A IDEOLOGIA ESCONDIDA EM HARRY POTTER | TV Cringe

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 1,5 тис.

  • @tvcringebrasil
    @tvcringebrasil  Місяць тому +43

    Conheça a FILMICCA: filmicca.com.br/
    Use o cupom: METEOROBR e receba 20% de desconto no plano anual. De R$ 120 por R$ 96!

    • @paula__marquezini
      @paula__marquezini Місяць тому +2

      Na Mubi também tem cinema do mundo todo, a Filmicca não é a única como a senhorita disse, tá bom KI RI DAH!!!!!

    • @sandrastephandesouzatelles6912
      @sandrastephandesouzatelles6912 Місяць тому +1

      Na Fílmica, os filmes são dublados?

    • @מלכִיצדק-ג6ק
      @מלכִיצדק-ג6ק Місяць тому

      "Deus não me deu voz pra ler esse tipo de coisa não." Bom, na Bíblia Deus ensina como escravizar, como espancar o escravo e como se faz a venda do escravo.

    • @Jose-yj5ue
      @Jose-yj5ue Місяць тому

      ​@@מלכִיצדק-ג6קsó falta agora vc ler o novo testamento, pra conseguir entender que até mesmo Jesus Cristo com sua nova filosofia, teve dificuldade pra enfrentar todos esses problemas estruturas.

    • @מלכִיצדק-ג6ק
      @מלכִיצדק-ג6ק Місяць тому

      @@Jose-yj5ue eu já li o novo testamento. Se gerações futuras escrever novos livros sobre Hitler e o nazismo falando coisas boas não faz os antigos deixarem de ser nojento.

  • @cm99617
    @cm99617 Місяць тому +443

    Gente, a parte do elfos é mais profunda.
    No fim, a Hermione lidera um movimento de libertação, vira ministra da magia, faz uma revolução nos diretos dos elfos e reformas no próprio ministério.

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +113

      A Hermione por vir do nosso mundo percebe a problemática dos elfos e mostra até pro cabeça dura do Rony o problema.
      Minha interpretação, é que não é simplesmente dando liberdade que se liberta o escravizado. A famosa mentalidade.
      Como foi no brasil. Deram a liberdade e não deram cidadania e deu no que deu.

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +55

      O canal Caldeirão Furado trás vídeos muito bons sobre essas questões, principalmente os mais antigos.

    • @ciro_costa
      @ciro_costa Місяць тому +8

      isso tá no livro?

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +33

      @@ciro_costa Parte nos originais e parte nos livros e materiais seguintes.
      Uma das partes românticas entre Rony e Hermione é o Rony se preocupando com os Elfos, não os vendo como parte da mobília. A Hermione se enche de orgulho e todo aquele romance.

    • @mkra7769
      @mkra7769 Місяць тому +11

      @@ciro_costa Não lmao

  • @docdelta
    @docdelta Місяць тому +261

    Olha, eu gosto de Harry Potter, mas não me considero nenhum Potterhead.
    Li todos os livros, apenas uma vez, já adulto. E não vi nenhum desses subtextos apresentados. Até entendo que a autora (com quem não simpatizo nem um pouco) tenha feito um péssimo trabalho em desenvolver os temas polêmicos que ela mesmo se propôs a apresentar, mas todas essas interpretações são completamente subjetivas.
    Eu nunca senti que a história queria mostrar a posição da Hermione como a errada. Foi mais como se ela fosse uma heroína solitária lutando contra o status quo.
    O personagem do Lupin até poderia representar alguém com uma doença estigmatizada, mas mesmo assim sempre foi mostrado como uma pessoa boa que sofria num mundo injusto.
    Os duendes serem banqueiros, no meu entender tem mais a ver com fábulas de eles guardarem tesouros do que necessariamente uma alusão a judeus, e ainda que fossem, novamente, em determinado momento eles são apresentados como vítimas de preconceito pelos alt-right do mundo bruxo.
    No geral, a única coisa que a série estabeleceu com muita clareza foi a posição de vilões para aquela parcela do mundo bruxo que acreditava ser de puro sangue e que todos os demais deveriam ser exterminados. Então, se está estabelecendo que nazistas são maus, pra mim tá ok.
    Procurar todos esses subtextos mal definidos e ao mesmo tempo ignorar o sentido explícito da mensagem principal é um jeito bem preguiçoso de tentar fazer alguém concordar com um ponto de vista. Não força.
    Agora a J.K. Rowling, lamentavelmente, é uma pessoa com uma séria dificuldade de discernimento moral em relação a pessoas trans. Ela só talvez não tenha se dado conta da imensa contradição que isso causa com muita coisa que ela mesmo escreveu.

    • @izem449
      @izem449 Місяць тому +13

      Comentário sensato demais!

    • @lazyboy300
      @lazyboy300 Місяць тому +5

      perfeito

    • @rafaellacerda7774
      @rafaellacerda7774 Місяць тому +7

      Olha, tá de parabéns seu comentário!

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +22

      resumiu tudo, decepcionante esse vídeo... tentam induzir um pensamento simplista

    • @mali.s2
      @mali.s2 Місяць тому +10

      @@docdelta Perfeito! O nome do livro é Harry Potter, e conta a história de um menino que sobreviveu. Quem quer saber sobre o que ele sobreviveu lê o livro.

  • @jorgeluizdesantanajunior6775
    @jorgeluizdesantanajunior6775 Місяць тому +176

    A série retrata esses problemas como problemas. E não ocorre uma grande mudança sistêmica, de fato. Porém, a série termina com o início dessas mudanças. Ela se chama Harry Potter e conta a história de um garoto que vivia nesse momento, um momento de transição. Fica claro que todas essas coisas são problemáticas. O que acontece quando vocês leem 1984? Uma distopia pura. Vocês acreditam que o George Orwell estava do lado do Grande Irmão? Já que no fim Winston é quebrado e o Grande Irmão prevalece?

    • @rafaellacerda7774
      @rafaellacerda7774 Місяць тому +24

      @@jorgeluizdesantanajunior6775 exatamente cara, é um recorte da vida desses personagens e de uma determinada época daquele mundo e sob o ponto de vista de um personagem, então não tinha como mostrar como todos os problemas sociais daquele universo se resolverem "magicamente", só porque era o último livro da série. Pensar que devia ser tratado dessa maneira é uma forma de menosprezo da criação literária, como se os autores não levassem a sério suas criações e não tentassem dar um tratamento mais realístico possível, pois afinal "é só uma historinha de fantasia, bota um final feliz aí e pronto".

    • @ganchogames
      @ganchogames Місяць тому

      Vc leva a sério oq esses imbecis falam? Esse povo é lunático e vê pelo em ovo só para militar.

    • @neeeeery
      @neeeeery Місяць тому +2

      perfeito!

    • @0Havianas
      @0Havianas Місяць тому +1

      e o que o pessoal do twitter tá puto com a autora por ser terf, que nada mais que uma mulher cis com medo de homens cis aproveitarem e pautas trans, para adentrar dos direitos das mulheres, muitos trolls fazem isso ai surge esse medo que infelizmente respinga o ódio nas mulheres trans

    • @gabeeviolet
      @gabeeviolet Місяць тому

      No exemplo do orwell vc fala de apenas um ponto. Na análise feita são falados vários pontos. Pontos esses que constroem o todo.

  • @paulopacheco7768
    @paulopacheco7768 Місяць тому +170

    Olha, que a obra tem as suas problemáticas eu concordo, mas tem muita coisa no vídeo que acho que foi muito mal interpretado.
    Sobre elfos: sim, é uma raça escravizada e o assunto é trazido com certa frequência na obra ao ponto que existem capítulos dedicados praticamente só sobre isso e a luta da hermione contra. Acho que a autora poderia ter aprofundado mais sobre? Sim, mas ai tiraria o foco da história principal. Contudo se é para problematizar então vamos lá.
    Nos livros a hermione passa a deixar roupas na sala comunal da grifinória para que os elfos que limpam sejam libertos. Mas quando eles percebem isso eles para de limpar e só o Dobby quem faz isso, pois eles não querem ser libertos. Já está muito enraizado na mente dos elfos que eles são escravos e eles aceitam isso, ao ponto que o sonho do Monstro era que quando ele morresse que a cabeça dele fosse cortada e colocada na parede da casa dos Black. O esforço de libertação dos elfos é algo que teria de ser feito de forma muito mais aprofundada do que só dar roupas, mas sim ter de reeduca-los e buscar formas de integra-los na sociedade para que assim eles não sofressem com essa mudança de paradigma drástica na vida e na mente deles. Por isso existe o Dobby e a Winky, para mostrar essa dicotomia na vida desses seres para com o mesmo assunto. Mudar a mentalidade de uma massa oprimida que aceita a opressão não é algo fácil que crianças sozinhas conseguem fazer.
    O Monstro o Harry nunca libertou nos livros pois se ele fizesse isso o elfo poderia ir até a Narcisa e a Bellatrix e revelar segredos deles, pois elas são donas dele tbm, de certa forma. Após os livros não sei se foi liberto e espero que sim.
    ISSO NÃO É UM ARGUMENTO FALANDO QUE OS ELFOS DEVEM CONTINUAR A SEREM ESCRAVOS, SÓ PARA DEIXAR CLARO, estou apenas aprofundando o assunto e trazendo questões que devem ser acomapnhadas da libertação.
    Com relação aos lobisomens: sim, é uma alegoria sobre HIV, mas a forma que foi destacada no vídeo é exclusiva dos filmes, pois nos livros a forma é de um lobo comum. Segundo os produtores eles optaram por alterar isso para dar uma forma mais humanoide e temerosa (não posso afirmar se a confirmação da autora sobre a alegoria foi antes ou depois da adaptação).
    O Dumbledor nunca obrigou o Lupin a ficar preso durante as suas transformações, pelo contrario, ele plantou o Salgueiro lutador para que o Lupin pudesse estudar na escola e ir até a casa dos gritos se transforma tranquilamente pois era uma preocupação dos pais dos Lupin e dele e por isso eles inicialmente não iriam deixá-lo estudar em Hogwarts. Quando o Lupin foi lecionar o Dumbledor prometeu para ele um suprimento ilimitado de poção Mata-Cão que o permitiria reter a sua consciência mesmo transformado para que ele não se preocupasse em atacar alguém (a poção não existia na época de infância dele).
    Sobre o Grayback de fato ai vocês tem um ponto interessante, mas fica o questionamento se foi uma escolha intencional da autora ou um infeliz acidente.
    Sobre o conservadorismo: sim, é visível como o mundo bruxo é extremamente retrógrado em muitas coisas e como os preconceitos são extremamente fortes. Contudo esses pensamentos são constantemente questionados por diversos personagens e circunstâncias, como a preocupação do voldermort estar indo atrás das criaturas ostracisadas pelo Ministério para que sejam seus aliados e o Dumbledor sempre alertando o ministro disso, mas dele não fazendo nada. Da hermione vindo de uma realidade diferente e tentando fazer a diferença com os elfos. O Harry não buscando maltratar ninguém pois ele sabe o que é sofrer com isso.
    Essa questão do conservadorismo é muito velada mas ao mesmo tempo muito na cara, ao ponto que o leitor lê e vê como isso é ridículo da parte dos bruxos.

    • @paulopacheco7768
      @paulopacheco7768 Місяць тому +30

      Sobre o consumismo: na minha visão a autora não buscou glorificar o liberalismo nem buscou criar o mundo com o ideal de marketing na cabeça. Ela buscou demonstrar a sociedade bruxa com base em como o nosso mundo capitalista é, mostrando assim como esse mundo tão diferente é ao mesmo tempo extremamente igual ao nosso. A parte do Marketing foi total a Warner querendo lucrar e nisso foram extremamente inteligentes.
      Sobre o ponto dos Goblins e um pouco mais do preconceito: de fato esse paralelo de goblins e judeus eu nunca percebi e pode ser real, mas novamente pode ser uma infeliz consequência, não posso afirmar nem refutar por não saber se foi proposital.
      Sobre outros preconceitos, sim, isso é extremamente presente e é o ponto central da obra, onde o voldermort se achava superior por ser bruxo e os trouxas eram inferiores. Esse pensamento de superioridade permeia todo o mundo mágico e o nosso mundo real sim. No universo de Harry potter, por exemplo, os centauros e sereianos passaram a ter tanto desgosto pelos bruxos que quando o Ministério tentou criar categorização dos seres mágicos, eles se recusaram de serem colocados na mesma categoria que os bruxos pois o desgosto era enorme entre eles.
      Mas para concluir: acho que a ideia de discutir sobre Harry Potter é algo válido e muito bom (especialmente pela autora ter se mostrado muito problemática nessas últimas décadas), mas acho que faltou muito contexto e um aprofundamento maior nos pontos, pois o vídeo me pareceu muito raso em diversos pontos em que muito das explicações para tal são encontradas nos próprios livros e/ou materiais adicionais.

    • @paulopacheco7768
      @paulopacheco7768 Місяць тому +41

      Um adendo com relação aos irmãos Weasley que lembrei só depois: desculpa, mas ai vocês deram uma viajada e não entenderam bem, desculpa.
      Percy nunca foi ridicularizado por ser um funcionário público. Os gêmeos especialmente ficavam atazanando ele por ele ser muito "quadrado", certinho, o completo oposto deles, mas por eles também serem zombateiros e brincarem com todos ao seu redor. A cena dos caldeirões serve para demonstrar como o Percy se destoava de todos, ao ponto em que ele não falava de nada além disso e dele se dedicar tanto ao trabalho que ele não se divertia ou passava o tempo com a família.
      O Percy estava tão cego e dedicado ao seu trabalho que ele caiu nas mentiras do governo sobre a volta de Voldemort e se distanciou da própria família por conta disso.
      Também tem o fato do pai da família também ser um funcionário público (sessão do mal uso dos artefatos dos trouxas) mas ele nunca foi ridicularizado pela sua família, apenas por pessoas como os Malfoy que eram preconceituosos e ricos.
      Os gêmeos são bem sucedidos sim, mas porque eles seguiram o sonho deles, mas isso não significa que eles sejam melhores do que ninguém que trabalhe no governo, ao ponto que Harry, Ron e Hermione trabalham no governo também.

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Місяць тому +5

      Muito bons pontos levantados!

    • @elatafalando
      @elatafalando Місяць тому +20

      Você só piorou a situação sobre os elfos. Basicamente reforçou aquela frase bem comum dos descendentes de escravizadores de que "os escravos só não se libertaram por que não queriam"

    • @italoviana8351
      @italoviana8351 Місяць тому +13

      Que textão enorme pra justificar escravidão. Irmão, o ponto do vídeo é que a escravidão existiu tempo suficiente, e existe, no mundo real a ponto d não precisar ser interpretada de modo subjetivo em nenhuma obra ou mundo mágico e imaginário, essas alegorias só reforçam e mantém o pensamento dominante de divisão da raça humana em raças pela cor da pele ou característica étnicas, não é muito difícil brother. Não tem como defender, pode perceber que essas obras fantasiando sobre submissão e escrividao em terra mágica só vem da Europa, aqui no continente americano a gente tem um outro jeito de falar das coisas. Não tem como defender, brother, é racista.

  • @melque-pb9wc
    @melque-pb9wc Місяць тому +31

    Me senti vendo um programa sensacionalista da universal. Francamente que visão pobre de supor que se autor é x sua obra será x . É só pegar o exemplo do autor de samurai x que apesar das acusações sua obra não da bandeira do ato( o mesmo exemplo vale pra shimabukuro , criador de toriko) . preucurar uma mídia" limpinha" é perigoso e um exemplo é o autor de one piece que adoram colocar como uma obra " ant - sistema " e este mesmo autor fez uma homenagem a autor de samurai x ( pra quem não sabe , oda foi assistente do mangaka).

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi 17 днів тому

      Calma, otaku

    • @arthurfreitas1807
      @arthurfreitas1807 9 днів тому

      Groselhou, o cara faz uma homenagem pra cara que literalmente lançou ele pro mundo e ensinou grande parte do que ele sabe. Oda é comuna, se vc viu o vídeo recente da Marvel que eles lançaram vc sabe q o one piece é o exato oposto, Luffy é um protagonista pro ativo, revolucionário.

    • @arthurfreitas1807
      @arthurfreitas1807 9 днів тому

      Preciso nem citar o quadro do Che no quarto dele logo em cima da mesa dele kkk

  • @CodexSan
    @CodexSan Місяць тому +338

    *Faltou uma informação que eu julgaria importante.*
    A família Weasley, serve como o estereótipo de irlandês.
    Eles são ruivos, pobres, família de muitos filhos, o Ron vive cansado, eles tem um sotaque fortíssimo nos filmes... Etc.
    Gente, o povo irlandês foi essencialmente o primeiro povo "negro" (a ser retratado nesse sentido fora de Africa) da história.
    No sentido de que, eles sofriam a discriminação que, ao caminhar o tempo, ficou restrita as populações negras.
    O irlandês foi o primeiro povo a ser retratado com características "animalisticas" pelos britânicos.
    Tem um pôster histórico, chamado *"The Irish Declaration of Independence that we are all Familiar With"* (A declaração de independência irlandesa com a qual todos nós estamos acostumados) que retrata a mulher britânica, como bela, recatada e do lar, e a mulher irlandesa, bronca, violenta e com características físicas similares à um chimpanzé.
    Na época inicial da segregação norteamericana, era comum os irlandeses serem tratados como os negros, com placas do tipo, proibido cães, negros e irlandeses.

    • @Cale-seCale-se
      @Cale-seCale-se Місяць тому +14

      Nooossa, não dá para acreditar no quanto esse vídeo é malicioso.

    • @Ricardinho2791
      @Ricardinho2791 Місяць тому +39

      ​@@Cale-seCale-se Esse vídeo não é malicioso. Há muito que se falar e não dá pra mostrar tudo de uma vez. A questão irlandesa representada nos Wesley é uma dessas.

    • @silvanareis651
      @silvanareis651 Місяць тому +21

      @@Ricardinho2791é malicioso sim, pois a obra não defende a escravidão dos elfos, apenas aborda questões complexas. Esse vídeo é desonesto.

    • @natashadasilva3883
      @natashadasilva3883 Місяць тому +11

      @@silvanareis651 onde o video e' desonesto tudo que a ali e' verdade

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +17

      esse tipo de comentário da razão a extrema direita quando aponta pra esquerda dizendo que somos mimizentos, pq caralhos mano, é interpretação básica entender que representar pessoas oprimidas não é apologia

  • @JuGa18
    @JuGa18 Місяць тому +166

    Mona, esse video parece documentário do br paralelo que distorce até a história da lei maria da penha 😂

    • @alexmartins86
      @alexmartins86 Місяць тому +3

      chegou analfabeta q n sabe interpretar nada 😂😂😂😂😂😂

    • @zeluiz08
      @zeluiz08 Місяць тому +15

      Não é? fiquei muito decepcionado com o meteoro, eu acho que a pessoa que fez o roteiro não leu os livros recentemente pra escrever o roteiro, e só pegou coisas na internet que estavam já distorcidas, eu prefiro acreditar nisso doq o meteoro fazer de proposito isso ai.

    • @Jose-yj5ue
      @Jose-yj5ue Місяць тому +7

      É o mesmo que assistir Danilo gentile falando de Paulo Freire. Kkkkk

    • @hiagoduarte1445
      @hiagoduarte1445 Місяць тому +14

      Poxa, tem vídeos do "Caldeirão Furado" tratando desses temas cm mt mais conhecimento de causa e honestidade, decepcionado cm o meteoro.

    • @eniolemos6362
      @eniolemos6362 Місяць тому

      O adulto com síndrome de inteligência vai chorar agora. Não esqueça de mandar áudio.

  • @kevynmarques
    @kevynmarques 29 днів тому +3

    25:16 "não pode fazer propaganda, mas escrevem livros literários que possuem o MESMO efeito que uma campanha publicitária" Essa foi a coisa mais estúpida que eu escutei esse ano.

  • @luizbernardo8073
    @luizbernardo8073 Місяць тому +125

    Desde 2015, quando descobri o canal. Essa foi a primeira vez que discordo da Dra. Ana

    • @HadleyNobre
      @HadleyNobre Місяць тому

      Totalmente!
      Não há como falar contra a Escravidão, sem falar da Escravidão!
      🤷🏻‍♂️
      A história toda é uma grande alegoria contra tudo o que ela falou, mas ela cita exatamente o oposto.
      A história é uma grande alegoria contra o Naz. Ismo! Mas isso ela não cita, ainda fala mal dos due des.
      Por acaso foi HP que inventou os Duendes? Os Lobisomens? Os Centauros?
      Totalmente sem sentido...

    • @washingtonoliveira9122
      @washingtonoliveira9122 Місяць тому +17

      Eu discordo muito desse vídeo.

    • @MatheusSillva-k1f
      @MatheusSillva-k1f Місяць тому +5

      Também... nada a ver demonizar a obra da autora. Parece com a Sweet Baby Inc que atacou a autora por não permitir alterar os personagens e a história para atender suas pautas.

    • @carlosflavio6972
      @carlosflavio6972 Місяць тому +5

      Pior que isso, só aquela ideia do Arvaro, de debater com o mamãechorei.

    • @anapaulasantos753
      @anapaulasantos753 Місяць тому +6

      não pode nem respirar mais que é transfobia, os cara faz umas manobra doida pra falar que tudo no mundo é transfobia sendo a maioria das pessoas nem sabia que isso existia até poucos anos.

  • @andreraja
    @andreraja Місяць тому +19

    Ja li a obra muitas e muitas vezes, por completo. Quando mais novo e nas primeiras leituras não percebia muita coisa, mas quanto mais li mais vi as referências com o mundo real e as criticas que são feitas.
    Gosto muito do Meteoro, mas nesse video encontrei mais um dos exageros que vez ou oitras cometem de forma mais acentuada.
    Críticas podem ser feitas a partir de demonstrações dos absurdos ou apenas mostrando que existem os problemas. Durante a saga isso acontece e os grandes problemas sao questionados no núcleo central, com alguns mais progressistas e outros menos tambem dentro desse grupo.
    Assim como no mundo real, o mundo bruxo não seria bipolar, mas sim carregado de diferentes pontos de vista sobre diferentes assuntos.

  • @jorgeluizdesantanajunior6775
    @jorgeluizdesantanajunior6775 Місяць тому +126

    Achei super forçado. Todos os problemas colocados são tratados como problema sim! Harry nunca esqueceu dos abusos do ministério. Ele tem isso tatuado na pele (a cicatriz de Umbridge) e briga com basicamente todos os ministros da magia. No entanto, quando ele decide ser um auror, ele faz isso para fazer diferente do que fizeram com ele e em uma gestão que tinha intenção de mudar. Na época que o ministério era corrupto e etc, existiam aurores infiltrados que não concordavam com nada daquilo, mas era melhor ficar lá e tentar conter danos do que simplemente abandonar o cargo. Se a gente achar que porque existe corrupção na polícia ou na política, não devemos ser policiais e nem políticos, a mudança nunca ocorrerá. Não faz o menor sentido usar o fato do Harry ser auror como argumento de que ele apoia as atrocidades do ministério, principalmente as que ocorreram antes dele ser auror!!

  • @zeluiz08
    @zeluiz08 Місяць тому +52

    Amo o meteoro e não apoio o que JK prega, acho ela ridícula. Porém, vc tbm está apontando coisas injustas.
    1 - O Harry queria libertar o Monstro, só que o problema é que ele sabia de coisas demais da Ordem da Fênix e iria falar tudo pros Malfoy, como ele fez e provocou a morte do Sirius.
    2 - Talvez o Harry quisesse ser um Auror justamente pra fazer a diferença.
    3 - O ministério prendeu o Sirius injustamente, mas, não dá pra culpa-los, tudo indicava que ele tivesse sido o causador da explosão e das mortes dos trouxas.
    4 - Qual o problema da licantropia ser uma metáfora pra HIV? A série mostra justamente que não devemos discriminar essas pessoas, e mostro que quem descrimina são os vilões.
    5 - Você está reclamando até das pessoas fazerem compras de volta as aulas antes de ir pra escola, é um pouco demais, né?
    6 - O filme precisa fazer propaganda, qualquer filme faz propaganda, qualquer coisa que quer que consumam faz propaganda.
    Vocês estão falando como se a franquia quisesse dizer que escravidão e descriminação fosse algo bom, o tempo todo os protagonistas mostram para o leitor que isso é errado, não é como se eles incentivassem isso. O que a JK quis fazer é criar um mundo ficcional e demonstrar que os problemas na nossa sociedade se repetem da mesma forma nesse mundo, mesmo que seja de uma forma diferente, mostrar que o ser humano tem essa tendência. Eu te desafio há encontrar uma obra que esteja livre dos preconceitos da sociedade em q foi criada.
    Espero que semana q vem tenho o vídeo sobre como a Franquia Senhor dos Anéis incentiva o alcoolismo e o tabagismo.

    • @HadleyNobre
      @HadleyNobre Місяць тому +4

      👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
      Exatamente isso!

    • @dtdsg
      @dtdsg Місяць тому

      cara, sério que você não vê problema de comparar uma pessoa com HIV com uma pessoa que se transforma num monstro e que fica descontrolado e irracional?

  • @stivcdl
    @stivcdl Місяць тому +36

    É possivel fazer com que o Harry Potter, assim como qualquer obra, faça apologia à ideologia que você quiser desde que você cite e omita os elementos certos. É exatamente o que foi feito nesse vídeo. Esse video hipervaloriza momentos insignificantes e ignora elementos importantíssimos cruciais. Só cai nessa quem não leu a obra. Dizer que esse video é raso chega a parecer pouco, esse vídeo está mais para revisionista mesmo. Muito parecido à tática usada pelo Brasil Paralelo e afins. Resta saber se foi feito de forma consciente ou se vêm lutando contra a ideologia oposta a tanto tempo que acabaram ficando pinoia das ideias e vendo problema em tudo. Como dizia aquele ditado: "para um martelo, tudo é um prego." Bom, me parece que o meteoro se tornou um martelo.
    Espero que o meteoro não interprete a crítica que vem recebendo como "irritaram os fãs" e entendam que na verdade as pessoas estão apenas sendo intelectualmente honestas.

    • @e.saccenti3027
      @e.saccenti3027 Місяць тому +3

      Enxerguei da mesma forma

    • @isadorabenchimol8991
      @isadorabenchimol8991 22 дні тому +6

      Esse comentário é certeiro. Conheci o meteoro há anos atrás e gostava bastante, mas fui percebendo que eles tavam com uma necessidade gigante de lacrar sobre tudo. Quiseram tanto se provar de esquerda que deram a mão pra direita várias vezes e como nada tá completamente isolado, quando falam de entretenimento acontece a mesma coisa. Tem um outro comentário aqui que questiona "se a autora fosse progressista e a história exatamente igual, a análise deles ainda seria essa?" (essa é a ideia do coment). R: duvido que seria a mesma análise.
      Triste né. Antes eu achava eles jornalistas, agora da pra ver que não são.
      Ps: eu tbm sou de esquerda, mas sem interpretação e sem honestidade não dá pra passar pano.

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi 17 днів тому

      Não, não é

    • @paulo.dos.santos073
      @paulo.dos.santos073 14 днів тому

      Olha o negacionismo só porque tu quer ser um bruxo de Hogwarts com 40 anos

  • @DanDanGomes
    @DanDanGomes Місяць тому +191

    Ana, quando a Hermione vira ministra da magia, ela nomeia o Harry como chefe do dpto de execução das leis da magia (algo como o ministerio da justica). Durante o mandato da Hermione, leis pra abolicao da scravidao dos elfos sao promulgadas... e o Harry tb foi crucial nesse processo, ja que era o "ministro da justica"
    Entao o Harry nao acreditava realmente naquilo desde pequeno, so podia fazer o que podia fazer aos 16 anos...
    Pau no cu da rowling, mas
    Gente, vcs nao entenderam nada

    • @GuilhermeXRD
      @GuilhermeXRD Місяць тому +4

      Excelente

    • @sidblue
      @sidblue Місяць тому +33

      Forçaram a barra legal com os lobisomens, nada a ver…
      O lance dos judeus e os goblins, apesar de muitas semelhanças e grande chances de serem a inspiração, não denigrem a imagem dos judeus, primeiro porque os goblins são inteligentes e poderosos e principalmente porque é forçado querer achar sentido secreto com mensagem subliminar numa história de fantasia, simplesmente porque é fácil achar outros sentidos pra o que não tem relação nenhuma. Exemplo: Machado de Assis, ao escrever Memórias Póstumas foi capacitista porque tinha uma personagem com deficiência física que o protagonista só queria se divertir com ela e nada mais… não leiam mais memórias póstumas! Dã…
      Basicamente: a autora é transfóbica, então bora achar pêlo em ovo pra destruir a obra dela!
      Boa sorte…

    • @fabznunes
      @fabznunes Місяць тому +10

      Não tem isso nos livros.

    • @juanoliveira2420
      @juanoliveira2420 Місяць тому +4

      Deixa pra lá, não vale a pena explicar, no final do cabo a gente acaba não defendendo uma obra, o que nem faz realmente sentido, mas sim o legado de uma transfóbica do caralho.

    • @sidblue
      @sidblue Місяць тому

      Véi, a esquerda é podre as vezes.. ficar fazendo campanha pra ninguém gostar da obra da mulher, que é o que de melhor ela fez, só porque ela diz que não acha certo banheiro pra ambos os sexos e competição esportiva de pessoas de sexo diferente… como se ela tivesse falado “morte aos trans”, nunca foi o caso.

  •  Місяць тому +222

    Que pena que esse vídeo foi tão raso.
    Fiquei tão feliz com o título e fique meio decepcionado.
    Até porque o maior arco alegórico a realidade foi perdido (o fato de o vilão representar a figura de hitler).
    Assim o mesmo quer tornar o mundo bruxo livre de “sangues ruins” forma como eles ofensivamente chamam todos os que não são (arianos) sangue puro.
    Também o fato de os gigantes (como hagrid que defende a escravidão) e os lobisomens (como o Graybeck que infecta crianças) serem em sua grande maioria apoiadores do voldemort.
    Obs, o irmão dos wisleys não é chacota na série por ser funcionário público mas, por ser um funcionário público que baixou a cabeça quando o Voldemort tomou pra si o ministério (seria o mesmo que um funcionário público federal baixar a cabeça para o Bolsonaro quando presidente).
    Tem muita coisa rasa e poderia citar mais sobre mas fico por aqui…

    • @DanDanGomes
      @DanDanGomes Місяць тому +24

      Sim, foi uma leitura rasa e tendenciosa...

    • @rannys.a7176
      @rannys.a7176 Місяць тому

      Oxi mas os bruxos tinham medo que as criaturas mágicas oprimidas se aliassem a Voldemort. Onde no mundo real os oprimidos se aliam a Hitler?

    • @elatafalando
      @elatafalando Місяць тому

      Sinceramente, a sua é mais rasa ainda, kkkkkk
      "Ah, Voldemort equivale a H1tler" 😴😴😴

    • @leticiacarvalho98
      @leticiacarvalho98 Місяць тому +2

      vdd

    • @moniquemuniz5091
      @moniquemuniz5091 Місяць тому +19

      Feliz por não ter sido a única a pensar isso. O vídeo ta enviesado e nem minha grande amiga trans, que odeia a JK, concorda com a visão que foi colocada.

  • @estevaolobo5437
    @estevaolobo5437 Місяць тому +32

    Honestamente, me parece que vocês falharam em separar denuncia de mundo e opinião do autor.
    O simples fato do movimento da Hermione ser ridicularizado é a prova de que o mundo era quase que por inteiro extremamente racista. E que qualquer tentativa de romper isso foi e será sempre atacada por todos.
    Conhecendo a autora, e suas posições poderíamos até implicar que ela concorda com o mundo que ela descreve. Mas a ordem está invertida. Não é por que ela escreveu que ela defenda. Por mais que saibamos que nesse caso ela parece concordar.

    • @MrCorvodatempestade
      @MrCorvodatempestade Місяць тому

      Acho que a escolhas dos elfos domésticos já tem um viés, pós existem outros grupo de criaturas que esses mesmos argumentos podem ser ditos, os Minions, mas não ninguém acusado a Universal de incentivar a Escravidão. Foi um "efeito Halo"

    • @TheVellure
      @TheVellure Місяць тому

      amg, é mais complicado que isso. Não é que ela defenda toda e qualquer injustiça, ela é liberal de direita, fã massiva da versão mais dória/amoedo possível do partido trabalhista britânico. Ela não é incapaz de reconhecer males, ela é incapaz de imaginar soluções sistêmicas pra eles, apenas superação individual. Ela realmente introduziu escravidão no mundo de fantasia dela e endereçou isso da forma mais broxa possível. E isso vale pra tudo. Ninguém acha que ela defende escravidão, ela defende um engajamento político cotidiano que não luta de frente com escravidão. O felizes para sempre dela, por muito tempo, é um mundo em que continua tendo hierarquia racial, uma raça de escravos, segregação de crianças em câmaras de eco (com uma casa de crianças de famílias supremacistas), prisão de tortura, pena de morte e um protagonista que cresce e vira policial pra defender o sistema em que essas coisas acontecem. Tudo isso sempre foi extremamente sintomático de onde ela está politicamente e não choca ter se tornado esse animal que passa odia inteiro no twitter sendo transfóbica e pagando as despesas legais de gente totalmente biruta.

  • @elvisbass1
    @elvisbass1 Місяць тому +365

    Sonho um roteiro do racismo do Alan Kardec, nossa! Seria lindo

    • @WilliamGwynAllant
      @WilliamGwynAllant Місяць тому

      já estende pra p cristianismo, mas lá tem todo tipo de crime hediondo e contra a humanidade. Genocidios, estupro, tortura, etc etc etc e até ontem, alias ainda hj

    • @PaulloMendes
      @PaulloMendes Місяць тому +19

      Eita como assim? nunca ouvi falar sobre isso, que loucura!! Gostaria de saber mais!!

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Місяць тому +75

      @@PaulloMendes tem uma menção nas escritas de Kardec sobre a visão espiritual dele sobre os negros: ele basicamente enxergava as pessoas negros como "pessoas brancas que fizeram coisas ruins no passado e reencarnaram como negros pra pagar pelo karma ruim". Se for se aprofundar, deve encontrar muito mais dessa visão de Kardec nas obras

    • @RaginKavu
      @RaginKavu Місяць тому +52

      ​@@garudadrakon4728há muito mais que só isso.
      O contexto todo está faltando.
      Ele viveu nos anos 1800.
      Infelizmente, naquela época, os negros ainda eram vistos como escravos, ou sub humanos. O que é absurdo e errado, nós todos sabemos, mas, de novo, infelizmente, normal na época.
      Do mesmo jeito que até uns 40 anos atrás mais ou menos, era normal fumar dentro de um avião. Idiota para os padrões de hoje, e totalmente errado, mas aceito lá atrás.
      Não se pode condenar pessoas por atitudes que não eram consideradas erradas na época em que viviam.
      Dito isso, e assumindo para motivos de argumento que reencarnação exista, faz sentido dizer que alguém que, tenha sido senhor de escravos por volta de 1600, por exemplo, nasça como escravo em 1800, para sofrer as consequências de seus atos, literalmente vivendo na pele o sofrimento que causou aos outros, para aprender a não mais agir daquela forma.

    • @elvisbass1
      @elvisbass1 Місяць тому +33

      @@RaginKavu na época do Monteiro Lobato o nazismo era normal também, sendo assim, vamos normalizar?!

  • @aletv889
    @aletv889 Місяць тому +10

    Forçaram a barra nessa análise. Com três aulas de estudos literários vocês não cometeriam tantos equivocos ao olhar para a obra como se fosse uma bandeira fascista sendo que a mote da série é justamente sobre um garoto que perdeu os pais que participavam de uma organização antifascista contra o VILÃO da obra. Para se ter discussão dialética tem que ter a "Coisa" e a "Não-Coisa". Para se ter harry que é o símbolo da mudança contra as opressões do mundo mágico então deve ter a opresão social no mundo bruxo.

    • @pauloatnight
      @pauloatnight Місяць тому +3

      Concordo! Parece que esperam que os narradores façam um juízo de valor a cada cena narrada ou que haja uma apresentação do problema e uma resolução simplista.

  • @igrejaluteranajesus7882
    @igrejaluteranajesus7882 Місяць тому +71

    Outra coisa, o Percy é mal visto não só pela burocracia, mas sim por não ver a realidade: que Voldemort está voltando. Percy se preocupa apenas com burocracia, mas se esqueceu das pessoas... de certa forma, é uma crítica a quem não luta mais pelos ideais, mas fica apenas atrás das mesas, tratando de assuntos menos importantes

    • @Camilefes
      @Camilefes Місяць тому +14

      Né? O pai dele tbm era servidor público e não era ridicularizado.

    • @igrejaluteranajesus7882
      @igrejaluteranajesus7882 Місяць тому +13

      @@Camilefes exato! Era ridicularizado por ser um POBRE servidor inclusive, pelos Malfoy, herdeiros, BILIONÁRIOS e tal... me pareceu sempre que era um crítica social, luta de classes etc. Tudo bem que o protagonista era da Classe Média, mas os antagonistas eram RICOS...

    • @map-matheusarantes2264
      @map-matheusarantes2264 Місяць тому +4

      @@Camilefes Exato! Inclusive é super foda!

    • @marlenegimenez2554
      @marlenegimenez2554 Місяць тому +1

      Acho que ele tinha medo de perder o emprego, ele sempre foi politicamente correto.

    • @igrejaluteranajesus7882
      @igrejaluteranajesus7882 Місяць тому

      @@marlenegimenez2554 também tem isso...

  • @vitorcarvalho9729
    @vitorcarvalho9729 Місяць тому +64

    Honestamente acho que está tendo, ou um problema de interpretação, ou uma tendência de falar mal por que a Rowling é transfóbica. E assim, é problemático. Mas honestamente, se você leu os livros e enxergou isso tudo acho que tem um problema aí. A Rowling claramente coloca a voz dela através da Hermione. Os protagonistas são carismáticos, são personagens feitos pra a gente gostar. Ou seja, não acho que o que a Hermione defende seja um deboche. E conservadorismo passa longe também. Afinal de contas a Hermione não é descendente de bruxos e tem toda essa questão com como os bruxos do lado de Voldemort enxergam isso, que é como escória. Existe o lance dos bruxos do lado mal serem conservadores, defensores do lado que os bruxos são superiores e tudo está abaixo. E o que os protagonistas fazem é justamente tratar as outras espécies de igual pra igual.
    Gente, leiam os livros direito, se é que leram. Criticar a Rowling é legal porque ela é transfóbica, então pega bem. Mas esses problemas todos levantados no vídeo é delirante. Gosto muito de vocês mas acho que vocês estão importando as ideias que estão querendo criar problema nos livros.

    • @neilsonalvesrosa8442
      @neilsonalvesrosa8442 Місяць тому +6

      exatamente, roteiro do vídeo raso e decepcionante.

    • @acantosfins9915
      @acantosfins9915 Місяць тому +1

      Como você pode provar que a autora pôs a voz dela em uma personagem? Sério, prova aí. "Ah, mas a autora falou", e o que isso prova? Isso é um erro básico na teoria literária: confundir o autor com a obra. Em sua obra, são seres de papel, criaturas ficcionais, representações. Pessoas mentem na realidade e na ficção, e em nenhum dos casos, principalmente no segundo, é possível saber sobre o que uma pessoa pensa ou é. Então, me desculpe, mas é básico em estudos literários não cometer esse erro primário. Autor é diferente de obra, Tolkien não é um Hobbit, sua criatura ficcional, J. K. R. não é a hermione, sua criatura ficcional. Em nenhum dos casos, essas personagens refletem os pensamentos dos autores.

    • @dtdsg
      @dtdsg Місяць тому +1

      A autora pôs tanto a voz na personagem que nem protagonista essa personagem é. Teve que colocar um homem no lugar.

  • @gabrielagambia
    @gabrielagambia Місяць тому +24

    Não há no livro menção de que Dumbledore pediu isolamento para Lupin se transformar, ocorre que para sua própria segurança e dos alunos, Lupin já tinha um protocolo de segurança, o Salgueiro lutador foi implantado ali para que ele se transformasse sem que machucasse os outros, inclusive, para que Lupin não se sentisse tão sozinho em noites de lua cheia, os marotos se transformavam em animagos para lhe fazer companhia, fato este esquecido completamente pelo roteiro do vídeo…

    • @0Havianas
      @0Havianas Місяць тому +2

      mano, na real, a minha vontade foi ter perguntando para a moça do vídeo: "minha senhora, vc leu o livro?"

  • @BrunoVilas_Boas
    @BrunoVilas_Boas Місяць тому +177

    LuPIN e não Lupam, não era forçado a se isolar pelo Dumbledore, no tempo que ele trabalhou na escola o Snape fezia uma poção que mantinha a tranformação controlada durante a lua cheia. Durante a infância do LuPIN, ele realmente era isolado na lua cheia, mas porque ainda não existia tratamento para evitar a agressividade, essa era a unica forma dele poder frequentar a escola e não virar um párea. Dumbledore fazia questão em tentar incluir as outras raças no mundo bruxo, ele contratou o Lupin, ele contratou o Firenze (um centauro) como professor que mostrou que o conhecimento deles sobre certos assuntos era muito superior ao dos bruxos, ele tinha amizade e respeito dos Sereianos. No fim, Hermione honrou o legado, virando ministra da mágia e criando uma revolução para as raças mágicas que eram historicamente discriminadas.

    • @BrunoVilas_Boas
      @BrunoVilas_Boas Місяць тому

      Eu gosto muito dos videos desse canal, mas esse eu realmente achei muito forçado e mal estudado. A JK é uma fdp isso é óbvio pra todo mundo, mas agora querer ficar procurando Pelo em Ovo na obra dela, só porque a gente não gosta dela acho até contraproducente. Os duendes eu até concordo a bizarra semelhaça com os esteriotipos judeus, mas isso é mais coisas dos filmes que dos livros. Duendes são seres que são representados com aqueles que cuidam dos potes de ouro, colocar eles como banqueiros pra mim faz sentido. Eu só fiz essa assossiação porque me foi dito no twitter, eu nunca pensei neles como Judeus.

    • @glpinho
      @glpinho Місяць тому +17

      Pois é, todos esses fatos e a pronúncia errada dá mais sinais ainda que a Ana (ou quem escreveu o roteiro, não sei se foi ela mesmo) não leu os livros e talvez nem viu os filmes. Esse com certeza foi um dos vídeos da TV Cringe até o momento kkkkk

    • @BrunoVilas_Boas
      @BrunoVilas_Boas Місяць тому +14

      @@glpinho pois é, comentei que achei o vídeo mal estudado e pelo jeito apagaram meu comentário, não aparece mais. Eu foi denunciado, sei lá como funciona isso. Só sei que o ódio a J.K que eu acho justificável, está fazendo pessoas a levantarem todo tipo de polêmica sobre HP, mesmo que infundada, como se ele fosse um tipo de propaganda rascista ou algo assim.

    • @asadh56
      @asadh56 Місяць тому +17

      A pronúncia do nome é francês, então fica "lupã" mesmo

    • @lihangsu249
      @lihangsu249 Місяць тому +3

      Então seu comentário mostra o problema da análise que não leva em consideração a estrutura, mas a moral como fator de mudanças.

  • @nicolasfgodoy
    @nicolasfgodoy Місяць тому +40

    Exageraram pesado.
    Vamos falar então como o South Park faz apologia ao nazismo, racismo, homofobia e machismo, ou depois de mais de 20 temporadas já deu pra aprender que a gente ri do Cartman, não com ele?
    A história dos elfos é contada dessa forma exatamente pra ver como um pensamento monstruoso pode ser colocado como normal dentro da sociedade e ninguém liga. Aqui a gente tem 3 personagens, o Rony, que cresceu com aquilo e acha normal, o Harry, que acha um absurdo mas não faz muita coisa a respeito, e a Hermione, que acha aquilo um absurdo e luta por mudança. Vocês esqueceram de falar que o Dobby virou símbolo depois da sua morte, e que na batalha de Hogwarts os elfos domésticos venceram a própria luta indo pra cima dos comensais da morte, anulando qualquer tipo de argumento de White Savior por parte da Hermione.
    Sobre duendes eu não passo pano pq é óbvio
    Sobre os aurores, então a gente anula toda a luta de policiais antifascistas? No Boku no Hero, o sonho de TODO MUNDO é ser super heroi, oq acaba virando uma analogia também as celebridades e youtubers, então a gente deve ignorar todo o trabalho que não só vocês, mas de um monte de criadores de conteúdo aqui no youtube produzem, pq o sonho de vocês, oprimidos, é de virarem opressores também?
    E sobre os lobisomens, sendo uma analogia aos portadores de HIV ou não, a gente não pode mais contar essa história? O Dumbledore aceitou o Lupin, coisa que nenhum diretor, de nenhuma escola aceitaria, nem como aluno, muito menos como professor, e além disso, nas duas ocasiões, tomou as medidas necessárias pra ele estar o mais seguro possível. A história dos marotos basicamente é como crianças fizeram de tudo pra estar junto com os amigos, fazendo uma magia tão avançada que só meia dúzia de bruxos conseguiu na história
    Sério, a gente tem que criticar SIM a autora, mas vocês ignoraram pontos BÁSICOS da obra, e é exatamente isso que afasta MUITA gente da esquerda

    • @lucasn.7531
      @lucasn.7531 Місяць тому

      Cara, exatamente! Esse vídeo é a CARA da esquerda moralista que eu odeio tanto (sou de esquerda, radical, comunista, e ODEIO essa esquerda cirandeira gratiluz que só fode nosso campo)

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +4

      poise, parecem estar ávidos pra problematizar coisas que não existem, sendo que o que não falta são problemas reais pra nós da esquerda combater... mas a premissa é trabalhar com a complexidade das coisas onde uma autora fez coisas boas e depois falou várias M sobre trans

    • @SAMUELLHENRIQUE
      @SAMUELLHENRIQUE Місяць тому

      Exatamente. Deixei de ser de esquerda porque a esquerda deixou de ser a velha esquerda e se tornou uma verdadeira amordaça quem discorda.

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi 17 днів тому

      Sim, south park é uma série militante de extrema direita, espero ter ajudado.
      As coisas são apresentadas em tom de zueira e ecoam na cabecinha oca de vocês, fãs.
      Quer assumir que é alienado? Beleza. Mas não se meta a criticar quem tem senso crítico.

    • @nicolasfgodoy
      @nicolasfgodoy 17 днів тому

      @@TiagoBarufi já vi que vc assistiu south park com o 3º olho

  • @lucasmelo2729
    @lucasmelo2729 Місяць тому +38

    Tem varios pontos que nao concordo com o vídeo.
    Sei a importancia de termos um senso crítico ao fazer uma leitura/análise, mas quando queremos ver algo, nós iremos.
    A J.K. Rowling é muito problematica, pra dizer o minimo, e sabemos que tem gebte que defende, mesmo o indefensável.
    Falando de Harry Potter, ele doi escrito em uma epoca totalmente diferente da nossa. E caso a JK quisesse passar tudo o que o vídeo nos mostra, ela falhou miseralvelmente.
    Sobre os Elfos, podemos fazer uma paralelo com o personagem so Samuel L. Jackson, em Django. Os elfos sao cultuado seja por barreiras magicas ou por condicionalmento, a serem servos. A Hermione nunca abandou sua luta para direito dos Elfos, mas nao é uma obra sobre revolucao, ela aponta o problema e nos mostra que e errado. Podemos ver no ponto do Dobby, mesmo ele aceitando a receber salario do Dumbledore, ele nao queria muito, mostrando o quao impregnado estava esse sentimento de subserviencia nele. Hermione melhora a situacao doa Elfos apos assumir como ministra.
    Outro ponto, Elfos eram super raros, nos livros vemos isso, apenas familias ricas, em sua maioria precoceituosos possuia, porem o mundo bruxo nao via como algo errado. Isso sempre ficou claro pra mim, os bruxos sao extremamentes precoceituosos, e isso é tratado, pricipalmente pelo Dumbledore e Hermione (que a autora disse que quando queria dar uma explicação ou falar algo, era por meio desses dois personagens).
    Sobre o fato da licantropia, o Dumbledore preparou tudo para Lupin ir para Hogwarts, plantando, inclusive, o salgueiro lutador.
    Sobre o Lupin, a exigência partiu dele, ele queria um estoque de pocao do matacao, para poder dar aula, pocao essa que permite voce assumir a forma animalesca, sem perder a consciência.
    Os marotos e outro ponto, eles fizeram de tudo para tornar a vida do Lupin melhor, apos descobrir sua condição.
    Sobre Sirius e o Monstro, ele foi cusao mesmo e fica claro isso, o Harry nao ve, pois ele é um adolescente que perdeu mais uma membro da família.
    Outro ponto, ele queria libertar o monstro, mas nao o fez por conta do Dumbledore, que alertou que ele sabia demais.
    Sobre a relíquia que o mostro recebeu, foi bem pouco explorada no video. Ela conta a historia do Arcturus, que era precoceituoso, assim como a maioria dos Black, mas que se arrependeu a ver a atrocidade que ele cometia(Voldemort). Falando da reliquia, ela foi o medalhao que o Arcturus deu a vida para obter e destruir, sobre esse ponto, ele poderia pedir para o monstro tomar a pocao do desespero, mas ele toma e morre. Ele foi o unico que tratou o monstro melhor, por isso ele fica mais sentido quando o Harry mostra o medalhao destruído.
    Tem varios outros pontos que eu poderia comentar, mas ia me esteder alem do que eu fiz.
    Acredito apenas que o video ja tinha um ponto, que foi deixado claro, sobre se as obras seriam um reflexo do autor.
    Sobre a obra ser criada para vender, me aponte uma obra de ficcao que nao foi feita pra isso, infelizmente esse é o mundo, o qual eu critico, mas compro.
    Enfim, no tempo que a obra foi escrita, nao tinhamos um mundo tao polarizado quanto hoje, ou seja, se voce nao é um, automáticamente é outro.
    Ps: o principal ponto das obras da JK é uma critica ao nazismo, vemos isso em Animais fantásticos e Harry Potter.

    • @lucasmelo2729
      @lucasmelo2729 Місяць тому

      Perdoe-me os erros de português, escrevi pelo celular e me deu preguiça de corrigir. Tenham uma boa noite!

    • @terciane01
      @terciane01 Місяць тому +1

      Perfeito!

    • @mayconunes
      @mayconunes Місяць тому

      É nada

    • @leticiafernandes6638
      @leticiafernandes6638 Місяць тому +1

      É isso! Me economizou o tempo em q estaria dizendo o msm!

    • @andersonsmont
      @andersonsmont Місяць тому +1

      ​@@lucasmelo2729só discordei sobre obras para vender.
      Hoje em dia (falo atualidade, coisa desde anos 70 por aí), realmente literatura é para vender, se usa de detalhes supérfluos para criar marca,mas não deixa de ter conteúdo, ainda que simplório, por trás.
      Por exemplo, as obras de Tolkien tem problemas PIORES que as da JK, porém tenho certeza que não foi para vender.

  • @wiu.a
    @wiu.a Місяць тому +28

    Se não me falha a memória, a ridicularização do Percy não foi por se tornar funcionário do ministério, mas pelo fato de ele praticamente dar as costas para sua família depois que consegue o emprego.
    Seu ego aumenta, e ele começa a se achar melhor que sua família, e começa a se ausentar nela aos poucos, e logo, cada novidade sobre ele acaba virando uma piada, com um rancor (principalmente dos irmãos) voltado a ele.
    Faz tempo que eu li os livros e vi os filmes, mas não era isso não?

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +6

      @@wiu.a exatamente, não sei de onde tiraram que era por ele ser especificamente um funcionário público. O próprio país deles também é um funcionário público Kkkkkkk

    • @wiu.a
      @wiu.a Місяць тому +5

      @@cm99617 E um adendo, mesmo quando o ministério começa com o negacionismo do retorno de Voldemort, e a espalhar as fake news sobre Dumbledore e Harry num complô, o Percy continua a defender o ministério, o que piora o tratamento que ele recebe.

    • @EfraimDays
      @EfraimDays 22 дні тому +1

      Essa dos gêmeos Weasley foi de fuder msm kkk
      Eles largaram a escola e foram percorrer o sonho deles, mas esse vídeo fez uma tentativa de conexão com coisas como empreendedorismo e público.

  • @pauloatnight
    @pauloatnight Місяць тому +32

    Como outros comentários, também achei forçado. Abordar questões e comportamentos da realidade na ficção sem fazer apreciação moral explícita no discurso narrativo seria uma maneira de ser conivente? Se as resoluções para as questões tratadas fossem imediata e facilmente pelo caminho progressista ou revolucionário, em certa medida estariam fugindo da realidade concreta de onde elas vieram, não é mesmo? Na minha visão, quando ridicularizam o F.A.L.E é uma maneira de retratar como ativismos são diminuídos. Ter retratado a Winky daquela forma é expor casos parecidos de escravizados que não se conscientizaram da situação por desconhecerem outra realidade e entrarem em crise, e não por ser a única condição possível. Achar que esse caso é fazer apologia à escravidão, é desconsiderar a posição dos protagonistas. Harry libertou Dobby, não? Considerar apenas o papel do escravizado como alguém que sabe da condição e sofre por saber disso é uma leitura rasa e simplificadora, vinda de um discurso que quer falar por quem sofreu.
    A posição transfóbica de JK Rowling me parece vinda de um lugar de trauma pessoal e contradizer a obra que escreveu.

    • @adgf007
      @adgf007 Місяць тому

      Cara viu o vídeo no mudo só pode

    • @pauloatnight
      @pauloatnight Місяць тому

      @@adgf007 vi e ouvi e achei forçado. JK só se mostra contraditória. ela procurou trazer questões interessantes sem necessariamente trazer juízo de valor moral explícito nos narradores dela. até Machado de Assis e Clarice Lispector fizeram isso. se ela resolvesse todas os problemas da comunidade bruxa - que é conservadora, como já apontaram em outros comentários - não haveria conflito, necessário à narrativa. se as soluções para a escravidão e falhas humanas se resolvessem tão simplesmente tornaria a narrativa inverossímil.

  • @luizcpsilva1
    @luizcpsilva1 Місяць тому +9

    Perfeito! Gostaria de ver essa mesma linha aplicada à Pokémon e a ideia de rinha de animais.

  • @terciane01
    @terciane01 Місяць тому +100

    Cara desculpa, mas eu li todos os livros, muitas vezes e na real, se vc ler o final, a redenção de Rony se dá por entender a importância da liberdade dos elfos, também no livro há críticas à dominação de classe, lutas por poder e racismo.

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +38

      sim, o roteiro é preguiçoso e ta forçando uma narrativa pra atacar a JK, ela merece, mas a obra significa mais que essa caricatura feito pelo video, por que ela significa para pessoas tipo a gente, eu sou da esquerda radical e pra mim eu tirei muitas coisas boas de HP, nada ver esse video

    • @mali.s2
      @mali.s2 Місяць тому +10

      @@terciane01 No livro também mostra a relação do trio com o Monstro, com o passar do tempo se criou uma relação de respeito entre os 4.

    • @igrejaluteranajesus7882
      @igrejaluteranajesus7882 Місяць тому +1

      Exato

    • @mayconunes
      @mayconunes Місяць тому +13

      ​@@ZeComuna desapega fi. Você quer MUITO tirar de bom pq acha que um livro infantil definiu sua personalidade e que se o livro é ruim então você é ruim. Mas você pode ser bom e gostar de um livro ruim, tem problema não. (Mas convém ter um pouco de vergonha)

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Місяць тому

      @@ZeComuna esquerda radical padrão PCO, n é?

  • @RobertoJeangros
    @RobertoJeangros Місяць тому +7

    Possivelmente a primeira vez que eu discordo de algo vindo da Ana ou do Alvaro. Não me parece que conhecem a obra tão bem quanto discordam da autora fora da obra.

  • @zabuno
    @zabuno Місяць тому +46

    Faltou conhecer melhor a história. Estava louca para escutar uma visão crítica, mas me pareceu um retalho de distorções. Meteoro, vocês fazem MUITO melhor que isso.

    • @rodolphofreire8311
      @rodolphofreire8311 Місяць тому

      Faziam * faz tempinho ficou no lugar comum
      As interpretações não são dificeis sobre elfos , vi muito aqui da crítica que se faz a Tolkien e aos elfos/ anaos e orcs. Tudo muito profundo mas não é feito para ser.
      Agora que Harry Potter e obra que exalta um conservadorismo , isso é...

  • @thiagoresende9433
    @thiagoresende9433 Місяць тому +95

    O irônico da crítica à questão dos elfos é que você está criticando o livro usando a crítica DO livro. A Hermione expõe esse preconceito o tempo todo. E se ela é ridicularizada é porque é isso que acontece com os ativistas na vida real. A crítica do livro é muito claramente à escravidão.

    • @patriciacarvalho8603
      @patriciacarvalho8603 Місяць тому +19

      Pensei a mesma coisa. Esse vídeo está um tanto forçado. O conteúdo do Meteoro é ótimo, mas esse vídeo já começou ruim. E olha que não sou fã de Harry Potter hein

    • @rodrigoboaventura6004
      @rodrigoboaventura6004 Місяць тому +6

      ​@@patriciacarvalho8603 Não é só esse video hein. Tem vários aí que eles dão uma forçada, ou fazem um "cherry picking" para defender um ponto de vista. Mas enfim, acho que é natural ser um pouco tendencioso segundo a mensagem que quer transmitir, são formas pessoais de interpretar as coisas segundo a vivência de cada um.

    • @ars85202
      @ars85202 Місяць тому +1

      SPEW é o nome da organização fictícia. Histórias como a da Winky reforçam a ideia torta de que existe quem nasceu para ser escravo e não seja capaz de viver em liberdade. Se o livro ta fazendo alguma crítica à escravidão, ta fazendo errado: ridicularizando, na história, aqueles que tentam lutar contra a escravidão e inventando fatos fictícios pra mostrar que não haveria necessidade de um movimento abolicionista para os elfos... Além disso, a página q mencionaram também é bem assertiva em defender a escrevidão

    • @lucasn.7531
      @lucasn.7531 Місяць тому +4

      Exatamente! E é bem fácil chegar a essa conclusão pra qualquer um que tenha lido os livros.... Parece que eles pegaram um punhado de citações e passagens dos livros e fizeram o vídeo baseado nisso. Sem nunca terem lido os livros. Ou é isso ou eles são MUITO RUINS DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO kkkkkkkkk

    • @trabachini_e6878
      @trabachini_e6878 Місяць тому +5

      Mas aí você não leva em conta como a Hermione é tratada pelos outros personagens e pelo próprio livro nessa e outras questões. E eu nem falo sobre a questão da escravidão, tem muito mais.

  • @raquelmello3126
    @raquelmello3126 Місяць тому +38

    O antigo Meteoro já foi muito criticado por quibar vídeos gringos sem fazer o devido dever de casa. Parece que voltou a acontecer no Cringe.

    • @gabeeviolet
      @gabeeviolet Місяць тому +1

      Quanto tempo não leio quibar 😅

  • @gabrieljuca4358
    @gabrieljuca4358 Місяць тому +39

    Que a Rowling é transfóbica e nojenta é inquestionável. Mas de resto eu achei tudo meio forçado.

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +5

      @@gabrieljuca4358 Né? Que bom que não fui o único.

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Місяць тому

      Não foi forçado

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +5

      @@jacksonwww5 Vou te dar o exemplo do Percy, que é o mais óbvio:
      O Percy não era ridicularizado por ser funcionário público, ele era desde que era monitor por ter o ego inflado, e mais ainda quando virou funcionário por também virar as costas pra família e apoiar as decisões tortas e erradas do ministério.
      O próprio pai dele também era um funcionário público, e todos tinham um grande respeito por ele, menos o próprio Percy por ser um cargo baixo.
      Viu que não tem nada haver com o que foi falado no vídeo?

    • @ContosDaMenina
      @ContosDaMenina Місяць тому +2

      Tambem achei.

    • @jacksonwww5
      @jacksonwww5 Місяць тому

      @@cm99617 Honestamente, acho que isso ai foi o de menos, me refiro mais a parte da escravidão e da representação dos judeus

  • @geraldogondimneto4294
    @geraldogondimneto4294 Місяць тому +4

    Dra Ana, eu sou fã do Meteoro Brasil, sou fã da senhora e do Dr. Álvaro mas dessa vez vcs viajaram!

    • @TiagoBarufi
      @TiagoBarufi 17 днів тому

      É 😂 perda de tempo discutir com fã

  • @anacarolinabotelho9321
    @anacarolinabotelho9321 Місяць тому +4

    Achei muito teoria da conspiração e bem superficial. Acho que quem fez o roteiro do vídeo tava com má vontade pela obra 😂

  • @thainatambosi7784
    @thainatambosi7784 Місяць тому +8

    Nossa, que chatice. A autora tem falas terríveis e que devem ser debatidas e combatidas sim. Mas ficar achando pêlo em cabeça de ovo fica chato. Dobby serve para repensar a escravidão, a Hermione cria o FALE. Enfim, uma chatice ter que debater isso.

  • @samuelwr
    @samuelwr Місяць тому +17

    Gosto muito dos vídeos do meteoro e principalmente da tv cringe, mas esse está sofrido e raso. Dropei logo no início. Espero q chegue a uma conclusão válida, pois minha opinião foi embasada somente nos 7 minutos iniciais.

    • @laisbertoldo7739
      @laisbertoldo7739 Місяць тому +2

      Eu não consegui passar dos 3 minutos 😢 tá ruim demais

  • @mkra7769
    @mkra7769 Місяць тому +149

    Outras séries substituíram Harry Potter completamente para mim. The Owl House é excelente, principalmente porque é sobre um grupo de revolucionários tentando derrubar um governo opressivo. Não é como a maioria das histórias em que os protagonistas são os defensores do status quo e aqueles chateados com as injustiças da sociedade são os vilões de alguma forma. Sem mencionar a boa representação queer!

    • @joaovitordemelloassis6839
      @joaovitordemelloassis6839 Місяць тому +12

      The Owl House é uma ótima referência para as novas gerações!

    • @ciro_costa
      @ciro_costa Місяць тому +11

      Witch hat atelier!!

    • @mkra7769
      @mkra7769 Місяць тому +3

      @@ciro_costa Já ouvi falar bem dessa tbm, mas não cheguei a assistir

    • @ruarybergmann3753
      @ruarybergmann3753 Місяць тому +4

      Sim mano, é uma obra prima contemporânea a casa coruja, com sua criativa história e protagonista carismática cuja jornada com família e amigos é fantástica.

    • @mkra7769
      @mkra7769 Місяць тому +1

      @@ruarybergmann3753 Eu amo esse desenho. Adoro como constroem o vilão, mas não quero dar spoiler aqui pros leitores de passagem

  • @tubedobrunodeoliveira
    @tubedobrunodeoliveira Місяць тому +3

    A moça não lê um livro faz tempo, não? Dá para ver a alegria dela ao tirar cada informação, como se estivesse apresentando algo muito inteligente, mas, caramba, é só bobo. Puxando da memória, lembro que existe na obra uma porção de posições sobre o assunto: 1. a posição majoritária dos elfos, que é defender a servidão 2. a posição minoritária, que está representada no Doby, uma espécie de revolucionário 3. a posição majoritária do mundo bruxo, que é aceitar a escravidão 4. posições minoritárias como a da Hermione, que quer liberdade para os elfos, ou mesmo 5. o Dumbledore, que tenta pagar bem o Doby, mas o próprio elfo não aceita. Quer dizer, até o revolucionário dá a si mesmo um valor baixo. Há uma riqueza maior de questões aí do que o discurso único que o vídeo apresenta. Ademais, os elfos são uma raça que não é escravizada por coação externa, mas por uma crença de que devem servir por ser essa a sua natureza. Por isso, há uma contradição na obra, que aparece nas interações entre os personagens, que é o fato de que a raça deseja continuar escrava a despeito daqueles que desejam que ela seja livre. Ora isso é fonte de incômodo, ora de riso, entre os personagens. Os elfos não são uma analogia para os negros, embora essa analogia possa ser feita. Mas seria bom que fosse feita de forma inteligente, não? Não duvido que haja racismo contido na obra, mas seria preciso fazer uma análise da mesma com alguma inteligência. Vocês ficam com essa coisa de fofoca política e perdem a capacidade de interpretar até o Harry Potter, que mal tem subtexto. Não é Tolstoi, não é Machado, caramba, é Harry Potter.

  • @giovanni15986
    @giovanni15986 Місяць тому +59

    já notaram a semelhança entre harry Potter e castelo rá-tim-bum? JK não é inocente

    • @karlysonyvo1221
      @karlysonyvo1221 Місяць тому +7

      não tem nenhuma

    • @gustavovitorino2481
      @gustavovitorino2481 Місяць тому +25

      ​@@karlysonyvo1221Tem sim.
      Tem um menino que mora debaixo da escada, mora na casa dos tios, fala com cobra, tem um gato na biblioteca , tem um lobisomem, dois gêmeos engraçados, etc.

    • @harperbolic
      @harperbolic Місяць тому +9

      procure por "the books of magic" de neil gaiman

    • @antoniolima6621
      @antoniolima6621 Місяць тому +5

      ​@@gustavovitorino2481e o menino e aprendiz de feiticeiro também!

    • @map-matheusarantes2264
      @map-matheusarantes2264 Місяць тому +13

      @@gustavovitorino2481 E a JK Rowling morou em Portugal, tem filhas que falam português e talvez tenha tido contato com o Castelo Ra Tim Bum

  • @neeeeery
    @neeeeery Місяць тому +4

    Desafio aqui ao pessoal para pôr nos comentários exemplos de histórias de fantasia que não tenham esse tipo de representação de problemas.

  • @uranosocial6248
    @uranosocial6248 Місяць тому +2

    Se parece com o Brasil. O que o povo que trabalha faz melhor é encher a cara. Mas acho que é não ter o que fazer encher o saco do Harry Potter. Uma obra datada, que trouxe a magia em uma época que as pessoas não tinham celular. Elfos não existem. Se são escravos ou não, pouco importa. É fantasia. Se preocupe com a vida real.

  • @dirceuh
    @dirceuh Місяць тому +51

    Uma das coisas que eu acho imperdoável é que uma das mensagens da saga SUPOSTAMENTE seria a de que não importa nossas origens; nossas ESCOLHAS é que determinam quem somos. Mas...
    No último livro, quando a escola está sob ataque, o diretor da escola manda todos os da Sonserina para se protegerem nas masmorras. E todos aceitam sem questionar, porque são covardes. Não tem nenhum aluno da Sonserina que preste.
    A obra seria muito diferente se, na hora em que o diretor manda os sonserinos se esconderem, tivesse UM, unzinho só, que parasse no meio do caminho e dissesse "Não. Não vou me esconder. Quero ficar e lutar. Por Hogwarts. Pelos meus amigos".
    Mas nããããão. A autora preferiu usar o caminho fácil de "de um lado os bonzinhos, do outros os malvados, porque nasceram assim".

    • @Izzy.occhi16
      @Izzy.occhi16 Місяць тому +15

      Nos livros existe essa revolução da sonserina, coisa não mostrada nos filmes

    • @terciane01
      @terciane01 Місяць тому +18

      E Slugorn, sonserino, entra na luta.

    • @mkra7769
      @mkra7769 Місяць тому +5

      Eu lembro que essa parte sempre me incomodou. Absolutamente todos os alunos da Sonserina naquele momento são colocados de forma antipática.

    • @lucasmelo2729
      @lucasmelo2729 Місяць тому +14

      Erro dos filmes. Nos livros, até onde minha memória não me deixa mentir, uma garota da Sonserina questiona, e daí vem a reposta. Em nenhum momento fica claro que todos foram, e outro ponto, Slughorn voltou no segunda parte da batalha, lutando inclusive com o Voldemort. Ele não lutou na primeira parte, pois foi levar os alunos menores e quem não quisesse lutar para Hogsmead, voltando, inclusive, com moradores para lutar na guerra.
      Pois lembrem-se, era em sua maioria alunos, lutando contra bruxos e outras criaturas, portanto, essa ação definil bastante o rumo da guerra.

    • @giovannio.5716
      @giovannio.5716 Місяць тому +11

      Sonserina é uma casa injustiçada nos filmes… mas no livro eles lutaram na batalha de Hogwarts, o professor Horácio Slughorn diretor da sonserina chamou os comerciantes de Hogsmeade e alguns alunos para lutar na batalha, então não foram todos da sonserina que se esconderam

  • @dannielvilasboasdefreitas3414
    @dannielvilasboasdefreitas3414 Місяць тому +158

    Parece que a autora é uma daquelas inglesas que não tolera o fim do império colonial britânico, e o fim do seu orgulho nacional narcisista que eles eram conhecidos no sec xix.

    • @cbarros8465
      @cbarros8465 Місяць тому +15

      Quando eu era adolescente e lia os livros de Harry Potter, mostrei a minha madrinha que é professora de história, e ela disse exatamente isso. A autora é inglesa e branca, é assim a visão dela sobre a escravidão

    • @williammultini3469
      @williammultini3469 Місяць тому +1

      É exatamente isso!

    • @Birimbeto
      @Birimbeto Місяць тому

      Não parece, é isso aí mesmo.

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +12

      mano, a interpretação de vcs vai longe... vcs chegaram a cogitar que as pessoas escrevem usando elementos da realidade que existe ou existiu? e que ela só usou a realidade sem fazer juízo de valor sobre? A maioria das obras não se propõe a fazer uma crítica revolucionaria, vcs vão deixar de consumir toda obra que não se proponha a isso e use uma estrutura de poder problematica? Acho que vai sobrar pouca coisa pra vcs consumir...

    • @cbarros8465
      @cbarros8465 Місяць тому +3

      @@ZeComuna Ninguém vai deixar de fazer a leitura por mais problemática que ela seja, já li Monteiro Lobato, Tolkien, e vários outros autores bem controversos, pq isso faz parte da construção do aprendizado. Após isso, tira-se as próprias conclusões, que esses autores no tempo que escreveram, século XX, tinham essa visão escravagista como normal, o que não é o caso da JK. Vc esta sendo ingênuo de mais ao sugerir que o autor de fantasia não se inspire em fatos da realidade para escrever suas obras, assim fica muito conveniente para um racista escrever os maiores impropérios e dizer que é liberdade poetica. A senhora JK Rolling, já se mostrou mais do que controversa eu diria sobre seus posicionamentos, e se vc for analisar o modo como ela escreveu sobre os elfos nos livros dela, e sobre como ela quer passar que a escravidão de alguma raça é algo totalmente normal, ela escreve sim sob a ótica de uma inglesa branca, que não vê problema algum em escravizar o outro pq a cor da pele dele é diferente, agora da nossa ótica de país colonizado por séculos, é bem diferente. Vc é quem deve rever alguns conceitos.

  • @moniquemuniz5091
    @moniquemuniz5091 Місяць тому +12

    Acho que erraram na interpretação. Desde a adolescência sempre entendi que a narrativa retratava a realidade. E parecer absurdo é a intenção, justamente porque aconteceu e acontece na vida real ao longo da história, e é pra causar essa reflexão.
    Os herois são transgressores em prol de fazer o que é certo, ou seja, ta ensinando que não devemos aceitar simplesmente a estrutura injusta.
    E o Harry queria ser auror pra levar justiça e lutar contra o mal, isso é explícito. Os herois queriam mudar o sistema, deixá-lo mais justo e sem preconceitos.
    E é por isso que foi um choque pra mim descobrir a autora como uma tremenda preconceituosa, porque na minha cabeça não fazia o menor sentido e é contrário à sua obra.
    Vamos atacar a autora sim, mas a saga depõe contra ela e não a favor. Sejamos intelectualmente honestos.

  • @EstevesSemMetafisica14
    @EstevesSemMetafisica14 Місяць тому +5

    Leitura bastante mal feita, né...

  • @ericobrasilrj
    @ericobrasilrj Місяць тому +14

    Meu audio foi escolhido no clube do fim. Meta do ano concluída 😁

  • @saltoquanticogenetico
    @saltoquanticogenetico 24 дні тому

    Comentei lá: O que dizer? A obra é uma obra-prima, extremamente complexa, nada infantil, e reflete o mundo real. É uma ficção de como seria o “mundo do Halloween” e naturalmente seria algo denso, pesado e negativado, e teria de ter uma guerra para se tornar interessante como série de livros e filmes, pois se fosse tudo “lindo, romântico e agradável” então seria uma novela bem chata… a autora não defende essas aberrações, ela cita as aberrações, e com isso cria uma estória extremamente interessante, polêmica, mas muito interessante e complexa.
    Isso dos Elfos serem criaturas já muito condicionadas em serem escravas, e gostar disso, é um dos muitos aspectos pitorescos do mundo dos bruxos do Halloween como fantasiado pelas pessoas hoje em dia, que é baseado em contos e lendas da idade das trevas, a idade média na Europa. E ao que tudo indica, pelo que a própria autora comenta, Harry Potter foi uma canalização, e ela apenas preencheu algumas lacunas com ideias próprias. E ela é autora da linha do Terror/suspense criminal. Então é natural que muita coisa "ruim" vai ser apresentado, um mundo caótico, com um vilão querendo criar mais caos ainda.

  • @mariajuliasottana1277
    @mariajuliasottana1277 Місяць тому +18

    Gente… quem fez o roteiro leu mesmo o livro? Entendeu mesmo a critica? Detesto a JK, mas os livros sao geniais em MUITOS pontos e criticam justamente os pontos citados no video kk

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому

      @@mariajuliasottana1277 eu tenham fiquei com essa sensação

  • @wesleymarques3243
    @wesleymarques3243 Місяць тому +7

    Gostei muito do video,mais preciso corrigir algumas falas da apresentadora,imagino que muitas pessoas não vão ler isso,muito menos a autora do video.Mais vamos lá,não se diz "portadores de hiv" o termo correto é "pessoas que vivem com hiv",e segundo que não é uma doença,é uma infecção,por esse mesmo motivo não se usa mais termo DST(Doenças sexualmente transmissiveis) e sim, IST(Infecções sexualmente transmissiveis).Espero ter ajudado,e obrigado pra quem leu.

    • @nataliealves3889
      @nataliealves3889 Місяць тому

      Isso, a pessoa pode estar infectada com o hiv, mas se estiver com carga indetectável ela não tem a doença aids.

  • @paul00liveira
    @paul00liveira Місяць тому +4

    O engraçado é que nós mesmos com a CLT somos igual elfo doméstico. Quando fui demitido pela primeira e única vez após 15 anos de trabalho na mesma empresa foi horrível a primeira segunda feira ao acordar e sem saber onde ir e a quem servir. Foi tenso. Acho que várias pessoas passam por isso também.

  • @KerberLeo
    @KerberLeo Місяць тому +7

    Como costuma mostrar a realidade, voce pode ser o que voce quiser, só não pode ser o que você não é.

  • @dhslopes
    @dhslopes Місяць тому +27

    HP é um negócio muito tenso pra mim. Eu fui fã por muito tempo mas deixei de acompanhar por conta das atitudes da autora. Minha esposa, por outro lado, ainda é uma mega fã e parte do discurso de separação de autor e obra. Eu evito sempre comprar algo pra ela que tenha a mínima chance da KKK Rowling receber um centavo, ainda mais tendo uma irmã que, de acordo com a autora, não deveria existir nem ser reconhecida como uma mulher

    • @LSnicket
      @LSnicket Місяць тому +4

      Sua irmã é maravilhosa e amei o KKK Rowling. Vou adotar porque eu to muito no seu barco (era super fã, conheci meus melhores amigos e minha esposa por causa dos livros, e não aguento ouvir sobre essa mulher asquerosa mais)

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +1

      daqui a pouco tu vai parar de respirar pq hitler respirava tbm... mano, na moral, a gente desenvolveu cérebro justamente pra ter a capacidade de interpretar e separar as coisas, uma coisa é a posição nojenta da autora em relação a um tela moderno, outra coisa é uma obra que não tem esse tema nele e que mensagens importantes sobre combate à eugenia, sobre amor a família, sobre sacrifício, sobre ganância, e por ai vai... além de ser uma obra literária que incentivou leitura de milhões de jovens, vc jogar tudo fora só mostra a desinteligencia das pessoas e como parte da esquerda liberal é puramente estética

    • @dhslopes
      @dhslopes Місяць тому +4

      @@ZeComuna Calma, melhor voltar a respirar agora que terminou de digitar, já que seu cérebro não é capaz de interpretar duas coisas ao mesmo tempo. Mas vamos lá, vou desenhar pra você:
      Como eu falei, "eu evito sempre comprar algo pra ela que tenha a mínima chance da KKK Rowling receber um centavo", o que é diferente de não consumir nada sobre (até porque, como eu falei, sou CASADO com uma pessoa que ainda admira a obra e sempre abro as notícias que mostram o quão desprezível a Rowling é). Não diminui em nenhum momento a importância da obra, até porque eu reconheço que foi importante o incentivo a leitura, movimentou cinemas (e ainda movimenta), comércios locais, etc. Assim como Percy Jackson, Crepúsculo, Senhor dos Anéis e uma caralhada de outras obras. O que eu disse é que não vou dar dinheiro pra uma pessoa que FINANCIA COM DINHEIRO QUE RECEBE DA OBRA movimentos que dizem que PESSOAS NÃO DEVERIAM SER RECONHECIDAS simplesmente porque não se identificam com seu gênero e decidem, por livre vontade, transicionar para o que mais a deixa confortável.
      Se pra você essa ideia é estética, então acho que você não tá entendendo a situação. E sim, eu sei que individualmente meu ato de não consumir não faz diferença pra autora (tem muito otário que consome no meu lugar), mas eu me sinto mais leve quando olho pra minha irmã e sei que não to ajudando ninguém que despreza sua existência.
      Pronto, acho que agora você pode usar o seu cérebro pra interpretar melhor o que eu disse 🙂. Em caso de dúvidas, bata a cabeça na parede até que ela desapareça

    • @LSnicket
      @LSnicket Місяць тому +1

      @@ZeComuna exatamente por ter desenvolvido capacidade de interpretação que a gente olha as coisas por um outro ângulo. Obras de arte não existem em um vazio, os vieses que a autora têm (os que ela sabe e os que ela não sabe) vão estar no livro porque várias coisas a gente coloca na arte mesmo sem perceber (e eu sou escritora/escrevo já há um tempo, então eu consigo ver isso). O que faz a diferença é o que você faz quando aquilo é apontado. Vamos dizer que certas coisas não sejam o que ela acredita/o que ela quer acreditar, ela sempre pode tentar mudar ou se distanciar disso. E ela nunca tentou. Mesmo com pequenas coisas, mesmo usando o Twitter pra falar mais coisas que ela queira que seja canon, mesmo com o Pottermore, mesmo com os novos filmes e jogos. JKR não tem defesa e quanto mais ela lança e fica relacionada com a marca de HP, mais a obra começa a não ter defesa também

  • @marcelacampanholi4692
    @marcelacampanholi4692 Місяць тому +10

    Erraram feio, galera. Pau no cool da J.K. mas esse roteiro aí foi bem preguiçoso. Eu concordo com o olhar crítico sobre as coisas mas esses paralelos aí foram bem forçados.
    O nome da saga é Harry Potter, não tem pq a autora ir aprofundando questões da sociedade bruxa em seus livros, obviamente mta coisa ia ficar de fora para priorizar o protagonista. Depois ela o faz, como na questão dos elfos, mas no por outros canais.
    Tem tbm a questão da historicidade, o último livro foi lançado em 2007. Quem de nós estava militando e discutindo criticamente sobre esses assuntos sociais em 2007? Quase 20 anos depois e olha o tanto de coisa que mudou positivamente nas nossas discussões. A crítica tem que ser feita sim, mas não pra parecer crítica pra gerar buzz, como o vídeo fez.
    Autores como Lovecraft e Collen Hoover, por exemplo, trazem coisas muito mais explicitamente problemáticas em suas obras do que Harry Potter e até uma leitura rasa como a do vídeo, poderia abordá-los.

  • @jefgir
    @jefgir Місяць тому +25

    Talvez vocês precisem ler sobre os Sonacirema...
    Não acho que os paralelos dos elfos com escravos humanos sejam válidos, já que os elfos não são criaturas humanas na série (apesar de serem capazes de falar e terem inteligência similar, mas num mundo mágico quase tudo tem essas características, animais, criaturas, objetos, etc).
    O tratamento dos bruxos com os elfos (e as desculpas usadas para explorá-los) para mim é mais análogo com o tratamento dos humanos com os animais não humanos, especialmente os domesticados e de abate.
    Se você acha problemático o tratamento dos elfos na serie (e deveria), talvez seja hora de pensar no veganismo. Se você discorda e acha que estou sendo chato e militante, provavelmente no mundo mágico você seria dono de elfos.
    Você fala das estatuas que demonstram a crença da suposta superioridade dos bruxos sobre as outras criaturas mágicas, mas essa crença também não ocorre no mundo real?
    E as nossas estátuas de figuras históricas montadas em cavalos? e nossos ditados que frequentemente envolvem a crença de que animais estão aqui por nos servir (melhor um pássaro na mão, por a carroça na frente dos bois, cavalo dado não se olha os dentes, quem não tem cão caça com gato, etc)? Isso é tão diferente das crenças dos bruxos que as outras espécies são inferiores?
    Não me entenda mal, na questão da transfobia da autora concordo totalmente com vocês, mas acho curioso que todos esses supostos problemas com a obra não foram percebido antes das declarações transfóbicas dela, somente depois. Se estava tão claro assim porque ninguém notou antes? Pra mim está claro que isso é uma análise retroativa da obra já com a intenção de achar pelo em ovo por causa da autora.
    Se você fizer o mesmo com de volta para o futuro, vingadores, king kong, cidade de deus, etc, devidamente motivado a encontrar problemas sociais (mesmo que de maneira forçada), garanto que vão encontrar. Vocês só não fizeram isso (por enquanto) porque ninguém importante dessas produções falou algo digno de cancelamento.
    Mulheres trans são mulheres.

    • @MariaPaula-uw3ds
      @MariaPaula-uw3ds Місяць тому +2

      Concordo super com o seu comentário, tirando a parte da JK ser transfóbica

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Місяць тому

      "Se estava tão claro assim porque ninguém notou antes?"
      pelo mesmo motivo que precisou do Monark ter apoiado a criação de um partido nazista pra galera perceber o tanto de coisa errada que ele falava. O povo tava tão iludido com HP que precisou da JK se revelar ser uma neonazi pra sairem dessa ilusão. Os problemas de HP sempre existiram

    • @stephanieoliveira9294
      @stephanieoliveira9294 Місяць тому +3

      Exatamente

  • @matheusrecchia
    @matheusrecchia Місяць тому +2

    Puts, com todo respeito: a pessoa que escreveu esse roteiro fez uma fooooorça pra alguns temas aí fazerem "sentido" 😅 Não é que uma coisa ou outra não tenham uma problemática escancarada na obra, mas muita coisa nesse vídeo foi distorcida ou mal interpretada 😢

  • @Birimbeto
    @Birimbeto Місяць тому +8

    Potterheads colapsando. 😂

  • @josimarpriori
    @josimarpriori Місяць тому +7

    Olha, amo Meteoro Brasil (TV cringe tb srsrs), também amo Harry Potter. Tem emoções no meio, mas tá difícil digerir essa análise. Não sei se ela faz muito sentido não. As coisas em Harry Potter, acho, são mais profundas e complexas. Pode ser realmente que os livros naturalizem a o esforço individual, mas as questões das hierarquias e do conservadorismo bruxo sempre me pareceram muito bem problematizadas na obra. Dumbledore está o tempo todo nos mostrando essas contradições. Por outro lado, como diretor de escola, ele expunha os alunos dele um pouquinho demais rsrsrs.

  • @_weverton
    @_weverton 7 днів тому +1

    As pessoas não conseguem entender que esse vídeo é uma crítica à obra original, não ao que veio depois, sem contar que todas elas são justificadas e explicadas no próprio vídeo. Eu era fã da série (especialmente dos livros), mas depois de ler mais e ver coisas muito melhores, adquirindo bagagem cultural, ficou bastante difícil não perceber as inclinações reacionárias e racistas da obra, não somente da autora, isso sem citar todas os plágios descarados - ainda que genialmente disfarçados.

  • @weegeeh4ck3r
    @weegeeh4ck3r Місяць тому +3

    Os duendes não são uma caricatura antissemita, o produtor dos oito filmes da saga, David Heyman, é judeu e já desmentiu isso, aliás, ele também participou da produção de "O Menino do Pijama Listrado".
    E a suposta estrela de Davi no chão de Gringotes na verdade se trata da estrela da Federação da Austrália, acontece que o local onde essa cena foi gravada é real (Australia House), e como essa estrela é um patrimônio, ela também aparece em outros filmes que também foram gravados nesse mesmo local (Mulher Maravilha e Muppets).

  • @gabrielbaleeiro6896
    @gabrielbaleeiro6896 18 днів тому +1

    Gente, sinceramente. De onde tiram tantos "subtextos". Meteoro entrou na vibe tuiteira de cancelar tudo. Se você forçar, qualquer coisa fica ruim. Será que eles não conhecem a licença artística? Obviamente os personagens são personagens, fictícios, e não são pessoas reais e não fazem alusões a pessoas reais.

  • @6bambolbi6
    @6bambolbi6 Місяць тому +1

    Nunca liguei pra Harry Potter, então quero mais é que a obra e a autora se explodão.

  • @vic.dernitz
    @vic.dernitz Місяць тому +3

    Eu não sei que livro ela leu mas quase todas as partes que que a Hermíone é protagonista foram cortadas dos filmes. E sobre o ativismo, não é assim na realidade onde a maioria das pessoas dão risada dos ativista? Que leva ativista sério hoje em dia?

  • @fabiodiegoalbuquerque6144
    @fabiodiegoalbuquerque6144 Місяць тому +1

    Isso que faz Harry Potter tão fantástico, pois traz elementos realistas e históricos do nosso mundo e escravidão é um desses elementos. Inclusive, os heróis possuem suas contradições e limitações baseadas na realidade que estão inseridos. Harry é um adolescente cheio de problemas que envolvem a própria sobrevivência física dele e de seus aliados. Como é que esse adolescente iria ter prioridade em ter consciência anti escravista? Hoje em dia um adulto em circunstâncias mais confortáveis sequer conseguem ter consciência de classe... E sobre Harry se tornar um Auror, os argumentos do vídeo foram bem rasos, a realidade não é que nem na cabeça desses revolucionários de condomínio, se você for ver bem, Harry é o herói mas ele só quer ter uma vida normal, trabalhar e ter uma família, não é todo mundo que quer o fim das instituições mesmo com as suas contradições, na realidade essas instituições vão melhorar conforme seus agentes forem mudando para pessoas melhores e mesmo na época que o Ministério perseguia o Harry, haviam aurores que não seguiam as diretrizes do ministério e lutavam contra a opressão instituída. Eu posso me colocar como exemplo disso, pois eu sou militar, pertenço a uma instituição extremamente contraditória e com uma imagem bem problemática, mas em minha particularidade eu busco ser um profissional justo e respeitoso com a humanidade dos cidadãos que devo servir e proteger.
    Esse vídeo tem a intenção clara de colocar Harry Potter como uma obra que apoia e concorda com essas contradições, mas prova que HP é um universo complexo cheio de contradições com heróis e vilões com multiplas camadas. O herói tradicional que só possuí virtudes não é o apresentado nessa obra. Os heróis de HP são cheios de fraquezas e contradições como um ser humano da vida real, que mesmo buscando lutar pelo certo vai possuir preconceitos e omissões basiados na realidade que estão inseridos.
    OBS: A autora possui várias contradições também, logo sua obra vai ter influência disso, mas é assim que é o ser humano. Nós precisamos abandonar esse maniqueísmo político para entender melhor o mundo que estamos inseridos. Toda polêmica em questão foi eclodida por questões identitárias envolvendo opinião da autora.
    Isso só mostra o quanto a esquerda está esvaziada e limitada em pautas identitárias enquanto sua raiz está afastada dos debates mais comuns. Focamos tanto em pautas identitárias (que são sim importantes) que abandonamos o foco na mobilização da classe trabalhadora.

  • @AcademiaProArte
    @AcademiaProArte Місяць тому +23

    Não dá pra passar pano pra Rowling realmente, pra mim uma verdadeira decepção. Mas, eu acredito que ela tentou retratar a "Realidade" na sua obra, na qual, tem várias coisas erradas na sociedade e tem muita gente ignorando esses fatos (normalmente conservadores). No mundo ideal todos esses problemas seriam "resolvidos" pelos mocinhos da história, isso não acontece pq a história não é sobre isso, a história é sobre impedir que uma era de trevas se instaurasse e piorasse ainda mais a situação, quando eu li eu entendi que ficou subentendido que a personagem Hermione (nomeada uma autoridade política no mundo da magia na vida adulta )seria a protagonista dessas mudanças a partir de então. Seria uma excelente continuação da história.

    • @marcosdias4596
      @marcosdias4596 Місяць тому +1

      Eu não sei não olhando hoje pra ela eu acreditaria que ela meio que pensa dessa forma

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому

      @@marcosdias4596 Uma pessoa com desvio de caráter em um ponto, geralmente não significa que são nós outros. Tem muito caso assim. Parecem duas partes do cérebro que não se conversam.
      Ela é transfobica, mas não é homofóbica por exemplo. Se não me engano ela já engajou em um movimento "LGB" sem o T

  • @stephaniemoura3214
    @stephaniemoura3214 Місяць тому +2

    Uka correcao sobre a Winky: ela é punida porque ela é suspeita de ter (se não me engano) matado sua mestra, porque a varinha que ta nas mãos dela é a varinha usada para comerer o crime.

    • @glauciafloresfolgearini6785
      @glauciafloresfolgearini6785 Місяць тому

      Preciso realmente corrigir essa, Winky foi libertada/punida pois não conseguiu controlar o Barto Jr, que roubou a varinha do Harry e lançou a marca negra durante um evento enorme, o mestre dela precisava abafar que seu filho ainda estava vivo, e, é claro sobrou pra ela!

  • @mkra7769
    @mkra7769 Місяць тому +62

    Eu lembro quando era fã de Harry Potter que também ficava forçando minha interpretação da série pra acreditar que a Hermione é representada como estando certa. A primeira vez que eu li os livros tive até a expectativa de ver a Hermione libertando os elfos no final. Mas se a gente analisar friamente, não é bem essa a mensagem que os livros passam...
    A Hermione é ridicularizada por todos os personagens, inclusive o Harry que é o herói da saga e também cresceu no mundo trouxa, por querer libertar os escravos. Todos tratam ela como uma radical que quer mudar algo que é um "simples fato da vida", até quem concorda que elfos merecem melhor tratamento não chegam a defender a libertação dos elfos.
    Eventualmente o Harry, protagonista e herói da série, herda um escravo de seu padrinho. No começo o escravo era desobediente pois ele não gostava do Harry por não seguir a ideologia de puro-sangue, mas uma vez que o Harry começa a tratar o Monstro com respeito, ele começa a obedecer seu mestre. A mensagem que fica, depois disso e depois de toda a ridicularização jogada pra cima da Hermione, é de que "tudo bem ter escravos, desde que você os trate bem", quando o Monstro começa a obedecer o Harry, a narrativa dá a entender que até a Hermione respeita essa conclusão, quer ela concorde ou não.
    Nem vou falar muito sobre como escravos ainda são mal-tratados pelos livros e é tratado como piada. Como quando o Slughorn diz pro Harry que estava testando venenos em um elfo e tudo que o herói protagonista da saga pensa é "ainda bem que a Hermione não tá aqui"...
    No final dos livros eles derrotam o grupo de fascistas (piores que eles próprios), e diz-se que "tudo estava bem", mas os escravos ainda são escravos, provavelmente o Monstro ainda seria propriedade do próprio Harry. Existe algumas coisas pós-canon (que foram ditas depois, não estão nos livros) sobre a Hermione continuar lutando pela liberdade dos elfos ao trabalhar no governo, o que me parece mais uma forma de colocar o arco de personagem dela como "ela aprendeu a fazer ativismo da forma certa", que na cabeça da JKR seria através de métodos institucionais apenas, e sem irritar os outros pelo jeito...
    A história de HP é uma em que os personagens defendem o status quo de uma sociedade extremamente opressora contra vilões que querem mudar as coisas pra pior. Quem quer mudar as coisas pra melhor mal tem espaço na história e quando tem é ridicularizado. E a mensagem final sobre escravidão é "você pode ser contra, mas respeita seus amiguinhos donos de escravos, tudo que eles tem que fazer é tratar seus escravos bem".

    • @DonyTunkel
      @DonyTunkel Місяць тому

      Fora que o Voldemort é um mal banal, sem nenhuma profundidade politica real. Ele demonstra ser só mais preconceituoso que a propria sociedade (embora estranhamente se junte com criaturas oprimidas), e no fim ele é retratado só como alguém que quer "poder" sem justificar o que ele quer fazer com esse poder além de viver pra sempre e lançar avada kedavra. Não existem razões de classes e economicas como vemos em Jogos Vorazes e Percy Jackson, é só uma luta contra um mal caricato que convenientemente representa o bigodismo, sem arranhar nenhuma estrutura

    • @mathstwinkle
      @mathstwinkle Місяць тому +6

      Nossa, eu entendi de forma bem diferente da sua. A escravidão dos elfos domésticos é tão arraigada no mundo bruxo, que os próprios personagens não vêem aquilo como um problema, e quando os elfos demonstram subserviência, eles encaram isso como um “consentimento para ser escravizado” e um “direito” dos bruxos de escravizar. No entanto, é preciso balizar que os bruxos são extremamente opressores, que a escravidão dos elfos provavelmente é algo milenar, e que não seria fácil desmontar esta estrutura, tanto é que a Hermione tenta de tudo para fazer algo, mas é em vão, quase ninguém de fato vê a maldade no ato (a exceção de Dumbledore). Para mudar essa mentalidade, seria necessário tempo e poder de mobilização, algo que jovens de 14 a 17 anos não possuem e, pela conjuntura dos acontecimentos da época, creio que haviam coisas mais urgentes a serem combatidas. Creio que se o objetivo fosse apoiar a escravidão dos elfos, os livros não mostrariam eles sofrendo tanto e não sabendo lidar com a liberdade. E a Hermione é constantemente descredibilizada pelo fato de estar lutando por uma causa que para nós parece lógica, mas para eles, tanto elfos quanto bruxos, é algo normalizado, o que causou em mim a reflexão sobre os efeitos da opressão, e como poucas pessoas conseguem questionar o sistema (no caso o Dobby) e, de fato, exigir mudanças, como ele fez demandando pagamento pelos seus serviços.

    • @aldacaroline2193
      @aldacaroline2193 Місяць тому +1

      Seu comentário foi maravilhoso ❤

    • @mkra7769
      @mkra7769 Місяць тому +1

      @mathstwinkle Faz todo sentido imprimir essa interpretação na narrativa dos livros, mas a realidade é que isso nunca é a mensagem que os livros de fato passam. A falha da Hermione na sua luta pra libertar os elfos não é retratado em nenhum momento na narrativa dos livros como algo trágico, mas como algo ridículo, como um ativismo irritante.
      HP é uma história de fantasia, eles podiam muito bem ter libertado os elfos no final, colocado uma cena dos elfos lutando ou negociando pela sua liberdade durante a batalha de Hogwarts ou algo assim. É uma história de ficção e todos os seus aspectos são decisões da autora sobre o que ela queria contar e a mensagem que ela queria passar.
      Escolher ler o arco da Hermione com a FALE como uma história triste é que nem ler o final super transfóbico do filme Ace Ventura como sendo uma tragédia pelo que a mulher trans tá sofrendo. Faz sentido querer ler dessa forma, mas não é assim que a cena é construida de forma alguma, assim como não é dessa forma que vc tá lendo que os livros de HP realmente representam os elfos...

    • @mkra7769
      @mkra7769 Місяць тому +1

      @@aldacaroline2193 Vlw ❤️

  • @Lynikersalles
    @Lynikersalles Місяць тому +1

    Feliz pela maioria aqui nos comentários terem lido e entendido de fato os livros...

  • @ThiagoRibeiro-ei2qj
    @ThiagoRibeiro-ei2qj Місяць тому +19

    A parte dos elfos é meio esquisita mesma....Mas eu estou meio velho e lembro que no começo de 2010 sempre quando falavam de harry potter era sobre como ele era sobre racismo e preconceito...Ai veio esses casos de transfobia e as opiniões mudaram absurdamente.
    Obs: não to falando do meteoro especificamente, to falando no geral.

    • @ThiagoRibeiro-ei2qj
      @ThiagoRibeiro-ei2qj Місяць тому +5

      Tipo, dizem que os duendes são uma representação dos judeus e talz....Mas eu só ouvi isso depois desse caso de transfobia.
      Eu acho que toda série tem problemas (As crônicas de gelo e fogo tem inúmeros problemas se a gente levar nessa linha de pensamento)

    • @ThiagoRibeiro-ei2qj
      @ThiagoRibeiro-ei2qj Місяць тому +3

      Por exemplo, nesse caso dos lobisomens em game of thrones temos a doença dos homens pedras, onde rola uma parada dos mestres nem quererem tratar as pessoas...

    • @ZeComuna
      @ZeComuna Місяць тому +3

      se tu leu lembra que a Hermione era militante pela libertação dos elfos

    • @ThiagoRibeiro-ei2qj
      @ThiagoRibeiro-ei2qj Місяць тому +1

      Lembro sim, mas eu sempre levei na linha de "olha, tem alguém lutando pelos elfos e bla bla bla"...Nunca levei como algo negativo, mas com os argumentos da Ana realmente, é meio esquisito

    • @cm99617
      @cm99617 Місяць тому +3

      @@ThiagoRibeiro-ei2qj Acho que é a realidade. Pessoas que querem mudar essas coisas quando começam são ridicularizadas mesmo.
      Mesmo assim ela não desistiu e conseguiu mudar até o cabeça dura do Rony, virou ministra da magia, revolucionou os direitos das criaturas mágicas e o próprio ministério.

  • @viixxe
    @viixxe Місяць тому +1

    Algumas coisas já sabia e eu já achava que eram problemáticas, outras eu já sabia, mas não tinha parado para analisar da forma como foram aprensentadas. Outras passaram despercebidas nas minhas leituras.
    O impacto comercial da criação de todo um mundo mágico altamente rentável pode ser perceptível facilmente até por quem é consumista desses produtos.
    Eu concordo com o argumento central que deve ter motivado o vídeo de que não é possível separar totalmente o autor da obra, que ela reflete valores de uma época e dos indivíduos criadores. E vai da consciência de cada um boicotar ou não tudo relacionado a Harry Potter e à autora.
    Mas eu acho que essa mania mais recente de cancelar autores tem seus limites, ainda em momentos de campanha de boicote de diversos livros nas escolas do mundo advindas da extrema-direita, e não deve invalidar a leitura de certas obras como meio de formação de novos leitores e também da visão de literatura como entretenimento, não apenas enriquecedor de caráter e de cultura.
    É preciso que a apresentação da obra venha com o desenvolvimento e estímulo a outras coisas, e esse vídeo também tem um papel de formação. Nem todos aceitarão os argumentos, mas uma boa quantidade irá repensar, e cada pessoa tem os seus processos, e é preciso respeitar todos.

  • @LuluGastronomica
    @LuluGastronomica Місяць тому +7

    Tem uma coisa que sempre me incomodou é que, mesmo a sonserina sendo uma fábrica de fascista, ela é mantida depois que termina o último livro. É questão de tempo até o próximo Voldemort.
    É como se cada casa fosse um partido político.

    • @kisamehoshikage9166
      @kisamehoshikage9166 Місяць тому +7

      Pensa assim, se rola exatamente a mesma coisa no nosso mundo, porque não aconteceria a mesma coisa num mundo fictício. Além do mais, os filmes dão essa impressão de que sonserinos são todos do mal, mas não é bem assim, os professores por exemplo, slughorn e Servero, foram da Sonserina e não eram do mal. Na batalha final os sonserinos também lutaram contra valdemort e por ai vai. O próprio Harry explica isso pro filho dele no último livro, de que não tem nada de mal em ser sonserino.

    • @zeluiz08
      @zeluiz08 Місяць тому +1

      Assim a questão não é casa, os valores em si da Sonserina também não são ruins, a casa é o que transformam ela, o que aconteceria é que ai pessoas da Sonserina iriam pra outras casas e continuariam pensando da forma que pensam.

    • @dion5804
      @dion5804 Місяць тому +2

      Quando eu li a série ainda adolescente, me incomodava o HP ser tão frio. Ele estava de boas com a escravidão milenar dos elfos e também não sentia dele uma pró-atividade de ajudar financeiramente os Wesley quando ele era rico pra k7. Sei lá. Meio estranho pra quem supostamente é "corajoso", "bom" e "líder". Enfim...

    • @JoaoPedroOliveiradaCunha
      @JoaoPedroOliveiradaCunha Місяць тому +1

      ​@@dion5804 nos livros é falado o tempo todo que o Harry só não ajudava porque eles não aceitavam e ele deu todo o prêmio do torneio tribuxo pros gêmeos sem contar pra ninguém porque sabia que se a mãe deles ou o Rony soubesse, daria ruim. Os Weasley eram muito orgulhosos e nunca aceitavam. Fora que depois que o pai deles ganha na loteria e os irmãos mais velhos começam a sair de casa do terceiro livro em diante, a situação deles já não é tão apertada

    • @zeluiz08
      @zeluiz08 Місяць тому +1

      ​@@dion5804 Como que o Harry não ajudou os Weasley? O Harry que financiou a loja do Fred e do Jorge no Beco Diagonal.
      O Harry ficava incomodado sim em ser rico e não ajudar os Weasley, porém eles nunca aceitariam uma ajuda dele de forma tão direta. Você pode ver isso naquele momento exclusivo do filme q o Rony quer 2 doces do carrinho de lanche no Expresso de Hogwarts, e ai ele dá entender que só vai querer um por causa de dinheiro, e o Harry fala que pagaria e ele diz que não quer.
      O Harry só consegue dar alguma coisa pro Rony no livro quando ele dá uma desculpa pra isso, por exemplo na copa mundial de quadribol o Rony queria um Onioculos, mas, não tinha dinheiro, ai o Harry vai e compra um pra cada um e fala que vai ser presente de aniversário, ai tem um momento que o Rony consegue dinheiro e na mesma hora paga o onioculos, pra vc ver o senso do Rony em não querer nada do Harry. Ainda em Cálice de Fogo, no final do livro quando o Harry ganha o dinheiro do prêmio que ele dá aos Gêmeos, ele pede pros gêmeos comprarem pro Rony um traje a rigor novo pro Rony, pq o Harry sabia que se ele comprasse o Rony n aceitaria.
      Sobre a questão dos Elfos, bom justamente por isso que a Hermione que faz esse papel de se incomodar com a prática milenar de escravidão, se o Harry também fizer isso fica tudo pra ele e outros personagens não tem espaço pra nada.

  • @drcortman
    @drcortman 22 дні тому

    Você disse que um licantropo fica extremamente agressivo e descontrolado atacando tudo e todos à sua volta enquanto transformado e logo em seguida reclama que Dobledore pede que o professor Lupin se isole completamente enquanto transformado? O correto seria permiti-lo caminhar livremente pela escola descontrolado e atacando os alunos, por exemplo? Pode me explicar melhor o seu ponto?

  • @ABolaa
    @ABolaa Місяць тому +11

    Sempre assisto vocês e concordo com algumas coisas, sou comunista e tudo mais. mas que vídeo de bosta rsrsrs basicamente é retratado nos livros as coisas que existem na sociedade. é como se falasse que Django é horrível pq o personagem do Samuel L Jackson 'gosta' de ser escravo. Vídeo sem sentido.

  • @MarcelNegreiro23
    @MarcelNegreiro23 Місяць тому +1

    Todas as analogias são válidas, se você ignorar ou associar o contexto e as informações suficientes pra fundamentar o seu argumento. Particularmente acho que é uma crítica que veio tarde, que como produto a série já cumpriu seu propósito, contou uma história, apresentou seu contexto interno e marcou a infância/adolescência de muitas pessoas. Aposto que na época muitas pessoas se encantaram mais com a fantasia do que encontrar os propósitos do mundo.

  • @antoniovictorHOP
    @antoniovictorHOP Місяць тому +7

    O papo dos elfos domésticos me lembrou a história dos Stewards no world of warcraft, onde o único propósito deles é servir aos kyrianos, e eles fazem isso a tanto tempo que esqueceram a própria história e entram em depressão se não servirem

    • @mali.s2
      @mali.s2 Місяць тому

      @@antoniovictorHOP será que alguém vai problematizar o wow?

    • @antoniovictorHOP
      @antoniovictorHOP Місяць тому +1

      @@mali.s2 mais do que já é? Kkkkkk

    • @mali.s2
      @mali.s2 Місяць тому

      @@antoniovictorHOP hahahahaha né

  • @ContosDaMenina
    @ContosDaMenina Місяць тому +2

    Então, eu sou zero fã de Harry Potter, principalmente da autora. Tenho simpatia nenhuma por ela, ainda mais por ser transfóbica. MAS o fato de uma obra retratar o mundo ""assim ou assado"" não quer dizer que o autor esteja apoiando ou fazendo apologia a determinado modelo de sociedade. Inclusive, boa parte dessas questões mencionadas no vídeo, na minha visão, deram um tom de profundidade para a história e para os personagens, mostrando que nem eles e nem o mundo deles é um lugar perfeito. Achei interessante o Harry, que apesar de ser o herói da série, também ser um garoto meio alienado - assim como os outros personagens "bonzinhos" -. A real é que a gente tá tão condicionado a essa visão dicotomica do cara bom ter que ser 100% bom e o cara malvado ser 100% malvado, que não sabemos lidar com as tridimensionalidades, que é justamente aquilo que torna toda a história mais interessante. Que chato seria criar um universo totalmente perfeito, com heróis super sensatos etc etc..

  • @marcosrodriguesTB
    @marcosrodriguesTB Місяць тому +24

    Percebi que a maioria que discordou não compreendeu que a crítica nao está nos problemas apresentados e sim em COMO são apresentados. A forma como apresentamos os problemas em uma obra de arte diz muito sobre o autor, a época, a ideologia desse autor. As entrelinhas são difíceis de perceber, mas estão lá. Os judeus gananciosos, o escravo que deseja somente um senhor bondoso, o policial bonzinho que acha que o problema é são as "frutas podres" e não o sistema, a ideia que o problema do fascismo é o líder fascista e que ele acaba se for derrotado, entre outras. Não precisa deixar de gostar da obra, mas é importante saber o contexto social e ideológico do autor, pois a obra é extensão do corpo dele.

    • @neeeeery
      @neeeeery Місяць тому +3

      Me liste por favor contos de fantasia que não tenham esse tipo problema??

    • @0Havianas
      @0Havianas Місяць тому

      vc sabe qual é o problema do jovem militante? E que ele acha que o mundo sempre foi assim militarizado no twitter , ai quando ele envelhece e vem outros jovens militantes militar em cima dele

    • @SherekAtomico6294
      @SherekAtomico6294 Місяць тому

      ​@@neeeeery só pq tem muitas obras problemáticas não significa que é certo, mlk burro.

    • @marcosrodriguesTB
      @marcosrodriguesTB Місяць тому +1

      ​@@neeeeerynão existe conto nenhum sem "esse tipo de problema". O problema está em negá-los e não na existência em si.

    • @adrianlucas443
      @adrianlucas443 Місяць тому

      Cirúrgico

  • @jeanguimaraes5527
    @jeanguimaraes5527 Місяць тому +1

    Obra é interpretativa. Não quer dizer que a interpretação seja a certa, só a autora sabe

  • @DasAntichrist
    @DasAntichrist Місяць тому +5

    Fui uma criança fisgada por essa série, tive vários colecionáveis, minha primeira tatuagem foi inspirada nela (pensava que jamais me arrependeria 😂😂)
    O lado bom foi que depois de me desprender de HP ficou mais fácil pro resto

  • @thiscantor
    @thiscantor Місяць тому +1

    Realmente, quando você é criança e no meu caso que cresceu assistindo HP, destrói uma memória muito afetiva construída por anos, agora faz sentido os filmes serem tão diferentes e picotados... Nunca entendia como uma pessoa que escreveu as histórias dos filmes, fosse uma pessoa tão ruim na vida real! Claro, o filme é adaptado, muita coisa é diferente e por isso eu nunca gostei de ler os livros. Sempre teve algo na escrita dela, que me incomodava e eu não sabia dizer o que, além é claro de várias fobias que ela coloca e algumas bem escrachadas, como com pessoas gordas.... Enfim, muito triste a força que isso ganha quando se fala em dinheiro que é o poder real neh >.

  • @Pedro27072000
    @Pedro27072000 Місяць тому +3

    Podiam consultar um fã para discutir essas problematicas. Mas parece que a intenção do roteiro foi só hatear a série. O Canal do Caldeirão Furado tem vários videos que discute esses asuntos de escravidão e a licantropia na série.

  • @rosmeryleal3515
    @rosmeryleal3515 Місяць тому +2

    Concordo com a afirmação de que talvez uma obra não consiga esconder de verdade o pensamento de sua autora ou autor. Aí vai ficando difícil mesmo separá-los. Pena. Tantos bons artistas que nos decepcionam. Fazer o quê?

  • @dalciofrade8939
    @dalciofrade8939 Місяць тому +5

    Poucos sabem, mas Harry Potter foi inspirado em Castelo rá-tim-bum, a autora morava e era professora em Portugal, na época ela certamente assistia castelo rá-tim-bum na emissora de Portugal.

    • @isiscoelho1528
      @isiscoelho1528 Місяць тому

      Tá de brincadeira? 😮 não sabia

    • @pitucha100694
      @pitucha100694 Місяць тому +2

      Ela certamente assistia? Você já pode ser prof de adivinhação.

  • @escritorclovismaia...678
    @escritorclovismaia...678 10 днів тому +1

    Poxa. Nunca assisti nenhum filme do Bruxinho. Aquela parada da série ser um monte de cópia de um monte de coisa, de Neil Gaiman passando por Castelo Rá Tim Bum...

  • @Fantasm4Renegado
    @Fantasm4Renegado Місяць тому +9

    Comecei vendo o vídeo como fã da obra e terminei continuando fã da obra, infelizmente muitos temas foram tratados de um forma que faz parecer que a obra é uma desgraça, fico feliz de saber que consigo ver apenas como uma história de entretenimento, se um dia produzirem mais coisas de Harry Potter vou com certeza adorar ver.

    • @mali.s2
      @mali.s2 Місяць тому +1

      @@Fantasm4Renegado Então prepara que vai ter muita gente dando chilique em breve pois a Max vai lançar a série de HP, serão 10 longos anos.

  • @JoaoPedroOliveiradaCunha
    @JoaoPedroOliveiradaCunha Місяць тому +1

    Tv Cringe mesmo, fez jus ao nome. Que distorção da realidade. Nem quem apresentou nem quem fez o roteiro leu uma linha do livro, pelo amor

  • @camilalucchiari
    @camilalucchiari Місяць тому +7

    quando eu tinha 10 anos uma vizinha crente e conservadora (hoje bolsonarista) me chamou na casa dela, fez pipoca e brigadeiro, e junto dos filhos dela e alguns coleguinhas, colocou um vídeo de um pastor distorcendo tudo sobre harry potter e dizendo o quão demoníaco os livros eram, e o quanto a gente não deveria ler ou ver os filmes. eu era a única fã de harry potter do grupinho, e todos sabiam.
    esse vídeo foi exatamente a mesma coisa, só que pra o outro lado do espectro. distorção e desinformação pura pra caber numa narrativa pré-concebida.
    adoro o conteúdo daqui e de outros canais dos mesmos criadores, mas esse foi uma piada.

    • @thiagoflorindo2849
      @thiagoflorindo2849 Місяць тому +1

      A maioria dos problemas apresentados nesse vídeo não estão nos filmes, mas sim nos livros. Muita coisa você não viu porque a própria produtora censurou ao produzir os filmes justamente por serem problemáticos demais. Isso é comum em livros, quadrinhos e Mangás terem alterações mais acentuadas para se adequar as telas.

    • @thiagoflorindo2849
      @thiagoflorindo2849 Місяць тому +1

      Segundo, esse canal trabalha com fontes de pesquisas e dados oficiais informativos. Nada aqui é falando por achismo. Basta clicar na barra da descrição que as fontes estão lá.

    • @camilalucchiari
      @camilalucchiari Місяць тому +3

      @@thiagoflorindo2849 eu li todos os livros desde os meus 9 anos de idade. Já li e reli inúmeras vezes. E muito do que sei sobre decência, bondade, respeito e humanidade vem desses livros. de novo: vídeo completamente distorcido.

    • @leonardorvp
      @leonardorvp Місяць тому +2

      ​@@thiagoflorindo2849você claramente não leu os livros kkkkkkkkkkkk

  • @Olincenegro
    @Olincenegro Місяць тому

    Nossa que incrível essa reflexão, eu tenho tido varios insights sobre Harry Potter esses ultimos tempos, e me parece mesmo incrível que essa obra veio contando como é descobrir a magia num mundo devastado.
    O mundo é o que é, nós tambem não solucionamos de fato os problemas que de fato são denunciados, no mundo da magia, a série retrata o que eu vejo, na minha opinião, a vida é repleta de problemas estruturais e IGUALMENTE repleta de magia, mas assim são os trouxas, que não veem nada, os que se denominam sangue puro tambem se equivocam quanto ao quanto eles sabem e o Harry é o produto da realidade da existência da Autora, mas algo sempre ha de verdade pra idéia que não só o resultado do que a escritora é com as escolhas equivocadas dela, ela viu a magia e denunciou em livros que a explicam, meu mundo hoje é repleto de magia e eu sou muito feliz por entender a necessidade de uma contribuição como essa pra humanidade. A gente vive o mundo bruxo.

  • @viniciusandradedossantos1482
    @viniciusandradedossantos1482 Місяць тому +20

    HP continua e continuará sendo umas das obras favoritas pra mim

  • @luisfelipeamaraldeoliveira8195
    @luisfelipeamaraldeoliveira8195 Місяць тому +1

    Vc preferiria que a autora fizesse um mundo colorido sem problemas? A escravidão é um problema, mostrar a realidade é concordar com ela??? Todo mundo que leu os livros acha muito horrível q escravidão dos elfos

  • @ciro_costa
    @ciro_costa Місяць тому +14

    Galera, leiam Witch hat atelier. É o harry potter do bem.

    • @PaulloMendes
      @PaulloMendes Місяць тому +1

      Amo a arte dessa obra, é maravilhosa!! Esperando ansioso pelo anime!!

    • @matheusgabriel676
      @matheusgabriel676 Місяць тому +1

      ​@@PaulloMendes muito melhor do que Harry Potter e tem uma discussão sobre a magia ser um direito comum

    • @blackjacklouis
      @blackjacklouis Місяць тому

      É um manga ou hq?

    • @matheusgabriel676
      @matheusgabriel676 Місяць тому +1

      @@blackjacklouis manga

    • @ciro_costa
      @ciro_costa Місяць тому +1

      @@blackjacklouis Mangá

  • @JuaneVaillant
    @JuaneVaillant 3 дні тому

    Eu fui muito fã da saga. Eu escrevi fanfic, fazia parte de fan clube, escrevi para um dos principais portais de harry potter do brasil (potterish). Bem antes da j.k começar a ter falas problematicas, relendo a obra quando mais velha e vendo os conteudos adicionais do pottermore, comecei a ver esses problemas que vc citou. Tirando essa parte do consumismo, que me pegou aqui, porque é muito real. Hoje eu escrevo fantasia e parei para pensar o quanto que comprar coisas nao é importante no mundo que eu estou criando. Parabéns pela analise.

  • @educaaulasdemusica4112
    @educaaulasdemusica4112 Місяць тому +16

    Tá exagerado, gente. Lacração demais.

  • @ayla2506
    @ayla2506 Місяць тому +1

    eu já achava estranho e desconfortável essas temáticas citadas no vídeo quando eu era adolescente, pensava que estava entendendo errado, mas agora que percebo que o buraco é mais embaixo, tipo ainda nutro um afeto pelo universo da saga porque fez parte da minha infância e adolescência e foi um dos primeiros mundos de magia que fui apresentada, mas compreendo e repudio essas ideologias problemáticas na obra

  • @condedmontecristo
    @condedmontecristo Місяць тому +3

    25:27 Por pouco pensei que a Ana diria "... mágica? Não, trouxas" 🐰Wanner bros🐰Ei... Que que há velhinho!

  • @cafezhinn
    @cafezhinn Місяць тому +1

    Gosto quando os canais aqui do YT lançam vídeos assim. Não sei se o roteiro raso e que omite MUITAS coisas importantes que invalidariam a maioria dos argumentos foi algo proposital ou somente resultado de alguém que de fato não conhece a obra. De qualquer forma, o resultado é facilmente observado aqui nos comentários.
    Como disse, fico feliz com esse tipo de vídeo, pois deixa bem claro a intenção do canal. É bom que eu caio fora sem peso na consciência haha

  • @tucosete
    @tucosete Місяць тому +6

    Eu to assustado e decepcionado com o canal. Essa analise nao foi nem um pouco honesta, claramente distorceram o que de fato acontece nos livros pra ter engajamento forçado com o hate dos fãs.

  • @antoniolima6621
    @antoniolima6621 Місяць тому +1

    E tem gente que problematiza carrossel
    Imagina se essa gente prestasse atencao em harry potter

  • @ryanphpjs
    @ryanphpjs Місяць тому +22

    Amo como sempre problematizam a obra, bora falar sobre os temas citados.
    1. Elfos
    A primeira coisa a se comentar é que a sociedade bruxa é sim preconceituosa, isso é tratado desde o primeiro livro, não é somente com outras criaturas, os humanos são chamados de "trouxas" e os defensores do Voldemort acreditam que a sociedade bruxa deve ser superior a qualquer outra raça.
    Isso se você for interpretar é como uma interpretação ao nazismo, o próprio preconceituoso existente na obra é mostrado a todo momento e, com os humanos, nunca é mostrado de algo bom.
    Porém, é importante entender a cultura que cerca todos alí, os elfos é basicamente uma cultura, eles vivem assim a tempos, uma mudança nunca acontece de uma hora pra outra, sempre é um processo gradual.
    Obviamente a relação é problemática, mas isso foi mostrado como, mesmos os bruxos "bons" ainda existe preconceito nessa sociedade, a sociedade vai defender a servidão dos elfos domésticos, porém as mudanças na sociedade viram de forma lenta e gradual, como por exemplo a luta da Hermione, na qual resultou em direitos para os elfos.
    A relação é problemática, mas em nenhum momento a sociedade bruxa é tratada como perfeita, tanto é que a vitória da Hermione ao ser ministra da magia e garantir esses direitos mostra isso.
    2. Duendes
    Duendes serem representados como judeus foi algo esquisito pra mim, na minha visão existe diversas obras que elfos são tratados assim, acho que isso sinceramente foi ver coisa onde não tem.
    Agora duendes serem considerados banqueiros, acho que foi mais uma escolha pela cultura que a autora criou sobre eles.
    Duentes são retratados como banqueiros justamente por lidarem com isso, eles são conhecidos pela sua habilidade com forja, fabricando as moedas do mundo bruxo, por isso administram grande parte das finanças do mundo bruxo
    E novamente, o mundo bruxo é preconceituoso, portanto, eles também são vistos como seres inferiores, assim como grande parte das espécies.
    3. Lobisomens
    Eu interpretei que por ser uma doença transmitida pelo sangue poderia ser como se fosse a HIV do mundo bruxo, pra mim não significa que seja uma representação.
    Sobre ficar isolado, pelo fato dos lobisomens não conseguirem se controlar transformado, acho que isolamento no dia proposto pelo Dubbledore é compreensível.
    Já o outro lobisomem (esqueci o nome), ele era adepto a ideologia de Voldemort, seu caráter nunca foi dado como a ser seguido, usar ele como exemplo é burrice.
    E novamente, o mundo bruxo é preconceituoso, eles também são com os lobisomens.
    4. Consumismo
    Eles vivem em uma sociedade capitalista, embora diferem em cultura, ainda tem muito em comum com mundo hunano, obviamente teria consumismo.
    5. Miséria
    Aí já é algo mais profundo na saga, os bruxos não podem criar comida do nada, ou dinheiro do nada, a Magia também existe regras, no caso da pra saber mais pesquisando sobre as Leis de Gamp.
    A comida pode ser multiplicada, portanto, embora não tenha "fome" no mundo bruxo, existe bruxos que vivem em situação de probreza, caso dos Wesley por exemplo.
    6. Propaganda liberal
    No caso os gêmeos é apenas a personalidade deles, tanto é que não tem outros personagens assim, já o preconceito por ser funcionário público eu também não vejo tanta lógica, já que Harry e Hermione entraram no ministério da magia.
    7. Propaganda
    Isso é um ponto que concordo, a propaganda foi muito forte pra divulgação desse livro, mas não considero isso um problema, o que eu acho problematico é a obra não deveria ser pra criança, para ler e entender a obra tu necessita de uma mente mais formada, é a mesma situação de animes como Death Note, um adolescente não deve ver a obra, não é indicado pra ele, se o adolescente ver, o problema é da obra ou dos pais que permitiram isso?
    Resumidamente, me parece muito mais que querem problematizar algo por opiniões políticas da autora (que aliás, não estou defendendo ela), a obra retrata uma história de uma luta entre Harry e Voldemort, o que não é isso vai ser tratado de forma a desenvolver essa luta, se não vai a autora não tem obrigação de dar um final feliz para cada espécie.
    A sociedade bruxa é preconceituosa, e muito, mas problematizar a obra eu acho demais

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Місяць тому +1

      só de escrever tudo isso, você já tá problematizando a obra, tu ta metendo o mesmo papinho de fã de Lovecraft que acha absurdo quando alguém aponta o racismo nas obras dele

    • @adriano-moraes
      @adriano-moraes Місяць тому +2

      Se tivesse lido seu comentário, não teria feito o meu kkkkkk excelente.

    • @ryanphpjs
      @ryanphpjs Місяць тому +1

      @@garudadrakon4728 Deixa eu ver se entendi, uma autora não pode criar um livro onde a sociedade desse livro é preconceituosa e possui diversas características e influência da sociedade de 1800? Justamente porque não pode representar racismo nas obras?

    • @garudadrakon4728
      @garudadrakon4728 Місяць тому

      @@ryanphpjs uma autora preconceituosa e racista que vai retratar uma sociedade preconceituosa e racista não porque vai criticar ela, mas pq vai concordar com ela, ta correta em fazer isso?
      um incel com ódio contra mulheres pode escrever um livro tratando todas as mulheres como pessoas ruins tbm?

    • @ryanphpjs
      @ryanphpjs Місяць тому +2

      @@garudadrakon4728 Mas no livro isso é criticado, tanto que a Hermione consegue os direitos das criaturas que são menosprezadas.
      Vcs simplesmente estão criticando algo baseado em um roteiro "porco", onde boa parte do contexto é jogada no lixo para criar um problema, incentivado principalmente devido a uma opinião sobre a autora.
      Um exemplo disso nesse vídeo é quando fala do Percy Wesley ser menosprezado por ser "funcionário público", o que é completamente falso.
      Ele teve uma briga no livro “Ordem da Fênix”, onde ele não acredita que Voldemort voltou, além dele estar espionando a família para o ministério da magia, que também não acredita na volta do lorde das trevas.
      Pelo vídeo faz parecer que o fato deles discordarem era simplesmente ser funcionário público, algo totalmente incorreto e mentiroso.
      Agora sobre a liberdade de uma pessoa criar uma obra, desde que a obra não incentive a quebra de direitos do cidadão, não vejo problema nenhum dela ser publicada, no caso do Incel, se ele incentivar que apliquem esse preconceito ele está completamente errado, se não incentivar, então a obra deve ser consumida apenas por pessoas que tenham maturidade para isso, por exemplo, adultos.
      Em Harry Potter, em nenhum momento as atitudes dessa sociedade são incentivadas, logo, a autora tem total liberdade de criar um universo fictício onde a sociedade tenha preconceito contra seres não humanos.
      Basicamente vocês querem que o mundo de HP seja perfeito, daqui a pouco vocês vão reclamar que obras como “O que é isso companheiro” retrata a perseguição sofrida pelos comunistas e grupos de esquerda (ou que sequestraram um embaixador estadunidense que não tinha nada haver com assunto), com a alegação de que uma sociedade preconceituosa não deveria ser representada.
      Isso é burrice, a liberdade de uma pessoa termina quando a da outra começa, HP não passa desses limites, querer problematizar é obra é burrice e um ataque a opiniões da autora.
      Imagina se a direita volta a presidência e decide proibir livros como o do Paulo Freire, baseando em interpretações equivocadas como já fizeram antes, isso seria totalmente errado né? Mas pq problematizar HP por uma interpretação equivocada é certo?