A moralidade ou cosmovisão cristã é a única que conseque abarcar toda realidade deste mundo. As outras sempre exigem gambiarras devido às inevitáveis contradições e aporias a que levam. Aprendi isso a duras penas.
Essa visão só se sustenta quando se tem crendices mesmo (o islâmico apontará a dele, por exemplo). A respeito da moralidade cristã (uma evolução da moral helênica), essa esteve incompleta durante muito tempo, o que era de se esperar dado o tempo em que foi fundamentada. Para ter noção dessa incompletude, basta citar como exemplo o tratamento (e a interpretação) da infância. Se quiser ter alguma base para discutir o assunto, recomendo que comece pelo começo, ou seja, pelo clássico livro "História Social da Criança e da Família".
@@martasilva8036 Seu texto ficou confuso, aconselho ler mais para escrever melhor. Já sobre o cristianismo, para não continuar falando bobagens pueris do tipo “baseado em crendices” ou “evolução da moral helênica”, aconselho começar lendo as obras de Tomás de Aquino, e uma história da igreja (aconselho a coleção “História da Igreja de Cristo” de Daniel Rops), seria útil também ler o essencial sobre Aristóteles e Platão. Isso partindo do pressuposto de que você já leu os evangelhos, pois, se você estiver julgando o cristianismo como baseado em crendices sem nem mesmo ler o básico sobre, isso só revela que você não merecia nem mesmo essa resposta.
@@vilmarnunes6903 Talvez não esteja do modo mais "mastigado" possível, mas creio que o meu texto ficou bem claro para um bom leitor, especialmente se acompanhou o vídeo. É notório que lhe falta prática quanto à leitura (pela sua falta de entendimento expressada) e à escrita: essencialmente pelo fato de você não ter domínio gramatical do uso das orações subordinadas adverbiais. Leia mais, escreva mais, com o tempo ganhará prática. Perceba: não falei apenas da valorização moral fundamentada em crendices apenas por ser alinhado ao cristianismo, tanto que cito o exemplo de uma valorização que poderia ser (e é) realizada pelos islâmicos (com uma literatura bem vasta). Em geral, identifiquei apenas um tipo de valoração religiosa per si. Note também que há religiosos que recorrem a outros meios para realizar a valorização de uma moral específica (mesmo que essa termine em uma religiosa) - um meio mais relevante e nobre. Já li quase toda a obra de Aquino e lhe digo, com bastante clareza, que Aquino fez um desserviço aos filósofos gregos e ao saber oriental. Chega até a ser cômico você citar Aquino ao lado de Aristóteles e Platão (muito de Aquino vem deles, mas boa parte é só deturpação). Dispenso tratar da coleção citada, embora esse tratamento seria muito interessante e precioso para sustentar meus pontos em detrimentos de qualquer um que você poderá apresentar, caso seu objetivo seja realizar aquela defesa moral mais rasteira que vemos por aí. Gostaria de lhe lembrar que o foco da discussão aqui é relacionado à moralidade e não a qualquer outra coisa. Se você tiver algo em contraponto ao que eu pontuei (seja em relação ao helenismo ou ao cristianismo), por favor, faça uma contribuição - evitando fazer recomendações pouco precisas do tipo: "leia Aquino", "leia a coleção X de livros", etc (isso qualquer palpiteiro faz. Eu tenho afinidade com a maioria dessas suas indicações e ainda sustento meu ponto). Do contrário, peço que evite fazer rodeios ou suposições exageradas sobre os meus julgamentos. Enfatizo também a leitura do livro que lhe recomendei (é ilustrado um exemplo bem claro do que estou tratando): História Social da Criança e da Família. Por fim, peço que não suponha que todo mundo é tão ignorante quanto você é ou foi apenas em virtude de alguma discordância que possa existir em um tópico "espinhoso". Essa atitude é contraproducente ao debate.
@@martasilva8036 Não se trata de evolução da moral helênica. O cristianismo continua a tradição histórica que vinha da lei de Moises, que por sua vez vem dos patriarcas e profetas primevos.
@@Mark_y2000 Leia Aquino e os patrísticos. É bem claro a influência helênica, muitas vezes em repúdio à tradição dos judeus (veja o diálogo entre Trifão e Justino por exemplo).
Precisamos de mais Professores voluntários que beneficiem a população com a pureza do ensino,sem tentar doutrinar ou ideologizar os alunos e indivíduos. Professores que apresentam os conceitos e permitam aos alunos refletirem. E que deem nos um ponto de partida para a reflexão, através de análises sinceras como essa. Que apenas apresenta a leitura do cenário de acordo com os conceitos construídos ao longo do tempo, sem forçar releituras por narrativas moderninhas... Querida Bruna,muito obrigada pelo belo serviço prestado. Deus lhe abençoe. Obs:seria interessante ouvir te ensinar sobre a célebre declaração de Nietzsche:"Deus está morto!"
- Excelente panorama da história da moralidade humana! À meu ver, o que une as abordagens sobre moralidade é o respeito ao que vem do sutil espiritual ! Fora isso, são apenas jogadas egoicas, com objetivos circunstanciais. Muitos são os caminhos que levam à verdade. Tantos quanto são as possibilidades de posição de um elétron, segundo a física quântica! Parabéns! Deus te abençoe!!!
Muito bom, professora! Obrigado pelos esclarecimentos! Penso que há, ainda, uma moralidade judaica, que está na base da moralidade cristã, mas não se confunde com ela. Há diferenças marcantes entre as duas moralidades, a judaica e a cristã.
...Se a melhor ética é a que faz o homem excelente, o que é a excelência ou perfeição moral? Se, porém, a melhor é a que mais o faz feliz, em que consiste a felicidade? Ou melhor, de que objeto, fim ou ação ela deveria resultar? Se se entende a melhor moral como aquela que santifica, diviniza ou moralizar maximamente o indivíduo, como sabê-lo antes de conhecer seu fim (fim do homem, bem entendido)? Pois, de fato, só se pode razoavelmente considerar feliz e bem-sucedida uma pessoa depois que esta atingiu seu Fim.
Um ponto fundamental da moralidade cristã é que, mais do que um discurso retórico, ela é fundada na atuação da própria divindade encarnada, que ensina vivencialmente a harmonia com a criação, abrangendo e transcendendo, portanto, a moralidade de ordem "estética".
Bruna, querida, boa noite. Ótima preleção sobre tema tão relevante. Peço que aprofunde o tema mediante textos de alguns filósofos. E, por favor, dê noticias. Mando-lhe um abraço de Salvador!
- Eu vejo muitas intersecções entre a moralidade helênica e a moralidade cristã. Ambas citam uma hierarquia de valores sublimes e valores menores. Cristo nos alerta para a importância de nos mantermos conscientes da origem transcendente de todas as coisas. Isso está na esperança que o SERMÃO DA MONTANHA contem. Também está na oração do PAI NOSSO: Seja feita vossa vontade ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU!
Bruna, fiz esse comentário em outro post. Você está acompanhando de perto o que sua equipe vem fazendo? Simplesmente desastrosa a transição da plataforma do curso Ascensao a Inteligência. Faltou comunicação prévia. Estou tentando entrar e simplesmente não consigo. Passei email e não tem resposta. Lamentável.
Se, por outro lado, a melhor moral é aquela que faz mais feliz o homem, como, igualmente, sabê-lo antes de seu fim? Ou seja, como saber se aquele que cumpriu tal moral foi, no fim, o mais venturoso? Por isso que o Fim deve ser conhecido antes e deve ser o critério pelo qual se classificam as morais. E esta tese não é nova , nem posso gabar-me de tê-la concebido: já Platão (no Fedro, ou no Filebo, ou no Górgias?), refeiu-se a este critério, e também Jesus, embora indiretamente, ao sentenciar: _ Que importa ao homem ganhar o mundo, mas perder sua alma? Ou seja, ele sabia que o critério da felicidade e, portanto, da ação moral, é determinado pelo Fim, o estado escatológico da pessoa.
...Além do mais, a ética derivada da ciência é uma ética materialista somente se entendemos que a ciência é materialista. Mas a ciência é materialista? Não, nem pode sê-lo, pela mera razão de que não pode dogmatizar, ou seja, não pode fazer afirmações absolutas, como o fazem as doutrinas. De fato, a ciência não pode dizer sem desmentir-se que só existe matéria, em sentido absoluto e a priori, pois o essencial à ciência é seu aposteriorismo.
Professora: De onde esses ateuzinhos com cara de frangolino de hoje em dia tiraram que moral é relativa e a ética é universal? É bizarro as loucuras que essa turminhe inventa. Parabéns pelo excelente conteúdo dos seus vídeos.
Esse critério histórico de classificação das morais é ruim. É ruim pelo simples fato de não ser um critério essencial, quer dizer, não classifica as éticas por aquilo que lhes é essencial; e por ser exclusivista, na medida em que desconsidera as éticas de outros povos e outras religiões. É etnocêntrico.(E desconfio que é por isso mesmo que Bruna o apologiza... Sim, por conta do ocidentalismo dos conservadores.) As éticas devem ser classificadas pela sua eficácia: a melhor moral só pode ser a que faz o melhor homem. Mas qual é o melhor homem? Ou, antes, aquela que faz o homem mais feliz? Ou ambas as alternativas? Porém, se tal definição depende de cada ética, então, incorremos em um círculo?!
A cristã abriu caminho para a moderna. Faz algo q traga essa ordem do mundo e leve uma ordem ao mundo, algo q tenha efetividade e seja tbm visto no mundo concreto ficar com masturbação mental sobre algo q se restringe em ficar no mundo etéreo e alheio ao mundo dos sentidos é problemático
- A moral cristã é quântica. A moral moderna (dialética materialista) é mecanicista. A primeira é vertical , com Deus no alto. A segunda é horizontal, (nós X eles). Ateísmo.
vi esse dicionário (dicionário de filosofia de Nicola Abbagnano) em sua estante, não é um bom dicionário. O dicionário do Mário Ferreira (Filosofia e Ciência Culturais) é melhor e mais completo. Gostei muito do seu canal.
Bruna, entendo o darwinismo como uma fantasia. Acho que nem o mais competente escritor teria tal capacidade criativa. Assim como a definição de esquerda e direita. Considero um erro grave. Acredito que o mundo se divide entre criacionistas vs evolucionistas. O que vc acha?
Sinto muito mas... o autor desse livro parece confundir moral com Ética, o que é muito comum no ensino e educação no mundo hoje... Ética é uma disciplina filosófica que nasceu para aperfeiçoar inclusive a moral helênica... incluindo virtudes para melhorar o comportamento humano ao ponto de se tornar 'spoudéo' de excelência...que ele chama "estética"... A moral cristã é dogmática, nada tem a ver com a moral helênica, e muito menos com a Ética... Sobre essa invenção "moral científica", é o total desconhecimento de que a moral é cultural, nada mais que os usos e costumes de um povo... A ciência só pode fazer um estudo do comportamento humano nas diferentes culturas do mundo, e não inventar banalidades... Antes a ciência deveria rever seus métodos, que deveriam ser pautados pela Ética, e não são... assim como a política e o resto do comportamento humano atual sem virtudes... Mas é compreensível ele inventar essas bob's, já que parte de Kant, o maior trapalhão da história na Filosofia... Sobre a moral cristâ, concordo, ela realmente não é deste mundo... com que moral poderiam fechar a academia platônica com tradição de mil anos no ensino de Filosofia, proibir o ensino, os esportes, o avanço do conhecimento e das ciências, queimar livros, destruir monumentos e obras de arte, mergulhar o mundo nas trevas do medievo por mais de mil anos, vender cartas de indulgência, criar a inquisição que perseguiu cientistas e matou milhões de inocentes, senão com uma "moral de outro mundo" (?) Coisas do Sogad... Gnóthi S'Autón..! ET: Pode apagar este comentário também, como já fêz com outros, só porque discordo das ideias de alguns autores de livros, e temas aqui apresentados - sempre com argumentos e respeito... a moral do outro mundo permite, mas a Ética filosófica deste mundo Não!
Há vida inteligente no UA-cam !
Belíssima aula, obrigado pela oportunidade.
Não estou recebendo seus vídeos !!!
Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Bruna, você é uma das mulheres mais inteligente que conheço, e olha que já estou com 68 anos. Parabéns
Boa noite Bruna. Sempre bom te ouvir
Boa Noite e grata novamente por sua aula.
👏👏👏meus aplausos e admiração para a sua irretocável explanação. Deus te abençoe.
Bruna maravilhosa!
A moralidade cristã é atemporal graças a Deus
A moralidade ou cosmovisão cristã é a única que conseque abarcar toda realidade deste mundo. As outras sempre exigem gambiarras devido às inevitáveis contradições e aporias a que levam. Aprendi isso a duras penas.
Essa visão só se sustenta quando se tem crendices mesmo (o islâmico apontará a dele, por exemplo).
A respeito da moralidade cristã (uma evolução da moral helênica), essa esteve incompleta durante muito tempo, o que era de se esperar dado o tempo em que foi fundamentada. Para ter noção dessa incompletude, basta citar como exemplo o tratamento (e a interpretação) da infância.
Se quiser ter alguma base para discutir o assunto, recomendo que comece pelo começo, ou seja, pelo clássico livro "História Social da Criança e da Família".
@@martasilva8036 Seu texto ficou confuso, aconselho ler mais para escrever melhor. Já sobre o cristianismo, para não continuar falando bobagens pueris do tipo “baseado em crendices” ou “evolução da moral helênica”, aconselho começar lendo as obras de Tomás de Aquino, e uma história da igreja (aconselho a coleção “História da Igreja de Cristo” de Daniel Rops), seria útil também ler o essencial sobre Aristóteles e Platão. Isso partindo do pressuposto de que você já leu os evangelhos, pois, se você estiver julgando o cristianismo como baseado em crendices sem nem mesmo ler o básico sobre, isso só revela que você não merecia nem mesmo essa resposta.
@@vilmarnunes6903 Talvez não esteja do modo mais "mastigado" possível, mas creio que o meu texto ficou bem claro para um bom leitor, especialmente se acompanhou o vídeo. É notório que lhe falta prática quanto à leitura (pela sua falta de entendimento expressada) e à escrita: essencialmente pelo fato de você não ter domínio gramatical do uso das orações subordinadas adverbiais. Leia mais, escreva mais, com o tempo ganhará prática.
Perceba: não falei apenas da valorização moral fundamentada em crendices apenas por ser alinhado ao cristianismo, tanto que cito o exemplo de uma valorização que poderia ser (e é) realizada pelos islâmicos (com uma literatura bem vasta). Em geral, identifiquei apenas um tipo de valoração religiosa per si. Note também que há religiosos que recorrem a outros meios para realizar a valorização de uma moral específica (mesmo que essa termine em uma religiosa) - um meio mais relevante e nobre.
Já li quase toda a obra de Aquino e lhe digo, com bastante clareza, que Aquino fez um desserviço aos filósofos gregos e ao saber oriental. Chega até a ser cômico você citar Aquino ao lado de Aristóteles e Platão (muito de Aquino vem deles, mas boa parte é só deturpação). Dispenso tratar da coleção citada, embora esse tratamento seria muito interessante e precioso para sustentar meus pontos em detrimentos de qualquer um que você poderá apresentar, caso seu objetivo seja realizar aquela defesa moral mais rasteira que vemos por aí.
Gostaria de lhe lembrar que o foco da discussão aqui é relacionado à moralidade e não a qualquer outra coisa. Se você tiver algo em contraponto ao que eu pontuei (seja em relação ao helenismo ou ao cristianismo), por favor, faça uma contribuição - evitando fazer recomendações pouco precisas do tipo: "leia Aquino", "leia a coleção X de livros", etc (isso qualquer palpiteiro faz. Eu tenho afinidade com a maioria dessas suas indicações e ainda sustento meu ponto). Do contrário, peço que evite fazer rodeios ou suposições exageradas sobre os meus julgamentos. Enfatizo também a leitura do livro que lhe recomendei (é ilustrado um exemplo bem claro do que estou tratando): História Social da Criança e da Família.
Por fim, peço que não suponha que todo mundo é tão ignorante quanto você é ou foi apenas em virtude de alguma discordância que possa existir em um tópico "espinhoso". Essa atitude é contraproducente ao debate.
@@martasilva8036 Não se trata de evolução da moral helênica. O cristianismo continua a tradição histórica que vinha da lei de Moises, que por sua vez vem dos patriarcas e profetas primevos.
@@Mark_y2000 Leia Aquino e os patrísticos. É bem claro a influência helênica, muitas vezes em repúdio à tradição dos judeus (veja o diálogo entre Trifão e Justino por exemplo).
Boa tarde .
Que aulão!
👏👏👏
Precisamos de mais Professores voluntários que beneficiem a população com a pureza do ensino,sem tentar doutrinar ou ideologizar os alunos e indivíduos. Professores que apresentam os conceitos e permitam aos alunos refletirem. E que deem nos um ponto de partida para a reflexão, através de análises sinceras como essa. Que apenas apresenta a leitura do cenário de acordo com os conceitos construídos ao longo do tempo, sem forçar releituras por narrativas moderninhas... Querida Bruna,muito obrigada pelo belo serviço prestado. Deus lhe abençoe.
Obs:seria interessante ouvir te ensinar sobre a célebre declaração de Nietzsche:"Deus está morto!"
Bruninha, sempre lindíssima charmosa e simpática!
Sra. Torlay, muito, mas muito obrigado por esse trabalho. Faz toda diferença para nós!
Maravilhosa!👏👏👏👏👏👏
Além de linda, cultura sobra. Deus te abençoe, Professora Bruna.
Ótima explicação.👏🏻👏🏻👏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🥰 29:42
Por favor, nunca, jamais pare!
Esse vídeo deveria ter 1 milhão de visualizações!
👏👏🙏❤️
Te admiro muito Bruna Torlay, por sempre desafiar as barreiras para calar sua voz e seus conhecimentos filosóficos. ❤
- Excelente panorama da história da moralidade humana! À meu ver, o que une as abordagens sobre moralidade é o respeito ao que vem do sutil espiritual ! Fora isso, são apenas jogadas egoicas, com objetivos circunstanciais. Muitos são os caminhos que levam à verdade. Tantos quanto são as possibilidades de posição de um elétron, segundo a física quântica! Parabéns! Deus te abençoe!!!
Bruna vc é necessária! Poderia fazer palestra em Goiânia
Iria sim! Irei em agosto.
@@BrunaTorlay Já tem a data? Quero ir com certeza
👍
Gratidão, professora, pela forma claríssima com que passas os ensinamentos.
Um abraço!
Vou segui-la, pra mim vc é uma filósofa cristã moderna.
Estou maravilhado. Já quero esse livro
Bruna nos enche de orgulho, ouvi-la é um prazer. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!
Perfeita como sempre !!!
Gostaria de ter você como ministra da educação !!!
Obrigado por introduzir um tema tão complexo de forma tão breve e clara!
Que legal viu que bom que ótimo a moralidade cristã você é demais
Toninho lobo sorocaba
Muito bom, professora! Obrigado pelos esclarecimentos! Penso que há, ainda, uma moralidade judaica, que está na base da moralidade cristã, mas não se confunde com ela. Há diferenças marcantes entre as duas moralidades, a judaica e a cristã.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Ótimo vídeo. Muito obrigado ☺️ E obrigado por citar a fonte, que já vou colocar na minha lista. Fique com Deus, Bruna!
As lições morais do vídeo foram show!
muito bom!🙏🏻🥰 29:42
Parabéns pelo trabalho Bruna
Aprendo muito com a Bruna, pessoa carismática e super inteligente.
Eu gosto muito de ouvi-la falar.
Ótimo. Obrigado.
Que aula 👏🏻👏🏻👏🏻
Bruna eu te amo. ❤❤❤
...Se a melhor ética é a que faz o homem excelente, o que é a excelência ou perfeição moral?
Se, porém, a melhor é a que mais o faz feliz, em que consiste a felicidade? Ou melhor, de que objeto, fim ou ação ela deveria resultar?
Se se entende a melhor moral como aquela que santifica, diviniza ou moralizar maximamente o indivíduo, como sabê-lo antes de conhecer seu fim (fim do homem, bem entendido)? Pois, de fato, só se pode razoavelmente considerar feliz e bem-sucedida uma pessoa depois que esta atingiu seu Fim.
Eu me sinto menos burra e menos imoral só por seguir a Bruna 😮🥰
Abril e Maio são os meses que mais causam raiva à classe média trabalhadora.
Q delícia de vídeo! Aula maravilhosa!!! Parabend
Muito bom,Bruna!!!😊
Dá gosto ouvir Bruna.
Bruna! Bruna! Bruna!
Monstra! Ótima aula
👍👍👍👍👍
Bonne semaine, Fessora! E sempre é muito, muito, muito bom te escutar! 🍏 🌹 29:42
Boa noite, será que você pode fazer um vídeo sobre a Reptilia da Banalidade do mal, hoje presente em nossa realidade mundial.
Não entendi, Gustavo. Explica melhor.
Muito sabias palavras
Um ponto fundamental da moralidade cristã é que, mais do que um discurso retórico, ela é fundada na atuação da própria divindade encarnada, que ensina vivencialmente a harmonia com a criação, abrangendo e transcendendo, portanto, a moralidade de ordem "estética".
Abrangendo toda e qualquer moralidade que aponte à verdade.
Obrigado pela aula prof.
Muito bom
❤
Parabens bruna
Há vida inteligente no UA-cam 2!
O mundo é o sistema
Boa noite
7:45
16:00
Milhares de anos não foram suficientes para moldar a humanidade.
Moral moderna, totalmente antropológica, sem vinculo com a fé cristã. Moral Cristã é verdadeira do Brasil.
Bruna, querida, boa noite. Ótima preleção sobre tema tão relevante. Peço que aprofunde o tema mediante textos de alguns filósofos.
E, por favor, dê noticias.
Mando-lhe um abraço de Salvador!
E vamos ver como é que é as morais pelo tempo.
E pensar que Tiradentes morreu por não aceitar pagar 20% em impostos!!!!
Há controvérsias.
Bom dia
Davi esteve aqui.
- Eu vejo muitas intersecções entre a moralidade helênica e a moralidade cristã. Ambas citam uma hierarquia de valores sublimes e valores menores. Cristo nos alerta para a importância de nos mantermos conscientes da origem transcendente de todas as coisas. Isso está na esperança que o SERMÃO DA MONTANHA contem. Também está na oração do PAI NOSSO: Seja feita vossa vontade ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU!
Bruna, fiz esse comentário em outro post. Você está acompanhando de perto o que sua equipe vem fazendo? Simplesmente desastrosa a transição da plataforma do curso Ascensao a Inteligência. Faltou comunicação prévia. Estou tentando entrar e simplesmente não consigo. Passei email e não tem resposta. Lamentável.
A moral moderna deve ser só ética mesmo visto que uma.obriga e a outra convida...
Se, por outro lado, a melhor moral é aquela que faz mais feliz o homem, como, igualmente, sabê-lo antes de seu fim? Ou seja, como saber se aquele que cumpriu tal moral foi, no fim, o mais venturoso? Por isso que o Fim deve ser conhecido antes e deve ser o critério pelo qual se classificam as morais. E esta tese não é nova , nem posso gabar-me de tê-la concebido: já Platão (no Fedro, ou no Filebo, ou no Górgias?), refeiu-se a este critério, e também Jesus, embora indiretamente, ao sentenciar: _ Que importa ao homem ganhar o mundo, mas perder sua alma? Ou seja, ele sabia que o critério da felicidade e, portanto, da ação moral, é determinado pelo Fim, o estado escatológico da pessoa.
Ótimo acréssimo!
@@martasilva8036 Obrigado!
...Além do mais, a ética derivada da ciência é uma ética materialista somente se entendemos que a ciência é materialista. Mas a ciência é materialista? Não, nem pode sê-lo, pela mera razão de que não pode dogmatizar, ou seja, não pode fazer afirmações absolutas, como o fazem as doutrinas. De fato, a ciência não pode dizer sem desmentir-se que só existe matéria, em sentido absoluto e a priori, pois o essencial à ciência é seu aposteriorismo.
Pq vc traiu o Paulo Kogos?
Paulo Kokos é uma figuraca.. Kkkkkkkk
Desconheço. Será que ele pensa assim porque não votei nele? Pode ser. Eu realmente não votei nele para deputado estadual em 2022. 😂😂😂
Como assim traiu o Paulo Kogos? Oq ele disse?
@@BrunaTorlay Ele fala no Red Cast o porque.
@@canal01cult Disse no Red Cast que ela era morna e que tinha sim que retribui-lo tomando posição.
Professora:
De onde esses ateuzinhos com cara de frangolino de hoje em dia tiraram que moral é relativa e a ética é universal?
É bizarro as loucuras que essa turminhe inventa.
Parabéns pelo excelente conteúdo dos seus vídeos.
Esse critério histórico de classificação das morais é ruim.
É ruim pelo simples fato de não ser um critério essencial, quer dizer, não classifica as éticas por aquilo que lhes é essencial; e por ser exclusivista, na medida em que desconsidera as éticas de outros povos e outras religiões. É etnocêntrico.(E desconfio que é por isso mesmo que Bruna o apologiza... Sim, por conta do ocidentalismo dos conservadores.)
As éticas devem ser classificadas pela sua eficácia: a melhor moral só pode ser a que faz o melhor homem. Mas qual é o melhor homem? Ou, antes, aquela que faz o homem mais feliz? Ou ambas as alternativas? Porém, se tal definição depende de cada ética, então, incorremos em um círculo?!
A cristã abriu caminho para a moderna. Faz algo q traga essa ordem do mundo e leve uma ordem ao mundo, algo q tenha efetividade e seja tbm visto no mundo concreto ficar com masturbação mental sobre algo q se restringe em ficar no mundo etéreo e alheio ao mundo dos sentidos é problemático
- A moral cristã é quântica. A moral moderna (dialética materialista) é mecanicista. A primeira é vertical , com Deus no alto. A segunda é horizontal, (nós X eles). Ateísmo.
A Pérola maior do colar.
O cristianismo, é uma religião baseada no helenismo.
O helenístico buscou a verdade e, a verdade é o Cristo encarnado.
Cristo é o caminho, a verdade e a vida.
vi esse dicionário (dicionário de filosofia de Nicola Abbagnano) em sua estante, não é um bom dicionário. O dicionário do Mário Ferreira (Filosofia e Ciência Culturais) é melhor e mais completo. Gostei muito do seu canal.
Moral modernista = PNL
Bruna, entendo o darwinismo como uma fantasia. Acho que nem o mais competente escritor teria tal capacidade criativa. Assim como a definição de esquerda e direita. Considero um erro grave. Acredito que o mundo se divide entre criacionistas vs evolucionistas. O que vc acha?
Peba q a pan não teve a grandeza de te manter pq vc só acrescenta o nosso conhecimentos. Obs.Seu cabelo ta lindo comprido rs
Sinto muito mas... o autor desse livro parece confundir moral com Ética, o que é muito comum no ensino e educação no mundo hoje... Ética é uma disciplina filosófica que nasceu para aperfeiçoar inclusive a moral helênica... incluindo virtudes para melhorar o comportamento humano ao ponto de se tornar 'spoudéo' de excelência...que ele chama "estética"... A moral cristã é dogmática, nada tem a ver com a moral helênica, e muito menos com a Ética... Sobre essa invenção "moral científica", é o total desconhecimento de que a moral é cultural, nada mais que os usos e costumes de um povo... A ciência só pode fazer um estudo do comportamento humano nas diferentes culturas do mundo, e não inventar banalidades... Antes a ciência deveria rever seus métodos, que deveriam ser pautados pela Ética, e não são... assim como a política e o resto do comportamento humano atual sem virtudes... Mas é compreensível ele inventar essas bob's, já que parte de Kant, o maior trapalhão da história na Filosofia... Sobre a moral cristâ, concordo, ela realmente não é deste mundo... com que moral poderiam fechar a academia platônica com tradição de mil anos no ensino de Filosofia, proibir o ensino, os esportes, o avanço do conhecimento e das ciências, queimar livros, destruir monumentos e obras de arte, mergulhar o mundo nas trevas do medievo por mais de mil anos, vender cartas de indulgência, criar a inquisição que perseguiu cientistas e matou milhões de inocentes, senão com uma "moral de outro mundo" (?) Coisas do Sogad... Gnóthi S'Autón..!
ET: Pode apagar este comentário também, como já fêz com outros, só porque discordo das ideias de alguns autores de livros, e temas aqui apresentados - sempre com argumentos e respeito... a moral do outro mundo permite, mas a Ética filosófica deste mundo Não!
👍👍👍👍👍👍
👏👏👏