Realmente o que legitima um filme é o tempo. O Scorsese, por exemplo nunca se deu bem com a turma da academia, e ele é indiscutivelmente um dos maiores cineastas da história. Felizmente ele teve esse reconhecimento em vida, referência pra cineastas jovens hoje em dia. Lembro que no discurso do Bong Joon-Ho na cerimônia em que Parasita venceu, ele citou o Scorsese como referência.
A melhor reflexão que ouvi sobre esse assunto. Falta coragem para dizerem algumas verdades sobre premiações aqui no Brasil. Sobre tudo sobre as estrangeiras, que de certa forma moldam o comportamento da indústria nacional. Pensei por aqui sobre essa questão da "elite artística" e suas necessidades. Mas não esperava encontrar tão cedo alguém que encarasse esse fato frente aos seus seguidores. Parabéns pelo seu canal e obrigado por compartilhar suas ideias. Grande abraço!
Se isso trouxer mais visibilidade pro nosso cinema nacional e gerar políticas de incentivo, melhorar a atual cota de telas etc acho positivo, fora isso é só um boneco maneiro
Nesse caso da torcida das pessoas até mais resistentes a ideologia das premiações á um filme brasileiro ganhar o prêmio, é uma ideia inicial de que nosso cinema é marginal, nós somos o povo oprimido, logo, quando x filme brasileiro ou x atriz brasileira é indicado ou vence o Oscar, a torcida é mais pela idéia de que o oprimido conseguiu impressionar o opressor, de que essa elite cinematográfica conseguiu furar sua bolha, como se fosse o operario que vira presidente, o pobre coitado que entra na elite, mas ele não entra na elite por questão de ser algo novo, ou de ser algo especial, na verdade ele se junta e se torna essa elite. Não é a toa que Selton Mello e Fernanda Torres são atores da industria cinematografica de elite no Brasil. Claro que pra Hollywood, ator da globo é um qualquer outro, mas dentro do país, essas pessoas são elite, então no fim continua sendo cabeças da indústria, e não uma representação geral da vitória do cinema nacional, pelo menos não do jeito que tentam vender.
E o mais bizarro é que o cinema underground/experimental brasileiro é um dos melhores do mundo. Principalmente se contar com o que foi produzido nos anos 70. Mas essa validação internacional do mainstream acaba sendo a única coisa que faz diferença.
No imaginário popular, o oscar é sinônimo de filme de qualidade, filme bom. Ganhar o oscar (e sabendo que é o prêmio mais famoso da sétima arte para nossa população) é, talvez ,aguçar um pouco mais o interesse do brasileiro pelo seu cinema: "olha, nós temos um filme nacional com oscar!". Não sei a importância comercial que existe quando um filme ganha uma Oscar, talvez abra ainda mais a visibilidade do cinema brasileiro pro mundo. O filme do Salles ganhando a estatueta, seria, pra mim, mais curioso do que importante, na verdade
No imaginário popular, Oscar é sinônimo de alguma coisa boa. "Minha mãe fez um pudim tão bom que merece o Oscar". Seria até interessante ver quando isso se originou
Já vi discussões que falam sobre como a arte brasileira num geral é dependente dessa validação externa, quadrinhos passam por isso ou até mesmo artes plásticas. Mas no caso se refere a como o público só vai de fato considerar aquilo uma arte após essa validação, no caso do cinema, uma indicação ao Oscar, se não é só mais um produto meia boca que a indústria do cinema brasileiro produziu. Não sei se concordo com toda essa análise, até pq é algo super profundo, mas sempre que ligam um filme brasileiro ao Oscar isso me veem à cabeça.
sobre valor do oscar, a vdd é que nunca teve mt. msm dentro dos euas, quantos grandes diretores americanos, ou que fizeram carreira em hollywood, nunca foram premiados? das maiores vergonhas pra academia é não terem premiado o kubrick com o oscar de direção, já que foi considerado (ainda que não tenha sido de fato, mas publicamente carregava o estigma) o maior diretor americano do século XX. ora, como podem aqueles que se dizem organizadores da maior premiação de cinema do mundo, não premiarem nem o seu suposto maior diretor?! eles tbm criaram o premio honorário, que é uma forma de dizer - vc teve uma carreira brilhante, mas nós nunca demos a mínima, então toma isso aqui pro nosso filme não ficar mt queimado - o hitchcock recebendo o dele é hilário, sobe no palco puto da cara, diz "obrigado" e vai embora. deram um desses pro kurosawa tb. quase esqueceram do scorsese, e hoje eles têm mais um problema do tipo nas mãos. tarantino não foi premiado como diretor, apenas roteirista, e tá dizendo faz tempo que o próximo será seu último filme. anotem o que estou dizendo, ele vai ganhar com esse trabalho, o film critic, caso contrário vai ficar mttt feio pra eles, o cara foi o diretor autoral americano que surgiu nos anos 90 mais popular entre todos, e de novo, esnobam? que valor teria essa premiação? fincher tb ainda não venceu. comentando esses pq são os que realmente deveriam ter alguma chance, pq shyamalan, michael bay e companhia, esses nunca sequer serão considerados. de maneira geral, o oscar era legal quando colocavam algum comediante pra esculachar as celebridades, mas agora nem isso mais pode pq correm o risco de ser estapeados na cara :/
Muita coisa na história do Oscar não faz a menor lógica. Essa coisa do prêmio honorário realmente em vários casos funciona como pedido de desculpas ou uma tentativa de retratação.
Concordo totalmente com essa questão de só ir ao Oscar filmes "politicamente corretos" e que mesmo quando tem uma premissa interessante nunca levam elas até as últimas consequências. Por exemplo Poor Things (não sei se você gosta, mas detesto), que se propõe em ser algo diferentão, esquisito, afrontoso, mas nunca vai fundo nas proprias ideias, mesmo, ainda se submete a um "bem-fazer" do cinema. Mas diria que perceber isso vai além do gosto, Parasita que eu acho uma obra-prima também vai no mesmo sentido: é um filme apropriado por Hollywood pra que o caráter politico seja esvaziado e a industria possa dizer "olha, como eu tenho consciência e simpatizo com os problemas que os pobres sofrem no capitalismo"
Veja como GOSTO PESSOAL é uma coisa curiosa ! Eu acho "Poor things" genial e acho "Parasita" um lixo confuso, tolo, infantil com enredo típico de novela das 7 horas da TV Globo !!!
Me inscrevi no seu canal quando vi o video dos seus dez filmes favoritos. Vi que voce nao é desses criticos modinhas, que vao nessas listas prontas e fazem a deles. A gurizada nova escolhendo, poderoso chefão, 2001, e cidadão Kane, nao da ne ! Deveriam dizer o que eles realmente gastam. Quando vi a sua lista, vi que voce tem um gosto bem particular. Tenho 62 anos, ja vi milhares de filmes. Alguns da sua lista nao tinha visto. Valeu muito obrigado pelas dicas. Voce é fera. Abraço.
nosso últimos indicados - petra costa, walter salles, fernando meireles... herdeira de construtora bilionária, herdeiro de banco bilionário, dono de produtora bilionária... qlqr semelhança é só mera coincidência kkk
Ninguém (inteligente) acha que OSCAR vai "mudar o mundo" ou tornar a Fernanda Torres uma Deusa imortal. É tudo uma grande e deliciosa brincadeira. Da mesma forma que Copa do mundo de futebol e medalha em Olimpíada. Pra quem "não se importa" com Oscar, pode ficar tranquilo; pelo panorama que está se desenhando, Fernanda Torres sequer será indicada.
cinema no brasil, mais até do que em outros lugares, é uma mistura de formula 1 com cosa nostra. corre quem tem dinheiro pra bancar o próprio carro, ou, quem tem um padrinho muito forte dentro do mercado pra te indicar lá dentro. com essa lógica, o talento não é uma prioridade, e mt gente com potencial acaba nem tendo uma chance sequer. e nada indica que algo irá mudar no curto ou médio prazo.
Pesquisando a história do oscar ja se vê as injustiças quando se trata de melhor filme. Os dez mandamentos de 1956 de Cecil B DeMille nao ter ganho o melhor filme é uma delas.
E se ganhar, brasileiro vai achar que faz o melhor cinema do mundo kkk A Itália ganhou vários prêmios Oscar de filme estrangeiro, a França ganhou vários, a Alemanha, Dinamarca, Japão, China. Até a Argentina ganhou dois, e o Brasil nenhum. E se ganhar dessa vez, acha que é o país do melhor cinema mundial kkkk
Uma das coisas que me incomoda na militância pela valorização do cinema brasileiro é que a construção argumentativa se dá, quase sempre, da seguinte forma: "veja, o cinema brasileiro não é só *insira aqui um filme comercial, gênero bem definido de apelo popular*. Tem muito cinema bom sendo feito!" E a lista de recomendações envolve sempre filmes meio de festival nacional que são sempre algo como "dramas elevados", mas que tem pouquíssimo alcance (os motivos pra isso são outra coisa). Eu acho - só acho - que defender o cinema de um país é defendê-lo como um todo, inclusive as comédias bobalhonas da Globo Filmes e as cinebiografias feitas a partir da demanda atual por certa nostalgia nacional! Não é apenas defender filmes pelo seu valor de culto, mas a indústria como um todo mesmo, a estrutura! Resumindo meu argumento: a defesa do cinema brasileiro tem que sair da mão dos cinéfilos kkkkkkkk PS.: É preciso considerar que faz parte sim da cultura do brasileiro consumir audiovisual e também produções de gênero. Para além do cinema, a força da teledramaturgia não pode ser desconsiderada em qualquer análise neste sentido. E o que é a novela senão um melodrama assumido? Me incomoda muito um cinema brasileiro que "esconde o gênero" - o contrário de misturar os gêneros como no cinema indiano. Parte do fracasso atual das novelas da Globo vem de uma tendência deles em fazer novela fingindo, na linguagem, que é série genérica. O público médio gosta dos apelos diretos de gêneros bem assumidos, mas eu vejo que há uma geração de realizadores que, na mediania, não gostam de "apelar" (ou não sabem trabalhar com gêneros). Mas isto é outro assunto, bem fora do tópico.
Não... discordo ! Se formos falar de "Vai que cola - o filme" ESTARÍAMOS ADMITINDO QUE TEMOS O PIOR CINEMA DO PLANETA. "Minha mãe é uma peça " NEM É CINEMA; nem tem esta função/objetivo; é apenas para vermos "Zorra total" e "A praça é nossa" EM TELA GRANDE.
@ANDREandTheOscars eu defendo q a indústria de cinema do país deve ser defendida, com seus filmes bons e ruins. Afinal de contas a maior indústria do mundo também vive muito mais de filmes ruins do que de filmes bons. Quantos filmes ruins bem sucedidos já não pagaram os "bons"? Tem algum pragmatismo na minha opinião. Mas eu entendo seu ponto e tbm acho válido, a gnt tem a tendência a buscar sempre o melhor exemplo pra que se valorize, de fato não faz sentido partir de exemplos ruins. Mas como o colega acima falou, existe algo sociologicamente complexo quando o assunto é a opinião do brasileiro sobre o próprio cinema. Mas te garanto q a culpa não é dos filmes ruins, pq além de ser relativo, tem em todos os lugares.
@ANDREandTheOscars eu só teria um pouco mais de cautela pra simplesmente afirmar que um filme não é cinema pelo fato de seu apelo não funcionar com a minha sensibilidade estética. É fácil sair por aí dizendo q filme ruim é ruim.Mas tentemos imaginar uma das milhões de pessoas q assistiram Minha mãe é uma peça no cinema assistindo um filme experimental não-narrativo e dizendo: "isto não é cinema, não tem objetivo nenhum".
Acho que o Brasil não vai ganhar nada no Oscar. E se ganhar, brasileiro vai achar que faz o melhor cinema do mundo (kkk). A Itália ganhou vários prêmios Oscar de filme estrangeiro, a França ganhou vários, a Alemanha, Dinamarca, Japão, China... Até a Argentina ganhou dois, e o Brasil nenhum. E se ganhar dessa vez, acha que é o país do melhor cinema mundial kkkk. A Fernanda Montenegro não ganhou e brasileiro já acha que ela é a maior atriz do mundo kkk. Esqueceram os prêmios Oscar das grandes atrizes como Bete Davis, Vanessa Redgrave, Meryl Streep, Cate Blanchet, Katherine Hepburn, Ingrid Bergman. Lendas maiores do cinema em todos os tempos. Quem é a Fernanda perto delas? Só duas atrizes que não falam o português ganharam o Oscar: Sophia Loren e Marion Cotillard. Quem é Fernanda M. ou Torres perto da lendária Sophia Loren? Kkkk E brasileiro acha que a F. Montenegro é a maior de todas kkkkkkk
Que comentário INFANTIL ! Quem está comparando alguém com alguém ? Sophia Loren é Sophia Loren e Fernanda Montenegro é Fernanda Montenegro ... ponto final. Eu já sei qual o seu "problema" : é da turma do bozo, fazendo o famoso boicote, né ? Fala claro logo : "Tô fazendo boicote porque bozo mandou"; seria mais digno e objetivo. Quando Cate Blanchett nasceu em 1969, Fernanda Montenegro já tinha décadas de carreira, meu amigo ... Fernanda Torres ganhou o Festival de Cannes em 1986 ... Regina Duarte ganhou o que ? Ganhou um pé no traseiro da Rede Globo !!!!
E tem mais : Os americanos bajularam Sophia Loren porque queria "pega-la", pois ela só tem beleza. Quando ela não "deu", chutaram ela que NUNCA teve uma carreira consistente. Até anúncio de sabonete LUX DE LUXO, a Sophia Loren teve de fazer para botar comida na mesa . FERNANDA MONTENEGRO e FERNANDA TORRES nunca tiveram de VENDER SABONETE pra sobreviver.
Aprenda cinema do básico ao avançado no CURSO ONLINE DE CINEMA:
cursodecinema.com.br
Realmente o que legitima um filme é o tempo. O Scorsese, por exemplo nunca se deu bem com a turma da academia, e ele é indiscutivelmente um dos maiores cineastas da história. Felizmente ele teve esse reconhecimento em vida, referência pra cineastas jovens hoje em dia. Lembro que no discurso do Bong Joon-Ho na cerimônia em que Parasita venceu, ele citou o Scorsese como referência.
Isso que é um dos cineastas mais conhecidos dos EUA. Imagina diretores mais undergrounds da mesma geração, tipo Monte Hellman.
A melhor reflexão que ouvi sobre esse assunto. Falta coragem para dizerem algumas verdades sobre premiações aqui no Brasil. Sobre tudo sobre as estrangeiras, que de certa forma moldam o comportamento da indústria nacional. Pensei por aqui sobre essa questão da "elite artística" e suas necessidades. Mas não esperava encontrar tão cedo alguém que encarasse esse fato frente aos seus seguidores. Parabéns pelo seu canal e obrigado por compartilhar suas ideias. Grande abraço!
Buscar o Oscar para legitimar a qualidade de um trabalho é muita cascata. Afinal, só 1 filme ganha.
Isso me lembra aquela outra expressao brasileira de "[alguma coisa é tao edificante] que daria um filme"
Se isso trouxer mais visibilidade pro nosso cinema nacional e gerar políticas de incentivo, melhorar a atual cota de telas etc acho positivo, fora isso é só um boneco maneiro
Ou seja não vai! A matilha cultural é a mesma, independente do lugar. A ilusão de acreditar que essa cambada privilegiada é inclusiva.
Quando apareceu pra mim a IA perguntando se é bom ter alma, daí a Fernanda Torres respondendo que sim e eu vi que era propaganda do Itaú eu gargalhei.
Vc fala muito engraçado kkkk😂
"Elite progressista neoliberal com peso na consciência " (Arthur Tuoto). 😮
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente análise
Acho que concordei com tudo. No final, é um problema insolúvel do capitalismo, onde tudo vira produto e especulação.
Nesse caso da torcida das pessoas até mais resistentes a ideologia das premiações á um filme brasileiro ganhar o prêmio, é uma ideia inicial de que nosso cinema é marginal, nós somos o povo oprimido, logo, quando x filme brasileiro ou x atriz brasileira é indicado ou vence o Oscar, a torcida é mais pela idéia de que o oprimido conseguiu impressionar o opressor, de que essa elite cinematográfica conseguiu furar sua bolha, como se fosse o operario que vira presidente, o pobre coitado que entra na elite, mas ele não entra na elite por questão de ser algo novo, ou de ser algo especial, na verdade ele se junta e se torna essa elite. Não é a toa que Selton Mello e Fernanda Torres são atores da industria cinematografica de elite no Brasil. Claro que pra Hollywood, ator da globo é um qualquer outro, mas dentro do país, essas pessoas são elite, então no fim continua sendo cabeças da indústria, e não uma representação geral da vitória do cinema nacional, pelo menos não do jeito que tentam vender.
E o mais bizarro é que o cinema underground/experimental brasileiro é um dos melhores do mundo. Principalmente se contar com o que foi produzido nos anos 70. Mas essa validação internacional do mainstream acaba sendo a única coisa que faz diferença.
No imaginário popular, o oscar é sinônimo de filme de qualidade, filme bom. Ganhar o oscar (e sabendo que é o prêmio mais famoso da sétima arte para nossa população) é, talvez ,aguçar um pouco mais o interesse do brasileiro pelo seu cinema: "olha, nós temos um filme nacional com oscar!". Não sei a importância comercial que existe quando um filme ganha uma Oscar, talvez abra ainda mais a visibilidade do cinema brasileiro pro mundo. O filme do Salles ganhando a estatueta, seria, pra mim, mais curioso do que importante, na verdade
No imaginário popular, Oscar é sinônimo de alguma coisa boa. "Minha mãe fez um pudim tão bom que merece o Oscar". Seria até interessante ver quando isso se originou
Já vi discussões que falam sobre como a arte brasileira num geral é dependente dessa validação externa, quadrinhos passam por isso ou até mesmo artes plásticas. Mas no caso se refere a como o público só vai de fato considerar aquilo uma arte após essa validação, no caso do cinema, uma indicação ao Oscar, se não é só mais um produto meia boca que a indústria do cinema brasileiro produziu. Não sei se concordo com toda essa análise, até pq é algo super profundo, mas sempre que ligam um filme brasileiro ao Oscar isso me veem à cabeça.
O Brasil nunca fez sua revolução nacional, e assim nunca deixou de querer ser a "mais linda das colonias".
sobre valor do oscar, a vdd é que nunca teve mt. msm dentro dos euas, quantos grandes diretores americanos, ou que fizeram carreira em hollywood, nunca foram premiados? das maiores vergonhas pra academia é não terem premiado o kubrick com o oscar de direção, já que foi considerado (ainda que não tenha sido de fato, mas publicamente carregava o estigma) o maior diretor americano do século XX. ora, como podem aqueles que se dizem organizadores da maior premiação de cinema do mundo, não premiarem nem o seu suposto maior diretor?!
eles tbm criaram o premio honorário, que é uma forma de dizer - vc teve uma carreira brilhante, mas nós nunca demos a mínima, então toma isso aqui pro nosso filme não ficar mt queimado - o hitchcock recebendo o dele é hilário, sobe no palco puto da cara, diz "obrigado" e vai embora. deram um desses pro kurosawa tb. quase esqueceram do scorsese, e hoje eles têm mais um problema do tipo nas mãos. tarantino não foi premiado como diretor, apenas roteirista, e tá dizendo faz tempo que o próximo será seu último filme. anotem o que estou dizendo, ele vai ganhar com esse trabalho, o film critic, caso contrário vai ficar mttt feio pra eles, o cara foi o diretor autoral americano que surgiu nos anos 90 mais popular entre todos, e de novo, esnobam? que valor teria essa premiação? fincher tb ainda não venceu. comentando esses pq são os que realmente deveriam ter alguma chance, pq shyamalan, michael bay e companhia, esses nunca sequer serão considerados.
de maneira geral, o oscar era legal quando colocavam algum comediante pra esculachar as celebridades, mas agora nem isso mais pode pq correm o risco de ser estapeados na cara :/
Muita coisa na história do Oscar não faz a menor lógica. Essa coisa do prêmio honorário realmente em vários casos funciona como pedido de desculpas ou uma tentativa de retratação.
Concordo totalmente com essa questão de só ir ao Oscar filmes "politicamente corretos" e que mesmo quando tem uma premissa interessante nunca levam elas até as últimas consequências. Por exemplo Poor Things (não sei se você gosta, mas detesto), que se propõe em ser algo diferentão, esquisito, afrontoso, mas nunca vai fundo nas proprias ideias, mesmo, ainda se submete a um "bem-fazer" do cinema. Mas diria que perceber isso vai além do gosto, Parasita que eu acho uma obra-prima também vai no mesmo sentido: é um filme apropriado por Hollywood pra que o caráter politico seja esvaziado e a industria possa dizer "olha, como eu tenho consciência e simpatizo com os problemas que os pobres sofrem no capitalismo"
Poise. É uma elite progressista que critica a sociedade apenas na dose certa.
Veja como GOSTO PESSOAL é uma coisa curiosa ! Eu acho "Poor things" genial e acho "Parasita" um lixo confuso, tolo, infantil com enredo típico de novela das 7 horas da TV Globo !!!
Me inscrevi no seu canal quando vi o video dos seus dez filmes favoritos.
Vi que voce nao é desses criticos modinhas, que vao nessas listas prontas e fazem a deles. A gurizada nova escolhendo, poderoso chefão, 2001, e cidadão Kane, nao da ne !
Deveriam dizer o que eles realmente gastam. Quando vi a sua lista, vi que voce tem um gosto bem particular.
Tenho 62 anos, ja vi milhares de filmes.
Alguns da sua lista nao tinha visto.
Valeu muito obrigado pelas dicas.
Voce é fera. Abraço.
Valeu! Que bom que está aproveitando o canal! Eu adoro 2001 e Cidadão Kane, mas acho que muita gente se limita aos mesmos nomes mesmo.
@@arthurtuotoObrigado por responder. Feliz natal e ano novo para você e sua família.
nosso últimos indicados - petra costa, walter salles, fernando meireles... herdeira de construtora bilionária, herdeiro de banco bilionário, dono de produtora bilionária... qlqr semelhança é só mera coincidência kkk
Poisé. Não falei da Petra, mas é um ótimo exemplo desses progressistas milionários que fazem cinema de crítica social de bom tom.
Ninguém (inteligente) acha que OSCAR vai "mudar o mundo" ou tornar a Fernanda Torres uma Deusa imortal. É tudo uma grande e deliciosa brincadeira.
Da mesma forma que Copa do mundo de futebol e medalha em Olimpíada.
Pra quem "não se importa" com Oscar, pode ficar tranquilo; pelo panorama que está se desenhando, Fernanda Torres sequer será indicada.
cinema no brasil, mais até do que em outros lugares, é uma mistura de formula 1 com cosa nostra.
corre quem tem dinheiro pra bancar o próprio carro, ou, quem tem um padrinho muito forte dentro do mercado pra te indicar lá dentro. com essa lógica, o talento não é uma prioridade, e mt gente com potencial acaba nem tendo uma chance sequer. e nada indica que algo irá mudar no curto ou médio prazo.
Pesquisando a história do oscar ja se vê as injustiças quando se trata de melhor filme. Os dez mandamentos de 1956 de Cecil B DeMille nao ter ganho o melhor filme é uma delas.
não é um mero ex sósia do leon trotsky
Aínda Estou Aqui Ótimo o Filme mas quero ver cara dos Brasileiros quando filme não levar Nada
Kkk Tb tô sentindo que não vai levar nada kkk
E se ganhar, brasileiro vai achar que faz o melhor cinema do mundo kkk A Itália ganhou vários prêmios Oscar de filme estrangeiro, a França ganhou vários, a Alemanha, Dinamarca, Japão, China. Até a Argentina ganhou dois, e o Brasil nenhum. E se ganhar dessa vez, acha que é o país do melhor cinema mundial kkkk
Uma das coisas que me incomoda na militância pela valorização do cinema brasileiro é que a construção argumentativa se dá, quase sempre, da seguinte forma: "veja, o cinema brasileiro não é só *insira aqui um filme comercial, gênero bem definido de apelo popular*. Tem muito cinema bom sendo feito!" E a lista de recomendações envolve sempre filmes meio de festival nacional que são sempre algo como "dramas elevados", mas que tem pouquíssimo alcance (os motivos pra isso são outra coisa).
Eu acho - só acho - que defender o cinema de um país é defendê-lo como um todo, inclusive as comédias bobalhonas da Globo Filmes e as cinebiografias feitas a partir da demanda atual por certa nostalgia nacional! Não é apenas defender filmes pelo seu valor de culto, mas a indústria como um todo mesmo, a estrutura!
Resumindo meu argumento: a defesa do cinema brasileiro tem que sair da mão dos cinéfilos kkkkkkkk
PS.: É preciso considerar que faz parte sim da cultura do brasileiro consumir audiovisual e também produções de gênero. Para além do cinema, a força da teledramaturgia não pode ser desconsiderada em qualquer análise neste sentido. E o que é a novela senão um melodrama assumido? Me incomoda muito um cinema brasileiro que "esconde o gênero" - o contrário de misturar os gêneros como no cinema indiano. Parte do fracasso atual das novelas da Globo vem de uma tendência deles em fazer novela fingindo, na linguagem, que é série genérica. O público médio gosta dos apelos diretos de gêneros bem assumidos, mas eu vejo que há uma geração de realizadores que, na mediania, não gostam de "apelar" (ou não sabem trabalhar com gêneros). Mas isto é outro assunto, bem fora do tópico.
Infelizmente essa discussão passa por vários tabus sociológico s desse lugar onde vivemos. A começar sobre "o que é ser brasileiro".
@AGeleia verdade.
Não... discordo !
Se formos falar de "Vai que cola - o filme" ESTARÍAMOS ADMITINDO QUE TEMOS O PIOR CINEMA DO PLANETA.
"Minha mãe é uma peça " NEM É CINEMA; nem tem esta função/objetivo; é apenas para vermos "Zorra total" e "A praça é nossa" EM TELA GRANDE.
@ANDREandTheOscars eu defendo q a indústria de cinema do país deve ser defendida, com seus filmes bons e ruins. Afinal de contas a maior indústria do mundo também vive muito mais de filmes ruins do que de filmes bons. Quantos filmes ruins bem sucedidos já não pagaram os "bons"? Tem algum pragmatismo na minha opinião. Mas eu entendo seu ponto e tbm acho válido, a gnt tem a tendência a buscar sempre o melhor exemplo pra que se valorize, de fato não faz sentido partir de exemplos ruins. Mas como o colega acima falou, existe algo sociologicamente complexo quando o assunto é a opinião do brasileiro sobre o próprio cinema. Mas te garanto q a culpa não é dos filmes ruins, pq além de ser relativo, tem em todos os lugares.
@ANDREandTheOscars eu só teria um pouco mais de cautela pra simplesmente afirmar que um filme não é cinema pelo fato de seu apelo não funcionar com a minha sensibilidade estética. É fácil sair por aí dizendo q filme ruim é ruim.Mas tentemos imaginar uma das milhões de pessoas q assistiram Minha mãe é uma peça no cinema assistindo um filme experimental não-narrativo e dizendo: "isto não é cinema, não tem objetivo nenhum".
Acho que o Brasil não vai ganhar nada no Oscar. E se ganhar, brasileiro vai achar que faz o melhor cinema do mundo (kkk). A Itália ganhou vários prêmios Oscar de filme estrangeiro, a França ganhou vários, a Alemanha, Dinamarca, Japão, China... Até a Argentina ganhou dois, e o Brasil nenhum. E se ganhar dessa vez, acha que é o país do melhor cinema mundial kkkk. A Fernanda Montenegro não ganhou e brasileiro já acha que ela é a maior atriz do mundo kkk. Esqueceram os prêmios Oscar das grandes atrizes como Bete Davis, Vanessa Redgrave, Meryl Streep, Cate Blanchet, Katherine Hepburn, Ingrid Bergman. Lendas maiores do cinema em todos os tempos. Quem é a Fernanda perto delas? Só duas atrizes que não falam o português ganharam o Oscar: Sophia Loren e Marion Cotillard. Quem é Fernanda M. ou Torres perto da lendária Sophia Loren? Kkkk E brasileiro acha que a F. Montenegro é a maior de todas kkkkkkk
Que comentário INFANTIL !
Quem está comparando alguém com alguém ?
Sophia Loren é Sophia Loren e Fernanda Montenegro é Fernanda Montenegro ... ponto final.
Eu já sei qual o seu "problema" : é da turma do bozo, fazendo o famoso boicote, né ?
Fala claro logo : "Tô fazendo boicote porque bozo mandou"; seria mais digno e objetivo.
Quando Cate Blanchett nasceu em 1969, Fernanda Montenegro já tinha décadas de carreira, meu amigo ...
Fernanda Torres ganhou o Festival de Cannes em 1986 ... Regina Duarte ganhou o que ?
Ganhou um pé no traseiro da Rede Globo !!!!
E tem mais : Os americanos bajularam Sophia Loren porque queria "pega-la", pois ela só tem beleza.
Quando ela não "deu", chutaram ela que NUNCA teve uma carreira consistente. Até anúncio de sabonete LUX DE LUXO, a Sophia Loren teve de fazer para botar comida na mesa .
FERNANDA MONTENEGRO e FERNANDA TORRES nunca tiveram de VENDER SABONETE pra sobreviver.