Para esclarecer as dúvidas da maioria: Segundo nossos testes e pesquisas uma vez que a agenda do Sonoff foi criada o aparelho consegue funcionar mesmo sem internet. Claro que eu não poderei acessá-lo do celular, mas o ssitema continuará funcionando como esperado. Naturalmente que isso exige mais testes da nossa parte, mas pode deixar que vamos manter vocês atualizados em próximos episódios!
Sou novo no canal , venho acompanhando com minha esposa todos vídeo de antes até então , muito bom acompanhar vocês . Sou da região norte aqui de Rondônia e olhando o canal de vocês vejo que para vocês trabalharem bem e com grandes vídeos , vocês deveriam comprar uma área de mata aqui na minha região pois tem áreas de preço baixo e vocês somaria muito e ganharia muito com uma área de mata aqui , onde a biodiversidade a fauna e flora é enorme para edificar e somar com os programas de vocês . Abraços !
Bom dia Julio, ia justamente falar sobr isso rs, vc pode sim agendar as tarefas e modificar pelo aplicativo, por exemplo, vc criou tres rotinas de alimentacao por dia e esta viajando, quando percebeu que seriam quatro o ideal, vc pode acrescentar do local (A distancia) onde esteja e o sonoff em casa vai aceitar as alteraçoes (seu celular manda pra "internet", a "internet" manda pro wi fi, o wifi manda pro sonoff). Logico, se estiver sem luz em casa ou sem internet o sonoff nao receera as alteracoes
Júlio vc é fera kkk, eu entrei para deixar essa pergunta que vc já havia respondido sobre o sistema trabalhar independente após fazer as configurações 👏🏼👏🏼👏🏼.
Conectar a alexa ficaria show, a maioria dos dispositivos é possível mudar o nome, aí ou o sistema fica realmente automatizado ou pode ser feito via comando de voz
@@edugamerrs359 o Sonoff funciona em ambos os sistemas. A vantagem de fazer pelo google assistente é que não precisa adquirir a Amazon Echo Dot ou o Google Nest
Júlio precisando ajuda sou formado em automação industrial Não consigo apoiar financeiramente, mas consultoria para o SV não custa nada e ainda passo meu conhecimento para frente
Cara estava aqui pensando... Como criar ou implementar redundância (água/ energia) nesse tipo de sistema que o Júlio fez... O que vc faria? Grande abraço a todos!
Júlio, uma sugestão... Deixe os dispersores mais ao centro do canteiro e uns 15 cm elevado em relação ao solo. Se vc colocar eles no modo que faz tipo uma "chuvinha" vai intrigar todo canteiro. Valeu
Olá Lucas! O problema é que eu não tenho pressão suficiente na água para colocar os dispersores mais abertos, se eu fizer isso os do final não recebem água. Uma possível solução é instalar uma bomba no sistema... Vamos ver!
Aproveitando a sugestão do Lucas: Partindo da premissa que 1ml de água são 20 gotas, quantos ml de água você pretende (ou a planta precisa) aplicar no seu canteiro? O gotejamento tem várias técnicas e aplicações, o principal delas é a racionalização da água em locais que ela é escassa e sem pressão. Voltando ao ponto, 1 lt ou 1000ml são 20mil gotas, então é só estimar a quantidade de água desejada e a partir daí é só dividir pelo tempo que se pretende irrigar. Outro detalhe importante é sobre a distância entre os gotejadores, a região molhada ou bulbo molhado formado pelo cotejador é de 30cm a 50cm de cada lado e para baixo, isso depende da quantidade e pressão da água e das características do solo. Existem muitos outros fatores como umidade relativa e temperatura média da região, pois isso reflete diretamente na vaporização da água, mas não entrarei neles por que estenderia muito esse texto e não é essa a intenção. Espero ter ajudado.
@@Sobrevivencialismo Busque por Bomba pressurizadora, recomendo da lorenzetti, ela pressuriza automaticamente a agua assim que voce abre a torneira, o custo é cerca de 500 e tem na loja do mecanico algumas outras marcas tambem, recomendo tambem essa bomba para o projeto do container, como a caixa dagua vai ficar muito baixa em relação ao chuveiro vai dar pouca pressão de agua e essa bomba resolve o problema. Na minha chacara ao invéz de fazer uma torre para colocar uma caixa dagua em uma altura suficiente para dar pressão preferi enterrar a caixa dagua em um morro para ninguem me roubar e colocar a bomba para pressurizar a casa toda, o custo é mais baixo do que fazer a torre.
Muito maneiro mesmo! Já deve ter uns cinco anos ou mais que tenho na cabeça de automatizar uma mini horta em casa (inclusive a parte de iluminação) mas ainda não tive a oportunidade de puxar isso como prioridade. O máximo que já fiz foi, para um trabalho de faculdade, usando um ESP8266 (que falando superficialmente é quase a mesma coisa de um arduino) liguei um sensor de umidade que fica interrado junto da planta e quando em certo percentual de umidade, uma saída do ESP é acionada, que com os devidos acoplamentos ligaria uma bomba de aquário. Em outro certo percentual de umidade, ele corta. E como eu não tinha os componentes necessários pra acoplar a bomba de aquário, fiz uma configuração pra ao invés disso, acionar três cores de led (de acordo com níveis de umidade), e aí eu molhava na mão mesmo tentando manter o led verde sempre aceso... nem seco (vermelho) nem afogado (azul) rsrs Ficou tosco pq não consegui concluir nem a parte inicial que era a irrigação, mas se tudo der certo, terminando a faculdade no fim do ano vou conseguir priorizar um pouco mais essas coisas pessoais que tanto quero fazer.
E aí Júlio, do ponto de vista agronômico o ideal para a estufa seria outro tipo de aspersor. Como a ideia da estufa desde o início foi o plantio em consórcio, ao acaso, a irrigação por gotejamento não vai ser eficaz, mas para evitar o desperdício e refazer o trabalho você poderia utilizar aspersores difusores (aqueles de gramado por ex SempreVerde) com ângulo de 180° com a escolha certa do raio de molhamento já daria conta para os canteiro. Para o futuro seria interessante a instalação de um sistema elevado com o uso de aspersores rotativos Wobbler/spray, são esses que possibilitaram o controle de umidade e até temperatura, mas será necessário avaliar a questão de pressão da linha. Se precisar de alguma ajuda estamos ai pra isso.
Olá Júlio. Também concordo com você sobre a questão de utilizar automação para facilitar a nossa vida, e esse vídeo mostra que é possível pensar em automação de uma maneira relativamente fácil e não muito cara. Parabéns. Eu venho estudando formas de irrigação mais automáticas, pois estou querendo plantar árvores frutíferas em vasos em minha casa. E como viajo muito, não quero deixar a "responsabilidade da irrigação", para minha esposa e filhos, pois se fizer isso, com certeza quando chegar em casa vou encontrar vários vasos secos...rs. Vou passar algumas sugestões que, se vocês já não tiverem como aplicar, talvez seja interessante para outras pessoas que assistem o canal e que se sentiram inspiradas. Os vídeos estão em inglês, mas é possível entender os conceitos de construção. Para irrigação de vasos, hortas e jardins: - Olla irrigation system: Sistema de irrigação utilizando recipientes de barro: ua-cam.com/video/8J2bb-n-fOA/v-deo.html - 6 Wicking Pots Reviewed: Esse vídeo mostra diferentes projetos derivados de um mesmo conceito. Serve de base inicial para pesquisas mais aprofundadas ua-cam.com/video/G-0U5Jpq7Ik/v-deo.html Comment fabriquer un wicking bed en 5 minutes: ua-cam.com/video/--ZtY4ELgw0/v-deo.html - Self Watering Grow Bags: Mostra uma derivação do conceito de "wiking beds" porém de uma forma mais automática: ua-cam.com/video/44-JAkEr80s/v-deo.html Para manutenção de vasos, hortas e jardins com minhocas e composto: - How to Build a Worm Tower: Ensina a fazer uma "Torre de minhocas", é isso mesmo! ua-cam.com/video/1pEq2QkBG4U/v-deo.html - Worm Towers from 5 gallon buckets ua-cam.com/video/37yz2sMjHlE/v-deo.html Além destes sites que indiquei, tem um livro sobre automação para iniciantes totalmente leigos (como eu) que recomendo: "Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi" de Simon Monk. Esse livro trata de forma muito original e até engraçada como defender sua base com circuitos simples de Arduino e Raspberry PI. São idéias muito criativas que podem ser aplicadas para a segurança de uma casa ou um sítio, como também podem ser extrapoladas para outras aplicações. Espero que tenha tempo para pesquisar nos sites que indiquei, te garanto que abrirão diversas possibilidades para os projetos da Chácara Sobrevivencialista. Um abraço e obrigado pelos ótimos vídeos.
Substitua esse temporizador do gotejador por outro sonoff ligando uma válvula solenóide de máquina de lavar roupa (é a válvula que abre e fecha para encher a máquina). Valvulas solenoides são caras, mas as de máquinas de lavar roupas são bem baratas. Escolha uma qualquer que trabalhe em 110/220 volts e pronto. Elas não possuem uma vazão muito grande, então eu coloquei duas válvulas em paralelo controladas por um único sonoff para aumentar a vazão no cano de 19mm. Eu controlo a irrigação do meu jardim com aspersores dessa forma, fácil e barato. Qualquer lugar vende essas válvulas. Com o sonoff eu tbem controlo luzes de natal no final de ano, iluminação de fachada de uma loja de um colega, entre outras coisas, muito prático.
Com essas valvulas solenoides de máquina de lavar roupas, vocês podem montar um "banco" de sonoffs (tem alguns de até 4 saídas independentes no mesmo aparelho) ligados em uma tubulação ramificada pela chácara que encherá o bebedouro das galinhas ( x tempo é suficiente para transbordar até limpar a água), molhar as árvores entre outras coisas de forma independente. Depois de regulado fica bem fácil de trabalhar.
Cara, eu gosto muito desse tema! Hoje eu vivo na cidade, morando de aluguel, e trabalho com marketing digital (onde uso automações no dia a dia e sei programar coisas básicas) e estou sonhando em comprar meu pedaço de terra na roça usando automações para suavizar o trabalho pesado e me permitindo gerar renda (complementar). Isso tem muito potencial!
Meu irmão fez um dosador de comida para galinha, usou temporizador de micro-ondas velho, quek conserta micro ondas até foga foram aí todo dia 2 vezes ele libera comida para a galinha, na chácara dele sem ele estar lá, e ele tem câmera filmando aí 1 minuto antes ele abre a câmera pelo celular e vê se o sistema está funcionando
Minha mente de engenheiro químico funcionando. Provavelmente a vazão não é alta o suficiente, por isso a irrigação não chega até o final. Eu não sei como funciona esse dispositivo de controle, mas até onde eu entendi ele usa a pressão da rede. Se for o caso, uma solução poderia ser instalar algum tipo de bomba para aumentar a vazão. Óbvio, não vai colocar uma turbo bomba, mas uma bombinha volumétrica, daquelas que até um moinho de água opera, pode ser uma solução. É parecido com rede elétrica em série, se tiver lâmpadas demais consome toda a potência e as lâmpadas ficam fracas. Mas não é totalmente igual, pq não basta só ligar em paralelo. Uma outra sugestão, tenta não colocar a mangueira para cima e depois para baixo, porque por mais que pareça que "sobe, mas depois desce", você tem perda de carga por atrito na tubulação, então vc tá diminuindo ainda mais a pressão
Julio, investir em arduinos e algum conhecimento básico de programação + um "servidor" local linux e sensores conectados aos arduinos é basicamente TUDO O QUE VCS PRECISAM PRA AUTOMATIZAR AS TAREFAS QUE VCS TÊM. O "servidor" nada mais é que um pc de escritório simplezinho rodando algo como Debian (super mega estável, quase nunca precisa ser desligado), e vc precisa "conectar" os arduinos ao servidor e criar os scripts (respostas). Dava pra fazer na real se duvidar SÓ NOS ARDUINOS, mas sempre é bom colocar um pc na jogada pelos logs (vc ia ter muito dado útil pra ir adaptando as suas produções e começar a construir uma tabela histórica dos dados ao longo do tempo se organizar tudo direitinho). Exemplos: sensor de PH na água das tilápias detecta maior acidez ao longo de dois meses (uma proporção pequena, mas que já indica desequilíbrio do sistema e te avisa que tem de corrigir antes de dar problema); sensor de umidade no solo de planta menos afeita a solo encharcado lança um alerta, o sistema corrige e manda fechar o gotejamento (dá pra fazer isso com torção na mangueirinha com um motor de torque simples); vc coloca nos extremos da sua propriedade arduinos construídos com sensor de umidade, barômetro etc. e acaba tendo uma mini estação meteorológica (nada precisa, mas na gambiarra) -> sua estação detecta uma queda brusca de temperatura e/ou MUITA PRECIPITAÇÃO -> liga temporariamente um aquecedor em alguma das suas criações... E por aí vai :)
Quando eu estava no terceiro ano da minha faculdade de engenharia elétrica nós desenvolvemos um sistema de horta automatizada por meio de um temporizador e relês que eram acionados através de um comando por aplicativo em uma estufa nessa estufa tinha a lâmpada para clarear a horta o temporizador para regular o tempo dos regadores serem acionados e os relés para dar o comando quando fosse acionado pelo aplicativo
Eu tenho um amigo que fez a mesma coisa no curso técnico. Depois que eles formaram, um membro do grupo pegou a estufa e usou pra um tipo muito específico de plantação kkkkkkk
Olá meus amigos quero me desculpar com vcs por ter feito um comentário negativo a respeito da sua orientação sobre as definições de pulso do sonoff eu achei que vc estava falando de algo impossível de fazer com esse aparelho porém descobri que vc estava certo nisso também, sempre assisto seus vídeos e vcs levam muito a sério o que fazem por isso vim me desculpar continuem nos ajudandando com essas idéias excelentes
Só colocar a mangueira d irrigação passando pelo meio do canteiro, a água se espalha uniforme pra todos lados, o solo absorve e a raiz busca água onde estiver, outra coisa, o plástico da estufa não permite q a água evapore pra fora. O ciclo faz a água voltar, mas a borda do plástico precisa estar preparada pra canalizar a água da condensação pra dentro do canteiro.
Julio uma dica, sua barba igual a minha nao cresce muito dos lados, raspe deixe apenas o cavanhaque e bigode, alem de mais armonico, vai ficar parecido com o vocalista do system of a down
Uma dica pra Automatizar sistemas de Irrigação é o "Sistema Pinga", pesquisa no UA-cam que você verá a facilidade e aplicação do mesmo. Pode colocar pra abrir uma válvula solenoide e também uma bomba de máquina de lavar por exemplo... A vantagem é que o sistema abre quando o solo estiver seco e fecha quando estiver úmido, assim não irrigando de mais nem de menos, em função da Evapotranspiração de cada dia...
Show Júlio, passo importante! Algumas automações que já estão no projeto da minha chácara (em construção): abertura e fechamento da portinha do galinheiro com sensor de luz, venezianas automáticas no galinheiro para entrar sol, ventilação com coolers caso temperatura aumente, micro painéis solares para não depender de energia nos sensores... Enfim, ah e tudo sem arduino, só com sensores... Sai muito mais barato... Se quiserem tô a disposição pra trocar ideias!
Quando eu tinha 10 anos fui no sitio do meu avô e fiquei mol animado pra automatizar as plantações e as alimentações, no final, ele não deixou, e continuou por 30 anos fazendo a mesma rotina todas as manhas
comprem a echo dot de 3º geração custa menos de 200 pila em promoções automatizem tudo que puderem, podem conectar o sonoff na alexa e ativar e desligar por comandos de voz.
Lá no sítio temos toda a irrigação automática, muito mais qualidade de vida!! Estudei automação só pra aplicar no que puder no sítio!! Estamos automatizando agora a água (bombas das caixas d'águas e das sistemas)
Uma solução bem legal tanto para a alimentação automática quanto para a irrigação é o uso do arduíno, pois com ele é possível um controle fino e o mais otimizado possível
Júlio, já ouviu falar de biodigestores? Achei muito interessante ter autossuficiência de gás de cozinha. Vc usa qualquer tipo de matéria orgânica pra manter a produção de gás. Além de gerar também um fertilizante líquido muito bom. E não é tão complexo ou caro de se construir quanto parece
Uma ideia seria fazer a irrigação com sonoff e uma válvula de maquina de lavar, da para configurar o tempo que quer deixar irrigando. E também caso coloque para irrigar os canteiros na rua, tu pode criar uma ação que só ligue caso a previsão do tempo não esteja de chuva. Usando o app SmartLife. :)
Bom dia desejo um dia maravilhoso para todos vocês! Estamos te assistindo daqui da Cordilheira dos Andes Venezuelana em um vale ermo e isolado cercado de onças e ursos onde nosso único meio para te ver é a antena de internet por satélite! Grande abraço!
Amo a ideia da automação, meu sonho é ter meu sítio mais automatizado possível. Não é que eu seja preguiçosa é porque na roça a gente trabalha que é uma beleza. Meu sítio é coqueiral, pensa no tanto de palhas e cocos que caem ...
Julio, uma possibilidade é ligar a irrigação em paralelo ao invés de ligar tudo em série. Exe: vc separa a horta em 9 regiões de irrigação, ai vc faz 9 caninhos partindo do centro e eles só viram irrigadores na ponta de cada um, com isso ao invés de vc ir perdendo pressão na linha e cada região subsequente receber menos água que a anterior, você tem um sistema que todas as regiões recebem a mesma quantidade de água.
Agora sim ficou daora.. Uma dica muito boa, seria utilizar uma skill para controlar pela Alexa. Assim tu pode criar rotinas com todos os interruptores de uma vez só. Exemplo: Digamos que tu precise desligar tudo para fazer manutenção; pode dar o comando: "Alexa, desligue tudo". Outro exemplo: Pode criar uma rotina para aguar as plantas , depois aguardar alguns minutos ou horas, alimentar os peixes, depois fazer outra tarefa, e etc... A vantagem disso é que você configura uma Rotina na Alexa para fazer todas as tarefas, sem precisar configurar Interruptor por interruptor. Tudo ficaria no controle da Alexa, eliminando também a necessidade de sempre usar o celular, pode apenas dar um comando de voz, caso queira executar a rotina de imadiato.
No TCC que fiz, na minha formação em Eng. da Computação na UFC, tinhamos um sistema automatizado que possuia sensores na terra para observar a água na terra, conectados a um controlador que possuía a informação da cultura plantada no setor e a necessidade da mesma por água. Caso precisasse de água o controlador ligaria a bomba d'água inversora e ativaria os solenoides corretos para guiar a água para o caminho do setor com necessidade. Assim tinhamos um produto (fruto) de qualidade gastando a menor quantidade de água e energia. Esse projeto foi a união de diversos outros TCCs e tinha como objetivo ter uma automatização de baixo custo para o pequeno-médio agricutor.
03:31 Julio uma dica não corte os dois fios juntos, mesmo sabendo que está desligado, nunca se sabe se realmente está e não custa nada sempre sigo esse protocolo.
Fiz na minha casa uma horta automatizada. O sistema é bem parecido, contudo no lugar de gotejadores usei pulverizadores e coloquei eles acima da plantação. Com isso consegui criar uma simulação de chuva e 1 pulverizador consegue cobrir uma área muito maior que o gotejador além de que as mangueiras não ficam sobre a terra com as plantas. Acredito que esse sistema se encaixa muito bem na estufa. No mais parabens pelo trabalho, aprendi muito com vocês e continuo aprendendo...
Cara, passa umas ripas por cima do teu canteiro e faz esse sistema de gotejamento aéreo. Seja cotejando ou no modo aspersor. Isso vai facilitar a manutenção, quando precisar capinar, limpar, replantar etc...n precisam mexer em mangueira no solo pq estarão suspensas :)
Tenho pós em IOT e fiz um trabalho que consistia em diminuir o consumo de agua potável, criamos um sistema que lia a umidade do solo e com isso determinávamos quando a irrigação deveria ser ligada ou não, e com isso o desperdício de agua em plantações diminuíram consideravelmente, a automatização além de trazer melhoria de vida para os agricultores, ajuda na economia e também ao meio ambiente. Grande iniciativa SV!
Sonoff não é um sistema de automação, Lobo. É um sistema remoto, porém não é um sistema automatizado no qual você não precisa "lembrar" de alimentar as tilápias. Um timer tbm não é um sistema de automação pois exige que vc configure o timer numa certa frequência. Automatizar o sistema de alimentação exigira um pouco de conhecimento em mecatrônica e programação - especialmente python. Uma forma viável é um raspberry pi com lego mech - lego pra adultos e estudantes. Porém não sei se para esse tipo de ambiente seria resistente suficiente pra aguentar por tempos. Acredito que teria de usinar as peças, oq daria mais custo - porém poderia afirmar categoricamente que aí teria um sistema automatizado no qual sequer precisaria lembrar de alimentar as tilápias - um sistema bem feito com sistemas de redundância e alerta em caso de falhas crítica é mais que suficiente pra sequer lembrar de alimentá-las. Lembrando que vc poderia inclusive criar sistema de inteligencia artificial que com a temperatura, estações do ano saber precisamente a medida certa de ração - não sou especialista em peixes, mas com programação é moleza realizar um sistema totalmente automático
Salve Júlio, cara vc me salvou, eu ja havia colocado esse sistema, mas desliguei por conta do tempo de acionamento. Despois que falou do pulso de funcionamento, vida nova..kkkkk Vou religa-lo e vou deixar meu timer para irrigação. Parabéns pelo andamento dos trabalhos aí.
Oi sou fã de vocês tenho uma sugestão pq vcs n fez uma série de elétrica de básica a avançada seria bem legal e o público ia gostar e também sobre encanamento pq é um dos q mas quebra pelas casas
Muito bom, abre um leque de possibilidades enorme agora: sensores de umidade da terra para ajudar no consumo de água, sensores de umidade e temperatura como DHT11/22 disparando um pequeno ventilador dentro da estufa ou aquecedor nas tilápias e até um sensor barométrico BMP180 para saber se vai chover ou esfriar para vocês se prepararem antes, etc. Tudo com alertas no celular e gráficos bonitinhos para ter um histórico. Muito bom, parabéns pela iniciativa.
Pesquisa sobre fertirrigação Júlio. Junto a automação na estufa, você coloca fertilizantes na água para as plantas. Além de aguá-las, oferecerá os nutrientes para um crescimento mais saudável. Abs.
Pausei em 3:27 pra dizer. Já funcionou Julinho. Esse módulo funciona belezinha. Eu já citei algo de automação antes. Acho que a última vez que fiz isso foi no vídeo das câmeras, mas julgo que com mais de 300 comentários por vídeo os meus ficam perdidos ou mesmo foram vistos, mas não era interessantes no momento. Edit: Quem fala uma bobagem dessa de "fazer tudo na mão" absolutamente não entende nada de agricultura. Justamente por produzirmos vários comodits ficamos bons nisso e sempre usando a tecnologia a nossa favor. As lavouras do brasil não são as mais tecnológicas do mundo, mas também não estamos muito atrás não. P.S.: Não falei que ia funcionar?
Quando vocês fizeram o vídeo do canteiro elevado com sombrite, tive a ideia de, ao invés de parafusar os canos dos arcos direto, fizesse com braçadeiras. Assim poderia se aproveitar o próprio arco de cano para irrigar ;)
Aqui em casa a Alexa faz "tudo", muito bom ver essa automação na chácara, o sistema de timer ficou ótimo, uma coisa legal também seria as luzes de fora acederem quando o sol começar a se por. é simples mas é muito legal.
Tenho funcionando em casa um timer com a válvula solenoide. A diferença é que posso programar as regas em horários livres, ou seja, com intervalos e durações sem nenhum padrão. Fiz isso porque moro em João Pessoa. A água que uso é da caixa e em certos horários ela fica morna. Regar sim, cozinhar não. Seu vídeo está ótimo, logo vai ficar perfeito. Pra chegar na situação ideal fiz vários ajustes. Valeu!!
Julio uma ideia de automação da irrigação é usar um arduino, fica muito bom e você pode fazer o controle da umidade, então ele não vai deixar encharcado e ainda vai garantir que tem água suficiente.
Parabens pelo trabalho , ficou show ! Mas Júlio , só pra te lembrar, provavelmente vc ja sabe, mas não comentou no vídeo, a parte dos peixes, só vai funcionar se o seu celular estiver conectado no wifi na hora em que foi programado, ja que o programa está no seu celular, se vc viajar ou não estiver em casa no horario da alimentação, vai dar ruim, fique atento nisso ai, coloque em um dispositivo fixo da casa pra não correr este risco ! forte abraço !!
Hey julioo , tenta fazer o sistema de irrigação elevadoo ... Usando pvc ou canos de alumínio , 30 ou 40 cm .. com as mangueiras presas por enforca gato viradas para baixo, assim pode deixar a irrigação mais ampla com os bicos esguichos mais abertos ... Imagino que nesta altura não atrapalhe o que está plantando e se acontecer .. pode fazer essa estrutura mais no fundo rente a estrutura viradas em ângulo de 45 °
Show de bola! Uma dica prática Para saber se a irrigação está suficiente, basta escavar na profundidade das raízes do que está sendo cultivado, pegar um punhado de terra e apertar na mão. Se destorroar está insuficiente, se escorrer está bem excesso, o ponto é que forme um agregado que não se desmanche e não escorra. Aí é só monitorar quanto tempo leva pra chgar a esse ponto, e quanto tempo leva pra se perder essa condição e regular o timer.
Julio uma dica, para vc fazer suas próprias automações pesquisa sobre arduino, é uma placa eletrônica (um computadorzinho) que da pra fzer muita coisa com ele. E a programação dele é muito simples, com bloquinhos, não precisa saber linguagem java e etc... Abraços mano do Rique
Seria interessante e talvez até mais funcional, utilizar micro aspersores em q vc joga uma névoa sobre uma área maior. Se usar esse tipo por menos tempo, seria melhor ao meu ponto de vista
Eu utilizo esse mesmo equipamento pra desligar meu ventilador todos os dias as 5hs da manhã. Assim eu consigo me acordar melhor, pois se ficar com o ventilador ligado o frio me faz querer dormir mais. E ainda economizo uns centavos na conta de luz. Pra equipamentos de maior carga, como motores é impresindivel o uso de um contator pra alimentar a carga.
Já usei um timer desse para mangueiras, fica a dica cuidado ao usar a mangueira antes do timer principalmente se não for tramada, pois no meu sitio com sol+pressão da água acabou estourando a mangueira. Depois disso fiz a ligação direto na torneira com a mangueira após o timer assim diminui o stress do sistema.
DICA PARA UPGRADES FUTUROS: Fitas de gotejo são muito mais fáceis de usar e instalar, posicionando os pontos de gotejo para cima a distribuição da água fica mais uniforme e dificulta o entupimento dos pontos. Para controlar a vazão só colocar uma torneira na entrada do sistema.
Salve, sobrevivencialistas. Jeyson Cruz aqui. Tava lá no MC1:1 e fiz umas perguntas (ao Julio). hahaa O sonoff é muito legal. Mas, se precisar de mais liberdade, seria interessante usar um ESP8266 ou ESP32. É como um arduino com Wi-Fi (e bluetooth, no caso do ESP32). Programa-se da mesma forma, na mesma plataforma, com a mesma linguagem. :) Assim poderá até integrar uma assistente virtual como a Alexa para controlar as coisas ou fazer a audiência interagir através do chat da Twitch, por exemplo. Colocando ração pros bichos, acionando algumas bombas d'água para irrigação (com tempo controlado, claro kkkkk)... Cuidar de uma chácara e ainda criar conteúdo é tenso, amigos. Precisa automatizar algumas coisas. Quanto à galerinha que critica dizendo para fazer tudo manual, vamos mandar eles... parar de usar furadeira elétrica e fazer buraco em madeira com a unha. hahahaa Se vocês precisarem de alguma forcinha aí na parte da automação, eletrônica, programação, podem contar comigo. :) Abração procês!
Júlio, uma ideia, não seria possível colocar suspenso? Atravessando o canteiro na transversal. Pq vc poderia dividir dois gotejadores que irrigariam bem melhor os cantos e o centro... pensa aí!
Sonoff é muito bom. Eu tenho o interruptor deles que tem botões físicos nos interruptores das lâmpadas da casa. Ligo e desligo tudo pela Alexa e dá pra criar vários cenários. Único porém é que ele necessita do neutro, que muitas vezes não existe nesse tipo de interruptor.
Fala Julio, bao? Então, esse sistema de gotejamento seria mais efetivo se ficasse suspenso uns 30 centimetros do canteiro. Eles ficariam apontados para baixo e fariam uma neblina de agua toda vez que acionado, assim o alcance de solo e efetividade seria bem melhor. Fora a economia de material, pois você só precisaria de uma fileira de mangueira e dispersores para o canteiro todo.
Essa mangueira de gotejamento é muito fácil de ser substituído por uma mangueira preta comum de jardim e pra a parte fina usa macarrão de cadeira que é MUITO mais barato, se a mangueira for toda fina não é bom, uma mangueira grossa com as saídas finas é melhor
Instale as mangueiras finas derivando de uma tubulação maior, senão as últimas pontas não saem água, nem com pressão maior, não se esqueça do filtro de entrada dessa tubulação para evitar entupimento
Julio, não somente ativar a distancia, mas pesquise sobre rotinas com sonoff, ela possibilita que com apenas uma palavra escolhida por vc, de pra ativar varios sonoff por exemplo. Isso utilizando a alexa. Assim pode falar "alimentar animais" e ela vai acionar os sonoff de todas as raçoes que tiver pela chacara sv! Braboo, traga mais conteudos assim que são mto massa
Se vc quer automatizar mais a chácara vc pode usar sensores de a proximidade para segurança com luzes e outros sistemas arduinos para a fazer outras coisas em casa vc pode fazer muita coisa com automatização se precisar de umas ideias conheço bastante dessa área
Pra resolver esse vazamento das conexões rápidas da mangueira de irrigação, pode-se usar abraçadeiras hellermann (enforca gato rs) é barato e funciona muito bem.
Que legal!! Quanto mais automatizado melhor, na minha opinião, isso de automatizar o canteiro eu mesmo já estava me planejando para fazer kk inclusive usei da mesma empresa, só um modelo mais moderninho
Incrível Júlio, parabéns pela iniciativa. Faço Eng. de Controle e Automação e tbm moro no sítio, e ver isso acontecendo é algo bom. Isso é o começo do que a Automação pode nos oferecer...imagina vc fazendo fazendo uma viagem enquanto a chácara "se cuida" sozinha. Continue por esse caminho, vcs não vão se arrepender.
Cara usa um arduino com placa de relé e sensor de umidade de solo. Você pode ler a umidade do solo em varias regiões diferentes da horta e aguar só a parte que precisa de água
Da para usar aquelas tomadas inteligentes e acionar via wifi, deixar agendados horarios, rotinas se o dia está chuvoso ou seco, utilizar assistente Google ou Alexa, uso aqui e está aprovado.
Júlio, já viu o modelo da fita de gotejamento que já vem com furações? Como por exemplo, furações de 30 em 30cm. Será que ela seria melhor que essa aí de alguma forma? Talvez por exigir menos pressão? (Detalhe: Cada mangueira tem uma variação diferente de furação. Então tem de 10x10, 30x30, 20x20 e por aí vai)
Júlio, uma sugestão teria como vocês fazerem biometria dos peixes para ver com qual tamanho elas estão e qual peso , o comprimento e medido da ponta da cabeça até onde inicia o V da nadadeira caudal do peixe , esse procedimento ajudara vocês a calcularem a quantidade ideal de ração pra ser distribuída e quantas vezes ao dia alimentar elas, e tem um aplicativo pra ajudar nesse calculo o AquiNutri mas tem outros programas nas lojas de aplicativos com a palavra chave aquicultura
Uma dica , eu acho que colocando esses gotejadores no teto da plantação em vez de ser no cão seria melhor porque daria pra umidecer o meio e o canto ( colocando eles em "Zig Zag" no teto fazendo assim 1 cai no canto e o outro no meio Obs: posso está totalmente errado mas foi uma visão que tive logo de cara
Para esclarecer as dúvidas da maioria: Segundo nossos testes e pesquisas uma vez que a agenda do Sonoff foi criada o aparelho consegue funcionar mesmo sem internet. Claro que eu não poderei acessá-lo do celular, mas o ssitema continuará funcionando como esperado.
Naturalmente que isso exige mais testes da nossa parte, mas pode deixar que vamos manter vocês atualizados em próximos episódios!
O Júlio é tipo o Vinicius 13 da vida real
Sou novo no canal , venho acompanhando com minha esposa todos vídeo de antes até então , muito bom acompanhar vocês . Sou da região norte aqui de Rondônia e olhando o canal de vocês vejo que para vocês trabalharem bem e com grandes vídeos , vocês deveriam comprar uma área de mata aqui na minha região pois tem áreas de preço baixo e vocês somaria muito e ganharia muito com uma área de mata aqui , onde a biodiversidade a fauna e flora é enorme para edificar e somar com os programas de vocês . Abraços !
O gotejador poderia ser suspenso pois creio que ele seria mais eficiente para irrigar o solo da sua estufa.
Bom dia Julio, ia justamente falar sobr isso rs, vc pode sim agendar as tarefas e modificar pelo aplicativo, por exemplo, vc criou tres rotinas de alimentacao por dia e esta viajando, quando percebeu que seriam quatro o ideal, vc pode acrescentar do local (A distancia) onde esteja e o sonoff em casa vai aceitar as alteraçoes (seu celular manda pra "internet", a "internet" manda pro wi fi, o wifi manda pro sonoff). Logico, se estiver sem luz em casa ou sem internet o sonoff nao receera as alteracoes
Júlio vc é fera kkk, eu entrei para deixar essa pergunta que vc já havia respondido sobre o sistema trabalhar independente após fazer as configurações 👏🏼👏🏼👏🏼.
Agora é só criar um comando e dizer: Alexa, ração pros peixinhos...
Ou, como seu telefone é Android pode configurar a Google Assistente e não precisa de apps adicionais.
Acho que não pega a Alexa só a do Google
Conectar a alexa ficaria show, a maioria dos dispositivos é possível mudar o nome, aí ou o sistema fica realmente automatizado ou pode ser feito via comando de voz
@@edugamerrs359 o Sonoff funciona em ambos os sistemas. A vantagem de fazer pelo google assistente é que não precisa adquirir a Amazon Echo Dot ou o Google Nest
Rapaz, e isso bem deve ser o futuro. Tá longe não.
Coloca o nome do projeto de “em busca da chacra automática” quero só ver quem vai pegar essa referência 😂
exato, há tempos estou apontando que o chácara SV é um live action do casa automática, esse vídeo provou minhas hipóteses kkkkk
So chama o Vinícius 13 pra fazer feat kkkkk
Eu ia falar que daqui a pouco ele iria virar o nofaxu mas tudo bem
em busca do mute perfeito a referencia?
"Eu entendi A referencia"
Duas Lendas... Só que em Planos Diferentes! Os cara São Incríveis
Júlio precisando ajuda sou formado em automação industrial
Não consigo apoiar financeiramente, mas consultoria para o SV não custa nada e ainda passo meu conhecimento para frente
Up
Up
up
Cara estava aqui pensando...
Como criar ou implementar redundância (água/ energia) nesse tipo de sistema que o Júlio fez... O que vc faria?
Grande abraço a todos!
🤟🏽
Júlio, uma sugestão... Deixe os dispersores mais ao centro do canteiro e uns 15 cm elevado em relação ao solo. Se vc colocar eles no modo que faz tipo uma "chuvinha" vai intrigar todo canteiro. Valeu
Olá Lucas! O problema é que eu não tenho pressão suficiente na água para colocar os dispersores mais abertos, se eu fizer isso os do final não recebem água. Uma possível solução é instalar uma bomba no sistema... Vamos ver!
@@Sobrevivencialismo daria para colocar um t logo dps do timer e fechar um circuito
Aproveitando a sugestão do Lucas: Partindo da premissa que 1ml de água são 20 gotas, quantos ml de água você pretende (ou a planta precisa) aplicar no seu canteiro? O gotejamento tem várias técnicas e aplicações, o principal delas é a racionalização da água em locais que ela é escassa e sem pressão. Voltando ao ponto, 1 lt ou 1000ml são 20mil gotas, então é só estimar a quantidade de água desejada e a partir daí é só dividir pelo tempo que se pretende irrigar. Outro detalhe importante é sobre a distância entre os gotejadores, a região molhada ou bulbo molhado formado pelo cotejador é de 30cm a 50cm de cada lado e para baixo, isso depende da quantidade e pressão da água e das características do solo. Existem muitos outros fatores como umidade relativa e temperatura média da região, pois isso reflete diretamente na vaporização da água, mas não entrarei neles por que estenderia muito esse texto e não é essa a intenção. Espero ter ajudado.
@@Sobrevivencialismo Busque por Bomba pressurizadora, recomendo da lorenzetti, ela pressuriza automaticamente a agua assim que voce abre a torneira, o custo é cerca de 500 e tem na loja do mecanico algumas outras marcas tambem, recomendo tambem essa bomba para o projeto do container, como a caixa dagua vai ficar muito baixa em relação ao chuveiro vai dar pouca pressão de agua e essa bomba resolve o problema. Na minha chacara ao invéz de fazer uma torre para colocar uma caixa dagua em uma altura suficiente para dar pressão preferi enterrar a caixa dagua em um morro para ninguem me roubar e colocar a bomba para pressurizar a casa toda, o custo é mais baixo do que fazer a torre.
É só colocar a caixa de água da horta no alto,assim vai ganhar pressão
"Ok, Google!" "Alimentar os peixes!"
Show de bola, top demais kkkk
fico imaginando a quantidade de propaganda de pesca, peixe, ração de peixes que viria para você kkkkkkk
Muito maneiro mesmo!
Já deve ter uns cinco anos ou mais que tenho na cabeça de automatizar uma mini horta em casa (inclusive a parte de iluminação) mas ainda não tive a oportunidade de puxar isso como prioridade.
O máximo que já fiz foi, para um trabalho de faculdade, usando um ESP8266 (que falando superficialmente é quase a mesma coisa de um arduino) liguei um sensor de umidade que fica interrado junto da planta e quando em certo percentual de umidade, uma saída do ESP é acionada, que com os devidos acoplamentos ligaria uma bomba de aquário. Em outro certo percentual de umidade, ele corta. E como eu não tinha os componentes necessários pra acoplar a bomba de aquário, fiz uma configuração pra ao invés disso, acionar três cores de led (de acordo com níveis de umidade), e aí eu molhava na mão mesmo tentando manter o led verde sempre aceso... nem seco (vermelho) nem afogado (azul) rsrs
Ficou tosco pq não consegui concluir nem a parte inicial que era a irrigação, mas se tudo der certo, terminando a faculdade no fim do ano vou conseguir priorizar um pouco mais essas coisas pessoais que tanto quero fazer.
E aí Júlio, do ponto de vista agronômico o ideal para a estufa seria outro tipo de aspersor. Como a ideia da estufa desde o início foi o plantio em consórcio, ao acaso, a irrigação por gotejamento não vai ser eficaz, mas para evitar o desperdício e refazer o trabalho você poderia utilizar aspersores difusores (aqueles de gramado por ex SempreVerde) com ângulo de 180° com a escolha certa do raio de molhamento já daria conta para os canteiro. Para o futuro seria interessante a instalação de um sistema elevado com o uso de aspersores rotativos Wobbler/spray, são esses que possibilitaram o controle de umidade e até temperatura, mas será necessário avaliar a questão de pressão da linha. Se precisar de alguma ajuda estamos ai pra isso.
Olá Júlio. Também concordo com você sobre a questão de utilizar automação para facilitar a nossa vida, e esse vídeo mostra que é possível pensar em automação de uma maneira relativamente fácil e não muito cara. Parabéns. Eu venho estudando formas de irrigação mais automáticas, pois estou querendo plantar árvores frutíferas em vasos em minha casa. E como viajo muito, não quero deixar a "responsabilidade da irrigação", para minha esposa e filhos, pois se fizer isso, com certeza quando chegar em casa vou encontrar vários vasos secos...rs. Vou passar algumas sugestões que, se vocês já não tiverem como aplicar, talvez seja interessante para outras pessoas que assistem o canal e que se sentiram inspiradas. Os vídeos estão em inglês, mas é possível entender os conceitos de construção.
Para irrigação de vasos, hortas e jardins:
- Olla irrigation system: Sistema de irrigação utilizando recipientes de barro: ua-cam.com/video/8J2bb-n-fOA/v-deo.html
- 6 Wicking Pots Reviewed: Esse vídeo mostra diferentes projetos derivados de um mesmo conceito. Serve de base inicial para pesquisas mais aprofundadas ua-cam.com/video/G-0U5Jpq7Ik/v-deo.html
Comment fabriquer un wicking bed en 5 minutes: ua-cam.com/video/--ZtY4ELgw0/v-deo.html
- Self Watering Grow Bags: Mostra uma derivação do conceito de "wiking beds" porém de uma forma mais automática: ua-cam.com/video/44-JAkEr80s/v-deo.html
Para manutenção de vasos, hortas e jardins com minhocas e composto:
- How to Build a Worm Tower: Ensina a fazer uma "Torre de minhocas", é isso mesmo! ua-cam.com/video/1pEq2QkBG4U/v-deo.html
- Worm Towers from 5 gallon buckets ua-cam.com/video/37yz2sMjHlE/v-deo.html
Além destes sites que indiquei, tem um livro sobre automação para iniciantes totalmente leigos (como eu) que recomendo: "Guia do Maker para o Apocalipse Zumbi" de Simon Monk. Esse livro trata de forma muito original e até engraçada como defender sua base com circuitos simples de Arduino e Raspberry PI. São idéias muito criativas que podem ser aplicadas para a segurança de uma casa ou um sítio, como também podem ser extrapoladas para outras aplicações.
Espero que tenha tempo para pesquisar nos sites que indiquei, te garanto que abrirão diversas possibilidades para os projetos da Chácara Sobrevivencialista. Um abraço e obrigado pelos ótimos vídeos.
Em busca da chacara automatica Ep#3
“Em busca da chacra automática” fica melhor
@@dinisduarte6522 é Chácara.
KAKAKAKKAKAKAKKAKA PERFEITO
@@ornintorrinco4851 expertinho você
Hahahahaha
Substitua esse temporizador do gotejador por outro sonoff ligando uma válvula solenóide de máquina de lavar roupa (é a válvula que abre e fecha para encher a máquina). Valvulas solenoides são caras, mas as de máquinas de lavar roupas são bem baratas. Escolha uma qualquer que trabalhe em 110/220 volts e pronto. Elas não possuem uma vazão muito grande, então eu coloquei duas válvulas em paralelo controladas por um único sonoff para aumentar a vazão no cano de 19mm. Eu controlo a irrigação do meu jardim com aspersores dessa forma, fácil e barato. Qualquer lugar vende essas válvulas. Com o sonoff eu tbem controlo luzes de natal no final de ano, iluminação de fachada de uma loja de um colega, entre outras coisas, muito prático.
Com essas valvulas solenoides de máquina de lavar roupas, vocês podem montar um "banco" de sonoffs (tem alguns de até 4 saídas independentes no mesmo aparelho) ligados em uma tubulação ramificada pela chácara que encherá o bebedouro das galinhas ( x tempo é suficiente para transbordar até limpar a água), molhar as árvores entre outras coisas de forma independente. Depois de regulado fica bem fácil de trabalhar.
Cara, eu gosto muito desse tema! Hoje eu vivo na cidade, morando de aluguel, e trabalho com marketing digital (onde uso automações no dia a dia e sei programar coisas básicas) e estou sonhando em comprar meu pedaço de terra na roça usando automações para suavizar o trabalho pesado e me permitindo gerar renda (complementar). Isso tem muito potencial!
Meu irmão fez um dosador de comida para galinha, usou temporizador de micro-ondas velho, quek conserta micro ondas até foga foram aí todo dia 2 vezes ele libera comida para a galinha, na chácara dele sem ele estar lá, e ele tem câmera filmando aí 1 minuto antes ele abre a câmera pelo celular e vê se o sistema está funcionando
Minha mente de engenheiro químico funcionando. Provavelmente a vazão não é alta o suficiente, por isso a irrigação não chega até o final. Eu não sei como funciona esse dispositivo de controle, mas até onde eu entendi ele usa a pressão da rede. Se for o caso, uma solução poderia ser instalar algum tipo de bomba para aumentar a vazão. Óbvio, não vai colocar uma turbo bomba, mas uma bombinha volumétrica, daquelas que até um moinho de água opera, pode ser uma solução. É parecido com rede elétrica em série, se tiver lâmpadas demais consome toda a potência e as lâmpadas ficam fracas. Mas não é totalmente igual, pq não basta só ligar em paralelo. Uma outra sugestão, tenta não colocar a mangueira para cima e depois para baixo, porque por mais que pareça que "sobe, mas depois desce", você tem perda de carga por atrito na tubulação, então vc tá diminuindo ainda mais a pressão
Julio, investir em arduinos e algum conhecimento básico de programação + um "servidor" local linux e sensores conectados aos arduinos é basicamente TUDO O QUE VCS PRECISAM PRA AUTOMATIZAR AS TAREFAS QUE VCS TÊM. O "servidor" nada mais é que um pc de escritório simplezinho rodando algo como Debian (super mega estável, quase nunca precisa ser desligado), e vc precisa "conectar" os arduinos ao servidor e criar os scripts (respostas). Dava pra fazer na real se duvidar SÓ NOS ARDUINOS, mas sempre é bom colocar um pc na jogada pelos logs (vc ia ter muito dado útil pra ir adaptando as suas produções e começar a construir uma tabela histórica dos dados ao longo do tempo se organizar tudo direitinho). Exemplos: sensor de PH na água das tilápias detecta maior acidez ao longo de dois meses (uma proporção pequena, mas que já indica desequilíbrio do sistema e te avisa que tem de corrigir antes de dar problema); sensor de umidade no solo de planta menos afeita a solo encharcado lança um alerta, o sistema corrige e manda fechar o gotejamento (dá pra fazer isso com torção na mangueirinha com um motor de torque simples); vc coloca nos extremos da sua propriedade arduinos construídos com sensor de umidade, barômetro etc. e acaba tendo uma mini estação meteorológica (nada precisa, mas na gambiarra) -> sua estação detecta uma queda brusca de temperatura e/ou MUITA PRECIPITAÇÃO -> liga temporariamente um aquecedor em alguma das suas criações... E por aí vai :)
Genial. E vc ainda não ganha dinheiro fazendo isso? Rsrs parabéns
Quando eu estava no terceiro ano da minha faculdade de engenharia elétrica nós desenvolvemos um sistema de horta automatizada por meio de um temporizador e relês que eram acionados através de um comando por aplicativo em uma estufa nessa estufa tinha a lâmpada para clarear a horta o temporizador para regular o tempo dos regadores serem acionados e os relés para dar o comando quando fosse acionado pelo aplicativo
Eu tenho um amigo que fez a mesma coisa no curso técnico. Depois que eles formaram, um membro do grupo pegou a estufa e usou pra um tipo muito específico de plantação kkkkkkk
@@koorssgamer até imagino kkkkk
@@koorssgamer quem tipo de plantação🤔
Com o Google Assistente, pode configurar essa automatização até por comandos de voz direto pelo celular.
Olá meus amigos quero me desculpar com vcs por ter feito um comentário negativo a respeito da sua orientação sobre as definições de pulso do sonoff eu achei que vc estava falando de algo impossível de fazer com esse aparelho porém descobri que vc estava certo nisso também, sempre assisto seus vídeos e vcs levam muito a sério o que fazem por isso vim me desculpar continuem nos ajudandando com essas idéias excelentes
Só colocar a mangueira d irrigação passando pelo meio do canteiro, a água se espalha uniforme pra todos lados, o solo absorve e a raiz busca água onde estiver, outra coisa, o plástico da estufa não permite q a água evapore pra fora. O ciclo faz a água voltar, mas a borda do plástico precisa estar preparada pra canalizar a água da condensação pra dentro do canteiro.
Julio uma dica, sua barba igual a minha nao cresce muito dos lados, raspe deixe apenas o cavanhaque e bigode, alem de mais armonico, vai ficar parecido com o vocalista do system of a down
Uma dica pra Automatizar sistemas de Irrigação é o "Sistema Pinga", pesquisa no UA-cam que você verá a facilidade e aplicação do mesmo. Pode colocar pra abrir uma válvula solenoide e também uma bomba de máquina de lavar por exemplo...
A vantagem é que o sistema abre quando o solo estiver seco e fecha quando estiver úmido, assim não irrigando de mais nem de menos, em função da Evapotranspiração de cada dia...
Show Júlio, passo importante! Algumas automações que já estão no projeto da minha chácara (em construção): abertura e fechamento da portinha do galinheiro com sensor de luz, venezianas automáticas no galinheiro para entrar sol, ventilação com coolers caso temperatura aumente, micro painéis solares para não depender de energia nos sensores... Enfim, ah e tudo sem arduino, só com sensores... Sai muito mais barato... Se quiserem tô a disposição pra trocar ideias!
Putz queria muito ver um vídeo do seu sítio. Parabéns.
Show de bola, automação é show, eu sou eletricista, encanador, técnico em aquecimento solar e apaixonado por peixes e café.
Quando eu tinha 10 anos fui no sitio do meu avô e fiquei mol animado pra automatizar as plantações e as alimentações, no final, ele não deixou, e continuou por 30 anos fazendo a mesma rotina todas as manhas
faz uma parceiria com o felps ele manja muito de automações acho que seria legal ele automatizar a chacara sv
comprem a echo dot de 3º geração custa menos de 200 pila em promoções automatizem tudo que puderem, podem conectar o sonoff na alexa e ativar e desligar por comandos de voz.
Lá no sítio temos toda a irrigação automática, muito mais qualidade de vida!! Estudei automação só pra aplicar no que puder no sítio!! Estamos automatizando agora a água (bombas das caixas d'águas e das sistemas)
Uma solução bem legal tanto para a alimentação automática quanto para a irrigação é o uso do arduíno, pois com ele é possível um controle fino e o mais otimizado possível
Júlio, já ouviu falar de biodigestores?
Achei muito interessante ter autossuficiência de gás de cozinha. Vc usa qualquer tipo de matéria orgânica pra manter a produção de gás. Além de gerar também um fertilizante líquido muito bom.
E não é tão complexo ou caro de se construir quanto parece
Uma ideia seria fazer a irrigação com sonoff e uma válvula de maquina de lavar, da para configurar o tempo que quer deixar irrigando. E também caso coloque para irrigar os canteiros na rua, tu pode criar uma ação que só ligue caso a previsão do tempo não esteja de chuva. Usando o app SmartLife. :)
Bom dia desejo um dia maravilhoso para todos vocês! Estamos te assistindo daqui da Cordilheira dos Andes Venezuelana em um vale ermo e isolado cercado de onças e ursos onde nosso único meio para te ver é a antena de internet por satélite! Grande abraço!
Omo funcions essa internet por satélite.?
Gostei da automatização, era exatamente o que eu precisava ver, pois tenho essa mesma idéia há um tempo pra fazer no meu canteiro de pitayas. 👏👏👏👏
Esse canal é um patrimônio da humanidade!
Vocês são fodas demais!
Amo a ideia da automação, meu sonho é ter meu sítio mais automatizado possível. Não é que eu seja preguiçosa é porque na roça a gente trabalha que é uma beleza. Meu sítio é coqueiral, pensa no tanto de palhas e cocos que caem ...
Julio, uma possibilidade é ligar a irrigação em paralelo ao invés de ligar tudo em série. Exe: vc separa a horta em 9 regiões de irrigação, ai vc faz 9 caninhos partindo do centro e eles só viram irrigadores na ponta de cada um, com isso ao invés de vc ir perdendo pressão na linha e cada região subsequente receber menos água que a anterior, você tem um sistema que todas as regiões recebem a mesma quantidade de água.
Agora sim ficou daora.. Uma dica muito boa, seria utilizar uma skill para controlar pela Alexa. Assim tu pode criar rotinas com todos os interruptores de uma vez só.
Exemplo: Digamos que tu precise desligar tudo para fazer manutenção; pode dar o comando: "Alexa, desligue tudo".
Outro exemplo: Pode criar uma rotina para aguar as plantas , depois aguardar alguns minutos ou horas, alimentar os peixes, depois fazer outra tarefa, e etc...
A vantagem disso é que você configura uma Rotina na Alexa para fazer todas as tarefas, sem precisar configurar Interruptor por interruptor. Tudo ficaria no controle da Alexa, eliminando também a necessidade de sempre usar o celular, pode apenas dar um comando de voz, caso queira executar a rotina de imadiato.
21 anos atrás automatize um jardim da casa de meu pai além de funcionar bem, foi divertido.
No TCC que fiz, na minha formação em Eng. da Computação na UFC, tinhamos um sistema automatizado que possuia sensores na terra para observar a água na terra, conectados a um controlador que possuía a informação da cultura plantada no setor e a necessidade da mesma por água. Caso precisasse de água o controlador ligaria a bomba d'água inversora e ativaria os solenoides corretos para guiar a água para o caminho do setor com necessidade. Assim tinhamos um produto (fruto) de qualidade gastando a menor quantidade de água e energia. Esse projeto foi a união de diversos outros TCCs e tinha como objetivo ter uma automatização de baixo custo para o pequeno-médio agricutor.
Putz que da hora ! Gostaria muito de poder estudar seu TCC
03:31 Julio uma dica não corte os dois fios juntos, mesmo sabendo que está desligado, nunca se sabe se realmente está e não custa nada sempre sigo esse protocolo.
Fiz na minha casa uma horta automatizada. O sistema é bem parecido, contudo no lugar de gotejadores usei pulverizadores e coloquei eles acima da plantação.
Com isso consegui criar uma simulação de chuva e 1 pulverizador consegue cobrir uma área muito maior que o gotejador além de que as mangueiras não ficam sobre a terra com as plantas.
Acredito que esse sistema se encaixa muito bem na estufa. No mais parabens pelo trabalho, aprendi muito com vocês e continuo aprendendo...
Super a favor dessas ideias de automação, vou ficar três dias fora de casa e ainda não automatizei meu sistema aquapônico.
Cara, passa umas ripas por cima do teu canteiro e faz esse sistema de gotejamento aéreo. Seja cotejando ou no modo aspersor. Isso vai facilitar a manutenção, quando precisar capinar, limpar, replantar etc...n precisam mexer em mangueira no solo pq estarão suspensas :)
Tenho pós em IOT e fiz um trabalho que consistia em diminuir o consumo de agua potável, criamos um sistema que lia a umidade do solo e com isso determinávamos quando a irrigação deveria ser ligada ou não, e com isso o desperdício de agua em plantações diminuíram consideravelmente, a automatização além de trazer melhoria de vida para os agricultores, ajuda na economia e também ao meio ambiente. Grande iniciativa SV!
Sonoff não é um sistema de automação, Lobo. É um sistema remoto, porém não é um sistema automatizado no qual você não precisa "lembrar" de alimentar as tilápias. Um timer tbm não é um sistema de automação pois exige que vc configure o timer numa certa frequência.
Automatizar o sistema de alimentação exigira um pouco de conhecimento em mecatrônica e programação - especialmente python. Uma forma viável é um raspberry pi com lego mech - lego pra adultos e estudantes. Porém não sei se para esse tipo de ambiente seria resistente suficiente pra aguentar por tempos. Acredito que teria de usinar as peças, oq daria mais custo - porém poderia afirmar categoricamente que aí teria um sistema automatizado no qual sequer precisaria lembrar de alimentar as tilápias - um sistema bem feito com sistemas de redundância e alerta em caso de falhas crítica é mais que suficiente pra sequer lembrar de alimentá-las. Lembrando que vc poderia inclusive criar sistema de inteligencia artificial que com a temperatura, estações do ano saber precisamente a medida certa de ração - não sou especialista em peixes, mas com programação é moleza realizar um sistema totalmente automático
Salve Júlio, cara vc me salvou, eu ja havia colocado esse sistema, mas desliguei por conta do tempo de acionamento. Despois que falou do pulso de funcionamento, vida nova..kkkkk Vou religa-lo e vou deixar meu timer para irrigação. Parabéns pelo andamento dos trabalhos aí.
Oi sou fã de vocês tenho uma sugestão pq vcs n fez uma série de elétrica de básica a avançada seria bem legal e o público ia gostar e também sobre encanamento pq é um dos q mas quebra pelas casas
Comprei um kit desse no dia 07/09 independencia da horta kkkk. Automação inteligente é a melhor coisa, além de evitar desperdícios. Grande abraço!
Muito bom, abre um leque de possibilidades enorme agora: sensores de umidade da terra para ajudar no consumo de água, sensores de umidade e temperatura como DHT11/22 disparando um pequeno ventilador dentro da estufa ou aquecedor nas tilápias e até um sensor barométrico BMP180 para saber se vai chover ou esfriar para vocês se prepararem antes, etc. Tudo com alertas no celular e gráficos bonitinhos para ter um histórico. Muito bom, parabéns pela iniciativa.
Pesquisa sobre fertirrigação Júlio. Junto a automação na estufa, você coloca fertilizantes na água para as plantas. Além de aguá-las, oferecerá os nutrientes para um crescimento mais saudável. Abs.
Pausei em 3:27 pra dizer. Já funcionou Julinho. Esse módulo funciona belezinha. Eu já citei algo de automação antes. Acho que a última vez que fiz isso foi no vídeo das câmeras, mas julgo que com mais de 300 comentários por vídeo os meus ficam perdidos ou mesmo foram vistos, mas não era interessantes no momento.
Edit:
Quem fala uma bobagem dessa de "fazer tudo na mão" absolutamente não entende nada de agricultura. Justamente por produzirmos vários comodits ficamos bons nisso e sempre usando a tecnologia a nossa favor. As lavouras do brasil não são as mais tecnológicas do mundo, mas também não estamos muito atrás não.
P.S.: Não falei que ia funcionar?
Quando vocês fizeram o vídeo do canteiro elevado com sombrite, tive a ideia de, ao invés de parafusar os canos dos arcos direto, fizesse com braçadeiras. Assim poderia se aproveitar o próprio arco de cano para irrigar ;)
Aqui em casa a Alexa faz "tudo", muito bom ver essa automação na chácara, o sistema de timer ficou ótimo, uma coisa legal também seria as luzes de fora acederem quando o sol começar a se por. é simples mas é muito legal.
Tenho funcionando em casa um timer com a válvula solenoide. A diferença é que posso programar as regas em horários livres, ou seja, com intervalos e durações sem nenhum padrão. Fiz isso porque moro em João Pessoa. A água que uso é da caixa e em certos horários ela fica morna. Regar sim, cozinhar não.
Seu vídeo está ótimo, logo vai ficar perfeito. Pra chegar na situação ideal fiz vários ajustes. Valeu!!
Uma idéia para automatizar o cuidado com as galinhas.
Instalar bebedouros do tipo Niple. É barato e muito eficiente.
Julio uma ideia de automação da irrigação é usar um arduino, fica muito bom e você pode fazer o controle da umidade, então ele não vai deixar encharcado e ainda vai garantir que tem água suficiente.
Parabens pelo trabalho , ficou show ! Mas Júlio , só pra te lembrar, provavelmente vc ja sabe, mas não comentou no vídeo, a parte dos peixes, só vai funcionar se o seu celular estiver conectado no wifi na hora em que foi programado, ja que o programa está no seu celular, se vc viajar ou não estiver em casa no horario da alimentação, vai dar ruim, fique atento nisso ai, coloque em um dispositivo fixo da casa pra não correr este risco ! forte abraço !!
Meu projeto para o futuro é montar uma fazendinha cíclica totalmente automatizada 😅 Esses vídeos irão ajudar demais
fiz formação em automaçao com esse aparelho , vc pode fazer por voz tbm pelo google assistente .. é mais uma frescurinha mais é legal kkkk tmj
Hey julioo , tenta fazer o sistema de irrigação elevadoo ... Usando pvc ou canos de alumínio , 30 ou 40 cm .. com as mangueiras presas por enforca gato viradas para baixo, assim pode deixar a irrigação mais ampla com os bicos esguichos mais abertos ... Imagino que nesta altura não atrapalhe o que está plantando e se acontecer .. pode fazer essa estrutura mais no fundo rente a estrutura viradas em ângulo de 45 °
Amei o canal, pois amo tudo que envolve a vida no campo, e com isso vcs ganharam mais um inscrito no canal.
Itabuna BA 🇧🇷
Esse é o tipo de conteúdo que eu mais gosto do canal!
Show de bola! Uma dica prática Para saber se a irrigação está suficiente, basta escavar na profundidade das raízes do que está sendo cultivado, pegar um punhado de terra e apertar na mão. Se destorroar está insuficiente, se escorrer está bem excesso, o ponto é que forme um agregado que não se desmanche e não escorra. Aí é só monitorar quanto tempo leva pra chgar a esse ponto, e quanto tempo leva pra se perder essa condição e regular o timer.
Julio uma dica, para vc fazer suas próprias automações pesquisa sobre arduino, é uma placa eletrônica (um computadorzinho) que da pra fzer muita coisa com ele. E a programação dele é muito simples, com bloquinhos, não precisa saber linguagem java e etc... Abraços mano do Rique
a trilha sonora que o julio usa nesses videos casam muito bem cara
Seria interessante e talvez até mais funcional, utilizar micro aspersores em q vc joga uma névoa sobre uma área maior. Se usar esse tipo por menos tempo, seria melhor ao meu ponto de vista
Eu utilizo esse mesmo equipamento pra desligar meu ventilador todos os dias as 5hs da manhã. Assim eu consigo me acordar melhor, pois se ficar com o ventilador ligado o frio me faz querer dormir mais. E ainda economizo uns centavos na conta de luz. Pra equipamentos de maior carga, como motores é impresindivel o uso de um contator pra alimentar a carga.
Já usei um timer desse para mangueiras, fica a dica cuidado ao usar a mangueira antes do timer principalmente se não for tramada, pois no meu sitio com sol+pressão da água acabou estourando a mangueira. Depois disso fiz a ligação direto na torneira com a mangueira após o timer assim diminui o stress do sistema.
Uma idéia Júlio, ao invés de utilizar gotejadores , que só fazem a hidratação do solo, utilize nebulizador que faz a cobertura completa da horta,
DICA PARA UPGRADES FUTUROS: Fitas de gotejo são muito mais fáceis de usar e instalar, posicionando os pontos de gotejo para cima a distribuição da água fica mais uniforme e dificulta o entupimento dos pontos. Para controlar a vazão só colocar uma torneira na entrada do sistema.
Parabéns. Automação é evolução.
Imagina se não houvesse automação nas indústrias, como vc disse sobra tempo pra realizar outras coisas.
Salve, sobrevivencialistas. Jeyson Cruz aqui. Tava lá no MC1:1 e fiz umas perguntas (ao Julio). hahaa
O sonoff é muito legal. Mas, se precisar de mais liberdade, seria interessante usar um ESP8266 ou ESP32. É como um arduino com Wi-Fi (e bluetooth, no caso do ESP32). Programa-se da mesma forma, na mesma plataforma, com a mesma linguagem. :)
Assim poderá até integrar uma assistente virtual como a Alexa para controlar as coisas ou fazer a audiência interagir através do chat da Twitch, por exemplo. Colocando ração pros bichos, acionando algumas bombas d'água para irrigação (com tempo controlado, claro kkkkk)...
Cuidar de uma chácara e ainda criar conteúdo é tenso, amigos. Precisa automatizar algumas coisas.
Quanto à galerinha que critica dizendo para fazer tudo manual, vamos mandar eles... parar de usar furadeira elétrica e fazer buraco em madeira com a unha. hahahaa
Se vocês precisarem de alguma forcinha aí na parte da automação, eletrônica, programação, podem contar comigo. :)
Abração procês!
Chácara SV é High-Tech rapaz kkkkkkk.
A chácara tá ficando massa pra caraca!
Júlio, uma ideia, não seria possível colocar suspenso? Atravessando o canteiro na transversal. Pq vc poderia dividir dois gotejadores que irrigariam bem melhor os cantos e o centro... pensa aí!
Muito bom, procura o Atillio no UA-cam, ele tem dezenas de sistemas de automação. Abrir portas de galinheiros, etc...
Sonoff é muito bom. Eu tenho o interruptor deles que tem botões físicos nos interruptores das lâmpadas da casa. Ligo e desligo tudo pela Alexa e dá pra criar vários cenários. Único porém é que ele necessita do neutro, que muitas vezes não existe nesse tipo de interruptor.
Iaso é muito legal. Unir agricultura + tech. Canal SV is the best.
Fala Julio, bao?
Então, esse sistema de gotejamento seria mais efetivo se ficasse suspenso uns 30 centimetros do canteiro. Eles ficariam apontados para baixo e fariam uma neblina de agua toda vez que acionado, assim o alcance de solo e efetividade seria bem melhor. Fora a economia de material, pois você só precisaria de uma fileira de mangueira e dispersores para o canteiro todo.
Bom dia a todos
Sonoff é vida!!! Tenho muita coisa automatizada em casa com sonoff + Alexa
Essa mangueira de gotejamento é muito fácil de ser substituído por uma mangueira preta comum de jardim e pra a parte fina usa macarrão de cadeira que é MUITO mais barato, se a mangueira for toda fina não é bom, uma mangueira grossa com as saídas finas é melhor
Instale as mangueiras finas derivando de uma tubulação maior, senão as últimas pontas não saem água, nem com pressão maior, não se esqueça do filtro de entrada dessa tubulação para evitar entupimento
Julio, não somente ativar a distancia, mas pesquise sobre rotinas com sonoff, ela possibilita que com apenas uma palavra escolhida por vc, de pra ativar varios sonoff por exemplo. Isso utilizando a alexa. Assim pode falar "alimentar animais" e ela vai acionar os sonoff de todas as raçoes que tiver pela chacara sv! Braboo, traga mais conteudos assim que são mto massa
Se vc quer automatizar mais a chácara vc pode usar sensores de a proximidade para segurança com luzes e outros sistemas arduinos para a fazer outras coisas em casa vc pode fazer muita coisa com automatização se precisar de umas ideias conheço bastante dessa área
Pra resolver esse vazamento das conexões rápidas da mangueira de irrigação, pode-se usar abraçadeiras hellermann (enforca gato rs) é barato e funciona muito bem.
No mesmo aplicativo vc pode programar horários para ligar e desligar em modo automático, funciona muito bem
em busca da chácara automática...... isso me traz lembranças boas lembranças kkkk
Boa noite SV,Júlio ponha os gotejadores no alto pra pingar no solo,gastará menos e será mais eficiente.
Que legal!! Quanto mais automatizado melhor, na minha opinião, isso de automatizar o canteiro eu mesmo já estava me planejando para fazer kk inclusive usei da mesma empresa, só um modelo mais moderninho
Incrível Júlio, parabéns pela iniciativa. Faço Eng. de Controle e Automação e tbm moro no sítio, e ver isso acontecendo é algo bom. Isso é o começo do que a Automação pode nos oferecer...imagina vc fazendo fazendo uma viagem enquanto a chácara "se cuida" sozinha. Continue por esse caminho, vcs não vão se arrepender.
Cara usa um arduino com placa de relé e sensor de umidade de solo. Você pode ler a umidade do solo em varias regiões diferentes da horta e aguar só a parte que precisa de água
Faz um biodigestor com os resíduos da aquaponia, uma cama de compostagem com minhocas e plantas aquáticas pra economizar com a ração dos peixes
Da para usar aquelas tomadas inteligentes e acionar via wifi, deixar agendados horarios, rotinas se o dia está chuvoso ou seco, utilizar assistente Google ou Alexa, uso aqui e está aprovado.
Maravilha,quero muito ser off grid mas como já estou na casa dos 60,preciso pensar nas comodidades para os dias q der ruim.
3:31 Muito cuidado ao cortar fio duplo assim. Pode ocorrer um curto circuito caso esteja ligado.
Coloca os gotejadores em um "varal" por cima do canteiro. Ai com duas linhas e ajustado ele vai alcançar o canteiro inteiro
Júlio, já viu o modelo da fita de gotejamento que já vem com furações? Como por exemplo, furações de 30 em 30cm. Será que ela seria melhor que essa aí de alguma forma? Talvez por exigir menos pressão? (Detalhe: Cada mangueira tem uma variação diferente de furação. Então tem de 10x10, 30x30, 20x20 e por aí vai)
julio poderia fazer um vídeo sobre custos da Chácara SV quanto alguém poderia gastar para fazer pelo menos 80% do que você já fez
Júlio, uma sugestão teria como vocês fazerem biometria dos peixes para ver com qual tamanho elas estão e qual peso , o comprimento e medido da ponta da cabeça até onde inicia o V da nadadeira caudal do peixe , esse procedimento ajudara vocês a calcularem a quantidade ideal de ração pra ser distribuída e quantas vezes ao dia alimentar elas, e tem um aplicativo pra ajudar nesse calculo o AquiNutri mas tem outros programas nas lojas de aplicativos com a palavra chave aquicultura
Uma dica , eu acho que colocando esses gotejadores no teto da plantação em vez de ser no cão seria melhor porque daria pra umidecer o meio e o canto ( colocando eles em "Zig Zag" no teto fazendo assim 1 cai no canto e o outro no meio
Obs: posso está totalmente errado mas foi uma visão que tive logo de cara
Meu irmão fez um sistema com balde e cano esponja fico dahora, ele só precisa pagar a conta da luz de manual
Paines solares