Inês é a resposta às minhas preces para que o ser humano aprenda Matemática de verdade; Matemática é o que salva uma civilização humana inteira do atraso e da humilhação da estagnação tecnológica; Matemática te dá soberba moderada de autorealização e também te dá humildade suficiente através de exemplos que te fazem saber que não existem pessoas ou coisas melhores ou piores em utilidade social mas complementares; Matemática nos salva da chatice que seria uma vida incalculavelmente incalculável sem ela; Matemática transcende; que o amor e a paixão, ora um ora outro que eu e Inês e muitos outros temos pela Matemática faça aumentar sempre a alegria de a vermos alcançando propósitos mais viscerais em nós em nossas atividades; que Inês cumpra com exato sucesso sua missão de espalhar seu amor-aprendizado por essa ciência mãe de todas as outras (a Filosofia que me perdoe mas a Matemática é mais irmã mais nova do que filha) e, assim, ser umas das pedras de sustentação da abertura e compreensão desse código que existe fora e dentro de nós livrando a humanidade do absurdo de não enxergar a Matemática como ferramenta inicial única daquela mesma. Seu caminho não vai ser fácil por conta dos cifradores de reserva dessa ciência mas nem deve ser porque, de outra forma, eu não veria essa aguerrida apóstola cruzar a linha de chegada após dominar categoricamente o engrandecimento dessa ciência linda que nos engrandece.
Veja, uma coisa é gravar vídeos para o UA-cam, onde se pode refazer antes de publicar, caso não fique satisfeita com o resultado! Outra coisa é fazer uma apresentação impecável como essa, sem direito a regravação!l Congratulations! 🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹
Que bom, Inês, ver-te a falar assim sobre como a matemática deve ser ensinada. Temos de te agradecer pelo enorme contributo que tens dado para que a "nossa" ciência seja apreciada por mais pessoas.
Que simpatia. E que incrível apresentacão expressiva que preencheu 13 min de minha vida fazendo com que meu semblante ficasse leve e com plasticidade esticando as rugas.
Bem interessante, ver o ponto de vista de alguém que tem a matemática como amorzinho e sabe que o sistema está errado. Talvez eu repense o jeito que eu encaro matemática.
@@jeanfernandesdasilva5366 maravilhosa a sua percepção parabéns ela a convidada também é portuguesa , nem sei o que você faz aqui ! Se não gosta do ambiente não estrague .
Inês , ainda vais dar muito que falar!! És simplesmente fantástica no que fazes, no discurso que tens e na forma acutilante com que abordas o Ensino ( não só o da Matemática).... Os meus alunos adoram ver os teus vídeos e percebem que a professora deles não é a única a dizer-lhe que o importante é saber pensar,e saber fazê-lo fora da caixa . Parabéns !!
Amei a palestra! Tenho 15 anos na Educação e concordo plenamente, aprendi muito e isso vai realmente me ajudar a rever minha postura mediante ao Ensino de Matemática
Queria curtir isso mais de uma vez. Sempre fui boa em matemática, mas ela nunca foi minha matéria favorita, acho que justamente por isso, por não despertar a curiosidade em mim. É uma ótima e renovada perspectiva para ela!
Palestra incrível e que diz exatamente o que todos os alunos na escola concordam a respeito da matemática, e parece que a maioria da platéia não pensa igual à Inês. Execelente! Nota 10 pra ela e nota 01 pra platéia!
Inês és excepcional, um mulherão em todos os sentidos. Li aqui alguns comentários infelizes... não ligues, é bom sinal, são pessoas que te invejam, frustradas. És muito inteligente e terás um futuro promissor, não tenho dúvidas. Com essa idade é já tens toda essa maturidade. Também concordo que essa plateia mais parecia uma cambada de zombies, ninguém se exprimia... Merecias uma plateia melhor. Termino como comecei, és um Mulherão!!!
Parabéns pela mensagem final. Acho que cabe a cada um construir a sociedade que acredita, pena ser esta uma tarefa coletiva e que envolve embates e contradições... Sou professor de Matemática e procuro introduzir problemas de olimpíadas e explicações sobre a origem de algumas fórmulas em minhas aulas, e nesse trabalho vejo o quanto o ser humano é complexo e quanto é difícil estimular nossos alunos. Propor coisas desafiantes soam como difíceis e, portanto, inaceitáveis para muitos que procuram a praticidade de um mundo moderno e confortável. É ótimo voar e sonhar com um mundo ideal onde achamos que as outras pessoas podem atingir o mesmo estágio de consciência que nós, mas, quando colocamos nossos pés no chão, vemos que a maioria não quer ser como nós...
Parabéns, você é genial. Se no Brasil os professores tivessem a sua logica e mentalidade a educação seria perfeita!!! Por favor continue com seu canal.
No Brasil há sim professores muito bons e com muita criatividade. O que poda esta criatividade é o sistema de ensino. Nosso sistema não preza pela qualidade da aprendizagem, não investe em material e nem em professores. Ainda assim, espera ao final do ano uma tabela com dados quantitativos de aprovações e reprovações. Mesmo as "provas" não são elaboradas para avaliar o conteúdo absorvido e sim para classificar o aluno.
"A matemática é meu amorzinho!" , lembrei-me de minha pro da antiga oitava série. Ela nos ensiama a olharmos a matemática com amor e, não é que deu certo! O caminho é por aí
eu aprendi e passei a gostar de matemática depois q já havia me formado na faculdade, com mais de 30 anos, sozinho, por livros. Antes disso tinha medo de matemática, até encontrar meu próprio jeito de entender e conectá-la à minha realidade. Hj consigo ver ela em tudo. Meu trabalho de mestrado está sendo basicamente fundamentado em matemática discreta.
Achei genial ❤️❤️!!! Essa mulher é incrível. eu vou à escola e amoooo matemática, mas acho ridícula, porque não pensamos. Quando meu professor passa um exercício ou faz uma prova, o enunciado já fala oq tem que fazer, ou seja acho ridiculamente fácil ( apenas uma no máximo nos faz pensar no que fazer). Eu tento quando faço o exercício pensar sobre a fórmula e pensar realmente, tente entender ela, e não decora-la.
posso compartilhar uma historia que aconteceu comigo? Eu sofria bullying na escola, por 3 anos eu fui da mesma sala dos 2 meninos q me bullyingavam, quando minha sala finalmente separou da deles, eu fiquei mt aliviada e foi um ano mt bom, no fim desse ano, porém, a prof de biologia disse q iria misturar minha sala com a deles, quase morri e fiquei rezando mt o terço nas ferias. Não deu outra a sala não misturou, e os meninos não faziam mais bullying comigo nem nos corredores. O supervisor que não deixou misturar as salas tinha a foto de perfil do Facebook de Maria, e eu fiquei rezando o terço, que é "Ave-Maria", durante as férias. Esse é o meu testemunho, obrigada quem leu até aqui!
Pensar não é difícil. O que é difícil é que os professores deixem os alunos pensarem. As matemáticas na Grécia antiga eram ensinadas pelos filósofos , hoje são ensinadas por engenheiros e outros técnicos. Concordo consigo. Alguém tem que mudar o sistema. A Matemática é linda. Não escrevi em maiúsculas por acaso. Viva a Filosofia e viva a Matemática. Parabéns pela sua paixão. Obrigado.
Sim, em absoluto é a mais pura verdade. A supracitada disciplina realmente não é apenas para se resolver conta, pois a mesma está em tudo que se possa imaginar.
Parabens!!! Muito bom! Eu gostei suas dicas!! Seus opiniões!! Show, estou estudando engenharia Civil na UFF tenho muitos dificuldades de calculo e Física!
Inês, descordo de ti... como não é nenhum gênio? Pode ter certeza que é sim! Levar esses pontos sobre o ensino nas escolas - posso dizer que até em escala global - para uma bancada de representantes dessa classe e não medrar, não se preocupar com os aplausos e sim com a causa e com o objetivo da mensagem é de fato algo genuinamente GENIAL! Vida longa ao canal e sucesso em todos os seus projetos! Aproveito para agradecer todo o conteúdo que você tem gerado para nós!
Excelente trabalho da Inês. A questão vai além, é muito mais complexa e relacionada com o comportamento e desenvolvimento humano. Em 9:12, ela cita que aprendeu Matemática porque foi desafiada. Mas, a maioria dos alunos, nessa situação, pelo menos nas turmas do ensino básico em que trabalhei, não aceitam ou desistem dos desafios (aqui nesse contexto do ensino básico). Parece que há muitos detalhes desse perfil que estão relacionados até mesmo com a cultura local, além de outros detalhes. Prova disso é que canais que apenas se detem em mostrar "macetes" para resolver uma questão tem muitas vezes mais engajamento do que aqueles que ensinam Matemática mesmo.
Vc está totalmente certa Inês! O método de ensino precisa ser muito melhorado. Acho que muitas pessoas no mundo são na realidade podadas por uma forma de ensino nada estimulante.
Já pensei exatamente tudo que ela disse, minha alma gêmea é portuguesa haha, espero q hajam mais jovens assim, é do nosso interesse reformar essas estruturas ruins da sociedade.
pelo menos aqui no Brasil há uma inércia na educação que atravessa gerações. Muitos professores são igualmente "macaquinhos" e que não saberiam incentivar seus alunos. Existe sim todo um movimento de combate a tal cultura, mas a aplicação é bastante heterogênea em todo o país, infelizmente. Pessoas que trazem essa visão que a Inês possui auxilia e precisamos de mais pessoas como ela.
Somente hoje pude tirar um tempo para ver o vídeo publicado já ah algumas semanas, mas nunca poderia imaginar que aí em Portugal matemática fosse ensinada da mesma forma que aqui no Brasil, através de fórmulas e receitinhas que apenas induzem o aluno a ser uma máquina ao invés de criar o pensamento livre. Infelizmente não vejo perspectivas de mudanças nós próximos dois séculos, mas há uma esperança, necessitamos que mais matemáticos pensem um pouco 'fora da caixinha' para revolucionarmos o método de ensino aprendizagem de matemática.
É praticamente igual em todos os cantos do mundo. A matemática na escola é mecanizada porque é uma mentalidade educacional voltada pra o mercado de trabalho. Não estão preparando alunos pra pensar fora da caixa e sim pra serem bons profissionais nas áreas que escolherem seguir.
Slc, mas isso que você está citando tá mais para filosofia, não? ( no que tange o pensamento crítico)... Seja mais claro. O que você quer dizer com "fora da caixinha" ? Se você se refere ao método repetitivo da matemática, matemática é basicamente isso : abordar conceitos e exercitá-los . Eu , particulamente, acho que o que falta é mais exercícios e, no momento propício, dominar os conceitos exercitados (descobrir daonde veio, para quê veio e COMO veio...) !! Eu andei folheando uns livros do mec e, tirando os graves erros de revisão e ortográficos , o método de absorção do conteúdo em sí segue um cronograma bem interessante (o único defeito, ao meu ver, é que 1 ano inteiro para um livro de cada série é muito pouco conteúdo, e muito pouco exercício, deveria ter muito mais).
Um dos únicos países que eu conheço que realmente provoca aprendizagem nos alunos e a Finlândia, onde não existem escolas e faculdades particulares e o ensino é de altíssimo nível em qualquer escola.
Quando eu tinha 16 anos de idade eu reprovei em matemática. Neste vídeo agora eu entendi o motivo. Quanto a plateia, parece que eram todos matemáticos!
Sou brasileiro e nunca vi ninguém falar de matemática como você. Parabéns! Não "gosto de matemática" acho que fui mal instruído, depois do seu vídeo eu tenho certeza.
Uma pena não gostar desta maravilhosa área do saber. O bom da matemática é que não se decora e funciona de forma lógica. Os seus principais são inabaláveis.
Apesar de ser portuguesa ela tem um leve sotaque ao falar o R. Tipo os paulistanos no Brasil. No Brasil e no Paraguai esse fenômeno ocorreu por causa dos indígenas , agora eu quero saber o surgimento desse sotaque aí em Portugal . Muito interessante
Estou curioso para saber o que ela vai conseguir fazer no futuro da matemática. Concordo com ela, o ensino não deveria ser teoria e depois prática, mas ao contrário.
O vídeo é um discurso que agrada grande parte do público, principalmente as pessoas que não gostam de Matemática e as pessoas que não gostam de estudar, de se esforçar. É o discurso que o conhecimento mora num parque de diversões e que para obtê-lo, descobri-lo e até mesmo "cria-lo" basta brincar, e portanto a escola tem que ser sempre e obrigatoriamente divertida, etc. Seria lindo se a realidade do universo fosse assim, mas infelizmente não é...não estou aqui a vender pessimismo, muito menos otimismo...o fato é que as coisas da realidade são dinâmicas, não estão situadas "nem sobre o 8, muito menos sobre o 80" e isto vale inclusive para a Matemática...dito isto, aprender Matemática, e sobretudo fazer Matemática, exige doses de várias coisas, não basta exigir apenas raciocínio...alias talvez este seja um dos ingredientes mais superestimados no ato de lidar com Matemática...a Matemática exige outros ingredientes além do raciocínio (processamento de informação), e em doses até maiores, exige sim, memorização (como qualquer outro conhecimento); exige repetição (como em qualquer outro conhecimento) para auxiliar na fixação de conceitos essenciais na memória permanente das pessoas; exige métodos (algoritmos) para que as pessoas não se percam em raciocínios longos e dispendiosos de energia; exige concentração; exige disciplina; exige persistência; exige inteligência emocional para lidar com o fracasso e com a euforia desmedida que pode induzir ao erro; exige olhar criterioso (de inspeção) pois na Matemática o "diabo" mora nos mínimos detalhes; exige doses cavalares de dedicação, transpiração, bunda na cadeira, cara colada nos livros; e para produzir Matemática exige-se um ingrediente muito mais importante que o raciocínio, que é a criatividade, que na maioria das pessoas só se desperta com o somatório de todas as outras habilidade citadas, já que a criatividade em Matemática reside em preencher lacunas que outras pessoas (matemáticos) ainda não preencheram. Digo tudo isto, não para ser o chato, mas para compartilhar minha experiência de vida e profissional como matemático que sou. Matemática é composta por muitas variáveis, existe a paixão, mas também existe o sofrimento, a sensação do dever cumprido, da rotina, da responsabilidade profissional e social, etc. Não dá para resumir algo como Matemática, e qualquer outro conhecimento humano, apenas como paixão. Se alguém quer um dia produzir Matemática, teorias matemáticas, saiba que não é necessário ser um gênio do raciocínio para isto, é algo que exige muito mais trabalho prolongado (ao longo de anos) das competências que citei anteriormente. Para se fazer uma boa teoria matemática as vezes vale muito mais propor uma boa definição do que propor um belo teorema. Ah e eu concordo plenamente que Matemática não é fazer contas, até mesmo porque por definição Mathema é conhecimento e Tika é arte, oficio, logo Matemática é a ciência da compreensão dos fenômenos universais (padrões) por meio do método axiomático, ou seja, contas são apenas um sub-sub-sub-sub-rotina (ferramenta) dentro da Matemática e talvez seja a definição de Matemática que deva ser trabalhada nas escolas (existem muitos professores de Matemática que não sabem a definição de Matemática) e não transformar as aulas de Matemática na sucursal da Disney, as pessoas não são todas iguais e nem todo aluno está afim de ir diariamente para um parque de diversões.
Quanta baboseira pra discutir uma coisa que morreu no básico há muito tempo! Tudo o que se ensina hoje é 'matemática vintage', nada mais! É o tipo "status" mental que alguns querem ostentar. Pode argumentar diferente, a lógica será sempre essa.
SRickardoFM explique melhor o que você quer dizer por "morreu no básico a muito tempo"...Se você se refere a Matemática, esta ciência de mais de 5 mil anos, que é universal e atemporal, então há alguma inconsistência no seu discurso, pois algo que é universal e atemporal não morre....Se as descobertas e desenvolvimento da Matemática nas últimas décadas como Teoria de Lie, Teoria da Medida e Integração, Análise Funcional, Geometria Riemanniana, Geometria Diferencial, Topologia, Sistemas Dinâmicos, Teoria de Controle, etc, são coisas vintages então eu não sei o que é vintage, são matemáticas tão avançadas e que trabalham com fenômenos concretos (materiais) do universo que não há áreas aplicadas ou engenharias que consigam utilizar tais matemáticas, não por não haver aplicabilidade, mas sim por não haver recursos humanos capacitados nestas outras áreas para entender as premissas mais elementares destas teorias... infelizmente a Matemática atual está 300 anos no futuro em relação as engenharias atuais que se fundamentam e usam mal e porcamente Cálculo Diferencial e Integral desenvolvido a 300 anos atrás. E isto desvaloriza o Cálculo como Matemática, claro que não... é o que a humanidade na sua maioria consegue usar atualmente com a formação que lhe é ofertada, é básico, mas é útil, não dá para ir ao avançado sem passar pelo básico... Então por favor respeito ao básico, sem ele não se chega ao avançado.
mgovmat Eu sou apenas mais uma aluna, e tenho muita coisa para aprender ainda. Mas acredito que a matemática poderia ser ensinada de um jeito mais leve, sabe? Ela, como qualquer outra área, tem seu lado chato e "difícil", mas se ao menos nós (os alunos) soubéssemos para que aprendemos aquilo (além de ser para aplicar nas provas), já seria um bom começo. O Português, por exemplo, me ensina a entender a linguagem e a passar uma mensagem de forma clara, para que ela possa ser compreendida mais facilmente. E matemática também tem uma grande função na minha vida, o que quero dizer é que eu não consigo entender onde vou aplicar todas aquelas fórmulas, sabe? Elas existem por um motivo, e se as aprendemos é porque elas são importantes. Mas importantes pra quê? Para fazermos decorebas e as aplicarmos nas provas e só? Ps.: Eu não sabia o que "Matemática" significava, obrigada por explicar! :)
Bom e importante a matemática mas para mim sempre foi difícil aprender e fazer kkk mas parabéns a ela , e que realmente matemática e tudo na terra tudo e composto de lógica razão etc .... Cada um no seu talento e no seu saber !!!! Agora minha praia e mais a filosofia e a teologia kkkk resumindo sou péssimo em exatas kkk sempre bom em humanas!!!
Matemática me foi ensinado como algo dificil, entediante e sem sentido... Ao estudar para concursos publicos, descobri o raciocínio logico e amei!!
infelizmente a cultura pop faz um trabalho terrivel em demonizar a matematica
Inês é a resposta às minhas preces para que o ser humano aprenda Matemática de verdade; Matemática é o que salva uma civilização humana inteira do atraso e da humilhação da estagnação tecnológica; Matemática te dá soberba moderada de autorealização e também te dá humildade suficiente através de exemplos que te fazem saber que não existem pessoas ou coisas melhores ou piores em utilidade social mas complementares; Matemática nos salva da chatice que seria uma vida incalculavelmente incalculável sem ela; Matemática transcende; que o amor e a paixão, ora um ora outro que eu e Inês e muitos outros temos pela Matemática faça aumentar sempre a alegria de a vermos alcançando propósitos mais viscerais em nós em nossas atividades; que Inês cumpra com exato sucesso sua missão de espalhar seu amor-aprendizado por essa ciência mãe de todas as outras (a Filosofia que me perdoe mas a Matemática é mais irmã mais nova do que filha) e, assim, ser umas das pedras de sustentação da abertura e compreensão desse código que existe fora e dentro de nós livrando a humanidade do absurdo de não enxergar a Matemática como ferramenta inicial única daquela mesma. Seu caminho não vai ser fácil por conta dos cifradores de reserva dessa ciência mas nem deve ser porque, de outra forma, eu não veria essa aguerrida apóstola cruzar a linha de chegada após dominar categoricamente o engrandecimento dessa ciência linda que nos engrandece.
Foi ótimo! Parabéns, Inês. Sou seu fã.
Mano, que oratória é essa????? Que menina talentosa.
Gosto do canal dela
Verdade
@@aquilesdearaujosousa6967 qual o nome do canal?
@@carlosvinicius8466 mathgurl
eu li q otária é essa kkkkkk ufa
Gente ela arrasou... Adoro o jeito descontraído dela de falar. E fala muito bem em público!! Deveria fazer mais palestras!! Um beijo Evandro - Brasil
Gostei muito desta jovem, muito culta e preparada. Parabéns miúda e que Deus te conceda sempre.
Veja, uma coisa é gravar vídeos para o UA-cam, onde se pode refazer antes de publicar, caso não fique satisfeita com o resultado! Outra coisa é fazer uma apresentação impecável como essa, sem direito a regravação!l
Congratulations! 🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹🇧🇷🇵🇹
Que plateia mais desanimada. Uma palestra dessas é de se aplaudir de pé.
Eliseu Albuquerque Aplaudir para que fim?? Não se vai a uma palestra para aplaudir e sim para adquirir conhecimento. 😂😂😂😂👊
Ligiane Lima aínda bem que você me disse, Lidiane.Obrigado por esclarecer para que serve uma palestra.
Verdade
Verdade. Eles ficaram todos chateados, uma miúda a ensinar os “velhos” 🤣🤦🏻♀️
não entendi quase nada do que ela falou....
Com todo o carinho e destreza de uma mestra, deu o recado e nos intimou a fazer alguma coisa. Aplaudo de corpo e alma a tua atitude.
Esta miúda vai acabar na televisão!!! Brilhante comunicadora. Parabéns
Que bom, Inês, ver-te a falar assim sobre como a matemática deve ser ensinada. Temos de te agradecer pelo enorme contributo que tens dado para que a "nossa" ciência seja apreciada por mais pessoas.
Que simpatia. E que incrível apresentacão expressiva que preencheu 13 min de minha vida fazendo com que meu semblante ficasse leve e com plasticidade esticando as rugas.
Uma excelente comunicadora. Sou professor. Sim. É preciso explicar aos jovens em que é que aprender contribui para a sua felicidade. Brilhante!
Bem interessante, ver o ponto de vista de alguém que tem a matemática como amorzinho e sabe que o sistema está errado. Talvez eu repense o jeito que eu encaro matemática.
Que exemplo de menina. E que platéia chata, ta doido.
Berebecant ́s Eu acho que a plateia reage bem, mas se dá mais prioridade ao som da mulher
Cultura deles
Na minha opinião o publico brasileiro é muito efusivo já o nosso ( português ) é muito mais calmo não é por fazermos festas que não estamos a gostar
Se estivessem a dançar ou no forró não estavam a aprender !
@@jeanfernandesdasilva5366 maravilhosa a sua percepção parabéns ela a convidada também é portuguesa , nem sei o que você faz aqui ! Se não gosta do ambiente não estrague .
Nossa, ela é incrível! Isso até me incentivou, pois eu estava precisando! Tudo o que ela disse também se aplica ao Brasil. Br aqui.
E esse cara que vai no tedx e fica só no celular? Que falta de respeito!
Inês , ainda vais dar muito que falar!! És simplesmente fantástica no que fazes, no discurso que tens e na forma acutilante com que abordas o Ensino ( não só o da Matemática).... Os meus alunos adoram ver os teus vídeos e percebem que a professora deles não é a única a dizer-lhe que o importante é saber pensar,e saber fazê-lo fora da caixa . Parabéns !!
Amei a palestra!
Tenho 15 anos na Educação e concordo plenamente, aprendi muito e isso vai realmente me ajudar a rever minha postura mediante ao Ensino de Matemática
Queria curtir isso mais de uma vez.
Sempre fui boa em matemática, mas ela nunca foi minha matéria favorita, acho que justamente por isso, por não despertar a curiosidade em mim. É uma ótima e renovada perspectiva para ela!
Palestra incrível e que diz exatamente o que todos os alunos na escola concordam a respeito da matemática, e parece que a maioria da platéia não pensa igual à Inês. Execelente! Nota 10 pra ela e nota 01 pra platéia!
Sempre gostei de saber por que se chegou a uma determinada fórmula. É incrível como saber isso me fazia entender e guardar o conhecimento.
Inês és excepcional, um mulherão em todos os sentidos. Li aqui alguns comentários infelizes... não ligues, é bom sinal, são pessoas que te invejam, frustradas. És muito inteligente e terás um futuro promissor, não tenho dúvidas. Com essa idade é já tens toda essa maturidade. Também concordo que essa plateia mais parecia uma cambada de zombies, ninguém se exprimia... Merecias uma plateia melhor. Termino como comecei, és um Mulherão!!!
Vou voltar a estudar e quero a Inês como professora. Maravilha de menina ❤️. Tão simples e tão inteligente.
Parabéns pela mensagem final. Acho que cabe a cada um construir a sociedade que acredita, pena ser esta uma tarefa coletiva e que envolve embates e contradições... Sou professor de Matemática e procuro introduzir problemas de olimpíadas e explicações sobre a origem de algumas fórmulas em minhas aulas, e nesse trabalho vejo o quanto o ser humano é complexo e quanto é difícil estimular nossos alunos. Propor coisas desafiantes soam como difíceis e, portanto, inaceitáveis para muitos que procuram a praticidade de um mundo moderno e confortável. É ótimo voar e sonhar com um mundo ideal onde achamos que as outras pessoas podem atingir o mesmo estágio de consciência que nós, mas, quando colocamos nossos pés no chão, vemos que a maioria não quer ser como nós...
Que belíssimo sotaque, que belíssima palestra. Matemática é MARAVILHOSAAA!
Eu amo a matemática e a física durante a faculdade de engenharia elétrica foi só oque vimos rsrsrsrs SUCESSO ! no canal.
te desafio a vencer a roleta e obter lucro a longo praso (quanto mais jogas mais acumulas) deves conseguir com teu currículo ou não?
mas calma tens apenas 4 segundos para os cálculos kkk
Givaldo Mascarenhas mundo da comunicação você trabalha na área de engenharia elétrica?
Adorei!!! Continue nesta sua missão de fazer e trazer alegria para uma área tão necessária, mas que ainda...como você bem expôs precisa de alegria.
Eu adoro sua oratória, Inês! Parabéns pela apresentação!
A matemática é meu amorzinho.
eu li seu comentario exatamente na hora q ela falou kkkk
Engraçado, eu também
Eu tbm kk
Então você é corno, porque ela também é meu amorzinho.
Raphael Gomes Gualandi eu tbm 😂
Amei sua palestra...compartilho com sua idéia de uma reforma educacional...isso é válido também aqui para o Brasil...parabéns!
Parabéns, você é genial. Se no Brasil os professores tivessem a sua logica e mentalidade a educação seria perfeita!!! Por favor continue com seu canal.
No Brasil há sim professores muito bons e com muita criatividade. O que poda esta criatividade é o sistema de ensino. Nosso sistema não preza pela qualidade da aprendizagem, não investe em material e nem em professores. Ainda assim, espera ao final do ano uma tabela com dados quantitativos de aprovações e reprovações. Mesmo as "provas" não são elaboradas para avaliar o conteúdo absorvido e sim para classificar o aluno.
"A matemática é meu amorzinho!" , lembrei-me de minha pro da antiga oitava série. Ela nos ensiama a olharmos a matemática com amor e, não é que deu certo! O caminho é por aí
eu aprendi e passei a gostar de matemática depois q já havia me formado na faculdade, com mais de 30 anos, sozinho, por livros. Antes disso tinha medo de matemática, até encontrar meu próprio jeito de entender e conectá-la à minha realidade. Hj consigo ver ela em tudo. Meu trabalho de mestrado está sendo basicamente fundamentado em matemática discreta.
Genial, empolgante e inspirador! Só gratidão ao Ted por prover eventos e compartilhar pessoas com ideais magníficas como essas!
Conheci o canal ontem, e o UA-cam me indicou está palestra, perfeito grata
Parabéns!!! Fui professor algum tempo e sempre pensei assim... é preciso educar e não adestrar...
Achei genial ❤️❤️!!! Essa mulher é incrível. eu vou à escola e amoooo matemática, mas acho ridícula, porque não pensamos. Quando meu professor passa um exercício ou faz uma prova, o enunciado já fala oq tem que fazer, ou seja acho ridiculamente fácil ( apenas uma no máximo nos faz pensar no que fazer). Eu tento quando faço o exercício pensar sobre a fórmula e pensar realmente, tente entender ela, e não decora-la.
posso compartilhar uma historia que aconteceu comigo? Eu sofria bullying na escola, por 3 anos eu fui da mesma sala dos 2 meninos q me bullyingavam, quando minha sala finalmente separou da deles, eu fiquei mt aliviada e foi um ano mt bom, no fim desse ano, porém, a prof de biologia disse q iria misturar minha sala com a deles, quase morri e fiquei rezando mt o terço nas ferias. Não deu outra a sala não misturou, e os meninos não faziam mais bullying comigo nem nos corredores. O supervisor que não deixou misturar as salas tinha a foto de perfil do Facebook de Maria, e eu fiquei rezando o terço, que é "Ave-Maria", durante as férias. Esse é o meu testemunho, obrigada quem leu até aqui!
Espetacular esta menina gênio..,
Legal! Gostei muito da sua explanação do sobre o raciocínio.
Pensar não é difícil. O que é difícil é que os professores deixem os alunos pensarem. As matemáticas na Grécia antiga eram ensinadas pelos filósofos , hoje são ensinadas por engenheiros e outros técnicos. Concordo consigo. Alguém tem que mudar o sistema. A Matemática é linda. Não escrevi em maiúsculas por acaso. Viva a Filosofia e viva a Matemática. Parabéns pela sua paixão. Obrigado.
Sim, em absoluto é a mais pura verdade. A supracitada disciplina realmente não é apenas para se resolver conta, pois a mesma está em tudo que se possa imaginar.
Video excelente, expressou muita coisa que eu sentia faz tempo mas nao pude expressar tao bem. Abraco do Brasil!
Parabens!!! Muito bom! Eu gostei suas dicas!! Seus opiniões!! Show, estou estudando engenharia Civil na UFF tenho muitos dificuldades de calculo e Física!
Inês, descordo de ti... como não é nenhum gênio? Pode ter certeza que é sim! Levar esses pontos sobre o ensino nas escolas - posso dizer que até em escala global - para uma bancada de representantes dessa classe e não medrar, não se preocupar com os aplausos e sim com a causa e com o objetivo da mensagem é de fato algo genuinamente GENIAL! Vida longa ao canal e sucesso em todos os seus projetos! Aproveito para agradecer todo o conteúdo que você tem gerado para nós!
Que lindo, que inspiração ! Amei
Caralho mano , precisamos de mais pessoas assim no mundo e na nossa vida cara 😍✊
Excelente trabalho da Inês.
A questão vai além, é muito mais complexa e relacionada com o comportamento e desenvolvimento humano.
Em 9:12, ela cita que aprendeu Matemática porque foi desafiada. Mas, a maioria dos alunos, nessa situação, pelo menos nas turmas do ensino básico em que trabalhei, não aceitam ou desistem dos desafios (aqui nesse contexto do ensino básico).
Parece que há muitos detalhes desse perfil que estão relacionados até mesmo com a cultura local, além de outros detalhes.
Prova disso é que canais que apenas se detem em mostrar "macetes" para resolver uma questão tem muitas vezes mais engajamento do que aqueles que ensinam Matemática mesmo.
Que palestra maravilhosa. Perfeito Inês!
Inês, parece-me teres nascido para isto, boa palestra!
Poderás ser a nossa futura N.dG.Tyson, hein?
Maravilhosaaa e incrivelmente talentosa em tudo que fala 🤗😘
Não acredito em discurso , ela gosta de matemática e faz contas e faz com que a matéria seja prazerosa. Quem não faz conta reprova. Parabéns garota.
Muito bonito Inês, quem faz o que pode, (e tudo já fazes muito), a mais não é obrigado. Com a tua vontade vais alcaçar muitas coisas!
Gostei muito de sua palestra..... obrigado..
A sua opinião e a minha convergem, compartilhamos o mesmo amor, me emocionei com aquilo que falaste !!
Inês é uma professora nata.
Ameiii a palestra!! Ótima palestrante!!
Amooo matemática!!! ❤🌹
Vc está totalmente certa Inês! O método de ensino precisa ser muito melhorado. Acho que muitas pessoas no mundo são na realidade podadas por uma forma de ensino nada estimulante.
Essa mulher entende do assunto! Muito bom!
Vi essa palestra há três anos , hoje estou aqui de novo .
Vou me escrever no seu canal, e indicar aos meus amigos. Parabéns!!!
Parabéns pela palestra simples e lógica .
Já pensei exatamente tudo que ela disse, minha alma gêmea é portuguesa haha, espero q hajam mais jovens assim, é do nosso interesse reformar essas estruturas ruins da sociedade.
Muito bem! Os prof têm q motivar os alunos, falou tudo!!
Eu estava procurando vídeos de como aprender matemática e esse foi o melhor sem dúvidas.
Mas que bem Inês! Muitas felicidades e um futuro Prospero. Bjs
Muito bom Inês eu concordo que intercalar alguns desafios era mto mais motivante e desenvolvia mais.
VAI INÊS! ÉS MARAVILHOSA❤❤❤
Abençoe sempre.
Sensacional!!! Gostaria que todos os professores pensassem desta maneira.
Amei o vídeo. Realmente a educação precisa abrir suas portas para o novo. Estamos reprimindo gênios matemáticos..
Parabéns Inês. Continue assim.
Inês, tu é demais!
pelo menos aqui no Brasil há uma inércia na educação que atravessa gerações. Muitos professores são igualmente "macaquinhos" e que não saberiam incentivar seus alunos.
Existe sim todo um movimento de combate a tal cultura, mas a aplicação é bastante heterogênea em todo o país, infelizmente.
Pessoas que trazem essa visão que a Inês possui auxilia e precisamos de mais pessoas como ela.
Somente hoje pude tirar um tempo para ver o vídeo publicado já ah algumas semanas, mas nunca poderia imaginar que aí em Portugal matemática fosse ensinada da mesma forma que aqui no Brasil, através de fórmulas e receitinhas que apenas induzem o aluno a ser uma máquina ao invés de criar o pensamento livre. Infelizmente não vejo perspectivas de mudanças nós próximos dois séculos, mas há uma esperança, necessitamos que mais matemáticos pensem um pouco 'fora da caixinha' para revolucionarmos o método de ensino aprendizagem de matemática.
Vilmar F. Candido Essa é fórmula universal, usada por governantes de todos os lugares em todos os pontos da história (em camuflagens diferentes).
também nao sabia, imaginava que fosse ao menos um pouco diferente.
É praticamente igual em todos os cantos do mundo. A matemática na escola é mecanizada porque é uma mentalidade educacional voltada pra o mercado de trabalho. Não estão preparando alunos pra pensar fora da caixa e sim pra serem bons profissionais nas áreas que escolherem seguir.
Slc, mas isso que você está citando tá mais para filosofia, não? ( no que tange o pensamento crítico)... Seja mais claro. O que você quer dizer com "fora da caixinha" ? Se você se refere ao método repetitivo da matemática, matemática é basicamente isso : abordar conceitos e exercitá-los . Eu , particulamente, acho que o que falta é mais exercícios e, no momento propício, dominar os conceitos exercitados (descobrir daonde veio, para quê veio e COMO veio...) !! Eu andei folheando uns livros do mec e, tirando os graves erros de revisão e ortográficos , o método de absorção do conteúdo em sí segue um cronograma bem interessante (o único defeito, ao meu ver, é que 1 ano inteiro para um livro de cada série é muito pouco conteúdo, e muito pouco exercício, deveria ter muito mais).
Um dos únicos países que eu conheço que realmente provoca aprendizagem nos alunos e a Finlândia, onde não existem escolas e faculdades particulares e o ensino é de altíssimo nível em qualquer escola.
Atingiram a perfeição 😂🤣🤣🤣👌
És fantástica. Muito bem. Parabéns !
Achei esse gênio hoje. 👏🏽❤😗
Gente essa garota é tudo de bom, adorei
Nossa! Legal! Eu amei! 👏👏👏
Agradeço o vídeo! 👍✌
Ela é demais!
Que grande oratória
Quando eu tinha 16 anos de idade eu reprovei em matemática. Neste vídeo agora eu entendi o motivo.
Quanto a plateia, parece que eram todos matemáticos!
Incrível!! Talento !! Amei
Sou brasileiro e nunca vi ninguém falar de matemática como você. Parabéns! Não "gosto de matemática" acho que fui mal instruído, depois do seu vídeo eu tenho certeza.
Uma pena não gostar desta maravilhosa área do saber. O bom da matemática é que não se decora e funciona de forma lógica. Os seus principais são inabaláveis.
muito bom, a matemática e muito mais que formulas prontas
No jogo da moeda eu cheguei a msm conclusão antes de ouvir a resposta, me sentí um gênio kkkk
She is amazing!
Very Nice your Chanel in UA-cam!
*Conheci a Inês por meio desse vídeo!* 😍
Emocionante!
Não é só uma questão de mostrar ao estudantes o valor de aprender, mas, ao menos aqui no Brasil, de gerar esse valor.
Apesar de ser portuguesa ela tem um leve sotaque ao falar o R. Tipo os paulistanos no Brasil. No Brasil e no Paraguai esse fenômeno ocorreu por causa dos indígenas , agora eu quero saber o surgimento desse sotaque aí em Portugal . Muito interessante
Estou curioso para saber o que ela vai conseguir fazer no futuro da matemática.
Concordo com ela, o ensino não deveria ser teoria e depois prática, mas ao contrário.
Sempre bom relembrar essa palestra
Gostei do ânimo dela👏👏👏
Muito bem ! Parabéns ....
O vídeo é um discurso que agrada grande parte do público, principalmente as pessoas que não gostam de Matemática e as pessoas que não gostam de estudar, de se esforçar. É o discurso que o conhecimento mora num parque de diversões e que para obtê-lo, descobri-lo e até mesmo "cria-lo" basta brincar, e portanto a escola tem que ser sempre e obrigatoriamente divertida, etc. Seria lindo se a realidade do universo fosse assim, mas infelizmente não é...não estou aqui a vender pessimismo, muito menos otimismo...o fato é que as coisas da realidade são dinâmicas, não estão situadas "nem sobre o 8, muito menos sobre o 80" e isto vale inclusive para a Matemática...dito isto, aprender Matemática, e sobretudo fazer Matemática, exige doses de várias coisas, não basta exigir apenas raciocínio...alias talvez este seja um dos ingredientes mais superestimados no ato de lidar com Matemática...a Matemática exige outros ingredientes além do raciocínio (processamento de informação), e em doses até maiores, exige sim, memorização (como qualquer outro conhecimento); exige repetição (como em qualquer outro conhecimento) para auxiliar na fixação de conceitos essenciais na memória permanente das pessoas; exige métodos (algoritmos) para que as pessoas não se percam em raciocínios longos e dispendiosos de energia; exige concentração; exige disciplina; exige persistência; exige inteligência emocional para lidar com o fracasso e com a euforia desmedida que pode induzir ao erro; exige olhar criterioso (de inspeção) pois na Matemática o "diabo" mora nos mínimos detalhes; exige doses cavalares de dedicação, transpiração, bunda na cadeira, cara colada nos livros; e para produzir Matemática exige-se um ingrediente muito mais importante que o raciocínio, que é a criatividade, que na maioria das pessoas só se desperta com o somatório de todas as outras habilidade citadas, já que a criatividade em Matemática reside em preencher lacunas que outras pessoas (matemáticos) ainda não preencheram. Digo tudo isto, não para ser o chato, mas para compartilhar minha experiência de vida e profissional como matemático que sou. Matemática é composta por muitas variáveis, existe a paixão, mas também existe o sofrimento, a sensação do dever cumprido, da rotina, da responsabilidade profissional e social, etc. Não dá para resumir algo como Matemática, e qualquer outro conhecimento humano, apenas como paixão. Se alguém quer um dia produzir Matemática, teorias matemáticas, saiba que não é necessário ser um gênio do raciocínio para isto, é algo que exige muito mais trabalho prolongado (ao longo de anos) das competências que citei anteriormente. Para se fazer uma boa teoria matemática as vezes vale muito mais propor uma boa definição do que propor um belo teorema. Ah e eu concordo plenamente que Matemática não é fazer contas, até mesmo porque por definição Mathema é conhecimento e Tika é arte, oficio, logo Matemática é a ciência da compreensão dos fenômenos universais (padrões) por meio do método axiomático, ou seja, contas são apenas um sub-sub-sub-sub-rotina (ferramenta) dentro da Matemática e talvez seja a definição de Matemática que deva ser trabalhada nas escolas (existem muitos professores de Matemática que não sabem a definição de Matemática) e não transformar as aulas de Matemática na sucursal da Disney, as pessoas não são todas iguais e nem todo aluno está afim de ir diariamente para um parque de diversões.
Não sou a favor do ensino 100% "divertido" mas acho que deveríamos intercalar bastante no ensino para não ser algo tão maçante.
Quanta baboseira pra discutir uma coisa que morreu no básico há muito tempo! Tudo o que se ensina hoje é 'matemática vintage', nada mais! É o tipo "status" mental que alguns querem ostentar. Pode argumentar diferente, a lógica será sempre essa.
SRickardoFM explique melhor o que você quer dizer por "morreu no básico a muito tempo"...Se você se refere a Matemática, esta ciência de mais de 5 mil anos, que é universal e atemporal, então há alguma inconsistência no seu discurso, pois algo que é universal e atemporal não morre....Se as descobertas e desenvolvimento da Matemática nas últimas décadas como Teoria de Lie, Teoria da Medida e Integração, Análise Funcional, Geometria Riemanniana, Geometria Diferencial, Topologia, Sistemas Dinâmicos, Teoria de Controle, etc, são coisas vintages então eu não sei o que é vintage, são matemáticas tão avançadas e que trabalham com fenômenos concretos (materiais) do universo que não há áreas aplicadas ou engenharias que consigam utilizar tais matemáticas, não por não haver aplicabilidade, mas sim por não haver recursos humanos capacitados nestas outras áreas para entender as premissas mais elementares destas teorias... infelizmente a Matemática atual está 300 anos no futuro em relação as engenharias atuais que se fundamentam e usam mal e porcamente Cálculo Diferencial e Integral desenvolvido a 300 anos atrás. E isto desvaloriza o Cálculo como Matemática, claro que não... é o que a humanidade na sua maioria consegue usar atualmente com a formação que lhe é ofertada, é básico, mas é útil, não dá para ir ao avançado sem passar pelo básico... Então por favor respeito ao básico, sem ele não se chega ao avançado.
SRickardoFM não dá pra entender o que você escreve.
mgovmat Eu sou apenas mais uma aluna, e tenho muita coisa para aprender ainda. Mas acredito que a matemática poderia ser ensinada de um jeito mais leve, sabe? Ela, como qualquer outra área, tem seu lado chato e "difícil", mas se ao menos nós (os alunos) soubéssemos para que aprendemos aquilo (além de ser para aplicar nas provas), já seria um bom começo.
O Português, por exemplo, me ensina a entender a linguagem e a passar uma mensagem de forma clara, para que ela possa ser compreendida mais facilmente. E matemática também tem uma grande função na minha vida, o que quero dizer é que eu não consigo entender onde vou aplicar todas aquelas fórmulas, sabe? Elas existem por um motivo, e se as aprendemos é porque elas são importantes. Mas importantes pra quê? Para fazermos decorebas e as aplicarmos nas provas e só?
Ps.: Eu não sabia o que "Matemática" significava, obrigada por explicar! :)
Bom e importante a matemática mas para mim sempre foi difícil aprender e fazer kkk mas parabéns a ela , e que realmente matemática e tudo na terra tudo e composto de lógica razão etc .... Cada um no seu talento e no seu saber !!!! Agora minha praia e mais a filosofia e a teologia kkkk resumindo sou péssimo em exatas kkk sempre bom em humanas!!!
👏👏 Palestra incrível!