Basta amar a si mesmo do que esperar ou contar com o amor, pois tudo o que percebemos ou sentimos em relação aos afetos é "responsabilidade subjetiva" de cada um de nós..🍃
Sim, amigos. O livro é ótimo. As palestras são ótimas. É bom falar de algo tão natural. Conhecer mais daquilo que as pessoas não gostam de pensar. Recomendo, pois se percebe a vida de uma diferente.
Gente, ela não tá falando que quem vai pra academia, pros lugares chiques e tal são os "zumbis existênciais", ela fala que nesses locais isso ocorre com mais frequência, e de fato ocorre. Essa é uma característica da sociedade atual. Não quer dizer que se você frequenta esses lugares você é um desses indivíduos.
Por isso eu escolho minhas amizades a dedo. É preciso ter muito cuidado com os narcisistas. Eles querem te diminuir sempre em prol do ego deles, mesmo quando você não demonstra o mínimo interesse em competir por isso. Sou muito grato aos amigos que tenho. Me impressiona até que desde adolescente eu escolhi as pessoas certas pra fazerem parte de minha vida. Cultivo todos hoje com muito carinho e amor, e recebo o mesmo em troca.
Se você estiver mesmo disposto a ter uma vida que vale a pena, terá que ter coragem para viver acima do mundo das aparências sociais. Muitos tentarão lhe influenciar para que escolha falsos caminhos de felicidade, mas caberá a você escolher. Tudo começa quando você não quer mais ser um ser que não é você, por não saber ao certo quem é, se é quem é ou se é outro que ainda será. No início, quando começar a se reconstruir, se sentirá estranho e desconfortável, mas tudo na vida tem o seu lado difícil, até mesmo o amor. Não deixe o fato de ter amigos lhe enganar, você está por conta própria, ninguém deve cuidar melhor de você do que você mesmo. A base de sua satisfação não é a aprovação dos outros, mas a sua. Note que a aprovação alheia já reprovou a muitos. A vida não é achada é construída. Caberá a você construir a sua da melhor maneira possível.
Amei este vídeo, é o que estou vivendo,perdi meu marido a um ano e sete meses,este desta foto,sempre fomos unidos,vivemos um pelo outro,me casei já com mais de trinta anos e ele é meu anjo,minha vida e ninguém entende o sentimento que está dentro de mim,minha dor, não nos respeitam,mas sigo buscando forças em Deus e na fé que sempre tivemos e a cada dia vou vendo minha transformação da força de fazer coisas que eu não fazia e que ele me preparou para este momento. Só digo a todos,tenham fé e busquem força na oração e em pessoa como está médica que nos entende e nos dá força. Paz e bençãos a todos.
Cheguei até seus vídeos indicada por um médico conhecido meu que um dia me viu chorar na cozinha da ubs onde trabalhamos. Eu chorava pois tinha realizado apenas duas sessões de acupuntura para reduzir a dor de uma paciente com câncer de mama que estava com metástase. Ela faleceu 20 dias após nos conhecermos. Eu chorava pois perguntava ao universo: se eu não podia ajuda lá, porque ela foi até mim para se tratar??? Foi quando esse amigo me falou do seu trabalho, que hoje de conheço e admiro. Creio que eu a ajudei a fazer essa viagem, talvez, embarcando na primeira classe.....eu sentia amor e gratidao nos olhos e no abraço dela... ela tinha minha idade e deixou um marido super companheiro e um filho de apenas 5 anos. Foi grata pelos seus ensinamentos, dra Ana. um grande abraço.
Passo por um momento igual ao da moça que mencionou no vídeo, ressignificando a minha vida. Demorei muitos anos pra perceber que os meus ''amigos'' só queriam situações onde eles sairiam levando algo em troca, uma cia pra uma balada, uma carona pra algum rolê, encher a cara sem nenhum objetivo palpável de vida a longo prazo, ''amigos'' esses que só mandam msg quando lhes convém, não estou falando se isso é certo ou errado, porem, não está alinhado com meus reais valores, esses que demorei quase uma vida pra perceber quais eram. Pessoas que buscam constante aprovação em baladas e redes sociais, ''sem estar alinhado'' espiritualmente/mentalmente, sem fazer algo com propósito, ou seja, fazer por fazer, postar um TBT pq todo mundo posta, ir pra praia no carnaval e réveillon pq todo mundo vai, a longo prazo a probabilidade de haver frustrações é muito grande, eu vivi isso e senti na pele. Hoje sou consciente da finitude da vida terrena, portanto, dou mais valor nas pequenas coisas, como agradecer mais, ser grato pela oportunidade de viver e ter saúde, não ficar buscando aprovação em redes sociais e questionar sempre quando vontades de seguir a boiada me vierem a tona, um dia achei que ''pegar'' varias minas, era algo legal, hj percebo que ter uma companhia de uma pessoa valorosa e que quer crescer junto contigo é melhor, pelo menos pra mim. E algumas coisas são inevitáveis quando você ressignifica sua vida assim... Os amigos que eu achei q tinha, sumiram, não respondem mais msgs, afinal para eles, se não tem um rolê ou algo assim, pra eles não vale a pena o esforço, mas eu que achei que ficaria triste por isso, fui tomado por um sentimento de paz e felicidade, felicidade em estar pela primeira vez vivendo alinhado com meus reais valores. Felicidade é decisão, decida ser feliz que o mundo irá se encarregar de trazer pessoas com os mesmos valores que os seus para sua vida....
Relato bacana de experiências. Mas a felicidade não seria necessariamente uma escolha. Todos nós queremos ser felizes, isso é óbvio. Mas muitas das vezes não sabemos como e seguimos um roteiro já pré-definido socialmente, como é o seu caso antes de cair a fixa. Então... Além de ser uma escolha, é um estado de consciência e condição.
@@Anacarlasousaserra concordo plenamente, nunca tinha parado pra analisar por esse ângulo, é mt mais difícil mesmo ser uma decisão quando você de certa forma ainda está alinhado com seu antigo ''eu'' se é que me entende... fazer da felicidade uma escolha talvez parta da premissa de você mudar o seu interior primeiro e a forma como enxerga sua realidade..... obrigado pelo seu comentário, me estimulou a refletir mais ainda...
Acho que o mais difícil é cortar as pessoas que não nos fazem bem! Pq geralmente, nós gostamos, nos apegamos a elas! Se perceber que ela não te faz bem já é dolorido, tirar ela da sua vida para vc se desenvolver como pessoa é ainda pior! Vamos ter que ficar sozinhos por um tempo...mas vale a pena ter ao seu lado pessoas que te dão valor!
Hoje a maioria das pessoas tem uma grande necessidade do aplauso alheio, e quando percebem que esse aplauso é falso, que é um ato automatico de quem também vive da necessidade desse aplauso, o mundo desmorona, e ao invés de tomar uma decisão de mudar, isistem louamente em busca de aumentar o "publico" que a aplaude e não percebe que está enganado a si propria!! ZUMBIS QUE APLAUDEM ZUMBIS!
Graças a Deus. Vivo longe dos zumbis. Não tenho medo da morte. Todos os dias qdo acordamos temos um dia a menos desde o nosso nascimento. Então vamos aproveitar nossos com as preciosidades e eventos que o Divino Criador nos apresenta no dia de hoje.
"...eu não escolhi bem as pessoas que me cercam, porque elas não vão ser capazes de dar valor para aquilo que eu considero muito valioso..." Vou ter que reconfigurar minha vida 🎞️💡
SimDra Ana, muitas vezes escolhemos errado os q nos cercam mas tenho observado a também muitas vezes não nos deixamos ver como fomos e pior, não nos aceitamos como somos e gastamos uma energia e um tempo absurdo pra esconder quem somos e para “fabricar “ uma imagem que agrade aos outros....
A maioria das pessoas que vivem uma vida assim não tem consciência disso e raramente vão conseguir mudar seu modo de vida, até porque mudar um hábito e muito difícil.
@@tigreinfernal6661 em momento algum eu julguei ninguém ao contrário disse que mudar um abito e muito difícil principalmente se você não tem consciência da vida que está levando.... Não podemos generalizar nem todos que vão ao shopping e fútil. Mais infelizmente muitas pessoas vivem em uma síndrome que eu chamo de "síndrome do invejável' porque tudo pra elas e inveja macumba etc.... Mais entendi seu ponto de vista
@@@tigreinfernal6661, eu interpretei o que a médica disse como uma autoavaliação e não um julgamento alheio, afinal só nós sabemos como estamos por dentro e muitas vezes não nos damos conta do nosso vazio, incômodo, pq tentamos preenchê-lo com compras, comidas, 'amizades', baladas, bebidas, remédios, drogas, excesso de entretenimento, redes sociais, muitas atividades ou muito trabalho/estudo, ou seja, tudo pra mascaramos os sentimentos negativos, pq não os suportamos e tb não os entendemos. Ela deu exemplos de pessoas vivendo o que a sociedade espera, mas totalmente infelizes por dentro, porque não se deram conta de que não estão vivendo suas essências, aliás essas pessoas geralmente não se conhecem. É muito fácil a gente ter um desejo que na verdade não é nosso, mas algo que aprendemos como o correto e que se torna um parâmetro a ser perseguido, uma crença que fica no inconsciente. É muito fácil cair nessa armadilha, inclusive porque ela é usada há muitos anos de forma ardilosa para fomentar o consumismo.
@@tigreinfernal6661, o que tem a ver megalomania? Vc reparou que está agindo justamente como vc a julgou fazer? Está diagnosticando as pessoas (eu e a médica). Aliás, vc está mal de interpretação, porque ela na verdade abordou o vazio daqueles que agem de acordo com as regras sociais, mesmo que essas regras não façam sentido pra elas. Eu estou achando que vc está bravo, porque vestiu a carapuça.
“Eu não escolhi bem as pessoas que me cercam. Porque elas não vão ser capazes de dar valor praquilo que eu considero muito valioso”. insight precioso! infelizmente, não acho que seja questão de escolha. A maioria dos territórios estão tomados por zumbis…
A definição, ou popularização, de Zumbi Existencial é bacana. Aqueles que acumulam grandes riquezas e, ou, privilégios dificilmente o conseguiriam caso não tivessem essa "conduta".
"Melhor" não sei. Acho que acomodado ao incômodo, fingindo que não dói. Geração Rivotril. Existir custa. E vale muito a pena também. Mas tem que saber escolher os "custos" das conquistas. Enfrentar a vida de pé, consciente. Presente no presente.
@@silmaragarcia_, nada a ver rotular as gerações mais novas, afinal se as gerações anteriores tivessem acertado, o Brasil hoje seria um país bem melhor. A pessoa não finge que não dói, mas apenas não tem consciência de que o erro não está nela, mas nas imposições sociais que teimam em padronizar as pessoas e determinar quais devem ser os nossos sonhos e conquistas. Não temos uma cultura que leva em consideração as emoções, o autoconhecimento etc, aliás somos ensinados a reprimir as nossas emoções e chamam isso de maturidade.
Estou nesse processo maravilhosamente doloroso há 2 anos. Reconfigurando minha vida e, finalmente, não escolhendo mas atraindo pessoas melhores para compartilhar essa jornada. E como é gostosa essa sensação de conexão verdadeira com o SER. O meu e o do outro... 🙏 Gratidão por esse vídeo! 🙏⚘❤
Falar do espírito é abster-se do ego... Vi ego sobrando neste discurso... a maior sabedoria é trazer através do amor, não fazendo criticas, além disso, supor que seu caminho é o certo e é o melhor também não é muito humilde. Cada um tem seu tempo, no seu fluxo.
Essa reflexão, é muito importante, pois nos mostra o quanto tem existido, seres vazios e egocêntricos. Que ótimo q essa moça conseguiu se reconfigurar.
Uma coisa é certa; o sofrimento nos molda o caráter, nos aprimora, nos torna mais sábios e compassivos. Eu gostaria de ter sido mais sábio em minha juventude, nesta juventude. Gostaria de ter entendido antes que ninguém muda ninguém, que as pessoas escolhem passar pelas experiências que passam, e por esta razão, muitas vezes, fazem vista grossa para a verdade bem de baixo de seus narizes. Gostaria de ter sido sábio e me compreendido, me respeitado, respeitado meus anseios e preferências, para não ter vivido com aquele mesmo desespero e desesperança que muitos vivem. Tudo depende do modo como lidamos com nossos problemas, e nossa estado mental e emocional em questão. Podemos receber algum auxílio, e com esta paz emprestada, vislumbrar outras realidades, mas se as alcançamos é pelo simples fato de, com ajuda ou não, fomos capazes de encontrar a paz em nós mesmos. Quando começamos a perceber a perfeição que permeia o Universo, logo notamos que nossa consciência é parte integrante deste mecanismo. Ao notar que tanto esta perfeição quanto a consciência permeiam o espaço de forma íntegra, logo notamos que o espaço em si é infinito em todas as direções. Nada nos separa das estrelas mais distantes, a não ser o vazio, que em realidade, possui uma realidade negativa, como o espaço entre os dedos e as teclas que usamos para digitar, ou seja, nada impede de tocarmos estas teclas, pois "nada" existe entre os dedos e as mesmas. Quando pensamos deste modo, percebemos que tudo depende de nossa percepção, de nossa consciência, portanto, a consciência em questão que é infinita. Podemos imaginar e mesclar diferentes memórias, criando realidades, percebendo realidades diferentes da que temos a experiência direta. Entendendo que tudo é conceito na consciência, na mente, e através dos diferentes conceitos percebemos as diferentes manifestações do Universo, ou adicionamos diferentes interpretações às manifestações, percebemos que não existe nada. Tudo esta conectado, e a relevância e o valor de determinada coisa só importam quando em contraste com outras coisas. Até mesmo este nada é um mero conceito que depende de um todo para existir. Neste nível, não sobram percepções, nem não-percepções, ou as percepções negativas da realidade, do que é tangível. Não vindo-a-ser em estado algum, acontece algo muito interessante; o desapego. Até mesmo este estado de nem percepção, nem não-percepção não passa de um ponto de vista relativo às experiências, e portanto, são limitadas ao entendimento objetivo. Quando compreendidas estas qualidades, ou manifestações, nos desapegamos de todo e qualquer senso de identidade e perspectiva. Não mais percebemos as coisas através de nós mesmos, de nossas mentes e consciências, pois não existe nada a se apegar e ninguém a se apegar a nada. Com o desapego vem a cessação, a cessação de todas as noções, de todo o sofrimento, toda a angustia. A qualquer momento, em qualquer lugar, em um piscar de olhos podemos adentrar à cessação, e lá comungar com a Natureza do Universo. O Samadhi, ou a absorção na Consciência Cósmica é tão natural quanto respirar, e agora mesmo, apenas voltando a atenção a estas coisas, somos capaz de adentrar às primeiras absorções meditativas que levam à equanimidade, mas sei que isso acontece não pelo fenômenos em si, não pela técnica, mas pelo entendimento, pela perfeição da sabedoria que tem, como resultado, a cessação, a equanimidade. A harmonia e a paz se tornaram tão intensas, que não se faz necessário cessar completamente a percepção objetiva para se estar em plenitude, sendo este um estado natural. Pelo próprio fato de não nos apegarmos a estado algum, e nem virmos-a-ser em estado algum, este estado permanece, como o sol sob o céu, esteja o céu com nuvens ou não. Assim então, atingimos a imobilidade, ou seja, não mais somos perturbado pelas noções ilusórias que temos do mundo, onde interpretamos as imagens aparentes das coisas como uma realidade inerente em si mesma e imutável. Seguramos as coisas com a mão aberta, sem apego, vendo as formas irem e virem perante nossa percepção. Esta é a verdadeira meditação, a meditação sem esforço advinda da sabedoria, e não mera imitação, onde a pessoa senta e se entedia com a observação dos próprios pensamentos. Quando olho para as pessoas e para este mundo, percebo tudo como um grande sonho, onde as pessoas estão adormecidas e querem assim permanecer, para poder aproveitar tudo o que este sonho tem a lhes oferecer, como se nunca fossem acordar, vivendo de momento a momento cegas, perseguindo um prazer que na realidade é puro sofrimento. É puro sofrimento, pois não percebem que tudo que acreditam ser e possuírem são efêmeros, e irão virar pó em questão de anos. As pessoas vivem com uma viseira, acreditando que se elas não tomarem consciência da irrealidade das coisas, esta mesma irrealidade das quais se apegam irão perpetuar eternamente, como um castelo de areia. Só que este castelo de areia está à beira-mar, e as ondas, cedo ou tarde trarão de dissolver esta imagem mental criada à partir da percepção ilusória desde conjunto de areia.
Caramba! Brasília é a cidade zumbi! Excelente reflexão, eu não tinha como dar um nome que explicasse esse comportamento. Pessoas que vivem miseravelmente pra ter um carro pra mostrar no estacionamento do trabalho ou um corpo pra mostrar no shopping. É isso.
Me afastei de todos amigos na pandemia, tive tempo para meu autoconhecimento, com isso deixei de ser esse zumbi. Daí a pouco tempo tentei me aproximar de novo dos amigos e vejo que são todos zumbis como eu era e simplesmente as ideias não batem mais. Agora tô buscando novos amigos que se batem melhor com meu novo eu, e sem pressa.
Muito difícil ser humano hoje em dia, existe uma maneira desejável de ser, e existe o ser realmente, na maioria das vezes diferente da maneira desejável.
Olá , eu quero contar uma coisa pra vcs , todos os vídeos que assisto eu clico o dedo pra almentar a velocidade do mesmo, mas os vídeos da Quitana eu não consigo ela é show!!!
Vejo aqui no canal excelentes profissionais se expressando, por vezes, muito vaidosamente. Neste vídeo a Ana foi um primor, no ponto ideal, com a linguagem ideal e uma mensagem factível, sem vaidade. Excelente vídeo.
Ana você é uma inspiração pra eu seguir meu sonho de medicina. Nao será fácil nem rápido, mas quando chegar meu derradeiro dia na vida quero olhar com orgulho de ter sido tudo que quis ser!
Isso é reflexo da sociedade conectada, moro numa cidade do interior onde a maioria das pessoas vivem assim. Existe outra coisa aqui que é o seguinte muitos não tem a noção ou sentimento geografico de lugar, elas não conhecem mas negam a próprio
Colocações bem ponderadas. A superficialidade é o mote dessa existência zumbi. Eu prefiro chamar de "poluição existencial"; pessoas assim mais atrapalham que ajudam.
Sempre muito bom ouvir essa doutora linda de pessoa. Que bom que falou dessa zumbilandia. Realmente eu me sinto um ET de tantos zumbis. É confortante saber que existem pessoas como eu que vivem a vida, que tem valores dentro de si, que seus valores não são apenas ganhar dinheiro e obter sucesso. PARABÉNS sempre minha querida doutora.
As vezes, não somos, não sentirmos o zumbi dentro de nós. Todavia a influência das nossas ações ditam muito o nosso modo de vida. É tão fácil se perder em si mesmo, por vezes são caminhos difíceis de reverter, mas como você disse é possível fazer diferente! A mensagem é chocante, mas gostei muito. A reflexão sempre (minha, única, individual) dói, sobretudo liberta. É aquela velha história: do que estou me nutrindo... Parabéns pela coragem Ana Cláudia
Ana Cláudia você é maravilhosa, as palavras fluem facilmente da sua boca, de um compreensão ímpar. Obrigada por nos proporcionar tantas reflexões de pura sapiência. Gratidão sempre 🙏🏼
Ela deixou bem pontuado: Você esbarra o tempo inteiro "numas" pessoas. Isso não reflete o todo. O que ela quis dizer tá muito mais relacionado as pessoas terem o desejo de fazer algumas atividades sem entender porque elas o fazem. Vamos exemplificar: A pessoa passa a semana indo pra academia, postando em suas redes sociais hashtags sobre vida fit, comendo corretamente e seguindo o padrão social do que é ser fitness. Chega no final de semana o que ela faz? Cai de bebada. Isso não é ter uma vida saudável, ainda que a representação através das redes seja. E talvez essa pessoa nunca tenha se questionado o porque ela vive como vive. E não se aplica apenas para o contexto de academia, se aplica pra tudo.
Adorei o seu livro. Foi um privilégio entrar em contato com suas reflexões. E reencontrar você no UA-cam depois de tanto tempo foi uma grata surpresa. Obrigado por compartilhar.
interessante a reflexão, e poderemos sim estar a beira de sermos zumbis, mas quando voltamos a nós mesmos, verificamos que estamos longe disso, então somo anormais em comparação com as pessoas que nos cercam.
Coragem de não agradar. Preserve sua essência e seus valores, quem Te Ama estará ao seu lado!
Basta amar a si mesmo do que esperar ou contar com o amor, pois tudo o que percebemos ou sentimos em relação aos afetos é "responsabilidade subjetiva" de cada um de nós..🍃
Vale a pena ler o livro da Ana Claudia, “A morte é um dia que vale a pena viver”! É um primor! ♥️📖
Se tdos tivessem essa maturidade espiritual. ..emocional. ...intelectual. ....o mundo seria mais leve.....qta sabedoria ...q emana da alma....
Derson Irei comprar para ler. Obrigada pela dica.
Sim, amigos. O livro é ótimo. As palestras são ótimas. É bom falar de algo tão natural. Conhecer mais daquilo que as pessoas não gostam de pensar. Recomendo, pois se percebe a vida de uma diferente.
Muito obrigada pela dica!
Letícia Ferrarezi Disponha! :)
Muito sério e importante o que foi dito. Repasso.
Gente, ela não tá falando que quem vai pra academia, pros lugares chiques e tal são os "zumbis existênciais", ela fala que nesses locais isso ocorre com mais frequência, e de fato ocorre. Essa é uma característica da sociedade atual. Não quer dizer que se você frequenta esses lugares você é um desses indivíduos.
Como sempre digo "quem é raso não entende de profundidades".
O advento das redes sociais nos trouxe isso tão bem... as pessoas posam de lindas, felizes, saudáveis e seeeeeempre otimistas. Isso me cansa!
Por isso eu escolho minhas amizades a dedo. É preciso ter muito cuidado com os narcisistas. Eles querem te diminuir sempre em prol do ego deles, mesmo quando você não demonstra o mínimo interesse em competir por isso. Sou muito grato aos amigos que tenho. Me impressiona até que desde adolescente eu escolhi as pessoas certas pra fazerem parte de minha vida. Cultivo todos hoje com muito carinho e amor, e recebo o mesmo em troca.
Falou tudo !👏
que maravilhoso !!! infelizmente não tive essa sensatez
Narcisistas não são psicopatas?
@@hytalo5031 por que psicopatas?
Prazer em conhecê-la, doutora Ana Cláudia! Volte sempre!
Se você estiver mesmo disposto a ter uma vida que vale a pena, terá que ter coragem para viver acima do mundo das aparências sociais.
Muitos tentarão lhe influenciar para que escolha falsos caminhos de felicidade, mas caberá a você escolher.
Tudo começa quando você não quer mais ser um ser que não é você, por não saber ao certo quem é, se é quem é ou se é outro que ainda será.
No início, quando começar a se reconstruir, se sentirá estranho e desconfortável, mas tudo na vida tem o seu lado difícil, até mesmo o amor.
Não deixe o fato de ter amigos lhe enganar, você está por conta própria, ninguém deve cuidar melhor de você do que você mesmo.
A base de sua satisfação não é a aprovação dos outros, mas a sua. Note que a aprovação alheia já reprovou a muitos.
A vida não é achada é construída. Caberá a você construir a sua da melhor maneira possível.
Excelente texto, é seu? Posso copiar colocando seu nome?
Sim, pode. É uma pequena parte do livro que estou escrevendo.
Cristiano Gomes porraaaa!!! é da sua autoria?? q bom esse texto!
Qual seu nome completo? Vou colocar seu merecido crédito com certeza! Parabéns!
@@marinarbs2336 Cristiano Chagas Gomes, mas pode colocar só Cristiano Gomes mesmo. Nome do livro: O Diabo e o Filósofo.
"Em vão nos esforçamos para parecer aquilo que não somos." Cristina da Suécia.
Amei este vídeo, é o que estou vivendo,perdi meu marido a um ano e sete meses,este desta foto,sempre fomos unidos,vivemos um pelo outro,me casei já com mais de trinta anos e ele é meu anjo,minha vida e ninguém entende o sentimento que está dentro de mim,minha dor, não nos respeitam,mas sigo buscando forças em Deus e na fé que sempre tivemos e a cada dia vou vendo minha transformação da força de fazer coisas que eu não fazia e que ele me preparou para este momento. Só digo a todos,tenham fé e busquem força na oração e em pessoa como está médica que nos entende e nos dá força. Paz e bençãos a todos.
ser autentico é raridade.
Cheguei até seus vídeos indicada por um médico conhecido meu que um dia me viu chorar na cozinha da ubs onde trabalhamos. Eu chorava pois tinha realizado apenas duas sessões de acupuntura para reduzir a dor de uma paciente com câncer de mama que estava com metástase. Ela faleceu 20 dias após nos conhecermos. Eu chorava pois perguntava ao universo: se eu não podia ajuda lá, porque ela foi até mim para se tratar??? Foi quando esse amigo me falou do seu trabalho, que hoje de conheço e admiro. Creio que eu a ajudei a fazer essa viagem, talvez, embarcando na primeira classe.....eu sentia amor e gratidao nos olhos e no abraço dela... ela tinha minha idade e deixou um marido super companheiro e um filho de apenas 5 anos. Foi grata pelos seus ensinamentos, dra Ana. um grande abraço.
PURA VERDADE DRA
"só que essas pessoas elas cheiram mal", parei! Respirei. Eu queria mostrar isso pra alguns amigos e queria que eles realmente entendessem.
Fiquei curiosa, você mostrou?
Perceber que estamos cercados de pessoas "erradas" ao nosso comportamento , sensibilidade e precisar mudar - dá um baita trabalho mesmo.
...medo da morte? Jamais. Medo de não viver.
Além do medo de não viver ,ainda existe o arrependimento lá na frente .
Conheci essa moça maravilhosa no canal da jout jout , espero que ela volte mais vezes ♥️😘
Cara essa mulher falou tudo
A realidade está aew
reflexo da nossa época liquida e da sociedade do cansaço.
É justamente por causa dessa superficialidade que vemos nos dias atuais tantas pessoas depressivas.
Melhor vídeo de 2023. ❤❤
Passo por um momento igual ao da moça que mencionou no vídeo, ressignificando a minha vida.
Demorei muitos anos pra perceber que os meus ''amigos'' só queriam situações onde eles sairiam levando algo em troca, uma cia pra uma balada, uma carona pra algum rolê, encher a cara sem nenhum objetivo palpável de vida a longo prazo, ''amigos'' esses que só mandam msg quando lhes convém, não estou falando se isso é certo ou errado, porem, não está alinhado com meus reais valores, esses que demorei quase uma vida pra perceber quais eram.
Pessoas que buscam constante aprovação em baladas e redes sociais, ''sem estar alinhado'' espiritualmente/mentalmente, sem fazer algo com propósito, ou seja, fazer por fazer, postar um TBT pq todo mundo posta, ir pra praia no carnaval e réveillon pq todo mundo vai, a longo prazo a probabilidade de haver frustrações é muito grande, eu vivi isso e senti na pele.
Hoje sou consciente da finitude da vida terrena, portanto, dou mais valor nas pequenas coisas, como agradecer mais, ser grato pela oportunidade de viver e ter saúde, não ficar buscando aprovação em redes sociais e questionar sempre quando vontades de seguir a boiada me vierem a tona, um dia achei que ''pegar'' varias minas, era algo legal, hj percebo que ter uma companhia de uma pessoa valorosa e que quer crescer junto contigo é melhor, pelo menos pra mim.
E algumas coisas são inevitáveis quando você ressignifica sua vida assim... Os amigos que eu achei q tinha, sumiram, não respondem mais msgs, afinal para eles, se não tem um rolê ou algo assim, pra eles não vale a pena o esforço, mas eu que achei que ficaria triste por isso, fui tomado por um sentimento de paz e felicidade, felicidade em estar pela primeira vez vivendo alinhado com meus reais valores.
Felicidade é decisão, decida ser feliz que o mundo irá se encarregar de trazer pessoas com os mesmos valores que os seus para sua vida....
Relato bacana de experiências. Mas a felicidade não seria necessariamente uma escolha. Todos nós queremos ser felizes, isso é óbvio. Mas muitas das vezes não sabemos como e seguimos um roteiro já pré-definido socialmente, como é o seu caso antes de cair a fixa. Então... Além de ser uma escolha, é um estado de consciência e condição.
@@Anacarlasousaserra concordo plenamente, nunca tinha parado pra analisar por esse ângulo, é mt mais difícil mesmo ser uma decisão quando você de certa forma ainda está alinhado com seu antigo ''eu'' se é que me entende... fazer da felicidade uma escolha talvez parta da premissa de você mudar o seu interior primeiro e a forma como enxerga sua realidade..... obrigado pelo seu comentário, me estimulou a refletir mais ainda...
Nossa, cara! Me identifiquei muito ctg! Abç!
Que lindo... toma aqui uma frozinha... ⚘
@@Anacarlasousaserra 👏👏👏🙏 toma aqui uma frozinha você também.. ⚘
Dra. Ana Cláudia é brilhante.
Acho que o mais difícil é cortar as pessoas que não nos fazem bem! Pq geralmente, nós gostamos, nos apegamos a elas! Se perceber que ela não te faz bem já é dolorido, tirar ela da sua vida para vc se desenvolver como pessoa é ainda pior! Vamos ter que ficar sozinhos por um tempo...mas vale a pena ter ao seu lado pessoas que te dão valor!
Hoje a maioria das pessoas tem uma grande necessidade do aplauso alheio, e quando percebem que esse aplauso é falso, que é um ato automatico de quem também vive da necessidade desse aplauso, o mundo desmorona, e ao invés de tomar uma decisão de mudar, isistem louamente em busca de aumentar o "publico" que a aplaude e não percebe que está enganado a si propria!! ZUMBIS QUE APLAUDEM ZUMBIS!
Eu não tenho medo da morte, eu tenho ânsia por ela!
Graças a Deus. Vivo longe dos zumbis.
Não tenho medo da morte. Todos os dias qdo acordamos temos um dia a menos desde o nosso nascimento. Então vamos aproveitar nossos com as preciosidades e eventos que o Divino Criador nos apresenta no dia de hoje.
"...eu não escolhi bem as pessoas que me cercam, porque elas não vão ser capazes de dar valor para aquilo que eu considero muito valioso..."
Vou ter que reconfigurar minha vida 🎞️💡
Realmente um vídeo muito bom, mas infelizmente não são todos que conseguiram aprender com ele.
conseguirão *
@@setamontagem creio que as suas formas estão certas
Chega um tempo que a gente repensa tudo. E reconfigura a vida.
Tenho 61 anos e tento reconfigurar minha vida até hj. Nunca consegui, estou achando que nunca estaremos satisfeitos com nossas vidas......
Tão verdade.
SimDra Ana, muitas vezes escolhemos errado os q nos cercam mas tenho observado a também muitas vezes não nos deixamos ver como fomos e pior, não nos aceitamos como somos e gastamos uma energia e um tempo absurdo pra esconder quem somos e para “fabricar “ uma imagem que agrade aos outros....
A maioria das pessoas que vivem uma vida assim não tem consciência disso e raramente vão conseguir mudar seu modo de vida, até porque mudar um hábito e muito difícil.
Você está certa.
@@tigreinfernal6661 em momento algum eu julguei ninguém ao contrário disse que mudar um abito e muito difícil principalmente se você não tem consciência da vida que está levando.... Não podemos generalizar nem todos que vão ao shopping e fútil. Mais infelizmente muitas pessoas vivem em uma síndrome que eu chamo de "síndrome do invejável' porque tudo pra elas e inveja macumba etc.... Mais entendi seu ponto de vista
@@tigreinfernal6661 psicologia e um ótimo curso, concordo com você quando disse que temos que analisar o indivíduo não o coletivo.
@@@tigreinfernal6661, eu interpretei o que a médica disse como uma autoavaliação e não um julgamento alheio, afinal só nós sabemos como estamos por dentro e muitas vezes não nos damos conta do nosso vazio, incômodo, pq tentamos preenchê-lo com compras, comidas, 'amizades', baladas, bebidas, remédios, drogas, excesso de entretenimento, redes sociais, muitas atividades ou muito trabalho/estudo, ou seja, tudo pra mascaramos os sentimentos negativos, pq não os suportamos e tb não os entendemos. Ela deu exemplos de pessoas vivendo o que a sociedade espera, mas totalmente infelizes por dentro, porque não se deram conta de que não estão vivendo suas essências, aliás essas pessoas geralmente não se conhecem. É muito fácil a gente ter um desejo que na verdade não é nosso, mas algo que aprendemos como o correto e que se torna um parâmetro a ser perseguido, uma crença que fica no inconsciente. É muito fácil cair nessa armadilha, inclusive porque ela é usada há muitos anos de forma ardilosa para fomentar o consumismo.
@@tigreinfernal6661, o que tem a ver megalomania? Vc reparou que está agindo justamente como vc a julgou fazer? Está diagnosticando as pessoas (eu e a médica). Aliás, vc está mal de interpretação, porque ela na verdade abordou o vazio daqueles que agem de acordo com as regras sociais, mesmo que essas regras não façam sentido pra elas. Eu estou achando que vc está bravo, porque vestiu a carapuça.
Perfeito doutora. Tua voz me acalma. Tenho vontade de te ouvir o dia inteiro.
Minutos de sabedoria...
Muito profundo...
Confesso que "assustei" quando li Zumbi existencial mas me surpreendi com a fala de doutora Ana Claudia.
“Eu não escolhi bem as pessoas que me cercam. Porque elas não vão ser capazes de dar valor praquilo que eu considero muito valioso”.
insight precioso! infelizmente, não acho que seja questão de escolha. A maioria dos territórios estão tomados por zumbis…
A definição, ou popularização, de Zumbi Existencial é bacana.
Aqueles que acumulam grandes riquezas e, ou, privilégios dificilmente o conseguiriam caso não tivessem essa "conduta".
Óbrgda por esclarecer rmuito bom parabéns
Lendo os comentários (ressentidos), dá pra perceber que a Ana tocou na ferida de muita gente por aqui. Kkkkkk
Sim kkkkkkkkkkk
É o famoso sujeito líquido. Parecer está feliz é melhor do que está realmente feliz.
Belchior e Nietzsche = amor eterno ❤️
👏👏👏🌷❤
Assinado, Zygmund Baumann 🧠👁 (previu)
"Melhor" não sei. Acho que acomodado ao incômodo, fingindo que não dói. Geração Rivotril.
Existir custa. E vale muito a pena também. Mas tem que saber escolher os "custos" das conquistas. Enfrentar a vida de pé, consciente. Presente no presente.
@@silmaragarcia_, nada a ver rotular as gerações mais novas, afinal se as gerações anteriores tivessem acertado, o Brasil hoje seria um país bem melhor. A pessoa não finge que não dói, mas apenas não tem consciência de que o erro não está nela, mas nas imposições sociais que teimam em padronizar as pessoas e determinar quais devem ser os nossos sonhos e conquistas. Não temos uma cultura que leva em consideração as emoções, o autoconhecimento etc, aliás somos ensinados a reprimir as nossas emoções e chamam isso de maturidade.
onde não há poder pessoal, simplesmente não há poder, mesma q haja projeção economica, social, politica, etc
Estou nesse processo maravilhosamente doloroso há 2 anos. Reconfigurando minha vida e, finalmente, não escolhendo mas atraindo pessoas melhores para compartilhar essa jornada. E como é gostosa essa sensação de conexão verdadeira com o SER. O meu e o do outro... 🙏 Gratidão por esse vídeo! 🙏⚘❤
Gosto do tema morte e vejo-o com naturalidade. Eu desejo no tempo certo morrer consciente de que vivi.
Acho incrível a forma clara e objetiva que a Ana Claudia fala sobre qualquer tema, ótimo vídeo!!
Essa médica é inteligentíssima. Sou apenas eu que percebe uma tristeza profunda em seu olhar durante suas palestras?
Tristeza? Será? Será que ela tem uma certa melancolia?
Ela lida com pessoas doentes em fase terminal. Talvez seja isso.
Falar do espírito é abster-se do ego... Vi ego sobrando neste discurso... a maior sabedoria é trazer através do amor, não fazendo criticas, além disso, supor que seu caminho é o certo e é o melhor também não é muito humilde. Cada um tem seu tempo, no seu fluxo.
Concordo
Concordo também, apesar de ter colocações boas.
Amo esse Canal! Nos ajuda a enfrentar a angústia que nos transpassa o tempo todo!
Excelente!
Essa reflexão, é muito importante, pois nos mostra o quanto tem existido, seres vazios e egocêntricos.
Que ótimo q essa moça conseguiu se reconfigurar.
Fuga...mas penso q não é mera escolha mas danos de sofrimentos em relacionamentos... E dificuldade em tratar disto...🕸💔
Medo da morte jamais, tenhi medo é de continuar a levar q vida que levo
Uma coisa é certa; o sofrimento nos molda o caráter, nos aprimora, nos torna mais sábios e compassivos. Eu gostaria de ter sido mais sábio em minha juventude, nesta juventude. Gostaria de ter entendido antes que ninguém muda ninguém, que as pessoas escolhem passar pelas experiências que passam, e por esta razão, muitas vezes, fazem vista grossa para a verdade bem de baixo de seus narizes. Gostaria de ter sido sábio e me compreendido, me respeitado, respeitado meus anseios e preferências, para não ter vivido com aquele mesmo desespero e desesperança que muitos vivem. Tudo depende do modo como lidamos com nossos problemas, e nossa estado mental e emocional em questão. Podemos receber algum auxílio, e com esta paz emprestada, vislumbrar outras realidades, mas se as alcançamos é pelo simples fato de, com ajuda ou não, fomos capazes de encontrar a paz em nós mesmos. Quando começamos a perceber a perfeição que permeia o Universo, logo notamos que nossa consciência é parte integrante deste mecanismo. Ao notar que tanto esta perfeição quanto a consciência permeiam o espaço de forma íntegra, logo notamos que o espaço em si é infinito em todas as direções. Nada nos separa das estrelas mais distantes, a não ser o vazio, que em realidade, possui uma realidade negativa, como o espaço entre os dedos e as teclas que usamos para digitar, ou seja, nada impede de tocarmos estas teclas, pois "nada" existe entre os dedos e as mesmas. Quando pensamos deste modo, percebemos que tudo depende de nossa percepção, de nossa consciência, portanto, a consciência em questão que é infinita. Podemos imaginar e mesclar diferentes memórias, criando realidades, percebendo realidades diferentes da que temos a experiência direta. Entendendo que tudo é conceito na consciência, na mente, e através dos diferentes conceitos percebemos as diferentes manifestações do Universo, ou adicionamos diferentes interpretações às manifestações, percebemos que não existe nada. Tudo esta conectado, e a relevância e o valor de determinada coisa só importam quando em contraste com outras coisas. Até mesmo este nada é um mero conceito que depende de um todo para existir. Neste nível, não sobram percepções, nem não-percepções, ou as percepções negativas da realidade, do que é tangível. Não vindo-a-ser em estado algum, acontece algo muito interessante; o desapego. Até mesmo este estado de nem percepção, nem não-percepção não passa de um ponto de vista relativo às experiências, e portanto, são limitadas ao entendimento objetivo. Quando compreendidas estas qualidades, ou manifestações, nos desapegamos de todo e qualquer senso de identidade e perspectiva. Não mais percebemos as coisas através de nós mesmos, de nossas mentes e consciências, pois não existe nada a se apegar e ninguém a se apegar a nada. Com o desapego vem a cessação, a cessação de todas as noções, de todo o sofrimento, toda a angustia. A qualquer momento, em qualquer lugar, em um piscar de olhos podemos adentrar à cessação, e lá comungar com a Natureza do Universo. O Samadhi, ou a absorção na Consciência Cósmica é tão natural quanto respirar, e agora mesmo, apenas voltando a atenção a estas coisas, somos capaz de adentrar às primeiras absorções meditativas que levam à equanimidade, mas sei que isso acontece não pelo fenômenos em si, não pela técnica, mas pelo entendimento, pela perfeição da sabedoria que tem, como resultado, a cessação, a equanimidade. A harmonia e a paz se tornaram tão intensas, que não se faz necessário cessar completamente a percepção objetiva para se estar em plenitude, sendo este um estado natural. Pelo próprio fato de não nos apegarmos a estado algum, e nem virmos-a-ser em estado algum, este estado permanece, como o sol sob o céu, esteja o céu com nuvens ou não. Assim então, atingimos a imobilidade, ou seja, não mais somos perturbado pelas noções ilusórias que temos do mundo, onde interpretamos as imagens aparentes das coisas como uma realidade inerente em si mesma e imutável. Seguramos as coisas com a mão aberta, sem apego, vendo as formas irem e virem perante nossa percepção. Esta é a verdadeira meditação, a meditação sem esforço advinda da sabedoria, e não mera imitação, onde a pessoa senta e se entedia com a observação dos próprios pensamentos. Quando olho para as pessoas e para este mundo, percebo tudo como um grande sonho, onde as pessoas estão adormecidas e querem assim permanecer, para poder aproveitar tudo o que este sonho tem a lhes oferecer, como se nunca fossem acordar, vivendo de momento a momento cegas, perseguindo um prazer que na realidade é puro sofrimento. É puro sofrimento, pois não percebem que tudo que acreditam ser e possuírem são efêmeros, e irão virar pó em questão de anos. As pessoas vivem com uma viseira, acreditando que se elas não tomarem consciência da irrealidade das coisas, esta mesma irrealidade das quais se apegam irão perpetuar eternamente, como um castelo de areia. Só que este castelo de areia está à beira-mar, e as ondas, cedo ou tarde trarão de dissolver esta imagem mental criada à partir da percepção ilusória desde conjunto de areia.
Linda reflexão 🌟
Foi_se o tempo em que o sofrimento nos deixava mais fortes. Atualmente qualquer sofrimento nos deixa com depressão.
Caramba! Brasília é a cidade zumbi! Excelente reflexão, eu não tinha como dar um nome que explicasse esse comportamento. Pessoas que vivem miseravelmente pra ter um carro pra mostrar no estacionamento do trabalho ou um corpo pra mostrar no shopping. É isso.
n moro em Brasilia, mas compartilho do ponto de vista
Me afastei de todos amigos na pandemia, tive tempo para meu autoconhecimento, com isso deixei de ser esse zumbi. Daí a pouco tempo tentei me aproximar de novo dos amigos e vejo que são todos zumbis como eu era e simplesmente as ideias não batem mais. Agora tô buscando novos amigos que se batem melhor com meu novo eu, e sem pressa.
Muito difícil ser humano hoje em dia, existe uma maneira desejável de ser, e existe o ser realmente, na maioria das vezes diferente da maneira desejável.
Olá , eu quero contar uma coisa pra vcs , todos os vídeos que assisto eu clico o dedo pra almentar a velocidade do mesmo, mas os vídeos da Quitana eu não consigo ela é show!!!
Eu entendo bem o que ela diz e consigo visualizar algumas pessoas que tem esse comportamento de vida.
Eu adoro quando ela fala esses assuntos dificeis de serem traduzidos em palavras
Top obg
Elas fazem isso não é por poder mas por querer ser aceito
Concordo.
Pensei que eu era um, ufa. Porém acredito que reciclar, resignificar a vida, um dia chega, quando amadurecermos.
Que Reflexão INCRÍVEL
Essa mulher é maravilhosa!
Dra Ana é a melhor😍
Vejo aqui no canal excelentes profissionais se expressando, por vezes, muito vaidosamente. Neste vídeo a Ana foi um primor, no ponto ideal, com a linguagem ideal e uma mensagem factível, sem vaidade. Excelente vídeo.
Muito boa reflexão da dra Ana Claudia
Muito atual, profundo e triste também! Mas espetacular verdade !
Ana você é uma inspiração pra eu seguir meu sonho de medicina. Nao será fácil nem rápido, mas quando chegar meu derradeiro dia na vida quero olhar com orgulho de ter sido tudo que quis ser!
Isso é reflexo da sociedade conectada, moro numa cidade do interior onde a maioria das pessoas vivem assim. Existe outra coisa aqui que é o seguinte muitos não tem a noção ou sentimento geografico de lugar, elas não conhecem mas negam a próprio
Acho q vi esse vídeo umas 10 vzs . Maravilhoso!!
Tenho medo é do sofrimento que pode anteceder a morte.
Colocações bem ponderadas. A superficialidade é o mote dessa existência zumbi. Eu prefiro chamar de "poluição existencial"; pessoas assim mais atrapalham que ajudam.
que maravilha
Não conhecemos o interior das pessoas,para falar dessas pessoas com essas palavras.
Perfeito!!! Algumas mensagens aqui à baixo mereciam um vídeo!!!
Excelente! Duro e real.👏👏👏👏
Perfeito
Menos aparências e mais vida
Sempre muito bom ouvir essa doutora linda de pessoa.
Que bom que falou dessa zumbilandia. Realmente eu me sinto um ET de tantos zumbis.
É confortante saber que existem pessoas como eu que vivem a vida, que tem valores dentro de si, que seus valores não são apenas ganhar dinheiro e obter sucesso.
PARABÉNS sempre minha querida doutora.
Importante reflexão. 🤓
As vezes, não somos, não sentirmos o zumbi dentro de nós. Todavia a influência das nossas ações ditam muito o nosso modo de vida. É tão fácil se perder em si mesmo, por vezes são caminhos difíceis de reverter, mas como você disse é possível fazer diferente!
A mensagem é chocante, mas gostei muito. A reflexão sempre (minha, única, individual) dói, sobretudo liberta.
É aquela velha história: do que estou me nutrindo...
Parabéns pela coragem Ana Cláudia
Uma lição de vida, muito edificante à alma.
Dra. Ana, vc mudou a minha vida!
Ana Cláudia você é maravilhosa, as palavras fluem facilmente da sua boca, de um compreensão ímpar. Obrigada por nos proporcionar tantas reflexões de pura sapiência. Gratidão sempre 🙏🏼
Que maravilha de video!
Conheci a Ana num video do TEDx e eu simplesmente não consigo parar de ouvi-la. 💙
As redes sociais são o maior catálogo de zumbis.
Que vídeo intenso!!🙏
Acho que todos somos, de certa maneira, zumbis existenciais na sociedade contemporânea.
Ótima colocação!
Cada vez mais real. Vida liquida, quase gasosa, já! Sem nada que seja de fato palpável.
Espetacular!!! Falou tudo!!! 🥰
Muito leviano catalogar pessoas pelos lugares que ela julga dessa ou daquela maneira.
Ela deixou bem pontuado: Você esbarra o tempo inteiro "numas" pessoas. Isso não reflete o todo. O que ela quis dizer tá muito mais relacionado as pessoas terem o desejo de fazer algumas atividades sem entender porque elas o fazem. Vamos exemplificar: A pessoa passa a semana indo pra academia, postando em suas redes sociais hashtags sobre vida fit, comendo corretamente e seguindo o padrão social do que é ser fitness. Chega no final de semana o que ela faz? Cai de bebada. Isso não é ter uma vida saudável, ainda que a representação através das redes seja. E talvez essa pessoa nunca tenha se questionado o porque ela vive como vive. E não se aplica apenas para o contexto de academia, se aplica pra tudo.
@@flaviaoliveira3828 ótimo exemplo
Adorei o seu livro. Foi um privilégio entrar em contato com suas reflexões. E reencontrar você no UA-cam depois de tanto tempo foi uma grata surpresa.
Obrigado por compartilhar.
interessante a reflexão, e poderemos sim estar a beira de sermos zumbis, mas quando voltamos a nós mesmos, verificamos que estamos longe disso, então somo anormais em comparação com as pessoas que nos cercam.
Maravilhoso