MQTT e Mosquitto para automação no Home Assistant
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Neste vídeo você aprenderá a instalar e configurar o MQTT e Mosquitto no Home Assistant, permitindo assim automações entre dispositivos e coleta de dados para a criação de dashboards personalizados.
#mqtt #mosquitto #homeassistant #automaçãoresidencial
Amigo, ótimo vídeo.
Você saberia dizer como podemos programar um ESP32 para se comunicar em rede externa com o home assitant? Entendi que poderia ser via tunelamento do clouflare ou via VPN, se você souber ia ser legal um tutorial nesse sentido!
Um abraço
Olá, para acesso externo de modo gratuito seria algo to tipo mesmo como os que mencionou, agora existem tb serviços como o Home Assist Cloud, que são bem mais convenientes, mas pagos. Vou ver de gravar a respeito sim e ver se consigo alguma solução gratuita e estável.
@ legal, mas acho que com o HA cloud nao é possível acessar remotamente o ESP.
Legal vai ser show um video nesse a princípio ninguém nunca fez, lembrando que o caso sugerido nao é acesso externo ao HA mas sim ao ESP32
@@marcelloescudeiro6364que tipo de acesso vc tem em mente? Pq se for via http talvez a solução seja rodar no esp32 um web server e disponibilizar o acesso através de port forwarding no roteador por exemplo.