Oi, tudo bem? Eu gostaria de fazer um sensor de chuva que detectasse a intensidade dela. Por exemplo, garoa/chuva fraca, normal, forte... Utilizando o sensor de chuva com a entrada analógica do módulo com o ESP e, criando cenas e ou rotinas para que Alexa fale. E também eu quero fazer um aviso visual por meio de fitas ou barras de LED com uma animação, parecendo chuva, utilizando o controlador WLED para isso. É possível fazer isso com qual firmware pros ESPs? Muito obrigado!
Bancane eu sou desenvolvedor e design de produto estou fabricamdo minha Router CNC, terminei 100% e mecânica agora vou começar a estudar a elétrica de controle para proteção da Rede e também da parte eletrônica da CNC, vi que tinha que comprar um monte de equipamentos contator, DPS, DR etc.... como desenvolvedor e já fazendo algumas coisas com Arduino e ESP32 para mim não faz sentido comprar um monte de coisas para fazer controle... Acredito que apenas um Arduino ou ESP32 e relês de estado solido eu poderia fazer caixa ou painel do controle da elétrica e fazer isto tudo via código... Então vendo seu video você fez o da casa... então seria plenamente possivel também fazer para a Eletrica da CNC.... Você disse raios queimaram a peça não existem uma forma de fazer uma proteção para equipamentos deligaram quando estiver com raios etc...
Eu instalei uma automação com esp32, ocorriam acionamentos indesejádos as vezes quando acionava os ar condicionados, instalei supressores de ruidos nos contatores responsaveis pelos ar condicionado e por muito tempo não vi nada mais ligar sozinho. Agora no inverno em dias mais frios e principalmente depois de chuvas continuas, a placa fica acionando aleatóriamente os dispositivos com mais intensidade durante a noite com acender de luzes o que me incomoda bastante ,comprei já pronto. A ideia de foto acoplador parece ser a solução definitiva. Acredito que com a umidade faz acionar as saidas e mesmo desligando na entrada da automação a saida que está acinando sozinha continua disparando, se desconectar todos os fios de interiores resolve. Penso também deixar de compartilhar os mesmos caminhos da instalação eletrica e passar os fios dos interruptores no caminho dos cabos de rede de internet, até usar cabos blindados. Mas é tão desanimador em pensar em refazer. Conseguiu resolver os acionamentos chatos ?
Talvez se vc utilizar um idr (r,s,t e n)e um dps ligado ao terra da casa e um filtro de linha antes das alimentação pode salvar seu trabalho de tragédias piores. Abraço parabéns pelo trabalho satisfação quando vejo BR fazendo estes trabalhos e divulgando
Isso! IDR é ligado no neutro. Tem os dois aqui na real (DPS no terra e IDR no neutro). Infelizmente eu acho que foi a estatica gerada pelo raio e não o raio em si q queimou algumas coisas.
@@TeskesLab montar um quadro de fusível para seu quadro de automação tbm pode ser uma boa opção visto que eles oferecem boa proteção para circuito que consomem abaixo de 10 amp. Pessoalmente nunca analisei a viabilidade disso mas uma vez lembro do meu professor falando algo do tipo para proteção de circuitos de baixa amperagem... Acrescentei no comentário a ligação do idr (rst+n) e o dr sempre use um para cada fase... Acredito que se vc usar um idr com dps filtro de linha e alguns fusíveis não terá nunca mais dor de cabeça com queimas... Tenho há 3 anos um arduíno com esp8266 alimentando 8 relés e um termômetro controlados via Brynk...só tive que abrir o código uma vez que troquei de provedor... Essa estrutura sua bem alinhada é pra trabalhar anos sem dar manutenção se fizer um circuito individual para este quadro de automação entendi. Isso se já não for assim sksksks parabéns pelo trampo
Boa tarde brother! Muito bacana seu canal. Tô fazendo algo parecido aqui, mas só com Arduino Uno, ESP01, 4 relés, um clepper, um LDR (pra quando estiver no modo Estou na Rua, pra ligar a luz da varanda), um buzzer pra notificar alteração, 2 botões no painel, e um display 20x4 com i2c. O esp controla a requisição, o Arduino os estados e o LCD.
Boa tarde amigo, blz? Voce poderia trocar os bornes para o borne akz, isso facilitaria a manutencao das placas, uma vez q n precisaria soltar fio por fio.
Esse problema que vc teve com ruido e acionamentos aletatorios, sria facilmente resolvido usando o protocolo Pjon pra arudino que tbm funciona com esp32.....usa apenas um fio para comunicação full duplex e nao sofre nenhuma interferencia. Estou usando em minha casa toda
Poderia me ajudar sou iniciante na área gostaria de saber se vc conhece algum componente que permitiria eu controlar a velocidade de 8 ventiladores em um circuito dimensionado para suportar 30amp. Atualmente utilizo 3 relé em uma porta do arduíno para acionar a carga mas eles apenas ligam e desligam.
Os ventiladores são AC ou DC? Se for AC não tem muito o que fazer, precisa de um VFD / Dimmer (dependendo se ele for sincrono ou não). Se for DC você pode usar dimmer DC (geralmente ponte H) e controlar com PWM
Eu pensei nisso, mas fica mais complexo o circuito do opto-acoplador pra detectar o botao apertado, dado que é AC e ele vai pulsar 60 ou 120 vezes por segundo o sinal no microcontrolador. Como eu já tenho a linha de 24V pra acionar os relés, ai optei por usar os 24V mesmo. Embora a placa que estou desenhando é agnóstica de tensao na parte externa.
@@TeskesLabPoderia retificar o sinal, e usar um capacitor para estabilizar o sinal AC. Ou ao menos deixar espaço na placa para isso no futuro. Existem até acopladores que tem leds nos dois sentidos do AC precisando só o capacitor
@@hgravina Eu já tenho essa placa e já testei e fiz um vídeo no meu canal mostrando como funciona com 220V no arduino mega. Acredito que iria funcionar perfeitamente no esp32
Vlws!!!! Sim! Existe dois aterramentos basicamente, o que a compania eletrica exige (que vai ligado no neutro) e um a parte que é o aterramento das tomadas. Ambos estão separados por mais de 20m de distancia. E o que não é o da compania (o que eu fiz a parte) tá ligado nos 4 DPS (aqui é trifasico, FFFN) Porém, a eletricidade da rua nao entra nesse painel da automação, entra em outro que redireciona a energia pra esse, e os DPS estão no outro (tem total de 3 paineis eletricos aqui: O principal da casa qeu divide pra dois: o da automação e o do laboratorio). Por mais que não pareça ser o radio diretamente que tenha queimado (pq ele nao caiu na minha casa), eu vou colocar por desencargo DPS em todos os paineis (pois eles estão meio longe um do outro, cerca de 15 metros).
Aqui em casa automatizei a maioria absoluta das lâmpadas e algumas tomadas usando sonoff (tomadas e interruptores) e controle via Alexa e software da eweLink que controla os sonoffs. São 8 interruptores de três canais, 2 sonoffs mini ligados a interruptores comuns, 4 sonoffs basic controlando uma tomada cada um e duas luminárias Elgin. Como tudo é controlado via wi-fi, o máximo que acontece é não ter controle das tomadas se o wi-fi cair, os interruptores continuam sendo utilizáveis sem wi-fi. Raramente o wi-fi cai aqui as vezes as luminárias da Elgin desconectam, mas é raro também. Não tenho interferência entre os canais controlados, pois os controladores são todos descentralizados. Até pensei em usar a mesma abordagem que você usou, mas fiz as contas e iria ser mais caro, além de sofrer com ruído elétrico e interferência elétrica/eletrônica, não teria o controle fino em cada ponto que automatizei pois nas tomadas vai apenas um par de fios para cada seção do apartamento, eu teria que passar mais fios e os conduítes já estão cheios. Tomara que dê certo mudar a alimentação para 24v, vai melhorar um pouco a imunidade aos ruídos, mas o ideal mesmo seria usar na fiação de controle condutores isolados e comunicação digital, que é mais resiliente.
Muito bom! De fato acho q passar cabo individual saiu mais caro mesmo. A parte de controle (os interruptores) são digitais, mas é 5V e os cabos são grandes. O que eu to querendo fazer eh realmente ficar isolado a parte dos microcontroladores usando opto acoplador. Vamos ver se resolve ^^
Fez um bom projeto de automação, só não fez o sistem de proteção que consta NBR:5419. A interferência eletromagnética você pode corrigir com cabos blindados de proteção eletromagnética. Para cargas mais pesadas você pode ultilizar mine-contatores, pois ficam discretos e são muito eficientes. Parabens pelo projeto, pois vou copiar fazendo estas melhorias!
E dos ruidos: No fim eu achei um jeito de resolver mas acabei não implementando ainda. Mesmo nas placas novas eu cometi um erro de design que deixou a tensão mto baixa nos optoacopladores e entao vulneravel a ruido tmb (embora mto mais resiliente que a solução anterior)
Não entendi esta automação, vc liga uma lampada distante com o rele saindo deste painel e levando a fiação até a lampada ou interruptor? Na minha casa é um sobrado com 3 niveis, seria muito longo fazer assim, teria que reestruturar todos os conduites da casa.
Isso. Os fios da lampada ao invés de ir pra caixa do interruptor, vao direto pra esse painel, assim como os fios do interruptor. Basicamente *tudo* vai pro painel, e o painel decide o que liga no que.
José se você quiser também tem forma de automatizar sem precisar fazer uma central dessa. Poderia usar alguns daqueles botões inteligente ou vários esp com relés no interruptores.
@@JCsoundOficial sim eu sei, porém essas soluções dependem de wifi, e eu não quero depender de wifi aqui. (Especialmente pelo problema de segurança que wifi impoe)
@@JCsoundOficial Sim! definitivamente. Pretendo fazer um video alguma hora com as coisas da sonoff pra mostrar que dá pra alterar a infra atual da casa facilmente!
Os saídas pro rele eu uso shift register 74hc595 ua-cam.com/video/HkVsBOjjrYY/v-deo.html Já as entradas são feitas com MCP23017, que é um expansor I2C de 16 bits
Eu comecei brincando bastante com Arduino, se eu estivesse iniciando hoje, compraria um Arduino, alguns leds e transistores, acredito que isso é o suficiente para aprender os principais conceitos, se você não tiver grana pra comprar uma placa, tem simuladores. No inicio acredito que só pesquisar por projetos de Arduino já é o suficiente para "dar o start", conforme você for avançando vai começar a notar que tem diversos campos envolvidos como microeletrônica, eletrônica, programação, microcontroladores...
Fazer pra vc tudo bem... mas acho que não vai vingar muito no mercado residencial uma automação nesse nivel... por conta desses componentes eletrônicos que são sensíveis e queimam mais facilmente... e qualquer manutenção tem que ser alguém muito especializado pra mexer... para de funcionar uma lâmpada e lá se vai R$1000 pra arrumar
Não é tão frágil quanto parece, e mesmo assim as peças são baratas. Eu só fui pego de supresa. Vale lembrar que eu tmb fiz isso ae no modo mais cru possivel (geralmente entradas e saidas sao optoacopladas e isoladas pra evitar esse tipo de problema e por isso to fazendo uma placa nova). Tem um painel gráfico onde vc escolhe qual interruptor liga qual lampada, ai é só escolher arrastando msm.
@@TeskesLab não digo trocar fisicamente o que já tem, mas usar técnicas do KNX, em que cada interruptor tem um endereço e comunica por um cabo (2 fios)...
UAEHUAEHAE nao é pro quadro, é pro rack onde tao os servidores. O quadro é 0 fucks. Mas eu pago a energia sim! XD - Em breve (talvez uns meses) vai ser tudo solar aqui 😎😎😎
pensei que era video do @viniccius13
Kkkkkkk
em busca da casa automatica, só que na vida real
Oi, tudo bem? Eu gostaria de fazer um sensor de chuva que detectasse a intensidade dela. Por exemplo, garoa/chuva fraca, normal, forte...
Utilizando o sensor de chuva com a entrada analógica do módulo com o ESP e, criando cenas e ou rotinas para que Alexa fale.
E também eu quero fazer um aviso visual por meio de fitas ou barras de LED com uma animação, parecendo chuva, utilizando o controlador WLED para isso. É possível fazer isso com qual firmware pros ESPs? Muito obrigado!
Bancane eu sou desenvolvedor e design de produto estou fabricamdo minha Router CNC, terminei 100% e mecânica agora vou começar a estudar a elétrica de controle para proteção da Rede e também da parte eletrônica da CNC, vi que tinha que comprar um monte de equipamentos contator, DPS, DR etc.... como desenvolvedor e já fazendo algumas coisas com Arduino e ESP32 para mim não faz sentido comprar um monte de coisas para fazer controle... Acredito que apenas um Arduino ou ESP32 e relês de estado solido eu poderia fazer caixa ou painel do controle da elétrica e fazer isto tudo via código... Então vendo seu video você fez o da casa... então seria plenamente possivel também fazer para a Eletrica da CNC.... Você disse raios queimaram a peça não existem uma forma de fazer uma proteção para equipamentos deligaram quando estiver com raios etc...
Parabéns pelo projeto! Tudo muito organizado!
Eu instalei uma automação com esp32, ocorriam acionamentos indesejádos as vezes quando acionava os ar condicionados, instalei supressores de ruidos nos contatores responsaveis pelos ar condicionado e por muito tempo não vi nada mais ligar sozinho.
Agora no inverno em dias mais frios e principalmente depois de chuvas continuas, a placa fica acionando aleatóriamente os dispositivos com mais intensidade durante a noite com acender de luzes o que me incomoda bastante ,comprei já pronto.
A ideia de foto acoplador parece ser a solução definitiva.
Acredito que com a umidade faz acionar as saidas e mesmo desligando na entrada da automação a saida que está acinando sozinha continua disparando, se desconectar todos os fios de interiores resolve.
Penso também deixar de compartilhar os mesmos caminhos da instalação eletrica e passar os fios dos interruptores no caminho dos cabos de rede de internet, até usar cabos blindados.
Mas é tão desanimador em pensar em refazer.
Conseguiu resolver os acionamentos chatos ?
casa mal assombrada, são postergaistes
faça uma oração
Talvez se vc utilizar um idr (r,s,t e n)e um dps ligado ao terra da casa e um filtro de linha antes das alimentação pode salvar seu trabalho de tragédias piores. Abraço parabéns pelo trabalho satisfação quando vejo BR fazendo estes trabalhos e divulgando
Vlws!! Pior de tudo é que tem protetor de surto aqui, mas de fato talvez um filtro de linha ajude! Vou colocar aqui nas fontes. Vlws \o/
IDR ligado ao terra??? Ele vai sempre desarmar se vc fizer isso. xD
No caso tem que ser o DPS (IDR serve pra fuga de corrente).
Liga um DPS no neuro e outro na fase.
Isso! IDR é ligado no neutro. Tem os dois aqui na real (DPS no terra e IDR no neutro). Infelizmente eu acho que foi a estatica gerada pelo raio e não o raio em si q queimou algumas coisas.
@@TeskesLab montar um quadro de fusível para seu quadro de automação tbm pode ser uma boa opção visto que eles oferecem boa proteção para circuito que consomem abaixo de 10 amp. Pessoalmente nunca analisei a viabilidade disso mas uma vez lembro do meu professor falando algo do tipo para proteção de circuitos de baixa amperagem...
Acrescentei no comentário a ligação do idr (rst+n) e o dr sempre use um para cada fase...
Acredito que se vc usar um idr com dps filtro de linha e alguns fusíveis não terá nunca mais dor de cabeça com queimas... Tenho há 3 anos um arduíno com esp8266 alimentando 8 relés e um termômetro controlados via Brynk...só tive que abrir o código uma vez que troquei de provedor...
Essa estrutura sua bem alinhada é pra trabalhar anos sem dar manutenção se fizer um circuito individual para este quadro de automação entendi.
Isso se já não for assim sksksks parabéns pelo trampo
Boa tarde brother! Muito bacana seu canal.
Tô fazendo algo parecido aqui, mas só com Arduino Uno, ESP01, 4 relés, um clepper, um LDR (pra quando estiver no modo Estou na Rua, pra ligar a luz da varanda), um buzzer pra notificar alteração, 2 botões no painel, e um display 20x4 com i2c. O esp controla a requisição, o Arduino os estados e o LCD.
Boa!! Mto bom!
que top esse video heim... quero fazer algo bem proximo disso para minha casa nova no modo faça vc mesmo..
Boa tarde amigo, blz? Voce poderia trocar os bornes para o borne akz, isso facilitaria a manutencao das placas, uma vez q n precisaria soltar fio por fio.
Sim! Boa dica!
A placa nova que to projetando vai usar esse tipo de conector. A real é que vacilei mto em nao usar na construcao atual AEUHAEUHAE
Esse problema que vc teve com ruido e acionamentos aletatorios, sria facilmente resolvido usando o protocolo Pjon pra arudino que tbm funciona com esp32.....usa apenas um fio para comunicação full duplex e nao sofre nenhuma interferencia. Estou usando em minha casa toda
Poderia me ajudar sou iniciante na área gostaria de saber se vc conhece algum componente que permitiria eu controlar a velocidade de 8 ventiladores em um circuito dimensionado para suportar 30amp.
Atualmente utilizo 3 relé em uma porta do arduíno para acionar a carga mas eles apenas ligam e desligam.
Os ventiladores são AC ou DC? Se for AC não tem muito o que fazer, precisa de um VFD / Dimmer (dependendo se ele for sincrono ou não). Se for DC você pode usar dimmer DC (geralmente ponte H) e controlar com PWM
@@TeskesLab são Ac😔
Já que vai usar optos poderia usar 110v ou 220v AC nos interruptores. No ali tem umas placas já prontas que poderia usar para testar.
Eu pensei nisso, mas fica mais complexo o circuito do opto-acoplador pra detectar o botao apertado, dado que é AC e ele vai pulsar 60 ou 120 vezes por segundo o sinal no microcontrolador. Como eu já tenho a linha de 24V pra acionar os relés, ai optei por usar os 24V mesmo.
Embora a placa que estou desenhando é agnóstica de tensao na parte externa.
@@TeskesLabPoderia retificar o sinal, e usar um capacitor para estabilizar o sinal AC. Ou ao menos deixar espaço na placa para isso no futuro. Existem até acopladores que tem leds nos dois sentidos do AC precisando só o capacitor
@@hgravina Eu já tenho essa placa e já testei e fiz um vídeo no meu canal mostrando como funciona com 220V no arduino mega. Acredito que iria funcionar perfeitamente no esp32
Você comentou sobre uma site onde consegue mandar fazer PCB com os componentes, consegue mandar o link? O painel está muito bonito. Abraço.
É a JLCPCB mesmo! Eles tem o serviço de PCBA usando a LCSC como distribuidor de componentes ^^ jlcpcb.com/
Parabéns pelo projeto, é de se admirar!
Só por curiosidade, sua construção possuí sistema de aterramento e dps em algum circuito ?
Vlws!!!!
Sim! Existe dois aterramentos basicamente, o que a compania eletrica exige (que vai ligado no neutro) e um a parte que é o aterramento das tomadas. Ambos estão separados por mais de 20m de distancia. E o que não é o da compania (o que eu fiz a parte) tá ligado nos 4 DPS (aqui é trifasico, FFFN)
Porém, a eletricidade da rua nao entra nesse painel da automação, entra em outro que redireciona a energia pra esse, e os DPS estão no outro (tem total de 3 paineis eletricos aqui: O principal da casa qeu divide pra dois: o da automação e o do laboratorio). Por mais que não pareça ser o radio diretamente que tenha queimado (pq ele nao caiu na minha casa), eu vou colocar por desencargo DPS em todos os paineis (pois eles estão meio longe um do outro, cerca de 15 metros).
Aqui em casa automatizei a maioria absoluta das lâmpadas e algumas tomadas usando sonoff (tomadas e interruptores) e controle via Alexa e software da eweLink que controla os sonoffs. São 8 interruptores de três canais, 2 sonoffs mini ligados a interruptores comuns, 4 sonoffs basic controlando uma tomada cada um e duas luminárias Elgin.
Como tudo é controlado via wi-fi, o máximo que acontece é não ter controle das tomadas se o wi-fi cair, os interruptores continuam sendo utilizáveis sem wi-fi.
Raramente o wi-fi cai aqui as vezes as luminárias da Elgin desconectam, mas é raro também.
Não tenho interferência entre os canais controlados, pois os controladores são todos descentralizados.
Até pensei em usar a mesma abordagem que você usou, mas fiz as contas e iria ser mais caro, além de sofrer com ruído elétrico e interferência elétrica/eletrônica, não teria o controle fino em cada ponto que automatizei pois nas tomadas vai apenas um par de fios para cada seção do apartamento, eu teria que passar mais fios e os conduítes já estão cheios.
Tomara que dê certo mudar a alimentação para 24v, vai melhorar um pouco a imunidade aos ruídos, mas o ideal mesmo seria usar na fiação de controle condutores isolados e comunicação digital, que é mais resiliente.
Muito bom! De fato acho q passar cabo individual saiu mais caro mesmo.
A parte de controle (os interruptores) são digitais, mas é 5V e os cabos são grandes. O que eu to querendo fazer eh realmente ficar isolado a parte dos microcontroladores usando opto acoplador. Vamos ver se resolve ^^
Faltou dizer o modelo dos interruptores, são da série Sonoff T3US que são touch.
@@TeskesLab quais os interruptores q vc usa!?
@@educena Interruptores normais de ação momentânea (tipo os de campainha)
@@TeskesLab no caso o pulso que ele recebe ativa ou desativa ele?
Coisa de rico um painel com tanta coisa pra desligar e ligar lampada
Boas cara, Quais são as dimensões do teu quadro???
Beneficio ai to vendo bem poco
Está devendo o vídeo com o software que roda a tua automação
Fez um bom projeto de automação, só não fez o sistem de proteção que consta NBR:5419.
A interferência eletromagnética você pode corrigir com cabos blindados de proteção eletromagnética.
Para cargas mais pesadas você pode ultilizar mine-contatores, pois ficam discretos e são muito eficientes.
Parabens pelo projeto, pois vou copiar fazendo estas melhorias!
Ta feito sim, só não é esse painel, é no painel de entrada da casa ^^
ok@@TeskesLab ! Muito bem!
E dos ruidos: No fim eu achei um jeito de resolver mas acabei não implementando ainda. Mesmo nas placas novas eu cometi um erro de design que deixou a tensão mto baixa nos optoacopladores e entao vulneravel a ruido tmb (embora mto mais resiliente que a solução anterior)
Não entendi esta automação, vc liga uma lampada distante com o rele saindo deste painel e levando a fiação até a lampada ou interruptor? Na minha casa é um sobrado com 3 niveis, seria muito longo fazer assim, teria que reestruturar todos os conduites da casa.
Isso. Os fios da lampada ao invés de ir pra caixa do interruptor, vao direto pra esse painel, assim como os fios do interruptor. Basicamente *tudo* vai pro painel, e o painel decide o que liga no que.
José se você quiser também tem forma de automatizar sem precisar fazer uma central dessa. Poderia usar alguns daqueles botões inteligente ou vários esp com relés no interruptores.
@@JCsoundOficial sim eu sei, porém essas soluções dependem de wifi, e eu não quero depender de wifi aqui. (Especialmente pelo problema de segurança que wifi impoe)
@@TeskesLab isso é verdade, mas para quem já tem uma casa montada e não tem condição de remanejar toda a elétrica...
@@JCsoundOficial Sim! definitivamente. Pretendo fazer um video alguma hora com as coisas da sonoff pra mostrar que dá pra alterar a infra atual da casa facilmente!
como é que o ESP 32 com 6 ou 7 I/O recebe esses sinais todos ? tens um multiplexer que converte esses sinas todos para o esp ?
Os saídas pro rele eu uso shift register 74hc595 ua-cam.com/video/HkVsBOjjrYY/v-deo.html
Já as entradas são feitas com MCP23017, que é um expansor I2C de 16 bits
@@TeskesLab ooopa, vou comprar para brincar em casa
Muito top o projeto! Mas oque você roda nesse NUC?
Está com Ubuntu 20.04 com Node-red, as aplicações de comunicação com as placas e o Home Assistant :D
@@TeskesLab Entendi, estou usando home assistent em minha casa também.
Cara, que incrível...
A sua bomba tu ativa com algum trigger?
As bombas de água ligam quando a pressão interna cai (o padrão de bomba automática)
Oq estudar pra fazrt essas coisas legais?
Eu comecei brincando bastante com Arduino, se eu estivesse iniciando hoje, compraria um Arduino, alguns leds e transistores, acredito que isso é o suficiente para aprender os principais conceitos, se você não tiver grana pra comprar uma placa, tem simuladores. No inicio acredito que só pesquisar por projetos de Arduino já é o suficiente para "dar o start", conforme você for avançando vai começar a notar que tem diversos campos envolvidos como microeletrônica, eletrônica, programação, microcontroladores...
Você tem DPS instalado?
Sim! Mas não ta nesse painel. Esse é só da automação e distribuição
Top.
Cara, bem legal seu projeto, mas não está usando muita coisa? Tipo, está bem top mas deve ter ficado bem caro tbm né
Fazer pra vc tudo bem... mas acho que não vai vingar muito no mercado residencial uma automação nesse nivel... por conta desses componentes eletrônicos que são sensíveis e queimam mais facilmente... e qualquer manutenção tem que ser alguém muito especializado pra mexer... para de funcionar uma lâmpada e lá se vai R$1000 pra arrumar
Não é tão frágil quanto parece, e mesmo assim as peças são baratas. Eu só fui pego de supresa.
Vale lembrar que eu tmb fiz isso ae no modo mais cru possivel (geralmente entradas e saidas sao optoacopladas e isoladas pra evitar esse tipo de problema e por isso to fazendo uma placa nova).
Tem um painel gráfico onde vc escolhe qual interruptor liga qual lampada, ai é só escolher arrastando msm.
PS: Isso não é pra ser um produto comercial.
@@TeskesLab parabéns pelo projeto irmão !!!.
E obrigado por compartilhar !!!
@@TeskesLab qual sistema para o painel gráfico esta usando? desculpe o desconhecimento. Obrigado.
wow nice racer
Para o sistema dos Interruptores, pesquise ppr KNX
Não tem espaço. São 64 interruptores. Todas essas soluções em trilho din ocupam MTO espaço :(
@@TeskesLab não digo trocar fisicamente o que já tem, mas usar técnicas do KNX, em que cada interruptor tem um endereço e comunica por um cabo (2 fios)...
@@paulomalas76 Ahhh boa. É a ideia que to seguindo pra nova placa ^^ - vlw a dica!!
Se não tem saco, essa não é uma área para você. Pois raiva é que mais se passa. Programação e automação é um saco.
Nem me fala UAEHAEUHAE até acertar e deixar tudo funcionando a primeira vez (especialmente construindo do zero) é um stress total!
Se com 35 graus seu hub usb para de funcionar
Aqui na minha cidade ele nunca ia ligar😂😂😂😂😂😂
UAEHUAEH na real eu nao sei qual temp que ele morre, mas a sala chega fácil a mais de 35 graus se o AC desligar XD
Dps na rede
Tu tem um ar condicionado só pra esfriar esse quadro de automação?
É gato ou tu paga energia dele mesmo? 😂
UAEHUAEHAE nao é pro quadro, é pro rack onde tao os servidores. O quadro é 0 fucks.
Mas eu pago a energia sim! XD - Em breve (talvez uns meses) vai ser tudo solar aqui 😎😎😎