SYM GTS (Joymax) 300I - Andei de "cavalo para burro"?!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • A pedido de alguns subscritores decidi partilhar mais algumas condições sobre a minha mota (scooter) a SYM GTS 300I.
    Como a Lenda costuma dizer, cada um tem a mota que o seu dinheiro pode comprar e manter. 😉

КОМЕНТАРІ • 59

  • @fernandomagalhaes2957
    @fernandomagalhaes2957 4 місяці тому +5

    Depois de ter andado cerca de 10 anos em scooters 250, porque me eram úteis para deslocações pendulares diárias, apeteceu-me uma 4 cilindros , para desenfastiar e voltar a sentir adrenalina de uma "verdadeira mota". Depressa cheguei á conclusão que não correspondia a uma necessidade; era um capricho que a dada altura e ao fim de poucos anos me começou a fartar; pelo o peso, pelo volume, pela pouca elasticidade em baixas, pelo calor quando o ventilador ligava intempestivamente nos engarrafamentos aos quais nunca conseguimos escapar, a não ser que nos afastemos dos grandes centros urbanos onde vivemos. Passei então de cavalo para burro, voluntária e ostensivamente, para uma monocilíndrica fora de moda, com apenas 27 cv; fora dos padrões tecnolõgicos e estéticos , fora dos padrões de "andamentos". Acho que sou mais outsider que o Outsider/ Joel Graça; não me sinto motard associado a grupos, não sou nem quero ser "uma lenda" e não tenho nada a demonstrar, senão evidenciar a antítese e o ridículo das caganças e estatutos relativos a marcas , equipamentos e lifestyles diversos que vamos vendo por aí. Como bem sabes, os meus prazeres de mota e os meus critérios de escolha são bem diferentes daqueles propalados por uma maioria de motovloggers mainstream..., ditos "influencers". E estou a repensar o meu futuro. Falta-me a Vespa no meu portfólio.

  • @marceloneves3689
    @marceloneves3689 4 місяці тому +1

    Eu não esperava ver um vídeo destes, mas é semelhante à minha realidade.
    Eu tinha uma NC750X, vendi e andei um ano sem mota, quando voltei a comprar, fui para uma Forza 125 e digo uma coisa… apesar de eu ter carta de mota sem restrição, para os trajetos que faço e para a minha realidade atual, é mais que suficiente e estou a poupar “rios de dinheiro” por conta dos consumos, irrisório valor de manutenção, não ter IUC, não estar sujeita a IPO, etc… e tem bastante arrumação, conforto, bom design etc…
    Nunca pensei vir para uma coisa destas, e apesar de eu ser “acelera” e sentir falta de potência, sinto que esta faz-me ter os pés mais acentes na terra tanto em tempos de risco como em termos de dinheiro no bolso. No fundo não perdi assim tanto e ganhei MUITO mesmo não sendo o meu verdadeiro estilo de mota!
    PS: ando todos os dias, faço cerca de 1200km por mês com 45/50€, 70% em cidade/ Estrada nacional, 30% auto estrada.
    O facto do vidro ser elétrico e subir, acabo por ir a 120 e nem sinto a velocidade nem vento e protege muito mais as pernas e o corpo do vento.
    Parabéns pela aquisição, boas curvas!

  • @ruisantos8638
    @ruisantos8638 4 місяці тому +7

    Meu caro, gabo te a maturidade e a franqueza que estão bem patentes neste conteúdo.... parabéns pelo conteúdo.
    Abraço Josezito

  • @JoseNeto-ke8wz
    @JoseNeto-ke8wz 4 місяці тому +5

    Boas companheiro, troquei uma 1000cc por uma 500cc, pelas mesmas razões e foi o melhor que fiz! Abraço

  • @americoluis4848
    @americoluis4848 4 місяці тому +5

    Boas, há 4 anos comprei a minha primeira (e unica) scooter. Comprei para ser um meio de transporte confortável, hoje não trocaria por uma mota normal. Por curiosidade, comprei uma kimco grand dink 300, que testou por cedência do antigo proprietário. A melhor mota é a que serve para a utilização que lhe pretenderem dar, tudo o resto, são caganças. Um abraço.

  • @eduardo_alves
    @eduardo_alves 4 місяці тому +11

    Como dizia o meu avô: a melhor mota do mundo é a minha... Abraço

    • @carlosventura703
      @carlosventura703 4 місяці тому +2

      A melhor é a nossa
      Seja qual for a cilindrada

  • @alexandre253
    @alexandre253 4 місяці тому +4

    Jozé percebi perfeitamente a parte onde dizes que temos de nos sentir confortáveis com a nossa mota. Vejo muita gente a comprar grandes motas, muito caras, sem as experimentar até e depois de as terem morrem de medo de andar nelas e ficam na garagem ate serem vendidas com pouquíssimos km. Não se pode ter um veículo que nos dá suores frios cada vez que pensamos em andar nele. Abraço.

  • @farmoboy83
    @farmoboy83 4 місяці тому +5

    Mantenho a minha sh300 desde 2011 com agora 80000km. Já tive cb500, bandit 1200 e sv650 todas vendidas mas mantive sempre a scooter. Adoro as sensações das motos mas a experiência demonstrou-me que 99,99% das vezes andava com motos de 100cv da mesma forma ou até mais devagar do que na 300 com a vantagem de na scooter ir mais confortável, gastar menos combustível e ter muito menos fadiga na condução e muito mais agilidade na cidade.

  • @manuelvelez32
    @manuelvelez32 4 місяці тому +4

    Mais uma vez te dou os parabéns pela tua sinceridade. Sou orgulhosamente possuídor de uma X-Max 300. Tenho a oportunidade de comprar a moto que eu quiser, mas a moto que faz tudo aquilo que preciso é esta. Faço 250 km por semana, é económica e não paga IUC. Comprei agora o encosto para o pendura para começar a dar passeios com o meu filho que faz agora 7 anos. O motivo de a ter comprado foi graças a ti e ao Marco (MPANeves) pelas vossas reviews. Abraço

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому +1

      É uma das melhores opções neste momento para o tipo de utilização diária, mas que suporta perfeitamente viagens mais longas sem stress.

  • @albumina2023
    @albumina2023 4 місяці тому +7

    Viva José, já tive muitas motas, 600, 900, 1100, etc. Agora virei para as scooters e não quero outra coisa, aliás já tive uma igual a essa e também não tive problemas nenhuns, agora tenho uma C400X e não vou mudar tão depressa. Não entendo é alguns motards não gostarem de scooters, mas enfim , devem-se julgar superiores. Grande Abraço

    • @luiscostaalves8849
      @luiscostaalves8849 4 місяці тому +1

      As scooters são as melhores para a cidade e mais nada. Tudo o que seja 200/300kms de seguida não serve porque não foram feitas para isso. O importante não é o que se tem, mas a forma como se usa. Boas curvas. PS: Ja para não falar no tamanho da roda e no seu impacto na segurançã.

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому +3

      Há excepções, as C650gt, a Yamaha T-Max, a kimco AK500, a SYM TL500, a velhinha Burgman 650 . . . São scooters usadas para grandes viagens na boa.

    • @JoseVieira-85
      @JoseVieira-85 2 місяці тому +1

      @@luiscostaalves8849 qual o motivo das scooters não serem adequadas para grandes viagens? Por causa da transmissão por correia? Por causa do tamanho das rodas? Ou das suspensões? Tenho uma naked 600cc, mas penso vir a adquirir como 2ª mota uma scooter 300cc, para o dia a dia e também para umas viagens, incluindo auto estradas.

  • @PauloSantos-re8sk
    @PauloSantos-re8sk 4 місяці тому +1

    Aqui a algum tempo já o disse, mas vou-me repetir não faz mal.
    Uma forma de estar e ser acima da média, aliado a uma grande dose de humildade.
    Assim é o Josezito, sempre neste registo. Grande abraço.

  • @gabrielfigueiredo3870
    @gabrielfigueiredo3870 4 місяці тому +1

    Queria um xsr700 no tinha possibilidade, optei por uma voge 525AC e não me arrendo nem um pouco. Mais económica. Até vir não me deu problemas e, tendo em conta que tenho a carta A2 a nível de potência fiquei igualmente bem servido

  • @SuperFebras
    @SuperFebras 4 місяці тому +5

    Dizer que aguas passadas nao movem moinhos e' falso pois os moleiros a jusante tambem moem milho. As aguas essas e' que em nada se importam com tais ditados e no seu fluxo natural continuam alegremente em direccao ao mar sabendo que um dia subiram aos ceus e em gota a gota regressarao 'as serras, colinas e varzeas com o seu maneirismo milenar. Ontem eras aguas da chuva pela valeta , hoje uma ribeira que qualquer crianca galga em brincadeira mas amanha , ah talvez o amanha do ano que vem, quica', o Mississipi, a corrente quente do golfo. Que importa as marcas, as potencias, os valores materiais? O que vale e' o percurso percurrido, as vistas, as sensacoes e o chegar ao destino. Continua, O' Ze', a chover. Um abraco.

  • @anderssonoliveira6199
    @anderssonoliveira6199 2 місяці тому +1

    Faltou mostrar a scooter por inteiro. Assistir um vídeo inteiro só vendo guidon e painel fica faltando algo a mais para quem assiste.
    Ver a mota e enssensial para quem tem interesse em adquirir.
    Obrigado e um grande abraço! 🙂🇧🇷

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  2 місяці тому

      @@anderssonoliveira6199 compreendo o seu ponto de vista, mas eu acho que tenho outros vídeos em que mostro a scooter por completo 🤔
      Mas tem razão meu caro, peço desculpa por isso.
      Forte abraço ✌️

    • @anderssonoliveira6199
      @anderssonoliveira6199 2 місяці тому +1

      José, muito obrigado por me responder. Assisto seus vídeos já tem mais de um ano e gosto muito. Ainda não tenho mota mas sonho em ter uma BMW R12 - 2024 ela ainda vai chegar neste ano aqui no Brasil. 🙂🇧🇷

  • @sergioguerreiro9563
    @sergioguerreiro9563 4 місяці тому +2

    Tinhas a Forza 300 de 2013, que te dava isso tudo, mas trocaste por outra. Como sabes está comigo no Algarve, continua top. Este ano vens de férias cá abaixo? Se sim, vamos ver se este ano nos encontramos. Abraço.

  • @ManualdoHomemMedio
    @ManualdoHomemMedio 3 місяці тому +1

    Josezito, o que tens a dizer da SYM JoyRide 300? Estamos prestes a recebê-la em solo brasileiro e gostaria de saber a sua visão sobre essa scooter. Saudações lusófonas do Brasil; abraço grande!

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  3 місяці тому +1

      Nunca conduzi nenhuma, não tenho conhecimento para avaliar.
      Suponho que o motor seja o mesmo da minha com 27cv e como deve ser mais leve as prestações da Joyride devem ser melhores.
      Abraço meu caro.

  • @claudioakita
    @claudioakita 4 місяці тому +1

    Qual app do GPS navegador?

  • @nunopovoa7628
    @nunopovoa7628 4 місяці тому +2

    👏👏👏👏👏👏 muito bem, Abraço ✌️

  • @sergioantunes968
    @sergioantunes968 4 місяці тому +2

    Tive uma igual mas a 125i mota top nunca tive problemas. O pessoal desvaloriza muito as scooter mas para o dia dia e do melhor . Parabéns pelo vídeo dizes muitas verdades que alguns não tem coragem de as dizer mas e a realidade. Abraço

  • @rafamototrips
    @rafamototrips 4 місяці тому +2

    A melhor mota é a que serve as nossas necessidade. Se estás satisfeito, é então a melhor mota para ti :)
    Abraço Zé, tudo de bom

  • @BIKERLIFE-Portugal
    @BIKERLIFE-Portugal 4 місяці тому +2

    A humildade e a tua maneira de estar devia ser um caso de estudo para muita gente. Grande abraço meu amigo. O Carpuride ficou resolvido?

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому

      Obrigado pelas gentis palavras caro amigo.
      O Carpuride não me parece que tenho problema nenhum, acho que a questão está mesmo no emparelhamento com o Android.
      Vou resetar tudo e voltar a emparelhar . . . (Um dia destes)

  • @angelolourenco4334
    @angelolourenco4334 4 місяці тому +2

    👏👏👏👏👏👌.

  • @filipepaiva2842
    @filipepaiva2842 4 місяці тому +1

    2 motas 1 é 300 a outra 1100 e uma forza 125cc a forza é a favorita,

  • @Fsantosserrao
    @Fsantosserrao 4 місяці тому +1

    Tenho a 125i e não a trocava por uma pcx do mesmo ano. Mais espaço, mais conforto, pneus mais largos, etc. (Ok...consome mais)

  • @1964nelinho
    @1964nelinho 4 місяці тому +1

    É O Eterno problema das grandes marcas premium,depois as facturas tambem serão Premium a melhor Mota é sempre a nossa,a que temos e podemos o resto é Paisagem,Abraço,Ride Safe...👍

  • @santosanto9356
    @santosanto9356 4 місяці тому +1

    Faz um video da nova f800gs 2025

  • @paulocarvalho1493
    @paulocarvalho1493 4 місяці тому +4

    My friend, desde os anos 80 já tive 50cc 125cc a 2T gsx600f gsxr 750r etc etc fiz um downgrade para a QJ SRV300s porque serve para o meu propósito, passeios maioritariamente e também tenho carro, costumo dizer aqui na plataforma que alguns (não todos) compram motas para exibir e não tirar partido da mesma, depois são todos expert's e peritos na matéria, deixem se disso e disfrutem da que tem e deixem de julgar os outros, abraço a todos os que gostam mesmo de motas, boas curvas ✌️

  • @VOO75.JoseNunes
    @VOO75.JoseNunes 4 місяці тому +2

    Nem quero imaginar os euros que já perdestes nestas trocas todas ….e olha que já te acompanho a bastante tempo

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому +3

      Sim, mas isso é normal e inevitável, perdemos sempre algum dinheiro.
      Mas as minhas maiores percas foram na triologia " Bandit -Forza 300(2015) - GSXF750"

    • @VOO75.JoseNunes
      @VOO75.JoseNunes 4 місяці тому +1

      @@JosezitoMotovlogs lembro da forza da bandit já não 👍

  • @dpinhoo
    @dpinhoo 4 місяці тому +1

    Josezito parabéns pela escolha racional que fizeste! Nós Portugueses temos a mania das grandes cilindradas..tem de ser 1000cc para cima 😂Fui à Polónia numa Burgman 650 e digo-te que foi uma viagem tranquila! O problema das scooters são as pancadas nas costas que levamos!
    Boa continuação
    Diogo

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому

      E hoje em dia já não são todas assim 😉

    • @dpinhoo
      @dpinhoo 4 місяці тому +1

      Referes-te às pancadas nas costas ?

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому

      @dpinhoo sim, as suspensões já estão mais evoluídas, como é o caso da AK550, da SYM TL500 e as T-Max e as C650GT da BMW

    • @dpinhoo
      @dpinhoo 4 місяці тому +1

      @@JosezitoMotovlogsestão mais evoluídas, é verdade.. na Ak também se leva as tais pancadas.. nas outras, não sei.. obrigado e boas voltas

  • @antonio152010
    @antonio152010 4 місяці тому +1

    Olá José, já algum tempo que não passava por aqui no teu canal!
    Não leves a mal o que vou dizer, mas também é só a minha opinião e tem o valor que tem. Mas hoje ouvi a dizeres umas coisas muito acertadas pela 1ª vez! Eu já tinha comentado isso uma vez, tu tinhas uma mota que não era adequada para a tua vida... para fazer trabalho casa, uma 1200cc é demasiado, na minha opinião. Eu não acho que seja para mostrar, não creio que sejas assim, tu és uma pessoa simples pelo que conheço, mas todos gostamos de ter uma mota sempre melhor, e hoje tens uma 1200cc depois já queres uma 1300cc é normal, isso acho que somos todos assim. Agora temos é que ser realistas e ponderar as coisas. Eu por tua culpa hehehehehehehe tive uma Forza 300 adorei a mota, fiz viagens com ela e gostei bem, mas apareceu uma oportunidade e vendi a Forza e comprei a Susuki V-Strom 650 que já a tenho há 3 anos e estou muito contente com ela adoro a minha mota!!!! mas já me passou pela cabeça trocar por outra mais potente, mas logo logo penso friamente e é o seguinte, preciso de mais potencia? NÃO. Então para quê? Seria só porque sim, porque gostava!! Para mim não faz sentido, eu faço viagens grandes, logo numa viagem de por exemplo de 6.000Km o que vou poupar em gasolina é muito dinheiro, se por exemplo tivesse uma de 900cc! Acho que é por aí que temos que ver as coisas ser realistas.. Se eu tivesse guita a dar cum pau, nem fazia contas, mas sou teso tenho que as fazer hehehehehehe mas sou muito feliz assim. 😁
    Grande abraço e tudo de bom para ti!

    • @luiscostaalves8849
      @luiscostaalves8849 4 місяці тому +1

      Tenho uma 1200 que gasta 5/5,5 a andar nas calmas. Essa Suzuki não gasta muito menos pelo que não será pelos consumos em grandes viagens que vai haver diferença pelo que ganhas no conforto e segurança para uma mota de maior cilindrada. Ja a troca de uma mota grande por uma scooter para andar em trajetos curtos e cidade, é sem duvida a melhor das opções. Boas curvas e saude!

    • @farmoboy83
      @farmoboy83 4 місяці тому +1

      @@luiscostaalves8849 isso do maior conforto e segurança numa moto maior é altamente questionável. Ser maior e mais pesada não significa que trava melhor, que é mais agil a desviar de obstáculos e sobretudo, se deixar cair uma moto de 300kg numa rampa com areia no meio do nada e sozinho, certamente que uma moto de 150kg vai ser mais segura para levantar.

    • @farmoboy83
      @farmoboy83 4 місяці тому +2

      no minimalismo fazem distinção entre os "needs" e os "wants". Às vezes queremos porque sim mas na realidade não precisamos e a felicidade só depende do cerebro quando todas as nossas necessidades básicas estão satisfeitas (e atenção que adoro motos, de todas as cores e feitios).

    • @antonio152010
      @antonio152010 4 місяці тому +1

      @@luiscostaalves8849 A minha em cidade, andando normal sem grandes acelerações, gasta 4.2L em estrada vai para os 3.8 e á maluca no maximo 4L. é uma diferença ainda considerável. Em termos de conforto as GS são todas Top, embora eu não tenho que me queixar da minha, mas essa sim, são mesmo top! Em segurança é relativo!!

    • @luiscostaalves8849
      @luiscostaalves8849 4 місяці тому

      @@farmoboy83 pois claro. Mas eu não tenho uma mota para andar em rampas de areia...Tem tudo a ver com o uso que se lhes dá. Faço cerca de 15k kms por ano em que 14900 são em alcatrão.

  • @brunopereira6813
    @brunopereira6813 4 місяці тому +1

    Tens o vidro da Givi

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому

      Não conheço esse modelo da Givi 🤔

    • @brunopereira6813
      @brunopereira6813 4 місяці тому +1

      @@JosezitoMotovlogs D7052ST

    • @brunopereira6813
      @brunopereira6813 4 місяці тому +1

      Mais alto que o de origem. Já tive nas minhas... Já tive 3 dessas scooters

    • @JosezitoMotovlogs
      @JosezitoMotovlogs  4 місяці тому

      @@brunopereira6813 mas para este modelo de 2018 não consigo encontrar . . .

    • @brunopereira6813
      @brunopereira6813 4 місяці тому +1

      @@JosezitoMotovlogs tudo igual