DESIGUALDADE E OS PROBLEMAS DO ACESSO À UNIVERSIDADE PÚBLICA | Gustavo Gaiofato

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 сер 2024

КОМЕНТАРІ • 203

  •  Місяць тому +5

    CONHEÇAM O TRABALHO DA LETÍCIA, MINHA DENTISTA 👇
    instagram.com/draleticiacosta__/

  • @ribero2102
    @ribero2102 Місяць тому +91

    Eu tive que parar o vídeo pq entrei no crise de choro pq me lembrou da minha avó negra que trabalhava na roça e toda a vez que sentia muita dor nos dentes pegava um alicate e arancava sozinha sempre dizendo a mesma frase com o dente na mão: dentista não gosta da gente de cor escura! 😢
    Parabéns pelo vídeo!

    • @lucieliapaiva5592
      @lucieliapaiva5592 Місяць тому +8

      Que pesado e triste esse relato sobre sua avó... 😢😢😢

    •  Місяць тому +5

      Obrigado, camarada!

    • @tortadebacaxi
      @tortadebacaxi Місяць тому +1

      meu deus do céu. pobrezinha, jesus amado.

    • @BusyGrinch
      @BusyGrinch Місяць тому +1

      não vai muito longe.. meu pai sempre foi pobre e até 2003, era no alicate que meus dentes eram tirados. :(

  • @rosygarcia4156
    @rosygarcia4156 Місяць тому +43

    Eu comecei a tratar meus dentes na faculdade de odonto da universidade federal, até por ser aluna (eu era da Letras). Acreditei que seria legal e que finalmente ia conseguir tratar dos meus dentes Eles são o resultado de crises seguidas de depressão ao longo dos últimos 25 anos, então a necessidade de cuidar é muito grande. Mas aí o professor que orientava a equipe de estudantes olhou a minha boca e fez uma fala tão horrível que eu nunca mais consegui voltar lá. Aquilo foi um gatilho horroroso. Eu fiquei péssima. Aquele maldito professor acabou comigo. Com uma fala ele me desestruturou de um jeito que até hoje lembrar disso me faz sentir mal. Eu me pergunto se ele teria se referido à condição da minha boca daquele jeito se eu fosse uma aluna branca.

  • @odilonpereir1153
    @odilonpereir1153 Місяць тому +96

    Faculdade ainda nao foi feita para o pobre.
    Minhas maiores dificuldades nem foi o conteúdo, mas sim $$ dos xérox, livros, alimentação e visitas técnicas e a segurança de chegar em casa na madrugada sem ser assaltado

    • @thiagosilva-el7hp
      @thiagosilva-el7hp Місяць тому +6

      No meu caso, no curso de Engenharia Elétrica numa Federal, cujo curso é pela manhã e tarde, fica impossível trabalhar formalmente. Isso se não perder disciplina, coisa que neste curso é quase impossível quando se trabalha.

    • @marcioflavio82
      @marcioflavio82 Місяць тому +2

      Estou acabando a licenciatura em música na UFMG, o mais difícil foi me manter lá até hoje, trabalhar e estudar não dá certo, só estou conseguindo porque o curso é noturno, mesmo assim pedi as contas do meu emprego a alguns anos, se não eu seria jubilado, não ia dar conta dde acabar.

  • @user-ww9wh7gd1v
    @user-ww9wh7gd1v Місяць тому +48

    Faculdade de graça é apenas um sonho, pq estadia ,material e alimentação, se vc não tiver quem te financie vc não consegue concluir.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому +1

      conheço apenas a usp, e a alimentação é mais barata que comer em casa

    • @ThePaulodash
      @ThePaulodash Місяць тому +2

      Estudei na uergs e univesp ambas publicas e nao precisei comprar material, eles deixavam usar pdf dos livros, mas eh foda mesmo, nem toda universidade publica eh assim.

  • @zaza0940
    @zaza0940 Місяць тому +26

    Isso é pura verdade, minha irmã passou em medicina pelo ProUni e se não é eu, minha mãe e meu pai trabalhando era impossível sustentar ela na universidade

  • @liaraquelsantos830
    @liaraquelsantos830 Місяць тому +14

    Me formei em Odontologia pelo Prouni. Entrei na faculdade em 2018 e passei na UFMG, mas não pude estudar lá porque precisava trabalhar para pagar a lista de materiais. Cada semestre custava em torno de 8 mil reais, e a lista de materiais de cirurgia chegou a quase 13 mil reais. Sei que tive o privilégio de não precisar usar meu salário para ajudar em casa, e, no quinto período, durante a cirurgia, meus pais puderam me ajudar um pouco com os custos.
    O que mais me doía era ver minha mãe fazer duas faxinas em um dia para me ajudar a me formar. Sempre estudei em escola pública e reconheço meu privilégio branco. Na minha faculdade, havia apenas duas pessoas negras em uma sala de 82 alunos, e esses dois alunos eram de famílias que ascenderam financeiramente.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому +1

      não entendi: passou na federal e foi fazer uni privada? de qualquer forma, aposto que qualquer quitanda da esquina é mais lucrativa que odonto...acabou la pelos anos 2000

    • @amandaaraujo2235
      @amandaaraujo2235 Місяць тому +2

      ​​@@orthojac provavelmente a publica era período integral, é bem comum na publica não ter oferta de turmas noturnas em alguns cursos.
      ela teve que fazer a particular para estudar apenas um período e conseguir trabalhar no outro

  • @jessica.lz1
    @jessica.lz1 Місяць тому +48

    Teve colega meu no curso design gráfico gastou mais de mil reais com impressos, que professor queria projeto impresso de id visual, livros e tals.
    Ai imagine imprimir um livro, um manual de identidade visual que folha cochê com gramatura maior.
    E isso eu to falando do tcc , outras disciplinas praticas também gastava pra dedeu.
    * falando de faculdade particular, eu tive que pagar fazia de três em três disciplinas por que fazer 7 disciplinas cada semestre era caro pra carai, ficava a cima de 500 reais que era que minha mãe tankava pagar que minha mãe usou da aposentadoria pra isso.
    Ai no finalzin eu consegui estágio ai consegui ajudar de algum modo . Mas é punk
    * hoje sou uma desempregada ainda , fiquei tão abalada com pandemia, vagas arrombadas que só consigo estudar desenho hoje to voltando rotina de estudos pra depois voltar tentar vagas na área. Tenho um apoio familiar, mas e quem não tem? aceita empregos cada dia mais precários.

    • @PVMAS07
      @PVMAS07 Місяць тому +7

      O fenômeno de Uber e iFood capturou a galera que tava em situação parecida com a sua, ou até pior. O governo bozo ousou chamar isso de baixa taxa de desemprego, sendo que tava todo mundo na merda tendo que fazer viagem o dia inteiro por uma merreca.

    • @maximusoverclocker7531
      @maximusoverclocker7531 Місяць тому +4

      É tanto triste quanto revoltante força pra você e sua mãe camarada

    • @jessica.lz1
      @jessica.lz1 Місяць тому

      @@maximusoverclocker7531 Obrigada jovem :)

  • @antoniowesley8131
    @antoniowesley8131 Місяць тому +5

    Em 2012, logo após ter concluído ensino médio (bem como todo o ensino básico) em escola pública, passei no vestibular pra odontologia na Estadual de Feira de Santana, aqui na Bahia. Ledo engano achar que, por ser pública, seria gratuita. Tive que abandonar o curso (e um sonho) no terceiro semestre, porque simplesmente não dava. Tão importante quanto garantir o acesso, são as políticas de permanência de pessoas da classe trabalhadora na universidade.

  • @lipefih23
    @lipefih23 Місяць тому +20

    Essa questão de não ter muitos alunos negros na faculdade muito real e piora mais quando a gente vê que escolas públicas sucateadas (principalmente estaduais) tem, em sua maioria, alunos negros e pobres enquanto nas escolas particulares, a maioria dos alunos são brancos e possuem uma condição de vida muito maior e com muito mais capacidade de pagar estudos pré vestibulares

    • @ThePaulodash
      @ThePaulodash Місяць тому +1

      Cara eu sou negro e estudei quase a vida toda em escola particular por bolsa de estudos e a minha escola ficava de frente pra uma escola publica, na saida da escola era visivel a diferenca, 90% branco do lado particular e 90% negros/pardos na publica

  • @BusyGrinch
    @BusyGrinch Місяць тому +9

    Fiz Prouni e era curso de Design. Tinham disciplinas que a lista de materiais era mais de mil reais. E com total certeza refletia nos resultados. Eu admirava um professor que tinha sido Prouni e sabia da minha condição, levava os materiais dele pra quem precisasse e foi o que me salvou.. e outra bolsista também. Infelizmente, foi apenas 1 disciplina. Já em outros casos, outros professores eram tipo "te vira, tá aqui por que?". Ai você vê como é real o preconceito contra bolsista.

  • @marciaa.5162
    @marciaa.5162 Місяць тому +29

    Nunca consegui aceitar que a saúde, educação sejam pagos. E também não aceito ter pagar pra enterrar, até pra morrer tem q.se pagar...

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому +4

      o problema é que para ser gratis, alguem tem que pagar pra vc. Assim como a sra não trabalha de graça, os outros humanos tb não o fazem, seja no setor saude, ensino, coveiro ou qqer outro.

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому

      @orthojac Cara, se todos pagarem e todos tiverem direito a isso, seria bem melhor. O problema é que tem alguns que querem lucrar em cima disso, e não é o professor nem o médico, que muitas vezes tem que viver de salário merda.

  • @gabyfreitas3228
    @gabyfreitas3228 Місяць тому +9

    Obg por me lembrar que estou há 6 anos sem ir em médico nenhum, incluindo dentista.....

  • @ManiocB13
    @ManiocB13 Місяць тому +22

    lembrei daquele clássico comercial antipirataria: "Você não baixaria uma broca de dentista, baixaria?"

  • @joroliveira7375
    @joroliveira7375 Місяць тому +2

    Curso agronomia na UFRGS, em Porto Alegre. O campus fica longe do centro, de difícil acesso em tempos normais, por causa do trânsito. Após as enchentes aqui no Rio Grande do Sul, o trem (só tem um) que liga a região metropolitana a Porto Alegre não voltou ainda 100%. Vários colegas que moram em outras cidades não têm mais acesso ao campus pra virem nas aulas. Mas os pleiba, que ou dormem, jogam joguinho ou passam conversando na sala de aula, esses, tão todos lá.

  • @speed4br1
    @speed4br1 Місяць тому +27

    Da pra ver isso em Medicina, você tem toda elitização da restrição absoluta de vagas que limita a entrada a alunos muito específicamente selecionados (Na grande maioria das vezes, pessoas neurotipicas que podem dedicar alguns ANOS em cursinho pre-vestibular)
    E depois quando ingressam na faculdade, até o 4~5o precisam ser mantidos sme trabalho, porque basicamente... não há tempo pra trabalhar

    • @julianecrispim3689
      @julianecrispim3689 Місяць тому +4

      Assim, até tem como trabalhar, mas é muito incômodo trabalhar cursando medicina.
      E são pouquíssimos trabalhos. Na minha sala tem policial, bombeiro e técnica de enfermagem... Mas eles chegam virados, muitas vezes, e lutam muito pra se manter no curso.
      Mas, realmente, é um número muito restrito, mas federais não ajudam também. A maioria dos cursos são integrais, mesmo que não sejam realmente integrais, muitas vezes você tem aula a tarde, ou só pela manhã porque é de acordo com a disponibilidade do docente.
      Federal não foi feita pra quem precisa de grana, tanto que a permanência estudantil é HORRÍVEL.

    • @julianecrispim3689
      @julianecrispim3689 Місяць тому +1

      Na verdade você consegue trabalhar só até os 4 primeiros anos, os 2 últimos é muito difícil porque temos que estudar pra residência ou concurso público, além dos estudos do próprio internato e os plantões.

  • @aliciasouza697
    @aliciasouza697 Місяць тому +10

    Trabalho em uma loja de produtos odontológicos, e so o motor que ela falou, e uns 3 mil. É surreal como é tudo caro nessa área

  • @joelmabarbosa7045
    @joelmabarbosa7045 Місяць тому +30

    A luta agora é em outro sentido: Politica Publica para os alunos cotistas e os de baixa renda, serem subsidiados p comprarem seus materiais, cadernos, livros caso nao tenham na biblioteca da faculdade, etc.

    • @cortesdomercadofinanceiro_of
      @cortesdomercadofinanceiro_of Місяць тому +2

      E daqui a pouco vai ser imposto pra comprar o pão francês e dar na boquinha

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      pagar isso tudo para o filho do embaixador do congo? tu ta maluco véi

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      @@cortesdomercadofinanceiro_of canhotos acreditam que o tudo gratis cai do ceu, e não que vem do dinheiro tomado antes da população

    • @Theo_pastoralemao
      @Theo_pastoralemao Місяць тому +1

      Na ufmg aluno pobre recebe apoio da fundação e eles sempre dão prioridade para os alunos de odonto (não sei se o valor paga todosos materiais). Mas foi oq me ajudou a continuar no curso por conta do valor da passagem e a alimentação tbm era de graça pra alunos pobres!

    • @donramonn12
      @donramonn12 Місяць тому +1

      ODONTO é mais caro que medicina.. tá loco

  • @joelmabarbosa7045
    @joelmabarbosa7045 Місяць тому +22

    Nao vamos esquecer da politica pública, “ Brasil Sorridente” q socializou a Odontologia visto q antes apenas ricos tinham acesso p sentar numa cadeira de dentista . Ao contrario, os pobres , só sentavam naquela cadeira, p extrair todos os dentes e colocar dentaduras, e outros nem dentaduras, ficavam banguelas.

    • @rosygarcia4156
      @rosygarcia4156 Місяць тому +3

      Pois é. Como se consegue acesso a isso? Porque eu já procurei e as informações ficam girando e não levam a lugar nenhum. Qual é o caminho pra conseguir?

    • @camilamarinho_
      @camilamarinho_ Місяць тому

      Os hospitais escola das universidades estudais e federais oferecem atendimento. Qual seu estado? ​@@rosygarcia4156

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      @@rosygarcia4156 o caminho do faz de conta... é apenas marketing fake...deve ter serviço disponivel em 10% das cidades, para atender 10 pessoas em cada unidade no maximo

    • @donramonn12
      @donramonn12 Місяць тому

      @@rosygarcia4156 ai é que ´ta.. bem dificl. tem qeu procurar na sua cidade as clinicas. mas de todo modo vc pode procurar numa da faculdades, da sua cidade também

  • @johnNamikaze
    @johnNamikaze Місяць тому +12

    No meu caso a unica universidade que sobrou foi a privada pq mesmo passando na federal eu nao coseguiria trabalhar e estudar nos 2 períodos. Infelizmente essa é a nossa realidade.

    • @glauciasilva4919
      @glauciasilva4919 Місяць тому +2

      Também é o meu caso, meu sonho seria fazer pedagogia, mas o curso é integral e o auxílio não é suficiente pra me manter.

  • @filmspascal
    @filmspascal Місяць тому +23

    sou estudante de um curso elitista e diurno (pra não dizer integral porque a federal coloca aulas de tarde, mesmo que o curso seja matutino). primeiro que é um soco na cara ver a diferença de vida que as pessoas que frequentam a universidade e segundo que durante essa greve descobri que pobre tá mais fodido do que nunca em federal porque o que eu tive que ouvir de filhinho de papai é inacreditável. tem gente desistindo do curso porque não tem dinheiro pra ônibus pra chegar na faculdade, tem gente que come 2 refeições por dia pra conseguir viver, dependendo do curso material é caro pra caralho e professor tá pouco se fodendo.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      ta acabando endinheirados nas unis publicas... quem tem recursos ja tem muitas opções melhores... Odonto, psicologia, economia e varias outras, quem tem grana passa longe... ou vai ter que privatizar ou vão fechar as portas.

    • @luisasampaio9375
      @luisasampaio9375 Місяць тому +2

      E vou te contar um segredo, a chance de você passar por tudo isso e ainda ficar desempregado por anos é enorme! Caí nessa armadilha tbm, mas acordei dessa ilusão rápido. Comecei a empreender e graças ao capitalismo, hoje estou melhor financeiramente que todos meus colegas de universidade.

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому

      @orthojac Isso só tá acontecendo pq o Estado brasileiro n tem interesse em dar ensino superior de qualidade gratuitamente. Privatizar não é solução pra nada, é só uma forma de piorar o problema que já é ruim.
      E não é questão de endinherado conseguir "coisa melhor" na particular (o que é 1% das faculdades particulares, o restante é só um curso ruim que é até pior do que a pública), é questão do que eu disse anteriormente: não há nenhum interesse do governo federal em melhorar e ampliar o sistema público de ensino superior (e o sistema público de educação em geral, diga-se de passagem). E isso pq tem uma burguesia que quer dominar a educação tanto da classe trabalhadora quanto da pequena burguesia (até pq os filhos da burguesia vão estudar em Coimbra, Oxford, Harvard ou Sorbonne, faculdades que, tirando a penúltima (e ainda assim Harvard recebe rios de dinheiro da Casa Branca), são faculdades públicas).

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому

      @luisasampaio9375 1- Se essa história é verdadeira e não um Forest Gump da vida, vc teve sorte tremenda, pq a maior parte de quem cai no conto do "empreendedorismo" nem consegue manter a empresa por muito tempo. E é só uma crise ou um black swan que vc vai a falência rápido.
      2- O capitalismo, principalmente o brasileiro, n tem interesse em absorver os graduados, salvo raras exceções. Então o sistema que vc defende e que diz que é "graças a ele" que vc tem uma boa vida (isso se for vdd) é o msm responsável por te "cair na armadilha" que vc disse (e vc caiu em outra armadilha do sistema, então...), até pq se fosse assim todo moleque que vende bala na rua (e tem muito no RJ) seria milionário, teria mansão igual a do Vini Jr. na Barra, n sonharia em ser jogador de futebol etc.

    • @jeancarvalho3930
      @jeancarvalho3930 16 днів тому

      @@luisasampaio9375 kkkkkkkk "graças ao capitalismo", nem você acredita nisso fia.

  • @MrFeullipe
    @MrFeullipe Місяць тому +8

    Em 2011 eu levava dois reais para passar o dia na universidade. Tinha que almoçar e lanchar (na verdade, almoçar ou lanchar). Isso inclui a passagem de ônibus, ou seja, eu caminhava quarenta minutos para ir e mais quarenta para voltar. Ficava na universidade de 7:30 às 19h porque eu não tinha como comprar livros para estudar, logo, eu ficava para poder estudar na biblioteca da universidade.

  • @user-Giullie
    @user-Giullie Місяць тому +14

    tenho medo de ir ao dentista, da última vez que eu fui, gastei mais de 3 mil em um só dente.

  • @SunItzal
    @SunItzal Місяць тому +16

    "Eu queria usar aparelho mas meu dentista falou que dente de negro é assim mesmo" CARALHOU... E sabe o que é pior? Eu nem duvido da capacidade de uma pessoa falar isso mesmo

    • @lucascapelao
      @lucascapelao Місяць тому

      obvio que é mentira.

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому +2

      @lucascapelao Tu tava lá pra saber disso?

    • @lucascapelao
      @lucascapelao Місяць тому

      @@camaradapidgeot8681 e precisa?
      e ainda que fosse, vc acha que não existem diferenças de acordo com o local de nascimento de pessoas? porque asiáticos têm olho puxado? porque o deles é assim mesmo.
      porque a arcada dentária de asiáticos é mais frágil? porque o deles é assim mesmo.
      ciência é racismo???
      só na cabeça de você: um cara de 20+ anos que se chama de "camarada pidgeot". para de assistir pokemon.

    • @lucascapelao
      @lucascapelao Місяць тому

      @@camaradapidgeot8681 só procurar artigo e entender a diferença das pessoas. as vezes o cara queria consertar um problema do dente mais triangular, onde ficam espaços maiores na parte de cima dos dentes e isso poderia piorar a arcada com o aparelho e lançou essa.
      pra classificar intolerância primeiro você precisa ser inteligente e saber a motivação das pessoas.
      Não dizendo que intolerância deve ser respeitada, mas ainda que tenha soado ruim pro paciente, é necessário entender a motivação por trás daquilo.
      estou explicando o óbvio porque talvez o cara que se chama de pidgeot precise. não confio no intelecto de alguém comunista.

  • @JoaocarlosBatistadelima
    @JoaocarlosBatistadelima Місяць тому +9

    Fui fazer o vestibular na belas artes kkkkkkk tinha mais japonês que negro

  • @kellylima789
    @kellylima789 Місяць тому +1

    Exatamente! Eu fiz USP, mas tive que escolher um curso que não exigisse um custo alto de manutenção, História.

  • @vitorpaulinomarchesini3232
    @vitorpaulinomarchesini3232 Місяць тому +1

    Fortissimo esse vídeo, obrigado Gustavo por trazer essa questão para a mesa!

  • @L3kl3ksant
    @L3kl3ksant Місяць тому +11

    Motivos pelo qual desisti de fazer Federal

  • @kamilysanches3237
    @kamilysanches3237 Місяць тому +1

    Me formei em odontologia com ajuda do FIES, a odontologia sempre foi meu sonho de criança e eu fiz tudo que pude pra me tornar dentista. Absolutamente tudo o que eles falaram é real! Os gastos na graduação são exorbitantes, eu tive a sorte e o privilégio de ter meu pais me ajudando, colegas de trabalho que trocaram comigo materiais por serviços de tradução de artigos, existem poucas pessoas negras na sala de graduação, na pós graduação então, onde se tem menos auxilio financeiro do governo ainda, é bem menor a presença de negros! A minha turma de mestrado e a turma de doutorado que cursou junto não tinha 1 negro! A odontologia é cara, demora pra dar retorno (principalmente qnd vc trabalha mais com saúde e menos com estética), a pós graduação é de difícil acesso e chega a ser frustante muitas vezes, vc querer fazer algo pra melhorar suas condições de trabalho e não poder, ou se matar pra investir e o local onde trabalha não valoriza... Isso sem contar que muitas pessoas não tem acesso ao básico pra cuidar da sua saúde bucal! A odontologia é linda e difícil, tem que amar muito mesmo e trabalhar mt na conscientização da população sobre a prevenção! A prevenção salva dentes e é o caminho! E a responsabilidade é nossa, de todos os CDs!

  • @karinearaujo6824
    @karinearaujo6824 Місяць тому +5

    Trabalho numa operadora odontológica, uma das maiores do pais, e em 7 anos nunca vi um dentista negro.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому +1

      tinha uma negra na minha turma, uni privada...só trepava com branco.

    • @donramonn12
      @donramonn12 Місяць тому +1

      kkkkkkkkk

    • @MiMedicoVirtual
      @MiMedicoVirtual 20 днів тому

      @@orthojac ? Ela ia transar com você? kkkkkk

  • @guilhermenascdecarv
    @guilhermenascdecarv Місяць тому +7

    Eu me formei em universidade publica, e a maioria era playboy mesmo. Mas assim como muitos eu passei dificuldades. Já tranqui 1 semestre por não ter dinheiro pra pegar o onibus e comer na universidade. Até eu conseguir as politicas afirmativas pra da alivio fiquei 1 ano me lascando feio

    • @guilhermenascdecarv
      @guilhermenascdecarv Місяць тому +2

      E era humanas em... Só PDF

    • @guilhermenascdecarv
      @guilhermenascdecarv Місяць тому +3

      Vou contar mais uma. Eu estava com 1 dos meus dente aberto a 4 anos e só agora, depois de formado, eu tive dinheiro pra tratar. Teve que fazer 3 canais e colocar pino e coroa kkkkkk É foda

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      então precisa privatizar mesmo...não quero bancar uni para playboy

  • @michelviecelli1950
    @michelviecelli1950 Місяць тому +2

    Esse vídeo foi um soco no meu estômago, mas também abriu minha mente no assunto da saúde bucal elitizada (e saude no geral) deade sua base. Um vídeo super necessário. Uma luta super necessária. Desanima pensar que muito provavelmente não vamos conseguir mudar essa realidade, mas ao mesmo tempo cria uma centelha de esperança de que pelo menos levantando a discussão sobre esse tipo de assunto, será possível tentar abrir um caminho de mudança.

  • @moiramarques
    @moiramarques Місяць тому +2

    Muito bom o corte e o react, Gustavo, necessários. Obrigada por continuar intransigente nos seus posicionamentos apesar de todo derrotismo e ignorância que envolve as pautas ditas "identitárias".

  • @matematicafundamental8889
    @matematicafundamental8889 Місяць тому +4

    Todo comentário que fez no vídeo é correto, e não é diferente do que o Bira disse. Tudo o que foi apontado no vídeo não é problema de identidade, é problema, antes de tudo, de luta de classe. A falta de recurso das universidades, a falta de ingresso da população negra, a falta de profissionais negros no mercado, é problema de luta de classes.
    O que o Bira ataca é que muitos movimentos de "luta contra opressão" lidam com a situação de forma a separar os trabalhadores, internamente nos movimentos fica aquela discussão rebaixada que se importa mais em corrigir quem usa a palavra X, Y ou Z. Vou gastar aqui 5 minutos pesquisando rápido em fotos no google de movimentos negros e ver o que levam nas bandeiras/faixas:
    * Vidas negras importam
    * Cotas já
    * Contra o genocídio do povo preto
    O resto tudo deriva disso.
    Alguma vida não importa?
    Cotas são a solução para a raiz do problema?
    Algum genocídio é aceitável? Se a PM começar a matar pretos/pardos de forma proporcional com os brancos, aí fica tudo resolvido?
    Até agora eu não vi o Jones + Gustavo, nesse levante contra o Bira, atacar os argumentos do Bira, que em essência são que esses movimentos não conseguem captar a massa de trabalhadores negros, lgbtqia+, mulheres. Estão dizendo que para o Bira tudo é identitário, e claramente e expressamente ele diz que não acha isso.
    Quero saber porque se a Michele Bolsonaro chamar trabalhadores negros para um movimento de rua para o próximo domingo, vai ter 10x mais público de trabalhadores periféricos do que se for chamado pelos coletivos negros do PSOL, PCB, PCBR, PSTU, PCdoB, PT e etc.

  • @augusto0158
    @augusto0158 Місяць тому +6

    Cara, minha namorada cursa odonto na USP e é realmente muito caro o curso de odontologia. Até mesmo para quem teve grana para pagar uma escola particular ou cursinho se torna caro um curso desse, principalmente se a pessoa ta morando fora da cidade dela. Além de tudo isso, é uma faculdade integral, ou seja, a pessoa que não tem tanto dinheiro tbm não consegue trabalhar. Minha namorada as vezes entrava as 8h e saia 19/20h da noite. As faculdades publicas já não são tão públicas como deveria ser, pq pra vc entrar em uma vc tem que estudar mto e o suporte que vc vai encontrar será somente nas escolas privadas e se vc não passou direto do 3 EM, vc tem que fazer um cursinho que tbm é mto caro. Ent, acaba que vc paga mto dinheiro mesmo para entrar numa facul publica, sem contar com materias que vc precisa dependendo do seu curso.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      odonto é um caso a parte, vc compra quase todo o consultorio durante o curso... não é material didatico, são ferramentas profissionais.

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому

      @orthojac Tu nem fez odonto e quer falar o que n sabe, pqp.

  • @clara.wireddot384
    @clara.wireddot384 Місяць тому +9

    uma prof da minha universidade acha q o marxismo é reductionista por abordar "so a classe". ela fica dizendo q precisa ver a raça e genero... como se outras coisas fossem descoladas da classe. ela não lê marx, engels, Luxemburgo, Lelia González e fica falando essa baboseira como se tivesse dando um lacre. Triste isso ser generalizado ate dentro dos marxistas.

    • @Alessandra9576
      @Alessandra9576 Місяць тому

      O comunismo ainda está soterrado.

    • @georgerobertosilva6247
      @georgerobertosilva6247 Місяць тому +1

      E eu imaginava que “classe” era mais abrangente.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      ela pode falar a bobagem que quiser...está com a vida ganha... tolo o que a ouve.

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому

      @orthojac Vc fala bobagem de graça na net, então tu n tem moral nenhuma pra falar dos outros.

  • @giczytk
    @giczytk Місяць тому +9

    minha melhor amiga queria fazer odontologia na ufsc, mas por não ter dinheiro pra pagar os materiais acabou ficando muito desanimada e desistiu

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      sorte dela... odonto mal dá para subsistencia nos ultimos 20 anos

    • @camaradapidgeot8681
      @camaradapidgeot8681 Місяць тому

      @orthojac Porque o sistema n dá nenhuma chance pra quem é odonto, tu tá vendo essas empresas de odonto que parece até casa de madame, é interesse delas que odontologista ganhe mixaria.

  • @coelhaavoadora
    @coelhaavoadora Місяць тому +2

    Painho, lido como branco, sofreu a mesma mutilação. Os dentistas ia nos bairros na favela e simplesmente arrancavam os dentes das pessoas. Foi só com 57 anos que juntou dinheiro e fez um implante.

    • @nuen7825
      @nuen7825 Місяць тому +2

      Exato, pobre no geral sofre por falta de dinheiro. Sou considerado branco no Brasil, mas para um europeu eu sou pardo porque tenho olhos escuros e cabelo preto encaracolado.
      A dentista loira odonto que não é meme mesmo, disse para eu extrair meu dente ao invés de fazer tratamento de canal. Pelo menos consegui insistir em fazer o canal, mas nossa, custou caro e foi bem problemático, demorou bastante para terminar. É exatamente como foi explicado no vídeo.
      Só quero ressaltar: Lembrem-se que é pobre no geral que sofre, os negros são mais prejudicados por causa da escravidão com racismo, mas isso não significa que pobre branco não tenta até suicídio por falta de dinheiro.

  • @Marcos_Bomfim
    @Marcos_Bomfim Місяць тому +1

    Poderia fazer um vídeos com o tema: SUPER SALÁRIOS de todo escalão.. começando pelo salário miserável que muitos professores concursados da rede pública ganham, até o Judiciário, deputados, secadores, desembargadores e seus privilégios.
    Pra população tomar aquele "leve" susto!

    • @izadoraox5098
      @izadoraox5098 Місяць тому

      Não só os salários mas tbm os benefícios e como é a aposentadoria

  • @cristinab612
    @cristinab612 Місяць тому +6

    Pessoalmente desisti de cursar Arquitetura pelo custo dos materiais, batia 3k/mês a depender do semestre, impossível.

    • @lucieliapaiva5592
      @lucieliapaiva5592 Місяць тому +2

      😮😮😮😮

    • @davipintocoelho4995
      @davipintocoelho4995 Місяць тому +2

      Acho que vc levou a sério demais. Eu não gastei um puto com materiais, pedia tudo emprestado e passei nas disciplinas de desenho e afins dos primeiros semestres. A única coisa que eu realmente desenbolsei uma grana pra comprar foi um notebook, isso sim precisa. O resto dá pra fazer a migué e passar kkkkk
      Obs: Só comprei um escalímetro, 30 reais.

  • @clara.wireddot384
    @clara.wireddot384 Місяць тому +10

    da pra ver em Psicologia essa exclusão. ta virando a nova medicina. pra piorar, gente q queria med ta indo pra Psicologia, e isso é péssimo pq essa elite vem com a mentalidade de medicalizacao.

  • @Intuitivamente-px4qs
    @Intuitivamente-px4qs Місяць тому +3

    Eu não sei vocês, mas aqui no Pará depois que entrou a lei de cotas nas faculdades teve um aumento bastante considerados de alunos negros que estão estudando aqui. Acho que o problema do Sudeste como todo é esse individualismo/ frieza exacerbado que tem com o próximo.

  • @CinthiaAssali
    @CinthiaAssali Місяць тому +1

    No meu tempo na engenharia da Poli USP minha família não tinha dinheiro para comprar uma calculadora de 1a linha e eu levava muito mais tempo nas provas para fazer os cálculos. Ganhei uma HP numa rifa e aí vi que era muito mais fácil p quem tinha e minhas notas depois disso foram de topo da classe. À época eu não entendia esse impacto.

  • @iasminaraujo7109
    @iasminaraujo7109 Місяць тому

    Por favor, vamos falar sobre a falta de acessibilidade da universidade pública 😢😢😢😢

  • @clara.wireddot384
    @clara.wireddot384 Місяць тому +5

    o dente afeta demais a saude da pessoa e qualidade de vida. tirei siso fiquei mto mal, mais mentalmente do que dor física msm.

  • @vncgabrielable
    @vncgabrielable Місяць тому +2

    Po e na cidade que eu moro, os professores ainda tem um acordão com as 2 únicas lojas, aí mandam a lista de materiais em cima da hora pra não poderem comprar na Internet, aí eles vendem a quase 3 vezes o preço normal, um cartel do caralho, minha amiga já pagou mais de 10 mil nessa brincadeira

  • @Luankki
    @Luankki Місяць тому +3

    Isso é fato, minha sobrinha gasta 7 mil por semestre, pela graça de Deus não paga mensalidade.

  • @nadinelara9812
    @nadinelara9812 Місяць тому

    Gigante

  • @vinisilvestri
    @vinisilvestri Місяць тому +2

    [DEPOIMENTO / TEXTÃO]
    Sou negro e me lembro de uma vez em que fui a um consultório odontológico na Vila Olímpia (SP). Tinha convênio odontológico e fui em uma profissional indicada por uma colega de trabalho.
    De início, fui fazer apenas uma checkup odontológico e fiquei sabendo que lá também tinham serviços de prótese/reposição (serviço normalmente particular).
    O checkup, que foi pago pelo convênio, foi rápido. Quando perguntei como poderia ser feito o serviço de prótese (mesmo sendo caro, eu poderia arcar com o valor), a secretária me indicou para uma das dentistas e donas do consultório, porém ela estava em atendimento com outro cliente e ela pediu que eu aguardasse para conversar com a dentista pessoalmente.
    Fiquei mais de 40 minutos esperando e quando chegou a minha vez de ser atendido, a dentista discretamente chamou a secretária. Alguns momentos depois a secretária, bem desconcertada, me informa que a dentista não poderia me atender naquele momento, enquanto a própria dentista ficava parada na porta da sua sala mexendo no celular e fingindo que eu não estava ali (e que eu nem ao menos mereceria um pedido de desculpas).
    Eu ainda falei sobre o tempo que eu esperei a a atendente mais uma vez pediu para que eu ligasse para marcar consulta. Obviamente eu nunca mais voltei lá.
    Consegui resolver o meu problema e a recuperar a minha alto estima alguns anos depois.
    Infelizmente eu sei muito bem o sentimento de ser julgado como uma pessoa que não pode obter um serviço ou produto por conta da minha aparência. E acho que o pior de tudo é quando um outro trabalhador faz isso com você.

  • @joelmabarbosa7045
    @joelmabarbosa7045 Місяць тому +5

    Hoje todos os Postos de Saúde do Brasil, tem consultório dentário, socializando a odonto.

    • @cportellamotiondesigner
      @cportellamotiondesigner Місяць тому +1

      MAs pergunta qual deles o profissional fica ali?

    • @exerciciospeleodontologia7539
      @exerciciospeleodontologia7539 Місяць тому +1

      @@cportellamotiondesigner E outra pergunta, quais tratamentos são oferecidos para a população? Porque não adianta nada "ter uma farmácia, mas ela só vender aspirina".

  • @copacabana3000
    @copacabana3000 Місяць тому +14

    O fato é: o inventor do tratamento de canal morreu triste pq descobriu ja nos seus ultimos dias que o tratamento de canal nao presta. O dente deu canal tem que extrair e implantar um dente novo.

    • @victorioneda
      @victorioneda Місяць тому +3

      O canal mal* feito

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      o fato é que o sr não conhece odontologia e fica desinformando as pessoas.

  • @evandroid
    @evandroid Місяць тому +3

    Um dos piores profissionais que eu já fui atendido em toda a minha vida foi uma loira odonto.

  • @marciaa.5162
    @marciaa.5162 Місяць тому +3

    Conheço um rapaz q passou em engenharia, teve q desistir do curso.

    • @georgerobertosilva6247
      @georgerobertosilva6247 Місяць тому

      Uma pena. Seria menos difícil arcar com os custos dele, pois é basicamente livros e ajuda de custo. Não há tanto material.

  • @dasaevreis
    @dasaevreis Місяць тому

    No caso da minha avó que era uma mulher negra retinta convenceram era a TIRAR TODOS OS DENTES aos plenos 40 anos de idade (ou mais jovem). Ela não aparentava não ter dentes e não costumava reclamar, mas infelizmente sua vida sempre foi marcada pelo subemprego, inclusive atuando como empregada muito mal remunerada.

  • @nanaCortez
    @nanaCortez Місяць тому

    quando eu fazia jornalismo (universidade publica) no primeiro ano precisava comprar a camera pra fazer aula de fotografia, pq a instituição não fornecia.
    no caso não ""precisavaaaa"" comprar, mas o professor não achou que a foto que eu tirei com a camera do meu Moto G2 ficou tão boa quanto a da menina que o papai comprou uma camera profissional de 3000 reais na primeira semana de aula.
    eu reprovei em fotografia, acabei ficando retida no primeiro ano bem no ano que mudaram o curriculo, adicionando mais disciplinas, passando a ser período integral, aí eu precisei largar o curso pq tinha que trabalhar.
    Enfim, a igualdade

  • @yin_xing
    @yin_xing Місяць тому +2

    Na faculdade de belas artes tem bastante mistura, a maioria é parda, depois brancos, pretos, asiáticos, indígenas e estrangeiros. É o setor mais "democrático". Agora, o mercado de arte é elitista mesmo.

  • @Juli-kk2ix
    @Juli-kk2ix Місяць тому

    Quando eu tava escolhendo um curso pra me inscrever no vestibular da universidade federal eu pensei em odontologia, mas aí a minha mãe me disse "nem pensa. Vamos ter que comprar os teus materiais e não temos dinheiro pra isso!". Lembro que fiquei tão chateada 🥺 Acabei me identificando com a enfermagem e fiz essa graduação. Mas né....

    • @Juli-kk2ix
      @Juli-kk2ix Місяць тому

      Inclusive até hoje em dia trabalhando como enfermeira eu não teria como entrar numa faculdade pública de odontologia por causa dos valores dos materiais

  • @Alessandra9576
    @Alessandra9576 Місяць тому +2

    Faculdade exige muito tempo e dinheiro.

  • @StfM246
    @StfM246 21 день тому

    Maior parte é mi-mi-mi. Tendo estrutura familiar, de resto a força de vontade supera tudo. Palavra de filho de colono que passou em primeiro lugar numa das maiores universidades federais do país SEM CURSINHO.

  • @mainyuumicomtrombose
    @mainyuumicomtrombose Місяць тому +1

    Eu passei numa universidade pública assim que saí do ensino médio e não pude ir por não ter dinheiro para ir pra cidade, moro na roça, roça mesmo. Fazem 5 anos que eu tô presa aqui após me formar, pois não tem emprego disponível. Provavelmente vou apodrecer aqui sem perspectiva de vida. Como é """bom""" o capitalismo.

  • @josuealves8565
    @josuealves8565 Місяць тому +1

    Senhorita Bira, alugou um tripé na sua cabeça ...

  • @Emy-wn8dl
    @Emy-wn8dl Місяць тому +1

    Uma vez vi um doc de uma trans em Israel, não lembro o nome, ela entrou em um universidade de lá e além dos livros etc que recebeu de material, recebeu um MICROCÓSPIO! Quase igual aqui 🤷‍♀️

  • @gabrielricardo313
    @gabrielricardo313 Місяць тому +1

    Velho sofri um acidente no percurso do trabalho quebrei muitos dentes, e preciso usar aparelho, mas não uso, pq é muito caro nem eu nem minha família tem dinheiro pra pagar
    De maneira geral quando se é trabalhador não se pode cuidar da saúde, quem dirá da saúde bocal

  • @brunavaleria4369
    @brunavaleria4369 Місяць тому +2

    Meu sonho estudar artes em facul pública mas os materiais são caríssimos e só tem o curso em período integral

  • @ggiomario
    @ggiomario Місяць тому +1

    O que eu acho também muito mais absurdo é que fala tão mal da universidade pública, e abrem milhares de uniesquinas e o ensino dela são mil vezes pior!

  • @catarinasilva5375
    @catarinasilva5375 Місяць тому

    Comentário para engajamento.

  • @arthur_gomesV
    @arthur_gomesV Місяць тому

    Mas é porque esses cursos da saúde tem muitos materiais que são individuais e caros, além disso como a faculdade pagaria tantos itens individuais tão caros todo período?

  • @tortadebacaxi
    @tortadebacaxi Місяць тому +1

    vim nesse vídeo pensando em nada e recebi um banquete. meu pai, lá pelos seus 19 ou 20 anos, foi vítima disso aí. cidade pobre, pequena, chegou um dentista metendo banca de entendido, simplesmente sugeriu pra todo mundo arrancar os dentes e colocar dentadura. que era mais fácil, que nunca iam mais ter problemas, dor, e o povo comprou a ideia porque eram pessoas simples, sem qualquer conhecimento. hoje em dia periodicamente ele tem que refazer a dentadura por diversos motivos, e se arrepende muito, todos os dias, de ter ouvido aquele cara 60 anos atrás, e sempre frisa que foi pura falta de conhecimento, era praticamente um vilarejo, o dentista na epoca lucrou horrores.

  • @tramontina1742
    @tramontina1742 Місяць тому +1

    Véi tá impossível pobre permanecer na universidade pública, eu vou desistir slk, muito gasto, até a bolsa auxílio é uma putaria pra conseguir

  • @AxomSoares
    @AxomSoares Місяць тому +1

    Nome do podcast?

  • @dombam8490
    @dombam8490 Місяць тому +5

    Engraçado que o meme ou não da "loira odonto" é criticado, como se fosse errado a maioria das estudantes de odontologia serem brancas e/ou loiras, pois eu sugiro criar o meme "asiático contador", ou "negro jogador de basquete", ou "judeu banqueiro/trader institucional" ou "indiano programador", quero ver se essas mesmas pessoas teriam a coragem de problematizar esses outros padrões.

    • @gustavovargas5411
      @gustavovargas5411 Місяць тому +1

      Concordo contigo. Apesar do que ele falou sobre as unis publicas ser verdade, essa questao dos estereotipos chega a soar como inveja do branco conseguir as coisas supostamente mais "facil", como se a vida do branco rico fosse um total mar de rosas... Conheci muito branco "rico" na faculdade e te digo que a maior parte e falsidade, a maioria cria uma imagem pra causar nos colegas... tudo sustendado pelos pais assalariados ganhando 10k e quem sabe um pouco mais que isso.

    • @herbert6407
      @herbert6407 Місяць тому +4

      Vamos para o racismo reverso mesmo? Sério que ainda estamos nesse nível?

    • @dombam8490
      @dombam8490 Місяць тому

      ​@@herbert6407 Em primeiro lugar a teoria do "racismo reverso" não passa disso uma teoria, fruto de uma academia contaminada, a maioria das pessoas compreendem que é possível alguém "com poder institucional" seja lá o que isso significa sofrer "racismo" seja lá também o que isso significa hoje em dia.
      Em segundo lugar eu sequer mencionei em algum momento a palavra racismo, não acho que implicar com um padrão do qual eu exemplifiquei seja racismo, não é racismo achar estranho ou problematizar que muitas estudantes de odontologia sejam loiras e brancas, assim como não é racismo achar estranho ou problematizar o fato de que a maioria da NBA é negra, ou que a maioria dos banqueiros / traders institucionais são judeus, ou que a maioria dos profissionais de TI sejam indianos etc. Esse não foi meu argumento.
      O meu argumento foi e continua sendo: a mesma turma que problematiza a característica de alguma área/profissão/curso ser dominada por brancos, é a mesma turma que não tem coragem de problematizar áreas que são dominadas por não brancos, especialmente por judeus.
      Ou seja, não existe principio ou consistência nenhuma no argumento, se trata apenas de uma politica/observação "antiwhite" ou antibranca como vem sendo chamado nos EUA.

  • @linalobo-_-
    @linalobo-_- Місяць тому

    Eu cursei parte de Têxtil e Moda na USP, no segundo ano os professores queriam que a gnt fizesse um projeto com três looks, eu não entreguei o trabalho e reprovei na matéria. Mal tinha dinheiro pro transporte, alimentação e a pilha de xerox diária.

  • @sarianebarreto4468
    @sarianebarreto4468 Місяць тому

    Faço ciências humanas na federal. Vejo pessoas pardas iguais a mim, quase todo semestre, mas nao sao maioria. Pessoas retintas tem poucas, na universidade em geral. Mas a maioria sao pessoas brancas principalmente em cursos mais elitistas. E eu fico pensando se fosse o contrario, como seria diferente as coisas. Mas quem sabe um dia.

  • @alluisr
    @alluisr Місяць тому

    Hoje em dia trabalhamos com o conceito ampliado de saúde. Os níveis de saúde de uma população serão medido pelos determinantes e condicionantes sociais da população. O conceito da OMS já está ultrapassado.
    Envolve "CEP" e condições demoradia, trabalho, saneamento, trabalho, relações familiares, laços com a comunidade etc.

    • @alluisr
      @alluisr Місяць тому

      Conceito Ampliado de Saúde: Em seu sentido mais abrangente, a saúde é resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde. É, assim, antes de tudo, o resultado das formas de organização social da produção, as quais podem gerar grandes desigualdades nos níveis de vida. A saúde não é um conceito abstrato. Define-se no contexto histórico de determinada sociedade e num dado momento de seu desenvolvimento, devendo ser conquistada pela população em suas lutas cotidianas (Anais da 8a CNS, 1986).

  • @orthojac
    @orthojac Місяць тому +1

    que falta faz a 1a lição de economia para os canhotos: escassez.

  • @MariLinden
    @MariLinden Місяць тому

    Que podcast é esse?
    Seria legal deixar na descrição ou ao menos citar

  • @pamelaoliveira6183
    @pamelaoliveira6183 Місяць тому

    Eu tentando explicar pro povo que não é só fazer Fies!. Que nao é só chegar na caixa e dizer,:"vim fazer fies". Pra uma pessoa sem familia não da kkk e que nao é so fazer publica que tem muito mais.

  • @caioct8589
    @caioct8589 Місяць тому

    Absurdo existir Universidade Privada?! Discordo totalmente! Se o sistema público não possui vagas para todos, a ponto de ter que fazer uma prova de seleção para os pretensos estudantes, o único caminho é buscar o setor privado!

    • @caioct8589
      @caioct8589 Місяць тому

      Na minha visão, a Universidade Pública possui muito mais problemas do que a Universidade Privada. A começar pelo baixo número de vagas frente à grande demanda. Se o setor privado for impedido de atuar, o ideal seria que o setor público incorporasse todos esses pretensos alunos. Nesse cenário pouco realista, para isso ser possível, seria necessário uma contribuição maior da sociedade para essas Universidades Públicas, ou seja, uma taxa mensal paga pelos eventuais alunos. Sim! Países que possuem apenas Universidades Públicas demandam pagamento de taxas mensais, ou seja, não são 100% gratuitas!

  • @raphaelssande
    @raphaelssande Місяць тому +1

    o OBJETIVO NÃO É MONTAR CONSULTÓRIO PARTICULAR, odontologia é saúde e SAÚDE NÃO É MERCADORIA. Vc concordando com "uma hora tem que montar consultório" foi de doer.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      se não é mercadoria não pode ser comprada nem vendida... só pode ter profissional voluntario, é isso?

  • @patriikEvil
    @patriikEvil Місяць тому +1

    É horrível ter que enfrentar a rotina sentindo desconfiança, medo e sensação de estar sendo julgado e observado por todas as pessoas no mundo o foda é que eu trabalho chamando pessoas em uma praça em Salvador para o bar, enquanto eu mesmo sirvo todas as pessoas da melhor forma possível para ganhar o 10% de gorjeta. Não ganho salário apenas as comissões do dia. Não posso me dar ao luxo desfocar do trabalho senão posso correr o risco de perder clientes para meus colegas. Me tornei um fumante de 2 carteiras de cigarro por dia. Não posso pedir folga ou férias, nem mesmo ficar doente a ponto que eu precise faltar ao trabalho senão corro o risco de ser mandado em bora. O capitalismo é uma maravilha.

  • @NilberCosta
    @NilberCosta Місяць тому

    Corta pra mim que adquiriu uma fobia de dentista, não posso nem ver vídeo por ter passado por 3 dentistas que me tratavam mal. Teve 1 que evitava me dar anestesia. Só deu anestesia quando eu reclamei muito. Mas sofri nesse dia.

  • @marcioflavio82
    @marcioflavio82 Місяць тому

    Qual o nome do podcast reagido?

  • @felipemattosdemelo5254
    @felipemattosdemelo5254 Місяць тому

    alguém tem o link pro vídeo original? não consegui achar

  • @eviltiramisu5108
    @eviltiramisu5108 Місяць тому

    eu como estudante de letras na UFRGS ainda nao tenho tanto material pra comprar, mas ainda assim os custos com passagens acabam sendo gigantes. Sem contar que o prefeito Melo (bolsonaro 2.0) literalmente TIROU a meia passagem estudantil para quem não mora em Porto Alegre (qual a logica?) e eu morando na regiao metropolitana tenho que pegar TREM e Onibus, e agora, pós-enchente NÃO TA TENDO trem pra porto alegre, as estações estao fodidas, a linha vai só até a cidade de canoas, onde eu moro. E ainda tem o problema de que por ser integral, praticamente nao se arranja horario para trabalhar. Onde arranja dinheiro? É quase impossível, se nao forem as bolsas admnistrativas tu ta a mercê da sorte.

    • @diomararaujo3303
      @diomararaujo3303 25 днів тому

      Eu estava fazendo curso de inglês lá no instituto de letras da ufgrs mas são do curso porque não tenho dinheiro toda semana pra passagem e o curso dura 3 meses kkk e complicado

  • @panpanllon3895
    @panpanllon3895 Місяць тому

    4:20 se nao faz diferença então prq tem pago?

  • @gabrhielemidio
    @gabrhielemidio Місяць тому +1

    Deixa eu ver se entendi, um cara negro e pobre, com muito esforço vai lá e se forma em odontologia, abre seu negócio, com o tempo contrata mais dentistas pra atuar lá dentro e em alguns anos decide por X motivo deixar de trabalhar, a partir desse momento esse cara vira um burguês explorador e opressor? kkk

    • @user-cr9to8qw6q
      @user-cr9to8qw6q Місяць тому +3

      Não, vc não entendeu. Não é simplesmente parar de trabalhar pq tem 1 milhão na conta e isso rende uns 6k por mês... É parar de trabalhar pq tem 100 MILHÕES de patrimônio e pode viver muito bem pelo resto da vida... Aí vira um burguês opressor

    • @gabrhielemidio
      @gabrhielemidio Місяць тому

      ​@@user-cr9to8qw6q Acredito então que você esteja fazendo uma confusão nos conceitos, vocês mesmos definem os burgueses como quem não vive do seu trabalho e, por consequência, da exploração do trabalho alheio, ou seja, o cidadão do meu exemplo obrigatoriamente se encaixaria na sua definição, já que também em determinado momento ele poderia tranquilamente fechar seu estabelecimento e permanecer vivendo não mais dos lucros, mas da própria renda pelo resto da vida. Independentemente de fazer 6k ou 600k por mês com isso, ainda sim, por definição ele seria um burguês, o que não só demonstra a intenção da esquerda de não querer ver de fato a ascensão social dos negros e sim somente sua dócil obediência ao seu movimento mas também um profundo sentimento reprimido de inveja, mesmo daqueles que vocês juram defender.

  • @Danton_Henrique
    @Danton_Henrique Місяць тому

    Minha vó arrancou todos os dentes... de uma vez... ela é negra... isso é assustador

  • @copacabana3000
    @copacabana3000 Місяць тому +4

    Cuidem dos seus dentes pra nao dar canal.

  • @JoaoPauloEleinad-rt7ni
    @JoaoPauloEleinad-rt7ni Місяць тому

    Cartilha do Paulo Guedes

  • @morani8581
    @morani8581 Місяць тому

    🎉

  • @mcrenkkoston6537
    @mcrenkkoston6537 Місяць тому +1

    Quanto mais tempo passa mais eu fico triste com a situação da esquerda, incluindo os comunistas do UA-cam. Enquanto o Bolsonaro e o Bolsonarismo falam abertamente na eleição do Senado para mudar as coisas no país para a visão deles aqui a esquerda se contenta em defender o Lula ou em atacar o Lula. Aí quando é para falar de coisa concreta sempre é assunto para longuíssimo prazo (a famosa "organizar a classe trabalhadora" genérica)
    Não é a toa que vejo cada vez menos conteúdo.

    • @camilamarinho_
      @camilamarinho_ Місяць тому

      Deve ser porque a maioria dos problemas criticados não têm solução no capitalismo.

  • @raphaelssande
    @raphaelssande Місяць тому

    Várias considerações:
    1° pq a Argentina aqui do lado país ferrado não tem vestibular e o BR tem?
    2° Professor universitário luta pela manutenção do status.
    3° o OBJETIVO NÃO É MONTAR CONSULTÓRIO PARTICULAR, odontologia é saúde e SAÚDE NÃO É MERCADORIA.

    • @kysselias3909
      @kysselias3909 Місяць тому

      Pq a argentina sabe que geral vai desistir ate o final do curso KKKKKKKK ai nem precisa controlar mt com vestibular.

    • @raphaelssande
      @raphaelssande Місяць тому

      @@kysselias3909 que mentalidade 🤦🏽‍♂️

    • @kysselias3909
      @kysselias3909 Місяць тому

      @@raphaelssande UE mas é literalmente esse o pensamento, aqui no br muitos cursos entram uma sala mas se formam mesmo 5 ou 10 pessoas, na Argentina eles sabendo que a maioria vai desistir já no inicio deixa entrar um monte no final se forma a sala certinha KKKKK

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому +1

      kkkkkkk... as prefeituras precisam criar uns 2 mil cargos de dentistas todo ano então.

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому +1

      1- sim, saude não é mercadoria, correto. 2- serviço de saude é mercadoria sim, tudo o que tem pessoas dispostas a pagar é mercadoria. 3- o objetivo é ganhar grana, seja como funça, empregado ou empresario.

  • @copacabana3000
    @copacabana3000 Місяць тому +3

    Alimentem-se veganamente pros dentes prestarem.

  • @rodrigojofelipe3204
    @rodrigojofelipe3204 Місяць тому

    Para o Liberal Capitalista, o mais importante da vida não é saúde (dos outros) e sim o Tempo: pra competir e ganhar dinheiro e lucro pra eles!!!!!

    • @orthojac
      @orthojac Місяць тому

      e pra vc? não gosta de dim dim? ou não gosta de competir? gosta de prejuizo?

  • @RafaRangelOficial
    @RafaRangelOficial Місяць тому

    Mds como chora...

  • @cortesdomercadofinanceiro_of
    @cortesdomercadofinanceiro_of Місяць тому

    Vcs tão maluco viabilizar material. Sempre alguém paga pir isso , no caso o pobre.
    "Enquanto um pobre estuda o outro pobre paga vendendo com seu cachorro quente na praça "
    Depois que ser forma o q é formado em faculdade pública tem preconceito com o que é maus pobre emq ele e indiretamente o sjudou a se formar . Ciclo vicioso

  • @naju.artista
    @naju.artista Місяць тому

    Po cara absurdo voce ta reagindo a Andreza Delgado como se a opinião dela valesse alguma coisa quando ela enchia o saco de todos no twitter mas passou pano para o IRMÃOZINHO AGRESSOR DELA

  • @wabrsilva2928
    @wabrsilva2928 Місяць тому

    Vota no Bozo ou nos seus asseclas....aí teremos esse cenário. O povo de São Paulo tem mais que se lascar. O Rio de Janeiro também, dois governos do Bozo