Qual foi a maior dor não-física que você já sentiu?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 гру 2022
  • Sim, bater o mindinho na quina da mesa é terrível. Morder a língua nem se fala. Mas tem dores piores, muito piores. A perda de um ente querido, por exemplo. Como lidar com a sensação de que um peso intolerável se alojará no peito para sempre? Talvez ninguém tenha resposta ou antídoto para isso. Só existe uma forma de lidar com tamanha dor: reviver por meio das memórias aqueles que se foram. Com o tempo, como atestam alguns dos participantes da nossa série de entrevistas, as ausências se tornam presenças essenciais para seguirmos nossas vidas.
    *
    Siga a gente no Instagram: / canalmescla

КОМЕНТАРІ • 23

  • @angelamatiuzzo5483
    @angelamatiuzzo5483 Рік тому +24

    Todas as dores são legítimas e incomparáveis. A minha foi quando os médicos me disseram que eu não ia mais enxergar. Eu não conseguia respirar nem raciocinar, mas, tem tanta coisa que só estou aprendendo por ser cega. Aceitação, resiliência e paz à todos!

  • @tallvez5776
    @tallvez5776 Рік тому +21

    Foi a morte do meu cachorro; foi muito estranho sentir ele sem vida nos meus braços. Levaram ele para o veterinário e eu fiquei só em casa, era tanto choro que eu não conseguia pensar ou racionalizar uma reza... Era só dor. Era só choro. Eu parava de chorar e quando alguém perguntava, eu desabava. Meu rosto ficou vermelho. Não consegui nem ter dissociação. Era só dor e olhos apertados.

    • @heynhamnham
      @heynhamnham Рік тому +3

      Eu também achei muito estranho, o meu morreu e eu tava na escola, era um pinscher então quando cheguei em casa ela já estava rígida e fria e eu senti uma curiosidade mórbida na hora e chorava ao mesmo tempo. E por muitos dias eu fiquei vendo "vultos" dela andando no meu quarto, na internet disse que isso são alucinações de luto

  • @ryanbelfort2512
    @ryanbelfort2512 Рік тому +8

    acho que a minha foi, quando vi a garota que eu amava querer ficar com outra pessoa, mas, não conseguir por querer me ver bem, então ela abriu mão de amar outra pessoa por sentir que aquila relação me fazia mal e isso me machucava, pensar que a felicidade dela era impedida por minha incapacidade de aceitar que éramos só amigos. Até hj isso me assola em partes. Era uma dor tão grande que meu coração doia e já não sentia meu tato, essa dor durou, mais ou menos, 6 à 8 meses.

  • @boatarde8015
    @boatarde8015 Рік тому +16

    Acho que minha maior dor foi quando eu pensei em me matar. Não há dor maior em sentir que não vale a pena continuar viva se isso significa continuar sendo a decepção dos pais ou o fardo deles, e sentir quando mais vc ficar vivo pior as coisas vão ser. As vezes ainda penso isso, mas não tenho coragem para acabar com tudo. Eu queria ter

    • @agraziearaujo
      @agraziearaujo Рік тому +5

      Eu não sei o que vc passa, mas se posso lhe dar um conselho, é o seguinte: não faça isso. Tente entender que tudo na vida é um ciclo. Ninguém está feliz o tempo inteiro, e nem fica triste por 24h seguidas. Procure ajuda (profissional ou de alguém que vc confie), escreva em um papel tudo o que está enchendo a sua mente. Respire. Faça o mínimo que seja, mas faça. Porque aos poucos, devagarinho, se chega longe. Não sei também seu gosto musical, mas vou te dar uma sugestão de letra para reflexão (que me ajuda MUITO quando sinto que estou na m*rd*): Amor para recomeçar, do Frejat. Pode parecer tolo, mas vale a reflexão. Sei que as coisas não vão melhorar do dia pra noite, mas espero que vc fique bem e perceba que a vida pode ser boa. Boa sorte!

    • @raquelnm7038
      @raquelnm7038 5 місяців тому

      Pense que só vc vive sua vida, e todas as vidas que existem valem a pena serem vividas. Acho que vc deveria parar de tentar se enxergar pela ótica de outras pessoas e ser generoso com vc mesmo, pois se está aqui foi pq seus pais te puseram no mundo, sem te pedir opinião, e cada pessoa é um universo único, não um boneco que corresponde a expectativas de quem não está dentro de vc. Não tem nada de errado em ser diferente do que os outros imaginam, vc é vc, e não os outros, entende? Cada um é perfeito sendo a si mesmo, e isso não quer dizer ser perfeito em algo, só ser quem se quer ser. Procure ajuda profissional, é muito útil pra que vc enxergue as coisas de um ponto de vista diferente e mais bondoso. Vc é humano, e sempre haverão dias bons e dias em que vc quer sumir, o que faz a diferença é como vc reage em cada dia. Não desista, todos temos nosso valor, e isso não é medido pela régua dos outros, e sim somente pela sua.

  • @jaoz01
    @jaoz01 Рік тому +15

    Muito emocionante o relato do cara sobre os pais

  • @agraziearaujo
    @agraziearaujo Рік тому +11

    A maior dor foi quando meu ex namorado resolveu se afastar de mim (me deu ghosting) e dias depois postou foto curtindo a vida, realizando com outra pessoa planos que havíamos desenhados juntos. A gente se entendia, se incentivava, se acolhia, se amava, se respeitava. Éramos amigos que viraram amantes. E do dia pra noite.. ghosting. 11 meses de relacionamento. Foi uma tristeza tão grande que virou dor física, de fato. O coração literalmente doeu por dias. E a partir disso fui capaz de entender que é sim possível morrer de tristeza. Mas também entendi que o combo tempo, amizades e autoconhecimento é a cura de quase todas as situações.

    • @tallvez5776
      @tallvez5776 Рік тому +3

      Nossa, parece que foi uma batida de carro, do nada isso ocorreu... Você ainda pensa nos " por que's?" Nunca entendi pq alguém faz isso, some, foge... Chega a ser uma falta de consideração enorme. Demora muito para se curar disso? Estou passando por algo parecido - quando vejo que ele está bem e eu no poço, me questiono se realmente vivi aquilo ( não que eu quero que ele sofra, só não entendo). Por favor... O que fazer? Ainda dói? Sente saudades?

    • @agraziearaujo
      @agraziearaujo Рік тому +2

      Pensei muito, até perceber que sempre que pensava nisso eu acabava colocando algum defeito em algo que fiz. Acabava sendo injusta comigo mesma quando na verdade quem tinha errado era ele. Ghosting é uma das coisas mais covardes que se faz com alguém, pq aquele sentimento de "o que eu fiz de errado? O que aconteceu?" te seguem por muito tempo e em todas as áreas da vida. Você se torna inseguro. Percebi que a culpa não foi minha porque um dia, cansada de sofrer, parei para analisar alguns dos momentos que tivemos juntos, e em todos eles eu agi com intenção. Eu quis estar e fazer algo com ou por ele. Eu o tratava bem. Eu o amava e demonstrava, da minha forma. Aquele EU daquela época deu o seu melhor, e se o outro não soube aproveitar e respeitar eu não podia fazer nada. E depois de chegar nessa conclusão, aconteceu algo interessante: Ano passado meu ex entrou em contato comigo novamente pedindo para voltar. Pediu desculpas, “assumiu” que agiu de forma errada (tentando me barganhar, claro), falou que é completamente infeliz no atual relacionamento (é traído, agredido e etc). Confesso que, ao saber, eu fiquei feliz, por rancor. Mas depois refleti e fiquei neutra, em paz. Parou de doer, pois a pessoa trocou o certo pelo duvidoso. Foi mesquinho e desonesto comigo à toa. Resolveu me trocar por alguém que, diferente de mim, não o valoriza.. Escolhas, né?
      Eu sinto muito que você esteja passando por isso, mas se esses detalhezinhos da minha história poderem te ajudar, digo o seguinte: Se valorize. Se respeite. Pode doer, mas você não deve morrer por amor. Amor tem dificuldades? Sim. Mas ele nunca é A dificuldade. Eu superei tudo isso depois de muito tempo, cerca de 2 anos. Tentei terapia mas honestamente senti que era coisa que eu iria resolver sendo franca comigo mesma (tenho respeito pela área, mas pra mim não rolou). Eu me permiti ser sincera comigo mesma. Chorei algumas vezes, perdi o sono em outras, ri lembrando de histórias boas e da minha inocência em certas situações. Pensei no que poderia ter sido diferente mas também me perdoei, pq não adianta nada a gente se culpar por algo do passado, que não tem como voltar atrás. Aos poucos a cura veio, e eu só sinto saudade de algumas experiências boas que tive com meu ex amor, do sentimento em si. Mas dele não mais. O tempo e o autoconhecimento me tornaram alguém melhor.

    • @tallvez5776
      @tallvez5776 Рік тому +2

      @@agraziearaujo Suas palavras foram tão gentis e bonitas, eu chorei aqui com o seu auto encontro, parece se ver... Muito lindo tudo isso, agradeço por compartilhar um pouquinho da sua vida para mim.
      Às vezes tenho medo de esquecer dos momentos e dele se tornar um estranho... Aflição pensar que tudo é em vão.
      Enfim, muito obrigado, eu sempre irei ler suas palavras quando eu precisar. E honestamente, me fez soltar um sorrisinho de canto ao saber que você está em paz. ;")
      Um abraço na sua vida! 🌼

    • @agraziearaujo
      @agraziearaujo Рік тому +2

      @@tallvez5776 Não é um processo simples, nem instantâneo. Mas é absurdamente libertador.
      Muito obrigada pelas palavras, espero que logo vc consiga lidar com suas questões (pq eu SEI que vai) e, quem sabe, inspire por aqui ou em outros lugares também. Um abraço, tudo de bom! ✨✨

  • @danielezapater2020
    @danielezapater2020 Рік тому +8

    Ele chora vendo Luciano Huck mesmo, tô aqui pra confirmar! Maior manteiga derretida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • @deborahirata4910
    @deborahirata4910 Рік тому +3

    Acho que uma grande dor não física que senti foi o aborto espontâneo. Foi a morte de um sonho... E foi estranho, pq ao mesmo tempo que não era uma dor física, eu sentia como se meu coração tivesse sido esmagado. Foi um desespero enorme.

  • @helo6157
    @helo6157 Рік тому

    Foi o suicídio do meu padrinho, na momento meu coração não gritou mas a alma sim. Me senti apática e dormente, não chorava, não sentia nada e sentia que quando ele morreu uma parte minha tinha ido junto a ele.
    Com o tempo a dor da alma foi se revelando, as lágrimas vieram e a cura também mas ainda sinto a falta dele e infelizmente não me lembro da sua voz mas a única coisa que nunca esquecerei é q eu o amo

  • @florvitmf115
    @florvitmf115 Рік тому +1

    Crise de pânico. Eu senti várias dores ao longo da minha vida em períodos de tempo específicos, dores lentas e suaves, que me acompanhavam sempre. Até aí tudo bem, eu pensava que todo mundo meio que sentia isso. Mas durante a pandemia essas dores cresceram ao ponto de ficarem insuportáveis, e aí parece que o desfecho delas foi essa crise de pânico, eu queria gravar essa sensação pra sempre pra me lembrar como eu não queria me ver nessa situação de novo, mas eu esqueci e hoje não sei descrever, só sei que foi muito ruim.

  • @davihenrique9719
    @davihenrique9719 6 місяців тому

    6 messes atrás sofri um acidente de carro , estava voltando para casa após sair com meus amigos para um clube, então minha amiga ofereceu carona para mim e para meu amigo com avô e mae dela, estava de noite e o avô dela estava dirigindo quando ele virou na contra mão pois carro da outra pista estava com farol alto, assim os 2 carros bateram de frente, estávamos em baixa velocidade em torno de 60km/h e sem sinto já q o clube era perto onde a gente morava, eu estava no meio do banco de traz e só vi um clarão e meus amigos gritando, pensei q iria morrer ali já q meu corpo tinha sido arremessado p frente qnd levantei com minha testa e boca s@ngr@do e meus dedos e pulso quebrados da mão direita,mas pela adrenalina nn tava sentindo dor, olhei o q tinha acontecido, foi aterrorizante,meu amigos nao tiveram ferimentos graves, porem o avô e mae da minha amiga estava desacordados,qnd sai do carro a primeira coisa q fiz foi abraçar meus amigos e pedir socorro, dps liguei p meu pai desesperado, por ser perto em torno de 5min ele chegou, a ambulância demorou mais uns 10min, abraçar meu pai foi libertador, no acidente morreu 3 pessoas, uma delas foi o avó da minha amiga, um casal de senhores no outro carro , definitivamente foi o nosso pior trauma, passei dias sem dormir, e tenho visões recorrentes do acidente, e ainda tenho medo de andar de carro, o restante iniciaram tratamento psicológico e estão melhorando. Para mim foi o choque gigantesco de realidade me mostrou q a qualquer momento podemos morrer, e se o carro tivesse um pouco mais rápido talvez eu nem tivesse aqui.

  • @larissaleal4149
    @larissaleal4149 Рік тому

    O homem libriano falando dos pais. Nossa, chorei. E ri também, Luciano Huck foi foda 😂

  • @rubiia0424
    @rubiia0424 Рік тому

    já passei por tanta coisa, machismo, bullying, a perda do meu pai e da mel (minha cachorra que ficou comigo por 17 anos). Não é facil

  • @raquelnm7038
    @raquelnm7038 5 місяців тому

    Pra vcs verem como o ambiente escolar é difícil e muitas vezes tóxico pros profissionais. Os professores têm a alma quebrada diversas vezes durante a carreira por todas as dificuldades da profissão e pela falta de coleguismo entre os demais profissionais, bem como a falta de empatia pela sociedade em geral, que acha que a categoria é de vagabundos. Quem se aposenta na carreira deveria receber um troféu, pois maioria sofre com problemas psicológicos e faz uso de medicação pra aguentar o dia a dia 😢

  • @nubiahuff
    @nubiahuff Рік тому

    A noite que meu filho desapareceu por cinco horas e eu pensei que tinha perdido ele para a depressão.

  • @belreis8293
    @belreis8293 Рік тому +1

    Morte do meu pai e ser rejeitado num relacionamento