caraca, achei q isso nao existia, mas existe: um antro de idiotas. Gente que, em seu desconhecimento, escreve errado e xinga quem escreve errado escrevendo... errado!
Estou fascinado no momento por gramática e a boa escrita em português. Como é bom ouvir o professor Olavo de Carvalho. Ele ensina melhor do que qualquer professor de LETRAS. A minha dica pessoal é: Aprenda sobre gramática, leia muito grandes livros e autores clássicos e pratique escrevendo, desde textos curtos, até artigos mais longos.
O Olavo usa o senso comum para explicar gramática usando conceitos aristotélicos. Meu Deus quanta ignorância, não citou nenhuma referência para fundamentar seu discurso. Este esteve baseado em impressões minimalistas e dual. É errado considerar uma leitura se não for baseado na leitura do objeto para depois imprimir reflexões acerca do que foi analisado, todo experiência é necesariamente real ou fantasmatica?, se não for real, então não é válida como tal. A experiência emotiva evoca de um ser imanente. Para aprender gramática se faz necessário anteder o seu propósito como constitutivo gráfico da língua. Mas considerar a gramática somente no campo da semiótica ou da simiologia é determinar o seu valor em significados e por ai basta e a pragmática e estilística onde ficam, será que têm a mesma função?Olavo não estudou nenhum teórico de Letras para dar opinião superfícial e supostamente pujante. De certo modo a complexidade da língua não se estrurura somente naquilo que é verbalizado, há um sentido fenomênico maior que a possibilidade de compreensão baseado na leitura. Mas por meio do conhecimento de mundo( fenomenológicamente) ( estruturalmente) ou paradigmaticamente. Portanto, aprender gramática é usar a estrutura para criar a forma, se entende que o isolacionismo da estrutura, necessariamente determina a forma, porém não em todos os casos, pois o modus operandi da língua falada é transponivel e abstrata para a forma e estrutura. Então para saber usar a gramática é necessário a experiência do que se ler com o que se tem de conhecimento direcionado. O problema é que análise sintática não é permitivel a todo momento. Razoável seria conhecer as funções elementares que rege uma oração. Sujeito- verbo-obejto. E as transposições aleatórias dessa forma direta modifica o arranjo identitário da fórmula primária da língua. Marcusi fala do aprendizado pela interação, Mikal Bakthin pela relação dialogica, Sausure pela signo. Aprender gramática requer uma serie de fatores que se dão experiência real/ imaginária/ imitativa/criativa/ classificadora/ reprodutiva. Quanto a literatura não é por imitação que se aprende, para- nesse caso, por consideração a matalinguagem ou código nele atinente. Mas a análise é fundamental para entender as veleidades ou adereços de significados alinhado a reflexão. Se não houver esta comutação será uma aprendizagem pela forma e a ressonância do que se extrai dai paira sobre preferência do dito do autor( imitação), e deixando em segundo plano o entendimento ou as possibilidades deste para a posteriori.
Olá Professor Olavo, Escutando este teu áudio me lembrei de algo que meu pai contou-nos várias vezes. Ele só tinha as quatro primeiras séries. Assinavam seu próprio nome, fazer as 4 operações e quase não lia. Porém, eu sua vida adulta, convivendo com pessoas que lia e fazia algum comentário ele teve vontade de ler. Mas como não conseguia ler um livro e comprou uma revista Seleções em uma banca de jornal. Exatamente a número 1. Começou a ler e gostou. Daí para frente ele seguiu comprando todas, uma a cada mês, se não me falha a memória. Ele contava como foi difícil ler a primeira, que ele demorou bastante. Mas na segunda ele notou que estava um pouquinho mais fácil e rápido. Com o passar do tempo meu pai dizia, com orgulho e surpresa que conseguia ler uma revista Seleções inteira antes que a próxima chegasse. Com isto passou a conseguir ler livros também. Parabéns pelos seus áudios. Continue firme. Muitas pessoas se beneficiam com eles. Abraço.
Pfv não me julguem, mas quando eu penso no Olavo de carvalho, o nome dele o jeito que ele se comunica a os assuntos que ele fala e até a voz dele me fazem ter a impressão de que ele é um cara muito inteligente, digo isso analisando superficialmente , e pelo fato do aparelho dele ser de baixa qualidade estranhamente em mim me da a sensação de que ele está perto de mim falando, eu vejo as coisas pelo computador se eu tivesse celular iria pra um lugar bem alto e ficaria ouvindo enquanto observo a paisagem, seria incrível, mas infelizmente não posso kkkk.
@@oblensksyddeed9581 De preferência montado em um boi que está mastigando mato pra ficar o mais natural possível, cheiro de bosta seca e terra molhada com cheiro de leite misturado com café ouvindo a voz de camponês sábio do olavo de carvalho não tem como ser mais natural que isso kkkkkkk.
Impressionante a inteligência e eloquência desse homem, infelizmente ele não é valorizado e reconhecido à altura de seu conhecimento. Tem muito a acrescentar ao mundo.
Concordo com o Prof. Olavo: é lendo que se assimila a NORMA da língua. Como estudante de Letras (formada no século passado kkk) lia integralmente todos os livros, inclusive de Aquilino Ribeiro, Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Machado de Assis. Na aula ia para fazer análise literária. Então pude usufruir da leitura livre sem me preocupar com ESTILO etc. A leitura em si ENSINA! Mesmo por assimilação. Interessantes os comentários dele! 🇧🇷
Estou estudando para concursos, os vídeos do mestre Olavo e do saudoso professor Pier estão me ajudando enormemente, o que estou aprendendo professor de gramática nenhum ensina. Olavo é um ser excepcional, como eu amo esse ser humano! Obrigada por divulgar esse vídeo, muito obrigada.
"VOCÊ DEVE APRENDER A GRAMATICA IMITANDO ESCRITORES! NÃO, ESTUDANDO GRAMÁTICA!" Melhor coisa que ja ouvi sobre a gramatica ATÉ HOJE, depois de 4 anos de des-ensino fundamental, e três anos de nível (desestímulo) médio. E o melhor, é que aconteceu absolutamente isso comigo. Percebi, que "sem querer", automaticamente estava melhorando muito meu português depois de melhorar e aumentar o meu tempo de leitura. É sensacional. Neste caso, penso que o Olavo tem razão!
Eu estou ainda no segundo ano do ensino médio, e percebo que, não consigo aprender gramática com os meus professores. Estou tentando estudar gramática através de livros que falam sobre;porém, eu anoto o livro todo e não aprendo merda nenhuma. Agora tento escrever redações e travo,pois busco escrever "gramaticalmente".
@@davialves9088 eu também estou no meu segundo ano do ensino médio. Vou te dar algumas dicas: acompanhe o professor Rodrigo Gurgel e veja suas playlists sobre gramática; veja especialmente o vídeo resenhando o Para Falar e Escrever Melhor; Leia o Para Falar e Escrever Melhor; Leia o livro do Monteiro Lobato: Emília no país da gramática. Estes pequenos passos simples já vão te inserir no estudo da gramática o suficiente para começar com uma gramática do Rocha Lima ou Cegalla. Você também deve, aos poucos, ir lendo livros de escritores exemplares da língua portuguesa. Leia as obras mais elogiadas de Machado de Assis, pois se tentar de cara pagar de erudito e ler todos os livros, vai ver que tem muito livro chato em meio a tudo que Machado escreveu. É isso o que posso te aconselhar fazer. Foi o que funcionou para mim.
@@jeannovais8323 a questão é que o meu maior medo por agora é o Enem. Fico muito preocupado em ter que estudar química, matemática e física apenas para passar na prova.
@@davialves9088 Além das dicas do Jean, procure ler os artigos do Olavo, pois ele escreve muito bem, sua gramática é ótima. Mas tente ler em livro porque é muito melhor do que ler no site dele.
Não domino quase nd dessa área, por encrivel q pareça compreendi tudo q foi dito kkk agora entendi o pq o mundo desandou, sem a lógica e gramática n vamos pra lugar algum
Sou Aluno de Letras, curso na Instituição Federal de Goiás. Respondendo aos comentários, com mais detalhes, posso dizer com propriedade, o curso é voltado a obras literárias nacionais e históricas. Conforme o professor Olavo de Carvalho diz, demonstra que conhece muito a respeito do âmbito universitário e sobre o curso de letras porque no curso as obras de arte literária são transformadas como objeto de estudo, ora, uma coisa é você saber usar uma linguagem, outra é você toma-lá como objeto de estudo. Veja bem o curso te ensina a ser um professor, a como usar os recursos didáticos, planejar uma aula e seu conteúdo na teoria e prática e isso é fundamental mas não é tudo! conseguem entender? Daí porque se explica que o aprendizado da literatura é essencial! Basta isso pra você perceber a diferença que existe entre você se apropriar da linguagem como meio efetivo de expressão e estudar as obras de arte como objeto. O Olavo é um escritor e tem uma bagagem muito grande, muita experiência. O que ele tenta nos ensinar não é para desqualificar o curso de Letras, e sim para complementar, para você buscar essa experiência viva de como compor, expressar a linguagem para o seu próprio uso. Então ele diz: "o método é imitar vários autores que possui o domínio". Evidentemente não é fácil, requer muita leitura, no fim você vai ter um reportório tão grande, que você verá que não está imitando ninguém, mas isso deve acontecer naturalmente, conquistar a originalidade na expressão literária é uma conquista e não uma obrigação.
Realmente companheiro o ensino é uma base, através da experiência somos nós que desenvolvemos novos conhecimentos e colocamos em prática na sociedade. Excelente comentário! Deus no controle Sempre!🧐🤔💡
Depois desse vídeo comecei a ler de outra forma, antes lia somente pra tirar um livro da pilha de não lidos. Agora estudo e aprendo com eles, como deve ser. Além de ter me apaixonado pela língua portuguesa ❤️
Nós aprendemos gramatica como o Miagi ensina Karatê: Lê livro, copia livro, Lê livro, Copia Livro. Essa é a melhor técnica, sempre buscando adaptar as frases copiadas para outros temas e contextos e depois de feito isso centenas ou milhares de vezes vamos a teoria gramatical e aprenderemos em um segundo, pois a lógica da língua já estará em nossas mentes.
Imitar seria usar as mesmas palavras só que falando de outro assunto? Fiquei um pouco confusa. Ex: Aquele que nunca comete um erro provavelmente não está fazendo nada. OUTRO ASSUNTO AGORA: Aquele que não lê provavelmente não escreve bem. Aquele que não se exercita provavelmente não tem um corpo forte. Estou fazendo do jeito certo????????? 🤔🤔🤔
Não devo estudar gramática então? Não posso fazer os dois ao mesmo tempo? Ao mesmo tempo que leio muito, estudo gramática para tirar dúvidas quando for escrever? E sobre copiar, não entendi, como assim copiar? Isso me parece algo forçado, não deveria ser algo natural? Por exemplo, você foi e leu 5 livros do Machado de Assis, naturalmente vai assimilar um pouco da forma de escrita dele, meio que por "osmose", não seria isso o "correto"?
@@bernardopapadakis Você pode estudar os dois simultaneamente, mas não é recomendável. As teorias gramaticais só vão fazer sentido concreto quando você tiver uma base muito boa e a base só vem com muita leitura e "copia".
@@inteligencia-concreta5702 Mas por exemplo, eu estudo pra passar em vestibular, então obviamente acabo estudando gramática, e sinto que estudá-la me ajudou muito para fazer redação. Ter estudado as regras de acentuação me tirou muitas dúvidas, ter estudado as regras de crase me fez diminuir os erros, estudar sintaxe ajuda a estudar as regras sobre uso de vírgula, que me faz errar menos, ter estudado os "4 porques" me fez saber quando usar cada um, por aí vai... Por que todo esse conhecimento me atrapalharia em algo?
Sempre tive vontade de escever as experiências que vivo mas me encolhia achando q ñ seria possível e q ñ era capaz... Hoje com 52 anos aprendi o qto estava enganada.
Olavo de Carvalho foi sensacional nesse áudio. Ele tá de maneira clara que para aprender o uso da língua e o sentido das palavras deve haver uma relação próxima no signo linguístico e a realidade prática do enunciador. A semiolinguística, de Patrick Charaudeau, trabalha bem isso. Muito bom!
O que mais me deixa impressionado é o modo honesto que o professor Olavo sintetiza para nós todo esse conhecimento, tornando acessível a todos. Antes Eu achava filosofia um saco, mas depois que conheci o professor Olavo passei a ficar profundamente interessado no tema. Pois ele transmite as matérias de modo prático, e não apenas como história.
Leia todos os livros e você aprenderá. Comece com O mínimo que você precisa aprender para não ser um idiota, o imbecil coletivo, jardim das aflições, e todos livros do Cartas de um terráqueo
Excelente colocação professor tenho feito a leitura de obras literárias em sala e além d gramática toda uma Gama de conhecimentos são viabilizados inclusive a gramática. Parabéns estou fazendo o correto. Obrigada professor Olavo. Muita saúde e vida longa. Amamos você.
Sempre volto a esse vídeo, para ouvir esses conselhos de como escrever corretamente. E principalmente a educação do imáginario que o professor Olavo de Carvalho, sempre insiste como algo fundamental para tentar entender a sua volta e o mundo.
Isso acontece na engenharia, o estudante aprende uma série de cálculos matemáticos e físicos, mas não sabem usá-las na prática, e como o cérebro não fixa aquilo que nao é útil, antes mesmo de acabar o curso o aluno já esqueceu.
Olá Daniel, fui confiada demais achando que poderia meter a cara nas aulas do professor Olavo e parti para a filosofia! Vou engatinhar primeiro para só depois saber se posso ficar de pé e aprender a andar segundo seus ensinamentos. Que Deus me ajude!
Cada vez que escuto Olavo de carvalho me sinto mais inteligente, aquele livro sobre o minimo que precisamos saber pra não ser idiotas, deveria ser como uma bíblia aberta no Salmo 23, aquilo deveria ser domínio público, compartilhado nos emails, disponibilizado em todas faculdades, longe de questões partidárias e ideológicas, ali enxergamos a realidade do mundo tal como ela é.
"Os males da imitação serão eliminados pela própria imitação "....Sensacional, uma nova imitação literária e artística elimina a anterior, até eliminar todas...
Sobre os quatro discursos de Aristóteles, Olavo também tem um livro específico para esse tema: "Aristóteles em nova perspectiva". Fala sobre a unificação e a evolução dos quatro discursos no raciocínio.
Lembro muito bem do que minha professora Daiane de português falou: Você pode aprender tudo de português, sendo ortografia, gramática e etc apenas lendo... Eu mesmo aprendi acentuação gráfica lendo livros de literatura e não estudar regrinhas...
Quando assisto às aulas do Olavo, procurando garantir que eu não venha a cair na cilada de admirá-lo demais, a ponto de perder, da minha própria competência, a sensibilidade para julgar o que eu de fato consigo reconhecer pessoalmente como bom, certo, refinado, útil etc, no fim dessa minha prova particular de rigor, eu não posso não estar de acordo com quem acha esse sujeito um dos intelectuais mais respeitáveis do Brasil. Ainda que eu não conheça todos, nem uma parcela que se possa chamar de pequena, ainda assim, a coerência que esse indivíduo apresenta nas suas demonstrações do pensamento é belíssima, garante por isso mesmo o mérito de honra e respeito, e eu só posso dizer "de fato, eu estou vendo o que você me apresenta. Isso é novo pra mim." Lamento que a vileza do imperialismo ideológico esteja impedindo que outros cidadãos tenham a mesma oportunidade de educação que eu tenho tido ao consumir essas informações.
Meu sobrinho, de 2 anos e oitos meses, falou : " dizeu ". Ora se comer, comeu; encher, encheu. Ele, embora incorreto gramaticalmente, o fez por associação. E o mais importante, consegue comunicar a ideia , o que é o principal.
A voz do mundo Nós, temos o poder de vida, Nós, temos o poder de morte. Nós, somo o tudo e o nada, Nós, somos o resto do nada que deixamos. Nós, estamos no contexto deste texto. Nós, temos que dar e ouvir um alerta! Nós, somos a voz do mundo... (Dennys Andrade)
Concordo! Mas acho que a experiência poética é importante nesse sentido. É a reflexão poética que vai fazer a apreensão dos vários usos da palavra; a linguagem... E não se confunda 'filosofia da linguagem' com a linguagem... É a experiência poética que vai possibilitar a 'filosofia da linguagem' para em fim se chegar a uma Filosofia de fato, penso: pode ser entendido com o estudo da gramática... É tipo o método Stanislaviski - Verbo, Substantivo, Objetivo. Tudo, no fim, depende do objtivo que se quer alcançar!
3:36! meu, é isso mesmo. eu fiz a bobagem de começar a ler o silmarilion assim. no meio do caminho eu percebi que estava tendo uma interpretação errada, quando eu terminei o livro eu achei que estava ficando louco. eu só sentia um peso na cabeça e uma desrealização. sério, não leem se vocês não compreendem o mínimo da língua, isso me deixou burro demais. meu dia a dia tá horrível, sinceramente. ando muito deslocado dos objetos, e parece que desaprendi a falar...
Vivo nos Estados Unidos a 34 anos. Sou interprete Inglês/Português/ Inglês na área Jurídica! Muitas pessoas perguntam - me como "dominar" e aprender o Inglês e a minha resposta é sempre a mesma "formula": 1 - entenda a estrutura gramatical de uma frase: sujeito, verbo e predicado. 2 - use Dicionários de sinônimos 3 - pare de procastinar e aprenda os verbos irregulares, pelo Amor de Deus 4 - 5 palavras novas por dia e construa 1 frase com cada uma delas. No inicio, as frases serão "primárias" mas, com algumas semanas, elas ficarão melhores e mais elaboradas. 5 - 5 x 365 = .......o número de palavras novas em 1 ano! 7 - leia...leia...leia...escute radio de noticias.... 6 - consistência! Disciplina! Não! Ninguém NUNCA domina uma Lingua pois essa esta em mutação constante.
O Professor Olavo é um dos muito poucos que sabem de fato se expressar na nossa língua! Imitar os grandes, acho que este é o segredo! Agora, se alguém prefere aprender pelo caminho dos erros, é só assistir aos "jornalistas" da TV. Ali estão os advérbios de lugar (aqui, ali, aí), o "então" e a p... do "enfim" e todo tipo de construção grosseira, burra, de doer os ouvidos. Com a internet, não há mais por que assistir a essa turma. Para passar qualquer mensagem com eficiência é preciso saber falar e escrever bem, não enganar!
A. CRITICA Dscp, mas entendi que não é “ler todos”, mas “ler tudo dele”! Porque lendo a obra dele vc vai absorver seu estilo, e imitá-lo. Depois vc faz o mesmo com a obra literária de outro autor, e tbm o imita... e assim faz com vários autores. Ao final vc terá desenvolvido teu próprio estilo, mesmo tendo “apenas” imitado àqueles autores, certo? Abração.
@@karolainesena8079 É literalmente, comer o autor, engolir tudo. Ver as palavras não como uma mera construção sistêmica, mas como auxílio pra entender as imagens que ele quer referir com essas palavras, sejam imagens sobre realidades ficcionais ou realidades históricas.
E então você analisa em seguida, a relação que o autor estabelece entre essas palavras e frases, e esse imaginário que quer estabelecer, e vai desenvolvendo assim a capacidade de identificar e transpor e usar, você mesmo, essas mesmas frases pra estabelecer essas relações. Resumindo - Ele fala que é preciso você se focar primeiro no significado das construções, a que se referem, por último, nas regras.
Eu conversei com um professor de hostoria que nao sabia nada de historia e uma uma professora de motematica que nao me soube explicar o teorema de pitagoras ? fiquei eu com vergonha por eles estarem ensinando nao sei o que em suas classes. dai eu fiz um serviço de eletricista nas casas deles e nao vi livros e nenhuma estante de livros de estudo igual ao que vc tem ai atras onde faz os videos . dai eu pensei ? Pois eu me julgava sem conhecimento e vi que estes sabiam menos que eu que nao tenho nenhum diploma .
Isso é duro de ser dito mas realmente acontece. Muitos professores, predominantemente da classe pública, não dominam satisfatoriamente o conteúdo no qual lecionam. A culpa não esta necessariamente na formação deles, mas sim em nosso sistema que induz um sistema de educação e não de ensino. Isso significa que o papel de um professor em tempos contemporâneos é educar aquela criança e não mais ensinar assuntos milenares para a formação acadêmica consistente. O Estado retira o filho da mãe dele e diz que não cabe a ela a educação da criança e sim ao próprio Estado. O resultado, a saber: professores que não conseguem demonstrar teoremas simples de Geometria Euclidiana.
Acho que foram meus professores também. A gente petguntava e os professores, principalmente os de matemática, nunca explicavam o porquê daquela conta, qual are de atuação.
Perfeito, na música vejo o mesmo problema. A anos me revoltei pelo fato dos músicos serem meros MP3 ambulantes. Eles não se dedicavam a natureza da música, sua beleza E expressao. Apenas reproduziam como um objeto qualquer
Para quem quiser entender melhor o que ele diz nessa aula, leia a apostila dele chamada "a arte de estudar". Tem na internet, em pdf.
É essa drive.google.com/file/d/1j-fAb9_QGlbv9rOEPBqczth3_7jP8cS1/view?usp=sharing
Nossa, valeu mano. Vim aqui nos comentários ver exatamente isso. Fiquei com um pouco de dúvida
Lucas estrela obrigado lindo :)
Kkk
Valeu
obrigado conrad.
obg lucas e obg doug
É; somente aos 70 anos, que estou aprendendo como Prof. Olavo de Carvalho. Admiro-o Muito.
da para ver que está aprendendo bem hein kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@TheDEADALICE ele disse que está aprendendo, não que aprendeu. Nunca é tarde para aprender mais!
Eu comecei antes, aos 67.
caraca, achei q isso nao existia, mas existe: um antro de idiotas. Gente que, em seu desconhecimento, escreve errado e xinga quem escreve errado escrevendo... errado!
@@quandovoceleroscomentarios9622 E não respeitam nem os idosos. Riem de senhores de 70 anos com deboche.
Estou fascinado no momento por gramática e a boa escrita em português. Como é bom ouvir o professor Olavo de Carvalho. Ele ensina melhor do que qualquer professor de LETRAS.
A minha dica pessoal é: Aprenda sobre gramática, leia muito grandes livros e autores clássicos e pratique escrevendo, desde textos curtos, até artigos mais longos.
Luis Fernando Silva Eu faço com meus filhos o q meus pais faziam comigo, eu os obrigo a ler!
Luis Fernando Silva obrigado :)
Porque as universidades brasileiras, nos cursos de Letras, não produzem letrado algum.
Assisti essa aula do Prof Olavo de Carvalho e após tomar uma sopa de letrinhas caguei em ordem alfabética.
O Olavo usa o senso comum para explicar gramática usando conceitos aristotélicos. Meu Deus quanta ignorância, não citou nenhuma referência para fundamentar seu discurso. Este esteve baseado em impressões minimalistas e dual. É errado considerar uma leitura se não for baseado na leitura do objeto para depois imprimir reflexões acerca do que foi analisado, todo experiência é necesariamente real ou fantasmatica?, se não for real, então não é válida como tal. A experiência emotiva evoca de um ser imanente. Para aprender gramática se faz necessário anteder o seu propósito como constitutivo gráfico da língua. Mas considerar a gramática somente no campo da semiótica ou da simiologia é determinar o seu valor em significados e por ai basta e a pragmática e estilística onde ficam, será que têm a mesma função?Olavo não estudou nenhum teórico de Letras para dar opinião superfícial e supostamente pujante. De certo modo a complexidade da língua não se estrurura somente naquilo que é verbalizado, há um sentido fenomênico maior que a possibilidade de compreensão baseado na leitura. Mas por meio do conhecimento de mundo( fenomenológicamente) ( estruturalmente) ou paradigmaticamente. Portanto, aprender gramática é usar a estrutura para criar a forma, se entende que o isolacionismo da estrutura, necessariamente determina a forma, porém não em todos os casos, pois o modus operandi da língua falada é transponivel e abstrata para a forma e estrutura. Então para saber usar a gramática é necessário a experiência do que se ler com o que se tem de conhecimento direcionado. O problema é que análise sintática não é permitivel a todo momento. Razoável seria conhecer as funções elementares que rege uma oração. Sujeito- verbo-obejto. E as transposições aleatórias dessa forma direta modifica o arranjo identitário da fórmula primária da língua. Marcusi fala do aprendizado pela interação, Mikal Bakthin pela relação dialogica, Sausure pela signo. Aprender gramática requer uma serie de fatores que se dão experiência real/ imaginária/ imitativa/criativa/ classificadora/ reprodutiva. Quanto a literatura não é por imitação que se aprende, para- nesse caso, por consideração a matalinguagem ou código nele atinente. Mas a análise é fundamental para entender as veleidades ou adereços de significados alinhado a reflexão. Se não houver esta comutação será uma aprendizagem pela forma e a ressonância do que se extrai dai paira sobre preferência do dito do autor( imitação), e deixando em segundo plano o entendimento ou as possibilidades deste para a posteriori.
Olá Professor Olavo,
Escutando este teu áudio me lembrei de algo que meu pai contou-nos várias vezes.
Ele só tinha as quatro primeiras séries. Assinavam seu próprio nome, fazer as 4 operações e quase não lia. Porém, eu sua vida adulta, convivendo com pessoas que lia e fazia algum comentário ele teve vontade de ler. Mas como não conseguia ler um livro e comprou uma revista Seleções em uma banca de jornal. Exatamente a número 1. Começou a ler e gostou. Daí para frente ele seguiu comprando todas, uma a cada mês, se não me falha a memória.
Ele contava como foi difícil ler a primeira, que ele demorou bastante. Mas na segunda ele notou que estava um pouquinho mais fácil e rápido. Com o passar do tempo meu pai dizia, com orgulho e surpresa que conseguia ler uma revista Seleções inteira antes que a próxima chegasse.
Com isto passou a conseguir ler livros também.
Parabéns pelos seus áudios. Continue firme. Muitas pessoas se beneficiam com eles. Abraço.
Belíssima história
Muito legal essa história
Você sabe que esse canal,Não é do olavo ne? É apenas um fã que teve posse do Audio.
Parabéns pelo seu pai.
Baixe esse áudio e escute em um lugar tranquilo quieto, tipo a noite antes de dormir ou
em uma área verde. É uma experiência muito boa.
ua-cam.com/video/UcAghaatoL8/v-deo.html
Tipo no meio do pasto?
Pfv não me julguem, mas quando eu penso no Olavo de carvalho, o nome dele o jeito que ele se comunica a os assuntos que ele fala e até a voz dele me fazem ter a impressão de que ele é um cara muito inteligente, digo isso analisando superficialmente , e pelo fato do aparelho dele ser de baixa qualidade estranhamente em mim me da a sensação de que ele está perto de mim falando, eu vejo as coisas pelo computador se eu tivesse celular iria pra um lugar bem alto e ficaria ouvindo enquanto observo a paisagem, seria incrível, mas infelizmente não posso kkkk.
@@oblensksyddeed9581 De preferência montado em um boi que está mastigando mato pra ficar o mais natural possível, cheiro de bosta seca e terra molhada com cheiro de leite misturado com café ouvindo a voz de camponês sábio do olavo de carvalho não tem como ser mais natural que isso kkkkkkk.
Impressionante a inteligência e eloquência desse homem, infelizmente ele não é valorizado e reconhecido à altura de seu conhecimento. Tem muito a acrescentar ao mundo.
Este vídeo foi mais importante e esclarecedor do que 10 anos de escola.
Concordo com o Prof. Olavo: é lendo que se assimila a NORMA da língua.
Como estudante de Letras (formada no século passado kkk) lia integralmente todos os livros, inclusive de Aquilino Ribeiro, Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Machado de Assis.
Na aula ia para fazer análise literária.
Então pude usufruir da leitura livre sem me preocupar com ESTILO etc.
A leitura em si ENSINA! Mesmo por assimilação.
Interessantes os comentários dele! 🇧🇷
Estou estudando para concursos, os vídeos do mestre Olavo e do saudoso professor Pier estão me ajudando enormemente, o que estou aprendendo professor de gramática nenhum ensina. Olavo é um ser excepcional, como eu amo esse ser humano! Obrigada por divulgar esse vídeo, muito obrigada.
"VOCÊ DEVE APRENDER A GRAMATICA IMITANDO ESCRITORES! NÃO, ESTUDANDO GRAMÁTICA!"
Melhor coisa que ja ouvi sobre a gramatica ATÉ HOJE, depois de 4 anos de des-ensino fundamental, e três anos de nível (desestímulo) médio.
E o melhor, é que aconteceu absolutamente isso comigo. Percebi, que "sem querer", automaticamente estava melhorando muito meu português depois de melhorar e aumentar o meu tempo de leitura. É sensacional. Neste caso, penso que o Olavo tem razão!
Eu estou ainda no segundo ano do ensino médio, e percebo que, não consigo aprender gramática com os meus professores. Estou tentando estudar gramática através de livros que falam sobre;porém, eu anoto o livro todo e não aprendo merda nenhuma. Agora tento escrever redações e travo,pois busco escrever "gramaticalmente".
@@davialves9088 eu também estou no meu segundo ano do ensino médio. Vou te dar algumas dicas: acompanhe o professor Rodrigo Gurgel e veja suas playlists sobre gramática; veja especialmente o vídeo resenhando o Para Falar e Escrever Melhor; Leia o Para Falar e Escrever Melhor; Leia o livro do Monteiro Lobato: Emília no país da gramática. Estes pequenos passos simples já vão te inserir no estudo da gramática o suficiente para começar com uma gramática do Rocha Lima ou Cegalla. Você também deve, aos poucos, ir lendo livros de escritores exemplares da língua portuguesa. Leia as obras mais elogiadas de Machado de Assis, pois se tentar de cara pagar de erudito e ler todos os livros, vai ver que tem muito livro chato em meio a tudo que Machado escreveu.
É isso o que posso te aconselhar fazer. Foi o que funcionou para mim.
@@jeannovais8323 obrigado irmão!,vou seguir sim.
@@jeannovais8323 a questão é que o meu maior medo por agora é o Enem. Fico muito preocupado em ter que estudar química, matemática e física apenas para passar na prova.
@@davialves9088 Além das dicas do Jean, procure ler os artigos do Olavo, pois ele escreve muito bem, sua gramática é ótima. Mas tente ler em livro porque é muito melhor do que ler no site dele.
Não domino quase nd dessa área, por encrivel q pareça compreendi tudo q foi dito kkk agora entendi o pq o mundo desandou, sem a lógica e gramática n vamos pra lugar algum
QUE HONRA DE DIZER: O OLAVO É BRASILEIRO :D
É muito conhecimento...
Sem palavras. MUITO OBRIGADO, OLAVO!
Sou Aluno de Letras, curso na Instituição Federal de Goiás. Respondendo aos comentários, com mais detalhes, posso dizer com propriedade, o curso é voltado a obras literárias nacionais e históricas. Conforme o professor Olavo de Carvalho diz, demonstra que conhece muito a respeito do âmbito universitário e sobre o curso de letras porque no curso as obras de arte literária são transformadas como objeto de estudo, ora, uma coisa é você saber usar uma linguagem, outra é você toma-lá como objeto de estudo. Veja bem o curso te ensina a ser um professor, a como usar os recursos didáticos, planejar uma aula e seu conteúdo na teoria e prática e isso é fundamental mas não é tudo! conseguem entender? Daí porque se explica que o aprendizado da literatura é essencial! Basta isso pra você perceber a diferença que existe entre você se apropriar da linguagem como meio efetivo de expressão e estudar as obras de arte como objeto. O Olavo é um escritor e tem uma bagagem muito grande, muita experiência. O que ele tenta nos ensinar não é para desqualificar o curso de Letras, e sim para complementar, para você buscar essa experiência viva de como compor, expressar a linguagem para o seu próprio uso. Então ele diz: "o método é imitar vários autores que possui o domínio". Evidentemente não é fácil, requer muita leitura, no fim você vai ter um reportório tão grande, que você verá que não está imitando ninguém, mas isso deve acontecer naturalmente, conquistar a originalidade na expressão literária é uma conquista e não uma obrigação.
ua-cam.com/video/UcAghaatoL8/v-deo.html
Realmente companheiro o ensino é uma base, através da experiência somos nós que desenvolvemos novos conhecimentos e colocamos em prática na sociedade. Excelente comentário! Deus no controle Sempre!🧐🤔💡
Ótima análise. ❤👏👏👏👏
Parabéns, ótima explicação
Depois desse vídeo comecei a ler de outra forma, antes lia somente pra tirar um livro da pilha de não lidos. Agora estudo e aprendo com eles, como deve ser. Além de ter me apaixonado pela língua portuguesa ❤️
Olavo é inacreditável! É muito conhecimento..pqp!
Nós aprendemos gramatica como o Miagi ensina Karatê: Lê livro, copia livro, Lê livro, Copia Livro.
Essa é a melhor técnica, sempre buscando adaptar as frases copiadas para outros temas e contextos e depois de feito isso centenas ou milhares de vezes vamos a teoria gramatical e aprenderemos em um segundo, pois a lógica da língua já estará em nossas mentes.
Imitar seria usar as mesmas palavras só que falando de outro assunto? Fiquei um pouco confusa. Ex:
Aquele que nunca comete um erro provavelmente não está fazendo nada.
OUTRO ASSUNTO AGORA:
Aquele que não lê provavelmente não escreve bem.
Aquele que não se exercita provavelmente não tem um corpo forte.
Estou fazendo do jeito certo????????? 🤔🤔🤔
@@nataliadias4968 Exato. Você imita a estrutura em outros temas.
Não devo estudar gramática então? Não posso fazer os dois ao mesmo tempo? Ao mesmo tempo que leio muito, estudo gramática para tirar dúvidas quando for escrever?
E sobre copiar, não entendi, como assim copiar? Isso me parece algo forçado, não deveria ser algo natural? Por exemplo, você foi e leu 5 livros do Machado de Assis, naturalmente vai assimilar um pouco da forma de escrita dele, meio que por "osmose", não seria isso o "correto"?
@@bernardopapadakis Você pode estudar os dois simultaneamente, mas não é recomendável. As teorias gramaticais só vão fazer sentido concreto quando você tiver uma base muito boa e a base só vem com muita leitura e "copia".
@@inteligencia-concreta5702 Mas por exemplo, eu estudo pra passar em vestibular, então obviamente acabo estudando gramática, e sinto que estudá-la me ajudou muito para fazer redação. Ter estudado as regras de acentuação me tirou muitas dúvidas, ter estudado as regras de crase me fez diminuir os erros, estudar sintaxe ajuda a estudar as regras sobre uso de vírgula, que me faz errar menos, ter estudado os "4 porques" me fez saber quando usar cada um, por aí vai...
Por que todo esse conhecimento me atrapalharia em algo?
uma boa noite e bom saber estás coisa
Sempre tive vontade de escever as experiências que vivo mas me encolhia achando q ñ seria possível e q ñ era capaz... Hoje com 52 anos aprendi o qto estava enganada.
eita, comecei minha faculdade de letras agora, ainda bem que vi esse vídeo do prof. olavo. 😊
Olavo de Carvalho foi sensacional nesse áudio. Ele tá de maneira clara que para aprender o uso da língua e o sentido das palavras deve haver uma relação próxima no signo linguístico e a realidade prática do enunciador. A semiolinguística, de Patrick Charaudeau, trabalha bem isso. Muito bom!
obrigado Daniel, Deus abençoe sempre. Oremos pela alma do prof.
Melhor vídeo que assisti do Olavo. Eternamente grato!!! Vida longa ao mestre!!! Sou muito fã!!!
Esse homem é sem dúvidas um enviado de Deus!🙏🤗
O que mais me deixa impressionado é o modo honesto que o professor Olavo sintetiza para nós todo esse conhecimento, tornando acessível a todos. Antes Eu achava filosofia um saco, mas depois que conheci o professor Olavo passei a ficar profundamente interessado no tema. Pois ele transmite as matérias de modo prático, e não apenas como história.
Estudar, fazer bastante exercícios e ler bastante. Eu faço isso. ❤🎉🎉
Muito bom excelente esse vídeo!!
Que Deus o abençoe! São conselhos e ensinamentos preciosos. Também só passei a aprender ao ouvir e ler o professor.
Que bom! Continue nos acompanhando
Sempre soube disso, só não sabia como dizer. Olavo é realmente genial.
quando ele fala em imitar o estilo, é de qual forma?
Olavo pelo amor de Deus nos ajude a aprender o correto e desaprender o que aprendemos ate agora .
Leia todos os livros e você aprenderá.
Comece com O mínimo que você precisa aprender para não ser um idiota, o imbecil coletivo, jardim das aflições, e todos livros do Cartas de um terráqueo
Excelente colocação professor tenho feito a leitura de obras literárias em sala e além d gramática toda uma Gama de conhecimentos são viabilizados inclusive a gramática. Parabéns estou fazendo o correto. Obrigada professor Olavo. Muita saúde e vida longa. Amamos você.
Obrigado, essa informação foi muito libertador.
Sempre volto a esse vídeo, para ouvir esses conselhos de como escrever corretamente.
E principalmente a educação do imáginario que o professor Olavo de Carvalho, sempre insiste como algo fundamental para tentar entender a sua volta e o mundo.
Você segue isso que ele diz? Você não estuda gramática em si? "Só" lê muito literatura clássica?
Isso acontece na engenharia, o estudante aprende uma série de cálculos matemáticos e físicos, mas não sabem usá-las na prática, e como o cérebro não fixa aquilo que nao é útil, antes mesmo de acabar o curso o aluno já esqueceu.
ua-cam.com/video/UcAghaatoL8/v-deo.html
Olavo de Carvalho começou a mudar nossa cultura.
ua-cam.com/video/UcAghaatoL8/v-deo.html
Meu Deus,que aula.... exatamente isso ,a imitação te dá toda a doutrina do entendimento gramatical, parabéns,forte abraço
Olá Daniel, fui confiada demais achando que poderia meter a cara nas aulas do professor Olavo e parti para a filosofia! Vou engatinhar primeiro para só depois saber se posso ficar de pé e aprender a andar segundo seus ensinamentos. Que Deus me ajude!
Flávia Ribeiro boa sorte em seus estudos
Veja as aulas dele sobre autoeducação e sobre como ser um leitor inteligente.
Depois veja a filosofia dele
Porque você não trilha seu próprio caminho?
Cada vez que escuto Olavo de carvalho me sinto mais inteligente, aquele livro sobre o minimo que precisamos saber pra não ser idiotas, deveria ser como uma bíblia aberta no Salmo 23, aquilo deveria ser domínio público, compartilhado nos emails, disponibilizado em todas faculdades, longe de questões partidárias e ideológicas, ali enxergamos a realidade do mundo tal como ela é.
paulo henrique
"O Mínimo" foi meu melhor investimento. (E olha que só li as 100 primeiras páginas)
Os seguidores dele acreditam que a Pepsi é adocada com fetos humanos
@@marcuspetronio957 Hur dur, astrólogo, Hur dur pepsi, Hur dur
@@marcuspetronio957
E que a palavra "adoçada" é com "Ç"!
Que aula!
"Os males da imitação serão eliminados pela própria imitação "....Sensacional, uma nova imitação literária e artística elimina a anterior, até eliminar todas...
Grande Olavo! Você é sensacional e o melhor professor do Brasil.
Sobre os quatro discursos de Aristóteles, Olavo também tem um livro específico para esse tema: "Aristóteles em nova perspectiva". Fala sobre a unificação e a evolução dos quatro discursos no raciocínio.
Com um ano de atraso vejo este vídeo, descubro que não sei é de nada e ainda trabalho de forma equivocada a literatura .
"Deve aprender a gramática lendo e imitando os escritores, e assimilar os instrumentos de linguagem como objeto de uso". Olavo de Carvalho
Obrigada Professor Olavo pelo que o senhor tem feito por nós, pelo Brasil! 🙏
Lembro muito bem do que minha professora Daiane de português falou: Você pode aprender tudo de português, sendo ortografia, gramática e etc apenas lendo... Eu mesmo aprendi acentuação gráfica lendo livros de literatura e não estudar regrinhas...
Professor, na música funciona de maneira semelhante. É possível possuir um repertório tão grande, imitando, que depois você virou músico. Rsrs
Muito muito B O M 👏👏👏👏
Obrigada professor Olavo 👨🏫
Eu estou fascinado pelos ensinamentos do Olavo
Olavo é um monstro!!!! cada dia aprendendo mais e mais.
cara, que saudade do velho
Like e obrigado.
3:32 "este segundo pode se tornar um obstáculo ao primeiro" - Sempre pensei isso.
Sua genialidade e humildade me fascinam!
Fala dos livros do escritor portugués, Aquinino Ribeiro
Interessante que todos nós somos influenciados, somos imitadores de estilos, Clarice Lispector havia dito isso.
Quando assisto às aulas do Olavo, procurando garantir que eu não venha a cair na cilada de admirá-lo demais, a ponto de perder, da minha própria competência, a sensibilidade para julgar o que eu de fato consigo reconhecer pessoalmente como bom, certo, refinado, útil etc, no fim dessa minha prova particular de rigor, eu não posso não estar de acordo com quem acha esse sujeito um dos intelectuais mais respeitáveis do Brasil. Ainda que eu não conheça todos, nem uma parcela que se possa chamar de pequena, ainda assim, a coerência que esse indivíduo apresenta nas suas demonstrações do pensamento é belíssima, garante por isso mesmo o mérito de honra e respeito, e eu só posso dizer "de fato, eu estou vendo o que você me apresenta. Isso é novo pra mim."
Lamento que a vileza do imperialismo ideológico esteja impedindo que outros cidadãos tenham a mesma oportunidade de educação que eu tenho tido ao consumir essas informações.
ótimo trabalho, eu gostei muito,👏🏽 apenas deixei como👍🏽
Essa teoria dos quatro discursos aristotélicos tomados na educação é genial...
Esse vídeo é na verdade uma verdadeira aula de escrita.
Muito bom.
Professor, I love you!
É sempre muito bom ouvi-lo!
Olavo de Carvalho é o melhor 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
É muita sabedoria numa só pessoa.
Grande explanação! Parabéns o canal por nos proporcionar momentos tão rico de intelectualidade!
Meu sobrinho, de 2 anos e oitos meses, falou : " dizeu ". Ora se comer, comeu; encher, encheu. Ele, embora incorreto gramaticalmente, o fez por associação. E o mais importante, consegue comunicar a ideia , o que é o principal.
Um livro popular que assimila o que o professor está falando é o "Roube como um artista".
Otima colacação! É sempre metodico e coerente
A voz do mundo
Nós, temos o poder de vida,
Nós, temos o poder de morte.
Nós, somo o tudo e o nada,
Nós, somos o resto do nada que deixamos.
Nós, estamos no contexto deste texto.
Nós, temos que dar e ouvir um alerta!
Nós, somos a voz do mundo...
(Dennys Andrade)
Concordo! Mas acho que a experiência poética é importante nesse sentido. É a reflexão poética que vai fazer a apreensão dos vários usos da palavra; a linguagem... E não se confunda 'filosofia da linguagem' com a linguagem... É a experiência poética que vai possibilitar a 'filosofia da linguagem' para em fim se chegar a uma Filosofia de fato, penso: pode ser entendido com o estudo da gramática... É tipo o método Stanislaviski - Verbo, Substantivo, Objetivo.
Tudo, no fim, depende do objtivo que se quer alcançar!
Quem tem a oportunidade de conhecer o Professor Olavo e não o segue( estuda ) está perdendo uma oportunidade de ouro
Essa informação vale ouro!
Olavo de Carvalho é genial.
3:36! meu, é isso mesmo. eu fiz a bobagem de começar a ler o silmarilion assim. no meio do caminho eu percebi que estava tendo uma interpretação errada, quando eu terminei o livro eu achei que estava ficando louco. eu só sentia um peso na cabeça e uma desrealização. sério, não leem se vocês não compreendem o mínimo da língua, isso me deixou burro demais. meu dia a dia tá horrível, sinceramente. ando muito deslocado dos objetos, e parece que desaprendi a falar...
Essa dica requer muita leitura e tempo para praticar.
Excelente!
A arte de estudar...👏👏👏👏👏👏🍃🍂🍁🌾🌱🌿
Sempre ensinando. Excelente!
Grato!
Vivo nos Estados Unidos a 34 anos. Sou interprete Inglês/Português/ Inglês na área Jurídica!
Muitas pessoas perguntam - me como "dominar" e aprender o Inglês e a minha resposta é sempre a mesma "formula":
1 - entenda a estrutura gramatical de uma frase: sujeito, verbo e predicado.
2 - use Dicionários de sinônimos
3 - pare de procastinar e aprenda os verbos irregulares, pelo Amor de Deus
4 - 5 palavras novas por dia e construa 1 frase com cada uma delas. No inicio, as frases serão "primárias" mas, com algumas semanas, elas ficarão melhores e mais elaboradas.
5 - 5 x 365 = .......o número de palavras novas em 1 ano!
7 - leia...leia...leia...escute radio de noticias....
6 - consistência! Disciplina!
Não! Ninguém NUNCA domina uma Lingua pois essa esta em mutação constante.
Vivo nos Estados HÁ 34 anos. Verbo haver .
@Antonia Fátima Fuini ,
Meus agradecimentos.
Considerando todo o conteúdo apresentado no meu comentário , a sua correção é de maxima valia.
O Professor Olavo é um dos muito poucos que sabem de fato se expressar na nossa língua! Imitar os grandes, acho que este é o segredo! Agora, se alguém prefere aprender pelo caminho dos erros, é só assistir aos "jornalistas" da TV. Ali estão os advérbios de lugar (aqui, ali, aí), o "então" e a p... do "enfim" e todo tipo de construção grosseira, burra, de doer os ouvidos. Com a internet, não há mais por que assistir a essa turma. Para passar qualquer mensagem com eficiência é preciso saber falar e escrever bem, não enganar!
Tenho centenas de áudios e vídeos dele salvos.
Gostei...
Gostaria que ele desse opinião, sobre, a teoria dos tipos de inteligência.
Boa orientação mestre!
Gênio.
Esse sim é um professor!
Quais são os tais escritores que trabalham dentro de uma tradição literária a que o Olavo se refere?
Alguém pode me indicar, quero ler todos
Ler todos ?
A. CRITICA Dscp, mas entendi que não é “ler todos”, mas “ler tudo dele”!
Porque lendo a obra dele vc vai absorver seu estilo, e imitá-lo. Depois vc faz o mesmo com a obra literária de outro autor, e tbm o imita... e assim faz com vários autores.
Ao final vc terá desenvolvido teu próprio estilo, mesmo tendo “apenas” imitado àqueles autores, certo?
Abração.
quando ele fala em imitar o estilo, é de qual forma?
@@karolainesena8079 É literalmente, comer o autor, engolir tudo. Ver as palavras não como uma mera construção sistêmica, mas como auxílio pra entender as imagens que ele quer referir com essas palavras, sejam imagens sobre realidades ficcionais ou realidades históricas.
E então você analisa em seguida, a relação que o autor estabelece entre essas palavras e frases, e esse imaginário que quer estabelecer, e vai desenvolvendo assim a capacidade de identificar e transpor e usar, você mesmo, essas mesmas frases pra estabelecer essas relações. Resumindo - Ele fala que é preciso você se focar primeiro no significado das construções, a que se referem, por último, nas regras.
Show de bola 👍
Magnifico
Olavo de Carvalho " Gênio 👏👏👏👏👏👏
Muito bom o video.
Genial
Perfeito! Em outras palavras, o que aprendemos primeiro? Falar a palavra mamãe ou escrever a palavra mamãe?
Toppppp brow
De que aula/curso o trecho foi tirado?
Na escola entopem a gente de regras gramaticais , quando vou ler obras literárias parece que não estudei nada...
👏👏👏👏👏👏👏
22/11/21, daqui um ano eu volto para comparar o meu desempenho.
E aí?😂
Eu conversei com um professor de hostoria que nao sabia nada de historia e uma uma professora de motematica que nao me soube explicar o teorema de pitagoras ? fiquei eu com vergonha por eles estarem ensinando nao sei o que em suas classes. dai eu fiz um serviço de eletricista nas casas deles e nao vi livros e nenhuma estante de livros de estudo igual ao que vc tem ai atras onde faz os videos . dai eu pensei ? Pois eu me julgava sem conhecimento e vi que estes sabiam menos que eu que nao tenho nenhum diploma .
Como pôde, um professor não saber isso.
Isso é duro de ser dito mas realmente acontece. Muitos professores, predominantemente da classe pública, não dominam satisfatoriamente o conteúdo no qual lecionam. A culpa não esta necessariamente na formação deles, mas sim em nosso sistema que induz um sistema de educação e não de ensino. Isso significa que o papel de um professor em tempos contemporâneos é educar aquela criança e não mais ensinar assuntos milenares para a formação acadêmica consistente. O Estado retira o filho da mãe dele e diz que não cabe a ela a educação da criança e sim ao próprio Estado. O resultado, a saber: professores que não conseguem demonstrar teoremas simples de Geometria Euclidiana.
Acho que foram meus professores também. A gente petguntava e os professores, principalmente os de matemática, nunca explicavam o porquê daquela conta, qual are de atuação.
hostoria e motematica
É só um comentário, não uma prova.
Perfeito, na música vejo o mesmo problema. A anos me revoltei pelo fato dos músicos serem meros MP3 ambulantes. Eles não se dedicavam a natureza da música, sua beleza E expressao. Apenas reproduziam como um objeto qualquer