação. É bem interessante esta pergunta. Para os cristãos o deísmo não se enquadra no sentido de blasfêmia, pois blasfêmia está mais relacionada à uma ofensa ao ser de Deus, como um insulto ou desagravo. No Novo Testamento, Jesus foi condenado diante dos judeus da época pelo pecado de blasfêmia, por dizer-se filho de Deus. E isso, para a classe religiosa dos judeus da época era uma blasfêmia. O deísmo para os cristãos se enquadra mais como uma filosofia que propõem uma explicação quanto ao ser de Deus. Mas, não como uma blasfêmia. O fato de você crer na existência de um Deus, que, embora não interaja com a criação não faz de você um blasfemo. A própria teologia natural ou revelação natural discorre acerca de um Deus que se mostra (que se torna conhecido - revelação) através da natureza. No entanto, para o cristianismo, além da revelação natural, há a revelação especial, onde o próprio Deus se torna humano na pessoa de Jesus Cristo. E, este fato, a interação de Deus com a criação, é um fato determinante no teísmo. Por alguém ser deísta não desmerece o seu caráter, conduta moral ou ética. Nem tampouco deixa de ter o devido valor humano. Infelizmente, como testemunho ao logo de uma vivência no cristianismo, muita gente que se diz acreditar em Deus dentro de uma perspectiva teísta mas vive como esse Deus nuca existisse ou que nunca tivesse deixado seus ensinos para serem seguidos. Nesse caso, viver diferente aquilo que se crê, aí sim, pode ser realmente uma afronta ao ser de Deus, muito próximo de adentrar no campo da blasfêmia. Um grande abraço.
Eu acredito numa fonte criadora, em leis que regem o universo, e que esse criador habita cada ser, por isso respeito toda forma de vida, n creio em céu nem inferno, mas num estado mental de céu e inferno, não acredito na !morte, mas numa roupagem que deixa de nos servir, não temo Deus, mas eu o admiro em cada cor, cada detalhe de sua criação ., Não sei o que sou,
Olá professor, boa tarde! Sempre tive dúvida sobre minha religião, acredito q exista um Deus q criou tudo e q pode influenciar as vezes na nossa vida, acredito em destino, mas ao mesmo tempo nao acredito que exista alguma coisa depois da morte, acho q a morte é o fim de tudo, nao creio em céu ou inferno e muito menos em pecado, tem alguma ideia de qual pode ser minha religião?
Olá Maria Interessante a pergunta Um primeira coisa a ser observada é a questão sobre Deus. Este Deus é o que o pensamento cristão apresenta? Tipo, um Deus pessoal que se relaciona com a criação? Este Deus se fez homem e sentiu tudo o que o ser humano sente? Este Deus deixou preceitos a serem seguidos? Este Deus permite se achegar a ele, ou seja, se revela? Isso é parte do que diz o pensamento cristão. Alguns teólogos cristãos afirmam que crer na morte como o fim de todas as coisas, traz à vida uma não existência de sentido algum. Isto é, se não existe uma outra vida, no caso a vida eterna, a vida não faz sentido. E não tendo sentido a vida, o mundo mergulharia num completo caos, bem maior do que já vivemos. Agora, se você apena crê em um Deus que apenas criou tudo e não interage mais com aquilo que criou fica um tanto difícil afirmar em que credo se enquadra esta forma de crer. É interessante você procurar estas respostas no Deus que você crê. Tirar um tempo do dia, coisa rápida, e perguntar a ele mesmo onde você se encontra. Pois, se você crê em Deus, certamente crê na existência dele. E, se ele existe certamente lhe ouvirá. Uma conversa normal sem palavra sofisticadas, mas de maneira simples como conversar com uma pessoa.
@@moisesbrasilmaciel professor parei pra refletir um pouco, e acho q nao acredito tanto q exista um deus de verdade, pra falar a verdade não acredito em nada tao grandioso assim, antes eu só me forçava a acreditar pq sentia muito medo de ser julgada um dia depois da morte por não ter fé nesse Deus. Eu acredito que a morte é o fim de tudo, e cada dia mais perco a fé que exista realmente algum deus. Mas por um lado não me sinto triste com isso, na verdade me sinto mais leve, só que ainda com um pouco de medo do que vai acontecer quando eu não estiver mais aqui. Acredito que haja coisas na vida que realmente não podemos explicar, então, depois de pesquisar muito, acho que me enquadro mais como uma agnóstica ou ateísta. Muito obrigada pela ajuda!
se somos a imagem do deus Jave , entao ele é tipo um holograma com consciência ? entao ele tem todas as partes do corpo humano , inclusive as genitais ?
Olá Leandro Boa pergunta Quando a Bíblia Sagrada afirma que os ser humano foi criado "à imagem e semelhança de Deus", diz mais respeito ao caráter de Deus do que a aparência física. Primeiramente a mesma Bíblia afirma que Deus é espírito, desprovido de corpo e outras coisas mais relativas as distinções entre corpo e espírito. Em segundo lugar, como disse, "imagem e semelhança" está mais relacionado ao caráter de Deus, nos aspectos como moral, consciência, capacidade de prestar culto e domínio (pois além de outras coisas, o homem foi criado para dominar). Estes aspectos distinguem o ser humano do restante da criação, embora existam animais biologicamente muito próximos ao ser humano, no entanto, não apresentam resíduos mínimos de moral, consciência, capacidade de prestar culto e domínio sobre toda a criação. Assim, embora esta "imagem e semelhança" tenha sido distorcida com a queda (a entrada do pecado na história humana), mesmo assim, ainda permanecem resíduos destes aspectos no ser humano.
Olá Nini Pergunta interessante Sei que para o teísmo não há possibilidade de reencarnação, pois a crença teísta, com base na Bíblia Sagrada, afirma que o homem está sujeito a morte e após isso o juízo, não havendo a possibilidade de reencarnação. Agora para o deísmo, não saberia lhe responder.
Olá Professor. O universo criado por Tolkien cita um deus, Eru, como o criador de tudo. Mas ele pouco ou nada interage com sua criação. Tolkien é considerado um grande escritor cristão. Por acaso o senhor tem conhecimento sobre Tolkien ter colocado ideias deistas em sua obra?
Olá Conheço pouca coisa da obra de J. R. R. Tolkien, somente a trilogia dos filmes O Senhor dos Anéis. Assim, não saberia te responder quanto à visão de Tolkien acerca de Deus. 👍😊
Kkkkkkk, Boa Ricardo!!! Hoje é raro quem se propõe a fazer algo aos outros sem que isso lhe renda alguma coisas. Posso até dizer que já é um milagre estender a mão sem nada em troca.
Olá Boa pergunta Para lhe responder de maneira mais consistente, vou usar o autor Norman Geisler: "Basicamente todos os deístas concordam que há um Deus, que criou o mundo. Todos os deístas concordam que Deus não intervém no mundo mediante ações sobrenaturais. Mas nem todos os deístas concordam quanto à preocupação de Deus com o mundo e à existência da vida após a morte para os seres humanos. Neste sentido existem uma forma de deísmo que admite um Deus com preocupação moral com esta vida e com a próxima vida. Esta forma de deísmo afirma que Deus regula o mundo, exige obediência à lei moral baseada na natureza e preparou uma vida após a morte, como recompensa para os bons e castigo para os maus. Essa visão deísta era comum entre os deístas ingleses e americanos" (GEISLER, Norman. Enciclopédia de Apologética. São Paulo: Editora Vida, 2002). Um abraço
olá, eu acredito em Deus, mas não acredito que ele seja capaz de interferir na vida humana, assim não acredito em fé, orações, milagres etc, pq tem o livre arbítrio, sendo assim ele só interferiria no juizo final quando quem ele achar que merece seguir com ele, seguirá, sou deista?
@@igorpatrij1277 Olá Igor, na verdade sua forma de crer se assemelha bastante com o deísmo, pois ao que vi a questão da possibilidade de uma ação sobrenatural com a interferência de Deus, a fé, oração e milagres etc., são descartadas para você. Estas coisas são pertinentes ao teísmo.
O meu marido diz que acredita em Deus e em Jesus,mas ele acha que Deus escreveu a biblia( o homem escreveu a mando de Deus) e outros homens alteraram escrevendo as coisas que ele não concorda, e as coisas digamos " bonitinhas" escrito na bíblia foi Deus,esse modo de crer eu nunca vi na vida,eu respeito a opinião de cada um, mas essa pra mim não tem sentido nenhum kkk Teria algum nome pra isso, alguém além do meu marido pensa assim? Se tiver podem comentar por favor
Olá Michelle Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal O deísmo e o teísmo, de maneira um tanto simples, se dá pela maneira em que interpretam as ações de Deus. Tanto o teísmo quanto o deísmo acreditam em Deus como criador de todas as coisas, ou seja, o universo e a vida passaram a existir por um ato divino, pois criar do nada é um atributo que pertence unicamente a Deus. Agora, se este Deus criador ainda interage com a sua criação, aí que está a diferença básica entre estas duas formas de crer em Deus. O deísmo, ainda que dê o crédito da criação a Deus, mas não crê que este mesmo Deus ainda interage com a criação, Deus estabeleceu leis naturais, e por estas leis, o universo e a vida são guiados. Já para o teísmo, além da criação, Deus ainda se relaciona com esta criação. Nesse sentido, nesta relação com a criação entra a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus, e também a pessoa de Jesus Cristo como a encarnação deste Deus, ou seja, Deus tomando a forma humana como demonstração maior (revelação) de sua comunicação com a criação. Dito isto, quanto apenas crer em Deus e Jesus como algo real não diz tudo acerca do que se crê. Ou seja, crer por crer em Deus e Jesus até mesmo outros credos afirmam a realidade de Deus e Jesus. Mas, crer em Jesus como Deus feito homem e como o único caminho de acesso a Deus, aí pode-se afirmar que isso diz respeito ao pensamento cristão. E da mesma maneira com relação à Bíblia Sagrada. Para a maioria dos cristãos a Bíblia é a Palavra de Deus, uma maneira que Deus usou para se revelar à humanidade. Além disso, alguns cristãos acreditam que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas afirmam que ela contém a Palavra de Deus.
@@moisesbrasilmaciel Ele acredita que Jesus tbm é Deus como os cristãos falam,só que ele acha que tudo que ele acha estranho na bíblia foi alterado exemplo: Amais uns aos outros,perdoai,não matar,não roubar etc foi Deus,ai o homem foi e alterou a bíblia acrescentando por exemplo:a mulher ser submissa ( tem muitas passagens na bíblia esculachando a mulher) Deus meio que apoiar a escravidão, um homem ser assassinado por pegar lenha no sábado, um pai dar sua filha pra ser violentada,Deus mandar mantar muitas pessoas e tomar as terras deles entre muitas outras coisas,ele acha que algumas coisas na bíblia é verdade,ele acredita que Deus intefere nas nossas vidas,mas ele acha que algumas coisas é verdade e outras não,pra mim isso não faz sentido, ou a bíblia é completamente verdadeira ou é pura mentira, eu sou agnóstica
Acredito ter um pensamento filosófico deista, mas não afirmo que existe um ou mais de um Deus, pelo que vi sobre é mais o que se pode provar é o que não se pode provar, por isso é diferente do ateu que não pode provar a não existência de Deus
Olá Douglas Pergunta bem interessante Sim, para o pensamento cristão e também para alguns filósofos a verdade é por si absoluta. Se não é absoluta não é verdade. Ao mesmo tempo que a verdade, por ser a descrição da realidade, é absoluta indiferente do tempo ou cultura. Por exemplo, 2 + 2 é igual a 4 em qualquer lugar, cultura ou tempo, isso é absoluto. A verdade não é inventada ela é descoberta, como a lei da gravidade que já era uma realidade antes da sua descoberta, ou seja, já era uma verdade. Além disso, a verdade por ser absoluta, logo, não é relativa. Ainda que se tente relativizar a verdade de acordo com um conceito de A, B ou C, mesmo assim ela é absoluta. Se uma coisa é verdade, logo não pode ser mentira, pois são coisas excludentes. Um coisa não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo. As ciências exatas fazem uso de verdades, e por isso, usam valores absolutos. Por exemplo a engenharia, a economia, a própria matemática, a física, a química etc, fazem uso de valores absolutos. Quem trabalha numa usina nuclear, na aviação, na medicina etc., jamais fará uso de relativismos. A questão da "relativização" da verdade está mais ligada às áreas ´das ciências humanas como a própria teologia moderna e parte da filosofia, algumas áreas da história, jornalismo, sociologia etc. Um abraço
@@moisesbrasilmaciel , permita-me discordar educadamente. O que é verdade para um cristão. Não é necessariamente verdadeiro para um muçulmano. Ou um ateu. As regras sociais são construídas de diferentes formas nos mais diferentes contextos históricos, sociais e políticos.
@@douglascarneiro9267 Tranquilo, Douglas. Discordar faz parte do desenvolvimento do conhecimento. Adentrando um pouco mais sobre o conceito de verdade, existem as verdades chamadas "verdades excludentes". Ou seja, bem o caso citado por você. Se o islamismo é verdadeiro, logo o cristianismo não é verdadeiro. Como também se o cristianismo é verdadeiro, o islamismo não pode ser. O que acontece é que tanto para cristão quanto para um islâmico o que eles creem tem conotação de verdade. No entanto, algumas coisas podem ser para mim verdadeiras, mas na realidade não são verdades. Por exemplo, eu posso crer em fadas e duendes, mas isso não torna verdade a existência de uma fada ou de um duende, somente porque eu creio. Outro exemplo de verdade excludente é cristianismo e espiritismo reencarnacionista. Isto é, se o reencarnacionismo é verdadeiro o cristianismo não, e por outro lado, se o cristianismo é verdadeiro o reencarnacionismo não. E assim por diante. Mesmo que para um cristão ou espírita que creem que seja verdadeiro as suas respectivas doutrinas, mesmo assim, são excludentes, se um é verdadeiro o outro não é.
Sim, a existência de um criador é necessário na própria existência do universo. A própria ciência afirma que o universo está em expansão, assim, se ele está se expandindo, se voltarmos ao caminho inverso à esta expansão encontraremos uma origem. Consequente, o universo teve uma origem. Esta origem, dentro do pensamento teísta está a criação. E dentre as coisas criadas está o ser humano, criado para dominar a terra, para que este domínio refletisse um pouco da "imagem e semelhança" divina.
Eu sinceramente não consigo ter uma opinião formada sobre isso. Não consigo dizer com certeza absoluta se sou deista, ou teísta. Não consigo e nem sei explicar pra mim o que é Deus. Só sei que acredito nele. Mas não acho que o ser humano é capaz de explica-lo. Não sigo nenhuma religião. E isso é tudo que tenho certeza. Não acredito que nenhuma religião explique Deus de maneira completa. Religião foi criada pelo homem. Não por Deus.
Olá Brenda Muito interessante suas colocações. Realmente, como seres humanos temos muita dificuldade aquilo que nos foge da naturalidade, ou seja, as coisas sobrenaturais. Este Deus que temos uma natural dificuldade de compreendê-lo se tornou ser humano em Jesus. Jesus, para o pensamento cristão é a maior revelação acerca de Deus. E nele, podemos compreender melhor o ser de Deus. Em Jesus nossas maiores indagações acerca de nós mesmos, daquilo que está ao nosso redor e de Deus são resolvidas. Como você disse, "a religião foi criada pelo homem', e até concordo com esta afirmação, pois existem nas mais diversas religiões, até mesmo no cristianismo, muitas coisas que mais afastam do divino do que aproxima o ser humano do criado. Por isso, é melhor conhecer uma pessoa, do que o que se diz sobre ela ou se tenta afirmar sobre ela. A experiência com alguém excede qualquer conceito. Assim, o bom é conhecer a pessoa de Jesus. Um abraço e muito obrigado por sua participação aqui no canal.
@@moisesbrasilmaciel Olá, obrigada por suas palavras. E obrigada por dizê-las livre de julgamentos. Isso é muito importante. Eu tbm acredito em jesus Cristo. Compreendo sua importância e o que sua missão significou para o mundo. Eu apesar de não ter religião e não ter interesse em ter uma religião, respeito absolutamente todas. Apesar de não concordar com as atitudes de algumas pessoas que estão inseridas nessas religiões. Afinal, o ser humano é falho. Muito diferente de Deus.
Olá Simon Boa pergunta Se acreditam em Deus, mesmo como apenas um criador, certamente creem em alguma realidade espiritual. Talvez, não da maneira como os teístas acreditam com céu, inferno, anjos, demônios etc.
"Acreditem no teísmo. Deus existe , faz milagres e é bom o tempo todo. Fez uma natureza perfeita, veja essa perfeição na natureza e no espaço profundo. Deus existe e faz milagres. Vão aos hospitais, aos campos de concentração, às guerras, visitem os hospitais psiquiátricos, os doentes terminais de câncer, alzheimer, parkinson, AIDS, etc. Visitem mentalmente os lares onde há abusos sexuais e violência contra crianças inocentes por anos e anos, pensem em todas as desgraças, dores e sofrimentos, sim, Deus criou tudo perfeito e existe. O que aconteceu foi que sua criação errou, e Deus não tem nada a ver com isso, apesar de ter presciência, onipotência, onisciência, de saber tudo o que vai acontecer, e mesmo assim, foi lá e fez seu belo projeto de criação. Esse é o meu raciocínio extraordinário. Eu sou um crente. Eu sou da Universal." (Valdemiro Macedo Malafaia Valadão)
Olá Walysson Primeiramente, muito obrigado por sua participação por aqui no canal expondo seu ponto de vista quanto ao teísmo. Por suas poucas e breves palavras acredito que você teve ou tem a triste experiência de conhecer a face mais doentia do cristianismo: ganância e mais ganância em nome da fé. Não lhe reprovo por pensar assim, mas, isso não diz respeito ao ser de Deus. Agora, sem querer convencer você de alguma coisa, mas, tirando as aberrações, violências e injustiças praticadas ao longo da história por aqueles que se dizem cristãos, no entanto, a resposta a todos estes e inúmeros outros questionamento quanto ao ser Deus e sua indiferença ao sofrimento humano está no ato deste mesmo Deus fazer-se homem (Jesus Cristo) a ponto de sofrer tudo o que você apontou e muito mais. Para quem conhece além da superfície o pensamento cristão observa que no julgamento de Jesus (que é o dia em que a humanidade julgou o próprio Deus), encontramos toda essa gana apontada por você quanto a Deus. Por sinal, neste julgamento manifestou tudo o que é peculiar ao homem (inveja, ódio, descaso, manipulação, mentira, trama, vaidade ferida etc.). Este mesmo Deus sempre agiu para que o homem seguisse seus mandamentos afim de evitar as consequências danosas que vemos ao longo da história. Contudo, o homem sempre quis seguir seus próprios caminhos, suas ideais, suas conquistas a todo custo etc. Logo, o resultado disso é os males apontados por você e praticados até mesmo por aqueles que se dizem defensores de Deus e em nome de Deus. Assim, como a geração do "mi, mi, mi", que sempre transfere a culpa aos outros, a humanidade ainda transfere a culpa de seus violentos atos aquele que sempre estendeu a mão para trazer o homem ao seu real propósito. Existe um caminho excelente para a humanidade, mas, estão sempre sem tempo, sem diálogo, sem tolerância, sem conversa com os filhos, sem tempo para a esposa e o esposo, enfim, e a culpa ainda é de Deus? Mentimos, agimos como hipocrisia, somos corruptos, somos aproveitadores, se tivermos possibilidade passamos a perna nos outros, se alguém der moleza nos aproveitamos e a culpa ainda é de Deus? Jesus Cristo é a resposta de Deus a todo sofrimento humano. Jesus que é Deus, foi traído, torturado, refugiado, condenado injustamente, executado com a mais dolorosa e vergonhosa pena daquele tempo, teve sede, teve seus momentos de angústias e dor etc. Quando entendemos quem é Jesus e o conhecemos como pessoa real, todas estas questões levantadas por você são respondidas. Um abraço
Se no teismo xiste uma punição ou recompensa após a morte , caso alguém nunca tenha tido contato com a religião cristã ,e tenha vivido em contramão a bíblia , ela seria punida ?
Olá Brendovesk Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal. E, em segundo lugar, sua pergunta é muito interessante e um tanto difícil de responder. Mas, vamos lá, tentar lhe dar uma resposta não com o intuito de lhe convencer, mas para lhe explicar um pouco do pensamento cristão teísta. Mas, vamos por partes: Sim, o pensamento cristão teísta afirma haver punição e recompensa após a morte. Na verdade uma consequência da vida antes da morte. O cristianismo afirma que, unicamente a fé em Jesus é a resposta à graça de Deus (o favor não merecido à humanidade decaída). A fé é o elemento de acesso a vida eterna. Logo, aqueles que não são possuidores desta fé, aqueles que rejeitaram a oferta de salvação por meio de Cristo não serão condenados, pois já se encontram num estado de condenação, ou seja, distantes de Deus. Essa fé vai além do "contato com a religião cristã", é algo muito pessoal que excede muito uma liturgia, um credo ou qualquer outro rito dentro do próprio cristianismo. É algo que realmente transcende e que conduz o que crê a um relacionamento pessoal com aquilo que é divino. Falo isso, pois vivendo em meio ao cristianismo já testemunhei muita gente que nasceu e viveu dentro do cristianismo mas nunca conheceu pessoalmente a pessoa de Jesus. Agora, se alguém que "tenha vivido em contramão" com relação à Bíblia, se ela seria punida? Bem, o pensamento cristão teísta parte da premissa que a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia é uma revelação especial de Deus à humanidade. Além disso, a Bíblia Sagrada, no caso, principalmente os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são as únicas narrativas históricas da vida e da obra de Jesus Cristo. Desta maneira, não há como crer em Jesus e descartar a Bíblia. Se Jesus existiu a Bíblia é verdadeira, mas, se a Bíblia não é verdadeira, então Jesus não existiu. Assim, o cristianismo teísta traz esta afirmação: a Bíblia é a Palavra de Deus aos homens. Sei que já houve na história do próprio cristianismo muito violência, muita violência mesmo em nome de Deus, algo completamente contrário aos ensinos de Cristo. Muita gente já foi assassinada por interpretações (hermenêuticas) erradas quanto à Bíblia Sagrada. Mas isso, não é divino é humano, e por que não dizer diabolicamente humano? Matar alguém por não pensar como eu penso, ou não crer como eu creio, não tem nada de cristianismo. No entanto, a Bíblia, como Palavra de Deus, nos apresenta o caminho para a vida eterna. Ela tem como ponto principal a pessoa de Jesus Cristo. Os mandamentos de Jesus nos apontam a um relacionamento real com Deus, com as pessoas que estão ao nosso redor e conosco mesmo. Contudo se eu andar, como você disse "na contramão" da Bíblia, estou desprezando o que Deus deixou como o meio de conhecê-lo e de me relacionar com ele. Consequentemente, não haverá em mim um novo nascimento (o que a teologia chama de regeneração) ua-cam.com/video/cjUlteNfb14/v-deo.html - logo, permanecerei no mesmo estado de distanciamento de Deus. Na vida após a morte, como disse, será a continuidade da vida aqui, se me aproximo de Deus por meio da fé em Jesus, lá estarei mais próximo dele, mas por outro lado, se aqui me mantenho cada vez mais distante, mesmo ele me chamando para perto, lá, na vida após a morte, certamente estarei bem mais distante de Deus por toda a eternidade. Um forte abraço.
Acredito que Deus existe, porém acredito que ele criou a ciência para reger o mundo, ou seja, para mim quem interfere no universo é a ciência, criada por Deus.
os milagres podem ate ocorrer mas so ate determinado nivel ( um tumor que desaparece ) , nao vejo nenhum amputado, síndromes extremas ou paralisia cerebral sendo curados ,
@@moisesbrasilmaciel opa Moisés, muito bom o conteúdo do canal! estou iniciando minhas pesquisas sobre o deísmo agora e sinto que bate com o que penso. PORÉM algumas coisas meio que não encaixam. veja, eu penso que houve sim uma causa não-causada que gerou todas as coisas a partir de algo que não era exatamente um nada. então depois de um tempo essa entidade que criou tudo estabeleceu alguma ordem e também nos deu a razão o pensamento e o livre arbítrio no processo. e em algum ponto esse supremo interagiu simultaneamente com toda sua criação e foi daí que surgiram as interpretação diferentes de cada religião. resumidamente, cada deus é uma interpretação de um mesmo contato. isso se encaixa no deísmo? porque eu acredito que houve sim uma interação só que não mais ocorrerá algo parecido. o pensamento deísta parece rejeitar qualquer interação ou aparição. o que acha? (talvez isso renda até um vídeo haha) abraço, cara.
Boa pergunta Alguns pensadores deístas, em virtude de descartarem a possibilidade da existência de milagres, logo, desprezam as questões relacionadas à eternidade. Contudo, são deístas que divergem do teísmo. Não posso lhe responder quanto aos demais segmentos deístas.
Professor a bíblia é a palavra de Deus? Ou apenas um mito criado por homens? Se Deus da bíblia existe pq ele não intervém nas tragédias da natureza por exemplo?
Olá Flávia Para a maioria dos cristãos, principalmente os protestantes, a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. E por isso, ela é verdadeira, pois ao contrário, teríamos um sério problema, um Deus verdadeiro e uma Palavra não verdadeira. Então, a Bíblia Sagrada é verdadeira. Consequentemente, também não pode ser um mito, pois um Deus verdadeiro não poderia ter uma palavra que fosse um mito. Assim, de maneira muito resumida, a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. Uma outra questão de grande relevância dentro a realidade da Bíblia Sagrada ser a Palavra de Deus, é a sua inspiração. Isto é, Deus inspirou mais ou menos 40 pessoas, de culturas, posições sociais, tempos, e situações diferentes para falar acerca de um mesmo assunto: a revelação divina à humanidade por meio de Jesus Cristo. Assim, não poderia ser obra da mente humana, pois na vida de Jesus cumpriu-se detalhadamente as predições a seu respeito contidas no Antigo Testamento. Quanto a intervenção divina das tragédias, ou ainda, onde Deus diante do sofrimento humano? Primeiramente, a humanidade sempre rejeitou Deus a ponto de expor vergonhosamente e de forma violenta a maior ação divina em favor do homem: Jesus Cristo. A humanidade o rejeitou, julgou de forma injusta e o condenou à mais horrenda forma de morte: a crucificação. O que se esperar da humanidade? Além disso, e muitas tragédias poderiam ser humanamente evitadas. Pois a maioria delas são resultantes da ganância e do desejo desenfreado de poder que todo o homem tem. Assim, por causa disso surgem as guerras, a devastação da natureza, as questões climáticas, a desordem social e natural das coisas já previamente estabelecidas por Deus. Será que Deus é culpado pelos milhões mortos nas guerras religiosas em nome dele? Ou ainda, será que Deus é responsável pela morte de milhões durante as guerras e nos campos de extermínio? Creio que não, pois Deus sempre propôs um caminho melhor aos homens, mas sempre o rejeitaram. Além disso, assim como um pai que ama o seu filho o disciplina, o corrige, sempre pretendendo para ele o melhor, Deus sempre usou de disciplina para com o homem, com o único propósito de colocá-lo num caminho melhor. Desta maneira, existe um tipo de mal que Deus usa para corrigir o homem. Neste sentido tem um vídeo aqui no canal que fala um pouco sobre esta questão: ua-cam.com/video/PkFzWfKUgFk/v-deo.html Até mais
quem quer que tenha criado o universo , com ctz nao criou so esse universo , nao criou so essa reliadade mas uma hiperealidade , as EQMs parecem apontar pra isso
Concordo bastante com a visão deísta, entre elas a ausência de um Deus exercendo influência atualmente sobre o universo e, consequetemente, a inexistência de milagres. Acho que aos poucos vou me encontrando.
👍😊🙏
Como disse Baruch Spinoza: "Aquele que tem pouco conhecimento, chama de milagre os eventos extraordinários da natureza."
@@deistatop Boa. Gosto do Espinosa, mas não estou de acordo 100% com os pensamentos dele, já que ele era um ateu não declarado. O filósofo que teve pensamentos mais relacionados ao deísmo foi Voltaire e por mais que eu também não concorde com todas as teorias dele, pelo menos a relação de crença sobre o criador está mais alinhada com a nossa.
@@ignotalibertas Bem..., tem um cara que eu respeito muito e que "fechou" com Spinoza dizendo: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.
Então Spinoza não era ateu. Muitos concordam que ele era panteísta ou pandeísta. Mas ateu ele não era.
@@deistatop A recomendação de Espinosa para a leitura de obras do passado era que deveria ser analisado o que foi escrito pelo autor de acordo com o contexto em que essa pessoa vivia. Um de seus seguidores, Koerbagh, publicou um livro precocemente, antes mesmo de Bento publicar Tratado Teológico-Político, sendo preso e morrendo na prisão por maus tratos. Naquela época se declarar ateu era praticamente suicídio. "Deus sive Natura" foi a última "dica" pra quem fosse ler suas obras, que tentasse ler a mensagem correta. Tanto ele quanto Einstein, o cara que fechou com ele, pra mim são ateus e usaram um "eufemismo" pra amenizar críticas, já que a maioria das pessoas no mundo sempre foram crentes.
Deus Criou todas as coisas pelo Poder de sua palavra, Deus é Soberano e está no controle de tudo e todos.
Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança, assim fez o Senhor Criador dos Céus e da terra.
🙏👍😊
Eu não acredito na religião mas acredito em Deus
👍
Eu também, e digo mais, nenhuma religião tem a verdade absoluta, porém é mais fácil todas as religiões estarem erradas do que só um grupo ser privilegiado como o dono da verdade absoluta. São muitas discrepâncias em nome de um mesmo Deus.
Parabéns. Trouxe um assunto muito interessante, com abordagem clara. A Doutrina Espírita afirma que Deus e a inteligência suprema do universo, causa primária de tudo, mas também que Deus não interfere na matéria , utilizando Espíritos, criados por Ele, para agir na natureza, não criando, mas co-criando. Interessante
Olá Afonso
Obrigado por sua participação por aqui expondo um pouco da doutrina espírita
Maravilhoso, professor Moisés. Estou usando seus ensinos pra ensinar na classe da EBD.
Olá Francisco
Glória a Deus
Que bom os vídeos tem servido de edificação
🙏😊👍
Eu concordo com o Deísmo. Deus não se interage com o universo, esse mundo anda sozinho sem Deus.... Eu sempre desconfiei isso
Olá Jordão
Obrigado por sua participação por aqui
Irmão peço oração por uma doença incuravel que tenho, pois percebo que és um homem de boa conduta, e oração para eu esteja bem de saúde pois hoje tive um problema respiratório devido a alteração de pressão do corpo que realmente deveria está alta, posso não ter a mesma crença mas ainda sim creio no poder da oração como poder de energias positivas como estímulos positivos que pode ajudar no humor e com poderes curativos só em pensar que podes ser curado e que tens pessoas orando pela sua saúde com palavras amigas já é um passo até psíquico comprovado por Freud que ajudar no tratamento do paciente dando um ânimo a pessoa.
Sim, vou estar colocando você em minhas orações
@@moisesbrasilmaciel eu não acredito que tudo isso foi inciado por um único deus. Na questão alma eu encaro como hipótese, talvez exista ou não.
Cético
Nossa!
Achei este vídeo por acaso e achei sensacional sua metodologia e explicação pelo assunto.
Acabei de me escrever, quero aprender mais sobre o assunto e acho que achei a pessoa certa para isso! Parabéns! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Olá Luiz
Muito obrigado
Um abraço
Lembrando que todas às segundas e quintas feiras, às 7h da manhã, tem vídeo novo aqui no canal.
Me considero uma manifestação de uma Consciência Superior que por não sei qual motivo decidiu passar experiências nos planos densos da matéria. Logo eu não acredito em Deus eu sou uma parte desta Consciência, logo não fui criado simplesmente existo ,mas sofri transformações para viver na matéria.
Olá Antonio
Obrigado por sua participação por aqui
Gostei do canal ganhou mais um seguidor professor 👍🏾.
Olá Adriano
Que bom que tens gostado do conteúdo do canal
🙏😊👍
Um assunto muito interessante. Eu creio que Deus já interagiu muito com os humanos, porém atualmente não interage mais, se milagres ainda existissem seria difícil pra mim compreender pq Deus escolhe apenas algumas pessoas pra receberem sua benção. Acredito num Deus que é puro amor e por isso não escolhe apenas alguns, bem esse é o meu humilde entendimento. Parabéns por mais um vídeo maravilhoso.
🙏🙏🙏
Deus sempre escolheu algumas pessoas para receber sua bênção. Os relatos estão na Bíblia Tora e Alcorão... é um grupo seleto da humanidade... as vezes uma nação, uma família ou um só homem.
Pelo meu conhecimento, apenas Jesus deu acesso democrático a Deus.
Eu acredito em um único Deus criador mas também acredito no Universo e suas leis,nessa linha de pensamento eu sou o que?
Olá Taise
Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal
Para o teísmo, não é apenas acreditar na existência de Deus, vai um pouco além disso. É acreditar em Deus e na relação deste Deus com a sua criação. Neste sentido entra a revelação de Deus por meio de sua Palavra e por meio de Jesus Cristo, envolvendo questões como a encarnação de Deus, tornando-se humano (Jesus Cristo) etc.
Quanto ao universo, o teísmo também afirma que o universo (criado por Deus) foi estabelecido em leis pelo próprio Deus, leis estas que perduram até hoje.
Descobri que sou Teísta e não Cristã, obrigado pelo vídeo esclarecedor
Olá
É assim mesmo, vamos nos encontrado com o que cremos a cada dia
Um abraço
Eu sou provavelmente PANDEÍSTA, mas acredito muito em Deus que pra mim é um só, o Pai do Cristo, e acredito em Jesus como modelo da humanidade, não como Deus
Olá
Muito obrigado por sua participação por aqui apontando sua maneira de crer
Um abraço
Pois é, hoje eu não consigo escolher um lado, teísmo, deísmo ou ateísmo, mas já pertenci aos três lados, bom vídeo!
Olá
Primeiramente muito obrigado por sua participação por aqui.
Além de todos os "ismos" que nos rodeiam e de todo credo ou formalismo religioso que nos assediam, o bom mesmo é conhecer uma pessoa. Assim, quando conhecemos alguém, tudo o que se ouviu acerca dela está muito distante de quem realmente ela é. Pois o conhecer desfaz todo o mito, a superficialidade e as cascas que criam em torno de alguém. Logo, conhecer Jesus Cristo como pessoa é uma experiência única.
Um grande abraço, e tenha uma ótima semana.
Isso é parte do processo. Como disse Descartes: ""A única certeza é que duvido, e se duvido eu penso, e se penso logo existo."
Não existe ex ateu mas sim alguém descrente
Interessante. 😮
👍🙏😊
Parabéns, muito bom
Olá Rômulo
Muito obrigado
👍😊🙏
Sou grato a Deus por tudo!!!🙏🙏
Amém
Gratidão é uma qualidade divina no ser humano.
Um grande abraço
Dizemos que, se você é grato por algo em sua vida, demonstre retribuindo ao teu semelhante. Deus fica mais feliz assim, do que quando você Lhe agradece.
Como disse Baruch Spinoza: "Pare de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra você acredita que eu seja? Aborrece-me que me louvem. Cansa-me que me agradeçam. Você se sente grato? Demonstre-o cuidando de você, da sua saúde, das suas relações, do mundo. Sente-se olhado, surpreendido? Expresse sua alegria! Esse é um jeito de me louvar."
Obrigado pelo vídeo.
🙏👍😊
Acredito em literalmente todos os deuses pq todos representam um só, pensar assim, me encaixaria no deismo?
Olá Gabriel
Boa pergunta
Não saberia te responder.
Não me identifiquei só com uma, encontrei divergências e convergências entre ambas, pois acredito tanto no acaso, como no controle divino, pois Deus interagi quando quer... Ele tem liberdade de fazer e não fazer... Ele pode agir ou simplesmente deixar ao acaso. Prefiro ser neutro, sem rótulos e partidos, sem engessamentos teológicos. Afinal estamos em constante aprendizado... conceitos podem mudar... na vida estamos sempre construindo e desconstruindo o que aprendemos a medida que aprendemos algo superior, que traga lógica e racionalidade e principalmente fé.
Olá Diego
Muito obrigado por sua participação por aqui expondo seu pensamento e agregando um pouco mais ao temo proposto no vídeo.
Top mt bem explicado
Obrigado
Olá Sabrina
Amém
Muito obrigado
obrigado pelo ensino nobre irmão;
Olá
Amém
Glória a Deus
Muito bem explicado, adorei. Parabéns, pela sua forma de compartilhar conhecimento, muito boa mesmo.
😊🙏👍
obrigada por informar a diferença de Deísmo e Teísmo
😊🙏👍
Eu acredito em um criador, mas não o da Bíblia, esse é um ponto importante. Impossível ser tudo um "acidente", são cada detalhes perfeitos, nao podem ser do nada.
Olá Juliana
Obrigado por sua participação por aqui expondo sua maneira de crer
Parabéns Prof. vídeo rápido e explicativo, obrigado
Olá
Muito obrigado
Ótimo vídeo
Olá
Muito obrigado
Eu não creio em Deus ou Deuses das religiões, não acho que eles existam. Mas acredito que ha uma explicação para nossas perguntas (vida, criação, etc) seja lá qual ela seja ou quem seja, mas nós seres humanos tão pequenos comparados a um universo imensuravelmente gigante não possamos comprovar. Teria alguma vertente na qual me encaixo, seria agnóstica?
Olá Evelyn
Boa pergunta
Para responder é necessário saber outras coisas que você crê como vida após a morte, julgamento ou recompensa, mundo espiritual (anjos, demônios etc.), a Pessoa de Jesus Cristo como Deus e humano, a Bíblia Sagrada e etc. Pois o universo dos credos é vasto e muitas vezes alguns credos se aproximam um do outro devido a crerem em coisas comuns.
Você está de parabéns eu sou deísta você tem o bom conhecimento
😊👍🙏
Muito bom mesmo os seus vídeos eles são uma benção
Amém
Boa noite Professor!!! Parabéns pelos vídeos, me tira uma dúvida, creio em Deus, mais não na vida eterna, tenho uma crença de que apos a morte há reencarnação em qualquer outro ser desse mundo, imagino Deus como uma energia, sou Deísta?
Olá Paulo Ricardo
Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal
O teísmo, entre muitas coisas, afirma a existência de Deus e a relação deste Deus com toda a criação. E neste relacionamento de Deus com a criação temos a Palavra de Deus (a Bíblia Sagrada), pois um relacionamento exige comunicação. Além disso há o envolvimento de Deus em favor da criação, ou seja, Ele mesmo se fez humano (Jesus Cristo) para "arrumar" o que o homem tinha feito. O Teísmo também afirma que, toda a ação de Deus é um ato sobrenatural, pois está fora do nosso mundo natural, logo, temos a existência de milagres. Revelação, inspiração, iluminação, encarnação (Jesus, Deus feito homem), o ser de Deus, a pessoa de Jesus Cristo, a pessoa do Espírito Santo, Trindade, salvação, vida eterna, etc., são pontos defendidos pelo teísmo.
Por outro lado, dentre alguns ponto defendidos pelo deísmo, é a existência de Deus como Deus, ou seja, um ser divino que embora a criação tenha surgido por iniciativa dele, no entanto, este mesmo Deus não está mais interessado no curso da história. Ou seja, sua ação limita-se à criação, e não no relacionamento com a criação (como é defendido pelo teísmo). Consequentemente, se Deus não se relaciona mais com aquilo que ele criou, logo, não existe mais a questão de revelação, milagres, salvação e eternidade.
Basicamente, de uma maneira muito simples, a diferença entre teísmo e deísmo se dá pelo entendimento acerca de Deus. Mas tanto o teísmo quanto o deísmo afirmam Deus como ser divino e criador.
No seu caso, como você afirmou "Deus como uma energia", creio que não se caracterizaria como teísmo ou deísmo, mas com outro tipo de credo. Quanto não crer na "vida eterna", alguns segmentos deístas, afirmam não existir a vida eterna. Finalmente, quanto a crença na reencarnação e a relação com o deísmo eu não saberia te responder se dentro do pensamento deísta existe a possibilidade de reencarnação. Sei que o teísmo descarta o pensamento reencarnacionista.
Um abraço
Meu amigo Paulo Ricardo ja que você disse que ver Deus como uma energia e Completou dizendo Que nao creêm em reencarnação posso lhe dizer que voce nao é um Deísta mais que você tem uma visão de panteísmo e uma crença da testemunha de jeová que creêm no aniquilamento e nao na vida eterna.
Otimo
👍😊🙏🙌
Professor eu ainda não sei a denominação do que eu acredito, já pesquisei mas não achei, o único que chega próximo é no entanto o Deísmo. Gostaria que o senhor me ajudasse a descobrir por favor.
Eu acredito no universo, e que ele é infinito e é uma fonte de desejos e de criação para nós, assim mostrando que nada é impossível, basta crer nele ou não. No entanto acredito que o universo interfere em nossas vidas como diz no Deísmo, mas acredito que Deus é o criador do universo e sim ele também interfere em nossas vidas de diversos modos.
Olá Kayky
Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal.
Vamos por partes. Crer no universo como criação de Deus é uma coisa, e crer no universo como fonte de desejos e de criação é outra coisa. Crer que o universo foi criado por Deus (Deus cristão) dá o crédito da criação a Deus, isto é Deus como criador. Agora, crer que o universo é uma fonte (origem) de alguma coisa, não saberia te responder a que credo isso diz respeito. Tanto o deísmo quanto o teísmo afirmam que o universo se originou (foi criado) em Deus. Deus é a origem do universo.
Você também afirmou que "Deus é o criador do universo" e além disso, este Deus "interfere em nossas vidas de diversos modos". Isso diz respeito ao teísmo, pois o pensamento teísta afirma exatamente isso, Deus é o criador e também interage com a sua criação. Assim, estando nós e um plano natural, e Deus num plano além do natural (sobrenatural), logo, a interação de Deus é sobrenatural. Uma ação sobrenatural é chamada no teísmo de milagre. E é este o ponto que mais distingue o teísmo do deísmo. Enquanto o teísmo afirma a existência de milagres (ação de Deus em nosso mundo natural), o deísmo afirma que Deus, embora seja o criador do universo, ele não mais interagem com a criação, isto é, milagres não acontecem.
Claro, que não se pode definir o que uma pessoa crê apenas por duas ou três frases. Isso é bem mais profundo. Outras coisas são importantes também analisar como: existe uma vida após a morte? Existe um caminho que nos leva até Deus? E que caminho é este? O Deus criador um dia se fez ser humano? O ser humano se distanciou de Deus? Enfim, são estas e outras diversas questões que, conforme vamos respondendo, vão apresentando a nossa forma de crer teísta ou deísta, ou outra forma dentre os mais diversos credos hoje existentes.
É importante salientar que o deísmo e teísmo dizem respeito ao Deus afirmado pelo cristianismo. Já outras formas de crer nas mais diversas religiões apresentam outras questões acerca de Deus.
@@moisesbrasilmaciel muito obrigado professor pela sua explicação, consegui entender bem as diferenças entre tudo isso 😄👍
gostei da explicação
Olá Syptre
Muito obrigado
Excelente explicação
Obrigado
👍🙏😊
Jesus abençoe ainda mais
Amém
Existe Agnóstico Deísta? Creio apenas em Deus, Jesus Cristo pra mim foi um grande filósofo revolucionário, o Agnóstico é referente ao nascimento de Jesus e milagres, estou me encontrando, gratidão sempre!!!!!
Olá Paulo Ricardo
Boa pergunta. Na verdade não saberia te responder se existe um agnóstico deísta. É bom saber que você está se encontrando, e que esta caminhada se aprofunde cada vez mais tanto no encontro com Deus quanto consigo mesmo. Um abraço.
Você nunca pensou em ser Judeu?
@@michellecristina3517 Boa noite Michelle, sim já pensei
Mais um ótimo vídeo. 👏👏👏 Estou viciada neste canal. Moises sempre claro e objetivo. 👏👏👏
Olá Ravena
Amém
Glória a Deus
Bons estudos
@@moisesbrasilmaciel Me ficouuma dúvida: então o teísmo é a base do pensamento católico, evangélico/protestante... ?
Professor eu tenho uma dúvida, eu acredito na existência de apenas um Deus, que criou o mundo e todas as coisas, acredito que Deus dê alguma forma interage com a humanidade, acredito em milagres, mas não acredito em religião nenhuma, no que a religião impõe, nas "regras" que eles acreditam então posso ser o que no caso, teísta?
Olá Aline
Sim, a sua forma de crer diz respeito ao teísmo.
A religião""" que vc se refere é algo muito amplo;
Vou me ater a uma forma prática para que vc entenda;
Existe no novo testamento existe pelo menos 13( treze) cartas de Paulo e isso sem citar outros escritos, nos quais ele traz um tratado teológico de como proceder ( "regras que de forma pejorativa vc se referiu) segundo a fé ( novo nascimento)
Portanto ignorar os tratados jamais foi aceito pela Igreja do Senhor*
Inclusive está doutrina do diabo de que não precisa ir a igreja ( somos igreja e devemos ir a igreja" comunhão dos santos)
Portanto sabemos que existem denominações cristãs que exageram nas regras- doutrinas assim como os fariseus, todavia sabemos que existem denominações cristãs que vivem na libertinagem como os estoicos.
Cabe a você buscar a Deus em oração jejum e Bíblia, e buscar uma comunidade ( igreja) para crescer em graça e conhecimento) pois os 5 ministérios foram dadas a igreja para o aperfeiçoamento do corpo de Cristo ( ou seja vc não é mão fora do corpo; ou vc vai ficar podre) precisa fazer parte do corpo para ser edificada e também edificar.
Concluindo tome cuidado ao não aceitar " regras" Cristo não te libertou para viver conforme seu umbigo;
Em hebreus diz que o próprio Cristo foi obediente até a morte;
Aliás os movimentos anarquista como movimento feminista e companhia ( jamais serão igreja) se não serem obedientes
Boa noite professor, sou nova no canal.
sempre tive curiosa sobre minha religião, acredito na existência de Deus mas não acredito muito no que tá escrito na Bíblia tenho minhas dúvidas, porque ao mesmo tempo acredito na força do universo. Algum palpite sobre qual pode ser minha religião ?
Olá Kayanne
Temos o entendimento acerca de Deus por meio do que está escrito na Bíblia Sagrada, e por meio da encarnação deste mesmo Deus. Ou seja, por meio da Bíblia conhecemos alguma coisa sobre Deus, mas em Jesus (encarnação de Deus) temos acesso a este Deus. Assim, não há como crer no Deus afirmado na Bíblia e não crer na Bíblia, pois é ela que fala acerca deste Deus. Agora, não saberia lhe dizer que tipo de segmento religioso você se enquadraria. Mas, procure em Deus ter respostas a estes questionamentos, e certamente ele te surpreenderá .
Vou compartilhar esse vídeo algumas vezes.. E também quero sua carinha de carinho, seu legal e seu toque cinco em emojis 😁! Jejej
Olá Guilherme
Kkkkkk
👍😊🙏🤜
louvado seja Deus por tua vida e sublime missão, professor.
Parabéns pelo canal e cada vídeo de didática profunda, porém, de fácil entendimento e assimilação
Olá amado pastor
Muito obrigado
👍🙏😊
Existe um meio-termo entre deísta e teísta? Pois eu acredito que Deus interagiu com o universo até certo ponto da história...
Olá
Boa pergunta
Quanto ao seu ponto de vista, está mais para teísta.
Muito bom. Muito grato. Em Jesus
Amém
Glória a Deus
Fico feliz em saber que o canal tem contribuído com a sua edificação
Professor, me diz uma coisa: Creio na existência do Deus criador, porém de uma forma particular, apenas existencial!! Não faço parte de religião alguma e nem quero fazer! Nunca me identifiquei com nenhuma! .. Essas coisas! Eu sou deísta??
Olá Diego
Primeiramente, muito obrigado por sua participação por aqui.
O deísmo afirma a existência de Deus e esse mesmo Deus é o criador, isto é, a origem de toda as coisas parte deste Deus. Mas, agora é importante saber se você crê que este mesmo Deus interage com a sua criação. Aí é que está o diferencial entre o deísmo e o teísmo. Pois todos dois acreditam em Deus como criador. No entanto para o deísmo, Deus não se relaciona mais com a criação, enquanto o teísmo afirma o relacionamento de Deus com a sua criação ao ponto de se tornar um ser humano (Jesus Cristo), a fim de reestabelecer um relacionamento rompido por causa do pecado. Agora quanto a pertencer ou não à uma determinada religião não se caracteriza como um deísta. Já para o teísmo é requerido a manifestação da religiosidade (que todo ser humano tem) dentro do pensamento cristão, ou seja, segundo a religião cristã (católicos romanos, católicos orientais e protestantes).
@@moisesbrasilmaciel Muito obrigado pelo esclarecimento, professor!! Sucessos!
Euvan Lima Cavalcante
🙏👍😊
Acabei de descobrir que sou Deísta
🙏😊👍
@Moises Brasil Maciel, tem algo a comentar sobre o Materialismo?
Olá Jeferson,
Não, não tenho, mas vou colocar na lista dos próximos vídeos
E sobre a morte ,qual a explicação ?
Olá Alicia
Para o teísmo a morte é a passagem para uma outra realidade. Isto é, o início de um período chamado eternidade, seja em Deus ou eternamente longe de Deus e tudo aquilo que diz respeito ao ser de Deus.
Quanto ao deísmo, Thomas Paine, deísta, dizia: "Eu acredito em um Deus e nada mais e espero felicidade além desta vida".
Não só alguém que carregou a bateria, alguém que criou o equipamento, com bateria e o deixou em funcionamento.
😊👍🙏
para o deísmo existe vida após a morte?
Olá Zyon
O deísmo apresenta algumas interpretações quanto à vida após a morte. Alguns não acreditam na vida após a morte. No entanto, para outros deístas a alma sobrevive após a morte, pois ela é imortal. Outros acreditam até no possibilidade de reencarnação e até mesmo na ressurreição da alma. Contudo, não há uma unanimidade quanto ao tema.
de onde você tirou essas informações? mais uma coisa mesmo que Deus tenha criado o universo pra ser independente ele ainda existe logo ele sabe a verdade absoluta. mas mesmo que ele não exista faz muito sentido que a vdd absoluta exista mesmo que não sabemos qual seja.
Olá Lorrany
Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal.
As informações são com base obras teológicas como as teologias sistemáticas, principalmente as obras de Norman Geisler (Enciclopédia de Apologética).
Eu não sei o que sou. Vejo a Bíblia como um livro que teve inspiração divina, mas não uma verdade absoluta, e vejo Jesus como um modelo para nós, mas acredito que ele não é Deus. Acredito em um único Deus, que governa o mundo e nos ama, mas não sigo nenhuma religião. Eu me enquadro em alguma categoria? Rsrs
Kkkkkk
Interessante, não somente você, mas outras diversas pessoas pensam assim também. Mas vamos por partes:
Primeiro, como você disse, a Bíblia foi inspirada por Deus, logo, ela é uma verdade, e por ser uma verdade ela é absoluta. Toda verdade é uma verdade absoluta. Por exemplo, 2 + 2 sempre serão 4 em qualquer tempo e qualquer lugar. A verdade é a descrição de uma realidade. Não adiante alguém tentar convencer você ao contrário da realidade que você está recebendo, seja pela razão, pelos sentidos, o até mesmo pela experiência religiosa, no caso a fé. Voltando, toda verdade é absoluta. Um Deus verdadeiro, "veraz" como é chamado, pois cumpre o que prometeu e faz o que disse que iria fazer, tem uma palavra que também é verdadeira. Pois não há como um Deus verdadeiro ter uma palavra não verdadeira, no sentido de absoluta (toda verdade é absoluta).
Jesus é o nosso modelo para todas as situações da vida. Não uma paradigma, mas um arquétipo, o padrão do qual se derivam muitos modelos. Quanto a afirmação de que ele é Deus, isso é uma das mais importantes doutrinas (dogmas) dos cristianismo. Ele é Deus tomando a forma humana, isto é, plenamente divino e plenamente humano. É Deus sentido o que o homem sente, e o homem indo em direção aos sentimento de Deus.
Quanto em acreditarem um único Deus, que governa tudo e nos ama, isso faz parte do pensamento cristão. E, de maneira mais clara, esse Deus que governa tudo, manifestou o seu amor de maneira prática, afinal, o amor, embora inicie com um sentimento mas sempre será traduzido em alguma ação. Então, esse Deus que ama, tomou a iniciativa para conosco, tomou a forma de homem. Ou seja, Deus se encarnou - Jesus Cristo.
Embora a religião, falo pelo cristianismo, no decorrer de suas história praticou muita violência em nome da fé, algo completamente antagônico ao Evangelho de Jesus que é o fundamento do cristianismo, mesmo assim, nosso exercício de fé e experiência com o divino se expressa em atitudes práticas que estão dentro de um pensamento religioso.
Um abraço
@@moisesbrasilmaciel, muito gentil da sua parte me responder. 😊
Concordo que toda verdade é absoluta, só que é possível que alguém diga que 2 + 2 = 4 e que 3 + 3 = 5. Ou seja, existe uma verdade e uma mentira nessa mesma fala. De igual maneira, penso ser possível que existam verdades e equívocos na Bíblia.
😃🙏👍
Olá! Acredito em um criador que criou o universo e os seres vivos. Mas, acredito que a religião foi criada pelos homens, inclusive por existir várias, através de cada livro sagrado e regionalismo. Portanto, eu meu pensamento o livro sagrado de cada religião é filosofia humana. Também não denomino que esse criado chamasse "Deus", tanto pelos vários idiomas, quanto por não termos contato direto, ou seja ele nunca disse em alto e bom sou seu nome. Respeito todas as religiões, pois cada região, cada país, cada família, cada costume é passado pelas gerações seguintes. Acreditar apenas em Deus me torno o que? Já que pelo vídeo teísmo e deísmo são "baseadas" no cristianismo. Posso não ter certeza que a bíblia foi o criador, ou seja. Tenho minhas dúvidas, pois pode ser apenas um livro filosófico muito bom escrito por um homem.
Olá Joyce
Sim, o vídeo diz respeito ao pensamento cristão, exatamente isso.
Quanto a sua pergunta: "acreditar apenas em Deus me torno o que?"
Partindo de um princípio que acreditar apenas em Deus, talvez diga respeito a algum tipo de monoteísmo, pois são vários credos que acreditam ou afirmam a existência de um único Deus. Por exemplo, judaísmo, islamismo e cristianismo, afirma a existência de um único Deus.
Contudo, para o cristianismo, não basta crer em um único Deus, requer também um acesso a este Deus - Jesus Cristo. Pois a manifestação de Deus se dá por meio de revelação. Isto é, Deus, por iniciativa própria, se revela à sua criação, se faz conhecido de maneira natural - por meio das coisas criadas -, e de maneira especial - por meio da sua Palavra e de Cristo Jesus. Além disso, o acesso a Deus que se revela, se dá por meio de mediação, isto é, Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens.
Joyce, não sou Teólogo, sou simplesmente um apaixonado por Jesus Cristo, crendo que Ele é Deus.
Entendo seu posicionamento e suas dúvidas. Mas quando você acredita que existe um Criador, esse Criador é sim Deus. Quando começamos a buscar esse entendimento lendo a Bíblia um pouco mais à fundo, buscando algumas literaturas de suporte, fica mais fácil entender essa verdade. Além do mais, quando começamos a buscar o "entendimento" de: -Existe Deus mesmo? - Acredite, um agir diferente nos ajuda a entender. Esse agir é muito particular e simples, pois o Espírito Santo é educado e age quando deixamos, permitimos.
Quanto à religião, sim, foi o homem, cada grupo com a sua determinada fé, quem criou.
Maaasss, porém, contudo, todavia... Rssss, a Igreja, essa foi Cristo quem criou, na realidade, o Cristianismo nos incentiva a sermos igreja( dá uma olhada no livro de Atos dos apóstolos, de início os capítulos 1 e 2).
E, sendo igreja, temos que viver igreja. Mas, o que é viver igreja?
É estarmos juntos nos alegrando na comunhão, todos entendendo e vivendo Jesus.
Espero poder ter ajudado, e que Deus te ilumine na compreensão do quê eu considero a maior riqueza dessa vida: a.vida eterna, e essa eternidade ao lado de Deus, do Senhor Jesus, Salvador e Criador do Universo.
Deus te abençoe Joyce!
@@sergioservodedeus528 isso pq tu acredita que Cristo foi Deus mas ela não acredita.
Muitos são as comprovações que o Cristianismo é real, é a Bíblia é a Palavra de Deus. Uma dass comprovações é que as passagens Bíblicas são confirmadas pelo próprio homem (muitos não cristãos). Passagens Bíblicas confirmadas pela ciência, arqueólogos, geólogos, etc...
O Criatianismo tem FATOS HISTÓRICOS. Nas outras religiões há muitas filosofias, poucas comprovações, poucos fatos historicos.
O Deus que a bíblia narra é único que pode se encaixar como Deus único
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
🙏👍😊
Ótima didática....
😊🙏👍
Parabéns pelo conteúdo
Olá Elvio
Muito obrigado
Glória a Deus
Olá! Eu sou nah, e acredito numa força maior, mas não sigo os mandamentos. Acredito que deus criou o universo, mas não sou cristã. Seria eu deista?
Olá Nah
Primeiramente, muito obrigado por sua participação por aqui
Interessante sua forma de crer.
Na verdade, o deísmo atribui a Deus a criação, no caso o Deus cristão. Além disso, este Deus deísta não é apenas uma força ou alguma forma de energia, mas um ser. Assim, acredito que a sua forma de crer não diz respeito ao deísmo, mas, a algum outro credo.
@moisesbrasilmaciel ah, sim, agradecida!
acredito que deus sempre esta conosco quando vamos ao sol para ficar sobre a luz do sol ganhamos interacao com a pele que vai gerar a vitamina D o vacuo sempre puxa energia nos estamos sempre buscando energia seja no alimento ou no universo sei que o tema nao e esse mais deu vontade de colocar
Sim, quanto mais nos aproximamos dele mais nos alimentamos dele, até sabermos quem realmente somos (identidade) e para onde estamos indo (destino).
Um abraço, e muito obrigado por sua participação aqui no canal
Bom dia, Deísmo na visão dos cristãos, é considerado para eles "blasfemia"?
Olá Manu Ruiz.
Primeiramente, muito obrigado pela sua participação.
É bem interessante esta pergunta.
Para os cristãos o deísmo não se enquadra no sentido de blasfêmia, pois blasfêmia está mais relacionada à uma ofensa ao ser de Deus, como um insulto ou desagravo. No Novo Testamento, Jesus foi condenado diante dos judeus da época pelo pecado de blasfêmia, por dizer-se filho de Deus. E isso, para a classe religiosa dos judeus da época era uma blasfêmia.
O deísmo para os cristãos se enquadra mais como uma filosofia que propõem uma explicação quanto ao ser de Deus. Mas, não como uma blasfêmia.
O fato de você crer na existência de um Deus, que, embora não interaja com a criação não faz de você um blasfemo. A própria teologia natural ou revelação natural discorre acerca de um Deus que se mostra (que se torna conhecido - revelação) através da natureza.
No entanto, para o cristianismo, além da revelação natural, há a revelação especial, onde o próprio Deus se torna humano na pessoa de Jesus Cristo. E, este fato, a interação de Deus com a criação, é um fato determinante no teísmo.
Por alguém ser deísta não desmerece o seu caráter, conduta moral ou ética. Nem tampouco deixa de ter o devido valor humano. Infelizmente, como testemunho ao logo de uma vivência no cristianismo, muita gente que se diz acreditar em Deus dentro de uma perspectiva teísta mas vive como esse Deus nuca existisse ou que nunca tivesse deixado seus ensinos para serem seguidos. Nesse caso, viver diferente aquilo que se crê, aí sim, pode ser realmente uma afronta ao ser de Deus, muito próximo de adentrar no campo da blasfêmia.
Um grande abraço.
@@moisesbrasilmaciel vdd otimo
Um professor capacitado e com uma excelente pedagogia,de facil entendimento.obrigado,e que o Pai Eterno e Altissimo o abençoe. ✝️❤💛🌻🌹
Amém
Muito obrigado
🙏🙏🙏🙏🙏
Excelente canal
😊👍🙏
Eu acredito numa fonte criadora, em leis que regem o universo, e que esse criador habita cada ser, por isso respeito toda forma de vida, n creio em céu nem inferno, mas num estado mental de céu e inferno, não acredito na !morte, mas numa roupagem que deixa de nos servir, não temo Deus, mas eu o admiro em cada cor, cada detalhe de sua criação ., Não sei o que sou,
Olá Célia
Embora em algumas coisas pensamos diferente, mas muito obrigado por sua participação aqui no canal demonstrando a sua forma de crer.
@bungas- então existe essa filosofia? Vou pesquisar obrigada.
@bungas- sim, já li realmente muito bom, o melhor .😍
Moça não precisa tentar se rotular, seja feliz e creia no que queira ❤
Moça não precisa tentar se rotular, seja feliz e creia no que queira ❤
Percebi que não movimentar o lado esquerdo da boca, esta com aquela doença que pedir o movimento do rosto?
Hummm, sim
Nasci assim
É somente a boca, o rosto tem todos os movimentos
@@moisesbrasilmaciel valeu! Ainda bem e se caso fosse não deveria se preocupar. 😇
🙏😊👍
Muito bom 🏝 👍
Olá Geraldo
Muito obrigado 😊
Olá professor, boa tarde! Sempre tive dúvida sobre minha religião, acredito q exista um Deus q criou tudo e q pode influenciar as vezes na nossa vida, acredito em destino, mas ao mesmo tempo nao acredito que exista alguma coisa depois da morte, acho q a morte é o fim de tudo, nao creio em céu ou inferno e muito menos em pecado, tem alguma ideia de qual pode ser minha religião?
Olá Maria
Interessante a pergunta
Um primeira coisa a ser observada é a questão sobre Deus. Este Deus é o que o pensamento cristão apresenta? Tipo, um Deus pessoal que se relaciona com a criação? Este Deus se fez homem e sentiu tudo o que o ser humano sente? Este Deus deixou preceitos a serem seguidos? Este Deus permite se achegar a ele, ou seja, se revela? Isso é parte do que diz o pensamento cristão. Alguns teólogos cristãos afirmam que crer na morte como o fim de todas as coisas, traz à vida uma não existência de sentido algum. Isto é, se não existe uma outra vida, no caso a vida eterna, a vida não faz sentido. E não tendo sentido a vida, o mundo mergulharia num completo caos, bem maior do que já vivemos.
Agora, se você apena crê em um Deus que apenas criou tudo e não interage mais com aquilo que criou fica um tanto difícil afirmar em que credo se enquadra esta forma de crer.
É interessante você procurar estas respostas no Deus que você crê. Tirar um tempo do dia, coisa rápida, e perguntar a ele mesmo onde você se encontra. Pois, se você crê em Deus, certamente crê na existência dele. E, se ele existe certamente lhe ouvirá. Uma conversa normal sem palavra sofisticadas, mas de maneira simples como conversar com uma pessoa.
@@moisesbrasilmaciel professor parei pra refletir um pouco, e acho q nao acredito tanto q exista um deus de verdade, pra falar a verdade não acredito em nada tao grandioso assim, antes eu só me forçava a acreditar pq sentia muito medo de ser julgada um dia depois da morte por não ter fé nesse Deus.
Eu acredito que a morte é o fim de tudo, e cada dia mais perco a fé que exista realmente algum deus. Mas por um lado não me sinto triste com isso, na verdade me sinto mais leve, só que ainda com um pouco de medo do que vai acontecer quando eu não estiver mais aqui.
Acredito que haja coisas na vida que realmente não podemos explicar, então, depois de pesquisar muito, acho que me enquadro mais como uma agnóstica ou ateísta. Muito obrigada pela ajuda!
👍🙂🙏
se somos a imagem do deus Jave , entao ele é tipo um holograma com consciência ? entao ele tem todas as partes do corpo humano , inclusive as genitais ?
Olá Leandro
Boa pergunta
Quando a Bíblia Sagrada afirma que os ser humano foi criado "à imagem e semelhança de Deus", diz mais respeito ao caráter de Deus do que a aparência física. Primeiramente a mesma Bíblia afirma que Deus é espírito, desprovido de corpo e outras coisas mais relativas as distinções entre corpo e espírito. Em segundo lugar, como disse, "imagem e semelhança" está mais relacionado ao caráter de Deus, nos aspectos como moral, consciência, capacidade de prestar culto e domínio (pois além de outras coisas, o homem foi criado para dominar). Estes aspectos distinguem o ser humano do restante da criação, embora existam animais biologicamente muito próximos ao ser humano, no entanto, não apresentam resíduos mínimos de moral, consciência, capacidade de prestar culto e domínio sobre toda a criação. Assim, embora esta "imagem e semelhança" tenha sido distorcida com a queda (a entrada do pecado na história humana), mesmo assim, ainda permanecem resíduos destes aspectos no ser humano.
Um deísta acredita em reencarnação?
Olá Nini
Pergunta interessante
Sei que para o teísmo não há possibilidade de reencarnação, pois a crença teísta, com base na Bíblia Sagrada, afirma que o homem está sujeito a morte e após isso o juízo, não havendo a possibilidade de reencarnação. Agora para o deísmo, não saberia lhe responder.
Olá Professor.
O universo criado por Tolkien cita um deus, Eru, como o criador de tudo. Mas ele pouco ou nada interage com sua criação.
Tolkien é considerado um grande escritor cristão. Por acaso o senhor tem conhecimento sobre Tolkien ter colocado ideias deistas em sua obra?
Olá
Conheço pouca coisa da obra de J. R. R. Tolkien, somente a trilogia dos filmes O Senhor dos Anéis. Assim, não saberia te responder quanto à visão de Tolkien acerca de Deus.
👍😊
Eu creio no que a Bíblia diz, de Gênesis ao Apocalipse
Olá Alan
Amém
de capa à capa
No meu caso , seria correto dizer que eu sou euteísta ?
Gosto de acreditar no que posso fazer e tbm as outras pessoas .
Kkkkkkk, Boa Ricardo!!!
Hoje é raro quem se propõe a fazer algo aos outros sem que isso lhe renda alguma coisas. Posso até dizer que já é um milagre estender a mão sem nada em troca.
Deísmo acredita em vida pos morte ???
Olá
Boa pergunta
Para lhe responder de maneira mais consistente, vou usar o autor Norman Geisler:
"Basicamente todos os deístas concordam que há um Deus, que criou o mundo. Todos os deístas concordam que Deus não intervém no mundo mediante ações sobrenaturais. Mas nem todos os deístas concordam quanto à preocupação de Deus com o mundo e à existência da vida após a morte para os seres humanos. Neste sentido existem uma forma de deísmo que admite um Deus com preocupação moral com esta vida e com a próxima vida. Esta forma de deísmo afirma que Deus regula o mundo, exige obediência à lei moral baseada na natureza e preparou uma vida após a morte, como recompensa para os bons e castigo para os maus. Essa visão deísta era comum entre os deístas ingleses e americanos" (GEISLER, Norman. Enciclopédia de Apologética. São Paulo: Editora Vida, 2002).
Um abraço
Parabéns!! Uma bela explicação, eu diria que a melhor que já ouvi sobre o tema, foi direto ao ponto com uma linguagem bem compreensível , muito bom
Olá José Augusto
Muito obrigado, e também fico grato em saber que o canal tem contribuído um pouco com a sua edificação.
ua-cam.com/video/Sq5lwNm7vZY/v-deo.html
olá, eu acredito em Deus, mas não acredito que ele seja capaz de interferir na vida humana, assim não acredito em fé, orações, milagres etc, pq tem o livre arbítrio, sendo assim ele só interferiria no juizo final quando quem ele achar que merece seguir com ele, seguirá, sou deista?
Olá Igor
Obrigado por sua participação aqui no canal expondo seu ponto de vista
Um abraço
@@moisesbrasilmaciel só faltou responder minha pergunta
@@igorpatrij1277 Olá Igor, na verdade sua forma de crer se assemelha bastante com o deísmo, pois ao que vi a questão da possibilidade de uma ação sobrenatural com a interferência de Deus, a fé, oração e milagres etc., são descartadas para você. Estas coisas são pertinentes ao teísmo.
O meu marido diz que acredita em Deus e em Jesus,mas ele acha que Deus escreveu a biblia( o homem escreveu a mando de Deus) e outros homens alteraram escrevendo as coisas que ele não concorda, e as coisas digamos " bonitinhas" escrito na bíblia foi Deus,esse modo de crer eu nunca vi na vida,eu respeito a opinião de cada um, mas essa pra mim não tem sentido nenhum kkk
Teria algum nome pra isso, alguém além do meu marido pensa assim? Se tiver podem comentar por favor
Olá Michelle
Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal
O deísmo e o teísmo, de maneira um tanto simples, se dá pela maneira em que interpretam as ações de Deus. Tanto o teísmo quanto o deísmo acreditam em Deus como criador de todas as coisas, ou seja, o universo e a vida passaram a existir por um ato divino, pois criar do nada é um atributo que pertence unicamente a Deus. Agora, se este Deus criador ainda interage com a sua criação, aí que está a diferença básica entre estas duas formas de crer em Deus. O deísmo, ainda que dê o crédito da criação a Deus, mas não crê que este mesmo Deus ainda interage com a criação, Deus estabeleceu leis naturais, e por estas leis, o universo e a vida são guiados. Já para o teísmo, além da criação, Deus ainda se relaciona com esta criação. Nesse sentido, nesta relação com a criação entra a Bíblia Sagrada como Palavra de Deus, e também a pessoa de Jesus Cristo como a encarnação deste Deus, ou seja, Deus tomando a forma humana como demonstração maior (revelação) de sua comunicação com a criação.
Dito isto, quanto apenas crer em Deus e Jesus como algo real não diz tudo acerca do que se crê. Ou seja, crer por crer em Deus e Jesus até mesmo outros credos afirmam a realidade de Deus e Jesus. Mas, crer em Jesus como Deus feito homem e como o único caminho de acesso a Deus, aí pode-se afirmar que isso diz respeito ao pensamento cristão. E da mesma maneira com relação à Bíblia Sagrada. Para a maioria dos cristãos a Bíblia é a Palavra de Deus, uma maneira que Deus usou para se revelar à humanidade. Além disso, alguns cristãos acreditam que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas afirmam que ela contém a Palavra de Deus.
@@moisesbrasilmaciel Ele acredita que Jesus tbm é Deus como os cristãos falam,só que ele acha que tudo que ele acha estranho na bíblia foi alterado exemplo: Amais uns aos outros,perdoai,não matar,não roubar etc foi Deus,ai o homem foi e alterou a bíblia acrescentando por exemplo:a mulher ser submissa ( tem muitas passagens na bíblia esculachando a mulher) Deus meio que apoiar a escravidão, um homem ser assassinado por pegar lenha no sábado, um pai dar sua filha pra ser violentada,Deus mandar mantar muitas pessoas e tomar as terras deles entre muitas outras coisas,ele acha que algumas coisas na bíblia é verdade,ele acredita que Deus intefere nas nossas vidas,mas ele acha que algumas coisas é verdade e outras não,pra mim isso não faz sentido, ou a bíblia é completamente verdadeira ou é pura mentira, eu sou agnóstica
bravo Dios le continue bendiciendo saludos de mexico
😊🙏👍
Me ajudou muito, gratidão
👍😊🙏
Acredito ter um pensamento filosófico deista, mas não afirmo que existe um ou mais de um Deus, pelo que vi sobre é mais o que se pode provar é o que não se pode provar, por isso é diferente do ateu que não pode provar a não existência de Deus
Olá Vinícius
Muito obrigado por manifestar a sua opinião aqui no canal
Um grande abraço
caramba! excelente
👍😃😊🙏
A verdade é absoluta?
Olá Douglas
Pergunta bem interessante
Sim, para o pensamento cristão e também para alguns filósofos a verdade é por si absoluta. Se não é absoluta não é verdade. Ao mesmo tempo que a verdade, por ser a descrição da realidade, é absoluta indiferente do tempo ou cultura. Por exemplo, 2 + 2 é igual a 4 em qualquer lugar, cultura ou tempo, isso é absoluto. A verdade não é inventada ela é descoberta, como a lei da gravidade que já era uma realidade antes da sua descoberta, ou seja, já era uma verdade.
Além disso, a verdade por ser absoluta, logo, não é relativa. Ainda que se tente relativizar a verdade de acordo com um conceito de A, B ou C, mesmo assim ela é absoluta. Se uma coisa é verdade, logo não pode ser mentira, pois são coisas excludentes. Um coisa não pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo.
As ciências exatas fazem uso de verdades, e por isso, usam valores absolutos. Por exemplo a engenharia, a economia, a própria matemática, a física, a química etc, fazem uso de valores absolutos. Quem trabalha numa usina nuclear, na aviação, na medicina etc., jamais fará uso de relativismos. A questão da "relativização" da verdade está mais ligada às áreas ´das ciências humanas como a própria teologia moderna e parte da filosofia, algumas áreas da história, jornalismo, sociologia etc.
Um abraço
@@moisesbrasilmaciel , permita-me discordar educadamente. O que é verdade para um cristão. Não é necessariamente verdadeiro para um muçulmano. Ou um ateu. As regras sociais são construídas de diferentes formas nos mais diferentes contextos históricos, sociais e políticos.
@@douglascarneiro9267 Tranquilo, Douglas. Discordar faz parte do desenvolvimento do conhecimento.
Adentrando um pouco mais sobre o conceito de verdade, existem as verdades chamadas "verdades excludentes". Ou seja, bem o caso citado por você. Se o islamismo é verdadeiro, logo o cristianismo não é verdadeiro. Como também se o cristianismo é verdadeiro, o islamismo não pode ser.
O que acontece é que tanto para cristão quanto para um islâmico o que eles creem tem conotação de verdade. No entanto, algumas coisas podem ser para mim verdadeiras, mas na realidade não são verdades. Por exemplo, eu posso crer em fadas e duendes, mas isso não torna verdade a existência de uma fada ou de um duende, somente porque eu creio.
Outro exemplo de verdade excludente é cristianismo e espiritismo reencarnacionista. Isto é, se o reencarnacionismo é verdadeiro o cristianismo não, e por outro lado, se o cristianismo é verdadeiro o reencarnacionismo não. E assim por diante. Mesmo que para um cristão ou espírita que creem que seja verdadeiro as suas respectivas doutrinas, mesmo assim, são excludentes, se um é verdadeiro o outro não é.
acredito num criador mas sera msm que ele veio pessoalmente aqui nesse planeta so pra moldar o corpo humano ? eu acho dificil
Sim, a existência de um criador é necessário na própria existência do universo. A própria ciência afirma que o universo está em expansão, assim, se ele está se expandindo, se voltarmos ao caminho inverso à esta expansão encontraremos uma origem. Consequente, o universo teve uma origem. Esta origem, dentro do pensamento teísta está a criação. E dentre as coisas criadas está o ser humano, criado para dominar a terra, para que este domínio refletisse um pouco da "imagem e semelhança" divina.
Muito Bom
Olá Elias
Muito obrigado
Melhor afirmação deista.
Sou deista.
🙏👍
Parabéns pelo trabalho 🤝🤝🤝🤝🤝
Obrigado 🤝
Eu sinceramente não consigo ter uma opinião formada sobre isso. Não consigo dizer com certeza absoluta se sou deista, ou teísta. Não consigo e nem sei explicar pra mim o que é Deus. Só sei que acredito nele. Mas não acho que o ser humano é capaz de explica-lo. Não sigo nenhuma religião. E isso é tudo que tenho certeza. Não acredito que nenhuma religião explique Deus de maneira completa. Religião foi criada pelo homem. Não por Deus.
Olá Brenda
Muito interessante suas colocações. Realmente, como seres humanos temos muita dificuldade aquilo que nos foge da naturalidade, ou seja, as coisas sobrenaturais. Este Deus que temos uma natural dificuldade de compreendê-lo se tornou ser humano em Jesus. Jesus, para o pensamento cristão é a maior revelação acerca de Deus. E nele, podemos compreender melhor o ser de Deus. Em Jesus nossas maiores indagações acerca de nós mesmos, daquilo que está ao nosso redor e de Deus são resolvidas. Como você disse, "a religião foi criada pelo homem', e até concordo com esta afirmação, pois existem nas mais diversas religiões, até mesmo no cristianismo, muitas coisas que mais afastam do divino do que aproxima o ser humano do criado. Por isso, é melhor conhecer uma pessoa, do que o que se diz sobre ela ou se tenta afirmar sobre ela. A experiência com alguém excede qualquer conceito. Assim, o bom é conhecer a pessoa de Jesus.
Um abraço e muito obrigado por sua participação aqui no canal.
@@moisesbrasilmaciel Olá, obrigada por suas palavras. E obrigada por dizê-las livre de julgamentos. Isso é muito importante. Eu tbm acredito em jesus Cristo. Compreendo sua importância e o que sua missão significou para o mundo. Eu apesar de não ter religião e não ter interesse em ter uma religião, respeito absolutamente todas. Apesar de não concordar com as atitudes de algumas pessoas que estão inseridas nessas religiões. Afinal, o ser humano é falho. Muito diferente de Deus.
Deístas acreditam que o mundo espiritual existe?
Olá Simon
Boa pergunta
Se acreditam em Deus, mesmo como apenas um criador, certamente creem em alguma realidade espiritual. Talvez, não da maneira como os teístas acreditam com céu, inferno, anjos, demônios etc.
"Acreditem no teísmo. Deus existe , faz milagres e é bom o tempo todo. Fez uma natureza perfeita, veja essa perfeição na natureza e no espaço profundo. Deus existe e faz milagres. Vão aos hospitais, aos campos de concentração, às guerras, visitem os hospitais psiquiátricos, os doentes terminais de câncer, alzheimer, parkinson, AIDS, etc. Visitem mentalmente os lares onde há abusos sexuais e violência contra crianças inocentes por anos e anos, pensem em todas as desgraças, dores e sofrimentos, sim, Deus criou tudo perfeito e existe. O que aconteceu foi que sua criação errou, e Deus não tem nada a ver com isso, apesar de ter presciência, onipotência, onisciência, de saber tudo o que vai acontecer, e mesmo assim, foi lá e fez seu belo projeto de criação. Esse é o meu raciocínio extraordinário. Eu sou um crente. Eu sou da Universal." (Valdemiro Macedo Malafaia Valadão)
Olá Walysson
Primeiramente, muito obrigado por sua participação por aqui no canal expondo seu ponto de vista quanto ao teísmo.
Por suas poucas e breves palavras acredito que você teve ou tem a triste experiência de conhecer a face mais doentia do cristianismo: ganância e mais ganância em nome da fé. Não lhe reprovo por pensar assim, mas, isso não diz respeito ao ser de Deus.
Agora, sem querer convencer você de alguma coisa, mas, tirando as aberrações, violências e injustiças praticadas ao longo da história por aqueles que se dizem cristãos, no entanto, a resposta a todos estes e inúmeros outros questionamento quanto ao ser Deus e sua indiferença ao sofrimento humano está no ato deste mesmo Deus fazer-se homem (Jesus Cristo) a ponto de sofrer tudo o que você apontou e muito mais.
Para quem conhece além da superfície o pensamento cristão observa que no julgamento de Jesus (que é o dia em que a humanidade julgou o próprio Deus), encontramos toda essa gana apontada por você quanto a Deus. Por sinal, neste julgamento manifestou tudo o que é peculiar ao homem (inveja, ódio, descaso, manipulação, mentira, trama, vaidade ferida etc.). Este mesmo Deus sempre agiu para que o homem seguisse seus mandamentos afim de evitar as consequências danosas que vemos ao longo da história. Contudo, o homem sempre quis seguir seus próprios caminhos, suas ideais, suas conquistas a todo custo etc. Logo, o resultado disso é os males apontados por você e praticados até mesmo por aqueles que se dizem defensores de Deus e em nome de Deus.
Assim, como a geração do "mi, mi, mi", que sempre transfere a culpa aos outros, a humanidade ainda transfere a culpa de seus violentos atos aquele que sempre estendeu a mão para trazer o homem ao seu real propósito. Existe um caminho excelente para a humanidade, mas, estão sempre sem tempo, sem diálogo, sem tolerância, sem conversa com os filhos, sem tempo para a esposa e o esposo, enfim, e a culpa ainda é de Deus? Mentimos, agimos como hipocrisia, somos corruptos, somos aproveitadores, se tivermos possibilidade passamos a perna nos outros, se alguém der moleza nos aproveitamos e a culpa ainda é de Deus?
Jesus Cristo é a resposta de Deus a todo sofrimento humano. Jesus que é Deus, foi traído, torturado, refugiado, condenado injustamente, executado com a mais dolorosa e vergonhosa pena daquele tempo, teve sede, teve seus momentos de angústias e dor etc. Quando entendemos quem é Jesus e o conhecemos como pessoa real, todas estas questões levantadas por você são respondidas.
Um abraço
Eu pensei que fosse sarcasmo! Contradição da poxa!
parabens professor
Olá Mario
Muito obrigado
Deus o abençoe!!!
Amém
Se no teismo xiste uma punição ou recompensa após a morte , caso alguém nunca tenha tido contato com a religião cristã ,e tenha vivido em contramão a bíblia , ela seria punida ?
Olá Brendovesk
Primeiramente, muito obrigado por sua participação aqui no canal.
E, em segundo lugar, sua pergunta é muito interessante e um tanto difícil de responder. Mas, vamos lá, tentar lhe dar uma resposta não com o intuito de lhe convencer, mas para lhe explicar um pouco do pensamento cristão teísta.
Mas, vamos por partes:
Sim, o pensamento cristão teísta afirma haver punição e recompensa após a morte. Na verdade uma consequência da vida antes da morte. O cristianismo afirma que, unicamente a fé em Jesus é a resposta à graça de Deus (o favor não merecido à humanidade decaída). A fé é o elemento de acesso a vida eterna. Logo, aqueles que não são possuidores desta fé, aqueles que rejeitaram a oferta de salvação por meio de Cristo não serão condenados, pois já se encontram num estado de condenação, ou seja, distantes de Deus.
Essa fé vai além do "contato com a religião cristã", é algo muito pessoal que excede muito uma liturgia, um credo ou qualquer outro rito dentro do próprio cristianismo. É algo que realmente transcende e que conduz o que crê a um relacionamento pessoal com aquilo que é divino. Falo isso, pois vivendo em meio ao cristianismo já testemunhei muita gente que nasceu e viveu dentro do cristianismo mas nunca conheceu pessoalmente a pessoa de Jesus.
Agora, se alguém que "tenha vivido em contramão" com relação à Bíblia, se ela seria punida?
Bem, o pensamento cristão teísta parte da premissa que a Bíblia é a Palavra de Deus. A Bíblia é uma revelação especial de Deus à humanidade. Além disso, a Bíblia Sagrada, no caso, principalmente os Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) são as únicas narrativas históricas da vida e da obra de Jesus Cristo. Desta maneira, não há como crer em Jesus e descartar a Bíblia. Se Jesus existiu a Bíblia é verdadeira, mas, se a Bíblia não é verdadeira, então Jesus não existiu. Assim, o cristianismo teísta traz esta afirmação: a Bíblia é a Palavra de Deus aos homens.
Sei que já houve na história do próprio cristianismo muito violência, muita violência mesmo em nome de Deus, algo completamente contrário aos ensinos de Cristo. Muita gente já foi assassinada por interpretações (hermenêuticas) erradas quanto à Bíblia Sagrada. Mas isso, não é divino é humano, e por que não dizer diabolicamente humano? Matar alguém por não pensar como eu penso, ou não crer como eu creio, não tem nada de cristianismo.
No entanto, a Bíblia, como Palavra de Deus, nos apresenta o caminho para a vida eterna. Ela tem como ponto principal a pessoa de Jesus Cristo. Os mandamentos de Jesus nos apontam a um relacionamento real com Deus, com as pessoas que estão ao nosso redor e conosco mesmo. Contudo se eu andar, como você disse "na contramão" da Bíblia, estou desprezando o que Deus deixou como o meio de conhecê-lo e de me relacionar com ele. Consequentemente, não haverá em mim um novo nascimento (o que a teologia chama de regeneração) ua-cam.com/video/cjUlteNfb14/v-deo.html - logo, permanecerei no mesmo estado de distanciamento de Deus.
Na vida após a morte, como disse, será a continuidade da vida aqui, se me aproximo de Deus por meio da fé em Jesus, lá estarei mais próximo dele, mas por outro lado, se aqui me mantenho cada vez mais distante, mesmo ele me chamando para perto, lá, na vida após a morte, certamente estarei bem mais distante de Deus por toda a eternidade.
Um forte abraço.
Acredito que Deus existe, porém acredito que ele criou a ciência para reger o mundo, ou seja, para mim quem interfere no universo é a ciência, criada por Deus.
Olá Guilherme
Obrigado por demonstrar sua forma de crer
@@moisesbrasilmaciel Não sei se eu me aproximo do deísmo.
Tem doutrina de Roupa
🙏🙏
🙏🏽🙏🏽🙏🏽
👍🙏😊
Eu sou agnóstico deiteista pq concordo com um pouco de cada
😊🙏👍
Eu sou agnóstica que acredita que pode ser quase qualquer coisa
os milagres podem ate ocorrer mas so ate determinado nivel ( um tumor que desaparece ) , nao vejo nenhum amputado, síndromes extremas ou paralisia cerebral sendo curados ,
🙏😊
deísmo é o que faz mais sentido levando em conta o livre arbítrio e a casualidade das coisas
Olá Zyon
Obrigado por sua participação aqui no canal
@@moisesbrasilmaciel opa Moisés, muito bom o conteúdo do canal! estou iniciando minhas pesquisas sobre o deísmo agora e sinto que bate com o que penso.
PORÉM algumas coisas meio que não encaixam. veja, eu penso que houve sim uma causa não-causada que gerou todas as coisas a partir de algo que não era exatamente um nada. então depois de um tempo essa entidade que criou tudo estabeleceu alguma ordem e também nos deu a razão o pensamento e o livre arbítrio no processo. e em algum ponto esse supremo interagiu simultaneamente com toda sua criação e foi daí que surgiram as interpretação diferentes de cada religião. resumidamente, cada deus é uma interpretação de um mesmo contato. isso se encaixa no deísmo? porque eu acredito que houve sim uma interação só que não mais ocorrerá algo parecido. o pensamento deísta parece rejeitar qualquer interação ou aparição. o que acha? (talvez isso renda até um vídeo haha) abraço, cara.
Então no deísmo não existe a ideia de vida após a morte?
Boa pergunta
Alguns pensadores deístas, em virtude de descartarem a possibilidade da existência de milagres, logo, desprezam as questões relacionadas à eternidade. Contudo, são deístas que divergem do teísmo. Não posso lhe responder quanto aos demais segmentos deístas.
Professor a bíblia é a palavra de Deus? Ou apenas um mito criado por homens? Se Deus da bíblia existe pq ele não intervém nas tragédias da natureza por exemplo?
Olá Flávia
Para a maioria dos cristãos, principalmente os protestantes, a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus. E por isso, ela é verdadeira, pois ao contrário, teríamos um sério problema, um Deus verdadeiro e uma Palavra não verdadeira. Então, a Bíblia Sagrada é verdadeira. Consequentemente, também não pode ser um mito, pois um Deus verdadeiro não poderia ter uma palavra que fosse um mito. Assim, de maneira muito resumida, a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus.
Uma outra questão de grande relevância dentro a realidade da Bíblia Sagrada ser a Palavra de Deus, é a sua inspiração. Isto é, Deus inspirou mais ou menos 40 pessoas, de culturas, posições sociais, tempos, e situações diferentes para falar acerca de um mesmo assunto: a revelação divina à humanidade por meio de Jesus Cristo. Assim, não poderia ser obra da mente humana, pois na vida de Jesus cumpriu-se detalhadamente as predições a seu respeito contidas no Antigo Testamento.
Quanto a intervenção divina das tragédias, ou ainda, onde Deus diante do sofrimento humano? Primeiramente, a humanidade sempre rejeitou Deus a ponto de expor vergonhosamente e de forma violenta a maior ação divina em favor do homem: Jesus Cristo. A humanidade o rejeitou, julgou de forma injusta e o condenou à mais horrenda forma de morte: a crucificação. O que se esperar da humanidade? Além disso, e muitas tragédias poderiam ser humanamente evitadas. Pois a maioria delas são resultantes da ganância e do desejo desenfreado de poder que todo o homem tem. Assim, por causa disso surgem as guerras, a devastação da natureza, as questões climáticas, a desordem social e natural das coisas já previamente estabelecidas por Deus. Será que Deus é culpado pelos milhões mortos nas guerras religiosas em nome dele? Ou ainda, será que Deus é responsável pela morte de milhões durante as guerras e nos campos de extermínio? Creio que não, pois Deus sempre propôs um caminho melhor aos homens, mas sempre o rejeitaram.
Além disso, assim como um pai que ama o seu filho o disciplina, o corrige, sempre pretendendo para ele o melhor, Deus sempre usou de disciplina para com o homem, com o único propósito de colocá-lo num caminho melhor. Desta maneira, existe um tipo de mal que Deus usa para corrigir o homem. Neste sentido tem um vídeo aqui no canal que fala um pouco sobre esta questão:
ua-cam.com/video/PkFzWfKUgFk/v-deo.html
Até mais
quem quer que tenha criado o universo , com ctz nao criou so esse universo , nao criou so essa reliadade mas uma hiperealidade , as EQMs parecem apontar pra isso
🙏🙏