Como funcionam as eleições presidenciais nos EUA

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • Falta pouco para as eleições americanas - aliás, já há eleitores enfrentando filas para votar antecipadamente ou preparando seus votos para sendo enviados pelo correio. Embora Brasil e Estados Unidos tenham regimes presidenciais, a escolha de um presidente é bastante diferente dos dois países. Tanto que em terras americanas um candidato pode ganhar a maioria dos votos e mesmo assim perder a eleição para presidente. Entenda, no vídeo, como funciona o sistema que reelegerá o republicano Donald Trump ou colocará em seu lugar o democrata Joe Biden.
    Curtiu? Inscreva-se no canal da BBC News Brasil! E se quiser ler mais notícias, clique aqui: www.bbc.co.uk/portuguese
    #BBCNewsBrasil #EleiçõesEUA2020 #EstadosUnidos #DonaldTrump #JoeBiden

КОМЕНТАРІ • 771

  • @diegomoreti5621
    @diegomoreti5621 4 роки тому +312

    Pô legal até gostaria de entender este vídeo porém sou deficiente visual e além de não entender as eleições dos Estados Unidos fiquei sem entender o que se passou no vídeo. Seria legal não excluir os cegos da suas reportagens pois vamos combater a exclusão. BBC começa fazer áudio descrições do seus vídeos por favor existe espectadores cegos também que são assinantes do canal mas são excluído por vocês. Ou melhor por todos né

    • @santosl9553
      @santosl9553 4 роки тому +6

      Verdade

    • @diegos4791
      @diegos4791 4 роки тому +3

      Apoio

    • @isabel5680
      @isabel5680 4 роки тому +52

      Caso você ainda tenha interesse no assunto eles explicam que o voto de cada estado-unidense não é um voto direto e sim um voto para os membros do colégio eleitoral, formado por um total de 538, cada estado tem um número de delegados equivalente à sua população. É esperado que os delegados votem de acordo com o resultado de seu estado então se, por exemplo, um candidato ganhar com 51% dos votos todos os delegados desse estado devem votar nesse candidato. Esses delgados são nomeados pelos principais partidos, democrata e republicano, as regras para nomeação variam de estado para estado, e para que o candidato ganhe 270 dos 538 delegados devem votar nele. Por isso a estratégia política dos candidatos é ganhar nos estados mais populosos tendo assim um número maior de delegados, foi assim que o Trump ganhou da Hilary Clinton em 2016 mesmo ela recebendo mais votos.
      Espero ter ajudado, e espero que a bbc atenda o seu pedido para futuros vídeos!

    • @marcoslima8797
      @marcoslima8797 4 роки тому +1

      RT.

    • @diegomoreti5621
      @diegomoreti5621 4 роки тому +10

      @@isabel5680 obrigado ajudou muito. Agora entendi

  • @enilsainaciopereira9458
    @enilsainaciopereira9458 4 роки тому +221

    Cara isso que é um comitê confuso

    • @AphantasiaNya
      @AphantasiaNya 4 роки тому +31

      Muito mal feito isso aí, parece até mesmo tirado de um jogo de tabuleiro rs

  • @leonardomartins3041
    @leonardomartins3041 4 роки тому +69

    Eleições Americanas e Campeonato Carioca, os dois a 80 Km/h: qual é mais difícil de entender?? Kkkkkk

  • @joaocarlosagostini9750
    @joaocarlosagostini9750 4 роки тому +153

    Definitivamente é uma semi-democracia, pois não é a maioria do povo que elege o presidente, mas pode vir a eleger, é uma possibilidade e não um fato.

    • @ignoranciabrasileira8203
      @ignoranciabrasileira8203 4 роки тому +31

      "Igual" ao Brasil, na qual a população não elege os ministros do STF

    • @miguelantonioaugusto7135
      @miguelantonioaugusto7135 4 роки тому +17

      Lá é estados unidos e não república federativa. Existe vários sistemas de política democrática.

    • @daniloluissc
      @daniloluissc 4 роки тому +9

      Desse jeito, era melhor ter um sistema parlamentarista, e não fazer o povo de besta votar ( mesmo que opcional).

    • @gabrielalmeida3555
      @gabrielalmeida3555 4 роки тому +19

      @@ignoranciabrasileira8203 Existe uma explicação no canal da BBC sobre como são eleitos os ministros do STF. O objetivo de ser assim é para manter a harmonia e o equilíbrio entre os três poderes. Claro que em um país perfeito isso funciona de forma perfeita, mas acredito que dessa maneira consigamos um equilíbrio mais ou menos estável.
      Vou procurar o link e te mandar aqui. 😉👍🏻

    • @vitormigueldesousaesilva1195
      @vitormigueldesousaesilva1195 4 роки тому +23

      @@ignoranciabrasileira8203 Vc não quer comparar uma pessoa comum que pode ser eleita com um doutor ou pós-doutor da área judiacial né? Eleição para o judiciário só politizaria a justiça e esta deve ser neutra e baseada somente na lei, é assim que os três poderes funcionam meu caro.

  • @danielpantoja1042
    @danielpantoja1042 4 роки тому +56

    Essa diferença eleitoral entre EUA e Brasil justifica-se pelo modo como surgiu a Federação em ambos os países, pois, embora os dois países sejam uma Federação, a forma de surgimento foi diferente. Para quem tiver interesse, pesquise sobre a diferença do modelo de federação Centrípeta e Federação Centrífuga.
    No período colonial, o Brasil era um estado unitário ao qual não existiam os estados, mas tão somente as províncias e todas elas eram subordinadas diretamente a Portugal. Isso se chama de Estado Unitário. As províncias não tinham soberania e isto gerou consequências até hoje, basta ver que nenhum Estado do Brasil tem soberania, mas somente autonomia. Soberania quem tem é a União e autonomia quem tem são os Estados.
    Diferente do Brasil, nos Estados Unidos existiam as 13 colônias que possuíam alto grau de autogoverno e isso reflete até os dias atuais. É por isso que alguns estados tem pena de morte e outros não. Aqui no Brasil isso seria impossível já que há uma única legislação penal editada pelo poder legislativo federal e se aplica a todos os Estados, conforme previsto na Constituição de 1988.
    Se a Federação concentra poderes e competências na União, ou seja, tem maior grau de centralização, será uma Federação Centrípeta. Exemplo: Federação brasileira.
    Se a Federação distribui as competências e poderes de forma a dar mais autonomia aos Estados-membros, portanto com menor grau de centralização, será uma Federação Centrífuga. Exemplo: Federação norte-americana.
    Essas raízes históricas influenciaram também no sistema eleitoral de ambos os países.

    • @EDDbsb
      @EDDbsb 4 роки тому +2

      Obrigado pela aula! Muito interessante.

    • @Nationtrap666
      @Nationtrap666 4 роки тому +2

      Comentário fino!

    • @Walt_82
      @Walt_82 3 місяці тому

      Nossa simplifique as coisas esse tipo de votação beneficia classe média ricos e militares e ponto final

    • @WARDOG123
      @WARDOG123 3 місяці тому

      ​@@Walt_82 aí que tá, os pais fundadore (aqueles nas notas de dólar) não acreditavam em democracia de voto popular majoritário, eles sabiam que o voto da maioria seria o voto do indigente, e que o indigente sempre votaria no ladrão, assassino, corrupto etc, Estados Unidos foi feito pra literalmente não virar um Brasil e principalmente para que pessoas como lula, Fidel Castro, Che Guevara não tenham poder nem no voto nem na política, foi pra isso que a constituição americana foi criada

  • @germananaciffonseca4514
    @germananaciffonseca4514 4 роки тому +30

    Parabéns pelo trabalho de vcs da bbc News. Estão me ajudando muito nas informações diárias.

  • @gilberferreira452
    @gilberferreira452 4 роки тому +105

    Se o mais votado não é eleito, a vontade do povo não foi respeitada. Vai entender!

    • @HelgaCavoli
      @HelgaCavoli 4 роки тому +21

      @joão amaral vc faz ideia do q significa "república" ou "federativa"? Choveu no molhado e confundiu o meio de campo.

    • @arthurrodrigues1356
      @arthurrodrigues1356 4 роки тому +1

      @joão amaral então seria como vários países votando em um presidente geral?

    • @hugomattosdecarvalho
      @hugomattosdecarvalho 4 роки тому +2

      @joão amaral, lá é uma república federativa sim. A diferença é que os estados de lá tem mais autonomia do que os daqui. Depois pesquise sobre a formação das federações de forma centrífuga e centrípeta. Acredito que se aproxime mais do que vc está querendo falar.

    • @Gustavovisk21
      @Gustavovisk21 4 роки тому +3

      @joão amaral Eles são uma república federativa presidencialista sim, os estados, apesar de sua relativa autonomia em comparação com a nossa república, ainda são submissos ao governo federal e à constituição federal, não existem nações autônomas ou livres dentro da república estadunidense. Apesar de poderem fazer suas leis, nenhuma lei estadual pode entrar em conflito com uma lei federal, ou ter poder de lei maior que ela.

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому +5

      Democracia é saudável até certo ponto e os pais fundadores da América sabiam perfeitamente disso, Isso faz que os EUA sejam o único país presidencialista que funcione pois os demais países que tentaram imitar o presidencialismo com voto direto (Brasil) sempre acabam em ditaduras como aconteceu e acontece na América Latina e na África, Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável.

  • @vanderleifreitas1153
    @vanderleifreitas1153 4 роки тому +201

    Brasil tá anos Luz a frente kkkk. tanto no sistemas e na apuração..

    • @eu6242
      @eu6242 4 роки тому +97

      Quanto na corrupção hahaha

    • @you5386
      @you5386 4 роки тому +23

      @@eu6242 na justiça lixo e educação de ultima!

    • @rutedesouza9814
      @rutedesouza9814 4 роки тому +50

      Pelo menos nisso eu concordo. Nossa população é grande e o resultado sai em horas.

    • @guil1798
      @guil1798 4 роки тому +12

      Só não sabemos (não digo todos) votar por não termos qualidade de ensino.

    • @joaoborges1006
      @joaoborges1006 4 роки тому +9

      Ano luz é medida de espaço, mas concordo com o que você quis dizer.

  • @laurafigueiredo1351
    @laurafigueiredo1351 4 роки тому +107

    Imagina se fosse assim no Brasil, o tanto de "delegado" comprado que ia ter.

    • @nagasky9996
      @nagasky9996 4 роки тому +4

      @@Lucas-l3n5n isso não muda nada eles tem armas muitas armas por isso são a maior economia todos querem segurança

    • @nagasky9996
      @nagasky9996 4 роки тому

      @@Lucas-l3n5n tem diferença enorme de nível o que o Iran tem e mísseis que não são nucleares nem atômicos e nem Marinha tem Iran e uma piada

    • @felipe_amancio
      @felipe_amancio 4 роки тому +5

      República do Café com Leite.

    • @dvtxy
      @dvtxy 6 місяців тому +2

      Não duvido que também haja corrupção lá.

    • @CharlesCornwallis-u9z
      @CharlesCornwallis-u9z 3 місяці тому

      ​@@dvtxyNão é assim que a banda toca...todos os votos dos delegados vão obrigatoriamente para onde a população votar maioria

  • @LuisFelipe-qe1ix
    @LuisFelipe-qe1ix 4 роки тому +180

    como pode a maior democracia do mundo não contar com voto direto em pleno século 21...

    • @yOkay_
      @yOkay_ 4 роки тому +32

      É melhor deixar do jeito que está. Se alterar o sistema eleitoral deles, o país deles vai ficar uma bosta igual o Brasil

    • @TarcisioVHS
      @TarcisioVHS 4 роки тому +23

      @Samuel Martins Como Samuel disse, a escolha do presidente nada deveria ter a ver com a regra do estado, deveria ser uma regra única. Pois é completamente injusto que 51% seja igual a 99%, ou pior, que algumas poucas pessoas possam nem respeitar a vontade popular . Mais injusto ainda é que nas últimas eleições 2x o candidato que mais obteve votos não fosse o vencedor. E no caso de Hillary foi entre 2~3 milhões de pessoas. É completamente bizarro isso.

    • @Gustavovisk21
      @Gustavovisk21 4 роки тому +13

      @Samuel Martins Isso não justifica nada, muito pelo contrário, esse é a falha desse sistema. Quando um candidato ganha em um estado todos os delegados tem que votar nele, como se ele conseguisse 100% dos votos, ignorando totalmente a minoria contrária, sendo que essa minoria dependendo do tamanho do estado, pode ser maior que a maioria de outros estados. Matematicamente não faz sentido nenhum, é um sistema injusto e ultrapassado baseado no sistema de eleitores do Sacro Império Romano da idade média.

    • @superhate1115
      @superhate1115 4 роки тому +9

      Quem elege o presente e os estados então faz sentido que a maioria dos estados escolha o candidato.
      Lembre se lá o voto não é obrigatório.

    • @Gustavovisk21
      @Gustavovisk21 4 роки тому +8

      @Samuel Martins É aí que está a contradição democrática: e quando as minorias são uma maioria? É que nem eu disse: é um problema matemático não político, até porque qual o sentido de ter vários delegados se todos teriam que votar no mesmo? É como se houvesse só 1 representante, né? Isso é uma contradição para a democracia representativa que se baseia em maiorias absolutas, uma democracia onde apenas a vontade de uma parcela menor é atendida tem nome: oligarquia.

  • @johnhebert3973
    @johnhebert3973 4 роки тому +100

    O delegado pode votar da forma que ele quiser... Parece os arcaicos grande-beneméritos do Vasco.

    • @victorhugofranciscon7899
      @victorhugofranciscon7899 4 роки тому +1

      Dependendo do estado sim.

    • @7777-f4s
      @7777-f4s 4 роки тому +7

      Isso facilita a fraude,so comprar os cara

    • @robertodecarvalho563
      @robertodecarvalho563 4 роки тому +6

      As leis existem para favorecer os ricos, seja qual for o pais.

    • @alexlavigne17
      @alexlavigne17 4 роки тому +4

      Campello que o diga.
      Azar do Júlio Brant que "ganhou" mas não levou.

    • @ChuckAbroad
      @ChuckAbroad 4 роки тому +2

      Na verdade não mais John. Existe uma lei recente que proibe os delegados de votarem contra o candidato pelo qual eles foram eleitos.

  • @Abade__Jacoppo
    @Abade__Jacoppo 4 роки тому +27

    Essa regra cria uma hegemonia de apenas dois partidos, pois 50%+1 voto leva 100% dos delegados do estado. Isso quer dizer que dificilmente uma terceira força política terá condições de disputar uma eleição.
    No Brasil existe 33 partidos e o atual presidente já se desfiliou do partido da qual foi eleito.
    Uma democracia se faz também com partidos fortes além da vontade popular.

    • @joaojk8690
      @joaojk8690 4 роки тому +11

      *Tá mais esses 33 partidos servem pra alguma coisa além de gastar dinheiro público com campanha política ?*

    • @Abade__Jacoppo
      @Abade__Jacoppo 4 роки тому +5

      @@joaojk8690
      Meu comentário é uma afirmação de que o sistema eleitoral americano apesar de não parecer meritocratico e vantajoso no fortalecimento partidario.
      No Brasil os partidos são na grande maioria caça níqueis.

    • @angelgames22
      @angelgames22 4 роки тому +1

      O estados unidos é basicamente bipartidario

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому

      @@angelgames22 Mas é.

  • @rafaelpinheiro7991
    @rafaelpinheiro7991 4 роки тому +21

    Essa eh a famosa "democracia americana" onde o mais votado pode nem ser eleito presidente...

    • @jeanabreu3829
      @jeanabreu3829 4 роки тому +1

      Se fosse assim lá nos eua, os EUA já era uma cuba ou Venezuela

    • @hinosdetimes8998
      @hinosdetimes8998 4 роки тому

      Cara se fosse direto TODOS os presidentes seriam democratas, Califórnia, Nova York, Massachusetts e outros estados populosos é tudo democrata, somando só esses 3 estados já daria 54 milhões de votos para os democratas, e somando outros estados, seria sempre a mesma coisa. Nos EUA o voto indireto é mais justo.

    • @rafaelpinheiro7991
      @rafaelpinheiro7991 4 роки тому

      @@hinosdetimes8998 justo no seu ponto de vista, se democracia é desejo da maioria, e a maioria quer votar nos democratas entao que assim seja

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому +4

      @@rafaelpinheiro7991 A Constituição de lá foi feita para Estados não entrarem em conflitos eleitorais, pois só três estados de lá seriam suficiente pra elegerem os presidentes e assim tornando inútil a votação de estados menores. Os delegados representam a maioria do estado, se a maioria é democrata, o delegado vota para o democrata, assim garante o equilíbrio entre estados populares e menores estados. Tudo de acordo com a constituição de lá, que a mesma é basicamente impossível fazer muitas mudanças.

    • @WARDOG123
      @WARDOG123 3 місяці тому

      O voto majoritário e literalmente o voto do indigente, o indigente seria o ignorante, os pais fundadores sabiam que as massas sempre escolheriam o ladrão, mentiroso, assassino, corrupto, por isso criaram esse sistema eleitoral, Estados Unidos foi um país planejado desde o início para literalmente não virar um Brasil

  • @denilsonsilvadossantos9851
    @denilsonsilvadossantos9851 4 роки тому +8

    Na América a decisão é basicamente dos Estados da federação. Por isso é difícil o brasileiro entender,acham que o sistema dos caras é injusto sem se atentar a todo um contexto histórico por trás desse sistema de extrema eficácia: há 200 anos, eles vêm realizando a cada 4 anos eleições regularmente, e a grande maioria dos eleitos pra governar conseguiram terminar seus mandatos. Enquanto isso, o brasileiro até hoje pensa em impeachment como primeira alternativa para lidar com governos ruins.

    • @mcsathd
      @mcsathd 4 роки тому

      Não necessariamente! A tentativa de impeachment de Trump já faz sua teoria cair por terra.

    • @denilsonsilvadossantos9851
      @denilsonsilvadossantos9851 4 роки тому +1

      @@mcsathd não faz. O impeachment do trump literalmente não passou de teatrozinho. Os democratas precisariam de 20 votos republicanos, algo inviável políticamente.

  • @Emilyceciliia
    @Emilyceciliia 4 роки тому +73

    Legal, continuo sem entender haha.

    • @roneirac
      @roneirac 4 роки тому +12

      Eu revi umas 3x e ainda n entendo kkkk

    • @HelgaCavoli
      @HelgaCavoli 4 роки тому +10

      A cada 4 anos vejo essas explicações de novo e de novo.. ainda não entendo 100% essa lógica.

    • @RMS_POOL
      @RMS_POOL 4 роки тому +3

      vou te responder, o povo vota, mas quem decide são 500 e poucas pessoas que são delegados escolhidos por democratas e republicanos, obviamente eles podem votar em quem quiser, por isso mesmo que um presidente perca no voto popular, mas ganhe com os delegados, ele ganha a eleição (como foi o caso de Trump na última eleição)

    • @kikamoreira3831
      @kikamoreira3831 4 роки тому +1

      Não me canso de rir . Não entendi nada

    • @irandisilva9036
      @irandisilva9036 4 роки тому

      Eu entendi que cada estado tem o seu regramento

  • @lucasfreire5918
    @lucasfreire5918 4 роки тому +48

    Ou seja, o voto para presidente nos EUA é INDIRETO.
    VIVA A DEMOCRACIA AMERICANA !!!! KKKKK

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому +8

      Democracia é saudável até certo ponto e os pais fundadores da América sabiam perfeitamente disso, Isso faz que os EUA sejam o único país presidencialista que funcione pois os demais países que tentaram imitar o presidencialismo com voto direto (Brasil) sempre acabam em ditaduras como aconteceu e acontece na América Latina e na África, Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável.

    • @mikelanjo1
      @mikelanjo1 4 роки тому

      @@marcusferreira8062 continua não sendo uma democracia

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому +7

      @@mikelanjo1 E os países parlamentaristas onde o primeiro-ministro é indicado pelo parlamento são uma ditadura pra vc?

    • @countrylaw6210
      @countrylaw6210 4 роки тому

      @@marcusferreira8062 tu ta certo, mas ali no final tu disse " Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável" dai n fez muito sentido, mas eu peguei a ideia champ

    • @WARDOG123
      @WARDOG123 3 місяці тому

      O voto majoritário e literalmente o voto do indigente, o indigente seria o ignorante, os pais fundadores sabiam que as massas sempre escolheriam o ladrão, mentiroso, assassino, corrupto, por isso criaram esse sistema eleitoral, Estados Unidos foi um país planejado desde o início para literalmente não virar um Brasil

  • @souzac6167
    @souzac6167 4 роки тому +47

    Então as pessoas votam, mais no final quem decide é outra pessoa? Kkkkkk

    • @PedroHenrique-lg4cr
      @PedroHenrique-lg4cr 4 роки тому +10

      Eles elegem o colégio eleitoral. Depois dizem como o colégio deve votar

    • @Coney_island23
      @Coney_island23 4 роки тому +13

      @@PedroHenrique-lg4cr mas o colegio eleitoral nao é obrigado a votar no que ganhou a maioria dos votos populares, isso raramente acontece mas eles podem votar como quiserem, isso é falado no proprio video. Entao a resposta é sim, as pessoas votam mas no final quem decide é outra pessoa.

    • @carolinferr1509
      @carolinferr1509 4 роки тому

      @@Coney_island23 eu tbm entendi isso

    • @fabioguilherme5717
      @fabioguilherme5717 4 роки тому

      Sim é não

    • @sttevens
      @sttevens 4 роки тому +1

      Sim bem democrático

  • @roneirac
    @roneirac 4 роки тому +44

    0:44 Isso quer dizer que o voto de estados menores quase nao tem significância, pq a população é menor, logo, menos votos acumulados?

    • @naoimporta2538
      @naoimporta2538 4 роки тому +21

      Exatamente isso

    • @est_locatelli
      @est_locatelli 4 роки тому +7

      Sim, por isso q os candidatos a presidente focam mais nos comícios dos swing states

    • @TheLuiz785
      @TheLuiz785 4 роки тому +20

      Nu e cruamente, sim, já que só a Califórnia já representa 20% dos votos necessários, contudo tem que garimpar ainda, é aí que Estados menores entram. É o famoso impactante, mas não decisivo.

    • @Thematdri
      @Thematdri 4 роки тому +2

      Na verdade, na maioria dos casos é o contrário, voto em Estados menores geralmente valem mais.
      Se você fala inglês assiste o "Adam ruins everything- electoral college" é curtinho.

    • @ChuckAbroad
      @ChuckAbroad 4 роки тому

      Exatamente. O que define as eleições basicamente são os estados maiores e os chamados Swing States que tb contam com números expressivos de delegados

  • @bravimmari1592
    @bravimmari1592 4 роки тому +26

    UMA DÚVIDA:
    - No Brasil a votação ocorre em um dia apenas, sempre aos domingos entre 7h e 17h. Uma janela de 10h para ocorrer a votação em todo o Brasil, e os votos são apurados simultaneamente via sistema de rede de computadores, o que torna o sistema mais seguro e verossímil. Vi que em alguns estados dos EUA eles tiveram uma janela de 17 dias para votar. Diríamos que o nossos sistema é mais seguro que o dos EUA?

    • @00joseneto00
      @00joseneto00 2 роки тому +8

      Lá nos Estados Unidos, é pelo papel por isso demora mais.

    • @pereiramwgd
      @pereiramwgd 2 роки тому

      Grande bosta. Se o voto fosse um direito, facultativo, mesmo seria melhor.

  • @Kamikazeray
    @Kamikazeray 4 роки тому +69

    Nao é muito democrático.

    • @Troublemanzf
      @Troublemanzf 4 роки тому +9

      É justamente pra isso que o colégio eleitoral foi pensado, representar os estados e não a população. :P

    • @PalestraSINISTRO1914
      @PalestraSINISTRO1914 4 роки тому +10

      Pois é. Os delegados podem ser facilmente manipulados/comprados/corrompidos e aliciados! Se fosse uma democracia comum a Hillary seria eleita com folga em 2016.

    • @EgielPBR
      @EgielPBR 4 роки тому +6

      Democracia total é algo perigoso, vide a Alemanha de Weimar. Nos EUA Hitler talvez nunca tivesse a maioria suficiente para se tornar chanceler, pois o Partido Nazista seria barrado no Colégio Eleitoral mesmo tendo maioria em estados populosos.

    • @joaojk8690
      @joaojk8690 4 роки тому +1

      @@EgielPBR *exatamente*

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому

      Democracia é saudável até certo ponto e os pais fundadores da América sabiam perfeitamente disso, Isso faz que os EUA sejam o único país presidencialista que funcione pois os demais países que tentaram imitar o presidencialismo com voto direto (Brasil) sempre acabam em ditaduras como aconteceu e acontece na América Latina e na África, Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável.

  • @PauloSilva-hb4us
    @PauloSilva-hb4us 4 роки тому +1

    Boa sorte!.
    Saõ dois homens interligêntes e experientes.
    Que vença o melhor...
    Tudo bom para vocês, fiquem com DEUS!.

  • @andrejulio4212
    @andrejulio4212 4 роки тому +1

    Show de edição, vocês capricharam muito, parabéns

  • @Gleysonazevedo
    @Gleysonazevedo 4 роки тому +7

    Se o cidadão já vai à urna votar, pq não vota diretamente no presidente? Deve existir um motivo, mas, a grosso modo, parece burrice a população aceitar isso.

    • @matheuscanuto3010
      @matheuscanuto3010 4 роки тому +5

      Faz parte da historia americana pois os estados na época em que eram colônia se juntaram e formaram os EUA

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому +2

      Democracia é saudável até certo ponto e os pais fundadores da América sabiam perfeitamente disso, Isso faz que os EUA sejam o único país presidencialista que funcione pois os demais países que tentaram imitar o presidencialismo com voto direto (Brasil) sempre acabam em ditaduras como aconteceu e acontece na América Latina e na África, Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável.

    • @matheuscanuto3010
      @matheuscanuto3010 4 роки тому

      @@marcusferreira8062 por isso a monarquia brasileira funcionava

    • @luanaccosta
      @luanaccosta 4 роки тому

      Já vou levantada uma mudança no sistema eleitoral deles, mas o colégio eleitoral está previsto na constituição, então teriam que fazer toda uma reforma constitucional

  • @meuatabaqueecaridade.4022
    @meuatabaqueecaridade.4022 4 роки тому +6

    Conclusão não há democracia alguma só em filme em Hollywood.

    • @meuatabaqueecaridade.4022
      @meuatabaqueecaridade.4022 4 роки тому

      @Samuel Martins conclusão quem tem mais votos pode não vencer não há democracia

  • @pauloviana5160
    @pauloviana5160 4 роки тому +42

    A sacanagem na maior "democracia" do mundo, imagine em outras partes, no Brazil a eleição seria mais justa , digamos assim, mas precisava melhorar a qualidade dos eleitores, eis a questão...

    • @brasilchiqueiro8970
      @brasilchiqueiro8970 4 роки тому +2

      Kkk mas os brazucas passam fome e os americanos n

    • @ignoranciabrasileira8203
      @ignoranciabrasileira8203 4 роки тому +3

      "Igual" ao Brasil, na qual a população elege os ministros do STF.

    • @sabitotehe6303
      @sabitotehe6303 4 роки тому +2

      Kkkk brasileiro passa fome

    • @Victor-dr4ot
      @Victor-dr4ot 4 роки тому +5

      Irmão, não tem sacanagem. Desde a sua fundação é assim que funciona e eles estão aí até hoje. Não vão ser os EUA que vai copiar o sistema eleitoral do Brasil, né? Pelo amor de Deus.

    • @sabitotehe6303
      @sabitotehe6303 4 роки тому

      @joão amaral você tá certo não é ah toa que é uma super potência

  • @samuelrodrigues3569
    @samuelrodrigues3569 4 роки тому +10

    O pior é que esse sistema, aparentemente, foi feito para ser confuso. Agora entendi um pouco do porquê de boa parte do povo de lá ser indiferente (não saber de quase nada e não ter interesse em saber) quando o assunto política. Que sistema meia-boca!

    • @RafaelSouza-oo2uq
      @RafaelSouza-oo2uq 4 роки тому +1

      Se fosse só lá.
      Como vc acha que o brasileiro veio a votar em Bolsonaro?

    • @joaoinacio1525
      @joaoinacio1525 4 роки тому

      ue e eles são a potência mundial ne.

    • @samuelrodrigues3569
      @samuelrodrigues3569 4 роки тому +1

      @@RafaelSouza-oo2uq Aqui o sistema é mais simples. O problema é o povo mesmo, não querem mudar e sempre engolem populismo.

    • @Rogimsilva
      @Rogimsilva 4 роки тому

      @@joaoinacio1525 o que tem haver sistema eleitoral com ser uma potência ??

    • @samuelrodrigues3569
      @samuelrodrigues3569 4 роки тому +1

      @@joaoinacio1525 Justamente por isso deveriam ter uma noção maior de responsabilidade e, ao menos, um sistema mais simples, pois, teoricamente, o poder da democracia vem do povo.

  • @eaericardo
    @eaericardo 4 роки тому +45

    Oxe?? Então o povo não elege quem eles realmente querem pra presidência do país?? Que democracia é essa??🤔

    • @eaericardo
      @eaericardo 4 роки тому +1

      @Daniel da Silva Klein só pode

    • @MegaOgrady
      @MegaOgrady 4 роки тому +13

      EUA nunca foi democracia, e sim uma república com características democráticas

    • @eaericardo
      @eaericardo 4 роки тому

      @@MegaOgrady deve ser mesmo

    • @facasuaparte9951
      @facasuaparte9951 4 роки тому +8

      @@MegaOgrady eles não são uma república federativa como o Brasil, são diversos estados semi-independentes, dessa forma são como se fosse um monte de países dentro do outro, como uma União, provavelmente se a UE não ruir no futuro ela pode se tornar algo parecido com os EUA

    • @7777-f4s
      @7777-f4s 4 роки тому +1

      É por isso que eles poe quem eles querem no poder .eleição é farsa.

  • @ivansalesbarbosa2852
    @ivansalesbarbosa2852 4 роки тому +5

    Pelo que ouvi falar esse sistema serve para ajudar os estados pequenos a não serem esquecidos pelos candidatos.
    Dizem que esse sistema favoreceu Trump na última eleição pois os estados do "cinturão da ferrugem" algo assim o nome, que perderam indústrias por causa da concorrência chinesa, foram os que tiveram mais peso e deram vitória a Trump.
    No Brasil, nas últimas eleições os estados de maior parte da população classe média foi de pouco peso e o estados pobres do Nordeste tiveram um peso desproporcional na eleição.
    Creio que seria um ótimo tema pra pesquisa "e se o Brasil tivesse o sistema eleitoral americano? "

  • @guilhermesantos3340
    @guilhermesantos3340 4 роки тому +29

    Q sistema eleitoral confuso, pelo menos aqui no Brasil é uma coisa uniforme em todos território

    • @Robson-do8gg
      @Robson-do8gg 4 роки тому +2

      o sistema deles tem certas vantagens, no brasil por exemplo São paulo é muito mais importante que o acre ou Amazonas, Pará, sergipe, só por ter mais população, no fim ganha a eleição no geral quem ganhar nos estados mais populosos, ai temos aquele fenomeno estranho de por exemplo bolsonaro ganhar no sul e sudeste e perder feio no nordeste.
      No brasil não da nada mas se fossemos como os americanos os nordestinos ja estariam pedindo independencia.
      Lá por outro lado os delegados fazem com que estados menores ainda tenham voz e sejam ouvidos o problema é que cria em alguns casos essa distorção de um candidato poder ser eleito com menos votos absolutos , talvez solução ideal fosse que o sistema deles fizesse os dois, ou seja, para ser eleito um presidente precisaria ter maior numero de delegados E votos populares mas ai poderíamos ter eleições "empatadas", democracia é complicado...

    • @eduardoandrade7846
      @eduardoandrade7846 4 роки тому +1

      @@Robson-do8gg Concordo que esse sistema eleitoral americano poderia ser usado aqui no Brasil no segundo turno .

    • @eduardoandrade7846
      @eduardoandrade7846 4 роки тому +1

      @@Robson-do8gg Principalmente o Norte e Minas Gerais seriam considerados cruciais por serem estados pendolos, diferentemente do Sul e do Nordeste

    • @WARDOG123
      @WARDOG123 3 місяці тому

      Vc fala como se isso fosse bom

  • @wagnerewalter5010
    @wagnerewalter5010 4 роки тому +3

    O formato das eleições nos EUA são bem diferentes, eu dei uma pesquisada e descobri algumas coisas

  • @carlosmagalhaes7109
    @carlosmagalhaes7109 4 роки тому +5

    Pensava que os delegados não eram ninguém, mas apenas um número. Afinal, são pessoas mesmo e podem votar num candidato diferente daquele no qual a maioria das pessoas do respetivo estado votou. Estranho.

  • @mariaeduardalmeidab9
    @mariaeduardalmeidab9 4 роки тому +2

    Gente, o que impede esse povo de usar uma urna? Uma semana pra isso acabar, no Brasil não demora nem 5 horas para você saber se você vai pro bar comemorar ou quebrar o pau

  • @marcosfelipe7907
    @marcosfelipe7907 4 роки тому +29

    Bolívia é mais democrática

    • @brasilchiqueiro8970
      @brasilchiqueiro8970 4 роки тому +7

      Mas passam fome

    • @yakuza1164
      @yakuza1164 4 роки тому +1

      A é!?

    • @galodan795
      @galodan795 4 роки тому +5

      Nos EUA também tem fome e pobreza, mesmo sendo o país mais rico do mundo, um país contraditório.

    • @hadijaber6814
      @hadijaber6814 4 роки тому +2

      @@brasilchiqueiro8970 para de mentir a esquerda na bolivia melhorou muito. O país sendo um dos países que mais cresce nos ultimos anos e a porbreza desceu ate a metade estuda ou pesquise amtes de falar bosta

    • @ignoranciabrasileira8203
      @ignoranciabrasileira8203 4 роки тому +2

      "Igual" ao Brasil, na qual a população não elege os ministros do STF

  • @marp2002
    @marp2002 4 роки тому +4

    A pessoas que criaram, este sistema do colégio eleitoral, não confiavam muito na capacidade de decisão do povo!

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому +1

      Exatamente.democracia é saudável até certo ponto, é por isso que os USA são o único país presidencialista que funciona, os demais países que usam o presidencialismo com o voto direto sempre acabam em ditaduras como vimos é vemos na América Latina e África.

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому +1

      Exatamente, seria facilmente ter uma ditadura.

    • @WARDOG123
      @WARDOG123 3 місяці тому

      O voto majoritário e literalmente o voto do indigente, o indigente seria o ignorante, os pais fundadores sabiam que as massas sempre escolheriam o ladrão, mentiroso, assassino, corrupto, por isso criaram esse sistema eleitoral, Estados Unidos foi um país planejado desde o início para literalmente não virar um Brasil

  • @MegaOgrady
    @MegaOgrady 4 роки тому +4

    Respondendo ao título. Nem os americanos sabem mais.

  • @ClebersonCXavierdeAlbuquerque
    @ClebersonCXavierdeAlbuquerque 4 роки тому +20

    "Democracia" kkkkkkkkkkkkkkk, voto direto popular seria bem mais democrático

    • @MegaOgrady
      @MegaOgrady 4 роки тому +6

      Mas eles nunca foram uma democracia .-.
      São uma república com características democráticas

    • @Gustavovisk21
      @Gustavovisk21 4 роки тому +5

      @@MegaOgrady Uma coisa não tem a ver com a outra, a democracia é um princípio onde o poder emana do povo, ao contrário de autocracias ou oligarquias. República é um sistema de governo baseado na democracia (nascido em Roma baseado no livro A República, de Platão), porém ao contrário dos sistemas das Polis gregas onde a democracia era direta (o próprio povo toma decisões, cria e vota em leis, etc), na República Romana a democracia é representativa , ou seja, as pessoas votam em representantes que tomam decisões, votam e criam leis por elas, porém o princípio da democracia é mantido: o poder emana do povo (demos=povo ; kratos=poder)

    • @Gustavovisk21
      @Gustavovisk21 4 роки тому +3

      @@MegaOgrady Continuando... a democracia não é um sistema de governo, é mais um princípio, uma ideia. Existem diferentes sistemas de governo que se baseiam na democracia: as repúblicas, as monarquias constitucionalistas/parlamentaristas, etc

    • @ChuckAbroad
      @ChuckAbroad 4 роки тому +1

      De fato essa aclamada democracia americana não é bem o que parece Cleberson. Vou postar um vídeo sobre esse tema nas próximas semanas

    • @ClebersonCXavierdeAlbuquerque
      @ClebersonCXavierdeAlbuquerque 4 роки тому

      @@ChuckAbroad o processo de lá em nível "municipal", por assim dizer já que esse ente praticamente inexiste na configuração governamental lá, é mais democrática

  • @maikiaraujo5008
    @maikiaraujo5008 4 роки тому

    Obrigado pelas informações.

  • @joaosantos1646
    @joaosantos1646 4 роки тому +38

    Então o voto do cidadão não tem importância kkkkk
    Não existe democracia né b

    • @sabitotehe6303
      @sabitotehe6303 4 роки тому

      Kkkk

    • @MrWaksbis
      @MrWaksbis 4 роки тому +2

      Santa ignorância! 🥴

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому

      Democracia é saudável até certo ponto e os pais fundadores da América sabiam perfeitamente disso, Isso faz que os EUA sejam o único país presidencialista que funcione pois os demais países que tentaram imitar o presidencialismo com voto direto (Brasil) sempre acabam em ditaduras como aconteceu e acontece na América Latina e na África, Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável.

    • @angelgames22
      @angelgames22 4 роки тому

      La tem importância, se o delegado no poder respeitar a vontade da população

  • @alexferreira108
    @alexferreira108 4 роки тому +3

    E aqui no Brasil que acontece algo parecido com alguns políticos serem "puxados" por conta das legendas partidárias.

    • @nightball8159
      @nightball8159 4 роки тому

      Nao existe mais isso de ser puxado , isso ja foi reformulado

  • @magnumdasilva
    @magnumdasilva 4 роки тому +4

    Eles deviam ter eleições sem estes delegados eleitos direto pelo povo acho isso mais democrático.

  • @kinrleyamorim
    @kinrleyamorim 4 роки тому +16

    "A maior democracia do mundo"... como se a própria participação popular na escolha de seu principal representante está condicionada a "vontade de delegados". O Brasil é a maior democracia do planeta, temos um dos melhores sistemas de escolhas de representantes (senão o melhor) embora os mesmos, em grande parte, sejam corruptos.

    • @jonatascosta3999
      @jonatascosta3999 4 роки тому +1

      Simm o que ferra no Brasil é a corrupção e os eleitores

    • @matheuscanuto3010
      @matheuscanuto3010 4 роки тому

      Gente os EUA eu acho q nunca foi a maior democrácia

    • @kelvisdeluca8908
      @kelvisdeluca8908 4 роки тому

      @@matheuscanuto3010 Mas eles sempre fazem essa propaganda enganosa pelo mundo.

    • @matheuscanuto3010
      @matheuscanuto3010 4 роки тому +1

      @@kelvisdeluca8908 ai quem so acredita em uma so fonte e isso q acontece

    • @EgielPBR
      @EgielPBR 4 роки тому +4

      Nosso sistema é pior que o americano e mais perigoso, aqui qualquer zé mané que consiga criar um movimento popular o bastante e ganhe no sul e sudeste, pronto ele será eleito e terá o dominio sobre o restante do país que não votou nele. Pensei que tinha aprendido algo em 2018?

  • @douglasfranca8316
    @douglasfranca8316 4 роки тому +2

    O sistema eleitoral brasileiro é MUITO melhor. Aqui, o voto é direto e ganha quem tiver mais votos populares (MUITO MAIS JUSTO). E outra, os Estados maiores em população, serão os mais paparicados pelos candidatos. Tirando isso, lá as leis são estaduais, e isso faz que não haja padronização.

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому

      Nosso sistema é uma porta aberta pra populistas e ditadores. Não é atoa que todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista com um primeiro-ministro indicado pelo parlamento.

  • @liliansousa4668
    @liliansousa4668 3 місяці тому

    Eu pensava que era ao contrário, Num estado onde o candidato ganhasse com o voto da população a maioria dos delegados que votasse contra levava o voto da população.😅

  • @renatobeltrame5228
    @renatobeltrame5228 4 роки тому +2

    Parece confuso mas não é, moro aqui e posso afirmar isso.

    • @magalhaesmendes2310
      @magalhaesmendes2310 4 роки тому +1

      Para os Governadores dos Estados também tem Colégio Eleitoral?

    • @JuniorSantos-kw1jg
      @JuniorSantos-kw1jg 4 роки тому

      @@magalhaesmendes2310
      Não, esse sistema é usado apenas para eleger o presidente

    • @kjwiii2376
      @kjwiii2376 4 роки тому +1

      @Luís Leal Ele é só bom em economia mesmo, você esta certo

  • @yagorodrigues7285
    @yagorodrigues7285 4 роки тому +8

    Todo eleição a mídia precisa explicar, chega a ser ridículo

    • @keynadaby
      @keynadaby 4 роки тому +3

      Ngm tem obrigação de saber

    • @RafaelSouza-oo2uq
      @RafaelSouza-oo2uq 4 роки тому +1

      E?
      O brasileiro nasce tendo que aprender sobre isso???
      A cada 4 anos o número de brasileiros nascidos é pausado pra que cheguem as próximas eleições e que o número de brasileiros seja o mesmo da eleição anterior???
      Se toca.
      Geração que só sabe reclamar.

    • @yagorodrigues7285
      @yagorodrigues7285 4 роки тому

      É só pesquisar, você pode achar isso em quase todas as línguas disponíveis.

    • @RafaelSouza-oo2uq
      @RafaelSouza-oo2uq 4 роки тому +1

      @@yagorodrigues7285 muito inteligente vc.
      E quem procurar hoje, no youtube, vai achar o quê? Será que não vai achar esse vídeo???
      Será que, portanto, esse material não seria um material mais atualizado, e evidentemente resumido, sobre o assunto??
      Sua linha de raciocínio me lembra quem fala abobrinhas sobre a eliminação da extrema pobreza do Brasil nos períodos de 2003 a 2013, questionando ela ter retornado hoje, "Ué, mas não havia sido eliminada???". Os incels não entendem que combate a pobreza é diário, eliminou hoje o serviço precisa continuar para que ela não retorne, se retornou é porque houve retrocesso nas políticas implementadas.
      O mesmo serve pra informação e conhecimento, rapaz. O serviço é diário, ele não pára. Amanhã haverá mais vídeos sobre como funciona a eleição norte-americana, tenha certeza disso.
      BBC fazendo um bom trabalho de informar, e vc reclamando.

  • @MarioBraga90
    @MarioBraga90 4 роки тому +2

    Não tem sentido algum esses delegados serem pessoas, se quisessem mesmo que todos os votos de delegados fossem automaticamente reafirmados bastava somar essa quantidade na contagem final

  • @jwps2217
    @jwps2217 4 роки тому +3

    Parabéns BBC explicou muito bem. Tenho estudado o assunto e ainda assim é difícil de aceitar mas dá pra entender pelo menos. No fim ainda acho que os americanos não elegem de fato seu presidente. Pelo menos não é obrigatório kkkk

  • @juliaferreira3613
    @juliaferreira3613 4 роки тому +1

    Cara... Eu acho eu acho uma loucura esse sistema eleitoral dos EUA!
    Até agora não consegui entender oq vale mais: voto popular ou delegados?
    E como pode o delegado votar do jeito q ele quiser? Se ele votar no oposto do q a maioria dos eleitores votaram, será totalmente injusto.

  • @mariomacuacua203
    @mariomacuacua203 4 роки тому +1

    Ligado a partir de Moçambique 🇲🇿

  • @carloseduardosoule9370
    @carloseduardosoule9370 4 роки тому +1

    Obrigado!

  • @bozominionlulominion9256
    @bozominionlulominion9256 4 роки тому +2

    Eu si como funciona, te digo que funciona assim: *Trump, You're fired!!!*

  • @Esllie
    @Esllie 4 роки тому

    Excelente explicação

  • @galaxybr7324
    @galaxybr7324 4 роки тому +2

    Engraçado é ver o povo reclamando do sistema americano botando o sistema atual do Brasil como superior, cada país tem as eleições de acordo com suas necessidades essa é a verdade, os Estados Unidos tem governos autônomos logo a maioria que formar o governo vai eleger o presidente, isso ao meu ver é algo inteligente poís um presidente não governa sem a maioria, além do povo prestar mais atenção em quem elege e escolhendo pessoas que tem os mesmos ideais que ela e não se preocupando apenas com o presidente como é a maioria das vezes aqui no Brasil

  • @hailtonjosegarcia5207
    @hailtonjosegarcia5207 7 місяців тому +1

    No Brasil temos a chamada urna eletrônica que se diz ser segura 😂 tem gente que acredita

  • @hudsonrodrigues2190
    @hudsonrodrigues2190 4 роки тому +4

    Uma dúvida que eu tenho: " é possível um eleitor de um Estado que já está definido o lado transferir o "título" para outro em que a disputa está mais acirrada?

    • @kelvisdeluca8908
      @kelvisdeluca8908 4 роки тому +5

      Você precisa de comprovar que você tem residência no estado que você quer votar. Se um morador de Nova York quiser votar na Flórida, mas ele não tem casa lá pra fazer o registro na Flórida, então ele não vai poder votar lá.

    • @hudsonrodrigues2190
      @hudsonrodrigues2190 4 роки тому +2

      @@kelvisdeluca8908 obrigado. Eu até imaginei isso, mas existe um prazo mínimo para mudar o domicílio? Pergunto isso pq tem Estados que um partido ganha de lavada. Se pouco tempo antes da eleição muitos eleitores se transferirem, pode fazer uma diferença. É lógico que seria uma fraude eleitoral, mas queria saber se eles tem meios de controlar isso.

    • @kelvisdeluca8908
      @kelvisdeluca8908 4 роки тому +3

      @@hudsonrodrigues2190 Acho que deve ter um prazo sim, mas isso deve depender de da legislação de cada estado. Acho que eles não tem nenhum mecanismo de evitar essa transferência em massa pq ele não deve ocorrer. Na Florida, o Trump ganhou em 2016 por 100 mil votos, seria bem difícil 100 mil pessoas saírem de Nova York, comprar uma casa da Florida, já que casas nos EUA é uma coisa cara e tirar o registro de eleitor da Florida faltando um mês pra eleição. Essas 100 mil pessoas, nessa suposição, teriam que ter muita força de vontade e dinheiro pra fazer essa transferência so pra votar no Biden na Florida.
      Sem contar que, muitas pessoas já tem suas vidas feitas em seus estados. Então acho que seria improvável 100 mil
      pessoas de NY tirarem o registro na Florida, e ficar morando por la, sendo que seus trabalho, suas casas e famílias moram em Nova York.

    • @kelvisdeluca8908
      @kelvisdeluca8908 4 роки тому +2

      @@hudsonrodrigues2190 Assim, imagina que o prazo de transferência pra registrar na Florida acabe amanhã, seria meio improvável 100 mil pessoas de NY comprarem uma casa da Florida, se registrarem lá, e no dia da eleição, pegar um avião so pra votar na Florida, e depois pegar outro avião pra voltar pra NY. Igual falei antes, tem q ter muita motivação e dinheiro pra fazer isso.

    • @hudsonrodrigues2190
      @hudsonrodrigues2190 4 роки тому +1

      @@kelvisdeluca8908 faz sentido. Obrigado por esclarecer. Abraço.

  • @brunoking6124
    @brunoking6124 4 роки тому

    Vi um povo criticando o modo americano de como se faz as eleições, porém essas pessoas não sabem ou se esquecem que os EUA são uma república federal (apesar do Brasil levar o mesmo nome, na prática o poder estalado em Brasília é mais forte do que os Estados) onde os Estados tem maior poder de decisão e comprimento da lei baseados na constituição que é igual para todos, exemplo disso é que tem estados que tem a maconha liberada como a Califórnia e estados que a proíbem como Idaho, então, no seu modo de governo as eleições americanas são as mais democráticas que podem existir

  • @wesleybarbosa4424
    @wesleybarbosa4424 4 роки тому +2

    Aí lhe pergunto cadê a democracia? Um monte de gente trouxa indo votar sabendo q seu voto pouco importa... E aí as emissoras do mundo todo falando q fulano ganhou tantos votos da população... mas q população, será q são fantasmas?

  • @cesarsilva9369
    @cesarsilva9369 4 роки тому +1

    Terminei o vídeo como comecei: sem entender nada

  • @barbosa890
    @barbosa890 4 роки тому +1

    Basicamente è como as leis sao votadas aqui. Votamos em deputados e senadores (delegados) eles escolhem quem eles querem para presidente. Ou seja, para presidente o voto popular nao funciona, pois os delegados podem votar em quem eles querem.

    • @vagnerrecuero
      @vagnerrecuero 4 роки тому

      Não acho sistema muito bom, mas se funciona para eles, quem sou eu para discordar hhaha

  • @whalisten
    @whalisten 4 роки тому +4

    Os gringos defendem falando "ain o colégio eleitoral é importante pra evitar a soberania da maioria" ENTÃO A MAIORIA TEM QUE VIVER SOB O GOVERNO DA MINORIA? que democracia é essa mn nadave

  • @repolhoarabe9615
    @repolhoarabe9615 4 роки тому +1

    Eu fiquei em dúvida na questão dos delegados, eles seriam como deputados? Então se um partido ganhar na Califórnia eles podem escolher 55 delegados do partido deles

  • @pauloh7731
    @pauloh7731 Рік тому

    Vejo pessoas criticando o sistema deles se baseando no nosso.
    O sistema adotado por eles, pelo que andei lendo, faz total sentido de acordo com como o pais foi fundado e suas leis organizadas. Com certeza tem problema e eles mesmos apontam os problemas, porém não é fácil mudar um sistema já instaurado e reconhecido pela maioria e mudar por outro que pode gerar muitos problemas.
    Já vi matérias de Americanos reagindo a sistemas eleitorais de outros países com sistemas muito similares ao nosso e eles estranharam bastante e disseram que não parecia justo. Exatamente como vemos o sistema deles!
    Temos que lembrar tbm que cada estado lá é muito independente, com leis próprias e um governo estadual muito forte dentro de cada estado, diferente do Brasil que governo federal e as leis federais sendo mais fortes independente do estado.
    Imagine que houvesse um tipo se governo sul-americano, que os países mantém suas próprias leis internas porém existe uma economia comum e assuntos internacionais e alguns judicias que coubessem a um representante de toda a América do Sul. Uma votação direta não seria representativa pois alguns países, principalmente o Brasil, teria um poder muito superior em relação aos demais e seus interesses seriam prevalecidos em detrimento dos demais. Um representante único para cada país votar tbm não seria representativo pois há muitas diferenças culturais entre alguns pais e muitas semelhanças entre outros, então um o Brasil ter apenas 1 voto e o Uruguai 1 n faz sentido tbm .
    Um sistema de delegação seria bem justo num caso assim, com cada país tendo um número de deletados de acordo vom tamanho da população, assim como é nos EUA, dessa maneira, mesmo q países maiores tenham um número maior de votos, esses votos não serão decisivos, com menores tendo muita relevância para uma eleição. Ao mesmo tempo que um país menor não tem o mesmo peso que um maior. Dessa maneira parece mais justo nesse caso hipotético, mesmo q ainda tenha problemas.

  • @newtonliberatodemacedo8161
    @newtonliberatodemacedo8161 5 місяців тому

    Incrível como ninguém consegue explicar bem esta esquisitice..

  • @josirenecosta4804
    @josirenecosta4804 4 роки тому +1

    Ou seja, eles n vencem por escolha da maioria e sim por desejo de delegados. Algo bem injusto e totalmente atrasado.

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому +2

      Tudo funciona pela a maioria. Os delegados representam a maioria do Estado, se o estado é democrata, o dever dele é votar no democrata. Não são obrigados, mas raramente deixam de votar. se dependesse só dá maioria popular, os três maiores estados já seriam suficiente para eleger um presidente. A constituição decidiu assim para os Estados não entrarem em conflitos.

  • @omopai
    @omopai 4 роки тому +1

    Taí uma coisa que os EUA estão anos luz atrás do Brasil! Isso e as votação por cédula! Temos que parar com síndrome de vira-latas e reconhecer quando somos melhores independente da bosta de político que elegermos!

  • @ju_santos
    @ju_santos 4 роки тому +1

    Que critério estranho!
    Estas regras não poderiam eleger um presidente sem apoio da maioria dos cidadãos?
    Ou cidadãos de uns Estados são menos importantes que outros?

  • @elias__1991
    @elias__1991 4 роки тому +2

    Respeito e admiro os Estados Unidos, mas (na minha opinião) o sistema de votos do Brasil é bem melhor.

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому +2

      Aqui é mais fácil entrar uma ditadura do que lá. Democracia é bom até certo ponto.

    • @luanaccosta
      @luanaccosta 4 роки тому

      @@arielricken5731 Que mané ditadura? So sabe falar nisso

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому

      @@luanaccosta Não estou mentindo, democracia 100% causa isso e já causou isso.

  • @leospencer2077
    @leospencer2077 4 роки тому

    A gente já sabe onde levar

  • @mateusscartezini2428
    @mateusscartezini2428 4 роки тому +15

    quem tem mais dinheiro ganha

    • @chechebo
      @chechebo 4 роки тому +1

      então Hillary teria ganhado em 2016, ela é mais rica que Trump.

    • @magalhaesmendes2310
      @magalhaesmendes2310 4 роки тому +8

      @@chechebo Nas declarações oficiais de 2016 ela tinha U$45 milhões contra U$3 bilhões do Trump.

    • @eu6242
      @eu6242 4 роки тому +1

      O Trump queria comprar a Groelândia hahaha

    • @7777-f4s
      @7777-f4s 4 роки тому

      Falou tudo .resumiu bem o que acontece lá

  • @douglasfranca8316
    @douglasfranca8316 4 роки тому

    BBC faz o que os outros meios de comunicação não faz, ou seja, a BBC informa.

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli 4 роки тому +1

    Realmente é complicado !!!

  • @GG-mz6rq
    @GG-mz6rq 11 місяців тому

    Parece que os EUA não são uma democracia tão pujante assim. O nosso sistema de votação tem mais a ver com democracia.

  • @Universometaphisico
    @Universometaphisico 4 роки тому +1

    Bem confuso mesmo, ter mais votos e não ganhar as eleições não me parece muito democrático.

    • @sejamed1443
      @sejamed1443 4 роки тому +1

      não é nada democrático kkkkKKK pois deu pra ver que o povo não escolhe. quem escolhe é os delegados dos Estados. é bem ridículo isso.

    • @Universometaphisico
      @Universometaphisico 4 роки тому

      @@sejamed1443 Por isso a falta de interesse dos americanos em votar, se no fim quem escolhe são os delegados então por que voto popular?

  • @joaquimassisneves1952
    @joaquimassisneves1952 4 роки тому +2

    Esse é o NOSSO BOLSONARO AMERICANO 🇧🇷🇱🇷🇧🇷🇱🇷

  • @vitoremanuel9097
    @vitoremanuel9097 4 роки тому

    Nossa, que sistema péssimo, ele não respeita o desejo da maioria da população.

  • @brunopiresdesouzapereira5725
    @brunopiresdesouzapereira5725 4 роки тому +4

    Complexo esse sistema eleitoral norte americano, um desses delegados, não poderia está sujeito á aceitar suborno?

    • @crwfubarico7698
      @crwfubarico7698 4 роки тому +1

      Tu n viu q os delegados eles votam na pessoa q ganhou no seu estado e poucos estados q eles podem voltar por si só mas é mt difícil ocorrer isso então eu acho q n adianta ter suborno sendo q o cara vai votar no q ganhar no estado.

    • @brunopiresdesouzapereira5725
      @brunopiresdesouzapereira5725 4 роки тому +3

      Quem garante brother voto é secreto se você viu na reportagem nem todos delegados tem á obrigação de votar no candidato que obteve á maioria dos votos do estado. Aquela primeira eleição que o Busch foi eleito tá mal explicado até hoje. Só porque é o USA, não quer dizer que o sistema eleitoral seja infalível.

    • @crwfubarico7698
      @crwfubarico7698 4 роки тому +1

      @@brunopiresdesouzapereira5725 é eu sei disso mas só em alguns estados q eles n são obrigados a votar e tbm quem escolheu os advogados foram os próprios partidos ou seja se um cara aceitar suborno do partido contrário quem escolheu ele foi o próprio partido.E ainda msm assim são bem poucos q n votam no q o cidadão escolheu.

    • @ivansalesbarbosa2852
      @ivansalesbarbosa2852 4 роки тому

      Pelo que li os poucos casos de delegado "espertinho" já foram devidamente bem punidos.

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому +1

      @@brunopiresdesouzapereira5725 Raramente isso acontece, o dever dele não é votar por si, mas pela a maioria.

  • @cannismajory6392
    @cannismajory6392 3 місяці тому

    No começo eu não tava entendendo nada mas no fim a coisa piorou

  • @meristematico6704
    @meristematico6704 4 роки тому +5

    Espero mesmo que não seja o Trump ...

    • @magalhaesmendes2310
      @magalhaesmendes2310 4 роки тому

      Sou contra o Trump, mas tudo indica a vitória dele no Colégio Eleitoral.

    • @RafaelSouza-oo2uq
      @RafaelSouza-oo2uq 4 роки тому +1

      @Luís Leal kkkk, independe dos EUA "F Brazucas".
      Com Biden isso seria pior unicamente pelas diferenças ideológicas entre o imbecil do Bolsonaro e o Biden.
      Trump ganhar seria pior pra todos.

    • @eliasmarcelino8567
      @eliasmarcelino8567 4 роки тому +1

      O Trump ñ fez nada pelo Brasil nesses dois anos de amizade com o Bolsonaro.....na verdade só o Bolsonaro acha que são amigos.
      E neste último acordo msis uma vez só os americanos saem ganhar.
      Sinceramente, Acho que o Biden seria melhor.....as diferenças geralmente ajudam a se respeitarem....o que o Trump não faz com o Brasil.....ele aproveita que o Bolsonaro o idólatra.

    • @mrnowak9195
      @mrnowak9195 4 роки тому

      @@eliasmarcelino8567 acho que você está enganado, nesses anos de "amizade" foram firmados 3 tratados se não me engano, 2 econômicos e 1 de tecnologia de defesa, e o Brasil virou até aliado extra-otan.

    • @mrnowak9195
      @mrnowak9195 4 роки тому +1

      @@RafaelSouza-oo2uq se o Biden ganhar é nosso fim e isso é fato, além de nos encher de sanções vai fazer de tudo para sufucar nosso país, então é melhor que o trump seja reeleito mesmo. Não se trata apenas de diferenças ideológicas mas sim das ameaças que ele vem fazendo e cumprirá caso seja eleito.

  • @elvisalves7043
    @elvisalves7043 6 місяців тому

    Esse sistema está é mais confuso do que democrático 😂😂😂

  • @talesroblox321
    @talesroblox321 4 роки тому +3

    Mas qual a justificativa de ser assim?

    • @LucasOliveira-hi4fg
      @LucasOliveira-hi4fg 4 роки тому +3

      Os fundadores dos EUA acreditava que um democracia direta não seria bom para o país, pois uma maioria poderia dominar o cenário político. Então o voto passou do povo para os Estados.

  • @enemy7674
    @enemy7674 4 роки тому

    Não faz sentido esse monte de celebridades americanas incentivarem o povo a votar. De fato, o que vale e o voto dos delegados. O voto popular não é o mecanismo mais importante.

  • @jeanguimaraes5527
    @jeanguimaraes5527 4 роки тому +2

    É uma bagunça

  • @RMS_POOL
    @RMS_POOL 4 роки тому +3

    agora me diga, como os EUA é uma democracia se não vem do povo o voto de minerva?

    • @sttevens
      @sttevens 4 роки тому

      Quem tem mais grana ganha

    • @RMS_POOL
      @RMS_POOL 4 роки тому

      @Samuel Martins o problema Samuel (de acordo até com o post) é que esses delegados NÃO TEM OBRIGAÇÃO de votar o que a maioria do povo do estado votar, se ainda fosse automatico blz, mas nem isso é, no fim é como o amigo disse, não é escolhido pelo povo DIRETAMENTE e sim por influencia política.

    • @EgielPBR
      @EgielPBR 4 роки тому

      Sim, Alemanha, Japão, Reino Unido, todos regimes totalitários. É sabido que nenhum país é uma democracia caso não tenha eleições diretas para o seu chefe de governo, democracia mesmo, só o Brasil, China, Argentina, Bolívia, Venezuela...

    • @marcusferreira8062
      @marcusferreira8062 4 роки тому

      Democracia é saudável até certo ponto e os pais fundadores da América sabiam perfeitamente disso, Isso faz que os EUA sejam o único país presidencialista que funcione pois os demais países que tentaram imitar o presidencialismo com voto direto (Brasil) sempre acabam em ditaduras como aconteceu e acontece na América Latina e na África, Todas as grandes democracias do mundo são parlamentarista que é muito mais democrático e estável.

  • @nuncamais3980
    @nuncamais3980 4 роки тому +2

    Ainda as pessoas pensam que EUA é exemplo de democracia para mundo, uma verdadeira piada!!!! KKK 🤣🤣🤣

  • @VelhaGuardaTricolor
    @VelhaGuardaTricolor 7 місяців тому

    Explicaram errado! 1:20 até pq a idéia nunca foi explicar.

  • @EriksonLopes-xy5oy
    @EriksonLopes-xy5oy 9 місяців тому

    Resumindo um Determinado Grupo de pessoas decidem que fica no poder

  • @evangelistaalvesbatista6511
    @evangelistaalvesbatista6511 4 роки тому

    Apesar de não aceitar muito em seres humanos acho que ninguém tem coragem de votar duas vezes no mesmo maluco.

  • @geovannibrj
    @geovannibrj 11 місяців тому

    se aqui já rola aquela mala esperta por muito menos, imagina ????

  • @angelgames22
    @angelgames22 4 роки тому

    Acho interessante o método de voto americano, mas é um pouco confuso

  • @charlesandrade5962
    @charlesandrade5962 4 роки тому +1

    Injustos e antidemocráticos. O eleito não representa a vontade do povo.

  • @arthurhtml
    @arthurhtml 2 роки тому +1

    Não entendi se aquela mulher teve mais voto da população pq ela perdeu? Não é a população que manda não entendi

  • @Lomuri2003
    @Lomuri2003 4 роки тому +1

    Vindo do Futuro para dizer que foi o Joe Biden

  • @hebertmoreira8375
    @hebertmoreira8375 4 роки тому

    Enfim, eu n teria cabeça pra votar lá kkkkk

  • @eliasmarcelino8567
    @eliasmarcelino8567 4 роки тому +1

    Para o Trump ganhar as eleições só assim mesmo.....perdeu no voto popular.

  • @relampago8261
    @relampago8261 4 роки тому

    Não seria mais fácil as urnas? Aí os povo americano decidiria com as urnas .

  • @sevent37
    @sevent37 4 роки тому

    Se aqui no Brasil fosse assim é que a gente iria ver lambança

  • @rafaelsantos5111
    @rafaelsantos5111 2 роки тому

    Claro que não! até parece que o voto teria peso igual para todos os cidadão no país mais rico do mundo! isso aqui tem muito o que melhorar.

    • @barnabe4891
      @barnabe4891 2 роки тому

      Mas o voto tem peso igual lá

    • @rafaelsantos5111
      @rafaelsantos5111 2 місяці тому

      @@barnabe4891 Dos delegados né! Se deixassem o voto do cidadão comum valer de forma igualitária viraria uma baderna como no Brasil onde qualquer um com maioria de votos ganha.

  • @fernandosilvalau789
    @fernandosilvalau789 6 місяців тому

    Seu candidato não tem projeto para economia?

  • @allanaquino7202
    @allanaquino7202 4 роки тому

    A forma d eleição nos Estados Unidos é tão complicada ! Deveria ser: quem tem mais voto ganha, pronto !

    • @arielricken5731
      @arielricken5731 4 роки тому

      Democracia tem certo ponto. Nenhuma democracia no mundo que são completamente democratas não sofreram ditaduras. Os delegados representam a maioria do estado, se o estado tem maioria votos democratas, o delegado tem o dever de votar no democrata. Não são obrigados, mas raramente não deixam de votar. A constituição de lá deixa claro que isso foi criado para o equilíbrio entre os estado.

  • @galodan795
    @galodan795 4 роки тому +1

    O que salva os EUA é o bipartidarismo, se fosse igual ao Brasil com esse monte de partidos com certeza esse sistema eleitoral seria inviável.

    • @MegaOgrady
      @MegaOgrady 4 роки тому +1

      Bipartidarismo que dá ao eleitor a escolha de um partido de direita e outro partido de direita kkkkkkkkkk

    • @kingdomofbird8174
      @kingdomofbird8174 4 роки тому +1

      @@MegaOgrady direita progressista, e direita conservadora

    • @MegaOgrady
      @MegaOgrady 4 роки тому

      @@kingdomofbird8174 Correção
      Direita conservadora e direita liberal

    • @kingdomofbird8174
      @kingdomofbird8174 4 роки тому +1

      @@MegaOgrady Maioria desses liberais são progressistas

    • @galodan795
      @galodan795 4 роки тому +1

      Pois é prefiro o bipartidarismo do que o multipartidarismo em que um partido para governar tem que vender até a alma para outros partidos, o Brasil é segundo país com mais partidos no mundo, assim fica difícil né.