Boa tarde Laercio tudo bem? Que bacana mesmo. Se puder por gentileza, grava um vídeo do seu sistema para que seja publicar aqui no canal, assim ajuda outras pessoas também. Para ais detalhes se puder entra em contato neste e-mail: contato@eduardoaquino.com.br
Vc pode até falar que explicou o básico, mas é mais que o suficiente para entender toda a estrutura para um bom funcionamento dos projetos para leigos como eu
Aprendendo e muito com o professor Eduardo Aquino! Iniciei a pouco e sempre tive a duvida entre a divisão da potência com a real voltagem para se obter o resultado! Valeu professor! Continue assim passando tudo bem mastigado para quem é leigo! A propósito 10.1 Ampére pico chega meus dois painéis yingli solar js 90!
Opa bom dia tudo bem? Que legal que está aprendendo com as aulas do canal. Segue uma lista que você vai gostar. ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekbkNaDLIZ95Pq5YXs4RJfrw.html
obrigado pela dica, graças a esse video e sua dica EDUARDO , comprei o controlador mppt MakeSkyBlue e aposentei o pwn ,a diferença na carga foi absurdo ,hoje por enquanto eu uso sistema cctv 24hrs , mais roteador ,mais antena via rádio e ainda sobra carga mesmo com esses dias frios aqui no sul do estado de sp com painel 330w e duas baterias de 105 A...
Olá, bom dia! Que ótimo, fico muito feliz mesmo em saber que o material aqui do canal tem ajudado pessoas como você. Da uma olhadinha neste vídeo que coloquei no canal ontem, para verificar se seu MakeSkyBlue é realmente original. Não sei onde comprou, mas se comprou na Panda Energia Solar, pode ficar tranquilo que é original, agora se comprou em outro lugar, ai já fica difícil, mas veja o vídeo, e comenta lá. Link para o vídeo: ua-cam.com/video/3egKDdGiomU/v-deo.html Ah, e como o canal foi bom para você ajude a divulgar em suas redes sociais para amigos que gostam deste tipo de conteúdo. Atenciosamente, Eduardo Aquino
vc é muito bom Eduardo. parabens meu amigo pela dica esse més estou começando meu projeto ja comprei painel e controlador baseado em seus comentarios abraço DEUS ABENÇOE
Bom dia tudo bem? que ótimo que gosta das aulas, e fico muito feliz em ajudar, caso queira se aprofundar mais e dar um apoio para o canal,pode se matricular no curso online, será um prazer ter você como aluno e poder contribuir mais com seu sistema. Pode se matricular neste link: bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino Atenciosamente, Eduardo Aquino
Muito bem colocado assunto. O povao não gosta d video grande pq são PREGUIÇOSOS mesmo. Ficam hrs assistindo putaria e videos d comedia, mas se o assunto eh importante e interessante, todos perdem o interesse. Acho um milagre ter tanta gente nesse tipo d canal assistindo.
Boa tarde tenho uma trafic home e tenho uma placa solar Intelbras EMSZ 430 M HC e um controlador de carga intelbras EPC 3024 MPPT .Quero montar um sistema off grid de acordo com esses itens que tenho .Não comprei a bateria ainda. Gostaria de saber quantas baterias ela suporta carregar e qual a amperagem usar. Durante a noite vou usar toda a carga dela. Durante o dia tenho que usar os equipamentos ligados na bateria e tambem deixar elas carregadas para usar a noite novamente.
Boa noite tudo bem? Que ótimo que gostou da aula, valeu por comentar e por acompanhar. Aqui no canal tem muito mais material de boa qualidade assim, veja nas playlists. Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
Olá Eduardo, como vai? Acompanho sempre que possivel seu canal e aprendendo muitas coisas. Fiz um pequeno sistema off grid e uso somente para iluminação externa. Um painel de 275w e outro de 330w ligados no mesmo banco de baterias ( 1 x 115a e 2x 105a estacionárias) porém individuais. Confesso que nunca funcionou direito. Mas minha participação é para outro assunto que não encontrei nenhum tutorial a respeito. Meu painel de 330w da Osda ODA330-36P com tensão operacional Max de 37,26V e corrente operacional de 8,86A está me derrubando. Já fiz todos os testes e nada descobri. Até já desmontei a caixinha de circuitos, os diodos by pass estão bons mas, este Painel Aquino está gerando 46v e 12amp com sol das 10h da manhã. Tirei do meu sisteminha porque estava dando pane nos meus controladores, azulinho "MPPT". Será? Te pergunto Aquino, tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Perdi meu painel? Estou com receio de colocá-lo novamente no meu sisteminha e danificar tudo. Por favor, se faltou alguma informação para sua análise, me peça, ok. Grande abraço. Fica com Deus.
Eduardo, só me apetece dar-te um abraço... o que falaste, foi como a peça que faltava para completar um puzzle de 1000 peças, que seria o meu entendimento sobre a matéria! LOOOL Muito obrigado! Já subscrevi... 😉 Renato Miguel, de Portugal.
Opa boa tarde tudo bem? Que legal que gostou da aula, valeu por acompanhar. -- Dicas do Aquino é um dos quadros de maior audiência no canal, e o quadro que tem mais episódios. Por este motivo, separei os link das 3 temporadas para que você possa acompanhar neste fim de semana várias dicas valiosas para energia solar fotovoltaica. Dicas do Aquino Temporada 1: ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekaO2O6Q_zQxB9Qxed5TEI2W.html Dicas do Aquino Temporada 2: ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekY03G_92OiknTjNZTYQNU79.html Dicas do Aquino Temporada 3: ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekYJDLuvNd_0Do9RKHNzNJOP.html Espero que goste, tenha ótimos estudos e um ótimo final de semana.
Boa tarde, tudo bem? Que ótimo que gostou da aula, aqui no canal tem muito mais aulas assim, e também pode acessar o site em: www.eduardoaquino.com.br Atenciosamente, Eduardo Aquino
boa noite otimo video .. estou iniciando com meu sistema basico ... vamos supor minha placa hj no controlador diz que gerou 25a durante o dia ... seria esse vlr em carga que posso gasta hj?
Excelente vídeo Eduardo, muito claro. Gostaria de fazer uma pergunta: Qual configuração você recomendaria considerando custo/benefício para montar um sistema off grid a partir de duas placas de 320Watts? Qual seria bateria e o inversor recomendados? Obrigado.
Bom dia, tudo bem? Que ótimo que lhe ajudou. A resposta para a sua pergunta não é tão simples assim, tudo dependerá da demanda que você terá, dos equipamentos ligados, de quanto tempo pretende utilizar. Por isto é recomendado que estude bastante sobre o assunto, e ai sim aprenderá a fazer os cálculos necessários e terá como montar algo de acordo sua necessidade. -- Pode acompanhar também meu site: www.eduardoaquino.com.br Se inscreva na lista VIP para receber todas as novidades logo que publico no site e por aqui também. Atenciosamente, Eduardo Aquino
Boa noite, tudo bem? Quinta feira vai ir ao ar aqui no UA-cam uma aula espetacular, creio que pode te ajudar Mas você pode ver neste link: ua-cam.com/video/uNF-T1_-dQM/v-deo.html Atenciosamente, Eduardo Aquino
Cara miito bom esse video. Muito bem explicado. Porém me surgiu uma dúvida. Nesse exemplo seu de um painel de 150W gerando 7.5A se eu tiver um controlador de 10A e acrescentar mais uma placa de 150W daria um total de 300W gerando uma corrente de 15A a 18V esses 15A pode prejudicar minha controladora de 10A ou os 10A dela é apenas da saída e não entrada?
Boa noite tudo bem? Que ótimo que gostou da aula e valeu por acompanhar e pelo comentário. Tenho mais aulas no canal que explico melhor esta situação. Isto vai depender do controlador utilizado, se for um MPPT na maioria deles suportam uma potência maior de módulos fotovoltaicos e uma tensão maior na entrada, logo uma menor corrente de entrada. Já na saída ele irá limitar pela corrente máxima suportada por ele, no seu exemplo se for o caso que expliquei acima, ele limita a saída e não danifica, a vantagem disto é que irá começar a gerar mais cedo e parar de gerar mas tarde por que tem mais módulos instalados. Nestes casos dizemos que temos um subredimensionamento de módulos em relação a potência nominal suportada pelo controlador, mas ele não danifica, simplesmente deixa de processar o que passar de seu limite. Mas claro isto controladores de carga de boa qualidade e MPPT, já os de qualidade duvidosa ou desconhecida ai não temos como saber realmente como irão se comportar. -- Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
Olá, bom dia! Estarei fazendo em breve, mas já adianto que para sistemas de 24 volts acima com baterias em série é primordial o uso de equalizadores, porém as baterias tem que estar todas boas, e de mesma marca, modelo e tecnologia, do contrário o equalizador não terá efeito. ✔Faça já o Curso de Energia Solar: goo.gl/6MQr4L ✔Contato Comercial: contato@eduardoaquino.com.br Atenciosamente, Eduardo Aquino
Muito legal Aquino. Obviamente se gasta muito para um sistema totalmente auto suficiente (estou exagerando). Sobre suas dicas, vou dimensionar um sistema o mais discreto possível, levando-se em conta todos os fatores de perdas, insolação da região etc. Mas isso pode alterar para pior em certas épocas do ano. Sistemas On Grid, nem pensar. O que vc acha de colocar uma eletronica conectada a energia da concessionária e um sistemka Off GFrid, de forma que se houver uma alteração de insolação inesperada, essa eletronica comuta seus equipamentosd de casa com a rede concessionária.... Quando o sistema solar estabilizar, essa eletronica desconecta da rede e vc passa a usar Off novamente???
Boa noite tudo bem? Já existe isto, e aqui no canal tenho aulas sobre o assunto e em meu curso online também ensino como fazer isto, é uma transferência automática.
Ola boa tarde !! Tenho duas bateria de caminhão de 180 wts e uma estacionária de 150 wts ! Qual placa flexível seria nescessário pra manter elas lembrando que tenho ar condicionado elétrico tv radio
Bom dia, tenho uma dúvida, aqui no meu sistema ongrid coloquei 8 painéis de 335w com inversor de 2000w, está correto para um bom rendimento ou estou perdendo energia ?? Noto que logo cedo já bate quase nos 2000w e fica assim varias horas em dias limpos, obrigado.
Boa noite. Quando uso 1 painel fotovoltaico de 250w, ele tem 31V e 8,06A. Se coloco 1 PWM com 1 bateria de 12v; o que o PWM vai fazer é cortar 31v para 13,5V e mantem os 8,06A. Se uso 1 MPPT ele corta os 31v para 13,5V mas altera os 8,06 para 17A, isto é certo? abraço
Vou tentar ajudar - O PWM como MPPT possui na sua configuração, quanto de voltagem é necessário para cada tipo de modelo de bateria -> a estacionária necessita minimo 13,8 até 14,4 Volts e as seladas (VLRA) 15,5 Volts ou seja caso vc não configure por padrão já vai estar para 12 Volts ou 24 Volts. Na questão da amperagem fornecida através dos módulos solares o PWM não possui um regulador interno, se seu sistema estiver no pico máximo o PWM derruba a tensão de 31 V para 13,8 V e mantém a amperagem (no seu caso 8,06 Amperes) e se houver casualmente uma queda de irradiação a amperagem irá cair proporcional, mesmo que a voltagem esteja em 28 Volts e a amperagem estaria provavelmente com aproximadamente com +/- 5 Amperes. Baseado anteriormente o MPPT, que possui tipo de regulador, irá verificar quanto está gerando de tensão e amperagem (28 Volts - 5 Amperes) como vc configurou para tensão 13,8 Volts (estacionária) o MPPT (regulador interno) irá manter a amperagem nos 8,06 Amperes reaproveitando a tensão de sobra para manter a corrente de carga das baterias. Espero ter te ajudado.
Na realidade existe muita confusão no entendimento do Mppt. Basicamente o controlador Mppt é um conversor DC/DC, portanto ele consegue transformar uma voltagem superior fazendo a conversão com aumento da corrente, já o Pwm faz o corte da voltagem em uma frequência muito rápida ligando e desligando o circuito de carga para manter a voltagem de saída constante, portanto ele não consegue aumentar a corrente pois não houve conversão. O Pwm faz os cortes na tensão para evitar o excesso de voltagem na bateria evitando sua destruição por sobretensão, ele age apenas como um circuito de segurança controlando o nível de voltagem e por ele agir no corte da voltagem desperdiça tudo que está acima do nivel da bateria. Já o Mppt aproveita toda a potência do painel fazendo a conversão real e assim aumentando a corrente na saída. Em circuitos com Pwm vc deve utilizar painéis com voltagem próxima da bateria, já nos sistemas com Mppt é vantajoso utilizar painéis com voltagem mais alta inclusive possibilitando carregar com parte do painel sombreado.
Eduardo tudo bem? pode me ajudar?gostaria da sua opnião, Se eu fosse montar 2 placas solares num motor home, esse VEÍCULO funciona a 12 volts, se tivesse condição de ter baterias de litium tracionárias podendo optar pela voltagem de 12,24,36 ou 48 volts podendo chegar esse gurpo de bateria até 1200ah independente da voltagem, e um inversor epever SHI3000 de 12,24 ou 48 volts, qual sistema seria mais interessante montar e qual a voltagem das placas solares? queria usar pra uma geladeira trivolt e um ar condicionado dual inveter 9.000btus
Obrigado aí pelo seu esclarecimento uma dúvida tenho dois painéis ligados em série peguei os terminais dos dois cabos e liguei direto no controlador MPpt acontece que a entrada de corrente contínua a ser. Mesma que se fosse só 1 é normal??
Boa tarde, não entendi muito bem sua pergunta. -------------------------------------------------------------------------------- bit.ly/Curso-Energia-Solar-Eduardo-Aquino Atenciosamente, Eduardo Aquino
Bom dia, Eduardo eu tenho um painel solar 250w 60 células o vendedor me confirma 12v eu realmente uso em 12v com controlador mppt 12/24v. Minha pergunta e dúvidas é posso usar as baterias em 24v e o painel os Alimentando.!? Se puder tirar minha dúvida desde já agradeço.
Legal suas informações, gostaria de saber como testar um painel solar se está perfeito. Um painel de 240W tendo tensão de 34v já significa que está fusionando perfeito? obrigado.
Sim, isto significa que está ok, ai para um teste mais aperfeiçoado terá que ligar ele a um controlador de carga e colocar uma bateria para carregar, se carregar a bateria está tudo funcionando bem.
Parabéns Eduardo, muito boa suas explicações. Tenho uma dúvida? Tenho dois painéis de 270W com um controlador MPPT e duas baterias de 12V de 60A ligadas em paralelo. Qual o melhor senário para obter o melhor rendimento para carregar as baterias, utilizar os painéis em série ou paralelo? Um abraço!
boa tarde.o povo não entende que se não calcula pela a voltagem 12v como você explicou é a potencia dividida pela voltagem que o fabricante da placa deixa marcado na placa que é gerada de 18v e poucos, não do circuito aberto. na minha região com sol total placa gera uma media de 4h de pico de corrente máxima que já testei com carga medindo a corrente . seu vídeo é bem explicado gostei sou eletricista .
Boa tarde José,tudo bem? É realmente é bem complicado, e isto é por que muitas pessoas não entendem o básico de eletricidade, ai fica bem difícil mesmo. Valeu por acompanhar e pelo comentário. Acesse também: www.edurdoaquino.com.br Atenciosamente, Eduardo Aquino
amigo josé Faustino o painel em potência máxima não atinge a voltagem em circuito aberto? tenho 10 painéis 330w com circuito aberto de 46,4 e tensão no ponto máximo de 37,4V, qual o painel vai atingir no pico?
Boa tarde tudo bem? Sinceramente não indico estar bem no limite assim, até por que podemos ter picos na geração e passar deste limite. -- Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
parabéns , Eduardo pelos seus video, tenho uma duvida que eu ainda não vi ninguém falar ainda, posso ligar duas baterias estacionaria da mesma marca , mas porem de amperagens diferentes?
Oi Eduardo..como vai ? Estou gostando dos seus videos e em breve estarei montando meu sistema Off-Grid. Pretendo montar também um sistema de iluminação no quintal usando 4 lâmpadas de 12Watts / 12 volts que comprei da China O consumo de cada lâmpada é de 950 Mah. Qual capacidade da bateria estacionária devo comprar para suprir o tempo que pretendo deixá-las acesas ? ( das 18h30 até às 4h30 da manhã seguinte ). Tenho uma placa solar de 150W guardada e quero usá-la somente para isso. Obrigado pela atenção.
Boa tarde tudo bem Marcelo? Olha sinceramente é complicado falar assim, o ideal mesmo é você estudar bem sobre o assunto e aprender a fazer os cálculos com base nas necessidades e também com base em sua região, insolação média e demais fatores. Por este motivo que tenho o curso de energia solar fotovoltaica online, ou a consultoria via WhatsApp. Veja detalhes nos links abaixo: ✔Faça já o Curso de Energia Solar: bit.ly/Curso-Energia-Solar-Eduardo-Aquino ✔Consultoria VIP: bit.ly/Consultoria-VIP-EDA Atenciosamente, Eduardo Aquino
Aquino, tenho 2 paineis canadian de 265w, instalei um medidor DC, esse mais comum com LCD, só que achei estranho uma coisa, eu fiquei acompanhando e certo momento ele marcou 600W com 22A com uns 27V, como 2 paineis de 265 poderiam gerar 600w? será que esse medidor pode estar com problema ou existe algo que nao estou entendendo? Abs
Eduardo, beleza? Comprei 1 controlador chineizinho como também o inversos de 6000 ambos 24 volts... Por último comprei 2 Placassolar BYD 335 PH4-36. A vendedora falou que seria 24 volts, será que não é 36? Posso não ligar no meu sistema ? Abraço. Sou seu inscrito.
Boa tarde Eduardo, muito bom sua s explicações, mas me tire uma dúvida, tenho uma controladora epever 45A, posso colocar 4 painéis 150w em paralelo nele. Ou não.
Pode me tirar uma dúvida. Se eu colocar um fusível de 15A entre o painel solar de 405wp da Canadian e o controlador mppt de 40A eu vou limitar o carregamento?
Olá Eduardo, quería fazer uma pergunta. eu tenho 8 paneis de 250w quantos paneis eu preciso para um consumo de 2000w durante 16horas por día. e tenho 6 baterias de 150amperes.
boa noite, pra mim tirar uma duvida. se eu tenho 3 painéis de 150w e 2 baterias de 105a . utilizando um controlador MPPT seria melhor ligar as 2 baterias em series e fazer o mesmo com os 3 painéis ligando em série ou ligar as baterias em paralelo e deixar os painéis em serie. ou uma terceira opção baterias em paralelo com painéis também em paralelo? desde já obg por compartilhar essa resposta
Boa noite tudo bem? Isto depende de diversos fatores, da tensão de entrada do inversor principalmente. Tenho aulas no canal que explico a diferença entre 12 volts ou 24 volts, veja nas playlists. Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
Boa professor sou tecnico em eletronica. Montei meu systeminha basico com 1placa 360wp meu mppt pow-keeper1220 ja bateu pico de 21amperes na saida sendo que ele so suporta 20 amperes 260w. Sera que ta rendendo bem ?
Eduardo, sei que não é daqui nesta explicação, mas tira uma dúvida a lampada de led de 12 volts ligada diretamente nas baterias vai economizar mais do que no inversor?
Professor @Eduardo Aquino,nesse caso se eu tivesse 10 painel de 150wp para mim dimensionar o cabo que vai para o inversor teria que somar a amperagem dos 10 painéis ? 150/18=8.06ª 8.06*10 painéis =a 80ª?
Boa noite, tudo bem? Se for ligar todos em série sim, mas o cálculo para chegar na corrente de cada painel não é por 18 volts, tem que calcular pela corrente de curto circuito que diz o datasheet do seu painel.
Bom dia ... estou montando um motorhome, e tenho uma controladora 20amperes máximo 260w sistema 12v... posso colocar uma placa de 280w? Pois não acho placa solar próximo a que a controladora pede... o que me sugere?
uma duvida todo controlador tem essa siglas PV que seria energia do painel solar qual seria a medida de valores exemplo eu tenho dois painéis de 150 sempre com dia de sol fica 22.3 os painéis estão ligados em paralelo 12 v duas baterias 105 amperes .esta certo ou não
Bom dia, estas medidas dos painéis fotovoltaicos estão nos manuais e dataheets doa painéis, precisa ver de forma individual. Já dos controladores de carga encontra nos manuais de cada um deles, a maioria suporta o máximo de 100 volts Voc se forem MPPT reais.
Pf me responda, suponhamos que as baterias descarreguem a noite, pela manhã quando tiver gerando energia, é fornecida energia pra toda a residencia mesmo recarregando as baterias ou somente depois das baterias carregadas quem volta o fornecimento pra residencia ?
Eduardo, me ajuda! Quero por um painel no meu carro para segurar as baterias do meu som. Sendo que 1 bateria 12v. 60amp E a outra 12v 100amp. O som tem uma uma fonte de 200amp 220wa. (Pro caso de ligar no inversor) Qual painel vc indicaria?
Tudo bem camarada? Eu tenho um fronius primo 3.0.1 kw ligado em série com 8 placas de 330w, Eu pretendo comprar mais 6 placas de 300 ou 330 para melhorar meu rendimento . A pergunta é : Esse meu inversor suportará incluindo na ligação em serie essas 6 placas? OU dá para ligar as outras 6 placas em outra ligação em serie e conectar no inversor já que ele tem dois mppt, ? enfim por favor dê uma idéia da melhor forma e como fazer.. abraço ..
Olá, boa noite! Terá que ver no manual do seu inversor o máximo que ele suporta de potência de painéis, e também o máximo de tensão na entrada de painéis, e ai isto irá determinar como deverá fazer a ligação destes outros painéis que pretende adicionar. Atenciosamente, Eduardo Aquino
Então , no meu caso , meu inversor suporta até 3500w, porém a grande dúvida não é nem a voltagem e sim a amperagem já que ele suporta até 12A na entrada, então se eu montar em serie as outras 6 placas e ligar em paralelo com as outras 8 placas serie tambem aí amperagem passa do recomendado entendeu ? sobre a voltagem está tranquilo pois ele suporta ( 710V nominal ) . Até onde eu sei dá para ligar todas em série ( 14 placas , 8 que já tenho + 6 que pretendo comprar ) OUTRA DÚVIDA : SE a carga em potencia das placas ultrapassar o limite do inversor este será danificado ou ele simplesmente não gera alem do especificado ? segue as especificações do meu inversor : Parâmetros da Entrada Potência fotovoltaica recomendada (kWp): 2,5 a 3,5 Corrente máxima da entrada: 12A Corrente de curto circuito máxima do arranjo: 18A Tensão inicial em CC: 80V Tensão nominal da entrada: 710V Tensão máxima na entrada: 1000V Faixa de variação da tensão: 200V a 800V. Tamanho admissível do condutor (CC): 2,5mm² a 16mm² Número de Rastreadores MPP: 2 Número de terminais de entrada em CC: 02 positivos e 02 negativos em cada entrada MPPT Parâmetros da Saída: Saída nominal em CA: 3000W Potência máxima na saída: 3000VA Corrente máxima na saída: 13A Tamanho admissível do condutor (CA): 2,5mm² a 16mm² Conexão à rede: 180V a 270V Frequência: 60Hz Variação da frequência: 59,3Hz a 60,5Hz.
Comprei um sistema solar com 4 placas de 330w e 2 microinversores pra ligar direto na concessionária, o rapaz da empresa que contratei disse que o sistema é pra gerar 150kwh mês, a intensidade do sol aqui na minha cidade é de 4,7, será que gera essa quantidade? As placas são da canadiam.
Bom amigo me responde uma casa com ar condicionado geladeira máquina de lavar e três cômodo pra enluminar precisa de quantas baterias e quantos painéis sola?
bom dia eduardo,eu to começando agora,comprei um painel da resun 150w 8,20a uma bateria de 40a ,um controlador de 10a que veio com a placa e um inversor de 500w eu so uso na tv de 39 e no meu pc que funciona com fonte de notebook,mas eu queria saber de vc se e possivel adicionar mais 4 lampadas de 12v 9w em cima dessa bateria.as quais so seriam usadas em momentos a noite.
Opa bom dia tudo bem? Sinceramente e complicado falar assim sem fazer um dimensionamento adequado, mas só uma placa e esta bateria é pouco dependendo da forma e quantidade de horas que utilizar. Assista a esta aula aqui: ua-cam.com/video/uNF-T1_-dQM/v-deo.html
Boa noite, minha dúvida é simples... um painel de 150 w gera em media quantos amperes num dia bom de sol??? Garregaria uma bateria de 12v de 115 amperes?????
Olá, terá que ver esta informação no datasheet do painel, pois varia pouca coisa de fabricante para fabricante, e não um só não da conta de carregar uma bateria de 115Ah.
2 perguntas ... no sistema off-grid. Qual placa e melhor 2 placas de 150w, ou uma placa de 320w????? Sistema em 24v a placa, inversor , e a bateria tem que ser tudo em 24v ????
Boa tarde tudo bem? Não tem como falar qual é melhor, o melhor é o que atende o projeto que tem necessidade, cada caso é bem particular e tem suas vantagens e desvantagens. O ideal mesmo é estudar todo o material do canal, assim vai aprender certinho como funciona e poder projetar o que será ideal para a sua necessidade. E sim se for em 24 volts tudo tem que ter a tensão de 24 volts, mas as placas podem ser de tensão menor, porém terá que fazer ligação em série até chegar na tensão ideal para carga de bateria. No canal tenho aulas ensinando sobre isto. Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
Olá Eduardo! Tenho um bote onde vou instalar uma bateria de 12 v de 105 Ah ciclo profundo e um controlador mppt de 10 A. A amperagem do meu consumo diário ficará em 38 A. Eu sei que quanto maior a corrente, mais rápido carrega a bateria. Também sei da regra de carregar a bateria com 10% da carga. Não preciso de rapidez para recarregá-la. Então, entre um painel de 20w e 12v que gera 1,67 A e um de 20w e 18v que gera 1,11 A, qual a vantagem do painel gerar mais voltagem? Obrigado.
Boa tarde tudo bem! Referente a vantagem de maior Tensão (Voltagem) é bem simples, primeiro que se o painel fornecer tensão abaixo de 18 volts não irá carregar sua bateria, pois para carregar uma bateria de 12 volts precisamos de cerca de 16 a 18 volts na entrada do controlador de carga, pois ele precisa de uma tensão bem maior para poder carregar a bateria, e isto é por que ele precisa reduzir esta tensão para manter estável a saída. -------------------------------------------------------------------------------- bit.ly/Curso-Energia-Solar-Eduardo-Aquino Atenciosamente, Eduardo Aquino
bom dia , tenho um inversor hibrido , de 5kva ,48v potencia 4.000w . e 12 placas de 24v 260w, fechando 48v pra alimentar o inversor que e recomendador pelo fabricante , e 12 baterias de 170amp com 3 grupos de 48v . minha pergunta na medição do inversor chega no máximo solar 2.200w . no melhor momento de so . . poço adicionar mais duas placas de 260w pra melhorar a eficiência ?
Olá, bom dia! Primeiro teria que avaliar o que realmente está acontecendo, pois a quantidade de placas que tem se instaladas de forma correta seguindo os critérios, teria que dar 3.120 watts no pico, tirando perdas que sempre temos teria que dar algo em torno de 2.800 watts. terá que verificar o que está acontecendo por ai, não sei o seu nível de conhecimento e se foi você mesmo que montou, mas sugiro seguir os vídeos que tenho no canal que creio ajudar a entender mais o seu sistema. E também a fazer ocurso que irá ajudar realmente a entender o que pode estar acontecendo por ai. ✔Faça já o Curso de Energia Solar: goo.gl/6MQr4L
Boa noite. Eu tenho um controlador sun yoba de 20a. No manual diz que ele suporta 260w em 12v. Eu posso por 2 painéis de 150w nele? Sendo que cada painel gera pico 8.06a . Essa é minha dúvida. Ou tenho que obedecer potência descrito do painel Wats com o que o controlador suporta 260w.
Boa noite tudo bem? Poder até pode, mas nos picos provavelmente terá problemas, pois no manual diz que suporta o máximo de 260 watts duas placas de 150 terá 300 watts. Se na sua região não chegar a gerar no picp, ai não terá problemas, mas ainda assim não recomendo. -- Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
Bom dia Eduardo! Cara tenho uma duvida. To montando um projeto de bombeamento de agua de poco. Sao 10 paineis de 260w ligados em serié, 1 Inveror com mppt 2.2kw, 1 bomba submersa de 1.5cv. Minha duvida é se a corrente nominal dos paineis é maximo de 8.06 amperes e a corrente nominal da bomba em questao é 7.3 amperes. sera que terei problemas a folga de 8.06 para 7.3 amperes e muito pequena??
Olá, provavelmente sim, pois qualquer oscilação ou sombra nos painéis, nuvens, fará com que a corrente oscile também. Qual a tensão final que tem que trabalhar ai? Mas creio que deveria fazer um teste e ver como irá se comportar, e a partir disto tomar uma decisão se coloca mais painéis.
Eduardo com esta explicação que vc esta dano. sobre a nuvel na frete do sol.ai cai a amperagem.OBS; se eu bota um gerador para ajudar sera que acontece a mesma coiza?
Boa noite Antonio! Se colocar um gerador trabalhando junto de forma bem sincronizada, não irá acontecer este problema, pois o gerador irá gerar constante. Atenciosamente, Eduardo Aquino
Opa amigo boa noite Eu tenho dois painéis de 275 e 2 painéis de 270 o meu sistema é de 24 volts posso ligar os quatro painéis em série Controlador Carga Pwm 80a Lcd
Eduardo para sistema off grid compensa mais comprar as placas de 150w do que as de 315w né? Pois as de 150w geram 8A enquanto as de 315w gera 9A e o valor de uma placa de 315w daria para comprar duas de 150w que no caso gera 16A isso para o sistema 12V e o que queria saber se isso procede mesmo. Eu comprei 2 de 260w e ia comprar mais 2 mas agora to pensando em por essas de 260w em on grid e comprar 4 de 150w para of grid que no caso me geraria 32A. Está correto isso?
Isto vai depender diretamente do tipo de controlador que irá utilizar, se for MPPT será melhor algo entre 250 e 270 talvez até 315 pois quanto maior é a tensão na entrada do MPPT (Respeitando o limite) melhor para ele ter um bom rendimento.
To usando um mppt T80 tenho duas placas de 260w e duas baterias freedon de 115a. Essas duas dao conta mais quero por mais duas ou 3 para tocar um inversor de 600w senoidal em 4 computadoras e um ventilador q vai ter um consumo de uns 45A da materia mais o equipamento q esta em 12V e eu tava pensando em trocar essa de 260w e por 5 de 150w pelo o preço e amperagem da uma diferença boa. Por isso q quero tiras bem as duvidas antes de comprar.
E parabens pelo seu canal. Vc tira muitas duvidas e ensina muitas coisas. Eu entendo bem de eletrica e paineis mas vc me ajudou muito. Pq eu queria comprar varios equipamentos pra saber o funcionamento tipo quanto consome da meteria para converter tipo o antes e depois e vc ja fez isso e tirou as duvidas tipo o consumo de 1 por 10 e nao precisei gastar com equipamentos e só nisso ja vi que um cara com uma boa noçao não usaria um inversor tão grande para sustentar muitas coisas pois o consumo é isagerado das baterias a não ser q tenha muitas. Pra mim um de 600w ta otimo q durante o dia vai utilizar uns 45A que no caso são 450w q meus 4 computadores e ventilador consome e as 5 placas vao dar contas e no caso de faltar um pouco ainda eu nao conto por que o equipamento nao vao ficar ligado o dia todo entao acaba sobrando pras baterias e a noite fica meu monitoramento de cameras swit modem e lampadas tudo em 12v consumindo bem pouco eu achei q ficou muito top e obrigado eduardo vc é 10.
Olá, terá que trocar o controlador de carga também, pois este é um MPPT muito simples, e para este porte de sistema tem que ser um MPPT real, de boa qualidade do contrário terá problemas.
Eduardo Aquino, eu comprei o seu curso mais estou com dificuldades de tirar minhas dúvidas com vc. Não sei se estou assistindo os videos do curso ou não. Estou montando um kit solar; Comprei duas placas de 260w, uma bateria de 150a um controlador mppt de 60a e um inversor de 12v dc e 220v ac1000w. veja como eu liguei; considerando os positivos e negativos em seus devidos lugares; começando da esquerda para a direita. os painéis, depois a bateria e nos dois últimos contatos liguei no inversor. já vi alguns diagramas que a ligação do inversor sai direto dos bornes da bateria. Depois de três dias com este sistema ligado sem carga no inversor o mesmo não funcionou mais. a ligação estar errada. Me ajude Juarez
Boa tarde Juarez! As dúvidas devem ser tiradas via Área de Membro, e lá na área de membro tem um e-mail dedicado para tirar as dúvidas. Qual foi o e-mail que utilizou na compra, pois com este nome aqui do perfil do youtube não encontrei nenhum cadastro nem na loja virtual nem na Área de Membro. Atenciosamente, Eduardo Aquino
Eduardo. Ótimo vídeo. Vou mudar meu sistema de 12v Para 24v. Você poderia passar seu whats. Para eu lhe enviar umas fotos e tirar umas dúvidas. Obrigado.
boa noite,acabei de comprar um painel solar de 330w , ele gera 41 volts em média ,uma bateria estacionaria de 105 ampere ,um inversor de 1000 w ,durante o tempo de carregamento eu deixei desligado o inversor o dia todo mas o controlador de carga que eu comprei no ml é pwm e esquenta muito e não recarregou por completo a bateria , vc poderia me dar uma dica de qual controlador de carga devo comprar ,matemática não é meu forte ...me dá uma dica por favor...
pfauniverso Indico este, é MPPT real pandaenergiasolar.lojaintegrada.com.br/controlador-solar-40a-mppt-para-12-v-24-v-36-v-48-vdc-makeskyblue-qualidade Esta loja é de um parceiro e patrocidador do canal
Eduardo, montei o meu sistema solar graças a pessoas como você, muito obrigado. Continuo assistindo os vídeos para aprender ainda mais.
Boa tarde Laercio tudo bem? Que bacana mesmo. Se puder por gentileza, grava um vídeo do seu sistema para que seja publicar aqui no canal, assim ajuda outras pessoas também.
Para ais detalhes se puder entra em contato neste e-mail: contato@eduardoaquino.com.br
Vc pode até falar que explicou o básico, mas é mais que o suficiente para entender toda a estrutura para um bom funcionamento dos projetos para leigos como eu
obrigado mestre Eduardo por seu marvilhoso trabalho pois vçe nao se preocupa com orgulho pessoal,mas realmente seu foco e ensinar a crescer
Professor Eduardo Aquino, Nota 10...excelência
Aprendendo e muito com o professor Eduardo Aquino! Iniciei a pouco e sempre tive a duvida entre a divisão da potência com a real voltagem para se obter o resultado! Valeu professor! Continue assim passando tudo bem mastigado para quem é leigo!
A propósito 10.1 Ampére pico chega meus dois painéis yingli solar js 90!
Opa bom dia tudo bem? Que legal que está aprendendo com as aulas do canal.
Segue uma lista que você vai gostar.
ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekbkNaDLIZ95Pq5YXs4RJfrw.html
@@eduardoaquino show a playlist, vou conferir com toda certeza!
obrigado pela dica, graças a esse video e sua dica EDUARDO , comprei o controlador mppt MakeSkyBlue e aposentei o pwn ,a diferença na carga foi absurdo ,hoje por enquanto eu uso sistema cctv 24hrs , mais roteador ,mais antena via rádio e ainda sobra carga mesmo com esses dias frios aqui no sul do estado de sp com painel 330w e duas baterias de 105 A...
Olá, bom dia!
Que ótimo, fico muito feliz mesmo em saber que o material aqui do canal tem ajudado pessoas como você.
Da uma olhadinha neste vídeo que coloquei no canal ontem, para verificar se seu MakeSkyBlue é realmente original.
Não sei onde comprou, mas se comprou na Panda Energia Solar, pode ficar tranquilo que é original, agora se comprou em outro lugar, ai já fica difícil, mas veja o vídeo, e comenta lá.
Link para o vídeo: ua-cam.com/video/3egKDdGiomU/v-deo.html
Ah, e como o canal foi bom para você ajude a divulgar em suas redes sociais para amigos que gostam deste tipo de conteúdo.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
vc é muito bom Eduardo. parabens meu amigo pela dica
esse més estou começando meu projeto ja comprei painel e controlador baseado em seus comentarios abraço DEUS ABENÇOE
Bom dia tudo bem? que ótimo que gosta das aulas, e fico muito feliz em ajudar, caso queira se aprofundar mais e dar um apoio para o canal,pode se matricular no curso online, será um prazer ter você como aluno e poder contribuir mais com seu sistema.
Pode se matricular neste link: bit.ly/Curso-Energia-Solar-EduardoAquino
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Muito bem colocado assunto. O povao não gosta d video grande pq são PREGUIÇOSOS mesmo. Ficam hrs assistindo putaria e videos d comedia, mas se o assunto eh importante e interessante, todos perdem o interesse. Acho um milagre ter tanta gente nesse tipo d canal assistindo.
Boa tarde tenho uma trafic home e tenho uma placa solar Intelbras EMSZ 430 M HC e um controlador de carga intelbras EPC 3024 MPPT .Quero montar um sistema off grid de acordo com esses itens que tenho .Não comprei a bateria ainda. Gostaria de saber quantas baterias ela suporta carregar e qual a amperagem usar. Durante a noite vou usar toda a carga dela. Durante o dia tenho que usar os equipamentos ligados na bateria e tambem deixar elas carregadas para usar a noite novamente.
seu canal e extremamente importante para quem quer aprender eletricidade. valeu
Esse vídeo foi o vídeo mais esplicado que já vi 👏👏👏👍👍🤝
Boa noite tudo bem? Que ótimo que gostou da aula, valeu por comentar e por acompanhar. Aqui no canal tem muito mais material de boa qualidade assim, veja nas playlists.
Acesse também: www.eduardoaquino.com.br
obrigado pela dica professor 👍👍 tava com duvidas q foram sanadas
Bom dia, pra mim montar um sistema of grind, pra funcionar um freezer horizontal de 305 litros, qual sistema vc me indica
Olá Eduardo, como vai? Acompanho sempre que possivel seu canal e aprendendo muitas coisas. Fiz um pequeno sistema off grid e uso somente para iluminação externa. Um painel de 275w e outro de 330w ligados no mesmo banco de baterias ( 1 x 115a e 2x 105a estacionárias) porém individuais. Confesso que nunca funcionou direito. Mas minha participação é para outro assunto que não encontrei nenhum tutorial a respeito.
Meu painel de 330w da Osda ODA330-36P com tensão operacional Max de 37,26V e corrente operacional de 8,86A está me derrubando. Já fiz todos os testes e nada descobri. Até já desmontei a caixinha de circuitos, os diodos by pass estão bons mas, este Painel Aquino está gerando 46v e 12amp com sol das 10h da manhã. Tirei do meu sisteminha porque estava dando pane nos meus controladores, azulinho "MPPT". Será? Te pergunto Aquino, tem alguma idéia do que pode estar acontecendo? Perdi meu painel? Estou com receio de colocá-lo novamente no meu sisteminha e danificar tudo. Por favor, se faltou alguma informação para sua análise, me peça, ok. Grande abraço. Fica com Deus.
Eduardo, só me apetece dar-te um abraço... o que falaste, foi como a peça que faltava para completar um puzzle de 1000 peças, que seria o meu entendimento sobre a matéria! LOOOL
Muito obrigado!
Já subscrevi... 😉
Renato Miguel, de Portugal.
Excelente aula! Obrigado e vamos pra próxima! 🤠🕵️
Opa boa tarde tudo bem? Que legal que gostou da aula, valeu por acompanhar.
--
Dicas do Aquino é um dos quadros de maior audiência no canal, e o quadro que tem mais episódios.
Por este motivo, separei os link das 3 temporadas para que você possa acompanhar neste fim de semana várias dicas valiosas para energia solar fotovoltaica.
Dicas do Aquino Temporada 1: ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekaO2O6Q_zQxB9Qxed5TEI2W.html
Dicas do Aquino Temporada 2: ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekY03G_92OiknTjNZTYQNU79.html
Dicas do Aquino Temporada 3: ua-cam.com/play/PLvSLzrclLekYJDLuvNd_0Do9RKHNzNJOP.html
Espero que goste, tenha ótimos estudos e um ótimo final de semana.
boa tarde Eduardo
não entendo nada .
mais gostei muito
o sistema que você tem na sua casa o que ele alimenta
geladeira chuveiro etc
desde já agradeço
Explicação muito boa e simples para leigos!
Boa tarde, tudo bem?
Que ótimo que gostou da aula, aqui no canal tem muito mais aulas assim, e também pode acessar o site em: www.eduardoaquino.com.br
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Gostei muito do vídeo aula.obrigado fica com Deus
Muito boa didática , foi ótima sua explicação , muito obrigado
Eduardo obrigado pelas informaçoes. Ajudou muito a entender esta nova tecnologia. Saude e paz! Abrcs .....
Vc é muito profissional, parabéns
boa noite otimo video .. estou iniciando com meu sistema basico ... vamos supor minha placa hj no controlador diz que gerou 25a durante o dia ... seria esse vlr em carga que posso gasta hj?
Muito boa abordagem no assunto , ótima didática... like like
Ola amigo, gostei de seu video, por favor me tire uma dúvida. me indique uma marca inversor para poder ligar um ar condicionado.
Excelente vídeo Eduardo, muito claro. Gostaria de fazer uma pergunta: Qual configuração você recomendaria considerando custo/benefício para montar um sistema off grid a partir de duas placas de 320Watts? Qual seria bateria e o inversor recomendados? Obrigado.
Bom dia, tudo bem?
Que ótimo que lhe ajudou.
A resposta para a sua pergunta não é tão simples assim, tudo dependerá da demanda que você terá, dos equipamentos ligados, de quanto tempo pretende utilizar.
Por isto é recomendado que estude bastante sobre o assunto, e ai sim aprenderá a fazer os cálculos necessários e terá como montar algo de acordo sua necessidade.
--
Pode acompanhar também meu site: www.eduardoaquino.com.br
Se inscreva na lista VIP para receber todas as novidades logo que publico no site e por aqui também.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Boa noite, tudo bem?
Quinta feira vai ir ao ar aqui no UA-cam uma aula espetacular, creio que pode te ajudar
Mas você pode ver neste link: ua-cam.com/video/uNF-T1_-dQM/v-deo.html
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Cara miito bom esse video. Muito bem explicado. Porém me surgiu uma dúvida.
Nesse exemplo seu de um painel de 150W gerando 7.5A se eu tiver um controlador de 10A e acrescentar mais uma placa de 150W daria um total de 300W gerando uma corrente de 15A a 18V esses 15A pode prejudicar minha controladora de 10A ou os 10A dela é apenas da saída e não entrada?
Boa noite tudo bem? Que ótimo que gostou da aula e valeu por acompanhar e pelo comentário.
Tenho mais aulas no canal que explico melhor esta situação.
Isto vai depender do controlador utilizado, se for um MPPT na maioria deles suportam uma potência maior de módulos fotovoltaicos e uma tensão maior na entrada, logo uma menor corrente de entrada.
Já na saída ele irá limitar pela corrente máxima suportada por ele, no seu exemplo se for o caso que expliquei acima, ele limita a saída e não danifica, a vantagem disto é que irá começar a gerar mais cedo e parar de gerar mas tarde por que tem mais módulos instalados.
Nestes casos dizemos que temos um subredimensionamento de módulos em relação a potência nominal suportada pelo controlador, mas ele não danifica, simplesmente deixa de processar o que passar de seu limite.
Mas claro isto controladores de carga de boa qualidade e MPPT, já os de qualidade duvidosa ou desconhecida ai não temos como saber realmente como irão se comportar.
--
boa noite meu querido gostaria que voce fizesse um video explicando se e bom ou ruim usar equalizador de baterias. agradeco a atencao
Olá, bom dia!
Estarei fazendo em breve, mas já adianto que para sistemas de 24 volts acima com baterias em série é primordial o uso de equalizadores, porém as baterias tem que estar todas boas, e de mesma marca, modelo e tecnologia, do contrário o equalizador não terá efeito.
✔Faça já o Curso de Energia Solar: goo.gl/6MQr4L
✔Contato Comercial: contato@eduardoaquino.com.br
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Muito legal Aquino. Obviamente se gasta muito para um sistema totalmente auto suficiente (estou exagerando). Sobre suas dicas, vou dimensionar um sistema o mais discreto possível, levando-se em conta todos os fatores de perdas, insolação da região etc. Mas isso pode alterar para pior em certas épocas do ano. Sistemas On Grid, nem pensar. O que vc acha de colocar uma eletronica conectada a energia da concessionária e um sistemka Off GFrid, de forma que se houver uma alteração de insolação inesperada, essa eletronica comuta seus equipamentosd de casa com a rede concessionária.... Quando o sistema solar estabilizar, essa eletronica desconecta da rede e vc passa a usar Off novamente???
Boa noite tudo bem?
Já existe isto, e aqui no canal tenho aulas sobre o assunto e em meu curso online também ensino como fazer isto, é uma transferência automática.
@@eduardoaquino OLá Aquino... Boa noite.. não encontrei o link dessa parte... pode passar???
Ola boa tarde !! Tenho duas bateria de caminhão de 180 wts e uma estacionária de 150 wts ! Qual placa flexível seria nescessário pra manter elas lembrando que tenho ar condicionado elétrico tv radio
Quais equipamentos precisso ter pra carrega essas duas baterias de 150ah é utiliza elas juntas com saida6de 24v tipo nobreak
Da essa ajuda ai
Parabéns, muito bem colocado
Olá gosto muito do seu trabalho mim tira uma dúvida eu posso ligar 4 paineis de 360w vmp 39.6 Uma 9.1A em um controlador mppt epever 40A?
Bom dia, tenho uma dúvida, aqui no meu sistema ongrid coloquei 8 painéis de 335w com inversor de 2000w, está correto para um bom rendimento ou estou perdendo energia ?? Noto que logo cedo já bate quase nos 2000w e fica assim varias horas em dias limpos, obrigado.
Boa noite. Quando uso 1 painel fotovoltaico de 250w, ele tem 31V e 8,06A. Se coloco 1 PWM com 1 bateria de 12v; o que o PWM vai fazer é cortar 31v para 13,5V e mantem os 8,06A. Se uso 1 MPPT ele corta os 31v para 13,5V mas altera os 8,06 para 17A, isto é certo?
abraço
Vou tentar ajudar - O PWM como MPPT possui na sua configuração, quanto de voltagem é necessário para cada tipo de modelo de bateria -> a estacionária necessita minimo 13,8 até 14,4 Volts e as seladas (VLRA) 15,5 Volts ou seja caso vc não configure por padrão já vai estar para 12 Volts ou 24 Volts. Na questão da amperagem fornecida através dos módulos solares o PWM não possui um regulador interno, se seu sistema estiver no pico máximo o PWM derruba a tensão de 31 V para 13,8 V e mantém a amperagem (no seu caso 8,06 Amperes) e se houver casualmente uma queda de irradiação a amperagem irá cair proporcional, mesmo que a voltagem esteja em 28 Volts e a amperagem estaria provavelmente com aproximadamente com +/- 5 Amperes. Baseado anteriormente o MPPT, que possui tipo de regulador, irá verificar quanto está gerando de tensão e amperagem (28 Volts - 5 Amperes) como vc configurou para tensão 13,8 Volts (estacionária) o MPPT (regulador interno) irá manter a amperagem nos 8,06 Amperes reaproveitando a tensão de sobra para manter a corrente de carga das baterias.
Espero ter te ajudado.
Na realidade existe muita confusão no entendimento do Mppt. Basicamente o controlador Mppt é um conversor DC/DC, portanto ele consegue transformar uma voltagem superior fazendo a conversão com aumento da corrente, já o Pwm faz o corte da voltagem em uma frequência muito rápida ligando e desligando o circuito de carga para manter a voltagem de saída constante, portanto ele não consegue aumentar a corrente pois não houve conversão. O Pwm faz os cortes na tensão para evitar o excesso de voltagem na bateria evitando sua destruição por sobretensão, ele age apenas como um circuito de segurança controlando o nível de voltagem e por ele agir no corte da voltagem desperdiça tudo que está acima do nivel da bateria. Já o Mppt aproveita toda a potência do painel fazendo a conversão real e assim aumentando a corrente na saída. Em circuitos com Pwm vc deve utilizar painéis com voltagem próxima da bateria, já nos sistemas com Mppt é vantajoso utilizar painéis com voltagem mais alta inclusive possibilitando carregar com parte do painel sombreado.
Muito bem explica.agora eu sei que tenho um mppt menos avançado.1.0 vs 1.8 kkkk
Eduardo tudo bem? pode me ajudar?gostaria da sua opnião, Se eu fosse montar 2 placas solares num motor home, esse VEÍCULO funciona a 12 volts, se tivesse condição de ter baterias de litium tracionárias podendo optar pela voltagem de 12,24,36 ou 48 volts podendo chegar esse gurpo de bateria até 1200ah independente da voltagem, e um inversor epever SHI3000 de 12,24 ou 48 volts, qual sistema seria mais interessante montar e qual a voltagem das placas solares? queria usar pra uma geladeira trivolt e um ar condicionado dual inveter 9.000btus
Eduardo minha placa solar e de 280w e meu controladora e uma mppt e de 40a quantas placas posso colocar nela obrigado aguardo resposta
Obrigado aí pelo seu esclarecimento uma dúvida tenho dois painéis ligados em série peguei os terminais dos dois cabos e liguei direto no controlador MPpt acontece que a entrada de corrente contínua a ser. Mesma que se fosse só 1 é normal??
Boa tarde, não entendi muito bem sua pergunta.
--------------------------------------------------------------------------------
bit.ly/Curso-Energia-Solar-Eduardo-Aquino
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Bom dia, Eduardo eu tenho um painel solar 250w 60 células o vendedor me confirma 12v eu realmente uso em 12v com controlador mppt 12/24v. Minha pergunta e dúvidas é posso usar as baterias em 24v e o painel os Alimentando.!?
Se puder tirar minha dúvida desde já agradeço.
Muito bem explicado você foi objetivo é prático .
Muito bom era a dúvida que eu tinha.
Legal suas informações, gostaria de saber como testar um painel solar se está perfeito. Um painel de 240W tendo tensão de 34v já significa que está fusionando perfeito? obrigado.
Sim, isto significa que está ok, ai para um teste mais aperfeiçoado terá que ligar ele a um controlador de carga e colocar uma bateria para carregar, se carregar a bateria está tudo funcionando bem.
Parabéns Eduardo, muito boa suas explicações.
Tenho uma dúvida?
Tenho dois painéis de 270W com um controlador MPPT e duas baterias de 12V de 60A ligadas em paralelo.
Qual o melhor senário para obter o melhor rendimento para carregar as baterias, utilizar os painéis em série ou paralelo?
Um abraço!
boa tarde.o povo não entende que se não calcula pela a voltagem 12v como você explicou é a potencia dividida pela voltagem que o fabricante da placa deixa marcado na placa que é gerada de 18v e poucos, não do circuito aberto. na minha região com sol total placa gera uma media de 4h de pico de corrente máxima
que já testei com carga medindo a corrente . seu vídeo é bem explicado gostei sou eletricista .
Boa tarde José,tudo bem? É realmente é bem complicado, e isto é por que muitas pessoas não entendem o básico de eletricidade, ai fica bem difícil mesmo. Valeu por acompanhar e pelo comentário.
Acesse também: www.edurdoaquino.com.br
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
amigo josé Faustino o painel em potência máxima não atinge a voltagem em circuito aberto? tenho 10 painéis 330w com circuito aberto de 46,4 e tensão no ponto máximo de 37,4V, qual o painel vai atingir no pico?
Eduardo tudo bem? Aproveitando o gancho, posso colocar um amperímetro de até 15a para dois painéis de 150w já que ele gera em média 7,5a?
Boa tarde tudo bem? Sinceramente não indico estar bem no limite assim, até por que podemos ter picos na geração e passar deste limite.
--
Boa tarde ...qual grossura do fio pra ligar os painel de 360 w a uma distacia de 20 MT obrigado
parabéns , Eduardo pelos seus video, tenho uma duvida que eu ainda não vi ninguém falar ainda, posso ligar duas baterias estacionaria da mesma marca , mas porem de amperagens diferentes?
Boa tarde meu querido
Estou querendo carregar duas baterias. Sendo as duas interligada da 24v
Quantas placas eu preciso
Oi Eduardo..como vai ? Estou gostando dos seus videos e em breve estarei montando meu sistema Off-Grid. Pretendo montar também um sistema de iluminação no quintal usando 4 lâmpadas de 12Watts / 12 volts que comprei da China O consumo de cada lâmpada é de 950 Mah. Qual capacidade da bateria estacionária devo comprar para suprir o tempo que pretendo deixá-las acesas ? ( das 18h30 até às 4h30 da manhã seguinte ). Tenho uma placa solar de 150W guardada e quero usá-la somente para isso. Obrigado pela atenção.
Boa tarde tudo bem Marcelo?
Olha sinceramente é complicado falar assim, o ideal mesmo é você estudar bem sobre o assunto e aprender a fazer os cálculos com base nas necessidades e também com base em sua região, insolação média e demais fatores.
Por este motivo que tenho o curso de energia solar fotovoltaica online, ou a consultoria via WhatsApp.
Veja detalhes nos links abaixo:
✔Faça já o Curso de Energia Solar: bit.ly/Curso-Energia-Solar-Eduardo-Aquino
✔Consultoria VIP: bit.ly/Consultoria-VIP-EDA
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Aquino, tenho 2 paineis canadian de 265w, instalei um medidor DC, esse mais comum com LCD, só que achei estranho uma coisa, eu fiquei acompanhando e certo momento ele marcou 600W com 22A com uns 27V, como 2 paineis de 265 poderiam gerar 600w? será que esse medidor pode estar com problema ou existe algo que nao estou entendendo?
Abs
devido eu ter so 140A de bateria, o controlador manda so o necessario, no caso 10A, para nao prejudicar as baterias. o que me diz...
Muito bem explicado, parabens
Opa boa tarde tudo bem? Valeu por acompanhar, fico feliz em saber que o material lhe ajudou.
Eduardo, beleza? Comprei 1 controlador chineizinho como também o inversos de 6000 ambos 24 volts...
Por último comprei 2 Placassolar BYD 335 PH4-36. A vendedora falou que seria 24 volts, será que não é 36? Posso não ligar no meu sistema ?
Abraço. Sou seu inscrito.
Boa noite tudo bem? Veja a resposta para esta sua pergunta aqui neste vídeo que gravei: ua-cam.com/video/uF6B8aTHBXE/v-deo.html
Boa tarde Eduardo, muito bom sua s explicações, mas me tire uma dúvida, tenho uma controladora epever 45A, posso colocar 4 painéis 150w em paralelo nele. Ou não.
Boa tarde, tudo bem?
Deverá ver no manual dele o que ele suporta com base na tensão que pretende trabalhar.
Pode me tirar uma dúvida. Se eu colocar um fusível de 15A entre o painel solar de 405wp da Canadian e o controlador mppt de 40A eu vou limitar o carregamento?
Muito bom vídeo, bastante explicativo
Olá Eduardo, quería fazer uma pergunta. eu tenho 8 paneis de 250w quantos paneis eu preciso para um consumo de 2000w durante 16horas por día. e tenho 6 baterias de 150amperes.
boa noite, pra mim tirar uma duvida. se eu tenho 3 painéis de 150w e 2 baterias de 105a . utilizando um controlador MPPT seria melhor ligar as 2 baterias em series e fazer o mesmo com os 3 painéis ligando em série ou ligar as baterias em paralelo e deixar os painéis em serie. ou uma terceira opção baterias em paralelo com painéis também em paralelo? desde já obg por compartilhar essa resposta
Boa noite tudo bem? Isto depende de diversos fatores, da tensão de entrada do inversor principalmente.
Tenho aulas no canal que explico a diferença entre 12 volts ou 24 volts, veja nas playlists.
Boa professor sou tecnico em eletronica. Montei meu systeminha basico com 1placa 360wp meu mppt pow-keeper1220 ja bateu pico de 21amperes na saida sendo que ele so suporta 20 amperes 260w. Sera que ta rendendo bem ?
Detalhe placa no pwm jogava maximo 12 amperes
Eduardo, sei que não é daqui nesta explicação, mas tira uma dúvida a lampada de led de 12 volts ligada diretamente nas baterias vai economizar mais do que no inversor?
Professor @Eduardo Aquino,nesse caso se eu tivesse 10 painel de 150wp para mim dimensionar o cabo que vai para o inversor teria que somar a amperagem dos 10 painéis ? 150/18=8.06ª 8.06*10 painéis =a 80ª?
Boa noite, tudo bem?
Se for ligar todos em série sim, mas o cálculo para chegar na corrente de cada painel não é por 18 volts, tem que calcular pela corrente de curto circuito que diz o datasheet do seu painel.
Bom dia ... estou montando um motorhome, e tenho uma controladora 20amperes máximo 260w sistema 12v... posso colocar uma placa de 280w? Pois não acho placa solar próximo a que a controladora pede... o que me sugere?
uma duvida todo controlador tem essa siglas PV que seria energia do painel solar qual seria a medida de valores exemplo eu tenho dois painéis de 150 sempre com dia de sol fica 22.3 os painéis estão ligados em paralelo 12 v duas baterias 105 amperes .esta certo ou não
Bom dia, estas medidas dos painéis fotovoltaicos estão nos manuais e dataheets doa painéis, precisa ver de forma individual. Já dos controladores de carga encontra nos manuais de cada um deles, a maioria suporta o máximo de 100 volts Voc se forem MPPT reais.
Pf me responda, suponhamos que as baterias descarreguem a noite, pela manhã quando tiver gerando energia, é fornecida energia pra toda a residencia mesmo recarregando as baterias ou somente depois das baterias carregadas quem volta o fornecimento pra residencia ?
Eduardo, me ajuda!
Quero por um painel no meu carro para segurar as baterias do meu som.
Sendo que 1 bateria 12v. 60amp
E a outra 12v 100amp.
O som tem uma uma fonte de 200amp 220wa. (Pro caso de ligar no inversor)
Qual painel vc indicaria?
Olá Rduardo será que entendi um inversor de 1000w ( vmp 18-21v voc 20-24 ) não pode usar uma placa acima de 150w
Tudo bem camarada? Eu tenho um fronius primo 3.0.1 kw ligado em série com 8 placas de 330w, Eu pretendo comprar mais 6 placas de 300 ou 330 para melhorar meu rendimento . A pergunta é : Esse meu inversor suportará incluindo na ligação em serie essas 6 placas? OU dá para ligar as outras 6 placas em outra ligação em serie e conectar no inversor já que ele tem dois mppt, ? enfim por favor dê uma idéia da melhor forma e como fazer.. abraço ..
Olá, boa noite!
Terá que ver no manual do seu inversor o máximo que ele suporta de potência de painéis, e também o máximo de tensão na entrada de painéis, e ai isto irá determinar como deverá fazer a ligação destes outros painéis que pretende adicionar.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Então , no meu caso , meu inversor suporta até 3500w, porém a grande dúvida não é nem a voltagem e sim a amperagem já que ele suporta até 12A na entrada, então se eu montar em serie as outras 6 placas e ligar em paralelo com as outras 8 placas serie tambem aí amperagem passa do recomendado entendeu ? sobre a voltagem está tranquilo pois ele suporta ( 710V nominal ) . Até onde eu sei dá para ligar todas em série ( 14 placas , 8 que já tenho + 6 que pretendo comprar ) OUTRA DÚVIDA : SE a carga em potencia das placas ultrapassar o limite do inversor este será danificado ou ele simplesmente não gera alem do especificado ? segue as especificações do meu inversor :
Parâmetros da Entrada
Potência fotovoltaica recomendada (kWp): 2,5 a 3,5
Corrente máxima da entrada: 12A
Corrente de curto circuito máxima do arranjo: 18A
Tensão inicial em CC: 80V
Tensão nominal da entrada: 710V
Tensão máxima na entrada: 1000V
Faixa de variação da tensão: 200V a 800V.
Tamanho admissível do condutor (CC): 2,5mm² a 16mm²
Número de Rastreadores MPP: 2
Número de terminais de entrada em CC: 02 positivos e 02 negativos em cada entrada MPPT
Parâmetros da Saída:
Saída nominal em CA: 3000W
Potência máxima na saída: 3000VA
Corrente máxima na saída: 13A
Tamanho admissível do condutor (CA): 2,5mm² a 16mm²
Conexão à rede: 180V a 270V
Frequência: 60Hz
Variação da frequência: 59,3Hz a 60,5Hz.
Comprei um sistema solar com 4 placas de 330w e 2 microinversores pra ligar direto na concessionária, o rapaz da empresa que contratei disse que o sistema é pra gerar 150kwh mês, a intensidade do sol aqui na minha cidade é de 4,7, será que gera essa quantidade? As placas são da canadiam.
Bom amigo me responde uma casa com ar condicionado geladeira máquina de lavar e três cômodo pra enluminar precisa de quantas baterias e quantos painéis sola?
Olá, não é tão simples assim, há necessidades de fazer cálculos e dimensionamento, e isto aprende no meu curso.
Curso de Energia Solar: goo.gl/6MQr4L
bom dia eduardo,eu to começando agora,comprei um painel da resun 150w 8,20a uma bateria de 40a ,um controlador de 10a que veio com a placa e um inversor de 500w eu so uso na tv de 39 e no meu pc que funciona com fonte de notebook,mas eu queria saber de vc se e possivel adicionar mais 4 lampadas de 12v 9w em cima dessa bateria.as quais so seriam usadas em momentos a noite.
Opa bom dia tudo bem? Sinceramente e complicado falar assim sem fazer um dimensionamento adequado, mas só uma placa e esta bateria é pouco dependendo da forma e quantidade de horas que utilizar.
Assista a esta aula aqui: ua-cam.com/video/uNF-T1_-dQM/v-deo.html
muito bom canal,parabens
Boa noite, minha dúvida é simples... um painel de 150 w gera em media quantos amperes num dia bom de sol??? Garregaria uma bateria de 12v de 115 amperes?????
Olá, terá que ver esta informação no datasheet do painel, pois varia pouca coisa de fabricante para fabricante, e não um só não da conta de carregar uma bateria de 115Ah.
2 perguntas ... no sistema off-grid.
Qual placa e melhor 2 placas de 150w, ou uma placa de 320w?????
Sistema em 24v a placa, inversor , e a bateria tem que ser tudo em 24v ????
Boa tarde tudo bem? Não tem como falar qual é melhor, o melhor é o que atende o projeto que tem necessidade, cada caso é bem particular e tem suas vantagens e desvantagens.
O ideal mesmo é estudar todo o material do canal, assim vai aprender certinho como funciona e poder projetar o que será ideal para a sua necessidade.
E sim se for em 24 volts tudo tem que ter a tensão de 24 volts, mas as placas podem ser de tensão menor, porém terá que fazer ligação em série até chegar na tensão ideal para carga de bateria.
No canal tenho aulas ensinando sobre isto.
Olá Eduardo! Tenho um bote onde vou instalar uma bateria de 12 v de 105 Ah ciclo profundo e um controlador mppt de 10 A. A amperagem do meu consumo diário ficará em 38 A. Eu sei que quanto maior a corrente, mais rápido carrega a bateria. Também sei da regra de carregar a bateria com 10% da carga. Não preciso de rapidez para recarregá-la. Então, entre um painel de 20w e 12v que gera 1,67 A e um de 20w e 18v que gera 1,11 A, qual a vantagem do painel gerar mais voltagem? Obrigado.
Boa tarde tudo bem!
Referente a vantagem de maior Tensão (Voltagem) é bem simples, primeiro que se o painel fornecer tensão abaixo de 18 volts não irá carregar sua bateria, pois para carregar uma bateria de 12 volts precisamos de cerca de 16 a 18 volts na entrada do controlador de carga, pois ele precisa de uma tensão bem maior para poder carregar a bateria, e isto é por que ele precisa reduzir esta tensão para manter estável a saída.
--------------------------------------------------------------------------------
bit.ly/Curso-Energia-Solar-Eduardo-Aquino
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Obrigado!
bom dia , tenho um inversor hibrido , de 5kva ,48v potencia 4.000w . e 12 placas de 24v 260w, fechando 48v pra alimentar o inversor que e recomendador pelo fabricante , e 12 baterias de 170amp com 3 grupos de 48v . minha pergunta na medição do inversor chega no máximo solar 2.200w . no melhor momento de so . . poço adicionar mais duas placas de 260w pra melhorar a eficiência ?
Olá, bom dia!
Primeiro teria que avaliar o que realmente está acontecendo, pois a quantidade de placas que tem se instaladas de forma correta seguindo os critérios, teria que dar 3.120 watts no pico, tirando perdas que sempre temos teria que dar algo em torno de 2.800 watts.
terá que verificar o que está acontecendo por ai, não sei o seu nível de conhecimento e se foi você mesmo que montou, mas sugiro seguir os vídeos que tenho no canal que creio ajudar a entender mais o seu sistema.
E também a fazer ocurso que irá ajudar realmente a entender o que pode estar acontecendo por ai.
Quantos painel vou precisar para abastecer minha casa.
Casa de 5 cômodos, 2 chuveiro, 3 quartos, 2 máquina de lavar, microondas, geladeira, etc
Boa noite. Eu tenho um controlador sun yoba de 20a. No manual diz que ele suporta 260w em 12v.
Eu posso por 2 painéis de 150w nele? Sendo que cada painel gera pico 8.06a .
Essa é minha dúvida. Ou tenho que obedecer potência descrito do painel Wats com o que o controlador suporta 260w.
Boa noite tudo bem? Poder até pode, mas nos picos provavelmente terá problemas, pois no manual diz que suporta o máximo de 260 watts duas placas de 150 terá 300 watts.
Se na sua região não chegar a gerar no picp, ai não terá problemas, mas ainda assim não recomendo.
--
Valeu Eduardo, obrigado.
Olá, obrigado por acompanhar o canal.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Bom dia! Então para um painel de 150 um controlador de carga de 10A tá bom ? Ou de 20 ?
Boa tarde, se for usar só este de 150Wp sim o de 10A está ótimo.
Veja está série do canal:
#desafiosolaroffgrid
Simples e objetivo 👍👍
Boa noite eduardo uma painel solar de 330w carrega duas baterias de 180a cada ligado em 24v
Cara virei seu fã parabens pelos videos
Eduardo tenho 2 painel de 150w em série em um controlador de carga mppt makeskyblue 20a gerando até 19a
Bom dia tudo bem? Que bacana seu sistema, e valeu por acompanhar e por comentar.
--
Bom dia Eduardo!
Cara tenho uma duvida. To montando um projeto de bombeamento de agua de poco. Sao 10 paineis de 260w ligados em serié, 1 Inveror com mppt 2.2kw, 1 bomba submersa de 1.5cv.
Minha duvida é se a corrente nominal dos paineis é maximo de 8.06 amperes e a corrente nominal da bomba em questao é 7.3 amperes. sera que terei problemas a folga de 8.06 para 7.3 amperes e muito pequena??
Olá, provavelmente sim, pois qualquer oscilação ou sombra nos painéis, nuvens, fará com que a corrente oscile também.
Qual a tensão final que tem que trabalhar ai? Mas creio que deveria fazer um teste e ver como irá se comportar, e a partir disto tomar uma decisão se coloca mais painéis.
Eduardo com esta explicação que vc esta dano. sobre a nuvel na frete do sol.ai cai a amperagem.OBS; se eu bota um gerador para ajudar sera que acontece a mesma coiza?
Boa noite Antonio!
Se colocar um gerador trabalhando junto de forma bem sincronizada, não irá acontecer este problema, pois o gerador irá gerar constante.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
obrigado Eduardo pela atenção com migo. recife = 22/05/17
bom dia senhor Eduardo. obrigado pelo elogio recife = 24/05/17
Boa noite Antonio!
Por nada, que bom que foi útil a informação.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
Opa amigo boa noite Eu tenho dois painéis de 275 e 2 painéis de 270 o meu sistema é de 24 volts posso ligar os quatro painéis em série Controlador Carga Pwm 80a Lcd
Me ajuda preciso saber quantas placas de cem watts vou usar para carregar duas baterias de 150 amperes trabalhando com motor de 1/4 de cv.
muito bom, explica muito bem
Olá Eduardo me tire uma dúvida aq:Posso ligar em série 2 baterias de diferentes amperagem?
Série não pois uma careca e a outra não é acaba dando sobrecarga na mais fraca e estragando a mesma mas pode ligar em paralelo
Eduardo para sistema off grid compensa mais comprar as placas de 150w do que as de 315w né? Pois as de 150w geram 8A enquanto as de 315w gera 9A e o valor de uma placa de 315w daria para comprar duas de 150w que no caso gera 16A isso para o sistema 12V e o que queria saber se isso procede mesmo. Eu comprei 2 de 260w e ia comprar mais 2 mas agora to pensando em por essas de 260w em on grid e comprar 4 de 150w para of grid que no caso me geraria 32A. Está correto isso?
Isto vai depender diretamente do tipo de controlador que irá utilizar, se for MPPT será melhor algo entre 250 e 270 talvez até 315 pois quanto maior é a tensão na entrada do MPPT (Respeitando o limite) melhor para ele ter um bom rendimento.
To usando um mppt T80 tenho duas placas de 260w e duas baterias freedon de 115a. Essas duas dao conta mais quero por mais duas ou 3 para tocar um inversor de 600w senoidal em 4 computadoras e um ventilador q vai ter um consumo de uns 45A da materia mais o equipamento q esta em 12V e eu tava pensando em trocar essa de 260w e por 5 de 150w pelo o preço e amperagem da uma diferença boa. Por isso q quero tiras bem as duvidas antes de comprar.
E parabens pelo seu canal. Vc tira muitas duvidas e ensina muitas coisas. Eu entendo bem de eletrica e paineis mas vc me ajudou muito. Pq eu queria comprar varios equipamentos pra saber o funcionamento tipo quanto consome da meteria para converter tipo o antes e depois e vc ja fez isso e tirou as duvidas tipo o consumo de 1 por 10 e nao precisei gastar com equipamentos e só nisso ja vi que um cara com uma boa noçao não usaria um inversor tão grande para sustentar muitas coisas pois o consumo é isagerado das baterias a não ser q tenha muitas. Pra mim um de 600w ta otimo q durante o dia vai utilizar uns 45A que no caso são 450w q meus 4 computadores e ventilador consome e as 5 placas vao dar contas e no caso de faltar um pouco ainda eu nao conto por que o equipamento nao vao ficar ligado o dia todo entao acaba sobrando pras baterias e a noite fica meu monitoramento de cameras swit modem e lampadas tudo em 12v consumindo bem pouco eu achei q ficou muito top e obrigado eduardo vc é 10.
Olá, terá que trocar o controlador de carga também, pois este é um MPPT muito simples, e para este porte de sistema tem que ser um MPPT real, de boa qualidade do contrário terá problemas.
Muito Bom ficou bem claro
Eduardo Aquino, eu comprei o seu curso mais estou com dificuldades de tirar minhas dúvidas com vc. Não sei se estou assistindo os videos do curso ou não. Estou montando um kit solar; Comprei duas placas de 260w, uma bateria de 150a um controlador mppt de 60a e um inversor de 12v dc e 220v ac1000w. veja como eu liguei; considerando os positivos e negativos em seus devidos lugares; começando da esquerda para a direita. os painéis, depois a bateria e nos dois últimos contatos liguei no inversor. já vi alguns diagramas que a ligação do inversor sai direto dos bornes da bateria. Depois de três dias com este sistema ligado sem carga no inversor o mesmo não funcionou mais. a ligação estar errada.
Me ajude
Juarez
Boa tarde Juarez!
As dúvidas devem ser tiradas via Área de Membro, e lá na área de membro tem um e-mail dedicado para tirar as dúvidas.
Qual foi o e-mail que utilizou na compra, pois com este nome aqui do perfil do youtube não encontrei nenhum cadastro nem na loja virtual nem na Área de Membro.
Atenciosamente,
Eduardo Aquino
O controlador de carga MPPT evita uma carga reversa nas placas ??? Qual seria os danos para as placas ??
Boa noite. Existe ddr ou dr para tensão nominal de 24 volts ?
7 modulos 550 w jinko mais modulos 555w canadim inversor 5 k pode gerar quanto mo máximo por mes
uma duvida quantos paineis para caregar uma bateria de 240ah?
Eduardo.
Ótimo vídeo.
Vou mudar meu sistema de 12v Para 24v.
Você poderia passar seu whats.
Para eu lhe enviar umas fotos e tirar umas dúvidas.
Obrigado.
Boa tarde tudo bem? WhasApp somente contratando consultoria particular.
Pode contratar neste link: bit.ly/Consultoria-VIP-EDA
boa noite,acabei de comprar um painel solar de 330w , ele gera 41 volts em média ,uma bateria estacionaria de 105 ampere ,um inversor de 1000 w ,durante o tempo de carregamento eu deixei desligado o inversor o dia todo mas o controlador de carga que eu comprei no ml é pwm e esquenta muito e não recarregou por completo a bateria , vc poderia me dar uma dica de qual controlador de carga devo comprar ,matemática não é meu forte ...me dá uma dica por favor...
pfauniverso Indico este, é MPPT real
pandaenergiasolar.lojaintegrada.com.br/controlador-solar-40a-mppt-para-12-v-24-v-36-v-48-vdc-makeskyblue-qualidade
Esta loja é de um parceiro e patrocidador do canal
beleza Eduardo, vou ver esse modelo, tenho que esperar o mês que vem pra poder comprar...
Eduardo boa tarde, eu tenho um mppt 20A posso ligar dois painéis de 250 w de 12 v
Muito bom