Eu acredito em Candeeiro! Pois em todos os depoimentos que ele deu, não mudava a versão, nem se vangloriava por te feito parte da história do Nordeste brasileiro! Parabéns aos pesquisadores pela entrevista
Que cabra simpático era o Candeeiro! Não é à toa que Lampião gostava dele... que linda mensagem final desse homem, lição de vida... garotada, não entrem em confusão, valorizem a sua vida e a de outros.
Estória verídica que ninguém lembra o pai do meu cunhado era da épica do lampião me contava está estória quando era criança oge as crianças não quer saber de estoria
A mais verdade. Aquela versão do Zé Sereno, pelo amor de Deus. O homem aumenta demais. Se 60% que ele disse fosse verdade, poderíamos dizer que ele tinha poderes paranormais.
Amigos agradeço a todos pelas palavras. Eu e meu grande amigo Paulo Gastão tivemos o privilégio de está com seu Né, que foi o Candeeiro. Para mim que cnheci esses personagens da nossa história foi uma experiência única e que mudou a minha maneira de ver a vida. Procurando entender o pasdado podemos tentar melhorar o futuro.
Caro Aderbal pércebi na entrevista que vc ta com uma camisa que representa minha cidade Touros no RN. É verdade ou ilusão de ótica minha? Se for fico muito feliz.
Sou fan do seu Candieiro..tem boa palestra...quando eu era criança ouvir muito falar em seu Cadieiro...o cangaceiro Ventania chegou na minha região sul do estado do piaui na década de 40....morou com a minha familia ate falecer de velice em 2012...aquir acular tinha umas valentias mais no fundo era um cidadão do bém, um homem de muitos amigos...
Fiquei encantado com o depoimento desse grande homem, que carrega uma bagagem de vida historica. Meu avô era da frente sergipana e amigueiro de alguns do bando de Zé Sereno. Hoje falecido, venho tentar resgatar a palavra dele em alguns olhares de depoimentos de figuras do cangaço. Linda mensagem ao final do vídeo.
5 років тому+1
Candeeiro Foi um ser humano, muito humano...um ser que quando abria a boca, deixa transparecer sua humildade e sabedoria!
Parabéns as Palavras que esse Senhor deixou no Final da entrevista um exemplo para que os Jovens não sigam o Caminho do Crime.Parabens Aderbal pela excelente entrevista nos Contando o que Realmente aconteceu no Cangaço.. São Paulo SP
Muito boa a entrevista, realmente não considero estes homens como bandidos , mas vitimas e um sistema injusto e lhes admiro a coragem de lutar contra isto. Esta é a luta eterna dos fracos contra os poderosos, que nuca terá fim. Agora mesmo, em alguma parte haverá alguém lutando contra os dominadores..
Aderbal Nogueira, parabéns pela excelente entrevista, Candeeiro nos passou com riqueza vários fatos da história do cangaço,nessa história não existiu heróis nem bandidos, pelo que entendi, foi uma época terrível, principalmente para os mais necessitados, lampião foi o rei do sertão por mais de vinte anos, era o dono da vida e da morte, com certeza foi traído, ficou a dúvida, pôr quem, João Bezerra foi covarde pela emboscada,fica a dúvida, Lampião desejava ir para Minas Gerais, comprar uma fazenda e viver em paz,ou continuar com a mesma vida aqui do sertão, espalhando o terror, todos ex cangaceiros levaram para o túmulo mais dá metade das suas verdades, segredos, eu queria particularmente que a batalha Lampião e João Bezerra fosse um confronto cara a cara,e que Lampião podesse ter ido para Minas, poderia ter existido outro final, muito cruel corta a cabeça,o resto do corpo os urubus...
Uma triste história de um cangaceiro, mas também elucidativa para que possamos compreender o que aconteceu nas "selvas nordestinas" no início do século 20. Parabéns aos que produziram o material.
Um belíssimo trabalho,apoio a iniciativa de relembrar o cangaço, não como apologia,au crime sim como história de nosso país,do nosso nordeste,q sempre foi esquecido ,por grande parte, desses nossos governantes,como , lampião foi um personagem importante,um lutador por seu ideais ,seus comseitos.,e defendia sua origem,e seu valor ,por cer Nordestino um abraço...
Muito ponderado em seus depoimentos, candeeiro conta o que foi na essência o episódio na gruta de angicos que resultou na morte de lampeão, não vou aqui criticar a volante, porém fica claro que foi morto em uma emboscada pois enfrentar lâmpeão de cara a cara era praticamente suicídio, controverso amado por muitos e odiados por outros lâmpeão escreveu com sangue sua história no sertão nordestino, candeeiro fez parte dessa história e sobreviveu ao massacre de angicos, vê-lo aconselhando os jovens de hoje é muito louvavel, pois apesar de ter feito parte da saga do cangaço não se vangloría, mas diz se arrependido e prega o óbvio, o crime não compensa, bela entrevista, uma das mais realistas e simples que já assistir sobre o cangaço e a morte de Virgulino Ferreira da Silva, o temível lâmpeão. 👏👏👏👏
sempre gostei dos depoimentos deste senhor,dos quê viveram o cangaço ele é um dos quê mais aparentava falar a verdade,nunca falou de forma fantaciosa nem contava vantagems. seria bom uma entrevista com seus filhos.
Vejo nas palavras deste homem, depoimento bem lúcido dos fatos ocorridos. E sua fala nos minutos finais deste vídeos são bastante firmes em dizer que uma vida no banditismo, na marginalidade é sem razão em si mesma. Pois ela não acrescenta não de bom ao homem que a ela se vincula. Nem pode proporcionar ao mesmo paz, prosperidade e sossego. É um grande engodo.
Parabéns. Acho que candeeiro foi um dos grandes do cangaço. Me parece que ele era tipo um cabra de importância relevante no grupo. Formava uma espécie de Guarda pessoal de lampião. Sua simplicidade é fantástica.
Eita que história marcante,ele não fala se retornou ao lugar da batalha? Parabéns por salvar nossa história,como nordestino tenho orgulho de estar em meio a história do cangaço.
Este foi um depoimento muito interessante e extremamente importantíssimo como registro histórico. A conclusão de Candeero de que a violência não vale a pena, serve de exemplo para todos aqueles que de alguma forma a defendem.
Parabens Pelo Trabalho seu Aderbal Nogueira.Quem foi o cangaceiro que sobreviveu ao massacre de Angico e veio para o Rio de Janeiro mais precisamente veio morar em Nova Iguaçu?
Eu conheci esse senhor um exemplo de pessoa, moro na Vila Guanumbi onde ele morou, só que ele faleceu e deixou seu filhos e sua mulher, é um senhor com uma história fantástica e contos totalmente verdadeiro, faz mais de 3 anos que sou estudante do cangaço e essa história mim facina, pois muito dos jovens hoje não querem saber do passado das boas histórias nordestinas e contos das pessoas bem vividas, pra mim é um orgulho imenso ter conhecido esse senhor e sua história Seu Ne Candeeiro
Com todo respeito amigo , independente dasituaçao na época não justifica oque eles fizeram inclussive estrupos , levavam a força as mulheres ainde menor de idade na força vc imagina o desesoero que era pra pessoa e a familia ?
Que historia linda eu ate chorei eu pensei quantas vidas o diabo tragou por falta de conhecimento em amar o proximo quando jesus ordenou. Eu confesso fiquei muito triste quando ele falou eu estou vivo e o resto que se acabou 😭😭😭
ótimo documentário Parabéns, sou Jailton almeida artista plástico e faço peças do cangaço e ligado a cultura nordestina utilizando latas, forte abraço. novamente parabenizado pelo empenho de postar um material de grande valor cultural do nosso Nordeste.
É muito bom podermos participar mesmo como ouvinte dessas narrativas históricas de fatos que se sucederam nas selvas nordestinas, dessa forma podemos entender como realmente era a vida no cangaço destrinchada de forma nua e crua por quem participou de forma ativa dos levantes do passado por meio dessas testemunhas vivas, parabéns ao Canal e que mais reportagens maravilhosas continuem a enriquecer a história da veracidade e do folclore Nordestino. Parabéns.
Até hoje, esse foi o melhor documentário sobre a história do cangaço! Lampião não deu tempo nem de se coçar... Já candeeiro teve o prazer de morrer velho, lúcido e como um verdadeiro herói, pois se tornou um grande pai de família e de bem com a sociedade... ❤️
Poxa! Aderbal, gostei ainda mais desta segunda parte. A gente percebe que este vídeo não mostra tão somente a questão do cangaço em si. Mostra também uma lição de vida de uma pessoa que esteve no cangaço em tempos "glamourosos" (no início) ao lado de Lampião. Acho que naquela época podia até se dizer que ser cangaceiro era ter status frente aos outros sertanejos, pois as armas que eles impunham lhes davam sensação de poder. Agora, por um outro lado, vejo o depoimento, não mais de um cangaceiro valente e destemido, mas de um homem pacato de cabelos brancos, com larga experiência na vida, dizendo que se arrependeu de ter entrado naquela vida, e já ao final do vídeo, aconselhando os jovens que o caminho da violência não é uma opção correta e que não devemos ir pela cabeça dos outros. Ainda bem que ele percebeu isto logo. Mudou de vida, virou amigo de todo mundo, até da polícia. Seguiu com retidão, até o fim da vida, restando senão as lembranças daqueles tempos de chumbo, como nessa narrativa presente neste maravilhoso vídeo. No vídeo de Sila eu também tive esta mesma sensação, um misto de admiração e tristeza, porque, isto não é um filme, e sim um depoimento de vida real de um ser humano, o Senhor Manoel Dantas Loiola, o seu Né. Obrigado amigo Aderbal Nogueira.
Aderbal sem palavras para descrever a gratidão por disponibilizar este material, muito grato por trazer a contribuição deste personagem direto dos fatos do cangaço.
De Teresina-PI para o Brasil. Deixo uma crítica positiva. Datar a matéria para servi de referência temporal. Esse cidadão deve ser respeitado sempre. Que lição ele deu, não desrespeitou Lampião, mas também aconselhou que não voltaria ter aquela vida. Parabéns pela matéria.
@@cassiomartins4277 Acho que por aí. Foram tantas as idas a Buíque que tem horas que me perco nas datas rrss. Nesse dia gravamos o dia todo da manhã até a noite.
Meus parabéns e muito obrigado pela postagem; sou neto com muito orgulho de um avô que quando moleque levava recado de lampião para os fazendeiros, e bisneto de uns dos tesoureiros dele em Alagoas. Assim como meu bisa e meu avô o tiveram como herói, eu tbm partilho o mesmo ponto de vista. Saudades que dói no peito do meu vô, essas matérias faz permanecer viva suas historias que contava sempre no fim de tarde na hora da sopa. Que saudade!! Um dia, alguém lutou contra a desigualdade social deste pais.
Candeeiro, é sem dúvida o cangaceiro do bando de lampião que mais deu depoimento e entrevista e passou pra quem o ouviu, a certeza que ele falou a verdade, pois não mudava a versão, sempre falou o que viu, ouvi-o e viveu! Pra mim, ele merece nosso respeito e nossa gratidão pela história viva e por ter compartilhado suas experiências e sua versão sobre o cangaço!
Aderbal parabéns pelo documentário, tenho uma imensa admiração pela história de Lampião e seu trabalho enriquece cada vez mais a história desse símbolo de luta e coragem chamado Lampião e seu "bando". Parabéns.👏👏👏👏👏👏
Nossa parei o que estava fazendo e vim ouvir de pertinho a história desse Senhor, puxa vida! gostei tanto. Será que ele ainda é vivo? Faz tanto tempo!Só que lampião foi morto, faz 80 anos. Imagine...
Um dos depoimentos mais sinceros sem fanfarronices, logo entendeu que foi bobagem entrar no Cangaço e que foi muitissimo bem tratado quando estava preso!
Resgate da nossa história, e da nossa Raiz... Obrigado por me permitir ver um vídeo tão importante, tão emocionante!!! Felicidade plena, mais uma vez obrigado meu amigo!!!
lindo Depoimento dele. da pra se notar que Lampião não falava sobre assuntos serios de Politica com Subordinados, porem quantos Mistérios teriam Morrido com ele em angicos
Aderbal muito obrigado por disponibilizar esse arquivo...Para essa nossa geração...pois geração atual precisa saber do passado para valorizar o presente e garantir o FUTURO
Aderbal você está de parabéns. Esse depoimento que vc colheu de candeeiro é um fato histórico riquíssimo. Candeeiro nos passa credibilidade no que diz. Não conta vantagem como outros fazem, sua fala é cheia de detalhes. Ao meu ver candeeiro era um dos cabras de lampião mais valentes. Não foi a toa que lampião o trouxe para o grupo.
Já assistiu os outros depoimentos Carlos? Amigo não foi Lampião que o levou para o grupo, foi o acaso e a falta de sorte. Dá uma olhada no vídeo "Candeeiro e sua entrada no Cangaço"
Eu acredito em Candeeiro! Pois em todos os depoimentos que ele deu, não mudava a versão, nem se vangloriava por te feito parte da história do Nordeste brasileiro! Parabéns aos pesquisadores pela entrevista
Ele amava muito Lampião, vi uma entrevista que ele chorou e tudo dizendo "Ele era muito meu amigo!". Excelente entrevista, muito grato!
Candeeiro....um Caboclo idoso , mas, bonito.. a verdade pura tá estampada no seu semblante...sua se mantém forte ❤❤❤
Que cabra simpático era o Candeeiro! Não é à toa que Lampião gostava dele... que linda mensagem final desse homem, lição de vida... garotada, não entrem em confusão, valorizem a sua vida e a de outros.
Estória verídica que ninguém lembra o pai do meu cunhado era da épica do lampião me contava está estória quando era criança oge as crianças não quer saber de estoria
Este é o que mais aparenta falar a verdade. Não conta histórias de heroísmos nem se vangloria de algo. Grande trabalho!
A Verdade Mesmo Diz Que Entrou Sem Saber Direito O Que Esperava!
Tambem acho
Verdade
A mais verdade. Aquela versão do Zé Sereno, pelo amor de Deus. O homem aumenta demais. Se 60% que ele disse fosse verdade, poderíamos dizer que ele tinha poderes paranormais.
O cangaceiro 25 tambem fala a verdade da pra sentir sinceridade nela
Amigos agradeço a todos pelas palavras. Eu e meu grande amigo Paulo Gastão tivemos o privilégio de está com seu Né, que foi o Candeeiro. Para mim que cnheci esses personagens da nossa história foi uma experiência única e que mudou a minha maneira de ver a vida. Procurando entender o pasdado podemos tentar melhorar o futuro.
muito obrigado Aderbal nogueira
Caro Aderbal pércebi na entrevista que vc ta com uma camisa que representa minha cidade Touros no RN. É verdade ou ilusão de ótica minha? Se for fico muito feliz.
Flavio flavinho amigo eu não apareço no vídeo, estou gravando.
fiquei tão feliz pois vejo na camisa dele o farol simbolo de minha cidade de Touros RN
Uma história viva para ser analisada a fundo! Parabéns!
Gosto demais de história, pois quem conta história não mente.estou vendo em setembro de 2019!
Uma série com a historia do cangaço detalhando a historia de cada um seria demais...quem apoia da um like
Um ex cangaceiro falar que hoje é que a violência estar grande, mostra o nível de segurança preocupante do nosso Brasil.
IMAGINA !!! VIVEMOS HOJE COM AS PIORES VIOLENCIAS DP MUNDO, POR COMPARAÇÃO ESSES HOMENS DEVEM IR DIRETO PRA O CÉU!!!
Sou fan do seu Candieiro..tem boa palestra...quando eu era criança ouvir muito falar em seu Cadieiro...o cangaceiro Ventania chegou na minha região sul do estado do piaui na década de 40....morou com a minha familia ate falecer de velice em 2012...aquir acular tinha umas valentias mais no fundo era um cidadão do bém, um homem de muitos amigos...
Incrível. Amigo, a história do Nordeste e do Brasil lhe agradece por gravar esse depoimento.
Obrigado, assista aos outros aqui no canal. Valeu
Fiquei encantado com o depoimento desse grande homem, que carrega uma bagagem de vida historica. Meu avô era da frente sergipana e amigueiro de alguns do bando de Zé Sereno. Hoje falecido, venho tentar resgatar a palavra dele em alguns olhares de depoimentos de figuras do cangaço.
Linda mensagem ao final do vídeo.
Candeeiro Foi um ser humano, muito humano...um ser que quando abria a boca, deixa transparecer sua humildade e sabedoria!
Muito obrigado por preservar a historias dos meus antepassados, guardo com muito orgulho o DNA da lenda do cangaço.
Isto sim é um verdadeiro documentário,mais uma vez parabéns,amanhã passarei este documentário em sala de aula,,,
Parabéns as Palavras que esse Senhor deixou no Final da entrevista um exemplo para que os Jovens não sigam o Caminho do Crime.Parabens Aderbal pela excelente entrevista nos Contando o que Realmente aconteceu no Cangaço.. São Paulo SP
Obrigado
Lampião não gostava do candiero
Realmente foi um tempo de sofrimento e dor, que fique lá no passado, e que lutemos com sabedoria e amor por um mundo melhor.
Admiro muito candeeiro pela simplicidade homem que transpira honestidade franqueza confiança
Ficaria horas ouvindo Candieiro falar muito bom já vi este vídeo várias vezes parabéns e obrigado pela postagem grande abraco
Parabéns aos excelentes pesquisadores Aderbal Nogueira e Gastão por suas pesquisas e entrevistas com esses guerreiros nordestinos
Muito boa a entrevista, realmente não considero estes homens como bandidos , mas vitimas e um sistema injusto e lhes admiro a coragem de lutar contra isto. Esta é a luta eterna dos fracos contra os poderosos, que nuca terá fim. Agora mesmo, em alguma parte haverá alguém lutando contra os dominadores..
Aderbal Nogueira, parabéns pela excelente entrevista, Candeeiro nos passou com riqueza vários fatos da história do cangaço,nessa história não existiu heróis nem bandidos, pelo que entendi, foi uma época terrível, principalmente para os mais necessitados, lampião foi o rei do sertão por mais de vinte anos, era o dono da vida e da morte, com certeza foi traído, ficou a dúvida, pôr quem, João Bezerra foi covarde pela emboscada,fica a dúvida, Lampião desejava ir para Minas Gerais, comprar uma fazenda e viver em paz,ou continuar com a mesma vida aqui do sertão, espalhando o terror, todos ex cangaceiros levaram para o túmulo mais dá metade das suas verdades, segredos, eu queria particularmente que a batalha Lampião e João Bezerra fosse um confronto cara a cara,e que Lampião podesse ter ido para Minas, poderia ter existido outro final, muito cruel corta a cabeça,o resto do corpo os urubus...
Obrigado amigo, já assistiu a esse vídeo? ua-cam.com/video/c5nxaMHADJk/v-deo.html
Sou sertanejo e todas as historias do cangaço me emociona principalmente as mais coerentes. Tipo essa de candeeiro. 👍👍👍👏👏👏
Grande documentário, parabéns Senhor Paulo Gastão e ao senhor Aderbal.
Obrigado
Uma triste história de um cangaceiro, mas também elucidativa para que possamos compreender o que aconteceu nas "selvas nordestinas" no início do século 20. Parabéns aos que produziram o material.
Obrigado
Homem de coragem..... Amo essas histórias nordestinas
Um belíssimo trabalho,apoio a iniciativa de relembrar o cangaço, não como apologia,au crime sim como história de nosso país,do nosso nordeste,q sempre foi esquecido ,por grande parte, desses nossos governantes,como , lampião foi um personagem importante,um lutador por seu ideais ,seus comseitos.,e defendia sua origem,e seu valor ,por cer Nordestino um abraço...
Verdade "" mais vale uma grama de exemplo, doque uma tonelada de conselhos "" e vejamos que Belo exemplo de candeeiro 👍👍👍👏👏👏👏👏
Belo documentário vcs estão de parabéns
Parabéns por esse documentário!
Muito ponderado em seus depoimentos, candeeiro conta o que foi na essência o episódio na gruta de angicos que resultou na morte de lampeão, não vou aqui criticar a volante, porém fica claro que foi morto em uma emboscada pois enfrentar lâmpeão de cara a cara era praticamente suicídio, controverso amado por muitos e odiados por outros lâmpeão escreveu com sangue sua história no sertão nordestino, candeeiro fez parte dessa história e sobreviveu ao massacre de angicos, vê-lo aconselhando os jovens de hoje é muito louvavel, pois apesar de ter feito parte da saga do cangaço não se vangloría, mas diz se arrependido e prega o óbvio, o crime não compensa, bela entrevista, uma das mais realistas e simples que já assistir sobre o cangaço e a morte de Virgulino Ferreira da Silva, o temível lâmpeão. 👏👏👏👏
sempre gostei dos depoimentos deste senhor,dos quê viveram o cangaço ele é um dos quê mais aparentava falar a verdade,nunca falou de forma fantaciosa nem contava vantagems.
seria bom uma entrevista com seus filhos.
assisti todo pq pra mim é o mais sincero, tem expressão de homem verdadeiro
O nordeste agradece pela linda história, parabéns pelo trabalho.
Muito bom este testemunho vivo pois ele presenciou e conviveu com o Cangaço.
Candeeiro, um dos depoimentos mais lúcidos e sem fantasia que eu vi sobre o cangaço. Parabéns pelo trabalho de pesquisa.
Muito bem !! Ótimo documentário !!!
Se a parte 1 foi boa, imagine a parte 2. Obrigado mais uma vez por dar continuidade a esse documentário.
Serviço de utilidade pública parabéns seu Aderbal...
AI SIM É UM DOCUMENTÁRIO SÉRIO PARABÉNS AO REPÓRTER PAULO GASTÃO. É TAMBÉM AO CANDEEIRO.
Vejo nas palavras deste homem, depoimento bem lúcido dos fatos ocorridos. E sua fala nos minutos finais deste vídeos são bastante firmes em dizer que uma vida no banditismo, na marginalidade é sem razão em si mesma. Pois ela não acrescenta não de bom ao homem que a ela se vincula. Nem pode proporcionar ao mesmo paz, prosperidade e sossego. É um grande engodo.
este Sr sempre surpreende com seus depoimentos, pra mim foi o mais simpático
Homem Valente e destemido Deus abençoe
Que Documentário que História! Adorei 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👍👍👍
Parabéns.
Acho que candeeiro foi um dos grandes do cangaço.
Me parece que ele era tipo um cabra de importância relevante no grupo. Formava uma espécie de Guarda pessoal de lampião.
Sua simplicidade é fantástica.
Parabéns por essa entrevista fantástica com o Candeeiro.
Eita que história marcante,ele não fala se retornou ao lugar da batalha?
Parabéns por salvar nossa história,como nordestino tenho orgulho de estar em meio a história do cangaço.
Fantástico depoimento, parabéns aos idealizadores desse magnífico trabalho. Obrigado por disponibilizar o material.
Parabéns Aderbal pelo teu trabalho. Depoimento que virou história de um homem que vivenciou um dos momentos mais marcantes na história do Nordeste!
JOÃO MARINHO FILHO obrigado
Muito bom documentário. Parabénsss
Este foi um depoimento muito interessante e extremamente importantíssimo como registro histórico. A conclusão de Candeero de que a violência não vale a pena, serve de exemplo para todos aqueles que de alguma forma a defendem.
Parabens Pelo Trabalho seu Aderbal Nogueira.Quem foi o cangaceiro que sobreviveu ao massacre de Angico e veio para o Rio de Janeiro mais precisamente veio morar em Nova Iguaçu?
Amigo obrigado pelas palavras. Alguns foram para o Rio, não lembro agora qual foi para Iguassu.
Nova Iguaçu,Baixada fluminense
Eu conheci esse senhor um exemplo de pessoa, moro na Vila Guanumbi onde ele morou, só que ele faleceu e deixou seu filhos e sua mulher, é um senhor com uma história fantástica e contos totalmente verdadeiro, faz mais de 3 anos que sou estudante do cangaço e essa história mim facina, pois muito dos jovens hoje não querem saber do passado das boas histórias nordestinas e contos das pessoas bem vividas, pra mim é um orgulho imenso ter conhecido esse senhor e sua história Seu Ne Candeeiro
Com todo respeito amigo , independente dasituaçao na época não justifica oque eles fizeram inclussive estrupos , levavam a força as mulheres ainde menor de idade na força vc imagina o desesoero que era pra pessoa e a familia ?
@@ruiadriano683 a maioria das história da literatura e mentiras os coronéis e a volante era piores que os cangaceiros
Que historia linda eu ate chorei eu pensei quantas vidas o diabo tragou por falta de conhecimento em amar o proximo quando jesus ordenou. Eu confesso fiquei muito triste quando ele falou eu estou vivo e o resto que se acabou 😭😭😭
Da pra ver a verdade no olhar desse humilde homem parabéns
ótimo documentário Parabéns, sou Jailton almeida artista plástico e faço peças do cangaço e ligado a cultura nordestina utilizando latas, forte abraço. novamente parabenizado pelo empenho de postar um material de grande valor cultural do nosso Nordeste.
Pense num documentário ótimo , gostei
Valeu.
É muito bom podermos participar mesmo como ouvinte dessas narrativas históricas de fatos que se sucederam nas selvas nordestinas, dessa forma podemos entender como realmente era a vida no cangaço destrinchada de forma nua e crua por quem participou de forma ativa dos levantes do passado por meio dessas testemunhas vivas, parabéns ao Canal e que mais reportagens maravilhosas continuem a enriquecer a história da veracidade e do folclore Nordestino. Parabéns.
Até hoje, esse foi o melhor documentário sobre a história do cangaço! Lampião não deu tempo nem de se coçar... Já candeeiro teve o prazer de morrer velho, lúcido e como um verdadeiro herói, pois se tornou um grande pai de família e de bem com a sociedade... ❤️
Valeu
Se foi herói ou bandido não tenho importa, foi um tempo deficil e passado.mais muito em história parabéns pela matéria.
Poxa! Aderbal, gostei ainda mais desta segunda parte. A gente percebe que este vídeo não mostra tão somente a questão do cangaço em si. Mostra também uma lição de vida de uma pessoa que esteve no cangaço em tempos "glamourosos" (no início) ao lado de Lampião. Acho que naquela época podia até se dizer que ser cangaceiro era ter status frente aos outros sertanejos, pois as armas que eles impunham lhes davam sensação de poder. Agora, por um outro lado, vejo o depoimento, não mais de um cangaceiro valente e destemido, mas de um homem pacato de cabelos brancos, com larga experiência na vida, dizendo que se arrependeu de ter entrado naquela vida, e já ao final do vídeo, aconselhando os jovens que o caminho da violência não é uma opção correta e que não devemos ir pela cabeça dos outros. Ainda bem que ele percebeu isto logo. Mudou de vida, virou amigo de todo mundo, até da polícia. Seguiu com retidão, até o fim da vida, restando senão as lembranças daqueles tempos de chumbo, como nessa narrativa presente neste maravilhoso vídeo. No vídeo de Sila eu também tive esta mesma sensação, um misto de admiração e tristeza, porque, isto não é um filme, e sim um depoimento de vida real de um ser humano, o Senhor Manoel Dantas Loiola, o seu Né. Obrigado amigo Aderbal Nogueira.
Esta é uma entrevista que com certeza irá servir de fonte de informação para as gerações futuras , um rico e detalhado relato !
Excelente trabalho !
Obrigado amigo, assista as outras aqui no canal.
Que magnífica entrevista 👏👏👏
É indescritível a emoção de ver e ouvir a história da boca daquele que fez parte dela 👏👏👏
Parabéns 👏👏👏
Wilson Luna Verdade Wilson, eles nos transportam no tempo.
Sou professor de História aqui no RS, mas pretendo me mudar para o Nordeste futuramente, sempre gostei muito do povo daí. Parabéns pelo trabalho!!
Emocionante esse final do depoimento dele. Outro vídeo precioso. Parabéns
O povo baiano é bem acolhedor e de coração bom.
Muito Bom. não deixem acabar a historia, parabéns.
Amo meu nordeste e suas raízes
Aderbal sem palavras para descrever a gratidão por disponibilizar este material, muito grato por trazer a contribuição deste personagem direto dos fatos do cangaço.
Muito obrigado por esse previlegio de podermos assistir essa lenda Candieiro
Esse ai e firme no que fala , eu acredito nele !
Candeeiro representa o homem sertanejo, corajoso e verdadeiro
Esse homem foi um grande homem a familia desse homem tem que ter orgulho dele
De Teresina-PI para o Brasil. Deixo uma crítica positiva. Datar a matéria para servi de referência temporal. Esse cidadão deve ser respeitado sempre. Que lição ele deu, não desrespeitou Lampião, mas também aconselhou que não voltaria ter aquela vida. Parabéns pela matéria.
Nos que agradecemos seu interesse na historia do sertão nordestino.
Pitagoras Veloso entrevista feita em 2002
@@cassiomartins4277 Como?
Aderbal Nogueira esse video não foi gravado em 2002?
@@cassiomartins4277 Acho que por aí. Foram tantas as idas a Buíque que tem horas que me perco nas datas rrss. Nesse dia gravamos o dia todo da manhã até a noite.
Meus parabéns e muito obrigado pela postagem; sou neto com muito orgulho de um avô que quando moleque levava recado de lampião para os fazendeiros, e bisneto de uns dos tesoureiros dele em Alagoas. Assim como meu bisa e meu avô o tiveram como herói, eu tbm partilho o mesmo ponto de vista. Saudades que dói no peito do meu vô, essas matérias faz permanecer viva suas historias que contava sempre no fim de tarde na hora da sopa. Que saudade!!
Um dia, alguém lutou contra a desigualdade social deste pais.
Candeeiro, é sem dúvida o cangaceiro do bando de lampião que mais deu depoimento e entrevista e passou pra quem o ouviu, a certeza que ele falou a verdade, pois não mudava a versão, sempre falou o que viu, ouvi-o e viveu! Pra mim, ele merece nosso respeito e nossa gratidão pela história viva e por ter compartilhado suas experiências e sua versão sobre o cangaço!
Parabéns por resgatar essas belas "histórias reais do cangaço "
Aderbal parabéns pelo documentário, tenho uma imensa admiração pela história de Lampião e seu trabalho enriquece cada vez mais a história desse símbolo de luta e coragem chamado Lampião e seu "bando".
Parabéns.👏👏👏👏👏👏
MrRobsonfly Obrigado amigo, ajude a divulgar nossa história. Compartilhe esses depoimentos.
Nossa parei o que estava fazendo e vim ouvir de pertinho a história desse Senhor, puxa vida! gostei tanto. Será que ele ainda é vivo? Faz tanto tempo!Só que lampião foi morto, faz 80 anos. Imagine...
TBM QUERO SABER SE CANDIEEIRO É VIVO E QUAL FOI O LUGAR DE SÃO PAULO QUE ELE MOROU O QUE ELE ACHOU DE SÃO PAULO PRA VIVER ...
@@enioaraujo198 Não é vivo, morreu em 2013, a que está viva é Dulce
@@karolinybelmont1211 ok obrigado.
ele morreu em 2014 aos 101 anos.
Ele morreu em 2013 era natural de Buíque Pernambuco, voltou para sua cidade casou teve filhos e tinha uma bodega lá em Buíque, e morreu por lá.
Excelente entrevista!!! PARABÉNS!!
Homens de coragem, amo o cangaço 👏 👏👏👏
Raça de homens valentes,trabalhador e corajoso,grande candeeiro... nordeste e raça de homens de verdade,só me lembra meu velho pai
parabéns história Viva de nosso povo preservem
Maravilhoso documentario triste mas e um grande apredizado para os jovens parabens. E sou uma grande fa das historias do cangaco
Obrigado
Muito humilde quando se arrepende reconhecendo que eram tempos de ignorância com amor e paz crescemos de verdade parabéns pelo o vídeo
O melhor depoimento q ja vi do cangarco
Gostei muito, podia ter mais partes, parabéns amigo!
Aqui no canal.tem outros depoimentos de Candeeiro, irei posta muito mais. Valeu
Um dos depoimentos mais sinceros sem fanfarronices, logo entendeu que foi bobagem entrar no Cangaço e que foi muitissimo bem tratado quando estava preso!
Muito bom.. homem sincero!
Nordestina sertão da Ba
Gosto da conversa do Candeeiro muito verdadeiro
Resgate da nossa história, e da nossa Raiz... Obrigado por me permitir ver um vídeo tão importante, tão emocionante!!! Felicidade plena, mais uma vez obrigado meu amigo!!!
lindo Depoimento dele. da pra se notar que Lampião não falava sobre assuntos serios de Politica com Subordinados, porem quantos Mistérios teriam Morrido com ele em angicos
Vejo verdade neste relato de Candeeiro , ele não conta heroísmo .
Sou fã desse candeeiro...
Registro histórico inestimável! Parabéns!!!!!
Aderbal muito obrigado por disponibilizar esse arquivo...Para essa nossa geração...pois geração atual precisa saber do passado para valorizar o presente e garantir o FUTURO
Aderbal você está de parabéns. Esse depoimento que vc colheu de candeeiro é um fato histórico riquíssimo. Candeeiro nos passa credibilidade no que diz. Não conta vantagem como outros fazem, sua fala é cheia de detalhes. Ao meu ver candeeiro era um dos cabras de lampião mais valentes. Não foi a toa que lampião o trouxe para o grupo.
Já assistiu os outros depoimentos Carlos? Amigo não foi Lampião que o levou para o grupo, foi o acaso e a falta de sorte. Dá uma olhada no vídeo "Candeeiro e sua entrada no Cangaço"
muito bom gostei do que assistir parabéns.
Valeu
Uma peça histórica essa entrevista, parabéns por nos mostrar um momento tão importante da nossa historia
Robson na Rota do Sol Obrigado
Parabéns pelo documentário!
obrigado por postar esse tipo de conteúdo. simplesmente incrível ter acesso a um conteúdo sensacional como esse!