Lívia Vaz, obrigado pela paciência em ensinar. Você foi maravilhosa,mas definitivamente, ei de concordar com Leandro Karnal, " não podemos salvar a todos de sua própria ignorancia". TV E BAHIA, que disparate foi este? As profissionais Marcilene e Lívia mereciam um debate, no mínimo de qualidade, ( acabaram dando uma aula, e que aula!) com pessoas sérias que argumentam além da revista "Isto é" e do "eu posso provar" , baseado na convicção. Lamentável!!!
Temos um debate entre uma pessoa sensata, informada, bem articulada, consciente e com total domínio de dados e leis VERSUS outra cujos argumentos se resumem em clichês e frases que se lê nos comentários do G1. Lívia Vaz merecia um troféu pela aula e pela paciência.
Vontade de dar um abraço nestas duas mulheres maravilhosas. A fluidez das suas falas e a paciência diante de dois debatedores desse naipe gente? Parabéns viu! Louca por este livro da Dra Garcia
Eu fico imaginando o desgosto dessas duas mulheres negras em ter que argumentar com uma jornalista que se prepara para um debate lendo revista Istoé (conhecida por Quantoé, de tão desonesta) e admite, no meio do debate sobre democracia racial que não leu pesquisa relevante sobre o tema; e com o idealizador do *escola sem partido*, um alucinado delirante que afirma que o STF é bolivariano. Minha solidariedade à professora e à promotora, vocês foram guerreiras.
Total, o cara e a mulher branca passaram trinta vezes na fila da burrice (provavelmente na da desonestidade e do racismo mais ainda). Tudo isso pra não dizer a verdadeira questão que tava pegando: "o medo branco", o medo de perder os privilégios e/ou de que façam com eles o que os descendentes deles (e os meus também) fizeram com os grupos racializados.
Parabéns à TVE Bahia! Eu tinha uma "intuição" de que a política de cotas é correta, mas os esclarecimentos da promotora e da socióloga embasam e racionalizam a necessidade dessa iniciativa. Parabéns a ambas. Oxalá as cotas possam auxiliar a construirmos uma sociedade mais justa e igual!
A Promotora Lívia e a Socióloga Marcilene, abrilhantaram o debate, aprendi demais o quão importante são as cotas que antes tinha uma certa indiferença quanto.
Assistindo agora (11/05/2024) e o assunto ainda é atual e necessário. Obrigado Dra. Lívia e Marcilene, por nos representar com tanta paciência e elegância.
"será que a universidade é um espaço de fazer justiça social? " :-o Minha gente, que pessoa é essa??? O nível argumentativo dessa jornalista é triste e uma ofensa às acadêmicas negras presentes nesse debate. Privilégio em ser mulher branca, né, não é preciso nem ter formação adequada para o debate proposto.
ela está colocando em pauta o que ela pensa, até porque isso é um debate (de idéias) idéias das quais não necessita 100 porcento da profissão dela,nesse caso, a profissão pode auxiliar mas não é pendente
Eu duvido que essa Priscila dps que assistir esse vídeo não vai sentir vergonha dela mesma. Meu Jesus amado, eu senti vergonha, e do cientista social eu só fiz ri msm, ele n fala coisa com coisa 😂😂😂😂😂😂😂
Infelizmente eles não sentem vergonha de terem conhecimentos rasos. Sua lógica é a da superioridade de seus achismos. Certamente, após o debate, a moça do MBL deve ter saído com mais convicções sobre sua crença. E esse tipo de padrão de comportamento intelectual, digamos, é muito mais comum do que imaginamos.
chocado com a loucura desse homem e o cinismo ingênuo, dolorosamente ignorante (pra não dizer burro), dessa priscila... a única coisa que tornou esse vídeo assistível foi a genialidade e paciência inacreditável das mulheres negras, inteligentíssimas e altamente preparadas para um debato coerente e legítimo
Que maravilha essas duas grandiosas mulheres negras! Que competência! Quanta sensatez! Quantos ensinamento com as duas doutoras! Gratidão pela aula! Queria poder aprender mais com essas duas senhoras.
To chocado com o baixo nível do dito "cientista social" Osvaldo Bastos. Seus argumentos apenas demonstram que ele não sabe nada do que está sendo discutido. Pior: sua "educação cognitiva intelectual" só confirma que a defesa desses argumentos só gera tecnocratas cegos com a realidade vivida pela maioria da população no país.
Exato!!! O cara é raso desde o assunto da educação até a religião... palpita e em tudo com bases de teorias pós segunda guerra e critica ao mesmo tempo o construtivismo e a baixa produtividade escolar. Louco... Edmilson
Educação não é mercadoria! Educação tem que ser pública, trata-se da redistribuição dos bens simbólicos do país. Não será nunca a iniciativa privada que , atuando na lógica do lucro, vai produzir essa mudança estrutural na sociedade. É da sala de aula pública, com investimentos, políticas públicas sérias, valorização dos professores, entre muitos outros fatores, que brotará a igualdade!
Educação não é uma mercadoria é um serviço. O que tu acha que é o lucro? O lucro simplesmente é o consumidor demonstrando que tal empresa está fazendo um bom trabalho e prestando um bom serviço a sociedade. E como a iniciativa privada não funciona na educação? As melhores universidades do mundo são universidades particulares meu bem. Igualdade vem da redução de burocracia e redução dos impostos e o império da isonomia.
Estava sentindo uma vergonha absurda dessa jornalista contrariando as cotas com argumentos mais vazios que a cabeça dela... estava com raiva. Mas aí quando esse senhor abriu a boca eu ri muito, o cara é maluco. Ahehae
moça me ajuda, essa semana vou ter um debate, e fui sorteada no grupo CONTRA as cotas raciais, você teria algum argumento para me ajudar? Já procurei diversos debates, mas em todos quem era a favor usava argumentos 1000 vezes melhores
Ouvir Livia Santana Vaz é uma honra, sempre. Coisa boa conhecer um pouco mais a socióloga Marcilene Garcia. Duas mulheres com capacidade ímpar. Quanta potência junta!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Que aula ein Livia?! Parabens! Ausencia de achismos e muitas analises factiveis e correspondentes com a atual conjuntura que enfrentamos no Brasil, na Bahia e em Salvador. O que se ve é que os representantes que sao contra as cotas carecem de argumentos concisos. Se por um lado o Oswaldo tende a desviar a discussao para um vies dicotomico e partidarista, fugindo muitas vezes do assunto, por um outro lado a Priscilla encontra-se enviesada por um discurso pautado no que ela acha e no que condiz com sua realidade quimerica de vida, o que dificulta a estruturacao de seus argumentos, sobretudo, no que diz respeito as politicas afirmativas e suas pseudorelacoes com o que seriam chamadas de medidas paliativas ineficazes. É realmente dificil pros brancos aceitarem que seus privilegios estao agora sendo "compartilhados" embora ainda precisemos de muitas outras mudanças. A constituicao preve um cidadao e este é juridico e sua disparidade é exorbitante no que se diz respeito ao cidadao de fato, sobretudo, quando se é negrx, perifericx e mulher. Sobre a Marilene, nao preciso nem falar. Que mulher, que bagagem, que oratoria fantastica!
Parabéns pela paciência das duas e do apresentador (Vou nem falar dos argumentos, que foram foderosos) O semblante do Jhonatã aos 31:47 representava o meu semblante na hora. "WTF"
Vergonha alheia da moca do MBL. Pelo o que ela falou da educação base justamente sustentou o sentido das cotas, não tem como chegar ao pé de igualdade vindo de uma educação baica muito ruim, mas em algum momento deve ser reparado.
Naíla Cazuza Se o problema a ser resolvido é a desigualdade entre a péssima educação pública (onde a maioria é de negros) e a privada, o sistema de "vouchers" é sim uma solução. Isso é óbvio. Menos discursos fantasiosos e mais soluções práticas.
É mais eficaz, as pessoas ganham uma certa quantia pra estudar e as escolas particulares serão obrigadas a prestarem um melhor serviço pelo melhor preço. As escolas públicas não tem esse incentivo e são mais caras, pode pegar qualquer estatística de escola pública e escola privada pra ver que o aluno de escola pública custa muito mais pra se manter que um de uma escola privada
Existem escolas particulares com mensalidades bem discrepantes entre si. Neste caso, todas as escolas particulares iriam igualar seus preços? Outra questão é que foi colocado apenas o preço de custo do aluno da escola privada, mas qual seria lucro dessa escola? Será que o governo teria condições de pagar o valor integral? Ou estão achando que a escola privada vai abrir mão do lucro dela? E outra, com esse sistema, os pais que possuem filhos em escolas particulares iriam se recusar a pagar a mensalidade, já que o governo está oferecendo esse financiamento. Será que seria interessante para o governo ter que arcar também com custo destes alunos que antes não apresentavam despesas? Gostaria de mais detalhes sobre como seria executado esse projeto, pois me pareceu simplista demais.
Que escola privada de qualidade que custa 400 reais nos anos do ensino médio, 3 ano por exemplo. Oxi, até parece que isso é verdade e que o governo vai pagar a mensalidade de cada aluno durante o ensino de base todo. É muito mais barato investir em escolas públicas e mesmo assim não investem e roubam (o que sai mais barato ainda).
É visivelmente que nesse debate há duas pessoas extremamente centradas e duas pessoas extremamente alienadas (não sei em qual mundo vivem) e um mediador sensato. Parabéns Dr Lívia e Dr. Marcilene vocês são incríveis.
"o direito não é pra fazer justiça social, é para fazer justiça" (mais ou menos ali pelos 40'32") Como que essa Priscila Chammas tem coragem de falar tanta bobagem?
Assistindo e aprendendo muito com as duas doutoras Livia e Marcilene, quanta admiração por essas duas intelectuais que fazem a diferença no Brasil. Falas tão inteligentes e potentes, faladas de forma fluida e elegante com muita profundidade teórica e conhecimento de causa da realidade brasileira.
Lívia, uma guerreira gigante! Este debate indigesto foi inspiração para muitas de nós...e assim seguimos afiando nossos argumentos e ferramentas para a transformação social.
Impressionada com o desconhecimento de ambos (jornalista e sociólogo) em relação ao assunto. Não se prepararam para o debate... A Dra Lena e a Dra. Lívia deram uma surra de conhecimento e fundamentação legal e estatística. Que orgulho dessa mulherada... Porém, confesso que o melhor do debate (quase cai de ri) foi a fala do sociólogo sobre o "STF bolivariano"!
A promotora de Justiça, Lívia e a Doutora de Sociologia, Marcilene SÃO SIMPLESMENTE EXTREMAMENTE GENIAIS. E colocam dois acéfalos para debater com essas diviníssimas - o cara alí tá até falando sobre Escola Sem Partido. Ksksksks
*Em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito as Doutoras pela aula de historia, aula de direito e pela aula social que nos deram... Pessoas iguais a vocês só nos fazem crescer... E sobre a menina da MBL, precisa estudar mais para fazer esse tipo de debate, isso não é o Facebook. E para o "Dr", pela madrugada, falar de "cristofobia e bolivarianismo" em um debate sério, sobre cotas raciais é sacanagem.*
4 роки тому+1
Estas professoras me representam!. Em conjunto da forma de ensinar com a educação, a certeza de quem fala como quem sabe o que dizer!. Parabéns aos participantes pelo debate!. 🙌😇👏👏👏👍
Que surra de conhecimento! Parabéns a promotora e a socióloga. Minha gente sem paciência para ouvi o "profundo conhecimento" dos outros dois. Misericórdia!
A Promotora e a Socióloga estão de parabéns por todas as palavras ditas e sensatas. Eu desisti da Jornalista no momento que falou "mais melhor" rsrs. O outro cidadão é completamente alienado.
Debate enriquecedor, excelente! Não gostei apenas da arrogância e prepotência do Osvaldo Bastos. Quem já sofreu algum ato de discriminação racial entende perfeitamente as colocações da Lívia e da Marcilene. No mais, parabéns aos debatedores.
Que debate! Quanta satisfação ver os posicionamentos contutentes e com bases comprovadas, de duas mulheres negras e articuladas que tem dominio do assunto, que estão problematizando. Amei! Bastante esclarecedor, obrigada por disponibilizarem esses videos educacionais formativos tão relevantes para compreesão da sociedade que vivemos! Outro retrato da sociedade! Dois brancos defendendo o fim das cotas! Sem fundamentação e baseados em teorias supremacistas. Meu Deus, esse cara viajou legal. Misturando Paulo Freire, Esquerdismo e cotas! Deixou evidente que nem sabe do que ta falando. O que sera que ele usou... Aposto que é eleitor do Bolsonaro. Doutrinação... é a palavra preferida dos elitistas. Em contra, partida e duas negras, inteligentes, com argumentos empiricos mostrando a importancia do sistema de cotas como repacão social. Parabens ao canal!
Parabéns a Promotora de Justiça, Lívia Vaz, e a doutora em sociologia, Marcilene Garcia, por elevarem o debate, expondo suas ideias e argumentos com a assertividade e profundidade que o tema merece.
Assistindo esse vídeo em agosto de 2023 e chocada. Toda minha admiração pela Lívia e Marcilene! Sobre os outros dois não tenho nem palavras para definir tamanha pequenez.
Este senhor Osvaldo Bastos só repete um discurso histérico e ausente da realidade escolar; repete-se "pós-verdades" até que se tornem "verdades". Mas o debate está muito bom.
Inicialmente cumprimento os presentes no debate, Trata-se de uma questão na qual eu preciso me manisfestar. Sr. Osvaldo: Refutar tudo o que venha da Escola de Frankfurt porque vem da Escola de Frankfurt ? É essa a máxima? Sr. Osvaldo: “Pobres do olho azul que estão lá no Rio Grande do Sul...” Sou do Rio Grande do Sul... Apresente-me 10 pobres do olho azul em um bairro da periferia gaúcha. Sr. Osvaldo: “A escola é segregadora”! Que Escola? Segregadora em que aspecto? Ademais, a cota racial não se restringe a “raça”, porque falar de “raça” também é falar de índices socioeconômicos. Contrário a afirmativa do Sr. Osvaldo, a etnia negra não é minoria com bem mencionado pela Dra. Marcilene. “Saber é Poder” Foucault . Sra. Priscila Chammas: “Não é por ser negro é pela escola pública que é ruim e a maioria dos negros estão na escola pública”... Tenso isso rsrsr ... Já se perguntou por que a maioria dos negros está em escola pública? Não é por ser negro, mas é por ser negro? rsrs Sra. Priscila: “ A educação é a base de tudo, sem educação a pessoa não consegue nem ser caixa de supermercado”... Concordo! E como bem falastes... A educação pública é ruim e a maioria dos negros está em escola pública.... kkkkkkkk Sra. Priscila: “Será que a Universidade é local de se fazer justiça social?” rsrs Primeiro: Com esta afirmativa a Sra. admite que é uma questão de justiça social, consequentemente que há um injusto. Segundo: Se há um injusto porque não pode ser reparado no acesso à Universidade? Sra. Priscila“A função da Universidade é ser um centro de saber”. Reitero: “Saber é Poder” Foucault. Sem mais, meu voto é “Sim”, em favor das cotas até que haja equiparação no tange ao acesso à educação superior. Boa noite.
Muito bem colocado, Sâmila Monteiro. Também sou do Rio Grande do Sul e, assim como tu, fiz algumas análises. Foi um sem número de pequenos infartos que tive ao ouvir os dois convidados que se manifestaram contra as cotas raciais: muita falta de conhecimento, mas, acima de tudo, vi ali posturas de mal caratismo. A moça é completamente ignorante, burra e mal intencionada. Mas Osvaldo é um professor, tem conhecimento (ou teve a chance de adquiri-lo) teoricamente é formador de opiniões, muito mais que Priscila. E justamente o fato de ter formação e informação, para mim o tornou um mal caráter de marca maior que a da moça. À Lívia e à Marcilene, meus parabéns por trazerem tantos esclarecimentos, tantas informações e tantos fatos com essa aula que nos apresentaram (isso não foi um debate, mesmo!) e com tanto equilíbrio e respeito ministraram esta aula, no meio de tamanho desafio, tendo que enfrentar dois mal caráter.
Que debate fantástico!!!! Se no nosso cotidiano nos envolvessemos desta forma nos assuntos estruturantes nosso país seria outro pelas linhas democráticas!!!
Sobre as considerações finais de Osvaldo: vejo os reflexos claros de um pensamento elitista, reacionário (no sentido radical da palavra, "em reação a") que quando percebe a movimentação da massa desfavorecida historicamente, vê-se ameaçada em seu privilégios históricos.
Gente o que esses brancos estão falando? Osvaldo Bastos viajando, Priscila Chammas nem se deu o trabalho de usar seus neurônios privilegiados para compreender o debate. Não é possível que os "privilegiados em tudo" não tenham capacidade de acompanhar uma aula dessas, que a Lívia Vaz e a Marcilene Garcia ( Já virei fã) estão colocando, é complicado.
Quanto orgulho da integencia dessa Juíza e dessa Socióloga Pretas, chega da vontade de apertar as 2 com um abraço, orgulho não só da inteligência e embasamento com as palavras, mas tb do equilíbrio das mesmas, pq se manter finas e elegantes e não querer grudar no pescoço dessa garota branca, e não ter crises de risos com as pataquadas desse senhor, "É pra glorificar de pé".
Combatendo o racismo com racismo não funciona, e tem mais, uma verdade pode ser dita por uma criança, como uma bobagem pode ser dita por um pós doutor.
Curioso é perceber que quem está falando contra a política de cotas não é negro. "Mouro significa preto". Nossa, nada mais errado do que essa frase! "Paulo Freire tirou o livro da sala de aula". Oi? "Paulo Freire é um escritor rudimentar". É por isso que seus livros são estudados em Oxford, Cambridge e Harvard, onde possui título honoris causa e onde, inclusive, foi professor convidado. "O aluno é oprimido e ele tem que debater com o professor porque o professor é burguês". Gente, esse cara que leu algum livro sobre Pedagogia do Oprimido? "Atrocidou" é uma palavra que não existe. O cara nunca leu o Manifesto Comunista sequer para saber o que tem ou não tem lá. E dizer que jovens negros estão segurando AK47 é generalização e, nesse ponto, ele está sendo racista em rede nacional! Se a educação não resolve o problema da segurança pública, cadeia vai resolver? Nunca resolveu! Retirando verba da educação é que não vamos melhorá-la. Estão aí muitas universidades em crise por causa da falta do repasse de verbas porque o governo Temer congelou investimentos em educação por décadas! Se exige menos, vai aprender menos". É por isso que há cursos onde alunos cotistas se saem melhor que não-cotistas. Fonte: exame.abril.com.br/brasil/cotistas-superam-notas-de-nao-cotistas-no-vestibular-da-ufmg/, www.estadao.com.br/noticias/geral,desempenho-de-cotistas-fica-acima-da-media-imp-,582324 "Já são 10 anos". Não são 10 anos. O cara realmente não conhece o assunto. Por que as escolas não preparam para o ensino superior? Pela falta de investimento e pelo desvio de verbas da educação. Quando temos um investimento na educação que não chega a 10% do PIB, isso mostra muito as prioridades do país. Uma das melhores educações do mundo, a Argentina, tem sua principal universidade num método amplamente democrático. A UBA não tem vestibular. Basta se inscrever e estudar. Se a base da universidade é a meritocracia, como ele explicaria a UBA e a colocação da Argentina entre as melhores educações do mundo? Frase da Priscila: "[o negro] não consegue aprender o básico". Isso vale processo, hein. Ela quer essa política de voucher. Isso não vai resolver nem o problema da educação e, muito menos, da escola pública. Esse dinheiro para o voucher podia ser investido na melhoria do ensino público. Não há como medir o sucesso de uma política com 2 ou 5 anos. A dívida não vai ser paga diretamente por você, vai ser paga pelo Estado. "Pobreza não é desigualdade". "O problema não é a desigualdade". Tá ruim mesmo, hein. rsrs
Muito bom os argumentos do professor, de fato há todo um plano marxista por trás das cotas raciais. O problema não é a cor da pele, o problema é a pobreza.
Dá para ver o elevado nível de conhecimento pela procuradora Lívia Vaz e a Doutora Marcile Garcia. Por favor TV Bahia dá próxima vez, traga pessoas que consigam enriquecer o debate como a Doutora e a procuradora. Osvaldo contribui pouco e a Priscila chammas não teve conhecimento suficiente para manter sua opinião, caiu em contradição por diversas vezes.
Isso não foi um debate: foi uma aula de paciência, contexto histórico e realidade. Parabenizo às especialistas (Professora doutora e a promotora) pela aula que tive o prazer de assistir e compreender. Esse assunto é muito complexo, falar de cotas sem conhecer o contexto histórico é impossível - observei que os dois q são contra, não sabem nem o q é cota racial. É bem nítido, o pouco conhecimento da jornalista sobre o q está sendo debatido, ela não tem leitura, não tem referências e nem formalidade, enfim, desrespeito por parte da emissora colocar uma ignorante para debater com uma professora doutora. Se bem, que o cientista social não estava muito bem situado não em... Foi raso em todas suas colocações, ele citou Aristóteles, creio eu q ele quis fazer referência a sua ética, mas Aristóteles não fez recorte à questões do tipo, nem de longe; fez comparação do nazismo e de outros genocídios da história q sinceramente, era melhor ele ter ficado calado... Observem 29:59 min. rsrsrs
Assistindo em 2023... E agradecendo a existência de Lívia Vaz e Marcilene Garcia... Até pq as declarações dos outros comentaristas possuem a profundidade de um pires...
Lívia Vaz, obrigado pela paciência em ensinar. Você foi maravilhosa,mas definitivamente, ei de concordar com Leandro Karnal, " não podemos salvar a todos de sua própria ignorancia".
TV E BAHIA, que disparate foi este? As profissionais Marcilene e Lívia mereciam um debate, no mínimo de qualidade, ( acabaram dando uma aula, e que aula!) com pessoas sérias que argumentam além da revista "Isto é" e do "eu posso provar" , baseado na convicção. Lamentável!!!
Temos um debate entre uma pessoa sensata, informada, bem articulada, consciente e com total domínio de dados e leis VERSUS outra cujos argumentos se resumem em clichês e frases que se lê nos comentários do G1. Lívia Vaz merecia um troféu pela aula e pela paciência.
Eu não tenho essa paciência que ela teve não. Chamava logo ela de limitada e me saia.
Lucas Sartorelli hahahaha, leitora dos comentários do G1
Lucas Sartorelli concordo plenamente!
Clichês são os discursos populistas e fantosiosos da esquerda. Mesma ladainha de sempre sem propostas concretas e práticas
Matheus Girão, ladainha porque com certeza vc não deve ter entendido porra nenhuma hahahahhahahha
Vontade de dar um abraço nestas duas mulheres maravilhosas. A fluidez das suas falas e a paciência diante de dois debatedores desse naipe gente? Parabéns viu! Louca por este livro da Dra Garcia
Cada palavra que a Marcilene e a Livia falam é uma lágrima de orgulho que escorre
Eu fico imaginando o desgosto dessas duas mulheres negras em ter que argumentar com uma jornalista que se prepara para um debate lendo revista Istoé (conhecida por Quantoé, de tão desonesta) e admite, no meio do debate sobre democracia racial que não leu pesquisa relevante sobre o tema; e com o idealizador do *escola sem partido*, um alucinado delirante que afirma que o STF é bolivariano. Minha solidariedade à professora e à promotora, vocês foram guerreiras.
Pura verdade
Também achei um desnível moral e intelectual incrível
Total, o cara e a mulher branca passaram trinta vezes na fila da burrice (provavelmente na da desonestidade e do racismo mais ainda). Tudo isso pra não dizer a verdadeira questão que tava pegando: "o medo branco", o medo de perder os privilégios e/ou de que façam com eles o que os descendentes deles (e os meus também) fizeram com os grupos racializados.
A china e o vietnam melhoraram a educação o PT em 20 anos não!
21:50"A população negra que conhecidentemente é a população mais pobre" deu vontade de vomitar quando ouvi isso!
Não vejo nada de coincidência!
Essa mulher é uma idiota !
Coincidentemente*
''Eu tava vendo uma matéria da IstoÉ ontem, antes de vim pra cá, pra me dar uma preparada''. Já sei de onde vem tanto despreparo.
MEU DEUS, QUE SURRA!
Brava, Dra Livia Vaz! Máximo respeito e admiração!
Mariana Regis sabe as redes sociais dela?
Sim, ela está no facebook. Basta procurar Livia Sant Anna Vaz. ;)
Mariana Regis obrigada
Parabéns à TVE Bahia! Eu tinha uma "intuição" de que a política de cotas é correta, mas os esclarecimentos da promotora e da socióloga embasam e racionalizam a necessidade dessa iniciativa. Parabéns a ambas. Oxalá as cotas possam auxiliar a construirmos uma sociedade mais justa e igual!
A Promotora Lívia e a Socióloga Marcilene, abrilhantaram o debate, aprendi demais o quão importante são as cotas que antes tinha uma certa indiferença quanto.
Só digo uma coisa, isso não foi um debate, mas, sim um massacre de argumentos, dados, estatísticas e fatos históricos.
Assistindo agora (11/05/2024) e o assunto ainda é atual e necessário. Obrigado Dra. Lívia e Marcilene, por nos representar com tanta paciência e elegância.
"será que a universidade é um espaço de fazer justiça social? " :-o
Minha gente, que pessoa é essa???
O nível argumentativo dessa jornalista é triste e uma ofensa às acadêmicas negras presentes nesse debate. Privilégio em ser mulher branca, né, não é preciso nem ter formação adequada para o debate proposto.
Katemari Rosa Pensei o mesmo
Deixe de ser cínica.
ela está colocando em pauta o que ela pensa, até porque isso é um debate (de idéias) idéias das quais não necessita 100 porcento da profissão dela,nesse caso, a profissão pode auxiliar mas não é pendente
mas ok, é uma pergunta importante a se fazer mas ao mesmo tempo que se faz necessário construir uma resposta.
Um negro rico usa cota sabia? Isso é justiça social? Acho que nao hein... Divida historica nao existe, a unica divida que temos é com a monarquia
Eu duvido que essa Priscila dps que assistir esse vídeo não vai sentir vergonha dela mesma. Meu Jesus amado, eu senti vergonha, e do cientista social eu só fiz ri msm, ele n fala coisa com coisa 😂😂😂😂😂😂😂
O cientista tava perdido na lagoinha!!
Infelizmente eles não sentem vergonha de terem conhecimentos rasos. Sua lógica é a da superioridade de seus achismos. Certamente, após o debate, a moça do MBL deve ter saído com mais convicções sobre sua crença. E esse tipo de padrão de comportamento intelectual, digamos, é muito mais comum do que imaginamos.
@@sidneisousa2438 (???) ué
chocado com a loucura desse homem e o cinismo ingênuo, dolorosamente ignorante (pra não dizer burro), dessa priscila... a única coisa que tornou esse vídeo assistível foi a genialidade e paciência inacreditável das mulheres negras, inteligentíssimas e altamente preparadas para um debato coerente e legítimo
Vc deu uma excelente visão do debate, a diferença de nível é gritante
chora mais seu mimi
@@Эльсонфрейтас Esse é o nível dos argumentos de vcs. kkkkkkk Chega a ser cômico!
@@Gabriel.henrique_1998 pena q sua conta é fake senão eu responderia.
Esse carinha aí merece um espaço no hospício
Que maravilha essas duas grandiosas mulheres negras! Que competência! Quanta sensatez! Quantos ensinamento com as duas doutoras! Gratidão pela aula! Queria poder aprender mais com essas duas senhoras.
Fato!
Gostaria de ouvir mais essas doutas que no nobremente deram um banho de fala aos desinformados "cientista social e jornalista "
✊🏾
Acho que a Priscila podia voltar para casa e pensar em argumentos melhores. Vergonha alheia
2019 e esse debate é tão atual.
Parabéns Doutora Lívia
2023 e esse debate ainda é tão atual...
Virei fã de Marcilene e doutora Livia. É muito conhecimento em um debate só.
Me senti representada com esse debate através da aula das doutoras, Lívia e Marcilene. Só gratidão.♥️
Ainda bem que a Lívia segurou o riso durante a fala do Osvaldo. kkkk
To chocado com o baixo nível do dito "cientista social" Osvaldo Bastos. Seus argumentos apenas demonstram que ele não sabe nada do que está sendo discutido. Pior: sua "educação cognitiva intelectual" só confirma que a defesa desses argumentos só gera tecnocratas cegos com a realidade vivida pela maioria da população no país.
Edmilson Soares exatamente
Exato!!! O cara é raso desde o assunto da educação até a religião... palpita e em tudo com bases de teorias pós segunda guerra e critica ao mesmo tempo o construtivismo e a baixa produtividade escolar. Louco... Edmilson
A própria passividade da população diante das reformas impopulares deste governo derruba a argumentação.
Tive esse mesma impressão. Quase paro de assistir qdo ele começou a questionar Darci Ribeiro e Paulo Freire.
@@aparecidaoliveira2804 MEEU DEEUS, ousaram questionar Paulo Freire. Recomendo a leitura da obra: Desconstruindo Paulo Freire.
Educação não é mercadoria! Educação tem que ser pública, trata-se da redistribuição dos bens simbólicos do país. Não será nunca a iniciativa privada que , atuando na lógica do lucro, vai produzir essa mudança estrutural na sociedade. É da sala de aula pública, com investimentos, políticas públicas sérias, valorização dos professores, entre muitos outros fatores, que brotará a igualdade!
Maria Del Pilar Tobar Acosta Ótima colocação
Educação não é uma mercadoria é um serviço. O que tu acha que é o lucro? O lucro simplesmente é o consumidor demonstrando que tal empresa está fazendo um bom trabalho e prestando um bom serviço a sociedade. E como a iniciativa privada não funciona na educação? As melhores universidades do mundo são universidades particulares meu bem. Igualdade vem da redução de burocracia e redução dos impostos e o império da isonomia.
Estava sentindo uma vergonha absurda dessa jornalista contrariando as cotas com argumentos mais vazios que a cabeça dela... estava com raiva. Mas aí quando esse senhor abriu a boca eu ri muito, o cara é maluco. Ahehae
Que viagem! Hahaha
A moça vai querer ensinar constituição pra uma promotora kkk é piada mesmo
Ana Flávia Alvim kkkk piada
ela fez isso porque estava gostando da aula,por isso fomentou os argumentos da doutora Livia.
TÔ MIJANDO DE RIR
Só passou vergonha essa coordenadora do Livres, direitista é uma piada.
Argumento de autoridade é uma falácia tao utilizada
Eu não to acreditando nesses comentários dessa doida!!!!! Doutoras, parabéns pela profundidade e paciencia!!!!!
Estou encantada com a educação e paciência dessas mulheres negras maravilhosas. Quanto aos outros debatedores, só lamento tamanho despreparo.
Lívia Vaz, muito obrigada pela aula!
Cotas são necessárias com certeza. Parabéns Lívia e Marcilene , estamos mto bem representada por vcs.
Eu não tive estômago para assitir até o final, obrigada Lívia e Marcilene pela paciência e potência da aula ministrada!
moça me ajuda, essa semana vou ter um debate, e fui sorteada no grupo CONTRA as cotas raciais, você teria algum argumento para me ajudar? Já procurei diversos debates, mas em todos quem era a favor usava argumentos 1000 vezes melhores
o cara falar em "Gilberto Freyre" morreu ali.
Cristina França Gilberto Freyre é a cara do racismo
sim, por isso disse que q do ele falou em Gilberto Freyre, ele morreu.
Adorei essa promotora, ela é muito inteligente e corajosa! realmente inspiradora!
Ouvir Livia Santana Vaz é uma honra, sempre. Coisa boa conhecer um pouco mais a socióloga Marcilene Garcia. Duas mulheres com capacidade ímpar. Quanta potência junta!!! 👏🏾👏🏾👏🏾
Sobre falar bem (com dados científicos, estudos sociais e teses) e falar mal (com achismos, discursos rasos e confusos), veja aqui.
Que aula ein Livia?! Parabens! Ausencia de achismos e muitas analises factiveis e correspondentes com a atual conjuntura que enfrentamos no Brasil, na Bahia e em Salvador. O que se ve é que os representantes que sao contra as cotas carecem de argumentos concisos. Se por um lado o Oswaldo tende a desviar a discussao para um vies dicotomico e partidarista, fugindo muitas vezes do assunto, por um outro lado a Priscilla encontra-se enviesada por um discurso pautado no que ela acha e no que condiz com sua realidade quimerica de vida, o que dificulta a estruturacao de seus argumentos, sobretudo, no que diz respeito as politicas afirmativas e suas pseudorelacoes com o que seriam chamadas de medidas paliativas ineficazes. É realmente dificil pros brancos aceitarem que seus privilegios estao agora sendo "compartilhados" embora ainda precisemos de muitas outras mudanças. A constituicao preve um cidadao e este é juridico e sua disparidade é exorbitante no que se diz respeito ao cidadao de fato, sobretudo, quando se é negrx, perifericx e mulher.
Sobre a Marilene, nao preciso nem falar. Que mulher, que bagagem, que oratoria fantastica!
Surraaa ... Obrigado Lívia e Marcilene pela serenidade e agudez no debate. Pontuais.
nossaSinhora! Faltou só a balela do dia da consciência humana!
Prof Marcilene e Dr Lívia, parabéns por enfrentar com tanta assertividade !!!!
Parabéns pela paciência das duas e do apresentador (Vou nem falar dos argumentos, que foram foderosos)
O semblante do Jhonatã aos 31:47 representava o meu semblante na hora. "WTF"
Gratidão Doutoras Lívia e Marcilene
Vergonha alheia da moca do MBL. Pelo o que ela falou da educação base justamente sustentou o sentido das cotas, não tem como chegar ao pé de igualdade vindo de uma educação baica muito ruim, mas em algum momento deve ser reparado.
Sério que alguém acha que a solução é dar dinheiro para as pessoas pagarem escolas particulares?
Naíla Cazuza Se o problema a ser resolvido é a desigualdade entre a péssima educação pública (onde a maioria é de negros) e a privada, o sistema de "vouchers" é sim uma solução. Isso é óbvio. Menos discursos fantasiosos e mais soluções práticas.
É mais eficaz, as pessoas ganham uma certa quantia pra estudar e as escolas particulares serão obrigadas a prestarem um melhor serviço pelo melhor preço. As escolas públicas não tem esse incentivo e são mais caras, pode pegar qualquer estatística de escola pública e escola privada pra ver que o aluno de escola pública custa muito mais pra se manter que um de uma escola privada
Existem escolas particulares com mensalidades bem discrepantes entre si. Neste caso, todas as escolas particulares iriam igualar seus preços?
Outra questão é que foi colocado apenas o preço de custo do aluno da escola privada, mas qual seria lucro dessa escola? Será que o governo teria condições de pagar o valor integral? Ou estão achando que a escola privada vai abrir mão do lucro dela?
E outra, com esse sistema, os pais que possuem filhos em escolas particulares iriam se recusar a pagar a mensalidade, já que o governo está oferecendo esse financiamento. Será que seria interessante para o governo ter que arcar também com custo destes alunos que antes não apresentavam despesas?
Gostaria de mais detalhes sobre como seria executado esse projeto, pois me pareceu simplista demais.
Que escola privada de qualidade que custa 400 reais nos anos do ensino médio, 3 ano por exemplo. Oxi, até parece que isso é verdade e que o governo vai pagar a mensalidade de cada aluno durante o ensino de base todo. É muito mais barato investir em escolas públicas e mesmo assim não investem e roubam (o que sai mais barato ainda).
É visivelmente que nesse debate há duas pessoas extremamente centradas e duas pessoas extremamente alienadas (não sei em qual mundo vivem) e um mediador sensato. Parabéns Dr Lívia e Dr. Marcilene vocês são incríveis.
"o direito não é pra fazer justiça social, é para fazer justiça" (mais ou menos ali pelos 40'32") Como que essa Priscila Chammas tem coragem de falar tanta bobagem?
Katemari Rosa me acabando de rir com a brankkkka tentando interromper as falas, além de tudo é mal educada kkkkkkkkkkkkkkkk
Sim, além de se achar, com sua rasidão, na condição de contestar uma operadora do direito, especializada no assunto.
Assistindo e aprendendo muito com as duas doutoras Livia e Marcilene, quanta admiração por essas duas intelectuais que fazem a diferença no Brasil. Falas tão inteligentes e potentes, faladas de forma fluida e elegante com muita profundidade teórica e conhecimento de causa da realidade brasileira.
"Nós temos sim uma ideologia dentro das universidades, essa ideologia é Branca e Eurocêntrica" Arrasou!!!
Lívia, uma guerreira gigante! Este debate indigesto foi inspiração para muitas de nós...e assim seguimos afiando nossos argumentos e ferramentas para a transformação social.
54:35 "Como é que eu vou debater se eu não sei?" Aaaaiii doutor, obrigada! O Sr está fazendo meu sábado muito divertido.
Impressionada com o desconhecimento de ambos (jornalista e sociólogo) em relação ao assunto. Não se prepararam para o debate... A Dra Lena e a Dra. Lívia deram uma surra de conhecimento e fundamentação legal e estatística. Que orgulho dessa mulherada... Porém, confesso que o melhor do debate (quase cai de ri) foi a fala do sociólogo sobre o "STF bolivariano"!
O melhor comentário "Você não é negra pura" hahahaha Cancela minha internet 😂😂😂
Meu comentário e recente demais e tô estudando pro debate que vai ter na minha escola Obrigado a Livia e a outra senhorita são maravilhosas
Parabéns a essa moça por ter paciência pra falar com essa cambada de racista em negação.
o tal professor nem olha para Doutora Lívia.
é racista, machista, ignorante e, pior do que tudo, um alucinado.
Li teu comentário exatamente nesse ponto.
A promotora de Justiça, Lívia e a Doutora de Sociologia, Marcilene SÃO SIMPLESMENTE EXTREMAMENTE GENIAIS.
E colocam dois acéfalos para debater com essas diviníssimas - o cara alí tá até falando sobre Escola Sem Partido. Ksksksks
As duas foram fodasticas nos argumentos ,arrasaram demais.
*Em primeiro lugar, gostaria de agradecer muito as Doutoras pela aula de historia, aula de direito e pela aula social que nos deram... Pessoas iguais a vocês só nos fazem crescer... E sobre a menina da MBL, precisa estudar mais para fazer esse tipo de debate, isso não é o Facebook. E para o "Dr", pela madrugada, falar de "cristofobia e bolivarianismo" em um debate sério, sobre cotas raciais é sacanagem.*
Estas professoras me representam!. Em conjunto da forma de ensinar com a educação, a certeza de quem fala como quem sabe o que dizer!. Parabéns aos participantes pelo debate!. 🙌😇👏👏👏👍
Que surra de conhecimento! Parabéns a promotora e a socióloga. Minha gente sem paciência para ouvi o "profundo conhecimento" dos outros dois. Misericórdia!
47:00 o apresentador tentando ignorar Priscila ...EU TB...MTA VERGONHA ALHEIA
A Promotora e a Socióloga estão de parabéns por todas as palavras ditas e sensatas. Eu desisti da Jornalista no momento que falou "mais melhor" rsrs. O outro cidadão é completamente alienado.
Debate enriquecedor, excelente!
Não gostei apenas da arrogância e prepotência do Osvaldo Bastos.
Quem já sofreu algum ato de discriminação racial entende perfeitamente as colocações da Lívia e da Marcilene.
No mais, parabéns aos debatedores.
Que debate! Quanta satisfação ver os posicionamentos contutentes e com bases comprovadas, de duas mulheres negras e articuladas que tem dominio do assunto, que estão problematizando. Amei! Bastante esclarecedor, obrigada por disponibilizarem esses videos educacionais formativos tão relevantes para compreesão da sociedade que vivemos!
Outro retrato da sociedade! Dois brancos defendendo o fim das cotas! Sem fundamentação e baseados em teorias supremacistas. Meu Deus, esse cara viajou legal. Misturando Paulo Freire, Esquerdismo e cotas! Deixou evidente que nem sabe do que ta falando. O que sera que ele usou...
Aposto que é eleitor do Bolsonaro. Doutrinação... é a palavra preferida dos elitistas.
Em contra, partida e duas negras, inteligentes, com argumentos empiricos mostrando a importancia do sistema de cotas como repacão social.
Parabens ao canal!
Dra Marcilene parabéns pela paciência
Parabéns a Promotora de Justiça, Lívia Vaz, e a doutora em sociologia, Marcilene Garcia, por elevarem o debate, expondo suas ideias e argumentos com a assertividade e profundidade que o tema merece.
"Branco quer dizer que é racista, hetero quer dizer que é homo, homo quer dizer que é machista" OQ ESSE CARA RA FALANDOOOO?
Assistindo esse vídeo em agosto de 2023 e chocada. Toda minha admiração pela Lívia e Marcilene! Sobre os outros dois não tenho nem palavras para definir tamanha pequenez.
Isso não foi um debate , foi uma surra ! Muito bem representado e com argumentos analíticos pelas duas mulheres negras !
Esperava ver um debate mas o que eu vi foram duas mulheres estudadas e com argumentos tentando entender o celebro de carne moida desses dois
Este senhor Osvaldo Bastos só repete um discurso histérico e ausente da realidade escolar; repete-se "pós-verdades" até que se tornem "verdades". Mas o debate está muito bom.
Isso aqui é histórico e atual. Uma baita aula da Srtª Lívia.
Um exemplo, se não tem argumentos plausíveis, não vá no debate.
Que vergonha alheia desses dois que estão questionando as ações afirmativas.
Dói os ouvidos.
Inicialmente cumprimento os presentes no debate,
Trata-se de uma questão na qual eu preciso me manisfestar.
Sr. Osvaldo: Refutar tudo o que venha da Escola de Frankfurt porque vem da Escola de Frankfurt ? É essa a máxima?
Sr. Osvaldo: “Pobres do olho azul que estão lá no Rio Grande do Sul...” Sou do Rio Grande do Sul... Apresente-me 10 pobres do olho azul em um bairro da periferia gaúcha.
Sr. Osvaldo: “A escola é segregadora”! Que Escola? Segregadora em que aspecto? Ademais, a cota racial não se restringe a “raça”, porque falar de “raça” também é falar de índices socioeconômicos.
Contrário a afirmativa do Sr. Osvaldo, a etnia negra não é minoria com bem mencionado pela Dra. Marcilene.
“Saber é Poder” Foucault .
Sra. Priscila Chammas: “Não é por ser negro é pela escola pública que é ruim e a maioria dos negros estão na escola pública”... Tenso isso rsrsr ... Já se perguntou por que a maioria dos negros está em escola pública? Não é por ser negro, mas é por ser negro? rsrs
Sra. Priscila: “ A educação é a base de tudo, sem educação a pessoa não consegue nem ser caixa de supermercado”... Concordo! E como bem falastes... A educação pública é ruim e a maioria dos negros está em escola pública.... kkkkkkkk
Sra. Priscila: “Será que a Universidade é local de se fazer justiça social?” rsrs
Primeiro: Com esta afirmativa a Sra. admite que é uma questão de justiça social, consequentemente que há um injusto.
Segundo: Se há um injusto porque não pode ser reparado no acesso à Universidade?
Sra. Priscila“A função da Universidade é ser um centro de saber”.
Reitero: “Saber é Poder” Foucault.
Sem mais, meu voto é “Sim”, em favor das cotas até que haja equiparação no tange ao acesso à educação superior.
Boa noite.
Muito bem colocado, Sâmila Monteiro. Também sou do Rio Grande do Sul e, assim como tu, fiz algumas análises. Foi um sem número de pequenos infartos que tive ao ouvir os dois convidados que se manifestaram contra as cotas raciais: muita falta de conhecimento, mas, acima de tudo, vi ali posturas de mal caratismo. A moça é completamente ignorante, burra e mal intencionada. Mas Osvaldo é um professor, tem conhecimento (ou teve a chance de adquiri-lo) teoricamente é formador de opiniões, muito mais que Priscila. E justamente o fato de ter formação e informação, para mim o tornou um mal caráter de marca maior que a da moça.
À Lívia e à Marcilene, meus parabéns por trazerem tantos esclarecimentos, tantas informações e tantos fatos com essa aula que nos apresentaram (isso não foi um debate, mesmo!) e com tanto equilíbrio e respeito ministraram esta aula, no meio de tamanho desafio, tendo que enfrentar dois mal caráter.
18:08. "eu me eduquei no regime militar" ...."onde se fazia ditado"...... Ta aí... está explicado.
Ditado: Escrevam:
Frankfurt
Comunismo
Conspiração
Revolução
Guerrilheiros
Embaixo da sua
Cama
Que debate fantástico!!!! Se no nosso cotidiano nos envolvessemos desta forma nos assuntos estruturantes nosso país seria outro pelas linhas democráticas!!!
Sobre as considerações finais de Osvaldo: vejo os reflexos claros de um pensamento elitista, reacionário (no sentido radical da palavra, "em reação a") que quando percebe a movimentação da massa desfavorecida historicamente, vê-se ameaçada em seu privilégios históricos.
admiro muito a paciência delas
Gente o que esses brancos estão falando? Osvaldo Bastos viajando, Priscila Chammas nem se deu o trabalho de usar seus neurônios privilegiados para compreender o debate. Não é possível que os "privilegiados em tudo" não tenham capacidade de acompanhar uma aula dessas, que a Lívia Vaz e a Marcilene Garcia ( Já virei fã) estão colocando, é complicado.
Que aula de Marcilene Garcia e Lívia Vaz!!!!!
Dívida se herda,sim. Nos limites da herança. Essa moça é muito despreparada. Promotora e Doutora em Sociologia deram aula!!!!
Lívia Vaz e Marcilene Garcia: a
Eu:lindíssimas,falaram tudo!
Impressionante!!! Nunca tinha visto pessoas tão qualificadas quanto essas duas mulheres que defendem as cotas raciais.
De onde ele tirou que Paulo Freire tirou a leitura da sala de aula?
A promotora Lívia e a doutora marcilene deu uverdadeira aula do assunto em pauta
Quanto orgulho da integencia dessa Juíza e dessa Socióloga Pretas, chega da vontade de apertar as 2 com um abraço, orgulho não só da inteligência e embasamento com as palavras, mas tb do equilíbrio das mesmas, pq se manter finas e elegantes e não querer grudar no pescoço dessa garota branca, e não ter crises de risos com as pataquadas desse senhor, "É pra glorificar de pé".
Combatendo o racismo com racismo não funciona, e tem mais, uma verdade pode ser dita por uma criança, como uma bobagem pode ser dita por um pós doutor.
Curioso é perceber que quem está falando contra a política de cotas não é negro.
"Mouro significa preto". Nossa, nada mais errado do que essa frase!
"Paulo Freire tirou o livro da sala de aula". Oi?
"Paulo Freire é um escritor rudimentar". É por isso que seus livros são estudados em Oxford, Cambridge e Harvard, onde possui título honoris causa e onde, inclusive, foi professor convidado.
"O aluno é oprimido e ele tem que debater com o professor porque o professor é burguês". Gente, esse cara que leu algum livro sobre Pedagogia do Oprimido?
"Atrocidou" é uma palavra que não existe.
O cara nunca leu o Manifesto Comunista sequer para saber o que tem ou não tem lá. E dizer que jovens negros estão segurando AK47 é generalização e, nesse ponto, ele está sendo racista em rede nacional!
Se a educação não resolve o problema da segurança pública, cadeia vai resolver? Nunca resolveu!
Retirando verba da educação é que não vamos melhorá-la. Estão aí muitas universidades em crise por causa da falta do repasse de verbas porque o governo Temer congelou investimentos em educação por décadas!
Se exige menos, vai aprender menos". É por isso que há cursos onde alunos cotistas se saem melhor que não-cotistas. Fonte: exame.abril.com.br/brasil/cotistas-superam-notas-de-nao-cotistas-no-vestibular-da-ufmg/, www.estadao.com.br/noticias/geral,desempenho-de-cotistas-fica-acima-da-media-imp-,582324
"Já são 10 anos". Não são 10 anos. O cara realmente não conhece o assunto.
Por que as escolas não preparam para o ensino superior? Pela falta de investimento e pelo desvio de verbas da educação. Quando temos um investimento na educação que não chega a 10% do PIB, isso mostra muito as prioridades do país.
Uma das melhores educações do mundo, a Argentina, tem sua principal universidade num método amplamente democrático. A UBA não tem vestibular. Basta se inscrever e estudar. Se a base da universidade é a meritocracia, como ele explicaria a UBA e a colocação da Argentina entre as melhores educações do mundo?
Frase da Priscila: "[o negro] não consegue aprender o básico". Isso vale processo, hein. Ela quer essa política de voucher. Isso não vai resolver nem o problema da educação e, muito menos, da escola pública. Esse dinheiro para o voucher podia ser investido na melhoria do ensino público.
Não há como medir o sucesso de uma política com 2 ou 5 anos.
A dívida não vai ser paga diretamente por você, vai ser paga pelo Estado.
"Pobreza não é desigualdade". "O problema não é a desigualdade". Tá ruim mesmo, hein. rsrs
A fala desse professor é cômica, conspiratória e cheia de pensamentos prontos rasos e sem embasamento, não dá pra levar a sério.
Muito bom os argumentos do professor, de fato há todo um plano marxista por trás das cotas raciais.
O problema não é a cor da pele, o problema é a pobreza.
tenho 15 anos, tenho um debate pra fazer, e simplesmente tô vendo duas negras, calando esses brancos... que orgulho
Dá para ver o elevado nível de conhecimento pela procuradora Lívia Vaz e a Doutora Marcile Garcia.
Por favor TV Bahia dá próxima vez, traga pessoas que consigam enriquecer o debate como a Doutora e a procuradora.
Osvaldo contribui pouco e a Priscila chammas não teve conhecimento suficiente para manter sua opinião, caiu em contradição por diversas vezes.
As doutoras Livia e Marcilene dão aulas, vale ouvir!
Isso não foi um debate: foi uma aula de paciência, contexto histórico e realidade. Parabenizo às especialistas (Professora doutora e a promotora) pela aula que tive o prazer de assistir e compreender. Esse assunto é muito complexo, falar de cotas sem conhecer o contexto histórico é impossível - observei que os dois q são contra, não sabem nem o q é cota racial. É bem nítido, o pouco conhecimento da jornalista sobre o q está sendo debatido, ela não tem leitura, não tem referências e nem formalidade, enfim, desrespeito por parte da emissora colocar uma ignorante para debater com uma professora doutora. Se bem, que o cientista social não estava muito bem situado não em... Foi raso em todas suas colocações, ele citou Aristóteles, creio eu q ele quis fazer referência a sua ética, mas Aristóteles não fez recorte à questões do tipo, nem de longe; fez comparação do nazismo e de outros genocídios da história q sinceramente, era melhor ele ter ficado calado... Observem 29:59 min. rsrsrs
achei o debate um tanto interessante onde a promotora Lívia e a socióloga Marilene soubera debate o tema muito bem e que explicaram muito bem sobre...
Assistindo em 2023... E agradecendo a existência de Lívia Vaz e Marcilene Garcia... Até pq as declarações dos outros comentaristas possuem a profundidade de um pires...
Só agradecer pela aula
Excelente debate!!!!
Prof, não foi Darcy Ribeiro nem Freire que criaram a LDB, maluco!
João Bani kkkkk esse cara n fala coisa com coisa
Que debate excelente sugiro que façam isso mais vezes...ja me tornei uma inscrita no canal ....
Alguém pode indicar as partes que esse dito "sociólogo" fala? Assim, pulo todas...