BORDANDO HISTÓRIAS: ENTREVISTA COM ROCHELE BEATRIZ
Вставка
- Опубліковано 8 лют 2025
- Como mandar uma mensagem para uma pessoa amada que já se foi? O bordado foi a forma encontrada pela artista Rochele Beatriz para, de alguma forma, expressar seus sentimentos para sua mãe, que havia falecido.
Durante nove meses ela se ocupou com o bordado de uma carta com um conteúdo sensível e íntimo, que hoje pode ser apreciado pelos visitantes da exposição “Alento: dos fios, do tecer e das tramas”.
Nesta entrevista você vai saber mais sobre a história dessa peça tão simbólica e sobre os outros trabalhos de Rochele que estão na mostra.
Rochele Beatriz é artista têxtil e educadora. Nascida em Porto Alegre, vive e trabalha em São Paulo. Seus trabalhos, em sua maioria autobiográficos, buscam refletir questões que permeiam a temática da invisibilidade. Cursou Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP e é licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Paulista de Artes. Entre as coletivas de que participou, destacam-se Potlatch, no Sesc Belenzinho/SP (2016), FIBRA - I Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, (Porto Alegre, 2019) onde recebeu menção por seu trabalho e as exposições virtuais 10ª Mostra Bordados Poéticos (2019) e Ô de casas em panos, fios e pontos (2021). Além do seu trabalho autoral, desenvolve uma pesquisa em bordado livre utilizando a técnica como ferramenta pedagógica com equipes de educadores, ministra oficinas sequenciais para adultos, vivências para crianças e intervenções urbanas coletivas.
VISITE A EXPOSIÇÃO "ALENTO: DOS FIOS, DO TECER E DAS TRAMAS"
🕙 Terça a sexta, das 9h30 às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30.
Até o dia 2/7, na Área de Exposição do @sescsjcampos. Grátis. Livre.
❗ É possível agendar visitas para grupos de empresas, escolas e outras instituições pelo email: agendamento.sjcampos@sescsp.org.br
Sobre a exposição:
A mostra, idealizada pela equipe do Sesc São José dos Campos, conta com 45 obras de mulheres artistas que utilizam a arte têxtil como base para suas produções. Em seu recorte, apresenta produções que se relacionam com as questões de ancestralidade, feminino, colonização, transgressão e poesia têxtil.
A curadoria de Célia Barros contempla artistas de diferentes regiões, como Cidade do México (México), São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Aldeia Verde (MG), Jordão (AC) e Jacareí (SP).
Saiba mais em sescsp.org.br/alento
#sescsjcampos #sescsjc #sjc #sjcampos #alento #bordado #artetêxtil #costura #tecelagem #exposição #artesvisuais #programaçãosescsp #artesvisuais #arteindígena