Fala aí Hel, tudo beleza galera? Não tenho costume de comentar nesta plataforma, mas te sigo desde do início e queria dizer algumas coisas: o conteúdo que você publica, é crítico, relevante, questionador, sarcasmo didático, mas pra além disso, sou grande admiradora pela forma como você comunica este material. Quem te acompanha sabe que você está passando por um momento de amadurecimento da profissão de comunicadora, e isto tem cobrado certos sacrifícios. Pelo o pouco que mostra tem sido doloroso e meio caótico. E tá tudo bem. Questionar o sistema não é algo agradável. Minha intenção ao escrever esta mensagem, é te enviar apoio para que você continue desenvolvendo temas que te interessam: CINEMA, MÚSICA, POLÍTICA, FEMINISMO, ARTE, TEORIAS DA PSICANALISE, FAMÍLIA, MONOGAMIA. Você ganhou maior visibilidade do mundo virtual a partir da desromantização da maternidade. Isto foi seu início, e isto não te defini. Em síntese, a forma como você comunica nos deixa inquietos, reflexivos, e arrisco a dizer que enquanto existir temas que te desassossegue isto nos movimentará. SUGESTÃO: Compartilha com a gente como foi seu processo de mudança de Brasília pra SP. Digo em aspectos profissionais, desaventuras amorosas, novos amigos, autoconhecimento, família tradicional etc. Sigo na torcida pelo seu canal, podcast e outros projetos. Nolite te bastardes carborundorum ! Abraços, Kássia.
Kassiaaa, mulher! Isso aqui era tudo o que eu queria dizer. Assistindo hoje esse vídeo tenho a mesma sensação de quando assisti o primeiro vídeo da Hel- "essa mulher tá falando de maternidade, não sou mãe, mas meu deus como eu precisava saber de tudo isso e nem sabia, e além disso tudo o que ela tá falando se aplica a tão mais do que o ser mãe".. Hahah meio caótico, mas assistir Hel gera mais ou menos esse looping aí. Muito agradecida pela persistência nesse trabalho!
Estou grávida, e esse é um dos meus medos: me perder de mim. Precisava ver esse vídeo, para também me permitir viver o momento sabendo que em algum momento eu voltarei a me encontrar.
Isso acontece no puerpério.. é inevitável. Mas ele passa nos primeiros meses... e tudo volta a ficar no controle.. tenha paciencia. Todas passamos por isso. Depois melhora muito.
E como a gente se perde! A sensação que tive é que eu era um monte de balões de gás helio que eu segurava, e quando virei mãe eles se soltaram e cada um foi pra um lado, estou juntando eles aos poucos, mas foi uma experiência única, que me fez mais forte, descobri sonhos que estavam enterrados e agora estou lutando pra realizar. Não tenha medo, vai ficar uma bagunça mas tudo fica bem
Já se prepara então agora, a gente não é mais a mesma, não nos reconhecemos, não consigo mais lembrar como era ser eu mesma, a vida nunca mais vai ser igual. Tudo muda, os sentimentos, os pensamentos sobre a vida, as preocupações. Nunca ninguém me avisou que eu não ia mais saber quem eu era, mas vai ficar tudo bem. Estou há 1 ano e 3 meses sem saber quem eu sou, mas tenho uma menininha linda que me chama de mamãe o tempo todo, que passa a mão no meu cabelo e me beija.
@@sarahleite5724 não curti nada minha gravidez. Antes era romantizada demais, agora é de menos, eu nem curti a gravidez, ainda mais que fiquei os 7 meses no hospital ( minha filha foi prematura) pensa 7 meses internada, não tirei foto, não pude sair do hospital pra comprar enxoval,fiquei 7 meses longe de casa, não fiz o quarto, não aproveitei nada.
Maternidade é uma desconstrução: daquilo q éramos, daquilo q queremos, daquilo q não queremos como mães, conflito do modelo de mães q temos ou não queremos ser, necessidade de quebrar ciclos, sermos melhores. Enfim...terapia ou análise mesmo!
Minha filha vai fazer 4 anos e eu não voltei a ser eu mesma, engordei 30 kg, tive depressão fortíssima, agora estou melhorando, mas não me reconheço mais, eu amo minha filha, mas o nascer de uma mãe matou a outra mulher que vivia em mim, ainda tô sofrendo muito com esse luto e tá muito difícil voltar. Mas obrigada pelo lampejo de esperança!!! Você é incrível!!!
Tenho uma prima que ela queria muito ter filho , ela tem 26 anos . sábado ela tava na casa da minha tia avó , e ela olhou e disse : pega ela um pouco . Peguei a bebê dela e senti um alívio nela kkkkk. Ela mesmo disse : é tão bom quando alguém pega ela por 10 minutinhos . A bebê dela tá com 6 meses , não dorme de dia , é bem esperta . E conversando ela disse : amo minha filha ,mais tem dias que quero fujir . Na cabeça eu penssei ( tá só começando ) mais sorri e disse : eu te entendo . E desde que a bebê nasceu sempre que vejo ela percebo que ela não estar bem pisicologicamente , ela engordou muuintoo e continua acima do peso e ela mesmo disse que tá difícil aceitar isso , ela sempre fala coisas que eu como mãe entendo que ela se "arrependeu " . Ela não imaginava que a vida dela mudaria radicalmente . Nen preciso dizer que a vida do marido dela tá de boa kkkk Ela disse : fulano dorme a noite toda , passo dia com fulana , não conssigo nem tomar um banho direito etc
Se a vida do marido tivesse mudado junto, a dela não tinha piorado tanto, sabe? Tem dias que eu piro e o que me salva é o pai participativo, que faz o papel dele. Meus dias de "pirar" são raros pelo mesmo motivo. O cara é pai, ele sabe disso, tbm queria isso, então vamo juntinho nessa caminhada ✌🏼
Olá Hel.... Sou vovó q gosto muito dos vlogs....fui mãe c 20 e 25 anos... E nunca mais voltei ser eu .... Nunca mais..... Foram fases lindas e dificieis ao lado das filhas.Hj c 56 c as netas....me reconheço realmente!!! Bjos!!!
Aqui, 40 anos, mãe solo, quase 5 anos vivendo praticamente apenas a maternidade e voltando a ser eu mesma há alguns meses. Parei a minha carreira por inúmeros motivos (relacionamento abusivo principalmente - SUPERADO) e retomo agora. Muito bom ver o seu vídeo e saber que não persisto sozinha. Luz no nosso caminho 🙏
Como sempre me emocionou, chorei muito com cada palavras. Minha filha mais velha vai fazer 8 anos em novembro e a mais nova tem 4, me divorciei a 1 ano e meio, e fui por tanto tempo mãe e esposa que agora estou reaprendendo a descobrir quem eu sou. Obrigada por cada lágrima que tirou de mim. Obrigada.
Obrigada, Helen. Engraçado, comecei a assistir seu vídeo e parei (fui na terapia agora a tarde). Voltei e retomei de onde parei. E o seu vídeo foi a continuação da sessão que eu precisava... Não pare não. Suas reflexões ajudam muito. Sou mãe de Serena que nasceu esse ano em janeiro e faleceu em agosto em virtude de uma cardiopatia congênita. Lidar com os sentimentos de ter um filho e de perdê-lo são coisas avassaladoras. Seus vídeos sobre maternidade real são diferentes de tudo que já tinha visto e me ajudaram a beça a encarar as coisas sob outro prisma. Obrigada, viu? Vai ficar tudo bem sim, hoje eu sei disso. Um grande beijo.
nao acredito que depois de ter um filho vc pode voltar a ser vc mesma. Meu filho tem seis anos agora. Sou mae solo desde sempre. Meu filho e mais importante do que tudo, quer eu queira ou nao ele vem primeiro, nao da pra ser diferente por que nao tem ninguem para dividir essa experiencia. Esse ano foi a primeira vez que me atrevi a fazer o que eu fazia antes, foi muito bom, tirei um mes para fazer um projecto de arte apesar do meu filho estar presente algumas vezes, isso me fez ver que eu podia fazer o que eu sempre fiz mas eu jamais vou ser a mesma, no meu caso e aprender a incluir meu filho nesse mundo que era so meu e saber dividir, o que e so meu dentro desse mundo e o que vou incluir ele ou nao. Muita luz ai pra todas nos, temos que continuar essa experiencia de uma forma mais saudavel . abraco ,meire
É um processo longo e trabalhoso voltar a ser quem você era. Eu comecei esse processo só quando meu filho tinha 1 ano e 2 meses, e gostaria muito de ter começado antes... teria deixado minha cabeça bem mais saudável. Enfim, foi um longo ano nesse processo de me reencontrar, que só se deu como completo depois da separação do pai do meu filho também. Hoje, 2 anos depois do final desse processo, sinto que sou "a mesma" pessoa de antes de ter filho, porém, muito mais madura :D lembro de início disso tudo eu querer, por exemplo, pintar o cabelo de colorido e pensar "agora não posso mais, agora sou mãe" e a real é que POSSO SIM.. mãe feliz = filho feliz
Sou mãe solo, solíssima, de uma criança de 2 anos e até agora eu vivi a maternidade muito intensamente, me neguei muito durante esse tempo, me isolei de tudo, mergulhei de cabeça. Há um mês me deu um estalo e comecei a me permitir Ser de novo, e, tudo, absolutamente tudo oq vc disse fez muito sentido para mim. Obrigada demais por compartilhar esse conteúdo, saio daqui bem mais fortalecida. Você é foda!
Eu sempre me pego fazendo esse mesmo questionamento, quem eu sou de verdade? Sou somente a mãe agora, vou ser a mãe para sempre, não voltarei a ser a mulher que eu era antes, da mesma forma que eu era antes, essa é a questão. Eu nunca fui da turma que "romantizava" a maternidade, mais ninguém havia me dito que depois do filho parido existe dentro de vc outro ser, um ser que pondera, um ser que se se rasga, um ser que se acoa e que se mostra pela sua cria. Eu era tão somente eu antes dele, e agora eu sou eu e sou mãe...sou duas? tem como ser duas? não, eu sou a mãe que antes de tudo é numa mulher. É tudo tão rotineiro e tão novo ao mesmo tempo, dedicar o nosso precioso tempo a um ser que não nos pede nada, a não ser somente amor. Abrir mão de alguns sonhos e desejos é inegável, mais é só por um tempo, uma hora vai rolar, é possível sim conciliar, acredite. Ser mulher e ser mãe, a dualidade de um ser que é único por natureza, ser muito mais do que um ser que gera, nutre, afaga.
que vídeo maravilhoso. atualmente fazendo mestrado com filhote de 1 ano e grávida do próximo. jah no comando. beijos pra marilia do futuro, vai dar certo. Hel, me senti super hiper culpada e responsável dps de ler o livro da Laura, amei sua análise pq nunca tinha me tocado desse dedo enfiado na minha cara. obrigada querida, amo seus vídeos!
Passei por isso com minha primeira filha, foi pesado. Mas agora, na segunda, sei muito bem quem sou, mas só posso ser mãe, estou muito limitada. Estar consciente é muito pior.Sei que em alguns anos vou conseguir ser eu também, mas é desesperador. O mais engraçado é quando falam que eu tenho que me cuidar, eu também acho e adoraria me cuidar, alguém pode me substituir momentaneamente para eu me cuidar?!? 🤣🤣🤣🤣
Completo 28 anos mês que vem, sou casada desde 2015, emprego fixo, estabilidade emocional, financeira e no relacionamento, tudo teoricamente lindo, mas paira sobre mim e meu marido o pavor das dificuldades de se ter um filho. Estamos juntos há 10 anos e nosso entrosamento é tamanho que acho que fomos criando um medo secreto de sair da zona de conforto. Nós dois sempre falamos em ter filhos, mas sempre parece algo tão longínquo, pra próxima década... E a pressão pra essa criança ser gerada então? As pessoas enxergam nosso relacionamento estável como o cenário perfeito para se ter um bebê e adoram perguntar sobre isso! Piadas no trabalho, comentários indiscretos... E, gente, acreditem: eu sei o quanto sou privilegiada. Tenho um esposo que compartilha de minhas inseguranças, que me apoia, que dialoga comigo; tenho rede de apoio, mãe, sogra que estão doidas por um neto e por participar ativamente da vida dele; tenho condições de pagar escolinha e babá se precisar, mas nem por isso acho que sou obrigada a ter filho pra completar o álbum de figurinhas da família perfeita, entendem? A partir disso, só posso tentar imaginar o quanto as mães solo se dedicam física e emocionalmente aos filhos e o quanto a terapia parece ser primordial para enfrentar as batalhas diárias! Até meu momento chegar, vou criando coragem e me preparando pra esta empreitada do jeito que posso... Obrigada pelo conteúdo e pelo espaço de troca que proporcionou para os seguidores deste canal, Hel. E obrigada a quem leu meu singelo relato até aqui.
Segundo a antroposofia, a nossa vida muda a cada 7 anos (teoria dos setênios). Aos 28 seria a fase organizacional e de crise existencial. É quando a gente fica na dúvida se casa ou compra uma bicicleta. Fez muito sentido pra mim, pois com 28 casei e iniciei a faculdade. Leia sobre isso para entender esse momento de dúvida cruel.
Ana, me vi no teu comentário. Nossos casamentos são muito parecidos, zona de conforto, marido que apoia, que entende. Tenho 11 anos de casada, agora minha primeira filha( e única com TODA certeza) está fazendo 1 ano. Passamos 8 anos pensando se devíamos ou não ter um bebê. Pensem bem antes de ter, se preparem.
Muito obrigada a todas pelo apoio!!! É reconfortante saber que mais pessoas se identificam com minha situação. Apesar de tudo, sou otimista e tenho fé que tomaremos a decisão certa. Um beijão a todas!
essa paleta de cores do video está muito confortável: blusa verde e rosa com sua maquiagem rosada e seus olhos verdes estão muito satisfatórios cromaticamente.
Eu tô exausta, desempregada, desanimada, a beira de uma depressão. Ser uma mãe solo é em NENHUM momento fácil. Mas vou vencer. Obrigada pelas dicas! Minha filha vai fazer 2 anos, então ainda há esperança de dias melhores.
Helen, esse vídeo veio em hora ótima! Estou voltando a estudar, depois de muito tempo sendo só mãe, não é nada fácil, mas "acho" que é possível sim. Para mim "só" demorou 16 anos 😂
Amei! Me tocou muito. Tenho 2 filhos (7 e 4 anos), fiquei 4 anos “só” cuidando deles, nesse intervalo mudei do Brasil pra Nova Zelândia, há 2 anos e meio voltei a trabalhar, mas me incomoda o fato de não exercer plenamente minha atividade, por 1 - ser mãe, 2 - ser mulher na área de construção civil, 3 - estar desatualizada, 4 - fui formada pro mercado brasileiro e não pro neizelandes. Me sinto perdida, num mar de incertezas, sem saber pra onde ir...
Helen pelo amor de Deus, chama alguém que tenha filhos na idade de 5 anos pra dar a real pq eu tô em tempo de enlouquecer. Minha filha está numa fase (espero que seja isso msm) que está me deixando a ponto de querer ir embora, sair correndo pelada na rua, coisas do tipo. Ela me afronta, não obedece, acha graça em coisas sérias, eu não sei mais o que fazer, tô doida msm. Vou começar a fazer terapia pra ter uma direção, minha vida é cheia de conflitos emocionais e estou bem afetada. Socorro gente!!!
Janilson G. É pra você também sim. É importante é necessário que os homens (todos) estejam cada vez mais cientes de temas como esse. Quanto mais esse assunto for menos "feminino" melhor pra todo mundo 😊
Que vídeo mais incrível!!! Me identifiquei total!!!! Minha filha tá com quase 2 anos, eu optei sair do mercado de trabalho tradicional para conseguir acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dela trabalhando em casa. Risos! Eu não consigo produzir, não consigo caminhar como eu gostaria dentro da minha profissão e isso me sufoca. 😭😭😭 Esse vídeo é uma abraço bem forte na alma. Obrigada!!!
Eu voltei a ser o mais próximo do "eu mesma" , mas quis ser mãe novamente. Pensei que seria diferente da primeira vez, mas cá estou me transformando de novo.
" É muito difícil a gente ter coragem de ser quem a gente é. " MEU DEUS!! essa me pegou, meu filho tem 1 ano e meio, ele é lindo, maravilhoso, saudável e eu só tô o caco. Em dezembro quando ele fez 1 ano, eu prometi que 2020 seria meu ano, HAHAHA só rindo mesmo pq 2020 tá mostrando pro que veio e não foi pra ser meu ano. Tô aceitando, aos poucos, uns dias aceito bem, outros eu surto. Surto pq a minha vaidade tá de lado, se não é falta de tempo é falta de ânimo, só queria meu cabelo bonito de novo, minhas unhas grandes bem feitas. Mas a pandemia e toda essa loucura tá me impedindo de fazer terapia, eu sinto que preciso mais que nunca, preciso voltar a ter coragem de ser eu mesma. Obrigada, mais uma vez, por sua mensagem tão certeira em mais uma madrugada tão conflituosa.
Que felicidade achar seu canal, estou grávida de quase 5 meses e já com medo de me perder de mim. Eu tava precisando TANTO ouvir sua fala, pé no chão, realista... to cansada do bla bla blá romantizado da gravidez, apesar de estar extremamente feliz por ter um companheiro tão bacana e familia que realmente será uma rede de apoio. Mas e eu, sabe? E meus sonhos, meu trabalho, minhas vontades... que angustia kkkk. Obrigada pelo canal, falando diretamentre de 2024 ;)
Hel, meu filho tem 16 anos e eu ainda não voltei a ser quem eu era antes da maternidade. Acho que me perdi de mim mesma e sinceramente, não sei se consigo me encontrar. É osso.
"Geralmente as coisas que a gente mais deseja, talvez, espero que não, são as coisas que a gente mais tem medo... Não é pesadelo, é sonho!" eiitaaaa, porra... Vai com calma aí, Hel! Não tava preparada pra essa verdade na cara hoje não.
Acabei de colocar no Google "como voltar a ser eu mesma depois que virei mãe". Aí apareceu você. Obrigada! Foi acalento! Neste furacão de mãe de 1a5m foi acalento.
Os seus vídeos são maravilhosos! Já enviei pra MUITAS pessoas pra informar, pra elas saberem um tiquinho como eu me sentia. Muito obrigada por todos eles
Aí vc clica no vídeo se perguntando "pra que que eu vou assistir isso se nem sou mãe, não to com intenção de ser, não é pra mim esse vídeo" e encontro tudo o que eu precisava, porque "É muito dificil ter coragem de ser quem a gente é" mesmo! MUITO! Mas vai dar certo! E ouvir Hellen Ramos dizendo "E tá tudo bem" lava a alma!!!
Minha filha tá com 7 anos e não conssegui voltar a ser eu . Tem alguma meses que precisei deixar o emprego por não ter com quem deixar a minha filha . Meu marido precisou viajar a trabalho , fez 7 meses , e me vi mãe 24 h por dia . Não tenho rede de apoio é só eu e ela E estou com crises de anciedades terríveis . Preciso sobreviver mentalmente por mais 2 meses que é quando encontrarei meu marido e poderei recomeçar em um emprego novo . Força pra nós .
Nossa Hel....que vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼 Estou sou uma prova disto tudo que vc falou.Apesar da maternidade, dos padrões...sempre me esforcei para bancar quem eu sou.Estamos aí agora após três filhos ,segundo casamento, uma mudança de carreira. Volta pros bancos de faculdade com 35anos e começar projetos do Zero....há....depois de ter sido uma empreendedora de sucesso, mas vi que não era ainda o que me realizava.Bora construir a mulher que queremos ser👊👌
Eu não tenho palavras para expressar o quão importante esse vídeo está sendo para mim. Caiu como uma luva . Tem dias que parece que vou surtar! Choro, me descabelo, parece que nunca vou conseguir realizar meus sonhos . Ouvir você falar essas coisas acalmou meu coração . Gratidão. 💝
Sua linda! Tem tantas camadas esse vídeo... Fico emocionada de ver essa mulher tendo abertura e coragem para ver tantas coisas em si mesma e ainda poder dividi-las com a gente. Nós precisamos disso! Grande beijo!
Hel, comecei a me relacionar com uma mulher que é mãe e senti falta de vídeos sobre se tornar madrasta/padrasto na internet. Tem até vídeo sobre como conquistar mães (tosco), mas nada muito legal sobre as necessidades dessa mulher e como podemos ser pessoas legais, respeitar o espaço da pessoa e ser ponta firme. Gostaria muito de ver você falando sobre isso. Te admiro um monte, valeu 😊
Eu nem sou mãe, não sei se algum dia serei (vontade 0), mas esse canal dá umas boas cutucadas! Nossos sonhos incomodam, pq eles querem existir! Valeuzão sempre, Hel! 😊
3 anos e não sei se quero voltar ao mercado de trabalho ou se aproveito q parei 3 anos já e tenho o segundo filho pra depois voltar 100% para o mercado, difícilll, não sei o que fazer, esse ano prometi pra mim q ia cuidar de mim, fiz tudoooo menos cuidar de mim, fiquei doente 2 vezes e tive q dar uma parada, acabei de fazer uma cirurgia pra tirar a vesícula, cuidei da minha mãe até o ultimo dia da vida dela, e agora estou perdida sem saber o que fazer. Não sei o q vai ser no ano q vem.. o q o novo ano reserva pra mim. Será q esse próximo ano consigo cuidar mais de mim, pq esse ta fodaaa. Difícil heinn. Bjus.
Amei ..eu já estou numa fase em que minhas filhas já estão com 6 e 8 anos e ainda sinto que toda semana tenho desafios diferentes a enfrentar. Amei a parte sobre verbalizar aquilo que queremos, e acho que serve inclusive para quem não é mãe.
Eu gostei de você ter falado sobre as mudanças inclusive para quem quer adotar. Eu estou no processo de adoção e tenho tido muitos questionamentos de como minha vida vai mudar.
Ótimo conteúdo! Pensei em te sugerir que fosse ser psicanalista, mas acho que você já encontrou seu lugar e seu desejo, ajudando as pessoas (e a si mesma) de outra forma! Seus vídeos me ajudaram muito no meu puerpério, quando era tão difícil dar risada, apesar de estar vivendo meu sonho de ser mãe. Espero que você continue crescendo no seu auto conhecimento e assim continue ajudando as pessoas com esse jeito leve e ao mesmo tempo profundo de se comunicar!! Beijos p/ você e p/ o Caetano!!
Gratidão imensa por esse vídeo! Como eu precisava ouvir isso! Bebê hoje com 1 ano e 6 meses aqui e descoberta de uma doença auto imune com 2 meses de pós parto. O perrengue não tem sido fácil e eu me cobro muito voltar a vida de antes ❤ obrigada por esse vídeo ❤❤❤
Hel, muito obrigada! Não sou mãe, mas quando vc falou sobre os desejos e os medos, vc falou comigo. Sempre assisto seus vídeos pensando em como ajudar as minhas amigas mães, não imaginei nesse vídeo que vc fosse falar comigo. Obrigada! ❤️
Guriaaaa....morro de rir com vc! Guriaaa minha filha tem 2 anos e tá freud! Libido 0000000 a esquerda ainda kkkkkkkkk muito obrigada mesmo por suas palavras! Maravilhosa!
Hel obrigada pela sua sinceridade divertidissima. Aqui vos fala alguem que nao queria ser mae de jeito nenhum e engravidou pela primeira vez na vida "acidentalmente" aos 43 anos, pariu aos 44, colocou temporariamente alguns sonhos na lista de espera (incluindo a musica que vc citou) e assistiu seu video de madrugada pq perdeu o sono ao ser acordada pra amamentar seu mais novo e lindo amor... vc me fez rir chorando 😅
Hel, não sou mãe mas amo ouvir vc falar! Muitas vezes questiono o que estudo, se é isso mesmo ou se deveria ouvir melhor meu coraçãozinho. Gosto de artes, de cultura e de coisas bonitas, sinto o desejo de produzir algo mas não sei bem o que. Às vezes canto, danço, fotografo, faço brechó, um vídeo ruim, mas tudo com muito amadorismo. Ver seu conteúdo me inspira, tipo quando a gente admira professor na faculdade e fica até meio sem graça, sabe? Espero te ver brilhando muito
Obrigada! Obrigada! Obrigada! Mil vezes obrigada! ❤ Assistindo agora com a minha bebê de 6 meses no colo, mamilo machucado, unha sem fazer e a vontade, o desejo de ser mais.
este vídeo foi leve , com uma mensagem forte , te acompanho desde que meu bebê nasceu a 1 ano e 3 meses atrás, e me ajudou demais a me descobrir como mãe e todos os processos que estão acontecendo comigo, muito obrigada por dividir sua experiência conosco ❤❤❤
Caraca Hel, que vídeo. Tenho uma bebê de 7 meses e tô perdida nesse lance de saudade de ser quem eu sou e não só a mãe. Mas é isso, um dia chega. Obrigada pelo conteúdo, tu é foda mulher
Como eu amooo essa mulher! 😍😍😍 Amada tu praticamente me lê, me define! Engraçado e irônico, pois essa semana estive no médico e ele me mandou fazer análise! 😂😂😂 Obrigada amada por VC ser quem vc é! ❤
Fala aí Hel, tudo beleza galera?
Não tenho costume de comentar nesta plataforma, mas te sigo desde do início e queria dizer algumas coisas: o conteúdo que você publica, é crítico, relevante, questionador, sarcasmo didático, mas pra além disso, sou grande admiradora pela forma como você comunica este material. Quem te acompanha sabe que você está passando por um momento de amadurecimento da profissão de comunicadora, e isto tem cobrado certos sacrifícios. Pelo o pouco que mostra tem sido doloroso e meio caótico. E tá tudo bem. Questionar o sistema não é algo agradável.
Minha intenção ao escrever esta mensagem, é te enviar apoio para que você continue desenvolvendo temas que te interessam: CINEMA, MÚSICA, POLÍTICA, FEMINISMO, ARTE, TEORIAS DA PSICANALISE, FAMÍLIA, MONOGAMIA. Você ganhou maior visibilidade do mundo virtual a partir da desromantização da maternidade. Isto foi seu início, e isto não te defini. Em síntese, a forma como você comunica nos deixa inquietos, reflexivos, e arrisco a dizer que enquanto existir temas que te desassossegue isto nos movimentará.
SUGESTÃO: Compartilha com a gente como foi seu processo de mudança de Brasília pra SP. Digo em aspectos profissionais, desaventuras amorosas, novos amigos, autoconhecimento, família tradicional etc.
Sigo na torcida pelo seu canal, podcast e outros projetos. Nolite te bastardes carborundorum
!
Abraços, Kássia.
Kassiaaa, mulher! Isso aqui era tudo o que eu queria dizer. Assistindo hoje esse vídeo tenho a mesma sensação de quando assisti o primeiro vídeo da Hel- "essa mulher tá falando de maternidade, não sou mãe, mas meu deus como eu precisava saber de tudo isso e nem sabia, e além disso tudo o que ela tá falando se aplica a tão mais do que o ser mãe".. Hahah meio caótico, mas assistir Hel gera mais ou menos esse looping aí. Muito agradecida pela persistência nesse trabalho!
Que bonitinho. E ela com certeza nem leu 😂
"É muito dificil ter coragem de ser quem a gente é" "Não são pesadelos, são sonhos"
RAMOS, Ellen. 2019.
Estou grávida, e esse é um dos meus medos: me perder de mim. Precisava ver esse vídeo, para também me permitir viver o momento sabendo que em algum momento eu voltarei a me encontrar.
Isso acontece no puerpério.. é inevitável. Mas ele passa nos primeiros meses... e tudo volta a ficar no controle.. tenha paciencia. Todas passamos por isso. Depois melhora muito.
E como a gente se perde! A sensação que tive é que eu era um monte de balões de gás helio que eu segurava, e quando virei mãe eles se soltaram e cada um foi pra um lado, estou juntando eles aos poucos, mas foi uma experiência única, que me fez mais forte, descobri sonhos que estavam enterrados e agora estou lutando pra realizar. Não tenha medo, vai ficar uma bagunça mas tudo fica bem
Já se prepara então agora, a gente não é mais a mesma, não nos reconhecemos, não consigo mais lembrar como era ser eu mesma, a vida nunca mais vai ser igual. Tudo muda, os sentimentos, os pensamentos sobre a vida, as preocupações. Nunca ninguém me avisou que eu não ia mais saber quem eu era, mas vai ficar tudo bem. Estou há 1 ano e 3 meses sem saber quem eu sou, mas tenho uma menininha linda que me chama de mamãe o tempo todo, que passa a mão no meu cabelo e me beija.
Viva um dia de cada vez. Eu caí nessa besteira de desromantizar as coisas e no fim acabei nem curtindo muito a gravidez....
@@sarahleite5724 não curti nada minha gravidez. Antes era romantizada demais, agora é de menos, eu nem curti a gravidez, ainda mais que fiquei os 7 meses no hospital ( minha filha foi prematura) pensa 7 meses internada, não tirei foto, não pude sair do hospital pra comprar enxoval,fiquei 7 meses longe de casa, não fiz o quarto, não aproveitei nada.
Maternidade é uma desconstrução: daquilo q éramos, daquilo q queremos, daquilo q não queremos como mães, conflito do modelo de mães q temos ou não queremos ser, necessidade de quebrar ciclos, sermos melhores. Enfim...terapia ou análise mesmo!
Minha filha vai fazer 4 anos e eu não voltei a ser eu mesma, engordei 30 kg, tive depressão fortíssima, agora estou melhorando, mas não me reconheço mais, eu amo minha filha, mas o nascer de uma mãe matou a outra mulher que vivia em mim, ainda tô sofrendo muito com esse luto e tá muito difícil voltar.
Mas obrigada pelo lampejo de esperança!!! Você é incrível!!!
Seu depoimento poderia ser o meu. Forca vamos conseguir.
O depoimento de vcs é o mesmo que o meu 😔
Tenho uma prima que ela queria muito ter filho , ela tem 26 anos . sábado ela tava na casa da minha tia avó , e ela olhou e disse : pega ela um pouco .
Peguei a bebê dela e senti um alívio nela kkkkk.
Ela mesmo disse : é tão bom quando alguém pega ela por 10 minutinhos .
A bebê dela tá com 6 meses , não dorme de dia , é bem esperta .
E conversando ela disse : amo minha filha ,mais tem dias que quero fujir .
Na cabeça eu penssei ( tá só começando ) mais sorri e disse : eu te entendo .
E desde que a bebê nasceu sempre que vejo ela percebo que ela não estar bem pisicologicamente , ela engordou muuintoo e continua acima do peso e ela mesmo disse que tá difícil aceitar isso , ela sempre fala coisas que eu como mãe entendo que ela se "arrependeu " .
Ela não imaginava que a vida dela mudaria radicalmente .
Nen preciso dizer que a vida do marido dela tá de boa kkkk
Ela disse : fulano dorme a noite toda , passo dia com fulana , não conssigo nem tomar um banho direito etc
Se a vida do marido tivesse mudado junto, a dela não tinha piorado tanto, sabe? Tem dias que eu piro e o que me salva é o pai participativo, que faz o papel dele. Meus dias de "pirar" são raros pelo mesmo motivo. O cara é pai, ele sabe disso, tbm queria isso, então vamo juntinho nessa caminhada ✌🏼
@@alicinhaeaz parabéns p vc se a sua não é assim muitas infelizmente são.
Olá Hel....
Sou vovó q gosto muito dos vlogs....fui mãe c 20 e 25 anos...
E nunca mais voltei ser eu ....
Nunca mais.....
Foram fases lindas e dificieis ao lado das filhas.Hj c 56 c as netas....me reconheço realmente!!!
Bjos!!!
Aqui, 40 anos, mãe solo, quase 5 anos vivendo praticamente apenas a maternidade e voltando a ser eu mesma há alguns meses. Parei a minha carreira por inúmeros motivos (relacionamento abusivo principalmente - SUPERADO) e retomo agora. Muito bom ver o seu vídeo e saber que não persisto sozinha. Luz no nosso caminho 🙏
Mãe solo 110% aqui 🙋 com uma espécie de ex relacionamento extremamente abusivo, digo mais, perigoso, judicial!! Você não está sozinha!
Como sempre me emocionou, chorei muito com cada palavras. Minha filha mais velha vai fazer 8 anos em novembro e a mais nova tem 4, me divorciei a 1 ano e meio, e fui por tanto tempo mãe e esposa que agora estou reaprendendo a descobrir quem eu sou. Obrigada por cada lágrima que tirou de mim.
Obrigada.
Obrigada
Tenho uma bebê de 2 meses e me olho no espelho, mas não me vejo. Pensei que era a única
Minha filha tem 1 ano e 3 meses e não me reconheço mais.
O título desse vídeo é a pergunta que eu estava querendo responder e não conseguia formular faz meses.
Quanto mais vídeos vejo sobre maternidade, menos eu tenho vontade de ter filho.
Se você tem dúvidas é melhor não ter mesmo
Eu já me perdi de mim mesma... e não sou mãe.... To muito feliz de ter achado seu canal esses tempos, seu conteúdo é muuuito relevante!
Obrigada, Helen. Engraçado, comecei a assistir seu vídeo e parei (fui na terapia agora a tarde). Voltei e retomei de onde parei. E o seu vídeo foi a continuação da sessão que eu precisava... Não pare não. Suas reflexões ajudam muito. Sou mãe de Serena que nasceu esse ano em janeiro e faleceu em agosto em virtude de uma cardiopatia congênita. Lidar com os sentimentos de ter um filho e de perdê-lo são coisas avassaladoras. Seus vídeos sobre maternidade real são diferentes de tudo que já tinha visto e me ajudaram a beça a encarar as coisas sob outro prisma. Obrigada, viu? Vai ficar tudo bem sim, hoje eu sei disso. Um grande beijo.
nao acredito que depois de ter um filho vc pode voltar a ser vc mesma. Meu filho tem seis anos agora. Sou mae solo desde sempre. Meu filho e mais importante do que tudo, quer eu queira ou nao ele vem primeiro, nao da pra ser diferente por que nao tem ninguem para dividir essa experiencia. Esse ano foi a primeira vez que me atrevi a fazer o que eu fazia antes, foi muito bom, tirei um mes para fazer um projecto de arte apesar do meu filho estar presente algumas vezes, isso me fez ver que eu podia fazer o que eu sempre fiz mas eu jamais vou ser a mesma, no meu caso e aprender a incluir meu filho nesse mundo que era so meu e saber dividir, o que e so meu dentro desse mundo e o que vou incluir ele ou nao. Muita luz ai pra todas nos, temos que continuar essa experiencia de uma forma mais saudavel . abraco ,meire
É um processo longo e trabalhoso voltar a ser quem você era. Eu comecei esse processo só quando meu filho tinha 1 ano e 2 meses, e gostaria muito de ter começado antes... teria deixado minha cabeça bem mais saudável. Enfim, foi um longo ano nesse processo de me reencontrar, que só se deu como completo depois da separação do pai do meu filho também. Hoje, 2 anos depois do final desse processo, sinto que sou "a mesma" pessoa de antes de ter filho, porém, muito mais madura :D lembro de início disso tudo eu querer, por exemplo, pintar o cabelo de colorido e pensar "agora não posso mais, agora sou mãe" e a real é que POSSO SIM.. mãe feliz = filho feliz
Sou mãe solo, solíssima, de uma criança de 2 anos e até agora eu vivi a maternidade muito intensamente, me neguei muito durante esse tempo, me isolei de tudo, mergulhei de cabeça. Há um mês me deu um estalo e comecei a me permitir Ser de novo, e, tudo, absolutamente tudo oq vc disse fez muito sentido para mim. Obrigada demais por compartilhar esse conteúdo, saio daqui bem mais fortalecida. Você é foda!
Eu sempre me pego fazendo esse mesmo questionamento, quem eu sou de verdade? Sou somente a mãe agora, vou ser a mãe para sempre, não voltarei a ser a mulher que eu era antes, da mesma forma que eu era antes, essa é a questão. Eu nunca fui da turma que "romantizava" a maternidade, mais ninguém havia me dito que depois do filho parido existe dentro de vc outro ser, um ser que pondera, um ser que se se rasga, um ser que se acoa e que se mostra pela sua cria. Eu era tão somente eu antes dele, e agora eu sou eu e sou mãe...sou duas? tem como ser duas? não, eu sou a mãe que antes de tudo é numa mulher. É tudo tão rotineiro e tão novo ao mesmo tempo, dedicar o nosso precioso tempo a um ser que não nos pede nada, a não ser somente amor. Abrir mão de alguns sonhos e desejos é inegável, mais é só por um tempo, uma hora vai rolar, é possível sim conciliar, acredite. Ser mulher e ser mãe, a dualidade de um ser que é único por natureza, ser muito mais do que um ser que gera, nutre, afaga.
que vídeo maravilhoso. atualmente fazendo mestrado com filhote de 1 ano e grávida do próximo. jah no comando. beijos pra marilia do futuro, vai dar certo. Hel, me senti super hiper culpada e responsável dps de ler o livro da Laura, amei sua análise pq nunca tinha me tocado desse dedo enfiado na minha cara. obrigada querida, amo seus vídeos!
Só entende quem é mãe. Realmente. Não é fácil.
Passei por isso com minha primeira filha, foi pesado. Mas agora, na segunda, sei muito bem quem sou, mas só posso ser mãe, estou muito limitada. Estar consciente é muito pior.Sei que em alguns anos vou conseguir ser eu também, mas é desesperador. O mais engraçado é quando falam que eu tenho que me cuidar, eu também acho e adoraria me cuidar, alguém pode me substituir momentaneamente para eu me cuidar?!? 🤣🤣🤣🤣
Força p vc.
Completo 28 anos mês que vem, sou casada desde 2015, emprego fixo, estabilidade emocional, financeira e no relacionamento, tudo teoricamente lindo, mas paira sobre mim e meu marido o pavor das dificuldades de se ter um filho. Estamos juntos há 10 anos e nosso entrosamento é tamanho que acho que fomos criando um medo secreto de sair da zona de conforto. Nós dois sempre falamos em ter filhos, mas sempre parece algo tão longínquo, pra próxima década...
E a pressão pra essa criança ser gerada então? As pessoas enxergam nosso relacionamento estável como o cenário perfeito para se ter um bebê e adoram perguntar sobre isso! Piadas no trabalho, comentários indiscretos... E, gente, acreditem: eu sei o quanto sou privilegiada. Tenho um esposo que compartilha de minhas inseguranças, que me apoia, que dialoga comigo; tenho rede de apoio, mãe, sogra que estão doidas por um neto e por participar ativamente da vida dele; tenho condições de pagar escolinha e babá se precisar, mas nem por isso acho que sou obrigada a ter filho pra completar o álbum de figurinhas da família perfeita, entendem?
A partir disso, só posso tentar imaginar o quanto as mães solo se dedicam física e emocionalmente aos filhos e o quanto a terapia parece ser primordial para enfrentar as batalhas diárias!
Até meu momento chegar, vou criando coragem e me preparando pra esta empreitada do jeito que posso... Obrigada pelo conteúdo e pelo espaço de troca que proporcionou para os seguidores deste canal, Hel. E obrigada a quem leu meu singelo relato até aqui.
isso aí falou tudo! tenha quando se sentir preparada para isso e não para satisfazer os anseios alheios.
Você não é obrigada a ser mãe! O desejo tem que partir de dentro de você! Você é a peça principal! Você!
Segundo a antroposofia, a nossa vida muda a cada 7 anos (teoria dos setênios). Aos 28 seria a fase organizacional e de crise existencial. É quando a gente fica na dúvida se casa ou compra uma bicicleta. Fez muito sentido pra mim, pois com 28 casei e iniciei a faculdade. Leia sobre isso para entender esse momento de dúvida cruel.
Ana, me vi no teu comentário. Nossos casamentos são muito parecidos, zona de conforto, marido que apoia, que entende. Tenho 11 anos de casada, agora minha primeira filha( e única com TODA certeza) está fazendo 1 ano. Passamos 8 anos pensando se devíamos ou não ter um bebê. Pensem bem antes de ter, se preparem.
Muito obrigada a todas pelo apoio!!! É reconfortante saber que mais pessoas se identificam com minha situação. Apesar de tudo, sou otimista e tenho fé que tomaremos a decisão certa. Um beijão a todas!
essa paleta de cores do video está muito confortável: blusa verde e rosa com sua maquiagem rosada e seus olhos verdes estão muito satisfatórios cromaticamente.
Eu tô exausta, desempregada, desanimada, a beira de uma depressão. Ser uma mãe solo é em NENHUM momento fácil. Mas vou vencer. Obrigada pelas dicas! Minha filha vai fazer 2 anos, então ainda há esperança de dias melhores.
Olá!!Como estão as coisas hj?!
Helen, esse vídeo veio em hora ótima! Estou voltando a estudar, depois de muito tempo sendo só mãe, não é nada fácil, mas "acho" que é possível sim. Para mim "só" demorou 16 anos 😂
Boa sorte na sua carreira!
Ownn kkkkk 16 anos depois que vc voltou a cuidar mais de si
Amei! Me tocou muito.
Tenho 2 filhos (7 e 4 anos), fiquei 4 anos “só” cuidando deles, nesse intervalo mudei do Brasil pra Nova Zelândia, há 2 anos e meio voltei a trabalhar, mas me incomoda o fato de não exercer plenamente minha atividade, por 1 - ser mãe, 2 - ser mulher na área de construção civil, 3 - estar desatualizada, 4 - fui formada pro mercado brasileiro e não pro neizelandes. Me sinto perdida, num mar de incertezas, sem saber pra onde ir...
Helen pelo amor de Deus, chama alguém que tenha filhos na idade de 5 anos pra dar a real pq eu tô em tempo de enlouquecer. Minha filha está numa fase (espero que seja isso msm) que está me deixando a ponto de querer ir embora, sair correndo pelada na rua, coisas do tipo. Ela me afronta, não obedece, acha graça em coisas sérias, eu não sei mais o que fazer, tô doida msm. Vou começar a fazer terapia pra ter uma direção, minha vida é cheia de conflitos emocionais e estou bem afetada. Socorro gente!!!
Terapiaaáaaaaáa. Sério, não fique nessa sem ajuda de terapia.
Queria que o homem também tivesse como engravidar, tão injusto só a mulher passar por essa transformação toda.
Eu sei que esse vídeo não é pra mim, mas essa reflexão sobre desejo me pegou de jeito, era o que estava precisando compreender.
Janilson G. É pra você também sim. É importante é necessário que os homens (todos) estejam cada vez mais cientes de temas como esse. Quanto mais esse assunto for menos "feminino" melhor pra todo mundo 😊
obrigada pelo apoio das suas palavras! Continue nos inspirando, vida longa!
Que vídeo mais incrível!!! Me identifiquei total!!!! Minha filha tá com quase 2 anos, eu optei sair do mercado de trabalho tradicional para conseguir acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dela trabalhando em casa. Risos! Eu não consigo produzir, não consigo caminhar como eu gostaria dentro da minha profissão e isso me sufoca. 😭😭😭
Esse vídeo é uma abraço bem forte na alma. Obrigada!!!
Obrigada, Hel. Vivendo há 4 meses toda a intensidade e solidão da maternidade. Essa vídeo deu até um quentinho no coração ♥️
Michele Andrade lembre que vc não está sozinha, todas as mães te entendem. Se sinta abraçada e repete o mantra: tudo vai dar certo ♥️
"Bicho, não é fácil" 😂♥️
Não sou mãe mas esse vídeo aborda tantas áreas da vida além da maternidade, que acaba servindo pra todas as mulheres
Eu voltei a ser o mais próximo do "eu mesma" , mas quis ser mãe novamente. Pensei que seria diferente da primeira vez, mas cá estou me transformando de novo.
" É muito difícil a gente ter coragem de ser quem a gente é. " MEU DEUS!! essa me pegou, meu filho tem 1 ano e meio, ele é lindo, maravilhoso, saudável e eu só tô o caco. Em dezembro quando ele fez 1 ano, eu prometi que 2020 seria meu ano, HAHAHA só rindo mesmo pq 2020 tá mostrando pro que veio e não foi pra ser meu ano. Tô aceitando, aos poucos, uns dias aceito bem, outros eu surto. Surto pq a minha vaidade tá de lado, se não é falta de tempo é falta de ânimo, só queria meu cabelo bonito de novo, minhas unhas grandes bem feitas. Mas a pandemia e toda essa loucura tá me impedindo de fazer terapia, eu sinto que preciso mais que nunca, preciso voltar a ter coragem de ser eu mesma. Obrigada, mais uma vez, por sua mensagem tão certeira em mais uma madrugada tão conflituosa.
Assistindo duas vezes pra ouvir essas palavras de conforto
Gestante favoritando para ver daqui alguns meses kkk. OBRIGADA ❤️💪🏾
Muito interessante esse questionamento sobre os desejos, sobre descobrir quem somos realmente. Te admiro.
Seu trabalho é incrível e essencial!!! Me ajudou e me ajuda muito ainda, tendo minha filha hoje 7 anos!!! Guerreira bonita!
Linda perfeita!!! Única influencer possível
Que felicidade achar seu canal, estou grávida de quase 5 meses e já com medo de me perder de mim. Eu tava precisando TANTO ouvir sua fala, pé no chão, realista... to cansada do bla bla blá romantizado da gravidez, apesar de estar extremamente feliz por ter um companheiro tão bacana e familia que realmente será uma rede de apoio. Mas e eu, sabe? E meus sonhos, meu trabalho, minhas vontades... que angustia kkkk. Obrigada pelo canal, falando diretamentre de 2024 ;)
Hel, meu filho tem 16 anos e eu ainda não voltei a ser quem eu era antes da maternidade. Acho que me perdi de mim mesma e sinceramente, não sei se consigo me encontrar. É osso.
"Geralmente as coisas que a gente mais deseja, talvez, espero que não, são as coisas que a gente mais tem medo... Não é pesadelo, é sonho!" eiitaaaa, porra... Vai com calma aí, Hel! Não tava preparada pra essa verdade na cara hoje não.
Que vídeo maravilhoso!!!! Estou bem perdida também, Hel. Eu estou no caminho de me encontrar novamente
Acabei de colocar no Google "como voltar a ser eu mesma depois que virei mãe". Aí apareceu você. Obrigada! Foi acalento! Neste furacão de mãe de 1a5m foi acalento.
Os seus vídeos são maravilhosos! Já enviei pra MUITAS pessoas pra informar, pra elas saberem um tiquinho como eu me sentia. Muito obrigada por todos eles
Aí vc clica no vídeo se perguntando "pra que que eu vou assistir isso se nem sou mãe, não to com intenção de ser, não é pra mim esse vídeo" e encontro tudo o que eu precisava, porque "É muito dificil ter coragem de ser quem a gente é" mesmo! MUITO! Mas vai dar certo! E ouvir Hellen Ramos dizendo "E tá tudo bem" lava a alma!!!
Será possível? Eu tô há quase 4 anos tentando voltar a ser eu mesma e não consigo mais
Minha filha tá com 7 anos e não conssegui voltar a ser eu .
Tem alguma meses que precisei deixar o emprego por não ter com quem deixar a minha filha .
Meu marido precisou viajar a trabalho , fez 7 meses , e me vi mãe 24 h por dia .
Não tenho rede de apoio é só eu e ela
E estou com crises de anciedades terríveis .
Preciso sobreviver mentalmente por mais 2 meses que é quando encontrarei meu marido e poderei recomeçar em um emprego novo .
Força pra nós .
eu acha que era so eu fico feliz em saber que nao estou sozinha
Eu também
Nossa Hel....que vídeo 👏🏼👏🏼👏🏼
Estou sou uma prova disto tudo que vc falou.Apesar da maternidade, dos padrões...sempre me esforcei para bancar quem eu sou.Estamos aí agora após três filhos ,segundo casamento, uma mudança de carreira. Volta pros bancos de faculdade com 35anos e começar projetos do Zero....há....depois de ter sido uma empreendedora de sucesso, mas vi que não era ainda o que me realizava.Bora construir a mulher que queremos ser👊👌
Revendo o vídeo 4 anos depois , agora mãe ... Já te entendia Hel mas agora eu compreendo MT mais ❤ obrigada por esse conteúdo
Foi lindo, Hel! Adorei vc chegando do futuro e dizendo que está tudo bem! Eu faço isso também!
Nossa, que essência!!!👏👏👏
Fabulosa!!😍
As lágrimas rolaram... primeiro vídeo seu que assistir... Obrigada!
Ahh, mulher! Tu é maravilhosa!! Obrigada!
Helzinha,
Estamos em 2021, vim pelo calcinha larga. Vc é luz na jornada.
Hel, eu adoro vídeo desse jeito!!
Mana, te adoro! Sempre me alegro e me sinto bem quando te escuto (E olha que nem sou mãe!) Beijo Hel! Vai passar ;*
Gratidão...precisando ouvir com tanta sincero e empatia!!!
Ahhh como eu queria ter assistido este vídeo antes! Obrigada! Arrasou!
Maravilhosa! Necessária! Só isso que queria comentar. Abraço!!!
Eu não tenho palavras para expressar o quão importante esse vídeo está sendo para mim. Caiu como uma luva . Tem dias que parece que vou surtar! Choro, me descabelo, parece que nunca vou conseguir realizar meus sonhos . Ouvir você falar essas coisas acalmou meu coração . Gratidão. 💝
Sua linda! Tem tantas camadas esse vídeo... Fico emocionada de ver essa mulher tendo abertura e coragem para ver tantas coisas em si mesma e ainda poder dividi-las com a gente. Nós precisamos disso! Grande beijo!
Hell por favor, faz um vídeo dos seus esmaltes favoritos.
E dicas de cuidados com as unhas.
A Helen do futuro veio salvar o meu futuro! OBRIGADA! 😙😙
Hel, comecei a me relacionar com uma mulher que é mãe e senti falta de vídeos sobre se tornar madrasta/padrasto na internet. Tem até vídeo sobre como conquistar mães (tosco), mas nada muito legal sobre as necessidades dessa mulher e como podemos ser pessoas legais, respeitar o espaço da pessoa e ser ponta firme. Gostaria muito de ver você falando sobre isso.
Te admiro um monte, valeu 😊
Eu nem sou mãe, não sei se algum dia serei (vontade 0), mas esse canal dá umas boas cutucadas! Nossos sonhos incomodam, pq eles querem existir!
Valeuzão sempre, Hel! 😊
“Ô meu anjo, não reclama não. Tu não sabe o que é tá sozinha nesse momeeeeeeeeeeeeeeeeeentooooo”
É isso.
Fim.
❤️😂
Sim, é muito importante. Graaaata!!!!!! Mãe de dois seguidos e nesta seara de voltar a ser eu. ✨✨✨✨✨🌈
Eu amei esse video! Muito lindo, sinto q veio do seu coração mesmo! Obrigada por ter compartilhado tanto!❤️
Obrigada, só obrigada. ❤
VOCÊ É INCRÍVEL. Obrigada.
Que força essa mulher tem
3 anos e não sei se quero voltar ao mercado de trabalho ou se aproveito q parei 3 anos já e tenho o segundo filho pra depois voltar 100% para o mercado, difícilll, não sei o que fazer, esse ano prometi pra mim q ia cuidar de mim, fiz tudoooo menos cuidar de mim, fiquei doente 2 vezes e tive q dar uma parada, acabei de fazer uma cirurgia pra tirar a vesícula, cuidei da minha mãe até o ultimo dia da vida dela, e agora estou perdida sem saber o que fazer. Não sei o q vai ser no ano q vem.. o q o novo ano reserva pra mim. Será q esse próximo ano consigo cuidar mais de mim, pq esse ta fodaaa. Difícil heinn. Bjus.
Força, Ingrid! Você está no caminho certo... Espero que encontre paz em suas escolhas. Beijão!
@@anacaroldetomini Obrigada. :)
Achei o máximo te encontrar !
Me identifico com seus vídeos! Tipo, muitooooooo!
Muito amor e Gratidão. Eu só quero saber quem eu sou e eu nem sou mãe kkk
Hel muler, eu te amo, entenda, toda vez que tu some eu sinto sua falta S2
Helen você simplesmente demais, amooo sua vida, gratidão cara, por seu afeto, por esse espaço, por essa palavra me acolhe me fortalece
Amei ..eu já estou numa fase em que minhas filhas já estão com 6 e 8 anos e ainda sinto que toda semana tenho desafios diferentes a enfrentar. Amei a parte sobre verbalizar aquilo que queremos, e acho que serve inclusive para quem não é mãe.
Eu gostei de você ter falado sobre as mudanças inclusive para quem quer adotar. Eu estou no processo de adoção e tenho tido muitos questionamentos de como minha vida vai mudar.
Nossa, esse video foi um abraço que eu estava precisando MUITO. Brigada
Que coisa bonita. Achei muito poderoso esse teu relato.
Tava precisando desse papo! 🙏💕
Cilla Marques eu tmb! Era o que eu precisava ouvir pra tentar com mais vontade realizar o que quero
Um vídeo necessário! Obrigada Hel ❤
Aquele vídeo que chega no momento certo. ❤️🖤💙
Sua maravilhosa!!! Sou uma mão fria e esse vídeo caiu como uma luva quentinha !
Ótimo conteúdo! Pensei em te sugerir que fosse ser psicanalista, mas acho que você já encontrou seu lugar e seu desejo, ajudando as pessoas (e a si mesma) de outra forma! Seus vídeos me ajudaram muito no meu puerpério, quando era tão difícil dar risada, apesar de estar vivendo meu sonho de ser mãe. Espero que você continue crescendo no seu auto conhecimento e assim continue ajudando as pessoas com esse jeito leve e ao mesmo tempo profundo de se comunicar!!
Beijos p/ você e p/ o Caetano!!
Gratidão imensa por esse vídeo! Como eu precisava ouvir isso! Bebê hoje com 1 ano e 6 meses aqui e descoberta de uma doença auto imune com 2 meses de pós parto. O perrengue não tem sido fácil e eu me cobro muito voltar a vida de antes ❤ obrigada por esse vídeo ❤❤❤
Hel, muito obrigada! Não sou mãe, mas quando vc falou sobre os desejos e os medos, vc falou comigo. Sempre assisto seus vídeos pensando em como ajudar as minhas amigas mães, não imaginei nesse vídeo que vc fosse falar comigo. Obrigada! ❤️
Guriaaaa....morro de rir com vc! Guriaaa minha filha tem 2 anos e tá freud! Libido 0000000 a esquerda ainda kkkkkkkkk muito obrigada mesmo por suas palavras! Maravilhosa!
Hel obrigada pela sua sinceridade divertidissima. Aqui vos fala alguem que nao queria ser mae de jeito nenhum e engravidou pela primeira vez na vida "acidentalmente" aos 43 anos, pariu aos 44, colocou temporariamente alguns sonhos na lista de espera (incluindo a musica que vc citou) e assistiu seu video de madrugada pq perdeu o sono ao ser acordada pra amamentar seu mais novo e lindo amor... vc me fez rir chorando 😅
Maravilhosaaaaa! Gratidão profunda!
Hel, não sou mãe mas amo ouvir vc falar! Muitas vezes questiono o que estudo, se é isso mesmo ou se deveria ouvir melhor meu coraçãozinho. Gosto de artes, de cultura e de coisas bonitas, sinto o desejo de produzir algo mas não sei bem o que. Às vezes canto, danço, fotografo, faço brechó, um vídeo ruim, mas tudo com muito amadorismo.
Ver seu conteúdo me inspira, tipo quando a gente admira professor na faculdade e fica até meio sem graça, sabe? Espero te ver brilhando muito
Amo tu Hel🧡
Obrigada! Obrigada! Obrigada! Mil vezes obrigada! ❤ Assistindo agora com a minha bebê de 6 meses no colo, mamilo machucado, unha sem fazer e a vontade, o desejo de ser mais.
Cara! Parabéns pelo conteúdo
este vídeo foi leve , com uma mensagem forte , te acompanho desde que meu bebê nasceu a 1 ano e 3 meses atrás, e me ajudou demais a me descobrir como mãe e todos os processos que estão acontecendo comigo, muito obrigada por dividir sua experiência conosco ❤❤❤
Caraca Hel, que vídeo. Tenho uma bebê de 7 meses e tô perdida nesse lance de saudade de ser quem eu sou e não só a mãe. Mas é isso, um dia chega. Obrigada pelo conteúdo, tu é foda mulher
Obrigada por esse vídeo. Muitos dos seus vídeos fazem com que eu me sinta abraçada.
😭 OBRIGADA POR ESTE VÍDEO! ♥️
Como eu amooo essa mulher! 😍😍😍 Amada tu praticamente me lê, me define! Engraçado e irônico, pois essa semana estive no médico e ele me mandou fazer análise! 😂😂😂 Obrigada amada por VC ser quem vc é! ❤