Talvez não exista de fato oq vemos. Essa ideia tem mais a ver com os preceitos ocultistas, quem está certo?! Na realidade é que existe projeções mentais que podem ser vistas e até interagir de alguma forma, Não sabemos nada ao certo. É preciso estudar e estudar...
Incomoda-me muito ver o Brasil se afundar na religiosidade fundamentalista, principalmente na teologia da prosperidade e do domínio. A laicidade do estado brasileiro está sob forte ameaça!
Uma vez eu fui a uma vidente, que dizia que "via tudo e sabia de tudo". Sentei-me na frente dela e ela me perguntou: Qual o seu nome? Eu me levantei e fui embora.
Quem me ensinou muito foi Morel Felipe Wilkon do canal "Questionando Crenças", eu confesso que era adepto do espiritismmo até assistir seus vídeos. O canal parou faz uns 3 anos, mas o conteúdo é riquíssimo. Ah, ele foi espírita por 20 anos e conhece tudo por dentro.
Eu assisti todo o conteúdo do morel depois da desconversão dele, o jeito dele de falar é cativante, se ele estivesse na ativa estaria fazendo um ótimo trabalho como sempre fez!
È muito bom saber que esse canal está trazendo clarificações sobre as diversas formas como crenças em sobrenatural atuam. Sugiro expandir a abordagem do tema desse video para incluir o que se passa com as famosas cirurgias mediunicas, muito bem exploradas pelo João de Deus, pelo Zé Arigó no passados e outros ainda hoje. Bom lembrar que essas práticas acontecem somente no Brasil, pois são proibidas e ilegais em outros países. Quase todos os centros espiritas hoje existentes em outro países foram fundados e são controlados por brasileiros.
A mediunidade verdadeira não visa ganhar dinheiro. Esse é o motivo porque verdadeiros mediuns não colocaram seus dons em prova para ganhar esse um milhão citado no vídeo
Sou meio cético também, mas até hoje não consigo compreender como na quinta-feira dia 06 de setembro de 2001 acordei desesperado e chorando pois tava sonhando que me encontrava num prédio muito alto quando um avião se chocava com o prédio do lado e uma fumaça vinha a meu encontro. A única pessoa que testemunhou isso foi minha esposa. No dia 11 na terça-feira quando aconteceu eu não conseguia acreditar em mim mesmo e fui perguntar a minha esposa se eu tinha sonhado com aquilo mesmo e ela me confirmou que eu acordei gritando e chorando contando esse sonho pra ela. Acho que pode haver algo que a ciência ainda não consegue explicar e que nós não conseguimos controlar.
@@JoseMartinsdeAlencar Simplesmente porque não há nenhum resultado prático, nada de útil, nenhum desses "fenômenos" resiste a uma investigação séria, isenta, existem até prêmios pra alguém que consiga demonstrar qualquer desses fenômenos ditos espirituais em ambiente controlado e ninguém nunca resgatou esse prêmio
Gostaria que você recomenda-se algum alívio para uma pessoa de luto. Por exemplo que perdeu um filho. Qual conforto você recomendaria com todo essa sua sabedoria. Obrigado aquardo retorno.
*TERAPIA* , *CHORAR MUITO* , *VIVER O LUTO* pois é um *PROCESSO* e , com o *TEMPO* a dor vai sendo ressignificada. Eu *NÃO* estou dizendo que ela vai passar porque ela *NUNCA VAI PASSAR* , mas é possível transformar a dor em *SAUDADE* e com ela, a gente , mesmo que *À FORÇA* é obrigado a vivenciar. Falo isso com *MUITA EXPERIÊNCIA DE CAUSA* pois perdi *ESPOSA* e *PAI E MÃE* . Então sobre *LUTO* eu entendo *BASTANTE* Boa sorte
Eu fui espírita durante muito tempo. Nunca dei muita importância para espíritos, médiuns ou mundo espiritual, porque eu gostava mesmo era das palestras e da reforma íntima, ou seja, autoconhecimento. Minha mãe ficou doente com câncer e me aconselhram a pedir uma carta psicografada pra ela, no centro que que frequentava. Quando fui solicitar a carta, ne deram um formulário para ser preenchido com o nome dela, sexo, idade e a motivo da solicitação. Ora, eu dei todas as informações para um suposto espírito que deveria saber de tudo, hehe. Veio uma carta bem genérica, como seria de se esperar. Minha mãe gostou, mas também, nas circunstâncias em que se encontrava... Eu fiquei com a pulga atrás da orelha por conta das informações que tive que dar e pela carta, que poderia ser pra qualquer pessoa que estivesse doente.
Benites, seria interessante uma conversa sua com o Francisco Quiumento, é o cara que mais adimiro na área do combate ao criacionismo e o pensar teísta como um todo, o cara é uma máquina, vcs poderiam conversar sobre filosofia ou ciência e suas vertentes
Sou ateu,certa vez fui a um centro espírita conhecido em Porto Alegre, querendo saber se seria surpreendido com alguma coisa,mas nada ocorreu, tudo que a pessoa me falou era absolutamente sem sentido
Pois é. Essas coisas me lembra um conhecido meu q queria entrar de penetra numa festa e disse q era amigo do Júnior. Segundo ele todo festa tem um Júnior. Acreditar em dividades é ridículo.
Acredito em vc! Eles não sabem do que estão falando! São céticos presos a provas materiais, não conseguem se comunicar e como não podem provar falam que é mentira!
Uma vidente disse-me uma certa vez que eu tinha 12 vacas e que uma estava doente e o leite ia contaminar as outras e eu ia perder todas ,,, eu nunca nem tive um terreno,,, imagine isso.
É muito triste ver pessoas que pensam que já viram de tudo na vida como se tivessem vivenciado na pele as experiências mediúnicas verdadeiras. Há charlatões? Há. Dr. Ian Stevenson catalogou milhares de casos e os narra em seus livros. Dr. Jim Tucker o sucedeu nas pesquisas na Universidade de West Virgínia. O livro A VOLTA (Andrea e Bruce Leininger) é a prova final.
O paradigma em que sua mente opera, o materialismo científico, encontra-se em franca decadência. E quem demonstra isso não é nenhuma religião, mas a ciência de vanguarda, em particular a física quântica. Leia "O Enigma Quântico," de Fred Kutner e Bruce Rosenbaum, prestigiados acadêmicos, e "depois nóis conversa"...
Ateu aqui. Tenho 16 anos apesar da pouca idade passei pela morte da minha mae mais nunca presisei de Deuses algum na minha pouca vida eu sempre superei sozinho . Adoro seu canal.
Muito bom, continue por esta linha de pensamento. A total independência, inclusive do Divino, é tudo que Ele nos oferece e vc ja se encontrou. O Divino em nós não precisa ser exaltado, precisamos, sim, sê-Lo. Éticos e Justos, é tudo que precisamos ser
E nem conhece espiritismo, pq só falou de VIDENTE. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém vai a uma casa espírita ler mente, carta, ou o que quer que seja! Não existe vidência em uma casa espírita!
São imaginados muitos deuses e doutrinas. Tem para todos os gostos. Não vejo problema em ter uma crença ou seguir uma doutrina. Vejo problema em se deixar manipular e enganar por suposto líderes dessas crenças ou doutrinas.
Que bom, querido Matheus, seu trabalho de "desbancar" o verdadeiro Espiritismo de Kardec, vai fortalecer ainda mais o Espiritismo e a curiosidade da população! Que bom! Um abraço fraterno!
Nada do que ele falou tem a ver com ESPIRITISMO, muito menos de KARDEC! Ela fala de MÉDIUNS, ASTROLOGOS e VIVENTES! O espiritismo não prega nada disso!
Conheço pessoas que desdenhavam o Espiritismo, mas com o passar do tempo e as provações chegando, elas buscaram consolo nessa maravilhosa doutrina. E são muitos.
Reacionária? A doutrina de Kardec quando surgiu na França era bem a frente de seu tempo, embora imperfeita, e os textos originais deixavam claro que não se tratava de uma verdade fechada, estagnada, e sim um pensamento vivo e incompleto que deveria evoluir. Que grande parte do que se chama hoje "movimento espírita brasileiro " seja reacionário, isso não se discute, mas existiram e existem muitos espíritas progressistas também e ignorar sua existência é desonestidade intelectual. Quanto a ser "pseudo ciência", entenda que: 1 - A chamada "hard science" pouco tem o que dizer sobre assuntos que transcendem a materialidade, que não podem ser medidos e calculados. 2 - a ciência está longe de ser essa coisa bonitinha, fofinha e moralmente inquestionável que muitos acreditam. A eugenia já foi defendida por muitos cientistas, a classe médica aderiu fortemente aos nazis na Alemanha, e quem inventou a bomba atômica não foram os místicos e os espíritas, mas os cientistas. Mais HUMILDADE, portanto.
Quem geralmente desdenha o espiritismo, é um religioso provavelmente cristão/evangélico. Sobre a doutrina espírita, assim como qualquer outra doutrina religiosos ou ideológica, tem coisas boas mas também tem coisas muito perigosas e por isso tem que expor todas as religiões
Passei 33 anos da minha sequer pensando em deus até que através do youtube eu comecei a ver vídeos sobre deus e eu incuti aquilo na minha mente de tal forma que coisas estranhas começaram a acontecer comigo até suicídio tentei por causa de jesus
Professor, ao recordar algumas experiências no candomblé, surgiu uma dúvida sobre o jogo de búzios. Quando procurava uma casa, visitei vários lugares diferentes para esclarecer minhas questões. Durante essa busca, joguei com três pessoas distintas para comparar as informações. Apesar de perceber que muitas falas eram genéricas, algo me surpreendeu: o orixá apontado como meu regente foi o mesmo nas três consultas. Não sei se o senhor conhece o funcionamento do jogo, mas ele utiliza 21 búzios, e o orixá é identificado pelo número correspondente de búzios virados para cima. No meu caso, o resultado foi sempre o número 10, o que indicava o mesmo orixá em todas as vezes. Como o senhor explica essa coincidência? OBS: Hoje sou ateu.
Além dessa experiência com as 3 pessoas. Tem a confirmação no ato de iniciação. O iniciado fica recolhido no terreiro e passa por alguns rituais. Como você não tem contato com o mundo fora do terreiro, acreditam que você está "purificado". Então você passa pelo ritual de confirmação do orixá que será iniciado. Durante esse ritual, em um certo momento, o iniciado pega os búzios, fala seu nome, põe os búzios na cabeça, na boca e no peito, depois joga ele na esteira. E por coincidência, caiu de novo o número 10, que confirmava o mesmo orixá, no caso aquele que sempre caiu. Ou seja, até mesmo pela minha mão deu o mesmo resultado.
O James Randi oferecia UM MILHÃO DE DÓLARES para quem conseguisse comprovar alguma ação paranormal num ambiente controlado. Muitos tentaram, porém foram todos desmascarados.😅
Eu não sou muito de acreditar em nada também mais meu pai cuidava do meu avô que tinha sérios problemas na musculatura do corpo então ele tinha muita dificuldades pra caminhar e dores frequentes, e os médicos não davam solução, então meu pai falou que em 1981 ele levou meu avô em Abadiania pra visitar o médio João de Deus então meu pai falou que o médio fez uma cirurgia sem anestesia no meu avô e daí em diante meu avó conseguiu andar normalmente e ter uma vida normal, acho q meu pai não teria motivos pra inventar essa história pra gente, então minha opinião sobre fé é a seguinte talvez até exista Deus mesmo mais se existe não é nada que foi ensinando por nenhuma religião, não é nada que agente queria que fosse exemplo justo ou injusto ta cagando e andando pra esse mundo miserável que vivemos, mais que existe algo além da razão de nós humanos eu acho q sim.
Existe o canal Caminhos do Imaginário, do prof. Cláudio Bersot, que trata do assunto de maneira espirituosa e com humor, desmistificando, e por que não dizer, desmascarando patifarias.
Matheus, coloquei no grupo espirita que cuido, kardec quando via o espiritismo sofrendo criticas ele dava publicidade na revista espirita e rebatia no campo das ideias, inclusive indicava para toda biblioteca espirita livros contra o espiritismo. Isso que voce relata é quase que a regra, os médiuns são fracos, alguns nem atingem o estado de transe mediúnico. em 30 anos de espiritismo vendo diariamente isso noto muita diferença entre médiuns o que percebo é que se pegar uns 100 uns 20 entran em transe e desdes vinte uns 2 ou 3 consegue as vezes trazer algo, na Umbanda é mais facil conseguir ver o medium ali 2 horas com o olho virado para cima so a parte branca e ela ali dançando conversando rindo , no meio de varias na mesma situação a entidade de costas a outra faz um gesto elas atendem, conversa de boa e falam a real logico que é uma minoria mas tem se tiver uns 30 mediuns de umbanda uns 5 ou 6 ali vai realizar um atendimento diferenciado destes que estão ali 2 horas com o olho virado atendendo. veja as esperiencias do canal magnetismo Brasil , gostei do video obrigado
O James Randi oferecia UM MILHÃO DE DÓLARES para quem conseguisse comprovar alguma ação paranormal num ambiente controlado. Muitos tentaram, porém foram todos desmascarados
ua-cam.com/video/nNgomBLe5x8/v-deo.htmlsi=VnyTrzNqsV17xHUk ua-cam.com/video/zhelnzMKpqQ/v-deo.htmlsi=3m5IH_ICSHOqDEzw Ser médium não significa, obrigatoriamente, ser espírita....
É impressionante como tem louco nesse mundo. Mas é mais impressionante ainda, saber que esses loucos conseguem convencer um monte de gente alucinada, a acreditar em seus delírios e loucuras. E estes por sua vez passam a repetir e replicar toda essa loucura, como se verdade fosse, por décadas, séculos, milênios e ad eternum. Aff
Só um DETALHE. Até hoje a Ciência não entra nos detalhes que estão ALÉM DA MATÉRIA E ENERGIA. A psicologia analítica talvez. Mas, dizer que ela é Ciência só nas experiências relacionadas a CASOS CLÍNICOS
@@AlanRobson_ Eu já vi o contrário. Já vi teísta afirmar categoricamente q o sobrenatural existe, e que quem nega isso possui uma limitação cognitiva, ou não estudou direito o assunto.
Brother, eventos paranormais existem. A ciência não sabe explicar muitos deles. Seu vídeo é sobre pessoas que se dizem paranormais. E isso nada tem a ver com manifestações paranormais reais. Aqui no Brasil, inclusive, teve alguns casos, um deles famoso: a de uma garota, se eu não me engano, do Rio Grande do Sul, que conseguia, por exemplo, acender um fogão apenas usando sua mente. Ela teve uma vida extremamente infeliz por conta disso, sobretudo por conta dos preconceitos que ela sofria. Charlatões existem em qualquer área da vida social. E isso não pode ser uma justificativa para ignorar ou ridicularizar casos sérios de atividades paranormais. Nesses casos, a falta de respostas da ciência leva a respostas também tão charlatãs quanto aquilo que ela critica. 🤷♂️
Anna Prado, a mulher que materializava os espíritos. ua-cam.com/users/liveR3kLCS2_emQ Leida Lúcia, ela trabalhou 13 anos com Zé Arigó e o Dr. Fritz. ua-cam.com/video/DwpRbk3W1mY/v-deo.html
Ainda bem, pegando outras religiões “pra Cristo” finalmente, achei que seu ateísmo era apenas com cristãos. Se possível, faça um vídeo refutando as religiões espíritas de matriz africanas, seria interessante ver seu ponto de vista. Visto que não é muito difícil de refutar, abraço ✌🏼
A religião vive das peças q a mente prega nas pessoa ou de padrões q não tem nada de sobrenatural. Ninguem nunca história da humanidade advinhou o futuro. Isso é fato. Existem tendência apenas.
2. Críticas à Exclusão de Astrologia Alguns críticos argumentaram que o desafio de Randi não era neutro. Por exemplo, o site Projeto Mayhem mencionou que as regras do desafio eram ajustadas para dificultar a comprovação de fenômenos como a astrologia, classificando Randi como um "pseudo-cético" que buscava ridicularizar os candidatos em vez de investigar genuinamente11. A JREF exigia que os participantes tivessem reconhecimento midiático ou apoio acadêmico, o que limitava a participação de projetos alternativos -----> eu fui consultar sobre esse teste do paranormal com a inteligencia artificial, olha o que os criticos falaram, inclusive isso foi encerrado em 2015. Sempre vejam os 2 lados da moeda se tiver duvida, eu recomendo pesquisar por vc mesmo sobre esse teste
3. Viés Anti-Paranormal e Falta de Neutralidade Desconfiança na integridade de Randi: Alguns pesquisadores, como Rupert Sheldrake e Gary Schwartz, acusaram Randi de desonestidade e manipulação. Sheldrake declarou: "Não confio em Randi, ele tem histórico de distorcer a verdade" 67. Testes projetados para falhar: Críticos argumentam que o desafio não era uma investigação genuína, mas uma ferramenta para ridicularizar candidatos. Por exemplo, o teste de radiestesia (busca de água subterrânea) exigia que os participantes acertassem 2/3 das marcações dentro de 10 cm dos tubos, uma métrica considerada irrealista 57. -------> tem isso tembem que a inteligencia artificial mensionou, eu nao fui buscar afundo, pois tó com o tempo apertado. se isso for vdd, só abaixa a credibilidade desse teste
Esse povo, principalmente das igrejas bíblicas, negam sua própria essência 🫣 🫢. A mediunidade é inerente ao ser humano desde o princípio Elementar de sua existência. 🆗 👍🏿
6:41 muito esquisito chamar o estudo de fracassado, por muitos motivos. sou fisicalista, mas a escrita desse Wiseman achei muito ruim (pelo menos nos trechos que apareceram). ele fala verdades, mas em forma de pontos frageis demais, exposicao fraca ou exemplos anedoticos
Tem uma idosa fanfarrona , espertalhona muito inteligente , muito bem letrada , que engana muita gente , dizendo que ela recebe o imbecil do tal suposto exú veludo , mas dá pra ver que é ela mesma interpretando um papel de um personagem implantado na mente dela através de crenças e ela aproveita disso para ganhar dinheiro e para enganar um monte de trouxas .
Chico Xavier já escreveu um livro que teria sido psicografado por ele vindo de espíritos que viveram na época de Jesus perto de Jesus. Acontece que eles descrevem Maria Madalena como se fosse prostituta, e isso é só senso comum que se criou. Não tem nenhum respaldo histórico que leve a endossar que Madalena era prostituta. Porém, no Livro do Chico Xavier, isso é assim porque na cabeça dele era assim e os livros dele são reflexos da própria mente dele. No mais, ele descreve, em duas psicografias diferentes, uma vindo da mãe dele que supostamente esteve em Marte e outra vindo do irmão X (H. Campos), o planeta Marte como sendo habitado por criaturas muito mais evoluídas que nós da Terra (além de ser uma descrição com imprecisões científicas). Acontece que Kardec, tanto no Livro dos Espíritos quanto na Revista Espírita, recebe informação dos espíritos de que Marte seria um dos poucos planetas do Sistema Solar que é moralmente inferior à Terra (mais primitivo, na escala de evolução do mundos que Kardec estabelece). As obras a que me refiro de Xavier e de Kardec têm menos de 100 anos de distância temporal umas das outras. Segunda metade do século XIX versus primeira metade do século XX. Seria forçar muito a barra, dentro da própria lógica kardecista, querer supor que deve ser porque em menos de 100 anos Marte evoluiu muito mais que a Terra. O provável mesmo é que Xavier não tenha lido tudo de Kardec e aí não tinha essa informação.
Interessante a analise, porem uma pesquisa meia boca, poderia ter se aprofundado mais! Viver de teoria é facil, quero ver passar pelo processo do desenvolvimento, só ai da pra voce tirar uma conclusao final disso tudo!
Já existe literatura abundante a respeito. Prof. Dr. Antonio Carreiro, e no canal UA-cam, Questionando o Espiritismo de Morel Felipe Wilkon mostrando a farsa. Outro livro interessante é Cultos Protestantes lavagem cerebral e hipnose. de Jaime Fco. de Moura.
Só faltou falar sobre a hipnose que é amplamente utilizada nesse contexto. Alan Kardek (Denizard Rivail) , por 34 anos praticou o magnetismo mesmérico (Frans Antony Mesmer) que acreditava em fluidos corporais. Kardec ao criar o espiritismo, renomeou os fluidos para manifestações espíritas. Mais detalhes, veja os vídeos de quem praticou por 20 anos a doutrina e depois de profundos e inteligentes questionamentos no canal UA-cam, Questionando o Espiritismo de Morel Felipe Wilkon e também leituras de prof. Antonio Carreiro mostrando a farsa. Outro livro interessante é Cultos Protestantes lavagem cerebral e hipnose. de Jaime Fco. de Moura.
Dou um milhão de dólares para quem for num hospital escolhido por mim e curar, restaurar e regenerar todos os pacientes ali! Quando digo curar, restaurar e regenerar, me refiro à tanto pessoas com CÂNCER OU HIV, QUANTO PESSOAS AMPUTADAS, TETRAPLÉGICAS, PARAPLÉGICAS OU SEM OS OLHOS POR EXEMPLO!
Certa feita meu tia foi ao centro espírita. E pediu pra falar com um desencarnado. O médio incorporou algo que falava igual o meu finado tio no caso o irmão dele tom de voz e até coisas vividas por pelo finado. E outra o médio não conhecia nem minha tia nem seu finado irmão.
Isso existe. Mas que não quer acreditar vai dizer que é mentira sua, que vc viu o que quis, que relato anedótico não tem valor. Mas vc sabe o que viveu.
@@ArleneMulatinho Você não é assim tbm com as coisas que não fazem parte do que você acha que faz sentido assumir como fato? Se alguém vier com algum relato anedótico de algo que você acha incoerente ser verdade você vai pensar a mesma coisa. Ou você vai tomar como verdade qualquer relato anedótico de qualquer tipo de evento? Com certeza em algum lugar do mundo tem algum conjunto de crenças que você acharia absurdo porém pra quem crê não é absurdo e vale o relato anedótico.
@ Não. Isso é uma péssima prova. Neurologia tá aí pra confirmar sobre como experiências pessoais e sensações não estão necessaiamente ligadas com o que é de fato real. Isso, combinado a um viés de confirmação coletivo e um meio social favorável a florescer uma crença corrobora pra um sentimento, repito, sentimento e sensação muito fortes de que algo existe. Mas isso não é "saber que existe": é ter uma sensação e convicção muito forte de que existe. São coisas diferentes! Sugiro o livro "Sentir e Saber: As Origens da Consciência".
@@EduOliv Relato anedotico!1 amigo coloca isto em mente : seu irmão morre e eu começo a falar de tudo que ele fazia gostava do que ele trabalhava fala o nome do dos filhos. Coisas que ocorreu. Na vida dele. E eu falo isto com a voz dele. Na minha boca. E fora que eu nunca vi seu irmão nunca tive contato algum ou me falaram algo dele.
se eles adivinha o futuro , por que não acerta os numeros de loteria kkkk pura enganação mais trouxa que ainda acredita e paga um rio de dinheiro pra eles
Eu sou do tipo que só acredito naquilo que vejo. Mas nesse vídeo você está profundamente errado, isso é visão raza sobre o assunto. Mas respeito sua opinião, bem como o seu vídeo.
É comovente a sua ignorância sobre o assunto e, seus estudos, são risíveis. Fico imaginando no grau de ingenuidade daqueles que se consideram seus alunos.
Q desconhecimento completo da mediunidade kkk. Só UM exemplo: o "morto" dizer claramente onde na casa está um documento q a viúva procura e não encontra desde sua morte, q é necessário p o inventário. "Avisa fulana q o documento tal, número tal, está debaixo da cômoda esquerda da cama no quarto tal".... Medíocre essa análise.
Professor, com todo o respeito, mas suas falas revelam uma profunda ignorância do espiritismo, não só com relação à complexidade de sua doutrina, que trata entre outras coisas dos múltiplos aspectos existentes nas relações entre o mundo material e o mundo espiritual (cuja existência não é apenas postulada por uma crença mais ou menos desvinculadas dos fatos, mas que foi comprovada, demonstrada por todo o conjunto de procedimentos de observação e experimentação realizadas pelo espiritismo experimental, cujo campo fenomênico se acha bem exposto na obra de Kardec intitulada "O Livro dos Méduins"), mas também com relação à natureza e o significado das práticas sociais espíritas. Minha primeira pergunta a você é a seguinte: você leu as obras escritas por Kardec? Eu estudo isso há trinta anos, e acho, como Von Humbolt, que o ceticismo que nega a evidência é muito mais nefasto que a credulidade irrefletida que crê sem exame racional. As mensagens psicografias de parentes desencarnados são vagas?? Todas elas o são???? É muito leviano falar assim. O espiritismo não é como as demais religiões. Ele está alicerçado na razão, o que por si só já demarca o caráter de sua complexidade. Mas se você deseja criticá-lo, rebaixá-lo perante as investidas de um ateísmo pseudo-crítico, aconselho-o a estudá-lo profundamente antes, com tento empenho quanto o que você certamente emprega para estudar as obras de Kant, Hegel, etc. Pense em Kardec como um filósofo e cientista do século XIX. Porque do contrário a gente acaba falando muita bobagem.
Não foram comprovados com metodologia científica! Ceticismo que nega evidência é tosco, mas você consdierar o que quer como evidência, sem nenum critério honesto para tal que vá além da própria vontade pessoal, é desonesto! Não foi comprovado materialização nem existência de ectoplasma nem de mediunidade só porque Kardec achava que sim pelos relatos que lia e sessões que participava! Sobre a abordagem dele dos Evangelhos bíblicos canônicos: também não tem nada de científico e intelectualmente honesto! Não é um trabalho acadêmico embasado em Exegese, Arqueologia e contextualização histórica. Na passagem de "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", por exemplo, ele teria que falar que aquilo foi uma interpolação, fazer um estudo dos dados arqueológicos e das variações dos textos originais, provando, então, que nem tinha isso no texto primário. Mas o que ele faz é só assumir como verdade e assumir que Jesus era espírita. Daí ele tenta projetar a moral e o pensamento dele nos personagens da Bíblia. Isso, além de anacrônico, não é honesto! Essa ideia de Espírito platônica nem havia naquela época na cabeça dos que escreviam a Bíblia. "Pai nosso que estás nos céus" é sobre um lugar físico e fixo (céu): não é uma metáfora para outro plano. Projetar isso no texto em vez de entender o contexto e o que o autor quer dizer não é estudo honesto nem científico! Sobre achar que dá pra interpretar a ressurreição como uma mera materialização espiritual sem forçar a barra e pinçar só as partes que interessam da Bíblia: desonesto! Sobre tratar os milagres de cura de Jesus como sendo magnetização: tosquice! O Magnetismo Animal, base "científica" do Espiritismo, já caiu por terra e já se sabe que campo magnético se propaga no vácuo, não precisando de um Éter (fluido cósmico eterizado). Os espíritas continuam agarrados nisso e não se atualizam porque Espiritismo não é nem nunca foi Ciência de verdade. São só retóricas essas frases de efeito de Kardec do tipo "caminhem com a Ciência e atualizem os eventuais erros, espíritas!". Sabe por que ele queria dizer que as curas de Jesus eram por ele ser um "magnetizador muito evoluído"? Por que ele queria salvar o Cristianismo! O Espiritismo é um movimento reacionário aos avanços científicos que estavam colocando contra a parede certas crenças e conceitos arcaicos das religiões. Como Kardec era de umm contexto social ocidental e mais voltado para Jesus (e não Maomé, Buda etc.), ele escolheu exatamente Jesus para taxar como o mais evoluído de todos os tempos na Terra. Assim ele queria pregar que na verdade o Cristianismo, Deus etc. têm sim respaldo científico. Ele estudava descobertas científicas da época e tentava casar o que lhe encantava e agradva na ciência com o Espiritismo. Olhe para o ambiente, recorte social, contexto (Revolução Industrial, Positivismo, Iluminismo etc.) da época de Kardec. Olhe para a mentalidade dele e veja como isso se reflete em todos os livros base do Espiritismo! Sobre Chico Xavier, Divaldo, Peixotinho, Waldo Vieira etc.: vários problemas e controvérsias envolvendo materialização e psicografia! Textos de Xavier, considerados vindos de espítitos muito evoluídos e com informação privilegiada, com erros históricos grotescos e equívocos científicos. Podemos conversar mais sobre isso se quiser. O que acontece é que têm inúmeras pessoas pelo mundo falando coisas que alegam ser visões, psicografia etc. É óbvio que muitas vão casar com a realidade, porém você juntar várias dessas e ignorar todas as outras não prova nada! Pode juntar 1 milhão! Não é assim que funciona. Caso ache que é, sugiro que estude Estatística! Além disso, o Espiritismo não se permite ser falseado cientificamente nem ser tratado como Ciência em nenuma medida, então não é Ciência! Sobre ler as obras de Kardec, já li todas. Cresci em meio espírita e frequentando ambientes espíritas (cultos, centros, encontros de mocidade etc.). E daí? O que muda? É só carteirada?
Não foram comprovados com metodologia científica! Ceticismo que nega evidência é tosco, mas você considerar o que quer como evidência, sem nenum critério honesto para tal que vá além da própria vontade pessoal, é desonesto! Não foi comprovado materialização nem existência de ectoplasma nem de mediunidade só porque Kardec achava que sim pelos relatos que lia e sessões que participava! Sobre a abordagem dele dos Evangelhos bíblicos canônicos: também não tem nada de científico e intelectualmente honesto! Não é um trabalho acadêmico embasado em Exegese, Arqueologia e contextualização histórica. Na passagem de "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", por exemplo, ele teria que falar que aquilo foi uma interpolação, fazer um estudo dos dados arqueológicos e das variações dos textos originais, provando, então, que nem tinha isso no texto primário. Mas o que ele faz é só assumir como verdade e assumir que Jesus era espírita. Daí ele tenta projetar a moral e o pensamento dele nos personagens da Bíblia. Isso, além de anacrônico, não é honesto! Essa ideia de Espírito platônica nem havia naquela época na cabeça dos que escreviam a Bíblia. "Pai nosso que estás nos céus" é sobre um lugar físico e fixo (céu): não é uma metáfora para outro plano. Projetar isso no texto em vez de entender o contexto e o que o autor quer dizer não é estudo honesto nem científico! Sobre achar que dá pra interpretar a ressurreição como uma mera materialização espiritual sem forçar a barra e pinçar só as partes que interessam da Bíblia: desonesto! Sobre tratar os milagres de cura de Jesus como sendo magnetização: tosquice! O Magnetismo Animal, base "científica" do Espiritismo, já caiu por terra e já se sabe que campo magnético se propaga no vácuo, não precisando de um Éter (fluido cósmico eterizado). Os espíritas continuam agarrados nisso e não se atualizam porque Espiritismo não é nem nunca foi Ciência de verdade. São só retóricas essas frases de efeito de Kardec do tipo "caminhem com a Ciência e atualizem os eventuais erros, espíritas!". Sabe por que ele queria dizer que as curas de Jesus eram por ele ser um "magnetizador muito evoluído"? Por que ele queria salvar o Cristianismo! O Espiritismo é um movimento reacionário aos avanços científicos que estavam colocando contra a parede certas crenças e conceitos arcaicos das religiões. Como Kardec era de um contexto social ocidental e mais voltado para Jesus (e não Maomé, Buda etc.), ele escolheu exatamente Jesus para taxar como o mais evoluído de todos os tempos na Terra. Assim ele queria pregar que na verdade o Cristianismo, Deus etc. têm sim respaldo científico. Ele estudava descobertas científicas da época e tentava casar o que lhe encantava e agradva na ciência com o Espiritismo. Olhe para o ambiente, recorte social, contexto (Revolução Industrial, Positivismo, Iluminismo etc.) da época de Kardec. Olhe para a mentalidade dele e veja como isso se reflete em todos os livros base do Espiritismo! Sobre Chico Xavier, Divaldo, Peixotinho, Waldo Vieira etc.: vários problemas e controvérsias envolvendo materialização e psicografia! Textos de Xavier, considerados vindos de espítitos muito evoluídos e com informação privilegiada, com erros históricos grotescos e equívocos científicos. Podemos conversar mais sobre isso se quiser. O que acontece é que têm inúmeras pessoas pelo mundo falando coisas que alegam ser visões, psicografia etc. É óbvio que muitas vão casar com a realidade, porém você juntar várias dessas e ignorar todas as outras não prova nada! Pode juntar 1 milhão! Não é assim que funciona. Caso ache que é, sugiro que estude Estatística! Além disso, o Espiritismo não se permite ser falseado cientificamente nem ser tratado como Ciência em nenuma medida, então não é Ciência! Sobre ler as obras de Kardec, já li todas. Cresci em meio espírita e frequentando ambientes espíritas (cultos, centros, encontros de mocidade etc.). E daí? O que muda? É só carteirada?
Não foram comprovados com metodologia científica! Ceticismo que nega evidência é tosco, mas você considerar o que quer como evidência, sem nenum critério honesto para tal que vá além da própria vontade pessoal, é desonesto! Não foi comprovado materialização nem existência de ectoplasma nem de mediunidade só porque Kardec achava que sim pelos relatos que lia e sessões que participava! Sobre a abordagem dele dos Evangelhos bíblicos canônicos: também não tem nada de científico e intelectualmente honesto! Não é um trabalho acadêmico embasado em Exegese, Arqueologia e contextualização histórica. Na passagem de "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", por exemplo, ele teria que falar que aquilo foi uma interpolação, fazer um estudo dos dados arqueológicos e das variações dos textos originais, provando, então, que nem tinha isso no texto primário. Mas o que ele faz é só assumir como verdade e assumir que Jesus era espírita. Daí ele tenta projetar a moral e o pensamento dele nos personagens da Bíblia. Isso, além de anacrônico, não é honesto! Essa ideia de Espírito platônica nem havia naquela época na cabeça dos que escreviam a Bíblia. "Pai nosso que estás nos céus" é sobre um lugar físico e fixo (céu): não é uma metáfora para outro plano. Projetar isso no texto em vez de entender o contexto e o que o autor quer dizer não é estudo honesto nem científico! Sobre achar que dá pra interpretar a ressurreição como uma mera materialização espiritual sem forçar a barra e pinçar só as partes que interessam da Bíblia: desonesto! Sobre tratar os milagres de cura de Jesus como sendo magnetização: tosquice! O Magnetismo Animal, base "científica" do Espiritismo, já caiu por terra e já se sabe que campo magnético se propaga no vácuo, não precisando de um Éter (fluido cósmico eterizado). Os espíritas continuam agarrados nisso e não se atualizam porque Espiritismo não é nem nunca foi Ciência de verdade. São só retóricas essas frases de efeito de Kardec do tipo "caminhem com a Ciência e atualizem os eventuais erros, espíritas!". Sabe por que ele queria dizer que as curas de Jesus eram por ele ser um "magnetizador muito evoluído"? Por que ele queria salvar o Cristianismo! O Espiritismo é um movimento reacionário aos avanços científicos que estavam colocando contra a parede certas crenças e conceitos arcaicos das religiões. Como Kardec era de um contexto social ocidental e mais voltado para Jesus (e não Maomé, Buda etc.), ele escolheu exatamente Jesus para taxar como o mais evoluído de todos os tempos na Terra. Assim ele queria pregar que na verdade o Cristianismo, Deus etc. têm sim respaldo científico. Ele estudava descobertas científicas da época e tentava casar o que lhe encantava e agradva na ciência com o Espiritismo. Olhe para o ambiente, recorte social, contexto (Revolução Industrial, Positivismo, Iluminismo etc.) da época de Kardec. Olhe para a mentalidade dele e veja como isso se reflete em todos os livros base do Espiritismo! Sobre Chico Xavier, Divaldo, Peixotinho, Waldo Vieira etc.: vários problemas e controvérsias envolvendo materialização e psicografia! Textos de Xavier, considerados vindos de espítitos muito evoluídos e com informação privilegiada, com erros históricos grotescos e equívocos científicos. Podemos conversar mais sobre isso se quiser. O que acontece é que têm inúmeras pessoas pelo mundo falando coisas que alegam ser visões, psicografia etc. É óbvio que muitas vão casar com a realidade, porém você juntar várias dessas e ignorar todas as outras não prova nada! Pode juntar 1 milhão! Não é assim que funciona. Caso ache que é, sugiro que estude Estatística! Além disso, o Espiritismo não se permite ser falseado cientificamente nem ser tratado como Ciência em nenuma medida, então não é Ciência! Sobre ler as obras de Kardec, já li todas. Cresci em meio espírita e frequentando ambientes espíritas (cultos, centros, encontros de mocidade etc.). E daí? O que muda? É só carteirada?
Argumentação perfeita! Difícil é convencer o ser humano com esses conceitos impregnados no inconsciente coletivo que afloram da própria mente! Parabéns!
📕 Compre o livro "Paranormalidade: por que vemos o que não existe": amzn.to/4huPnQP
Talvez não exista de fato oq vemos. Essa ideia tem mais a ver com os preceitos ocultistas, quem está certo?! Na realidade é que existe projeções mentais que podem ser vistas e até interagir de alguma forma, Não sabemos nada ao certo. É preciso estudar e estudar...
🤦🏽♂️
Incomoda-me muito ver o Brasil se afundar na religiosidade fundamentalista, principalmente na teologia da prosperidade e do domínio. A laicidade do estado brasileiro está sob forte ameaça!
Faço as suas palavras as minhas. É bom encontrar sensatez na internet.
Uma vez eu fui a uma vidente, que dizia que "via tudo e sabia de tudo".
Sentei-me na frente dela e ela me perguntou:
Qual o seu nome?
Eu me levantei e fui embora.
😂😂😂😂😂😂
Mentira
Quem me ensinou muito foi Morel Felipe Wilkon do canal "Questionando Crenças", eu confesso que era adepto do espiritismmo até assistir seus vídeos. O canal parou faz uns 3 anos, mas o conteúdo é riquíssimo. Ah, ele foi espírita por 20 anos e conhece tudo por dentro.
Eu tbm gostava dos videos do Morel… Uma pena ele ter parado. Os videos eram mto bons!
Eu também aprendi muito com Morel.
Os vídeos dele são excelentes!
@@re0806L agora em relação ao fenômeno Poltergeist, o que seria isso?
Eu assisti todo o conteúdo do morel depois da desconversão dele, o jeito dele de falar é cativante, se ele estivesse na ativa estaria fazendo um ótimo trabalho como sempre fez!
Tem que ter coragem postar um vídeo como este, parabéns. Os reacionários não são fáceis de suportar.
Num país de piegas em q os líderes religiosos tem muita força política, pode ser até perigoso.
È muito bom saber que esse canal está trazendo clarificações sobre as diversas formas como crenças em sobrenatural atuam. Sugiro expandir a abordagem do tema desse video para incluir o que se passa com as famosas cirurgias mediunicas, muito bem exploradas pelo João de Deus, pelo Zé Arigó no passados e outros ainda hoje. Bom lembrar que essas práticas acontecem somente no Brasil, pois são proibidas e ilegais em outros países. Quase todos os centros espiritas hoje existentes em outro países foram fundados e são controlados por brasileiros.
Obrigado pela sugestão!
Otima ideia!
A mediunidade verdadeira não visa ganhar dinheiro. Esse é o motivo porque verdadeiros mediuns não colocaram seus dons em prova para ganhar esse um milhão citado no vídeo
O que você nos diz sobre Chico Xavier?
Sou meio cético também, mas até hoje não consigo compreender como na quinta-feira dia 06 de setembro de 2001 acordei desesperado e chorando pois tava sonhando que me encontrava num prédio muito alto quando um avião se chocava com o prédio do lado e uma fumaça vinha a meu encontro. A única pessoa que testemunhou isso foi minha esposa. No dia 11 na terça-feira quando aconteceu eu não conseguia acreditar em mim mesmo e fui perguntar a minha esposa se eu tinha sonhado com aquilo mesmo e ela me confirmou que eu acordei gritando e chorando contando esse sonho pra ela. Acho que pode haver algo que a ciência ainda não consegue explicar e que nós não conseguimos controlar.
Pode ser só coincidência. Todos os sonhos q vc tem se realizam?
Caramba!
O deslumbramento de acreditar em algo mágico é inerente aos humanos, o que importa mesmo é o que você faz com isso
@abreupinho6171 E por que você afirma com tanta força e veemência que as pessoas que acreditam em algo maior são meras "iludidas"?
@@JoseMartinsdeAlencar Simplesmente porque não há nenhum resultado prático, nada de útil, nenhum desses "fenômenos" resiste a uma investigação séria, isenta, existem até prêmios pra alguém que consiga demonstrar qualquer desses fenômenos ditos espirituais em ambiente controlado e ninguém nunca resgatou esse prêmio
Gostaria que você recomenda-se algum alívio para uma pessoa de luto.
Por exemplo que perdeu um filho.
Qual conforto você recomendaria com todo essa sua sabedoria.
Obrigado aquardo retorno.
*TERAPIA* , *CHORAR MUITO* , *VIVER O LUTO* pois é um *PROCESSO* e , com o *TEMPO* a dor vai sendo ressignificada. Eu *NÃO* estou dizendo que ela vai passar porque ela *NUNCA VAI PASSAR* , mas é possível transformar a dor em *SAUDADE* e com ela, a gente , mesmo que *À FORÇA* é obrigado a vivenciar.
Falo isso com *MUITA EXPERIÊNCIA DE CAUSA* pois perdi *ESPOSA* e *PAI E MÃE* . Então sobre *LUTO* eu entendo *BASTANTE*
Boa sorte
Pense 🤔... E acredite que amanhã é um novo dia 🌄🙏🙏🏿. Tudo pode vir a ser diferente, do que foi até então 😉👍🏿
Eu fui espírita durante muito tempo. Nunca dei muita importância para espíritos, médiuns ou mundo espiritual, porque eu gostava mesmo era das palestras e da reforma íntima, ou seja, autoconhecimento. Minha mãe ficou doente com câncer e me aconselhram a pedir uma carta psicografada pra ela, no centro que que frequentava. Quando fui solicitar a carta, ne deram um formulário para ser preenchido com o nome dela, sexo, idade e a motivo da solicitação. Ora, eu dei todas as informações para um suposto espírito que deveria saber de tudo, hehe. Veio uma carta bem genérica, como seria de se esperar. Minha mãe gostou, mas também, nas circunstâncias em que se encontrava...
Eu fiquei com a pulga atrás da orelha por conta das informações que tive que dar e pela carta, que poderia ser pra qualquer pessoa que estivesse doente.
Se vc tivesse dados incorretos inclusive da doença. Ia descobrir q são todos charlatões
Pois é. É tudo enrolação
Fui a uma fraternidade e me deram um formulário pedindo somente nome idade endereço e se estava presente na reunião.
Isso pra mim foi natural.
Benites, seria interessante uma conversa sua com o Francisco Quiumento, é o cara que mais adimiro na área do combate ao criacionismo e o pensar teísta como um todo, o cara é uma máquina, vcs poderiam conversar sobre filosofia ou ciência e suas vertentes
Sou ateu,certa vez fui a um centro espírita conhecido em Porto Alegre, querendo saber se seria surpreendido com alguma coisa,mas nada ocorreu, tudo que a pessoa me falou era absolutamente sem sentido
Pois é. Essas coisas me lembra um conhecido meu q queria entrar de penetra numa festa e disse q era amigo do Júnior. Segundo ele todo festa tem um Júnior. Acreditar em dividades é ridículo.
Cada um acredita no que quiser. Eu faço musicas em sonho com a ajuda de compositores falecidos. Eu peço a ajuda deles e pra mim funciona.
Isso é talento seu, não de espíritos
@abreupinho6171 você entendeu oque eu falei. Ok
Acredito em vc! Eles não sabem do que estão falando! São céticos presos a provas materiais, não conseguem se comunicar e como não podem provar falam que é mentira!
Não existe espírito de pessoas mortas o que existe são espíritos de demônios
Uma vidente disse-me uma certa vez que eu tinha 12 vacas e que uma estava doente e o leite ia contaminar as outras e eu ia perder todas ,,, eu nunca nem tive um terreno,,, imagine isso.
Recebi uma mensagem psicografada do meu cachorro e era autêntica! Uau uau uau 🐶
Sai desse corpo Milei 😂😂😂😂
Eu acredito, pois era uma assinatura com firma *RE--CÃO--NHECIDA*
É muito triste ver pessoas que pensam que já viram de tudo na vida como se tivessem vivenciado na pele as experiências mediúnicas verdadeiras.
Há charlatões? Há.
Dr. Ian Stevenson catalogou milhares de casos e os narra em seus livros.
Dr. Jim Tucker o sucedeu nas pesquisas na Universidade de West Virgínia.
O livro A VOLTA (Andrea e Bruce Leininger) é a prova final.
A mente,mente para o crente,e vivem DEMENTE S
O paradigma em que sua mente opera, o materialismo científico, encontra-se em franca decadência. E quem demonstra isso não é nenhuma religião, mas a ciência de vanguarda, em particular a física quântica. Leia "O Enigma Quântico," de Fred Kutner e Bruce Rosenbaum, prestigiados acadêmicos, e "depois nóis conversa"...
Ateu aqui. Tenho 16 anos apesar da pouca idade passei pela morte da minha mae mais nunca presisei de Deuses algum na minha pouca vida eu sempre superei sozinho . Adoro seu canal.
Muito bom, continue por esta linha de pensamento. A total independência, inclusive do Divino, é tudo que Ele nos oferece e vc ja se encontrou. O Divino em nós não precisa ser exaltado, precisamos, sim, sê-Lo. Éticos e Justos, é tudo que precisamos ser
Parabéns. Sua maturidade é maior do que a maioria.
Q lindo!😊 continue estudando religião
Menino, não deixe jamais ser enganado por charlatães que irão tentar convencê-lo que existe alguma entidade invisível que o proteja.
👏👏👏👏👏
O caso são as religiões e algumas pessoas ( que nos enganam direitinho), mas o Todo permeia tudo e todos.
Taí um sábio q desvendou o q acontece em tds os centros ou organizações espíritas espalhados pelo mundo afora!
Credo. Não sei o que é mais enfadonho: se um espiritualista no delírio de sua fé, ou um pragmático nos seus rompantes de divindade.
Eu só não entendo por quê tanta vontade de desmentir o espiritismo, por quê será que incomoda tanto?
É de se desconfiar...
E nem conhece espiritismo, pq só falou de VIDENTE. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Ninguém vai a uma casa espírita ler mente, carta, ou o que quer que seja! Não existe vidência em uma casa espírita!
Esse video valeria também para as religiões como umbanda e candomblé?
Sim!
São imaginados muitos deuses e doutrinas. Tem para todos os gostos. Não vejo problema em ter uma crença ou seguir uma doutrina. Vejo problema em se deixar manipular e enganar por suposto líderes dessas crenças ou doutrinas.
Não sabem nada, inocentes...
Que bom, querido Matheus, seu trabalho de "desbancar" o verdadeiro Espiritismo de Kardec, vai fortalecer ainda mais o Espiritismo e a curiosidade da população! Que bom! Um abraço fraterno!
Comigo e com muitas pessoas com honestidade intelectual, pesquisar sobre ajudou na descrença.
Nada do que ele falou tem a ver com ESPIRITISMO, muito menos de KARDEC! Ela fala de MÉDIUNS, ASTROLOGOS e VIVENTES! O espiritismo não prega nada disso!
Conheço pessoas que desdenhavam o Espiritismo, mas com o passar do tempo e as provações chegando, elas buscaram consolo nessa maravilhosa doutrina. E são muitos.
Não tem nada de maravilhosa. É reacionária e pseudocientífica. Ninguém precisa disso.
Reacionária? A doutrina de Kardec quando surgiu na França era bem a frente de seu tempo, embora imperfeita, e os textos originais deixavam claro que não se tratava de uma verdade fechada, estagnada, e sim um pensamento vivo e incompleto que deveria evoluir.
Que grande parte do que se chama hoje "movimento espírita brasileiro " seja reacionário, isso não se discute, mas existiram e existem muitos espíritas progressistas também e ignorar sua existência é desonestidade intelectual.
Quanto a ser "pseudo ciência", entenda que:
1 - A chamada "hard science" pouco tem o que dizer sobre assuntos que transcendem a materialidade, que não podem ser medidos e calculados.
2 - a ciência está longe de ser essa coisa bonitinha, fofinha e moralmente inquestionável que muitos acreditam. A eugenia já foi defendida por muitos cientistas, a classe médica aderiu fortemente aos nazis na Alemanha, e quem inventou a bomba atômica não foram os místicos e os espíritas, mas os cientistas.
Mais HUMILDADE, portanto.
Infelizmente temos aqui um canal ateu.. são milhares de provas que somos espíritos que vivem nessa carne.. mas esse assunto é para poucos.
Quem geralmente desdenha o espiritismo, é um religioso provavelmente cristão/evangélico. Sobre a doutrina espírita, assim como qualquer outra doutrina religiosos ou ideológica, tem coisas boas mas também tem coisas muito perigosas e por isso tem que expor todas as religiões
Passei 33 anos da minha sequer pensando em deus até que através do youtube eu comecei a ver vídeos sobre deus e eu incuti aquilo na minha mente de tal forma que coisas estranhas começaram a acontecer comigo até suicídio tentei por causa de jesus
Professor, ao recordar algumas experiências no candomblé, surgiu uma dúvida sobre o jogo de búzios. Quando procurava uma casa, visitei vários lugares diferentes para esclarecer minhas questões. Durante essa busca, joguei com três pessoas distintas para comparar as informações. Apesar de perceber que muitas falas eram genéricas, algo me surpreendeu: o orixá apontado como meu regente foi o mesmo nas três consultas.
Não sei se o senhor conhece o funcionamento do jogo, mas ele utiliza 21 búzios, e o orixá é identificado pelo número correspondente de búzios virados para cima. No meu caso, o resultado foi sempre o número 10, o que indicava o mesmo orixá em todas as vezes.
Como o senhor explica essa coincidência?
OBS: Hoje sou ateu.
Além dessa experiência com as 3 pessoas. Tem a confirmação no ato de iniciação.
O iniciado fica recolhido no terreiro e passa por alguns rituais. Como você não tem contato com o mundo fora do terreiro, acreditam que você está "purificado". Então você passa pelo ritual de confirmação do orixá que será iniciado. Durante esse ritual, em um certo momento, o iniciado pega os búzios, fala seu nome, põe os búzios na cabeça, na boca e no peito, depois joga ele na esteira. E por coincidência, caiu de novo o número 10, que confirmava o mesmo orixá, no caso aquele que sempre caiu. Ou seja, até mesmo pela minha mão deu o mesmo resultado.
O James Randi oferecia UM MILHÃO DE DÓLARES para quem conseguisse comprovar alguma ação paranormal num ambiente controlado. Muitos tentaram, porém foram todos desmascarados.😅
No ambiente controlado e com resultados previsíveis não vai dar certo mesmo
E viva o meu cachorro, que às vezes parece no que refere ao assunto. Estar mais acordado que muita gente que se acha 😎,,, sobre ...
Eu não sou muito de acreditar em nada também mais meu pai cuidava do meu avô que tinha sérios problemas na musculatura do corpo então ele tinha muita dificuldades pra caminhar e dores frequentes, e os médicos não davam solução, então meu pai falou que em 1981 ele levou meu avô em Abadiania pra visitar o médio João de Deus então meu pai falou que o médio fez uma cirurgia sem anestesia no meu avô e daí em diante meu avó conseguiu andar normalmente e ter uma vida normal, acho q meu pai não teria motivos pra inventar essa história pra gente, então minha opinião sobre fé é a seguinte talvez até exista Deus mesmo mais se existe não é nada que foi ensinando por nenhuma religião, não é nada que agente queria que fosse exemplo justo ou injusto ta cagando e andando pra esse mundo miserável que vivemos, mais que existe algo além da razão de nós humanos eu acho q sim.
O ser humano e seu deslumbramento infantil pelo mágico e fantasia……🙄
Crescem q continuam acreditando em amiguinho imaginário. Oram para q o amiguinho faça por eles o q eles não tem coragem de fazer por se mesmo.
Existe o canal Caminhos do Imaginário, do prof. Cláudio Bersot, que trata do assunto de maneira espirituosa e com humor, desmistificando, e por que não dizer, desmascarando patifarias.
Tenho de ouvir o que preciso não o que quero.
Sem querer defender, mas a grafologia da época validou, entre aspas, uma carta de Chico Xavier.
Infelizmente estamos num canal ateu. Com tantas provas no mundo sobre a vida fora do corpo, mas as pessoas preferem viver na caixa.
Falou de religião, já aparece os ofendidos 😂😂😂
Continue estudando.
Fala sobre o fenômeno das não mortes e o médium Benjamin Teixeira de Aguiar.
Como já dizia um sábio filósofo: "Na hora da dor, todo ateu soberbo clama por alguma ajuda divina"!
E o que não é ilusão nesta matrix???
E isso não significa absolutamente nada
Não acreditar em deuses não é soberba, é apenas maturidade, significa que a pessoa deixou de ser criança e virou adulto
Pode até ser que algum ateu faça isso, mas o resultado é o mesmo que um crente fervoroso obtém : NADA.
Certa feita fui abordado por uma cigana que queria ler a minha mão. Propus ler a mão dela primeiro, e ela desistiu.
Mediunidade para mim, é o nome dado a apacidade de exteriorizar aspectos em si mesmo,porém ocultos de si mesmo como se um outro fosse
Sim, é a mente da pessoa criando as histórias ea pessoa achando que é um espírito
Matheus, coloquei no grupo espirita que cuido, kardec quando via o espiritismo sofrendo criticas ele dava publicidade na revista espirita e rebatia no campo das ideias, inclusive indicava para toda biblioteca espirita livros contra o espiritismo. Isso que voce relata é quase que a regra, os médiuns são fracos, alguns nem atingem o estado de transe mediúnico. em 30 anos de espiritismo vendo diariamente isso noto muita diferença entre médiuns o que percebo é que se pegar uns 100 uns 20 entran em transe e desdes vinte uns 2 ou 3 consegue as vezes trazer algo, na Umbanda é mais facil conseguir ver o medium ali 2 horas com o olho virado para cima so a parte branca e ela ali dançando conversando rindo , no meio de varias na mesma situação a entidade de costas a outra faz um gesto elas atendem, conversa de boa e falam a real logico que é uma minoria mas tem se tiver uns 30 mediuns de umbanda uns 5 ou 6 ali vai realizar um atendimento diferenciado destes que estão ali 2 horas com o olho virado atendendo. veja as esperiencias do canal magnetismo Brasil , gostei do video obrigado
O James Randi oferecia UM MILHÃO DE DÓLARES para quem conseguisse comprovar alguma ação paranormal num ambiente controlado. Muitos tentaram, porém foram todos desmascarados
@@abreupinho6171 sim que Deus o tenha
ua-cam.com/video/nNgomBLe5x8/v-deo.htmlsi=VnyTrzNqsV17xHUk
ua-cam.com/video/zhelnzMKpqQ/v-deo.htmlsi=3m5IH_ICSHOqDEzw
Ser médium não significa, obrigatoriamente, ser espírita....
Excelente vídeo, que ajuda as pessoas a deixarem de ser enganadas pela ilusão de paranormalidade.
Um dia a multidimensionalidade vai te deixar nú , pega leve . Você é um cara novo ainda . Esse é um vídeo que você se arrependerá de ter feito.
Verdade! Ele vai se arrepender, vai ter a experiência dele
É impressionante como tem louco nesse mundo. Mas é mais impressionante ainda, saber que esses loucos conseguem convencer um monte de gente alucinada, a acreditar em seus delírios e loucuras. E estes por sua vez passam a repetir e replicar toda essa loucura, como se verdade fosse, por décadas, séculos, milênios e ad eternum. Aff
o mundo espiritual é real
@@COALSACKDARK123prove
@@COALSACKDARK123Não, não é!
Nós nos limitamos à matéria química/orgânica, qualquer coisa fora disto é charlatanismo.
Já vi picaretagens mas já conheci também bons médiuns
Só um DETALHE. Até hoje a Ciência não entra nos detalhes que estão ALÉM DA MATÉRIA E ENERGIA. A psicologia analítica talvez. Mas, dizer que ela é Ciência só nas experiências relacionadas a CASOS CLÍNICOS
eu nunca levei a serio esse papo de espiritismo.
Sinceramente acho esses apelos ao sobrenatural contraproducentes ao teísta!
Sempre que vejo isso, sinto que falo com alguém ainda infantil.
@@AlanRobson_ Eu já vi o contrário. Já vi teísta afirmar categoricamente q o sobrenatural existe, e que quem nega isso possui uma limitação cognitiva, ou não estudou direito o assunto.
@gibkrein Isso só reforça minha impressão!
Argazura terayo barana hiraste trabuya derana sheraba traziona urbarataná.
Sharionde urbatanayo krivos drevas vremanaste argarena drimayo.
Presente pra vc.
Brother, eventos paranormais existem. A ciência não sabe explicar muitos deles.
Seu vídeo é sobre pessoas que se dizem paranormais. E isso nada tem a ver com manifestações paranormais reais.
Aqui no Brasil, inclusive, teve alguns casos, um deles famoso: a de uma garota, se eu não me engano, do Rio Grande do Sul, que conseguia, por exemplo, acender um fogão apenas usando sua mente.
Ela teve uma vida extremamente infeliz por conta disso, sobretudo por conta dos preconceitos que ela sofria.
Charlatões existem em qualquer área da vida social. E isso não pode ser uma justificativa para ignorar ou ridicularizar casos sérios de atividades paranormais. Nesses casos, a falta de respostas da ciência leva a respostas também tão charlatãs quanto aquilo que ela critica. 🤷♂️
E com relação aos fatos?
Anna Prado, a mulher que materializava os espíritos.
ua-cam.com/users/liveR3kLCS2_emQ
Leida Lúcia, ela trabalhou 13 anos com Zé Arigó e o Dr. Fritz.
ua-cam.com/video/DwpRbk3W1mY/v-deo.html
Ainda bem, pegando outras religiões “pra Cristo” finalmente, achei que seu ateísmo era apenas com cristãos.
Se possível, faça um vídeo refutando as religiões espíritas de matriz africanas, seria interessante ver seu ponto de vista. Visto que não é muito difícil de refutar, abraço ✌🏼
9:00 pra mim foi muito mais intuitivo colocar o quadrado dentro do quadrado, vai entender.
A religião vive das peças q a mente prega nas pessoa ou de padrões q não tem nada de sobrenatural. Ninguem nunca história da humanidade advinhou o futuro. Isso é fato. Existem tendência apenas.
Rapaz...você vai mudar esses conceitos ainda nesta encarnação... Deus abençoe
2. Críticas à Exclusão de Astrologia
Alguns críticos argumentaram que o desafio de Randi não era neutro. Por exemplo, o site Projeto Mayhem mencionou que as regras do desafio eram ajustadas para dificultar a comprovação de fenômenos como a astrologia, classificando Randi como um "pseudo-cético" que buscava ridicularizar os candidatos em vez de investigar genuinamente11. A JREF exigia que os participantes tivessem reconhecimento midiático ou apoio acadêmico, o que limitava a participação de projetos alternativos -----> eu fui consultar sobre esse teste do paranormal com a inteligencia artificial, olha o que os criticos falaram, inclusive isso foi encerrado em 2015. Sempre vejam os 2 lados da moeda se tiver duvida, eu recomendo pesquisar por vc mesmo sobre esse teste
3. Viés Anti-Paranormal e Falta de Neutralidade
Desconfiança na integridade de Randi: Alguns pesquisadores, como Rupert Sheldrake e Gary Schwartz, acusaram Randi de desonestidade e manipulação. Sheldrake declarou: "Não confio em Randi, ele tem histórico de distorcer a verdade" 67.
Testes projetados para falhar: Críticos argumentam que o desafio não era uma investigação genuína, mas uma ferramenta para ridicularizar candidatos. Por exemplo, o teste de radiestesia (busca de água subterrânea) exigia que os participantes acertassem 2/3 das marcações dentro de 10 cm dos tubos, uma métrica considerada irrealista 57. -------> tem isso tembem que a inteligencia artificial mensionou, eu nao fui buscar afundo, pois tó com o tempo apertado. se isso for vdd, só abaixa a credibilidade desse teste
Esse povo, principalmente das igrejas bíblicas, negam sua própria essência 🫣 🫢. A mediunidade é inerente ao ser humano desde o princípio Elementar de sua existência. 🆗 👍🏿
Uma pergunta simples: qual a utilidade disso ? ou de qualquer outra religião ?
6:41 muito esquisito chamar o estudo de fracassado, por muitos motivos. sou fisicalista, mas a escrita desse Wiseman achei muito ruim (pelo menos nos trechos que apareceram). ele fala verdades, mas em forma de pontos frageis demais, exposicao fraca ou exemplos anedoticos
Tem uma idosa fanfarrona , espertalhona muito inteligente , muito bem letrada , que engana muita gente , dizendo que ela recebe o imbecil do tal suposto exú veludo , mas dá pra ver que é ela mesma interpretando um papel de um personagem implantado na mente dela através de crenças e ela aproveita disso para ganhar dinheiro e para enganar um monte de trouxas .
Verdade não existe, é representação mental impossível.
Já vi gente com muito mais argumentos curvarem-se ao óbvio. O Espiritismo não oferece nada.
Saudações
E se o qie vemos é normal?
Como vc explicaria o Chico Xavier???
Chico Xavier já escreveu um livro que teria sido psicografado por ele vindo de espíritos que viveram na época de Jesus perto de Jesus. Acontece que eles descrevem Maria Madalena como se fosse prostituta, e isso é só senso comum que se criou. Não tem nenhum respaldo histórico que leve a endossar que Madalena era prostituta. Porém, no Livro do Chico Xavier, isso é assim porque na cabeça dele era assim e os livros dele são reflexos da própria mente dele.
No mais, ele descreve, em duas psicografias diferentes, uma vindo da mãe dele que supostamente esteve em Marte e outra vindo do irmão X (H. Campos), o planeta Marte como sendo habitado por criaturas muito mais evoluídas que nós da Terra (além de ser uma descrição com imprecisões científicas). Acontece que Kardec, tanto no Livro dos Espíritos quanto na Revista Espírita, recebe informação dos espíritos de que Marte seria um dos poucos planetas do Sistema Solar que é moralmente inferior à Terra (mais primitivo, na escala de evolução do mundos que Kardec estabelece). As obras a que me refiro de Xavier e de Kardec têm menos de 100 anos de distância temporal umas das outras. Segunda metade do século XIX versus primeira metade do século XX. Seria forçar muito a barra, dentro da própria lógica kardecista, querer supor que deve ser porque em menos de 100 anos Marte evoluiu muito mais que a Terra. O provável mesmo é que Xavier não tenha lido tudo de Kardec e aí não tinha essa informação.
Um charlatão qualquer
Como tu explica aquela foto em q Chico Xavier está abraçado com um "fantasma", sendo claramente uma pessoa usando um pedaço de pano???
@@renatoaws 😂 Tá bom mlc, vai assistir teus canais de charlatões e dá dinheiro pra eles
@@renatoaws é mt fácil enganar brasileiro QI 83
Obrigado
Interessante a analise, porem uma pesquisa meia boca, poderia ter se aprofundado mais! Viver de teoria é facil, quero ver passar pelo processo do desenvolvimento, só ai da pra voce tirar uma conclusao final disso tudo!
Já existe literatura abundante a respeito. Prof. Dr. Antonio Carreiro, e no canal UA-cam, Questionando o Espiritismo de Morel Felipe Wilkon mostrando a farsa. Outro livro interessante é Cultos Protestantes lavagem cerebral e hipnose. de Jaime Fco. de Moura.
Coitadinho, tá por fora da Doutrina Espírita, tem pessoas que só vêem o que lhes mostram, vá estudar, e não fale daquilo que não sabe.
Só faltou falar sobre a hipnose que é amplamente utilizada nesse contexto. Alan Kardek (Denizard Rivail) , por 34 anos praticou o magnetismo mesmérico (Frans Antony Mesmer) que acreditava em fluidos corporais. Kardec ao criar o espiritismo, renomeou os fluidos para manifestações espíritas. Mais detalhes, veja os vídeos de quem praticou por 20 anos a doutrina e depois de profundos e inteligentes questionamentos no canal UA-cam, Questionando o Espiritismo de Morel Felipe Wilkon e também leituras de prof. Antonio Carreiro mostrando a farsa. Outro livro interessante é Cultos Protestantes lavagem cerebral e hipnose. de Jaime Fco. de Moura.
Dou um milhão de dólares para quem for num hospital escolhido por mim e curar, restaurar e regenerar todos os pacientes ali! Quando digo curar, restaurar e regenerar, me refiro à tanto pessoas com CÂNCER OU HIV, QUANTO PESSOAS AMPUTADAS, TETRAPLÉGICAS, PARAPLÉGICAS OU SEM OS OLHOS POR EXEMPLO!
Eu coloquei o pentágono dentro do quadrado.
Haha boa!
4:20 1 MILHÃO de dólares **
Só sei que deuses e o diabo foram inventados por espertos
Certa feita meu tia foi ao centro espírita. E pediu pra falar com um desencarnado. O médio incorporou algo que falava igual o meu finado tio no caso o irmão dele tom de voz e até coisas vividas por pelo finado. E outra o médio não conhecia nem minha tia nem seu finado irmão.
Isso existe. Mas que não quer acreditar vai dizer que é mentira sua, que vc viu o que quis, que relato anedótico não tem valor. Mas vc sabe o que viveu.
@@ArleneMulatinho Você não é assim tbm com as coisas que não fazem parte do que você acha que faz sentido assumir como fato? Se alguém vier com algum relato anedótico de algo que você acha incoerente ser verdade você vai pensar a mesma coisa. Ou você vai tomar como verdade qualquer relato anedótico de qualquer tipo de evento? Com certeza em algum lugar do mundo tem algum conjunto de crenças que você acharia absurdo porém pra quem crê não é absurdo e vale o relato anedótico.
acho normal quem nao acredita,mas quem ja teve suas proprias experiencias sabe que existe o mundo espiritual
@ Não. Isso é uma péssima prova. Neurologia tá aí pra confirmar sobre como experiências pessoais e sensações não estão necessaiamente ligadas com o que é de fato real. Isso, combinado a um viés de confirmação coletivo e um meio social favorável a florescer uma crença corrobora pra um sentimento, repito, sentimento e sensação muito fortes de que algo existe. Mas isso não é "saber que existe": é ter uma sensação e convicção muito forte de que existe. São coisas diferentes! Sugiro o livro "Sentir e Saber: As Origens da Consciência".
@@EduOliv Relato anedotico!1 amigo coloca isto em mente : seu irmão morre e eu começo a falar de tudo que ele fazia gostava do que ele trabalhava fala o nome do dos filhos. Coisas que ocorreu. Na vida dele. E eu falo isto com a voz dele. Na minha boca. E fora que eu nunca vi seu irmão nunca tive contato algum ou me falaram algo dele.
Boa noite 🌃
Isso não tem nada a ver com Espiritismo , a maioria dos médiuns Espíritas nem gostariam de ser !! Pessoas que fazem previsões não são médiuns !
Nada a ver com o Espiritismo de Kardec que considerado uma ciência filosófica, porém, todo ser humano é um espírito.
se eles adivinha o futuro , por que não acerta os numeros de loteria kkkk pura enganação
mais trouxa que ainda acredita e paga um rio de dinheiro pra eles
😂😂😂😂😂😂😂
Esse é um argumento simples e lógico. Esses charlatões ficam afirmando q pra refutar tem q estudar mt sobre o assunto, como se fosse preciso
Velho apenas para corrigir: o prêmio do Randy era de Um Milhão de dólares
Esse Wiseman força muito a barra...tá mais que provado que existe um gasparzinho debaixo da cama da gente; tem até filme sobre gasparzinho...
um que o médio fazer o espírito da no há dona da mãe aparecer na minha frente ai darei certidão ao espiritismo.
Eu sou do tipo que só acredito naquilo que vejo.
Mas nesse vídeo você está profundamente errado, isso é visão raza sobre o assunto.
Mas respeito sua opinião, bem como o seu vídeo.
Muito fracos esses argumentos pra refutar psicografias!!! Como vai combater isso com argumentos tão rasos!!!!???
É pena você ainda verás
Vc é incrível, sua burrice mostra que não é capaz de ler Kardec.😂😂😂
É comovente a sua ignorância sobre o assunto e, seus estudos, são risíveis. Fico imaginando no grau de ingenuidade daqueles que se consideram seus alunos.
Q desconhecimento completo da mediunidade kkk. Só UM exemplo: o "morto" dizer claramente onde na casa está um documento q a viúva procura e não encontra desde sua morte, q é necessário p o inventário. "Avisa fulana q o documento tal, número tal, está debaixo da cômoda esquerda da cama no quarto tal"....
Medíocre essa análise.
Nunca vi uma avaliação tão superficial e pueril a respeito deste tema.
Não concordo, tú és cético e cético não acredita em nada logo não acredita em jesus nem a menos em Deus!!!!!!!!!
Professor, com todo o respeito, mas suas falas revelam uma profunda ignorância do espiritismo, não só com relação à complexidade de sua doutrina, que trata entre outras coisas dos múltiplos aspectos existentes nas relações entre o mundo material e o mundo espiritual (cuja existência não é apenas postulada por uma crença mais ou menos desvinculadas dos fatos, mas que foi comprovada, demonstrada por todo o conjunto de procedimentos de observação e experimentação realizadas pelo espiritismo experimental, cujo campo fenomênico se acha bem exposto na obra de Kardec intitulada "O Livro dos Méduins"), mas também com relação à natureza e o significado das práticas sociais espíritas. Minha primeira pergunta a você é a seguinte: você leu as obras escritas por Kardec? Eu estudo isso há trinta anos, e acho, como Von Humbolt, que o ceticismo que nega a evidência é muito mais nefasto que a credulidade irrefletida que crê sem exame racional. As mensagens psicografias de parentes desencarnados são vagas?? Todas elas o são???? É muito leviano falar assim. O espiritismo não é como as demais religiões. Ele está alicerçado na razão, o que por si só já demarca o caráter de sua complexidade. Mas se você deseja criticá-lo, rebaixá-lo perante as investidas de um ateísmo pseudo-crítico, aconselho-o a estudá-lo profundamente antes, com tento empenho quanto o que você certamente emprega para estudar as obras de Kant, Hegel, etc. Pense em Kardec como um filósofo e cientista do século XIX. Porque do contrário a gente acaba falando muita bobagem.
Não sou espírita, mas concordo com essas possibilidades explicadas por ti. Grato.
Como dizia um bordão da antiga série Arquivo X: "Eu quero acreditar "
Não foram comprovados com metodologia científica! Ceticismo que nega evidência é tosco, mas você consdierar o que quer como evidência, sem nenum critério honesto para tal que vá além da própria vontade pessoal, é desonesto! Não foi comprovado materialização nem existência de ectoplasma nem de mediunidade só porque Kardec achava que sim pelos relatos que lia e sessões que participava!
Sobre a abordagem dele dos Evangelhos bíblicos canônicos: também não tem nada de científico e intelectualmente honesto! Não é um trabalho acadêmico embasado em Exegese, Arqueologia e contextualização histórica. Na passagem de "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", por exemplo, ele teria que falar que aquilo foi uma interpolação, fazer um estudo dos dados arqueológicos e das variações dos textos originais, provando, então, que nem tinha isso no texto primário. Mas o que ele faz é só assumir como verdade e assumir que Jesus era espírita. Daí ele tenta projetar a moral e o pensamento dele nos personagens da Bíblia. Isso, além de anacrônico, não é honesto! Essa ideia de Espírito platônica nem havia naquela época na cabeça dos que escreviam a Bíblia. "Pai nosso que estás nos céus" é sobre um lugar físico e fixo (céu): não é uma metáfora para outro plano. Projetar isso no texto em vez de entender o contexto e o que o autor quer dizer não é estudo honesto nem científico!
Sobre achar que dá pra interpretar a ressurreição como uma mera materialização espiritual sem forçar a barra e pinçar só as partes que interessam da Bíblia: desonesto! Sobre tratar os milagres de cura de Jesus como sendo magnetização: tosquice! O Magnetismo Animal, base "científica" do Espiritismo, já caiu por terra e já se sabe que campo magnético se propaga no vácuo, não precisando de um Éter (fluido cósmico eterizado). Os espíritas continuam agarrados nisso e não se atualizam porque Espiritismo não é nem nunca foi Ciência de verdade. São só retóricas essas frases de efeito de Kardec do tipo "caminhem com a Ciência e atualizem os eventuais erros, espíritas!".
Sabe por que ele queria dizer que as curas de Jesus eram por ele ser um "magnetizador muito evoluído"? Por que ele queria salvar o Cristianismo! O Espiritismo é um movimento reacionário aos avanços científicos que estavam colocando contra a parede certas crenças e conceitos arcaicos das religiões. Como Kardec era de umm contexto social ocidental e mais voltado para Jesus (e não Maomé, Buda etc.), ele escolheu exatamente Jesus para taxar como o mais evoluído de todos os tempos na Terra. Assim ele queria pregar que na verdade o Cristianismo, Deus etc. têm sim respaldo científico. Ele estudava descobertas científicas da época e tentava casar o que lhe encantava e agradva na ciência com o Espiritismo. Olhe para o ambiente, recorte social, contexto (Revolução Industrial, Positivismo, Iluminismo etc.) da época de Kardec. Olhe para a mentalidade dele e veja como isso se reflete em todos os livros base do Espiritismo!
Sobre Chico Xavier, Divaldo, Peixotinho, Waldo Vieira etc.: vários problemas e controvérsias envolvendo materialização e psicografia! Textos de Xavier, considerados vindos de espítitos muito evoluídos e com informação privilegiada, com erros históricos grotescos e equívocos científicos. Podemos conversar mais sobre isso se quiser. O que acontece é que têm inúmeras pessoas pelo mundo falando coisas que alegam ser visões, psicografia etc. É óbvio que muitas vão casar com a realidade, porém você juntar várias dessas e ignorar todas as outras não prova nada! Pode juntar 1 milhão! Não é assim que funciona. Caso ache que é, sugiro que estude Estatística! Além disso, o Espiritismo não se permite ser falseado cientificamente nem ser tratado como Ciência em nenuma medida, então não é Ciência!
Sobre ler as obras de Kardec, já li todas. Cresci em meio espírita e frequentando ambientes espíritas (cultos, centros, encontros de mocidade etc.). E daí? O que muda? É só carteirada?
Não foram comprovados com metodologia científica! Ceticismo que nega evidência é tosco, mas você considerar o que quer como evidência, sem nenum critério honesto para tal que vá além da própria vontade pessoal, é desonesto! Não foi comprovado materialização nem existência de ectoplasma nem de mediunidade só porque Kardec achava que sim pelos relatos que lia e sessões que participava!
Sobre a abordagem dele dos Evangelhos bíblicos canônicos: também não tem nada de científico e intelectualmente honesto! Não é um trabalho acadêmico embasado em Exegese, Arqueologia e contextualização histórica. Na passagem de "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", por exemplo, ele teria que falar que aquilo foi uma interpolação, fazer um estudo dos dados arqueológicos e das variações dos textos originais, provando, então, que nem tinha isso no texto primário. Mas o que ele faz é só assumir como verdade e assumir que Jesus era espírita. Daí ele tenta projetar a moral e o pensamento dele nos personagens da Bíblia. Isso, além de anacrônico, não é honesto! Essa ideia de Espírito platônica nem havia naquela época na cabeça dos que escreviam a Bíblia. "Pai nosso que estás nos céus" é sobre um lugar físico e fixo (céu): não é uma metáfora para outro plano. Projetar isso no texto em vez de entender o contexto e o que o autor quer dizer não é estudo honesto nem científico!
Sobre achar que dá pra interpretar a ressurreição como uma mera materialização espiritual sem forçar a barra e pinçar só as partes que interessam da Bíblia: desonesto! Sobre tratar os milagres de cura de Jesus como sendo magnetização: tosquice! O Magnetismo Animal, base "científica" do Espiritismo, já caiu por terra e já se sabe que campo magnético se propaga no vácuo, não precisando de um Éter (fluido cósmico eterizado). Os espíritas continuam agarrados nisso e não se atualizam porque Espiritismo não é nem nunca foi Ciência de verdade. São só retóricas essas frases de efeito de Kardec do tipo "caminhem com a Ciência e atualizem os eventuais erros, espíritas!".
Sabe por que ele queria dizer que as curas de Jesus eram por ele ser um "magnetizador muito evoluído"? Por que ele queria salvar o Cristianismo! O Espiritismo é um movimento reacionário aos avanços científicos que estavam colocando contra a parede certas crenças e conceitos arcaicos das religiões. Como Kardec era de um contexto social ocidental e mais voltado para Jesus (e não Maomé, Buda etc.), ele escolheu exatamente Jesus para taxar como o mais evoluído de todos os tempos na Terra. Assim ele queria pregar que na verdade o Cristianismo, Deus etc. têm sim respaldo científico. Ele estudava descobertas científicas da época e tentava casar o que lhe encantava e agradva na ciência com o Espiritismo. Olhe para o ambiente, recorte social, contexto (Revolução Industrial, Positivismo, Iluminismo etc.) da época de Kardec. Olhe para a mentalidade dele e veja como isso se reflete em todos os livros base do Espiritismo!
Sobre Chico Xavier, Divaldo, Peixotinho, Waldo Vieira etc.: vários problemas e controvérsias envolvendo materialização e psicografia! Textos de Xavier, considerados vindos de espítitos muito evoluídos e com informação privilegiada, com erros históricos grotescos e equívocos científicos. Podemos conversar mais sobre isso se quiser. O que acontece é que têm inúmeras pessoas pelo mundo falando coisas que alegam ser visões, psicografia etc. É óbvio que muitas vão casar com a realidade, porém você juntar várias dessas e ignorar todas as outras não prova nada! Pode juntar 1 milhão! Não é assim que funciona. Caso ache que é, sugiro que estude Estatística! Além disso, o Espiritismo não se permite ser falseado cientificamente nem ser tratado como Ciência em nenuma medida, então não é Ciência!
Sobre ler as obras de Kardec, já li todas. Cresci em meio espírita e frequentando ambientes espíritas (cultos, centros, encontros de mocidade etc.). E daí? O que muda? É só carteirada?
Não foram comprovados com metodologia científica! Ceticismo que nega evidência é tosco, mas você considerar o que quer como evidência, sem nenum critério honesto para tal que vá além da própria vontade pessoal, é desonesto! Não foi comprovado materialização nem existência de ectoplasma nem de mediunidade só porque Kardec achava que sim pelos relatos que lia e sessões que participava!
Sobre a abordagem dele dos Evangelhos bíblicos canônicos: também não tem nada de científico e intelectualmente honesto! Não é um trabalho acadêmico embasado em Exegese, Arqueologia e contextualização histórica. Na passagem de "quem nunca pecou, que atire a primeira pedra", por exemplo, ele teria que falar que aquilo foi uma interpolação, fazer um estudo dos dados arqueológicos e das variações dos textos originais, provando, então, que nem tinha isso no texto primário. Mas o que ele faz é só assumir como verdade e assumir que Jesus era espírita. Daí ele tenta projetar a moral e o pensamento dele nos personagens da Bíblia. Isso, além de anacrônico, não é honesto! Essa ideia de Espírito platônica nem havia naquela época na cabeça dos que escreviam a Bíblia. "Pai nosso que estás nos céus" é sobre um lugar físico e fixo (céu): não é uma metáfora para outro plano. Projetar isso no texto em vez de entender o contexto e o que o autor quer dizer não é estudo honesto nem científico!
Sobre achar que dá pra interpretar a ressurreição como uma mera materialização espiritual sem forçar a barra e pinçar só as partes que interessam da Bíblia: desonesto! Sobre tratar os milagres de cura de Jesus como sendo magnetização: tosquice! O Magnetismo Animal, base "científica" do Espiritismo, já caiu por terra e já se sabe que campo magnético se propaga no vácuo, não precisando de um Éter (fluido cósmico eterizado). Os espíritas continuam agarrados nisso e não se atualizam porque Espiritismo não é nem nunca foi Ciência de verdade. São só retóricas essas frases de efeito de Kardec do tipo "caminhem com a Ciência e atualizem os eventuais erros, espíritas!".
Sabe por que ele queria dizer que as curas de Jesus eram por ele ser um "magnetizador muito evoluído"? Por que ele queria salvar o Cristianismo! O Espiritismo é um movimento reacionário aos avanços científicos que estavam colocando contra a parede certas crenças e conceitos arcaicos das religiões. Como Kardec era de um contexto social ocidental e mais voltado para Jesus (e não Maomé, Buda etc.), ele escolheu exatamente Jesus para taxar como o mais evoluído de todos os tempos na Terra. Assim ele queria pregar que na verdade o Cristianismo, Deus etc. têm sim respaldo científico. Ele estudava descobertas científicas da época e tentava casar o que lhe encantava e agradva na ciência com o Espiritismo. Olhe para o ambiente, recorte social, contexto (Revolução Industrial, Positivismo, Iluminismo etc.) da época de Kardec. Olhe para a mentalidade dele e veja como isso se reflete em todos os livros base do Espiritismo!
Sobre Chico Xavier, Divaldo, Peixotinho, Waldo Vieira etc.: vários problemas e controvérsias envolvendo materialização e psicografia! Textos de Xavier, considerados vindos de espítitos muito evoluídos e com informação privilegiada, com erros históricos grotescos e equívocos científicos. Podemos conversar mais sobre isso se quiser. O que acontece é que têm inúmeras pessoas pelo mundo falando coisas que alegam ser visões, psicografia etc. É óbvio que muitas vão casar com a realidade, porém você juntar várias dessas e ignorar todas as outras não prova nada! Pode juntar 1 milhão! Não é assim que funciona. Caso ache que é, sugiro que estude Estatística! Além disso, o Espiritismo não se permite ser falseado cientificamente nem ser tratado como Ciência em nenuma medida, então não é Ciência!
Sobre ler as obras de Kardec, já li todas. Cresci em meio espírita e frequentando ambientes espíritas (cultos, centros, encontros de mocidade etc.). E daí? O que muda? É só carteirada?
Argumentação perfeita! Difícil é convencer o ser humano com esses conceitos impregnados no inconsciente coletivo que afloram da própria mente! Parabéns!
Tenho experiências mediúnicas esporádicas, mesmo sendo ateu e com licenciatura em Física... Fale apenas por você.
❤
🤦🏽♂️