É um dos meus livros favoritos. Vejo muito no Holden a depressão pela perda do irmão e o medo de crescer e virar um adulto hipócrita, toda a relação de apanhar as crianças no campo de centeio e principalmente proteger a sua irmã é uma passagem muito linda!
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver Qual é o lance do campo de centeio? É alguma simbologia da cultura americana? Ou se refere a um campo de plantação de centeio literal?
@@paulom.7714 o campo significa a inocência, ele apanhar as crianças pra não cair do campo, é um desejo dele poder evitar que crianças percam a inocência também. todo livro é envolvido sobre o medo de ser adulto, de não dar conta.
Oi Rodrigo... eu concordo com sua opinião sobre a questão da depressão. Aliás, é um livro que temos que ler pensando no contexto da época em que foi escrito, visto que as atitudes do Holden hoje seriam comuns. Acho que a forma que ele enxerga as pessoas e o mundo mostra mais ainda esse seu lado depressivo. E não podemos esquecer que o momento pós guerra gera toda essa desesperança e tristeza. Existe um conto primoroso da Willa Cather chamado O caso de Paulo, de certa forma lembra um pouco o Holden, porém com uma pegada mais melancólica. Ótima resenha, como sempre.
Oi Fábio! Muito obrigado! Sim, eu senti esse aspecto da depressão em vários momentos, especialmente na forma como o Holden pensa no irmão e também em algumas situações que ele se envolve. Vou dar uma olhada nesse conto :)
É verdade a parte de amar ou odiar, enquanto me identifiquei com o protagonista e amei o livro, minha amiga só o via como mimado e não gostou de nada. Mas quando o Holden fala sobre o campo de centeio, é tão bonito, mas tão triste, eu acho que foi onde senti toda dor que o protagonista sentia.
Esse é um dos meus livros favoritos. Acho que o fato de ter lido com 18 anos e estar passando por uma depressão fez com que me identificasse muito com o Holden. Acho a escrita do Salinger muito boa também.
Este livro é um clássico maravilhoso, entre os mais vendidos no mundo inteiro. Recomendo a leitura. Parabéns pelo canal e pela iniciativa em estimular a leitura. Abraço!
Gostei muito desse livro, quando li ele percebi que teria que em despir da minha "roupa de adulta" e me vestir com a minha já esquecida "roupa de adolescente" para poder mergulhar nas angústias e incertezas de Holden. Otima resenha, parabéns!
É o que eu sempre digo: as pessoas podem até não gostar do livro, mas a experiência literária de entrar em contato com um clássico dessa envergadura é insubstituível! E eu gostei muito dessa história quando a li, em 2015. Penso em fazer uma releitura, agora mais velha.
Adorei seu comentário. Já estava pensando em reler, agora tenho obrigacao de faze-lo. Li há algumas décadas, gostei muito, e agora, bem mais velho mesmo, como será a leitura?
Olá Rodrigo. É muito gratificante assistir suas resenhas. O livro do Salinger é muito bom, desde que se faça uma análise do contexto de época e da aceitação da vida que Holden leva; sua idade, principalmente. Há muita revolta nas suas reflexões, mas também o medo da vida adulta, que permeia suas atitudes. Creio que todo mundo passa por essa fase de incertezas. Existe um livro alemão chamado Tchick, de Wolfgang Herrndorf, que é uma versão modernizada do livro de Salinger. Interessante, também.
Estou relendo este livro atualmente e estou adorando mais uma vez. As nuances do protagonista lembram a minha adolescência rebelde e questionadora. Beber, fumar, ficar entediado com tudo e com todos, perceber as hipocrisias dos adultos, o luto, a depressão e o sentimento de fuga. Me reconheci no personagem. Hoje com mais de 30 anos e bem mais maduro vejo o passado como uma época tão, tão distante. Essa releitura está me fazendo dar várias risadas e me emocionar com as dores do passado. Excelente livro! 5 estrelas! Uma das minhas leituras favoritas da vida.
Hoje estou terminando a releitura do Apanhador No Campo de Centeio e começando a leitura da biografia do Salinger. Quero tentar entender o motivo de sua reclusão. Gostei da resenha!
Ótima resenha, Rodrigo. Gosto muito desse livro, e também acho o Holden um personagem muito bem construído. E que bom que você falou sobre a depressão dele, pois quem não gosta do livro, geralmente diz que ele é apenas um chato.
Oi Rodrigo, tudo bem? Eu tentei, mas não gostei desse livro. Comecei, forcei a leitura, mas foi complicado terminar. Já pensei ele reler, mas passou. Gosto muito do canal e das suas resenhas.
Olá, Rodrigo! Esse livro é de leitura obrigatória para qualquer apreciador de uma boa literatura. Também li só recentemente, mas fiquei grata pela importância que se deve conferir ao comportamento e modo de viver dos adolescentes e jovens, ainda mais pq tenho um filho da mesma idade do protagonista. Parabéns pelo trabalho, pelo contexto cultural e curiosidades q vc traz nas resenhas.
Oi, Rodrigo! Adoro esse livro, dei de cara com uma versão em inglês em uma Saraiva e não pensei duas vezes! Estou planejando uma releitura no idioma original. Muito boa sua resenha! ; )
Ótimo livro, lembro de ter lido no meu ensino médio, logo no primeiro ano. É uma importante obra para entendermos os processos das adolescência e as descobertas de um mundo novo.
Este foi um livro que me marcou muito e pretendo daqui uns anos lê-lo novamente. Enquanto eu estava lendo, parecia que eu estava com um amigo muito próximo e eu não queria que ele acabasse. Este livro e Tom Sawyer estão na minha lista de melhores leituras. São livros que tocam na alma do leitor. Excelente resenha!
Faz pouco tempo que me interessei por esse livro e tenho a impressão de que vou gostar dele justamente pelo não maniqueísmo do protagonista. Acho interessante esse contraste dele entre a rebeldia e o amor pelas crianças e a sensibilidade pelos excluídos em geral.
Vídeo super interessante, Rodrigo. Foi ótimo fazer essa introdução pra demonstrar (mesmo que de forma breve) a grande influência que obra teve e continua tendo até hoje. Pra mim, foi uma leitura bem fluida, inclusive é bem divertido, apesar de ter tido ressalvas com a obra. É importante contextualizar a época que foi publicado. Como você disse, hoje é comum diversos livros abordarem a juventude e suas angústias, conflitos e tudo o mais, mas O Apanhador no Campo de Centeio foi pioneiro nisso, não à toa marcou muito um grande número de pessoas e virou um ícone. A naturalidade da escrita contribui bastante pra isso, principalmente devido ao tom do livro e tudo que ele se propõe a falar (mérito do Salinger). Leitura "obrigatória" hahaha :) Aliás, gostaria de aproveitar e recomendar, também do Salinger, "Nove Histórias", genial e pouco falado. Parabéns pelo vídeo
Acredito que todos nós temos um pouco do Holden em nós mesmos, todos nós temos esse medo de se tornar adulto em certo momento de nossas vidas, mas infelizmente a vida começa a cobrar e devemos nos encaixar nesse mundo.
Vou dar uma conferida se as bibliotecas estivessem abertas iria dar uma conferida.. Vou ver se alguma sebo esta funcionado ( tudo fechado) ou verificar se tem alguma livraria aberta com estes tempos loucos só o livro para apaziguar nossas dores..
Não acho o título do livro ruim, mas ao mesmo tempo não instiga a leitura. Acredito que seja porque a referência do título não faz sentido fora dos países de língua inglesa.
Enquanto vc ia relatando o enredo do livro me veio à lembrança o filme Juventude Transviada (Rebel without a cause) com o James Dean. O filme é de 1955, poucos anos após o lançamento de Apanhador no Campo de Centeio. Será que esse filme teve alguma influência do livro?
O filme chamado Capitulo Vinte e Sete com Jared Leto,Lindsay Loan filme que fala sobre o Mark David Chapman o assassino de Jonh tambem tem muitas referencias a ele.
Eu gosto demais desse livro. Acho que o modo como a melancolia do Holden é retratada é incrível. Teve uma passagem desse livro que me pegou de jeito; e pela primeira vez eu entendi o que era depressão. Tem um filme chamado Coming Through The Rye (acho que no Brasil chama Uma Jornada Inesquecível), que fala sobre um garoto que se identifica com o Holden e vai atrás do Salinger pra tentar adaptar a obra. Não é nenhuma obra prima, mas é bem divertido.
Olá Rodrigo, já ouvi falar desse livro e fiquei mais interessada em ler essa obra depois do seu vídeo. Estou lendo a autobiografia da Malala e Foco de Daniel Goleman. Parabéns pelos ótimos vídeos e excelente canal!
Visitei uma exposicao sobre o autor na biblioteca de NYC, em dez/2019, com artigos pessoais e algumas fotos (sim, ele era bem recluso) e algo que me marcou foi a troca de correspondencia entre ele e uma adolescente que submeteu à sua apreciacao alguns de seus escritos. Salinger foi muito receptivo. Saí com a ideia de que ele era pessoa muito boa e que valeria a pena ter conhecido. Quanto ao livro, me marcou quando li há muitos anos. Esta excelente resenha me fez pensar em reler. Obrigado por mais este vídeo.
Oi, Rodrigo faz algum tempo que li esse livro, mas apesar de ser um clássico considerei o personagem meio desesperançado e com grande grau melancolia e que não compreende seu local no mundo. Boas leituras e forte abraço! Boa ⭐⭐⭐⭐☀️
Oi Rodrigo, existem alguns clássicos que, não sei lhe dizer o motivo, não tenho interesse algum... este aí é um deles... optei por comprar a biografia do Salinger e está na minha lista de "para ler"... mas valeu assistir sua resenha. muito grata.
O protagonista me lembrou do baralho de Marselha, a carta "o louco". O louco é uma pessoa que "sai do ninho" para explorar o mundo. Pode representar imaturidade, não gosta de máscaras (como a hipocrisia) e está na busca de algo que muitas vezes ele mesmo não sabe o que é.
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver simm, e o contrário também ocorre... livros que detestamos e podemor vir a gostar. Aliás, filmes, discos... é que na verdade não somos os mesmos... só as digitais e o time de futebol permanecem os mesmos. O 😊👍
Um dos livros mais deprimentes que já li na minha vida. E, por favor, não estou dizendo que o livro é ruim, ele é enfadonho, o personagem é chatíssimo, nada cativante. Mas eu reconheço o valor dele, só acho superestimado DEMAAAIS. Talvez por eu nunca ter sido esse adolescente à beira de um colapso, com o mau humor de um velho de 90 anos que já está cansado de viver na hipocrisia desse mundo, eu não tenha me identificado em nada com um dos piores protagonistas da literatura. Eu esperava que o dito cujo tivesse um humor ácido gostoso de acompanhar, mas nem irônico ele soube ser ainda assim, eu acho magnífico ver que uma obra dessas atravessa o tempo e alimenta inúmeras discussões é muito interessante ver que o Salinger escreveu por uma necessidade muito íntima, não foi pelo lucro. Ele podia simplesmente autorizar uma adaptação e triplicar as vendas da obra. Ou podia fazer entrevistas para se promover como o escritor daquela década etc Ele escolheu a reclusão sabendo que o mundo queria abraçar ele(e talvez sufocá-lo de tanta empolgação) O cara é foda, me lembrou um pouco a Clarice Lispector tão enigmática e fascinante Se tivesse permitido a adaptação do livro com certeza já teria vendido uns 200 milhões de exemplares. É nítido que ele escreveu por necessidade de expurgar e refletir sobre a vida e o nosso mundo na época(tem coisas que não mudam). Salinger não queria lucrar, o lucro dele tem a ver com o efeito da escrita, creio eu.Mas também estou loooonge de romantizar a escrita desse livro. Pesquisando sobre a vida do autor a gente percebe como era problemático, refém dos efeitos da segunda guerra mundial, um escritor que era maníaco quando se tratava da narrativa, sempre buscando a inalcançável perfeição. Se isolou do mundo e até abriu mão de participar do convívio familiar. Notório escritor, óbvio, mas trágico na mesma medida. Eu sou escritor também e sei muito bem as consequências do fazer literário, você reflete tanto sobre tudo que às vezes é engolido pelas teorias que cria.
É um dos meus livros favoritos. Vejo muito no Holden a depressão pela perda do irmão e o medo de crescer e virar um adulto hipócrita, toda a relação de apanhar as crianças no campo de centeio e principalmente proteger a sua irmã é uma passagem muito linda!
Também achei. Eu não sabia o motivo do nome então foi uma total surpresa enquanto lia. Achei bastante criativo e mostra como Holden sente empatia.
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver Qual é o lance do campo de centeio? É alguma simbologia da cultura americana? Ou se refere a um campo de plantação de centeio literal?
@@paulom.7714 o campo significa a inocência, ele apanhar as crianças pra não cair do campo, é um desejo dele poder evitar que crianças percam a inocência também. todo livro é envolvido sobre o medo de ser adulto, de não dar conta.
O personagem Jimmy Hopkinns, de Bully, foi bastante inspirado no livro.
Oi Rodrigo... eu concordo com sua opinião sobre a questão da depressão. Aliás, é um livro que temos que ler pensando no contexto da época em que foi escrito, visto que as atitudes do Holden hoje seriam comuns. Acho que a forma que ele enxerga as pessoas e o mundo mostra mais ainda esse seu lado depressivo. E não podemos esquecer que o momento pós guerra gera toda essa desesperança e tristeza. Existe um conto primoroso da Willa Cather chamado O caso de Paulo, de certa forma lembra um pouco o Holden, porém com uma pegada mais melancólica. Ótima resenha, como sempre.
Oi Fábio! Muito obrigado! Sim, eu senti esse aspecto da depressão em vários momentos, especialmente na forma como o Holden pensa no irmão e também em algumas situações que ele se envolve. Vou dar uma olhada nesse conto :)
É verdade a parte de amar ou odiar, enquanto me identifiquei com o protagonista e amei o livro, minha amiga só o via como mimado e não gostou de nada. Mas quando o Holden fala sobre o campo de centeio, é tão bonito, mas tão triste, eu acho que foi onde senti toda dor que o protagonista sentia.
Também gostei muito dessa parte do campo de centeio. A interação dele com a irmã é um dos melhores momentos do livro, na minha opinião
Esse é um dos meus livros favoritos. Acho que o fato de ter lido com 18 anos e estar passando por uma depressão fez com que me identificasse muito com o Holden. Acho a escrita do Salinger muito boa também.
Me ganhou com as referências, preciso ler já
Este livro é um clássico maravilhoso, entre os mais vendidos no mundo inteiro. Recomendo a leitura.
Parabéns pelo canal e pela iniciativa em estimular a leitura.
Abraço!
Neste momento estou começando a ler Salinger. Obrigado pela dica inteligente, fina, essencial e importante. Obrigado pelo vídeo. ❤
Gostei muito desse livro, quando li ele percebi que teria que em despir da minha "roupa de adulta" e me vestir com a minha já esquecida "roupa de adolescente" para poder mergulhar nas angústias e incertezas de Holden. Otima resenha, parabéns!
É o que eu sempre digo: as pessoas podem até não gostar do livro, mas a experiência literária de entrar em contato com um clássico dessa envergadura é insubstituível! E eu gostei muito dessa história quando a li, em 2015. Penso em fazer uma releitura, agora mais velha.
Adorei seu comentário. Já estava pensando em reler, agora tenho obrigacao de faze-lo. Li há algumas décadas, gostei muito, e agora, bem mais velho mesmo, como será a leitura?
Também ele foi citado no filme Just One of the Guys "Quase Igual aos Outros" de 1985
Olá Rodrigo. É muito gratificante assistir suas resenhas. O livro do Salinger é muito bom, desde que se faça uma análise do contexto de época e da aceitação da vida que Holden leva; sua idade, principalmente. Há muita revolta nas suas reflexões, mas também o medo da vida adulta, que permeia suas atitudes. Creio que todo mundo passa por essa fase de incertezas. Existe um livro alemão chamado Tchick, de Wolfgang Herrndorf, que é uma versão modernizada do livro de Salinger. Interessante, também.
Fiquei fã!
Parabéns pela explanação ✌️
Estou relendo este livro atualmente e estou adorando mais uma vez. As nuances do protagonista lembram a minha adolescência rebelde e questionadora. Beber, fumar, ficar entediado com tudo e com todos, perceber as hipocrisias dos adultos, o luto, a depressão e o sentimento de fuga. Me reconheci no personagem. Hoje com mais de 30 anos e bem mais maduro vejo o passado como uma época tão, tão distante. Essa releitura está me fazendo dar várias risadas e me emocionar com as dores do passado. Excelente livro! 5 estrelas! Uma das minhas leituras favoritas da vida.
Livro perfeito! Simplesmente.
O livro aparece também no filme de makoto shinkai " Tenki no Ko". Q tem tudo haver com o livro
Já li o livro, mas faz tanto tempo que quero reler e observar as sensações neste momento de vida. Ótimo vídeo, Rodrigo! 👏😍
Eu gostei, fiquei uns 20 anos atrás desse livro
Hoje estou terminando a releitura do Apanhador No Campo de Centeio e começando a leitura da biografia do Salinger. Quero tentar entender o motivo de sua reclusão. Gostei da resenha!
Ótima resenha, Rodrigo. Gosto muito desse livro, e também acho o Holden um personagem muito bem construído. E que bom que você falou sobre a depressão dele, pois quem não gosta do livro, geralmente diz que ele é apenas um chato.
Oi Rodrigo, tudo bem?
Eu tentei, mas não gostei desse livro. Comecei, forcei a leitura, mas foi complicado terminar. Já pensei ele reler, mas passou.
Gosto muito do canal e das suas resenhas.
Esse livro é simplesmente apaixonante. Tenho um afeto enorme pelo Holden!!
Li a algum tempo e tbm gostei bastante
Vale a pena dar uma oportunidade para esse livro.
Olá, Rodrigo!
Esse livro é de leitura obrigatória para qualquer apreciador de uma boa literatura.
Também li só recentemente, mas fiquei grata pela importância que se deve conferir ao comportamento e modo de viver dos adolescentes e jovens, ainda mais pq tenho um filho da mesma idade do protagonista.
Parabéns pelo trabalho, pelo contexto cultural e curiosidades q vc traz nas resenhas.
Eu. Também gostei da leitura e identifiquei com ele na fala que não gosta de gente certinha eu também não
Oi, Rodrigo! Adoro esse livro, dei de cara com uma versão em inglês em uma Saraiva e não pensei duas vezes! Estou planejando uma releitura no idioma original. Muito boa sua resenha! ; )
Um livro dos mais importantes da minha vida como leitora, amo. Ótimo vídeo.
Que vídeo incrível , bem informativo . Esse é um dos meus livros favoritos da vida 💖 então gosto muito de ver as pessoas conversando sobre ele .
Adorei o video.qdo vc disse que nao e mto otimista. Ri bastante e me identifiquei porque tb nao sou nada otimista.
Acabei de ler. Achei muito bom.
Sua resenha nos ajuda a escolher alguns livros. Obrigado
Esse livro é lindo
Ótimo livro, lembro de ter lido no meu ensino médio, logo no primeiro ano. É uma importante obra para entendermos os processos das adolescência e as descobertas de um mundo novo.
Meu livro predileto
Já o livro e gostei bastante, me identifiquei com o personagem, porem quero reler pq faz muito tempo. Adorei a resenha Rodrigo.
Livro de uma lista que devo retomar, o dos livros icônicos.
Este foi um livro que me marcou muito e pretendo daqui uns anos lê-lo novamente. Enquanto eu estava lendo, parecia que eu estava com um amigo muito próximo e eu não queria que ele acabasse. Este livro e Tom Sawyer estão na minha lista de melhores leituras. São livros que tocam na alma do leitor. Excelente resenha!
Cara, muito boa a forma como você aborda sobre o livro. Simples, direto e sem spoiler! Ganhou um inscrito.
Faz pouco tempo que me interessei por esse livro e tenho a impressão de que vou gostar dele justamente pelo não maniqueísmo do protagonista. Acho interessante esse contraste dele entre a rebeldia e o amor pelas crianças e a sensibilidade pelos excluídos em geral.
Vídeo super interessante, Rodrigo. Foi ótimo fazer essa introdução pra demonstrar (mesmo que de forma breve) a grande influência que obra teve e continua tendo até hoje. Pra mim, foi uma leitura bem fluida, inclusive é bem divertido, apesar de ter tido ressalvas com a obra.
É importante contextualizar a época que foi publicado. Como você disse, hoje é comum diversos livros abordarem a juventude e suas angústias, conflitos e tudo o mais, mas O Apanhador no Campo de Centeio foi pioneiro nisso, não à toa marcou muito um grande número de pessoas e virou um ícone. A naturalidade da escrita contribui bastante pra isso, principalmente devido ao tom do livro e tudo que ele se propõe a falar (mérito do Salinger). Leitura "obrigatória" hahaha :)
Aliás, gostaria de aproveitar e recomendar, também do Salinger, "Nove Histórias", genial e pouco falado. Parabéns pelo vídeo
Holden tem claros sinais de depressão para quem sabe o que procurar.
Holden é tão sensível!
Acredito que todos nós temos um pouco do Holden em nós mesmos, todos nós temos esse medo de se tornar adulto em certo momento de nossas vidas, mas infelizmente a vida começa a cobrar e devemos nos encaixar nesse mundo.
Vou dar uma conferida se as bibliotecas estivessem abertas iria dar uma conferida..
Vou ver se alguma sebo esta funcionado ( tudo fechado) ou verificar se tem alguma livraria aberta com estes tempos loucos só o livro para apaziguar nossas dores..
Eu nunca havia me interessado em ler nem a sinopse do livro porque o título é ruim, foi bom ver seu vídeo, me interessei em ler agora!
Não acho o título do livro ruim, mas ao mesmo tempo não instiga a leitura. Acredito que seja porque a referência do título não faz sentido fora dos países de língua inglesa.
@@marina.albuquerque hoje eu corrigiria o termo, não é "atrativo" seria melhor. Volto também pra dizer que comprei o livro rsrs estou esperando chegar
É o livro favorito do ash de banana fish (um anime)
O livro é o próximo da minha lista de leituras, adorei a resenha, fiquei bem mais interessado no livro.
Enquanto vc ia relatando o enredo do livro me veio à lembrança o filme Juventude Transviada (Rebel without a cause) com o James Dean. O filme é de 1955, poucos anos após o lançamento de Apanhador no Campo de Centeio. Será que esse filme teve alguma influência do livro?
Oi Jane. Eu vi alguns comentários sobre esse filme, acredito que tenha alguma influência sim :)
O filme chamado Capitulo Vinte e Sete com Jared Leto,Lindsay Loan filme que fala sobre o Mark David Chapman o assassino de Jonh tambem tem muitas referencias a ele.
Eu gosto demais desse livro. Acho que o modo como a melancolia do Holden é retratada é incrível. Teve uma passagem desse livro que me pegou de jeito; e pela primeira vez eu entendi o que era depressão. Tem um filme chamado Coming Through The Rye (acho que no Brasil chama Uma Jornada Inesquecível), que fala sobre um garoto que se identifica com o Holden e vai atrás do Salinger pra tentar adaptar a obra. Não é nenhuma obra prima, mas é bem divertido.
Ah que legal, obrigado pela dica Rodrigo. Vou pesquisar sobre esse filme!
Olá Rodrigo, já ouvi falar desse livro e fiquei mais interessada em ler essa obra depois do seu vídeo. Estou lendo a autobiografia da Malala e Foco de Daniel Goleman. Parabéns pelos ótimos vídeos e excelente canal!
Adorei a resenha e o canal! Parabéns pelo trabalho :)
Resenha sensacional! Parabéns Rodrigo
Visitei uma exposicao sobre o autor na biblioteca de NYC, em dez/2019, com artigos pessoais e algumas fotos (sim, ele era bem recluso) e algo que me marcou foi a troca de correspondencia entre ele e uma adolescente que submeteu à sua apreciacao alguns de seus escritos. Salinger foi muito receptivo. Saí com a ideia de que ele era pessoa muito boa e que valeria a pena ter conhecido. Quanto ao livro, me marcou quando li há muitos anos. Esta excelente resenha me fez pensar em reler. Obrigado por mais este vídeo.
Que legal saber disso, gosto dessas curiosidades sobre os autores. Fico feliz que gostou do vídeo, muito obrigado!
Excelente resenha! Tá na minha lista!
Como sempre show Rodrigo !!!!!
Muito boa sua resenha!!
Eu gosto muito do livro
OTIMA RESENHA👏👏👏👏
Olá, Rodrigo. Se me permite uma correção, John Lennon foi assassinado em 8 de dezembro de 1980, e não 23 de dezembro.
Muito obrigado pela correção Nilson! :)
Foi no dia do meu batizado
Mais vídeos de Murakami pfvorr!!
Já considero uma das melhores leituras que fiz no ano. Foi de abandonado a favorito. Amei sua resenha ❤
Muito obrigado Angela!
Oi, Rodrigo faz algum tempo que li esse livro, mas apesar de ser um clássico considerei o personagem meio desesperançado e com grande grau melancolia e que não compreende seu local no mundo. Boas leituras e forte abraço! Boa ⭐⭐⭐⭐☀️
Eu gostei do Holden, mas passei o livro todo querendo saber o porquê de ele não se preocupar com o próprio futuro
Senti falta de vídeo novo semana passada
Pois é, meu computador deu problema. Agora já está tudo certo :)
Oi Rodrigo, existem alguns clássicos que, não sei lhe dizer o motivo, não tenho interesse algum... este aí é um deles... optei por comprar a biografia do Salinger e está na minha lista de "para ler"... mas valeu assistir sua resenha. muito grata.
O protagonista me lembrou do baralho de Marselha, a carta "o louco". O louco é uma pessoa que "sai do ninho" para explorar o mundo. Pode representar imaturidade, não gosta de máscaras (como a hipocrisia) e está na busca de algo que muitas vezes ele mesmo não sabe o que é.
Quero muito ler esse
Li esse livro com uns 27/28 anos e gostei muito. Fui reler essa semana, com 48 anos, e achei péssimo - desisti na metade.
É interessante isso né? Tem livros que li na juventude e gostei muito, mas acho que não vou gostar tanto se reler hoje em dia.
@@RodrigoVillelaLeiaparaViver simm, e o contrário também ocorre... livros que detestamos e podemor vir a gostar. Aliás, filmes, discos... é que na verdade não somos os mesmos... só as digitais e o time de futebol permanecem os mesmos. O 😊👍
Este Livro é Excelente em Qualquer Época, Muito Atual, Linguagem Acessível !
Um dos livros mais deprimentes que já li na minha vida. E, por favor, não estou dizendo que o livro é ruim, ele é enfadonho, o personagem é chatíssimo, nada cativante. Mas eu reconheço o valor dele, só acho superestimado DEMAAAIS.
Talvez por eu nunca ter sido esse adolescente à beira de um colapso, com o mau humor de um velho de 90 anos que já está cansado de viver na hipocrisia desse mundo, eu não tenha me identificado em nada com um dos piores protagonistas da literatura.
Eu esperava que o dito cujo tivesse um humor ácido gostoso de acompanhar, mas nem irônico ele soube ser
ainda assim, eu acho magnífico ver que uma obra dessas atravessa o tempo e alimenta inúmeras discussões
é muito interessante ver que o Salinger escreveu por uma necessidade muito íntima, não foi pelo lucro. Ele podia simplesmente autorizar uma adaptação e triplicar as vendas da obra. Ou podia fazer entrevistas para se promover como o escritor daquela década etc
Ele escolheu a reclusão sabendo que o mundo queria abraçar ele(e talvez sufocá-lo de tanta empolgação)
O cara é foda, me lembrou um pouco a Clarice Lispector tão enigmática e fascinante
Se tivesse permitido a adaptação do livro com certeza já teria vendido uns 200 milhões de exemplares. É nítido que ele escreveu por necessidade de expurgar e refletir sobre a vida e o nosso mundo na época(tem coisas que não mudam).
Salinger não queria lucrar, o lucro dele tem a ver com o efeito da escrita, creio eu.Mas também estou loooonge de romantizar a escrita desse livro.
Pesquisando sobre a vida do autor a gente percebe como era problemático, refém dos efeitos da segunda guerra mundial, um escritor que era maníaco quando se tratava da narrativa, sempre buscando a inalcançável perfeição. Se isolou do mundo e até abriu mão de participar do convívio familiar.
Notório escritor, óbvio, mas trágico na mesma medida.
Eu sou escritor também e sei muito bem as consequências do fazer literário, você reflete tanto sobre tudo que às vezes é engolido pelas teorias que cria.
Todo mundo se identifica com Holden
Embora me identifique com a personagem, não consegui gostar do livro, talvez seja por isso...
Livro fraco, chato. Nao sei o motivo de falarem tanto...fraquinho esse livro
EEEEEUUUUUUI HEEEIIIMNMNMNM , Talvez você Seja Uma Das Pessoas Hipócritas do Quê Tantos o Houlden Calfield!