O boom dos evangélicos cresceu nos anos 2000 a partir da ausência do Estado frente às questoes basicas (saude, educação e emprego) e a distância da igreja de Roma frente às demandas materiais dos fiéis e a maior proximidade dos pastores no cotidiano das pessoas. Os padres deixaram de atender as demandas materiais e os evangélicos comecaram a pregar a teologia da prosperidade
O estado sempre esteve ausente por aqui. O que aconteceu é que a igreja evangélica passou a incorporar o mundo em seus discursos, em sua música, em sua moda. Foi o que Roma fez lá atrás. Aqui importamos essa essa onda dos EUA, mas lá a população evangélica começa a diminuir. Aqui também ocorrerá. O discurso 'bandido bom é bandido morto" irá sufocar a parte social desses templos. A morte de pastores midiáticos antigod como Edir Macedo e RR Soares também ajudará.
Mas até mesmo as necessárias materiais são atendidas muito mais pela Igreja Católica do que pelo protestantismo. Basta ver a quantidade de pastorais sociais existentes na Igreja Católica, como a Pastoral da Criança, inclusive atendendo até mesmo protestantes necessitados. Isso, porque a Igreja Católica não faz proselitismo religioso para atrair fiéis. A Igreja Católica é a maior instituição caritativa do mundo em toda a história. Existem ainda instituições Católicas como a SSVP, a Caridades Católicas, a Caritas Internacional, entre outras. E como disse antes, não fazendo acepção de pessoal.
Vâo continuiar guiados segundo a vontade de homens. Ou você acha que a Igreja católica também não se alinhou ao poder para oprimir a popolução. Os regimes monarquicos tinham como aliada a Igreja católica, ela era Indispensável para que o povo fosse mantido na rédia curta do estado e da própria Igreja. Clero e Nobreza. Na sociedade feudal, clero e Nobreza inriqueceram através de impostos servos. Pelo ao menos quem não é protestante não é obrigado a pagar nada para as igrejas. já na sociedade Feudal não. Todo mundo tinha que bancar os luxos da Igreja católica e da nobreza.
Sou católica. Estudamos, no ensino médio, na matéria de História, que a época da inquisição, tem dedo da Igreja Católica. Atualmente, está, demasiadamente, absurdo a lavagem cerebral que os políticos fazem com os evangélicos para obterem votos e poder. Não consigo deixar de ser católica pq sou devota de Nossa Senhora Aparecida, mas não sou alienada. Não voto em político por causa de religião, pausa identitária ou conservadorismo, embora eu seja de família tradicional. Minha fé e cidadania não tem preço. Sou livre pra pensar e escolher.
@@vivianap396 Acredito que a questão da Inquisição até hoje são pregados muitos exageros sobre ela e sobre o período da Idade Média em geral. A Igreja Católica era inimiga de quem escreveu a história nessa época. Igual a questão da guerra do Paraguai que os professores de história de antigamente sempre distorciam a história dizendo que o Paraguai era um potencial industrial emergente e que o Brasil que iniciou a guerra com o Paraguai a mando da Inglaterra para destruir aquele país, sendo que a história é exatamente o contrário, o Paraguai que tinha interesses expansionista e que invadiu o Brasil e começou a guerra e o Paraguai na época era um país tão fudido quanto o Brasil, praticamente não tinha indústria e na época que a guerra explodiu o Brasil tinha rompido relações diplomáticas com a Inglaterra.
É muito legal ler esse comentário seu, pois, a questão da política não se mistura com oque é dito na bíblia. A percepção e entender que oque Jesus pregou não foi o dinheiro e sim crer Nele e que podemos ser levados a morar com Ele na vida eterna e não tem nada haver com dinheiro e poder. As pessoas estão se deixando levar pelos crimes que estão acontecendo todos os dias tbm, e porque não investem pesado na educação nas periferias e incluírem elas e tratar com respeito? Pode ser a salvação para um futuro melhor, porém, quando tem esse entendimento, vem pessoas de direita criticando para que não invista nisso porque não tem mais jeito. Vivemos nesse ciclo onde, se fizer algo incluso, será criticado como comunista. Nós precisamos viver como humanos, em sociedade e entender uns aos outros e respeito, só assim faz com que todos vivam bem e já não cabe esse pensamento de poder e riqueza dentro da igreja. Fora o absurdo de quererem fazer lei para que virasse crime doar alimentos para moradores de rua, que é totalmente um absurdo.
Muito bem, Viviana! Saber que Jesus foi vendido por um Apóstolo; que as heresias começaram já no primeiro século e persistiram ao longo dos séculos através de membros da Igreja; saber que a "Inquisição", criada pela igreja para coibir os erros e foi apropriada pelos poderes absolutistas para eliminar adversários... Nada disso elimina o fato de que a Igreja é de Cristo, que os outros Apóstolos viveram e morreram por ele, que uma imensidão de mártires e santos de grande espiritualidade fundamentaram, deram sustentação e morreram defendendo a genuína doutrina cristã. Mesmo diante da Inquisição, da Reforma, da Revolução Francesa, da Colonização ... lá estavam os santos. E vai ser assim: o mal e o bem andam juntos e estamos nós na difícil tarefa de discernir e fazer escolhas. Às vezes somos mesquinhos, querendo nos fazer juízes; somos desumanos nos nossos julgamentos... Mas temos que estar atentos ao amor de Deus, pois só com ele, e não simplesmente com esses Eros e Philos humanos e interesseiros, podemos chegar a ser realmente cristãos.
Pretendo fazer o mesmo. Uma loucura completa da minha avó ter convertido-se ao protestantismo e influenciado fortemente todos os filhos a seguirem essa heresia de Lutero.
Venho de uma família católica não-praticante que se converteu em evangélica em 1982 Em casa eu ouvia que a fé evangélica era a razão dos Eua ser o país mais poderoso do mundo, e não o imperialismo Meu irmão mais velho sonhava em ser como os evangélicos estadunidenses que ele via nos filmes de Hollywood, quer maior softpower que isso?
Eu fui criada numa família evangélica, não sou evangélica. Mas não vi nada disso, inclusive sou bem contra a teologia da prosperidade. E minha família tinha uma posição bem distante disso. As igrejas protestantes tradicionais, nem de longe vão por esse caminho.
Sempre pensei nisso, que o reconhecimento é o que mais buscamos. Que bom ouvir Jessé me confirmando isso. Esse é o ponto que devemos pensar como estratégia.
É muito precisa a análise do Jessé. A direita conseguiu criar um discurso que empodera as pessoas e as fazem se sentir especiais. Enquanto que a esquerda é mais pessimista em sua mensagem, ainda que, na minha avaliação, mais próxima da realidade. Mas na política, nós sabemos que emoções e sentimentos importam, e é preciso apelar para isso.
Eu ajudei na catequese e vi as crianças e os jovens sem interesse algum,as familias não ajudam e com isso eles não permanesse na Igreja Católica. Na maioria das vezes eles não vão pra nenhuma igreja por isso o numero de desingrejados só aumenta.
Eu fui catequista e durante uma transição de coordenadores, um seminarista comentou pra mim as graves falhas da equipe que era composta. Crianças que chegavam na confissão sem nem saber o básico da oração, crianças que chegavam no padre na hora da confissão e falavam que não acreditavam em Deus, que só estavam ali porque eram obrigadas, a ponto de uma turma toda ser reprovada por uma catequista, sendo que ela nunca ensinou da forma correta. A equipe composta seguia a tal "catequese renovada", eram muito ligados à RCC, mas o ensino era horrível, e quem terminava não voltava mais. Após a mudança, foi da água para o vinho, as crianças tinham vontade de permanecer, terminava a crisma sempre tinha dois ou três que seguiam ali na catequese, dentro das suas possibilidades, e assim foi indo. Pena que esse processo que era bom, acabou quando trocou de padre, e entrou outro que não concordou com muita coisa que era adotada ali. E só pra encerrar, o número de sem religião, se deve muito ao que virou as igrejas hoje. Campo de disseminação de ódio, políticagem e exploração da fé. Só vermos a pouca vergonha de algumas denominações, vide o episódio de duas pregadoras da Canção Nova atacando o Padre Júlio Lancelotti.
Até entre a década de 90 e anos 2000 o catolicismo sofreu uma uma queda vertiginosa frente ao protestantismo, mas perdeu calóricos de IBGE. Hoje o catolicismo está crescendo novamente, porém de forma qualitativa e não quantitativa.
Não existe católicos de IBGE, ou é católico ou não é católico. O que está estragando a igreja é a Renovação Carismática e seu circo em forma de missa, e seus canais que transformaram a igreja em comércio.
Na minha família até os anos 70, todo mundo era católico, hoje só restou aqui em casa no catolicismo, os meus tios, primos, e outros se converteram ao neo pentecostalismo, e a quantidade de convertidos as igrejas evangélicas pelo que eu vejo na minha cidade só aumenta.
@@danielfaiad7mas são do IBGE, essa galera só não se torna evangélica de vez porque gosta muito da farra kkkk. Mas sinceramente, vejo como quase certa a superioridade numérica dos evangélicos frente aos católicos, espero estar mais firme até lá. Porque não acho que será fácil suportá-los quando forem maioria.
"O protestantismo pró evangélico cresceu no Brasil pq seus líderes religiosos relativizaram o divórcio. É comum ver um evangélico no segundo e terceira união conjugal".
Quanto à saída de muitos da Igreja Católica é a idéia de que vão enriquecer facilmente. Só fazer o que pastor disser! Não é nem o que a Bíblia ensina! É o pastor ordenar, porque alguns desses líderes religiosos dão ordem até pra Deus! ( Se isso fosse possível!) Acontece que é só o líder religioso que fica rico! E aí? Deus está faltando? Está falhando com quem? Ha vídeos e vídeos que comprovam muitas " sujeiras" ! O que prejudica oa líderes sérios! Enquanto isso, como parte da estratégia de domínio, seitas e seitas surgem cheias de segundas intenções! Muito triste! Obque tenho acompanhado é que inúmeros passam a perder até a fé , outros tornam-se ateus! Triste realidade!
As pessoas não respeitam quem não tem status , porteiro de prédios por exemplo é tratado igual lixo agora quando o cara é milionário , muito famoso, formado em grandes universidades fora do Brasil e ocupa altos cargos aí as pessoas puxam saco e os canalhas gostam de serem bajulados tanto é que já trabalhei em prédios que os moradores que eram médicos de grandes hospitais aqui de São Paulo pedia que os porteiros chamase eles de doutor no condomínio que eles moram
@@piscininhaazul3754e a sabedoria é estimulada por Deus. Deixe essa ignorância. Essa falácia já deveria ter saído da moda de vocês. Ave Maria, cheia de Graça. Nenhuma outra Senhora, com tal Dignidade.
@@BaraodeSamedi Amigo, concordo que perca de espaço, mais em Minas, a Igreja Católica é muito forte. Tanto no interior como em Beagá. Nunca vi um culto católico vazio. Mais acredito que precisa da juventude católica sim.
@ Digo isso porque na minha cidade, as igrejas dos bairros, e a matriz do centro estão com muito pouca presença de fiéis, fui de grupo de jovem católico há poucos anos atrás e era assim, em nada lembrava como era nos anos 90, e início dos 2000, hoje só enche na Páscoa, e no natal, e olhe lá. Por outro lado, as protestantes estão lotadas, volto do Shopping domingo a noite e não raras vezes está congestionado a avenida onde a maioria desses templos ficam, principalmente no horário de encerramento.
@@Fanihapper depende muito da sua classe, do seu bairro, a igreja católica sempre foi muito forte na classe média, aqui mesmo na minha cidade eu percebo essa diferença, as igrejas do centro são cheias, já no meu bairro, mais periférico, as duas igrejas que tem aqui tem 4, 5 ou 6 gatos pingados. Mas na minha opinião a igreja católica vai angariar mais fiéis nos próximos anos, a igreja tem feito um trabalho muito forte para angariar jovens, retiros, palestras e congressos pra esse público. Eu vejo o pessoal novo muito mais atuante na religião do que há tempos atrás.
Bendito seja Deus pela Igreja Católica Apostólica Romana, por meio de Cristo e sua igreja alcancei a graça a conversão, saindo de uma vida de tráfico de drogas, vícios e etc. A Igreja Católica é santa. E eu agradeço a Deus e a Santíssima Virgem Maria por todas as vezes que comungo, confesso e vivo! Lembre se sempre dessas palavras " Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra fundarei a MINHA IGREJA e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Está acontecendo um grande renascimento católico no Brasil. Saiam da bolha. Que os protestantes leiam “Todos os caminhos levam a Roma” e conheçam a verdade em vida. Que os que não acreditam sejam tocados por Deus e possam salvar suas almas. O arrependimento de quem vive sem Ele um segundo após a morte é descrito como desesperador e agoniante…algo que não podemos desejar a ninguém. Pelo contrário. Deus abençoe a todos.
Não é isso que os números dizem. Os protestantes serão maioria em breve. E a igreja católica já morreu no mundo desenvolvido. Nós da América Latina gostamos de imitar os países ricos.
@@CristianoSilviodeSouzaCris são as startups tupiniquim, assim como há o berço das big techs na Califórnia, temos grandes encubadoras de startups religiosas. É um fenômeno digno de estudos mais aprofundados, sem dúvida.
Dá dinheiro, engraçado 🤔; 100 % dos Pastores evangélicos nunca fariam voto de pobreza, igual os Frades Franciscanos!! Esse papo de protestante é balela pra fanático bitolado... O rebanho banca os luxos dos Pastores.
O problema sempre será a instituição religiosa vinculada aos interesses da classe dominante, seja ela qual for. Enquanto as pessoas precisarem dessas instituições para afirmarem sua religiosidade estaremos sempre trocando 6 por meia dúzia.
Culpa em parte do finado Papa João Paulo II e das políticas terroristas dos EUA que se empenharam em neutralizar o movimento de teologia da libertação que formavam as comunidades eclesiais de base.
Na verdade, foi proposital. Quem atuava nas periferias eram os TLs que foram perseguidos pelo Vaticano. Esse paternalismo misturado com paranoia custou caro ao catolicismo. Bem feito!
A Igrja Católica Apistostólica Romana passou por todas as crises,reinados terrenos passaram e continua de pé ,o Satanás continua tenta derrubar a Igreja de Cristo e não consegue. Continuaremos firmes em CRISTO.❤❤❤
Que decadência? Quando vemos meio milhão de pessoas rezando o rosário, as 4h da manhã, com Frei Gilson, fora o Institudo Hesed , Canção Nova ,e Tv Evangelizar que fazem um trabalho maravilhoso. E tem mais , mts evangélicos e até testemunhas de Jeová,estão se tornando Católicos . Não há decadência, a fé Católica ,está sendo redescoberta e reflorecendo .
@@aglailsonaraujo Essa é a oração que Cristo ensinou e eu conheço muito bem pois sou protestante ! EU ME REFERI AS REZAS AOS SANTOS MORTOS DIANTE DE SUAS IMAGENS ! orar para Deus em nome de Cristo O PAI OUVE !
@@aglailsonaraujo Essa vida em Cristo após a morte física é a vida no mundo espiritual, no Reino dos céus ! OS MORTOS SÃO AS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO MAIS EM SEUS CORPOS FÍSICOS... todo cristão morto fisicamente está em outro plano sem acesso ao material...os espíritas é que acreditam em comunicação com os mortos, com seus espíritos desencarnados ! OS SANTOS ESTÃO MORTOS FISICAMENTE, O QUE VIVE SÃO SEUS ESPÍRITOS, PORÉM ESTES NÃO VEM AO PLANO MATERIAL FALAR COM ALGUÉM ! nem ouvem nada ! ISSO É EVANGELHO
Outro dia eu fiz o seguinte trajeto em BH: estação São Gabriel - Paulo VI e de volta para estação São Gabriel. Cerca de 30 minutos para ir e 30 para voltar. Eu já tinha reparado que para todo lugar que eu olhava nesse trajeto tinha igrejas, então eu resolvi contar. Resultado: 1 igreja católica e 17 evangélicas. A cada 3,5 minutos o ônibus passava em frente a uma igreja evangélica (na média). Impressionante. Até pensei em abrir uma rs
@@clesonlira2569 talvez pq você não tenha hábito de estudar e ler livros. Qualquer pessoa que estuda o mínimo da sociologia contemporânea do nosso país conhece esse cara.
Será que o catolicismo nos dias hodiernos não passa por uma situação similar aquela que viveu o paganismo greco-romano na Antiguidade Tardia?? Lembrando que o cristianismo na Europa cresceu precisamente sobre os escombros das religiões politeístas do mundo antigo e medieval inicial.
É um processo natural. A Europa era inteira católica, migrou para o protestantismo, agora está seculizada com vies ateísta, a América do Sul está inteira passando pelo mesmo processo.
@@matheusL.Galvao Tem tudo a ver, o cristianismo foi criado por Roma usando o sincretismo religioso e adaptando toda a mitologia greco-romana no novo testamento e se apropriando das antigas escrituras judaicas no velho testamento.
A teologia da libertação era a parte do catolicismo que dialogava e acolhia os mais pobres, os desprezados e desvalidos. O fim dela foi um duro golpe na relação entre a fé católica e o povo mais necessitado.
Os procedimentos católicos são cansativos, os membros do alto escalão vivem enfurnados fazendo sabesse lá oq, seu "maioral" vai contra o próprio Deus e da apoio para malandros presidentes. Oq fazer? Orar em casa, chamar outros e orararem num local no qual longe da barulhera do centro urbano.
Um relato! Minha vó (já falecida) era imigrante espanhola. Veio pro Brasil devido a ditadura do Franco na Espanha. Ela odiava a igreja católica, principalmente as freiras. Dizia que, quando criança, durante a ditadura, as pessoas buscavam abrigo e refúgio nas igrejas; e as freiras acolhiam essas pessoas e depois as trancavam em alguma sala e chamavam a polícia da ditadura dizendo que haviam pego "comunistas". A igreja ganhavam um cascalho ($$$) com isso e seguia apoiando a ditadura silenciosamente; já as freiras especificamente não ganhavam nada, era pura maldade mesmo. Minha amada vó Teresa dizia que nunca iria surgir nada pior que a igreja católica. Ela faleceu antes da ascensão dos evangélicos.
Nossa, nunca ouvi falar nisso. Estudei em Colégio de freiras, e só tenho boas recordações, de todas as freiras e de seus Ensinamentos. Todas gente boa, carinhosas, bondosas.
@@sandragaspar-mj5sv desculpa perguntar, mas isso foi no Brasil? Se sim, em qual época e o que elas estavam fazendo durante a ditadura no Brasil? Pois mesmo no Brasil, durante a Ditadura, a igreja católica meio que fez o apoio silencioso que sempre fizeram a esses governos. Raras exceções.
@LucasRey27 , Sim, foi no Brasil. Ano de 68 a 78. Na cidade de Santos ( sp ) A melhor época. Elas eram mto legais. Tinha aulas extra curriculares, além das fundamentais. Tínhamos aulas de religião, bordado/ pintura/ artesanato, aulas de canto, etc.. as freiras mesmo q ministravam. Tinha as visitas aos orfanatos, levávamos mantimentos e roupas, brinquedos, e chocolates pras crianças. Elas viviam a verdadeira caridade e nos ensinavam a isso.
@@sandragaspar-mj5sv que bom que teve uma boa experiência. Sou de Santos também, foi no porto onde minha vó desembarcou e ficou. Peguei muito ranço de freira por causa dos relatos da minha vó. Aliás, todos da família que vieram da Espanha falavam as mesmas coisas.
Acolhimento inicial sim, depois vem a cobrança pelo estilo pirâmide financeira e quem não atende as cotas é ridicularizado e desmoralizado. A estrutura vai do iniciante ao bispo passando por estágios intermediários e a meritocracia é pela quantidade de adeptos que conseguem e que pagam suas contribuições. O que é arrecadado não paga imposto. As igrejas evangélicas tradicionais ( Protestantes da Reforma) também são prejudicadas porque não aceitam essa mercantilização. Tudo criação da CIA. Pequenas igrejas grandes negócios com dizia Chico Anísio.
SOU Católico e minha fé é uma fé esclarecida. Elementos da minha Igreja, enquanto instituição cometeram e cometem erros, perversidades até! Hoje, ha perseguição dentro da própria, por aqueles que se acham, muitas vezes, até mais que o Papa! Gente travestida de " santinhas ou de santidade", porém perseguem os padres que estão lá na base, com suas dificuldades diárias , ameaçados de morte por defenderem o Direito e a dignidade humana, taxando -os de " comunistas", " subversivos " , como se Jesus Cristo não tivesse sido morto também por defender o povo sofrido! Estão cheeeios de DOUTRINAS! Mas são RASOS EM SABEDORIA! Precisam mesmo é VIVER o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! Eu ja tenho afirmado na cara de uns dessa linha conservadora " VOCÊS CONDENARIAM E MATARIAM NOVAMENTE JESUS, SE ELE ESTIVESSE VIVENDO E FAZENDO O QUE ELE FEZ E VIVEU! Disso não tenho nenhuma dúvida! Porque a hipocrisia é a mesmíssima di tempo dEle!
A verdade é que 80% eram crentes a Deus e sempre foram na igreja católica que é a matriz de tudo.. até Lutero era católico.. o protestantismo tem uma raiz de querer poder, negócio.. que igreja dá muito dinheiro.. se opor contra a igreja católica que prega a pureza, humilde, pobreza, salvação.. e o protestantismo a prosperidade.. aí às pessoas querem isso ouvir palavras de prosperidade riqueza.. ( igreja católica fica chato que não fala disso.. entendi!) e o boom é que começaram a abrir igrejas protestante em qualquer canto garagem nos bairros na periferia onde é a maioria, quantos não vê bar fechar e ali abrir uma igreja protestante.. e o povo não quer andar um pouquinho pra ir em uma capela no seu bairro ou próximo.
Tá de brincadeira né.... vai estudar a verdade dos fatos que levaram a reforma protestante ! O POVO ESTAVA CLAMANDO POR LIBERDADE, OS REIS E PRÍNCIPES NÃO PODIAM 'RESPIRAR' SEM MEDO DO CATOLICISMO ROMANO ! os verdadeiros cristãos nem tinham Bíblia ... o cenário antes da reforma era desolador... por isso milhões seguiram Lutero !
Não é só o catolicismo que está em decadência. Todas as religiões, inclusive as orientais, estão perdendo o sentido por seus dogmas e sincretismo. A única doutrina que está cada dia mais verdadeira, é o Evangelho puro e primitivo, o baseado no Amor, Caridade, Perdão e Misericórdia, ensinado por Jesus Cristo. Só ele é divino, o resto, religiões e crenças são invenções humanas.
Não deveríamos nos perguntar o que a Igreja pode fazer, mas como podemos promover um estado cada vez mais laico, que não dependa do cristianismo pra promover valores como solidariedade, amor, responsabilidade pelo bem-estar comum. O ateísmo, ao nível pessoal, e o laicismo, ao nível social, representam a verdadeira possibilidade de construir uma sociedade pautada no interesse pelo bem-comum.
Praticamente todos os valores que você defende em um Estado laico são valores que vem do Cristianismo, o que os Estados fazem é simplesmente pegar emprestado esses valores, porque querendo ou não, o Cristianismo foi uma grande transformação social e histórica, assim como as grandes Revoluções. E isso de ateísmo pessoal é uma utopia, as pessoas sempre vão ser em sua maioria crentes de alguma forma em uma divindade, o que dá pra fazer é simplesmente racionalizar essa fé e mais do que um Estado laico, precisamos principalmente de um Estado eficiente.
@canaldokabal8069 O número de ateus cresce exponencialmente tanto na Europa, quanto aqui. Em relação ao laicismo ser um valor social conquistado em governos de confissão cristã, devo te dizer que isso aconteceu sempre A DESPEITO do cristianismo, não por causa dele.
Depois que o povo teve acesso a Bíblia saíram da igreja católica e se converteram mesmo. Na minha casa a maioria que era católicos já saíram . Quem conhece a Bíblia se converte a Jesus mesmo.
Sou católico, eu literalmente moro na rua da minha paróquia (Santa Lídia) na minha casa nunca alguém da minha igreja apareceu para dizer a palavra de Cristo. Mas toda semana, aparecem testemunhas de jeová e afins. Continuo na minha fé, mas acho que a igreja católica está errando demais no quesito ação dentro da sociedade, ainda mais nas áreas mais carentes, onde as evangélicas ganham de lavada.
O futuro será de desigrejados e de cristãos não praticante independente de quaisquer denominações. Muitos saem de suas igrejas por mágoas, frustações, decepções e até mesmo traições e crimes que ocorrem em muitas denominações cristã, e isso mina e destrói a fé de qualquer um, porém, tem outros que saem por simplesmente não é pra ela. Então tem Ns motivos quanto a isso.
Eu fui criado na religião católica, hoje eu perdi a fé, me considero uma pessoa sem religião. Jesus foi muito importante na história do mundo ocidental em dar sentido e valor à vida humana, e pelo que eu vejo tudo que veio depois foi deturpação da palavra de Jesus para justificar o poder da igreja e subjugar outros povos fora da europa.
Isso significa que vc não teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus. Eu tive esse encontro com o Senhor Jesus (conversão genuína) num culto numa igreja evangélica, pois eu era mundano. Infelizmente vc Não conhece na prática o significado de "nascer de novo" que Jesus explicou aos fariseus. Só quem foi tocado pelo Espírito do Senhor Jesus é que tem esse discernimento, pois é impossível entender o significado de "nascer de novo" sem ser um convertido genuíno. Que a graça de Deus te alcance, como um dia me alcançou.
@@eltankeelnino1817Perfeiro comentário, eles acham que a Igreja Católica está em crise, coitados. Se soubessem um pouco de história iriam perceber que a ICAR passou por inúmeras crises ao longo de 20 séculos e em todas Cristo esteve ao seu lado, mantendo-a firme. A Igreja Católica permanecerá de pé, conforme a promessa de seu fundador, Jesus Cristo.
A igreja Católica aqui em Singapura é muito mais acolhedora. Pensei que estava na igreja no período da Patristica. No Brasil a igreja Católica foi absorvida pela extrema direita. Infelizmente.
Extrema direita? desde quando existe extrema direita no Brasil? pelo contrário, o movimento político mais atuante na igreja católica foi a esquerda através da Teologia da Libertação, que não prosperou por ser antibíblica.
Meu Deus.. quanta bobagem... não sei de que igreja pentecostal esse cara tá falando.. Aqui onde moro , uma comunidade no Rio de Janeiro, o que mais temos é igrejas pentecostais, com maioria de pastores negros , e pastoras negras , o movimento evangélico aqui na comunidade, é o movimento mas inclusivo social e acolhedor que existe.. numa igreja pentecostal, temos pastoras ( mulher negra é lider) aula de música de graça, fornecida pelas igrejas , temos lazer , fornecido pelas igrejas nós dia da criança, e das mães, se tem alguém na igreja sem alimento, a igreja provê, o alimento , e etc.. o cara nunca foi de uma igreja pentecostal, e tá querendo fazer diagnósticos baseado em pesquisa sabe se lá feita aonde...
É preciso entender q brasileiro virando crente às pencas não foi algo natural. Foi forçado. O governo Nixon decidiu fazer isso. Desde então, n governos têm apoiado as iniciativas de entidades religiosas americanas q atuam no Brasil. O vice do Trump 1, abria filiais de uma entidade crente americana pelo mundo. Abriu uma em Brasília. E já deu para sentir que a troca não foi de 6 unidades por meia dúzia. Foi de 6 unidades para umas 5 dúzias
A maioria dos neo convertidos o faz sem conhecer a doutrina! A frase " Me entreguei a Jesus" mostra a falta de falta de informação sobre o catolicismo!
Muitas igrejas crescem no Brasil sem acreditar na teologia da prosperidade. Não acho que as igrejas evangélicas estão crescendo somente por causa da teologia da prosperidade!
Também por ignorância. Acreditam em tudo que se fala contra a Igreja fundada por Cristo. E desconhecem Suas exortações e prevenções passadas aos Apóstolos, para que fossem transmitidas, até sua volta. Uma delas é essencial. "Um reino subdivido não pode subsistir. O cisma político-religioso, promovido por Lutero, é uma afronta, à premissa de um só Rebanho e Um Só Pastor.
@@marcosantoniodemoura7410e queria Cristo que fora crucificado por Roma que a sua igreja fosse absorvido pelo próprio império que o matou? Vocês são os próprios ignorantes, nunca vão perceber.
E a galera que tá fazendo um trabalho para fazer o catolicismo voltar a crescer no Brasil é tão conservadora como os próprios evangélicos,os membros do Centro Cultural Dom Bosco,o Padre Paulo Ricardo,o Olavo de Carvalho fazia isso também e os seguidores deles mais próximos como Italo Marsilli,Allan dos Santos continuam a fazer.
Talvez seja vc que não consiga analisar nada devido ao fanatismo religioso. Tudo é uma questão de ponto de vista. Prefiro acreditar em quem está pesquisando a décadas do em gente de mente escravizada.
Pensando na perspectiva de esquerda não acho que o catolicismo voltar a crescer será bom para a esquerda já que os católicos que estão fazendo um trabalho para reconverter os evangélicos para o catolicismo é tão conservadora e reacionária como o Nikolas Ferreira,é a galera do Centro Cultural Dom Bosco,eles postam no canal deles vídeos de testemunhos de evangélicos que voltaram para o catolicismo e eles dizem entre outras coisas que o verdadeiro conservadorismo está na Igreja Católica e não nas igrejas evangélicas,o Olavo de Carvalho também dizia isso.
_Sem um retorno ao catolicismo como a religião brasileira por excelência, o Brasil está fadado ao abismo. A civilização brasileira foi construída a partir da Igreja Católica. Sem ela, nosso país colapsa._
É só o Papa mandar pintar as igrejas de preto, fazer shows dentro das igrejas, não pregar o novo testamento, não falar sobre humildade e simplicidade que já, já enche as igrejas católicas de novo! Os protestantes gostam de velho testamento, teoria da prosperidade, coaching e muito entretenimento, esse é o segredo do sucesso!
Países menos religiosos são os que tem os maiores níveis de escolaridade e qualidade de vida enquanto os mais religiosos são os que tem os menores índices de escolaridade e qualidade de vida.
Tá, mas esses países altamente desenvolvidos foram cheios de igreja e religiosidade. Já pensou que essa religiosidade do passado contribuiu para esse conforto atual? Ex: Europa, EUA, etc.
Note que esses países ricos de hoje, acumularam suas riquezas séculos atrás, quando ainda queimavam bruxas na fogueira e as igrejas (tanto católica como protestantes) dominavam geral.... O aumento do ateísmo nesses países é fenômeno recente: após a segunda guerra mundial...
@@Fábio_10_Cruzeiro eu desenvolvimento econômico e escolar que acaba com a religiosidade, as pessoas tendo uma vida segura e confortável não vão ter mas necessidade de busca Deus, deuses ou entidades. Pq sua carência já está suprinda
@@walland8290 Aí você tem um bom ponto, mas eles continuam acumulando riquezas através da divisão internacional do trabalho, do imperialismo e da dependência.
O que esse sujeito falou faz muito sentido O povo realmente está revoltado pela falta de respeito. E não é monetariamente. Todo brasileiro ( que não seja vagabundo) já aprendeu a se virar . Ninguém decente está esperando governo nenhum trazer comida na mesa. Agora, quando o cara ralou o dia todo, o ano todo e chega em casa vê notícias de um político com milhoes numa mala, vê a notícia de um traficante ser solto pela justiça, vê um governante pago por ele indo se hospedar num hotel que a diária custa um mês do seu trabalho e tudo fica por isso mesmo, NÃO TEM COMO NÃO SE SENTIR DESRESPEITADO!
A resposta é simples. Com o crescimento da população também cresceu as favelas, e geralmente as igrejas Católicas ficam no centro dos bairros, e essa população passa a ter dificuldade no acesso, assim como também é o caso das igrejas Protestantes raiz. Ao contrário, as igrejas Pentecostais que tem varias em uma mesma comunidade e estão mais próxima desta população periférica. E elas passaram a fazer um forte trabalho de base conquistando fiéis com maior velocidade, além da forte propaganda.
Ja participei da Igreja Catolica e de Igrejas Protestantes variadas, os evangelicos são mais incisivos nos seus argumentos e menos burocraticos quanto ao fazer dentro da instituiçao religiosa, os catolicos nao tem interesse em se atualizar perante isto!!!
O boom dos evangélicos cresceu nos anos 2000 a partir da ausência do Estado frente às questoes basicas (saude, educação e emprego) e a distância da igreja de Roma frente às demandas materiais dos fiéis e a maior proximidade dos pastores no cotidiano das pessoas. Os padres deixaram de atender as demandas materiais e os evangélicos comecaram a pregar a teologia da prosperidade
O estado sempre esteve ausente por aqui. O que aconteceu é que a igreja evangélica passou a incorporar o mundo em seus discursos, em sua música, em sua moda. Foi o que Roma fez lá atrás.
Aqui importamos essa essa onda dos EUA, mas lá a população evangélica começa a diminuir. Aqui também ocorrerá.
O discurso 'bandido bom é bandido morto" irá sufocar a parte social desses templos. A morte de pastores midiáticos antigod como Edir Macedo e RR Soares também ajudará.
Tem uns evangélicos que pregam a teologia da prosperidade, mas tem outros que pregam o arrependimento dos pecados.
@@robertobarnabe94 lúcido!!!!
Silas mala cheia e um deles 😂😂😂😂@@IsaqueAssunção03
Mas até mesmo as necessárias materiais são atendidas muito mais pela Igreja Católica do que pelo protestantismo. Basta ver a quantidade de pastorais sociais existentes na Igreja Católica, como a Pastoral da Criança, inclusive atendendo até mesmo protestantes necessitados. Isso, porque a Igreja Católica não faz proselitismo religioso para atrair fiéis. A Igreja Católica é a maior instituição caritativa do mundo em toda a história. Existem ainda instituições Católicas como a SSVP, a Caridades Católicas, a Caritas Internacional, entre outras. E como disse antes, não fazendo acepção de pessoal.
Minha esposa e meu sobrinho saíram do Protestantismo e retornaram para Igreja Católica Apostólica !!
A vida é passageira. Deus é o motorista. E os pastores vendem as passagens.
Vâo continuiar guiados segundo a vontade de homens. Ou você acha que a Igreja católica também não se alinhou ao poder para oprimir a popolução. Os regimes monarquicos tinham como aliada a Igreja católica, ela era Indispensável para que o povo fosse mantido na rédia curta do estado e da própria Igreja. Clero e Nobreza.
Na sociedade feudal, clero e Nobreza inriqueceram através de impostos servos. Pelo ao menos quem não é protestante não é obrigado a pagar nada para as igrejas. já na sociedade Feudal não. Todo mundo tinha que bancar os luxos da Igreja católica e da nobreza.
@@daltonagreSó Christo é o Único e Verdadeiro Pastor
Gracas a Deus
Sou católica. Estudamos, no ensino médio, na matéria de História, que a época da inquisição, tem dedo da Igreja Católica. Atualmente, está, demasiadamente, absurdo a lavagem cerebral que os políticos fazem com os evangélicos para obterem votos e poder. Não consigo deixar de ser católica pq sou devota de Nossa Senhora Aparecida, mas não sou alienada. Não voto em político por causa de religião, pausa identitária ou conservadorismo, embora eu seja de família tradicional. Minha fé e cidadania não tem preço. Sou livre pra pensar e escolher.
@@vivianap396 Acredito que a questão da Inquisição até hoje são pregados muitos exageros sobre ela e sobre o período da Idade Média em geral. A Igreja Católica era inimiga de quem escreveu a história nessa época. Igual a questão da guerra do Paraguai que os professores de história de antigamente sempre distorciam a história dizendo que o Paraguai era um potencial industrial emergente e que o Brasil que iniciou a guerra com o Paraguai a mando da Inglaterra para destruir aquele país, sendo que a história é exatamente o contrário, o Paraguai que tinha interesses expansionista e que invadiu o Brasil e começou a guerra e o Paraguai na época era um país tão fudido quanto o Brasil, praticamente não tinha indústria e na época que a guerra explodiu o Brasil tinha rompido relações diplomáticas com a Inglaterra.
É muito legal ler esse comentário seu, pois, a questão da política não se mistura com oque é dito na bíblia. A percepção e entender que oque Jesus pregou não foi o dinheiro e sim crer Nele e que podemos ser levados a morar com Ele na vida eterna e não tem nada haver com dinheiro e poder.
As pessoas estão se deixando levar pelos crimes que estão acontecendo todos os dias tbm, e porque não investem pesado na educação nas periferias e incluírem elas e tratar com respeito? Pode ser a salvação para um futuro melhor, porém, quando tem esse entendimento, vem pessoas de direita criticando para que não invista nisso porque não tem mais jeito. Vivemos nesse ciclo onde, se fizer algo incluso, será criticado como comunista.
Nós precisamos viver como humanos, em sociedade e entender uns aos outros e respeito, só assim faz com que todos vivam bem e já não cabe esse pensamento de poder e riqueza dentro da igreja. Fora o absurdo de quererem fazer lei para que virasse crime doar alimentos para moradores de rua, que é totalmente um absurdo.
Não é alienada? 🐒😂😂😂
Muito bem, Viviana! Saber que Jesus foi vendido por um Apóstolo; que as heresias começaram já no primeiro século e persistiram ao longo dos séculos através de membros da Igreja; saber que a "Inquisição", criada pela igreja para coibir os erros e foi apropriada pelos poderes absolutistas para eliminar adversários... Nada disso elimina o fato de que a Igreja é de Cristo, que os outros Apóstolos viveram e morreram por ele, que uma imensidão de mártires e santos de grande espiritualidade fundamentaram, deram sustentação e morreram defendendo a genuína doutrina cristã. Mesmo diante da Inquisição, da Reforma, da Revolução Francesa, da Colonização ... lá estavam os santos. E vai ser assim: o mal e o bem andam juntos e estamos nós na difícil tarefa de discernir e fazer escolhas. Às vezes somos mesquinhos, querendo nos fazer juízes; somos desumanos nos nossos julgamentos... Mas temos que estar atentos ao amor de Deus, pois só com ele, e não simplesmente com esses Eros e Philos humanos e interesseiros, podemos chegar a ser realmente cristãos.
Faz 1 ano que me converti ao catolicismo. Resgatei a tradição dos meus avós.
Maravilha, irmão!
Pretendo fazer o mesmo. Uma loucura completa da minha avó ter convertido-se ao protestantismo e influenciado fortemente todos os filhos a seguirem essa heresia de Lutero.
@@Enrico_Falconi Minha vó materna foi a causadora do rompimento.
Que Deus lhe dê força pra manter-se firme na fé e na tradição católica.
Salve Maria !
Cheio de tatuagem ? Kkkkk acha q vai ser bem aceito pelos católicos??? Santa inocência 😅😅😅
@@FabioVoigtdaCosta Quem tem tatuagem?
Qual contexto de citar tatuagem?
Amo ser católica. Já fiz vários cursos de Bíblia para crescer no entendimento do amor de Deus por nós. ❤
Parabéns. Trancou-se numa gaiola e jogou a chave fora.
Quem escreveu o pentateuco?
Venho de uma família católica não-praticante que se converteu em evangélica em 1982
Em casa eu ouvia que a fé evangélica era a razão dos Eua ser o país mais poderoso do mundo, e não o imperialismo
Meu irmão mais velho sonhava em ser como os evangélicos estadunidenses que ele via nos filmes de Hollywood, quer maior softpower que isso?
Seu comentário foi muito certeiro! Muitos na prática nem se identificam como brasileiros.
Eu fui criada numa família evangélica, não sou evangélica. Mas não vi nada disso, inclusive sou bem contra a teologia da prosperidade. E minha família tinha uma posição bem distante disso. As igrejas protestantes tradicionais, nem de longe vão por esse caminho.
quais filmes de hollywood? cite 5 filmes
@@moniquecarlos2272não é evangélica, mas os defende... Tenta de novo e desfarce melhor na próxima vez. 😂
@@aaaaa-nw8hcqual o problema dela defender? Ela não precisa ser evangélica para respeitar a religião dos pais dela, isso é normal
Sempre pensei nisso, que o reconhecimento é o que mais buscamos. Que bom ouvir Jessé me confirmando isso. Esse é o ponto que devemos pensar como estratégia.
É muito precisa a análise do Jessé. A direita conseguiu criar um discurso que empodera as pessoas e as fazem se sentir especiais. Enquanto que a esquerda é mais pessimista em sua mensagem, ainda que, na minha avaliação, mais próxima da realidade. Mas na política, nós sabemos que emoções e sentimentos importam, e é preciso apelar para isso.
Minha Família inteira e agregados todos católicos apostólicos romanos, e felizes. Graças a Deus 🙏🏽😍
Se Jesus é o caminho, o bispo Macedo é o pedágio.
@@daltonagre
E o Francisco é o sistema.
Viva Lutero.
😂😂😂😂😂😂😂@@renatoeliascosta4197
Eu ajudei na catequese e vi as crianças e os jovens sem interesse algum,as familias não ajudam e com isso eles não permanesse na Igreja Católica.
Na maioria das vezes eles não vão pra nenhuma igreja por isso o numero de desingrejados só aumenta.
Efeito colateral do protestantismo só a escritura
Esse é o caminho natural. Pq a cada dia fica mais evidente o embuste e a manipulação das religiões, qualquer que seja.
Eu fui catequista e durante uma transição de coordenadores, um seminarista comentou pra mim as graves falhas da equipe que era composta. Crianças que chegavam na confissão sem nem saber o básico da oração, crianças que chegavam no padre na hora da confissão e falavam que não acreditavam em Deus, que só estavam ali porque eram obrigadas, a ponto de uma turma toda ser reprovada por uma catequista, sendo que ela nunca ensinou da forma correta. A equipe composta seguia a tal "catequese renovada", eram muito ligados à RCC, mas o ensino era horrível, e quem terminava não voltava mais.
Após a mudança, foi da água para o vinho, as crianças tinham vontade de permanecer, terminava a crisma sempre tinha dois ou três que seguiam ali na catequese, dentro das suas possibilidades, e assim foi indo. Pena que esse processo que era bom, acabou quando trocou de padre, e entrou outro que não concordou com muita coisa que era adotada ali.
E só pra encerrar, o número de sem religião, se deve muito ao que virou as igrejas hoje. Campo de disseminação de ódio, políticagem e exploração da fé. Só vermos a pouca vergonha de algumas denominações, vide o episódio de duas pregadoras da Canção Nova atacando o Padre Júlio Lancelotti.
Até entre a década de 90 e anos 2000 o catolicismo sofreu uma uma queda vertiginosa frente ao protestantismo, mas perdeu calóricos de IBGE. Hoje o catolicismo está crescendo novamente, porém de forma qualitativa e não quantitativa.
Não existe católicos de IBGE, ou é católico ou não é católico.
O que está estragando a igreja é a Renovação Carismática e seu circo em forma de missa, e seus canais que transformaram a igreja em comércio.
😂😂😂😂😂😂
Sou católico, Graças a palavra de Deus. Cada vez aprendendo mais e me aproximando de Jesus.
Na minha família até os anos 70, todo mundo era católico, hoje só restou aqui em casa no catolicismo, os meus tios, primos, e outros se converteram ao neo pentecostalismo, e a quantidade de convertidos as igrejas evangélicas pelo que eu vejo na minha cidade só aumenta.
@@piscininhaazul3754sairam da igreja verdadeira pra um antro de perdição como o protestantismo
@@piscininhaazul3754
Seita seria tudo aquilo que você não respeita?
Na minha todo mundo era ateu, e continua ateu até hoje.
Os primeiros cristãos eram poucos mas eram fiéis, não precisamos de muitos católicos, precisamos de bons católicos.
Na verdade o que precisamos mesmo é nos livrar de qualquer crença, fé ou religião.
Sim, entretanto o catolicismo ainda é majoritário no Brasil com quase 60% segundo IBGE.
@@danielfaiad7mas são do IBGE, essa galera só não se torna evangélica de vez porque gosta muito da farra kkkk.
Mas sinceramente, vejo como quase certa a superioridade numérica dos evangélicos frente aos católicos, espero estar mais firme até lá.
Porque não acho que será fácil suportá-los quando forem maioria.
@@marcosalexandre2291Já estão abandonando o Ateísmo
Na verdade, os primeiros eram apenas cristãos. Não eram católicos romanos, nem protestante. Você caiu na lábia da igreja católica!
Quero meu Brasil católico novamente 😢
Infelizmente, o Brasil nunca mais terá hegemonia de católicos. Culpa da CNBB do B.
Sempre foi.... e continua uma mer...
@@marcosalexandre2291E aceita pessoas carentes como humanos ...
@@marcosalexandre2291Pelo contrário
Kkkk nunca mais será. 🙏🙏
"O protestantismo pró evangélico cresceu no Brasil pq seus líderes religiosos relativizaram o divórcio. É comum ver um evangélico no segundo e terceira união conjugal".
Igreja católica relatiza tudo, basta vera defesa da aberração sexual
Com as amantes também kkkk
@@carcarasilvestre8526 🎯
Inclusive, os pastores são divorciados em outros casamentos
Mas o Prottestantismo já defendia o divórcio
Quanto à saída de muitos da Igreja Católica é a idéia de que vão enriquecer facilmente. Só fazer o que pastor disser! Não é nem o que a Bíblia ensina! É o pastor ordenar, porque alguns desses líderes religiosos dão ordem até pra Deus! ( Se isso fosse possível!) Acontece que é só o líder religioso que fica rico! E aí? Deus está faltando? Está falhando com quem? Ha vídeos e vídeos que comprovam muitas " sujeiras" ! O que prejudica oa líderes sérios! Enquanto isso, como parte da estratégia de domínio, seitas e seitas surgem cheias de segundas intenções! Muito triste! Obque tenho acompanhado é que inúmeros passam a perder até a fé , outros tornam-se ateus! Triste realidade!
Os lobos em pele de cordeiro prejudicam muito
O ser humano é um bicho que procura status (econômico, social e político)
As pessoas não respeitam quem não tem status , porteiro de prédios por exemplo é tratado igual lixo agora quando o cara é milionário , muito famoso, formado em grandes universidades fora do Brasil e ocupa altos cargos aí as pessoas puxam saco e os canalhas gostam de serem bajulados tanto é que já trabalhei em prédios que os moradores que eram médicos de grandes hospitais aqui de São Paulo pedia que os porteiros chamase eles de doutor no condomínio que eles moram
Eu sou católica sou devoto de nossa senhora de Aparecida padroeira do Brasil
@@piscininhaazul3754kkkkk então pq que na universal tá cheio de imagens ???kkkkk
Padroeira e rainha do Brasil
@gu_carneirocr claro 👍
@@piscininhaazul3754e a sabedoria é estimulada por Deus. Deixe essa ignorância. Essa falácia já deveria ter saído da moda de vocês.
Ave Maria, cheia de Graça.
Nenhuma outra Senhora, com tal Dignidade.
@@gu_carneirocr
Achei que a jaja fosse a Rainha do Brasil!
Eu vou na Missa todos os domingos, sempre cheia.
✝️
Análise micro, se for analisar o macro, a igreja católica encolheu muito nos últimos 30, 40 anos.
@@BaraodeSamedi Amigo, concordo que perca de espaço, mais em Minas, a Igreja Católica é muito forte.
Tanto no interior como em Beagá.
Nunca vi um culto católico vazio.
Mais acredito que precisa da juventude católica sim.
@ Digo isso porque na minha cidade, as igrejas dos bairros, e a matriz do centro estão com muito pouca presença de fiéis, fui de grupo de jovem católico há poucos anos atrás e era assim, em nada lembrava como era nos anos 90, e início dos 2000, hoje só enche na Páscoa, e no natal, e olhe lá.
Por outro lado, as protestantes estão lotadas, volto do Shopping domingo a noite e não raras vezes está congestionado a avenida onde a maioria desses templos ficam, principalmente no horário de encerramento.
@@Fanihapper depende muito da sua classe, do seu bairro, a igreja católica sempre foi muito forte na classe média, aqui mesmo na minha cidade eu percebo essa diferença, as igrejas do centro são cheias, já no meu bairro, mais periférico, as duas igrejas que tem aqui tem 4, 5 ou 6 gatos pingados. Mas na minha opinião a igreja católica vai angariar mais fiéis nos próximos anos, a igreja tem feito um trabalho muito forte para angariar jovens, retiros, palestras e congressos pra esse público. Eu vejo o pessoal novo muito mais atuante na religião do que há tempos atrás.
Bendito seja Deus pela Igreja Católica Apostólica Romana, por meio de Cristo e sua igreja alcancei a graça a conversão, saindo de uma vida de tráfico de drogas, vícios e etc. A Igreja Católica é santa. E eu agradeço a Deus e a Santíssima Virgem Maria por todas as vezes que comungo, confesso e vivo! Lembre se sempre dessas palavras " Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra fundarei a MINHA IGREJA e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Deus te abençoe sempre irmão. Mantenha-se firme, tenho certeza que é ou algum dia será um exemplo pra alguém em seu redor.
Há milhares que tb abandonaram e estão nas evangélicas e dizem exatamente a mesma coisa. Nenhuma religião de fato presta.
Os templos foram tomados pelos vendilhões que expulsaram a chicotadas todos os pensamentos de fato cristãos.
Se tipos como você não odiarem Cristo Jesus algo estaria errado
Está acontecendo um grande renascimento católico no Brasil. Saiam da bolha.
Que os protestantes leiam “Todos os caminhos levam a Roma” e conheçam a verdade em vida.
Que os que não acreditam sejam tocados por Deus e possam salvar suas almas. O arrependimento de quem vive sem Ele um segundo após a morte é descrito como desesperador e agoniante…algo que não podemos desejar a ninguém. Pelo contrário.
Deus abençoe a todos.
Não é isso que os números dizem. Os protestantes serão maioria em breve.
E a igreja católica já morreu no mundo desenvolvido. Nós da América Latina gostamos de imitar os países ricos.
👍
Exatamente, muitas pessoas se convertendo ou voltando ao catolicismo (meu caso, inclusive).
Grande? Quanto?
@jecstv2168 pequeno ainda mas promissor porque o povo vai acordar da imundície chamada protestantismo evangélico.
Na periferia é bem assim: bar do lado da igreja evangélica, mas são muitas. Tudo com nome diferente.
deus (propositadamente com d minúscula pq o deus evangélico nao é o verdadeiro) tem milhões de filiais, cada uma precisa de dinheiro kkkkkk
Farmácia, igreja, bar, e supermercado (Esse último nas cidades das regiões metropolitanas).
Na minha rua tem 4 igrejas e uma escola.... e uma vizinhança ignorante e bolsonarenta.
@@CristianoSilviodeSouzaCris são as startups tupiniquim, assim como há o berço das big techs na Califórnia, temos grandes encubadoras de startups religiosas. É um fenômeno digno de estudos mais aprofundados, sem dúvida.
Dá dinheiro, engraçado 🤔; 100 % dos Pastores evangélicos nunca fariam voto de pobreza, igual os Frades Franciscanos!! Esse papo de protestante é balela pra fanático bitolado... O rebanho banca os luxos dos Pastores.
O problema sempre será a instituição religiosa vinculada aos interesses da classe dominante, seja ela qual for. Enquanto as pessoas precisarem dessas instituições para afirmarem sua religiosidade estaremos sempre trocando 6 por meia dúzia.
Acho que a humanidade deveria abandonar a religião e a espiritualidade de uma vez
A Ateísta União Soviética mostrou para o mundo exatamente o contrário.
Essa política da URSS não deu muito certo não amigão, muda a fita e aprende com os erros.
Melhores negócios no Brasil: bancos, farmácia e igreja. Não nesta ordem, necessariamente!
Difícil errar! 😂😂😂
😅 Igreja em primeiro lugar 😅 dá muito dinheiro 💰💰💰
Fui pastor anglicano durante 13 anos e protestante durante 25...voltei em 2023 e agora sou missionário católico!
A igreja católica abandonou as periferias...as seitas protestantes estão surfando nesse abandono...
Culpa em parte do finado Papa João Paulo II e das políticas terroristas dos EUA que se empenharam em neutralizar o movimento de teologia da libertação que formavam as comunidades eclesiais de base.
Na verdade, foi proposital. Quem atuava nas periferias eram os TLs que foram perseguidos pelo Vaticano. Esse paternalismo misturado com paranoia custou caro ao catolicismo. Bem feito!
Seita do lules também abandonou a periferias.
Não justifica
A igreja católica abandonou foi os ensinamentos de Cristo, por isso a sua ruína!
A Igrja Católica Apistostólica Romana passou por todas as crises,reinados terrenos passaram e continua de pé ,o Satanás continua tenta derrubar a Igreja de Cristo e não consegue. Continuaremos firmes em CRISTO.❤❤❤
O diabo do protestantismo
Continua de pé porque todos tem rabo preso com ela ! COMEM DAS SUAS ABOMINAÇÕES !e também porque tem um estado chamado Vaticano que é sua sede !
Hahaha futeboteco falando de cristianismo como se soubessem do que estão falando kkkkkkkk.
Que decadência? Quando vemos meio milhão de pessoas rezando o rosário, as 4h da manhã, com Frei Gilson, fora o Institudo Hesed , Canção Nova ,e Tv Evangelizar que fazem um trabalho maravilhoso. E tem mais , mts evangélicos e até testemunhas de Jeová,estão se tornando Católicos . Não há decadência, a fé Católica ,está sendo redescoberta e reflorecendo .
Quase 1 milhão nas madrugadas rezando O Rosário, pagãos, as portas do inferno não prevalecerão. Contra ela.
Rezando para ouvidos surdos de imagens de escultura de pau e de pedra ... os santos estão mortos e nada sabem dos nossos problemas !
@ovelha41 A oração começa assim.
"Pai nosso, que estais no céu" Mas os pagãos tem o livre arbítrio para crer ou não.
@@aglailsonaraujo Essa é a oração que Cristo ensinou e eu conheço muito bem pois sou protestante ! EU ME REFERI AS REZAS AOS SANTOS MORTOS DIANTE DE SUAS IMAGENS ! orar para Deus em nome de Cristo O PAI OUVE !
@@ovelha41 Santos mortos? Somos chamados à santidade e Jesus diz que quem crer em mim viverá. Paz e bem.
@@aglailsonaraujo Essa vida em Cristo após a morte física é a vida no mundo espiritual, no Reino dos céus ! OS MORTOS SÃO AS PESSOAS QUE NÃO ESTÃO MAIS EM SEUS CORPOS FÍSICOS... todo cristão morto fisicamente está em outro plano sem acesso ao material...os espíritas é que acreditam em comunicação com os mortos, com seus espíritos desencarnados ! OS SANTOS ESTÃO MORTOS FISICAMENTE, O QUE VIVE SÃO SEUS ESPÍRITOS, PORÉM ESTES NÃO VEM AO PLANO MATERIAL FALAR COM ALGUÉM ! nem ouvem nada !
ISSO É EVANGELHO
Outro dia eu fiz o seguinte trajeto em BH: estação São Gabriel - Paulo VI e de volta para estação São Gabriel. Cerca de 30 minutos para ir e 30 para voltar.
Eu já tinha reparado que para todo lugar que eu olhava nesse trajeto tinha igrejas, então eu resolvi contar. Resultado: 1 igreja católica e 17 evangélicas. A cada 3,5 minutos o ônibus passava em frente a uma igreja evangélica (na média). Impressionante.
Até pensei em abrir uma rs
Abre que vai lotar de bobos . Aí voce fica rico
@@JoseVinicioLeite Se Jesus é o caminho, o bi$po Macedo é pedágio.
catolicismo, neopentecostalismo.... trocam seis por meia dúzia, mas a decadência é perpétua.
ah claro tudo é igual para vc. mas eu digo eu não sou igual a ti
Catolicismo depende muito de poder político para sobreviver.
Papo furado. O cara falou, falou e não disse nada.
Um estado corrupto e uma população carente e ignorante é o terreno fértil pra esse tipo de coisa.
Excelente convidado. É bom ver o Jessé ganhando mais espaço na mídia.
Quem é Jessé?
@@clesonlira2569 professor de Universidade Federal, autor e pessoa muito importante no debate público progressista no Brasil.
@guilhermelaviola8079 Nunca tinha ouvido falar. Talvez não tenha toda essa relevância.
@@clesonlira2569 talvez pq você não tenha hábito de estudar e ler livros. Qualquer pessoa que estuda o mínimo da sociologia contemporânea do nosso país conhece esse cara.
@@clesonlira2569 sinceramente eu teria vergonha de ecoar que sou desinformado, principalmente em vídeo com um público que gosta do conhecimento.
Será que o catolicismo nos dias hodiernos não passa por uma situação similar aquela que viveu o paganismo greco-romano na Antiguidade Tardia?? Lembrando que o cristianismo na Europa cresceu precisamente sobre os escombros das religiões politeístas do mundo antigo e medieval inicial.
Não, pq isso acontece aqui no BR e USA, mas na Europa e no restante dos países latinos, quem manda é o catolicismo.
O catolicismo não tem nada a ver com o paganismo.
O catolicismo vem crescendo, principalmente nos EUA e na África. A diferença é que o povo brasileiro é burro e manipulado.
É um processo natural. A Europa era inteira católica, migrou para o protestantismo, agora está seculizada com vies ateísta, a América do Sul está inteira passando pelo mesmo processo.
@@matheusL.Galvao Tem tudo a ver, o cristianismo foi criado por Roma usando o sincretismo religioso e adaptando toda a mitologia greco-romana no novo testamento e se apropriando das antigas escrituras judaicas no velho testamento.
A teologia da libertação era a parte do catolicismo que dialogava e acolhia os mais pobres, os desprezados e desvalidos. O fim dela foi um duro golpe na relação entre a fé católica e o povo mais necessitado.
Teologia da libertação é uma heresia, eles não são católicos
Os procedimentos católicos são cansativos, os membros do alto escalão vivem enfurnados fazendo sabesse lá oq, seu "maioral" vai contra o próprio Deus e da apoio para malandros presidentes. Oq fazer? Orar em casa, chamar outros e orararem num local no qual longe da barulhera do centro urbano.
Um relato! Minha vó (já falecida) era imigrante espanhola. Veio pro Brasil devido a ditadura do Franco na Espanha. Ela odiava a igreja católica, principalmente as freiras. Dizia que, quando criança, durante a ditadura, as pessoas buscavam abrigo e refúgio nas igrejas; e as freiras acolhiam essas pessoas e depois as trancavam em alguma sala e chamavam a polícia da ditadura dizendo que haviam pego "comunistas". A igreja ganhavam um cascalho ($$$) com isso e seguia apoiando a ditadura silenciosamente; já as freiras especificamente não ganhavam nada, era pura maldade mesmo.
Minha amada vó Teresa dizia que nunca iria surgir nada pior que a igreja católica. Ela faleceu antes da ascensão dos evangélicos.
Sua vó ja servia o diabo como os evangélicos
Nossa, nunca ouvi falar nisso. Estudei em Colégio de freiras, e só tenho boas recordações, de todas as freiras e de seus Ensinamentos. Todas gente boa, carinhosas, bondosas.
@@sandragaspar-mj5sv desculpa perguntar, mas isso foi no Brasil? Se sim, em qual época e o que elas estavam fazendo durante a ditadura no Brasil? Pois mesmo no Brasil, durante a Ditadura, a igreja católica meio que fez o apoio silencioso que sempre fizeram a esses governos. Raras exceções.
@LucasRey27 , Sim, foi no Brasil. Ano de 68 a 78. Na cidade de Santos ( sp ) A melhor época. Elas eram mto legais. Tinha aulas extra curriculares, além das fundamentais. Tínhamos aulas de religião, bordado/ pintura/ artesanato, aulas de canto, etc.. as freiras mesmo q ministravam. Tinha as visitas aos orfanatos, levávamos mantimentos e roupas, brinquedos, e chocolates pras crianças. Elas viviam a verdadeira caridade e nos ensinavam a isso.
@@sandragaspar-mj5sv que bom que teve uma boa experiência. Sou de Santos também, foi no porto onde minha vó desembarcou e ficou. Peguei muito ranço de freira por causa dos relatos da minha vó. Aliás, todos da família que vieram da Espanha falavam as mesmas coisas.
Tradicionalismo católico nn é ruim,vcs q são frescos e libertinos, ≠ de fundamentalismo
Eu sou um ateu católico
Certa estava fazendo entregas em uma comunidade e num trajeto de 5km contei 18 igrejas evangélicas, sendo 10 da mesma denominação.
Meu Deus! Proliferação dos negociadores de almas
A política se faz com a manipulação dos ressentimentos das pessoas
Teologia da Prosperidade. Existe o acolhimento dessa gente abandonada pelas políticas neoliberais que busca um estado mínimo.
Infelizmente sim.
Acolhimento inicial sim, depois vem a cobrança pelo estilo pirâmide financeira e quem não atende as cotas é ridicularizado e desmoralizado. A estrutura vai do iniciante ao bispo passando por estágios intermediários e a meritocracia é pela quantidade de adeptos que conseguem e que pagam suas contribuições. O que é arrecadado não paga imposto. As igrejas evangélicas tradicionais ( Protestantes da Reforma) também são prejudicadas porque não aceitam essa mercantilização. Tudo criação da CIA. Pequenas igrejas grandes negócios com dizia Chico Anísio.
Brasil tem estado mínimo ou estado máximo?
aqui no Recife é Igreja, lojas de automóvel, farmácia e bar.
E academia de musculação. Toda cidade grande tá assim.
A igreja católica tem que pedir perdão mil vezes para a humanidade, pela patifaria que fizeram na inquisição. 😮😮😮😮
Mas tbm teve a inquisição protestante.
No fim tanto católicos e protestante fizeram merda
SOU Católico e minha fé é uma fé esclarecida. Elementos da minha Igreja, enquanto instituição cometeram e cometem erros, perversidades até! Hoje, ha perseguição dentro da própria, por aqueles que se acham, muitas vezes, até mais que o Papa! Gente travestida de " santinhas ou de santidade", porém perseguem os padres que estão lá na base, com suas dificuldades diárias , ameaçados de morte por defenderem o Direito e a dignidade humana, taxando -os de " comunistas", " subversivos " , como se Jesus Cristo não tivesse sido morto também por defender o povo sofrido! Estão cheeeios de DOUTRINAS! Mas são RASOS EM SABEDORIA! Precisam mesmo é VIVER o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo! Eu ja tenho afirmado na cara de uns dessa linha conservadora " VOCÊS CONDENARIAM E MATARIAM NOVAMENTE JESUS, SE ELE ESTIVESSE VIVENDO E FAZENDO O QUE ELE FEZ E VIVEU! Disso não tenho nenhuma dúvida! Porque a hipocrisia é a mesmíssima di tempo dEle!
A verdade é que 80% eram crentes a Deus e sempre foram na igreja católica que é a matriz de tudo.. até Lutero era católico.. o protestantismo tem uma raiz de querer poder, negócio.. que igreja dá muito dinheiro.. se opor contra a igreja católica que prega a pureza, humilde, pobreza, salvação.. e o protestantismo a prosperidade.. aí às pessoas querem isso ouvir palavras de prosperidade riqueza.. ( igreja católica fica chato que não fala disso.. entendi!) e o boom é que começaram a abrir igrejas protestante em qualquer canto garagem nos bairros na periferia onde é a maioria, quantos não vê bar fechar e ali abrir uma igreja protestante.. e o povo não quer andar um pouquinho pra ir em uma capela no seu bairro ou próximo.
Tá de brincadeira né.... vai estudar a verdade dos fatos que levaram a reforma protestante ! O POVO ESTAVA CLAMANDO POR LIBERDADE, OS REIS E PRÍNCIPES NÃO PODIAM 'RESPIRAR' SEM MEDO DO CATOLICISMO ROMANO ! os verdadeiros cristãos nem tinham Bíblia ... o cenário antes da reforma era desolador... por isso milhões seguiram Lutero !
O que causou a Decadência do Catolicismo no Brasil foram as Consequências desastrosas do Vaticano II
Jesus nunca dividiu-se pão, ele multiplicou. Jesus não divide, ele multiplicar
Bem se vê o quanto entende. No Sermão da Montanha ele ensinou a dividir. Na Última Ceia ele dividiu o pão e o vinho.
Ou seja Jesus era ☭
@@FabioVoigtdaCosta não amigo. Comunismo tomar, jesus multiplicar
Rapaz. Vc atingiu o status de superação. Transformou jesus em capitalista 😅😅😅
Muito boa está análise...a prepotência e a arrogância de uns sobre outro no setor religioso mostra a sede de poder e de status
Programa sensacional!
MAIS EDUCAÇÃO 🙏🙏🙏🙏 ..MENOS RELIGIÃO 🙏🙏🙏🙏🙏
A religião criou as escolas
A religião criou as faculdades
Mais um ateu que se acha diferente e inteligente e que todo mundo está errado, nos ilumine com o seu conhecimento!
O mesmo tema de 1987, 1991, 1995, 2001, 2003, 2006... 😂😂😂😂😂😂😂😂
Muito boa essa explicação
Não é só o catolicismo que está em decadência. Todas as religiões, inclusive as orientais, estão perdendo o sentido por seus dogmas e sincretismo. A única doutrina que está cada dia mais verdadeira, é o Evangelho puro e primitivo, o baseado no Amor, Caridade, Perdão e Misericórdia, ensinado por Jesus Cristo. Só ele é divino, o resto, religiões e crenças são invenções humanas.
Não deveríamos nos perguntar o que a Igreja pode fazer, mas como podemos promover um estado cada vez mais laico, que não dependa do cristianismo pra promover valores como solidariedade, amor, responsabilidade pelo bem-estar comum. O ateísmo, ao nível pessoal, e o laicismo, ao nível social, representam a verdadeira possibilidade de construir uma sociedade pautada no interesse pelo bem-comum.
Praticamente todos os valores que você defende em um Estado laico são valores que vem do Cristianismo, o que os Estados fazem é simplesmente pegar emprestado esses valores, porque querendo ou não, o Cristianismo foi uma grande transformação social e histórica, assim como as grandes Revoluções.
E isso de ateísmo pessoal é uma utopia, as pessoas sempre vão ser em sua maioria crentes de alguma forma em uma divindade, o que dá pra fazer é simplesmente racionalizar essa fé e mais do que um Estado laico, precisamos principalmente de um Estado eficiente.
@canaldokabal8069 O número de ateus cresce exponencialmente tanto na Europa, quanto aqui. Em relação ao laicismo ser um valor social conquistado em governos de confissão cristã, devo te dizer que isso aconteceu sempre A DESPEITO do cristianismo, não por causa dele.
A realidade fora do Twitter é bem diferente, estamos vivendo um Renascimento catolico no Brasil!
3 caras que odeiam pobre da nisso
Praticamente não deixaram Jesse falar, entrevista atropelada pela conversa paralela
Grande Jessé de Souza!
Depois que o povo teve acesso a Bíblia saíram da igreja católica e se converteram mesmo. Na minha casa a maioria que era católicos já saíram . Quem conhece a Bíblia se converte a Jesus mesmo.
conhecer a biblia para ir para o neopentec. ah tá os catolicos não leem a biblia. dannnnnnnnnn
Grande sociólogo Jesse Souza
Religião é cada um com a sua lavagem cerebral preferida.
Que fantástico esse jovem entrevistador!!! Parabéns pela sua consciência e visão crítica da situação religiosa do nosso País.
Sou católico, eu literalmente moro na rua da minha paróquia (Santa Lídia) na minha casa nunca alguém da minha igreja apareceu para dizer a palavra de Cristo. Mas toda semana, aparecem testemunhas de jeová e afins. Continuo na minha fé, mas acho que a igreja católica está errando demais no quesito ação dentro da sociedade, ainda mais nas áreas mais carentes, onde as evangélicas ganham de lavada.
Você já foi na casa dos outros pra pregar o evangelho? Porque você percebeu o problema, mas ainda não percebeu que o primeiro preguiçoso é você
Querem o seu dinheiro e sua perdição. É o diabo que manda eles irem na sua casa te tirar da igreja católica
Moço isso aí é infantilismo mesmo. Qdo somos adultos nós fazemos o que tem que ser feito e pronto.
A CNBB do B arruinou o Catolicismo, no Brasil.
Quem está crescendo mesmo , é sem religião. As Instituições religiosas estão falidas.
O futuro será de desigrejados e de cristãos não praticante independente de quaisquer denominações.
Muitos saem de suas igrejas por mágoas, frustações, decepções e até mesmo traições e crimes que ocorrem em muitas denominações cristã, e isso mina e destrói a fé de qualquer um, porém, tem outros que saem por simplesmente não é pra ela. Então tem Ns motivos quanto a isso.
Eu fui criado na religião católica, hoje eu perdi a fé, me considero uma pessoa sem religião. Jesus foi muito importante na história do mundo ocidental em dar sentido e valor à vida humana, e pelo que eu vejo tudo que veio depois foi deturpação da palavra de Jesus para justificar o poder da igreja e subjugar outros povos fora da europa.
Isso significa que vc não teve um encontro pessoal com o Senhor Jesus. Eu tive esse encontro com o Senhor Jesus (conversão genuína) num culto numa igreja evangélica, pois eu era mundano. Infelizmente vc Não conhece na prática o significado de "nascer de novo" que Jesus explicou aos fariseus. Só quem foi tocado pelo Espírito do Senhor Jesus é que tem esse discernimento, pois é impossível entender o significado de "nascer de novo" sem ser um convertido genuíno. Que a graça de Deus te alcance, como um dia me alcançou.
Assim como um certo setor da política, a igreja católica parou no tempo. Ou se atualiza, ou já era (pelo menos no Brasil)
A igreja tem mais de 2 mil anos vc acha que vai cair pra neopentaconstacionalismo barato esquece
@@eltankeelnino1817 Não precisa acreditar em mim, mas pesquise sobre o crescimento neopentecostal nos EUA e no Brasil nas últimas décadas.
@@eltankeelnino1817um dia vai destruir essa imundície chamada protestantismo evangélico.
@@eltankeelnino1817infelizmente sim dados mostram que sim daqui para 2050 quem vai dominar vai ser essas pregas evangélicas
@@eltankeelnino1817Perfeiro comentário, eles acham que a Igreja Católica está em crise, coitados. Se soubessem um pouco de história iriam perceber que a ICAR passou por inúmeras crises ao longo de 20 séculos e em todas Cristo esteve ao seu lado, mantendo-a firme. A Igreja Católica permanecerá de pé, conforme a promessa de seu fundador, Jesus Cristo.
A igreja Católica aqui em Singapura é muito mais acolhedora.
Pensei que estava na igreja no período da Patristica.
No Brasil a igreja Católica foi absorvida pela extrema direita. Infelizmente.
Extrema direita? desde quando existe extrema direita no Brasil? pelo contrário, o movimento político mais atuante na igreja católica foi a esquerda através da Teologia da Libertação, que não prosperou por ser antibíblica.
Meu Deus.. quanta bobagem... não sei de que igreja pentecostal esse cara tá falando.. Aqui onde moro , uma comunidade no Rio de Janeiro, o que mais temos é igrejas pentecostais, com maioria de pastores negros , e pastoras negras , o movimento evangélico aqui na comunidade, é o movimento mas inclusivo social e acolhedor que existe.. numa igreja pentecostal, temos pastoras ( mulher negra é lider) aula de música de graça, fornecida pelas igrejas , temos lazer , fornecido pelas igrejas nós dia da criança, e das mães, se tem alguém na igreja sem alimento, a igreja provê, o alimento , e etc.. o cara nunca foi de uma igreja pentecostal, e tá querendo fazer diagnósticos baseado em pesquisa sabe se lá feita aonde...
Parabéns! Vc definiu o conceito de "evidência pontual"
"pastora" kk
Se as seitas evangélicas tem várias denominações, então não é correto afirmar que a igreja católica que é única, seja ultrapassada em números!
É preciso entender q brasileiro virando crente às pencas não foi algo natural. Foi forçado. O governo Nixon decidiu fazer isso. Desde então, n governos têm apoiado as iniciativas de entidades religiosas americanas q atuam no Brasil. O vice do Trump 1, abria filiais de uma entidade crente americana pelo mundo. Abriu uma em Brasília. E já deu para sentir que a troca não foi de 6 unidades por meia dúzia. Foi de 6 unidades para umas 5 dúzias
Quem arruinou a Igreja Católica no Brasil foi, a CNBB do B.
Os católicos são muito mais legais. O catolicismo é uma manifestação cultural. Toda véspera assisto a missa do galo. Aquilo é lindo demais
A maioria dos neo convertidos o faz sem conhecer a doutrina! A frase " Me entreguei a Jesus" mostra a falta de falta de informação sobre o catolicismo!
A igreja católica aqui na minha terra sempre estão lotadas, graças a DEUS, a santa Igreja Católica jamais cairá.
Pentecostalismo não dura ao longo do tempo. Porque é muito louco
Sou crente pentecostal, Jesse, tem muita razão 🙌🏾🙏
Muitas igrejas crescem no Brasil sem acreditar na teologia da prosperidade. Não acho que as igrejas evangélicas estão crescendo somente por causa da teologia da prosperidade!
Também por ignorância. Acreditam em tudo que se fala contra a Igreja fundada por Cristo. E desconhecem Suas exortações e prevenções passadas aos Apóstolos, para que fossem transmitidas, até sua volta.
Uma delas é essencial. "Um reino subdivido não pode subsistir.
O cisma político-religioso, promovido por Lutero, é uma afronta, à premissa de um só Rebanho e Um Só Pastor.
@@marcosantoniodemoura7410e queria Cristo que fora crucificado por Roma que a sua igreja fosse absorvido pelo próprio império que o matou? Vocês são os próprios ignorantes, nunca vão perceber.
Jessé Souza: um gênio da sociologia brasileira! ❤
O “gênio” que faz ciência com base em entrevistas de 12 pessoas e extrapola pro Brasil inteiro kkkkkkkkkkk
E a galera que tá fazendo um trabalho para fazer o catolicismo voltar a crescer no Brasil é tão conservadora como os próprios evangélicos,os membros do Centro Cultural Dom Bosco,o Padre Paulo Ricardo,o Olavo de Carvalho fazia isso também e os seguidores deles mais próximos como Italo Marsilli,Allan dos Santos continuam a fazer.
A arrogância intelectual do Jessé de Souza é absurda. Ele não consegue analisar as coisas sem o prisma ideológico.
Só de curiosidade, cite alguém que consiga.
Qual seria então a sua análise??? Não adianta atacar o argumentador e não o argumento. Ou é falta de argumento????
Apaga isso aí. Na moral.
Talvez seja vc que não consiga analisar nada devido ao fanatismo religioso. Tudo é uma questão de ponto de vista. Prefiro acreditar em quem está pesquisando a décadas do em gente de mente escravizada.
Tenha uma carreira acadêmica como a dele, aí você terá moral para dar opiniáo.
PQP! Esse Rodolfo leva 2 minutos e 15 segundos para fazer uma pergunta... um ''jornalista'' que não sabe o que é concisão.
Boa noite 🌃
Por tudo que vemos todos os dias a respeito dos pastores e políticos evangélicos , o protestantismo me dá náuseas.
Pensando na perspectiva de esquerda não acho que o catolicismo voltar a crescer será bom para a esquerda já que os católicos que estão fazendo um trabalho para reconverter os evangélicos para o catolicismo é tão conservadora e reacionária como o Nikolas Ferreira,é a galera do Centro Cultural Dom Bosco,eles postam no canal deles vídeos de testemunhos de evangélicos que voltaram para o catolicismo e eles dizem entre outras coisas que o verdadeiro conservadorismo está na Igreja Católica e não nas igrejas evangélicas,o Olavo de Carvalho também dizia isso.
_Sem um retorno ao catolicismo como a religião brasileira por excelência, o Brasil está fadado ao abismo. A civilização brasileira foi construída a partir da Igreja Católica. Sem ela, nosso país colapsa._
É só o Papa mandar pintar as igrejas de preto, fazer shows dentro das igrejas, não pregar o novo testamento, não falar sobre humildade e simplicidade que já, já enche as igrejas católicas de novo! Os protestantes gostam de velho testamento, teoria da prosperidade, coaching e muito entretenimento, esse é o segredo do sucesso!
Países menos religiosos são os que tem os maiores níveis de escolaridade e qualidade de vida enquanto os mais religiosos são os que tem os menores índices de escolaridade e qualidade de vida.
Tá, mas esses países altamente desenvolvidos foram cheios de igreja e religiosidade. Já pensou que essa religiosidade do passado contribuiu para esse conforto atual? Ex: Europa, EUA, etc.
Note que esses países ricos de hoje, acumularam suas riquezas séculos atrás, quando ainda queimavam bruxas na fogueira e as igrejas (tanto católica como protestantes) dominavam geral....
O aumento do ateísmo nesses países é fenômeno recente: após a segunda guerra mundial...
@@Fábio_10_Cruzeiro eu desenvolvimento econômico e escolar que acaba com a religiosidade, as pessoas tendo uma vida segura e confortável não vão ter mas necessidade de busca Deus, deuses ou entidades. Pq sua carência já está suprinda
@@Fábio_10_Cruzeiro Nessa época a população de lá era miserável.
@@walland8290 Aí você tem um bom ponto, mas eles continuam acumulando riquezas através da divisão internacional do trabalho, do imperialismo e da dependência.
O que esse sujeito falou faz muito sentido
O povo realmente está revoltado pela falta de respeito. E não é monetariamente. Todo brasileiro ( que não seja vagabundo) já aprendeu a se virar . Ninguém decente está esperando governo nenhum trazer comida na mesa.
Agora, quando o cara ralou o dia todo, o ano todo e chega em casa vê notícias de um político com milhoes numa mala, vê a notícia de um traficante ser solto pela justiça, vê um governante pago por ele indo se hospedar num hotel que a diária custa um mês do seu trabalho e tudo fica por isso mesmo, NÃO TEM COMO NÃO SE SENTIR DESRESPEITADO!
Até anos 74 minha família também era católica, hj,ainda tem uma parte católica e outra evangélica.
Deus do céu.... quanto absurdo. Ainda bem que a TL está sendo escorraçada do Brasil
Graças a Deus!!
Em lugar dela está surgindo a ti teologia dos idiotas,, os que passam fome pra da grana aos pastores
Graças à CNBB do B, o Brasil se tornou no país, com o maior número de ex-católicos do mundo inteiro.
A resposta é simples. Com o crescimento da população também cresceu as favelas, e geralmente as igrejas Católicas ficam no centro dos bairros, e essa população passa a ter dificuldade no acesso, assim como também é o caso das igrejas Protestantes raiz.
Ao contrário, as igrejas Pentecostais que tem varias em uma mesma comunidade e estão mais próxima desta população periférica. E elas passaram a fazer um forte trabalho de base conquistando fiéis com maior velocidade, além da forte propaganda.
a igreja catolica é muito lenta e pesada os evangelicos sao ageis.
Ja participei da Igreja Catolica e de Igrejas Protestantes variadas, os evangelicos são mais incisivos nos seus argumentos e menos burocraticos quanto ao fazer dentro da instituiçao religiosa, os catolicos nao tem interesse em se atualizar perante isto!!!
Me tornei ateu graças a zeus!