uma lista de quase 40 minutos sem falar de Albert King, Freddie King, Sonny Boy Williamson (os dois), T-Bone Walker e Charley Patton o inventor do estilo
O blues é um gênero e forma musical originado por afro-americanos no extremo sul dos Estados Unidos em torno do fim do século XIX. O gênero se desenvolveu a partir de raízes das tradições musicais africanas, canções de trabalho afro-americanas, spirituals e música tradicional.
O principal sobre BB King vc não disse. Ele não sabia tocar. Não sabia fazer acordes. Só solava e tão somente por isso, enquanto ele cantava, nunca tocvava...e quando tocava, nunca cantava....justamente por isso....inacreditável como ele conseguia gravar as notas p solar, mas não fazia harmonias com os acordes acompanhando as bases...impressiona até hoje...
o blues surge méio século depois da abolição da escravitude ...sim nos campos de Algodão mais nesse tempo os negros estavam em condição de Jornaleiros ,Não escravos
Acho que todos que escutam blues tem o mesmo pensamento: o som toca na alma. É como se cada toque na guitarra tocasse no mais profundo submundo da alma... Blues é incrível, amo muito! Só o blues cura o blues
Ainda tem esses apreciadores de músicas ruins que ficam chamando o Rejis de frustrado o cara com o conhecimento que ele tem sobre quase todos os ritmos músicas muito legal canal foda
Eu concordo, de musicalidade ele tem bom conhecimento, mas não dá para alguém que gosta dessas coisas populares tipo aquela tal da Anita, o Patrão da Pisadinha e um algum mc Cocô ouvir um gênero musical tão fantástico como é o blues tradicional, o povo que curte os lixos da mídia não merece ouvir música boa, e eu nem quero que eles ouçam nunca mesmo, pois ter um gosto diferenciado é se sentir especial. Já pensou ver o jogador Neymar ou algum jogador de futebol ou algum ex participante do Big Brother famoso ouvindo um blues sessentista? Seria algo sem fundamento.
Frustrados Sao os que criticam. REGIS E UM PIONEIRO AQUI NO BRASIL.Abrindo e transmitindo cultura. So f...them. Agora mostra e ensina a Origem dos blues. Parabens Regis go ahead .Abrindo novos Horizontes para quem nunca Curtiu blues. Aprendam pois blues is blues.
Exato, quem vai contra sobre as análises dele, tem problemas para entender um assunto simples, e geralmente não buscam conhecimento de nada, é a preguiça de ler que faz muita gente ser frustrada na hora de argumentar com coerência.
O blues e minha música tenho 71 anos ...o Blues e a Alma da Música ....sem Blues nem Rock e outras não existiria ....Albert King ....BB King....e outros ...Viva o Blues ......amém 🙏
O som que o Robert fazia era muito intenso, ele tá em lista de maiores guitarrista de todos os tempos sendo que ele usava um violão clássico e com corda de nylon. O cara era tão fenomenal que parecia estar tocando um a guitarra elétrica mesmo.
Mas se não me engano, não existe a distinção, além do que uma seja acústica e a outra elétrica, razão de o reconhecerem como o maior guitarrista do mundo. Na nossa língua é outras, não sei, é que há distinção "violão e guitarra"
Nem tem Como avaliar o som do Robert Johnson ,porque, você está com a música dele até hoje desde as suas modas de viola, até a música de agora a estrutura e os acordes também. Nem Paul Mccartney pode avaliar Robert Johnson porque todas as músicas de Beatles tem a estrutura de uma música de Robert Johnson apenas.
Se n for o maior guitarrista, revolucionou a música na época, e as bandas da época de 60/70 usufruíram da genialidade dele. Rei do blues e pai do rock, junto com Sister Rosseta
To fazendo 24 anos, e eu fico pirando com as histórias de robert Jhonson e outros do blues. Mais ainda preciso conhecer mais nomes e ver a historia. Tipo b.b king, chuck Berry, Rosseta, buddy guy entre outros
Keith Richards conta que em 1964 foi conhecer o estúdio Chess, em Chicago, acompanhado pelo produtor Phil Chess. Já no local, ele viu um cara no topo de uma escada pintando o teto. Phil virou pra ele e apresentou o pintor "a propósito, este aqui é Muddy Waters". Daí o Keith pensou "eu tava morrendo pra conhecer o homem e ele tá pintando o teto..." Coisas da vida. E do blues.
Albert Collins, Albert King, B.B. King, Bo Diddley, Buddy Guy, Elmore James, Eric Clapton, Freddy King, Gary Moore, Howlin' Wolf, Hubert Sumlin, Jimi Hendrix, Jimi Page, Joe Bonamassa, John Mayer, John Lee Hooker, John Mayall, Johnny Winter, Muddy Waters, Otis Redding, Otis Rush, Professor Longhair, Robert Johnson, Robin Trower, Sonny Boy Williamson, Stevie Ray Vaughan, T-Bone Walker e Willie Dixon. KINGS OF BLUES!
Assistam o filme CADILLAC RECORDS. Sinopse do filme Na Chicago de 1947, um polonês imigrante e proprietário do bar Leonard Chess contrata músicos de blues. Entre eles está o guitarrista Muddy Waters e o gaitista Little Walter. O sucesso de Waters e Walter os levam até o gerente de estrelas como Etta James, Howlin' Wolf, Chuck Berry entre outros.
Aconselho a todos assistirem o filme Cadillac Records que mostra o início e "decadência" do Blues e início do Rock N Roll.. interessante que o Stones chegaram a Chicago pra gravar e quem levou as malas deles pro estúdio Chess foi o Muddy Waters, que mesmo em baixa não foi abandonado pelo Leonard Chess, que o empregou em seu estúdio. Filme indispensável pra quem ama Rock e Blues! Indico também assistirem o show do Muddy Waters no boteco do Buddy Guy que o Régis Mencionou. Nomes lendários como Junior Wells, Lefty Dizz e Buddy Guy e Stones junto com Muddy Waters é sem dúvida o show que mais gosto de assistir! Assistam também Lefty Dizz bebaço neste mesmo show cantando se não me engano One Eyed Woman com o Stones... em um determinado momento ele esquece o microfone e começa a cantar gritando e é salvo pelo Junior Wells enquanto Muddy Waters ria na plateia. Um abraço Régis!
Ifeel sorry for estas Pessoas que o criticam. Regis e um pioneiro Aqui no Brasil. So critica anti-cultural. Nao funciona! REGIS ABRE NOVAS PERSPECTIVA .Para enriquecer seu mundo.
Sou um grande fã do Blues raiz. Eu teria nessa lista Albert King e Brownie Mcgill & Sonny Terry, Koko Taylor, Sonny boy, Big mama thornton, Blind Lemon Jefferson, enfim.. são muitos. Mas muito bom video!!!
Colocaria tbm todos esses que vc citou, que são todos excelente, e ainda dava pra adiocionar um que eu gosto bastante : Little Walter... Compositor, cantor e gaitista ímpar. Realmente o Blues é um gênero mto rico...
pow mano comecei a gostar de blue a partir do video do stevie ray vaughan aqui do regis, vi seu comentario e to ouvindo o cd da big mama thorton "ball n chain" completo no you tube e que maravilha, mtoo obg pela indicação
Tirando o Howlin Wolf que não escutei a fundo ainda, vao sentir o verdadeiro blues. Excelente vídeo Regis. Robert Johnson o rei de tudo que me fez amar esse estilo, desde as letras profundas e relatando a difícil época no tempo de escravidão. Sonny Boy me fez amar gaita harmônica, faltou ele kkkk
Régis, gostaria de sua análise sobre a grande figura, e ícone Luiz Gonzaga. Inovador, e criador de um estilo. Nasceu um ano após o nascimento de Robert Johnson. O acervo discografico de Luiz Gonzaga é imenso. Cantou outros estilos também.
Um filme bem gostoso de assistir e com uma trilha imperdivel é Cadillac Records, que mostra um pouco da história da gravadora e o nascimento de muitas lendas do blues, começando pelo Muddy Waters entre muitos outros.
Régis vc e o cara! O blues é sem dúvida na minha opinião, o melhor ritmo que existe em termos de música. É o que eu aprecio e toco com o meu violão, Austin eletroacústico.
a 1ª vez que ouvi falar no Robert Johnson foi numa matéria do Nelsinho mota prá Globo. Já o howlin Wolf foi naquele famoso 25x5 dos Stones nos anos 80 em que mostra o Brian Jones quase se ajoelhando na apresentação do cara. O b.b. King foi na dig it do John Lennon e no filme rattle and hum do u2 de 1988, é bem verdade que pro rock 🎸 ser autêntico tem que ter necessariamente aquela pitada de blues. E som na gaita ... play it again Sam 😉
Olá Regis, beleza nosso querido ? Então esse LP de 66 do Muddy, qe vc não consegue achar, encontrei lá na Amazon, usado, apenas 1 restante, corre lá, se tivesse condições financeiras pra comprar de presente pra vc, compraria . Abraços, tbm amoooooooo de coração Rhythm and Blues , todos principalmente o Howlin' Wolf , Muddy, Big Mama Thornton, Bessie Smith, Janis Joplin, Koko Taylor,.Robert Johnson, Willie Dixon, Etta James, Mamie Smith (a primeira mulher afro-americana a gravar vocais no Blues em 1920,"Crazy Blues), Otis Redding, Buddy Guy,B.B.king, Rosetta Tharpe, Mahalia Jackson, Leadbelly, Odetta Holmes, Johnny Whinter, Charlie Patton, Billie Holiday, Ella Fitzgerald,Bob Dylan, Aretha Franklin, Milles Davis, Louis Armonstrong, Bo Diddley, John Lee Hooker, Alberta Hunter, Ma Rainey, Sippie Wallace(a segunda a gravar 40 vocais blues,depois da Mamie Smith), Nina Simone, Blind Willie Mactell (cego tocando guitarra, vilão), Ray Charles, Sony Boy Williamson (gaitista assassinado), entre outros, qe amoooo!!!
Já que estamos falando de blues, gostaria de ver um documentário do Regis sobre o nosso maior Bluesman tupiniquim, o Celso blues boy, que gravou com BB king.
Curti esse vídeo ..p mim os pilares foram Charley Patton, Son House e WC Handy. Mas foram vários os gênios, dentro de suas limitações, que contribuíram com esse maravilhoso estilo musical .
esses bares por onde essas lendas passaram durante a vida e suas viagens com violão e o cigarro, eram na beira de estradas que margeavam o Rio Mississipi e que eram chamadas de JUNKE BOX, onde os escravizados e ex-escravizados iam p dançar, cantar o blues, comer peixe frito e tomar bourbom...
Meus filhos conheceram George Thorogood por causa do Game Barnyard (O Segredo dos Animais), acharam legal Bad To The Bone só não sabiam quem era antes, de dizer quem perguntei se eles gostariam de conhecer mais e melhores blues também, funcionou e conheceram alguns clássicos. Amém!
O blues teve um filho e deram a ele o nome de rock and roll !!! Se não fosse o blues talvez o rock and roll nunca teria existido. Faltou aí BUDDY GUY, ALBERT COLLINS, e ALBERT KING, e FRED KING !!! Mais muito bom !!!
Cara a história do blues seguinte a gente tava fazendo um coral colhendo algodão e tocando gaita porque a gaita era barato custava nada era um brinquedo não era considerado instrumento você chegou com a guitarra encostou do som e a gente fez uma música Juntos e o nome era Rock and Roll muito antes de ser Blues ou qualquer outra coisa Beethoven já tocava rock no piano você imagina o som que tinha antes não imagina os registros mas, os instrumentos deviam ser bem únicos. Esse negócio de blusa e sofrimento aí é só falácia Você assistiu o Django Livre está viajando. Não existe comida com macumba O que existe a comida que o negão falava que tinha macumba para você não pegar e jogar fora mas tem outro negão podia passar e comer também aquela p****. Não tem nada dessas loucuras aí
Na época de Beethoven nem os mais ricos tinham guitarra porque era só os músicos que faziam os próprios instrumentos era tudo meio na loucura não tinha padrão foi inventada agora com a indústria da guitarra... Padrão de música enlatada é de Beatles para frente 1960 antes é só sonzeira
Tem instrumentos meu amigo que a gente não deu nome até hoje que não faz ideia a gente não é o criador do instrumento e que tem som de guitarra e tudo em um só tem muita coisa que você vê aí é só um enlatado na tenta formar opinião Através disso
Eu comecei a ouvir blues na antiga Rádio Eldorado (SP). A partir daí percebi de qual fonte as grades bandas de rock beberam. Águas Barrentas do Mississipi.
Eu adoro escutar blues, escuto muito Charley Patton quando estou fazendo as tarefas de casa, com a intenção não só de me deliciar com o ótimo som e ritmo, mas também apresentá-lo para os meus pequenos.
THE 12 BARS ON THE BLUES 🎼🎵🎶 LEGEND OR NOT HE WAS TAKEN VERY EARLY ..AT ONLY 27 YEARS OLD OR SO .. AS HIS DATE OF BIRTH IS NOT EXACT. ➕ROBERT JOHNSON .. THE BLUESMAN OF CROSSROADS ➕
Sou FÃ do Robert Johnson, da historia e principalmente da MÚSICA dele, fiquei muito feliz com esse vídeo Regis Tadeu, muito obrigado, parabéns pelo trabalho.
excelente video muito bom ,agora so falta ter um video desses falndo de musica brasileira ,tenho certeza que o Regis tem dezenas de albuns brasileiros quando o Brasil so tinha musica top
O Blues do Mississipi e a nossa música sertaneja raiz são muito parecidas. A diferença da evolução de cadfa na minha opinião foi muito da condição econômica e social dos dois países. Até a afinação da viola e do dobro é parecida.
@@MARACUTAIA239 Não é a esma coisa porque o choque entre a cultura portuguesa e africana não é a mesma coisa que o choque da cultura inglesa e africana. Mas são muito parecidas.
Blues é o meu gênero musical favorito! Eu simplesmente adoro. Sempre digo "O blues não se escuta apenas pelos ouvidos, mas principalmente pela alma". ❤❤❤❤❤❤❤
Olá Regis espero que veja esse pedido especial aqui um vídeo sobre Ahmet Ertegun , uma lenda da música que poucos conhecem mas descobriu alguns ícones da música com Ray Charles , Led Zeppelin, Roberta Flack, Aretha Franklin entre outros grandes nomes
@@deus2222 Sabe tinha um programa na rádio Eldorado chamado sala dos professores com um locutor chamado Daniel, foi ali que comecei a conhecer mais sobre o blues e suas histórias, era um programa rápido de 1 hora todas as tardes, coloca no UA-cam derrepente tem alguma coisa. Forte abraço e Deus abençoe a todos.
25:56 - Um paço importante nesse novo boom do blues foi a gravação de The Thrill is Gone pelo BB King em 1969, entendida como o um rompimento com a antiga fórmula 12/8, trazendo o blues para o 4/4 e expandindo os horizontes de forma refinada, a perder a essência.
Robert johnson é o melhor, aquele som de um negro pobre e fumante do Mississipi é simplesmente fenomenal, a lenda tbm é mt boa. Preaching blues e sweat home Chicago são as minhas favoritas
Hoje em dia , pouca gente tem a menor idéia da importancia do blues raiz para diversas vertentes da musica global. Blues é uma das grandes formas musicais para expressar o sentimento através da musica sem dúvida nenhuma
Não triste, mas feliz é aquele que ama o Blues. destes cinco profetas do Blues, só tive a honra de ir a um show do B.B. king, mas se tivesse uma máquina to tempo, viajaria para conhecer e ouvir o Muddy Waters e of course, o pai do Blues, Robert Johnson.
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo. Sou de Belo Horizonte, são 20:23 hs. Estou em Varsóvia, na Polônia, ainda no escritório; assisto aqui o vídeo. Muito bom. Depois vou pesquisar todas as referências. 👍
Boa noite! Parabéns! Tenho que admitir que já tinha visto o senhor falando sobre música, mas nunca tinha dado muito atenção. Até que caí aqui! Parabéns! Grande vídeo! O blues foi e ainda continua fundamental para que gosta de boa música! O senhor foi perfeito! Grandes nomes da música internacional, sequer existiriam se não fossem esses caras que o senhor trouxe hoje! O blues é o pai do rock e a mãe do jazz, e de tantos outros tipos de música! O dia que escutarem: Jimmy Duck Holmes, R L Burnside, R L Boyce, Willie King, Elmore James, etc etc etc, além dos gaitistas, Sonny Boy Williamson 1 e 2, Big Horton, Litlle Walters, James Cotton, Charlie Musselwhite, etc etc etc, nunca mais vão querer escutar o que tocam hoje! Se não fossem os caras do blues, ainda estaríamos hoje escutando os tambores da idade da pedra! Uma grande abraço, Paz, Saúde e Prosperidade!
Blues é vida 💙 música que expressa sentimento de melancolia, saudade, amor às raízes... Blues, Milonga e Tango são assim, ótimos estilos músicais pra ouvir e refletir. Adoro Lightnin' Hopkins!
São mega artistas dotados de grande sensibilidade musical. Quanto as histórias que contam é só papo pra promoção mesmo coisa que men precisa porque eles são fabulosos!
Quem não gosta de blues bom sujeito não é!!! Viva Muddy Waters... as águas lamacentas do Mississipi!!! Regis, é um prazer inenarrável assistir aos seus vídeos de extrema e fundamental importância e utilidade pública!!!!Obrigado por tudo!!!!
Eu escuto e toco guitarra desde os meus 10 anos, quando eu soube da história sobre o Robert Jhonson eu mudei toda minha perspectiva sobre a música e sobre a guitarra enfim. Comecei a escutar vários músicos clássicos que antes eu ignorava, hoje eu conheço e sei de "Poucas coisas" sobre música, é muito bom gostar de rock, você sempre aprende algo mais, a música me influenciou muito no que eu sou hoje, graças ao universo.
@@gustavocardoso4970 A história da música é muito grande, a gente nunca vai saber tudo, assim como tudo na vida é meio sem resposta.. A gente sempre vai aprendendo e sempre aprimorando, mas nunca vamos saber de tudo, então eu sei "poucas coisas".
@@gustavocardoso4970 Valeu meu amigo, sempre aprendendo, busque aprender um pouco mais sempre, uma virtude que a gente pode ter hoje em dia é o conhecimento, abraço!
Olá. Assistam o filme “Cadillac Records” (2008) que conta a história da Chess Records. Procurem e ouçam Junior Kimbrough, bluesman pouco conhecido, subestimado porém de talento único e maior influência para os Black Keys. Abraço!
Obrigada Regis por fazer esse vídeo falando um pouco sobre o Robert Jonshon, falando um pouco do blues, esse estilo tão fascinante de se apreciar ☺️👍 Gratidão 🙏
Você foi no cerne. Howling Wolf, Robert Johnson, BB King, JL Hooker. O cd gravado pelo E Clapton somente com músicas de R Johnson é ótimo. Merece um posto pra cada um deles.
Muito bom o video❤ Isso me lembrou, trazendo para o Brasil, o "resgate" do genial Cartola pela geração 60/70. Surgiro até um video sobre este que pra mim e muitos é um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos.
Lista Dos Bluesmans:
Muddy Waters 3:50
John Lee Hooker 9:40
Howlin' Wolf 17:51
B.B King 24:18
Robert Johnson 30:11
uma lista de quase 40 minutos sem falar de Albert King, Freddie King, Sonny Boy Williamson (os dois), T-Bone Walker e Charley Patton o inventor do estilo
Bluesmen
@@melorogerio ele disse que ia mencionar 5 lendas
Faltou também James Son Thomas
Comungo com o bicho,John Mayall também é pesado viva o blues
O blues é um gênero e forma musical originado por afro-americanos no extremo sul dos Estados Unidos em torno do fim do século XIX. O gênero se desenvolveu a partir de raízes das tradições musicais africanas, canções de trabalho afro-americanas, spirituals e música tradicional.
O principal sobre BB King vc não disse. Ele não sabia tocar. Não sabia fazer acordes. Só solava e tão somente por isso, enquanto ele cantava, nunca tocvava...e quando tocava, nunca cantava....justamente por isso....inacreditável como ele conseguia gravar as notas p solar, mas não fazia harmonias com os acordes acompanhando as bases...impressiona até hoje...
Simplesmente BB King
O blues nasceu dos escravos nos USA....qdo.colhiam Algodão....pra suportar o sofrimento...por isso e a música da Alma ... amém 🙏
o blues surge méio século depois da abolição da escravitude ...sim nos campos de Algodão mais nesse tempo os negros estavam em condição de Jornaleiros ,Não escravos
Sensacional sempre gostei de blues, pena que a mídia não da o mesmo valor ,mesma importância que dá para o Rock
@@JoaoBatista-dz3wxDissestes bem.
@renatoegydio1324sério?🤔
Acho que todos que escutam blues tem o mesmo pensamento: o som toca na alma. É como se cada toque na guitarra tocasse no mais profundo submundo da alma... Blues é incrível, amo muito! Só o blues cura o blues
Ainda tem esses apreciadores de músicas ruins que ficam chamando o Rejis de frustrado o cara com o conhecimento que ele tem sobre quase todos os ritmos músicas muito legal canal foda
Eu concordo, de musicalidade ele tem bom conhecimento, mas não dá para alguém que gosta dessas coisas populares tipo aquela tal da Anita, o Patrão da Pisadinha e um algum mc Cocô ouvir um gênero musical tão fantástico como é o blues tradicional, o povo que curte os lixos da mídia não merece ouvir música boa, e eu nem quero que eles ouçam nunca mesmo, pois ter um gosto diferenciado é se sentir especial. Já pensou ver o jogador Neymar ou algum jogador de futebol ou algum ex participante do Big Brother famoso ouvindo um blues sessentista? Seria algo sem fundamento.
Frustrados Sao os que criticam. REGIS E UM PIONEIRO AQUI NO BRASIL.Abrindo e transmitindo cultura. So f...them. Agora mostra e ensina a Origem dos blues. Parabens Regis go ahead .Abrindo novos Horizontes para quem nunca Curtiu blues. Aprendam pois blues is blues.
Exato, quem vai contra sobre as análises dele, tem problemas para entender um assunto simples, e geralmente não buscam conhecimento de nada, é a preguiça de ler que faz muita gente ser frustrada na hora de argumentar com coerência.
O
Eu sou o Regis Tadeu da minha família!!!! Kkkkk
A oratória do Régis é tão fantástica que é impossível chegar no fim do vídeo e não sair correndo pra escutar as recomendações!
👍🏻👍🏻
O blues e minha música tenho 71 anos ...o Blues e a Alma da Música ....sem Blues nem Rock e outras não existiria ....Albert King ....BB King....e outros ...Viva o Blues ......amém 🙏
Falou tudo.
Seu conhecimento de música boa é fantástico
O som que o Robert fazia era muito intenso, ele tá em lista de maiores guitarrista de todos os tempos sendo que ele usava um violão clássico e com corda de nylon. O cara era tão fenomenal que parecia estar tocando um a guitarra elétrica mesmo.
Eu sou aficionado pelo som dele, e te garanto que ele tocava com cordas de aço. O som do Slide no nylon é estranho.
Está certo, mas o violão que ele usava tinha cordas de aço, basta escutar as músicas.
Mas se não me engano, não existe a distinção, além do que uma seja acústica e a outra elétrica, razão de o reconhecerem como o maior guitarrista do mundo. Na nossa língua é outras, não sei, é que há distinção "violão e guitarra"
Nem tem Como avaliar o som do Robert Johnson ,porque, você está com a música dele até hoje desde as suas modas de viola, até a música de agora a estrutura e os acordes também.
Nem Paul Mccartney pode avaliar Robert Johnson porque todas as músicas de Beatles tem a estrutura de uma música de Robert Johnson apenas.
Se n for o maior guitarrista, revolucionou a música na época, e as bandas da época de 60/70 usufruíram da genialidade dele. Rei do blues e pai do rock, junto com Sister Rosseta
To fazendo 24 anos, e eu fico pirando com as histórias de robert Jhonson e outros do blues. Mais ainda preciso conhecer mais nomes e ver a historia. Tipo b.b king, chuck Berry, Rosseta, buddy guy entre outros
Embora a rosseta nao sei bem se é blues ou rock, pra mim a mais famosa apresentação dela é Blues...
O grande mestre Muddy Waters deve ser reverenciado tantas vezes quanto forem necessárias. Toda homenagem é pouca.
Muddy Waters e os Stones pedindo ....baby please dont Go... ótimo.
Keith Richards conta que em 1964 foi conhecer o estúdio Chess, em Chicago, acompanhado pelo produtor Phil Chess. Já no local, ele viu um cara no topo de uma escada pintando o teto. Phil virou pra ele e apresentou o pintor "a propósito, este aqui é Muddy Waters". Daí o Keith pensou "eu tava morrendo pra conhecer o homem e ele tá pintando o teto..." Coisas da vida. E do blues.
Ele tava morrendo de nervoso pra conhecer um cara do povão.😂
Que vídeo maravilhoso, Regis! Muito obrigado! E fale mais, muito mais sobre blues, a música da alma!
Albert Collins, Albert King, B.B. King, Bo Diddley, Buddy Guy, Elmore James, Eric Clapton, Freddy King, Gary Moore, Howlin' Wolf, Hubert Sumlin, Jimi Hendrix, Jimi Page, Joe Bonamassa, John Mayer, John Lee Hooker, John Mayall, Johnny Winter, Muddy Waters, Otis Redding, Otis Rush, Professor Longhair, Robert Johnson, Robin Trower, Sonny Boy Williamson, Stevie Ray Vaughan, T-Bone Walker e Willie Dixon. KINGS OF BLUES!
Assistam o filme CADILLAC RECORDS. Sinopse do filme Na Chicago de 1947, um polonês imigrante e proprietário do bar Leonard Chess contrata músicos de blues. Entre eles está o guitarrista Muddy Waters e o gaitista Little Walter. O sucesso de Waters e Walter os levam até o gerente de estrelas como Etta James, Howlin' Wolf, Chuck Berry entre outros.
Aconselho a todos assistirem o filme Cadillac Records que mostra o início e "decadência" do Blues e início do Rock N Roll.. interessante que o Stones chegaram a Chicago pra gravar e quem levou as malas deles pro estúdio Chess foi o Muddy Waters, que mesmo em baixa não foi abandonado pelo Leonard Chess, que o empregou em seu estúdio. Filme indispensável pra quem ama Rock e Blues!
Indico também assistirem o show do Muddy Waters no boteco do Buddy Guy que o Régis Mencionou. Nomes lendários como Junior Wells, Lefty Dizz e Buddy Guy e Stones junto com Muddy Waters é sem dúvida o show que mais gosto de assistir! Assistam também Lefty Dizz bebaço neste mesmo show cantando se não me engano One Eyed Woman com o Stones... em um determinado momento ele esquece o microfone e começa a cantar gritando e é salvo pelo Junior Wells enquanto Muddy Waters ria na plateia.
Um abraço Régis!
Opa, comentar aqui pra ter ctz q vou lembrar de assistir o filme depois
Filmaço
Cara! Esse filme é foda!
Ótimo filme
Ifeel sorry for estas Pessoas que o criticam. Regis e um pioneiro Aqui no Brasil. So critica anti-cultural. Nao funciona! REGIS ABRE NOVAS PERSPECTIVA .Para enriquecer seu mundo.
London Sesion com Sr Wolf é excelente. Rider with the King... ótimo. The Healer com convidados do Sr Hook.... ótimo.
Sou um grande fã do Blues raiz. Eu teria nessa lista Albert King e Brownie Mcgill & Sonny Terry, Koko Taylor, Sonny boy, Big mama thornton, Blind Lemon Jefferson, enfim.. são muitos. Mas muito bom video!!!
Colocaria tbm todos esses que vc citou, que são todos excelente, e ainda dava pra adiocionar um que eu gosto bastante : Little Walter... Compositor, cantor e gaitista ímpar. Realmente o Blues é um gênero mto rico...
pow mano comecei a gostar de blue a partir do video do stevie ray vaughan aqui do regis, vi seu comentario e to ouvindo o cd da big mama thorton "ball n chain" completo no you tube e que maravilha, mtoo obg pela indicação
Como musico acho o blues , tem linhas melódicas mais lindas que já ouvi !
Artista que é respeitado por outros artistas e um Deus
Tirando o Howlin Wolf que não escutei a fundo ainda, vao sentir o verdadeiro blues. Excelente vídeo Regis. Robert Johnson o rei de tudo que me fez amar esse estilo, desde as letras profundas e relatando a difícil época no tempo de escravidão. Sonny Boy me fez amar gaita harmônica, faltou ele kkkk
Régis, gostaria de sua análise sobre a grande figura, e ícone Luiz Gonzaga. Inovador, e criador de um estilo. Nasceu um ano após o nascimento de Robert Johnson. O acervo discografico de Luiz Gonzaga é imenso. Cantou outros estilos também.
a história e música do Blind Willie Jhonson é sensacional tbm.
Nunca vi tanta a música see tan música... Silencio e silêncio pra música
Um filme bem gostoso de assistir e com uma trilha imperdivel é Cadillac Records, que mostra um pouco da história da gravadora e o nascimento de muitas lendas do blues, começando pelo Muddy Waters entre muitos outros.
Régis vc e o cara! O blues é sem dúvida na minha opinião, o melhor ritmo que existe em termos de música. É o que eu aprecio e toco com o meu violão, Austin eletroacústico.
a 1ª vez que ouvi falar no Robert Johnson foi numa matéria do Nelsinho mota prá Globo. Já o howlin Wolf foi naquele famoso 25x5 dos Stones nos anos 80 em que mostra o Brian Jones quase se ajoelhando na apresentação do cara. O b.b. King foi na dig it do John Lennon e no filme rattle and hum do u2 de 1988, é bem verdade que pro rock 🎸 ser autêntico tem que ter necessariamente aquela pitada de blues. E som na gaita ... play it again Sam 😉
Olá Regis, beleza nosso querido ? Então esse LP de 66 do Muddy, qe vc não consegue achar, encontrei lá na Amazon, usado, apenas 1 restante, corre lá, se tivesse condições financeiras pra comprar de presente pra vc, compraria . Abraços, tbm amoooooooo de coração Rhythm and Blues , todos principalmente o Howlin' Wolf , Muddy, Big Mama Thornton, Bessie Smith, Janis Joplin, Koko Taylor,.Robert Johnson, Willie Dixon, Etta James, Mamie Smith (a primeira mulher afro-americana a gravar vocais no Blues em 1920,"Crazy Blues), Otis Redding, Buddy Guy,B.B.king, Rosetta Tharpe, Mahalia Jackson, Leadbelly, Odetta Holmes, Johnny Whinter, Charlie Patton, Billie Holiday, Ella Fitzgerald,Bob Dylan, Aretha Franklin, Milles Davis, Louis Armonstrong, Bo Diddley, John Lee Hooker, Alberta Hunter, Ma Rainey, Sippie Wallace(a segunda a gravar 40 vocais blues,depois da Mamie Smith), Nina Simone, Blind Willie Mactell (cego tocando guitarra, vilão), Ray Charles, Sony Boy Williamson (gaitista assassinado), entre outros, qe amoooo!!!
Músico veio igual um cometa,marcou sua trajetória na história do blues...
Grande conhecimento. É um mestre do acervo musical brasileiro e mundial. Mas tem que ter grana boa para junta esse montão de discos
Todo (a) amante de música boa e do Rock, deve conhecer o Blues pq essa é a fonte. Eu sempre amei essas lendas do Blues!!👏👏👏👏👏👏👏👏obrigada, Regis Tadeu!
Já que estamos falando de blues, gostaria de ver um documentário do Regis sobre o nosso maior Bluesman tupiniquim, o Celso blues boy, que gravou com BB king.
Curti esse vídeo ..p mim os pilares foram Charley Patton, Son House e WC Handy. Mas foram vários os gênios, dentro de suas limitações, que contribuíram com esse maravilhoso estilo musical .
esses bares por onde essas lendas passaram durante a vida e suas viagens com violão e o cigarro, eram na beira de estradas que margeavam o Rio Mississipi e que eram chamadas de JUNKE BOX, onde os escravizados e ex-escravizados iam p dançar, cantar o blues, comer peixe frito e tomar bourbom...
Meus filhos conheceram George Thorogood por causa do Game Barnyard (O Segredo dos Animais), acharam legal Bad To The Bone só não sabiam quem era antes, de dizer quem perguntei se eles gostariam de conhecer mais e melhores blues também, funcionou e conheceram alguns clássicos. Amém!
O blues teve um filho e deram a ele o nome de rock and roll !!! Se não fosse o blues talvez o rock and roll nunca teria existido. Faltou aí BUDDY GUY, ALBERT COLLINS, e ALBERT KING, e FRED KING !!! Mais muito bom !!!
Talvez não. Com certeza não existiria.
Cara a história do blues seguinte a gente tava fazendo um coral colhendo algodão e tocando gaita porque a gaita era barato custava nada era um brinquedo não era considerado instrumento você chegou com a guitarra encostou do som e a gente fez uma música Juntos e o nome era Rock and Roll muito antes de ser Blues ou qualquer outra coisa Beethoven já tocava rock no piano você imagina o som que tinha antes não imagina os registros mas, os instrumentos deviam ser bem únicos.
Esse negócio de blusa e sofrimento aí é só falácia Você assistiu o Django Livre está viajando.
Não existe comida com macumba O que existe a comida que o negão falava que tinha macumba para você não pegar e jogar fora mas tem outro negão podia passar e comer também aquela p****.
Não tem nada dessas loucuras aí
Na época de Beethoven nem os mais ricos tinham guitarra porque era só os músicos que faziam os próprios instrumentos era tudo meio na loucura não tinha padrão foi inventada agora com a indústria da guitarra...
Padrão de música enlatada é de Beatles para frente 1960 antes é só sonzeira
Tem instrumentos meu amigo que a gente não deu nome até hoje que não faz ideia a gente não é o criador do instrumento e que tem som de guitarra e tudo em um só tem muita coisa que você vê aí é só um enlatado na tenta formar opinião Através disso
Na realidade o filho do blues é o jazz
Acabei de assistir essa aula... Muito obrigado.
As vezes discordo da opniao do Régis mas e impressionante a colecao do cara .
Regis , seu conhecimento de boa música é fantástico . Estou aprendendo demais .
Regis tadeu é uma lenda viva, fala porque tem conhecimento!
Eu comecei a ouvir blues na antiga Rádio Eldorado (SP). A partir daí percebi de qual fonte as grades bandas de rock beberam. Águas Barrentas do Mississipi.
Eu adoro escutar blues, escuto muito Charley Patton quando estou fazendo as tarefas de casa, com a intenção não só de me deliciar com o ótimo som e ritmo, mas também apresentá-lo para os meus pequenos.
THE 12 BARS ON THE BLUES 🎼🎵🎶
LEGEND OR NOT HE WAS TAKEN VERY EARLY ..AT ONLY 27 YEARS OLD OR SO ..
AS HIS DATE OF BIRTH IS NOT EXACT.
➕ROBERT JOHNSON .. THE BLUESMAN OF CROSSROADS ➕
Sou FÃ do Robert Johnson, da historia e principalmente da MÚSICA dele, fiquei muito feliz com esse vídeo Regis Tadeu, muito obrigado, parabéns pelo trabalho.
Tem a serie dele na Netflix, Maravilhosa! vale a pena ver!
@@aragaman vou ver, qual a série dele então?? Qual o nome???
@@patrickviniciusnicastro2514 O Diabo na Encruzilhada
Robert Johnson fez eu "vender minha alma pro Diabo" em nome da música
Parabéns, Régis! Esse vídeo foi soberbo!
Eu adoro blues, jazz...
excelente video muito bom ,agora so falta ter um video desses falndo de musica brasileira ,tenho certeza que o Regis tem dezenas de albuns brasileiros quando o Brasil so tinha musica top
O Blues do Mississipi e a nossa música sertaneja raiz são muito parecidas. A diferença da evolução de cadfa na minha opinião foi muito da condição econômica e social dos dois países. Até a afinação da viola e do dobro é parecida.
Você está um pouquinho errado né que nossas músicas sertaneja raiz é parecido com Blues é a mesma coisa, influência...
@@MARACUTAIA239 Não é a esma coisa porque o choque entre a cultura portuguesa e africana não é a mesma coisa que o choque da cultura inglesa e africana. Mas são muito parecidas.
Blues é o meu gênero musical favorito! Eu simplesmente adoro. Sempre digo "O blues não se escuta apenas pelos ouvidos, mas principalmente pela alma". ❤❤❤❤❤❤❤
A guitarra atinge a alma, blues é um gênero musical perfeito, escuto todos os dias!!
É um prazer se sentir triste ouvindo um bom blues
Sou de Juazeiro Bahia....assistir em sessão da tarde com Ralf Matho karatê kid a encruzilhada.
Bacana o vídeo....pra mim o marco zero do blues foi Charley Patton e Son House que inclusive ensinaram Robert Johnson a tocar. Abs
Vídeo TOP!!! Eu colocaria Elmore James na lista, ao lado dessas lendas do Blues que jamais serão esquecidas... Boa, Régis!
Esse livro é excelente, li, com atenção. Adorei, completa obra
Agora vc pegou pesado! Ótima dica!
03:00 Muddy Waters
09:38 John Lee Hooker
17:47 Howlin' Wolf
24:10 B.B King
30:00 Robert Johnson
Regis, faz um vídeo sobre Luiz Gonzaga, sua importância e influência na sociedade, nordeste, artistas e politicamente também
Olá Regis espero que veja esse pedido especial aqui um vídeo sobre Ahmet Ertegun , uma lenda da música que poucos conhecem mas descobriu alguns ícones da música com Ray Charles , Led Zeppelin, Roberta Flack, Aretha Franklin entre outros grandes nomes
The Sky in crying de Elmore james e o maior blues que já ouvi
Estava meio afastado do Blues. Depois deste vídeo não consigo ouvir mais nada. Bom demais. Jesus Maria José. Parabéns !
Faz um vídeo falando sobre o Celso blues Boy. Essa semana fará 10 anos de sua partida.
Eu fui contagiado pelo vírus do blues para sempre e com essas histórias aí pronto! Só felicidade pra nós valeu Régis.
Que vírus bom.
Eu desde menino.
Me transladado a época de dor de onde veio o blues.
@@deus2222 Sabe tinha um programa na rádio Eldorado chamado sala dos professores com um locutor chamado Daniel, foi ali que comecei a conhecer mais sobre o blues e suas histórias, era um programa rápido de 1 hora todas as tardes, coloca no UA-cam derrepente tem alguma coisa. Forte abraço e Deus abençoe a todos.
25:56 - Um paço importante nesse novo boom do blues foi a gravação de The Thrill is Gone pelo BB King em 1969, entendida como o um rompimento com a antiga fórmula 12/8, trazendo o blues para o 4/4 e expandindo os horizontes de forma refinada, a perder a essência.
Dei uma parada e fui ouvir bum bum. Ameiiii
Meus Bluesmans favoritos são Son House e Skip James
Robert johnson é o melhor, aquele som de um negro pobre e fumante do Mississipi é simplesmente fenomenal, a lenda tbm é mt boa. Preaching blues e sweat home Chicago são as minhas favoritas
O Blues Singer WILLIE BROWN 🎸 é infinito, gostei ®️ Egis 🎸 muito bom, isto é o blues Singer 🎸.
Hoje em dia , pouca gente tem a menor idéia da importancia do blues raiz para diversas vertentes da musica global. Blues é uma das grandes formas musicais para expressar o sentimento através da musica sem dúvida nenhuma
Tudo BLUES.🎸
Não triste, mas feliz é aquele que ama o Blues. destes cinco profetas do Blues, só tive a honra de ir a um show do B.B. king, mas se tivesse uma máquina to tempo, viajaria para conhecer e ouvir o Muddy Waters e of course, o pai do Blues, Robert Johnson.
Régis, se puder, faz um vídeo sobre os The Allman Brothers Band.
Esse livro é FANTÁSTICO!!!!!👍
O blues foi pai do rock merece todos a nossa homenagem da melhor musica dos anos 50 e 60 influenciou um geracao de roqueiros branco
Boa tarde Reginaldo tudo bem ? um video que seria legal é sobre Noel Rosa. Forte abraço !
Isso mesmo o verdadeiro rei do blues Muddy watters
Parabéns pelo canal e pelo conteúdo. Sou de Belo Horizonte, são 20:23 hs. Estou em Varsóvia, na Polônia, ainda no escritório; assisto aqui o vídeo. Muito bom. Depois vou pesquisar todas as referências. 👍
Não precisei ouvir 1 minuto para curtir esse vídeo! Viva o blues 👏👏👏👏
Boa noite! Parabéns! Tenho que admitir que já tinha visto o senhor falando sobre música, mas nunca tinha dado muito atenção. Até que caí aqui! Parabéns! Grande vídeo! O blues foi e ainda continua fundamental para que gosta de boa música! O senhor foi perfeito! Grandes nomes da música internacional, sequer existiriam se não fossem esses caras que o senhor trouxe hoje! O blues é o pai do rock e a mãe do jazz, e de tantos outros tipos de música! O dia que escutarem: Jimmy Duck Holmes, R L Burnside, R L Boyce, Willie King, Elmore James, etc etc etc, além dos gaitistas, Sonny Boy Williamson 1 e 2, Big Horton, Litlle Walters, James Cotton, Charlie Musselwhite, etc etc etc, nunca mais vão querer escutar o que tocam hoje! Se não fossem os caras do blues, ainda estaríamos hoje escutando os tambores da idade da pedra! Uma grande abraço, Paz, Saúde e Prosperidade!
Blues é vida 💙 música que expressa sentimento de melancolia, saudade, amor às raízes... Blues, Milonga e Tango são assim, ótimos estilos músicais pra ouvir e refletir. Adoro Lightnin' Hopkins!
O melhor matéria.
Pensei que o Buddy Guy estaria na sua lista Regis, mas ta valendo com certeza essa seleção! Show!
O Blues é pai de toda a música boa.
Fiquei de olho no LP do George Thorogood lá atrás. Coisa fina.
Este video vale ouro, gostei muito!
Fantástico.
Muito bom esse saber desses ícones do blus no qual já sabia um pouquinho !! Parabéns !! Claiston de Osasco.
Gostaria de ver um vídeo seu, de como e quando o piano entra no blues e quem são os maiores nomes do piano blues
Eu vendo aki ja fui procurar no spotify pra ouvir, eu como guitarrista preciso muito conhecer blues.
Esse o melhor vídeo do Regis, Blues é tudo de Bom👍 nota 1000!
muddy waters e robert johnson reinam!
São mega artistas dotados de grande sensibilidade musical.
Quanto as histórias que contam é só papo pra promoção mesmo coisa que men precisa porque eles são fabulosos!
Quem não gosta de blues bom sujeito não é!!! Viva Muddy Waters... as águas lamacentas do Mississipi!!! Regis, é um prazer inenarrável assistir aos seus vídeos de extrema e fundamental importância e utilidade pública!!!!Obrigado por tudo!!!!
Eu escuto e toco guitarra desde os meus 10 anos, quando eu soube da história sobre o Robert Jhonson eu mudei toda minha perspectiva sobre a música e sobre a guitarra enfim. Comecei a escutar vários músicos clássicos que antes eu ignorava, hoje eu conheço e sei de "Poucas coisas" sobre música, é muito bom gostar de rock, você sempre aprende algo mais, a música me influenciou muito no que eu sou hoje, graças ao universo.
Quando você se refere a "poucas coisas", o que você quis dizer?
@@gustavocardoso4970 A história da música é muito grande, a gente nunca vai saber tudo, assim como tudo na vida é meio sem resposta.. A gente sempre vai aprendendo e sempre aprimorando, mas nunca vamos saber de tudo, então eu sei "poucas coisas".
@@NMACS2 Genial mano! Bacana essa linha de raciocínio aplicada na música, muito foda
@@gustavocardoso4970 Valeu meu amigo, sempre aprendendo, busque aprender um pouco mais sempre, uma virtude que a gente pode ter hoje em dia é o conhecimento, abraço!
Vou mergulhar imediatamente!
Olá.
Assistam o filme “Cadillac Records” (2008) que conta a história da Chess Records.
Procurem e ouçam Junior Kimbrough, bluesman pouco conhecido, subestimado porém de talento único e maior influência para os Black Keys. Abraço!
Acabei de correr e ouvir no Spotify
Junior kimbrough
Excelente filme.
Obrigada Regis por fazer esse vídeo falando um pouco sobre o Robert Jonshon, falando um pouco do blues, esse estilo tão fascinante de se apreciar ☺️👍
Gratidão 🙏
@@luizantoniodeoliveira9974 Ramones 😎🤘🎸
Você foi no cerne. Howling Wolf, Robert Johnson, BB King, JL Hooker. O cd gravado pelo E Clapton somente com músicas de R Johnson é ótimo. Merece um posto pra cada um deles.
Muito bom o video❤
Isso me lembrou, trazendo para o Brasil, o "resgate" do genial Cartola pela geração 60/70. Surgiro até um video sobre este que pra mim e muitos é um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos.
Excelente programa
Regis é uma enciclopédia de músicas