FIM DE ANO: Mensagem do CRP 01/DF

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 вер 2024
  • | FIM DE ANO |
    Mensagem do CRP 01/DF
    Camaradas da Psicologia do Distrito Federal,
    Ao longo dos últimos quatro anos, nosso Conselho vem contribuindo com o desenvolvimento da Psicologia em nossa região.
    Por um lado, zelamos pelas psicólogas, através da qualificação dos serviços que oferecemos às profissionais, bem como por iniciativas de reconhecimento do trabalho delas por meio de homenagens, convites à participação em eventos e compartilhamento de boas práticas. No cuidado das nossas, também desenvolvemos ações de mobilização, incidência e articulação institucional para a defesa de direitos trabalhistas da nossa categoria profissional. Promovemos debates inclusivos em eventos que abordaram temas emergentes em nossa profissão, buscando refletir crítica e dialeticamente com profissionais sobre dúvidas que nossa atuação desperta na atualidade. Do ponto de vista da relação entre profissionais e Conselho, facilitamos a regularização e manutenção dos nossos vínculos através do congelamento da anuidade pelo 4° ano consecutivo e novas possibilidades de isenção de pagamentos. Nossa campanha contra o assédio às psicólogas rodou secretarias de governo, instituições de ensino, diferentes regiões administrativas do DF e grandes veículos de comunicação local. E seguimos firmes na realização de pesquisas, produção de materiais de referência e promoção de campanhas informativas para melhoria das condições de oferta de serviços em nossa região.
    Nossa gestão preza pela participação de profissionais e estudantes em nossos quadros e por isso o nosso corpo cresce a cada ano, com dezenas de comissões e grupos de trabalho ativos e articulados a movimentos sociais, órgãos públicos, conselhos de direitos e coletivos organizados da luta antimanicomial, da luta por moradia, das lutas por direitos da classe trabalhadora do Distrito Federal. Hoje temos quase uma centena de profissionais e estudantes construindo nosso Conselho, distribuídas em nossa diretoria, plenário, comissões e grupos de trabalho, engajadas em relações horizontais onde cada um de nós coopera com ideias e ações.
    No zelo da garotada que estuda Psicologia, estabelecemos parcerias com diversas instituições de ensino, visitando-as e convidando-as à ocupação do nosso Conselho, cuidando da aproximação entre a autarquia fiscalizadora - o Sistema Conselhos de Psicologia, e a formação profissional no Distrito Federal.
    E no zelo da sociedade do DF, participamos cada vez mais de espaços de controle social, ocupando conselhos de direitos e enfrentando a lógica de privatização da saúde e da assistência social do Governo do Distrito Federal. A cada ano, O CRP 01/DF amplia sua participação estratégica em tais conselhos e vai sedimentando seu papel na construção das políticas públicas do território. Além disso, temos nos destacado como órgão fiscalizador de instituições totais, participando ativamente do movimento pelo fechamento de manicômios e da ala psiquiátrica da cadeia, além de fiscalizar com rigor comunidades terapêuticas, enfrentando as forças políticas e econômicas envolvidas neste mercado. Além da fiscalização, cuidamos da orientação para um exercício profissional alinhado ao compromisso social, à defesa de direitos humanos e à transformação da sociedade colonial em que ainda vivemos.
    No encerramento deste ano, nosso País respira com a retomada de políticas públicas para pessoas em situação de profunda violação de direitos. Povos originários conquistam avanços em sua luta. O Estado brasileiro é refundado em meio aos destroços do fascismo e a Psicologia está presente nos grandes debates nacionais.
    Mas a luta não está ganha: forças conservadoras atuam em nossa política econômica, nossa geração assiste ao vivo ao massacre de crianças e povos, e podemos sentir o bafo da extrema-direita internacional organizada bem próximo de nós, cobiçoso de nossa soberania, de nossa alegria e das nossas florestas.
    Por isso, neste ano que finda, desejamos que possamos nos nutrir da força de nossos afetos, famílias e comunidades, para seguir na luta pela Psicologia, essa ferramenta afiada de construção de um outro mundo.
    Que venha 2024 com mais encontros e vitórias!
    O Conselho é nosso!
    #DescreviParaVocê: miniatura de vídeo legendado e com janela de Libras no qual as quatro conselheiras diretoras do CRP 01/DF destacam ações realizadas pelo Conselho ao longo de 2023 e perspectivas para o ano seguinte.

КОМЕНТАРІ •