Nem utopia, nem distopia. Agora é a retrotopia
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- 👉 VAKINHA DO CANAL: www.vakinha.co...
(Dando sua ajuda na vakinha, vou conseguir terminar de pagar o PC que edita esses vídeos e continuar trazendo toda sexta mais conhecimento)
Zygmunt Bauman escreveu um último livro antes de morrer: Retrotopia. Esse conceito é uma evolução histórica dos termos utopia e distopia. Vamos entender o que significa :)
👇 COMPRE OS LIVROS
→ Retrotopia amzn.to/2F9TWzc
→ 1984 amzn.to/2BLqTSN
→ Admirável Mundo Novo amzn.to/2Fq2VfN
→ Neuromancer amzn.to/2HFYazm
→ Não Verás País Nenhum amzn.to/2F3xCK8
→ Compre qualquer livro com esse link que ajuda o canal: amzn.to/2BzbZz9
👇 ME SEGUE
💻 Página no Facebook Aliment...
📱 Twitter / devanil
📷 Instagram / devaniljunior
📪 Email: contatodevanil@gmail.com
Devanil, me surpreende o quanto, numa época de tantas opiniões passionais e binárias, você faz análises tão equilibradas para um cara tão jovem. Sonho com o dia em que terei a maioria dos jovens em minhas salas de aula dispostos a buscar o conhecimento através da leitura e a sabedoria pela observação, pela vivência e a troca de experiências com os mais velhos. É a minha utopia.
Aprecio seu canal por você mostrar todos os lados e manter o respeito,coisa que falta hoje em dia.
Acredito que seja uma espécie de romantismo ao passado, bem característico do fascismo, mas por outro lado, pode ser um fruto da descrença na democracia.
Muito interessante, enquanto vc falava veio a mente os textos do Facebook idealizando a ditadura militar e frases como "antigamente não era assim, tudo era melhor e mais fácil" em conversas simples do cotidiano.
ainda me faltam adjetivos capazes de se igualarem a qualidade do seu canal. que cresça cada vez mais e eu ando fazendo de tudo para tal (divulgando com amigos). muito obrigada por mais um vídeo espetacular.
Parabéns pela parceira com a Amazon, Devanil. seu canal merece isso e muito mais!
Criei uma poesia sobre Zygmunt Bauman:
O oceano está tão tempstuoso, parece que tudo é perecível, se esquece, se apaga, como a luz.
Me diz que o fim efêmero da reminiscência será como uma explosão estelar, tudo se fundirá em um ponto só. (Eterno Retorno e Big Bang/Buraco Negro)
Tudo tão oceno, isso faz lembrar de bauman, tão passageiro que parece desperdício, as relações parecem resíduo radicais livres.
como manter laços? elos são facilmente cortados, se faz sublimação no final.
Todo afeto parece rarefeito, relações cada vez mais frágeis, parece que num instante são como diamantes, não dá para riscar, mas se quebra facilmente.
Maleável como a água, parece que destruiu a pedra sólida, deu a queda no muro de Berlim que significou o fim da Guerra Fria.
A mudança tem suas partes boa como a passagem do totalitarismo para a democracia. E a modernidade sólida sofreu uma mutação para a modernidade líquida.
Nos criamos essa hidrosfera, o sólido se liquefez, vivemos numa instabilidade, antes era segurança em detrimento da liberdade, e hoje a liberdade em detrimento da segurança.
A liberdade e a segurança são como o princípio da incerteza.
A fragilidade dos laços que tentamos firmar, consumismo não te fará feliz, ele não é um antidepressivo, isso só te leva pro limbo onde você vive numa realidade falsa onde o bem material é o mesmo que felicidade, mas na verdade não.
Desde que o Quadrúpede transfomou em megalópole, isso acontece. (Froid - Negro é foda)
"Vida desperdiçadas", "vida em fragmentos" (Livros do Bauman). O desenvolvimento tecnológico prova um consumismo exagerado, de produtos e informações, você é todo dia inundado de informações. Temos tantas informações que é difícil focar em uma.
Vivemos no dilema do porco espinho, de Schopenhauer, procuramos nos aquecer do frio, mas acabamos nos machucando com os espinhos das pessoas.
E como diz: Sartre o inferno são os outros.
Gosto da Solitude, a minha virtude, da parte mais intrapsíquico, da introspecção que me faz refletir no meu universo. Eu ouço mais e calo-me mais, para escutar o que eu tenho a dizer.
Zygmunt assim como Sigmund, conseguiu diagnósticar as angústia da sociedade contemporânea.
O fim lembra o começo, as lembranças do início do universo acabam se unindo em um pequeno ponto de que irá explodir como se ele estivesse num ciclo. (Eterno Retorno)
Nossa, que vídeo importante e esclarecedor! Partiu comprar "Retrotopia" (pelo link da descrição, é claro) e devorá-lo o mais rápido possível. Muito obrigada pelo seu trabalho, Devanil. Seus vídeos me fizeram evoluir intelectualmente de uma forma que você nem imagina. Assim que puder irei ajudar na vakinha como forma de agradecimento. Muito sucesso e abraços pra você!
Aaaaaa Amo seus vídeos, Devanil! Melhor canal que me inscrevi até agora e sempre que posso acompanho, como uma boa amante de filosofia. Parabéns pelo canal e continue alimentando nossos cérebros! 😍
Obrigada pela indicação desse livro. Preciso de uma explicação para tanto saudosismo a regimes horríveis.
Sobre 1984, algo que esperei você citar foi a necessidade da figura de um "inimigo", pra se pôr a culpa de todos os problemas da sociedade. O que vimos no passado com o nacionalismo de Hitler, e vemos hoje também com o nacionalismo do Trump, por exemplo. E esse aspecto é muito interessante neste livro.
Nós temos a mesma versão do livro Admirável Mundo novo . 😄 Esse eu preciso reler. Só li uma vez, e há muito tempo, não lembro de quase nada. E essa descrição de Retrotopia me deixou pensando sobre Bioshock (o jogo). Eu ainda não joguei, mas é bem nessa pegada, eu acho. Ah, é claro, me fez pensar muito no pessoal que quer a ditadura militar de volta. E naquele lance de quanto mais nos distanciamos de eventos da História, mais eles se tornam menos reais e parecem mais favoráveis do que realmente foram. Agora tô aguardando a continuação desse vídeo. Fiquei curiosa!
Devanil, obrigado pelo canal. Sou fã faz tempo. Óptimo este vídeo. Continuação do bom trabalho. Abraço de Portugal
Seus videos sao muito bom, tenho 47 anos e comecei a ver seus videos agora e estao nim ajundando muito e m minhas leituras.
Quando penso em utopia x distopia, eu não posso deixar de imaginar o quanto o ser humano se distancia de si mesmo. Em ambas perspectivas, ele corre em direções opostas, uma no passado e a outra no futuro e, é óbvio que isso vai trazer consequências desastrosas para o seu "presente". Na verdade, o que poderia, realmente, ser um presente, no sentido de gratificação, se torna uma maldição, no sentido de punição, pela sua atitude "equivocada". Seria o mesmo que um arqueiro, tentando acertar o 🎯, e sempre errando, pendendo, ora para um lado, ora para o outro e, às vezes, saindo, totalmente, da direção em que o alvo se encontra. A vida cobra o seu preço por nossas escolhas erradas e, quem não acerta o 🎯, paga o preço,na mesma moeda, investida no erro, só que, com juros e correção. Ai daqueles que não tiverem a pontaria certeira !!! Se vc não consegue alcançar as graças de Deus, vc cai nas garras do demônio !!!🤣🤣🤣🌿🍄👽👽👽
Vim pelo Eddie e Leo, realmente muito bom o seu canal! Parabéns!
Um filme muito bom que tem o tema a ver com a *distopia* é o filme: Brazil de 85 do Terry Gillan. Ótimo filme!
Faz um vídeo falando de poesia, ou de suas citações filosóficas favoritas!
Gente, isso parece ser apenas mais uma etapa do ciclo que se repete diversas vezes... Sempre tem alguém olhando para um futuro e o progresso, aí as coisas não dão certo como era esperado, apesar de ter havido diversos progressos. Aí as pessoas passam a negar a parte boa junto com as coisas ruins e frustrações do sonho perdido, e passam a sonhar com o passado, o bucólico, a nostalgia. Até que essa idealização se mostra tão falsa como antes, e as pessoas começam a pensar no que pode ser melhor no futuro... Pronto, pode continuar o ciclo, num loop eterno. Não é à toa que movimentos culturais progressistas e classicistas se alternaram durante os últimos séculos. Os ingredientes se atualizam, por diversas pequenas razões, mas, continuam sendo em essência o mesmos ingredientes.
Bem, claro que não estou negando, afinal, oque foi discutido. Só estou observando que não chega a ser uma novidade esse movimento. Só é mais fácil de perceber com nosso acesso à informação.
Pablo de A. Gomes Poxa.. Que tenso
muito bom, obrigado pela partiha!
Excelente vídeo. Bauman é um autor extremamente interessante, e indispensável para inúmeras discussões sobre a sociedade atual.
amei a parceira, ja era veroz consumidor do amazon books agr vai ter desconto e ajudar o canal pft.
Bauman certeiro! Só o que tem hoje em dia é gente que acredita em "retrotopia", muitos jovens que acham que nasceram na época errada... Fiquei curiosa pra ler o livro. E também pra conhecer esse "vaporwave".
Cresci achando isso, nao acho mais válido
Faz alguma coisa de filosofia voltada a vestibular, seu trabalho é sensacional.
Esse vídeo é sensacional. Lembro q vi a primeira vez quando vc lançou, voltei pra assistir novamente. Mt marcante seu conteúdo
A esperança da humanidade está sempre em resgatar modelos passados e alterá-los de modo que encaixe corretamente no modelo teórico inicial. Negam o próprio pensamento empírico científico de teste, replicação e, caso não seja bem sucedido, descartado o modelo e proposto um novo. Esse constante remendo de ideias, em vez de proposta a reforma estrutural necessária com base em dados de análise amostral bem trabalhados, só alavancam esperança na fé de que aquilo possivelmente dessa vez dê certo. Muito bom vídeo.
Ótimo vídeo Devaníl, uma dica de talvez um próximo vídeo, quê tal falar sobre o jogo "we happy few" tem muito haver com nosso presente, futuro, vai curtir o enredo e o quê game propõe.
ADOREI! Realmente muito boa sua análise. Parabéns!
Que hino de canal
muitoooo
Parabéns! Vou fazer um filme sobre e gostei do canal!
❤ Como não amar esse canal?
Putz, tava com saudades...heheeh. Que vídeo massa. Parabéns.
De 2020 a 2021 eu li as distopias clássicas e até Utopia. Deveria ter lido antes.
Parabéns pela análise super embasada!
Comentário aleatório: caramba! Fazia muito tempo (anos) que não visitava seu canal! Parabéns por ultrapassar a marca dos 100 mil inscritos! Seus vídeos sempre foram interessantes, mas consultando aqui, me parece que seu canal deu uma guinada para uma direção que vai mais ainda ao encontro de interesses mútuos. Fiquei muito interessado na sua série sobre Introdução à Lógica (assunto que considero muito negligenciado). Obrigado!
Gosto muito do seu canal !
Parabéns !
Obrigado Eli ^^
No contexto da mitologia política existe um mito chamado "O mito da idade de ouro". Essa disciplina (ou área da investigação política) busca compreender os aspectos políticos existentes em nossa sociedade sob uma ótica mitológica própria. Existe outro mito chamado "O mito do herói salvador", este se representa na crença que as pessoas acabam depositando em certos políticos, como se houvesse uma condição sobrenatural sobre os mesmos que os possibilitassem estabelecer a ordem perdida (serve para explicar a crença de muitos em Jair Bolsonaro ou Lula). Mas voltando, o mito da idade de ouro é composto pela crença em um passado utópico ao qual o indivíduo busca readaptar, de maneira que lhe convenha, suas lembranças desse tempo para justificar o mesmo como uma era dourada, de paz e tranquilidade, com a ordem estabelecida. Esse mito possibilita comrpeender porque muitos defendem a Ditadura Militar, dentre outras épocas como a cultura Vintage. Agora não estou lembrando do nome do Autor que escreveu este livro, mas existe um canal em que um professor realizou uma série de seis videos comentando sobre este livro. Dê uma pesquisada sobre mitologia política que provavelmente irá aparecer! Muito obrigado pela contribuição, um abraço!
Que canal maneiro conheci por acaso
A teoria literária já usa o termo "utopia" para abarcar tto as concepções pessimistas (distopias) qto as otimistas (q são chamadas, no caso, de "eutopias"). Só não entendi se esse conceito de "retrotopia" tb abarcaria igualmente as visões nostálgicas do passado e as possíveis releituras das obras distópicas. Se sim, eu já terei vivido minha própria experiência retrotópica: publiquei um artigo problematizando a cosmovisão de Huxley no _Admirável Mundo Novo,_ q para mim parece _falhar_ como distopia...
A quem interessar possa, o artigo está disponível no portal da Revista FronteiraZ: www.pucsp.br/revistafronteiraz/numeros_anteriores/n4/download/pdf/admiravel.pdf
Eu sinceramente odeio a romantização extrema do passado. As pessoas focam tanto em manter coisas de séculos como alguma tradição que ficam presas no tempo e n avançam, algumas coisas é bom lembrar outras passaram pq deveriam, não se encaixam mais no nosso tempo ou vida atual se as pessoas não ficassem tão presas a isso e tentassem viver no tempo em que realmente estão então as coisas avançariam melhor. Digo isso sobre vários conceitos como citei "tradições" que em algum lugar deveriam ter sido perdidas ou ignoradas por não ser mais o lugar delas mas ai é que está a romantização do passado e essa vontade de manter ele é justamente por saber que não faz mais parte do seu próprio tempo. "Pq na minha época era diferente, perderam os bons costumes... " etc.
Tem também Farenheith 451 e preferência do sistema, que é uma quadrinho, mas é muio bom, de um escritor francês.
melhor canal ❤
Para mim os autores que chegaram mais próximos da realidade em suas análises foram os Austríacos.
Indico os livros :
- A anatomia do Estado (Murray Rothboard)
-Livre para escolher (Friedman)
- As seis lições (Von Mises)
- Ayn Rand
- O Caminho da Servidão (F.A Hayek)
O Triste é que esses escritores não são nem citados nas escolas brasileiras.Você poderia fazer um vídeo sobre eles,Devanil! Seria muito interessante! Abraço.
e voce acha que algum livro chega nas escolas brasileiras ?
Parece que alguém aqui foi doutrinado.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, 'Economia Austríaca'
Comprei o livro agora. Começarei a ler hoje a noite!
Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer tais perguntas.
Eclesiastes 7:10
Muito bom!
Devanil, qual a música de fundo do seu vídeo?
Legal a retrotopia, a famosa questão, em que momento paramos de sonhar!
O porque do sonho de criança não pode acontecer? E porque não ele ainda não poderá acontecer???
Acho que no fundo, essas pessoas olham pro passado porque tem um medo do futuro, de novidade. É da essência do ser humano ter medo do novo e realmente não é confortável a ideia de mudança. No entanto, acho que a evolução das relações, dos valores morais vão inexoravelmente se modificar ao longo das gerações. As pessoas deviam aceitar isso que uma sociedade está em constante transformação. Tentar fugir para o passado não é a melhor maneira para se enfrentar o novo, pois aquelas ideias funcionavam para aquela época e , acredito, muito dificilmente vá funcionar para a posterioridade.
Curto demais seus vídeos cara ! se possível, comenta sobre Libertarianismo.
Bauman e Galeano dos gênios dessa última geração pensante e talvez a última da humanidade !!!
Eu acredito que essa idealização do passado seja parecido com adultos idealizando a infância. As pessoas tem uma tendência de lembrar apenas das coisas boas do passado.
Adorei!
Mas não compreendi muito bem a parte em que você diz sobre a Retrotopia ser a negação da Distopia.
Ela como sendo uma visão de que a perfeição da sociedade mora no passado eu entendi. Mas não vejo isso como a negação da distopia, sendo a distopia uma visão de que a sociedade sonhada para a qual estamos rumando será um desastre.
Na verdade me parece mais um complemento uma da outra. Já que a perfeição mora no passado, seria natural o nosso futuro ser imperfeito ou desastroso.
Eu ficaria honrado se respondesse meu comentário dizendo algo a respeito. Obrigado pelo vídeo!
Na senda das séries Distópicas, já viram a série INCORPORATED?
Há uma retrotopia acontecendo no Brasil, a nostalgia da ditadura militar, a ideia que havia mais segurança e que uma moral perdida deve ser reconstituída.
Acho que esse sentimento nostalgico que governa o imáginario coletivo hoje só é um atraso, uma negação da realidade, uma indisposição em pensar no presente e futuro. O mundo de hoje não é como antes, é mais e mais complexo e estamos passando por cenarios nunca vistos antes na história da humanidade, como por exemplo o colapso ecologico. portanto, a gente precisa repensar, a resposta não está em voltar aos ideias do passado, mas readptar ou criar novas ideias. Um negocio que eu vejo que até muitos jovens desejam um mundo de volta ao nativismo como forma de salvação civilizatória e ambiental, mas isso não vai ser possivel, é perda de tempo imaginar essa volta.
Se não for incômodo eu queria fazer uma simples observação sobre a "República" de Platão. Vc comentou que, a República era um tipo de projeto de uma cidade (ou republica) perfeita criado por Platão, mas a interpretação que mais coincidiu com o que eu li foi: que Platão queria mostra como não era possível a criação de uma República prefeita. E também queria saber, vc já leu alguma obra de Eric Voegelin? Enquanto vc falava me lembrou dele.
Não li. Fala sobre o que esse filósofo?
Ele é historiador e cientista político. Tem estudos sobre o autoritarismo. Enquanto vc falava de sobre o que distopia lembrei da questão do autoritarismo, um assunto puxa o outro. Desculpa não explicar tão, comecei a estudar as obras deles recentemente. E ótimo vídeo, começo Bauman, mas não tinha visto esse tema, vc foi o primeiro a comentar sobre.
Por que o conhecimento é caro?
uma historia sobre tecnocracia pode ser considerada retrotopia ?
Romantizamos demais o passado....
Gostei desse video
é aí cara, bom video, sim voce soube espanhol eu recomendo um canal que tambem fala sobre coisas similares, Esquizofrenia Natural
Muito bom
Neuromancer não inspirou Blade Runner. Blade Runner é um filme baseado no livro "Androides sonham com ovelhas elétricas?" de Philip K. Dick. A obra de Dick foi publicada em 1968, enquanto Neuromancer de William Gibson só foi publicada em 1984. Além do fato que Carbono Alterado também é baseado em um livro, de Richard Morgan (este publicado em 2002). Antes de produzir conteúdo para milhares de pessoas, confira a procedência de suas informações.
Hmmm, então o Renascimento é retrotópico?
Pq diria isso?
sim e nao , na realidade as vezes a utopia e retrotopia coexistem, o renascimento queria trazer do passado algo pra avançar o futuro, nao era uma mera nostalgia
A única coisa que gostaria de pontuar é dentre todas as uto/disto/retro/pias que citou a única que funcionou e fez a fundação da UK de hj foi o governo de Margaret Thatcher. (ou será que estou preso na minha visão de retrotopia?)
Parabéns pelo vídeo!
Nossa! já acabou de ler ? Normalmente fica quanto tempo lendo um livro ?
Já tava lendo ele antes do vídeo da semana passada. Durou um mês mais ou menos
Alimente o Cérebro Deus me perdoe pela minha pontuação. Obrigado pelo vídeo já li modernidade líquida (gostei bastante) e ta aí outro do Baumann para eu começar a ler.
Gostei da aula mas não concordo com a ideia de retrotopia prefiro utopia porque devemos caminhar sempre em.novos horizontes imaginar sempre uma nova forma de.organizar a sociedade e estabelece novas políticas ou quem.sabe substitui las gradualmente
Pelo que entendi então a retropia é basicamente reacionarismo. Partindo disso eu discordo. Como até mesmo próprio Bauman trata da modernidade líquida nas relações sociais, levo esse conceito de que as mudanças são líquidos no sentido de que as mudanças são inevitáveis. Sendo assim, é impossível querer manter os valores durante toda vida. Sendo assim, devemos progredir, ou seja, pensar no futuro.
Ei Devanil, vc ja assistiu a série d documentários "Culture in decline" q está disponível aq no youtube?
Assisti há um tempo e estou assistino novamente. Acho q talvez vc se interesse. Segue o link do 1°ep: ua-cam.com/video/bTbLslkIR2k/v-deo.html
Já assisti, é foda demais!
Aaaeeeehhhh!!!
Sim, sou eu que gostaria da idade média e monarquias tradicionais pré absolutistas e a Igreja, obrigado por mencionar meu grupo :)
Olá. Eu sou estudante de uma escola pública, chamada Juan Martinho Carrasco e gostaria de lhe fazer um convite para vir em minha escola, pois sou membro do corpo docente dos alunos (isto é, grêmio) e quero, junto com os meus coordenadores, criar um projeto que estimule/ajude os alunos na matéria de geografia (e matérias relacionadas).
Se aceitar, fale comigo no Facebook (Carlos Podcameni).
Olá, você é da onde? Eu sou de Rondônia.
Sou do RJ. Que pena, mas se vc estiver livre/disponível fale comigo no WhatsApp (021 972025504)
na verdade a distopia nada mais.e.do que voce perceber que a busca por certas utopias como sociedade corpo ou mundo perfeito leva a certos danos por isso a busca utopica deve ser buscada porem devemos ter a conciencia dos riscos e tbm de certos males que pode causar
Um namoro de colégio dura em média 26 dias
Que específico haha
Alimente o Cérebro acho que é referência de algum filme, lembro de já ter ouvido essa frase, só não lembro em qual filme.
.
Modernidade líquida é...
Pelas palavras de Eduardo Galeano, só os terraplanistas são capazes de alcançar a utopia hahahahaha. Ótimo vídeo como sempre.
Hahahahahah
Faz um vídeo falando de poesia, ou de suas citações filosóficas favoritas!