Como ter um RELACIONAMENTO com um Bipolar? | Psicólogo Bruno Caldas

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 26 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 361

  • @psicologandobc
    @psicologandobc  8 місяців тому +6

    Olá! Obrigado por assistir ao vídeo e lembre-se de deixar seu comentário, dar um like e se inscrever. E se quiser mais conteúdo, visite nosso blog brunocaldas.com.br
    Obrigado!

  • @arvore8508
    @arvore8508 Місяць тому +5

    Tem um ditado que diz: quer conhecer uma pessoa, dê a ela poder. O mesmo vale dizer para problemas. O sofrimento assim como o poder revela o caráter dos outros. Pessoas bipolares existem de todos os tipos, desde das que são insuportáveis até aquelas que a gente arrancaria os próprios olhos da cara para ajudar de tanto que a gente ama! Não tem nenhuma diferença em relação a qualquer outra pessoa! A bipolaridade não altera o caráter das pessoas. Quem é gente boa continua sendo gente boa, com ou sem bipolaridade!

  • @zimiani
    @zimiani Рік тому +60

    As vezes, quando pesquiso sobre, fico com a impressão que é tudo um grande "aprenda a esquecer quem você é, pois foi promovio de parceiro a cuidador".

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +22

      Só se aceitar isso para você. Uma das coisas mais importantes da vida é a "sua felicidade". Se você não a têm, a culpa não é do outro e sim das escolhas que está fazendo. A pergunta que deve se fazer então é: Por que estou escolhendo o que estou escolhendo?

    • @zimiani
      @zimiani Рік тому +4

      @@psicologandobc então tá, fera, hauahauagaya

    • @raizaAlessandra
      @raizaAlessandra 11 місяців тому +18

      Achei pesado seu comentário. Imagina uma pessoa bipolar lendo!? Deve doer muito pensar que pode ser o "peso" na vida de alguém. Bom, acredito que o cuidado sempre foi a melhor expressão de amor em qualquer relacionamento. E todos nós somos pessoas "difíceis" em algum aspecto, ninguém é perfeito. Nesse caso específico, acredito que o principal é o conhecimento e empatia. O amor real não mede esforços e as pessoas que possuem o transtorno, mesmo com determinadas especificações amam de forma intensa e real. Cabe a cada um fazer a escolha.

    • @zimiani
      @zimiani 11 місяців тому +2

      @@raizaAlessandra foda, mein

    • @qappmoliver6461
      @qappmoliver6461 9 місяців тому

      @@psicologandobc pura vdd

  • @ErikLopes-m8s
    @ErikLopes-m8s Місяць тому +5

    Eu estava casado com uma pessoa bipolar até ontem. Vínhamos tendo alguns problemas no convívio devido a condição dela, mas nas últimas 2 semanas, na minha cabeça, estava tudo certo, apesar de perceber que ela estava meio pra baixo. Quando a conheci, era nítido que ela tinha alguns comportamentos disfuncionais, mas fui apreendendo a lidar com isso, afinal, eu tenho TAG, então consigo compreender um pouco da dor das pessoas que possuem algum transtorno psicológico, apesar do meu estar controlado a algum tempo. Quando me levantei no dia em questão para cumprir com as minhas tarefas, ela agia como se estivesse tudo bem, até beijo me pediu, mas enquanto eu estava fora, ela mandou mensagem pra minha mãe, dizendo que não me amava mais, me bloqueou de tudo (literalmente, até do LinkedIN) e minha mãe também. Pegou as coisas, e sumiu enquanto eu estava fora, quando cheguei em casa, não tinha mais nada dela. Tentei contato de todas as formas, mas ela bloqueava todos os meios que eu encontrava para tentar me comunicar, provavelmente pegou o celular da mãe, e me bloqueou também. Ela literalmente tentou cortar contato de todas as formas, porém, sem conversar comigo, sem dizer o que estava acontecendo, ela literalmente saiu "fugida" sem ter motivos aparentes. Mas no meu ponto de vista, esse é um comportamento absolutamente disfuncional, pois ela não verbalizou em nenhum momento dessas duas semanas que vínhamos bem, a vontade de um término. Nesse momento, estou numa linha tênue entre, crer que essa decisão partiu de algum episódio de mania dela, ou se ela simplesmente conheceu alguém que julgue melhor.
    Tá sendo um período sombrio pra mim, pois eu amava mais que tudo e me dediquei assiduamente para tentar ver ela melhor. Quando eu a conheci, ela estava desistindo dos tratamentos, e eu a impulsionei para que ela priorizasse o auto conhecimento, e seguisse na batalha por tempos mais estáveis, eu também, fui em busca de aprimorar meu conhecimento sobre a bipolaridade, com vídeos como esse, na tentativa de a entender melhor, e vinha realmente me dedicando nesse sentido.
    Também tenho a teoria de que ela simplesmente cansou de me afetar com os problemas "dela", pois ela alegava em alguns momentos de aparente lucidez, que entendia que me machucava, e que não era intencional, apesar de eu sempre deixar claro que a amava apesar de tudo isso, e que queria ser parte da melhora dela.
    Para quem estiver com um bipolar, seja paciente e principalmente, compreensivo. Saiba que seu papel deixou de ser esposo, para ser de um cuidador.
    Apesar de toda essa confusão, eu não deixei de ama-la e estou torcendo para que ela encontre dias melhores. Eu sei que ela vai conseguir.

    • @PokeDetonadosBR
      @PokeDetonadosBR Місяць тому

      Mano, compartilho da mesma dor. Acho que o pior é ainda ter o sentimento de amor pela pessoa. Melhoras para você!!

  • @gatinha1234-y8s
    @gatinha1234-y8s 2 місяці тому +2

    Tenho TAB II diagnosticada desde os 14 anos, por 10 anos rejeitei o tratamento. Eu nao sabia mais quem era eu e quem era o transtorno. Um pouco mais de um ano e seis meses eu comecei o tratamento novamente com litio. Apenas lítio. Eu conheci paz, minha mente nao desligava, e na primeira dose quando o litio fez efeito eu conheci a paz dentro da minha mente. Faz um ano que eu nao bebo mais álcool (na epoca eu bebia uma caixinha de cerveja por dia, sim fundo do poço). Só bebo cafe pela manhã, eu tenho uma rotina. Eu nao tenho mais crises e estou sendo uma pessoa normal. Eu queria que tivesse esse tipo de video anos atrás, nossos parentes nao nos entendem, amigos, relacionamentos.... Um otimo video explicativo!
    Eu precisei procurar ajuda psicológica pq eu nao me conhecia, nao sabia oque queria pra minha vida. Tive que me conhecer pq desde minha adolescência eu era totalmente desestabilizada. Muitos falam 'nossa como vc consegue ficar sem beber', nao troco a paz e minha estabilidade por nenhuma gota de álcool

  • @anderson.rodrigues90
    @anderson.rodrigues90 Рік тому +43

    Quase namorei uma moça com esse transtorno.
    Sei que é uma doença e eu entendo o lado da pessoa, porém é muito, muito complicado a convivência. É um turbilhão de emoções um em cima do outro e do nada, você tem que ficar sempre pisando em ovos pois vc acaba não sabendo qual a próxima atitude dela, seja de depressao ou mania. De depressao ainda é de boa, mas o estado de hipomania é muito tenso

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +8

      Realmente a maior queixa das pessoas que convivem com bipolares são os estados de hipomania

    • @cleumafeitosa1122
      @cleumafeitosa1122 Рік тому +1

      Pode me dizer cm é o de hipomania?

    • @patriciasilvabatista398
      @patriciasilvabatista398 Рік тому +6

      ​@@cleumafeitosa1122mania vamos lá,estourar cartão de crédito,fazer dívidas além do que pode pagar,dirigir em alta velocidade(direção perigosa).

    • @tomeunicat9619
      @tomeunicat9619 Рік тому +10

      @@cleumafeitosa1122 usar substâncias como álcool ou drogas ilícitas, trair , arrumar briga por nada ou ideias da própria cabeça, manipulação, calúnia pra quem está mais perto (como pais ,irmãos ,cônjuge ,filhos ou vizinhos)

    • @danielsousa5460
      @danielsousa5460 10 місяців тому +5

      Pior de todos é trair, e trocar a pessoa.

  • @lara2428
    @lara2428 Рік тому +21

    Por essas e outras q eu não quero me relacionar com ninguém. Estou cansada de machucar as pessoas sem intenção, é frustrante e gera um sentimento de impotência enorme. Eu só quero poder ser feliz e me manter no meu mundo específico, ngm é obrigado a me suportar.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +8

      Eu compreendo você e digo para seguir seu caminho sem arrependimentos.
      Faça seu tratamento, foque em ficar bem que as demais coisas irão acontecer com o tempo

    • @PSYCHOCE
      @PSYCHOCE Рік тому +2

      Parabéns por seu posicionamento e sinceridade. Que o Senhor a abençoe

    • @cleiltonclemente
      @cleiltonclemente Рік тому +3

      Eu sinto sua dor.

    • @CarlosPereira-lq1cw
      @CarlosPereira-lq1cw Рік тому +2

      Uma das bênçãos e libertação de Deus, é eu viver sozinho e não me sinto só.
      Amo Jesus e a vida.

  • @juscilanejusci8761
    @juscilanejusci8761 Рік тому +25

    Sou diagnosticada há 6 anos, antes do tratamento sofri muito e fiz meu ex marido sofrer há 7 somos separados. Sei o quanto é complicado se relacionar e manter o relacionamento com uma pessoa é instável, mais a partir do momento q passei a estudar sobre o assunto e priorizar o meu tratamento sou uma outra pessoa e o meu desejo é q todos q sofrem desse transtorno e as pessoas q se envolvem com elas se conscientizem o tratamento medicamentoso e terapêutico é necessário.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Exatamente. Meu sonho como psicólogo é que todos tivessem essa visão

  • @sandracavaleiro7502
    @sandracavaleiro7502 Рік тому +8

    Olá
    Sou portuguesa
    E diagnosticada como bipolar desde os 19 anos.
    Atualmente tenho 50 anos. Há um longo caminho percorrido.
    Não aceitar o diagnóstico e ter fraca adesão à medicação ou estar ainda mal medicada, pois certos antidepressivos nos levam a virada de humor é o que faz em muitos momentos com que se recaia na instabilidade emocional e afectiva.
    Quem está connosco é ele próprio por vezes também peça geradora de insegurança para nós.
    Se nos sentimos amados e aceites na nossa diferença consegue-se estabelecer um bom vínculo com o outro.
    Ter um emprego onde nos sentimos valorizados e gostamos do que fazemos, como tendo uma boa rede de apoio de família e amigos, assim como a boa adesão a uma correta medicação e psicoterapia, assim como a prática de atividade física e boa higiene do sono faz que consigamos ser pessoas serenas e equilubdadas.
    Relacionamentos e casamentos terminam a toda a hora
    E não acredito que todos estes sejam bipolares.
    Relacionamentos exigem muito amor, entrega e compreensão.
    E hoje em dia nem todos estamos dispostos a descer de nosso pedestral e cuidar e amar daquele que cruza em nosso caminho.
    Abraço fraterno para todos.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Estou preparando um vídeo sobre isso.
      Porém, Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá, porque o vídeo sobre bipolaridade sai nessa quarta.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @silvanablanc1179
    @silvanablanc1179 Рік тому +12

    Convivi por 17 meses com um bipolar. Ele terminou várias vezes e voltou . Ele não aceita críticas e tudo tem que ser do jeito dele . Terminamos esta semana, está sendo muito difícil

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      E esse vai e vem ainda torna as coisas piores ainda. Um caminho é buscar uma terapia para você.
      Se conhecer é um bom caminho para saber como lidar com essa situação.
      Ah! E Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia de uma maneira acessível e simples.
      Link do novo canal: ua-cam.com/video/DRoLMgdN35k/v-deo.html
      Conheça também meu instagram: instagram.com/brunocaldaspsi/
      E meu blog: brunocaldas.com.br/

    • @josealvesdesouzaalves3528
      @josealvesdesouzaalves3528 11 місяців тому

      Estamos no mesmo barco a minha esposa me botou fora de casa também ela é bipolar é complicado

    • @fehrpinheiro2652
      @fehrpinheiro2652 10 місяців тому +2

      Namorei por dois meses um bipolar. Até então EU NAO SABIA, a crise veio... Eu não sabia lhe dar com a situação e discutiamos, ele se alterava... Ele terminou. Eu sofro pois gosto dele. Ele diz ter tirado um tempo pra cuidar da saúde. Será se ele volta? 😢 Tô mega triste. Mas sei das dificuldades ao optar ficar com ele...

    • @coisasdecriancacauaenicoll8660
      @coisasdecriancacauaenicoll8660 9 місяців тому

      Ele voltou?​@@fehrpinheiro2652

    • @xzc812
      @xzc812 5 місяців тому

      ​@@fehrpinheiro2652 Como ficou? Tbm acabei um relacionamento de dois meses com uma pessoa assim. Tbm gosto muito dessa pessoa. Quero superar logo

  • @gersonsilva502
    @gersonsilva502 Рік тому +30

    Minha ex esposa e depressiva e bipolar , ela e a pessoa que mais amo nesse mundo , porem ela jogou fora um casamento de 11 anos durante o estado de mania , agora quero distância de alguém bipolar e que ela possa se curar sozinha , tentei até o último instante cuidar dela e manter minha família unida .

  • @fernandomassedo7871
    @fernandomassedo7871 5 місяців тому +4

    Eu to começando namorar, no primeiro encontro e ela me disse é bipolar Tipo 2 e descobriu uns 1 anos atras, eu to começando buscar conhecimento sobre bipolar pra q eu possa preparar cuidar dela e conversar a familia dela saber como que é a crise, ela toma medicamento.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  5 місяців тому +2

      Eu entendo. Vai sair mais vídeo sobre o assunto em breve

    • @Alekoxid2
      @Alekoxid2 4 місяці тому +1

      Só corre

  • @ivanicesilvalima9795
    @ivanicesilvalima9795 10 місяців тому +4

    ele se comporta como uma criança e diz que ama e é carinhoso mais as vezes fica nervoso e fica grosso ele se irrita com facilidade

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  10 місяців тому +1

      Não é só o comportamento, pode ter certeza que a mente é igualmente oscilante
      Ah! Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @JessicaAlmeida-m8g
    @JessicaAlmeida-m8g 9 місяців тому +2

    Sou casada com um bipolar, conheci a 8 anos atrás e logo no seu primeiro surto de mania que levou a primeira internação. Continuamos mesmo assim e ele é uma pessoa maravilhosa, dedicada, honesta e muito trabalhador, mas infelizmente essa doença o destrói e destrói nossas vidas.
    Já tivemos 3 separações e 3 internações é muito difícil pois a pessoa muda totalmente, principalmente nos episódios de hipomania, que temos que ficar atentos e sim, ter muito paciência, sem contar nos gastos, nas demissões sem pensar e nas traições também, é muito difícil. Nas fases de depressão é horrível pois a pessoa perde toda a expectativa de vida, enfim… é uma escolha que deve ter muita dedicação e amor. E hoje a espera do nosso primeiro bebê, que Deus o proteja e proteja a todos que precisam de ajuda tantos as pessoas quem tem Transtorno bipolar quanto, conjugues e familiares.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  8 місяців тому +1

      Realmente é muito difícil lidar com os polos e exige muito amor e dedicação

  • @biahbrandao3141
    @biahbrandao3141 2 роки тому +11

    Eu namoro um garoto que ele tem transtorno bipolar esses dias ele tá em crise ele briga comigo ele termina fica falando coisas que eu não faço aí quando fica calmo se acalma mais ele é outra pessoa mas é muito difícil complicado tem que ter paciência e muita

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +3

      Como ja respondi para outros aqui neste vídeo... Lidar com bipolares é muito difícil e é por isso que você precisa ter certeza se é isso que você quer.
      Recomendo que faça uma terapia, pode ajudar muito

    • @guilhermenassaj2483
      @guilhermenassaj2483 Рік тому +2

      Estou passando por isso. Ele cria situações, me ofende, diz coisas absurdas e descabidas... horas depois. Tudo passa, e entramos numa DR e ficamos bem novamente. É cansativo.

  • @keilaaquino4734
    @keilaaquino4734 Рік тому +11

    Sou casada com um bipolar há 18 anos !foram quase 12 anos de sofrimento ?mas muito sofrimento! Mas sempre por de trás desse comportamento eu achava que era da personalidade! Mas sempre pesei tudo na balança e sempre vi uma pessoa de um bom caráter! Pai dos meus filhos Ótimo pai nunca foi agressivo nem com.palavras nem agressividades de bater?o que mais incomodava era a grandiosidade gastar demais achar que era o super poderosa ultimamente já se sentia que era Jesus e que só faltava ver milagres!momentos depressivos Mas não admitia que estava depressivo !cheguei a pensar que estava com preguiça de trabalhar! Começou a fazer coisas Bizarras que me envergonhava até que enfim SURTOU!Foi onde FOI INTERNADO e com 3 PSIQUIATRAS e PISICOLOGAS após 30 dias de internação e Com minhas Informações foi Diagnosticado TAB está em tratamento mas tem muita Coisa que Não lembra que fez que falou enfim está em profunda Depressão! Resolvi Cuidar porque Sozinho ele não vai se cuidar não tem ninguém por ele tenho duas crianças de menor Enfim Se encontrarem SURTADO por Aí vão bater em minha Porta!Não quero ver o Pai dos meus filhos nessa Situação!

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Infelizmente não há muito o que fazer. Só seguir o tratamento

    • @RosaMaria-zy5zv
      @RosaMaria-zy5zv Рік тому +1

      Em tratamento são sas melhores pessoas.

    • @gabrielmenezes8735
      @gabrielmenezes8735 10 місяців тому

      O que ele fez que lhe envergonhou? se puder dizer.

  • @tecajoplin
    @tecajoplin Рік тому +10

    Namorei com um rapaz que é bipolar durante 1 ano e 6 meses, tem 1 semana que pedi um tempo, no início procurei ler bastante a respeito, entrei em fórum no Facebook pra trocar experiências. Quando eu contei, ele não gostou , foi como eu tivesse sendo invasiva, sempre o compreendi bastante mas deixei minhas necessidades básicas de lado, ele não entende que coisas sobre afeto, empatia e compaixão são importantes, isso que está me fazendo rever nosso relacionamento, eu quero acolhimento quando precisar e isso ele nunca dará pq não entende o que é e acho que nem quer tentar 😢

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +6

      Infelizmente, há algumas pessoas que são mais difíceis de se lidar do que outras.
      Escolha o caminho que te leve a uma vida mais feliz e o siga sem medo

    • @Snowgot89
      @Snowgot89 Рік тому +7

      Sai fora, casei com um é só descobri depois do casamento, eles não tem sentimentos, te manipulam, e traem muito

    • @vanbianchi227
      @vanbianchi227 Рік тому

      Sou casada a 18 anos e tem 3 anos que meu esposo teve um.surro psicotico e precisou ser internado. Eu passei 15 anos achando que precisava me cuidar me diminuindo sofrendo temendo os meus erros .mas essas situações todas eram uma loucura dele depois da internação tudo fez sentido apartir dela comecei a estudar o assunto entrar em.aulas de psiquiatria online sobre o assunto . E liguei todos os sintomas e check list gabaritou todos eles apartir daí começou o tratamento de medicações mas mesmo assim ainda é muito difícil. Estamos juntos temos 3 filhos mas a vida não é fácil melhorou bastante com as medicação mas é um.conjunto tem que se cuidar e as crises são difíceis

    • @gustavoduarte2221
      @gustavoduarte2221 Рік тому

      @tecajoplin eles nunca querem ajuda, passei por isso também , arrumei o melhor psiquiatra do meu estado pra ela, um homen calmo e muito estudado na área de brainspoting terapia direcionada a traumas , por rever coisas do passado a família convenceu ela desistir, achei ruim por que muitas pessoas resolveram boa parte de seus problemas com essa terapia e ela desistiu infelizmente e chegou um ponto que eu não aguentei mais e fiz muito tratamento psicológico pra esquece-la

    • @liafernandes4842
      @liafernandes4842 Рік тому

      @@gustavoduarte2221 E esqueceu ?

  • @leoluss
    @leoluss 7 місяців тому +2

    Sou casado a 22 anos e minha esposa "parece" ter o transtorno. Ela é uma pessoa sensacional, inteligente, parceira, mas de uma hora pra outra fala que eu sou bandido, e entraram em casa para bater nela...mas eu a amo imensamente. Nas fases de mania, geralmente eu preciso sair de casa, e isso está me desgastando demais. Ela não aceita ir ao médico e estou tentando bolar uma estratégia para levá-la ao tratamento. O pior de tudo é que temos um filho, que acaba vendo discussões e ouvindo as coisas que ela fala para me magoar e as que eu acabo falando quando fico sem a paciência necessária para lidar com ela. É muito sofrimento, mas o amor é mil vezes maior. O pior de tudo, é que eu tenho certeza que em certo grau eu tenho algum transtorno também, porque emagreci 25kg em 6 meses de 2023, devido a essa convivência, por vezes muito conflituosas. Peço a Deus que me dê discernimento para continuar tocando nossa vida, e conseguir de alguma forma buscar o tratamento que ela precisa e merece. Sei que muita gente vem assistir esse tipo de conteúdo no momento de raiva, mas a pessoa com esse e qq outro transtorno não faz por mal, não é pessoal. Então se ama, cuide da pessoa, leia, estude, porque a vida dela é muito mais difícil do que a vida de quem a orbita. Abraços e obrigado pelo conteúdo Dr.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  5 місяців тому +1

      Você pode começar mostrando vídeos sobre bipolaridade para ela, ou até mesmo mostrando esse vídeo, pois o tratamento só poderá ser feito se ela concordar. Fora isso, fica muito difícil

  • @Licia323
    @Licia323 Рік тому +8

    meu namorado é bipolar, estudo muito pra tentar ter paciencia e entender. ele tava tomando remedio mas parou , não quer ser dependente. Se relacionar com um bipolar é uma montanha russa kkkk não existe monotonia.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +3

      Eu imagino
      E incentive-o a voltar ao tratamento, pois as consequências podem ser muito piores sem a medicação em alguns casos.

    • @SuhReboucas
      @SuhReboucas 10 місяців тому

      Bem isso amiga, as vezes quero descansar ou cuidar de mim um pouco e já tenho coisas p fazer fora de casa! Mds

  • @karlacristinadasilvasilva7888
    @karlacristinadasilvasilva7888 Рік тому +8

    Cada dia a pessoa ta de um jeito, é muito difícil ter paciência

  • @jonesilvasilva
    @jonesilvasilva 4 місяці тому +5

    Que bom que apareceu um vídeo real, que não coloca o bipolar de lá em baixo, vídeo muito bom e bastante explicativo, parabéns, cada bipolar é de um jeito, tem diferenças. SER BIPOLAR NÃO É UMA SENTENÇA DE MORTE, tem doenças piores que pode lhe mantar em meses ou ate mesmo dias(minha psicóloga foi muito inteligente em falar isso pra mim). A bipolaridade não tem cura mais tem controle, Eu sou bipolar tipo 2 e tenho também o TDAH, mas bipolaridade não é uma sentença de morte. Se você fizer a sua parte, verá que é possível viver bem. Eu não tomo café, não bebo álcool, vou à academia seis vezes por semana, durmo bem cedo e, há muitos anos, não tenho crises. É claro que tenho o apoio do psiquiatra e da psicóloga( eu a vejo a cada 15 dias), mas, como escrevi, precisamos fazer a nossa parte. Vivo uma vida normal: fiz faculdade, passei na prova da OAB de primeira sem fazer cursinho, estou terminando a pós-graduação e tenho um relacionamento muito bom com a minha namorada que já dura 3 anos ( gente eu ainda escondo dela e da minha família sobre a minha bipolaridade, sei que um dia vou ter que falar, mais ainda não consegui tenho medo de perde-la, embora ela gosta muito de estar comigo ). Então, se você tem bipolaridade e faz tudo certinho, pode viver uma vida normal. As pessoas colocam muito peso na bipolaridade. Lógico que essa doença é séria, mas, se aceitarmos que temos e fizermos a nossa parte, conseguiremos ir bem em tudo. Eu já passei por muita coisa no passado, mas depois que aceitei a doença e passei a fazer a minha parte, tudo ficou bem. Se você não seguir as orientações do seu médico e da psicóloga e achar que é o dono da situação, você pode ter problemas e perder tempo na vida. Eu vivo uma vida normal e só me lembro da bipolaridade quando vou tomar o remédio. O grande problema é que não é barato um tratamento com a psicóloga ao menos duas vezes por mês, o psiquiatra todos os meses e os remédios. Mas, olha, fazendo tudo certinho dá para viver uma vida normal e ter sucesso na vida.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  4 місяці тому +2

      Excelente.
      Se todas as pessoas com o diagnóstico fossem como você, as relações seriam muito mais simples e saudáveis

    • @neuzapatropi9710
      @neuzapatropi9710 4 місяці тому +1

      Vc deveria contar p sua noiva. Ela vai entender .Agora te garanto que qdo mais tempo vc demorar p falar pior a possibilidade de ela entender e perdoar vc. Não tenha medo .conte.

    • @jonesilvasilva
      @jonesilvasilva 4 місяці тому

      @@neuzapatropi9710 Concordo com você, você tem razão, mas ainda não tive coragem, apesar de 3 anos de namoro que estão indo muito bem. Como eu falei, nem todos os bipolares são iguais ou têm o mesmo comportamento. Eu nunca tive problema de agressividade, ficava irritado às vezes, mas nunca agressivo. Às vezes fico semanas dormindo muito pouco, mas ela nunca percebeu nada diferente. Vive falando que sou muito atencioso e carinhoso. Lógico que tenho outras características, mas como tenho uma vida muito agitada e cercada por muitas pessoas, por conta da minha profissão, ela não desconfia. Ou seja, vivo normalmente. Nem mesmo a minha família sabe, somente o psiquiatra e a psicóloga sabem da minha bipolaridade. Deveria haver mais campanhas informativas sobre bipolaridade, pois existe muito estigma em torno do bipolar. Nem todo bipolar é igual. Existe um estudo feito por dois psicólogos famosos que fala sobre "bipolaridade e personalidade". Eles explicam que existe a bipolaridade e a personalidade, o que muda bastante o comportamento de cada um. Minha psicóloga, que já me atende há mais de 5 anos, me conhece bem e acredita que já está na hora de conversar com a minha namorada sobre a bipolaridade que me afeta. Sim, eu não sou bipolar, eu tenho bipolaridade. Essa é a maneira correta de falar. Obrigado pela sua atenção.

    • @CortesdoRuyter2024
      @CortesdoRuyter2024 2 місяці тому +1

      ​@@jonesilvasilva pode ajudar? Tô desconfiando que a minha seja.
      Me explique as fases mania e depressao, quanto tempo dura, o que fazer para ajudar?
      E quando ela se afasta é qual fase? A hipomania?
      Me ajude brother, quero ajudar minha nega.
      O que eu devo fazer emcada uma das fases?
      Ela demora muito de responder pelo whats.

    • @jonesilvasilva
      @jonesilvasilva 2 місяці тому

      @@CortesdoRuyter2024 Olá, tudo bem? Veja bem, como mencionei, ser bipolar não é sentença de morte; no entanto, é necessário seguir o tratamento correto. Antes de aceitar meu diagnóstico, eu perdia muito tempo devido às constantes crises. Depois que comecei a buscar e seguir o tratamento correto, cresci muito pessoal e profissionalmente.
      Como expliquei no meu primeiro texto, tenho bipolaridade tipo 2 e comorbidade com TDAH, o que é mais complicado. Minha médica precisou me estabilizar primeiro e, depois que estava segura de que eu estava bem estabilizado, começou a introduzir os remédios para TDAH. Estou bem apenas com o Carbolithium CR, do qual tomo dois comprimidos de 450mg todas as noites, e a Ritalina pela manhã. Detalhe: não uso a Ritalina aos finais de semana ou feriados quando não preciso trabalhar.
      Tenho constante monitoramento do meu humor, vejo minha psicóloga todas as semanas e o médico hoje em dia apenas uma vez a cada dois meses. No meu caso particular, a psiquiatra representa 30% do meu tratamento e a psicóloga 70%. Não é barato, mas é um investimento. Com eles e meu comprometimento - por isso falo que psiquiatra e psicóloga são essenciais, mas você precisa se comprometer, caso contrário estará desperdiçando todo o trabalho deles - é preciso querer se ajudar.
      Como falei, sou advogado e trabalho muito, mas todos os dias às 5 da manhã estou na academia. Não bebo álcool, não tomo café e minha alimentação é balanceada.
      Em relação às suas perguntas sobre como é a mania e hipomania, entre outras, essas respostas podem variar um pouco entre cada pessoa, embora haja um padrão de comportamento comum a todos os bipolares. Dito isso, já que você quer tanto ajudar sua namorada porque acredita que ela tem bipolaridade, aconselho a não se basear apenas em vídeos do UA-cam. Eles são bons para trazer informações, mas recomendo levar sua namorada a um psiquiatra e a um psicólogo de sua confiança. Caso não tenha condições de arcar com o tratamento particular ou pelo plano de saúde, procure um CAPS, pois somente esses profissionais poderão lhe ajudar com as informações necessárias.
      Em relação às suas perguntas feitas a mim, eu poderia responder com base nas minhas próprias experiências ou pegar um texto da internet, mas não acho prudente fornecer informações sobre comportamentos resultantes de transtornos psiquiátricos, visto que não sou profissional de saúde mental. Sou paciente, e minha experiência e comportamento podem ser totalmente diferentes dos de sua namorada. Dessa forma, respondendo de forma direta à sua pergunta, procure um médico psiquiatra para que ele possa avaliar sua namorada e responder de forma mais apropriada sobre mania e hipomania, entre outras perguntas. Assim, com um profissional capacitado, você poderá alcançar seu objetivo de ver sua namorada bem. Espero ter respondido sua pergunta.

  • @TaynaraMelo-no6yo
    @TaynaraMelo-no6yo Рік тому +7

    Ler os comentários me deixa tão triste q da vontade de morrer, fui diagnosticada bipolar e sei que meu namorado sofre muito, não quero que ele sofra também igual vejo as pessoas comentando isso doi tanto não sei mais Oq fazer

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +4

      A primeira coisa que precisa ter em mente é que o tratamento pode te ajudar a ter uma vida muito boa e diminuir os comportamentos típicos.
      Então foque no tratamento que automaticamente estará ajudando a todas as pessoas do seu entorno, inclusive seu namorado 😉

    • @PSYCHOCE
      @PSYCHOCE Рік тому

      Tenha o tratamento como prioridade e envolva as pessoas que ama nele.

    • @marcosnunes4106
      @marcosnunes4106 10 місяців тому

      Sofrer faz parte, mas as coisas boas que vocês vivem faz tudo valer a pena. Não se culpe. Só se cuide.

    • @lucianagoncalves6822
      @lucianagoncalves6822 8 місяців тому

      Estou me sentindo do mesmo jeito 😢

  • @RubeoH-nr1tp
    @RubeoH-nr1tp 11 місяців тому +3

    Sou bipolar e já me meti em muitas confusões, não é fácil conviver com o transtorno pois as pessoas se afastam, temos atitudes esquisitas diante das divergências cotidianas..
    Eu me irrito muito fácil com qualquer pessoa porque na minha cabeça a pessoa tá me atacando, mesmo que esteja ou não, não consigo conter meus impulsos.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  11 місяців тому +4

      Eu imagino e agradeço por ter a coragem de compartilhar aqui conosco.
      Inclusive fiz um novo vídeo sobre o assunto no meu canal novo, se quiser conhecer. O link é: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

    • @SuhReboucas
      @SuhReboucas 10 місяців тому

      Tenho 28 anos de casamento e sempre achei o comportamento extranho e atitudes impulsivas como gastos e tal, mas só durante a pandemia quando ele se viu preso, coisa que ele odeia, começaram crises, cada uma mais difícil que a outra, isolamentos, silêncios cada vez maiores, muito sofrimento para a família. Até foi embora de casa dizendo que precisava ficar no canto dele. Comecei a pesquisar, lembrei que tem irmã bipolar, irmão também com crises também de manias que ainda n tem diagnóstico. Estudei tudo sobre o assunto e muito mais.
      Mas n adiantou pois é muito orgulhoso, altivo, realmente todas as características do transtorno e tbm o narcisismo.
      Não aceita ir no médico, vivemos uma vida muito difícil por causa dessa atitude dele.
      E ainda desconfio que me trai , pois mente muito, esconde o celular, colocou senha faz 3 anos dizendo querer a privacidade dele, mas antes n tinha nada disso.mal sabia usar. Dizem não podemos perder a esperança, mas não vejo uma possibilidade de mudar de atitude n. A irmã se trata com um médico e ele diz que se tem alguma coisa não é nada de mais.

  • @edenborges4657
    @edenborges4657 4 місяці тому +1

    Doutor, parabéns por trazer esse tema para orientação desse transtorno muito barra pesada. Suportei por mais de duas décadas.
    Anulei a minha carreira. Juventude, coloquei-me em 2° plano. Eu amava o meu marido e pensei que daria conta do recado. Ele era muito resistente às terapias e qualquer outra atividade que ajudasse no humor. Durante o período da depressão vivia só na cama. Durava um ano mais ou menos totalmente afundado na cama. Era terrível a cena. E eu enterrada com ele. Sem vida social, lazer , 0:45 profissional etc. A responsabilidade sobre ideações suicidas e todos os perigos de uma mente doente e mórbida. Ele, o meu marido, saía desse comportamento direto para a bipolaridade. Iniciava em marolas e ondas pequenas que se agiganta até nós engolir. Eu adoeci e até hoje muitas sequelas. Inclusive um câncer na mama direita. Muitas doenças ósseas. Da parestesia , duas hérnias de disco, hipertensão arterial, labirintite, má circulação, das artérias dos membros inferiores, muita falta de energia. Nessa altura eu estava me arrastando. Quase não caminhava. Faltava forças. A psiquiatra desistiu dele. Raramente marcava no consultório. As receitas chegavam via e-mail. Mas a consulta paga.
    Foram 20 anos no tratamento até os dois confundirem os papéis de paciente e profissional. E eu não gostava nada da situação.
    Por fim percebi o meu marido num comportamento de traços fortes do Cid. Transtorno da personalidade narcisista. Então doeu... O bipolar com o raciocínio desorganizado deu para resistir um casamento com mais de duas décadas. Porém somado com narcisismo e todos conhecem os tons da perversidade, manipulação, cinismo e todas as formas de caráter usurpadores. Resultou com a minha fuga para uma delegacia para mulheres em busca de socorro. Eu ví o fenômeno das pupilas escurecerem. Parecia um ser das trevas. Então tomei nos braços o meu cachorrinho , numa noite chuvosa. E corri para defender a minha vida. Detalhe doutor, eu sou psicóloga clínica e hospitalar.
    Esses pacientes precisam com o máximo de urgência que estudos científicos prosperem para o bem estar do paciente em familiares.
    Quanto a minha carreira, ficou para trás, hoje com 65 anos são poucas as minhas chances para ser inserida no mercado de trabalho.
    Homens e mulheres reflitam muito antes de aceitarem esse desafio.
    Eu aceitei e morri na praia. Mais quebrada do que arroz de má qualidade. Fui arrogante!
    Se os leitores por amor decidirem entrar nessa guerra, preparem-se com muita paciência. Porque a coisa é pesada e sofrida. Busquem sempre ajuda multidiplinar. Só medicações não resolvem. Eles levantam de um lado e derrubam do outro. E será preciso também muita boa vontade da pessoa doente. O meu marido nesse quesito, não colaborou em nada. É importante dizer isso.
    Desculpem o texto extenso.
    Daúde para todos. E boa sorte🙏.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  4 місяці тому +1

      Obrigado por compartilhar sua experiência. É muito bom quando alguém que vive a situação dá o depoimento

    • @thaislui8067
      @thaislui8067 24 дні тому

      Eu te entendo, Namorei um bipolar durante quase dois anos, e eu percebi que eu tava sendo mãe dele, eu estava me deixando de lado por causa dele, não ia mais nos lugares que eu gostava, não tinha mais vida social, porque eu só ficava em casa com ele, porque se ele colocasse o pé pra fora de casa, ele iria beber 500 cervejas e iria ter surtos psicoticos e era terrível ter que lidar com ele daquela maneira, toda hora eu tinha que ficar monitorando ele, pra ele não beber e não ter os surtos psicoticos.....
      nisso eu estava deixando a minha vida de lado, a minha preocupação era só ele.....
      E eu fiquei dependente emocional dele, mas ele terminou comigo, as pessoas dizem que foi livramento, porque aquilo que eu vivia não era vida, mas eu ainda o amo😢

  • @BernardoBerni-w9c
    @BernardoBerni-w9c Рік тому +3

    Sou Viviane, fui diagnosticada esse ano com 51 anos, tenho autismo também e mega hiperativa... pelo fato de nunca ter sido diagnosticada sofri muitoooooooo, porém tive um filho autista Bernardo que desde bebê precisou de mim 24 horas... nós primeiros 5 anos dele quase não dormia durante a noite... cuidei tanto do Bernardo com amor sabe um amor incondicional... meu Marido sempre ausente trabalhando na Fazenda... tive 2 filhos cuidei dos dois praticamente sozinha... sempre tive compulsão pra gastar... só que o amor pelo meu filho Bernardo não tive tempo nem de perceber se eu tive crise, tive mania??????? Até porque com 30 anos fui ao médico psiquiatra e só me falavam que meu problema era depressão... já pensou????? Viver 51 anos sendo diagnosticada só com depressão... acho que o autismo do meu filho me salvou... porque só vivia pra ele e faz um ano que ele faleceu... procuro não focar nas dores, nas perdas e nos traumas que a vida nos traz... independente de transtornos... sempre estou lutando para me tornar uma pessoa melhor!!! Agora eu tomo Carbolitium 300 mg me ajuda muito...

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Eu imagino como foi e que bom que acertou a medicação. Inclusive, estou fazendo a atualização desse vídeo. Sairá essa semana

    • @BernardoBerni-w9c
      @BernardoBerni-w9c Рік тому

      @@psicologandobc sempre foquei mais nas coisas boas da Vida do q nas ruins... eu como autista e bipolar tive que ser muito Forte... é sou até hoje... se tenho esses transtornos porque tenho que fazer o melhor e provar pra mim não para as pessoas que mesmo com transtornos sou capaz de fazer tudo que Deus me concedeu nessa existência... vejo tantas Mães reclamarem do Autismo... quando você reclama o Fardo pesa muito maissssssssss... cuidei do Bernardo que também era autista e cuidaria mais 100 anos se fosse possível... nós temos que amar mais as pessoas sabia? O Amor vence tudo!

  • @adrianamoura1499
    @adrianamoura1499 Рік тому +6

    Sou diagnósticada com bipolaridade, tive inúmeros relacionamentos..hoje em dia estou bem controlada. Tomo medicação.. obrigada pelo video😊

  • @madalenacoelho8661
    @madalenacoelho8661 10 місяців тому +3

    É Muito difícil. Uns dias chega eufórica. Depois arranja briga sem nada. Ninguém lhe fala nada, mas parece que tem necessidade de arranjar. Parece que ouve vozes sem ninguém falar com ela. E diz que falamos com ela. Nem sempre temos paciência. Sorry.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  10 місяців тому +1

      Eu compreendo. Por isso mesmo é um desafio
      Ah! Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @petsiza9057
    @petsiza9057 Рік тому +5

    Acho que a maioria aqui não sabe namorar uma pessoa bipolar e realmente enteder. Eu sou autista nível 1 e namoro uma pessoa bipolar.

  • @ordilafomagnossaojunior889
    @ordilafomagnossaojunior889 6 місяців тому +1

    Eu sou bipolar. Tenho transtorno bipolar nivel II com 5 tentativas de suicidio. Tenho o transtorno a vida toda e só descobri agora da pior maneia possivel com quinze minutos de parada respiratória e somente assim fui encaminhado para a psiquiatra. Mas graças a Deus sobrevivi e consegui começar a me tratar. Só para deixar bem claro estou melhor.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  5 місяців тому +1

      Que bom que está melhor. Torço pelo seu tratamento

  • @andressafontes5003
    @andressafontes5003 Рік тому +10

    Estou vivendo com um bipolar. A minha única reclamação são as inconstâncias, ele nunca foi agressivo ou grosso comigo durante o casamento, como eu vejo muitos por aí reclamando. É um rapaz trabalhador, e está em tratamento faz uns 4 meses. A minha única reclamação são as inconstâncias, o tempo todo querendo terminar o relacionamento, não sabe se fica comigo ou não. E já inventou coisa sobre mim, acho que é pra ter motivos pra terminar. Enfim, é complicado pq ele não gosta de me falar muito coisa, me faz perguntas e quando respondo algo que não é de acordo com a verdade dele acha que eu estou mentindo. É triste pq eu tinha esperanças ao lado dele e hoje em dia não estou vendo mais futuro. Parece que vivo um dia de cada vez e com a incerteza do amanhã.

    • @nogueiradario
      @nogueiradario Рік тому +4

      Minha ex era a msma coisa, inconstância total, chega a parecer loucura visto pelos olhos de quem nao tem o transtorno bipolar, sempre que ela entrava em mania, ela queria terminar, pq criava mil planos loucos, e na depressão ficava sem vontade de fazer as coisas, sempre desanimada, comecei a levar ela na psicóloga, ela tomando lítio já, e mesmo assim essa inconstância absurda, que ela mesma admitia, que tinha medo de si mesma etc... E não adianta se medicar e não ter consciência e racionalizar sobre as vontades e oscilações de humor que ela tem, remédio não faz milagre, e ir na terapia sem levar os verdadeiros problemas também não resolve nada.
      Terminamos uma vez, voltamos, e terminamos de novo e dessa vez eu que não quero mais também, muito sofrimento, e foi muito engraçado como dá até pra fazer um mapa mental dos dois processos de término, porque realmente é mt um ciclo de quem é bipolar, além do próprio caráter dela ser complicado, então melhor se afastar mesmo.

    • @Kimawashi0410
      @Kimawashi0410 Рік тому +2

      @@nogueiradario Complicado mesmo. Sem bem do que você está falando

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +3

      A inconstância faz parte do dia-a-dia com um bipolar. Ela pode ser branda ou severa, mas sempre estará presente

    • @andressafontes5003
      @andressafontes5003 Рік тому +1

      @@nogueiradario Eu também me separei, apesar de ter sido muito difícil pra mim. Mas todos os dias ele dizia que queria se separar, de manhã, de tarde e à noite falava a mesma coisa.
      Não aguentei mais e fui embora. Ainda nos falamos pelo whatsapp, mas é bem pouco. E ele veio me falar um dia desses que não tinha nenhum diagnóstico.

    • @prccytyt
      @prccytyt Рік тому +2

      Dario e Andressa, estou exatamente na mesma situação e completamente perdido. Minha namorada é bipolar e está sendo um verdadeiro sofrimento e tortura ficar neste relacionamento. Ela todo tempo não sabe se quer ficar ou sair da relação. Sente que não sabe o que é amor. Mas o que mais me incomoda é o fato de que para as redes sociais ela paga de bem. Quase nunca me inclui em suas fotos.

  • @Lola-cj4wd
    @Lola-cj4wd 2 місяці тому

    Tenho um relacionamento com uma pessoa que tem tab e com certeza é difícil.
    Ele sente que tem um fardo, que nunca vai ser ninguém na vida por conta do transtorno, que mesmo fazendo tratamento e acompanhamento o transtorno não estabiliza.
    Ele tem incerteza de tudo, até do nosso relacionamento, e essa é a parte mais difícil
    Em um ano de relacionamento, foi 3 meses de namoro e o resto de incerteza pq ele não sabe oq quer, não se vê comigo, entre diversas coisas.
    Isso é algo que me irrita, mas essa hipersexualização, de se sentir atraído por outras pessoas, querer “novas experiências” mas tbm me quer por perto pra não ficar sozinho e ter alguém que o apoie e esteja ali pra ele, não sei até que ponto isso é do transtorno ou do caráter

  • @flaviolivext
    @flaviolivext Рік тому +3

    Obrigado doutor pelo vídeo minha esposa está com vários comportamentos de bipolaridade conversei ontem com.minha mãe e ela abriu meus olhos pra isso pra ajudar ela a se tratar eu já estava aqui com minha cabeça quente e querendo da um basta nessa relação porém temos.uma filha de cinco anos e n é justo esse rompimento para nossa filha e TB para minha esposa pq há amo mas ela precisa de tratamento pq muda de humor da água pro vinho muito diferente de mim q tenho meu emocional super controlado e com esse video abriu muito meus olhos e entender q minha companheira tem um problema q eu acho q nem ela mesma sabe disso obrigado

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Uma coisa muito importante é investigarem e se caso for confirmado o diagnóstico, seguirem o tratamento e como eu disse no vídeo, ter muita paciência

  • @margaridakassia9520
    @margaridakassia9520 2 роки тому +8

    Eu sou bipolar e sofro muito nunca consegui mante um casamento😞

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +1

      Eu imagino. Dependendo seu suas crises isso pode ser um desafio muito grande para quem se relaciona com você, porém, não abandone a esperança e lute pelo que deseja

  • @silvaniabandeira3781
    @silvaniabandeira3781 Рік тому +2

    MEU DEUS! DESCOBRI AGORA QUE MEU FUTURO NOIVO E BIPOLAR. E GOSTO MUITO DELE. ESTOU ORANDO PRA QUE DEUS VENHA FAZER A CURA😢. ELE MUDA MUITO DE COMPORTAMENTO. O QUE FAÇO DOUTOR?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Infelizmente não há cura, porém, se ele fizer o tratamento correto com medicações estabilizadora de humor e terapia, vocês podem ter uma vida bem próxima da normalidade.

  • @silviarodrigueslanes2553
    @silviarodrigueslanes2553 Рік тому +1

    Já me trato a 7 anos, mas psicólogo que compreenda é difícil geralmente os que tenho encontrado eles acham que pode resolver minha situação com práticas como: perdão, esquecer, novos hobby e isso me irrita

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Mas você é o portador do transtorno ou a pessoa que se relaciona com?
      E se quiser uma linha terapêutica mais dinâmica, procure algum psicólogo da abordagem cognitivo-comportamental.
      Ah! E Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia de uma maneira acessível e simples.
      Link do novo canal: ua-cam.com/video/DRoLMgdN35k/v-deo.html
      Conheça também meu instagram: instagram.com/brunocaldaspsi/
      E meu blog: brunocaldas.com.br/

  • @selinesales2293
    @selinesales2293 Рік тому +3

    Meu namorado está em tratamento a menos de um mês , não vi resultado nenhum com as medicações e lendo os comentários parece até que não há saída ,parece que não tem jeito e isso me deixa extremamente desesperada.

    • @andressafontes5003
      @andressafontes5003 Рік тому +4

      O tratamento é longo mesmo.... E infelizmente não vai ver resultado assim tão cedo, o meu ex esposo é TAB e nós nos separamos pq ele acredita que eu já o traí.
      Mas referente a ver uma melhora é a partir de uns 3 meses, dependendo do nível, meu ex chegou a ser internado em clínica também.
      Mas hoje em dia ele trabalha, tem a vida dele, e mantém o seu próprio apartamento.
      Mas quando voltei a conviver com ele após o surto, foi muito difícil, as incertezas para tudo mesmo. Até na hora de fazer a feira, pra ir à algum local, era como dormir com uma pessoa e acordar com outra.
      Eu já vi vários vídeos sobre bipolaridade, e essas oscilações fazem parte, então assim, é muito complicado.
      Mas eu vejo que depende de cada pessoa mesmo.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      A medicação é para controlar os sintomas, porém, transtornos de personalidade, em sua maioria, não possuem cura, só tratamento

    • @PSYCHOCE
      @PSYCHOCE Рік тому

      1 mês é pouco pra avaliar resultado de um tratamento. O processo de estabilização de um bipolar é uma maratona, não uma corrida de 100m. Infelizmente...

    • @celiamariaalmeidadacosta5474
      @celiamariaalmeidadacosta5474 9 місяців тому

      Quetiapina nele.

  • @carmenrocha3766
    @carmenrocha3766 Рік тому +1

    Eu que o diga, estou com esse dilema com minha filha, eu sou uma pessoa muito sencivel, e me vejo diante de uma situaçao que nao vejo resoluçao, a minha paciencia ja esgotou, ela nao quer se tratar, qualquer pergunta que faço a ela, seja de qualquer coisas tudo irrita ela,

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Um bipolar não pode ficar sem tratamento. Estou preparando um vídeo sobre isso.
      Porém, Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá, porque o vídeo sobre bipolaridade sai nessa quarta.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @julianasantana9772
    @julianasantana9772 24 дні тому

    Sou bipolar e realmente acho que vou morrer sozinha.

  • @thaynatapajos
    @thaynatapajos Рік тому +1

    Vídeo bastante esclarecedor! Acho que uma das maiores dificuldades que tenho no momento é perceber que a pessoa estaria muito melhor se estivesse com a medicação bem ajustada e estivesse em terapia. Mas eu tenho essa clareza e ele ainda não, e saber disso é frustrante pq vejo o potencial e brilho que ele carrega consigo. Como já convive bastante tempo com a oscilação, percebo que é até difícil ele mesmo enxergar que existem coisas prazerosas do outro lado da ponte, porém isso requer mudanças de hábitos. Enfim, o suporte a gente pode, mas é necessário reconhecer os nossos limites para não adoecer também. Obrigada pelo vídeo.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Você disse algo muito importante. Muitos normalizam o problema e acham que esse é o padrão, não buscando mais ajuda. O que é uma pena

  • @albertagomes
    @albertagomes 2 роки тому +11

    Essas fases é horrível,ele já terminou , depois veio atrás depois de 3 meses , voltamos agora ele está em estado de depressão só fica em casa deitado não é fácil. Já estudei bastante sobre , mas mesmo assim é difícil nem sei se eles amam sério . Detalhe ele para de tomar remédio 💊
    Diga: fica na sua , deixa ele ficar sozinho já q a pessoa quer respeite ,isolamento agente acaba se afundando.
    Tenha muita paciência calmo pra falar com eles isso ajuda

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +1

      Obrigado por compartilhar essas dicas

    • @andressafontes5003
      @andressafontes5003 Рік тому +1

      Meu ex esposo foi diagnosticado com tab 1, e também terminou o relacionamento comigo... Pra mim está sendo muito difícil! Mas atualmente ele está seguindo a vida dele, trabalhando, se exercitando e colocou a culpa em mim do surto. Recebemos o diagnóstico há uns 2 meses, mas é bem complicada a situação. Acredito q infelizmente ele parou de tomar as medicações. Mas como disse ele aparenta estar bem, ainda acho que ele não acredita que realmente tem algum problema. Mas estou devastada, ele me tratou muito mal e me expulsou de onde morávamos. Mas ainda assim, queria muito cuidar dele, mas ele insiste em querer ficar sozinho.

    • @eternaaprendiz1265
      @eternaaprendiz1265 Рік тому +1

      @@andressafontes5003 Cuida de você primeiro, sou bipolar tb, descobri a pouco. Estou com vergonha e culpa, não quero contar para ninguém porque uma das piores coisas pra mim é me sentir sufocada, preciso de carinho, amizade e sexo, mas também preciso muito do meu espaço.

    • @marlonbalparda2074
      @marlonbalparda2074 Рік тому +1

      O bipolar trai muito ?

    • @PSYCHOCE
      @PSYCHOCE Рік тому

      Você falou uma coisa que me identifiquei muito: Nem dá pra saber se somos amados realmente.

  • @tbemresolvidosenemsaudecon7836

    Pessoal . Conheço uma bipolar e ela me dá muito trabalho. Não aguento mais .
    Aliás . Consigo aguentar o tranco por causa da obra
    "Hábitos de um novo tempo .'
    Fizemos um grupo de face chamado " Bipolares bem resolvidos".

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Que legal

    • @clarissacorrea9384
      @clarissacorrea9384 Рік тому

      Olá! poderia me dar o contato? dar para o meu pai entrar... difícil ele admitir q precisa mas enfim rs.

  • @davigomes2300
    @davigomes2300 Рік тому +3

    Meu namorado ele é bipolar tem dia que passa Dias bem depois fica arranjando briga passa mês sem falar comigo depois fica bom sai da Crise agente volta e ele bebi as vez tem como viver com pessoas que não se trata??

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +4

      Se lidar com quem se trata já é dificil, imagina com quem não se trata

  • @micasousa3808
    @micasousa3808 Рік тому +3

    Conheci meu namorado há uns 10 meses. Ele tem o diagnóstico faz 13 anos. Teve uns 3 períodos de mania nesse período.
    Acabei de passar por um desses e ele precisou ser internado.
    Foi muito traumático. Amo ele mas não sei se vou superar esse trauma 😭

    • @manoelavilanova
      @manoelavilanova Рік тому +1

      Estou na mesma situação que você 😢

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Busque uma terapia e procure se encontrar antes de qualquer coisa

    • @polianaararuna1763
      @polianaararuna1763 Рік тому +2

      Caracas to na mesma ... quero terminar mais sinto dó

    • @vih742
      @vih742 Рік тому

      Você pode dizer como foi, o meu esposo já foi internado e não tem diagnóstico, ele recentemente quebrou as coisas, grita, xinga

  • @adelisehanauer8019
    @adelisehanauer8019 Рік тому +2

    Qd o conjuge tab entra em hipomania se vc falar que isto esta acontecendo é pedir para brigar. Dai vc aguenta aguenta e qd vc nao aguenta mais vc dá uma de mãe e pede para o tab se controlar da uma bronca nele daí ele cai na real. So que este ciclo cansa tem uma forma de comunicar o tab que ta em crise sem estresse?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Quando ele estiver fora dos polos, vocês podem combinar sinais, senhas ou até mesmo gestos para mostrar ao portador qual polo ele está. Isso é bom porque muitas vezes a pessoa não se dá conta que entrou em um dos polos

  • @sabrinadepaulamontezini1023
    @sabrinadepaulamontezini1023 Місяць тому +3

    A definição de um relacionamento com bipolar é sim, vc não tera mais vida, pois vai viver em função do outro, se a pessoa se tratar, vai ser uma questao mais leve, mas vc sempre vai estar com seu alerta ligado dia e noite, sempre analisando as atitudes, verificando as alterações de personalidade e humor ! Msm medicado eles vao ter as crises de panico ou ansiedade, muitas vezes vao trocar a noite pelo dia .Vc nunca vai confiar plenamente na sanidade dessa pessoas! Se for uma mulher com crianças pequenaa recomendo nunca deixar de supervisionar, pois podem surtar ate com choros e birras enfim nao vou nem me aprofundar nessa questao,pois pode soar pesado demais...Muitos bipolares nao tem carater, mas jogam a culpa desse desvio de carater dentro da doenca para nao terem que carregar mais esse fardo! Meu namorado e TAB 2 medicado e super estavel, porem jamais falaria que e sou pessoa totalmente relaxada, pois nao condiz com a realidade, sempre o estou analisando.. o Bom e que nossa psiquiatra e bem enfática, digo nossa pq quem tem relacionamentos com bipolar tem sim que se tratar tbm, ela sempre enfatizar p meu namorado, vc e bipolar a responsabilidade é sua de se tratar, e no meu caso e sempre pontuar as alterações dele e verificar sempre se esta usando medicacoes corretamentes e no mais nao e aceitável grosserias, hostilidade e agressividade nesse caso o ideal e realmente romper o convívio para se resguardar, nao tem essa questao de ter paciência com todas as ações dos bipolares, pois em estado de manias podem se tornarem seres devastadores..Nossa psiquiatra e enfática e fala que nao e valido vc adoecer em razao de cuidar de uma pessoa doente que nao se trata, pois conta nao fecha vai ser 2 pessoas doentes! A outra questao que quase nunca e mencionado, bipolares sao pessoas sim dotadas de plenos faculdades mentais, portanto muitas falas que informam que td e culpa da doenca e inveridica.

  • @jeniffergabriely5029
    @jeniffergabriely5029 Рік тому +1

    Sou casada com um a 3 anos quase acabou nosso casamento para ele reconhecer que precisa de tratamento

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Eu imagino. Estou preparando um vídeo sobre isso.
      Porém, Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá, porque o vídeo sobre bipolaridade sai nessa quarta.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @LucaskenedyLk
    @LucaskenedyLk 3 дні тому

    O trastorno bipolar não e trastorno de personalidade e sim de humor 😂e lhe da com o ser humano em si 🙂 não e tarefa fácil ☺️ Lily Silva ❤️

  • @tuliocastro2302
    @tuliocastro2302 7 місяців тому +1

    ​@brunocaldass eu pude sentir grandes dificuldades. Vivo com medo de a minha parceira terminar o relacionamento e ouço "ameaças" quase diárias disso. Você pode me recomendar vídeos, livros, materiais que continuem me orientando sobre como lidar?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  5 місяців тому +2

      Só para me esclarecer. É você ou ela a pessoa com bipolaridade?

    • @tuliocastro2302
      @tuliocastro2302 5 місяців тому

      @@psicologandobc ela tem bipolaridade, no caso, conforme ela me contou no começo do relacionamento e eu pude constatar os comportamentos com o passar do tempo.

  • @edersonlacerda9290
    @edersonlacerda9290 Рік тому +3

    Estou em um relacionamento, não estou entendendo o que está acontecendo.
    Hj estamos juntos está tudo bem marcando planos pro futuro no outro dia ela parece fria não quer mais falar comigo chega ser assustador a frieza um dia antes tava romântica no outro dia não quer olhar na minha cara. Alguém pode me ajudar nisso que em 8 messes ela terminou e voltou comigo muitas vezes e isso está me fazendo mal

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      É muito complicado o relacionamento com portadores de transtornos de perssonalidade. O que te aconselho é buscar uma terapia para orientar-se e descobrir o que deseja de verdade.

    • @coisasdecriancacauaenicoll8660
      @coisasdecriancacauaenicoll8660 Рік тому +1

      Isso é normal p eles,se não se sente preparado vai te que sair fora disso ou a pessoa mesmo vai te tirar do caminho deles

    • @mateusteixeira7169
      @mateusteixeira7169 Рік тому +1

      Cara a minha também é do mesmo jeito , agora ex .
      Termina do nada sem motivo já terminamos 3 x agora sou eu que não quero mais , em um dia faz planos juras de amor casamento casa e tudo e no outro termina do nada , agora tô bloqueado em tudo e ela também e vida que segue.

  • @rafaeldasilva1988
    @rafaeldasilva1988 11 місяців тому +1

    Excelente vídeo.
    O sr. possui uma excelente didática.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  11 місяців тому +1

      Obrigado pelo elogio
      Ah! Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @Alfbizarro
    @Alfbizarro 6 місяців тому +2

    Espero sair com alguém que assista esse vídeo hahaha

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  5 місяців тому +2

      Rsrsrs. Vamos deixar aqui o Instagram de quem quiser namorar um Bipolar

  • @ritamaria9385
    @ritamaria9385 2 роки тому +4

    Boa Noite dr. Conhece uma pessoa, e me falou gostava de mim queria ter algo sério, no espaço 4 dias essa pessoa não quer mais nada comigo diz tenho problemas psicológico e não estou pronta pra ter um relacionamento, me rejeita de todas as formas, não consigo entender se foi ele que me procurou e agora me rejeita,ele tem problemas de ansiedade, dr. Será que ele é uma pessoa bipolar, uma hora ele fala uma coisa depois faz outra e muito difícil de entender tudo isso me explique por favor

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +2

      Fica muito difícil de afirmar algo apenas com um relato aqui nos comentários, contudo, busque melhorar sua autoestima e melhorar sempre

    • @adelisehanauer8019
      @adelisehanauer8019 Рік тому

      Normal isso meu marido já pediu separação umas 5x

  • @tarcisosantos988
    @tarcisosantos988 25 днів тому

    A sensação que tenho é que vou morrer sozinho.

  • @SR.ITADORI_100K
    @SR.ITADORI_100K Рік тому +1

    Eu convivo com o meu esposo há 20 anos e de alguns tempos para cá eu estou com suspeita que meu esposo seja bipolar. Só que ele se recusa a buscar o diagnóstico. Eu já tive vontade de me separar porque eu vivo pisando em ovos não sei mais o que fazer 😢

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Procure ajuda você então. O autocuidado é um caminho

  • @vih742
    @vih742 Рік тому +2

    Não sei o que o meu esposo tem, ele do nada muda, humilha os outros , quer ser o bonzão, as coisas tem uqe ser do jeito dele, humilha até eu, estou querendo sair desse relacionamento

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Esse comportamento não é tão típico de um bipolar

  • @marciolucas8569
    @marciolucas8569 9 місяців тому +5

    A melhor dica com certeza é não se relacionar com bipolares.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  8 місяців тому +2

      Pra muitas pessoa é uma dica importante, porém, bipolares ainda são pessoas com sentimentos e emoções como qualquer outro ser humano e merecem ser felizes em um relacionamento, desde que tenham alguém dispostos a aceitar e entender a doença

    • @marciolucas8569
      @marciolucas8569 8 місяців тому +1

      @@psicologandobc Todos merecem ser felizes, mas nem todos estão prontos para isso, pouquíssimos bipolares tem consciência de seu transtorno e luta para ele não definir como pessoa.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  8 місяців тому +1

      @@marciolucas8569 Exato

  • @mirellarinelle
    @mirellarinelle 6 місяців тому +1

    e qdo a pessoa se nega a td custo de fazer tratamento medicamentoso + terapia?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  5 місяців тому +1

      Se ela se nega é porque não quer ou não se importa com os sentimentos de quem está ao redor. Neste caso, você precisa pensar no que é melhor para você.

  • @natachafellon7759
    @natachafellon7759 11 місяців тому +5

    Meu esposo é bipolar. Pelo seu vídeo estou no caminho certo! Mas as vezes tenho vontade de desistir dele... Ele grita, quebra as coisas, quer ir embora de casa, dirige de maneira perigosa... qualquer discussão se torna um ataque contra ele, se sente injustiçado e é muito sensível, mas na hora das brigas, fala coisas que me magoam. Eu sou hiper paciente com ele, hoje consigo identificar o mood que ele tá, e nas crises tiro por menos e quando ele ta bem, chamo pra conversar. É muito raro esses momentos de explosão, mas sempre que acontece, penso se vale a pena... Eu sou louca apaixonada por ele, não fosse por isso com certeza teria caido fora no 3° dia juntos, que foi o dia que ele me revelou o transtorno...

    • @familiaromano796
      @familiaromano796 11 місяців тому +3

      Estou na mesma situação a 15 anos 😢

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  11 місяців тому +2

      Eu imagino como é desafiador.
      Inclusive fiz esse vídeo atualizado, vou te mandar o link: ua-cam.com/video/0DBUBA9PNCs/v-deo.html
      Assiste lá e se inscreve nesse novo canal, porque esse aqui eu tive um problema e terei que deixar de lado

    • @marcosnunes4106
      @marcosnunes4106 10 місяців тому +1

      Há 13 anos eu passo por tudo o que você relatou. Eu nunca ouvi coisas tão cruéis quanto as vinda do meu companheiro. Nunca dá pra se acostumar. Sempre dói. Hoje ele terminou comigo. Toda vez que chego perto pra saber se tá tudo bem, ele revira os olhos. Me olha com nojo. Sempre passa, mas quando acontece a sensação é a de que não vai passar. Minhas forças já não existem mais.

    • @thaizealessandra1226
      @thaizealessandra1226 Місяць тому

      ​@@marcosnunes4106, reataram?

  • @liafernandes4842
    @liafernandes4842 Рік тому +3

    E quando a pessoa não aceita q fale nada?! Difícil aconselho q quem está fora, não entre.

  • @emr8528
    @emr8528 Рік тому +4

    Como lidar: não ame! fuja para as colinas

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Sempre é uma opção, mas não devemos generalizar

    • @emr8528
      @emr8528 Рік тому +1

      @@psicologandobc Não romantizem a bipolaridade pois ela arruina a vida de quem está próximo. Os familiares não podem fazer nada se o bipolar recusa o tratamento. Convivi com sogra, marido e filha bipolar. A fase maníaca destrói quem está ao lado. Desenvolvi graves problemas mentais e o afastamento me proporcionou finalmente tratamento eficaz, paz e autocuidado.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Em alguns casos é o melhor a se fazer mesmo, mas eu como psicólogo, não posso generalizar.

  • @polianaararuna1763
    @polianaararuna1763 Рік тому +1

    Namoro a 1 ano e meu namorado foi diagnosticado com transtorno bipolar, é extremamente difícil lidar com ele fico nas duvida se ele é bipolar ou narcisista, porque e algumas ocasiões ele me diminuiu e sinto que isso foi um prazer pra ele.

    • @vih742
      @vih742 Рік тому +1

      Sai fora, o meu também faz isso comigo e estou aqui com depressão e ansiedade, eles não mudam, ok, se começa a te humilhar vai fazer isso sempre, eles são horríveis, peversos, bipolar ou narcisista se pararecem bastante, e são instáveis, sai desse relacionamento antes que tenha filhos e passe por uma depressão pós parto e uma depressão maior

    • @polianaararuna1763
      @polianaararuna1763 Рік тому

      @@vih742 ~obrigada linda. Realmente precisamos tomar decisão a vida é uma e temos que ser feliz, se priorizar é uma ato de amor próprio.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      O problema é que transtornos de personalidade podem vir acompanhados de outros transtornos e muitos deles compartilham sintomas

    • @alessandrasolersanches3470
      @alessandrasolersanches3470 Рік тому +2

      Eu li seus relatos, preciso falar um pouco sobre minha experiência sou casada com um bipolar a 24 anos tenho 3 filhos de 12 e 13 anos sofri minha vida inteira até hoje é terrível já me sinto mãe do marido porque o comportamento é instabilidade pura ora mania ora depressão ora euforia picos de nervoso já me humilhou de todas as formas, mas quando está em depressão tudo vem a tona as memórias tudo o q fes então ele se desespera e diz que eu não mereço o q passo já me afastei dele por 4 meses, mas foi mais difícil o vê-lo querer visitar os filhos à força é muito doloroso, por isso quem está se conhecendo tenha certeza que se ouver indícios da doença infelizmente não vai dar certo eu sei o que digo porque meu marido faz o tratamento com psiquiatra e medicação litio, estabilizador de humor, ainda está no momento fazendo uso do álcool, também por conta da doença, que tem a tendência a mesma.

    • @polianaararuna1763
      @polianaararuna1763 Рік тому

      @@alessandrasolersanches3470 meu namorado também tem problemas com álcool bebe cerveja todos os dias, segundo ele cerveja não faz mal rss ... Obrigada pelo feedback

  • @anameurer4173
    @anameurer4173 2 роки тому +5

    No caso não é transtorno de personalidade, tirando isso um bom vídeo

  • @Strong3250
    @Strong3250 11 місяців тому +8

    Há uma questão também importante. Conviver com qualquer pessoa em um relacionamento é difícil, pois cada um tem suas peculiaridades, seus traços de personalidade, no entanto, quando voce fala que é bipolar parece que tudo meio que "sobra pra voce" ou a "culpa de uma discussao" é sempre sua, da sua falta de paciencia. Vamos tomar cuidado, pq nem sempre o problema está no bipolar e sim na propria relação que não ta indo bem. Quando um bipolar ama alguem, e se trata adequadamente ele pode ser um grandeee pareceiro(a) na vida da pessoa e vai fazer de tudo para ser sempre melhor. É um ser humano intenso em suas emoções e quando ama, ama pra valer. ❤

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  11 місяців тому +2

      Por isso mesmo que atualizei esse vídeo.
      Se quiser conferir vou deixar o link aqui: ua-cam.com/video/0DBUBA9PNCs/v-deo.html
      Ah! Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

    • @Alekoxid2
      @Alekoxid2 4 місяці тому

      Não é o que os comentários daqui e em qualquer outro video a respeito demonstram. O bipolar é uma bomba, e todo mundo fica aliviando pra quem o TAB. Já tive relacionamento com TAB, cada crise é uma sensação horrível, te destratam como se fosse nada e mesmo falando que amam. Tem que falar real e parar de florear que nem vc fez no seu comentário.

  • @marcelomendes8044
    @marcelomendes8044 Рік тому +2

    Nossa, me deu até medo agora kkk. Pergunta sincera: terapia em conjunto (de casal) ajudaria?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +3

      Não só ajudaria, como é recomendado em alguns casos

  • @gleyzersantana
    @gleyzersantana 2 роки тому +16

    Tô quase me separando do marido bipolar

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +5

      Realmente é um desafio muito grande ter um relacionamento com portadores da bipolaridade

    • @lpherculano9683
      @lpherculano9683 2 роки тому +5

      Eu tmbm não estou mas ,tendo forças para lidar

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +2

      @@lpherculano9683 Se não consegue lidar, o melhor a fazer é buscar ajuda para compreender o que é melhor para você

    • @tecajoplin
      @tecajoplin Рік тому +8

      E eu pedindo um tempo no namoro, porque não consigo ver um futuro casamento funcionando com ele 😢

    • @ueslenesilva8025
      @ueslenesilva8025 Рік тому +5

      Também estou nessa energia pois está sendo muito difícil conviver com meu esposo bipolar e chego a pensar que posso até ficar doente com essa situação

  • @Leonardo-un4lf
    @Leonardo-un4lf Рік тому +2

    Eu sou bipolar meu marido sofre também sofri mas eu me cuido muito mas damos felizes ele já me conhece muito doutor

  • @guilhermenassaj2483
    @guilhermenassaj2483 Рік тому +4

    Estou namorando ( e muito apaixonado ) por um bipolar. Não está sendo fácil.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Nunca é, porém, não é impossível

    • @att8165
      @att8165 Рік тому

      Está conseguindo manter o relacionamento ?

    • @tomeunicat9619
      @tomeunicat9619 Рік тому +2

      Foge antes que vc adoeça

    • @lucianagoncalves6822
      @lucianagoncalves6822 8 місяців тому

      ​@@tomeunicat9619vc gostaria que alguém fugisse de vc ,caso vc fosse bipolar? Nós bipolares não merecemos ser amados? 😮

  • @rodrigomaximo4843
    @rodrigomaximo4843 Рік тому +2

    Eu, para completar a situação ela está grávida... Não quer nem olhar na minha cara.

  • @juscilanejusci8761
    @juscilanejusci8761 Рік тому +2

    parabéns pelo vídeo

  • @sandramichelsen4447
    @sandramichelsen4447 Рік тому +5

    MeU ex marido era. Isolation, nos separamos, nao aguentei. Nao aguentei. Hhhooooorrrrivel

  • @AndreiaRibeiromoreira
    @AndreiaRibeiromoreira Рік тому +1

    Pois as pessoas fazem e me perseguir e rir de mim e me chamar de doida

  • @norianaraujo1662
    @norianaraujo1662 Місяць тому

    Tem que aceitar os chifres com a alegação de que a pessoa e doente 😅e pode ser o tal do aumento do libido porém com outro parceiro 😅

  • @carladanielatrindade3838
    @carladanielatrindade3838 Рік тому +2

    Sou bipolar e casada e tem que ser do meu jeito , nao gosto de ser contrariada

    • @vih742
      @vih742 Рік тому +2

      Então vai ser divorciada daqui a alguns anos afinal ninguém gosta de gente metida

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +3

      E seu(sua) cônjuge aceita isso e é feliz?

    • @carladanielatrindade3838
      @carladanielatrindade3838 Рік тому

      Sim , porque homem gosta de sofrer 🤣

    • @carladanielatrindade3838
      @carladanielatrindade3838 Рік тому +1

      @@vih742 e quem disse que ele quer se divorciar ? Kkkkkkk amarrado que ele não tá , se tá é porque gosta

  • @mariadocarmopinho2844
    @mariadocarmopinho2844 2 роки тому +4

    Tô conhecendo uma doida aqui estou já desistindo, ela é muito louca. Agora tem essa definição, uma pessoa bipolar e uma maior complicação

  • @cleumafeitosa1122
    @cleumafeitosa1122 Рік тому +1

    Pra mim ente der melhor... pode me explicar como é a hipomania na parte sexual?Li todos os comentarios aqui

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      A hipomania pode variar de pessoa para pessoa, porém é muito comum um comportamento mais sexualizado, com aumento de libido.

    • @tomeunicat9619
      @tomeunicat9619 Рік тому +1

      E uma safadeza
      Falta de caráter
      Meu esposo com quase 70 anos broxando me negando mesmo eu procurando
      Aí ele toma tadalafila e vai pra prostituta e filma e eu descobri dia 22 do mês passado
      Eu fiz questão de gritar com ele, ele surtou e está internado
      Que vá pra merda
      Um mal caráter
      Casou comigo há 21 anos transformou minha vida num inferno
      Fez coisas criminosas deu em cima da própria filha e agora esse fim ?
      Morre que não faz falta pra ninguém
      Aliás nenhum parente gosta dele

  • @carminha3812
    @carminha3812 Рік тому +1

    É verdade tem que ter muita paciência e amar de verdade cada vez aprendendo mais ame esse vídeo e também fazer terapia quem convive mas não é impossível 😁😁👍👍❤️❤️

  • @marialum0
    @marialum0 Рік тому +2

    Transtorno Bipolar é um transtorno de humor e não de personalidade, como dito no vídeo. Cuidado

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Já está saindo o vídeo atualizado. Infelizmente neste dia eu estava gravando outros vídeos e acabei falando errado, mas obrigado pela correção

    • @marialum0
      @marialum0 Рік тому +1

      tranquilo! :)

  • @MarcosPaulo-nj2le
    @MarcosPaulo-nj2le Рік тому +7

    0 paciência pra esse tipo de coisa, gosto muito dela mas desse jeito to fora mulher já é complicada ainda mais bipolar, a minha namorada é desse jeito ela é toda paradona depressiva do nada ela fica agitada me faz vergonha nos lugares e fica falando coisa com coisa sem sentido, doidinha ava.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +3

      Por isso que é preciso compreender a doença e fazer terapia. Um relacionamento com bipolares não é fácil

  • @03y87
    @03y87 Рік тому +1

    Paciência e meu nome do meio (tive um cll com toch fantasma por 2 anos)

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Então boa sorte na sua jornada e que sejam felizes. E se quiser, fiz um vídeo novo sobre esse tema o link é: ua-cam.com/video/0DBUBA9PNCs/v-deo.html e também fiz um vídeo completo sobre o TRANSTORNO BIPOLAR, o link é: ua-cam.com/video/urQF64GQ2nE/v-deo.html
      Confere lá. Tem muitas informações.

  • @PSYCHOCE
    @PSYCHOCE Рік тому +3

    Ou seja, vc vai ser apenas uma pessoa infeliz cuiador do portador de TAB? Não tem lado positivo algum?

    • @petsiza9057
      @petsiza9057 Рік тому +2

      Garanto que tem. A maioria aqui não sabe namorar um bipolar

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      Os lados positivos são os mesmos que em qualquer relação, ou seja, carinho, afeto, atenção, companheirismo, porém, isso varia de pessoa para pessoa como em qualquer relação.
      Como psicólogo posso falar apenas dos desafios, já que são semelhantes em ALGUNS casos

    • @PSYCHOCE
      @PSYCHOCE Рік тому +3

      @@psicologandobc Descupa se a minha pergunta pareceu agressiva Dr. Talvez eu não tenha me expressado corretamente. Eu amo uma recém diagnosticada bipolar e os danos que tenho sofrido há anos não me mostram uma relação custo x benefício aceitável. Eu acabei falido, na terapia e com TAG por conta desse amor. Existe um limite entre SE amar e amar outra pessoa, independente desta ter ou não alguma condição psicológica. E quem fala que compensa, pode ir atrás que é um portador de TAB ou alguma outra condição que está afirmando.

    • @tomeunicat9619
      @tomeunicat9619 Рік тому +2

      ⁠​⁠concordo
      HORRÍVEL e sem benefícios algum
      Só inferno

    • @carladanielatrindade3838
      @carladanielatrindade3838 Рік тому

      😂😂😂😂😂😂😂😂 sou bipolar e casada , apertado tá é quem convive comigo kkkkkk não me largam uai as portas sempre esteve aberta é só ir kkkkk mas não vão kkk

  • @leehmotiva6115
    @leehmotiva6115 Рік тому +1

    Fui diagnosticada essa semana com bipolaridade e tô tomando o litio estabilizador de humor, queria saber se o litio vai fazer eu ficar uma pessoa "normal" ou o que ele vai fazer eu me sentir ?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Qualquer medicação é para te ajudar a ter uma vida mais estável, porém, a medicação sozinha não vai te dar essa vida "normal". Isso você deve perseguir por você mesma e de preferencia com ajuda de uma terapia.

    • @eternaaprendiz1265
      @eternaaprendiz1265 Рік тому +2

      Tomo Depakene e faço terapia, mas acredito que nunca serei normal, serei controlada

    • @PSYCHOCE
      @PSYCHOCE Рік тому +1

      @@eternaaprendiz1265 Você falou a coisa muito importante: CONTROLE. Apesar de nem sempre conseguir, essa é a meta. Todos temos alguma condição em algum grau. Seja bipolaridade, dependência química, pressão alta, diabetes, etc. O importante é o CONTROLE. Rlx. Normal é relativo.

  • @mirelavitoria7420
    @mirelavitoria7420 2 роки тому +2

    Obrigada pelo vídeo !

  • @carmenrocha3766
    @carmenrocha3766 Рік тому +3

    Tudo irrita eles, 24 horas sao irritantes, nao tenha nada que voce façaque agrde, voce pisa em ovos 24horas por dia,

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Eu imagino
      Ah! Infelizmente estou com problemas neste canal e por causa disso, estou migrando o conteúdo para um novo canal.
      Por favor se inscreva lá para continuar aprendendo sobre psicologia.
      Link do novo canal: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

    • @deniatainanalmeida5203
      @deniatainanalmeida5203 Рік тому

      Realmente, tudo é motivo de irritação. Se discordar de algo já é motivo para brigas. 😢

  • @ivanilsonsouza5635
    @ivanilsonsouza5635 Рік тому +1

    Sai fora antes que seja tarde, e só problema sério

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Infelizmente não é fácil, mas alguns conseguem

  • @gustavobrito8145
    @gustavobrito8145 Рік тому +5

    “Se você está nesse relacionamento e não quer abrir mão dele, então faça terapia”
    Traduzindo:
    Se você fez a merda de escolher estar com alguém que tem esse transtorno e decidiu se fuder mesmo, então vai se cuidar.
    Em outras palavras também: Não se deve namorar um bipolar.
    “Excelente” condenação pra quem tem o transtorno.

  • @luiscarloscostagomes3663
    @luiscarloscostagomes3663 2 роки тому +5

    Sou bipolar realmente ñ é fácil tenho a vida muito restrita ñ queria que fosse assim mas Deus quis ñ posso fazer nada só aceitar!!!!

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  2 роки тому +2

      Pode manter um tratamento constante também, para te ajudar a compreender melhor seus estados e lidar melhor com eles

  • @KatyusciaCastroCoelho
    @KatyusciaCastroCoelho 4 місяці тому +2

    Eu também tocar e me separando meu marido também que ele é bipolar também ele só faz ** e pra completar e já perdeu dos carro na batida agora e vá comprar uma babou baby's Eu também tocar e me separando meu marido também que ele é bipolar também ele só faz ** e pra completar e já perdeu dos carro na batida agora e vá comprar uma babou baby's uma moto agora laskosk aí que eu vou me separar mesmo Também to com a cabeça

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  4 місяці тому +1

      Eu compreendo

    • @edenborges4657
      @edenborges4657 4 місяці тому +1

      Faça o possível para não adoecer e ser sepultada viva. 😢

  • @TheKrisalid01
    @TheKrisalid01 11 місяців тому +2

    Que vida infeliz... Vc precisa mesmo passar por isto?

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  11 місяців тому +1

      Algumas pessoas acham que vale a pena.
      Inclusive fiz um vídeo atualizado sobre esse tema no meu canal novo.
      Se quiser conhecer o link é: ua-cam.com/channels/4gxmhZewgBiZwqhpoZesEQ.html

  • @AndreiaRibeiromoreira
    @AndreiaRibeiromoreira Рік тому +1

    Eu tenho probl

  • @denisrenato9825
    @denisrenato9825 26 днів тому

    Sou bipolar. Desculpe minha opinião, mas você está confundindo bipolar com personalidade. Bipolar não é nada disso !!

  • @Rodrigo-Araujo
    @Rodrigo-Araujo Рік тому +4

    Pior quando nem querem ir no médico

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +1

      Mesmo assim é importante ir, mesmo sem querer

  • @tarsoxisto
    @tarsoxisto 8 місяців тому +2

    Procuro namorada. Sou bipolar.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  7 місяців тому +1

      Olha que maravilha. Comentários sendo um ponto de encontro de pessoas que querem achar o amor

  • @anapaulaoliveira2277
    @anapaulaoliveira2277 Рік тому +7

    Eu sou assim numa hora estou mega afim da pessoa , na outra já não estou tão afim assim kkkkkkkkk

  • @liafernandes4842
    @liafernandes4842 Рік тому +20

    São uns verdadeiros sem sentimentos . Só pensam neles . Corram léguas de se relacionar com um. Sofri 13 anos.

    • @juscilanejusci8761
      @juscilanejusci8761 Рік тому +14

      oh moça não pense assim! Sou bipolar e evito o máximo fazer meu namorado sofrer. Ele é que não tem interesse de participar das terapias, ir comigo nas consultas. Eu sou bastante sensível moça

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +7

      Eu compreendo sua frustração, porém, essa generalização pode ser devido às suas experiência, o que não é a verdade de grande parte dos casos.

    • @psicologandobc
      @psicologandobc  Рік тому +2

      @juscilanejusci8761 você está no caminho certo. Fique tranquila

    • @keilaaquino4734
      @keilaaquino4734 Рік тому +3

      Te entendo! Essa é a percepção que vc está tendo agora no momento...mas o bipolar tem sentimento sim !infelizmente varia muito o humor deles e vc precisa por em mente que ele não vai deixar de ter essas variações pois é BIPOLAR o que eld não pode deixar de fazer é o tratamento....e vc também precisa de muita ajuda ?mas se ele não querer fazer o tratamento aí é outra questão! Vc não é obrigada a viver só lado de uma pessoa que não vale a si própria....e consequentemente irá fazer vc sofrer mais do que já sofre! NÃO é fácil! Falo com todas as letras não é fácil mas o amor Supera essas variações!

    • @Snowgot89
      @Snowgot89 Рік тому +3

      Concordo, eles não amam ngm