PERGUNTA: Por curiosidade, qual foi a dica que mais te ajudou? (deixa abaixo nos comentários) DICAS EXTRA: (1) Se vives numa cidade grande, vai estudar para uma cidade pequena. E se vives numa cidade pequena, vai estudar para uma cidade grande. (assim perceberás se gostas mais de viver em cidades grandes ou pequenas!) E então: "Qual é o curso mais desafiante em que queres dar tudo?" 😏😏😏 Playlist "[FUTURO] Decide o teu Futuro": ua-cam.com/play/PLmXHtzilUbIQ9LtS0bHZKjGy4VKdatlyZ.html SITES PARA INFORMAÇÃO (1) DGES (Toda a informação oficial 2022): www.dges.gov.pt/pt/pagina/acesso-superior-candidatura-ao-ensino-superior-publico (2) Uniarea (Artigos, Fórum e Ajuda): uniarea.com/ (3) Inspiring Future (Artigos, Ferramentas Úteis e Ajuda): inspiring.future.pt/ (4) Easy Future (Artigos e Alternativas ao ensino Superior): www.easyfuture.pt/apos-o-secundario TESTEMUNHOS ONLINE: (1) De alunos 1: ua-cam.com/users/vieirarafael8 (2) De alunos 2: ua-cam.com/users/TenhoMédiaPaIsto (3) De alunos, escolas e empresas: ua-cam.com/users/DanielaMouratoPsicologaCoach (4) De profissionais: www.designthefuture.pt/ BOLSAS DE ESTUDO: (1) Bolsa DGES e outros apoios (site DGES): www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes?plid=373 (2) Todos os tipos de apoios existentes (artigo curto): uniarea.com/estes-sao-os-apoios-disponiveis-aos-estudantes-do-ensino-superior/ (3) Lista de bolsas de estudo (de todo o lado e mais algum!): inspiring.future.pt/bolsas
Excelente vídeo Ricardo parabéns! 💪Gostei bastante de referires as más razões para escolher universidades que a malta liga demasiado a isso! A questão das opções são sempre avaliação do risco que cada um quer ter a nível de sonhos. Eu na altura sonhei demais e não correu bem. O problema de escolher baseado em PR's é que nao sabes a nota do ultimo colocado por PR porque nao ha listas disso. Só do concurso geral. Adorei referires para a malta pergunta pela experiência e história! É sem dúvida o mais importante! Obrigado pela partilha do canal! Abraço!
Obrigado pelo feedback detalhado, Rafael! De facto é estranho não darem esses dados para PR! (porque será?) Curiosamente, para criar este vídeo retirei muita informação e inspiração dos teus vídeos! Dá imenso jeito ter um sítio com toda a informação relevante para universitários, por isso continua a fazer o que fazes melhor, Rafael! 😁
@@Ricardo-Ferreira entretanto descobri a nota do ultimo colocado de preferência regional mas listagem não há na mesma. Dges sendo dges... Own muito obrigado Ricardo 🙌😍 abraço
@@ruisousa1839 Ainda bem que te pude ajudar, Rui! 😁❤ E não percas: mais vídeos estarão a caminho. E qualquer sugestão ou feedback que tenhas, manda vir, que dá muito jeito!
Olá Ricardo, obrigado, foi extremamente útil pra mim. Acha possível também realizar um tutorial que tenha em atenção as candidaturas a bolsas de estudo? É algo que me deixa com muitas dúvidas... Agradeço desde já mesmo não sendo possível.
Antes de mais, Tomás, trata-me por tu. :) Quando falas em bolsas, referes-te especificamente à bolsa da DGES ou a todas as bolsas que existem? Entretanto, deixo-te aqui uns sites e artigos que te vão esclarecer: (1) Bolsa DGES e outros apoios (site DGES): www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes?plid=373 (2) Todos os tipos de apoios existentes (artigo curto): uniarea.com/estes-sao-os-apoios-disponiveis-aos-estudantes-do-ensino-superior/ (3) Lista de bolsas de estudo (de todo o lado e mais algum!): inspiring.future.pt/bolsas
@@tomaspinho8280 Ok, ótimo Tomás. Por curiosidade, que dúvidas é que tinhas e o que é que agora já percebes que não percebias antes? PS: Sobre esse assunto não te consigo prometer um vídeo agora, Tomás, mas garanto-te que a ideia ficará na minha cabeça para eu explorar.
As minhas dúvidas eram gerais mesmo, não tinha percebido mesmo como o fazer no geral, mas obrigado pela atenção e pela preocupação. Tinham a ver com o que utilizava para entrar, entre outras coisas.
Olá Ricardo, eu estava a pensar em candidatar-me a 5 cursos que tiveram uma nota de último colocado ligeiramente melhor que a minha ( menos de diferença de um valor) e a um que a minha média seja maior, o que achas desta estratégia?
Garante apenas que na tua última opção tens uma média bastante maior (pelo menos 2 valores). E talvez a 5ª opção algo em que tenhas uma média pelo menos um pouco maior. De resto, tá ótimo, Gonçalo!
Olá, tenho uma dúvida, parece que sabe muito mais do que eu, por isso pode dizer-me se, por exemplo, se for selecionado em qualquer universidade na primeira fase de candidatura, posso candidatar-me novamente na segunda fase de candidatura, porque assim terei melhores notas no exame de matemática e poderei entrar em melhores universidades e cursos. Basicamente, quero saber se posso candidatar-me na segunda fase, apesar de ter sido selecionado na primeira fase, ou se perderei o meu lugar no curso em que fui selecionado se tentar novamente na segunda fase?
Olá Ricardo. Quando eu me candidatei eu coloquei nas 2 primeiras opções os cursos que mais me interessavam e aquelas que estou mesmo decidido a entrar, nas restantes opções coloquei cursos relacionados mas que não estou muito interessado a entrar. No entanto os 2 primeiros cursos que coloquei são os que têm as médias mais baixas que os outros 4 que coloquei. Nos 2 primeiros cursos tenho grande probabilidade de ser colocado pois a minha média está a 2 valores acima do último colocado do ano passado. Só queria te perguntar se fiz bem colocar primeiro as opções que mais me interessam e que estou decidido a entrar que aquelas que menos me interessam, mesmo em que nas últimas opções tenha menos probabilidade de entrar visto que a minha média é um pouco mais baixa ao do último colocado do ano passado.
É como disse no vídeo: as primeiras opções são as opções em que queres entrar independemente das médias (e foi o que fizeste!). Para as restantes opções, é como disse: escolhe todas as opções sabendo que lá podes entrar. Ou seja, escolhe opções onde não te importarias de lá entrar. Podem não ser as tuas opções preferidas, mas estarias disposto a entrar nelas se não entrasses na 1ª ou 2ª opção.? É isso que tens de pensar. No fundo, tens duas opções: mentalizares-te que não te vais importar de entrar num das outras 4 opções se isso acontecer OU escolher outras 4 opções em que não te importes de lá ficar.
olá como é que eu vejo no site na dges se o curso que eu quero tem preferência regional? e mesmo se eu metesse prefencia regional na ficha enes, náo tenho de metê-la na candidatura on line obrigatóriamente pois nao, se eu nao precisar pq a minha media é mais alta do que a que pedem? a faculdade que eu quero me candidatar é a faculdade de letras e o curso é linguas literaturas e culturas
@@Ricardo-Ferreira Acho que me confundi no nome, mas não há um processo em que dá para trocar de uma universidade para a outra fazendo uns exames específicos? No final de dezembro ou assim , lembro-me de ler algo sobre . Ou é sempre necessário melhorar a nota dos exames de secundário?
@@nidzz5352 Para trocar de universidade, há a mudança de par instituição/curso, que é apenas uma maneira chique de dizer que mudas de curso (para a mesma ou para outra instituição). Isto é algo que pedes na tua universidade e para isso basta teres as provas de ingresso do curso para onde queres mudar. E depois é só pagares umas massas. Sobre fazer exames específicos e final de dezembro, não me ocorre nada assim de repente. Podes ver a legislação sobre a mudança de par instituição/curso aqui: www.dges.gov.pt/pt/pagina/mudanca-de-par-instituicaocurso
Ótimo, Joaquim! Desejo-te tudo de bom! 😁❤ PS: Fica atento ao meu site, porque vou colocar lá cada vez mais dicas que te poderão ajudar: ricardo-ferreira.pt/recursos/secundario/
PERGUNTA: Por curiosidade, qual foi a dica que mais te ajudou? (deixa abaixo nos comentários)
DICAS EXTRA:
(1) Se vives numa cidade grande, vai estudar para uma cidade pequena. E se vives numa cidade pequena, vai estudar para uma cidade grande. (assim perceberás se gostas mais de viver em cidades grandes ou pequenas!)
E então: "Qual é o curso mais desafiante em que queres dar tudo?" 😏😏😏
Playlist "[FUTURO] Decide o teu Futuro": ua-cam.com/play/PLmXHtzilUbIQ9LtS0bHZKjGy4VKdatlyZ.html
SITES PARA INFORMAÇÃO
(1) DGES (Toda a informação oficial 2022): www.dges.gov.pt/pt/pagina/acesso-superior-candidatura-ao-ensino-superior-publico
(2) Uniarea (Artigos, Fórum e Ajuda): uniarea.com/
(3) Inspiring Future (Artigos, Ferramentas Úteis e Ajuda): inspiring.future.pt/
(4) Easy Future (Artigos e Alternativas ao ensino Superior): www.easyfuture.pt/apos-o-secundario
TESTEMUNHOS ONLINE:
(1) De alunos 1: ua-cam.com/users/vieirarafael8
(2) De alunos 2: ua-cam.com/users/TenhoMédiaPaIsto
(3) De alunos, escolas e empresas: ua-cam.com/users/DanielaMouratoPsicologaCoach
(4) De profissionais: www.designthefuture.pt/
BOLSAS DE ESTUDO:
(1) Bolsa DGES e outros apoios (site DGES): www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes?plid=373
(2) Todos os tipos de apoios existentes (artigo curto): uniarea.com/estes-sao-os-apoios-disponiveis-aos-estudantes-do-ensino-superior/
(3) Lista de bolsas de estudo (de todo o lado e mais algum!): inspiring.future.pt/bolsas
Excelente vídeo Ricardo parabéns! 💪Gostei bastante de referires as más razões para escolher universidades que a malta liga demasiado a isso!
A questão das opções são sempre avaliação do risco que cada um quer ter a nível de sonhos. Eu na altura sonhei demais e não correu bem.
O problema de escolher baseado em PR's é que nao sabes a nota do ultimo colocado por PR porque nao ha listas disso. Só do concurso geral.
Adorei referires para a malta pergunta pela experiência e história! É sem dúvida o mais importante!
Obrigado pela partilha do canal! Abraço!
Obrigado pelo feedback detalhado, Rafael! De facto é estranho não darem esses dados para PR! (porque será?)
Curiosamente, para criar este vídeo retirei muita informação e inspiração dos teus vídeos! Dá imenso jeito ter um sítio com toda a informação relevante para universitários, por isso continua a fazer o que fazes melhor, Rafael! 😁
@@Ricardo-Ferreira entretanto descobri a nota do ultimo colocado de preferência regional mas listagem não há na mesma. Dges sendo dges...
Own muito obrigado Ricardo 🙌😍 abraço
Obrigado pelo teu vídeo, Ricardo! Ajudou-me a definir o resto das minhas opções :D
Ainda bem que puder ajudar. Mais vídeos a caminho! 😁🔥
Muito obrigado por este vídeo, a sério :D
Com todo o prazer, Diogo! 😁🔥 Talvez também gostes deste: ua-cam.com/video/ULHxNStGnoU/v-deo.html
Ajudou bastante Ricardo. Obrigado! 😃
Sempre às ordens, Rui! Mais vídeos gostosos a caminho! 😁🔥
PS: Por curiosidade, qual foi a dica que mais te ajudou?
@@Ricardo-Ferreira Como escolher as 6 opções. Não tinha uma ideia muito bem definida de como fazer, mas a tua estratégia realmente ajudou. 😄
@@ruisousa1839 Ainda bem que te pude ajudar, Rui! 😁❤ E não percas: mais vídeos estarão a caminho. E qualquer sugestão ou feedback que tenhas, manda vir, que dá muito jeito!
Olá Ricardo, obrigado, foi extremamente útil pra mim. Acha possível também realizar um tutorial que tenha em atenção as candidaturas a bolsas de estudo? É algo que me deixa com muitas dúvidas... Agradeço desde já mesmo não sendo possível.
Antes de mais, Tomás, trata-me por tu. :) Quando falas em bolsas, referes-te especificamente à bolsa da DGES ou a todas as bolsas que existem?
Entretanto, deixo-te aqui uns sites e artigos que te vão esclarecer:
(1) Bolsa DGES e outros apoios (site DGES): www.dges.gov.pt/pt/pagina/informacoes?plid=373
(2) Todos os tipos de apoios existentes (artigo curto): uniarea.com/estes-sao-os-apoios-disponiveis-aos-estudantes-do-ensino-superior/
(3) Lista de bolsas de estudo (de todo o lado e mais algum!): inspiring.future.pt/bolsas
Referia-me à bolsa da DGES neste caso. Obrigado pelos links, já consegui perceber melhor através deles 😉
@@tomaspinho8280 Ok, ótimo Tomás. Por curiosidade, que dúvidas é que tinhas e o que é que agora já percebes que não percebias antes?
PS: Sobre esse assunto não te consigo prometer um vídeo agora, Tomás, mas garanto-te que a ideia ficará na minha cabeça para eu explorar.
As minhas dúvidas eram gerais mesmo, não tinha percebido mesmo como o fazer no geral, mas obrigado pela atenção e pela preocupação. Tinham a ver com o que utilizava para entrar, entre outras coisas.
@@tomaspinho8280 Estou a ver. Obrigado pela informação, Tomás. Boas decisões e vamo-nos vendo! 😁🔥
Olá Ricardo, eu estava a pensar em candidatar-me a 5 cursos que tiveram uma nota de último colocado ligeiramente melhor que a minha ( menos de diferença de um valor) e a um que a minha média seja maior, o que achas desta estratégia?
Garante apenas que na tua última opção tens uma média bastante maior (pelo menos 2 valores). E talvez a 5ª opção algo em que tenhas uma média pelo menos um pouco maior. De resto, tá ótimo, Gonçalo!
Olá, tenho uma dúvida, parece que sabe muito mais do que eu, por isso pode dizer-me se, por exemplo, se for selecionado em qualquer universidade na primeira fase de candidatura, posso candidatar-me novamente na segunda fase de candidatura, porque assim terei melhores notas no exame de matemática e poderei entrar em melhores universidades e cursos. Basicamente, quero saber se posso candidatar-me na segunda fase, apesar de ter sido selecionado na primeira fase, ou se perderei o meu lugar no curso em que fui selecionado se tentar novamente na segunda fase?
Olá Ricardo. Quando eu me candidatei eu coloquei nas 2 primeiras opções os cursos que mais me interessavam e aquelas que estou mesmo decidido a entrar, nas restantes opções coloquei cursos relacionados mas que não estou muito interessado a entrar. No entanto os 2 primeiros cursos que coloquei são os que têm as médias mais baixas que os outros 4 que coloquei. Nos 2 primeiros cursos tenho grande probabilidade de ser colocado pois a minha média está a 2 valores acima do último colocado do ano passado. Só queria te perguntar se fiz bem colocar primeiro as opções que mais me interessam e que estou decidido a entrar que aquelas que menos me interessam, mesmo em que nas últimas opções tenha menos probabilidade de entrar visto que a minha média é um pouco mais baixa ao do último colocado do ano passado.
É como disse no vídeo: as primeiras opções são as opções em que queres entrar independemente das médias (e foi o que fizeste!).
Para as restantes opções, é como disse: escolhe todas as opções sabendo que lá podes entrar. Ou seja, escolhe opções onde não te importarias de lá entrar. Podem não ser as tuas opções preferidas, mas estarias disposto a entrar nelas se não entrasses na 1ª ou 2ª opção.? É isso que tens de pensar.
No fundo, tens duas opções: mentalizares-te que não te vais importar de entrar num das outras 4 opções se isso acontecer OU escolher outras 4 opções em que não te importes de lá ficar.
olá como é que eu vejo no site na dges se o curso que eu quero tem preferência regional? e mesmo se eu metesse prefencia regional na ficha enes, náo tenho de metê-la na candidatura on line obrigatóriamente pois nao, se eu nao precisar pq a minha media é mais alta do que a que pedem? a faculdade que eu quero me candidatar é a faculdade de letras e o curso é linguas literaturas e culturas
Olá Ricardo excelente vídeo, podes dar uma ideia do que é o concurso interno e como funciona ?
Não sei o que queres dizer com concurso interno. Podes explicar-me melhor o que queres dizer com "concurso interno"?
@@Ricardo-Ferreira Acho que me confundi no nome, mas não há um processo em que dá para trocar de uma universidade para a outra fazendo uns exames específicos? No final de dezembro ou assim , lembro-me de ler algo sobre . Ou é sempre necessário melhorar a nota dos exames de secundário?
@@nidzz5352 Para trocar de universidade, há a mudança de par instituição/curso, que é apenas uma maneira chique de dizer que mudas de curso (para a mesma ou para outra instituição). Isto é algo que pedes na tua universidade e para isso basta teres as provas de ingresso do curso para onde queres mudar. E depois é só pagares umas massas.
Sobre fazer exames específicos e final de dezembro, não me ocorre nada assim de repente.
Podes ver a legislação sobre a mudança de par instituição/curso aqui: www.dges.gov.pt/pt/pagina/mudanca-de-par-instituicaocurso
@@Ricardo-Ferreira Esclarecido! Muitíssimo obrigado.
Olá Ricardo ótimo vídeo. Que editor usas para editar os vídeos?
Obrigado, Jorge. Shotcut (é leve o suficiente para o meu portátil aguentar com ele). Se bem que nunca experimentei outro.
Eu sou da etnia cigana e vou para direto.
Ótimo, Joaquim! Desejo-te tudo de bom! 😁❤
PS: Fica atento ao meu site, porque vou colocar lá cada vez mais dicas que te poderão ajudar: ricardo-ferreira.pt/recursos/secundario/