Como sobrinho-neto da pintora, tenho a obrigação de retocar algumas informações. Minha tia viveu com Luis Martins de 1933 até 1952, portanto, a separação do seu último companheiro não foi em 1965. Meu avô Milton, irmão de Tarsila, era um respeitado médico e professor de medicina na USP, ela tinha um tumor na coluna e ao final da cirurgia, que ele acompanhou, ele disse: Tarsila nunca mais vai andar. Esta versão depõe contra a equipe médica e a memória de meu avô. Meu pai e seus irmãos e irmãs cansaram de desmentir esta versão. Meu pai foi seu advogado até o final da sua vida e sabia que o sonho dela era que sua obra ficasse para museus e não nas mãos de particulares. Ela vendeu para o governo de estado e se tivesse vendido para particulares ganharia no mínimo 10 vezes mais. Portanto, sua motivação não foi financeira, ela não tinha filhos e nem netos, para que ela ia querer deixar um monte de dinheiro? Seu sonho era ser a pintora do Brasil e isto não seria possível com os quadros escondidos nas casas dos milionários e longe do povo brasileiro. O que "vende jornal" são as dores da minha tia, mas ela foi uma pessoa muito feliz e realizada, nunca reclamou da vida porque ela adorava viver, tia Tarsila sofreu bastante, mas amava a vida, adorava receber nossas visitas e meus pais a levava para todos os cantos na nossa perua Kombi, único carro capaz de levá-la na cadeira de rodas. Ela foi a diversas exposições, recepções, festas, inclusive no aniversário da minha mãe em casa no dia 17/06/1970, dia que o Brasil venceu o Uruguai na Copa do Mundo. Foi uma das festas mais felizes daquela casa e minha tia era só sorrisos, a depressão nunca foi sua companheira, o sofrimento sim, mas quem não tem sofrimento nesta vida? A depressão é a pior mentira que possa existir, ela tinha pedras na vesícula e teve complicações no pós-operatório, esta versão se popularizou, mas não é verdadeira, valeria a pena ouvir os relatos de quem viveu com ela ao invés de acreditar nas manchetes que "vendem mais jornais".
Tem uma pintura de Jesus que ela fez no início da carreira que era realmente boa e realista, longe de ser os garanchos do Modernismo. Chego a pensar que ela foi uma boa pintora na época errada.
Exatamente…um Almeida Júnior que foi um gênio do realismo brasileiro você pergunta para as pessoas e ninguém conhece…por isso sempre digo, não basta ser excelente, tem que ter influência e $$$
Muito bom esse texto
INESQUECÍVEL TARSILA DO AMARAL SOU MUITO FÃ , NASCEU EM CAPIVARI SÃO PAULO , GRANDE PINTORA !!! SEMANA DA ARTE MODERNA !!!
Descanse em paz. Que Deus a tenha em um bom lugar.😊
Trabalho magnífico de vocês
😃
Sou parente de Tarsila, descobri fazendo Genealogia. ❤
Sério😱😱😨😨
Eu tbem sou parente dela
Como sobrinho-neto da pintora, tenho a obrigação de retocar algumas informações. Minha tia viveu com Luis Martins de 1933 até 1952, portanto, a separação do seu último companheiro não foi em 1965.
Meu avô Milton, irmão de Tarsila, era um respeitado médico e professor de medicina na USP, ela tinha um tumor na coluna e ao final da cirurgia, que ele acompanhou, ele disse: Tarsila nunca mais vai andar. Esta versão depõe contra a equipe médica e a memória de meu avô. Meu pai e seus irmãos e irmãs cansaram de desmentir esta versão.
Meu pai foi seu advogado até o final da sua vida e sabia que o sonho dela era que sua obra ficasse para museus e não nas mãos de particulares. Ela vendeu para o governo de estado e se tivesse vendido para particulares ganharia no mínimo 10 vezes mais. Portanto, sua motivação não foi financeira, ela não tinha filhos e nem netos, para que ela ia querer deixar um monte de dinheiro? Seu sonho era ser a pintora do Brasil e isto não seria possível com os quadros escondidos nas casas dos milionários e longe do povo brasileiro.
O que "vende jornal" são as dores da minha tia, mas ela foi uma pessoa muito feliz e realizada, nunca reclamou da vida porque ela adorava viver, tia Tarsila sofreu bastante, mas amava a vida, adorava receber nossas visitas e meus pais a levava para todos os cantos na nossa perua Kombi, único carro capaz de levá-la na cadeira de rodas. Ela foi a diversas exposições, recepções, festas, inclusive no aniversário da minha mãe em casa no dia 17/06/1970, dia que o Brasil venceu o Uruguai na Copa do Mundo. Foi uma das festas mais felizes daquela casa e minha tia era só sorrisos, a depressão nunca foi sua companheira, o sofrimento sim, mas quem não tem sofrimento nesta vida?
A depressão é a pior mentira que possa existir, ela tinha pedras na vesícula e teve complicações no pós-operatório, esta versão se popularizou, mas não é verdadeira, valeria a pena ouvir os relatos de quem viveu com ela ao invés de acreditar nas manchetes que "vendem mais jornais".
Qual seu insta
Eu gostei❤
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Tem uma pintura de Jesus que ela fez no início da carreira que era realmente boa e realista, longe de ser os garanchos do Modernismo. Chego a pensar que ela foi uma boa pintora na época errada.
Exatamente…um Almeida Júnior que foi um gênio do realismo brasileiro você pergunta para as pessoas e ninguém conhece…por isso sempre digo, não basta ser excelente, tem que ter influência e $$$
Como os Hatfields e Mccoys morreram?
Feito 👍
Faz como Plínio Salgado morreu
Como Aníbal Barca morreu ?
Como santo Antônio de Lisboa morreu
Feito 👍