Tudo o que você precisa saber sobre o ENAM II de 2024 com o Ex-Juiz Samer Agi

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 кві 2024
  • Esqueça esse discurso do CNJ de que o Exame Nacional da Magistratura é uma prova vocacionada. Vimos que o ENAM é muito diferente disso.
    O ex-juiz Samer Agi vai te contar tudo que você precisa saber para ser aprovado(a) no próximo ENAM, que será realizado no dia 20 de outubro.
    📧 Dúvidas sobre os cursos e matrículas: contato@cpiuris.com.br
    💻 Financeiro: admin@cpiuris.com.br
    📌Nossas Redes Sociais:
    Instagram: / cpiuris
    Tiktok: / cpiuris
    Threads: www.threads.net/@cpiuris
    Fique por dentro dos nossos últimos lançamentos: www.cpiuris.com.br/
    CP Iuris - Uma equipe apaixonada pelo seu projeto 😍

КОМЕНТАРІ • 7

  • @Gil-dv4jz
    @Gil-dv4jz 2 місяці тому +2

    Agora tem o Enam do dia 19/05 para a turma de Manaus. Bom para eles e de certa forma para os demais, pois veremos se ocorrerão mudanças no certame.

  • @silvanabarros209
    @silvanabarros209 3 місяці тому

    Parabéns pela aula! Concordo com vc

  • @camilacordeiro3251
    @camilacordeiro3251 2 місяці тому

    Professor Samer : quando você sugere que o Enam seja a primeira fase objetiva para que o candidato seja habilitado nos concursos para a magistratura( ESTADUAL, FEDERAL, MILITAR E DO TRABALHO) como seria o critério de classificação, aprovação? Seria como era na década de 80? O candidato atinge a nota 6 ou 7 na primeira fase OBJETIVA ( a qual foi dita por Barroso como a que seleciona os mais vocacionados) e já segue para a segunda fase, sem uma cláusula de barreira? Assim, a medida que o candidato habilitado na primeira fase , pois atingiu a nota necessária e , quanto maior sua nota vai garantindo uma melhor classificação para que , ao final, na prova oral , esteja dentre os aprovados no número de vagas ofertadas ou em um cadastro reserva válido por x anos? Seria isso?

  • @camilacordeiro3251
    @camilacordeiro3251 2 місяці тому

    Particularmente, se sua sugestão foi retirar a cláusula de barreiras na primeira fase do concurso eu acho uma ideia que poderia ser testada. Muitos já irão falar: "nossa, serão muitas provas para serem corrigidas, quantos pessoas para avaliar tantas provas , quanto tempo será necessário para isso ?" Mas se a ideia do Ministro Barroso é que sejam avaliadas pessoas e não números , com seus respectivos conhecimentos jurídicos e, claro, seu comportamento no sentido da vocação para tão cobiçada e importante missão- JULGAR , penso que essa mudança no critério atualmente imposto poderá impulsionar rumo à uma mesmo sentido : uma avaliação eficaz daqueles que almejam a magistratura, pois um número maior de avaliações escritas para serem corrigidas , tanto as redigidas por brancos como por negros , amarelos,indígenas , japoneses , naturalizados ,quilombolas , mulheres ,homens , pcds, poderá trazer um vasto e rico material , além de selecionar futuros juízes vocacionadas. As provas escritas ( discursivas e elaboração de sentenças ) são meios importantes para avaliar o poder de raciocínio de um candidato , seus domínio para aplicar a lei correta ante o caso em concreto , a jurisprudência que melhor se aplica e , também, seu poder de administrar bem o tempo, pois as provas também avaliam sua rapidez de raciocínio. Sabemos que no dia a dia da magistratura é super importante que o magistrado tenha tido o maior contato possível com as leis existentes no País, mas também sabemos que são milhares as leis existentes e suas interpretações , portanto , apenas com a prática diária no exercício da função é que muitas leis serão, facilmente ou não, aplicadas.

  • @jmdutra1957
    @jmdutra1957 3 місяці тому

    Negros, indígenas e pardos! Pq sempre esquecem dos pardos?! Pardos tb fazem jus as cotas!

    • @camilacordeiro3251
      @camilacordeiro3251 2 місяці тому

      Pq tb já esqueceram dos mestiços , dos morenos ou dos mulatos . Pode ser que seja isso. Seria bom pensar a respeito.

    • @camilacordeiro3251
      @camilacordeiro3251 2 місяці тому

      Simpatizo também com a expressão caramelo( como diz o Antonio Risério)!