BICUDOS SELVAGENS ainda EXISTEM? Canto e fatos sobre o pássaro bicudo!
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Você já viu ou ouviu um bicudo cantando livre na natureza? Bicudo, de nome científico Sporophila maximiliani, é um dos pássaros mais raros e ameaçados de extinção do Brasil, desapareceu de várias regiões do país. O que de fato aconteceu com os bicudos selvagens? Por que essas aves sumiram da natureza? Essas e outras questões respondidas nesse vídeo sobre a espécie.
Seja membro do canal:
/ @planetaaves
Bicudo é um pássaro raro, emite um canto alto, bonito e melódico. Habita vegetações arbustivas próximas de rios, lagos e banhados, onde come sementes de algumas espécies de capins, como capim-navalha e tiririca. No vídeo, abordamos algumas curiosidades sobre o pássaro bicudo, incluindo sua distribuição histórica no Brasil e os locais onde ainda pode ser encontrado. Exploramos também os diferentes tipos de cantos da ave e seus dialetos, além de informar sobre as principais causas do desaparecimento da espécie no país e as iniciativas em andamento para reverter a situação dessa ave.
Eu fiz um passeio com amigos pelo Peru e fomos com a principal intenção de observar o bicudo do bico preto. Acho que vimos uns 20 na beira da rodovia próximos a plantação de arroz e tirirical. Só posso dizer que é uma experiência espetacular para quem gosta do bicudo.
Que privilégio. Parabéns. Tirou fotos, claro.
Quando eu escuto esses cantos, me lembro logo de campos e roças tranquilas, bom demais ❤🤩
Eu vi um casal de bicudo na beira do rio Paracatu em Brasilândia.
Eu morei 12 anos na casa do meu avô.
Ele sempre teve uns 4 curió e teve apenas 2 bicudo na vida dele
Ele faleceu em 2022 com 96 anos de idade.
Ele nunca vendeu um passarinho dele .
E aos 75 anos ele deu seus pássaros para um órgão do IBAMA em Goiânia e nunca mais criou um passarinho preso
@@Warleyantoniodasilva é bonito num é ?👍☺️
@@corneliopaiva meu pai também fez isso, nunca mais criou passarinho preso.
Observando os passarinhos hoje em dia espero que com o Tiziu não aconteça o mesmo que aconteceu com o bicudo e o curió
Que canto lindo! Nunca tinha escutado o canto deles Maravilha
Esse é um canal que presta importantíssima utilidade pública ao Brasil.
Sou de Goiânia e tenho observado uma espécie de "empobrecimento" no canto dos canários da terra aqui da região.
Hoje, muito comuns na cidade, observo que eles praticamente emitem piados mais longos, quando comparados com os canarinhos da época em que eu era criança.
Tem uma bicudinha fazendo um ninho em uma pitangueira que está em um vaso na porta de entrada da minha casa! Ela e o macho ficam rondando a área e comendo sementes das tiriricas. O canto realmente é o mais bonito das aves aqui na região. Logo teremos filhotinhos 😍
Aqui no Estado de Roraima ainda tem muitas dessas aves encontradas com facilidade em habitats naturais. Ainda bem que ainda podemos apreciar um lindo canto desse pássaro aqui em Roraima.
Muito lindo!
Amei, lembrei de minha infância, quando criavamos esses lindos pássaros.
Aqui em carrancas mg,ainda temos o privilégio de poder apreciar o seu canto ❤❤❤❤
Certeza que é o Bicudo amigo?
6:14
Que ave incrível,lindo canto obra prima da criação
Lindo ouvir o canto maravilhoso do bicudo, parabéns aos criadouros, que criam e protegem essas aves maravilhosas.
O canto dessa espécie é para mim, o mais encantador e maravilhoso de todas as espécies do planeta!!!
Realmente o canto do BICUDO, faz toda diferença na natureza. 🙏🙏
Video mostra bem a diferença entre "traficantes" que são criminosos e "criadouros" que são aliados na conservação (como exemplicado no video) Parabéns Willian, muito importante esse video ❤
Esperamos que os criatórios legalizados, que um dia buscaram na natureza os exemplares para suas matrizes, possam ajudar nos projetos de reintrodução, fornecendo para esse fim, casais semi adaptados, novos, férteis e saudáveis.
Amigo o William Não dá crédito nenhum a criação de pássaros, mesmo d criatórios legalizados, ele apenas disse rapidamente pq não tinha como negar q a criação dessa espécie em cativeiro é oq salvou ela da extinção, o seu comentário foi muito mais informativo e importante do que o q ele disse no vídeo. Aproveitando a oportunidade até digo q eu era inscrito dele mas hj não sou mais justamente por esse motivo, e hj apareceu esse vídeo como recomendação pra mim, e quis assistir pra ver se ele dava algum crédito para os criadores e me decepcionei muito, hj em dia sigo o canal do Richard Rasmussen q é totalmente contra o tráfico de animais silvestres mas dá voz, e conscientiza cada vez mais a importância da criação em cativeiro principalmente de pássaros que é o animal mais traficado. Enfim deixo aqui meu desabafo para o William Menq pra ver se ele reaja e pare d viver no mundinho "Luiza Mel world" e comece a ter atitudes como um verdadeiro biólogo como Richard Rasmussen, e tbm ótimo Biólogo Henrique
@@Dudu-xp5wg "Verdadeiro biólogo" foi de doer, heim? Falacia do Escocês de verdade mandou lembranças.
Mas qual a diferença entre criadouros e cativeiro?
@@Dudu-xp5wgRichard é o maior pilantra! Estressa bichos de forma desnecessária, foi denunciado e multado varias vezes por causa da conduta com a natureza, e, ainda pior, apoiou todas as atrocidades do ex ministro Ricardo Salles, incluindo a falacia dos bois bombeiros!
Isso é de uma riqueza gigante. Parabéns
Que lindeza ! Tenho memória do canto do bicudo , minha escola ficava em uma grande praça , mas os passarinhos não estavam soltos , mas enjaulados . Eram colocados ‘para pegar sol ‘ na praça . Muito triste 😢
Ainda tem uns idiotas q volta e meia aparecem no meu bairro p levar passarinho em gaiola (a maioria, espécie silvestre) para pegar sol. Já tentei filmar p denunciar, mas não consegui chegar muito perto sem os caras perceberem.
Ué... triste por que? Graças aos criadores existem milhares a disposição de que quiser (e puder), obter um. São Paulo tem, com nota fiscal.
Esse canto me remete a minha infância, conheci o bicudo!
Infelizmente, outras aves do mesmo gênero Sporophila, ao qual pertence o bicudo, também estão no mesmo caminho triste, devido o tráfico de aves, e o próprio curió já é um exemplo claro, sem contar que aqui na minha região, caboclinhos, bigodinhos e baianos, estão se tornando cada vez mais raros, e diferente de antes, que eram vistos durante todo o ano, hoje em dia, ando vários km procurando e passo anos sem ver um exemplar, e assim como sumiram daqui, podem começar a sumir de outros locais. A gente luta tanto informando, mas não é uma luta fácil.
Que canto mais lindo,adoreiiiiiii!!!
Esse é o verdadeiro som rural!!!
Moro minha vida inteira no AMAPÁ, William, e tive a oportunidade de ver muitas vezes os bicudos, na natureza. Porém, isso foi em minha infância, nos arredores de casa, onde mesmo em meio a área urbana (Macapá) era possível contemplar várias espécies, como curiós, bigodes, patativas e bicudos, além de outros. Soltos! Lindos! Na natureza! Infelizmente, como disse, isso foi há muito tempo! Creio que já faça mais de 30 anos que eu não vejo mais nenhum bicudo na natureza! Infelizmente… Triste demais… Parabéns pelo seu trabalho!!!🤝
Não conhecia o Bicudo, que canto lindo. Planeta Aves sempre nos surpreendendo.
Parabéns!
Cara sou passarinheiro admiro um bom bicudo,moro em um sitio no interior de Paraibuna,a margem da represa,a 2 anos estacionou aqui perto de casa um bicudo solteiro,cantou por 2 dias,nao achou femea seguiu seu caminho,foi fantastico escuta lo pir 2 dias,ate hoje nao escutei outro e me perguntou se era escapado de gaiola ou ainda existe alguns livres aqui na serra do.mar.
Bicudo tem histórico, de ter ocorrido na região da serra do mar?
Na minha opinião o principal motivo do desaparecimento e o desmatamento o uso de inseticida nos campos e nas plantação
Muito lindo esse canto! 🐦🐦🐦🐦🤩🤩🤩
Boa noite William parabéns muito interessante este vídeo
A uns 4 anos atrás eu vi um bicudo na roça do meu pai e fiquei muito feliz
Glória a Deus pela sua criação! Essa ave é incrível, diferente de todas, seu canto melódico faz bem aos nossos ouvidos.
Parabéns . São jovens como você que ajudarão a salvar várias espécies. Via e ou ia muito ba minha infância, hoje volto a ouvi-lo graças a você. DEUS TE ABENÇOE.
Muito lindo esse vídeo amigo William poriso eu filmo passarinhos e aves mais da região nordeste ❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Em 1994 meu avô que amava o curió e era apaixonado pelo bicudo
Viu 2 indivíduos machos e uma fêmea a 3 km de uma cidade chamada ponte alta, município de Montes claros de Goiás.
AE vai lá ver pra mostrar pra nós
@@ValterSantos-ig2qg quando eu nasci em 1984 meu pai trabalha nessa fazenda e ele também avistou bicudos lá.ele trabalhou 15 anos nessa fazenda.
Em 1996 meu pai se mudou pra outra fazenda a 54 km dessa que ele morava,localizada a 32 km de aragarças GO.
Nessa nova fazenda ele trabalhou 23 anos até se aposentar e não viu e ouviu nenhum bicudo.
Esse ano eu fui lá 2 vezes e não existe nem vestígios de bicudos e nem relatos de pessoas que moram lá
@user-uh3ls5lb2d kkkkkkk
@@corneliopaiva tá achando que e o cara tá mentindo olha o ano que ele viu e mais fácil ver naquela época do que agora
@@ValterSantos-ig2qgnão inventaram a máquina de viajar no tempo ainda 😂
Que canto lindo impressionante obrigada
Valeuuuu Wilian Obrigada!!!🙋🏻♀️🙏💗🙌🙌💝👏👏👏👏👏👏👏👏🎈🎈
Lindo o canto do bicudo,maravilhoso,faz bem para a nossa audição, gostei 👍👍
Bom dia, estava em uma Pescaria no Rio Araguaia, na divisa do Mato Grosso com Tocantins, na Região do Lago Grande, município de Santa Terezinha, estávamos em uma ressaca do Rio, e escutei um bicudo cantando, não consegui velo, mas era realmente um bicudo, primeira e única vez que escutei um Bicudo cantando na natureza, isso aconteceu ano passado, em Setembro.
Lindo canto desse pássaro🙌🙏👏
Lindo.
Grata. Bom domingo
Boa tarde muito bom
Agora sim, se desfez uma antiga confusão q eu tinha entre o bicudo e o curió🐦 Valeu meu like, Willian😊
muito bom a gravação
Aqui onde eu moro ainda temos o privilégio de conviver com muitos pássaros inclusive bicudos e curios , todos livres na natureza .
Boa noite, Willian tem que fazer uma pesquisa profunda pois em alguns municípios do Amazonas existem as duas espécie do bicudo nas regiões de Carauari, Itamarati, Lábrea e Boca do Acre bicudos selvagens
Esse canto é muito incrível ❤❤
Graças a Deus na fazenda da família ainda tem bastante, fica bem distante da cidade, e é bem isolado lá, e pra completar a gente não deixa ninguém passarinhar lá, creio que por dia a gente ver uns 04 ou 06 diferente, uma vez eu vi um com muitas penas brancas coisa mas linda de se ver, amo meu Amapá e amo a natureza que ele me proporciona ...
Eu gosto muito do bicudo ele é minha ave favorita
Assisti novamente seu vídeo de 3 anos atrás sobre os bicudos e hoje você posta um novo vídeo 😍
Lindo pássaro linda melodia
Lindo o cântico dele maravilhoso gratidão ❤
Coisa linda ❤😂
Ótimo vídeo gratidão 👏👍
Parabéns William pelo vídeo , o canto do bicudo é top
O canto é muito lindo!!! Porque então não é liberado para ser criado legalmente, já que está em extinção, assim preservamos a especie! Porque é uma pena a extinção!!! ❤️
Eu acho que já vi esse passarinho o canto muito lindo eu gosto muito dele esse passarinho é uma bicho muito legal
Muito lindo todos na natureza maravilhoso,o canto é show de bola 😃😜😻
Acompanho esse canal a algum tempo e me impressiona a qualidade e inteligência parabéns... fui um dos pioneiros na criação de bicudo.. Brasília,1980... antes era IBDF hoje Ibama recebi várias visitas
Show 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Sim ,sou fã de bicudo , pelo incrível que pareça recentemente eu soube de uma reserva aqui de Brasília que habitua uma família de bicudos .
William, me imaginei em meio a natureza amanhecendo com esses passarinhos me dando bom dia.
Sou do Amapá e essa espécie ainda existe na natureza aqui, na região do Maracá e Cajari
Muito legal !!
Top demais
Canto lindo, show parabéns William.
Amo a natureza ❤
My friend
É uma delícia ver e ouvir os teus videos. Para quem adora a natureza e vida selvagem como eu é sempre um gosto ouvir essa passarada que existe aí no Brasil.
Parabéns pelo teu canal e pelo teu conhecimento fora de série sobre essas pequenas espécies que fazem a delícia de muitos e enchem este universo de sons fabulosos.
Abraço👍👍👍
Aqui no marajó Pará tem muito tem uma época que eles fazem revoada,tem muito graças a Deus!!!
Fico feliz com esse relato!👍🫶
Camisa linda ein Willian ❤🎉
Cada canto é mais bonito que o outro.
Eu tive o prazer de criar e procriar essa espécie. Realmente são muito bonitos!
Parabéns pelo o vídeo DEUS abençoe muito
Me tornei criador de bicudo a pouco tempo, já criava outras espécie devidamente legalizadas, aqui no nosso interior encontramos algum exemplares e tentamos proteger
Sao lindos os bicudos.
Mais a paisagem ta maravilhosa.
❤ ❤ ❤ ❤
Que canto maravilhoso do bicudo eu amo aves , comecei a 10 anos atrás a reflorestar o sítio só com árvores da mata atlântica as aves voltaram gosto de ficar parada observando o canto acho que deixei minha contribuição ❤
Nesse caso eu concordo!
Vc ao invés de ficar só criticando, foi lá e fez sua parte!
Parabéns!
Parabéns pelo vídeo meu amigo, show...
Estou começando agora a apreciar os passaros
Bomm Diaa professor William!!
Nossa Q maravilhoso esses passarinhos chamado Bicudoo e mt interessante o q mais me chamou a atenção foi a diferença entre eles cada um cm a sua cor o bico e a plumagem fora o canto q é top de lindo. Parabéns pelo seu trabalho obg por compartir 👍👏👏👏
Essa ave é incrível.
Amo pássaro 🐦
Parabéns pelo vídeo William
Parabéns sempre com conteúdos novos e de muita qualidade para os inscritos assistir
Boa noite .muito bom está reportagem.
E com certeza, quanto mais canais como Planeta Aves crescer, engajando diferentes idades na observação e cuidado, mais perto vamos ficando do respeito e restauro de espécies como essas. 👏
Parabéns William pelo vídeo. Deus continue abençoando seu trabalho.
Bom dia William.saudades de quando eu vivia no campo.lindas paisagens.
Sul de minas, regiao campo do meia indo pro lado da água verdes, sentido pé da serra da boa esperança encontra casais em toda a serra. Um casal por cada área. E mais a baixo berando a represa de Furnas é o local dos curiós nos arrozais. Tmj
Que lindo esse canto!!❤️❤️ Como pode alguém ter uma maravilha dessas presa numa gaiola?? Que tal o "dono" trocar de lugar com o Bicudo???😪😪
Oi amigo é lindo mesmo o canto desse passarinho
EU amo todos os pássaros e a criação que DEUS deixou pra nós humanos temos que ter amor pôr todas as criações
Antigamente uns 50 anos atrás eu vi esses bicudos e Curió em Arrozeiros aqui vale do Itajaí em terras de meus parentes. Hoje não existe mais.
Gosto muito, tenho três top cantam muito.
Essa ave tem um canto muito bonito
Incrível parabens. Sucesso nos projetos de conservação do Bicudo.
O Trabalho do projeto Bicudo com toda certeza ira povoar várias regiões com essa linda ave!!! Parabéns ao Flavio Ubaid e ao Gustavo pela condução do projeto em Januária em Minas Gerais!!!
Com certeza! Trabalho deles é sensacional!
Amei esse video
Esse canal é legal demais!
É muito triste saber que uma espécia com cântico tão lindo e essencial à natureza esteja praticamente extinta por conta de pessoas inescrupulosas. Na minha infância via muito deles nos plantios de arroz.
Muito bom o conteúdo do vídeo, Parabéns 👍😃
Quem não vejo as uns 35 anos é tiê sangue ..
Quando vi na natureza fiquei muito feliz .
É tanto que até hoje não esqueci
Tie sangue tem muito, qualquer lugar relativamente preservado de mata atlântica é fácil de observar. Tenho visto muito ele no interior de sp. Ate no parque tiete na capital de sp
cheguei a ver!
Estive ,certa vez,em São Miguel dos macacos ,nos estreitos de Breves no marajó. Pude observar muitos bicudos ,fui um privilegiado. Naquela região ainda existe muito.
Especie que ocorre nessa região é o Bicudinho e não O Bicudo Verdadeiro
Seus conteúdos só muito bons, queria que vc gravasse um vídeo sobre trinca ferros,eles estão entrando em extinção,grava um vídeo sobre a preservação desses lindos pássaros 😢
Trinca ferro em extinção?😂😂😂
Extinção em algumas regiões... mais tá longe de entrar em extinção hein
Em 2021 aqui no Estado do ceará no açude Pacoti ouvi um canto em meio na mata, um som bem alto, não conhecia o pássaro pelo canto mas era muito alto por conta das árvores. Era um bicudo dessa espécie, meu tio criou muitos e ele reconheceu
Muito show meu amigo parabéns pelo seu trabalho 👏👏👏👏
Esse bicho é demais. Bom vídeo irmão
Gostei muito parabéns