O Brasil sempre foi intolerante de um modo geral (político, social, econômico, religioso). Uma população sem educação adequada corre o risco de sofrer a manifestação da autoafirmação excludente violenta.
Muito bom o debate! Apesar de já ter um ano, todas as questões permanecem extremamente atuais. Gostei principalmente das opiniões do Muniz Sodré. Sou estudante universitária, e já no meu primeiro período estudei algumas das questões que ele propõe no início do vídeo, quando fala do "Homem Cordial" de Sérgio Buarque de Holanda, e que é um mito o que dizem sobre o Brasil ser um país onde todas as pessoas são respeitadas e as diferenças são aceitas. Realmente, a forma com que praticamos a laicidade do Estado é uma vergonha.
Assistindo hoje, dia 15 de agosto de 2021, mas percebendo, infelizmente, o quanto esse tema é atual e está em voga a excrescência desse racismo estrutural, onde o Estado é o maior e mais poderoso algoz.
Existem igrejas evangélicas que ainda sabem respeitar as outras formas de fé, posso citar: Batistas, Adventista e Metodista e pode até haver outras. As igrejas que mais atacam, as que mais cometem barbaridades, demonstram ignorância e fanatismos são as Pentecostais, é só prestar atenção que essas são as denominações mais envolvidas em escândalos.
Bom programa, mas sugiro que da próxima vez se inclua um profissional da Ciência da Religião que se ocupa do fenômeno religioso sob diferentes lentes metodológicas, o que enriqueceria em muito o debate.
Pontuações: 1. Existe preconceito religioso no Brasil sim, e ele precisa ser combatido; porém 2. não nos esqueçamos que a religião mais discriminada DO MUNDO é o cristianismo: mais de 120.000 pessoas ASSASSINADAS por ano por intolerância religiosa, mas pouca gente fala sobre isso; 3. a defesa e a divulgação daquilo que a religião crê ser "a verdade", o que inclui dizer que a outra religião está errada, está no âmago da liberdade religiosa, razão pela qual essa defesa não pode, por definição, ser chamada de discriminação (desde que não falte, por óbvio, o repeito à dignidade do outro); 4. a religião dos negros e dos pobres do Brasil é o protestantismo pentecostal, e não as religiões de matriz africana (consulte os dados do IBGE), logo, equiparar a "discordância religiosa" ou até mesmo o preconceito RELIGIOSO que possa existir entre as religiões cristãs (especialmente as pentecostais e as neopentecostais) e as religiões de matriz africana com o racismo é uma verdadeira ignorância ou má-fé.
Concordo com o comentário abaixo: o CRISTIANISMO é a única vertente religiosa verdadeiramente que sofre discriminação!! Os participantes do diálogo acima advogam em causa própria. Lembrando algo: A religião é um meio, não o FIM.
intolerancia religiosa tristemente eh uma consequencia natural.. tendo em vista que cada religiao se autodenomina como sendo verdadeira, logo, infeiorizando mesmo que de forma indireta outros credos.
joao gabriel bemerguy cattoni Entendo seu pensamento, mas não concordo que a intolerância seja natural. Acho que à medida em que conversas como essa do vídeo se tornarem mais frequentes, um número maior de pessoas abrirá os olhos para o que é importante de verdade: respeitar os outros em sua cor, origem, classe social e crença. Provavelmente vai demorar muito e não viveremos o suficiente para isso, mas eu acredito.
Lethycia Dias Lethycia, concordo com sua posição não levei em conta o que voce disse, pode ser que meu comentário esteja restrito ao tempo em que vivemos.
+DOUGLAS PASSIG judaísmo é bem diferente apesar do livro base ser quase igual. mas não tenho nenhum problema com outros credos. pra mim vc ser católico ubandista espírita judeu satanista budista é o mesmo que vc gostar de verde ou vermelho ou amarelo....Não faz nenhuma diferença pra mim. só me incomoda o fato de algumas vezes pessoas tentarem te empurrar a crença delas acho desnecessário e chato demais.
Respeito a todas as crenças e religiões. O que é inaceitável e deva ser intolerável é o sacrifício de animais em determinadas religiões.. Exemplo; Galinha preta, gatos, entre outros bichinhos.... Isso tem que acabar.. Muitos vão em instituição de abrigos de animais dizendo que quer um animalzinho , mas acaba por sacrificar o animalzinho que não tem como se defender.
O Ensino Religioso foi apenas um instrumento do Regime Militar porem a discriminaçao e preconceito esta implicito e bem explicito basta ver os comentarios aqui neste video.
A Contradição da Intolerância Religiosa No Evangelho de Marcos (Mc 9, 38-41) o discípulo João diz, para Jesus, ter visto com os demais apóstolos um homem que, em nome do próprio Jesus, expulsava os demônios. Esse homem, porém, não seguia os apóstolos e estes por isso queriam proibi-lo. Jesus então lhes disse: "Não lho proibais, porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim." (Mc9,39) E continuou: "Porque quem não é contra nós é por nós." (Mc9, 40) Ora, como havia sido questionado anteriormente, por que há tanta discórdia se quem não é contra nós é por nós? Como pode um religioso, um evangélico ou até mesmo um cristão ser contra outra religião? O próprio Jesus Cristo disse: "QUEM NÃO É CONTRA NÓS É POR NÓS." (Jesus Cristo) Ademais, para deixar nítido, a que se refere esse "Nós"? O "Nós" se refere à vontade daquele que Jesus Cristo veio cumprir, ou seja, a vontade de Deus. Pois, entre outros trechos, temos o seguinte quando Jesus, ainda menino, estava no templo com os doutores e lhes fala: "Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai (Deus)?" (Lc 2.49) E esse: "Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 6, 38) Logo quem não é contra Jesus é por Jesus porque quem não é contra nós é por nós. E, por conseguinte, sendo por Jesus, estará também sendo por Deus que enviou Jesus ao mundo para fazer a sua vontade. Por fim, a intolerância se torna a maior contradição. Analisemos: A religião busca Deus. Quem age com intolerância para com outras religiões acredita estar engrandecendo a própria reduzindo as outras. Mas, em verdade, os intolerantes agem contra a sua própria religião, ao praticar a intolerância, se afastando do Deus. Se Jesus, repito, disse que "quem não é contra nós é por nós" isso revela que as outras religiões, que não são contra Jesus, são por Jesus e, como havia dito, são também por Deus. Continuando o raciocínio, se as outras religiões são também por Deus, quem age então contra as outras formas de religião age também contra Deus e, como resultado, também contra si mesmo tendo em vista que sua religião busca Deus. Isso demonstra a contradição contida na intolerância religiosa.
E no fim,vc usou trechos de um livro pra tentar justificar que as outras religoes,de forma indireta, falam de seu "cristo",ou seja:"Eu respeito as outras religioes porque ACHO que elas falam de meu cristo,mas se isso n acontecer, quero que elas se lasquem!...SRN...Menti Oo???
@@lfredoMoraes nem um nem outro!Não sou cristão,sou budista graças a meus parentes que infelizmente foram taxados de criminosos e pagãos imundos pelos cristãos da minha cidade!Mas e curioso como vocês se preocupam com significados para afirmar a autenticidade de seu "homem sagrado" ou "homem deus"...SRN...Menti Oo???
Não necessariamente preocupado com significados, mas tentando saber o que você quer dizer com suas palavras. Pela sua história, percebo que tem um certo rancor com esse tema devido ao que fizeram com seus conhecidos. A intolerância deles está refletida em suas palavras. Por isso, fiz esse meu comentário sobre a contradição da intolerância religiosa, ou seja, entre religiões. De modo que, tanto quem faz e sofre entenda bem a consequência dos atos tendo em vista as palavras daquele que eles próprios seguem.
Boa noite, Tiago no meu ver, existe tolerância religiosa e não intolerância ,pois o país não tem uma religião oficial, o que existe por parte de alguns vândalos está intolerância que apedrejam igrejas centro espíritas e igrejas católicas,enfim o que é religião, é aquilo que liga o ser humano a sua origem, o homem vem de DEUS , mais o homem se afastou-se de DEUS procurando caminho que não lhe dar um futuro feliz a sua origem, conforme Salomão falou " há caminho que ao homem parece direito , mais o fim dele é a morte.Todo ser humano conhece o decálogo , então porque adorar outro DEUS a não ser o SENHOR, e nós evangélicos devemos esta tese para o bem de todos os seres humanos conforme JESUS mesmo falou eu vim para que tenham vida.
Veraci Arcanjo Amiga, caia na real! A minha fé é atacada assim como as religiões de matriz africana. É só ligar a tv.Dioturnamente. mas ninguém é punido e os programas diários cancelados! Dificilmente um pastor é punido por isso!
Deus foi criado pelo homem visando preencher as lacunas da ignorância humana.Naturalmente a civilização vai desenvolver inteligencia emocional superior e irá adotar uma visão mais conformista com relação à dúvida.Todos irão se contentar com as respostas da ciência acerca da realidade pois será conhecimento de senso comum que a inteligência humana é o único meio de encontrar a verdade.Eu tenho fé nisso.
Antonio wilson Esse é o sonho ateu. Tentaram isso na ditadura soviética. Mas as crenças continuaram a existir , ainda que de forma subterrânea, escondida. O ser humano é insatisfeito! A ciência jamais suprirá o lúdico. O sonho , o " algo mais" que o subjetivo e inexplicado sugerem.
Tem tanto tema importante para o ENEM apresentar. Não tem Intolerância no Brasil e sim no Oriente médio milhões de Cristãos mortos pelo Estado Islâmico. Algum cristão foi explodir uma mesquita no Brasil? Algum Muçulmano foi explodir uma igreja no Brasil ou cortou a cabeça de um bebê? Sugestão para o ENEM ex: Roubo do Nióbio no Brasil, Fim da aposentadoria e décimo terceiro para políticos corruptos, Fim do foro privilegiado para políticos.....Palhaçada esse Tema!
Não tem intolerância no Brasil? Tu acha mesmo? Só pq não afeta a tua religião, não considera intolerância? As religiões de matriz africana são julgadas e sofrem preconceito o tempo todo, como não existe?
Eu sou católicos creio em Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra e em Jesus Cristo nosso senhor . Eu acho uma burrice terrível de quem pratica o cadobre e os feiticeiro os budista e até os evangélicos Jesus e o verdadeiro Deus salvador ele veio ao mundo e deixou só uma relegado junto com seus dicipolos que é a igreja católica o resto das religiões são uma aflonta contra Jesus Cristo e a sua igreja católica apostólica romana que é o corpo de Cristo pois ele fundou a sua igreja é voltou para o pai e não mandou ninguém fundar mais nem uma igreja ou religião diferente a não ser a sua igreja que ele a amou muito e deu a vida por ela vamos ver quem é maior deus pai e filho Jesus ou estas religião falsas que não vale a pena nem olha para essa porcaria de gente que não tem juiz e quer medir força com deus se deus não aceita outro deus nos católicos também não devemos aceitar fora demônios
Acredito que na intolerância contra as religiões de origem africana pode existir como pano de fundo a intolerância racial contra os negros.
O Brasil sempre foi intolerante de um modo geral (político, social, econômico, religioso). Uma população sem educação adequada corre o risco de sofrer a manifestação da autoafirmação excludente violenta.
A intolerância nao precisa de falta de educação, mas de odio como combustivel central!
Ora, convenhamos, se o Estado é laico qualquer religião pode se manifestar quando e onde quiser, desde que não ofenda a religião de terceiros.
Falou tudo👏👏👏
Mais quando se fala em intolerância religiosa só falam de afro as outras não como fosse algo exclusivo?
Ótimo debate, ainda super atual! Muniz você é foda! O Brasil NÃO é laico coisa nenhuma, infelizmente! Paz pra todos e respeito em primeiro lugar!
Muito bom o debate! Apesar de já ter um ano, todas as questões permanecem extremamente atuais. Gostei principalmente das opiniões do Muniz Sodré. Sou estudante universitária, e já no meu primeiro período estudei algumas das questões que ele propõe no início do vídeo, quando fala do "Homem Cordial" de Sérgio Buarque de Holanda, e que é um mito o que dizem sobre o Brasil ser um país onde todas as pessoas são respeitadas e as diferenças são aceitas.
Realmente, a forma com que praticamos a laicidade do Estado é uma vergonha.
Excelente entrevistador imparcial e arguto provocador inteligente.
Alguém em 2022 com material maís descente?
Assistindo hoje, dia 15 de agosto de 2021, mas percebendo, infelizmente, o quanto esse tema é atual e está em voga a excrescência desse racismo estrutural, onde o Estado é o maior e mais poderoso algoz.
Há intolerância entre doutrinas religiosas distintas e dentro de uma mesma religião, como ocorre entre católicos e evangélicos.
Só se prende suspeitos que, uma vez julgados e condenados, são punidos. Crime não tem cor, raça, religião. Crime será sempre crime, venha de quem for.
Rev. paulo cesar lima Mesmo discordando em algumas partes dos debattentes, no Brasil o crime ainda tem cor sim!
Isso só irá acabar quando a gente se colocar no lugar do outro e perceber que somos todos filhos do mesmo Pai.
um tanto contraditório seu comentário
Existem igrejas evangélicas que ainda sabem respeitar as outras formas de fé, posso citar: Batistas, Adventista e Metodista e pode até haver outras. As igrejas que mais atacam, as que mais cometem barbaridades, demonstram ignorância e fanatismos são as Pentecostais, é só prestar atenção que essas são as denominações mais envolvidas em escândalos.
Bom programa, mas sugiro que da próxima vez se inclua um profissional da Ciência da Religião que se ocupa do fenômeno religioso sob diferentes lentes metodológicas, o que enriqueceria em muito o debate.
+DOUGLAS PASSIG e eu com isso?
Pontuações: 1. Existe preconceito religioso no Brasil sim, e ele precisa ser combatido; porém 2. não nos esqueçamos que a religião mais discriminada DO MUNDO é o cristianismo: mais de 120.000 pessoas ASSASSINADAS por ano por intolerância religiosa, mas pouca gente fala sobre isso; 3. a defesa e a divulgação daquilo que a religião crê ser "a verdade", o que inclui dizer que a outra religião está errada, está no âmago da liberdade religiosa, razão pela qual essa defesa não pode, por definição, ser chamada de discriminação (desde que não falte, por óbvio, o repeito à dignidade do outro); 4. a religião dos negros e dos pobres do Brasil é o protestantismo pentecostal, e não as religiões de matriz africana (consulte os dados do IBGE), logo, equiparar a "discordância religiosa" ou até mesmo o preconceito RELIGIOSO que possa existir entre as religiões cristãs (especialmente as pentecostais e as neopentecostais) e as religiões de matriz africana com o racismo é uma verdadeira ignorância ou má-fé.
Quem diz que a outra religião é errada é intolerante religioso. Ponto.
@@91adadad então vc está sendo intolerante comigo porque está discordando de mim.
A intolerancia religiosa é tristemente uma realidade no Mexico tambem.
Fui demitida do abrigo que trabalhava por intolerancia religiosa. E vou denunciar.
Concordo com o comentário abaixo: o CRISTIANISMO é a única vertente religiosa verdadeiramente que sofre discriminação!! Os participantes do diálogo acima advogam em causa própria. Lembrando algo: A religião é um meio, não o FIM.
intolerancia religiosa tristemente eh uma consequencia natural.. tendo em vista que cada religiao se autodenomina como sendo verdadeira, logo, infeiorizando mesmo que de forma indireta outros credos.
joao gabriel bemerguy cattoni Entendo seu pensamento, mas não concordo que a intolerância seja natural. Acho que à medida em que conversas como essa do vídeo se tornarem mais frequentes, um número maior de pessoas abrirá os olhos para o que é importante de verdade: respeitar os outros em sua cor, origem, classe social e crença. Provavelmente vai demorar muito e não viveremos o suficiente para isso, mas eu acredito.
Lethycia Dias Lethycia, concordo com sua posição não levei em conta o que voce disse, pode ser que meu comentário esteja restrito ao tempo em que vivemos.
joao gabriel bemerguy cattoni Quem sabe o que o futuro reserva para as próximas gerações?
+DOUGLAS PASSIG que bom Douglas espero que esteja satisfeito com seu credo.
+DOUGLAS PASSIG judaísmo é bem diferente apesar do livro base ser quase igual. mas não tenho nenhum problema com outros credos. pra mim vc ser católico ubandista espírita judeu satanista budista é o mesmo que vc gostar de verde ou vermelho ou amarelo....Não faz nenhuma diferença pra mim. só me incomoda o fato de algumas vezes pessoas tentarem te empurrar a crença delas acho desnecessário e chato demais.
E o que aconteceu com aquele prefeito do interior de SP que usou todo tipo de perseguição nas eleições? O cara usou a mídia! Nada!
Respeito a todas as crenças e religiões. O que é inaceitável e deva ser intolerável é o sacrifício de animais em determinadas religiões.. Exemplo; Galinha preta, gatos, entre outros bichinhos.... Isso tem que acabar..
Muitos vão em instituição de abrigos de animais dizendo que quer um animalzinho , mas acaba por sacrificar o animalzinho que não tem como se defender.
O Ensino Religioso foi apenas um instrumento do Regime Militar porem a discriminaçao e preconceito esta implicito e bem explicito basta ver os comentarios aqui neste video.
Fora pessoas que usam religiões pra fazer rituais de magia negra contra o próximo.
Você é vegana? Só aceito esse tipo de crítica de pessoas veganas. Do contrário, é hipocrisia.
@@vitoriasouza6942 Fora pessoas que usam a própria religião para perseguir as outras, difamar, ludibriar, enriquecer às custas da credulidade alheia.
A Contradição da Intolerância Religiosa
No Evangelho de Marcos (Mc 9, 38-41) o discípulo João diz, para Jesus, ter visto com os demais apóstolos um homem que, em nome do próprio Jesus, expulsava os demônios. Esse homem, porém, não seguia os apóstolos e estes por isso queriam proibi-lo. Jesus então lhes disse:
"Não lho proibais, porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim." (Mc9,39)
E continuou:
"Porque quem não é contra nós é por nós." (Mc9, 40)
Ora, como havia sido questionado anteriormente, por que há tanta discórdia se quem não é contra nós é por nós? Como pode um religioso, um evangélico ou até mesmo um cristão ser contra outra religião? O próprio Jesus Cristo disse:
"QUEM NÃO É CONTRA NÓS É POR NÓS."
(Jesus Cristo)
Ademais, para deixar nítido, a que se refere esse "Nós"? O "Nós" se refere à vontade daquele que Jesus Cristo veio cumprir, ou seja, a vontade de Deus. Pois, entre outros trechos, temos o seguinte quando Jesus, ainda menino, estava no templo com os doutores e lhes fala:
"Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai (Deus)?" (Lc 2.49)
E esse:
"Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 6, 38)
Logo quem não é contra Jesus é por Jesus porque quem não é contra nós é por nós. E, por conseguinte, sendo por Jesus, estará também sendo por Deus que enviou Jesus ao mundo para fazer a sua vontade.
Por fim, a intolerância se torna a maior contradição. Analisemos:
A religião busca Deus. Quem age com intolerância para com outras religiões acredita estar engrandecendo a própria reduzindo as outras. Mas, em verdade, os intolerantes agem contra a sua própria religião, ao praticar a intolerância, se afastando do Deus.
Se Jesus, repito, disse que "quem não é contra nós é por nós" isso revela que as outras religiões, que não são contra Jesus, são por Jesus e, como havia dito, são também por Deus.
Continuando o raciocínio, se as outras religiões são também por Deus, quem age então contra as outras formas de religião age também contra Deus e, como resultado, também contra si mesmo tendo em vista que sua religião busca Deus.
Isso demonstra a contradição contida na intolerância religiosa.
E no fim,vc usou trechos de um livro pra tentar justificar que as outras religoes,de forma indireta, falam de seu "cristo",ou seja:"Eu respeito as outras religioes porque ACHO que elas falam de meu cristo,mas se isso n acontecer, quero que elas se lasquem!...SRN...Menti Oo???
@@kenshiro19x para você, Cristo e Deus são o mesmo?
@@lfredoMoraes nem um nem outro!Não sou cristão,sou budista graças a meus parentes que infelizmente foram taxados de criminosos e pagãos imundos pelos cristãos da minha cidade!Mas e curioso como vocês se preocupam com significados para afirmar a autenticidade de seu "homem sagrado" ou "homem deus"...SRN...Menti Oo???
Não necessariamente preocupado com significados, mas tentando saber o que você quer dizer com suas palavras. Pela sua história, percebo que tem um certo rancor com esse tema devido ao que fizeram com seus conhecidos. A intolerância deles está refletida em suas palavras. Por isso, fiz esse meu comentário sobre a contradição da intolerância religiosa, ou seja, entre religiões. De modo que, tanto quem faz e sofre entenda bem a consequência dos atos tendo em vista as palavras daquele que eles próprios seguem.
@@lfredoMoraes rancor não! Rancor e um dos pilares do ódio,e não tenho ódio! Apenas vontade de combater o mal disfarçado em "amor" de algo ou alguém!
Bravoooo
Boa noite, Tiago no meu ver, existe tolerância religiosa e não intolerância ,pois o país não tem uma religião oficial, o que existe por parte de alguns vândalos está intolerância que apedrejam igrejas centro espíritas e igrejas católicas,enfim o que é religião, é aquilo que liga o ser humano a sua origem, o homem vem de DEUS , mais o homem se afastou-se de DEUS procurando caminho que não lhe dar um futuro feliz a sua origem, conforme Salomão falou " há caminho que ao homem parece direito , mais o fim dele é a morte.Todo ser humano conhece o decálogo , então porque adorar outro DEUS a não ser o SENHOR, e nós evangélicos devemos esta tese para o bem de todos os seres humanos conforme JESUS mesmo falou eu vim para que tenham vida.
Veraci Arcanjo Amiga, caia na real! A minha fé é atacada assim como as religiões de matriz africana. É só ligar a tv.Dioturnamente. mas ninguém é punido e os programas diários cancelados! Dificilmente um pastor é punido por isso!
Movimentos Sociais também eram abastecidos financeiramente pelo PT.
O apresentador é mais inteligente que os convidados.
Acho que esses dois milhões, e para desviar dinheiro isso sim kkkk o povo precisa e de perna pra andar e não de dinheiro ..
E o carnaval
cuidado,tal professor utiliza a ideia de homem cordial no senso comum...sergio nunca disse que o brasileiro eh bonzinho
thiago rodrigues Há muita coisa na literatura que diz isso sim! O " brasileiro cordial" ", " Democracia racial!" , bla! bla !bla!
Deus foi criado pelo homem visando preencher as lacunas da ignorância humana.Naturalmente a civilização vai desenvolver inteligencia emocional superior e irá adotar uma visão mais conformista com relação à dúvida.Todos irão se contentar com as respostas da ciência acerca da realidade pois será conhecimento de senso comum que a inteligência humana é o único meio de encontrar a verdade.Eu tenho fé nisso.
Antonio wilson Esse é o sonho ateu. Tentaram isso na ditadura soviética. Mas as crenças continuaram a existir , ainda que de forma subterrânea, escondida. O ser humano é insatisfeito! A ciência jamais suprirá o lúdico. O sonho , o " algo mais" que o subjetivo e inexplicado sugerem.
segue sua religião, e para de se fazer de coitadinho.
Tem tanto tema importante para o ENEM apresentar. Não tem Intolerância no Brasil e sim no Oriente médio milhões de Cristãos mortos pelo Estado Islâmico. Algum cristão foi explodir uma mesquita no Brasil? Algum Muçulmano foi explodir uma igreja no Brasil ou cortou a cabeça de um bebê? Sugestão para o ENEM ex: Roubo do Nióbio no Brasil, Fim da aposentadoria e décimo terceiro para políticos corruptos, Fim do foro privilegiado para políticos.....Palhaçada esse Tema!
Não tem intolerância no Brasil? Tu acha mesmo? Só pq não afeta a tua religião, não considera intolerância? As religiões de matriz africana são julgadas e sofrem preconceito o tempo todo, como não existe?
@@vitoriasouza6942, são muito hipócritas.
Eu sou católicos creio em Deus pai todo poderoso criador do céu e da terra e em Jesus Cristo nosso senhor . Eu acho uma burrice terrível de quem pratica o cadobre e os feiticeiro os budista e até os evangélicos Jesus e o verdadeiro Deus salvador ele veio ao mundo e deixou só uma relegado junto com seus dicipolos que é a igreja católica o resto das religiões são uma aflonta contra Jesus Cristo e a sua igreja católica apostólica romana que é o corpo de Cristo pois ele fundou a sua igreja é voltou para o pai e não mandou ninguém fundar mais nem uma igreja ou religião diferente a não ser a sua igreja que ele a amou muito e deu a vida por ela vamos ver quem é maior deus pai e filho Jesus ou estas religião falsas que não vale a pena nem olha para essa porcaria de gente que não tem juiz e quer medir força com deus se deus não aceita outro deus nos católicos também não devemos aceitar fora demônios