Gostaria de retirar o nome da minha mãe. Deveria ser menos burocrático. Ela me adotou sei lá para quê. Não quero nada que seja dela, nenhuma herança. Nenhum laço afetivo. É horrível ter o sobrenome e constar o nome de uma pessoa que me maltratou a vida inteira, em determinado momento virou as costas e sumiu no mundo.
@@emanuelesloboda9782 Vai na Defensoria Pública da sua cidade e informe o caso para na Defensoria Pública da área da família, que eles vão te ajudar e difícil mas se você conseguir provar tudo, o que aconteceu entre vocês. Defensoria Pública entra com a ação.
Mana até os filhos biológicos se sentem assim. Tive que me virar desde os 12 anos. Mas pedi pra Deus tirar toda raiva do meu coração, ninguém é perfeito como queremos, todo mundo erra. Amo minha mãe e meu pai. Entendi que eles me deram o melhor que podiam ❤ sou grata a Deus por eles.
@@sarahcontigo1188 No caso, eu e as pessoas acima não estamos falando de erros. Estamos falando de desamor e maldade. Não guardo raiva. Porém, não quero nem perto.
Justiça podia facilitar.. Tudo muito burocrático, queria tirar nome do meu pai da certidão da identidade, pai não só fazer e dizer que é pai, não ajudar em nada.
@@elisangelacorreia.advogada contrapartida, se vc tem bens e ele não tem, sem você não tem filhos ou cônjuge, se você morrer metade do patrimônio fica para ele. Fora que o filho será responsável pela velhice de alguém que nem cuidou quand criança.
@@sarahcontigo1188Você está errada amiga artigo 229 da Constituição Federal define que "os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade
Me sinto constragido, e dificil 😪 pra mim. ate pra arrumar emprego, por ter que preencher a ficha e a empresa obrigar a escrever o nome do ser por esta em regristro 😪😪😪 me da até um pico depressivo
Se o nome do seu pai reperesenta situação humilhante, vexatória você pode ingressar com uma ação judicial requerendo a retirada do nome dele da sua certidão com uma justificativa forte.
Eu queria tirar o nome do meu pai dos meus documentos, pois como ele traia minha mãe e infelizmente minha mãe morreu de desgosto e como ele falou na minha cara que traia minha mãe para ela largar dele, eu e tendi que o vinculo familiar era uma mentira hoje estou com 31 anos e quero retirar o nome dele, pois eu não quero ter nenhuma obrigação legal com ele na velhice dele, dai queria saver se nesse meu caso posso entrar na justiça para resolver isso? Meu objetivo é só não querer ter nenhuma obrigação legal com ele no futuro.
Uma coisa é dita pai e mãe é quem cria e da amor e, cada um sabe que é pai e mãe de vdd e não é um pedaço de papel,espero que a justiça facilite essa troca um dia .fui criado pelo meu pai avô e minha mãe avó eles são meus pais uns querem ou não, espero ter direito a isso no papel tbm.
Tenho a guarda definitiva da minha sobrinha desde os 5 meses de idade, zero convívio, zero afeto e nunca quis ajudar financeiramente e nós tbm não fizemos questão, hj ela com 13 anos, ela quer muito ser adotada por nós e tirar os nomes dos pais da certidão ! Eu apoio muito essa decisão mas tenho medo do Juiz querer fazer uma ligação entre eles, se bem que ele mora qse na minha rua e nunca procurou.
Busque a regularização da filiação, como ela já tem mais de 12 anos e é o desejo dela ser reconhecida por vocês como filha, vocês podem buscar fazer em cartório esse registro. Retirar o nome dos pais biológicos da certidão será mais difícil, só com decisão judicial. Mas a filiação sociafetiva de vocÊs é possível ou, vocês fazem o processo de adoção judicialmente.
eu não tenho o nome do meu pai no registro desde quando eu nasci nunca mi deo nada nunca nem me viu só porque agora me fala pra que qui eu quero nome dele na minha certidão esse nome dele vai servir pra que não vai me ajuda em nada um homem desse nem precisa saber que tem filho eu só tenho o nome daminha mãe essa sim merece todo o meu respeito
Doutora , no meu caso , e diferente , coloquei na justiça , pra investigação de paternidade, mas ele nunca compareceu pra fazer os exames, daí o juiz por direito deu a minha filha como filha dele.mas ele nunca viu , não conhece, nunca pagou pensão.e eu querouito tirar o nome dele e colocar a do pai que eeu esposo, hoje.ela está com 14 anos hoje , e nem que ele como pai , ela que o nome do meu esposo no registro pois foi ele que criou desde os dois anos de idade.
O seu esposo pode registrá-la como filha socioafetiva, assim o nome dele constará no registro de nascimento dela. Sobre retirar o nome do pai biológico, dificilmente (pra não dizer quase impossível) que um juiz simplesmente retire o nome do pai do registro, pois esse é um direito da criança/adolescente. Posso te dizer ainda, o pai não dar nada para a filha em vida, não significa que não possa dar algo após a morte, pois se ele tiver patrimônio quando vier a falecer, ela como filha tem o direito a herança.
Ola, Elisângela. Gostaria de saber se posso tirar o nome do pai do meu filho do registro, ele paga pensão mais tem o abandono afetivo ele n ve o menino, nao pega a criança n tem vinculo nhm pois foi filho fora do casamento. E agora entramos em acordo para retirar o nome dele do registro. Como dou entrada?
Dra, amei o seu conteudo! Imagina um pai estrangeiro que apenas registrou e sumiu, isso mesmo sumiu. A criança hoje com 8 anos tem amor de um pai adotivo. É possivel excluir a filiação paterna e o sobrenome dessa criança? Tem um detalhe importante: a criança não escreve e nem fala o sobrenome do pai, apenas o sobrenome materno.
Olha, a retirada do nome paterno do registro de nascimento não é uma tarefa fácil. Para buscar esse intento é necessário o ingresso de uma Ação Judicial com a exposição e comprovação de que houve o abandono afetivo e material do genitor, o que é o caso que você trouxe. Daí é contar com o entendimento do juíz da causa, já que é necessária uma judtificativa muito forte para que seja concedido esse pedido, a exemplo de uma situação em que o sobrenome do pai ou da mãe traga grande prejuízo moral ao filho.
Complementando: O fato de haver o registro do pai biológico na certidão de nascimento da criança não impede o registro de um pai socioafetivo. Nesse caso, constaria o nome dos dois na certidão da criança.
Fui registrado pelo meu padrasto nessa idade, me arrependo pra krl, hoje quero tirar. Acho que a criança poderia escolher quando tivesse numa idade madura, se pudesse escolher eu nunca teria sido registrado pelo meu padrasto.
Para comprovação da paternidade é necessário o ingresso de uma Ação Judicial chamada "Ação deb Investigação de Paternidade", que consiste na realização de exame de DNA para a comprovação da filiação, com isso você pode exigir o assentamento do nome do pai no registro de nascimento do filho e passar a exigir auxílio financeiro se este filho ainda for menor de idade ou estiver estudando, ou ainda se encontrar em estado de dependência (mesmo maior de idade).
Quero tirar o sobrenome da minha mãe, já nao tenho a do meu pai, o qual nunca quis me registrar, e o da minha mãe também é inútil, nunca me ajudou em nada também, nunca tive apoio, carinho ou algo que um filho deveria ter! Mas acho q é impossível ficar sem sobrenome.
Boa noite, meu caso é o seguinte, sou estrangeiro residente no Brasil, tive um bebê no Brasil, mas o pai dela também é estrangeiro, atualmente mora na Europa, quando ela nasceu eu a apresentei apenas com meu nome. O que pode ser feito neste caso para colocar o nome dele se ele não mora no Brasil?
Converse com o pai da criança para saber como são as leis e regulamentações do país em questão. Aqui no Brasil, você pode buscar um advogado especializado em Família e que atue em questões como estas de reconhecimento de paternidade no exterior. As áreas do Direito tem subnichos e há profissionais que se dedicam a áres bem específicas como esta.
Ótimo video, me tirou muitas dúvidas. Porém eu não concordo com “tirar o direito desta criança” sendo q quem tira esse “direito” é o próprio genitor. Não tem dinheiro q pague amor e acredito q muitas mães q vão atras desse pedido é porq se viram sozinhas com o filho. Entendo q a lei não é emoção e sim razão, mas eu prefiro tirar o nome do “genitor” q ja falou inúmeras vezes q não quer saber da minha filha q não me ajuda com absolutamente nada e Graças a Deus não preciso. Do q exigir pensão e ainda de quebra ele ter direito de poder pegar minha filha e Sabe se la como vai trata-la sendo q não tem amor pela criança. E depois q acontece uma tragédia não têm pensão ou herança q pague a dor q fica. Entretanto é a lei né.
E no caso de querer tirar o nome dos dois? Eu morei em instituições dos 6 meses aos 18 anos conheci eles já na adolescência mas não temos vínculo , e também gostaria de saber se depois de tantos anos posso correr atrás de pensões atrasado e abandono ? (Hoje tenho 33)
@AnngelCamargo Retirar os nomes dos pais da certidão de nascimento não é tão simples, a menos que você tenha outros pais (adotivos, socioafetivos) que gera outro vínculo, ter o nome dos pais é uma informação da sua origem. Agora, sobre o pedido de pensão, você poderia ingressar com uma Ação Indenizatória por abandono afetivo contra os seus pais, no entanto, depende de todo um contexto que vai determinar a garanta do direito a uma indenização.
Tenho 16 anos e gostaria de retirar o nome do genitor da minha certidão, pois nunca se fez presente na minha educação e muito menos foi exemplo, foi um genitor que ja esteve preso desde que nasci, e quando saiu apenas me agrediu fisicamente, e faz preconceito sobre minha orientação sexual, com mjnha mãe não tenho problemas! ( gostaria de colocar meu (tio) como meu pai na minha certidão, pois faz um ótimo papel como pai e tio! ) Seria possivel doutora ?
No meu caso minha madrasta colocou o nome dela no meu registro quando eu era criança e adoção, agora preciso retirar. Ela nos abandonou a mias de 20 anos.
Poxa, que situação difícil essa... registrar e abandonar... sintom muito. Seria necessário o ingresso de uma Ação Judicial comprovando o quanto esse abandono lhe afetou, material e afetivamente. Retirar o nome de uma "mãe" da certidão de nascimento não é tão simples...
@@ivanasabedoria200 Na verdade, ela não pode. Pois o reconhecimento de maternidade/ou paternidade socioafetiva é irrevogável. Uma vez que uma pessoa decide reconhecer uma criança como filho, ela não pode mais abrir mão desse reconhecimento. A criança pode ter em sua certidão o nome de ambas, mãe e madrasta.
Vinculo afetivo não tem nada aver com pensão! se o cara se afastou e pagou pensão por anos para não ser preso não tem ligação nenhuma e precisa ser retirado sim se a pessoa quiser.
Se ele registrou como pai socioafetivo, esse ato é irregovável, ou seja, ele não pode se arrepender e tirar o nome dele da certidão de nascimento da criança. Quanto a você, enquanto mãe, deve avaliar a situação... se há um abandono por parte dele (material e afetiva).
Meu caso é diferente minha mãe nunca me criou quem me criou foi a minha avó e na minha certidão não tem o nome do pai se eu tirar o nome da mãe que não me quis criar pelo contrário até queria me matar quando nasci , se eu tirar o nome dessa cachorro vou fica sem de pais
Me formei com muito custo, pior coisa foi ver o nome dos dois demonios no meu diploma que eu conquistei sozinha, não deveria ser obrigada á carregar os sobrenomes de duas pessoas que só me maltrataram.
E possível tirar o nome do pai já falecido e colocar o meu , crio desde dos 2 anos de idade hj ele tem 20 , o pai já era falecido desde 1 ano da criança... obrigado
Doutora no meu caso ! Não quero se quer imaginar a guarda compartilhada! Pois o pai da minha filha é viciado em bebida e passa. Maior parte da vida bêbado o que fazer ? Tenho medo dele fazer algum mal com ela
Doutora, Meu caso é complexo, pois minha ex teve o filho fora do casamento, um único filho, e este esta com 3 anos e 8 meses. Ao descobrir nos separamos e ela foi morar com pai biológico do garoto. Posso tirar meu nome da certidão da criança e colocar o nome do pai biológico? Achava que o filho era meu. Mas tem 3 semanas que parei de ver a criança, pois a criança está criando vínculo com pai biológico. Assim pesso que será melhor pra criança, que por sinal não teve dificuldades de se adequar com a convivência do pai biológico.
Você pode realizar o exame de DNA com a finalidade de comprovar que o filho não é seu e buscar na justiça a retirada do nome da criança. Destaco que o interesse em incluir o nome do pai biológico deve ser do próprio. Ele tem o dever de registrar a criança.
Doutora eu crio uma criança desde o 2 anos de idade e agora ela tem 14 anos , e uma semana atrás o pai dela veio me procurar, falou que gostaria de tirar o nome dele da certidão de nascimento da criança e minha esposa aceitou gostaria de saber se e possível sendo que ele nunca pagou pensão
Boa tarde Fábio! Se ele sendo o pai biológico deseja tirar o nome da certidão do filho, ele que procure a justiça e tente fazer isso.... Eu duvido que um juiz vá aceitar. A filiação é algo irrevogável, ou seja, quando você registra um filho em seu nome (seja biológico, adotivo ou como pai ou mãe socioafetivos) não se pode mais voltar atrás para excluir o seu nome da certidão de nascimento do filho, especialmente quando falamos de menor de idade, como é o caso.
Se toda raiva que o pai e a mãe fizer o filho tirar o nome vai ficar todo mundo sem pais 😂😂😂. Pais são pais só deve ser retirado em caso excepcionais e não por besteira.
A mudança seria por um erro de digitação do nome ou para retirar o nome da mãe? Se for caso de correção, é só ir ao cartório e pedir a retificação do nome, mas se for caso de retirar o nome da mãe da certidão, só com demanda judicial e com uma justificativa robusta.
Olá, Elisângela. Eu tive um filho recentemente, nao sou casada, mas o pai pediu para registrar a criança, mas eu não sabia que eu tinha escolha de não registrar com meu nome. Eu tive contato com o bebê por um tempo, mas me gerou mais problemas psicológicos por não conseguir aceitar. Por isso, quero abrir mão da guarda e retirar meu nome do registro, pois não consegui criar vínculo afetivo e por ter um péssimo relacionamento com o pai que me causou e ainda causa danos psicológicos. Entendo seu ponto de vista em relação a criança, mas é possível que eu consiga? O pai tem plena capacidade de garantir sustento e afeto e ele aceitou a princípio a guarda unilateral. Não tenho condições financeiras e não quero vínculo mais, eu eu consigo recorrer a retirada do meu nome? O juiz aceitaria? Eu posso abrir mão do poder familiar? Vi um artigo na internet que não posso. Então serei obrigada a cuidar da criança e me relacionar com o pai? Estou desesperada sem orientação
@christianeazevedo-designer Olá! Boa tarde. Vamos lá. Compreendi sua situação e entendo perfeitamente sua posição em entregar a guarda da criança ao pai. Sobre os cuidados da criança posso lhe afirmar que se ele aceitou a guarda unilateral vocês devem buscar regularizar essa guarda na justiça, pois assim o juiz proferirá uma sentença e será expedido um termo de guarda unilateral (quem detém a guarda de uma criança tem toda a responsabilidade sobre a criação, educação e sustento dela). Logo, nesse caso essa responsabilidade recairá sobre o pai, mas, ele terá o direito de exigir que você auxilie financeiramente com pensão alimentícia, isso não quer dizer que você seja obrigada a se relacionar com o pai de forma integral. Eu vou expressar aqui uma opinião pessoal ok?! O judiciário sempre tentará fazer com que haja o vínculo entre o pai e os filhos ou entre a mãe e os filhos, eu compreendo perfeitamente, pois é um direito da criança a convivência com os pais e coma comunidade familiar que ela nasceu e está inserida, por outro lado (opinião pessoal), entendo que há esferas muito íntimas das pessoas que o judiciário nunca vai alcançar, como o sentimento que você tem, por exemplo de não ter desejado e não ter criado o vínculo afetivo com esta criança. Sobre esse sentimento que você tem, eu penso que é algo muito particular e que cabe a você uma decisão futura de querer manter convivência ou não, mas a responsabilidade do sustento pode ser algo não negociável, entende? Sempre digo: Amar é faculdade, dar sustento é dever. Sobre a retirada do nome do registro da certidão de nascimento da criança, realmente, dificilmente encontrará um juiz que aceitaria essa retirada, por se tratar de um direito indisponível dela enquanto menor. É o direito dela de filiação. Meu conselho é: tente com o pai a regularização dessa guarda unilateral (isso é segurança para todos).
Quem engravida é a mulher, e agora o filho tem culpa ? Fala que você não quer assumir a criança porque exige dedicação em cuidar, não é questão apenas de dinheiro. A questão é ter responsabilidade, pois filho é benção de *" Deus "* .
n9 meu caso meis filhos sao adultos mas nao me respeitam nao gostam de mim pq foram cridos em abrigo devida a vida contirbada que tive no passado eu queria retirar pelo menos meu sobrenome do jome deles e se possivel meu nome do registro é possivel?
Doutora no caso ,fez o DNA e descobriu que ele não é o pai ,e ele não é pai sócio afetivo,e a criança já tem o pai sócio afetivo nesse caso é tirado o nome?
No meu caso é o seguinte, meu filho é registrado somente no nome da " avó de criação e gostaria de saber como faço para colocar meu nome nos documentos dele. Hoje casado e com 2 filhos. Tem como me orientar?
Nessa situação você tem um motivo muito forte para não querer o nome do seu pai na sua certidão. Sendo você maior de idade, busca a justiça para ter o direito de retirar o nome da sua certidão por esse aspecto, pois certamente te traz grandes problemas. De qualquer modo, sendo o filho em questão maior ou menor de idade (representado por outra pessoa), é necessário comprovar os motivos pelos quais se quer a retirada do nome da certidão.
É difícil. Você terá mais êxito exigindo na justiça que o pai auxilie o filho com sustento. A retirada do nome dos pais da certidão de nascimento do filho (especialmente se for menor de idade) é quase impossível... Precisa de um motivo muito forte para o juíz conceda o pedido, por tratar-se de um direito indisponível da criança.
DOUTORA BOA TARDE MAS ELA TIROU A MENINA DE MIM JA FAZ 2 ANOS E 3 MESES NÃO SEI MAS O QUE É UMA FILHA ELA EXCLUIU TIROU DELETOU A CRIANÇA DE MIM NÃO PODE SER PRA DEPOIS DIZER QUE EU ABANDONEI
Walirson, tirar o nome dos pais é difícil, para isso é necessário uma justificativa muito forte. Por exemplo se o nome dos seus pais fosse motivo de muita humilhação pra você (caso se eles fossem criminosos, como o caso do filho do Cristian Cravinhos) entende? Aos avós, não é permitido registrar o nome de netos nem como "adotados" e nem como filhos socioafetivos, pela própria relação de parentesco existente.
Todo e qualquer caso em que se queira retirar o nome dos pais da certidão de nascimento exige uma ação juidicial com provas bem robustas de que aquele nome afeta a vida da pessoa de forma muito grave. Dificilmente o juiz concede o pedido.
É UM ABSURDO OBRIGAR AS PESSOAS,QUE NÃO QUEREM,TIRAR O NOME DA MINHA MÃE DO MEU RG,ELES NÃO QUEREM O NOME DA MÃE E EU TENHO QUE QUERER?AMO MINHA MÃE (FALECIDA) FOI UMA GRANDE MÃE,FOU MUITO MALTRATADA PELO MEU PAI E NUNCA ABANDONOU SEUS FILHOS,SE ELES NÃO FORAM AMADOS EU SINTO MUITO MAS DEIXAR DE TER O. NOME DA MINHA MÃE NO RG POR CAUSA DELES,QUEM NÃO GOSTA DA MÃE QUE TIRE NA JUSTIÇA MAS NÃO NOS OBRIGUE, ESSE PT É O CANCER DO BRASIL
Ola mim responda uma apergunta por favor a minha mae crio meu filho desna de pequeno ele e registrado no meu nome mais agora ele quer colocar no nome dela 😢 mais eu nao quero que ela fassa isso ? Pois ela cria ele mais eu sempre morei com ela e sempre ajudei meu filho
Se ele tem o registro do seu nome (afinal você é a mãe), não há e nem há amparo legal para que a sua mãe (avó dele) seja registrada como mãe. A lei não ampara essa condição, tanto que avós e irmãos não tem permissão de lei nem para adotar irmãos ou netos.... o vínculo de parentesco já é bem ajustad, o vínculo de avó e neto.
Adotei uma menina a 28 anos atrás hoje em dia ela quer retirar o meu nome da certidão de nascimento e colocar o da mãe biológica que e minha irmã será possível fazer isso
Ela pode dirigir-se ao cartório de Rgistro de Pessoas Naturais e comprovando a filiação biológica, ela poderá requerer a inclusão do nome da mãe biológica na certidão de nascimento, mas não retirar o seu. É permitida a inclusão de dois pais e duas mães na certidão de nascimento. Já se o caso de você enquanto adotante quisesse reitrar o seu nome, tampouco poderia, pois o registro de uma filiação é irrevogável.
Doutora Tenho uma menina de quase 5 anos o genitor do registou mais nunca apareceu, e estamos com problema e constrangida pelos sobrenome ser escrito como bizerra
Se o sobrenome do pai tem acarretado problemas de ordem moral grave, pode-se pleitear em juízo a retirada do nome, mas reitero, não é tão fácil de conseguir. É necessário apresentar ao juiz provas incontestáveis de que este nome tem trazido grande prejuízo a criança.
Doutora Pai do meu filho nao e pai dele de sangue deixei registrar pq confiei nele porem ele nao ajuda com nada de dinheiro da so 200 e quando ta afim ainda consigo retirar nome dele do registro do meu filho ??
O pedido de retirada do nome do pai socioafetivo da certidão de nascimento é feito através de uma Ação Judicial mediante prova de que é constrangedor à criança carregar o nome do pai. É difícil conseguir a retirada baseado apenas em questões de ajuda financeira ou abandono afetivo. É uma situação complicada.
No meu caso meus filhos me maltrata após cuidar deles sozinha. Não faço nem questão de ter nome meu . Colação no me dá outra que ele faz questão. Por não ter voltado pra ele . Não tenho mais nada a perder meus filhos me ignora e trata mal 😢😢😢😢
Que direito é esse que condena pessoa a passar a vida carregando o sobrenome de um desgraçado? Filho é propriedade de genitor? Pra eu tirar o nome dessa praga tenho que me estressar, me expor, ficar explicando minhas razoes, gastar tempo e dinheiro isso é injusto.
@@fabimonbebe277 pior q a gente ainda é julgada por muitos, pq as pessoas tem a ideia de que pai e mãe são santificados. Porém infelizmente nao posso dizer que os meus são
@@luanasantana4014 Pois é, tenho 23 anos. Fui morar sozinha faz 2 meses porque só tinha minha mãe e minha irmã mais velha em casa e tava uma chatice a convivência. Sei que minha mãe não é obrigada a me amar nem nada. Eu queria deixar Fabiana Brito, tirar pelo menos o sobrenome da minha mãe
Em regra a lei não permite a retirada de de nome de pai da certidão de nascimento, mesmo sendo ele seu padrasto, a partir do momento que o registrou como filho, ele passa a ser considerado em sua certidão de nascimento como pai socioafetivo. Logo, a lei não permite a retirada por puro e simples vontade do interessado, desse modo, você precisa ingressar com ação judicial expondo e justificando fundamentadamente o que o leva a querer a retirada.
Doutora se o padastro que criou dêsde resem nascido o pai verdadeiro nunca quis a criança e o pai biológico quer tirar do nome e o padastro quer registrar
Se o pai biológico registrou a criança, NÃO pode retirar seu nome do registro da criança. Já o padrasto pode SIM registrar o seu nome como pai socioafetivo da criança, logo, este filho terá o nome de dois pais na sua certidão de nascimento.
Ele seria o pai socioafetivo dela, isso? Pode sim. Ele assmirá o registro dela como sua filha e o nome dele passará a constar na certidão de nascimento dela. O processo é feito via cartório. ☺
Gostaria de retirar o nome da minha mãe. Deveria ser menos burocrático. Ela me adotou sei lá para quê. Não quero nada que seja dela, nenhuma herança. Nenhum laço afetivo. É horrível ter o sobrenome e constar o nome de uma pessoa que me maltratou a vida inteira, em determinado momento virou as costas e sumiu no mundo.
Queto tira o nome da minha mae biologica
Quero tirar o nome dos dois(pai e mãe ambos narcisistas).
@@emanuelesloboda9782
Vai na Defensoria Pública da sua cidade e informe o caso para na Defensoria Pública da área da família, que eles vão te ajudar e difícil mas se você conseguir provar tudo, o que aconteceu entre vocês.
Defensoria Pública entra com a ação.
Mana até os filhos biológicos se sentem assim. Tive que me virar desde os 12 anos. Mas pedi pra Deus tirar toda raiva do meu coração, ninguém é perfeito como queremos, todo mundo erra. Amo minha mãe e meu pai. Entendi que eles me deram o melhor que podiam ❤ sou grata a Deus por eles.
@@sarahcontigo1188 No caso, eu e as pessoas acima não estamos falando de erros. Estamos falando de desamor e maldade. Não guardo raiva. Porém, não quero nem perto.
Justiça podia facilitar.. Tudo muito burocrático, queria tirar nome do meu pai da certidão da identidade, pai não só fazer e dizer que é pai, não ajudar em nada.
Eu entendo a questão emocional, mas pense por outro lado, friamente mesmo: Se o seu pai possui patrimônio, você é herdeiro dele. Não abra mão disso!
@@elisangelacorreia.advogada contrapartida, se vc tem bens e ele não tem, sem você não tem filhos ou cônjuge, se você morrer metade do patrimônio fica para ele. Fora que o filho será responsável pela velhice de alguém que nem cuidou quand criança.
@@alinycristinnyfelicianosó na China que o filho é obrigado a cuidar dos pais
@@sarahcontigo1188Você está errada amiga artigo 229 da Constituição Federal define que "os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade
@@evelynbraz8093 nunca vi ninguém ir preso por isso.
Me sinto constragido, e dificil 😪 pra mim. ate pra arrumar emprego, por ter que preencher a ficha e a empresa obrigar a escrever o nome do ser por esta em regristro 😪😪😪 me da até um pico depressivo
Se o nome do seu pai reperesenta situação humilhante, vexatória você pode ingressar com uma ação judicial requerendo a retirada do nome dele da sua certidão com uma justificativa forte.
Passo por isso tbm..
Eu queria tirar o nome do meu pai dos meus documentos, pois como ele traia minha mãe e infelizmente minha mãe morreu de desgosto e como ele falou na minha cara que traia minha mãe para ela largar dele, eu e tendi que o vinculo familiar era uma mentira hoje estou com 31 anos e quero retirar o nome dele, pois eu não quero ter nenhuma obrigação legal com ele na velhice dele, dai queria saver se nesse meu caso posso entrar na justiça para resolver isso? Meu objetivo é só não querer ter nenhuma obrigação legal com ele no futuro.
Duas mil views e 80 likes. O galera pelo amor de Deus vamos colaborar. Excelente vídeo
Muito obrigada pelo apoio!!!!
Uma coisa é dita pai e mãe é quem cria e da amor e, cada um sabe que é pai e mãe de vdd e não é um pedaço de papel,espero que a justiça facilite essa troca um dia .fui criado pelo meu pai avô e minha mãe avó eles são meus pais uns querem ou não, espero ter direito a isso no papel tbm.
Tenho a guarda definitiva da minha sobrinha desde os 5 meses de idade, zero convívio, zero afeto e nunca quis ajudar financeiramente e nós tbm não fizemos questão, hj ela com 13 anos, ela quer muito ser adotada por nós e tirar os nomes dos pais da certidão ! Eu apoio muito essa decisão mas tenho medo do Juiz querer fazer uma ligação entre eles, se bem que ele mora qse na minha rua e nunca procurou.
Busque a regularização da filiação, como ela já tem mais de 12 anos e é o desejo dela ser reconhecida por vocês como filha, vocês podem buscar fazer em cartório esse registro. Retirar o nome dos pais biológicos da certidão será mais difícil, só com decisão judicial. Mas a filiação sociafetiva de vocÊs é possível ou, vocês fazem o processo de adoção judicialmente.
Excelente informação. Parabéns!
eu não tenho o nome do meu pai no registro desde quando eu nasci nunca mi deo nada nunca nem me viu só porque agora me fala pra que qui eu quero nome dele na minha certidão esse nome dele vai servir pra que não vai me ajuda em nada um homem desse nem precisa saber que tem filho eu só tenho o nome daminha mãe essa sim merece todo o meu respeito
Doutora , no meu caso , e diferente , coloquei na justiça , pra investigação de paternidade, mas ele nunca compareceu pra fazer os exames, daí o juiz por direito deu a minha filha como filha dele.mas ele nunca viu , não conhece, nunca pagou pensão.e eu querouito tirar o nome dele e colocar a do pai que eeu esposo, hoje.ela está com 14 anos hoje , e nem que ele como pai , ela que o nome do meu esposo no registro pois foi ele que criou desde os dois anos de idade.
O seu esposo pode registrá-la como filha socioafetiva, assim o nome dele constará no registro de nascimento dela. Sobre retirar o nome do pai biológico, dificilmente (pra não dizer quase impossível) que um juiz simplesmente retire o nome do pai do registro, pois esse é um direito da criança/adolescente. Posso te dizer ainda, o pai não dar nada para a filha em vida, não significa que não possa dar algo após a morte, pois se ele tiver patrimônio quando vier a falecer, ela como filha tem o direito a herança.
Meus avós faleceu meus tio não colocaram meu pai certidao orbito meu pai deixo filhos qual meu direito ela fez isso não dividi heranças?
Ola, Elisângela. Gostaria de saber se posso tirar o nome do pai do meu filho do registro, ele paga pensão mais tem o abandono afetivo ele n ve o menino, nao pega a criança n tem vinculo nhm pois foi filho fora do casamento. E agora entramos em acordo para retirar o nome dele do registro. Como dou entrada?
Dra, amei o seu conteudo! Imagina um pai estrangeiro que apenas registrou e sumiu, isso mesmo sumiu. A criança hoje com 8 anos tem amor de um pai adotivo. É possivel excluir a filiação paterna e o sobrenome dessa criança? Tem um detalhe importante: a criança não escreve e nem fala o sobrenome do pai, apenas o sobrenome materno.
Olha, a retirada do nome paterno do registro de nascimento não é uma tarefa fácil. Para buscar esse intento é necessário o ingresso de uma Ação Judicial com a exposição e comprovação de que houve o abandono afetivo e material do genitor, o que é o caso que você trouxe. Daí é contar com o entendimento do juíz da causa, já que é necessária uma judtificativa muito forte para que seja concedido esse pedido, a exemplo de uma situação em que o sobrenome do pai ou da mãe traga grande prejuízo moral ao filho.
Complementando: O fato de haver o registro do pai biológico na certidão de nascimento da criança não impede o registro de um pai socioafetivo. Nesse caso, constaria o nome dos dois na certidão da criança.
Fui registrado pelo meu padrasto nessa idade, me arrependo pra krl, hoje quero tirar.
Acho que a criança poderia escolher quando tivesse numa idade madura, se pudesse escolher eu nunca teria sido registrado pelo meu padrasto.
Como faço pra comprovar já faz mais d dez anos e oito anos sem reconhecer afetivos ou ajuda financeira
Para comprovação da paternidade é necessário o ingresso de uma Ação Judicial chamada "Ação deb Investigação de Paternidade", que consiste na realização de exame de DNA para a comprovação da filiação, com isso você pode exigir o assentamento do nome do pai no registro de nascimento do filho e passar a exigir auxílio financeiro se este filho ainda for menor de idade ou estiver estudando, ou ainda se encontrar em estado de dependência (mesmo maior de idade).
Quero tirar o sobrenome da minha mãe, já nao tenho a do meu pai, o qual nunca quis me registrar, e o da minha mãe também é inútil, nunca me ajudou em nada também, nunca tive apoio, carinho ou algo que um filho deveria ter! Mas acho q é impossível ficar sem sobrenome.
Estou precisando fazer isso também!
Boa noite, meu caso é o seguinte, sou estrangeiro residente no Brasil, tive um bebê no Brasil, mas o pai dela também é estrangeiro, atualmente mora na Europa, quando ela nasceu eu a apresentei apenas com meu nome. O que pode ser feito neste caso para colocar o nome dele se ele não mora no Brasil?
Converse com o pai da criança para saber como são as leis e regulamentações do país em questão. Aqui no Brasil, você pode buscar um advogado especializado em Família e que atue em questões como estas de reconhecimento de paternidade no exterior. As áreas do Direito tem subnichos e há profissionais que se dedicam a áres bem específicas como esta.
Ótimo video, me tirou muitas dúvidas.
Porém eu não concordo com “tirar o direito desta criança” sendo q quem tira esse “direito” é o próprio genitor. Não tem dinheiro q pague amor e acredito q muitas mães q vão atras desse pedido é porq se viram sozinhas com o filho. Entendo q a lei não é emoção e sim razão, mas eu prefiro tirar o nome do “genitor” q ja falou inúmeras vezes q não quer saber da minha filha q não me ajuda com absolutamente nada e Graças a Deus não preciso. Do q exigir pensão e ainda de quebra ele ter direito de poder pegar minha filha e Sabe se la como vai trata-la sendo q não tem amor pela criança. E depois q acontece uma tragédia não têm pensão ou herança q pague a dor q fica.
Entretanto é a lei né.
Verdade. É necessário também manter o bom senso e o equilíbrio. A proteção da criança deve ser prioridade!
Boa noite, e quando a nora, diz que meu filho biológico e adotado, posso prossesar ela ?
E no caso de querer tirar o nome dos dois? Eu morei em instituições dos 6 meses aos 18 anos conheci eles já na adolescência mas não temos vínculo , e também gostaria de saber se depois de tantos anos posso correr atrás de pensões atrasado e abandono ? (Hoje tenho 33)
@AnngelCamargo Retirar os nomes dos pais da certidão de nascimento não é tão simples, a menos que você tenha outros pais (adotivos, socioafetivos) que gera outro vínculo, ter o nome dos pais é uma informação da sua origem. Agora, sobre o pedido de pensão, você poderia ingressar com uma Ação Indenizatória por abandono afetivo contra os seus pais, no entanto, depende de todo um contexto que vai determinar a garanta do direito a uma indenização.
Tenho 16 anos e gostaria de retirar o nome do genitor da minha certidão, pois nunca se fez presente na minha educação e muito menos foi exemplo, foi um genitor que ja esteve preso desde que nasci, e quando saiu apenas me agrediu fisicamente, e faz preconceito sobre minha orientação sexual, com mjnha mãe não tenho problemas! ( gostaria de colocar meu (tio) como meu pai na minha certidão, pois faz um ótimo papel como pai e tio! )
Seria possivel doutora ?
No meu caso minha madrasta colocou o nome dela no meu registro quando eu era criança e adoção, agora preciso retirar. Ela nos abandonou a mias de 20 anos.
Poxa, que situação difícil essa... registrar e abandonar... sintom muito. Seria necessário o ingresso de uma Ação Judicial comprovando o quanto esse abandono lhe afetou, material e afetivamente. Retirar o nome de uma "mãe" da certidão de nascimento não é tão simples...
Doutora substituir o nome madastra pela mãe verdadeira. Pois a madastra não quer tira
@@ivanasabedoria200 Na verdade, ela não pode. Pois o reconhecimento de maternidade/ou paternidade socioafetiva é irrevogável. Uma vez que uma pessoa decide reconhecer uma criança como filho, ela não pode mais abrir mão desse reconhecimento. A criança pode ter em sua certidão o nome de ambas, mãe e madrasta.
Vinculo afetivo não tem nada aver com pensão! se o cara se afastou e pagou pensão por anos para não ser preso não tem ligação nenhuma e precisa ser retirado sim se a pessoa quiser.
Meu Ex registro meu filho mas ele não é o biológico ele sabia que não era dele tem como eu tirar
Se ele registrou como pai socioafetivo, esse ato é irregovável, ou seja, ele não pode se arrepender e tirar o nome dele da certidão de nascimento da criança. Quanto a você, enquanto mãe, deve avaliar a situação... se há um abandono por parte dele (material e afetiva).
Meu caso é diferente minha mãe nunca me criou quem me criou foi a minha avó e na minha certidão não tem o nome do pai se eu tirar o nome da mãe que não me quis criar pelo contrário até queria me matar quando nasci , se eu tirar o nome dessa cachorro vou fica sem de pais
Sei como é, tomara que vc consiga, eu já tentei mas até hoje nada.
Me formei com muito custo, pior coisa foi ver o nome dos dois demonios no meu diploma que eu conquistei sozinha, não deveria ser obrigada á carregar os sobrenomes de duas pessoas que só me maltrataram.
Mas se o pai biológico da criança assinar o papel retira ou nao
E possível tirar o nome do pai já falecido e colocar o meu , crio desde dos 2 anos de idade hj ele tem 20 , o pai já era falecido desde 1 ano da criança... obrigado
Doutora no meu caso ! Não quero se quer imaginar a guarda compartilhada! Pois o pai da minha filha é viciado em bebida e passa. Maior parte da vida bêbado o que fazer ? Tenho medo dele fazer algum mal com ela
Você pode pedir na justiça a guarda unilateral da sua filha e solicitar que as visitas dele à filha sejam acompanhadas de algum familiar dele.
Doutora, Meu caso é complexo, pois minha ex teve o filho fora do casamento, um único filho, e este esta com 3 anos e 8 meses.
Ao descobrir nos separamos e ela foi morar com pai biológico do garoto.
Posso tirar meu nome da certidão da criança e colocar o nome do pai biológico?
Achava que o filho era meu.
Mas tem 3 semanas que parei de ver a criança, pois a criança está criando vínculo com pai biológico.
Assim pesso que será melhor pra criança, que por sinal não teve dificuldades de se adequar com a convivência do pai biológico.
Acho q vc pode pedir o DNA e assim tirar seu nome
Você pode realizar o exame de DNA com a finalidade de comprovar que o filho não é seu e buscar na justiça a retirada do nome da criança. Destaco que o interesse em incluir o nome do pai biológico deve ser do próprio. Ele tem o dever de registrar a criança.
Doutora eu crio uma criança desde o 2 anos de idade e agora ela tem 14 anos , e uma semana atrás o pai dela veio me procurar, falou que gostaria de tirar o nome dele da certidão de nascimento da criança e minha esposa aceitou gostaria de saber se e possível sendo que ele nunca pagou pensão
Boa tarde Fábio! Se ele sendo o pai biológico deseja tirar o nome da certidão do filho, ele que procure a justiça e tente fazer isso.... Eu duvido que um juiz vá aceitar. A filiação é algo irrevogável, ou seja, quando você registra um filho em seu nome (seja biológico, adotivo ou como pai ou mãe socioafetivos) não se pode mais voltar atrás para excluir o seu nome da certidão de nascimento do filho, especialmente quando falamos de menor de idade, como é o caso.
Se toda raiva que o pai e a mãe fizer o filho tirar o nome vai ficar todo mundo sem pais 😂😂😂. Pais são pais só deve ser retirado em caso excepcionais e não por besteira.
Olá Elisangela como fazer para mudar o nome da mãe no registro de nascimento obrigado
A mudança seria por um erro de digitação do nome ou para retirar o nome da mãe? Se for caso de correção, é só ir ao cartório e pedir a retificação do nome, mas se for caso de retirar o nome da mãe da certidão, só com demanda judicial e com uma justificativa robusta.
Olá, Elisângela. Eu tive um filho recentemente, nao sou casada, mas o pai pediu para registrar a criança, mas eu não sabia que eu tinha escolha de não registrar com meu nome. Eu tive contato com o bebê por um tempo, mas me gerou mais problemas psicológicos por não conseguir aceitar. Por isso, quero abrir mão da guarda e retirar meu nome do registro, pois não consegui criar vínculo afetivo e por ter um péssimo relacionamento com o pai que me causou e ainda causa danos psicológicos. Entendo seu ponto de vista em relação a criança, mas é possível que eu consiga? O pai tem plena capacidade de garantir sustento e afeto e ele aceitou a princípio a guarda unilateral. Não tenho condições financeiras e não quero vínculo mais, eu eu consigo recorrer a retirada do meu nome? O juiz aceitaria? Eu posso abrir mão do poder familiar? Vi um artigo na internet que não posso. Então serei obrigada a cuidar da criança e me relacionar com o pai? Estou desesperada sem orientação
@christianeazevedo-designer Olá! Boa tarde. Vamos lá. Compreendi sua situação e entendo perfeitamente sua posição em entregar a guarda da criança ao pai. Sobre os cuidados da criança posso lhe afirmar que se ele aceitou a guarda unilateral vocês devem buscar regularizar essa guarda na justiça, pois assim o juiz proferirá uma sentença e será expedido um termo de guarda unilateral (quem detém a guarda de uma criança tem toda a responsabilidade sobre a criação, educação e sustento dela). Logo, nesse caso essa responsabilidade recairá sobre o pai, mas, ele terá o direito de exigir que você auxilie financeiramente com pensão alimentícia, isso não quer dizer que você seja obrigada a se relacionar com o pai de forma integral. Eu vou expressar aqui uma opinião pessoal ok?! O judiciário sempre tentará fazer com que haja o vínculo entre o pai e os filhos ou entre a mãe e os filhos, eu compreendo perfeitamente, pois é um direito da criança a convivência com os pais e coma comunidade familiar que ela nasceu e está inserida, por outro lado (opinião pessoal), entendo que há esferas muito íntimas das pessoas que o judiciário nunca vai alcançar, como o sentimento que você tem, por exemplo de não ter desejado e não ter criado o vínculo afetivo com esta criança. Sobre esse sentimento que você tem, eu penso que é algo muito particular e que cabe a você uma decisão futura de querer manter convivência ou não, mas a responsabilidade do sustento pode ser algo não negociável, entende? Sempre digo: Amar é faculdade, dar sustento é dever.
Sobre a retirada do nome do registro da certidão de nascimento da criança, realmente, dificilmente encontrará um juiz que aceitaria essa retirada, por se tratar de um direito indisponível dela enquanto menor. É o direito dela de filiação.
Meu conselho é: tente com o pai a regularização dessa guarda unilateral (isso é segurança para todos).
Quem engravida é a mulher, e agora o filho tem culpa ?
Fala que você não quer assumir a criança porque exige dedicação em cuidar, não é questão apenas de dinheiro.
A questão é ter responsabilidade, pois filho é benção de *" Deus "* .
Tem que mudar essas leis de defender as mães que só sabem pegar o dinheiro dos pais da criança.
preciso de ajuda no meu resgistro nao tenho sobre nome do meu pai nei da minha mae sera eu mesma posso mi dar um sobre nome pra mim😢
Fui registrado pelo meu padrasto, é possível retirar o nome dele?
n9 meu caso meis filhos sao adultos mas nao me respeitam nao gostam de mim pq foram cridos em abrigo devida a vida contirbada que tive no passado eu queria retirar pelo menos meu sobrenome do jome deles e se possivel meu nome do registro é possivel?
Eu quero tirar o sobrenome do meu pai,e colocar o sobrenome da minha bisavó parte de mãe pode doutora?
Doutora no caso ,fez o DNA e descobriu que ele não é o pai ,e ele não é pai sócio afetivo,e a criança já tem o pai sócio afetivo nesse caso é tirado o nome?
Caso alguém queria sabe é possível ,sim 😁
No meu caso é o seguinte, meu filho é registrado somente no nome da " avó de criação e gostaria de saber como faço para colocar meu nome nos documentos dele. Hoje casado e com 2 filhos. Tem como me orientar?
Através da comprovação da filiação é possível solicitar em cartório. A prova normalmente é feita pelo exame de DNA.
Boa noite,e quando é caso de estrupo,ou ó os genitores abandonou como fica?
Nessa situação você tem um motivo muito forte para não querer o nome do seu pai na sua certidão. Sendo você maior de idade, busca a justiça para ter o direito de retirar o nome da sua certidão por esse aspecto, pois certamente te traz grandes problemas. De qualquer modo, sendo o filho em questão maior ou menor de idade (representado por outra pessoa), é necessário comprovar os motivos pelos quais se quer a retirada do nome da certidão.
Boa noite! Infelizmente meu caso é diferente sou mãe, e queria tirar o meu nome da certidão de nascimento da minha filha.
Mais se não ajuda não tem nenhum tipo d contato
É difícil. Você terá mais êxito exigindo na justiça que o pai auxilie o filho com sustento. A retirada do nome dos pais da certidão de nascimento do filho (especialmente se for menor de idade) é quase impossível... Precisa de um motivo muito forte para o juíz conceda o pedido, por tratar-se de um direito indisponível da criança.
DOUTORA BOA TARDE MAS ELA TIROU A MENINA DE MIM JA FAZ 2 ANOS E 3 MESES NÃO SEI MAS O QUE É UMA FILHA ELA EXCLUIU TIROU DELETOU A CRIANÇA DE MIM NÃO PODE SER PRA DEPOIS DIZER QUE EU ABANDONEI
Uma situação bem difícil essa mesmo!
Doutora meu pai e minha mãe nunca me criou em nada. Quem me criou foram meus avós tenho 25 anos posso tirar o nome deles e colocar dos meus avós. ???
Walirson, tirar o nome dos pais é difícil, para isso é necessário uma justificativa muito forte. Por exemplo se o nome dos seus pais fosse motivo de muita humilhação pra você (caso se eles fossem criminosos, como o caso do filho do Cristian Cravinhos) entende? Aos avós, não é permitido registrar o nome de netos nem como "adotados" e nem como filhos socioafetivos, pela própria relação de parentesco existente.
Avós são pais 2 vezes. Esquece essa mágoa dos seus pais e seja feliz com seus avós ❤
MELHOR AINDA
E no caso que não teve abandono mas foram pais abusivos e narcisistas é possível?
Todo e qualquer caso em que se queira retirar o nome dos pais da certidão de nascimento exige uma ação juidicial com provas bem robustas de que aquele nome afeta a vida da pessoa de forma muito grave. Dificilmente o juiz concede o pedido.
@@elisangelacorreia.advogada foda. Mas obrigado por responder 👍
É UM ABSURDO OBRIGAR AS PESSOAS,QUE NÃO QUEREM,TIRAR O NOME DA MINHA MÃE DO MEU RG,ELES NÃO QUEREM O NOME DA MÃE E EU TENHO QUE QUERER?AMO MINHA MÃE (FALECIDA) FOI UMA GRANDE MÃE,FOU MUITO MALTRATADA PELO MEU PAI E NUNCA ABANDONOU SEUS FILHOS,SE ELES NÃO FORAM AMADOS EU SINTO MUITO MAS DEIXAR DE TER O. NOME DA MINHA MÃE NO RG POR CAUSA DELES,QUEM NÃO GOSTA DA MÃE QUE TIRE NA JUSTIÇA MAS NÃO NOS OBRIGUE, ESSE PT É O CANCER DO BRASIL
Eu quero tira e muito triste ver a situação da minha filha e uma criança e viver com a regeçao do pai
Ola mim responda uma apergunta por favor a minha mae crio meu filho desna de pequeno ele e registrado no meu nome mais agora ele quer colocar no nome dela 😢 mais eu nao quero que ela fassa isso ? Pois ela cria ele mais eu sempre morei com ela e sempre ajudei meu filho
Se ele tem o registro do seu nome (afinal você é a mãe), não há e nem há amparo legal para que a sua mãe (avó dele) seja registrada como mãe. A lei não ampara essa condição, tanto que avós e irmãos não tem permissão de lei nem para adotar irmãos ou netos.... o vínculo de parentesco já é bem ajustad, o vínculo de avó e neto.
Adotei uma menina a 28 anos atrás hoje em dia ela quer retirar o meu nome da certidão de nascimento e colocar o da mãe biológica que e minha irmã será possível fazer isso
Ela pode dirigir-se ao cartório de Rgistro de Pessoas Naturais e comprovando a filiação biológica, ela poderá requerer a inclusão do nome da mãe biológica na certidão de nascimento, mas não retirar o seu. É permitida a inclusão de dois pais e duas mães na certidão de nascimento. Já se o caso de você enquanto adotante quisesse reitrar o seu nome, tampouco poderia, pois o registro de uma filiação é irrevogável.
Doutora
Tenho uma menina de quase 5 anos o genitor do registou mais nunca apareceu, e estamos com problema e constrangida pelos sobrenome ser escrito como bizerra
Se o sobrenome do pai tem acarretado problemas de ordem moral grave, pode-se pleitear em juízo a retirada do nome, mas reitero, não é tão fácil de conseguir. É necessário apresentar ao juiz provas incontestáveis de que este nome tem trazido grande prejuízo a criança.
Eu quero e tirar o meu nome do meu filho biológico sou mãe biológica! Não quero meu nome no registro dele !!! Não quero este monstruoso na minha vida!
Doutora Pai do meu filho nao e pai dele de sangue deixei registrar pq confiei nele porem ele nao ajuda com nada de dinheiro da so 200 e quando ta afim ainda consigo retirar nome dele do registro do meu filho ??
O pedido de retirada do nome do pai socioafetivo da certidão de nascimento é feito através de uma Ação Judicial mediante prova de que é constrangedor à criança carregar o nome do pai. É difícil conseguir a retirada baseado apenas em questões de ajuda financeira ou abandono afetivo. É uma situação complicada.
No meu caso meus filhos me maltrata após cuidar deles sozinha. Não faço nem questão de ter nome meu . Colação no me dá outra que ele faz questão. Por não ter voltado pra ele . Não tenho mais nada a perder meus filhos me ignora e trata mal 😢😢😢😢
Passo por isso tbm, fora o constrangimento.
Mãe
Que direito é esse que condena pessoa a passar a vida carregando o sobrenome de um desgraçado? Filho é propriedade de genitor? Pra eu tirar o nome dessa praga tenho que me estressar, me expor, ficar explicando minhas razoes, gastar tempo e dinheiro isso é injusto.
O que mas tenho sao provas e 3 testemunhas com vontade 2 de fora
Poxa queria tirar os nomes dos dois
Finalmente alguém me entende
@@fabimonbebe277 pior q a gente ainda é julgada por muitos, pq as pessoas tem a ideia de que pai e mãe são santificados. Porém infelizmente nao posso dizer que os meus são
@@luanasantana4014 Pois é, tenho 23 anos. Fui morar sozinha faz 2 meses porque só tinha minha mãe e minha irmã mais velha em casa e tava uma chatice a convivência. Sei que minha mãe não é obrigada a me amar nem nada. Eu queria deixar Fabiana Brito, tirar pelo menos o sobrenome da minha mãe
@@fabimonbebe277 e eu queria colocar so luana de ninguém kkkkkk
@@luanasantana4014 Se meu RG fosse só Fabiana seria perfeito mesmo kkkk
E mãe ??? Quero tirar.
Eu mesmo quero tirar o da minha mãe e do meu pai. Pois sou só eu por mim mesmo ! E o povo não deixa. Leis de bosta
No meu caso quero tirar o sobrenome do meu padrasto, é possível?
Em regra a lei não permite a retirada de de nome de pai da certidão de nascimento, mesmo sendo ele seu padrasto, a partir do momento que o registrou como filho, ele passa a ser considerado em sua certidão de nascimento como pai socioafetivo. Logo, a lei não permite a retirada por puro e simples vontade do interessado, desse modo, você precisa ingressar com ação judicial expondo e justificando fundamentadamente o que o leva a querer a retirada.
@@elisangelacorreia.advogada obrigado
Como eu faço para tirar o meu nome da certidão de nascimento da menina que pari, não tenho nenhum contato e fugio de casa para morar com homem.
Doutora se o padastro que criou dêsde resem nascido o pai verdadeiro nunca quis a criança e o pai biológico quer tirar do nome e o padastro quer registrar
Se o pai biológico registrou a criança, NÃO pode retirar seu nome do registro da criança. Já o padrasto pode SIM registrar o seu nome como pai socioafetivo da criança, logo, este filho terá o nome de dois pais na sua certidão de nascimento.
Avó de criança egotaria
Olá Dr meu nome é Ester, tenho uma filha de 44 anos que só está no meu nome meu marido quer dar o nome dele pra ela, tem como ele fazer isso ?
Ele seria o pai socioafetivo dela, isso? Pode sim. Ele assmirá o registro dela como sua filha e o nome dele passará a constar na certidão de nascimento dela. O processo é feito via cartório. ☺