A Argentina já foi mesmo rica?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 29 сер 2024
  • A Argentina já foi mesmo rica? A história econômica argentina é dramática, como um tango de Gardel, ou um jogo com gol de mão do Maradona. Nesse curso analisamos o desenvolvimento econômico argentino desde o período colonial até o colapso das reformas neoliberais dos anos 90, e suas ramificações até o presente. Discutiremos com detalhe o modelo agroexportador do final do século dezenove, o suposto auge econômico quando a renda per capita era equivalente a da França, a industrialização puxada pelo estado e o fenômeno associado do peronismo, a hiperinflação dos anos 80, o Plano de Convertibilidade dos anos 90; o default do início do século vinte e um, que ainda é o maior da história. Também falaremos da atual crise e da renegociação com os credores internacionais ainda em negociação. O conflito político e de classes cumpre um papel central, quem sabe mais marcado que em outros países da América Latina, para explicar o atraso relativo, e a longa decadência da economia argentina. Sugerimos que a estratégia de desenvolvimento autônomo baseada na industrialização puxada pelo estado foi, dentro de tudo, bem-sucedida, mas seu abandono ocorreu devido aos conflitos socioeconômicos relacionados com os requerimentos salariais elevados do mercado consumidor doméstico frente a um persistente problema do balanço de pagamentos.
    video completo aqui: • Economia dos EUA, Bras...
    Curso EAD Online sobre ascensão e queda da Argentina com Matias Vernengo: www.paulogala....

КОМЕНТАРІ • 15

  • @Ag_lima
    @Ag_lima 3 роки тому +12

    A Argentina foi, depois dos EUA, o país que mais recebeu imigrantes europeus até o início do século 20. Por essa época também alcançou a alfabetização plena (coisa que o Brasil demorou um século para alcançar), tiveram 5 prêmios nobel e Buenos aires foi uma das primeiras cidades a ter sistema de metrô, fora que a Argentina foi totalmente integrada por ferrovias e também foi o lugar na América do Sul que mais teve capital inglês investido. Acredito que o processo de decadência deles foi sobretudo pelos sucessivos golpes militares e a instabilidade política resultante ao longo de todo o século 20. Certa vez eu li que os militares argentinos se constituiam em uma casta apartada da sociedade: moravam em bairros próprios e tinham seus privilégios e consequentemente tinham uma visão muito particular da sociedade. Ao passo que no Brasil, boa parte dos militares vem das camadas populares, viviam integrados junto à comunidade (embora também tivessem seus privilégios) e isso explicaria o pragmatismo dos militares brasileiros. Intervindo bem poucas vezes no cenário político.
    Outra coisa é que embora a Argentina seja um Estado federalista, o fato é Tudo está concentrado em Buenos Aires, ao passo que a sociedade brasileira é bem mais complexa e no federalismo brasileiro, as elites locais tiveram maior margem de manobra em seus projetos de desenvolvimento: quem controlava os assuntos da cafeicultura durante a República Velha era o governo paulista e posteriormente durante a industrialização teve contribuição decisiva.

    •  3 роки тому +4

      Mas não adiantou nada! Rs

  • @Lucas-vg5ug
    @Lucas-vg5ug 3 роки тому +8

    Na minha visão, era desenvolvida sim. Não só em termos de PIB ou PIB per capita. Era um dos países mais educados do mundo, também inauguraram o primeiro metrô da América Latina. Tinha bastantes ferrovias. Porém bastante dependente de commodities, mesmo quando estavam se industrializando. Ainda assim, não deixaria de ser desenvolvida, mesmo que por pouco tempo.

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 3 роки тому +11

    Se falando q o tango eh uruguaio eles ja invocam, imagina se falarem que o tango eh paraguaio...

  • @ender8759
    @ender8759 3 роки тому +6

    É por essa influência Portuguesa/Brasileira que o Uruguai quer fazer parte da comunidade dos países de língua Portuguesa (CPLP) mas aí terá que fazer o Português uma língua oficial...

  • @pheittor
    @pheittor 3 роки тому +2

    Um monólogo, o cara não deixa ninguém falar, o da esquerda tava perdendo a paciência já

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli 3 роки тому +2

    Ótima Análise !!!

  • @telmabrito5729
    @telmabrito5729 3 роки тому +1

    Excelente, Paulo.

  • @felipedraper
    @felipedraper 3 роки тому +2

    Poste o resumo do trato dos viventes, Paulo.

  • @The_White_Knight1945
    @The_White_Knight1945 8 місяців тому

    🇦🇷🇧🇷👍

  • @adrianofacioli
    @adrianofacioli 3 роки тому +6

    O vídeo tá como "não-listado". Assim vc é que não enriquece nunca...

    •  3 роки тому +5

      FRANK JAAVA ops

  • @nadiapradogomes8697
    @nadiapradogomes8697 3 роки тому +1

    Só Feras 👏🏿👏👏🏼👏🏿👏👏🏼

  • @leba51able
    @leba51able 3 роки тому +2

    É muita perda de tempo discorrer sobre um país que elege Carlos Menem e em seguida Domingo Cavallo para presidente. tnc